boletim informativo da seicho-no-ie do brasil … · marÇ / abril de 2013 5 mensagem de ano novo...

24
ANO XXVII - N o 270 Março/Abril de 2013 BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL Publicação Bimestral - Distribuição gratuita

Upload: doanthien

Post on 12-Aug-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

ANO XXVII - No 270Março/Abril de 2013

BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL Publicação Bimestral - Distribuição gratuita

Page 2: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 2

Junji MiyauraPresidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a

América Latina

Diretora-Presidente: Marie MurakamiGerente Responsável: Viviane Tenório de Macêdo HaraRedação: Fernanda Alves Kanasiro – MTB: 71410/SPCapa: Bruno Delorence e Vânia Silva de AraújoFoto Capa: Rosane PiresTiragem: 37.000 exemplaresImpressão: Log & Print Gráfica e Logística S.A.

Correspondência para o Boletim In for ma tivo Cír culo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266Jabaquara – São Paulo – SPCEP: 04308-900 – Tel.: (11) 5014-2244Website: http://www.sni.org.brE-mail: [email protected]

Registro no 23.575Órgão Informativo da Seicho-No-ie do BraSil

mensagem do presidente doutrinário

Estamos a quatro meses da inauguração do Escritório na Flo-resta, projeto que consiste em transferir a Sede da Seicho-No-Ie de Tóquio para Hokutoshi, em Ya-manashi.

A inauguração do Escritório na Floresta está programada para o dia 7 de julho de 2013, quando serão conhecidas as novas instala-ções da Sede Internacional da Sei-cho-No-Ie.

Muitas foram as razões para a decisão dessa transferência; po-rém, gostaria de destacar uma que considero de grande relevância. Como todos sabem, a Seicho-No--Ie está engajada na proteção ao meio ambiente; obteve, inclusive, a Certificação ISO 14001, sendo a primeira instituição religiosa a conseguir essa certificação, tanto no Japão como no Brasil.

A mudança da Sede Interna-cional para a floresta tem como obje tivo experienciar na prática o que a Seicho-No-Ie vem pregando nestes últimos dez anos, ou seja, viver de modo mais natural possí-vel, vivificando a água, que a na-tureza nos dá; aproveitando a luz e o calor do Sol, diminuindo a quan-tidade de CO2 emitida no espaço; reciclando os materiais de uso co-tidiano. Enfim, viver sem agredir a Natureza. Em última análise, viver aplicando o conceito de “deep eco-logy”, em que o homem é colocado como parte da Natureza, ajudando a mantê-la e preservá-la. De nada adianta pregarmos proteção ao meio ambiente se não colocamos em prática aquilo que pregamos. É uma contradição você pregar algo e não o praticar.

Todos sabem a importância da Meditação Shinsokan para nossa vida e para o movimento da Sei-cho-No-Ie. Não adianta você pre-gar a importância da Meditação Shinsokan se você não a praticar. É uma total incoerência para os adep-tos da Seicho-No-Ie.

Também não adianta você pre-gar que a alimentação carnívora prejudica a saúde e o meio ambien-te, se você continua se alimentando de carne animal. É uma total incoe-rência.

Não precisa parar de comer carne forçada ou radicalmente. Deve se conscientizar aos poucos dessa necessidade, e, para isso, é necessária a prática de se alimentar de forma natural. Como na Medi-tação Shinsokan, em que a prática é que leva ao hábito e à conscien-tização da Verdade “Homem, filho de Deus”.

O objetivo da Seicho-No-Ie, ao mudar-se para o Escritório na Floresta, é vivenciar na prática o viver em harmonia com a Nature-za e passar esse aprendizado para os adeptos da Seicho-No-Ie e para o mundo. Quem sabe, no futuro, toda a população da Terra possa viver em harmonia com a Nature-za, respeitando-a e preservando-a. Talvez, assim, possamos vivenciar o mundo da Imagem Verdadeira na Terra.

ESCRITÓRIO NA FLORESTA

SELO FSC

Page 3: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 3

Marie MurakamiDiretora-Presidente da

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

mensagem da diretora-presidente

Reverência. Muito obrigada.O dia 14 de abril próximo é

o dia da Festividade do Santuário Hoozo do Brasil.

Acredito que os senhores diri-gentes e adeptos de todo o Brasil já preencheram o nome de familiares, parentes, amigos e conhecidos nos Registros Espirituais, mas gostaria de reconfirmar os significados da Festividade do Santuário Hoozo do Brasil, que é realizado todos os anos. São eles:

1. Agradecer às divindades con-sagradas no Santuário Hoozo do Brasil.

2. Agradecer às almas dos antepas sados, que estão pro-tegidos e orien tados pelas di-

vindades consagradas no San-tuário Hoozo do Brasil.

3. Receber, das divindades con-sagradas e dos antepassa-dos, orientação individual e, també m, força e sabedoria para atuar em prol do Movi-mento de Iluminação da Hu-manidade.

Desse modo, a realização da Festividade do Santuário Hoozo do Brasil tem significados muito importantes. Não devemos provi-denciar os registros espirituais dos nossos antepassados de forma me-cânica, e sim preencher o nome em cada Registro Espiritual com pro-fundo amor e sinceridade. Na pá-gina 189 do livro Alegria de Orar pelos Antepassados, o prof. Kami-no Kusumoto escreve:

Assim orou o mestre Masaha-ru Taniguchi a Deus, criador do Universo, por ocasião da apresen-tação do Norito, na Cerimônia de Consagração do Sacrário do San-tuário Hoozo:

“Doravante, aumentai ain da mais a glória do Movimento de Ilu-minação da Humanidade. Que es-tas almas possam colaborar para a paz mundial. Que a humanidade não caia em ilusão nem provoque dissensões e passe a venerar ainda mais a Deus, Buda e os antepassa-dos; e orientai para que habitan-tes do mundo material e do mun-do espiritual, em esforço uníssono,

consigam a manifestação de Vossa glória...”

Ser consagrado no Santuá-rio Hoozo significa participar, no mundo espiritual, do Movimento de Iluminação da Humanidade sob a orientação de Deus, e é diferen-te de ser consagrado em templos e mausoléus. Os antepassados de todos os adeptos da Seicho-No-Ie, assim como os membros já faleci-dos que pertenceram a este mo-vimento, passam a trabalhar no mundo espiritual em prol da feli-cidade, não só dos indivíduos, mas de toda a humanidade.

Deste modo, o Movimento de Iluminação da Humanidade - Movimento Internacional de Paz pela Fé, que a SEICHO-NO-IE DO BRASIL desenvolve em todo o Brasil, não conta apenas com o nosso esforço, mas, na verdade, conta também com a cooperação de todos os espíritos que rece-bem orações no Santuário Hoozo do Brasil e realizam o movimento conosco. Esse é um fato extrema-mente sagrado e sublime, por isso, vamos pesquisar a árvore genealó-gica da família do lado paterno e do lado materno, desde várias ge-rações passadas e consagremos o maior número possível de nossos antepassados na 57a Festividade do Santuário Hoozo do Brasil.

(continua na página 5)

Significado da Festividade do Santuário Hoozo do Brasil

Page 4: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 4

mensagem de ano noVo do supremo presidenteda seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi

Feliz Ano-Novo a todos os se-nhores adeptos da Seicho-No-Ie.

Neste ano, com a mudança da Sede Internacional para o “escri-tório na floresta”, a Seicho-No-Ie dá o primeiro passo para uma nova caminhada. Ainda que, aparente-mente, isso seja só transferência da sede administrativa, a mudan-ça do centro do Movimento para um ambiente totalmente diferente do da sede anterior, implica a mu-dança do conteúdo do Movimen-to. Porém, isso não significa que iremos “desviar” do Movimen-to iniciado em 1930 pelo mestre Masaharu Taniguchi e pela profª Teruko Taniguchi, e sim que ire-mos, atendendo às exigências dos tempos, “ajustar o foco” ao espíri-to com que foi fundada a Seicho--No-Ie.

Que significa “exigências dos tempos”? Significa que devemos indicar o caminho da felicidade com a convivência entre o homem e a Natureza. Passamos pelas ex-periências do grande terremoto e do tsunami ocorridos no leste do Japão, e também do acidente da usina nuclear de Fukushima, e sentimos na pele quanto a Nature-za é importante para o ser huma-no. Vimos como a destruição e a poluição da Natureza influenciam negativamente o coração das pes-

soas e a sociedade. Com essas ex-periências, as pessoas devem ter se conscientizado de que é o modo de viver que prioriza a economia, ignorando o preceito da Revelação Divina da Grande Harmonia “Re-concilia-te com todas as coisas do céu e da terra”, visando somente o lucro, que destrói a Natureza e leva os seres viventes à extinção. Considerar a Natureza inimiga, tentando mudá-la à força pelas mãos humanas é próprio de quem desconhece o ensinamento “As vi-brações mentais de discórdia não permitem captar as ondas da sal-vação de Deus”.

Podemos dizer, portanto, que a inauguração do “escritório na floresta” é uma declaração de que retornaremos ao ensinamento da Revelação Divina da Grande Har-monia. Até então, viemos nos es-forçando para pôr esse ensinamen-to em prática dentro da sociedade humana, mas, diante da explosão demográfica e do aquecimento glo bal, constatamos que nos fal-tou praticar a dedicação de amor ao mundo natural. Sendo o ho-mem par te da Natureza, destruí-la implica a destruição do próprio ser humano. Espalhando materiais tó-xicos na Natureza, também o ho-mem é atingido e sofre as conse-quências desse ato. Devemos ter

a mente que agradece constan-temente às dádivas da Natureza, deixar de usurpá-la em obediência à ambição humana, e, com a dedi-cação de amor que se doa, acabar com a desavença entre a Natureza e o ser humano.

Desde cedo a Seicho-No-Ie percebeu isso e não só conseguiu a Certificação ISO 14001, do sis-tema de gestão ambiental, no Ja-pão, no Brasil e nos EUA, como também atua seriamente no movi-mento de diminuição do consumo de carne e na campanha “carbono zero”, para a contenção do aque-cimento global. Porém, o modo de viver que prioriza a economia, baseado no materialismo, conti-nua a alastrar-se pelo mundo in-teiro, aumentando a emissão de gases de efeito estufa por todo o planeta. Quando se prevê que au-mentará ainda mais o número de vítimas de desastres naturais cau-sados pela mudança climática, em vez de buscar a felicidade pela sa-tisfação do desejo, considerando a Natureza uma inimiga, devemos buscar a realização da grande har-monia entre Deus, a Natureza e o homem, ampliando a felicidade de agradecer às dádivas da Natureza que já nos estão concedidas.

Para nos adequarmos à nova vida no “escritório na floresta”,

RETORNEMOS AO ENSINAMENTO DA REVELAÇÃO DIVINA DA

GRANDE HARMONIA

Page 5: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 5

mensagem de ano noVo do supremo presidenteda seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi

haverá algumas modificações no nosso Movimento tradicional. A partir de janeiro do ano seguin-te após a mudança, em 2014, o exercício social da Seicho-No--Ie coincidirá com o ano-calen-dário, adequan do-se ao costume internacional. Ao mesmo tempo, os eventos sofrerão acréscimos e reduções. O santuário Ryugu Su-miyoshi Hongu, do Templo Matriz da Seicho-No-Ie, em Nagasaki,

deverá passar a ser santuário de oração para a iluminação da hu-manidade e para a paz mundial, nas formas tradicionais japonesas, e, nos seminários realizados no Templo Matriz, vamos aproveitar a rica vegetação ali existente para aprender o modo de viver que se desenvolve em comunhão com a Natureza. E o Monumento do Cristo Eterno, que está na Sede In-ternacional em Harajuku, Tóquio,

será transferido para a nova sede. Como símbolo da identidade de todas as religiões na sua essência, certamente ele nos proporcionará novo vigor.

Contamos com os senhores também neste novo ano.

Original: “Daichowa no Shin-ji” ni kaiki shiyou

mensagem da diretora-presidente

(continuação do texto da página 3)É um assunto pessoal, mas,

em janeiro de 2012, meu marido e eu comemoramos 35 anos de casa-mento e viajamos para o Japão, a fim de visitar o túmulo dos nossos antepassados e agradecer-lhes.

Naquela ocasião, consegui-mos pesquisar o nome de muitos an tepassados e, na Festividade do Santuário Hoozo do Brasil de 2012, consagramos o nome de 150

novas almas nos Registros Espiri-tuais. Além disso, entreguei essa relação dos 150 nomes aos meus sete irmãos, e cada um deles tam-bém consagrou-os na Festividade do Santuário Hoozo de 2012. Do-ravante, esses Registros Espirituais serão consagrados na Festividade do Santuário Hoozo a ser realizado anualmente. Dentro desses nomes de antepassados, nós não conhe-cemos a maioria deles, mas “nós

existimos graças à existência de-les”, e, portanto, consagrar o agra-decimento a cada um dos antepas-sados dessa forma é um gesto ma-ravilhoso. Por isso, consagremos o maior número de nossos antepas-sados na Festividade do Santuário Hoozo do Brasil.

Espero com alegria poder reencontrá-los na Festividade do Santuário Hoozo do Brasil de 2013.

Nova reverência.

www.sni.org.br/livrariavirtual e em todas

as regionais...

Page 6: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 6

Índice

2 Editoriais4 Mensagem do Supremo Presidente6 Conversa com o Leitor7 Cursos 8 Seminários9 Educadores10 Pré-Vip11 Curso Persona Vip em Ibiúna12 Sede Central e Destaque13 Renovação Certificação Ambiental15 Seminário da Luz16 Entrevista Preletor Heitor Miyazaki18 Festividade do Santuário Hoozo do Brasil21 Relato de Experiência22 Agenda Academias

Conversa com o leitor

Olá!O destaque desta edição do Círculo de Harmo-

nia é a Festividade do Santuário Hoozo do Brasil, que acontece no dia 14 de abril, na Academia Sul--Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna, no interior de São Paulo. Leia também a entrevista com o preletor Heitor Miyazaki, em que você vai saber tudo o que envolve esta sagrada missão de contribuir com a Missão Sagrada e auxiliar no crescimento e expansão do Movimento da Seicho-No-Ie, principal e primordialmente na salvação do próximo.

O mês de março é sempre festivo para a Seicho--No-Ie, pois é quando se comemora sua Fundação e a Transmissão da “Sagrada Tocha da Verdade” ao Supremo Presidente da Seicho-No-Ie. Esse im-portante momento foi marcado por uma solenidade que aconteceu no dia 3 de março, no Salão Nobre da Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, bem como em todas as Sedes Regionais e nos núcleos da Seicho-No-Ie.

Saiba também como foram os seminários de ja-neiro nas Academias de Treinamento Espiritual e os Cursos para Preletores e Líderes da Iluminação vir-tual; Curso para Preletores, Líderes da Iluminação e Dirigentes dos países coordenados pela Superin-tendência Doutrinária da América Latina; Seminário da Luz; Curso para dirigentes da Associação Frater-nidade. Tudo isso para você, agora, no Círculo de Harmonia.

Leia a matéria sobre a Recertificação da ISO 14001, que a SEICHO-NO-IE DO BRASIL recebeu no dia 8 de fevereiro.

Não deixe de acompanhar, no Círculo de Har-monia online, toda a cobertura da Festividade do Santuário Hoozo e como foi a Solenidade de Funda-ção da Seicho-No-Ie.

Boa leitura e até a próxima ediçãoEquipe Círculo de Harmonia

Painel do Leitor:

Reverências, muito obrigado.

Quero cumprimentá-los pela qualidade do boletim informativo “Círculo de Harmonia” - outubro/novembro/2012.

Parabéns, sucesso, boa sorte e muito obri-gado.

Um forte abraçoSaul Antonio Brandalise

Baixe um leitor QR Code no seu celular ou tablet e fotografe o código ao lado e navegue à vontade pelo Círculo de Harmonia Online.

Page 7: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 7

Cursos

Já é rotina no calendário de eventos dos países coordenados pela Superintendência Doutrinária para América Latina, onde a Sei-cho-No-Ie está presente, o Curso para Preletores, Líderes da Ilumi-nação e Dirigentes, que acontece no mês de março, em 16 localida-des e em 14 países. Isto porque, Ar-gentina e Peru promovem o curso em duas localidades distintas. Dois dias antes do curso, os países reali-zam a Conferência Especial.

Além das palestras doutriná-rias que auxiliam no fortalecimen-to da fé, os cursos e conferências têm também o papel de orientar da melhor maneira o dia a dia do pre-letor da Seicho-No-Ie e a sua atua-ção frente ao Movimento e sua ex-pansão em cada país.

Países da América Latina, Europa e África recebem conferência

e curso no mês de marçoAbaixo, você confere a lista de

países e os orientadores em cada local.

Se você vive nesses países ou conhece quem mora neles, apro-veite para conhecer o trabalho que

País OrientadorAngola Eduardo Nunes da Silva

Argentina (Província) Lílian Súzi Baffi NorimatsuArgentina (Buenos Aires) Heitor Miyazaki

Bolívia Ariovaldo Adriano RibeiroChile José Maria Coelho

Colômbia Mario Gabriel França SilvaEspanha Luis Miguel Dávila MendozaMéxico Fernando Antônio Mendes Marques

Nicarágua Heitor MiyazakiPanamá Enio Maçaki HaraParaguai Sinji Takahashi

Peru (Província) Marie MurakamiPeru (Lima) Junji Miyaura

Portugal Mario Gabriel França SilvaUruguai Eduardo Nunes da Silva

Venezuela Marcos Rogério Silvestri Vaz Pinto

Em 2013, o Curso Virtual para Preletores e Líderes da Iluminação entrou em sua 5a edição e foi reali-zado no dia 10 de março, com trans-missão simultânea para todo o Bra-sil. Neste curso de um dia, tem-se a oportunidade de aprimorar os co-nhecimentos doutrinários e orga-nizacionais, a fim de melhorar o desempenho na função de preletor e líder da iluminação. Todas as re-

gionais, no mesmo dia e ao mesmo tempo, receberam o mesmo con-teúdo doutrinário e organizacio-nal através dos orientadores: Pre-letor da Sede Internacional Junji Miyaura, Preletora com Designa-ção Especial da Seicho-No-Ie para América Latina Marie Murakami, Preletor da Sede Internacional Fer-nando Antonio Mendes Marques, Preletor da Sede Internacional Hei-

tor Miyazaki e Aspirante a Preletor da Sede Internacional Marcos Ro-gério Silvestri Vaz Pinto.

Alguns temas abordados du-rante o curso foram o Significado da Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade da Seicho-No-Ie, Pensando nas próximas gerações, Atuação do preletor para a concretização da Di-retriz Trienal e O papel do preletor da Seicho-No-Ie na atualidade.

Curso para Preletores e Líderes da Iluminação movimenta o Brasil

a Seicho-No-Ie realiza, através do site: www.sni.org.br/americalatina, pelo telefone (11) 5014-2242 ou pela página no facebook: www.fa-cebook.com/sni.espanol.

Page 8: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 8

seminário do liVroseminários

Por Karla Alvarez

Mais de 850 pessoas vindas de todo o país se reuniram na Acade-mia Sul-Americana de Treinamen-to Espiritual de Ibiúna (SP), para o Seminário Geral de Treinamento Espiritual com Oferenda de Traba-lho – Seminário de Carnaval, de 08 a 12 de fevereiro. Formado por uma equipe de peso em sabedo-ria e conhecimento, os preletores que ali orientaram, emocionaram a todos com a responsabilidade e a missão de pregar a fundo a Ver-dade, homem filho de Deus. Eram eles: Fernando Antônio Mendes Marques, Regina Celia Feichas Vieira, Luiz Hideo Tamaru, Rober-to Okito Fugiwara

E a ala dos orientadores contou ainda com duas participações espe-ciais: Diretora Presidente da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL, Prele-tora com Designação Especial para América Latina Marie Murakami e Supervisora do Departamento de Seminários, Aspirante a Preletora da Sede Internacional Silvana Cas-simiro de Souza.

“Ó abre alas que eu quero pas-sar. Ó abre alas que eu quero pas-sar”. Esta foi a marchinha dos semi-naristas, os chamados “Acadêmicos de Ibiúna”, durante os cinco dias de carnaval, onde puderam divulgar e

expandir uma das maiores missões dos ensinamentos da Seicho-No-Ie, que é: “Aqui e agora existe unica-mente o bem”.

Foram cinco dias de muita ora-ção, palestras, reconciliação, grati-dão e reverência ao Centro.

Durante esses dias de aprimo-ramento espiritual, muitas foram as alegrias, e quem ali esteve não é mais o mesmo, vive agora uma nova vida.

Dentre as principais práticas dos ensinamentos da Seicho-No-Ie, neste seminário foi possível partici-par da Cerimônia em Memória dos Antepassados, Prática de Purifica-ção da Mente, Oferenda de Traba-lho, Cerimônia do Fogo e Medita-ção Shinsokan de Oração Mútua.

Em cada prática, um novo des-pertar. Pois no mundo de Deus, já estava pré-determinado este en-contro, este mover espiritual, como

aconteceu com a senhora Maria Hele na Mendes Machado, da cida-de de São Paulo, que depois de sa-ber – através da TV – que o carnaval havia começado, decidiu ir passar esses dias em sua chácara na cidade de Ibiúna-SP. Após pegar o ônibus de destino, na rodoviária, sentou-se ao lado de uma simpática senhora que logo começou a conversar com ela. E durante este bate-papo, des-cobriu que esta senhora estava indo para o Seminário de Treinamen-to Espiritual da Seicho-No-Ie, em Ibiú na-SP. E foi lhe feito o convite para ir também...

Reconciliação e gratidão marcam Seminário de Carnaval

na Academia de Ibiúna

Participantes atentos durante palestra do Preletor Fernando Marques

Foto

: Kar

la A

lvar

ez

Foto

: Kar

la A

lvar

ez

Oferenda de Trabalho durante o Seminário de Carnaval na Academia

de Ibiúna

Para saber o desfecho dessa história e ler a matéria so­bre o Seminário de Carna­val na íntegra acesse o Cír­culo de Harmonia Online: www.sni.org.br/chonline

Page 9: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 9

seminário do liVroeduCadores

Entre 9 e 13 de janeiro de 2013, na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiú-na-SP, aconteceu o Seminário de Treinamento Espiritual para Educa-dores, cujo tema central foi “Edu-cação da Vida: o mundo se move quando eu me movo”. Dentro dessa temática, foram desenvolvidos, du-rante os cinco dias, temas como:

• Professor: a alma da edu cação

• Como solucionar a indisciplina escolar e lidar com seus alunos e sua personalidade

• O mundo em nossas mãos: a união da escola e da família

• Educação ambiental: agir no presente para garantir o futuro

• Ética: uma lição que se constrói em conjunto

• Gestão escolar: uma nova visão da educação

Além dos mais de 500 edu-cadores presentes, o evento con-tou com cerca de 40 crianças, que todos os anos aguardam a data do seminário para reencontrar os ami-gos e para saber que surpresas irão

acontecer durante os cinco dias. Neste ano, foram a tirolesa com os bombeiros e a participação dos escoteiros. A felicidade das crian-ças é tamanha que todas já espe-ram as novidades. Para 2014, existe a possibilidade de as crianças que participarem do seminário viverem momentos únicos e mágicos, como conta a colaboradora da Superinten-dência dos Educadores, preletora Adalgiza Nascimento. “Os escotei-ros propuseram ficar um dia inteiro no seminário em 2014, montar um ‘acantonamento’, espécie de acam-pamento com as crianças, e realizar uma cerimônia chamada ‘Fogo de Conselho’. Haverá também a parti-cipação do Corpo de Bombeiros, e com a possibilidade de ter outra ati-vidade muito especial para as crian-ças, a ser confirmada.”

Um dos momentos mais aguar-dados durante o seminário foi a

participação do professor e escritor Ruy César Espírito Santo, autor da obra O Renascimento do Sagrado na Educação, que em sua palestra enfatizou a importância de fazer o que ama. “Temos de estar profun-damente apaixonados pelo que fa-zemos. Isso é dar amor ao próximo. Pois, se a pessoa não gosta de si mesma, não vai conseguir acolher ninguém. O sagrado nesse processo educativo é despertarmos na crian-ça quem ela é”, diz Ruy César.

Durante o evento, as orien-tações foram passadas pelos pre-letores: Maria Terezinha Braga, Milton Kazuo Norimatsu, Antonia dos Santos Alves e Roberto Okito Fugiwara, que, além das palestras, também conduziram as práticas da Seicho-No-Ie, como Purificação da Mente, Cerimônia em Memória dos Antepassados, Meditação Shin-sokan de Oração Mútua, entre ou-tras.

Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores

chega à 30a edição

Professor Ruy César, convidado especial do Seminário, durante sua

palestra

Foto

: Bru

no D

elor

ence

Foto

: Bru

no D

elor

ence

Crianças brincam enquanto aguardam tirolesa ficar pronta

Page 10: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 10

ajsi

Por Leonardo Bittencourt

“Estudar e trabalhar – este era meu sistema de orientação, de maneira que ensinava os fun-damentos da Seicho-No-Ie pela manhã e à noite, e durante o dia dávamos duro na lavoura. Assim foi surgindo a Academia para Jo-vens da Seicho-No-Ie.” (Miyoshi Matsu da – Uma Vida Dedicada à Pregação da Verdade)

A obra do prof. Matsuda, que inspirou centenas de líderes da Sei-cho-No-Ie, também fomentou uma ideia na mente dos dirigentes da Associação dos Jovens da Seicho--No-Ie (AJSI), da Regional PR-Cu-ritiba: realizar um evento onde cada líder pudesse experimentar a mesma emoção dos pioneiros. As-sim surgiu a Oferenda de Trabalho, antecedendo ao Curso Persona VIP, ou simplesmente Kenro Pré-VIP.

O evento teve início em 2011, na Academia Regional de Treina-mento Espiritual de Curitiba-PR, e propicia, aos participantes, enten-der e reviver a emoção dos primei-ros jovens que frequentaram a casa dos irmãos Matsuda em busca de treinamento. Assim, o ponto alto da programação é a Oferenda de Trabalho, agregada ao estudo e às práticas da Seicho-No-Ie.

O dia começa com o despertar bem cedo, como se fosse um semi-

nário normal, mas as semelhanças acabam aí. Pois, assim que acor-dam, realiza-se a Meditação Shin-sokan dentro do próprio alojamen-to. Somente depois os participantes se dirigem ao Salão Nobre, onde acontece a Cerimônia em Memó-ria dos Antepassados. Após o café da manhã, também é preciso lavar a louça utilizada, o que se repete a cada refeição. Aí, sim, todos estão prontos para fazer a Oferenda de Trabalho, limpando e organizando cada cantinho da Academia. Não sem antes realizar a leitura da sutra sagrada, para proteger e abençoar o trabalho realizado.

À tarde, as atividades não pa-ram, iniciando-se pelo estudo d’O Livro dos Jovens e terminando com mais trabalho. À noite, realiza--se mais um estudo e, por fim, já no alojamento, faz-se a Meditação Shinsokan antes de dormir.

Após quatro dias de intensa dedicação, não é só a Academia

que fica limpa. “É como se, ao re-tirar cada sujeirinha da Academia, estivesse limpando minha própria alma. Saio deste evento revigora-da!”, conta a líder da iluminação Isabela Sundin do Lago de Oli-veira.

E ela não é a única a sentir-se assim. Os participantes são unâ-nimes em declarar que, ao exigir um grande esforço físico, aliado à prática intensa de gratidão, o que desperta é a força espiritual do verdadeiro filho de Deus. Como reflexo disso, a participação dos líderes tem aumentado ano a ano. “As vagas são limitadas. A ideia não é fazer um evento de grandes proporções, mas criar um ambien-te propício para viver a simplici-dade do início da Seicho-No-Ie”, esclarece o presidente da AJSI da Regional PR-Curitiba, líder da iluminação Marcus Vinicius Ha-ruo Oshima.

Academia de Curitiba recebe líderes jovens

para o Pré­VIP

Participantes do Pré Vip naAcademia de Curitiba

Foto

: Arq

uivo

Aca

dem

ia C

uriti

ba

Pausa no trabalho para o click

Foto

: Arq

uivo

Aca

dem

ia C

uriti

ba

Page 11: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 11

ajsi

Por Douglas Tomazelli eVinicius da Rocha Carvalho

No mês de janeiro, as Acade-mias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie recebem milhares de jovens em busca de autoconheci-mento e reflexões. Em 2013, mais de 1.600 jovens e juvenis participa-ram dos oito eventos realizados nas cinco Academias, em todo o país. Leia abaixo como foi o Curso Per-sona VIP na Academia de Ibiúna.

Mais de 500 jovens de diver-sas regiões do país se reuniram na Academia Sul-Americana de Trei-namento Espiritual de Ibiúna-SP, entre os dias 23 e 27 de janeiro, para estudar, orar, cantar, dançar e viver todas as emoções do Cur-so para Líderes da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL – Persona VIP 2013.

Com o tema “Amor e dedica-ção a um ideal através da fé”, o cur-so fez alusão ao tema da 58a Con-venção Nacional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, prestando, também, uma homenagem ao preletor Yoshio Mukai, que se aposentou da fun-ção de Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a Améri c a La-tina, em 2012. “O preletor Mukai é um exemplo de quem cul tiva a verdadeira fé”, afirmou a prele tora em grau júnior Sheila Miyazaki de Lima, Vice-Presiden te da AJSI/BR e orientadora adjunta do curso, que aprofundou o estudo dos Votos

de Aprimoramento Espiri tual dos Adeptos da Seicho-No-Ie.

Tendo como orientador respon-sável o Presidente da AJSI/BR, Pre-letor da Sede Internacional Carlos Alberto da Silva, o curso apresentou aulas doutrinárias onde se falou da importância da oração e do empe-nho na vida do líder da Seicho-No--Ie. Temas como “A fé não colocada em prática não adquire força”, “O modo de viver dos Apóstolos da Ilu-minação” e “Cultive a fé através da leitura de livros e sutras sagradas” foram parte da programação.

“Na década de 1950, o Mestre falou que reencarnariam muitos es-píritos superiores para salvar a hu-manidade. E eu estou agora diante deles.” Com essas palavras, o Pre-letor da Sede Internacional Heitor Miyazaki, conselheiro da AJSI/BR e convidado especial do evento, iniciou sua primeira aula, emocio-nando a todos.

O Preletor da Sede Internacio-nal Ênio Maçaki Hara, orientador adjunto do curso e ex-Presidente da AJSI/BR, entusiasmou os cursistas

ao ministrar aulas como “O ideal e a persistência” e “Visualizando o aspecto global do Movimento”. As aulas sobre Meditação Shinsokan foram desenvolvidas pelo Prele-tor da Sede Internacional Fernan-do Antônio Mendes Marques, que mostrou ao público como realizar um bom trabalho de forma simples e com eficiência.

Entre os convidados especiais, o conselheiro da AJSI/BR, preletor em grau sênior Milton Massayoshi Yuki, expôs em suas aulas a ques-tão “Movimento vs. Atividade” e como os dirigentes da AJSI devem trabalhar para manter uma Associa-ção Local sempre cheia de jovens.

Neste ano, as oficinas culturais foram de dança, teatro, audiovi-sual, locução, composição e práti-cas de conjunto, literatura, culiná-ria, malabares e capoeira. E como tem acontecido nos últimos anos, o sarau do sábado à noite foi um show à parte, que culminou no lan-çamento oficial da 58a Convenção Nacional da AJSI/BR – Edição São Paulo. Após o lançamento, os líde-res reafirmaram sua fé através da Cerimônia do Fogo Sagrado.

No domingo, durante a expli-cação da Meditação Shinsokan de Oração Mútua, o preletor Carlos Alberto da Silva emocionou a to-dos, ao garantir que aqueles que quisessem voltariam para suas ca-sas prestes a viver uma vida de li-berdade e realizações.

Persona VIP da Academia de Ibiúna consagrou­se como um dos melhores de sua história

Mais de 500 líderes participaramdo Curso Persona Vip na

Academia de Ibiúna

Foto

: Arq

uivo

AJS

I/BR

Page 12: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 12

sede Central

destaque

No dia 3 de março de 2013, no Salão Nobre da Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, aconteceu a 84ª Solenidade Come-morativa da Fundação da Seicho--No-Ie e Transmissão da “Sagrada Tocha da Verdade” da Seicho-No--Ie.

O dia 1o de março de 1930 é considerado o Dia de Fundação da Seicho-No-Ie, pois é a data em que foi publicada a primeira Revista Seicho-No-Ie. Em sua resolução, o mestre Masaharu Taniguchi de-

clara: “A chama que eu levanto é a chama de boas-novas para a hu-manidade; é a chama da Verdade. Com esta chama, quero mostrar à humanidade como ser feliz, como se libertar das algemas da situação, como governar o destino, como do-minar as doenças, como eliminar a causa da miséria, como superar os sofrimentos causados pelos proble-mas familiares etc.”

A data também é um momen-to para renovar os votos de adep-tos e dirigentes perante o Movi-

Solenidade comemora Fundação da Seicho­No­Ie

mento da Seicho-No-Ie e de lem-brar o que moveu o seu fundador, Masaharu Taniguchi, a realizar tamanho ato de coragem, confor-me consta nas Palavras de Resolu-ção da Fundação da Seicho-No-Ie: “Hesitei em levantar e tornar-me um líder, pois temia ser acusado de presunçoso. (...) Preciso salvar a humanidade com toda a chama que possuo. Por menor que seja a minha chama, não deixarei de ilu-minar o caminho que a humanida-de deve seguir”.

A Regional RS-NOVO HAM-BURGO está em festa com a inau-guração da sede própria da As-sociação Local Nova Hartz, que aconteceu no dia 19 de dezembro de 2012 e contou com a presença do então prefeito da cidade, Anto-nio Elson Rosa de Souza, de ve-readores e demais autoridades. O momento celebra a realização de um sonho, conforme as palavras do Diretor da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, preletor Saul Antonio Brandalise: “Onde reina o amor, a dedicação e a harmonia, as coisas

acontecem. Mais um sonho se rea-liza.”

Entre os meses de outubro a dezembro de 2012, os dirigentes da Associação Local, liderados

pelo dirigente Antonio Flavio e pela preletora Vitélia Margarida da Costa, respectivamente presi-dentes locais da Associação Fra-ternidade e Pomba Branca, e com o apoio do poder público local, construíram a sede. No dia 11 de fevereiro foi realizada a Cerimô-nia de Consagração de Recinto, com a presença dos membros do Conselho Doutrinário Organiza-cional da Regional RS-NOVO HAMBURGO, sendo o ofício rea-lizado pelo preletor Saul Antonio Brandalise.

Cidade de Nova Hartz tem novo prédio de Associação Local

Fachada da associação Nova Hartz

Foto

: Arq

uivo

A.L

. Nov

a H

artz

Page 13: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 13

meio amBiente

Por Fábio Dummer Camargo

Foi com sorrisos de dever cumprido e celebrando com espíri-to de equipe que a Sede Central e a Subsede, em São Paulo (SP), e a Academia Sul-Americana de Trei-namento Espiritual de Ibiúna (SP), receberam oficialmente o certifica-do que renova o Sistema de Ges-tão Ambiental (SGA) da SEICHO--NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), em vigor desde 23 de dezembro de 2009. Emitido no dia 8 de feverei-ro de 2013, o documento, de núme-ro EMS-2864/AN e assinado pelo RINA Services S.p.A. (Registro Italiano Naval, com sede em Gêno-va, na Itália), tem validade até o dia 20 de dezembro de 2015. “Todos estão de parabéns pelo empenho. Graças ao comprometimento de cada um, o Movimento deu mais um passo histórico, no Brasil”, dis-se a Diretora Presidente da SNI/BR, Preletora com Designação Es-pecial da Seicho-No-Ie para Amé-rica Latina, Marie Murakami. O Certificado ISO 14001:2004 ates-ta que as três unidades auditadas atuam de acordo com as normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO), que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

O Ensinamento em prá­tica – A auditoria externa (feita

pelo próprio RINA) que resultou na recomendação à recertificação foi realizada nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2012. Com base em pareceres semestrais e diante dos resultados da auditoria com-pleta, o documento abrange, em seu escopo, atividades de divul-gação doutrinária ao vivo, prepa-ração de material e gestão da di-vulgação doutrinária em televisão, rádio, mídia impressa e internet (websites e mídias sociais), trei-namentos, eventos, comerciali-zação e distribuição de revistas e livros. O Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina, Preletor da Sede Interna-cional Junji Miyaura, creditou o feito à atuação de seu antecessor, Preletor com Designação Especial para América Latina pela Sede In-ternacional, Yoshio Mukai. O prel. Miyaura destacou ainda que a “re-certificação se deu pela conscien-tização de cada colaborador em praticar o Ensinamento, no dia a dia”.

A força do conjunto – A dire-tora presidente ressaltou a atuação do preletor Ceueti Nakano que, além de diretor vice-presidente da SNI/BR, é Gerente do Gabinete de Meio Ambiente (GMA), e da subchefe do setor, preletora Maria Marques Porfírio. Especialista em Gestão Ambiental, a prela. Maria destacou o envolvimento dos au-

ditores internos, dos facilitadores (representantes do GMA em cada setor) e dos funcionários. “Foi vi-sível o empenho e a mobilização natural que fez com que muitos, inclusive, viessem até o gabinete à procura de informações, durante o processo”, lembrou. Ela enfatizou ainda a decisiva atuação do diretor vice-presidente da SNI/BR, prele-tor Tuguio Teramae, dos superin-tendentes e da diretoria como um todo. A subchefe do GMA citou também a importância das orien-tações dos consultores Alexandre Périgo e Munir Smaira, da AAP Consultoria, empresa especializa-da contratada para prestar asses-soria.

Ação permanente e contínua – Fazem parte do processo de re-certificação a preparação de docu-mentos e a execução de obras, em cumprimento à legislação ambien-tal vigente. No entanto, é para a característica dinâmica do Sistema de Gestão Ambiental que a prela. Maria chama atenção: “O aprimo-ramento deve ser contínuo, pois a constante avaliação é inerente ao processo”. Ela informa ainda que conceitos mais amplos de educa-ção ambiental, somados à gestão de resíduos sólidos, de energia elé-trica, de água e de combustíveis estão em permanente estudo e apli-cação pelo Gabinete de Meio Am-biente da SNI/BR.

SEICHO­NO­IE DO BRASIL tem certificação ambiental

renovada por mais três anos

Page 14: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 14

Funcionários da Sede Central e Subsede da SEICHO-NO-IE DO BRASIL posam para foto em comemoração à renovação da Certificação Ambiental ISO 14001. Comemoração estendida também aos funcionários da Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna-SP.

Foto

: Jor

ge M

iura

meio amBiente

Page 15: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 15

seminário da luz

Fraternidade

O início de um novo ano anun-cia a nova agenda dos Seminários da Luz, que começam no mês de maio e assim seguem até o final de 2013. O evento acontece em todo o Brasil, de norte a sul, abraçando todas as regiões com a luz dos en-sinamentos da Seicho-No-Ie. Du-rante os Seminários da Luz é possí-vel, além de ouvir as palestras, rea-lizar a Oração da Cura (Meditação Shinsokan de Oração Mútua), ouvir histórias de pessoas que transfor-maram suas vidas e seus destinos através da prática dos ensinamentos da Seicho-No-Ie, adquirir as publi-cações e ainda, caso você leve os filhos, há atividades especiais para eles durante o evento.

Veja na tabela ao lado os locais onde serão realizados os Seminá-rios da Luz entre os meses de maio e junho. E para saber mais acesse: www.sni.org.br/seminario_luz

Seminário da Luz 2013Data Regional/Cidade Orientador

18/05/2013 GO-GOIÂNIA /Rio Verde Fernando Marques18/05/2013 MT-CUIBÁ /Alta Floresta Marie Murakami19/05/2013 MT-CUIABÁ /Sinop Marie Murakami19/05/2013 GO-GOIÂNIA Fernando Marques19/05/2013 SP-RIBEIRÃO PRETO Sinji Takahashi

19/05/2013 MG-TRIÂNGULO E ALTOPARANAÍBA /Uberaba Enio Maçaki Hara

25/05/2013 MT-CUIABÁ /Cáceres Marie Murakami08/06/2013 MG-GOV. VALADARES Carlos Alberto da Silva

08/06/2013 MG-TRIÂNGULO E ALTOPARANAÍBA/Araxá Enio Maçaki Hara

09/06/2013 MG-TRIÂNGULO E ALTOPARANAÍBA/Uberlândia

Enio Maçaki Hara/Ariovaldo A. Ribeiro

09/06/2013 MG-GOV. VALADARES Carlos Alberto da Silva09/06/2013 MG-MONTES CLAROS Sinji Takahashi09/06/2013 MS-CAMPO GRANDE Junji Miyaura15/06/2013 SC-CRICIÚMA Heitor Miyazaki15/06/2013 MT-CUIABÁ/Rondonópolis Junji Miyaura

16/06/2013 PR-WENCESLAU BRAZ Sinji Takahashi/Lílian Súzi B. Norimatsu

16/06/2013 MT-CUIABÁ Junji Miyaura16/06/2013 SC-CRICIUMA Heitor Miyazaki23/06/2013 SP-DRACENA Fernando Marques23/06/2013 ES-VITÓRIA Junji Miyaura

No dia 24 de março, no Salão Nobre da Subsede da SEICHO--NO-IE DO BRASIL, os líderes da Associação Fraternidade reuni-ram-se durante um dia inteiro para estudar os ensinamentos e os pro-cessos organizacionais que envol-vem o trabalho dos dirigentes. O Curso para Formação de Líderes da Associação Fraternidade contou com a orientação dos preletores:

Luiz Hideo Tamaru, Manoel Silvi-no Nunes de Souza, Arnaldo Alves da Silva e, como convidados espe-ciais, Plínio Yoshio Suguinoshita e Neide Gouveia Atensio.

A finalidade do curso é ca-pacitar e ampliar o conhecimen-to doutrinário e organizacional de todos os dirigentes da Associação Fraternidade, para que possam de-senvolver da melhor maneira suas

funções. O curso é destinado ex-clusivamente ao público masculi-no, com palestras doutrinárias que tratam de assuntos específicos da vida do homem. O curso é realiza-do duas vezes por ano. O próximo será no dia 3 de novembro.

Para participar, entre em con-tato pelo email: [email protected] ou pelo telefone: (11) 5014-2214/2257.

Associação Fraternidade realiza curso para liderança

Page 16: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 16

missão sagrada

Por Fábio Dummer Camargo eFernanda Kanasiro

A sublimidade e a importância de contribuir com o Movimento da Seicho-No-Ie é o tema da entrevis-ta concedida pelo Preletor da Sede Internacional Heitor Miyazaki ao Boletim Informativo Círculo de Harmonia. O Superintendente de Missão Sagrada e Forma Humana da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR) recebeu a equipe de re-portagem do boletim em sua sala, na Sede Central, e presenteia a to-dos com sua costumeira inspiração. “Em primeiro lugar, Deus. Eu sem-pre digo: amor total aos três esca-lões: Deus, Antepassados e Pais. Quando retribuímos essa gratidão a eles, recebemos inúmeros benefí-cios. Isso significa, em outras pala-vras, conquistar o reino de Deus”, ensinou. Acompanhe, a seguir, a entrevista na íntegra.

Círculo de Harmonia – Por que a Missão Sagrada é impor­tante para quem se inscreve?

Heitor Miyazaki – Muitas pessoas vivem sérios problemas porque não estão conectadas com Deus, que sempre abençoa e orien-ta. Por não estarem conectadas, não captam essas vibrações. Quan-do nosso elo com Deus é esqueci-

do, recebemos poucos benefícios. Deus nunca se esquece de nós, so-mos nós que nos esquecemos de Deus. Não devemos esquecer nos-sa filiação: você é Filho de Deus. E também não devemos nos esque-cer da Lei de Deus, que é a Lei do Amor. Nela não cabe egoísmo.

Aquele que é egoísta só pensa em si, por isso não é benquisto e nem manifesta as bênçãos de Deus, ou seja, está em uma vibração di-ferente. É como estar com o rádio ligado na AM querendo ouvir FM. Sem ajustar a sintonia, não será possível ouvir. Na realidade, Deus não impõe nada e não castiga nin-

guém. Mas de nossa parte, até onde estamos ajustados, alinhados com Deus?

CH – A Seicho­No­Ie não obriga a dar 10% da renda como dízimo, o que é comum em outras instituições religiosas. Por quê?

HM – Porque o Prof. Masaha-ru Taniguchi, assim como Deus, não impõe nada. Por ser um espíri-to grandioso, o fundador do Movi-mento nunca impôs nada e sempre respeitou o livre arbítrio de cada um. A Seicho-No-Ie nunca obriga a nada, ela abole o “tem que ser as-sim”, porque isso desrespeita a li-berdade da pessoa e um dos cinco desejos do ser humano é ser livre.

CH – Em relação às contri­buições, há diferença entre uma pessoa que ganha um salário mí­nimo e contribui com R$ 30, e outra que ganha R$ 5 mil e con­tribui com R$ 50?

HM – No Evangelho segundo Lucas há uma observação que Jesus fez quando viu pessoas realizando contribuições. Uma viúva (velhi-nha) contribuiu apenas com duas moedinhas, que era tudo o que ela tinha para o seu sustento. Os demais contribuíram com o que estava so-brando no bolso. Aquela senhora ti-nha mais amor e devoção a Deus do que aqueles que deram as sobras.

Como conquistaro reino de Deus

Em entrevista, Preletor Heitor Miyazaki ensina sobre a importância de contribuir para o Movimento da Seicho­No­Ie

Preletor Heitor Miyazaki

Page 17: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 17

missão sagrada

Ou seja, a gratidão é o que define a retribuição a Deus. A respeito disso, o Prof. Masaharu Taniguchi expli-ca: “Resto se dá para porcos e Deus não merece resto.”

CH – A Seicho­No­Ie foi fun­dada no ano de 1930. A Missão Sagrada foi instituída em 1954. Por que o fundador, Prof. Ma­saharu Taniguchi, só criou esse sistema 24 anos depois do surgi­mento do Movimento?

HM – Porque em princípio ele não era a favor de pedir contribui-ção, conforme ele explica na obra Lições para o Cotidiano. “Muitas entidades religiosas são sustentadas somente com doações e oferendas de seus adeptos. Mas a Seicho-No--Ie não exige que os adeptos façam doações. Eu vim mantendo o mo-vimento da Seicho-No-Ie, dando todos os rendimentos provenientes de seminários e publicações; por-tanto, ela era sustentada exclusiva-mente pelas minhas doações. Con-sequentemente, houve adeptos da Seicho-No-Ie que vinham somente “recebendo” as graças e por isso não conseguiam prosperar. Essas pessoas diziam: “Na Seicho-No-Ie fui curado da doença, mas ela não fez nenhum milagre com a minha situação financeira”. Isso aconteceu porque somente eu praticava o ato de “dar” e não incentivava os adep-tos a fazerem o mesmo, pois eu me sentia constrangido em fazê-lo. ‘Dá e receberás’ é a lei da circulação econômica”. A Missão Sagrada é a oportunidade de realizar a lei.

CH – Muitas pessoas que fi­cam algum tempo sem contribuir com a Missão Sagrada, quando voltam a fazê­lo passam a rece­ber várias graças. O que explica isso?

HM – A pessoa afinou mais a sua mente com Deus. Há um exem-plo de um senhor no Japão que foi pedir orientação a um preletor, pois o filho havia sofrido um grave aci-dente de moto e estava na UTI in-consciente. O preletor perguntou: Você tem feito sua contribuição à Missão Sagrada regularmente?”. E a resposta foi: “Faz oito meses que eu não contribuo”. E então o preletor disse: “Essa é a considera-ção que você tem por Deus?”. No mesmo dia, ele atualizou as contri-buições da Missão Sagrada e no dia seguinte o filho saiu da UTI.

CH – Há alguma relação en­tre Missão Sagrada e carma?

HM – Pela lei do carma colhe--se o que plantou. Nós criamos pelo pensamento, fala e ação. Como a contribuição visa salvar as pessoas, aqueles que contribuem estão no mesmo “barco” de salvação e pas-sam a receber bênçãos. Os benefí-cios (colheita) vêm para a própria pessoa ou para os filhos. Por isso, há muitos relatos que comprovam que a contribuição ajuda a salvar, por exemplo: uma pessoa, no es-tado de Pernambuco e que estava pensando em se matar, ligou a te-levisão e sintonizou o programa da Seicho-No-Ie. Ao assistir o progra-ma, ela decidiu viver e começou a participar da Seicho-No-Ie. Quem salvou essa pessoa foram os con-tribuintes da missão sagrada, este é um importante detalhe, pois a Sei-cho-No-Ie chegou à TV graças às contribuições da Missão Sagrada. Assim, quando contribuímos com a Missão Sagrada, não há chance dos carmas negativos se manifestarem. O sentimento de culpa diminui quando compreende-se que é Fi-lho de Deus, que é uma pessoa boa

e desaparece a autopunição, pois o conceito que se tem dela muda. Registre: “eu sou bom”, e o carma negativo desaparece.

CH – Como surgiu a supe­rintendência de Missão Sagrada da SNI/BR?

HM – Surgiu por solicitação de um grupo de supervisores, entre os anos de 2001 e 2002. Você pode se perguntar: mas por que pediram a criação de uma Superintendência de Missão Sagrada? Com a criação da Superintendência, as regionais passaram a ter um órgão exclusivo para desenvolver mais e melhor a Missão Sagrada e, com isso, mui-tas regionais conseguiram, através das restituições, ajudar a melhorar a estrutura e instalação de suas As-sociações Locais.

Atenção, você, que é estu-dante de fotografia ou fotógrafo e atua como dirigente, adepto ou simpatizante da Seicho-No--Ie e gostaria de contribuir na cobertura fotográfica de even-tos: estamos cadastrando profis-sionais da área como voluntá-rios, para eventuais coberturas em suas cidades e regiões, ou mesmo em eventos nacionais.

Venha sentir a alegria de se somar à “luz” transmitida pe-los nossos veículos de comuni-cação e, por meio desse ato de amor e doação, veja seu brilho pessoal resplandecer cada vez mais, em todos os sentidos.

Para mais informações, en-vie e-mail para [email protected]

Fotógrafosvoluntários

Page 18: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 18

FestiVidade do santuário Hoozo do Brasil

A 57a Festividade do Santuário Hoozo do Brasil acontece no dia 14 de abril de 2013, na Academia Sul--Americana de Treinamento Espi-ritual de Ibiúna, interior do estado de São Paulo, com previsão para receber mais de 10 mil pessoas, vindas de todo o país e também de alguns países da América do Sul. O momento é de oração e gratidão e também de celebrar a Vida.

O evento é de extrema impor-tância para todos aqueles que ins-crevem os nomes de seus antepas-sados e também para o Movimento da Seicho-No-Ie, pois, por meio das orações, os dirigentes solicitam às Divindades Protetoras do San-tuário orientação para desenvol-ver o Movimento de Iluminação da Humanidade e também recebem dessas divindades e dos antepassa-dos orientação individual, ideias e forças para atuar em prol do Mo-vimento de Iluminação da Huma-nidade.

A Festividade, como é cari-nhosamente chamada pelos diri-gentes e adeptos da Seicho-No-Ie, é o maior evento promovido pela entidade e é de fundamental im-portância, como coloca o Superin-tendente das Atividades dos Prele-tores, preletor Fernando Antônio

Mendes Marques: “A Festivida-de do Santuário Hoozo é o maior evento promovido pela SEICHO--NO-IE DO BRASIL e é de funda-mental importância, pois, através dessa grandiosa celebração religio-sa, podemos expressar nossa mais profunda gratidão aos nossos ante-passados”.

Na Seicho-No-Ie, faz-se alu-são à imagem de uma árvore para apresentar a importância da grati-dão aos antepassados. Uma árvo-re não pode crescer forte e robusta sem uma raiz forte, que fortalece tronco, ramos e folhas. “A impor-tância ganha dimensão ainda maior quando compreendemos que, como nos ensina o mestre Masaharu Ta-niguchi, “os antepassados são as raízes, os pais são o tronco e nós somos os ramos e as folhas”. Isso é nossa vida, e é comparável a uma árvore, que, para crescer frondosa necessita ter raízes fortes. A vida do ser humano também precisa de raízes fortes, e o melhor nutriente que se pode oferecer aos antepas-sados são as palavras da Verdade”, explica o preletor Fernando Mar-ques.

Durante o evento é realizada a leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade para que, por

meio dela, os participantes pos-sam expressar sua gratidão. É a maneira que se tem de fortalecer as raízes. “É por esse motivo que as almas consagradas no Santuário Hoozo do Brasil recebem a leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néc-tar da Verdade seis vezes ao dia, ininterruptamente, todos os dias do ano. Essas almas, conscienti-zando-se cada vez mais profunda-mente da Verdade, certamente se tornam protetores da nação bra-sileira e promotores da paz mun-dial”, afirma o preletor Fernando Marques sobre a importância da Festividade para os participantes e para o país.

No último ano, foram defini-das algumas mudanças em relação à inscrição de nomes de almas na Festividade, mas, mesmo assim, o número de registros consagrados não diminuiu. Isso porque houve uma assimilação melhor por parte dos participantes sobre o significa-do da expressão da gratidão aos an-tepassados.

“Mesmo definindo melhor os critérios para que as pessoas pos-sam inscrever nomes de almas a serem consagradas no santuário, não houve diminuição do número de registros. Acreditamos que isso

Gratidão é a palavra e o sentimento que norteia a Festividade do Santuário

Hoozo do Brasil

Page 19: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 19

FestiVidade do santuário Hoozo do Brasil

aconteceu pelo fato de as pessoas terem assimilado o real significado de consagrar as almas no santuário através dos registros espirituais. Isto é, cada vez mais as pessoas têm despertado para a necessidade de expressar sua gratidão, sobre-tudo aos antepassados”, finaliza o preletor Fernando Marques.

O Dia

A Festividade tem início às 9h30, mas as caravanas começam a chegar durante a madrugada, por volta das 4 horas. Nesse momen-to, já está a postos uma equipe da comissão organizadora para recep-cionar aqueles que chegam. E, por falar em comissão organizadora,

são mais de 1.000 pessoas envolvi-das na organização do evento, para que tudo saia da maneira mais tran-quila e harmoniosa.

Os preparativos começam me-ses antes, o envolvimento é de toda a organização e também de empre-sas contratadas, além daqueles que cuidam de um dos momentos mais importantes do dia e formam a pra-ça de alimentação do evento.

No sábado, véspera da Festivi-dade, acontece a desvinculação das almas em uma cerimônia especial e também, durante o dia todo, são evocados os registros espirituais que foram enviados para a Acade-mia de Ibiú na até aquele momen-to. São mais de 500 preletores que passam o final de semana inteiro

dedicando amor ao próximo com a leitura dos nomes nos registros es-pirituais.

O dia é marcado por muita emoção. Além da Cerimônia rea-lizada pela manhã, no período da tarde acontece a Cerimônia no Mo-numento aos Anjinhos Anônimos, onde todos aqueles que não tiveram oportunidade de nascer neste mun-do recebem orações e vibrações de bênção e paz, também através da leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade.

É um dia em que se manifesta a gratidão a todos aqueles que vie-ram antes e auxiliaram na constru-ção do país, com a formação de sua família e a criação de seus descen-dentes.

Page 20: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 20

Preletores da Seicho-No-Ie que cumpriram sua missão neste mundo e ascenderam ao mundo espiritualREGIONAL PRELETOR (A) FALECEU EM

SP-OSASCO Prela Olga Gabas da Silva 11/10/2010, aos 79 anos

SP-ARAÇATUBA Prela Eneide Batista de Oliveira 22/03/2011, aos 65 anos

RS-PASSO D’AREIA Prela Gladis Cardoso Fidelis 26/09/2012, aos 72 anos

RJ-NITERÓI Prela Maria Euza Januario da Silva 19/05/2001, aos 75 anos

MS-CAMPO GRANDE Prela Natalina Azevedo Notarangeli 01/10/2011, aos 72 anos

SP-JABAQUARA Prela Angelina do Nascimento Squillace 11/08/2012, aos 85 anos

SP-ABC Prel. Seiji Suzuki 23/08/2012, aos 85 anos

SC-FLORIANÓPOLIS Prela Clara Cleonis Zaccaron da Silva 06/10/2012, aos 67 anos

SP-JABAQUARA Prela Lucila Perseguim Aleixo 14/11/2012, aos 79 anos

Externamos aos seus familiares o nosso profundo respeito e gratidão pela dedicação prestada ao Movimento de Iluminação da Humanidade, como preletores da Seicho-No-Ie.

ASCENSÃO AO MUNDO ESPIRITUAL

Page 21: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 21

entreVistarelato de eXperiÊnCia

Meu nome é Sabrina Silva de Souza Jucá. Moro na cidade de Rio Branco-AC e tenho 32 anos. Conhe-ci a Seicho-No-Ie aos 17, através do meu então namorado Fábio Cri-sóstomo Jucá, filho dos Preletores Maurício e Maria das Dores Jucá. Naquela época passei por vários problemas existenciais e através dessa filosofia de vida maravilho-sa, aprendi que sou filha de Deus e consegui superar meus conflitos in-teriores. Assim, em poucos anos me tornei divulgadora da Seicho-No-Ie, prosperei financeira e espiritual-mente e passei a viver de forma harmoniosa comigo mesma e com minha família. Em janeiro de 2004, Fábio e eu nos casamos em uma ce-rimônia belíssima em nossa asso-ciação local. Os anos se passaram e meu casamento sempre foi orienta-do pelos princípios da Seicho-No--Ie, com amor, sabedoria, alegria, prosperidade e harmonia. Porém, começamos a nos sentir incomple-tos como casal e passamos a nutrir o desejo de termos um filho. Com o corre-corre do dia a dia, levados pelos compromissos profissionais e sociais, deixamos de freqüentar as reuniões da Seicho-No-Ie sem que nos déssemos conta. Também aca-bamos deixando de lado as práticas maravilhosas que nos foram ensina-das. Após sete anos de casamento e de espera frustrada por um filho, resolvemos fazer uma investigação clínica sobre nossas condições re-produtoras e descobrimos que nos-sas chances de engravidar pelo mé-todo natural eram apenas de 20% em comparação a casais em situa-ção normal. O diagnóstico foi per-turbador para mim e passei a fazer todos os tipos de tratamento dispo-

níveis em nossa cidade (indução de ovulação, ultrassom seriado, coito programado), mas nenhuma surtiu resultado. Então, em junho de 2011, entrei em contato com uma clínica de reprodução humana assistida, no Estado do Ceará, para fazermos inseminação artificial. Mas, como meu marido não se sentia à vonta-de com essa ideia, lembrei-me da Seicho-No-Ie e fui buscar orienta-ção com minha sogra, Prela Maria das Dores que, através da inspiração divina, indicou-me a “Oração para que o casal sem filho receba a gra-ça”, contida no livro “A Chave da Vida Feliz”, Volume 1, 21a Edição, página 106. Transcrevi a oração em meu caderninho e, com muita fé, orei por várias noites seguidas a meus antepassados dizendo: “Que-ridos antepassados, nós ainda não recebemos a graça de ter um filho. Se não recebermos a bênção de ter um filho, a nossa família se extin-guirá pela ausência de um herdeiro. Concedei-nos a graça de termos um filho. Cremos que entre os nossos antepassados existem certamente almas que ainda precisam nascer neste mundo para estudar e cum-

prir a sua missão. Fazei com que uma delas, a alma mais indicada, seja concedida como nosso filho”. No mês seguinte, dia 07 de julho de 2011, minha grande amiga e coma-dre, Prela Alba Ferreira de Castela, deu à luz o meu segundo afilhado, Gustavo, e me envolvi de tal forma com esse acontecimento extraordi-nário, auxiliando minha comadre com os cuidados com o seu bebê, que acabei esquecendo completa-mente meu problema de infertili-dade. E como que por um milagre, em resposta às orações de gratidão feitas aos nossos antepassados, e conforme a máxima bíblica do “dás e receberás”, no dia 21 de julho de 2011, uma vida foi gerada em meu ventre. O fruto do nosso amor, meu e de meu esposo Fábio, nasceu no dia 12 de abril de 2012, trazendo muito mais alegria para nossas vidas. De-mos a ele o nome de Eduardo e ele carrega os sobrenomes de todos os nossos antepassados: Eduardo Silva de Souza Crisóstomo Jucá. Nosso filho não é só nosso, é, antes, um fi-lho de Deus, amado por todos. Ele é um menino lindo, alegre, saudável e é também a comprovação dos ensi-namentos da Seicho-No-Ie, de que o cuidado com as nossas raízes (nos-sos antepassados) e a dedicação de amor ao próximo, juntamente com a prática da oração, constituem a base para uma vida feliz! O nosso muito obrigado ao mestre Masaharu Tani-guchi, que nos transmitiu essa filo-sofia de vida maravilhosa e a todos os preletores e dirigentes da Seicho--No-Ie, que não medem esforços para levar adiante o ensinamento de que o homem é filho de Deus! Mui-to obrigado, muito obrigado, muito obrigado!

Sabrina Silva de Souza Jucá

Page 22: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 22

ABR

IL D

E 20

13

ACADEMIAS ATIVIDADES ORIENTADORES

Ibiúna 13 e 14

57a Festividade do Santuário Hoozo do Brasil e 29a Cerimônia no Monumento aos Anjinhos Anônimos dos Países Ibero-Americanos e Angola (Presencial e Virtual)

Junji Miyaura

Ibiúna 15 a 18Seminário Geral de Treinamento Espiritual de Oferenda de Trabalho (Seminário da Cura Divina)

Kátia Metran Saita, Romeu Pace Filho, Antonia dos Santos Alves, Mary Akiko Chiba dos Santos Convidados Especiais: Marie Murakami, Marcos Rogério Silvestri Vaz Pinto

Ibiúna 20 e 21Seminário para Empresários, Profissionais Liberais, Autônomos e Executivos da APSIB

José Adalton de Oliveira, Cléa Vicentina de Freitas Silva, Orlando Norio Oda Convidados Especiais: Jamira Nery Ferreira, Luiz Hideo Tamaru, Milton Massayoshi Yuki

Ibiúna 27Assembleia Geral da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Marie Murakami

Ibiúna 27 e 28Encontro Nacional dos Supervisores Adm. Doutrinários Regionais e Representantes Regionais (jap. e port.)

Enio Maçaki Hara, Luiz Takeo Onuki

Sta. Tecla 6 e 7Seminário Geral (Seminário de Gratidão aos Pais)

Carlos Alberto da Silva, Zeli Terezinha Bellan Khan, Maria Lucivalda Batista Banki Convidados Especiais: Saul Antonio Brandalise, Silvana Cassimiro de Souza

Sta. Tecla 6 e 7

Treinamento para Formação e Capacitação de Líderes Formadores de Caravanas para Seminários nas Academias

Silvana Cassimiro de Souza, Saul Antonio Brandalise, Janaína Cavalcante Binatti Convidado Especial: Carlos Alberto da Silva

Sta. Tecla 20 e 21Seminário da Terceira Idade (Associação Pomba Branca)

Edison Schwarz de Melo, Norma Maria Varani, Alidia Teresinha Fischer Convidada Especial: Zeli Terezinha Bellan Khan

Santa Fé 5 a 7Seminário de Treinamento Espiritual da Assoc. Pomba Branca (Sem. Alegria da Mulher)

Lílian Súzi Baffi Norimatsu, Graciela Acquiste Oliva, Tania Sueli Araujo Conceição Rocha

Santa Fé 6Curso para Líderes da APB/BR (Voa Pomba Branca)

Lílian Súzi Baffi Norimatsu, Graciela Acquiste Oliva, Rosane dos Santos Pires Convidadas Especiais: Tania Sueli Araujo Conceição Rocha, Odair Maria Jesus Xavier

Santa Fé 20 e 21Seminário da Assoc. Fraternidade (Seminário do Sucesso)

Jairo Oliveira Santana, Washington Contreiras Santos, Convidado Especial: Juvenal Augusto Guedes de Santana

Curitiba 20 e 21Seminário da Terceira Idade (Associação Pomba Branca)

Gelsi Moschetta, Saul Antonio Brandalise, Zoraide Valdivia

Amazônia 20 e 21 Seminário Geral (Seminário de Orações)

Lílian Súzi Baffi Norimatsu, Maria de Fátima Kato Negrão, Deuzarina Gonzaga Santos

agenda das aCademias

Page 23: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações

Março / abril de 2013 23

agenda das aCademiasM

AIO

DE

2013

ACADEMIAS ATIVIDADES ORIENTADORES

Ibiúna 18 e 19 Seminário Geral (Seminário de Gratidão aos Pais)

Heitor Miyazaki, Viviane Tenório de Macêdo Hara, Paulo Cesar Rocha Ribeiro

Ibiúna 25 e 26 Curso para Divulgadores da Seicho-No-Ie

Carlos Alberto da Silva, Milton Kazuo Norimatsu, Sonia Regina dos Santos Hyppolito, Arnaldo Alves da Silva

Ibiúna 30/5 a 2/6Seminário de Treinamento Espiritual de Oferenda de Trabalho para Preletores e Líderes da Iluminação

Fernando Antonio Mendes Marques, Luiz Hideo Tamaru, Leonor Ichikawa, Edilamar Batista Convidado Especial: Yoshio Mukai

Sta. Tecla 18 e 19 Seminário para Juvenis Adriano Campos Brittes, Zuleica Tomasi, Janaína Cavalcante Binatti, Marcelo Silva Ramos

Sta. Tecla 25 e 26 Curso para Divulgadores da Seicho-No-Ie

José Adalton de Oliveira, Graciela Acquiste Oliva, Gicelia Silveira Pacheco

Sta. Tecla 30/5 a 2/6Seminário de Treinamento Espiritual de Oferenda de Trabalho para Preletores e Líderes da Iluminação

Heitor Miyazaki, Eduardo Nunes da Silva, Magda Abel da Silva, Emerson Gomes Machado

Santa Fé 18 e 19 Seminário para JovensCarlos Alberto da Silva, Magnólia Maria Portugal, Flávio Koji Hiramine Convidado Especial: Juvenal Augusto Guedes de Santana

Santa Fé 25 e 26 Curso para Divulgadores da Seicho-No-Ie

Luiz Hideo Tamaru, Vera Aparecida de Faria Cardoso, João Domingos Affonso Diniz, Larissa Alves dos Santos

Santa Fé 30/5 a 2/6Seminário de Treinamento Espiritual de Oferenda de Trabalho para Preletores e Líderes da Iluminação

Marie Murakami, Jamira Nery Ferreira, Luiz Antonio Marconi Pereira, Kati Satoko Miura

Santa Fé 30/5 a 2/6 Seminário Geral de Treinamento Espiritual (Seminário da Meditação)

Maria Amelia Camilo Teixeira, Alberico Alves Teixeira, Maria de Fatima da Silva Melo Convidadas Especiais: Marie Murakami, Jamira Nery Ferreira

Curitiba 25 e 26 Curso para Divulgadores da Seicho-No-Ie

Lílian Súzi Baffi Norimatsu, Marlene Aparecida Von Mann Ca-ramuru, Valter Otaviano da Costa Ferreira Junior, Luciano Sun-din do Lago

Curitiba 30/5 a 2/6Seminário de Treinamento Espiritual de Oferenda de Trabalho para Preletores e Líderes da Iluminação

Enio Maçaki Hara, Teresinha do Carmo Magnani, Adriano Campos Brittes, Cleuza de Jesus Zanatta Convidada Especial: Viviane Tenório de Macêdo Hara

Amazônia 18 e 19 Curso para Divulgadores daSeicho-No-Ie

Antonio Shotaro Ishida Oshima, Maria de Lourdes Correia Moreira, Sheila Miyazaki de Lima

Amazônia 25 e 26 Seminário Geral (em Japonês) Kazuo Kadowaki, Sachiko Shimizu, Midori Matsuno Kadowaki

Amazônia 30/5 a 2/6Seminário de Treinamento Espiritual de Oferenda de Trabalho para Preletores e Líderes da Iluminação

Ivone Gomes Holanda, Aldenize de Freitas Velasco, Edilson de Souza Mendes, Iara Regina Colombo

Page 24: BOLETIM INFORMATIVO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL … · MARÇ / ABRIL DE 2013 5 mensagem de ano noVo do supremo presidente da seiCHo-no-ie proF. masanoBu taniguCHi haverá algumas modificações