estudos kuser participaÇÕes · informação é a chave do crescimento o setor imobiliário...

44
ESTUDOS KUSER PARTICIPAÇÕES Perfil de consumo dos Corretores Imobiliários

Upload: lamhanh

Post on 11-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ESTUDOS KUSER PARTICIPAÇÕESPerfil de consumo dos Corretores Imobiliários

Coordenação Geral: Heitor Kuser

Direção de Tecnologia: Tadeu Luiz Fossá

Coordenação de Relacionamento: Thaís Di Dario

Coordenação de Logística: Charles-Eric Valle

Direção de Arte: Jader Félix e Stéphanie Medeiros

DesignerGráfico: Divanir Mattos ( RP/MTb 4536/DF)

Jornalista Responsável: Thatiana Sestrem (número de registro)

Colaboração: César Oliveira

Tradução: James Francis Walsh

Coordenação de Conteúdo: Heloisa Rosignoli

Sumário

9 PENSO LOGO EXISTO. PESQUISO, LOGO SEI

10 MAPAS

12 SITUAÇÃO DO CPF

13 SEXO

14 FAIXA ETÁRIA

16 ESTADO (UF)

19 CAPITAL X INTERIOR

20 SÓCIO DE EMPRESA

21 RENDA ESTIMADA

23 TRIAGEM DE RISCO

25 ATIVIDADE DE CONSUMO

27 GRUPOS DE CONSUMIDORES

29 CONSUMIDORES POR SEGMENTO

30 AFINIDADE A ARTIGOS DE LUXO

31 AFINIDADE A AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS

32 AFINIDADE A BANDA LARGA

33 AFINIDADE A CARTÃO DE CRÉDITO

34 AFINIDADE A CELULAR PÓS-PAGO

35 AFINIDADE A CRÉDITO PESSOAL

36 AFINIDADE A E-COMMERCE

37 AFINIDADE A PACOTES DE TURISMO

38 AFINIDADE A TV PAGA

39 COMO ANALISAR O PERFIL EXPRESS:

39 ATIVIDADE DE CONSUMO

Nosso comprometimento faz a diferença

NOSSA MISSÃODisseminar informação, democratizar o conhecimento e gerar riqueza

NOSSA VISÃOSer uma geradora de negócios e oportunidades sustentáveis,

com alta rentantabilidade e perenes (ou duradouros)

ONDE ESTAMOS Brasília/DF

Balneário Camboriú/SCCuiabá/MT

Natal/RNPorto Alegre/RS

Rio de Janeiro/RJSalvador/BA

São Paulo/SP

O QUE FAZEMOSComo business developer

atuamos desde o início até a operação dos negócios:

Planejamento

Estudos e pesquisas setoriais

Promoção no Brasil e no exterior

Missões comerciais

Implantação e operação

Desenvolvimento institucional

Informação é a chave do crescimento

O setor imobiliário brasileiro, assim como outros setores da economia, passa por intensas modificações. Um mercado cada vez mais competitivo, consumidores informados e exigentes, a necessidade de modernizar a gestão de ativos e pessoas são só alguns exemplos do cenário que desafia empresas e gestores. E é nesse contexto que a informação consolida seu caráter funda-mental no planejamento e na definição de estratégias de crescimento, tanto em nível nacional, quanto internacionalmente.

A projeção de índices confortáveis de desenvolvimento no mercado imobiliário nacional e in-ternacional deve servir de pilar para a adoção de novas estratégias que possibilitem não somente o crescimento do setor, mas a consolidação, em bases robustas, da indústria imobiliária nacional.

Acreditamos que o esforço das autoridades públicas, em todos os níveis de governo, das empresas e da própria sociedade - enquanto protagonista e beneficiária do desenvolvimento - seja importante para o setor. No entanto, a informação correta e sistematizada é a chave para a permanência de um ciclo virtuoso neste setor da economia.

A construção de uma base dados sólida, capaz de oferecer elementos para o desencadea-mento de estratégias eficazes de mercado, foi o combustível para que a Kuser Participações oferecesse ao setor este relatório sobre o perfil de consumo de 225 mil corretores de imóveis e consequentemente consumidores brasileiros.

Em uma pesquisa inédita com base na quantidade de corretores de imóveis da Serasa Experian, do Banco de Dados ConsumerView, revelamos uma fotografia dos corretores de imóveis. Compartilhar essas informações com o setor significa não somente democratizar o conhecimento mas, sobretudo, oferecer elementos para ações de marketing e mercado mais baratas e eficazes.

As organizações em todo mundo buscam hoje conhecer não só o mercado para o qual dirigem seu trabalho e produtos, mas conhecer cada pessoa individualmente. Essa estratégia baseada na informação individualizada reduz os custos de relacionamento com o consumidor e torna cada ação mais focada e eficaz.

Ao apresentarmos esse documento, a Kuser S/A entrega ao setor imobiliário um conjunto de informações que permite projetar o futuro a partir do cidadão, de seus hábitos de consumo e necessidades.

Entender este conjunto de informações como o início de um processo que permite identifi-car individualmente o público potencial da indústria imobiliária é fundamental para o setor, para a economia do país e para a sociedade brasileira.

APRESENTAÇÃO

ESTUDOS KUSER PARTICIPAÇÕESPerfil de consumo dos Corretores Imobiliários

BRASÍLIA/DF 2014

CONSELHEIRO NELSON TOMAZ BRAGA

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

PENSO LOGO EXISTO. PESQUISO, LOGO SEI “Penso, logo existo” certamente está dentre as frases mais usadas no mundo, fruto de reflexões do francês René

Descartes, deixadas como enorme legado à humanidade em sua autobiografia e a metodologia por ele criada no “ O Discurso do Método”.

Em sua trajetória filosófica, Descartes constatou que as verdades variavam conforme as culturas e definiu que quatro são as regras para se chegar ao conhecimento verdadeiro: a evidência, a análise, a síntese, e finalmente a da enumera-ção. Com o devido respeito e licença do famoso filósofo, ao parafrasea-lo quero prestar uma legítima homenagem ao inserir o “Pesquiso logo sei” em sua famosa reflexão.

Como sempre digo, que me rendo à técnica, em nossos negócios não nos permitimos planejar ou atuar sem co-nhecimento de causa e isso se dá via pesquisa ou busca de cases que nos permitam minimizar nossos erros.

Foi com a intenção de melhorar nosso aproveitamento e resultados que decidimos criar uma série de estudos e boletins setoriais, e disponibilizarmos ao mercado o que aprendemos e estudamos, o que pesquisamos, portanto, o que sabemos.

Na expectativa de que podemos colaborar e contribuir para o desenvolvimento humano, profissional, das corpo-rações e do mercado é que trazemos o perfil de consumo dos corretores de imóveis do Brasil, uma pesquisa jamais realizada e que certamente facilitará o entendimento deste importante e vital profissional do setor imobiliário.

Mais do que conhecer é importante entender quem se pretende atender. E isso certamente este documento irá possibilitar a quem a ele tiver acesso.

Todos pensam, logo existem. Esperamos que todos pesquisem, portanto saibam. Aqui nossa singela contribuição para esse conhecimento.

Heitor KuserDiretor Presidente

9

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

MAPAS

No mapa abaixo você pode observar a distribuição dos registros da sua base pelo território nacional.

CONCENTRAÇÃO

ALTA

BAIXA

10

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

O mapa mostra uma comparação entre a base de corretores de imóveis brasileiros com a concentração das pessoas do ConsumerViewSM.

PENETRAÇÃO

ALTA

MAIOR QUE A MÉDIA

MÉDIA

MENOR QUE A MÉDIA

BAIXA

11

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

SITUAÇÃO DO CPFO cadastro de pessoas físicas (CPF) é o registro de um cidadão na Secretaria da Receita Federal do Brasil no qual

devem estar todos os contribuintes. A Situação do CPF indica o status cadastral do CPF segundo a Receita.

Distribuição e Comparação

Cod Situação do CPF Base Cliente % ConsumerViewSM % ÍndiceA ATIVO 221.938 98,5 109.910.749 87,7 112S SUSPENSO 3.056 1,4 14.195.312 11,3 12I INATIVO 398 0,2 1.151.848 0,9 19

Registros identificados 225.392 125.257.909Registros sem informação 7Total de registros da Base Cliente 225.399 125.257.909

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade dos corretores de imóveis em relação ao ConsumerViewSM. Além disso, o gráfico representa a distribuição percentual dos dados para cada variável, permitindo uma comparação direta das semelhanças e diferenças das duas bases.

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na base de dados dos corretores de imóveis como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

A 112

S 12

I 19

O gráfico abaixo representa a distribuição percentual dos corretores para cada variável, permitindo uma compara-ção direta das semelhanças e diferenças das duas bases utilizadas no estudo

A S I

Código BC % CV %

A 98,5 87,7

S 1,4 11,3

I 0,2 0,9

Resumo da Análise1. A maior ocorrência de Situação do CPF na base dos corretores de imóveis é “ATIVO”2. A maior ocorrência de Situação do CPF no ConsumerViewSM na base dos corretores de imóveis é

“ATIVO”3. A Situação do CPF “ATIVO” é o mais representativo na base dos corretores de imóveis quando

comparado ao ConsumerViewSM

4. A Situação do CPF “SUSPENSO” é o menos representativo na base dos corretores de imóveis

12

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

SEXOContém informações de gênero exatas e calculadas.

O dado exato refere-se a captura do dado informado. O dado calculado é feito através de uma biblioteca de nomes e gêneros.

Distribuição e ComparaçãoCódigo Situação do CPF Base Cliente % ConsumerViewSM % Índice

M MASCULINO 151.510 67,2 58.359.537 46,6 144F FEMININO 63.462 28,2 60.750.258 48,5 58I INDEFINIDO 10.426 4,6 6.184.001 4,9 94

Registros identificados 225.398 125.293.796Registros sem informação 1Total de registros da Base Cliente 225.399 125.293.796

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na base de dados dos corretores de imóveis em relação ao ConsumerViewSM.

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na base dos corretores de imóveis como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

M 144

F 12

I 19

O gráfico abaixo representa a distribuição percentual dos dados da Base de Corretores de Imóveis e do ConsumerViewSM para cada variável, permitindo uma comparação direta das semelhanças e diferenças das duas bases.

M F I

Código BC % CV %

M 67,2 46,6

F 28,2 48,5

I 4,6 4,9

70,0

60,0

50,0

40,0

30,0

20,0

10,0

0,0

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da variável Sexo na Base de Corretores de Imóveis é “MASCULINO”2. A maior ocorrência da variável Sexo no ConsumerViewSM é “FEMININO”3. O Sexo “MASCULINO” é o mais representativo na Base de Corretores de Imóveis quando comparado

ao ConsumerViewSM

4. O Sexo “FEMININO” é o menos representativo na Base de Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

13

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

FAIXA ETÁRIAA idade é exata e calculada a partir da data de nascimento dos indivíduos.

Agrupamos em 10 faixas para melhor análise.

Código Faixa Etária Base Cliente % ConsumerViewSM % Índice Índice1 18 a 23 1.309 0,6 6.377.216 5,1 11 1442 24 a 28 9.205 4,1 12.485.429 10,1 41 583 29 a 33 19.085 8,5 15.218.030 12,3 69 944 34 a 38 22.248 9,9 14.261.451 11,5 86 1445 39 a 43 23.834 10,6 13.090.495 10,5 100 586 44 a 48 26.968 12,0 12.463.585 10,0 119 947 49 a 53 31.416 13,9 11.298.503 9,1 153 1448 54 a 58 30.109 13,4 9.638.422 7,8 172 589 59 a 65 32.016 14,2 10.480.851 8,4 168 94

10 + de 65 29.037 12,9 18.860.695 15,2 85 58Registros identificados 22.227 124.174.677

Registros sem informação 172

Total de registros da Base Corretores de Imóveis 225.399 124.174.677

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na base corretores de imóveis como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

18 a 23 144

24 a 28 12

29 a 33 19

34 a 38 12

39 a 43 19

44 a 48 12

49 a 53 19

54 a 58 12

59 a 65 19

+ de 65 12

14

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

O gráfico representa a distribuição percentual dos dados da Base Corretores de Imóveis e do ConsumerViewSM para cada variável, permitindo uma comparação direta das semelhanças e diferenças das duas bases.

16,0

14,0

12,0

10,0

8,0

6,0

4,0

2,0

0,0

Código BC % CV %

18 a 23 0,6 5,1

24 a 28 4,1 10,1

29 a 33 8,5 12,3

34 a 38 9,9 11,5

39 a 43 10,6 10,5

44 a 48 12,0 10,0

49 a 53 13,9 9,1

54 a 58 13,4 7,8

59 a 65 14,2 8,4

+ de 65 12,9 15,2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Resumo da Análise1. A maior ocorrência de Faixa Etária na Base Corretores de Imóveis é “59 a 65”2. A maior ocorrência de FaixaEtária no ConsumerViewSM é “+ de 65”3. A Faixa Etária “54 a 58” é a mais representativa na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao

ConsumerViewSM

4. A Faixa Etária “18 a 23” é a menos representativa na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

15

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

ESTADO (UF)Unidades Federativa do Brasil

Distribuição e Comparação

Código Faixa Etária Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

N AM 2.375 1,1 1.717.167 1,4 79

N AC 206 0,1 342.120 0,3 34

N RR 137 0,1 225.632 0,2 35

N AP 178 0,1 370.196 0,3 27

N RO 808 0,4 888.152 0,7 52

N PA 4.120 1,9 3.287.347 2,6 71

N TO 999 0,5 632.549 0,5 90

NE MA 992 0,5 2.516.850 2,0 22

NE PI 1.046 0,5 1.324.515 1,1 45

NE CE 9.682 4,4 3.963.095 3,2 139

NE RN 2.473 1,1 1.821.486 1,5 77

NE PB 3.243 1,5 1.856.563 1,5 99

NE PE 3.772 1,7 5.253.340 4,2 41

NE AL 1.957 0,9 1.404.068 1,1 79

NE SE 2.123 1,0 1.123.660 0,9 107

NE BA 11.142 5,1 6.965.512 5,6 91

CO DF 11.538 5,2 1.945.538 1,6 337

CO GO 12.022 5,5 3.658.721 2,9 187

CO MS 2.719 1,2 1.660.680 1,3 93

CO MT 3.166 1,4 1.810.317 1,4 99

SE SP 51.048 23 35.107.278 28 83

SE RJ 35.614 16 13.031.278 10 155

SE MG 15.253 7 13.414.153 11 65

SE ES 2.392 1 2.106.647 2 65

S PR 15.026 7 7.187.739 6 119

S SC 13.111 6 4.078.091 3 183

S RS 13.147 6 7.601.102 6 98

Registros identificados 220.289 125.293.796

Registros sem informação 5.110

Total de registros da Base Corretores de Imóveis

225.399 125.293.796

16

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na Base Corretores de Imóveis em relação ao ConsumerViewSM

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na Base Corretores de Imóveis como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200 Código BC % CV %

AM 1,1 1,4AC 0,1 0,3RR 0,1 0,2AP 0,1 0,3RO 0,4 0,7PA 1,9 2,6TO 0,5 0,5MA 0,5 2,0PI 0,5 1,1CE 4,4 3,2RN 1,1 1,5PB 1,5 1,5PE 1,7 4,2AL 0,9 1,1SE 1,0 0,9BA 5,1 5,6DF 5,2 1,6GO 5,5 2,9MS 1,2 1,3MT 1,4 1,4SP 23,2 28,0RJ 16,2 10,4MG 6,9 10,7ES 1,1 1,7PR 6,8 5,7SC 6,0 3,3RS 6,0 6,1

17

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

O gráfico abaixo representa a distribuição percentual dos dados da Base Corretores de Imóveis e do ConsumerViewSM

para cada variável, permitindo uma comparação direta das semelhanças e diferenças das duas bases.

30,0

25,0

20,0

15,0

10,0

5,0

0,0

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

AM AC RR AP RO PA TO MA PI CE RN PB PE AL SE BA DF GO MS MT SP RJ MG ES PR SC RS

Código BC % CV %

AM 1,1 1,4AC 0,1 0,3RR 0,1 0,2AP 0,1 0,3RO 0,4 0,7PA 1,9 2,6TO 0,5 0,5MA 0,5 2,0PI 0,5 1,1

Código BC % CV %

CE 4,4 3,2RN 1,1 1,5PB 1,5 1,5PE 1,7 4,2AL 0,9 1,1SE 1,0 0,9BA 5,1 5,6DF 5,2 1,6GO 5,5 2,9

Código BC % CV %

MS 1,2 1,3MT 1,4 1,4SP 23,2 28,0RJ 16,2 10,4MG 6,9 10,7ES 1,1 1,7PR 6,8 5,7SC 6,0 3,3RS 6,0 6,1

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da variável UF na Base Corretores de Imóveis é “SP”2. A maior ocorrência da variável UF no ConsumerViewSM é “SP”3. A UF “DF”é a mais representativa na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao

ConsumerViewSM

4. A UF “MA” é a menos representativa na Base Corretores de Imóveis comparado ao ConsumerViewSM

18

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

CAPITAL X INTERIOREssa variável indica a localização das pessoas em cidades capitais x cidades do interior dos estados brasileiros.

Distribuição e Comparação

Código Situação do CPF Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

C CAPITAL 116.748 53,0 39.585.170 31,6 168

I INTERIOR 103.541 47,0 85.708.626 68,4 69

Registros identificados 220.289 125.293.796

Registros sem informação 5.110

Total de registros da Base Cliente 225.399 125.293.796

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na Base Corretores de Imóveis em relação ao ConsumerViewSM

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na Base Corretores de Imóveis como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

M 168

F 69

O gráfico abaixo representa a distribuição percentual dos dados da Base Corretores de Imóveis e do ConsumerViewSM

para cada variável, permitindo uma comparação direta das semelhanças e diferenças das duas bases.

C I

Código BC % CV %

C 53,0 31,6

I 47,0 68,4

70,0

60,0

50,0

40,0

30,0

20,0

10,0

0,0

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da variável Capital x Interior na Base Corretores de Imóveis é “CAPITAL”2. A maior ocorrência da variável Capital x Interior no ConsumerViewSM é “INTERIOR”3. “CAPITAL” é o mais representativo na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao

ConsumerViewSM

4. “INTERIOR” é o menos representativo na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

19

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

SÓCIO DE EMPRESAA marcação Sócio de Empresa indica CPFs fazem parte do quadro social de uma empresa no país.

Distribuição e Comparação

Código Situação do CPF Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

S SIM 129.662 57,5 18.608.051 14,9 387

N NÃO 95.736 42,5 106.685.745 85,1 50

Registros identificados 225.398 125.293.796

Registros sem informação 1

Total de registros da Base Cliente 225.399 125.293.796

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na Base Corretores de Imóveis em relação ao ConsumerViewSM

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na base do cliente como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

S 387

N 50

O gráfico abaixo representa a distribuição percentual dos dados da Base Corretores de Imóveis e do ConsumerViewSM

S N

Código BC % CV %

S 57,5 14,9

N 42,5 85,1

100,0

80,0

60,0

40,0

20,0

0,0

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Resumo da Análise1. A maior ocorrência em relação à presença de Sócio de Empresa na

Base Corretores de Imóveis é “SIM”2. A maior ocorrência em relação à presença de Sócio de Empresa no ConsumerViewSM é “NÃO”3. Comparando a Base Corretores de Imóveis com o ConsumerViewSM, temos maior concentração de”SIM”

para a presença de Sócio

20

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

RENDA ESTIMADAContém a faixa de renda individual estimada, calculada a partir de um modelo estatístico com base nas informa-

ções cadastrais e comportamentais

Distribuição e Comparação

Cod Renda Estimada Base Corretores de Imóveise

% ConsumerViewSM % Índice

1 Ate R$ 500,00 1.738 0,8 1.196.914 1,0 81

2 Mais de R$ 500,00 a R$ 1.000,00 24.766 11,6 37.763.799 31,7 37

3 Mais de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00 50.141 23,5 41.468.324 34,8 67

4 Mais de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00 39.542 18,5 17.841.380 15,0 124

5 Mais de R$ 2.000,00 a R$ 2.500,00 23.665 11,1 7.373.567 6,2 179

6 Mais de R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00 16.406 7,7 3.902.805 3,3 235

7 Mais de R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00 21.773 10,2 4.097.897 3,4 296

8 Mais de R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00 12.688 5,9 2.016.509 1,7 351

9 Mais de R$ 5.000,00 a R$ 6.000,00 7.170 3,4 1.126.392 0,9 355

10 Mais de R$ 6.000,00 a R$ 7.000,00 4.194 2,0 663.726 0,6 353

11 Mais de R$ 7.000,00 a R$ 8.000,00 2.741 1,3 427.095 0,4 358

12 Mais de R$ 8.000,00 a R$ 9.000,00 1.865 0,9 285.450 0,2 365

13 Mais de R$ 9.000,00 7.114 3,3 1.144.768 1,0 347

Registros identificados 213.803 119.308.626

Registros sem informação 11.596

Total de registros da Base Corretores de Imóveis

225.399 119.308.626

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na Base Corretores de Imóveis em relação ao ConsumerViewSM

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na Base Corretores de Imóveis como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior

0 50 100 150 200

Código Índice

1 81

2 37

3 67

4 124

5 179

6 235

7 296

8 351

9 355

10 353

11 358

12 365

13 347

21

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

O gráfico representa a distribuição percentual dos dados da Base Corretores de Imóveis e do ConsumerViewSM

35,0

30,0

25,0

20,0

15,0

10,0

5,0

0,0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Cod BC % CV%

1 0,8 1,0

2 11,6 31,7

3 23,5 34,8

4 18,5 15,0

5 11,1 6,2

6 7,7 3,3

7 10,2 3,4

8 5,9 1,7

9 3,4 0,9

10 2,0 0,6

11 1,3 0,4

12 0,9 0,2

13 3,3 1,0

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da Renda Estimada na Base Corretores de Imóveis está na faixa

“Mais de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00”2. A maior ocorrência da Renda Estimada no ConsumerViewSM está na faixa

“Mais de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00”3. A faixa “Mais de R$ 8.000,00 a R$ 9.000,00” é a mais representativa na Base Corretores de Imóveis

quando comparado ao ConsumerViewSM

4. A faixa “Mais de R$ 500,00 a R$ 1.000,00” é a menos representativa na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

22

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

TRIAGEM DE RISCOIndicador que classifica as pessoas conforme perfis de risco financeiro, com objetivo de realizar uma triagem inicial

voltada para ações de marketing.

Distribuição e Comparação

Cod Renda Estimada Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

1 ALTISSIMO 46.511 25,9 31.729.972 25,3 102

2 ALTO 18.608 10,3 11.173.478 8,9 116

3 MEDIO 28.590 15,9 24.066.943 19,2 83

4 BAIXO 25.520 14,2 26.651.310 21,3 67

5 BAIXISSIMO RISCO 60.665 33,7 31.619.502 25,2 134

Registros identificados 179.894 125.241.205

Registros sem informação 45.505

Total de registros da Base Corretores de Imóveis

225.399 125.241.205

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na Base Corretores de Imóveis em relação ao ConsumerViewSM.

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na Base Corretores de Imóveis como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

1 102

2 116

3 83

4 67

5 134

O gráfico representa a distribuição percentual dos dados da Base Corretores de Imóveis e do ConsumerViewSM

1 2 3 4 5

Código BC % CV %

1 25,9 25,3

2 10,3 8,9

3 15,9 19,2

4 14,2 21,3

5 33,7 25,2

35,0

30,0

25,0

20,0

15,0

10,0

5,0

0,0

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

23

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da variável Triagem de Risco na Base Corretores de Imóveis

é “BAIXISSIMO RISCO”2. A maior ocorrência da variável Triagem de Risco no ConsumerViewSM é “ALTÍSSIMO”3. O valor “BAIXISSIMO RISCO” é o mais representativo na Base Corretores de Imóveis quando

comparado ao ConsumerViewSM

4. O valor “BAIXO” é o menos representativo na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

24

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

ATIVIDADE DE CONSUMOIndicador desenvolvido por um modelo estatístico que analisa a intensidade ou frequência de consumo das pessoas.

Além de classificar a atividade de consumo de uma pessoa em alta, média, baixa ou inativa, ainda identifica tendência de crescimento, queda ou estabilidade deste consumo.

Distribuição e Comparação

Cod Atividade de Consumo Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

A1 Alta atividade de consumo e entrada recente no mercado 303 0,2 221.336 0,2 95

A2 Alta atividade de consumo com tendencia crescente 1.227 0,7 427.259 0,3 200

A3 Alta atividade de consumo com tendencia decrescente 15.953 8,9 1.782.675 1,4 623

M1 Baixa atividade de consumo 357 0,2 1.652.788 1,3 15

M2 Inativos em credito e cheques 1.712 1,0 2.436.394 1,9 49

M3 Inativos em credito e ativos em cheque 49.696 27,6 13.688.078 10,9 253

B1 Média atividade de consumo e entrada recente no mercado 88.513 49,2 57.343.990 45,8 107

I1 Média atividade de consumo com tendencia crescente 17.792 9,9 44.281.572 35,4 28

I2 Média atividade de consumo com tendencia decrescente 4.347 2,4 3.422.101 2,7 88

Registros identificados 179.900 125.256.193

Registros sem informação 45.499

Total de registros da Base Corretores de Imóveis 225.399 125.256.193

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na base do cliente em relação ao ConsumerViewSM

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na Base Corretores de Imóveis como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

A1 95

A2 200

A3 623

M1 15

M2 49

M3 253

B1 107

I1 28

I2 88

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da Atividade de Consumo na Base Cliente por Base Corretores de Imóveis é

“Média atividade de consumo e entrada recente no mercado”2. A maior ocorrência da Atividade de Consumo no ConsumerViewSM é “Média atividade de consumo

e entrada recente no mercado”3. A faixa “Alta atividade de consumo com tendência decrescente” é a mais representativa na Base

Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

4. A faixa “Baixa atividade de consumo” é a menos representativa na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

25

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

26

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

GRUPOS DE CONSUMIDORESEsses indicadores classificam a população brasileira em 10 grupos e posteriormente em 39 segmentos distintos em

função de renda, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida.

Distribuição e Comparação

Cod Atividade de Consumo Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

A Ricos, Sofisticados e Influentes 47.985 21,4 3.587.543 3,0 717

B Prósperos Moradores Urbanos 38.584 17,2 7.518.967 6,3 275

C Assalariados Urbanos 29.792 13,3 14.885.948 12,4 107

D Empreendedores e Comerciantes 54.809 24,4 8.644.347 7,2 340

E Aspirantes Sociais 21.923 9,8 9.675.929 8,1 121

F Periferia Jovem 12.662 5,6 26.335.060 21,9 26

G Envelhecendo na Periferia 8.871 4,0 14.077.209 11,7 34

H Aposentadoria Tranqüila 2.928 1,3 12.119.275 10,1 13

I Envelhecendo no Interior 694 0,3 7.587.292 6,3 5

J Brasil Rural 5.948 2,7 15.734.690 13,1 20

Registros identificados 224.196 120.166.260

Registros sem informação 1.203

Total de registros da Base Corretores de Imóveis 225.399 120.166.260

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo índice mostra a representatividade desta variável na Base Corretores de Imóveis em relação ao ConsumerViewSM

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na Base Corretores de Imóveis como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior..

0 50 100 150 200

Código Índice A 717

B 275

C 107

D 340

E 121

F 26

G 34

H 13

I 5

J 20

27

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

O gráfico a seguir representa a distribuição percentual dos dados da Base Corretores de Imóveise e do ConsumerViewSM para cada variável

25,0

20,0

15,0

10,0

5,0

0,0 A B C D E F G H I J

Base Corretores de Imóveis (BC) ConsumerViewSM (CV)

Cod BC % CV%

A 21,4 3,0

B 17,2 6,3

C 13,3 12,4

D 24,4 7,2

E 9,8 8,1

F 5,6 21,9

G 4,0 11,7

H 1,3 10,1

I 0,3 6,3

J 2,7 13,1

Resumo da Análise1. A maior ocorrência de Mosaic Grupos na Base Corretores de Imóveis é “D”2. A maior ocorrência de Mosaic Grupos no ConsumerViewSM é “F”3. O Grupo Mosaic “A” é o mais representativo na Base Corretores de Imóveis quando

comparado ao ConsumerViewSM

4. O Grupo Mosaic “I” é o menos representativo na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

28

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

CONSUMIDORES POR SEGMENTONeste relatório a Kuser Participações subdivide os 10 grupos em 39 segmentos, para que você possa entender seus

clientes com mais detalhe e profundidade, a fim de elaborar suas estratégias de marketing e compor o melhor mix de produtos de acordo com o desejo e a necessidade de cada segmento.

Distribuição e Comparação

Cod Mosaic® Segmentos Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

A01 Empresários de Sucesso das Grandes Cidades 36.629 16,3 2.195.542 1,8 894A02 Executivos e Formadores de Opinião 11.356 5,1 1.392.001 1,2 437B03 Prósperos e Tradicionais 8.721 3,9 2.131.843 1,8 219B04 Vida Contemporânea 11.586 5,2 1.787.151 1,5 347B05 Empregos Estáveis 11.479 5,1 1.661.070 1,4 370B06 Aposentadoria dos Sonhos 6.798 3,0 1.938.903 1,6 188C07 Antigos Moradores 7.906 3,5 3.423.123 2,8 124C08 Jovens Promissores 11.313 5,0 2.524.077 2,1 240C09 Técnicos e Operários 5.679 2,5 5.722.628 4,8 53C10 Vida no Aperto 4.894 2,2 3.216.120 2,7 82D11 Empreendedores Bem-Sucedidos 28.932 12,9 2.230.648 1,9 695D12 Pequenos Empresários 3.557 1,6 932.329 0,8 204D13 Microempresários 22.320 10,0 5.481.370 4,6 218E14 Profissionais em Ascensão Social 6.414 2,9 2.326.245 1,9 148E15 Boa Vida no Interior 5.940 2,6 1.794.569 1,5 177E16 Jovens em Busca de Oportunidades 2.128 0,9 2.058.726 1,7 55E17 Consumidores Indisciplinados 7.441 3,3 3.496.389 2,9 114F18 Jovens Trabalhadores de Baixa Renda 4.516 2,0 7.141.551 5,9 34F19 Jovens na Informalidade 4.508 2,0 5.017.075 4,2 48F20 Trabalhadores de Baixa Qualificação 2.138 1,0 6.931.073 5,8 17F21 Excluídos do Sistema 147 0,1 2.535.253 2,1 3F22 Estudantes da Periferia 50 0,0 668.673 0,6 4F23 Familias Assistidas da Periferia 1.303 0,6 4.041.435 3,4 17G24 Maturidade Difícil 1.755 0,8 4.505.895 3,7 21G25 Casais Maduros de Baixa Renda 1.319 0,6 3.301.207 2,7 21G26 Operários Aposentados da Periferia 5.797 2,6 6.270.107 5,2 50H27 Aposentados de Boa Vida 1.969 0,9 4.442.965 3,7 24H28 Aposentadoria Sem Conforto 498 0,2 4.511.361 3,8 6H29 A Melhor Idade No Interior 461 0,2 3.164.949 2,6 8I30 Aposentados Rurais do Nordeste 37 0,0 2.298.075 1,9 1I31 Famílias Assistidas do Interior 601 0,3 3.393.050 2,8 9I32 Idosos do Agreste 56 0,0 1.896.167 1,6 2J33 A Pequena Alemanha no Brasil 1.624 0,7 1.449.722 1,2 60J34 Trabalhadores Rurais em Busca de Oportunidade 714 0,3 1.421.055 1,2 27J35 Trabalhadores e Proprietários da Terra 280 0,1 1.444.991 1,2 10J36 Jovens Empregados do Agronegócio 1.207 0,5 4.983.414 4,1 13J37 Jovens Trabalhadores do Nordeste Rural 610 0,3 3.172.283 2,6 10J38 Migrantes do Centro-Oeste 1.368 0,6 1.943.881 1,6 38J39 Ribeirinhos da Grande Amazônia 145 0,1 1.319.344 1,1 6

Registros identificados 224.196 120.166.260Registros sem informação 1.203Total de registros da Base Corretores de Imóveis 225.399 120.166.260

Resumo da Análise1. Os 3 Segmentos principais na Base Corretores de Imóveis é A01, D11 & D132. O Segmento A01 é o mais representativo na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao

ConsumerViewSM

29

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

AFINIDADE A ARTIGOS DE LUXOMarcação baseada em modelo estatístico que identifica pessoas que possuem perfil de afinidade ou perfil seme-

lhante aos consumidores de artigos de luxo. Muito útil para cenários onde não existem dados sobre ações anteriores ou para prospecção de novos mercados e novos canais.

Distribuição e Comparação

Cod Afinidade a Artigos de Luxo Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

S SIM 139.305 61,8 32.045.472 25,6 241

N Nao 86.070 38,2 93.014.984 74,4 51

Registros identificados 225.375 125.060.456

Registros sem informação 24

Total de registros da Base Corretores de Imóveis 225.399 125.060.456

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na Base Corretores de Imóveis em relação ao ConsumerViewSM

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na Base Corretores de Imóveis como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

S 241

N 51

Variável, permitindo uma comparação direta das semelhanças e diferenças das duas bases.

S N

Código BC % CV %

S 61,8 25,6

N 38,2 74,4

80,0

70,0

60,0

50,0

40,0

30,0

20,0

0,0

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da variável Afinidade a Artigos de Luxo na Base Corretores de Imóveis é “SIM”2. A maior ocorrência da variável Afinidade a Artigos de Luxo no ConsumerViewSM é “Não”3. “SIM” é o valor mais representativo para Afinidade a Artigos de Luxo na Base Corretores de Imóveis

quando comparado ao ConsumerViewSM

4. “Não” é o valor menos representativo para Afinidade a Artigos de Luxo na Base Corretores de Imóveis e quando comparado ao ConsumerViewSM

30

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

AFINIDADE A AQUISIÇÃO DE IMÓVEISMarcação baseada em modelo estatístico que identifica pessoas que possuem perfil de afinidade ou perfil seme-

lhante às pessoas que compram imóveis.

Distribuição e Comparação

Cod Afinidade a Aquisição de Imóveis Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

S SIM 81.214 36,0 22.053.790 17,6 205

N Nao 144.157 64,0 103.148.810 82,4 78

Registros identificados 225.371 125.202.600

Registros sem informação 28

Total de registros da Base Corretores de Imóveis 225.399 125.202.600

Na tabela acima e no gráfico a seguir, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na Base Corretores de Imóveis em relação ao ConsumerViewSM Serasa Experian.

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na Base Corretores de Imóveis como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

S 205

N 78

Variável, permitindo uma comparação direta das semelhanças e diferenças das duas bases.

S N

Código BC % CV %

S 36,0 17,6

N 64,0 82,4

100,0

80,0

60,0

40,0

20,0

0,0

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da variável Afinidade a Aquisição de Imóveis na

Base Corretores de Imóveis é “Não”2. A maior ocorrência da variável Afinidade a Aquisição de Imóveis no ConsumerViewSM é “Não”3. “SIM” é o valor mais representativo para Afinidade a Aquisição de Imóveis na Base Corretores de

Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

4. “Não” é o valor menos representativo para Afinidade a Aquisição de Imóveis na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

31

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

AFINIDADE A BANDA LARGAMarcação baseada em modelo estatístico que identifica pessoas que possuem perfil de afinidade ou perfil seme-

lhante aos consumidores de banda larga.

Distribuição e Comparação

Cod Afinidade a Banda Larga Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

S SIM 98.952 43,9 10.980.760 8,8 500

N Nao 126.419 56,1 114.079.696 91,2 61

Registros identificados 225.371 125.060.456

Registros sem informação 28

Total de registros da Base Corretores de Imóveis 225.399 125.060.456

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na Base Corretores de Imóveis em relação ao ConsumerViewSM Serasa Experian.

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na base do cliente como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

S 500

N 61

S N

Código BC % CV %

S 43,9 8,8

N 56,1 91,2

100,0

80,0

60,0

40,0

20,0

0,0

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da variável Afinidade a Banda Larga na Base Corretores de Imóveis é “Não”2. A maior ocorrência da variável Afinidade a Banda Larga no ConsumerViewSM é “Não”3. “SIM” é o valor mais representativo para Afinidade a Banda Larga na Base Corretores de Imóveis

quando comparado ao ConsumerViewSM

4. “Não” é o valor menos representativo para Afinidade a Banda Larga na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

32

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

AFINIDADE A CARTÃO DE CRÉDITOMarcação baseada em modelo estatístico que identifica pessoas que possuem perfil de afinidade ou perfil seme-

lhante aos consumidores que possuem cartão de crédito.

Distribuição e Comparação

Cod Afinidade a Cartão Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

S SIM 84.982 37,7 56.227.266 45,0 84

N Nao 140.393 62,3 68.833.190 55,0 113

Registros identificados 225.375 125.060.456

Registros sem informação 24

Total de registros da Base Corretores de Imóveis 225.399 125.060.456

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na Base Corretores de Imóveis em relação ao ConsumerViewSM

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na base do cliente como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

S 84

N 113

S N

Código BC % CV %

S 37,7 45,0

N 62,3 55,0

70,0

60,0

50,0

40,0

30,0

20,0

10,0

0,0

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da variável Afinidade a Cartão de Crédito na Base Corretores de Imóveis é “Não”2. A maior ocorrência da variável Afinidade a Cartão de Crédito no ConsumerViewSM é “Não”3. “Não” é o valor mais representativo para Afinidade a Cartão de Crédito na Base Corretores de

Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

4. “SIM” é o valor menos representativo para Afinidade a Cartão de Crédito na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

33

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

AFINIDADE A CELULAR PÓS-PAGOMarcação baseada em modelo estatístico que identifica pessoas que possuem perfil de afinidade ou perfil seme-

lhante aos consumidores de celular pós-pago. Muito útil para cenários onde não existem dados sobre ações anteriores ou para prospecção de novos mercados e novos canais.

Distribuição e Comparação

Cod Afinidade a Celular Pós Pago Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

S SIM 61.648 27,4 10.067.577 8,1 340

N Nao 163.727 72,6 114.992.879 91,9 79

Registros identificados 225.375 125.060.456

Registros sem informação 24

Total de registros da Base Corretores de Imóveis 225.399 125.060.456

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na Base Corretores de Imóveis em relação ao ConsumerViewSM

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na base do cliente como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

S 340

N 79

S N

Código BC % CV %

S 43,9 8,8

N 56,1 91,2

100,0

80,0

60,0

40,0

20,0

0,0

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da variável Afinidade a Celular Pós-Pago na Base Corretores de Imóveis é “Não”2. A maior ocorrência da variável Afinidade a Celular Pós-Pago é “Não”3. “SIM” é o valor mais representativo para Afinidade a Celular Pós-Pago na Base Corretores de Imóveis

quando comparado ao ConsumerViewSM

4. “Não” é o valor menos representativo para Afinidade a Celular Pós-Pago na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM que identifica pessoas que possuem perfil de

34

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

AFINIDADE A CRÉDITO PESSOALMarcação baseada em modelo estatístico afinidade ou perfil semelhante aos consumidores de crédito pessoal. Muito

útil para cenários onde não existem dados sobre ações anteriores ou para prospecção de novos mercados e novos canais.

Distribuição e Comparação

Cod Afinidade a Crédito Pessoal Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

S SIM 88.862 39,4 26.669.181 21,3 185

N Nao 136.515 60,6 98.624.609 78,7 77

Registros identificados 225.377 125.293.790

Registros sem informação 22

Total de registros da Base Corretores de Imóveis 225.399 125.293.790

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo índice mostra a representatividade desta variável na Base Corretores de Imóveis em relação ao ConsumerViewSM

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na base do cliente como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

S 185

N 77

S N

Código BC % CV %

S 39,4 21,3

N 60,6 78,7

80,0

70,0

60,0

50,0

40,0

30,0

20,0

10,0

0,0

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da variável Afinidade a Crédito Pessoal na Base Corretores de Imóveis é “Não”2. A maior ocorrência da variável Afinidade a Crédito Pessoal no ConsumerViewSM é “Não”3. “SIM” é o valor mais representativo para Afinidade a Crédito Pessoal na Base Corretores de Imóveis

quando comparado ao ConsumerViewSM

4. “Não” é o valor menos representativo para Afinidade a Crédito Pessoal na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

35

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

AFINIDADE A E-COMMERCEMarcação baseada em modelo estatístico afinidade ou perfil semelhante aos compradores de e-commerce. Muito

útil para cenários onde não existem dados sobre ações anteriores ou para prospecção de novos mercados e novos canais.

Distribuição e Comparação

Cod Afinidade a Pacotes de Turismo Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

S SIM 169.649 76,6 49.883.528 43,9 175

N Nao 57.925 23,4 63.872.256 56,1 42

Registros identificados 221.574 113.755.784

Registros sem informação 3.825

Total de registros da Base Corretores de Imóveis 225.399 113.755.784

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na base do cliente em relação ao ConsumerViewSM Serasa Experian.

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na base do cliente como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

S 175

N 42

S N

Código BC % CV %

S 76,6 43,9

N 23,4 56,1

80,0

70,0

60,0

50,0

40,0

30,0

20,0

10,0

0,0

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da variável Afinidade a E-commerce na Base Corretores de Imóveis é “SIM”2. A maior ocorrência da variável Afinidade a E-commerce no ConsumerViewSM é “Não”3. “SIM” é o valor mais representativo para Afinidade a E-commerce na Base Corretores de Imóveis

quando comparado ao ConsumerViewSM

4. “Não” é o valor menos representativo para Afinidade a E-commerce na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

36

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

AFINIDADE A PACOTES DE TURISMOMarcação baseada em modelo estatístico sobre afinidade ou perfil semelhante aos consumidores de pacotes de

turismo. Muito útil para cenários onde não existem dados sobre ações anteriores ou para prospecção de novos mer-cados e novos canais.

Distribuição e Comparação

Cod Afinidade a Pacotes de Turismo Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

S SIM 168.196 74,6 51.771.430 41,4 180

N Nao 57.179 25,4 73.289.026 58,6 43

Registros identificados 225.375 125.060.456

Registros sem informação 24

Total de registros da Base Corretores de Imóveis 225.399 125.060.456

Na tabela acima e no gráfico abaixo, o campo Índice mostra a representatividade desta variável na base do cliente em relação ao ConsumerViewSM Serasa Experian.

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na base do cliente como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

S 180

N 43

S N

Código BC % CV %

S 74,6 41,4

N 25,4 58,6

80,0

70,0

60,0

50,0

40,0

30,0

20,0

10,0

0,0

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da variável Afinidade Pacotes de Turismo na Base Corretores de Imóveis é “SIM”2. A maior ocorrência da variável Afinidade Pacotes de Turismo no ConsumerViewSM é “Não”3. “SIM” é o valor mais representativo para Afinidade a Pacotes de Turismo na Base Corretores de

Imóveis e quando comparado ao ConsumerViewSM.4. “Não” é o valor menos representativo para Afinidade a Pacotes de Turismo na Base Corretores de Imóveis

quando comparado ao ConsumerViewSM.

37

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

AFINIDADE A TV PAGAIdentificação de pessoas que possuem perfil de afinidade ou perfil semelhante aos consumidores de TV paga. Muito

útil para cenários onde não existem dados sobre ações anteriores ou para prospecção de novos mercados e novos canais.

Distribuição e Comparação

Cod Afinidade a TV paga Base Corretores de Imóveis % ConsumerViewSM % Índice

S SIM 143.221 63,5 58.311.365 46,6 136

N Nao 82.150 36,5 66.749.091 53,4 68

Registros identificados 225.371 125.060.456

Registros sem informação 28

Total de registros da Base Corretores de Imóveis 225.399 125.060.456

O campo Índice mostra a representatividade desta variável na Base Corretores de Imóveis e em relação ao ConsumerViewSM

Um valor de 100% representa distribuições iguais tanto na base do cliente como no ConsumerViewSM. À esquerda (menor que 100%) temos uma concentração relativa menor. À direita (maior que 100%), uma concentração maior.

0 50 100 150 200

Código Índice

S 136

N 68

O gráfico abaixo representa a distribuição percentual dos dados da Base do Cliente e do ConsumerViewSM para cada variável, permitindo uma comparação direta das semelhanças e diferenças das duas bases.

S N

Código BC % CV %

S 63,5 46,6

N 36,5 53,4

70,0

60,0

50,0

40,0

30,0

20,0

10,0

0,0

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Resumo da Análise1. A maior ocorrência da variável Afinidade a TV Paga na Base Corretores de Imóveis é “SIM”2. A maior ocorrência da variável Afinidade a TV Paga no ConsumerViewSM é “Não”3. “SIM” é o valor mais representativo para Afinidade a TV Paga na Base Corretores de Imóveis quando

comparado ao ConsumerViewSM

4. “Não” é o valor menos representativo para Afinidade a TV Paga na Base Corretores de Imóveis quando comparado ao ConsumerViewSM

38

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

COMO ANALISAR O PERFIL EXPRESSO relatório é composto por 3 seções para cada variável analisada:

Parte 1 - Levantando o perfil da sua base e comparando com o mercado (ConsumerViewSM)

ATIVIDADE DE CONSUMOIndicador desenvolvido por um modelo estatístico que analisa a intensidade ou frequência de consumo das pessoas. Além de classificar

a atividade de consumo de uma pessoa em alta, média, baixa ou inativa, ainda identifica tendência de crescimento, queda ou estabilidade deste consumo.

Distribuição e Comparação

Cod Atividade de Consumo Base Cliente % ConsumerView % Índice

A1 Alta atividade de consumo e entrada recente no mercado 303 0,2 221.336 0,2 95

A2 Alta atividade de consumo com tendencia crescente 1.227 0,7 427.259 0,3 200

A3 Alta atividade de consumo com tendencia decrescente 15.953 8,9 1.782.675 1,4 623

M1 Baixa atividade de consumo 357 0,2 1.652.788 1,3 15

M2 Inativos em credito e cheques 1.712 1,0 2.436.394 1,9 49

M3 Inativos em credito e ativos em cheque 49.696 27,6 13.688.078 10,9 253

B1 Média atividade de consumo e entrada recente no mercado 88.513 49,2 57.343.990 45,8 107

I1 Média atividade de consumo com tendencia crescente 17.792 9,9 44.281.572 35,4 28

I2 Média atividade de consumo com tendencia decrescente 4.347 2,4 3.422.101 2,7 88

Registros identificados 179.900 125.256.193

Registros sem informação 45.499

Total de registros da Base Cliente 225.399 125.256.193

Quantidade de registros enviados na Base Cliente . Os dados são exibidos conforme a distribuição do domínio da variável analisada.

Resumo dos registros da Base Cliente enviados que foram identificados pela Serasa Experian, com e sem informação da variável analisada.

Distribuição dos dados da Base Cliente em % sobre o total enviado.

Mostra a proximidade do % dos dados da Base Cliente com o % dos dados do ConsumerView (mercado).

Um índice igual a 100 significa que - para esse determinado valor da distribuição da Base Cliente é igual ao do ConsumerView.

Acima de 100 significa que temos um % Base Cliente maior que o ConsumerView, ou seja, temos de clientes em relação ao mercado.

Abaixo de 100 significa que temos um % Base Cliente menor que o ConsumerView, ou seja, temos menos clientes desse grupo em relação ao mercado

Quantidade de pessoas no ConsumerViewSM da Serasa Experian, visualizados conforme a mesma distribuição do domínio da variável analisada.

Total de registros do ConsumerViewSM selecionados para o estudo.

Distribuição dos dados do ConsumerView calculado em %.

39

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

Parte 2 - Visualizando o perfil da sua base x ConsumerViewSM de forma indexada

0 50 100 150 200

A1

A2

A3

M1

M2

M3

B1

I1

I2

De forma visual, Mostra a proximidade do % dos dados da Base Cliente com o % dos dados do ConsumerView (mercado).

Uma barra próxima ao eixo identifica um índice próximo a 100, onde o % da distribuição da Base Cliente é o mesma do % da distribuição do ConsumerView.

Quando maior a barra à direita, maior a concentração desse grupo de clientes em relação ao mercado (Base Cliente x ConsumerViewSM)

Quando maior a barra à esquerda, menor a concentração desse grupo de clientes em relação ao mercado (Base Cliente x ConsumerViewSM).

40

Perfil de Consumo dos Corretores de Imóveis

Parte 3 - Normalizando os dados (em %) para comparação da distribuição da base x ConsumerViewSM

25,0

20,0

15,0

10,0

5,0

0,0 A B C D E F G H I J

Base Cliente (BC) ConsumerViewSM (CV)

Barra VERMELHA; distribuição do ConsumerView Serasa Experian em % sobre o total de registros do mercado.

Barra Azul : distribuição da Base Cliente em % sobre o total de registros identificados.

41

www.kuser.com.br

Nosso comprometimento faz a diferença