estando a família à volta da mesa fazer a seguinte leitura ... · feliz natal e ano novo bom o...

2
FELIZ NATAL E ANO NOVO BOM O meu Cartão de Boas Festas Paróquia de S. Cosme e S. Damião de Gemunde Natal 2014 Tema para o 48º Dia Mundial da Paz, em 1º de Janeiro de 2015 Estando a família à volta da mesa fazer a seguinte leitura: Sugestão para a Oração antes da Ceia da Noite de Natal Beijar o Menino (Um dos presentes dá-O a beijar a todos - É o Seu Natal. Senhor, reunimo-nos hoje aqui para cear, porque numa noite como esta, há muito tempo, quiseste ser uma criança com nome e apelidos entre as crianças mais pobres da Terra. Abençoa a nossa mesa. Ao menos, por uma noite, gostaríamos que o Mundo fosse uma grande Família: sem guerras, sem miséria, sem drogas e sem fome, com um pouco mais de música e muito mais justiça. Que ao menos esta casa, Jesus recém-nascido, acolha a Tua palavra de amor e perdão. Conserva-nos unidos. Dá-nos pão e trabalho durante todo o ano. Dá-nos força e ternura para sermos pessoas úteis que lutem por um Mundo onde haja dias bons e muitas coisas boas como esta em que quis- este nascer entre nós. Senhor, Tu serás bem-vindo a esta casa, até que um dia nós possamos nos reunir na tua. Amém! NÃO MAIS ESCRAVOS, MAS IRMÃOS Evangelho de S. Lucas 2, 1-7. 15-20 Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registar-se, cada um na sua cidade natal. José era da família e descendência de David. Subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, até à cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogénito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.... Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores com- binaram entre si: «Vamos a Belém, ver esse acontecimento que o Senhor nos revelou.» Foram então, às pressas, e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que o anjo lhes anunciara sobre o menino. E todos os que ouviam os pastores, ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Maria, porém, conserva- va todos esses fatos, e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que haviam visto e ouvido, conforme o anjo lhes tinha anunciado. Narração do Nascimento de Jesus ORAÇÃO (feita por um dos presentes)

Upload: others

Post on 25-Sep-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estando a família à volta da mesa fazer a seguinte leitura ... · FELIZ NATAL E ANO NOVO BOM O meu Cartão de Boas Festas Paróquia de S. Cosme e S. Damião de Gemunde Natal 2014

FELIZ NATAL E ANO NOVO BOM

O meu Cartão de Boas Festas

Paróquia de S. Cosme e S. Damião de Gemunde

Natal 2014

Tema para o 48º Dia Mundial da Paz, em 1º de Janeiro de 2015

Estando a família à volta da mesa fazer a seguinte leitura:

Sugestão para a Oração antes da Ceia da Noite de Natal

Beijar o Menino (Um dos presentes dá-O a beijar a todos - É o Seu Natal.

Senhor, reunimo-nos hoje aqui para cear, porque numa noite como esta, há muito tempo, quiseste ser uma criança com nome e apelidos entre as crianças mais pobres da Terra.

Abençoa a nossa mesa. Ao menos, por uma noite, gostaríamos que o Mundo fosse uma grande Família: sem guerras, sem miséria, sem drogas e sem fome, com um pouco mais de música e muito mais justiça.

Que ao menos esta casa, Jesus recém-nascido, acolha a Tua palavra de amor e perdão.

Conserva-nos unidos. Dá-nos pão e trabalho durante todo o ano.Dá-nos força e ternura para sermos pessoas úteis que lutem por um

Mundo onde haja dias bons e muitas coisas boas como esta em que quis-este nascer entre nós.

Senhor, Tu serás bem-vindo a esta casa, até que um dia nós possamos nos reunir na tua. Amém!

NÃO MAIS ESCRAVOS, MAS IRMÃOS

Evangelho de S. Lucas 2, 1-7. 15-20Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando

o recenseamento em todo o império. Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registar-se, cada um na sua cidade natal. José era da família e descendência de David. Subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, até à cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogénito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa....

Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores com-binaram entre si: «Vamos a Belém, ver esse acontecimento que o Senhor nos revelou.» Foram então, às pressas, e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que o anjo lhes anunciara sobre o menino. E todos os que ouviam os pastores, ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Maria, porém, conserva-va todos esses fatos, e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que haviam visto e ouvido, conforme o anjo lhes tinha anunciado.

Narração do Nascimento de Jesus

ORAÇÃO (feita por um dos presentes)

Page 2: Estando a família à volta da mesa fazer a seguinte leitura ... · FELIZ NATAL E ANO NOVO BOM O meu Cartão de Boas Festas Paróquia de S. Cosme e S. Damião de Gemunde Natal 2014

Presépio ao vivo de Gemunde - Natal de 2013Foto: Pedro Salbani

NATAL DE 2014Caros Amigos e Paroquianos da MaiaEstamos já próximos da Celebração do Natal. Iremos cel-

ebrar o mistério do Nascimento de Jesus. O nosso coração en-che-se de alegria e paz. No Natal, somos chamados a lembrar que Deus se tornou criança. Ele entra na história humana. Esse mistério da humanidade de Deus é tão profundo que Só Ele, se caminharmos com Ele, nos pode ir desvendando o seu signifi-cado. Neste ano de 2014, mais uma vez Jesus nasce. Tenhamos a noção que os presentes materiais têm sempre prazo de validade muito curto. Podemos comprar o melhor presente do mundo para uma criança, é novidade no dia de Natal, talvez três dias, quatro dias, uma semana depois, acabou! O presente que Deus nos dá é para sempre.

E se nós oferecêssemos também o presente que vai e toca a vida inteira?: o nosso amor, o nosso afeto, o nosso sorriso, o nosso perdão? Cremos que isto mudaria a vida de cada um de nós e de quem o recebe. Cremos que toda a pessoa tem o di-reito à felicidade que sendo dom de Deus é traduzida em gestos que saem dum coração convertido onde há Fé.

“ Porém, recordemos que Jesus nasceu num momento ob-scuro da história. Pensemos em tudo o que fizeram José e Maria para que Jesus nascesse; a esperança da nossa felicidade, e faça-mos nós também neste Natal o mesmo que fizeram os pais de Jesus” (Papa Francisco).

Iluminados pela luz que nos vem de Jesus sejamos testemunhas credíveis em tudo e em todo o lugar do nosso amor por Ele.

Voltemos todos o nosso olhar e coração para Jesus, para que a celebração do Natal nos leve a renascer e a tentar recuperar o que de melhor cada um de nós tem: “aquele sorriso largo, aquele coração que era bom, aquela pessoa que era capaz de chorar de emoção; aquela pessoa que era capaz de acreditar, que era boa, simples verdadeira, autêntica amorosa, não deixando que a vida o estrague. Voltemos a ser bons porque Deus é bom”.

Descubra cada um o verdadeiro sentido do Natal de Jesus e com Jesus.

Santo Natal para si e para toda a sua família e um Ano Novo Bom. São os nossos votos.

Padre Domingos Jorge, Diácono Jorge Equipa Paroquial da Pastoral Familiar