seminário da luz - seicho no ie do brasil | meditar em ... · quando fui nomeado superin - ......

13
ANO XXVII - N o 266 Agosto/setembro de 2012 BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL Publicação Bimestral - Distribuição gratuita Convenção Nacional para Jovens São Paulo/Maceió/ Porto Alegre Seminário da Luz Forma Líderes e atrai novos participantes Seminário em Gratidão aos Pioneiros Chega a sua 14ª edição Círculo de Harmonia Ganha versão online

Upload: haphuc

Post on 16-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ANO XXVII - No 266Agosto/setembro de 2012

BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL Publicação Bimestral - Distribuição gratuita

Convenção Nacional para Jovens

São Paulo/Maceió/Porto Alegre

Seminário da LuzForma Líderes e atrai novos participantes

Seminário emGratidão aos PioneirosChega a sua 14ª edição

Círculo de Harmonia Ganha versão online

agosto / setembro de 2012 2 agosto / setembro de 2012 3

Diretora-Presidente: Marie MurakamiSuperintendente Responsável:

Ariovaldo Adriano RibeiroRedação: Fernanda Alves KanasiroTiragem: 37.000 exemplaresImpressão: Plural Editora e Gráfica Ltda.

Confiar totalmente em Deus

Sob o grande slogan Movi-mento de Iluminação da Humani-dade – Movimento Internacional de Paz pela Fé, tive muitas expe-riências ao desenvolver esse movi-mento da Seicho-No-Ie em 15 paí-ses da América Latina, incluindo o Brasil, e, para mim, isso foi motivo de felicidade sem igual.

Quando fui nomeado Superin-tendente da Superintendência para a América Latina não sabia falar espanhol e não tinha nenhum fun-cionário. Nesse estado de carência total, o que veio em primeiro lugar na minha mente foi o despertar da conscientização de que este não é um movimento pessoal, mas é um movimento de Deus, e fiquei com a disposição mental de confiar total-mente nEle e orei seriamente. Tive experiência de corpúsculos espiri-tuais semelhantes a anjos da felici-dade, explicado por Henry Ford na página 152 do livro A Verdade da Vida, v. 2.

Ford – Vou explicar. Cada indivíduo é um universo e ao

Este produto é impresso na PLURAL com papel certificado FSC - garantia de manejo florestal responsável, e com tinta ecológica Agriweb - elaborada com matérias-primas bioderivadas e renováveis.

mesmo tempo parte do Uni-verso; vive imerso no Univer-so, no “todo”, e é o centro do Universo. Ele atrai corpúscu-los espirituais invisíveis com os quais forma o seu próprio corpo. Esses corpúsculos espi-rituais participam inclusive de nossas obras para engrande-cê-las. Quando mentalizamos concentradamente a realiza-ção do nosso desejo e agimos no sentido de concretizá-lo, es-ses corpúsculos espirituais vêm se juntar a nós e acabam por concretizar o desejo. Qualquer um que esteja realizando algo correto e útil pode receber o auxílio deles. Eles podem tanto vir nos ajudar, como ir em bus-ca de coisas necessárias, par-tindo de nós, utilizando nosso pensamento como veículo. Eles constituem a substância que dá forma às nossas realizações. A qualidade e a quantidade des-ses corpúsculos espirituais são determinadas pelo tipo de pen-samento de cada um. É incor-reto pensar que esses corpús-culos espirituais estejam num lugar misterioso e distante. Eles estão aqui, dentro e fora de nós. Estamos preenchidos e envoltos por eles. São uma

substância viva que os prati-cantes de ioga chamam de pra-na. Por meio dos pensamentos podemos atraí-los.

Orei compenetradamente para desenvolver o movimento da Sei-cho-No-Ie nos países da América Latina aonde ele não havia chega-do. Certo dia, uma senhora veio até a minha sala e perguntou se era ali o local que cuidava dos países da América Latina, e eu respondi que sim. Então ela me disse que já mo-rara no Brasil e gostava muito da Seicho-No-Ie e atualmente vivia no Panamá. Ela realizava a Reunião da Seicho-No-Ie todos os meses na sua residência, no Panamá. Veio pedir para que, doravante, a Superinten-dência lhe orientasse. Assim iniciou o Movimento no Panamá.

Desse modo, até os dias atuai s, quando surgiam problemas na exe-cução do trabalho em cada Supe-rintendência que trabalhei, orava seriamente e recebia a orientação de Deus, e o problema era resolvi-do adequadamente.

Desejo que todos nós habi-tuemos a orar com seriedade e nos empenhemos no trabalho e no Mo-vimento de Iluminação da Huma-nidade. O caminho se abrirá, com certeza.

Yoshio MukaiPresidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a

América Latina Marie MurakamiDiretora-Presidente da

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

A vida é uma buscaao tesouro

Reverência. Muito obrigada.Dizem que o homem tem em

média 60 mil pensamentos por dia. Esse número de pensamentos equi-vale a um pensamento por segun-do em relação ao tempo em que o homem está desperto. Podemos dizer que quase 95% dos nossos pensamentos diários são iguais aos pensamentos do dia anterior. Den-tro desses 60.000 pensamentos, o que influencia o destino do homem é saber quantos são bons pensa-mentos e quantos são maus pensa-mentos. Apesar de ter recebido de Deus a maravilhosa oportunida-de de melhorar o próprio destino, existem pessoas que deixam esca-par essa oportunidade. Podemos dizer que as pessoas que vivem relembrando os erros do passado, os erros da família, o péssimo de-sempenho escolar do passado etc.

vivem com as costas viradas à fe-licidade.

Na página 70 do livro No-biyuku Hibi no Kotoba (ainda não editado em português, tít. prov.: Preceitos para o Crescimento Diá-rio, de autoria do sagrado prof. Sei-cho Taniguchi, no capítulo intitula-do “Busca ao tesouro”, consta:

Na vida é importante desco-brir coisas belas, agradáveis e maravilhosas.

Se, ao contrário, você só en-contra coisas desagradáveis, repugnantes, defeitos e pon-tos fracos, você é certamente infeliz, e as pessoas descobri-rão seu ponto fraco. A vida é uma busca ao tesouro e tam-bém caça à imundície. Aqueles que buscam o tesouro só en-contram tesouro um atrás do outro, e as pessoas que procu-ram o esgoto levam uma vida imunda e malcheirosa. É “a mente que decide qual percur-so você escolhe”.

Outro dia, encontrei no aero-porto de São Paulo uma pessoa que se comportava de manei-ra totalmente contrária à busca do tesouro. Eu estava tomando café, pois havia tempo até a hora do embarque. Na mesa ao lado, sentou-se um casal. O homem re-

clamava que teve de esperar 15 minutos só para pedir o café, foi muito mal atendido e o café não estava gostoso etc. Logo depois que a mulher disse que “Começou o mal hábito dele de reclamar de tudo”, ele gritou “Cale a boca!” e começou a xingar a mulher. Após tomar o café, eles se levantaram da mesa, deixando tudo na mesa: copos descartáveis e guardana-pos usados. Corri atrás deles, pois queria que se tornassem pessoas felizes, e, como tinha na mão um panfleto sobre a Convenção Na-cional da Seicho-No-Ie para Jo-vens, onde se lia: PRATIQUE O BEM, dei-o ao casal e convidei-os para a Convenção. Logo que eu disse que era da Seicho-No-Ie, o rosto dele se suavizou, e fiquei fe-liz ao ouvir de sua boca que iriam à Convenção. Como eles não ti-nham dinheiro no momento, pedí--lhes que escrevessem o endereço. Dois dias depois, fui até a casa de-les, e o casal adquiriu os ingres-sos. Mentalizei fortemente para que ambos aprendam a procurar o tesouro na Convenção Nacional da Seicho-No-Ie para Jovens e que sejam felizes. Por meio dessa ex-periência, fiz uma forte reflexão, a de que, em qualquer lugar, existe oportunidade para orientar as pes-soas a serem felizes.

Nova reverência.

Correspondência para o Boletim In for ma tivo Cír culo de Harmonia Av. Engo Armando de Ar ruda Pe reira, 348Jabaquara - São Paulo - SPCEP 04308-000 - Tel.: (11) 5074-4122 Website: http://www.sni.org.brE-mail: [email protected]

Registro no 23.575Órgão Informativo da Seicho-No-ie do BraSil

agosto / setembro de 2012 4 agosto / setembro de 2012 5

Possuidor de uma disposição espiritual de profunda religiosida-de e sensibilidade apurada, o De-cano da Seicho-No-Ie, prof. Haruo Shibuya, faleceu no dia 19 de junho de 2012, aos 89 anos, deixando ras-tos no Movimento de Iluminação da Humanidade e nas atividades artísticas do Japão e do exterior.

O prof. Shibuya nasceu na província de Miyagi, em 1924, e tornou-se adepto da Seicho-No--Ie ao ser curado da tuberculose. Em 1943, participou do Seminá-rio orientado pelo prof. Masaha-ru Taniguchi e, em 1962, passou a trabalhar na Sede Internacional da Seicho-No-Ie. Em 1965, foi nomeado Preletor da Sede Inter-nacional. Devido ao seu conheci-mento de inglês, em 1965 iniciou o trabalho doutrinário da Seicho--No-Ie no Havaí, Estados Unidos, como Supervisor Doutrinário, e se empenhou na expansão doutrinária até 1968. Mais tarde, atuou como Supervisor Doutrinário da provín-cia de Okinawa, foi nomeado Di-retor da Sede Internacional, Chefe do Departamento Cultural, Che-fe de Publicação e Edição, Che-fe do Departamento de Preletores (nome dos cargos na época) etc. Entre 1991 e 2001, foi Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina. Em 1999, ele foi nomeado Decano da Seicho-No-Ie e, em 2001, Preletor de Indicação Especial da Seicho-No-Ie. Empe-nhou-se no Movimento de Ilumi-nação da Humanidade, tendo tra-balhado na Seicho-No-Ie por cerca de meio século, até aposentar-se em 2010.

Passamento do prof. Haruo Shibuya, Decano da Seicho-No-Ie

O prof. Shibuya atuou tam-bém como poeta e foi membro da Sociedade de Poetas Modernos do Japão e do Clube dos Poetas do Japão. Além da coletânea de poe-sia Hikari no Shiki, editado pela Seicho-No-Ie, tem três livros de poe sia publicados. O livro Hikari to Kaze o Kiku, editado pela Edito-ra Nippon Kyobunsha, um ensaio

crítico das obras de Kenji Miyaza-wa e de Tagore, foi prefaciado pelo próprio prof. Masaharu Taniguchi. No Prefácio de Recomendação, o prof. Masaharu Taniguchi enaltece a obra como um livro que serve de “guia para o Novo Renascer”.

O prof. Shibuya colaborou por cinco anos na revista Shiroha-to (Pomba Branca), escolhendo os waka (poema japonês de 31 síla-bas) que seriam publicados na re-vista. Na revista Shirohato (Pomba Branca) de junho de 2012, como despedida, o prof. Shibuya escre-veu: “Vivi uma bela vida, escrevi belos poemas e quero despedir-me belamente deste mundo”. A última aparição pública do prof. Shibuya foi a entrevista em que ele falou so-bre o tema “Beleza”, publicada na edição de julho de 2012 da revista Inochi no Wa.

(Artigo publicado no Jornal Seishimei de 1o de julho de 2012)

Você está recebendo o novo Círculo de Harmonia, com lingua-gem atual, mais conteúdo, infor-mativo e dinâmico, e, agora, passa também a contar na versão web, no endereço: www.sni.org.br/chonline

Além disso, o Círculo de Har-monia impresso, a partir desta edi-ção, virá nesse novo formato e terá distribuição bimestral.

Essa mudança busca tornar o Boletim Informativo mais “vivo” e proporcionar ao leitor uma me-lhor qualidade. Prima também por cumprir os Princípios e Diretri-zes da Política Ambiental da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL, já que a mudança acarretará uma econo-mia de 888 mil folhas de papel em um ano. Com certeza, a Natureza agradece.

Desse modo, o Círculo de Har monia que chega à sua mão

continua pulsante na internet, on de você terá toda semana uma série de matérias no canal web, com cober-turas exclusivas. Nossa proposta é contar com jornalistas voluntários das regionais, para que tudo o que for relevante possa virar notícia e ser compartilhado com os leitores.

Estamos preparando uma inte-ração entre o impresso e o online, de modo que os dois veículos con-versem entre si, para que o leitor não perca nada dos fatos históricos da SEICHO-NO-IE BRASIL.

E tem mais, todo mês você contará com o conteúdo on-line da edição impressa do mês, com um aprofundamento das matérias, mais fotos, depoimentos e interação.

A surpresa deste mês (ago./set.) do conteúdo on-line é a entre-vista exclusiva do Professor Haruo Shibuya em sua última aparição

pública, sobre o tema “Beleza”, pu-blicada na edição de julho de 2012 da revista Inochi no Wa, e mais ar-tigos seus que foram publicados no Círculo de Harmonia no período em que morou no Brasil. Você não pode deixar de ler.

Agora, confira os destaques da edição on-line que já está no ar:• Conheça um pouco mais da tra-

jetória do Superintendente Dou-trinário da Seicho-No-Ie para a América Latina, Preletor da Sede Internacional Yoshio Mukai, e da Diretora-Presidente da SEICHO--NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional Marie Mu-rakami, através da coluna Perfil.

• A SEICHO-NO-IE DO BRASIL esteve presente no Festival do Ja-pão.

• Há também uma matéria exclu-siva sobre o estágio para Forma-ção e Capacitação de Líderes da Associação dos Jovens da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL edi-ção julho/2012, que contou com mais de 20 estagiários.

• Emoção, alegria e reflexão mar ca-ram o Seminário de Treinamento Espiritual do Despertar da Natu-reza Divina. Saiba o que de espe-cial aconteceu no seminário que antecede a Convenção Nacional.

Círculo de Harmonia Online

Baixe um leitor QR Code no seu celular ou tablet e foto-grafe o código ao lado e nave-gue a vontade pelo Círculo de Harmonia Online.

Preletor Haruo Shibuya

A última aparição pública do prof. Shibuya foi a entrevistaem que ele falou sobre o tema “Beleza”, publicada na edição

de julho de 2012 da revista Inochi no Wa.

Foto

: Sed

e In

tern

acio

nal

Foto

: Sed

e In

tern

acio

nal

Página inicial do Círculo de Harmonia online

agosto / setembro de 2012 6 agosto / setembro de 2012 7

Boa tarde a todos! Muito obri-gado.

Meu nome é Lúdio Martins Gomes, moro em Londrina e parti-cipo das atividades da Seicho-No--Ie na Regional PR-LONDRINA.

Conheci a Seicho-No-Ie em 1988. Naquela época, minha famí-lia morava na cidade de Astorga. Eu tinha 11 anos e guardava um grande complexo de inferioridade dentro de mim, além do conflito com meu pai. Várias perguntas sur-giam e nada dava certo. Era muito brigão e o meu grande sonho era sair de casa.

Quando tudo parecia que não teria mais solução, a minha mãe conheceu a Seicho-No-Ie em uma reunião em Astorga. Isso foi um marco para a nossa família, pois ela começou a ler os livros sagrados e a oferecer a leitura da sutra todos os dias aos nossos antepassados.

As minhas companhias eram muito variadas, com colegas que apresentavam boas condutas e ou-tros com comportamentos não con-dizentes com um filho de Deus. Numa ocasião, um deles pegou algumas folhas de cheque da mãe e, falsificando a assinatura, as utili-zou. Não demorou muito para que seus pais descobrissem o mal feito, e ele, sem saber por onde escapar, acabou jogando a culpa em mim. Os meus pais ficaram muito tristes com tal ocorrido, e foi muito difí-cil enfrentar o fato de ser julgado como ladrão por algo que eu não tinha feito.

Porém, ainda existia luz. A minha mãe resolveu me apresen-tar, de fato, a Seicho-No-Ie e me “obrigou” a fazer a leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Ver-dade, pelo menos uma vez ao dia.

No início, foi bem difícil, pois não tinha paciência para entender o que estava falando e o meu pensamento ainda era de revolta, por estar sen-do “castigado” por algo que não fi-zera.

Com o passar dos dias, algo maravilhoso aconteceu, e tudo co-meçou a dar certo, pois passei a enxergar a vida de outra forma. Os anos se passaram e o meu relacio-namento com meu pai foi melho-rando. Comecei a fazer a leitura da sutra sagrada sozinho todos os dias às 5 horas da manhã, antes de pegar o ônibus para ir à escola (estudava em Maringá).

Tudo passou a ficar mais difí-cil, e, sempre que surgiam dificul-dades, eu sabia que era para o apri-moramento do espírito. Agradecia, tentava ver o lado positivo de todos os fatos. A vida passou de fato a ser uma escola!

Participava de todos os Semi-nários da Luz na Regional PR-MA-RINGá e também de outras ativi-dades da Seicho-No-Ie.

Em fevereiro de 1996, partici-pei do Seminário de Carnaval em Maringá, como forma de gratidão

pelos resultados que já estavam guardados para mim no vestibu-lar. Durante o evento, recebi uma ligação de meus pais em prantos de alegria, informando-me de que eu havia passado em uma universida-de federal para Medicina Veteriná-ria. Começava ali uma nova jorna-da, e não havia lugar melhor para agradecer.

Fui estudar em Palotina, Para-ná, e nada, absolutamente nada deu errado. Morava com uma família que me acolheu como filho e, logo nos primeiros anos, consegui uma bolsa de trabalho e pesquisa e um maravilhoso emprego de garçom, para trabalhar à noite. Começava a me sustentar sozinho, e mesmo com todos esses afazeres ainda res-tava tempo para estudar. Vale res-saltar que nesse período os livros da Seicho-No-Ie foram os meus grandes companheiros, com desta-que para o volume 7 da coleção A Verdade da Vida e O Livro dos Jo-vens, de autoria do prof. Masaharu Taniguchi. Eu dormia muito pouco, e o Shinsokan foi o meu alimento espiritual de cada dia.

Só para exemplificar uma das passagens, certa vez, quando es-tava estudando para a prova de bioquímica, que historicamente era muito difícil, senti um grande sono. Fui para cama, fiz a Medita-ção Shinsokan e dormi muito bem até as 3 horas da manhã, quando acordei e senti vontade de abrir um livro antigo de bioquímica. Comecei a folheá-lo e achei um exercício que estava correlaciona-do com a matéria da prova. Fiz o exercício e voltei a dormir. Quan-do fui para a universidade fazer a prova, fiquei surpreso ao perceber que a primeira questão era a mes-

ma que havia resolvido algumas horas atrás.

Antes da formatura, em julho de 2000, fui trabalhar exatamen-te no que havia planejado e men-talizado durante o meu curso. Em Brasília, encontrei o meu primeiro emprego e, lá, em 2002, constituí famíl ia. Algum tempo depois, mu-dei de empresa e tive três filhos. Dois deles estão hoje no mundo es-piritual, e a eles sempre dedicamos as orações.

A vontade de aprimorar-me espiritualmente era muito grande, e, em 2004, passei a fazer oração para os antepassados e contribui-ção para a Missão Sagrada, que é uma contribuição que fazemos todo mês como forma de gratidão. Tudo passou a fluir muito bem em minha vida, e entre os planos esta-va voltar para o Paraná e trabalhar numa empresa multinacional. Co-mecei então a mentalizar e agra-decer a atual função e, em 2007,

Relato de Experiência o objetivo foi atingido. Mudamos para Londrina, mas, por minha culpa, o meu endereço não foi atua lizado, assim logo tive proble-mas na contribuição do boleto da Missão Sagrada.

Em 2011, após a realização da sutra e Shinsokan, senti uma gran-de vontade de resolver tal situação e liguei para a Seicho-No-Ie para resolver a duplicidade de endere-ço e colocar em dia a minha Mis-são Sagrada. A preletora Norma, hoje Supervisora desta Regional, me atendeu e fez todas as atuali-zações.

Na manhã seguinte, viajei para Campinas e, durante a noite, o meu chefe me comunicou que eu assu-miria a sua posição, pois ele esta-va indo para outros desafios. Dessa forma, assumi um cargo de gerên-cia nacional, tal qual estava guar-dado no mundo espiritual com a permissão de continuar morando em Londrina.

Sendo assim, sou muito grato a Seicho-No-Ie, por mudar a mi-nha vida e fazer-me reconhecer que sou filho de Deus, perfeito, e que as dificuldades são verdadei-ros professores para o nosso apri-moramento.

Atualmente, participo do Mó-dulo de Estudos, onde nós estuda-mos mais profundamente toda a fi-losofia da Seicho-No-Ie, e sem dú-vida serei um grande preletor!

Muito obrigado a Deus, a mi-nha esposa e filhos, e a meus pais, pela paciência e oportunidade de crescimento.

Muito obrigado.

Lúdio Martins Gomes Relato apresentado no Semi-

nário da Luz da Regional PR-LON-DRINA, em 6 de maio de 2012, e na Convenção Nacional da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL para Jo-vens, no Ibirapuera em São Paulo, no dia 22 de julho de 2012.

Lúdio Martins Gomes

agosto / setembro de 2012 8 agosto / setembro de 2012 9

O Projeto de Desenvolvi mento Regional (PDR) nasceu em 2009, sob a orientação da Superintendência de Coordenação das Regionais Doutrinárias (SCRD). Atualmente é coordenado pela Preletora em Grau Jú-nior Vera Lucia Pereira Cardoso.

O PDR tem como objetivo fazer com que toda a liderança, associados e adeptos estejam motivados e pratiquem constantemente os ensinamentos da Seicho--No-Ie em sua vida cotidiana, aplicando assim a Lei da Criação da Vida e tendo o amor como alimento da Vida, para o desenvolvimento e o crescimento contí-nuo.

Nesses três anos o projeto já atendeu a 23 das 83 Regionais Doutrinárias no Brasil, e cada regional re-cebe três visitas por ano. Abaixo, você pode verificar como funciona o trabalho que os membros da equipe do PDR desenvolvem nas regionais e nos núcleos da Seicho-No-Ie por todo o país.

EXPANDIR

O trabalho que a equipe do PDR desenvolve nas regionais é grandioso, e duas páginas do Círculo de Harmonia não seriam suficientes; portanto, fique aten-to nas próximas edições do Boletim Informativo que você vai conhecer quem são e o que fizeram algumas regionais para transformar suas realidades depois da visita do projeto.

Regionais que foram visitadas desde 2010:

SP-SÃO MIGUEL PAULISTAPR-WENCESLAU BRAZMG-TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBAPR-PARANAVAÍPR-FOZ DO IGUAÇUMG-JUIZ DE FORAAM-MANAUSMG-MONTES CLAROSMA-IMPERATRIZMS-DOURADOSPR-FRANCISCO BELTRÃOPR-UMUARAMAGO-GOIáSSP-ARARAQUARA 2RS-IJUÍBA-ILHÉUSMG-GOVERNADOR VALADARESSP-GUARATINGUETáSC-XANXERÊSP-ARARAQUARABA-FEIRA DE SANTANA

Desde que tomou forma, as palavras “fiscalizar” e “auditar” foram substituídas pelos verbos “orien-tar”, “capacitar” e “amparar”. “O método é simples: se administrativamente uma regional não apresenta uma situação estável, isso representa que o aspecto doutrinário deve ser estimulado, pois um grupo es-piritualmente fortalecido consegue, inevitavelmente, aumentar os bons frutos práticos na expansão do Mo-vimento”, explicou o Superintendente da SCRD, As-pirante a Preletor da Sede Internacional Luiz Takeo Onuki.

Essa assistência é personalizada e atende à carac-terística de cada regional. Tendo como base o “Diag-nóstico da situação” (veja o quadro 1), estabelecem--se as atividades que serão desenvolvidas nas regionais (veja o quadro 2).

O PDR ainda conta com outros instrumentos de ações para o fortalecimento e a capacitação da lideran-ça, tais como: Projeto “Pratique as Sete Declarações Iluminadoras”; Curso de Missão Sagrada e Forma Hu-mana; Projeto “Unidos por Amor”; Orientação e Trei-namento para Livreiros; treinamento de como divulgar todas as reu niões; atendimento VIP aos adeptos e todos os demais treinamentos pontuais para o bom desenvol-vimento local da Seicho-No-Ie.

Para aqueles que fazem parte do PDR, o desafio principal e a maior alegria é ver o crescimento da re-gional embasado nos ensinamentos da Seicho-No-Ie por meio do fortalecimento da liderança. “Contribuir com as regionais num trabalho conjunto, para divul-gar o ensinamento da Seicho-No-Ie, formar novas li-deranças e fortalecer a convicção do “Homem, filho de Deus”, promovendo o crescimento e o desenvol-vimento de uma regional, é para nós a maior alegria e satisfação no trabalho que desenvolvemos”, conta, emocionada, a coordenadora do PDR, Vera Lucia Pe-reira Cardoso.

O objetivo principal das visitas e do trabalho de-senvolvido nas regionais é proporcionar aos dirigen-tes e adeptos alegria, bem-estar e segurança ao rea-lizar as atividades e também orientá-los na realização de estudos, oração de bênção etc. Por meio de confe-rências e palestras, fortalecer a convicção e a fé, para tornarem-se capazes de superar todos os obstáculos. Tudo isso pode ser traduzido com o infográfico abai-xo:

A SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL realiza, desde 2007, aulas, cur-sos e reuniões virtuais com o princi-pal propósito de diminuir a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera e também com o objetivo aproveitar melhor o tempo de seus dirigentes. A Superintendência da América La-tina foi a primeira a aderir a novi-dade, já que, para realizar atividades nos países em que há Seicho-No-Ie, as distâncias são muito longas e os custos são altos. Atualmente os di-rigentes desses países assistem às aulas virtuais sobre os livros A Ver-dade da Vida – v. 4 e O que Deve Fazer o Dedicado à Iluminação.

A Superintendência das Ativi-dades dos Preletores, desde 2009, utiliza essa tecnologia e realiza na terceira quinta-feira de todo mês aula virtual para preletores e líde-res da iluminação. Além dessa aula, todos os anos no primeiro semestre acontece o curso para preletores também de modo virtual, e são rea-lizados também treinamentos para os dirigentes que prestarão exame para preletor, para os que vão fa-zer exame para promoção de grau e para os preletores formandos. O curso específico para líderes da ilu-minação voltou a ser realizado em 2011 no formato virtual.

A previsão, para junho a de-zembro deste ano, é de que sejam realizados mais de 65 encontros virtuais, entre reuniões, cursos, au-las e treinamentos. Um dos desta-ques são as aulas de estudo da cole-ção A Verdade da Vida, realizadas todas as quartas-feiras com a orien-tação do Preletor da Sede Interna-cional, Heitor Miyazaki, e contam com mais de 1.000 participantes em todo o Brasil.

Confira no conteúdo online desta edição a agenda completa do segundo semestre e informe-se em sua regional como e quem pode participar. www.sni.org.br/chonline

Tecnologia em prol do meio ambiente e da divulgação da Seicho-No-Ie

Na próxima edição, vamos conhecer um pouco mais desse trabalho apresentando a Regional PR-FRAN-CISCO BELTRÃO. Aguarde...

agosto / setembro de 2012 10 agosto / setembro de 2012 11

Por Ariovaldo Adriano Ribeiro

A SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL realiza em todo o país o Semi-nário da Luz, que tem como metas: divulgar o ensinamento da Seicho--No-Ie para aqueles que ainda não o conhecem e trabalhar para a for-mação de liderança regional, que são todos aqueles que se dedicam para o sucesso do evento.

Nesse seminário, os partici-pantes aprendem como ter um lar harmonioso, e a fazer da sua casa um local de prosperidade e alegria, a dominar as leis mentais e também descobrem, na prática, como mani-festar no dia a dia a sabedoria, o amor, a Vida, a provisão, a alegria e a harmonia, inerentes a todos, e assim transformar suas vidas em definitivo.

O Seminário da Luz é uma das realizações mais importantes para o crescimento de uma regional, pois é um evento em que muitas pessoas têm o seu primeiro conta-to com a Seicho-No-Ie, aonde vão para conhecer e aprender a praticar seus ensinamentos no dia a dia.

E esse é um dos motivos que levam todos os líderes regionais a se empenhar ao máximo na divul-gação desse grandioso evento. As regionais que realizam o seminário este ano trabalham com o objetivo de que, no mínimo, 50% do públi-co presente sejam pessoas que es-tão vindo a um evento da Seicho--No-Ie pela primeira vez.

Todas as regionais do Brasil são supervisionadas pelo Gabinete

do Seminário da Luz e recebem as-sessoria e treinamento da Aspiran-te a Preletora da Sede Internacio-nal Maria Amélia Camilo Teixeira. Para que seja um sucesso, o Ga-binete do Seminário da Luz dá às regionais a seguinte instrução: to-dos devem se empenhar aplicando o próprio ensinamento como mola propulsora.

Sendo um evento de cunho es-piritual, uma vez que leva o ensi-namento da Seicho-No-Ie, seu tra-balho agrega um valor “sagrado”. Desse modo, já nas primeiras reu-niões da liderança organizadora são agendadas várias práticas em conjunto com todos os líderes, tais como Meditação Shinsokan e mara-tonas de Sutras Sagradas, e princi-palmente orações para todos os en-volvidos e participantes. Tudo co-meça com a Consagração dos Con-vites, uma cerimônia realizada com a leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, de modo que, junto com o convite de participa-ção, todos recebem também o amor infinito de Deus, que se propaga por todos os recantos, transformando a treva em luz, e para que a Imagem

Verdadeira do filho de Deus se ma-nifeste em todas as pessoas.

O Gabinete realiza vários trei-namentos com todos os preletores e líderes da iluminação de cada re-gional. Após esse treinamento es-pecífico, eles se tornam parceiros na divulgação e padrinhos dos Nú-cleos e Associações Locais. Tam-bém são realizados treinamentos com os membros do CDOR (Con-selho Administrativo Doutrinário Regional), em que são afinadas ações imediatas a curto e a lon-go prazo para o sucesso do even-to, antes, durante e depois do dia previsto para a realização do semi-nário. Fora isso, também todas as organizações, Fraternidade, Pomba Branca, Jovens, Preletores, Prospe-ridade e Educadores, recebem trei-namentos específicos.

Geralmente, logo no primeiro encontro de trabalho, é dada uma Reunião Especial, para toda a li-derança local, e nesse dia realiza--se uma Cerimônia de Gratidão em Memória dos Antepassados de to-dos os líderes e adeptos. Sendo essa atividade de profunda grati-dão, é também o ponto de partida para todas as demais atividades que serão realizadas.

Nessa reunião, as regionais também apreciam aulas com os te-mas “Significado espiritual do Se-minário da Luz” e “Meios de obter sucesso na campanha de divulga-ção”. Logo em seguida, iniciam-se os treinamentos.

Aqui destacamos a importân-cia da divulgação dos convites den-tro do treinamento. Segundo a pre-

letora Maria Amélia, existem duas divulgações: a externa e a interna.

A externa busca abranger pes-soas fora do nosso convívio. E a in-terna abrange as pessoas do nosso convívio.

As regionais recebem orienta-ção de como obter sucesso nessas divulgações. Na divulgação exter-na, contam com um especial apoio midiático, tais como rádio, TV, jor-nais, sites etc.

Por exemplo, a Regional SP-LAPA, na Grande São Paulo, realizará o seu evento no dia 16 de setembro no Memorial da América Latina, aqui mesmo na capital, ten-do como meta reunir 1.400 partici-pantes. Segundo a Supervisora Re-gional, preletora Irani Staub Vila Flor Teixeira, a divulgação externa é fundamental para contagiar inclu-sive o público interno. Em parceria com a Superintendência de Comu-nicação da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, a regional está com uma promoção no programa Seicho-No--Ie no Rádio, pela Rádio Mundial, em São Paulo, em que, desde agos-to, todos os ouvintes concorrem to-dos os sábados a três convites para participar do evento. O programa faz a divulgação, e os ouvintes li-gam para a própria regional para participar do sorteio. Fora isso, ela divulga o evento no Jornal do Bairro, no site do Memorial e em mais três emissoras de sua região: a Rádio de Caieiras, Franco da Ro-cha e Francisco Morato.

Ainda na divulgação externa, muitas regionais realizam carrea-tas com verdadeiros trios elétricos, intensificando o trabalho corpo a corpo, e também presenteiam a to-dos os convidados com revistas da Seicho-No-Ie.

É muito comum as regionais estipularem uma meta de quantas famílias serão visitadas e quantas casas receberão uma revista da Sei-

cho-No-Ie, complementa a preleto-ra Maria Amélia.

São agendadas, ainda, visitas em escolas, instituições públicas, empresas etc., tudo para que mais pessoas tenham a oportunidade de participar do evento.

“Já na divulgação interna, as regionais oferecem Conferências Especiais, cuja principal atividade é a palestra: ‘As três práticas espi-rituais’, onde os adeptos aprendem sobre a ‘riqueza’ que são as práti-cas da Seicho-No-Ie e a sua impor-tância no dia a dia para a mudança familiar”, declara a preletora Maria Amélia.

Na segunda parte da conferên-cia, todos os participantes apren-dem sobre o amor ao próximo. Nessas atividades, o participante recebe o formulário Lista de Feli-citação, com espaço para indicar 90 nomes, onde ele pode preen-cher com o nome dos familiares e amigos que serão convidados a participar do evento. No verso do formulário, há uma oração e instru-ções de como orar pela felicidade de todos os que estão inscritos na lista. O formulário é preenchido em duas vias, sendo que uma fica com o adepto e a outra é devolvida para o Núcleo, que se encarregará de, todos os dias, orar pela felici-dade dos inscritos. Essa lista tem feito verdadeiros milagres na vida dos líderes e adeptos e, alavancado a divulgação dos convites em mui-tas regionais.

Ainda nessas atividades é da-da uma tarefa que tem como obje-

tivo manifestar o amor ao próxi-mo. Quem estiver presente levará um bloco com convites, com prazo para ser entregue, para convidar as pessoas para participar de um Se-minário da Luz, fazendo dessa di-vulgação uma prática de dedicação de amor. As regionais que colocam essas atividades em prática obtêm sucesso na divulgação, pois não fica um convite sequer na Associa-ção Local sem um destino certo, e para um objetivo certo: levar a feli-cidade para mais pessoas.

Desse modo, todos participam do seminário e colaboram na sua divulgação, convidando novas pes-soas para prestigiar o evento.

O Seminário da Luz propicia grande divulgação das atividades da Seicho-No-Ie local porque as pessoas não são só convidadas para um evento, mas são também moti-vadas a fazer parte da Seicho-No--Ie. Logo após o evento, as regio-nais oferecem gratuitamente uma grande Reunião de Estudos para que os participantes pela primei-ra vez conheçam mais e aprendam ainda mais como viver no dia a dia esta Verdade que liberta todos dos sofrimentos.

A programação desse seminá-rio é recheada de palestras com en-sinamentos da doutrina da Seicho--No-Ie, para serem colocados em prática imediatamente. Em 2012, o tema central é “Um encontro com a luz que ilumina toda a família”. Um dos momentos mais esperados des-se evento é a Oração da Cura, em que todos os preletores da regional presentes no evento, junto com o orientador do seminário, realizam oração para todos os participantes.

É um seminário para toda a família participar. Há uma progra-mação especial repleta de ativida-des doutrinárias que se encaixam perfeitamente com as necessidades de todas as faixas etárias, inclusive

Seminário da Luz leva o ensinamento da Seicho-No-Ie para novos

participantes e forma liderança local

RO-CACOAL

Foto

: Gab

inet

e do

Sem

inár

io d

a Lu

z

Atividade com Juvenis, MA-IMPERATRIZ.

Foto

: Gab

inet

e do

Sem

inár

io d

a Lu

z

agosto / setembro de 2012 12 agosto / setembro de 2012 13

para crianças de até 10 anos, juve-nis de 11 a 14 anos e jovens de até 15 anos de idade. Além disso, tam-bém é possível adquirir as obras li-terárias e artigos religiosos da Sei-cho-No-Ie.

No ano de 2011, foram rea-lizados 42 Seminários da Luz em todo o Brasil, com a participação de mais de 32 mil pessoas. E, deste total, cerca de 8 mil tiveram o pri-meiro contato com os ensinamen-tos da Seicho-No-Ie nesses semi-nários.

Ao encerrar-se um evento, muitas regionais já começam a tra-balhar para o próximo. O seminá-rio acontece a cada dois anos, e os preparativos, de modo geral, come-çam seis meses antes de sua reali-zação.

A preletora Maria Amélia con-gratula e agradece a todos os lide-res e adeptos locais por esse gran-

dioso trabalho de expansão do mo-vimento local através do Seminário da Luz.

Data Local Orientador

1 e 2/9/2012 RJ-COPACABANA Ênio Maçaki Hara

2/9/2012 PR-UMUARAMA Sinji Takahashi

2/9/2012 SP-ARAÇATUBA Junji Miyaura

2/9/2012 SP-OURINHOS Marie Murakami

2/9/2012 SP-SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (Vot.) Heitor Miyazaki

9/9/2012 SP-BAURU Ênio Maçaki Hara

15 e16/9/2012 BA-BARRIS Marie Murakami

15 e16/9/2012 RN-NATAL-MOSSORÓ Heitor Miyazaki

16/9/2012 SP-LAPA Fernando A.M. Marques /Lílian Suzi B. Norimatsu

22 e 23/9/2012 PB-JOÃO PESSOA Fernando A. Mendes Marques

22 e 23/9/2012 PR-CURITIBA (Paranaguá) Marie Murakami

23/9/2012 MG-BH-CAIÇARA Ênio Maçaki Hara

23/9/2012 PE-RECIFE Sinji Takahashi

23/9/2012 SP-CAMPINAS (Iracemápolis) Junji Miyaura / Ariovaldo A. Ribeiro

22 e 23/9/2012 SP-SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (Jales) Heitor Miyazaki

29 e 30/9/2012 RS-RIO BRANCO Sinji Takahashi

Veja abaixo as demais datas e locais que sediarão o Seminário da Luz em 2012:

PA-BELÉM

RJ-NITERÓI

SP-PRESIDENTE PRUDENTE

SP-SÃO JOÃO DA BOA VISTA

Foto

: Gab

inet

e do

Sem

inár

io d

a Lu

zFo

to: G

abin

ete

do S

emin

ário

da

Luz

Foto

: Gab

inet

e do

Sem

inár

io d

a Lu

zFo

to: G

abin

ete

do S

emin

ário

da

Luz

29 e 30/9/2012 SC-XANXERÊ Fernando A. Mendes Marques

30/9/2012 SP-CAMPINAS Ênio Maçaki Hara / Junji Miyaura

30/9/2012 SP-OSASCO Marie Murakami

14/10/2012 SP-ARICANDUVA Marie Murakami

18/11/2012 SP-GUARATINGUETÁ Fernando A. Mendes Marques

18/11/2012 SP-PENHA Junji Miyaura / Lílian Suzi B. Norimatsu

25/11/2012 SP-PINHEIROS Fernando A. Mendes Marques

1 e 2/2012 CE-FORTALEZA Marie Murakami

1 e 2/12/2012 RN-NATAL-AREIA BRANCA -CARAÚBAS Ênio Maçaki Hara

Por José Yokoyama

A cidade de Ibaiti, no interior do Paraná, onde os irmãos Miyoshi e Daijiro Matsuda residiram e onde foi fundada a primeira Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie – Bair-ro Amora Preta, em 1942, foi palco no dia 24 de junho de 2012 do 14º Seminário de Gratidão no Marco da Fundação da Seicho-No-Ie.

No início de 1942, os irmãos Matsuda, juntamente com toda a família e demais companheiros de fé, partilharam o sonho de cons-truir uma “vila ideal” onde todos pudessem viver dentro dos prin-cípios da Seicho-No-Ie. Foi nessa vila, em meio à Segunda Guer-ra Mundial e toda a problemática enfrentada pelos japoneses, que o então jovem Miyoshi Matsu-da presidiu a primeira Associação dos Jovens do Brasil, tendo como vice-presidente o sr. Shizuori Jyo, irmão mais velho do sr. Nobuo Jyo, o tesoureiro; como chefes setoriais o sr. Kitinosuke Suzuki, Shin-no-jô Hassuma e outros. Devido a esses

fatos históricos, hoje o local é re-conhecido como “marco zero” da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e da América Latina.

O evento contou com a orienta ção do Aspirante a Preletor da Sede Internacional Ariovaldo Adria no Ribeiro e do Preletor em Grau Máster Tuguio Teramae. Teve também a apresentação de um tea-tro que traduziu os primeiros pas-sos para a formação da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie no Brasil, encenados por um grupo da Regional PR-LONDRINA.

Neste ano, estiveram presen-tes no seminário 195 participantes,

adeptos vindos de várias cidades, como: São Paulo, Osasco, Campi-nas, Castro, Curitiba, Ibaiti, Carló-polis, Bauru, Ourinhos, Londrina, Rolândia e Diadema. Pode-se afir-mar que pela 14ª vez o evento foi realizado com grande sucesso.

Dando continuidade aos traba-lhos da Seicho-No-Ie e contando com o apoio da Sede Central, a Su-pervisora Administrativa e Doutri-nária da Regional PR-WENCES-LAU BRAZ, prelª Lúcia Viana da Silva Bernardo, pretende manter viva a chama de gratidão aos pio-neiros. “Vamos reconstruir a anti-ga residência da família Matsuda, que serviu para os primeiros pas-sos da divulgação da Seicho-No-Ie no Brasil; concluir a obra do salão, que já está coberto, e investir nas estruturas de apoio, como refeitó-rio, cozinha e sanitários, para pro-porcionar maior conforto aos semi-naristas”, planeja a supervisora.

Confira mais fotos desse even-to no “conteúdo on-line desta edi-ção” em www.sni.org.br/circulo-deharmonia

Seminário de Gratidãoacontece há 14 anos

Preletor em Grau Máster Tuguio Teramae

agosto / setembro de 2012 14 agosto / setembro de 2012 15

Por Lucia Chiarini

O sol, a alegria, a sabedoria e a emoção marcaram presença em Gramado, Rio Grande do Sul, durante o 28o Seminário Espe-cial da Prosperidade, promovido pela Associação da Prosperidade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (APSI B), brindando os seminaris-tas e os palestrantes com tempera-turas mais agradáveis. O frio não veio como era esperado, mas tam-bém era tamanho o calor humano que frente fria alguma se arriscou a aparecer.

O Seminário Especial da Pros-peridade, com o tema “Tudo o que verdadeiramente existe são somen-te Deus e o que vem de Deus”, reu-niu cerca de 1.200 participantes, vindos de todas as regiões do país. De ônibus, as caravanas chegavam ao Centro de Convenções do Serra-no Resort, e, logo, os seminaristas eram recebidos com um largo sor-riso, uma reverência, e as palavras “muito obrigado”.

Na sexta-feira 15 de junho, as boas-vindas foram dadas pelo Gru-

Associação Prosperidade sefaz presente em Gramado

po de Dança Alemã de Gramado Misbah, com boa música e dança, um dos povos que colonizaram essa região gaúcha. No palco, o time de orientadores se revezava com pa-lestras, fórum empresarial e entre-vistas, com temas atuais, que inte-ressaram a todos os empresários, profissionais liberais, executi vos e autônomos presentes no evento.

No conteúdo online desta edição você confere na integra

esta reportagem e fica por dentro de tudo o que rolou neste grande evento. E mais já se prepare, pois a APSIB convida a todos vocês para participar do 29o Seminário Especial da Prosperidade em Por-to de Galinhas-PE, nos dias 3 e 4 de maio de 2013. Para maiores in-formações, o telefone é (11) 5014-2231 ou envie e-mail para [email protected].

Acesse jáwww.sni.org.br/chonline

Público atento as orientações no Seminário Especial da Prosperidade.

Orientadores do Seminário Especial da Prosperidade.

Por Ariovaldo Adriano Ribeiro

Você pode ter um programa de rádio da Seicho-No-Ie na sua ci-dade.

Com uma linguagem intimis-ta que cativa o ouvinte e recheado de doutrina, o programa SEICHO--NO-IE NO RáDIO a cada mês conquista mais espaço nas emisso-ras do Brasil.

A Superintendência de Comu-nicação da SEICHO-NO-IE DO BRASIL vem ao longo dos últi-mos meses remodelando a progra-mação, tornando o programa cada vez mais atrativo. Tanto é que al-gumas emissoras onde o programa era vinculado uma vez por semana passaram agora a transmitir dia-riamente, como é o caso das cida-des de Dracena-SP, Tubarão-SC, Capinópolis-MG, Carangola-MG, Maracajaú-RN, Otacílio Costa-SC, Uberaba-MG e Nova Trento-SC.

Atualmente contamos com mais de 80 emissoras que vinculam o programa de rádio da Seicho-No-

-Ie. Que tal o próximo programa ser na sua cidade?

Apresentamos aqui 4 passos:Passo no 1: ESCOLHER A

EMISSORA E NEGOCIAR PRE-ÇO

Escolher uma emissora e ne-gociar o preço para espaço de 1 hora ou 30 minutos. A Sede Cen-tral, por exemplo, é responsável por um programa de 30 minutos na cidade de São Paulo, que vai ao ar aos sábados pela Rádio Mundial, às 14h30.

Passo no 2: CONSEGUIR PA-TROCINADORES

Negociado o preço do horário, o passo seguinte é obter patrocina-dores para cobrir os custos. Não só empresas, mas também pessoas fí-sicas podem contribuir. Temos re-gistros de alguns núcleos que são mantenedores do programa. Uma regional negociou com a emissora de rádio o valor de R$ 600 (Seis-centos reais) por mês para transmi-tir o programa. Conseguiu 3 (três) patrocinadores e dividiu os custos entre eles.

O preço varia de acordo com a região e a potência da rádio; po-rém, temos conseguido espaços gratuitos.

Passo no 3: INFORME A RE-GIONAL E SEDE CENTRAL

Conseguindo acertar os de-talhes, deve-se informar o Super-visor Administrativo Doutrinário

Regional e também a Sede Central, por carta, telefone ou e-mail (con-tatos abaixo).

Passo no 4: PREENCHER O FORMULáRIO E ENVIAR CÓ-PIA DO CONTRATO DA EMIS-SORA

Em nosso site (http://www.sni.org.br/sninoradio/como-ter-uma--radio.htm), você encontra o for-mulário e um modelo de contrato, que você deve preencher e enviar uma cópia pelo fax (11) 5072-2393, ou por carta ou e-mail:

Ficha cadastral – Como ter a Rádio em sua cidade ficha cadastral

Como ter a Rádio em sua cidade modelo de contrato

A/C de Ariovaldo Adriano RibeiroAv. Engº Armando de Arruda Pereira, 348 – São Paulo-SP

CEP 04308-000Tel. (11) 5074-4122

E-mail: [email protected]

Vamos lá! Agora a sua cidade também vai ouvir o programa SEI-CHO-NO-IE NO RáDIO.

Atenção: O horário nobre do Rádio é das 6h da manhã às 18h. Sendo assim, não convém veicular programas após as 18h.

Programa SEICHO-NO-IE NO RÁDIO

Momento cultural apresentoudança típica gaúcha.

Foto

: Arq

uivo

APS

IB

Foto

: Arq

uivo

APS

IB

Foto

: Arq

uivo

APS

IB

agosto / setembro de 2012 16 agosto / setembro de 2012 17

Um olhar carinhoso, um sor-riso sincero, um abraço apertado. Para muitos casais são atitudes nor-mais do dia a dia, mas para outros pode ser algo que foi perdido com o passar dos tempos. Atitudes que mantêm viva a chama do amor en-tre um casal e que fazem parte da rotina são incentivadas nos Semi-nários de Treinamento Espiri tual para Casais, que acontecem nas Academias de Treinamento Espiri-tual da Seicho-No-Ie.

Em 2012 já aconteceram em quatro das cinco academias e trou-xeram através de suas atividades surpresas, palestras e práticas da Seicho-No-Ie o tema “As quatro estações do amor”, com uma pro-gramação repleta de momentos para que os casais manifestem o amor e reflitam sobre diversos te-mas que envolvem a vida a dois.

“O tema central deste ano pro-cura mostrar que na vida conjugal existem várias “estações’ e que em todas elas, estando unidos, o casal fica cada vez mais fortalecido. Ou-tono é época de reflexão, em que as folhas caem para dar lugar a novas folhas. O inverno é o momento de ficar mais juntinhos, mais unidos. Já a primavera é época de uma nova vida, da renovação e da esperança. E o verão representa o sol em nossa vida, a alegria de estarmos sempre juntos e felizes”, explica a coorde-nadora do Departamento de Casais da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, preletora Alexandra Terceiro.

Para o diretor do Departamen-to de Casais da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, preletor Fernando

Seminário para Casais nas Academiasde Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie

aborda as quatro estações do amor

Rufino, “a vibração de amor e ale-gria dos casais foi notável. Pre-senciamos muitas declarações de amor, muitas reconciliações e con-tamos com casais de diversas fai-xas etárias (recém-casados e até casais que já estão 50 anos juntos). A atividade de massagem, a aula de

dança, a festa junina (com direto a quadrilha) marcaram a edição do Seminário na Academia de Ibiúna, onde no último dia de seminário os maridos fizeram uma declaração de amor para as esposas cantando a música ‘É Primavera’, do Tim Maia”.

Atenção, você que é jor-nalista e atua como dirigente, adepto ou simpatizante da Sei-cho-No-Ie, e que gostaria de contribuir como corresponden-te/colaborador da Superinten-dência de Comunicação da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL!

Estamos cadastrando pro-fissionais da área como volun-tários para eventuais coberturas de eventos nas suas cidades/ regiões e/ou produção de relea-

ses. Venha sentir a alegria de se somar à “luz” transmitida pelos nossos veículos de comunicação e, através desse ato de amor e doação, veja seu brilho pessoal resplandecer cada vez mais, em todos os sentidos.

Para mais informações, en-vie e-mail para comunicaçã[email protected], ou ligue para (11) 5074-4122, e contate os prele-tores Ariovaldo Adriano Ribeiro ou Fernanda Alves Kanasiro.

Jornalistas voluntários

Participantes atentos durante Seminário para Casais

Por Fábio Dummer Camargo

As temperaturas de inverno que chegaram antes da hora à ci-dade de São Paulo, este ano, só fi-zeram “aquecer” ainda mais o co-ração da “família Seicho-No-Ie”. O feriado de Corpus Christi, em 7 de junho de 2012, amanheceu uma “preguiçosa” quinta-feira, fria e chuvosa, fato que nem de longe impediu que cerca de 1.500 pes-soas comparecessem à nona edi-ção do Yakissoba Beneficente em prol da Casa de Repouso da Gran-de Harmonia (lar para pessoas da terceira idade que fica em Ibiúna, São Paulo), realizado anualmen-te na Subsede da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), no bairro Jabaquara, capital paulistana.

Foram divulgados 1.230 con-vites, que, somados ao movimen-to de 14 barracas de lanche e seis de bazar, ultrapassou em cerca de 20% a arrecadação do evento de 2011. “Foi notável como, num dia de clima não muito favorável, os adeptos e dirigentes das regionais

Yakissoba Pró-Casa de Repouso da Grande Harmonia tem participação e

arrecadação recordes

se mobilizaram em nome da soli-dariedade. Foi simplesmente ma-ravilhoso”, elogiou o diretor-pre-sidente da Casa de Repouso, Pre-letor da Sede Internacional Sinji Takahashi.

Animação Alguns optaram por passar e

pegar o yakissoba para saborear em casa, mas a maioria, contagiada pela animação vinda do palco do salão nobre, almoçou e permane-ceu. Sob o comando da Vice-Presi-dente da Associação Pomba Branca (APB) da SNI/BR, preletora Rosa-ne Soares Pires, e com o auxílio do cantor Maurício Miyazaki, pessoas de todas as idades lotaram todas as

cadeiras, participaram de sorteios e se divertiram muito. “É possível ver no rosto de todos uma alegria em dobro: primeiro, por ajudar a Casa de Repouso e, segundo, por-que felicidade e alto-astral tomam conta de qualquer ambiente onde se reúne a ‘família Seicho-No-Ie’”, destacou a preletora Rosane, em meio ao corre-corre.

Ampliação É o segundo ano em que a ar-

recadação do evento é revertida in-tegralmente para a Casa de Repou-so, fato que estimulou o aumento substancial de participantes. Fruto disso, a receita líquida, em compa-ração com a edição de 2010, quase duplicou. Ocupada atualmente por 23 residentes, a Casa de Repouso deverá receber uma ampliação nos próximos meses: “Estamos em fase de levantar orçamentos”, adianta o preletor Takahashi.

Veja mais fotos acessando a versão on-line do Círculo de Har-monia pelo endereço www.sni.org.br.

Foto

: Ver

a Lú

cia A

kim

i Mat

suba

ra

Preletores da Seicho-No-Ie que cumpriram sua missão neste mundo e ascenderam ao mundo espiritual

REGIONAL PRELETOR(A) FALECEU EM

MG-JUIZ DE FORA Prel. Jair João da Silva 15/12/2010, aos 72 anos

SP-CAMPINAS Prel. Geraldo Teixeira 15/02/2012, aos 77 anos

SP-OSASCO Prelª Maria Valdisse Batalha da Silva 19/02/2012, aos 80 anos

SP-PENHA Prelª Magdalena de Almeida 26/02/2012, aos 75 anos

SP-SÃO PAULO 3 Prelª Miyoko Misumi 29/02/2012, aos 86 anos

ASCENSÃO AO MUNDO ESPIRITUAL

Salão repleto durante o evento.

Foto

: Plín

io S

ugin

oshi

ta

agosto / setembro de 2012 18 agosto / setembro de 2012 19

Bienal Internacional do Livroagita a cidade de São Paulo

da mente do autor, conseguem in-fluenciar-nos tanto quanto as pes-soas com quem nos relacionamos diretamente” (Masaharu Taniguchi; O Livro dos Jovens, p. 130, 37ª ed.).

Para conhecer todos os livros editados pela SEICHO-NO-IE DO BRASIL, visite o núcleo mais pró-ximo de sua residência, os endere-ços das regionais você pode con-

ferir em http://www.sni.org.br/, no site você também tem acesso à Li-vraria Virtual, onde poderá fazer as suas compras.

Não deixe também de acom-panhar o Círculo de Harmonia on--line, (www.sni.org.br/chonline) lá você pode conferir tudo o que ro-lou na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Por Emy Murakami

“Aqui em Maceió! Aqui em Porto Alegre! E aqui em São Paulo, começa agora... a Festa do Bem!!!” Com essa chamada iniciou-se a 57ª Convenção Nacional da SEICHO--NO-IE DO BRASIL para Jovens, maior evento promovido pela or-ganização. Aguardada com muita expectativa pelas regionais de todo o país, a convenção foi realizada simultaneamente em São Paulo, Porto Alegre e Maceió, dando a oportunidade para que jovens dos mais longínquos cantos do Brasil pudessem participar desta grande celebração da Vida.

A cada ano, a convenção se renova e traz grandes surpresas aos participantes. Neste ano não foi diferente, assim como no tema central – “Pratique o Bem” –, a Seicho-No-Ie mostrou que, quan-do de mãos dadas à simplicidade, é capaz de proporcionar ao espec-tador uma experiência de trans-missão do ensinamento em seu mais puro sentido – de coração para coração –, sendo essa à de-finição para muitos convencionais presentes. Era clara a atenção e o envolvimento dos participantes nas palestras que tocaram em te-mas do dia a dia do jovem, cons-cientizando-os de que as ações de-vem confirmar as palavras.

A emoção generalizada tam-bém tomou conta dos participan-tes no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, em especial durante o último “momento de oração” que antecedia a palestra conclusiva so-

Convenção Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL para Jovens contagia mais de 9.500 participantes em todo o Brasil

bre gratidão aos pais. Com a mes-ma docilidade que vem conquis-tando jovens de várias gerações, o preletor em grau máster Maçato Yamaoka conduziu a todos para um momento de reflexão através da oração do perdão, que com lá-grimas nos olhos relembrou de seus pais.

Esta foi a “Festa do Bem”, que contagiou os mais de 9.500 parti-cipantes nas três localidades, co-

lorindo com suas camisetas, mú-sicas, alegria e palavras de amor, marca registrada da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, que é reafirmada a cada evento local, regional ou nacional e a cada momento em que seus slo-gans são repetidos: “Iluminemos o Brasil, com a força dos jovens. Despertemos a natureza divina de todos os jovens do Brasil!”.

Maceió - Apresentação dos alunos do projeto CEIMAR.

São Paulo - Prel. Maçato Yamaoka emociona a todos ao conduzir

a oração do perdão

Maceió - Salão lotado com as caravanas que coloriram a

convenção.

Porto Alegre - Salão lotado preenchido de muita emoção ao

entoar os hinos sagrados.

São Paulo - Premiação do Concurso de Camisetas.

Porto Alegre - Momento deoração para serenar a mente

antes de cada palestra.

O mês de agosto trouxe mais cultura através da literatura para a cidade de São Paulo, pois aconte-ceu a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento reú-ne num mesmo local as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que apresentam para mais de 800 mil visitantes os mais im-portantes lançamentos editoriais e oferecem uma diversidade única de títulos em mais de 60 mil m².

A SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL (SNI/BR) esteve presente no mais importante evento literário do país com um estande onde estavam expostas as principais obras da en-tidade. Neste ano de 2012, a SNI levou cinco lançamentos à Bie-nal Internacional do Livro: o livro Princípio Básico da Felicidade; três CDs de palestras; e o tradicio-nal preceito Palavras de Luz 2013.

O total de títulos levados para a exposição no evento foram 100; destes, 26 infantis, oito sobre negó-cios, cinco títulos direcionados ao público jovem e 12 títulos de au-toajuda. Nos ensinamentos da Sei-cho-No-Ie aprende-se que o livro é um importante amigo para o ho-mem, pois através dele é possível aprender e refletir, para melhorar o dia a dia e a vida.

“Os nossos ‘melhores amigos’ nem sempre são pessoas. Às vezes, podem ser livros. Tanto isso é ver-dade que, certa vez, Henry Ward Beecher disse o seguinte, referin-do-se à grande influência dos li-vros sobre o homem: ‘As pes soas se transformam completamente depois de lerem obras de Ruskin’. Os livros, sendo a ‘expressão viva’

Foto

: Arq

uivo

AJS

I/BR

Foto

: Arq

uivo

AJS

I/BR

Foto

: Arq

uivo

AJS

I/BR

Foto

: Arq

uivo

AJS

I/BR

Foto

: Arq

uivo

AJS

I/BR

Foto

: Arq

uivo

AJS

I/BR

agosto / setembro de 2012 20 agosto / setembro de 2012 21

Há mais de 20 anos, em to-dos os feriados de Corpus Christi, acontece nas Academias de Treina-mento Espiritual da Seicho-No-Ie o Seminário de Treinamento Es-piritual para Preletores com Ofe-renda de Trabalho. Em 2012, as cinco academias receberam mais de 1.000 preletores para se apri-morarem espiritualmente com as práticas da Seicho-No-Ie, princi-palmente com a realização da Ofe-renda de Trabalho.

Foram 20 orientadores e um convidado especial para orientar os seminários nas academias, cujo tema central foi “É tempo de des-pertar”. Os quatro dias foram di-vididos por temas. O primeiro dia foi o da reflexão, o se gundo foi o dia do elogio, a docilidade foi pra-ticada no terceiro dia e o quarto dia foi o da decisão. “Os preleto-res foram incentivados durante o seminário a transcrever a sutra sa-grada para si ou para algum colega de seminário”, contou o líder da iluminação e assistente doutriná-rio da Superintendência das Ativi-dades dos Preletores Rafael Fraga de An drade.

A diferença deste de outros seminários na academia dos quais os preletores também podem par-ticipar é que se trata de um mo-mento especial para os preletores recarregarem suas energias, para voltar às suas regionais com mais entusiasmo na grandiosa missão de divulgar o ensinamento da Seicho--No-Ie.

Para aqueles que trabalham na Superintendência das Atividades dos Preletores e que têm a opor-

tunidade de fazer parte da Comis-são Organizadora do Seminário, a alegria de auxiliar é imensurável. “Além de ser um treinamento es-piritual, para quem trabalha na co-missão é um treinamento muito mais elevado. Não tem preço ver a gratidão das pessoas no olhar”, declara o dirigente e funcionário da Superintendência das Ativida-des dos Preletores, Danilo César Aragão.

Seminário para Preletores traz reflexão para um novo tempo de despertar

Participantes do Seminário de Oferenda de Trabalho para Preletores em 2012

Ibiúna: 804

Santa Fé: 159

Santa Tecla: 144

Amazônia: 64

Curitiba: 209

Total: 1.380

Preletores na Academia de Ibiúna.

Atividade de transcrição da Sutra Sagrada - Academia de Curitiba.

Preletores na Academia de Curitiba.

Preletores Antoninha Soleny Garcia, Yosie Kuamoto, Saul Brandalise,

Schirlei Manoela Teixeira, Fernando Marques, Belisa da Rocha Braga e Daniela Seghessi na Academia de

Santa Tecla.

Oferenda de Trabalho na Academia de Ibiúna.

Por Emy Murakami e Ariovaldo Adriano Ribeiro

Além das atividades e reuniões por todo o país, a SEICHO-NO-IE DO BRASIL realiza mensalmente os Seminários Gerais (dois dias) e de Treinamento Espiritual (de três a dez dias) para todos os públicos e faixas etárias. Nesse período, os participantes encontram as respos-tas para as mais variadas questões da vida e o equilíbrio interior atra-vés de palestras, explicações e prá-ticas, e aprofundam a conscientiza-ção de sua natureza divina.

São seminários para toda a fa-mília participar, com atividades es-pecíficas para as crianças, juvenis, mulheres, homens, casais, empreen-dedores e terceira idade, nos idio-mas português, japonês e também seminários específicos em espanhol.

As academias são dotadas de infraestrutura adequada para os es-tudos e práticas da Seicho-No-Ie. Os seminários acontecem nas cinco Academias de Treinamento Espiri-tual: Ibiúna-SP; Santa Fé-BA; San-ta Tecla-RS; Curitiba-PR; Ama-zônia-PA.

Além dessas, temos mais duas Academias em construção no Bra-sil, a Academia de Amarantina em Minas Gerais, que já realiza Semi-nários de um dia arrecadando ver-bas pró-construção. O próximo evento será no dia 9 de dezembro de 2012 com a presença da Direto-ra Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, preletora da Sede In-ternacional Marie Murakami. Para participar entre em contato com as

regionais de Belo Horizonte, veja telefones e contatos no site.

A outra Academia terá como nome: Academia de Treinamen-to Espiritual do Coração do Bra-sil, com inauguração prevista pa-ra 2013, um projeto da regional DF-BRASÍLIA.

Fique por dentro dos próximos seminários de 2012, veja como par-ticipar e reserve sua vaga o quanto antes, não fique fora dessa! Para acessar o calendário de progra-mação das academias, confira no “conteúdo on-line” desta edição em www.sni.org.br/chonline ou entre em contato conosco. Há um semi-nário perfeito para você!

Participe dos seminários daSeicho-No-Ie e seja mais feliz

Academia de TreinamentoEspiritual da Seicho-No-Ie

Santa Tecla (RS)

Academia Sul-Americanade Treinamento Espiritual

da Seicho-No-IeIbiúna (SP)

Academia da Amazônia de Treinamento Espiritual da

Seicho-No-IeAmazônia (PA)

Academia de TreinamentoEspiritual da Seicho-No-Ie

Santa Fé (BA)

Academia Regional de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie

Curitiba (PR)

Acessewww.sni.org.br/chonline

Foto

: Arq

uivo

Sup

. das

Ativ

idad

es d

os P

rele

tore

s

Foto

: Arq

uivo

Sup

. das

Ativ

idad

es d

os P

rele

tore

sFo

to: A

rqui

vo S

up. d

as A

tivid

ades

dos

Pre

leto

res

Foto

: Arq

uivo

Sup

. das

Ativ

idad

es d

os P

rele

tore

sFo

to: A

rqui

vo S

up. d

as A

tivid

ades

dos

Pre

leto

res

agosto / setembro de 2012 22 agosto / setembro de 2012 23

Por Emy Murakami

A Superintendência das Ati-vidades dos Educadores promove um evento que leva os princípios da Educação da Vida a outro nível, além dos encontros nas regionais. Trata-se do 1o Congresso Latino--Americano de Educação da Vida, que foi realizado nos dias 24 a 26 de agosto, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e contou com a apresentação das ações e resulta-dos obtidos pelos educadores e alu-nos do CEEV (Ciclo de Estudos da Educação da Vida) na aplicação da Educação da Vida em suas respec-tivas escolas.

Com o tema “Professor: Voz da Educação”, o evento teve a preo cupação de mostrar aos educa-dores e profissionais ali presentes que o professor, quando consciente de sua responsabilidade na forma-ção de caráter dos alunos e no am-biente escolar, torna-se o principal agente transformador do processo.

A programação contou com workshops e estudos sobre os mais variados assuntos, palestras com preletores renomados e profissio-nais da área. O evento teve a orien-tação de:

Voz da Educação é o foco do

Yoshio Mukai – Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina

Marie Murakami – Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Marcos Rogério Silvestri Vaz Pinto – Superintendente das Atividades dos Educadores

José Pacheco – Idealizador da Escola da Ponte, referência Internacional na área educacional

Andrés Culiolis Bayard – Catedrático Titular da Universidade do Panamá

Marilene Proença Rebello de Souza – Professora Doutora da USPCélia Maria Domingues da Rocha Reis – Coordenadora do

Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMTBerta de Archbold – Superintendente Doutrinária da Seicho-No-

Ie do Panamá, escritora e professora

Confira cobertura completa do evento no Círculode Harmonia Online em www.sni.org.br/chonline.

Preletores da Seicho-No-Ie que cumpriram sua missão neste mundo e ascenderam ao mundo espiritual

REGIONAL PRELETOR(A) FALECEU EM

PR-PARANá 6 Prelª Sachiko Miyamoto 04/03/2012, aos 69 anos

SP-SANTOS Prelª Maria José dos Santos Machetue 08/03/2012, aos 57 anos

SP-CAMPINAS Prel. Basílio Vitale 19/03/2012, aos 81 anos

SP-LAPA Prel. Jairo Teixeira do Nascimento 24/03/2012, aos 60 anos

ASCENSÃO AO MUNDO ESPIRITUAL

LANÇAMENTOS

DVD Meditação Shinsokan Yoshio Mukai

Cód: 001009 – R$ 15,00

CD – Realize Assim os seus Desejos

Ariovaldo Adriano RibeiroCód: 000997 – R$ 8,00

Princípio Básico da Felicidade Masaharu Taniguchi

Cód.:000484 – R$ 30,00

CD – As 5 Leis para Obtera Riqueza

José Adalton de OliveiraCód.:000996 – R$ 8,00

Palavras de Luz 2013 – Parede

R$ 10,00

CD Meditação Shinsokan Yoshio Mukai

Cód: 000995 – R$ 8,00

CD – A Fé que nos Conduza Prosperidade

José Maria Coelho Cód.: 000998 – R$ 8,00

INFORMAÇÕES:Fone: (11) 5074-4100

PEDIDOS PELA INTERNET OU

TELEFONE

www.sni.org.br/livrariavirtual

E-mail: [email protected]: 0800 770 2600Preços válidos até 31/12/2012

ou até o final do estoque