etembro - seicho no ie do brasil | meditar em deus - … setembro... · rito da revelação divina...

24

Upload: doanxuyen

Post on 07-Feb-2019

240 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra
Page 2: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro / outubro de 2013 2

Page 3: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro/outubro de 2013 3

Índice

4 Mensagens 6 Seminário da Luz7 Educadores e Prosperidade8 Relato de Experiência10 Convenção da Seicho-No-Ie em Japonês11 Seminários12 Associação dos Jovens14 Sede Internacional17 Dia da Seicho-No-Ie18 Pomba Branca19 Homenagem20 Filantropia 21 Seminário do Livro22 Acontece

Conversa com o leitor

Olá,O bimestre que marca o início da primavera

traz a cobertura de importantes acontecimentos na Seicho-No-Ie como a inauguração do Escritório na Floresta, o Curso Internacional da Seicho-No--Ie pela Paz Mundial no “Escritório na Floresta” e também conta um pouco das Convenções Nacio-nais.

Além disso, leia a história de superação e for-ça de vontade da Preletora Vanete Almeida Vaz, da Regional MS-CAMPO GRANDE, e que “mostra que não há limites para o filho de Deus”, como bem descreve o autor da matéria, Preletor Adriano Campos Brittes.

Acompanhe também o momento marcante pelo qual vive a Superintendência dos Educado-res, com a oportunidade de participar pela primei-ra vez na história, do Encontro Nacional dos Re-presentantes na Academia de Ibiúna, evento que reúne anualmente todos os membros dos Conse-lhos Administrativos e Doutrinários Regionais de todo o Brasil.

Encontro em Prol da Pequena Vida, Seminá-rio da Luz, Prosperidade, Dia da Seicho-No-Ie e muito mais nesta edição que chega agora em suas mãos.

Boa Leitura!

Baixe um leitor QR Code no seu celular ou tablet, fotografe o código ao lado e navegue à vontade pelo Círculo de Harmonia Online.

Diretora-Presidente: Marie MurakamiGerente Responsável: Viviane Tenório de Macêdo HaraCoordenação: Benedito Coura, Ailli FrançaRedação: Fernanda Kanasiro - MTB: 71410/SP Fábio Dummer CamargoCapa: Vânia Silva de Araújo Foto capa: Enio Maçaki HaraTiragem: 37.000 exemplaresImpressão: Log & Print Gráfica e Logística S.A.

Correspondência para o Boletim In for ma tivo Cír culo de HarmoniaAv. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266Jabaquara – São Paulo – SP – CEP: 04308-900Tel.: (11) 5014-2209Website: http://www.sni.org.brE-mail: [email protected]

Registro no 23.575Órgão Informativo da Seicho-No-ie do BraSil

SELO FSC

Page 4: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro / outubro de 2013 4

Junji MiyauraPresidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a

América Latina

mensagem do presidente doutrinário

Este ano a Seicho-No-Ie do Bra-sil já realizou inúmeras atividades com harmonia, reconciliando com todas as coisas do Universo. O tem-po passa rapidamente e, de atividade em atividade já estamos no meio do ano.

Os meses de julho e agosto es-tão sendo especiais para a SNI em todos os sentidos. Tivemos a inau-guração do Escritório na Floresta no dia 7 de julho, e o Curso Internacio-nal da SNI no Escritório na Floresta, nos dias 16 e 17 de julho, eventos es-tes que foram realizados com muita harmonia e sucesso.

Certa vez, o Professor Masano-bu Taniguchi apresentou a teoria de que as grandes reformas acontecem aproximadamente a cada 40 anos. Por exemplo, o Mestre Masaharu Taniguchi mudou-se de Tóquio para Nagasaki em 1975. Este ano, a “Sede

Internacional de Tóquio” está mu-dando-se para Yamanashi, 38 anos depois da primeira mudança e até efetivar a mudança total daqui a dois anos, serão 40 anos completos.

Nestes meses de julho a setem-bro, estamos também comemorando os 40 anos da primeira visita do Sa-grado Mestre Masaharu Taniguchi ao Brasil, que se deu no período de 07/06/63 a 04/09/63.

Para comemorar estes 50 anos da primeira vinda do Mestre ao Bra-sil, a SNI realizou a 58a Convenção Nacional da AJSI/BR em quatro lo-calidades. No Ginásio do Ibirapue-ra em São Paulo, em Porto Alegre (RS), em Brasília (DF) e em Salva-dor (BA), com o tema: “Pratique o Bem: Cultive a Fé”.

Neste mês de agosto, será a vez da Convenção Nacional da SNI na versão em japonês, no Palácio das Convenções no Anhembi e, no Tea-tro Elis Regina, em português, even-tos que serão realizados simultanea-mente, cujo tema é: “Manifeste o Amor Infinito de Deus!”.

Estes grandes eventos estão sen do possíveis graças à “grande har monia” com que o movimento está sendo conduzido em todas as regionais do Brasil. Onde há harmo-nia, há de haver desenvolvimento. A harmonia é fundamental para o de-senvolvimento do lar, da sociedade e para o crescimento da SNI em todo Brasil e na América Latina.

É por esse motivo que o nosso Supremo Presidente Masanobu Ta-niguchi está pregando desde o iní-cio do ano, nos Grandes Seminários por ele realizados, a importância de retornarmos à Revelação Divina da

Grande Harmonia, que é a base fun-damental do Ensinamento da SNI.

Vamos todos retornar ao espí-rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz:

“Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra. Quando se efetivar a reconciliação com todas as coisas do céu e da terra, tudo será teu amigo. Quando todo o Universo se tornar teu amigo, coisa alguma do Universo poderá causar-te dano.”

Este espírito é o ponto de parti-da da nossa fé, e devemos praticá-la verdadeiramente no nosso cotidiano. Devemos praticá-la no relacionamen-to com os familiares, na relação com nossa vizinhança, na empresa onde trabalhamos, enfim, reconciliarmo--nos com todas as coisas do Universo.

Como está escrito mais adiante: “Somente dentro desse senti-

mento de gratidão é que poderás ver-Me e receber a Minha salva-ção.”

Deus Se manifesta somente onde existe gratidão. Ou seja, onde existe gratidão existe harmonia, onde exis-te harmonia existe Deus, onde existe Deus existe salvação e, assim, com certeza resolveremos todos os proble-mas do nosso cotidiano e nosso desti-no mudará ao praticarmos a “Revela-ção Divina da Grande Harmonia”.

Com esse sentimento vamos le-var avante o Movimento de Ilumina-ção da Humanidade e o Movimento Internacional de Paz pela Fé até o fim do ano, com bastante harmonia, tendo como lema a Reconciliação com todas as coisas do Universo.

Contamos com o apoio de to-dos.

Muito Obrigado.

RECONCILIA-TE COM TODAS AS COISAS DO UNIVERSO

Page 5: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro/outubro de 2013 5

Marie MurakamiDiretora-Presidente da

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

mensagem da diretora-presidente

Reverências, muito obrigada!

Dia 7 de julho de 2013! Esta é uma data que ficará na história da SEICHO-NO-IE e do mundo, por-que é o dia em que a Seicho-No-Ie apresenta um novo modelo de civi-lização, que visa a harmonia entre a natureza e o homem, transferindo o Escritório da Sede Internacional de Tóquio para a “Floresta no monte Yatsugatake”, na província de Ya-manashi, que está a uma altitude de 1300 metros.

Na companhia do Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina, Preletor Junji Miyaura, representando o Brasil, eu tive o grande privilégio de par-ticipar da Cerimônia de inaugu-ração do “Escritório na Floresta”, celebrada solenemente pelo Su-

premo Presidente da Seicho-No--Ie, Prof. Masanobu Taniguchi e da Suprema Presidente da Associação Pomba Branca, Profª Junko Tani-guchi, onde se faziam presentes autoridades, os Diretores da Sede Internacional, os representantes da Seicho-No-Ie de vários países, e os membros do Conselho Doutrinário Organizacional das 59 Regionais do Japão, num total de aproxima-damente 500 pessoas, sendo que a cerimônia foi transmitida via inter-net para todo o mundo!

O “Escritório na Floresta” é a primeira construção de Energia Zero do Japão, com o emprego da mais moderna tecnologia sus-tentável, sendo ela totalmente de madeira originária da província de Yamanashi e certificada de acordo com os padrões da FSC, e a meta é conseguir que toda a sua edificação seja certificada pelo FSC(Forest Stewardship Council - Conselho de Gestão Florestal).

É uma construção que possi-

bilitará a emissão zero de carbono, porque os telhados são revestidos por painéis solares e painéis foto-voltaicos, e tanto a energia solar quanto a energia gerada pela quei-ma de biomassa lenhosa serão ar-mazenadas em uma estrutura de baterias de grande porte e distribuí-das através de uma micro rede para todo o Escritório, sendo, portanto, uma construção autossuficiente em energia.

Trata-se de um projeto que demandou 10 anos para a sua con-

cretização, sendo que o objetivo fundamental da transferência de Tóquio para a Floresta é exata-mente para viver na prática o En-sinamento básico da Seicho-No-Ie, preconizado pelo Prof. Masaharu Taniguchi, fundador da Seicho--No-Ie, que consiste em “Agrade-cer a todas as coisas do Universo”. O Professor Masanobu Taniguchi nos ensina que tudo que o ser hu-mano necessita para viver, como a água, o oxigênio, a alimentação, são fornecidos pela floresta, pela natureza, e portanto, o ser humano não consegue viver sem a floresta, mas o homem, em lugar de usufruir com sentimento de gratidão as dá-divas da natureza, tem usado indis-criminadamente, e com desperdí-cio, acarretando grandes impactos ambientais. Tudo é um em Deus, e daí a necessidade de vivermos em harmonia com a natureza, em lugar de usurpá-la.

O que se exige de nós, seres humanos, é o espírito de gratidão às dádivas da mãe natureza e o sentimento de reverência à Vida de Deus que Se manifesta em for-ma de montanhas, rios, relvas, ár-vores, minerais, energia e todas as coisas.

Trata-se realmente de um novo modelo de civilização que a Seicho-No-Ie apresenta ao mundo, para legar à posteridade um “pla-neta limpo”.

Façamos uma profunda refle-xão sobre o nosso estilo de vida, para verificar se o nosso viver é um viver digno de filho de Deus.

SEICHO-NO-IE APRESENTA UM NOVO MODELO DE CIVILIZAÇÃO AO MUNDO

Page 6: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro / outubro de 2013 6

seminário da luz

Os Seminários da Luz 2013 tiveram início no mês de Maio e desde então milhares de pessoas puderam ter contato com o Ensinamento da Seicho-No-Ie, de que o Homem é filho de Deus, já que este evento é destinado às pessoas que não conhecem a Seicho-No-Ie.

Além disso, é uma oportunidade única de uma re-gional mostrar sua união e força para o planejamento,

Seminário da Luz 2013organização e realização deste grandioso evento que abraça todos os anos o Brasil inteiro.

Veja abaixo algumas fotos dos Seminários que aconteceram nos estados de São Paulo, Santa Ca-tarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

SP-RIBEIRÃO PRETO

MT-CUIABÁ - Cidade de Alta Floresta

MG-GOVERNADOR VALADARES MG-TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA - Cidade de Uberaba

MS-CAMPO GRANDE

Foto

: Gab

inet

e do

Sem

inár

io d

a Lu

zFo

to: G

abin

ete

do S

emin

ário

da

Luz

Foto

: Gab

inet

e do

Sem

inár

io d

a Lu

z

Foto

: Gab

inet

e do

Sem

inár

io d

a Lu

zFo

to: G

abin

ete

do S

emin

ário

da

Luz

Foto

: Gab

inet

e do

Sem

inár

io d

a Lu

z

SC-CRICIÚMA

Page 7: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro/outubro de 2013 7

educadores

apsib

Fundado em 1985, com foco na educação geral, que atingia também os pais, além, é claro, do forte trabalho com os educadores, iniciou suas atividades no país, o então chamado Departamento de Educadores, que hoje, passados mais de 25 anos é denominado Su-perintendência das Atividades dos Educadores. Uma de suas marcas registradas é o Curso por Corres-pondência que já tem mais de 15 anos e tem como norte a educação religiosa, e também atividades da Educação da Vida, voltado para quem educa, mas não é profissio-nal da educação.

A partir de 2006, após uma análise dos pontos fortes e dos pontos fracos, foi desenvolvido um planejamento bem definido para 15 anos de trabalho, onde o foco passa a se voltar ao profissional em edu-cação. E através desse planejamen-to foi criado o CEEV (Ciclo de Es-tudos da Educação da Vida), com o

Superintendência dos Educadores vive momento histórico

intuito de unir em uma intensa tro-ca de experiências Preletores e pro-fissionais da educação, como conta o Superintendente da Superinten-dência das Atividades dos Educa-dores, Aspirante a Preletor da Sede Internacional Marcos Rogério Sil-vestri Vaz Pinto.

“Na verdade, faltavam Prele-tores que se sentissem seguros para atender as demandas das escolas, e a outra questão é que havia muitas pessoas fazendo muitas coisas boas e queríamos trazer todos para um mesmo lugar. Assim resolvemos criar o CEEV. Hoje temos cerca de 600 alunos”, orgulha-se o Preletor Marcos Rogério.

E agora, em 2013, a Superin-tendência das Atividades dos Edu-cadores vive um momento históri-co. Participa, pela primeira vez, no Encontro Nacional dos Represen-tantes, que acontece no mês de no-vembro, na Academia Sul-Ameri-cana de Treinamento Espiritual de

Ibiúna (SP) e que reúne os mem-bros de todos os Conselhos Doutri-nários Organizacionais Regionais do Brasil. Nesta primeira partici-pação, estarão presentes os presi-dentes regionais da Associação dos Educadores do estado de São Paulo e a partir de 2014, os presidentes de todo o Brasil terão a oportunidade de participar.

“Seria muito importante a gente ter três dias juntos com os presidentes dos educadores para dar um alinhamento, capacitá-los melhor e dar um direcionamento, como fazem as demais organiza-ções. Com essa oportunidade, os presidentes sentiram que foi um reconhecimento da SEICHO-NO--IE DO BRASIL, um voto de con-fiança pelo trabalho que eles de-senvolveram e desenvolvem nas regionais e que culminou no Con-gresso da Educação da Vida, em 2012”, finaliza o Preletor Marcos Rogério.

Durante os meses de agosto e setembro, as Academias de Treina-mento Espiritual da Seicho-No-Ie receberam o Seminário para Em-presários, Profissionais Liberais, Autônomos e Executivos da Asso-ciação Prosperidade da SEICHO--NO-IE DO BRASIL. Com o tema central Caminho do Crescimento

Infinito, os participantes dos se-minários por todo o país puderam aprender e entender sobre o princí-pio da provisão infinita:

“Deus é a fonte, o espírito e a lei da provisão infinita. Quando uti-lizados para fins benéficos, para a elevação espiritual do homem, para a instalação de entidades benéficas

ou para a divulgação de bons ensi-namentos, a riqueza se transforma em bem.” (TANIGUCHI, Masaha-ru, Convite à Prosperidade, v.2, p. 78-79)

Para ver mais momentos do Seminário na Academia de Ibiúna, acesse o Círculo de Harmonia On-line: www.sni.org.br/chonline .

Treinamento Espiritual e Prosperidade

Page 8: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro / outubro de 2013 8

seminário do livrorelato de experiência

Por Adriano Brittes

Vanete Almeida Vaz, 43 anos, Preletora em grau aspirante da Re-gional MS-CAMPO GRANDE, psicóloga e funcionária de uma empresa multinacional na capital sul-mato-grossense, transmite-nos uma grande lição de superação, fazendo-nos perceber que, quando queremos algo, não há limites para o filho de Deus. A potencialidade e a capacidade infinita são inerentes a todos. Acompanhe:

Em que condições emocio-nais você chegou à Seicho-No-Ie?

Quando cheguei à Seicho-No--Ie, tinha uma vida financeira deli-cada, estava num trabalho que não gostava muito, minha mãe falecera havia pouco tempo, meu pai andava muito triste sem a presença dela e eu estava emocionalmente abalada.

Comecei a frequentar a Sei-cho-No-Ie no ano de 1999, quando tinha 30 anos de idade, na Regional MS-CAMPO GRANDE, na Asso-ciação da Prosperidade local. Mas havia conhecido o Ensinamento na adolescência através das Revistas Seicho-No-Ie, que foram o veículo que me trouxe a esse ensinamento tão maravilhoso.

Comecei a praticar o Ensina-mento e a minha primeira prática foi a Cerimônia em Memória dos Antepassados, da qual passei a par-ticipar todas as sextas-feiras, na própria sede regional.

Como é a sua relação com a sua família?

Minha família é minha vida! Tudo que sou e tenho é graças a eles.

Devido à deficiência, sempre tive muitas dificuldades no dia a dia para me adaptar ao mundo “nor-mal”. Quando se tem uma deficiên-cia as coisas ficam mais difíceis, as pessoas o rotulam pelo que você aparenta e não pelas qualidades que você possui. Mas minha mãe, muito sábia, sempre me amparava, motivava e dizia que eu tinha que estudar muito. Ela sempre me fala-va “você é inteligente e muito es-perta!”, e com esse incentivo aca-bei ficando muito ousada. Sempre fui aluna exemplar.

Uma vida de fé

Férias em Porto de Galinhas.

Tenho deficiência física nos membros superiores, o que impos-sibilitou o desenvolvimento perfei-to de minhas mãos, braços e ante-braços. Fui vítima da síndrome da talidomida. Talidomida é o medica-mento que na década de 1960 era usado nas mulheres grávidas para evitar enjoo. Anos mais tarde, foi descoberto que esse medicamento causava má formação no feto. Logo após meu nascimento, contava mi-nha mãe, nossa casa era muito vi-sitada por causa do bebê que nas-ceu sem os braços. Muitos falavam que eu não iria viver e que minha mãe deveria dar uma injeção para me matar. Acredito que minha mãe deva ter sofrido com esses comen-tários inadequados.

Palestra na Associação dos Jovens em Aquidauana-MS.

Como é a sua aceitação pela sociedade e pelos colegas da Sei-cho-No-Ie? Como foi o início da sua caminhada?

Pela sociedade sempre há dis-criminação em todos os aspectos. Em relação à Seicho-No-Ie, quando cheguei achava as reuniões maravi-lhosas! Todos muito alegres. Gostei tanto que decidi estudar a filosofia e me inscrever no Ciclo de Estu-dos da Prosperidade. Fiz o Ciclo por três vezes e depois fui estudar no Módulo de Estudos. Hoje, estou como coordenadora geral do Mó-dulo. Minha vida teve uma mudan-ça completa, sou muito próspera, muito feliz, sou uma pessoa melhor e independente.

E hoje me sinto muito bem e feliz na função de Preletora da Sei-cho-No-Ie.

E o porquê de se tornar Pre-letora?

Logo que iniciei na Seicho-No--Ie, quis me tornar Preletora para le-var a Verdade ao maior número de pessoas. Quando fiz o meu primei-ro projeto prosperidade, em 2001, escrevi na parte espiritual: “Ser Preletora”. Porém, em 2007, fiz o exame e não fui aprovada. No mo-mento, fiquei chateada e não queria

Page 9: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro/outubro de 2013 9

seminário do livrorelato de experiência

mais ser Preletora. Mas o desejo de ajudar a difundir o ensinamento era mais forte e, em 2010, prestei exa-me novamente e fui aprovada. Uma das coisas que mais me agrada, na condição de Preletora, é a de minis-trar orientação pessoal.

A sua saúde física ainda ins-pira cuidados?

Devido à deficiência, tive al-guns problemas de saúde, principal-mente complicações cardíacas. Aos 14 anos fui submetida a uma cirurgia cardíaca para correção de CIA (Co-municação Interatrial), que ocorre quando existe um orifício entre as duas câmeras do coração, chama-das de átrios (esquerdo e direito). Porém, aos 22 anos, tive uma com-plicação e foi feito o implante de marca-passo cardíaco, que já uso há 23 anos.

O marca-passo cardíaco é im-plantado quando o coração bate lento (bradicardia). Ele é implan-tado para mandar estímulo ao cora-ção para bater normalmente; é feita uma programação. Por exemplo, no meu coração o marca passo é pro-gramado para bater 72 BPM (ba-tidas por minuto). Entretanto, se o coração estiver batendo normal-mente, o marca-passo fica em stand by.

Acredito que graças às práti-cas e à dedicação ao Movimento de Iluminação da Humanidade, curei--me. Hoje, meu coração trabalha sozinho, sem ajuda do marca-passo para estimulá-lo.

Com tantas atribuições e com aparentes limitações, o que a levou a aceitar o convite para fa-zer parte da diretoria da Associa-ção dos Preletores?

Fui convidada pela Supervi-sora Administrativa Doutrinária Regional para assumir a coordena-ção geral dos Módulos de Estudos

e aceitei de imediato. Segundo ela, eu tinha todos os requisitos para as-sumir essa função. Meu dia a dia é realmente muito intenso. Tenho dois trabalhos: trabalho numa mul-tinacional, na gerência de negócios de varejos e adoro meu trabalho; e como psicóloga clínica atendo aos pacientes à noite e em alguns finais de semana. Associo isso com a mi-nha agenda de Preletora e com as demais atividades doutrinárias e or-ganizacionais.

Qual a sua meta particular como membro da diretoria da As-sociação dos Preletores?

Minha grande meta é atingir 100 alunos inscritos no Módulo, em 2014.

O que você diria aos colegas que não possuem nenhuma limita-ção aparente e dizem não ter tem-po de se dedicar ao Movimento?

Como dizia Henry Ford “Se você pensa que pode, ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”. Então a limitação não está no físico, e sim na mente, na disposição de cada um em se de-dicar à missão que recebeu. Meu livro de cabeceira é o volume 7, da coleção A Verdade da Vida, e o que sempre me chamou a atenção

foi o capítulo “Vamos nos divertir com as dificuldades”. Eu me divir-to com minhas dificuldades; que no dia a dia são tantas... Não é fácil ser deficiente físico, mas também não é difícil. Todos nós sabemos a dor e a delícia que é ser o que é. Então, depois que descobri no ensinamen-to da Seicho-No-Ie que tenho capa-cidade infinita, porque sou filha de Deus, nada mais para mim se tor-nou impossível.

Foto arquivo pessoal

É admirável perceber a de-dicação da nossa querida Preleto-ra Vanete e a independência com a qual ela vive. A colega dirige seu próprio automóvel, e, como distra-ção, nos horários livres, diz adorar fazer caminhadas, ler bons livros, assistir a filmes; adora sair com os amigos para comer sobá, e sempre que pode, viaja. Mora sozinha, junto com Deus e seu cachorrinho poodle (Juninho).

“Ser Preletora é um presente de Deus. Sinto-me com a missão de iluminar as pessoas e possuo o de-sejo ardente de divulgar o Ensina-mento em retribuição a tudo que já recebi”, diz a Preletora.

Quando o leitor estiver em Cam po Grande (MS), aproveite para conhecer a nossa Regional e também a grande e corajosa Prele-tora Vanete. A nós, cabe-nos agra-decer imensamente à sua lição: muito obrigado!

Em Ibiúna-SP, sendo entrevistada pelo Programa Seicho-No-Ie no Ar.

Page 10: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro / outubro de 2013 10

seminário do livroconvenção seicho-no-ie

Um dos momentos mais aguar-da dos durante o ano pelos dirigen-tes e adeptos da Seicho-No-Ie são as convenções nacionais, que mobili-zam todo o país em uma corrente de amor, fé e dedicação. São milhares de pessoas que se unem para um dia de intensa vivência dos ensinamen-tos da Seicho-No-Ie, com palestras, relatos de experiência, orações e apresentações culturais.

Além da Convenção Nacio-nal dos Jovens, há também a Con-venção Nacional da Seicho-No-Ie em idioma japonês, que acontece há 27 anos e, em 2013, aborda o tema “Manifeste o amor infinito de Deus”. Em paralelo a esse evento, que é todo falado em japonês, reali-za-se a mesma Convenção no idio-ma português. Os eventos aconte-cem no Palácio das Convenções do Anhembi, na cidade de São Paulo, no dia 04 de agosto, das 8 às 16 ho-ras.

Os orientadores da Convenção deste ano são: os Preletores da Sede Internacional Junji Miyaura, Yoshio Mukai, Marie Murakami, Aspiran-te a Preletora da Sede Internacio-nal Lílian Súzi Baffi Norimatsu, os Preletores em Grau Máster Tuguio Teramae, Aparecida Tamae Yassue Ogoshi, Luiz Hideo Tamaru, Kazuo Kadowaki e Preletor em Grau Sê-nior José Adalton de Oliveira.

Convenção Japonesa chega à sua 27a edição e recebe caravanas de todo o país

Acesse o Círculo de Harmo-nia Online – www.sni.org.br/chon-

line e veja a cobertura completa da Convenção.

Page 11: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro/outubro de 2013 11

seminários

Já é tradição, na semana que antecede a Convenção Nacional , ser realizado o Seminário do Des-pertar da Natureza Divina, na Aca-demia Sul-Americana de Treina-mento Espiritual de Ibiúna-SP. Este seminário prepara espiritual e men-talmente todos os participantes, vindos de todo o país, para o maior evento da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, que neste ano aconteceu em São Paulo, Salvador, Porto Ale-gre e Brasília, reunindo milhares de jovens nessas quatro edições no dia 28 de julho.

A proposta desse seminário é abrir os olhos da mente de todos os participantes para que pratiquem o bem e cultivem a fé, sendo os orien-tadores deste ano a Preletora em Grau Máster Belisa da Rocha Bra-ga, o Preletor em Grau Máster Al-berico Alves Teixeira, os Preletores em Grau Sênior: Adriano Campos Brittes e Roberto Okito Fugiwara. Além desse time de peso, houve também, durante o seminário, ilus-tres convidados especiais, como os Preletores da Sede Internacional: Marie Murakami, Carlos Alberto da Silva e Ênio Maçaki Hara.

Foram quatro dias de mui-ta doutrina, reflexão, transforma-ção, alegria e coração a mil, para viver momentos inesquecíveis na

58ª Convenção Nacional da Asso-ciação dos Jovens. E a equipe de reportagem do Boletim Informati-vo Círculo de Harmonia acompa-nhou o dia inteiro deste Seminário

“Despertar da Natureza Divina” prepara a todos

para a Convenção Nacional

para levar a seus leitores todos os momentos do evento, e vocês po-dem conferir também pela versão on line, no site: www.sni.org.br/chonline.

Foto Lembrança do Seminário de 2012

VIVAMOS UMA VIDA bELA

Seicho Taniguchi

Este pequeno livro é fácil de levar e de ler, mas nem sempre é simples prati-car os ensinamentos nele contidos. En-tretanto, tenho cer teza de que, lendo-o com atenção, você apren derá a levar uma vida bela e será feliz. (O autor)

Cód.: 004181 - Formato: 11,5 x 17 cm

Page 12: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro / outubro de 2013 12

associação dos jovens

Jovens da Seicho-No-Ie celebraram a Prática do Bem em quatro capitais durante a 58a Convenção Nacional

No final da tarde do domingo, 28 de julho de 2013, quando os úl-timos acordes foram ouvidos nada mais era o mesmo na vida dos mi-lhares de participantes da 58a Con-venção Nacional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (AJSI/BR). Preenchidos de aprendizado e festa, e nos ros-tos um misto de lágrimas e alegria, os 12.435 participantes oraram e cantaram sob uma atmosfera musi-cal e religiosa como nunca antes se viu, na história da AJSI/BR.

Foi também a primeira vez que o evento teve quatro edições simultâneas que interagiram via Internet, por telões. Em São Pau-lo, Salvador (edição Nordeste), Porto Alegre (edição Sul) e Brasí-lia (edição Centro-Oeste), o tema “Pratique o Bem, Cultive a Fé” ganhou os palcos com o que há de melhor na doutrina Homem-filho--de-Deus.

Dentre os vários momentos de interação entre as edições, os três principais foram as mensagens do

Presidente Doutrinário da Seicho--No-Ie para a América Latina, Pre-letor da Sede Internacional Junji Miyaura, da Diretora-Presidente da SNI/BR, Preletora da Sede Inter-nacional Marie Murakami, e do Presidente da AJSI/BR, Preletor da Sede Internacional Carlos Alberto da Silva. “Vamos tornar o Brasil uma potência mundial com a for-ça dos jovens”, conclamou o Prel. Junji às quatro plateias, a partir do palco da edição Centro-Oeste.

Cada edição teve seu sotaque, mas as orações, relatos de expe-riência, músicas, coreografias e di-vulgações de livros, revistas, even-tos, e também das reuniões de asso-ciação local, falaram o mesmo idio-ma, o da Prática do Bem, presente na música tema “Que venha a Fé”.

Ao final do evento foi feito o lançamento da 59a Convenção Na-cional da AJSI/BR, que terá edi-ções, em 2014, nas cidades de São Paulo, Salvador (Nordeste), Uber-lândia (Centro-Oeste), e Criciúma (Sul). Já está definido que o tema será em homenagem ao Jubileu de

Domingo de reinado da FéDiamante da Associação Pomba Branca da SNI/BR.

Edição São Paulo – Na edi-ção de São Paulo, que teve 7.300 participantes, o orientador respon-sável foi o Prel. Carlos Alberto. “Tudo o que sou devo à Associa-ção dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL”, declarou chorando, fazendo cair sobre si, a partir das arquibancadas do Ginásio do Ibira-puera, uma avalanche de lágrimas e aplausos.

Felizes, na plateia, estavam os 41 componentes da caravana da Regional MS-DOURADOS, que em 2012 havia levado 18 com-ponentes. “O aumento se deve ao foco da divulgação, que foram os núcleos”, contou o divulgador Ma-teus Azevedo, de 22 anos. Ele tam-bém elogiou a tradução simultânea para libras, no telão do ginásio. “Uma pessoa juntou-se à caravana por esse fato”, disse.

A jovem Patrícia Tiemi Na-ka mura, 16 anos, da Regional SP-NOR TE 1-Campinas, estava pela primeira vez em uma conven-ção e se disse encantada. Mas ela frequenta reuniões locais da Sei-

Orientadores da Edição São Paulo da Convenção Nacional da AJSI

Participantes da Convenção na Edição Centro-Oeste

Foto

: Bru

no D

elor

ence

Foto

: Ney

Mar

tins O

livei

ra

Page 13: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro/outubro de 2013 13

associação dos jovens

cho-No-Ie desde criança. “A prá-tica do Ensinamento reflete direta-mente no meu dia-a-dia, ajudando--me a pensar de modo positivo”, disse ela, que credita à filosofia a superação da perda de sua mãe e a harmonia com o pai e a irmã.

Músicas e Hinos Sagrados fo-ram capitaneados pela banda Groo-ve Luz, pelo Coral da SNI/BR, e por grupos participantes do concur-so de bandas.

Edição Nordeste – Poucas cidades do mundo combinam tão bem com as palavras Alegria e Fé. Isso ficou provado na edição Nordeste da convenção, que teve a Prela Marie Murakami como orientadora responsável. O Cen-tro de Convenções da Bahia ficou lotado com os 2.201 participantes. No palco, a programação ganhou percussão e ritmos baianos na mú-sica tema e nas atividades artísti-cas. Para a jovem Roberta Souza “foram momentos realmente lin-dos de celebração da prática do Bem e da Fé, e com o clima pró-prio do axé baiano”. Outro desta-que foi a apresentação de capoeira dos jovens da Fundação Grande Harmonia, que vieram da Regio-nal RN-NATAL.

Edição Sul – O local escolhi-do para a edição Sul foi a cidade

de Porto Alegre, no Clube Grêmio Náutico União. O orientador res-ponsável foi o Preletor Fernando Antonio Mendes Marques. Foram 1.170 participantes que “viveram momentos de grande alegria, colo-rido e muita disposição”, afirmou o dirigente Paulo Silva. Danças tra-dicionais, como o xote, mas tam-bém de outras tendências culturais, como a dança de rua, deram ainda mais vida à programação. Deu voz ao evento o cantor e compositor de destaque na música gaúcha Beti-nho Braga, que esteve à frente de uma banda formada por jovens di-rigentes da AJSI/BR.

Edição Centro-Oeste – As 1.822 pessoas que compareceram ao Unique Palace, em Brasília, na edição Centro-Oeste da Conven-ção, “viveram intensamente um dia inteiro de muita festa e alegria, além de muita Verdade Homem-fi-lho-de-Deus, e da Prática do Bem e da Fé”, conforme afirmou a diri-gente Janaina Ribeiro de Castro. O orientador responsável foi o Prel. Junji Miyaura. Deram conta de le-vantar a plateia a banda de percus-são feminina Batalá e a escola de dança Cesar Cipriani, que apresen-tou a coreografia “Meus Pais Ca-minhos da Felicidade” em ritmo de samba. A banda AJSI-Brasília deu o ritmo dos Hinos Sagrados e can-ções da Seicho-No-Ie.

Vencedores dosconcursos culturais

4o Concurso Nacional de Músicas Inéditas – 3o Lugar: da Regional SP-JABAQUARA, mú-

sica “Eu sei aonde vou chegar”, de Maritza Tello de Montreuil. 2o Lu-gar: RN-NATAL, música “Fazer o Bem”, de Juarez Cravo da Silva Júnior; 1o lugar: MG-BH/CAIÇA-RA, música “Rosa dos Ventos”, de Nathalie Santos Caldeira Gomes e Ricardo Tsuyoshi Motai.

4o Concurso Nacional de bandas – 3o Lugar: da Regio-nal MG-BH/CAIÇARA, a banda De Repente o Sol; 2o Lugar: de SC-FLORIANÓPOLIS, a banda Néctar Ideal; 1o lugar: de SP-SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, a banda Jovens de Ouro.

3o Concurso Nacional de Ca-misetas – 3o Lugar: SP-PENHA; 2o Lugar: SP-SÃO JOSÉ DOS CAMPOS; 1o lugar: PA-BELÉM, tendo como destaque nacional a Regional DF-BRASÍLIA.

CaravanasEdição São Paulo

- Caravana mais distante: PA-BELÉM

- Maiores Caravanas: Em 3o Lugar, SP-SÃO JOSÉ DO RIO PRETO; em 2o lugar MG-BH/CAI-ÇARA; e em 1o lugar SP-CAMPI-NAS.

Edição Nordeste da Convenção Nacional da AJSI

Público presente na Edição Sul da Convenção Nacional

Foto

: Pau

lo S

ilva

Foto

: Car

los G

onça

lves

Page 14: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro / outubro de 2013 14

sede internacional

Por Eduardo Nunes da Silva

A Seicho-No-Ie inaugurou o primeiro edifício de energia zero (zero energy building - ZEB) do Japão, para abrigar sua Sede In-ternacional, na Cidade de Hakuto, Província de Yamanashi, Japão. A cerimônia de inauguração foi rea-lizada no dia 7 de julho de 2013. Além das pessoas presentes, pude-ram acompanhar a cerimônia pre-sidida pelo Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, Professor Masanobu Taniguchi e pela Suprema Presi-dente da Associação Pomba Bran-ca, Professora Junko Taniguchi.

O “Escritório na Floresta” apresenta um novo modelo de ci-vilização que visa a harmonia entre a natureza e o homem. A Seicho--No-Ie foi a primeira organização religiosa do mundo a obter a cer-tificação ambiental ISO 14001, desde então, juntamente com os adeptos, começou a seguir rumo a reduções dos impactos ambientais. Em 2003 foi idealizado o conceito de “Escritório na Floresta” e ago-ra, decorridos dez anos, realizou-se a inauguração. Em ou tubro deste ano será efetivada a transferência da Sede Internacional do Bairro de Harajuku, em Tóquio, para as no-vas instalações, tendo como meta a

construção de uma sociedade mo-delo em que se viva em harmonia com a Natureza, mesmo dentro da vida moderna.

A construção de dois andares é a maior edificação de madeira do Japão. Devido à estrutura eficaz, com reduzido consumo de ma-deira, assegurou-se a capacidade de resistência a terremoto de 1,25 vezes a mais do que a estabeleci-da nas normas de construção. Na entrada do Prédio Norte foi cons-truída a chamada “Sala Verde” e na entrada do Prédio Sul a “Sala de Luz”. Além de escritório e sala de reuniões em cada prédio, há um

salão para 400 pessoas, sala de ju-ramento pela Paz Mundial (sala de orações), sala de agradecimento e meditação, refeitório, lojas, cre-che etc.

Construído com madeira da província de Yamanashi, para co-

Inaugurado “Escritório na Floresta”, que busca

coexistência com a Natureza

Sede Internacional da Seicho-No-Ie - Escritório na Floresta

Uma das cinco pontes do Escritório na Floresta

Foto

: Viv

iane

Har

a

Foto

: Car

los A

lber

to d

a Si

lva

Page 15: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro/outubro de 2013 15

sede internacional

laborar com a região, o escritório foi concebido para funcionar con-centrando as forças da natureza com as mais modernas tecnologias sustentáveis.

Na área do “Escritório na Flo-resta” há a praça de acolhimento de todas as religiões, em que es-tão instaladas a estátua do Cristo Eterno, transferida da Sede de Ha-rajuku, em Tóquio, e que simboli-za a “Identidade de todas as reli-giões em sua essência”, o relógio de sol, simbolizando o propósito da Seicho-No-Ie de expressar somen-te as coisas boas da vida, e a torre de sete andares, que representa a “Torre de sete tesouros”, citada na Sutra de Lótus. A altura da torre é 2,5m. No centro passa o núcleo de ferro no sentido vertical, que junta os sete andares e que representa o “todo” e o “completo”. E a missão da Seicho-No-Ie e as metas do Mo-vimento Internacional de Paz pela Fé são representados nos seguintes

“sete símbolos”: 1) a identidade de todas as reli giões na sua essência (as sete reli giões); 2) símbolo da Paz Mundial (os sete continentes); 3) harmonia entre a diversidade étnic a (os sete povos); 4) harmo-nia entre a diversidade cultural (as sete culturas); 5) harmonia entre as gerações (as sete gerações); 6) har-monia entre os seres vivos (as sete

vidas); e 7) harmonia e expansão entre núcleos e organizações da Seicho-No-Ie (os sete núcleos). No terreno do escritório, da entrada até o escritório há cinco pontes sobre os vales. A ponte Kannon, ponte da Grande Harmonia, ponte da Paz Mundial da origem única de todas as religiões, ponte da vontade divi-na e ponte da caridade.

Foto

: Viv

iane

Har

aFo

to: C

arlo

s Alb

erto

da

Silv

a

Prédios que compõem o Escritório na Floresta

Relógio de Sol

Foto

: Eni

o M

açak

i Har

a

Cristo Eterno e ao fundo Torre de Sete Andares

Page 16: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro / outubro de 2013 16

sede internacional

Por Eduardo Nunes da Silva

Em continuação às atividades de inauguração do “Escritório na Floresta”, ocorrida no dia 7 de ju-lho em Hakuto, Japão, foi realiza-do nos dias 16 e 17 de julho, neste escritório o Curso Internacional da Seicho-No-Ie pela Paz Mundial, orientado pelo Supremo Presiden-te da Seicho-No-Ie, Professor Ma-sanobu Taniguchi e pela Suprema Presidente da Associação Pomba Branca da Seicho-No-Ie, Professo-ra Junko Taniguchi.

Esta é a 12ª edição do curso, que vem sendo realizado desde 2003, já tendo sido realizado, além do Japão, em Hong Kong, Brasil, Estados Unidos e Alemanha. A Seicho-No-Ie está agora mudan-do sua Sede Internacional de Tó-quio, uma das maiores metrópo-les do mundo para um escritório em ambiente florestal e pretende daí desenvolver o movimento que cresce em harmonia com a Natu-reza. Este Curso Internacional da Seicho-No-Ie pela Paz Mundial, realizado exatamente neste perío-do de grande mudança, apresentou estudos tendo como tema Cidade e Natureza na Religião, buscando resposta para a indagação se estaria de acordo com a religião a busca de uma vida integrada com a natu-reza e fora dos grandes centros ur-banos, uma vez que na história das grandes religiões, seu surgimento e expansão está associado a sua pre-

sença nas grandes cidades. O curso reuniu Preletores da Sede Interna-cional e Aspirantes a Preletores da Sede Internacional, residentes no Japão e no exterior, Preletores re-gionais e dirigentes residentes no exterior, no recém inaugurado “Es-critório na Floresta”, para estudar a relação entre cidade e Natureza na religião, confirmando o significa-do religioso sobre o fato de que a Sede Internacional deixou a cidade mudou-se para o seio de Natureza.

No primeiro dia de curso, o es-tudo Aprendendo com as Religiões Monoteístas, Caso do Cristianis-mo, foi apresentado pelo Preletor Bruce Mallery, da Sede Missioná-rio dos Estados Unidos. Em conti-nuação Preletor Shigueru Kutsuma, do Departamento das Atividades dos Preletores, Seção de Ofícios Religiosos, abordou o Caso do Is-lamismo. Encerrando as atividades do primeiro dia de curso, houve a palestra da Suprema Presidente da Associação Pomba Branca, Profes-sora Junko Taniguchi, que procu-rou responder à pergunta “É corre-to uma entidade religiosa ir para a floresta?”. Sua resposta à questão baseou-se em cinco fundamentos: 1) Na cidade é impossível com-preender a Natureza; 2) Na cidade é difícil abandonar o antropocen-trismo; 3) Na cidade é difícil evitar a extravagância e o desperdício; 4) O objetivo da cidade e da religião se contrapõem; e 5) Na cidade não

se pode alcançar um novo modo de viver.

O segundo dia de curso foi aberto com a exposição Aprenden-do com o Budismo, Caso da China, conduzido pelos Preletores Mamo-ru Amachi, do Departamento In-ternacional, Seção Ásia, Europa e Oceania, e Suguru Saiki, do Depar-tamento de Planejamento do Mo-vimento Internacional. O estudo Aprendendo com o Budismo, Caso do Japão, foi conduzido pelo Pre-letor Tatsuro Oshima, do Departa-mento de Planejamento do Movi-mento Internacional. A Conferên-cia Conclusiva foi proferida pelo Supremo Presidente da Seicho-No--Ie, Professor Masanobu Tanigu-chi, que enfatizou a necessidade do coração apostolar e da compreen-são do vazio búdico, em que todas as vidas são unas, para a expansão do Movimento Internacional de Paz pela Fé.

Participaram do curso 342 pessoas. A caravana brasileira con-tou com a participação de 75 pes-soas. Além de Japão e Brasil, parti-ciparam do curso representantes de Taiwan, Coreia, Estados Unidos, Canadá, Suíça, Alemanha e Para-guai. Após o término das ativida-des do curso os participantes, di-vididos em grupos, realizaram um tour monitorado pelas dependên-cias do Escritório na Floresta, que a partir de outubro abrigará a Sede Internacional da Seicho-No-Ie.

Sede Internacional realiza primeiro Curso pela Paz Mundial

no Escritório na Floresta

Page 17: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro/outubro de 2013 17

dia da seicho-no-ie

comunicação

A relevância da Seicho-No-Ie na vida das pessoas vai além das questões filosóficas, religiosas e tem papel fundamental no bom an-damento da vida e do dia a dia das comunidades em que está presente. Sendo assim, em muitas cidades do país, através de decretos de lei, foi instituído o Dia da Seicho-No-Ie em forma de gratidão. Na cidade de São Paulo a referida data, co-memorada em 2013 no dia 12 de agosto, na Câmara Municipal, con-tou com a participação de adeptos e

Seicho-No-Ie celebra seu dia na cidade de São Paulo

simpatizantes de toda a Grande São Paulo.

Durante a comemoração, uma palestra proferida pela Presiden-

te da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Aspirante a Preletora da Sede In-ternacional, Lílian Súzi Baffi No-rimatsu, mostra como a filosofia da Seicho-No-Ie se aplica na vida prática de cada cidadão e da co-munidade em geral. O que é cate-goricamente confirmado com rela-to de expe riência contado durante o evento.

Veja mais detalhes do evento no Círculo de Harmonia Online em www.sni.org.br/chonline.

A rapidez com que o mundo se transforma e com que as infor-mações percorrem distâncias pra-ticamente inexistentes para o fluxo emissor e receptor, que também hoje se tornou via de mão dupla, faz com que tudo e todos estejam amplamente conectados para rece-ber e para produzir informação. A

SEICHO-NO-IE DO BRASIL, que acompanha e participa dessas mu-danças, está inserida nas principais mídias geradoras de opinião. Des-de o clássico e insubstituível rádio, até as inúmeras redes sociais que pipocam informação e divulgação a cada segundo.

Fale com a gente!

Encontre a SEICHO-NO-IE DO bRASIL em todos os lugares

Dia da Seicho-No-Ie na Assembleia Legislativa de São Paulo em 2012

port.postingjoy.com/

facebook.com/snibrasilyoutube.com/SeichoNoIeBrasil

twitter.com/seichonoiebr

plus.ly/snibrasil

Site: sni.org.br [email protected]

Page 18: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro / outubro de 2013 18

pomba branca

Há quase duas décadas a SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL realiza sempre, no dia 12 de outubro, o Encontro em Prol da Pequena Vida, que a cada ano é sediado em uma cidade diferente do país. Em 2013, Fortaleza vai receber o evento no Hotel Oásis Atlântico. O encontro é de extrema importância para a Seicho-No-Ie e também para toda a sociedade brasileira por levantar a bandeira da Vida contra o abor-to. Um assunto que ainda levanta debates, mas que de acordo com os ensinamentos da Seicho-No-Ie: “Para proteger a pequenina vida, sagrada e insubstituível, e para as-segurar a felicidade dos pais e da família, é indispensável que todos conscientizem que provocar aborto é um grave crime, um homicídio, um assassinato”. (KUSUMOTO, Kamino, Pela Paz dos Anjinhos – Prólogo, 7ª ed, 1999)

Com palestras dos Preleto-res da Seicho-No-Ie e também de especialistas da área de saúde, os participantes também podem re-forçar seus conceitos e refletir sobre o assunto por meio de re-latos de experiência, como o que foi proferido em 2012 pelo casal Jedeão e Adriana de Oliveira. Du-rante a segunda gravidez, o casal passou por um momento de muita angústia ao se verem prestes a de-cidir se abortavam ou não o bebê, que estava com um vírus que po-deria comprometer o sistema ner-voso central, causando retarda-

mento, cegueira, surdez, ou danifi-car o desenvolvimento de órgãos, como os rins e o coração.

Em determinado momento, quando relatavam que a médica dizia ser contra o aborto, mas que eles estavam liberados para esco-lher um médico que pudesse inter-

Em 2013 Encontro em Prol da Pequena Vida será em Fortaleza

Participantes em momento de oração durante o evento, em 2012

Foto

: Ace

rvo

Foto

gráfi

co S

NI/B

R

romper a gravidez, caso essa fosse a decisão do casal, Jedeão conta que “nessa hora eu vi que falar que você é contra o aborto é uma coisa bem diferente do que viver a experiência e ter de decidir por não provocar um aborto”. “Re-forçamos a nossa fé de que Deus abençoaria aquela gestação até o último dia”, contou, emocionada, Adriana. E, depois de realizar as práticas da Seicho-No-Ie, como Oração do Perdão, leitura do livro A Humanidade é Isenta de Pecado e tantas outras, eis que, no dia 23 de novembro de 2001, nasceu Bea-triz, perfeita e saudável, abençoa-da por Deus, que é o significado de seu nome.

Page 19: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro/outubro de 2013 19

homenagem

No dia 28 de outubro de 2008, o então Supremo Presidente da Seicho-No-Ie teve seu passamento para o mundo espiritual. Cerimô-nia, na Sede Central, marca data com solene homenagem

Definitivamente, aquele não foi o melhor outono que a “famí-lia” Seicho-No-Ie já experimen-tou. Às 22h21 de uma noite de terça-feira (hora local), em Tóquio, dava-se o passamento do Sagrado Professor Seicho Taniguchi, então Supremo Presidente da Seicho-No--Ie, aos 89 anos de idade. No dia 28 de outubro de 2013, como é tradi-ção, será realizada, na Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, cerimônia em homenagem ao ho-mem que, em seus 66 anos de vida religiosa, sendo 23 como máxima autoridade do Movimento, deixou um exemplo de humildade.

De discípulo a “filho” – O jovem recruta do Exército Impe-rial Japonês ainda assinava Seicho Arachi quando foi acometido por tuberculose, em 1942, em plena Segunda Grande Guerra. Curado e salvo pela leitura de A Verdade da Vida, tornou-se fervoroso discí-pulo do fundador do Movimento. Quatro anos mais tarde, tornou-se genro do Prof. Masaharu Tanigu-chi, assumindo espontaneamente o sobrenome da família, ao se casar com a Profa Emiko. “Passei a ter a glória de chamar de pai o mestre que curou a minha alma”, escreveu o Prof. Seicho no prefácio da obra

Para Realizar o Amor e a Oração. Por sua vez, o fundador da Seicho--No-Ie o chamava de “filho”, de quem tinha “muito orgulho, pois, apesar de sua escrita inimitável e de extraordinário valor religioso, Sei-cho é muito modesto e jamais de-monstra orgulho”, afirmava o Prof. Masaharu Taniguchi já em 1952.

De soldado a líder religioso de destaque mundial – Acima de tudo, um fervoroso praticante do Ensinamento. Essa definição, dada por sua própria esposa, explica a rápida ascensão do Prof. Seicho, que, de simples soldado em 1942, em 1948 já era chamado para o cargo de Supremo Presidente da Associação dos Jovens da Seicho--No-Ie. Seu carisma ao orientar eventos da Organização por todo o Japão e em vários países do mun-do, inclusive no Brasil, em 1956, o alçou a Supremo Vice-Presidente da Seicho-No-Ie já em 1957, ano em que completou apenas 37 anos de idade.

O líder – Com o falecimento do Prof. Masaharu Taniguchi, em

17 de junho de 1985, o Prof. Seicho lhe sucedeu no máximo cargo do Movimento, em 22 de outubro do mesmo ano. Seu legado é imensu-rável. Promoveu as adequações de linguagem necessárias aos novos tempos, tanto na literatura quanto nos cerimoniais da Seicho-No-Ie; deu grande propulsão à Associação Pomba Branca; deu novos vigor e brilho ao papel da Associação dos Preletores dentro da Organização etc.

O autor – Como escritor, ti-nha narrativa fluente. Formado em Psicologia pela Universidade de Tóquio, ensinava espiritualida-de para o cotidiano sem deixar de tocar nas causas profundas. Seus escritos recebiam a “vida” que ele dava aos princípios que pregava. Escreveu 227 livros, inúmeros ar-tigos para as diversas publicações da Organização e letras de hinos sagrados, traduzidos e entoados em vários idiomas. Em português, são 33 obras publicadas, chegando pró-ximo a 700 mil exemplares impres-sos aqui no Brasil. O destaque é a obra A Mente é Força Criadora, que bateu a casa dos 150 mil livros.

O Prof. Seicho Taniguchi teve quatro filhos, entre eles o Prof. Ma-sanobu Taniguchi, que assumiu o cargo de Supremo Presidente em 1o de março de 2009, sucedendo a seu pai à frente da Seicho-No-Ie.

Cinco anos de saudades do Sagrado Professor Seicho Taniguchi

Professor Seicho Taniguchi

Foto

: Sed

e In

tern

acio

nal

Page 20: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro / outubro de 2013 20

Filantropia

Ajudas pontuais a regiões que sofrem desastres ambientais se somam a duas tradicionais campanhas anuais, Pró-Natal e Teleton.

Dois aspectos são diferenciais por trás das ações sociais da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), ao longo das últimas décadas: o sentimento caridoso dos nossos dirigentes e adeptos e a credibi-lidade da sociedade em geral. “A grande generosidade da ‘família’ Seicho-No-Ie e a adesão de muitas pessoas e empresas que não têm contato direto com a Organização explicam-se também pelo fato de que cada centavo, cada quilo de alimento e cada peça de agasalho chegam rigorosamente ao seu des-tino”, afirma o responsável pela Assistência Social e Filantropia da SNI/BR, Aspirante a Preletor da Sede Internacional Paulo Seichisti Saita.

Eis a razão pela qual se tornou tradição a Campanha Pró-Natal, que, desde 1969, leva importante ajuda a mais de 400 entidades as-sistenciais de todo o Brasil, a cada

ano. Ganhou espaço, também, na cultura solidária da Organização, a Campanha Teleton. Desde 2005, a SNI/BR é parceira da AACD, a Associação de Assistência à Crian-ça Deficiente, que realiza seriíssi-mo trabalho de atendimento mé-dico e terapêutico em prol de pes-soas portadoras de necessidades especiais.

História de credibilidade – No final de 2008, enchentes de proporções históricas assolaram os estados de Santa Catarina e Minas Gerais. Além de sua mobilização interna, a SNI/BR começou a re-ceber toneladas de mantimentos, doadas por pessoas físicas e em-presas não ligadas diretamente ao Movimento. “Mesmo após o tér-mino da campanha, em março de 2009, muitas empresas nos procu-ravam, em vez de buscarem a pró-pria Defesa Civil, o que demons-tra a credibilidade da Seicho-No--Ie perante a sociedade em geral”, disse o Preletor Saita. À época, a SNI/BR doou/intermediou o en-caminhamento de 47 toneladas de mantimentos às áreas atingidas. Já em abril de 2011, a Organização destinou mais de R$ 400 mil às ví-timas do Grande Terremoto e Tsu-nami no Japão, que teve imensa repercussão na comunidade nipo--brasileira.

Doações em 2013 – A Cam-panha Pró-Natal receberá doações até 31 de dezembro. As listas são encontradas em nossos Núcleos, por todo o país. Já o programa Te-leton 2013 vai ao ar nos dias 25 e 26 de outubro, quando a SNI/BR será recebida no palco do SBT para a entrega oficial das doações. Além de doar nos cofrinhos padro-nizados e estilizados encontrados em nossas sedes, as pessoas po-dem efetuar suas contribuições via internet, pelo site www.sni.org.br/teleton, ou via redes sociais.

“Na obra A Verdade da Vida, v. 32, o Professor Masaharu Ta-niguchi ensina que a verdadeira doa ção religiosa consiste em doar e receber com ‘sentimento carido-so’; ou seja, não é o valor em si que conta, mas a ‘assimilação da misericórdia búdica’ e cristã do ato. Podemos afirmar, também, que o gesto de quem doa junto à SNI/BR, tanto para a Campanha Pró-Natal, ou para o Teleton, ou outras ajudas pontuais, tem grande mérito espiritual, pois se soma aos imensuráveis e consagrados esfor-ços da ‘família’ Seicho-No-Ie em prol da manifestação do mundo de Deus na face da Terra”, explica a Diretora-Presidente da SNI/BR, Preletora da Sede Internacional Marie Murakami.

Credibilidade e sentimento caridoso são marcas das ações sociais da SEICHO-NO-IE DO bRASIL

Page 21: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro/outubro de 2013 21

seminário do livro

Uma receita antiga nunca foi tão nova e moderna na SEICHO--NO-IE DO BRASIL (SNI/BR). Desde 1930, divulgar as palavras da Verdade na forma escrita é o próprio Movimento em si. No en-tanto, de 2011 para cá, novas artes e empenhos de divulgação reavivam os modelos já consagrados. É o Se-minário do Livro, organizado pela Superintendência de Coordenação das Regionais Doutrinárias da SNI/BR. “O sucesso do evento e a ale-gria dos líderes ao verem os resul-tados se explicam pelo fato de co-locarmos em prática a vocação de sermos um dos maiores movimen-tos literários do mundo”, afirma o Preletor da Sede Internacional, Ênio Maçaki Hara, superintendente responsável.

Como funciona – Realizado nos Núcleos locais, a quantidade de público é até o máximo da capaci-dade dos recintos. Uma programa-ção de duas horas e meia, em mé-dia, é sugerida pela Sede Central, mas é aberta às sugestões das lide-ranças regionais. O valor do con-vite é o próprio livro que a pessoa adquire. Assim, pode utilizá-lo co-mo consulta durante as palestras. Quem quiser pode optar por outro título ou um exemplar do calendá-rio Palavras de Luz. Para Leonardo Galvão, do Departamento de Aten-dimento ao Cliente da SNI/BR, “é a oportunidade que a pessoa tem de, a um só tempo, ir até a Seicho-No-Ie

e levar a Luz da Seicho-No-Ie con-sigo, iluminando seu lar e família”.

Acima das expectativas – “Os dirigentes locais que organizam o Seminário do Livro ficam surpre-sos com os resultados”, diz Ales-sandra Oliveira Alves, que atua na superintendência. Para a Preletora Sandra Regina Anselmo, Supervi-sora Administrativa Doutrinária da Regional SP-ARAÇATUBA, que organizou quatro seminários entre 13 e 15 de junho de 2013, “os pre-sidentes das Associações Locais fi-caram muito felizes com os frutos do evento, que superou todas as ex-pectativas”.

As receitas, além de subsidiar as despesas de manutenção e via-gens, impulsionam a expansão do Movimento. Somados os re sultados de 18 seminários, por exemplo, rea-lizados nas Regionais SP-ARA-ÇATUBA, MG-TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA e GO-GOIÂ-NIA, che gou-se a um aporte global de R$ 100 mil. Outro destaque é a grande quantidade de aquisições da

coleção A Verdade da Vida. No en-tanto, “o que não é quantificável é a felicidade de todas as pessoas que adquiriram a coleção”, faz questão de acrescentar a Preletora Sandra.

Despertar o sentimento de doação – É a própria supervisora e Preletora Sandra Regina Ansel-mo que define o que impulsiona o Seminário do Livro ao sucesso. “Além de os participantes levarem seus exemplares para casa, a ma-neira como o Preletor Ênio conduz as divulgações desperta nas pes soas um profundo sentimento de doa-ção, e isso muda suas vidas”, disse a líder, que acrescentou: “A expe-riência de quatro dias de convívio com a equipe da Sede Central foi de grandiosos aprendizados. São todos nota 10!”.

A “ousadia” de ser líder – O Preletor Ênio Maçaki Hara enxer-ga nas atuais lideranças o mesmo potencial de desempenho das ge-rações anteriores. Ele agradece a todos ao enfatizar que “ousado” é fazer o simples com todas as suas forças. “Parabéns a todos e lem-brem-se de que, se um dia recebe-mos a Verdade, foi de quem ousou. Por isso, mais que reproduzir, é pre-ciso ir além, saltar da contemplação para a ação, sonhar e suar, nos tor-narmos o ‘motor’ de uma socieda-de de Deus, em Deus e para Deus. É este o ‘espírito’ do Seminário do Livro. Afinal, se somos a Luz, nos-so dever é brilhar”, conclui.

Núcleos recebem eventos que salvam vidas e surpreendem líderes

Público presente no Seminário do Livro em SC-XANXERÊ

Page 22: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro / outubro de 2013 22

a c o n t e c e

● Logo depois do feriado, também na Academia de Ibiúna, acontece o Seminário de Treinamento Espiri-tual para Jovens e Juvenis (em japonês), nos dias 14 e 15 setembro, sob orientação dos Preletores: Lílian Súzi Baffi Norimatsu, Maçato Yamaoka e Milton Massayoshi Yuki (jovens) e no Seminário para Juvenis os orientadores serão os Preletores: Regis Yoshio Shimanoe, Kazuo Shiguematsu, Caio Takao Shimada e Larissa Alves dos Santos. Veja divulgação na página 2.

● As Academias de Treinamento Espiri-tual da Seicho-No-Ie estarão em clima de romance durante os Seminários para Ca-sais, que em 2013 tem como tema central Histórias de Amor e que entre os dias 24 e 25 de agosto foi realizado na Academia de Santa Fé (BA), e que nos dias 14 e 15 de setembro os casais se encontram nas Academias da Amazônia (PA) e de Curi-tiba (PR). A Academia de Ibiúna (SP), recebe o evento nos dias 21 e 22 de se-tembro. E a agenda dos Seminários para Casais se encerra na Academia de Santa Tecla (RS) entre os dias 12 e 13 de outu-bro. Programe-se e participe!

● A Verdade, o Bem e o Belo podem ser expressados de infinitas formas: como a música e o canto. Essas virtudes são manifestadas através do Encontro de Corais da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, que em 2013 chega a sua sétima edição e recebe corais de vários estados do país, com integrantes adultos, juvenis e infantis. O evento acontece no Salão Nobre da Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, em São Paulo, e promete levar aos espectadores encantamento e emoção na tarde de primavera do dia 19 de ou-tubro.

● O dia em que se comemora a Independência do Brasil, 7 de setembro, é também uma oportunidade única para que todos possam manifestar gratidão e amor àqueles que contribuíram para construção, evolução e prosperidade do país. Para tanto, há nove anos, é realizada na Acade-mia de Ibiúna, a Cerimônia em Memória às Almas dos Povos Negros e Índios que foram escravizados na América Latina e também a 51ª Ceri-mônia em Memória dos Pioneiros do Brasil e Oração Pela Paz Mundial. Participe e manifeste sua gratidão.

Informações sobre eventos: www.sni.org.br

Page 23: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra

Setembro/outubro de 2013 23

Page 24: ETEMBRO - SEICHO NO IE DO BRASIL | Meditar em Deus - … SETEMBRO... · rito da Revelação Divina da Grande Harmonia, que diz: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra