informativo do sindicato dos metalúrgicos de limeira, rio ... · a presidenta e em um coro só ......

3
www.sindimetalimeira.org.br Agora é hora de iniciar a luta por reajuste salarial por fábrica PÁG. 2 Dilma ataca direitos dos trabalhadores e é aplaudida em congresso da CUT PÁG. 3 Metalúrgicos e filhos participam de Dia das Crianças no clube em Limeira e em Rio Claro PÁG. 4 Metaluta Metaluta Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região - Limeira Fone 2113-1900 - Rio Claro Fone 3024-1925 - Iracemápolis Fone 3456-1121 EDIÇÃO 482 NOVEMBRO DE 2015 COMPROMISSO SOMENTE COM OS INTERESSES DOS TRABALHADORES Este é o LEGÍTIMO jornal da direção. Cuidado com o GENÉRICO! CONSTRUINDO A Filiado à LUTAR, RESISTIR E AVANÇAR RUMO A NOVAS CONQUISTAS! CAMPANHA SALARIAL 2015 Metalúrgicos/as aprovam de reajuste na Whirlpool e na Brascabos POR REAJUSTE DE SALÁRIO Trabalhadores param TRW por três horas No dia 1º de outubro, os sindicatos dos Metalúrgicos de Limeira, Campinas, Santos (INTERSINDICAL) e São José dos Campos (CONLUTAS), estiveram juntos com os trabalhadores na ZF/TRW durante três horas em mobilização da Campanha Salarial. A produção foi atrasada com o objetivo de pressionar o Sindipeças (sindicato patronal das empresas do setor de autopeças) por uma oferta de aumento real de salário. 10% WHIRLPOOL BRASCABOS Os trabalhadores na Brascabos e na Whirlpool aprovaram um reajuste de 10% nos salários. Na Brascabos, a proposta veio depois de muita insistên- cia da direção do nosso Sindicato (INTERSINDICAL). Esta direção (INTERSINDICAL) esteve com a companheirada nos últimos dias na porta da fábrica insistindo com assembleias para cobrar a Brascabos a negociar um reajuste de salário maior. Enfrentamos muita repressão durante as assemblei- as ao redor da fábrica, inclusive da Polícia Militar. Mas resistimos e conseguimos. Vale reforçar que nós da INTERSINDICAL não aceitamos redução de salário como aceitou a CUT no ABC paulista e em São Carlos. A nossa luta é por nenhum direito a menos e avançar rumo a novas conquistas. Firmes!

Upload: dinhnga

Post on 03-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio ... · a presidenta e em um coro só ... DETERMINOU QUE NOVA ELEIÇAO TEM QUE ... Rio Claro, Santa Gertrudes, Ipeúna, Corumbataí

www.sindimetalimeira.org.br

Agora é hora de iniciar a luta por reajuste salarial por fábrica PÁG. 2

Dilma ataca direitos dos trabalhadores e é aplaudida em congresso da CUT PÁG. 3

Metalúrgicos e filhos participam de Dia das Crianças no clube em Limeira e em Rio Claro

PÁG. 4

MetalutaMetalutaInformativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região - Limeira Fone 2113-1900 - Rio Claro Fone 3024-1925 - Iracemápolis Fone 3456-1121

EDIÇÃO 482NOVEMBRO

DE 2015

COMPROMISSO

SOMENTE COM OS

INTERESSES DOS

TRABALHADORES

Este é o LEGÍTIMO jornal da direção. Cuidado com o GENÉRICO!

CONSTRUINDO A

Filiado à

LUTAR, RESISTIR E AVANÇAR RUMO A NOVAS CONQUISTAS!

CAMPANHA SALARIAL 2015

Metalúrgicos/as aprovam de reajuste na Whirlpool e na Brascabos

POR REAJUSTE DE SALÁRIO

Trabalhadores param TRWpor três horas

No dia 1º de outubro, os sindicatos dos Metalúrgicos de Limeira, Campinas, Santos (INTERSINDICAL) e São José dos Campos (CONLUTAS), estiveram juntos com os trabalhadores na ZF/TRW durante três horas em mobilização da Campanha Salarial. A produção foi atrasada com o objetivo de pressionar o Sindipeças (sindicato patronal das empresas do setor de autopeças) por uma oferta de aumento real de salário.

10%

WHIRLPOOL

BRASCABOS

Os trabalhadores na Brascabos e na Whirlpool aprovaram um reajuste de 10% nos salários. Na Brascabos, a proposta veio depois de muita insistên-cia da direção do nosso Sindicato (INTERSINDICAL).

Esta direção (INTERSINDICAL) esteve com a companheirada nos últimos dias na porta da fábrica insistindo com assembleias para cobrar a Brascabos a negociar um reajuste de salário maior. Enfrentamos muita repressão durante as assemblei-as ao redor da fábrica, inclusive da Polícia Militar. Mas resistimos e conseguimos.

Va l e r e f o r ç a r q u e n ó s d a INTERSINDICAL não aceitamos redução de salário como aceitou a CUT no ABC paulista e em São Carlos.

A nossa luta é por nenhum direito a menos e avançar rumo a novas conquistas. Firmes!

Page 2: Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio ... · a presidenta e em um coro só ... DETERMINOU QUE NOVA ELEIÇAO TEM QUE ... Rio Claro, Santa Gertrudes, Ipeúna, Corumbataí

www.sindimetalimeira.org.br

MetalutaMetalutaP2 P3

CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA

Pra cima dos patrões! Agora a negociação é por fábrica

A CUT NÃO NOS ENGANA!

Dilma ataca nossos direitos e ainda é aplaudida em congresso da CUTApesar da crítica que alguns

cutistas dizem fazer sobre ataques do governo Dilma (PT) contra a classe trabalhadora, eles se reuniram no 12º congre-sso da CUT (13/10) para saudar a presidenta e em um coro só gritavam: “Olê, olê, olê, olá... Dilma, Dilma!”.

Ficou claro que o evento estava focado especialmente na questão de defesa ao governo. Depois disso, só ficou a certeza de que os atos que a CUT organizou contra o ajuste fiscal e outras medidas do governo contra os trabalhadores era apenas um teatro.

O nosso compromisso é apenas com a luta da classe trabalhadora. Por isso seguimos firmes com a INTERSINDICAL!

REAJUSTE DE SALÁRIO E DIREITOS JÁ!Assembleias são realizadas em diversas fábricas para mobilizar trabalhadores

Propostas patronais

Autopeças8% em setembro

Eletroeletrônicos e máquinas7,88% setembro

+ 2% fevereiro 2016

Fundição8% em setembro

Estamparia 8% setembro

+ 1,74% fevereiro 2016

REJEITADASACORDOS APROVADOS

Whirlpool

10%Brascabos

10%

A Campanha Salarial Unifi-cada (Limeira, Campinas, Santos e São José dos Campos) irá lutar por um reajuste de salário decente fábrica por fábrica. Isso porque não houve avanços nas negociações com os grupos patronais.

Nas negociações, as propos-tas dos patrões não passaram da inflação parcelada, em alguns casos nem chegaram na inflação, e por isso foram rejei-tadas pelos quatro Sindicatos.

Os trabalhadores já aprova-ram vários acordos em empre-sas do grupo 10, além da Brascabos e da Whirlpool,

algumas fábricas de Campinas (Dell, Mabe, Samsung, Gevisa e Foxcom) e outras de São José dos Campos. Nestas empresas, os trabalhadores aprovaram a proposta de 10% de reajuste salarial.

A direção do nosso Sindicato (INTERSINDICAL) está nas fábricas realizando assem-bleias para mobilizar os trabalhadores por reajustes salariais. Não vamos fazer como a CUT que aceitou rebaixa-mentos de salários nas monta-doras e parcelaram o reajuste baseado na inflação em alguns grupos patronais. Firmes!

O copiou a fórmula dos governos passados e agora viu que PTnão dá conta de segurar a barra. Deu tudo o que tinha que dar

para os e por isso o caixa secou. grandes empresáriosAgora, querem que os trabalhadores paguem a conta. E tem

todo o pra isso. apoio da CUT

MAS OS TRABALHADORES NÃO VÃO PAGAR A CONTA!

REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA

DNP encerra atividades em Rio Claro

Os químicos de Vinhedo (SP) e os trabalhadores da agroindústria de Chapecó (SC) reafirmaram a decisão de manter o sindicato com a INTERSINDICAL, ou seja, independente de patrões e governos, autônomo aos partidos, ampliando as lutas nos locais de trabalho por nenhum direito a menos e para avançar nas conquistas.

Em Vinhedo, disseram não ao oportunismo dos que hoje estão na direção dos sindicatos dos químicos de Campinas e Osasco, que submetidos à taxa negocial paga pelos patrões abando-naram a luta.

E em Chapecó os trabalhadores ultrapassa-ram a fronteira das nações. Juntos, brasileiros e haiti-anos, fizeram enormes filas e reafirmaram com firmeza a determinação de manter o Sindicato na luta.

A I N T E R S I N D I C A L segue junto e firme com os companhe i ros des tes sindicatos e buscando conquistar muitos outros para as mãos dos trabalha-dores. Agora é consolidar o trabalho iniciado e seguir-mos ampliando as trinchei-ras de nossa organização e luta. Firmes!

Sindicato dos Químicos de Vinhedo

Sintracarnes em Chapecó

FAURECIA (Limeira) VALEO (Campinas)

Estamos juntos com os trabalhadores que estão dispostos

a lutar contra os ataques dos patrões e de seus governos:

NOS LOCAIS DE TRABALHO E NASRUAS VAMOS À LUTA POR NENHUM

DIREITO A MENOS E PARA AVANÇAR EM NOSSAS REIVINDICAÇÕES.

SEM GOVERNO E SEM PATRÃO

Trabalhadores da INTERSINDICAL

mantem sindicatos em Vinhedo (SP) e em Chapecó (SC) na luta

CONSTRUÇÃO CIVIL

Oposição conquista na justiça a anulação da eleição

Desde 1999, os compa-nheiros na DNP (antiga Torque) deram um exemplo claro de que somente a organização e a luta são capazes de melhorar a vida do trabalhador e fazer com que as empresas respeitem os nossos direitos.

Em 1997 (ainda Torque) fizeram uma greve que durou 23 dias após a morte de um trabalhador numa explosão no banheiro. Em 1999 conquis-taram uma comissão de fábrica e realizaram varias greves por aumento de salário e PLR. Em 2003, numa greve de 8 dias conquistaram um reajuste salarial de 17,9%. Em 2007, houve muitas reintegrações, nenhum companheiro podia ser demitido. Em 2008, impediram que patrões e pelegos fundassem um novo sindicato em Rio Claro. E em 2012, garantiram uma PLR melhor com uma greve de 8 dias.

Muita luta aconteceu durante todo o período de existência desta fábrica. Por isso, a direção

Dessa vez o ‘’Comendador Rangel’’ (pelego) não conseguiu manter o golpe da eleição fraudada. A Oposição denunciou para o Judiciário todas as falcatruas da atual diretoria do Sindicato e no dia 21 de outubro, a juíza responsável pelo processo constatou a gravida-

de dos atos dos pelegos e decidiu ANULAR AS ALTERAÇÕES DO ESTATUTO REALIZADAS NO FINAL DE 2014 E MAIS: ANULOU A ELEIÇÃO REALIZADA EM AGOSTO E DETERMINOU QUE NOVA ELEIÇAO TEM QUE ACONTECER AINDA ESSE ANO. Firmes!

EATON (São José dos Campos)

do nosso Sindicato (INTERSIN-DICAL) lamenta o fechamento da DNP. A fábrica fechou por uma questão de readequação da produção nas plantas da Volkswagem.

Em nenhum momento a empresa manifestou a possi-bilidade de manter os empregos da companheirada e por isso fizemos a proposta de resistir e

lutar para os trabalhadores.Mas, a companheirada, por

acreditar que não há mais solu-ção, optaram na assembleia rea-lizada no dia 28 de outubro, pela rescisão contratual com os bene-fícios propostos pela empresa.

Que os companheiros conti-nuem a espalhar o exemplo da luta que sempre travaram contra os patrões por onde estiverem.

* Outros acordos fechados em 10% será publicado no próximo

METALUTA.

Page 3: Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio ... · a presidenta e em um coro só ... DETERMINOU QUE NOVA ELEIÇAO TEM QUE ... Rio Claro, Santa Gertrudes, Ipeúna, Corumbataí

www.sindimetalimeira.org.br

MetalutaMetalutaP4

EXPEDIENTE: Publicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis, Rio Claro, Santa Gertrudes, Ipeúna, Corumbataí e Itirapina. | Sede: Rua Tiradentes, 807 - Centro - Limeira - SP - CEP 13480-082. Fone: (19) 2113-1900 | Sub Sede Iracemápolis - Rua Felício de Paula, 660 - Pq. Cesarino Borba - Fone: (19) 3456-1121 | Sub Sede Rio Claro - Rua 05, nº 1466 ( esquina com Avenida 08), Centro - Fone (19) 3024-1925 , Celular 93186208 | [email protected]: E-mail - Limeira: [email protected] | Rio Claro:www.sindimetalimeira.org.br | www.intersindical.org.br |

METALÚRGICOS EM FESTA

Metalúrgicos e filhos no Dia das Crianças

Inscrições abertas (Clube dos Metalúrgicos - Limeira)

ESPORTE E LAZER

Clube dos Metalúrgicos (Limeira) e Bela Vista (Rio Claro) oferecem atividades

para metalúrgicos sindicalizados

A diversão foi certa para os trabalhadores

que estiveram no Clube dos

Metalúrgicos de Limeira e no Clube

Bela Vista em Rio Claro para a festa do Dia das

Crianças.Com pipoca, sorvete,

cachorro-quente, algodão doce e muitos

brinquedos, pais e filhos tiveram uma

tarde agradável.A cada evento a festa

conta com mais gente. Esperamos você no

próximo ano!

Rio ClaroRio Claro

Inscrições abertas (Clube Bela Vista - Rio Claro)

NATAÇÃO NO CLUBE DOS METALÚRGICOS

ZUMBA E HIDROGINÁSTICANO BELA VISTA (Rio Claro)

Mais informações pelo telefone (19) 2113-1900

Mais informações pelo telefone (19) 3024-1925

FUTEBOL

Barcelona é campeão do 1º Campeonato de Veteranos dos Metalúrgicos

O time do Barcelona foi o vencedor no 1º Campeonato de Veteranos dos Metalúrgicos «Vito Giannotti». O segundo lugar ficou para o Galatasaray.

Esta foi a primeira vez que a Direção do nosso Sindicato organizou um campeonato para os companheiros com mais de 35 anos de idade.

Foi um campeonato bem disputado e muito animado. Todos os jogos contaram com a presença da torcida de amigos e familiares.

O próximo campeonato será o de futebol society que ainda está com as inscrições abertas.

Reúna seus amigos na fábrica e inscrevam-se para participar.