círculˇ d harmoni - seicho no ie do brasil · confi amos que a leitura deste veículo de...

32
Ações da SNI na Iberoamérica e África Latina – a expansão do Movimento até nossos amigos latinos, levando a Verdade aos cantos mais recônditos do continente. (págs. 14 e 15) 88ª Solenidade Comemorativa uma festa para celebrar os 88 anos da Fundação da Seicho-No-Ie! (págs. 22 e 23) Publicação Bimestral - Distribuição gratuita ANO XXIII - Nº 295 - Maio/Junho de 2017 SEICHO-NO-IE DO BRASIL BOLETIM INFORMATIVO DA Círculo de Harmonia Nova Diretriz consolida os avanços do Movimento de Iluminação da Humanidade – Movimento Internacional de Paz pela Fé. Teoria e prática andando juntas num novo modo de vida: abandono da energia nuclear, erradicação da fome, reversão do aquecimento global, ética intergerações, modo de viver com baixa emissão de carbono, integração entre os seres, formação de sucessores, entre outros.

Upload: lamnhan

Post on 19-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Ações da SNI na Iberoamérica e África Latina – a expansão do Movimento até nossos amigos

latinos, levando a Verdade aos cantos mais recônditos do continente. (págs. 14 e 15)

88ª Solenidade Comemorativa – uma festa para celebrar os 88 anos da Fundação da Seicho-No-Ie! (págs. 22 e 23)

Publicação Bimestral - Distribuição gratuita ANO XXIII - Nº 295 - Maio/Junho de 2017

SEICHO-NO-IE DO BRASILSEICHO-NO-IE DO BRASILSEICHO-NO-IE DO BRASILBOLETIM INFORMATIVO DA

Círculo deHarmonia

Nova Diretriz consolida os avanços do Movimento de Iluminação da Humanidade – Movimento Internacional de Paz pela Fé.

Teoria e prática andando juntas num novo modo de vida: abandono da energia nuclear, erradicação da fome, reversão do aquecimento global, ética intergerações, modo de viver com baixa emissão de carbono,

integração entre os seres, formação de sucessores, entre outros.

Page 2: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

“Todo esforço é uma intensa vibração da Vida, e por isso

nunca será inútil. Não devemos poupar esforços. Eduque seu

filho de modo a fazer dele uma pessoa persistente e esforçada. Obras geniais são, na verdade,

frutos da persistência e do esforço.”

Trecho extraído do livro ‘Assim se concretiza o Amor’, 7ª imp., p. 234 e 235, de autoria do fundador da

Seicho-No-Ie, Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi.

Page 3: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Editorial

Sumário Conversa com o leitor

07

10

22

11

18

16

21

26

24

1214

28

Matéria de Capa

Homenagem

Meio Ambiente

L.I. José Roberto Magalhães

Homenagem – Dia das Mães

Filantropia

Relato de Experiência

Novo Círculo de Harmonia

Ações da SNI na Iberoamérica e África Latina

Seminários da Luz

Nova Diretriz do Movimento da SNI

Casa de Repouso da Grande Harmonia recebe homenagem

Bosque da Vida

O ciclista brasileiro da SNI/BR no Japão

Alessandro Ziquelli

Resultado da Campanha Pró-Natal 2016

Seminários da Luz 2017

Ver a Imagem Verdadeira, a essência perfeita, de todas as pessoas, coisas e fatos é o ensinamento fun-damental da Seicho-No-Ie. Este também é o modo de ser do Boletim Informativo Círculo de Harmonia, para que seus leitores estejam sempre sintonizados com o Bem do mundo perfeito criado por Deus. Nesta edição, você encontrará o registro de acontecimentos felizes que permearam nosso Movimento de Ilumi-nação da Humanidade – Movimento Internacional de Paz pela Fé.

Aqui, você confere a Cerimônia de 32° Ano de Falecimento do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, o trabalho desbravador encetado pela SNI/BR na Iberoamérica e África Latina, a 88ª Solenidade Come-morativa da Fundação da SNI e da Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade ao Supremo Presidente, e, ainda, os Seminários da Luz de 2017. Tudo para que você possa se programar e participar.

Confi ra também a matéria especial da seção Meio Ambiente sobre o “Bosque da Vida”, antiga Sede Internacional da Seicho-No-Ie, que foi transformada num santuário de belezas naturais e a entrevista do Líder da Iluminação José Roberto Jonas de Maga-lhães, que foi o ciclista escolhido para representar a SNI/BR no Japão, por ocasião da Festa da Seicho-No--Ie pelas Dádivas da Natureza, em 2016. Veja também o novo projeto gráfi co e editorial do Boletim Infor-mativo Círculo de Harmonia, que está se renovando, para melhor cumprir seu papel de informar todas as novidades do nosso sagrado Movimento.

Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um bálsamo regenerador e um treinamento para a visualização da perfeita criação de Deus. Muito obrigado!

Círculo de HarmoniaDiretor-Presidente: Yoshio MukaiGerente Responsável: Ailli de Mello FrançaRedação: Fábio Dummer Camargo Silvia Aparecida Rabelo FontesProjeto Gráfico: Paulo César Santos de AzevedoDiagramação: Paulo César Santos de AzevedoCapa: Lucas Henrique de OliveraTiragem: 37.000 exemplaresImpressão: Plural Indústria Gráfica Ltda.

Correspondência para oBoletim In for ma tivo Cír culo de HarmoniaAv. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – JabaquaraSão Paulo – SP – CEP: 04308-900 – Tel.: (11) 5014-2273

Website: http://www.sni.org.br/chonlineE-mail: [email protected]

Registro nº 23.575Órgão Informativo da Seicho-No-Ie do Brasil

Este produto é impresso na PLURAL - uma empresa comprometida com o meio ambiente e com a sociedade; oferece produtos com o selo FCS, garantia de manejo florestal responsável.

Cerimônia

Sede Central

Cerimônia de 32° Ano de Falecimento do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi

88ª Solenidade Comemorativa da Fundação da SNI e da Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade

04 Mensagem dos PresidentesPreletores Fumio Nishiyama e Yoshio Mukai

3

Page 4: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Vamos descobrir a Imagem Verdadeira através da Natureza!

Fumio NishiyamaPresidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina

Reverências, muito obri-gado.

No livro A Verdade da Vida, v. 27 – A Eterna Nature-za Búdica (I) –, 4 ª ed., págs. 187 e 188, cap. VIII, Votos de Aprimoramento Espiritual dos Adeptos da Seicho-No-Ie, te-mos o seguinte texto do Pro-fessor Masaharu Taniguchi:“Reverenciemos todas as coisas do Universo:

Ao contemplarmos o céu, as estrelas, o mar, a terra, o fogo, a água, os campos ver-dejantes, as flores, enfim, todos os elementos da Na-tureza e os seres viventes, apreendamos em seu âmago a perfeição da Vida de Deus. Amemos, respeitemos e reve-renciemos essa Vida, e jamais a desperdicemos.”

Em seguida, o Professor nos pergunta: “Quando tomamos a cons-ciência de que somos filhos de Deus, essa consciência de Deus entra em ativida-de; nesse caso, como será o mundo em que agirão os fi-lhos de Deus?”

O Professor nos explica, respondendo à sua própria pergunta, que este mundo onde agirão os filhos de Deus é o Universo de criação infi-nita. Como seria então, nesse caso, Universo de criação in-finita?

Ainda conforme o Pro-fessor Masaharu Taniguchi, é o mundo de infinitas dimen-sões, ou seja, Seicho-No-Ie, sendo o mundo de beleza infinita. Isto é, é o Mundo da Imagem Verdadeira, o mundo maravilhoso que infelizmente nossos sentidos não conse-guem captar totalmente, pois os sentidos só conseguem captar parte desse mundo maravilhoso da Imagem Ver-dadeira. É o que explica a Su-tra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade: os sentidos não captam senão projeções da mente.

Talvez alguém possa con-testar pensando: “O mundo verdadeiro é aquele que eu

vejo com os meus olhos. Não é possível que exista um ou-tro mundo...” Para entendermos melhor essa questão, darei um exemplo. Na minha sala de trabalho da Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, existem fotografias com os rostos sorridentes do Profes-sor Masaharu Taniguchi, do Professor Seicho Taniguchi, da Professora Teruko Tanigu-chi e do Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, Professor Masanobu Taniguchi. Quan-do chego na Sede Central reverencio estas fotografias, dizendo mentalmente: “Se-nhores Professores, bom dia! Muito obrigado!” Mas, será que estou reverenciando re-almente as fotografias?

Estas fotografias são mui-to bonitas e me fazem lem-brar muito dos Professores. Mas, mesmo assim, as foto-grafias não são os Professo-res propriamente ditos. Na verdade, estou reverenciando, por meio dessas fotografias, os Professores verdadeiros, que não estão ali fisicamente, mas em algum outro lugar. No caso do Professor Masanobu Taniguchi, no Japão; enquanto os demais Professores estão num outro mundo, ou seja, no elevado mundo divino espi-

Mensagem do Presidente Doutrinário

Foto: Acervo SNI/BR

4

Page 5: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

ritual. O Professor Masaharu Taniguchi também nos explica sobre a fotografia dizendo:

“É como uma imagem fo-tográfica. A imagem fotográ-fica é plana e um tanto pobre em nuances, ao passo que a imagem real é tridimensional, muito mais complexa, e rica em nuances.”

Assim sendo, nós não de-vemos pensar que o que ve-mos é tudo verdadeiro, nem tampouco que não existe nada além do que estamos sentindo por meio dos nossos órgãos sensoriais. Devemos entender que por trás daquilo que sentimos, existe alguma coisa muito maior, muito mais bela.

O Professor Masaharu Ta-niguchi continua nos expli-cando da seguinte maneira:“Porém, ao vermos o céu, as estrelas, o mar, a terra, o fogo, a água, o campo, as flores, enfim, todos os ele-mentos da Natureza, todos os seres viventes e todas as coisas fenomênicas, não de-vemos nos limitar a vê-los simplesmente como elemen-tos do mundo tridimensional banal, prosaico e um tanto

insípido. Devemos contem-plar a Imagem Verdadeira que está no âmago deles e apreender a Vida de Deus, infinitamente bela, harmo-niosa e perfeita. Amar, res-peitar e reverenciar a Vida de Deus que existe no âma-go de todos os seres e todas as coisas, e jamais desper-diçá-la – este é o modo de viver da Seicho-No-Ie.”

Quando buscamos con-templar, desta maneira, a Imagem Verdadeira que exis-te dentro ou por trás dos ele-mentos da natureza, todos os seres animados e inanima-dos, além de todas as ocor-rências fenomênicas, come-çamos a visualizar realmente o mundo verdadeiro, onde nós, filhos de Deus, podere-mos agir livremente, mas sem desperdícios dos recursos da natureza, como foi aqui ensi-nado pelo Professor Masaha-ru Taniguchi.

Uma das formas de se conseguir essa forma de ver as coisas é experienciar o contato com a natureza, bus-cando conhecer o significado de cada um dos seres inani-mados ou animados, seja uma

planta, um inseto ou mesmo uma brisa de vento que afa-ga o nosso rosto. Isso nos traz muito mais sensibilidade, fa-cilitando a visualização da Imagem Verdadeira. Procure seguir esse ensinamento do Professor Masaharu Taniguchi e com certeza poderá visuali-zar melhor o Mundo da Ima-gem Verdadeira e apreender a Vida de Deus que flui através de cada pedaço do mundo da natureza. Quando realizamos a Meditação Shinsokan, ten-do esta sensibilidade, certa-mente podemos apreender melhor o Mundo da Imagem Verdadeira.

A partir deste ano, a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL está colocando dentro do seu programa de Seminá-rio de Treinamento Espiritual um horário em que os semi-naristas terão a oportunidade de contatar a natureza. Acre-ditamos que será uma ótima ocasião para descobrir a exis-tência da Imagem Verdadeira. Por favor, experimentem par-ticipar de um Seminário de Treinamento Espiritual e des-cubram o Mundo da Imagem Verdadeira!

Novas reverências.

A Verdade da Vida, Volume 27 A Eterna Natureza Búdica - Explicando a Verdade fundamental que transcende o sectarismo religioso e que constitui a essência de todas as religiões, este livro visa extin-guir a ideia de pecado oculta nas profundezas da mente humana e guiar o leitor para um mundo de perfeita harmonia.

Para adquirir acesse: htttp://livrariasni.org.br/ ou 0800 770 2600

5

Page 6: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Mensagem aos nobres pioneiros do amanhã

Minha Reverência Solene, muito obrigado.

Cada um, seja oriundo de geração anterior, como eu, ou jovem, ou ainda da chamada meia idade, são os pioneiros da Nova Civilização anunciada pelo Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, Professor Ma-sanobu Taniguchi, e esposa, e que é advinda de seus ante-cessores.

Manifestar nossa reli-giosidade nunca foi apenas ajudar as pessoas a perdoar para eliminar um câncer, ou ensiná-las a sorrir mais para conseguir um emprego, ou estimulá-las a ler os escritos sagrados para iluminar o der-redor de suas vidas. Tudo isso é só o começo.

A Seicho-No-Ie nunca foi apenas aquilo que pode mu-

dar no perímetro do alcan-ce dos nossos olhos. Basta ler as escrituras dos Mestres Masaharu Taniguchi e Seicho Taniguchi. Sim, pessoas se curavam, desde resfriados até enfermidades tidas por termi-nais, lendo seus textos. Mas neles havia bem mais! Eles sempre ensinaram a “Recon-ciliação com todas as coisas do céu e da terra”.

No Prefácio de Convite à Prosperidade, volume 1, o Mestre Masaharu Tanigu-chi alertava (no ano de 1967, quando redigiu): se o homem não parar de poluir o planeta, isso poderá ser fatal. A Nova Civilização já era proposta, e a continuidade nos é tecida pri-morosamente pelo Supremo Presidente, Professor Masa-nobu Taniguchi, na atualida-de.

Nosso corpo, se usado como instrumento da espiri-tualização das relações huma-nas, viverá bem, com saúde, cercado das coisas materiais necessárias. Se a Seicho-No--Ie entrou em nossas vidas somente para nos garantir isso, teremos compreendido apenas uma pequena parte do grandioso Ensinamento.

Amanhã seremos ante-passados, mas hoje já somos pioneiros do amanhã. Nossa fé vem bem de antes de nossa

chegada a este mundo, e nos-sa religiosidade é aquela que perpassará as eras, dará fru-tos aos nossos netos, bisne-tos e outras tantas gerações – mas tudo isso se embutir-mos uma reverência solene em cada ação de proteção ao meio ambiente.

A Seicho-No-Ie está a pro-pagar a Verdade “Deus, Na-tureza e seres humanos são originariamente unos”. Essa é uma tarefa divina, para líde-res decididos, que sabem se levantar sozinhos, que produ-zem sua coragem, e se man-têm na presença de Deus a todo instante. Porque oram, suas orações adquirem a for-ça espiritual necessária para tocarem seus empreendimen-tos. Mas vão além!

Eis minha mensagem a vós: Ide, nobres pioneiros do amanhã! Ide além! Ide pregar a boa nova! A felicidade de ter sido salvo pelo Ensinamento é de um instante, mas a de le-var adiante a salvação é para sempre, porque vai avante dos olhos e das fronteiras do próprio existir! Eis aí a marca de vós, neste mundo e nesta época: vós sois os nobres pio-neiros do amanhã!

Uma nova Reverência So-lene. Muito obrigado!

Mensagem do Diretor-Presidente

Yoshio MukaiDiretor-Presidente da Seicho-No-Ie do Brasil

Foto: Acervo SNI/BR

6

Page 7: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Sede Central

Diretor-Presidente eleito aponta os rumos a seguir: “Atuar com fervor fazendo o simples, que é doar atos de amor ao próximo, e em harmonia”.

1º de março faz-se nova-mente uma benfazeja data para o Movimento cuja mar-ca é o amor. A SEICHO-NO--IE DO BRASIL consolida-se como vanguarda religiosa em prol da sobrevivência da humanidade. A nova Diretriz Trienal, trazida pela Sede Internacional; a nova ges-tão de diretores e membros diretivos da Sede Central, o CDOC (Comissão Organiza-cional Central); a eleição do Preletor Yoshio Mukai para a

Nova Diretriz consolida os avanços do Movimento para a gestão de 2017-2020

presidência entre 2107-2020; o Seminário para Líderes, orientado pelo Preletor da Sede Internacional Tatsu-fumi Yukishima (25 e 26 de novembro de 2016, durante o Encontro Nacional de Re-presentantes para Líderes) e pelo Presidente Doutriná-rio da Seicho-No-Ie para a América Latina, Preletor da Sede Internacional Fumio Nishiyama; e uma postura arrojada e cada vez mais di-nâmica das lideranças em

todas as esferas da organi-zação, fazem este momento se tornar histórico e singu-lar, devido aos avanços na direção da criação da base do movimento para a Cons-trução da Nova Civilização, conforme aponta detalha-damente a nova Diretriz.O foco atual da Seicho-No--Ie – A Diretriz é composta por duas partes que por si só a tornam viva e sugerem mobilidade: I – Criação da

7

Page 8: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

base do movimento para a construção da Nova Civiliza-ção; II – Prática do estilo de vida para a construção da Nova Civilização e contribui-ção social. Conforme explica o Vice-Presidente Doutri-nário da Seicho-No-Ie para a América Latina, Preletor da Sede Internacional Junji Miyaura, o foco do Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, Professor Masanobu Tani-guchi, está ainda mais con-solidado: “Se não cuidarmos da Terra hoje, por meio de novos comportamentos, não haverá planeta amanhã”, re-sume. O Prel. Miyaura cita alguns dos pontos-chave da Diretriz. Um deles é o poder do Musubi, ou seja, o poder da união. Outras duas ques-

tões importantes são: o con-tato com a natureza sem ne-cessidade de procedimentos hierárquicos rígidos, como por exemplo, a prática de artesanato, ciclismo e pro-dução de hortas caseiras ou comunitárias; e a Festa das Dádivas da Natureza, even-to anual em que a Seicho--No-Ie chama a comunidade para diversas atividades em prol do meio ambiente. Mas para o Prel. Miyaura há ain-da um ponto central nessas ações: “A base de tudo isso está no trecho do Canto em Louvor à Natureza: ‘A huma-nidade está em processo de expansão da consciência’. Na medida em que expan-de, toma a atitude em prol da proteção e passa a pra-

ticar o Musubi naturalmen-te”, aponta o Vice-Presidente Doutrinário.Fazer o que está previsto, afirmado e compromissado – A volta do Preletor Yoshio Mukai ao cargo de Diretor--Presidente, lança sobre todo o Movimento o supor-te de mãos feito mapas, mas também seu olhar sábio, que deram luz e testemunharam iluminações ao longo de mais de 60 anos de atuação: “Desde que começamos a seguir as diretrizes da Sede Internacional, vem sendo estabelecida com cada vez maior empenho uma cultu-ra de valorização da Vida de Deus, com cursos aos fun-cionários, a conquista da ISO 14.001 através da efetivação

Yoshio Mukai Diretor-Presidente da Seicho-No-Ie

do Brasil

Fumio Nishiyama Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina

Sede Central

Fotos: Jorge Miura

8

Page 9: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

da Política Ambiental, mais videoconferências e menos viagens, instalação de pla-cas fotovoltaicas, reserva de água da chuva, a Refeição Simples, a Semana da Paz e do Meio Ambiente, e agora, mais recentemente, a Fes-ta das Dádivas da Natureza. O que é importante frisar é que realizar as atividades vi-sando o desenvolvimento e a criação da base do movi-mento para a construção da nova civilização, não é algo novo ou inédito. É a amplia-ção do trabalho dos Mestres Masaharu Taniguchi e Sei-cho Taniguchi. Por exemplo, a questão do consumo de carne foi introduzida pelo Mestre Masaharu Taniguchi”, lembra o Prel. Mukai, que ainda comenta: “Nas dire-trizes formatadas por cada organização totalmente ba-seadas na Diretriz, mas com alguns itens de suas pró-prias características, desta-co a formação de novos su-cessores, maior divulgação de revistas e de visitas de bênçãos, por exemplo, mas principalmente ressalvo que o compromisso de cada um seja levado extremamente a sério na hora de colocar em prática”, conclama o novo Diretor-Presidente.“Nova Diretriz é ampliação e consolidação” – Este é o pensamento do Superinten-dente de Coordenação Dou-trinária para a Iberoamérica e África Latina, Preletor da

Sede Internacional Mario Gabriel França Silva. “Temos que trabalhar as duas linhas: a relação de cada um com o meio ambiente e a expan-são do Movimento, e é nesse sentido que vejo a Diretriz como completa, pois além de apontar os caminhos, apresenta um plano de ação”, comenta o Prel. Mario Gabriel. Para o Superinten-dente, a tecnologia em favor da ampliação da compreen-são “resulta no aumento de práticas e condutas éticas para com as próximas ge-rações”. Ele ainda enfatiza que a nova gestão 2017-2020 tem por característica um compromisso forte com a formação do cidadão ético. “Só conseguimos transmitir consciência ética quando expandimos mais e mais o Movimento com atividades práticas”, concluiu o Preletor.A Diretriz – Dentre os pon-tos basilares da Diretriz da Seicho-No-Ie para 2017-2020, percebe-se o posicionamen-to somado à prática: aban-dono da energia nuclear; a erradicação da fome no pla-neta; a reversão do proces-so de aquecimento global; a prática da ética interge-rações; modo de viver com baixa emissão de carbono; a vida de acordo com o Mu-subi (espírito de união); a in-tegração divina entre todos os seres existentes, em que colaboram uns para com os outros; formação de suces-

sores e atenção às outras faixas etárias; doação de re-vistas próximo às sedes das associações locais; prática do princípio do Relógio de Sol; reuniões de vizinhança; interpretação da Natureza; uso estratégico das revis-tas sagradas; a conjunção e apoio mútuo nas atividades de todas as federações e associações; clube de horta orgânica, clube de bicicleta, atividades culturais que en-volvam o meio ambiente; a Festa das Dádivas da Natu-reza, entre outros pontos. No Brasil, um dos destaques é a meta de emissão de Carbono Zero nas atividades da Sede Central (mais Subsede e Aca-demia de Ibiúna) até 2020, por meio da arrecadação para doação a Organizações Não-Governamentais (ONGs) que atuam em prol da pre-servação da Mata Atlântica. Além disso, é enfatizada a já consolidada contribuição social e a sempre citada ne-cessidade de formação con-tínua de lideranças.

Confira, com continua-ção em nosso website: www.sni.org.br/chonline, a lista de nomes que compõem to-das as frentes de trabalho da SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL (superintendências e comissões) para a próxima gestão de 2017 a 2020.

9

Page 10: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Cerimônia de 32º Ano de Falecimento do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi

Ainda hoje, 32 anos após seu passamento ao plano espiritual, podemos sentir a presença constante do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi orientando espi-ritualmente o Movimento da Seicho-No-Ie. Os inúme-ros livros sagrados de sua autoria, carregados de for-ça e energia, suas orações que atingem o ponto exato em nossas necessidades e, principalmente, seu exem-plo na seriedade com que buscou o caminho para a libertação da humanidade, deixaram pegadas indelé-veis nos caminhos daqueles que possuem o privilégio de seguir seus passos rumo ao infinito.

O Sagrado Mestre nas-

ceu em 22 de novembro de 1893, em Kobe, no Japão, e desde tenra idade já tinha o pensamento voltado para os mistérios da vida. Pere-grinou por diversas verten-tes religiosas, pesquisou doutrinas do oriente e do ocidente, ao mesmo tempo em que se dedicava inten-samente à prática meditati-va. Essa busca culminou no seu despertar espiritual de-finitivo, quando ouviu uma voz firme que esclarecia de forma veemente a inexis-tência da matéria e a afir-mação da Realidade Única criada por Deus, o mundo da Imagem Verdadeira! Des-de então, passou a compar-tilhar sua iluminação com a humanidade.

Regressou ao plano es-piritual em 1985, deixando um legado inigualável de verdades espirituais e li-bertação ao ser humano, de todos os grilhões que a vida apresenta. Em sua ho-menagem, é realizada uma cerimônia, todos os anos, na Sede Central da Seicho--No-Ie do Brasil. Neste ano, esta homenagem se dará no dia 10 de junho. A Cerimônia de 32ª Ano de Falecimento do Sagrado Mestre Masaha-

ru Taniguchi, será às 14h, conduzida pelo Presidente Doutrinário da Seicho-No--Ie para a América Latina, Preletor da Sede Interna-cional Fumio Nishiyama. Haverá, ainda, uma palestra relembrando os momentos marcantes da vida do Sa-grado Mestre e sua obra em prol da salvação de todos os seres vivos.

Junte-se a nós nesta cerimônia de gratidão pela passagem do Sagrado Mes-tre Masaharu Taniguchi por este mundo e pela herança deixada: os valiosos ensi-namentos da Seicho-No-Ie! Contamos com a sua esti-mada presença.

Cerimônia de 32ª Ano de Fa-lecimento do Sagrado Mes-tre Masaharu TaniguchiData: 10 de junho de 2017Horário: das 14h às 16hLocal: Sede Central da Sei-cho-No-Ie do Brasil (Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 1.266 – bairro Jabaquara, São Paulo-SP).Estacionamento gratuito na Av. Eng. George Corbisier, 99Tel.: (11) 5014.2222

Cerimônia

Foto: Sede Internacional

10

Page 11: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

O que é bom não deixa de ser reconhecido. A Casa de Repouso da Grande Har-monia, instituição destina-da à assistência de idosos mantida pela Seicho-No-Ie do Brasil, recebeu a Comen-da Medalha de Ouro, uma homenagem do TRT–Tribu-nal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas – SP). Tradição de mais de 20 anos, a outorga da comenda con-templa ministros, desem-bargadores e procuradores, além de pessoas e institui-ções que se destacam no meio político, social e da Justiça do Trabalho. A lista dos homenageados é com-posta por personalidades, instituições sociais e em-presas jornalísticas. Além da Casa de Repouso da Grande

sentes na ocasião os mem-bros da Seicho-No-Ie: Prel. Gil Kanasiro Filho (Presi-dente da instituição) e es-posa; Sr. Iasussuke Muraka-mi (Conselheiro), Vladimir Giulianetti Guedes Nunes (Diretor), Renato Naville (Conselho Fiscal), Sérgio Massatoshi Miyazaki (Dire-tor), Patrick de Souza (Dire-tor), Zoraide Valdívia (Dire-tora), Zenaide Dias Ferreira (Diretora), Palloma Parola Del Boni Ramos (convida-da) e Massafumi Fujihara (convidado). Esta homena-gem comprova a importân-cia dos serviços oferecidos pela Casa de Repouso da Grande Harmonia e reco-nhece o grandioso trabalho desempenhado pelos seus colaboradores.

Casa de Repouso da Grande Harmonia recebe prêmio de reconhecimento

Homenagem

Fotos: Sérgio Miyazaki

Harmonia, outras duas en-tidades beneficentes foram agraciadas com a homena-gem: Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos – Grupo Gente Novo Rumo e Associação Espírita O Bom Samaritano. A entrega do prêmio ocorreu no último dia 10 de março, no Plená-rio Ministro Coqueijo Cos-ta, na cidade de Campinas, em São Paulo. A indicação para o recebimento des-ta comenda foi feita pela Desembargadora e Prele-tora da Seicho-No-Ie, Sra. Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, da Regio-nal SP–Pinheiros. Além de grandes personalidades e autoridades conhecidas, como, por exemplo, o juiz Sérgio Moro, estavam pre-

11

Page 12: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Círculo de Harmonia e Enkan ganham nova dinâmica visual

O objetivo do projeto gráfico é estimular uma leitura cada vez mais atraente.

O Enkan, e depois o seu formato em língua por-tuguesa, estabelecido em definitivo no ano de 1984, quando ganhou a versão Boletim Informativo Círculo de Harmonia (CH), é o mais longevo e histórico veículo de comunicação e interação da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR).

O objetivo inicial, ainda na década de 1950 e quando o Movimento ainda estava circunscrito à colônia japo-nesa, era dar um “sentido/sentimento de unidade” às pessoas que pregavam a

Verdade em zonas das mais distantes. Era uma época sem nenhuma instantanei-dade comunicacional, como temos hoje. Há registros de que o Enkan foi recebido com grande alegria pelos pioneiros do Movimento, nos locais mais ermos do Brasil, à época.Reverência e respeito pro-fundo ao veículo pioneiro da SEICHO-NO-IE DO BRASIL – O Enkan/CH passou por tec-nologias bem antigas para ser impresso, como a repro-grafia (OFF 7), chegando a ser datilografado e montado

quase artesanalmente. Du-rante mais de 50 anos, foi editado em papel jornal. No ano de 2012, ganhou o for-mato de revista e uma im-pressão/papel mais nobre (Couche). Sua confecção, das reportagens à distribuição, passou por mãos de grandes preletores.

Para continuar a cum-prir tal forte tradição, desde que sua produção passou em definitivo para o Gabi-nete de Marketing e Comu-nicação da SNI/BR, em 2013, foi que o pioneiro dos veí-culos de informação e inte-

Gabinete de Marketing e Comunicação

12

Page 13: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

ração do Movimento passou a ser estudado e repensado por uma equipe maior de profissionais da área de co-municação. “O nosso objeti-vo é tratar o Enkan/CH com a reverência e o carinho que devotamos a um ‘pai’, por isso, em meio a esse gran-de desafio de acompanhar a atual expansão das tec-nologias de comunicação, também temos buscado dar a ele um projeto edito-rial adequado aos padrões e modos de leitura em tem-pos de Internet e redes so-ciais”, explica a Gerente do Gabinete de Marketing e Comunicação, Preletora Ailli de Mello França.O que vem por aí e já pode-

mos ver nesta edição – O re-sultado já se pode visualizar nesta edição de número 295 do CH. O objetivo é propor-cionar uma maneira mais envolvente e com maior cla-reza na leitura, bem como na disposição dos textos com as imagens. Busca-se levar uma leitura leve e flui-da, com fontes mais cleans, ou seja, mais suaves e ‘lim-pas’. As proporções entre ilustrações, fotos, infográ-ficos e textos comporão, na utilização desses elementos, um resultado visual em que os tamanhos sejam confor-táveis aos olhos. Para tanto, na diagramação (compo-sição gráfica) será priori-zada a melhor distribuição possível dentro das páginas, trabalhando, por exemplo,

os espaçamentos (textuais) e as tonalidades, tanto dos textos quanto das imagens, tornando o conjunto mais claro. “Estamos buscando aprimorar o visual de cada página, tornando tudo mais leve e intuitivo”, completa a Prela. Ailli, sempre elogiosa com relação à sua equipe técnica.

Acompanhe nossas edições através dos sites.Círculo de Harmonia: www.sni.org.br/chonline/Enkan:www.sni.org.br/enkan/

13

Page 14: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Desbravamento em países que ainda não tiveram contato com a Seicho-No-Ie requer coragem e inspiração ao exemplo dos pioneiros do Brasil

Superintendente explica como expandir o Movimento em localidades distantes: seriedade na oração e na execução do Plano de Ação.

Se coragem e arrojo possuíssem três dimensões, certamente não caberiam na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, localizada na Sede Central da SEICHO-NO--IE DO BRASIL. Ali, virtudes herdadas dos pioneiros do Movimento ultrapassam as paredes, dão forma à Dire-triz vinda da Sede Interna-cional e avançam para além das fronteiras dos 18 países

atualmente atendidos pelo setor, constituído por sete pessoas.

O Boletim Informati-vo CÍRCULO DE HARMONIA visitou o Preletor da Sede Internacional, Mario Ga-briel França Silvia, Supe-rintendente da área, para uma conversa sobre planos de ação, acerca do modus operandi, e sobre um Movi-mento que abre caminhos por vezes se locomovendo em um “pau-de-arara”, em

lugares ermos, mas com o mesmo ardor octogená-rio de quando os pioneiros da Seicho-No-Ie iam aos rincões mais distantes do Brasil e salvavam vidas – herdando-nos o Movimento que temos hoje.Confira alguns dos itens le-vantados durante a entre-vista e comentados pelo Prel. Mario Gabriel.Não adianta somente orar se não estivermos prepara-dos doutrinariamente – “As

América Latina

Curso para liderança dos países da Iberoamérica e África Latina. Foto: Felipe araújo

14

Page 15: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

condições de carência ma-terial quase extremas de alguns dos países que visi-tamos exige atuação com sa-bedoria. Muitos estão acos-tumados apenas a receber, e temos de despertar o senti-mento de doação, de grati-dão, de fazer o bem. Temos tido sucesso nesse aspecto”.Como formar um líder à distância – “Não temos um modelo. A estratégia varia. Cada país é um caso, mas as normas e o caminho para a formação do Movimento e de lideranças são criterio-sas. Criamos sequência de reuniões, surgem os líderes, procuramos treiná-los em encontros no Brasil (expli-camos as questões de cotas, Missão Sagrada, tudo den-tro dos conformes) e, quan-do possível, usamos também conferências via internet. O espírito soberano que nos

norteia, assim como o vía-mos nos pioneiros do Brasil, é o mesmo: reunir pessoas, transmitir corretamente o ensinamento e passar a lite-ratura, ou seja, tudo isso re-sultando na prática de atos de amor ao próximo. Essa é a grande mola propulsora da Seicho-No-Ie, o amor colo-cado em ação”.Como é chegar em um lugar no qual nunca se ouviu falar em Seicho-No-Ie e fazer a divulgação? – “Encontramos todo tipo de situação. Al-guém ouviu falar e lá vamos nós. Esse alguém, por exem-plo, ajuda a reunir pessoas. As condições, às vezes, são bem limitadas materialmen-te. Mas transcendemos isso e vamos direto ao ponto, à transmissão da Verdade. É claro que não é em todos os lugares que é assim. É logi-co que temos a Seicho-No-

-Ie estruturada em algumas cidades, com preletores, li-deranças, sedes, mas cada preletor brasileiro que parte em viagem missionária, já sabe que pode enfrentar si-tuações adversas”.O Prel. Mario Gabriel encer-ra a entrevista enfatizando a criação da base do movi-mento para a construção da nova civilização. “Nosso pla-no de ação seguirá à risca a Diretriz da Seicho-No-Ie para 2017-2020”, concluiu.

Saiba mais em:www.sni.org.br/americalati-na/

Em algumas localidades de países da América Latina, o transporte dos preletores só é possível em “paus-de-arara”, ou seja, carrocerias de caminhão improvisadas. (Panamá)

Liderança latina durante visita ao Brasil.

Foto: Mario Gabriel França Silva Foto: ACERVO SNI/BR

15

Page 16: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Ciclista brasileiro na Festa da Seicho-No-Ie pelas Dádivas da Natureza, no Japão

O Boletim Informativo Círculo de Harmonia teve a grata missão de entrevis-tar o Líder da Iluminação José Roberto Jonas de Ma-galhães, sobre uma experi-ência inesquecível. Colabo-rador do Departamento de Recursos Humanos da Sede Central da Seicho-No-Ie do Brasil, José Roberto ganhou uma oportunidade ímpar em 2016, quando foi escolhi-do para representar o Brasil na Festa da Seicho-No-Ie pelas Dádivas da Natureza, promovida pela Sede Inter-nacional da Seicho-No-Ie,

no Japão. Sempre gentil e cordial, compartilhou co-nosco as emoções que vi-veu por lá.

“Senti-me abençoado por Deus. Uma profunda gratidão pela SEICHO-NO--IE DO BRASIL cresceu em meu coração, por ter pro-porcionado a mim esta oportunidade. Lembrei-me do meu pai, pois graças ao amor dele, sempre me le-vando para as atividades da Seicho-No-Ie e me in-centivando a estudar os en-sinamentos, que me tornei dirigente” – afirma.

A escolha foi pautada pela postura constante de reverência aos ensinamen-tos. José Roberto passou a ir ao trabalho de bicicleta, mediante o pedido do Su-premo Presidente da Sei-cho-No-Ie, Professor Masa-nobu Taniguchi, para que mais pessoas adotem este meio de transporte no co-tidiano, devido seu caráter não poluente. O Líder da Iluminação, que já tinha despertado para a necessi-dade de um estilo de vida ambientalmente ético, ado-tou o hábito de pedalar,

Matéria

16

Page 17: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Fotos: José Roberto Jonas de Magalhães

mesmo em meio ao trânsito de São Paulo (SP). Formado em Gestão Ambiental, ele diariamente percorre um trajeto que leva aproxima-damente 25 minutos.

Lá no Japão, nosso re-presentante participou de uma competição ciclística nos arredores do Escritório na Floresta - Sede Inter-nacional da Seicho-No-Ie. Conta com entusiasmo: “O acontecimento mais mar-cante desta experiência foi a subida ciclística no Monte Tennyo. Preparei-me duran-te aproximadamente cinco meses. Chegando ao Japão, foquei ao máximo nesta atividade para cumprir a

minha tarefa da melhor for-ma”. E cumpriu. Conseguiu completar o percurso, não obstante a subida extrema-mente íngreme que preci-sou enfrentar. José Roberto continua: “A prova foi difí-cil. Os demais participantes pedalavam muito e esta-vam habituados a subir o Monte Tennyo. Esforcei-me intensamente. Tendo as ár-vores como companheiras em ambos os lados do ca-minho, pedi forças à Natu-reza para que pudesse fazer o melhor. Consegui ficar em 14º lugar, dentre 39 partici-pantes da categoria mascu-lina. Fiquei muito feliz com o resultado e espero ter re-

presentado bem a SEICHO--NO-IE DO BRASIL”.

Além da prova ciclísti-ca, ele aproveitou para dar uma passadinha por alguns pontos turísticos do Japão e também para visitar, é claro, os locais mais importantes da Seicho-No-Ie por lá.

Conheça a Festa das Dádivas da Natureza. Acesse: www.sni.org.br/festadasdadivas

Líder da Iluminação José Roberto – além de participar da prova ciclística, também percorreu os principais pontos turísticos do Japão.

17

Page 18: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Meio Ambiente

Bosque da Vida respeita biodiversidade nativa e encanta visitantes com conceito baseado na criação do Mundo da Imagem Verdadeira.

Depois que a Sede In-ternacional da Seicho-No--Ie foi transferida, em 2013, para o Escritório na Floresta, localizado em Yamanashi, a mais ou menos 100 km da capital japonesa, foi inau-gurado, em 02 de fevereiro de 2015, o Bosque da Vida Seicho-No-Ie Harajuku, no mesmo espaço antes ocu-pado pelos 5 prédios admi-nistrativos. Destes, somente um foi preservado, a Torre da Luz. A área verde ocupa, hoje, um espaço nobre de Tóquio de mais de 4,3 mil m². Cerca de 18 mil pessoas deixaram seus registros em quase dois anos de funcio-namento. “É um espaço re-

ligioso, baseado no concei-to de criação do Mundo da Imagem Verdadeira onde há perfeita harmonia, e con-siderado por Deus como muito bom, referido no pri-meiro capítulo do Gênesis”, explica o Chefe do Depar-tamento de Publicidade e Cross Media da Sede Inter-nacional, Sr. M. Yamaoka.Origem do nome ‘Bosque da Vida’ e impressões dos visi-tantes – A ideia é priorizar o crescimento de vegetação nativa da região e aceitar todas as espécies viventes que nele chegarem. Assim, os visitantes se deparam com uma biodiversidade abundante e se dizem ma-

ravilhados: “Mostraram-me no biótopo, ou seja, no lago, ovos de sapa e senti como a Vida é maravilhosa”, re-gistrou um visitante. Outras impressões vão ao encontro da origem religiosa do nome Bosque da Vida, associado à Árvore da Vida do Jardim do Éden e à árvore denomina-da Bodhi no budismo, sob a qual Sakyamuni alcançou o despertar espiritual. “Achei ser este espaço uma autor-realização do amor divino”, declarou outro visitante. Ou-tros destacam o ambiente acolhedor bem no meio de uma metrópole e a felicida-de de poder desfrutar de um local “onde o tempo se es-

MeioAmbiente

Antiga Sede Central do Japão dá lugar a área verde que muda face de região urbana de Tóquio

18

Page 19: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

coa lentamente”.Descrição das espécies de árvores existentes no terreno – No início, foram mantidas as 15 espécies de árvores que já existiam no terreno, como a ginkgo bi-loba, a acer palmatum, a cerejeira da espécie Somei Yoshino, e outras. Além des-se cuidado, foram plantadas outras 52 espécies de árvo-res de porte grande, médio e arbustos, que eram comuns nessa região do Japão, an-tigamente denominada Mu-sashino. Dentre elas estão a caducifólia styrax japonica, a perenifólia quercus glauca, frutíferas como a nêspera, e tantas outras, perfazendo um total de 5.500 pés, todos envoltos por pequenas plan-tas que cobrem o terreno, como o erythronium japoni-cum. No total, foram planta-das mais de 48.000 mudas.

Práticas ecológicas e a Tor-re da Luz como edifício de energia zero – O Bosque da Vida foi detalhadamen-te planejado para também servir de exemplo de de-senvolvimento em conjunto com a natureza. O balanço energético do primeiro ano após a inauguração revela o sucesso no aproveitamento de energia natural na pro-dução de eletricidade, supe-rando o consumo via redes de transmissão. “No terraço da Torre da Luz foram ins-taladas 189 placas fotovol-taicas para geração de 47kW de eletricidade, enquanto o prédio recebe o ar fresco do bosque através de cool tube enterrado na área ver-de, a uma profundidade de 1,5m da superfície”, explica o Sr. Yamaoka. A utilização de tecnologia em favor do meio ambiente conta ainda com a utilização de madeiras pro-

duzidas nas proximidades. Também foi instalada ilumi-nação LED e foram colocados vidros duplos que proporcio-nam isolamento térmico efi-caz. É usado um aquecedor a pallet, ou seja, que utiliza pallets de madeira compri-mida.

Confira a sequência des-sa matéria especial no Cír-culo de Harmonia Online. Saiba da importância histó-rica da Torre da Luz para o Movimento, informações so-bre o apreço dos moradores locais que visitam com fre-quência a área, o registro de visitas de estrangeiros e sobre a existência de um Bosque da Vida da Seicho--No-Ie também na região de Akasaka (Bairro de Minato, Tóquio).

O verde e a Vida florescem bem no coração de Tóquio: local onde funcionava a antiga Sede Internacional tornou-se referência, com centenas de espécies de árvores e milhares delas.

Foto: José Roberto Jonas de Magalhães

19

Page 20: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

20

Page 21: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um
Page 22: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Sede Central

Todos aqueles que pos-suem o privilégio de entrar em contato com os ensina-mentos sagrados da Seicho--No-Ie, podem se considerar pessoas verdadeiramente abençoadas por Deus. Isso porque este Movimento de Iluminação da Humanidade – Movimento Internacional de Paz pela Fé, transforma em ouro tudo o que nele toca. Transforma em feli-cidade todas as vidas que a ele são conduzidas pela Grande Vida. Saúde, alegria, prosperidade, amor, perdão! Tudo isso num ambiente de cordialidade, harmonia e muita luz, onde cada um que chega é acolhido como um filho querido que final-mente volta à casa do Pai. Isto é Seicho-No-Ie! E muito mais! Este mundo de infinita

salvação, reconciliação, gra-tidão e amor profundo, sur-giu na face da Terra a partir do despertar espiritual do então jovem Masaharu Ta-niguchi. Ele buscou séria e sinceramente o caminho da Verdade, e desde que o en-controu, tornou-se incansá-vel em divulgá-lo a cada ser. Por isso, hoje, ele é consi-derado e chamado de Sa-grado Mestre.

Aquele 1° de março mu-dou o mundo. E continua mudando, 88 anos depois. São incontáveis os relatos de vidas modificadas para melhor. Agora, muda tam-bém a vida do próprio pla-neta, uma vez que além da salvação individual, tam-bém se dedica a empre-ender uma obra de grande significado no que tange à

preservação ambiental. Para comemorar o sur-

gimento da Seicho-No-Ie neste mundo, todos os anos é realizada uma celebração solene: a Solenidade Come-morativa da Fundação da Seicho-No-Ie e da Trans-missão da Sagrada Tocha da Verdade ao Supremo Presidente da Seicho-No-Ie. Em sua 88ª edição, a Sole-nidade foi realizada em 05 de março de 2017, e contou com momentos especiais. Acompanhe alguns destes momentos à página 23.Parabéns, Seicho-No-Ie!

Fotos: Jorge Miura

88ª Solenidade Comemorativa da Fundação da Seicho-No-Ie e da Transmissão da Sagrada

Tocha da Verdade ao Supremo Presidente da Seicho-No-Ie

Desde aquele auspicioso 1° de março, em 1930, o mundo nunca mais foi o mesmo. Um novo clarão surgia, em meio à escuridão que ocupava as mentes e os corações dos

homens. E a humanidade pôde sentir a esperança inundar o futuro com a promessa de uma nova fase, graças a um fato de relevância eterna - o advento da Seicho-No-Ie!

22

Page 23: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

23

Page 24: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Relato de Experiência

Estávamos muito perto de “fechar as portas”, com fa-lência total. Nossa situação financeira estava bastante complicada; várias contas para pagar, cheques voltan-do e muitos processos tra-balhistas. Eu estava quase “jogando a toalha”, como se diz, ou seja, quase desistin-do. Porém, resolvi começar a fazer as práticas: leitura de Sutras Sagradas, Medita-ção Shinsokan, leitura dos livros e revistas sagradas, e a partir daí as coisas co-meçaram a mudar – e muito rápido.

Devido às dívidas com os funcionários, cheguei a vivenciar uma rotina de três audiências no mesmo dia. Porém, com a prática do ensinamento da Seicho--No-Ie, passei a me com-portar de forma diferente nestas audiências. Ao invés de chegar preocupado ou com raiva dos funcionários que estavam processando minha empresa, eu chegava cumprimentando a todos e agradecendo aos ex-fun-cionários, e desse modo as audiências passaram a ser resolvidas de forma bem

Família Ziquelli reunida. Alessandro junto com a esposa Michelle e as filhas do casal, Júlia e Vitória.

Meu nome é Alessandro Ziquelli, sou empresário e moro na cidade de Leme (SP). Conheci a Seicho-No--Ie no ano de 2012, quando minha esposa Michele me levou para assistir a uma palestra da Seicho-No-Ie em nossa cidade. Gostei da palestra, passei a me in-teressar de verdade pelo ensinamento, sobretudo, quando comecei a partici-par do Ciclo de Estudos da Prosperidade.

Nessa época, minha empresa estava passando por uma fase muito difícil.

“O impossível não existe”

24

Page 25: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

rápida. A mais demorada durou 15 minutos. As coisas foram melhorando dia a dia.

Numa ocasião, um se-nhor de Leme, para quem eu estava devendo o pa-gamento de dois cheques, começou a conversar comi-go sobre a situação da em-presa, fez várias perguntas e então foi embora, pois eu havia dito a ele que paga-ria minha dívida com ele dentro de alguns dias. Pou-co tempo depois ele voltou a me procurar. Quando o vi novamente, logo pensei que ele tivesse vindo me cobrar de novo, mas estava enganado. Quando entrega-mos nossa empresa para o Presidente (Deus) resolver, o que parecia impossível aconteceu. Este senhor, na verdade, havia vindo me ajudar a reerguer a empre-sa, sem nem mesmo eu ter pedido. Chamou-me e dis-se: “Não me pergunte por

que, não sei responder, mas acordei hoje com uma von-tade enorme de te ajudar, e vim aqui para te emprestar o valor de R$ 250.000,00. Meu Deus! - pensei. Na mi-nha frente, estava a luz no fim do túnel, a resposta, a solução que eu tanto preci-sava e esperava. Com essa ajuda, conseguimos honrar os compromissos com mais de 40 funcionários e suas famílias. Só vinha um sen-timento em meu coração: MUITO OBRIGADO!

Fizemos, minha espo-sa e eu, o Ciclo de Estudos da Prosperidade até o fi-nal e fomos intensificando as práticas do ensinamen-to. Pagamos um emprésti-mo que havíamos feito na época e hoje nossa empre-sa está com um índice de crescimento anual muito bom. Abrimos uma filial em Caruaru – PE, para atender a região norte e nordeste e

vamos crescer ainda mais, sempre gerando empregos e levando alegria ao maior número possível de pesso-as. Quero agradecer a toda comissão do Ciclo de Estu-dos da Prosperidade de Li-meira, a todos os Preletores, em especial aos Preletores Pedro Aldo dos Santos e Marcos Alberto Francelino da Silva, que me ensinaram muito sobre o ensinamento.

Quero dizer a todos, por meio deste relato, que o impossível não existe, que podemos concretizar tudo o que queremos. Não se li-mite com o que você tem hoje, ou com o salário que recebe – acredite que você pode, pois a vitória já é sua. Muito obrigado.

(Da esquerda para a direita) Galpão da empresa e Sr. Alessandro Ziquelli em seu ofício. Fotos: Acervo pessoal do Sr. Alessandro Ziquelli.

25

Page 26: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

Você é luz emanada de Deus! Assim apregoa, aos quatro cantos do Brasil, o grandioso Seminário da Luz! Realizado em todas as Re-gionais da Seicho-No-Ie do Brasil de forma intermiten-te, este evento é um marco na vida dos participantes. A força das palestras ilumina-doras, a conjunção de ener-gia curativa que emerge durante a Meditação Shin-sokan de Oração Mútua e a

oportunidade de apresen-tar a doutrina salvadora da Seicho-No-Ie para inúmeras pessoas; tudo isso resul-ta num dia inesquecível de muito aprendizado, luz e re-cursos para o crescimento espiritual, pessoal e profis-sional.

Você é nosso(a) convidado(a) para parti-cipar deste grande even-to! Consulte a data e lo-

cal deste ano na regional mais próxima de você, ou, ainda, acesse nosso site www.sni.org.br/seminario-daluz/ para mais informa-ções. Confira aqui a relação dos Seminários da Luz de 2017 e programe-se. Leve consigo a família e os ami-gos e aproveite para dar um novo rumo às suas realiza-ções!

Muito obrigado!

Iluminemos o Brasil!

20 e 21/0520 e 21/0521/0521/0521/0521/0521/0527/0527 e 28/0527 e 28/0527 e 28/0528/0528/0517/0917/0917/0917/0917/0917/0917/0917/0917/0923 e 24/0917/09

MG-TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA - UberlândiaGO-GOIÂNIA - Rio Verde - GoiâniaES-VITÓRIAMG-TRÊS VALESMS-CAMPO GRANDETO-PALMASSP-DRACENAMA-SÃO LUÍSPR-FOZ DO IGUAÇU - CascavelRS-IJUÍSP-RIBEIRÃO PRETORS-PELOTASSE-ARACAJUAL-MACEIÓBA-ILHÉUSMG-BH/ PARAÍSORJ-CATETESC-JOINVILLESP-BAURUSP-JABAQUARASP-MARÍLIASP-SANTOS - RegistroSC-CRICIÚMABA-PITUBA

Marie MurakamiÊnio Maçaki HaraAntônio Shotaro Ishida OshimaFernando Antonio Mendes MarquesMario Gabriel França SilvaCarlos Alberto da SilvaHeitor MiyazakiFumio NishiyamaMarcos Rogerio Silvestri Vaz PintoÊnio Maçaki HaraJunji MiyauraAntônio Shotaro Ishida OshimaMario Gabriel França SilvaFernando Antonio Mendes MarquesMario Gabriel França SilvaHeitor MiyazakiJunji MiyauraFumio NishiyamaCarlos Alberto da SilvaMarcos Rogerio Silvestri Vaz PintoSinji TakahashiAntônio Shotaro Ishida OshimaMarcos Rogerio Silvestri Vaz PintoMarie Murakami

Data Regional Orientador

Seminários da Luz

26

Page 27: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

24/0924/0924/0917/0924/0930/09 e 01/1001/1001/1001/1001/1007/1001/1001/1007 e 08/1007 e 08/1007 e 08/1008/10

SP-GUARULHOSSP-SANTO ANDRÉSP-INTERLAGOSSP-SANTANASP-VILA PRUDENTEMT-CUIABÁPR-MARINGÁRS-NOVO HAMBURGOSP-ARARAQUARASP-MOGI DAS CRUZESSP-SANTO AMAROSP-SÃO BERNARDO DO CAMPOSP-SÃO MIGUEL PAULISTARS-PASSO D’AREIA (Litoral - Porto Alegre)SP-BARRETOSSP-SOROCABASP-SANTOS

Fumio NishiyamaHeitor MiyazakiCarlos Alberto da SilvaJunji MiyauraSinji TakahashiÊnio Maçaki HaraMario Gabriel França SilvaMarie MurakamiSinji TakahashiHeitor MiyazakiMarcos Rogerio Silvestri Vaz PintoJunji MiyauraCarlos Alberto da SilvaMarie MurakamiHeitor MiyazakiSinji TakahashiMarcos Rogerio Silvestri Vaz Pinto

Data Regional Orientador

SP-CampinasAM-Manaus

PE-Recife (Olinda)PA-Belém

27

Page 28: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

A felicidade está na uni-dade. Assim nos ensina a doutrina da Seicho-No-Ie. Na reconciliação, no per-dão, na gratidão e no amor – sentimentos que nos une e nos aproxima de Deus. A verdadeira alegria e razão

de viver são encontradas quando nos entregamos totalmente para o bem do próximo. A comunidade de líderes e adeptos da Sei-cho-No-Ie do Brasil reali-zou com sucesso mais uma Campanha Pró-Natal. Os

valores arrecadados serão doados para entidades que realizam trabalhos filantró-picos, pelo Brasil inteiro. Nossos sinceros agradeci-mentos a todos aqueles que doaram! Muito obrigado!

RELATÓRIO DA CAMPANHA PRÓ-NATAL DE 2016

Filantropia

Campanha Pró-Natal da Seicho-No-Ie do Brasil - a união que espalha felicidade!

AL-MACEIÓAM-MANAUSBA-BARRISBA-FEIRA DE SANTANABA-ILHÉUSBA-ITAMARAJUBA-PITUBACE-FORTALEZADF-BRASÍLIAES-VITÓRIAGO-GOIÂNIAMA-SÃO LUÍSMG-BH/ CAIÇARAMG-BH/ PARAÍSOMG-JUIZ DE FORAMG-MONTES CLAROSMG-TRÊS VALESMG-TRIÂNG. E ALTO PARANAÍBAMS-CAMPO GRANDEMS-DOURADOSMT-CUIABÁPA-BELÉMPB-JOÃO PESSOAPE-RECIFEPI-TERESINAPR-CURITIBAPR-FOZ DO IGUAÇUPR-LONDRINAPR-MARINGÁ

PR-PARANAVAÍPR-UMUARAMARJ-CATETERJ-COPACABANARJ-NITERÓIRN-NATALRO-CACOALRO-PORTO VELHORS-CAXIAS DO SULRS-IJUÍRS-NOVO HAMBURGORS-PASSO D’AREIARS-PELOTASRS-RIO BRANCORS-SANTA MARIASC-FLORIANÓPOLISSC-JOINVILLESC-XANXERÊSE-ARACAJUSP-ARAÇATUBASP-ARARAQUARASP-ARICANDUVASP-ATIBAIASP-BARRETOSSP-BAURUSP-CAMPINASSP-DRACENASP-GUARATINGUETÁSP-GUARULHOS

1.938,504.503,65864,35364,80523,301.215,001.683,332.818,004.801,70943,002.001,502.969,002.466,902.161,00868,00200,00859,001.183,331.441,005.133,002.941,354.800,00666,50740,002.431,102.560,001.955,673.580,453.333,33

1.210,002.120,002.508,008.302,501.860,001.237,001.084,204.034,00500,001.200,001.175,451.037,501.100,005.036,201.641,00744,001.987,001.774,352.200,0018.367,00557,502.694,50819,55594,004.193,508.210,004.807,001.907,672.029,47

NOME DA REGIONAL NOME DA REGIONALARRECADAÇÃOTOTAL

ARRECADAÇÃOTOTAL

28

Page 29: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um

SP-INTERLAGOSSP-JABAQUARASP-LAPASP-MARÍLIASP-MOGI DAS CRUZESSP-OSASCOSP-OURINHOSSP-PENHASP-PINHEIROSSP-PRESIDENTE PRUDENTESP-RIBEIRÃO PRETOSP-SANTANASP-SANTO AMARO

DF-BRASÍLIA 1GO-GOIÁSMS-MATO GROSSO 1MS-MATO GROSSO 2PA-PARÁPR-PARANÁ 1PR-PARANÁ 2PR-PARANÁ 3PR-PARANÁ 5PR-PARANÁ 6RJ-RIO DE JANEIRO 1SP-ABCSP-ARARAQUARA 1SP-ARARAQUARA 3SP-CENTRAL 1SP-CENTRAL 2SP-NOROESTE 1SP-NOROESTE 2SP-PAULISTA 1

81 REGIONAIS EM PORTUGUÊS33 REGIONAIS EM JAPONÊSACADEMIA DE IBIÚNASEDE CENTRALTOTAL DA CAMPANHA DE 2016TOTAL DA CAMPANHA DE 2015

235.438,52284.043,71 1.099,004.024,50524.605,73539.912,50

1.156,603.747,002.374,502.021,677.702,003.607,702.489,834.754,504.234,208.675,001.776,354.268,001.774,03

7.016,352.934,006.552,006.883,0014.898,007.776,9917.503,308.506,002.710,009.802,00850,0013.746,003.630,002.889,5011.933,509.603,007.621,003.880,0017.677,00

SP-SANTO ANDRÉSP-SANTOSSP-SÃO BERNARDO DO CAMPOSP-SÃO JOÃO DA BOA VISTASP-SÃO JOSÉ DO RIO PRETOSP-SÃO JOSÉ DOS CAMPOSSP-SÃO MIGUEL PAULISTASP-SOROCABASP-VILA PRUDENTETO-PALMAS

SP-PAULISTA 2SP-SANTOS 1SP-SÃO PAULO 1SP-SÃO PAULO 2SP-SÃO PAULO 3SP-SÃO PAULO 4SP-SÃO PAULO 5SP-SÃO PAULO 6SP-SÃO PAULO NORTE 1SP-SÃO PAULO NORTE 2SP-SÃO PAULO SULSP-SOROCABANA 1SP-SOROCABANA 2SP-SUDOESTE

ACADEMIA DE IBIÚNASEDE CENTRAL

2.945,002.677,1510.383,207.069,103.275,333.995,302.470,103.064,803.819,00280,00

7.917,001.271,0017.085,0015.932,007.492,004.938,0013.295,0012.240,0013.010,872.240,001.910,0011.556,204.208,0014.537,00

1.099,004.024,50

TOTAL 81 REG. PORTUGUÊS

REGIONAIS DA ORGANIZAÇÃO EM JAPONÊS

RESUMO DA COMPANHA PRÓ-NATAL DE 2016

NOME DA REGIONAL NOME DA REGIONAL

NOME DA REGIONAL NOME DA REGIONAL

ARRECADAÇÃOTOTAL

ARRECADAÇÃOTOTAL

ARRECADAÇÃOTOTAL

ARRECADAÇÃOTOTAL

ARRECADAÇÃOGLOBAL

SOMA TOTAL

TOTAL 33 REGIONAIS JAPONÊS

R$ 79.367,24 R$ 235.438,52

R$ 524.605,73

R$ 284.043,71

29

Page 30: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um
Page 31: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um
Page 32: Círculˇ d Harmoni - SEICHO NO IE DO BRASIL · Confi amos que a leitura deste veículo de notícias positivas, alegres e de conquistas da Seicho-No-Ie do Brasil seja para você um