este é o legÍtimo genÉrico metaluta · informativo do sindicato dos metalúrgicos de limeira,...

2
Metaluta Metaluta Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região - Limeira Fone 2113-1900 - Rio Claro Fone 3024-1925 - Iracemápolis Fone 3456-1121 MUDANÇA DO PLANO MÉDICO NA WHIRLPOOL Este é o LEGÍTIMO jornal da direção. Cuidado com o GENÉRICO! Papai Noel não existe EDIÇÃO ESPECIAL WHIRLPOOL MARÇO DE 2016 Filiado à COMPROMISSO SOMENTE COM OS INTERESSES DOS TRABALHADORES www.sindimetalimeira.org.br www.facebook.com/metalurgicosdelimeira Companheiros(as), durante o mês de fevereiro, a Whirlpool apresentou um novo plano de saúde que à primeira vista parece um presente. Com mais médicos, mais especiali- dades, etc. Mas nós sabemos que papai noel não existe, principalmente se ele vem de repente, a convite do patrão e em ano de crise. Estranho isso, não é? A Whirlpool não está preocupada com a saúde do trabalhador. Se ela estivesse preocupada com isso diminuiria o ritmo alucinante de produção que obriga homens e mulheres a trabalharem além da sua capacidade física. Whirlpool quer controlar a sua vida A empresa vai restringir o acesso a médicos e exames de outras cidades para manter os trabalhado- res embaixo de seus olhos, sob sua vigilância. A partir de agora, todas as consultas e exames só podem acontecer na cidade de Rio Claro, onde a empresa pode controlar tudo. O objetivo disso é acompanhar os ´passos dos trabalhadores que estão com doença do trabalho, causada pelo ritmo intenso de produção, e demití-los. Hoje, há muitos trabalhadores, principalmente os que estão chegando agora na fábrica que ainda não foram afetados por conta da pressão da produção cobrada pela empresa. Mas as consequências poderão vir logo logo para muitos(as) que neste momento estão satisfeitos com a mudança do plano médico. A direção do nosso Sindicato já procurou a empresa para uma primeira conversa e vai procurar novamente para cobrar dela as algumas condições que estavam no plano médico anterior. NÃO PODEMOS ACEITAR QUE A WHIRLPOOL DESCARTE OS TRABALHADORES LESIONADOS COM DOENÇA DO TRABALHO. NÃO PODEMOS ACEITAR QUE ELA DIFICULTE O ACESSO A EXAMES DE CONFIANÇA PARA ESTES TRABALHADORES. COM ESTE NOVO PLANO DE SAÚDE A CONSEQUÊNCIA PODE AUMENTAR E MAIS TRABALHADORES COM DOENÇA CAUSADA PELA PRESSÃO DA WHIRLPOOL PODENDO SER DEMITIDOS. NÃO NOS RESTARÁ OUTRO CAMINHO A NÃO SER A ORGANIZAÇÃO E A LUTA CONTRA ESTES ATAQUES. FIRMES! CUIDADO, COMPANHEIROS(AS)

Upload: hahuong

Post on 24-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Este é o LEGÍTIMO GENÉRICO Metaluta · Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região - Limeira Fone 2113-1900 - Rio Claro Fone 3024-1925 - Iracemápolis

MetalutaMetalutaInformativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região - Limeira Fone 2113-1900 - Rio Claro Fone 3024-1925 - Iracemápolis Fone 3456-1121

MUDANÇA DO PLANO MÉDICO NA WHIRLPOOL

Este é o LEGÍTIMO jornal da direção. Cuidado com o GENÉRICO!

Papai Noel não existe

EDIÇÃO ESPECIAL

WHIRLPOOL MARÇODE 2016

Filiado à

COMPROMISSO

SOMENTE COM OS

INTERESSES DOS

TRABALHADORES

www.sindimetalimeira.org.br www.facebook.com/metalurgicosdelimeira

Companheiros(as), durante o mês de fevereiro, a Whirlpool apresentou um novo plano de saúde que à primeira vista parece um presente. Com mais médicos, mais especiali-dades, etc. Mas nós sabemos que papai noel não existe, principalmente se ele vem de repente, a convite do patrão e em ano de crise. Estranho isso, não é?

A Whirlpool não está preocupada com a saúde do trabalhador. Se ela estivesse preocupada com isso diminuiria o ritmo alucinante de produção que obriga homens e mulheres a trabalharem além da sua capacidade física.

Whirlpool quer controlar a sua vida

A empresa vai restringir o acesso a médicos e exames de outras cidades para manter os trabalhado-res embaixo de seus olhos, sob sua

vigilância. A partir de agora, todas as

consultas e exames só podem acontecer na cidade de Rio Claro, onde a empresa pode controlar tudo.

O objetivo disso é acompanhar os ´passos dos trabalhadores que estão com doença do trabalho, causada pelo ritmo intenso de produção, e demití-los.

Hoje, há muitos trabalhadores, principalmente os que estão chegando agora na fábrica que ainda não foram afetados por conta da pressão da produção cobrada pela empresa. Mas as consequências poderão vir logo logo para muitos(as) que neste momento estão satisfeitos com a mudança do plano médico.

A direção do nosso Sindicato já procurou a empresa para uma primeira conversa e vai procurar novamente para cobrar dela as algumas condições que estavam no plano médico anterior.

NÃO PODEMOS ACEITAR QUE A WHIRLPOOL DESCARTE OS TRABALHADORES LESIONADOS COM DOENÇA DO TRABALHO.

NÃO PODEMOS ACEITAR QUE ELA DIFICULTE O ACESSO A EXAMES DE CONFIANÇA PARA ESTES TRABALHADORES.

COM ESTE NOVO PLANO DE SAÚDE A CONSEQUÊNCIA PODE AUMENTAR E MAIS TRABALHADORES COM DOENÇA CAUSADA PELA PRESSÃO DA WHIRLPOOL PODENDO SER DEMITIDOS.

NÃO NOS RESTARÁ OUTRO CAMINHO A NÃO SER A ORGANIZAÇÃO E A LUTA CONTRA ESTES ATAQUES. FIRMES!

CUIDADO, COMPANHEIROS(AS)

Page 2: Este é o LEGÍTIMO GENÉRICO Metaluta · Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região - Limeira Fone 2113-1900 - Rio Claro Fone 3024-1925 - Iracemápolis

MetalutaMetaluta

EXPEDIENTE: Publicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis, Rio Claro, Santa Gertrudes, Ipeúna, Corumbataí e Itirapina. | Sede: Rua Tiradentes, 807 - Centro - Limeira - SP - CEP 13480-082. Fone: (19) 2113-1900 | Sub Sede Iracemápolis - Rua Felício de Paula, 660 - Pq. Cesarino Borba - Fone: (19) 3456-1121 | Sub Sede Rio Claro - Rua 05, nº 1466 ( esquina com Avenida 08), Centro - Fone (19) 3024-1925 , Celular 93186208 | Sites: www.sindimetalimeira.org.br | www.intersindical.org.br | E-mail - Limeira: [email protected] | Rio Claro:[email protected]

CADÊ A CRISE NA WHIRLPOOL?

Ultimamente os traba-

lhadores estão denun-

ciando que a chefia está

pressionando para que

façam hora extra nos finais

de semana, principalmen-

te da linha do fogão. É

importante lembrar que

não somos obrigados a

fazer hora extra. E

querer pressionar

os trabalhadores

p a r a i s s o é

assédio moral.

DESCONTOS

INDEVIDOSA W h i r l p o o l e s t á

descontando os débitos

dos trabalhadores comen-

do todo o seu salário. No

entanto, os tr ibunais

afirmam que a empresa

pode descontar com a

autorização por escrita do

t r a b a l h a d o r o u , n o

máximo, 30% do salário

nominal.

TERCEIRIZADOS NÃO PODEM

PRODUZIRQueremos lembrar a

empresa, que terceiriza-

dos não podem exercer a

atividade fim, ou seja,

terceirizados não podem

trabalhar na linha de

produção. Estes trabalha-

dores recebem salários

menores e não têm os

mesmos direitos que os

companheiros efetivos.

Portanto, a Whirlpool deve

f icar esperta porque

estamos de olho!

FIQUE ESPERTO

Jogo do balão serve para Whirlpool mapear trabalhadores com doença do trabalho e se livrar deles

LER/DortTendinite

Túnel do Carpo

Tenossinovite

Bursite

CervicobraquialMiosites

28 DE FEVEREIRO - DIA MUNDIAL DE COMBATE A LER/DORT

Os trabalhadores da Whirlpool denunciaram que a empresa está realizando uma dinâmica maldosa onde eles têm que jogar o balão para que outro pegue, como a brincadeira da batata quente com o objetivo de mapear os trabalha-dores com doenças causadas pelo trabalho.

Isso mesmo! Essa brincadeira serve para que a empresa identifique os trabalhadores que possivelmente podem estar adoecendo por conta do ritmo intenso de produção e se livrrar deles antes de conseguirem comprovar a doença.

Whirlpool quer se livrar de problemasIsso acontece porque a empresa sabe que a

nossa Convenção Coletiva tem uma cláusula que garante a estabilidade aos trabalhadores que adquirem doença ou sofrem acidentes ocasiona-dos pelo trabalho até a aposentadoria.

Além disso, o Ministério Público do Trabalho está em cima da Whirlpool, cobrando um ritmo de produção menos acelerado através de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). Numa das audiências, a juíza disse: ‘’A Whirlpool pode

produzir geladeiras e fogões, mas doentes não mais!’’.

Por isso, vamos ficar atentos as atitudes da empresa, que à primeira vista parecem ser legais. Mas o que está por trás de mudanças e dinâmicas inocentes, são estratégias para colocar os trabalhadores que ela adoenta na rua.

LER/Dort é causada por ritmo intenso de poduçãoA Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE,

mostrou que em 2013, 3,5 milhões de trabalhadores disseram ter tido diagnóstico de LER/DORT. Essa é uma das doenças mais frenquentes causadas pelo alucinante ritmo de produção.

Este é o caso na Whirlpool. Só que, depois da pressão que a empresa vem sofrendo do Sindicato e do Ministério Público do Trabalho, podendo ser até multada, ela vem querendo se livrar dos trabalhadores que adoecem no chão de fábrica.

Hoje é seu colega de trabalho, amanhã pode ser você. Não vamos aceitar que a empresa continue com seus truques para manter o ritmo de produção para lucrar cada vez mais. VAMOS LUTAR PELA DIMINUIÇÃO DO RITMO DE TRABALHO E PELO SÁBADO LIVRE.