etica dia a dia

2
ETICA NO Dia-a-dia A palavra ética resume-se a duas coisas: o que é bom para o individuo e para a sociedade. Ter ética é ter bom senso e valores morais. No meu dia a dia estou sempre a utilizar comportamentos éticos, por vezes, até em demasia. Deparo-me com problemas de vária ordem, tento ajudar, esclarecer, encaminhar as pessoas para o sítio mais indicado e muitas vezes acabo insultado. Respondo sempre com respeito e moderação. Se tenho de chamar a atenção de alguém que trabalha comigo faço sempre em privado, com voz calma e ouvindo sempre primeiro o que a pessoa tem para dizer. Tento ajudar pessoas com dificuldades, respeito todas as pessoas tanto superiores como inferiores, cedo o lugar no autocarro, respeito as leis, as autoridades, os cidadãos de qualquer credo, raça ou etnia, colaboro em reuniões escolares e com os professores, cedo a passagem e atravesso nas passadeiras, respeito os sinais de trânsito, só entro nos autocarros quando é a minha vez, não utilizo os serviços de saúde ou outros sem necessidade, cumpro com as minhas obrigações de cidadão, ensino as minhas filhas a terem comportamentos respeitáveis, respeitar o seu semelhante por vezes até lhes cito exemplos em concreto. Pelos actos que pratico, pelos exemplos que transmito vivo em consonância com a sociedade. No entanto, no dia-a-dia deparo-me com muita falta de ética, pessoas a atropelarem-se nas ruas escadas corredores de edifícios públicos e não só, desprezo pelo semelhante e pela vida alheia, quando se dão os bons dias a determinadas pessoas ignoram ou viram a cara, o atendimento em algumas instituições públicas é feito com um grande défice de ética e cidadania, inclusive pessoas com responsabilidade pública ou com graus académicos. Mas, a minha educação permite que ouça e não responda da mesma forma. Não devemos responder à violência com a violência, nem à falta de ética com a falta de ética. Infelizmente vivemos num mundo cada vez mais materialista onde é cada um por si as pessoas estão a perder o respeito por 1

Upload: jacostasilva

Post on 11-Jun-2015

4.571 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: ETICA DIA A DIA

ETICA NO Dia-a-dia

A palavra ética resume-se a duas coisas: o que é bom para o individuo e para a sociedade. Ter ética é ter bom senso e valores morais.

No meu dia a dia estou sempre a utilizar comportamentos éticos, por vezes, até em demasia. Deparo-me com problemas de vária ordem, tento ajudar, esclarecer, encaminhar as pessoas para o sítio mais indicado e muitas vezes acabo insultado. Respondo sempre com respeito e moderação.

Se tenho de chamar a atenção de alguém que trabalha comigo faço sempre em privado, com voz calma e ouvindo sempre primeiro o que a pessoa tem para dizer.

Tento ajudar pessoas com dificuldades, respeito todas as pessoas tanto superiores como inferiores, cedo o lugar no autocarro, respeito as leis, as autoridades, os cidadãos de qualquer credo, raça ou etnia, colaboro em reuniões escolares e com os professores, cedo a passagem e atravesso nas passadeiras, respeito os sinais de trânsito, só entro nos autocarros quando é a minha vez, não utilizo os serviços de saúde ou outros sem necessidade, cumpro com as minhas obrigações de cidadão, ensino as minhas filhas a terem comportamentos respeitáveis, respeitar o seu semelhante por vezes até lhes cito exemplos em concreto.

Pelos actos que pratico, pelos exemplos que transmito vivo em consonância com a sociedade.

No entanto, no dia-a-dia deparo-me com muita falta de ética, pessoas a atropelarem-se nas ruas escadas corredores de edifícios públicos e não só, desprezo pelo semelhante e pela vida alheia, quando se dão os bons dias a determinadas pessoas ignoram ou viram a cara, o atendimento em algumas instituições públicas é feito com um grande défice de ética e cidadania, inclusive pessoas com responsabilidade pública ou com graus académicos.

Mas, a minha educação permite que ouça e não responda da mesma forma.

Não devemos responder à violência com a violência, nem à falta de ética com a falta de ética.

Infelizmente vivemos num mundo cada vez mais materialista onde é cada um por si as pessoas estão a perder o respeito por elas próprias. Talvez que um dia a palavra ética e o seu significado, apareçam nalgum cartaz publicitário da paragem dos autocarros, ou na televisão no intervalo das telenovelas, ou do futebol.

1