informativo da casa de francisco de assis - setembro 2009 · estamos iniciando a campanha de cosme...

8
Informativo da Casa de Francisco de Assis - Setembro 2009 www.casadefranciscodeassis.org.br

Upload: vuongngoc

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo da Casa de Francisco de Assis - Setembro 2009www.casadefranciscodeassis.org.br

EDITORIAL

Amigos,

De acordo com pesquisas, é na primeira idade que é formada a maior parte das conexões neurais e, através de estímulos direcionados e uma alimentação adequada, o aprendizado é melhor sedimentado. Vocês sabiam que as desigualdades começam justamente aí? Por exemplo, o vocabulário de uma criança que não tem quem leia livros para ela é infinitamente menor do que outra que recebe este tipo de atenção. Outro estudo mostra que uma criança de 8 anos que recebeu estímulos cognitivos desde os 3 conta com um vocabulário de 12.000 palavras, o triplo da que não teve a mesma base. Com o passar dos anos, normalmente essa situação se agrava, impedindo que este pequeno cidadão, que domina tão poucas palavras, apreenda as estruturas mais complexas da língua, que farão a base de qualquer disciplina. Assim são formados os analfabetos funcionais. Nosso objetivo, através do trabalho realizado na Creche Santa Clara, é o de aumentar o impacto da educação infantil, reduzir cada vez mais essa desigualdade e a repetência escolar, resultando em crianças com maiores chances de ter um bom desempenho escolar e uma vida mais digna no futuro.

Esse trabalho é árduo, pois envolve mudar a mentalidade de pais e educadores, que até pouco tempo atrás encaravam a creche como um local onde se “abrigava” crianças, sem a preocupação de um ganho cognitivo real para elas. Aqui na CFA estamos trabalhando para agregar à aprendizagem básica atividades lúdicas e físicas, valores, bons hábitos de higiene e socialização. Aliado a tudo isso, oferecemos atendimentos médico, odontológico, psicológico, fonoaudiológico e nutricional não apenas ao aluno, mas também aos seus familiares, envolvendo toda a família no conceito de educação integral.

Para continuarmos esse trabalho e ampliá-lo precisamos da sua ajuda, apadrinhando uma criança, se associando à CFA ou até mesmo divulgando o nosso trabalho e trazendo novos associados. Afinal, somos todos responsáveis pela transformação desse planeta em um mundo melhor.

Estamos iniciando a campanha de Cosme e Damião. Precisamos de doces e roupas novas para crianças de 2 a 14 anos, pois iremos disponibilizar 500 senhas para a distribuição, que será realizada no domingo, dia 27 de setembro, dia de São Cosme e São Damião. Contamos com vocês!

Elizabeth Bomfim

Clara Palavra

Editora: Ágata Messina; Colaboradores: Benedito Calheiros Bomfim, Beth Bomfim, Janet Jabour, Myrian Coutinho, Thaís Meyer BarretoDesign gráfico: Andrei BastosJornalista responsável: Ágata Messina, RP-MTR 9444/28/84V

CASA DE FRANCISCO DE ASSISSESSÕES PÚBLICAS

Segundas-feiras – 19 horas(fechamento dos portões às 19,30 horas)

Quartas-feiras – 14 horas(fechamento dos portões às 14,30 horas)

INFORME SOCIAL

Se você precisa de atendimento no Setor Terapêutico ou de Assistência Social, dirija-se à Secretaria e marque uma consulta ou entrevista. Todos os atendimentos serão feitos com hora e dia marcados com antecedência.

Clara Palavra é um informativo da Casa de Francisco de Assis, declarada de utilidade pública estadual pelo Decreto 808/84 de 14.12.1984 * Declarada de utilidade pública federal pela portaria 972 de 22.10.2001 * CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social nº 44.006.001.045/01-14 * CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social nº 0295/00 * CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nº 49/2004 de 20/10/2004 – Inscr. Municipal/ISS nº 02.923.041 * CNPJ 30.022.057/0001-52

WWW.CASADEFRANCISCODEASSIS.ORG.BRe-mail [email protected]

Rua Alice, 308 – Laranjeiras – Rio de Janeiro – RJ – CEP 22241-020tel/fax: (21)2265-9499 e (21)2557-0100

Homeopatia (crianças)Dra. Roseane Debatin CRM 52-51762-9

NutriçãoDra. Valéria W. Azevedo CRN 04101365

Psicologia Infantil Luiza C. Mendonça CRP 05/980

PsicologiaAngela P. Machado CRP 05/18245Ângela Maria T. Leão CRP 05/1431Lúcia Angélica R. Carvalho CRP 05/20691Soraya Sayão B. Gomes CRP 24790

Psiquiatria Dr. Edson Carpes CRM 52-24256-3

GinecologiaCarmen Candelária - CRM 52-429000

Fonoaudiologia Cláudia Antônia C. E. Bezerra CRF 5242 RJ

Odontologia (adultos e crianças)Dr. José Ricardo Furtado CRO 182536Dra. Gina Resende CRO 15411Dra. Ana Cláudia F. Proença CRO 31268Dra. Jamilla B. M. da Silveira CRO 5690Dra. Andreia S. M. Rodrigues CRO 15474Dra. Gilse N. de Bretas Carvalho CRO 2082Dr. William Lucas Vidovich - CRO 17197-6

CromoterapiaElisabeth Vasques

Encaminhamento jurídicoDr. Carlos Roberto C. de Matos OAB/RJ 70891Dr. Carlos Otávio Guimarães OAB/RJ 107019Dr. José Batista Xavier OAB/RJ 84726

Serviço Social Leda de Jesus Magalhães CRESS AS14404Rosane Muller - CRESS 11320

2 - Informativo da Casa de Francisco de Assis - Setembro 2009

Diretoria para o Mandato 2008 / 2010: Presidente - Elizabeth Menezes Bomfim; Vice-Presidente - Fernando Soares de Moura Lins; 1ª Secretária - Vera Moraes; 2ª Secretária - Berenice Maria da Silva; 1ª Tesoureira - Regina Célia de Souza Pereira; 2ª Tesoureira - Nilza Chaves; Conselho Fiscal - Jorge Luiz da Rocha, Janet Jabour, Geuza Muguet Costa; Suplentes - Anita Barberi, José Eduardo Albuquerque Sampaio; Conselho Superior - Beatriz Antunes Frering, Ágata Messina, Paulo Roberto de Lima, Dolores dos Santos, Sérgio Luiz Rodrigues da Cruz; Suplentes - Regina da Silva Ramos, Hilsete de Faria Ribeiro.

Informativo da Casa de Francisco de Assis - Setembro 2009 - 3

FESTA DE COSME E DAMIÃO Realizado todos os anos, marca o início da nova estação e, este ano, Domingo, 27 de Setembro de 2009 o tema escolhido é: Nós e meio ambiente - Equilibrando o físico-As crianças das comunidades da região de Laranjeiras estão mental e o ambiental.convidadas a participar. Haverá distribuição de roupas, muitas Entre os palestrantes convidados, estes já confirmaram a sua brincadeiras, bolos e doces à vontade. Não deixe de participar, presença:trazendo a sua contribuição para tornar esta festa ainda bonita. Célia Werner (Terapia de vidas passadas/Regressão de memória);

Naire Siqueira (Música Terapêutica); Romualdo Ayres Costa VIVÊNCIA DA PRIMAVERA (Desafios da Sustentabilidade Ambiental); Milú (Poluição de rios e Sábado, 3 de Outubro de 2009 aguapés); Plínio de Barros Barreto (Quiropraxia); Mônica Schriber A jornada Vivência da Primavera é outro evento tradicional da CFA. (Fisioterapia e RPG).

Setembro é o mês em que, no Catolicismo, festejam-se os santos Cosme e Damião. Na Umbanda, eles são sincretizados com os Ibejis, que no dialeto iorubá significa parto de dois, ou seja, gêmeos. De fato, Cosme e Damião foram dois irmãos gêmeos, médicos, que viveram na época do imperador romano Constantino.

Eles viajavam por diversas províncias do então poderoso Império Romano, curando as pessoas e despertando a ira de muitos, acabando por serem martirizados e mortos pelas autoridades romanas. No Brasil do século XVII, os escravos não podiam cultuar seus deuses e, tendo que se adaptar à religião vigente na colônia portuguesa, passaram a associar santos católicos com divindades da sua religião trazida da África.

Na tradição iorubana cultuavam-se as figuras de dois irmãos gêmeos, cuja imagem esculpida em madeira e outros materiais era colocada na porta das cabanas ou nas ruas das aldeias africanas. Ao se verem obrigados a adotar os santos católicos, os escravos associaram a Cosme e Damião àqueles gêmeos da sua religião nativa, os Ibejis, e assim surgiu no Brasil o culto de Cosme e Damião.

Na visão esotérica da Umbanda, os Ibejis são entidades evoluídas que se manifestam na forma fluídica de crianças, para simbolizar a pureza e a inocência. No Rio, é costume entre católicos e umbandistas distribuir doces na mesma data. Os primeiros, muitas vezes para agradecer uma graça recebida. Os umbandistas também costumam distribuir doces para as crianças, mas os verdadeiros destinatários são as entidades da corrente de Cosme e Damião ou, de acordo com a tradição iorubana, dos Ibejis.

Os 34 anos de fundação da CFA foram comemorados numa tarde em que reinaram amor e sabor. Amor, no coração de todos os que estavam ali, felizes, festejando mais um ano de realizações na busca do aprimoramento espiritual, de amor ao próximo e de um mundo mais justo. O sabor, presente na deliciosa e já tradicional feijoada, preparada por uma equipe que trabalhou afinada como orquestra, sob a batuta da Dodô e da Gil.

Depois do almoço, não podia faltar o também tradicional Bingo, que acontece em quase todas as nossas festas, proporcionando momentos de brincadeira, descontração e de confraternização. O bazar ofereceu produtos bonitos a preços convidativos, a livraria esteve aberta a tarde toda, expondo em suas prateleiras o que há de melhor na literatura espírita, e a rifa de um produto eletrônico foi disputadíssima por todos.

O motivo de tanta participação? Saber que a renda de toda a tarde seria revertida para a Creche Santa Clara, um dos trabalhos sociais mais importantes que vêm sendo realizado pela Casa de Francisco de Assis há 13 anos. Mas, se você não pôde estar presente este ano, não desanime. No próximo ano, teremos mais motivos para comemorar.

4 - Informativo da Casa de Francisco de Assis - Setembro 2009

Embora em diferentes graus e tipos, todos nós temos a mediunidade e, por esse motivo, todos somos médiuns. Essa faculdade é inerente ao homem, não constituindo um privilégio exclusivo. Porém, entendemos comumente como médium todo aquele que sente a influência dos espíritos de forma ostensiva...

Reparemos que, ao nosso redor, há ignorância, miséria, lágrimas, feridas, dores e erros. Pois bem, é por meio dos médiuns que os espíritos nos instruem, suavizam a miséria, enxugam as lágrimas, cicatrizam as feridas, mitigam as dores e corrigem os erros. A mediunidade, quando equilibrada, faz com que nós, habitantes da Terra, trabalhemos juntos na construção do reino de Deus.

Mediunidade infantil - Geralmente, o processo de desenvolvimento da mediunidade é cíclico, ou seja, ocorre por meio de etapas sucessivas em forma de espiral. O primeiro ciclo vai de zero aos 12 anos de idade, período no qual as crianças possuem a mediunidade à flor da pele, por assim dizer, mas com o resguardo da influência benéfica e controladora dos espíritos protetores, chamados por algumas religiões de “anjos da guarda”.

Nessa fase infantil, as manifestações mediúnicas são mais de caráter anímico. A criança projeta sua alma nas coisas e nos seres que a rodeiam, recebe as intuições orientadoras de seus protetores, às vezes observa e denuncia a presença de espíritos e, não raro, transmite avisos e recados destes aos familiares de maneira positiva e indireta. Quando passam dos sete ou oito anos, as crianças se integram melhor ao condicionamento da vida terrena, desligando-se progressivamente das relações espirituais e dando mais importância às relações humanas.

No entanto, não é aconselhável o exercício da mediunidade em crianças, uma vez que o organismo delas, débil e em formação, pode sofrer fortes abalos. Além disso, a imaginação está em intensa atividade e pode haver uma grande excitação, sem contar que elas não possuem discernimento suficiente para lidar com os espíritos.

Às vezes, as manifestações mediúnicas apresentadas pela criança são Portanto, os problemas mediúnicos consistem apenas e tão-somente causadas pelas perturbações existentes no ambiente do lar. Neste caso, o mais na disciplinação das relações espírito-corpo, que chamamos de “educação recomendável é atendê-la com passes, para eliminar as manifestações, e mediúnica”. À medida que o médium aprende, como espírito, a controlar sua orientar o comportamento dos familiares adultos, para que as tensões espirituais liberdade e selecionar suas relações espirituais, sua mediunidade se aprimora e não reflitam mais nela. se torna cada vez mais segura.

Agora, se a manifestação mediúnica for espontânea e equilibrada, O bom médium é aquele que mantém o seu equilíbrio psicofísico e deve-se aceitar os fenômenos com naturalidade, mas sem estimulá-los nem procede na vida de modo a criar para si mesmo um ambiente espiritual de tampouco querer colocar a criança em um verdadeiro trabalho mediúnico. moralidade, amor e respeito pelo próximo. A dificuldade maior está em se fazer o Convém que ela seja encaminhada para a evangelização e o conhecimento médium compreender que, para tanto, ele não precisa se tornar santo, mas doutrinário adequados à sua idade, a fim de que, no futuro, ela esteja apenas um homem de bem. Deve ser espontâneo, natural, uma criatura normal, devidamente preparada para entender sua faculdade e empregá-la bem. que não tem motivos para se julgar superior aos outros. Quando não orientada

Manifestações mais intensas - O segundo ciclo de desenvolvimento para os caminhos do bom senso, a mediunidade pode turvar a vida e ser da mediunidade começa geralmente na adolescência, a partir de 12 ou 13 anos instrumento de perturbação geral, porém, em harmonia, pode fazer grandes de idade. Como dissemos, no primeiro ciclo, só se deve intervir no processo coisas.mediúnico com preces e passes, para abrandar as excitações naturais da A educação mediúnica pode começar no simples modo de falar aos criança. Já na adolescência, o corpo amadureceu o suficiente para que as outros, transmitindo bastante brandura, alegria, amor e caridade em todos os manifestações mediúnicas se tornem mais intensas e positivas. Então, é tempo atos da vida. O desabrochamento de uma faculdade mediúnica e seu constante de encaminhá-la com informações mais precisas sobre a questão da aprimoramento necessita, dentre outras coisas, de educação, esforço, disciplina mediunidade. e aquisição de valores morais e espirituais, a fim de se evitar ciladas, enganos,

Diante disso, não se deve tentar o desenvolvimento da mediunidade perigos e dissabores que podem ser gerados pela invigilância, pela indisciplina e em sessões. O passe, a prece e as reuniões de estudo doutrinário são os meios pelo despreparo.de auxiliar o processo sem forçá-lo, dando ao adolescente a orientação É importante que o médium não procure na mediunidade um objetivo de necessária. A adolescência é a hora das atividades lúdicas, dos jogos e esportes, simples curiosidade, diversão ou interesse particular, mas que a encare como do estudo e aquisição dos conhecimentos em geral, de uma integração mais coisa sagrada que deve ser utilizada para o bem de seu semelhante, sustentada completa na realidade terrena. Portanto, não se deve forçar os adolescentes, na elevação moral e no estudo sério e edificante. Na primeira fase do mas estimulá-los no tocante aos ensinamentos espirituais, abrindo suas mentes desenvolvimento, o médium deve evitar qualquer pretensão vaidosa no sentido para o contato mais profundo e constante com a vida no mundo. Os exemplos de se supor capaz de grandes feitos mediúnicos.dos familiares influem mais em suas opções do que os ensinamentos e as Aquele que se educa espiritualmente e amadurece seu dom através do exortações orais. esforço, do estudo e da disciplina moral passa a ser assistido pelos bons

Já o terceiro ciclo ocorre geralmente na passagem da adolescência espíritos, que o preservam das ciladas do mundo invisível. Os bons médiuns são para a juventude, entre 18 e 25 anos de idade, tempo dos estudos sérios. No raros por falta de uma educação e um adestramento seguro. A faculdade entanto, se a mediunidade não se definiu devidamente até esta fase, não devem mediúnica é delicada e necessita de acuradas precauções, perseverantes haver preocupações, uma vez que existem processos nos quais sua verdadeira cuidados, método, aspirações nobres e da conquista de uma cobertura espiritual eclosão leva até cerca de 30 anos para ocorrer. de caráter elevado. O ambiente da prática mediúnica deve ser seguro,

Potencialidade e educação - Na verdade, a potencialidade mediúnica organizado e sério, para evitar o perigo de um falso desenvolvimento em que nunca permanecerá letárgica. Ela se atualiza com mais freqüência do que predominam as viciações, bem como os condicionamentos, o automatismo, as supomos, passando de potência a ato em diversos momentos da vida, através falsas concepções do que sejam os espíritos guias, as mistificações e a de pressentimentos, previsões de acontecimentos simples, como o encontro de obsessão.um amigo há muito ausente, percepções extra-sensoriais que atribuímos à imaginação ou à lembrança e assim por diante. *Artigo publicado na Revista Cristã de Espiritismo, Edição 19

Informativo da Casa de Francisco de Assis - Setembro 2009 - 5

Abrir uma creche para receber as crianças das orientação de higiene bucal e asseio físico. É importante comunidades do bairro de Laranjeiras e dos bairros ressaltar que tanto a orientação nutricional como as vizinhos, enquanto suas mães estivessem trabalhando, foi o atividades recreativas são desenvolvidas por profissionais sonho acalentado durante muitos anos por Celi Bomfim, voluntários, dispostos a fazer a sua parte na formação de fundadora da Casa de Francisco de Assis. O nome, Creche uma sociedade mais fraterna e mais justa.Santa Clara, já estava escolhido desde que a idéia surgiu, Um ponto importante nas diretrizes da Creche Santa mas o sonho se tornou realidade somente em 1996, vinte e Clara é o envolvimento dos pais no desenvolvimento da um anos depois da fundação da Casa de Francisco de criança, inclusive encaminhando problemas familiares, Assis. Hoje, a creche é o projeto social mais importante da quando detectados, para acompanhamento especializado instituição e se tornou referência de qualidade em ensino psicológico ou psiquiátrico, realizado na própria instituição. pré-escolar. As reuniões com os pais, as festas da creche, os eventos

Nas salas de aula, equipadas com móveis e material realizados na Casa são uma forma de trazer a família para pedagógico de primeira qualidade, 70 crianças de famílias dentro da escola, envolvendo-a e tornando-a participante do de baixa renda recebem orientação ministrada por uma processo de crescimento das suas crianças.equipe de professoras e recreadoras, que trabalha sob a Para oferecer aos alunos um atendimento gratuito de orientação de uma coordenadora pedagógica. Dessas primeira qualidade, a creche conta com o trabalho dos crianças, 40 têm idade entre 2 e 3 anos e 11 meses e ficam nossos voluntários, com modesta ajuda governamental que na creche propriamente dita. As outras 30, com idades entre atinge apenas 40 das nossas 70 crianças, e com a renda 4 e 5 anos e 11 meses, formam as turmas do pré-escolar.

arrecadada nos nossos eventos sociais, que é revertida para As atividades na Creche Santa Clara começam às 8

a creche. Importante lembrar das contribuições mensais dos horas e terminam às 5 da tarde, de segunda a sexta-feira. freqüentadores da nossa Casa que acreditam, como Celi Nesse período, as crianças fazem 4 refeições diárias e Bomfim acreditava, que ensinar a amar o próximo, respeitar balanceadas com a orientação de nutricionistas, têm aulas o meio-ambiente e combater a desigualdade social são a de música, teatro, ciências, inglês, dança, capoeira, ouvem

histórias contadas por contadores e recebem atendimento base para se formar o novo Homem que irá transformar psicológico, fonoaudiológico, médico-dentário, além de nosso planeta.

RESENHA LITERÁRIA

GARIMPO DE AMOR - Ao “navegar” pelas páginas deste livro escrito por Joanna de Ângelis e psicografado por Divaldo Franco, você ficará deslumbrado com trinta reveladoras facetas deste fascinante assunto que é o amor.

Tão antigo quanto recente, o amor é tema que continua desafiando homens e mulheres na arte de bem viver. É admirável a facilidade com que Joanna de Ângelis escreve e reescreve sobre o amor,

permanecendo original em suas idéias sem se repetir ou se tornar prolixa. O amor é fonte inesgotável de encantadora beleza. E Amor e Jesus são termos da mesma realidade.

CONSULTÓRIO JURÍDICOBenedito Calheiros Bomfim*

DIREITOS DO CONSUMIDORParte I

A Constituição de 1988 foi a primeira de nossas Constituições a dispor sobre

direitos do consumidor e a declarar que serão eles protegidos pelo Estado, como um dos

direitos e garantias individuais e coletivos fundamentais. Para definir e tornar aplicável de

forma obrigatória esse preceito, o Congresso Nacional aprovou a Lei 8.078, de 11/9/90,

com o nome de Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata mais detalhadamente

do assunto o Decreto 2.180, de 20/3/2007, o qual prevê, inclusive, as sanções

administrativas estabelecidas no Código, e as Portarias nº 4, de 13/3/98 e nº 3, de 19.3.99,

que ampliam a relação de práticas abusivas consideradas nulas. A Constituição manda

também que a lei fixe medidas para que os consumidores sejam esclarecidos sobre os

impostos embutidos nas mercadorias e serviços.

O Código do Consumidor, inspirado em modelos estrangeiros, estabelece as

regras das relações de consumo entre consumidores de serviços e vendedores de

produto. Considera-se consumidor a pessoa física ou jurídica que, como destinatário final,

adquire ou utiliza um produto ou o serviço para usá-lo em seu próprio proveito, para

atender a uma necessidade pessoal. Chama-se destinatário final aquele que retira e

consome o produto do mercado. Denomina-se também consumidor o grupo de pessoas

que intervêm nas relações de consumo. O Código protege o consumidor por ser a parte

mais fraca, tendo em vista que os produtores de bens e mercadorias possuem o controle

do mercado e, como tal, têm o poder de fixar preços.

O Código procura contrabalançar a superioridade econômica dos empresários

fornecedores de serviços e com normas de proteção dos consumidores, proibindo e

punindo os abusos de tais práticas. Daí a intervenção do Estado, que tem o dever de

promover a defesa do consumidor, no sentido de exigir zelo na qualidade, na segurança,

na duração, no funcionamento dos produtos vendidos. Para esse fim criou órgãos, entre

os quais o PROCON e o Instituto Nacional de Metrologia, encarregado, este último, de

estabelecer padrões gerais e internacionais de qualidade industrial. Destina-se o Código

a atender à saúde, segurança e aos interesses econômicos do consumidor, à melhoria de

sua qualidade de vida. São direitos fundamentais do consumidor: a proteção da vida,

saúde e segurança contra os riscos provocados pela aquisição de produtos e serviços

perigosos ou nocivos; educação e divulgação sobre o consumo dos serviços; garantia de

liberdade de escolha e a igualdade nas contratações; proteção contra propaganda

enganosa e abusiva; medidas coercitivas e desleais; cláusulas contratuais abusivas;

práticas; impostos no fornecimento de produtos e serviços; prevenção e reparação de

danos patrimoniais e morais; eficaz prestação de serviços públicos de maneira adequada

e eficiente. Entende-se por fornecedor aquele que oferta produtos e serviços ao

consumidor, nele incluídos o poder público, empresas públicas que exploram atividades

de produção, ou pelas concessionárias de serviços públicos.

O objetivo da educação do consumidor é alertá-lo quanto a eventuais perigos

à sua saúde e assegurar-lhe liberdade de escolha e igualdade de contratação por meio de

prévia informação sobre as condições de contratos, evitando que ele seja surpreendido

com cláusulas abusivas. A segurança consiste na obrigação do fornecedor de não colocar

à venda produtos ou serviços com defeito que ponham em risco a saúde ou a segurança

do consumidor.

O Código protege também o consumidor coletivo, isto é, quando um conjunto

de consumidores é prejudicado por propaganda enganosa transmitida em jornais,

revistas, televisão, rádio ou outro veículo de comunicação de massa. Ao assim dispor, visa

o Código a honestidade da propaganda comercial, medidas de segurança para adoção de

produtos perigosos e a regularização de serviços ao público.

São considerados fornecedores o fabricante, o construtor, o importador de

produtos industrializados ou naturais. Produtor é aquele que leva ao mercado de

consumo produtos não industrializados, inclusive de origem animal ou vegetal. No caso

de embalagem ou acondicionamento defeituoso, a responsabilidade é também do

acondicionador. O construtor - e em segundo lugar o fabricante do material defeituoso

- responde pelos defeitos de serviços técnicos da construção e defeitos do material

empregado na obra.

* Benedito Calheiros Bomfim é Advogado, membro da Academia Nacional de Direito do

Trabalho, foi presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros

BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA

Ingredientes100 gr. de côco ralado100 gr. de margarina9 colheres de sopa de açúcar6 ovos 6 colheres de sopa de Nescau1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazerBater todos os ingredientes no liquidificador durante 5 minutos em velocidade alta. Untar uma forma para bolo com margarina e polvilhar com farinha de rosca. Despejar a massa do bolo e levar ao forno. Cuidado para não abrir o forno nos primeiros 15 minutos de cozimento para não solar o bolo. Cerca de 25 minutos depois que estiver no forno, espete um palito. Se sair sequinho, significa que o bolo está assado. Caso contrário, espero mais alguns minutos antes de desligar o forno. Espere o bolo esfriar e sirva.

BOLO COM CALDA DE LARANJA

Ingredientes6 ovos200 gr. de manteiga1 e ½ xícara de açúcar 2 e ¼ xícaras de farinha de trigo2 colheres de sopa de fermento em pó

Calda de Laranja1 copo de suco de laranja2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiroMisture bem e está pronta a calda

Modo de fazerBater todos os ingredientes no liquidificador em velocidade alta. Despejar em forma untada com manteiga e farinha de trigo. Leve ao forno e, para saber se está bem cozido, espete um palito, que deverá sair sequinho. Desenforme ainda quente e regue com a calda de laranja e enfeite com rodelas da própria fruta. Espere esfriar e sirva.

O PRAZER DA BOA COZINHA

6 - Informativo da Casa de Francisco de Assis - Setembro 2009

Informativo da Casa de Francisco de Assis - Setembro 2009 - 7

O pensador francês Guy Debord ganhou notoriedade ao reconhecer a até hoje, considerada por muitos como a sucessora do pensamento da russa era da sociedade do espetáculo. O mundo-espetáculo cultua as celebridades, a Helena Blavatsky, centrou um dos vértices de sua obra à miragem mundial engenharia estética e o consumo desenfreado, exigências próprias de uma (distorção da percepção em caráter emocional) destacando cinco tipos de humanidade em pleno apogeu da matéria. A sociedade globalizada é o mundo miragens que mantêm a humanidade em servidão: a miragem da materialidade, como imagem de si próprio. O nosso tempo prefere a imagem à coisa, a do sentimento, da devoção, de pares de opostos e a do Caminho. aparência ao ser. Segundo Bailey, a humanidade estaria dividida em três grupos distintos.

Participamos de tudo isso e somos cada vez mais incapazes de O primeiro, formado por aqueles que são atlantes em sua consciência e , como perceber a realidade em sua essência. Vemos as coisas distorcidas, de acordo tal, completamente fascinados por tudo o que é material e desejável, por tudo com os nossos condicionamentos. Vivemos em ilusão. Nossas percepções aquilo que eles sentem em todos os relacionamentos, por tudo aquilo que eles também são alteradas por nossos sentidos que captam apenas as vibrações demandam de beleza e de conforto emocional, e por tudo aquilo que lhes traz provenientes dos objetos mediante as limitações do cérebro. Em resumo: conforto espiritual no campo da religião. O segundo diz respeito aos que são mais vivemos em um mundo de imagens projetadas consideradas reais. Vivemos em definitivamente arianos em sua consciência. Nesse caso, às ilusões do plano maya. mental são acrescentadas às miragens do plano astral. O terceiro grupo reúne as

Os místicos que alcançaram pleno desenvolvimento afirmam de modo pessoas que estão saindo da miragem e da ilusão e já são sensíveis à Voz do inequívoco que nosso estado comum de consciência não apenas está abaixo do Silêncio. nível como constitui um sonho e uma ilusão. Eles asseveram que saibamos ou Alice Bailey nos adverte que somente a intuição poderá dispersar a não, somos, na qualidade de indivíduos sem treinamento, prisioneiros da nossa ilusão e daí a necessidade de se treinar intuitivos nesta transitória fase por que própria mente e, sem nos darmos conta, vivemos num contínuo diálogo-fantasia passa a humanidade. Segundo ela, será através da meditação e da técnica de interior que cria uma distorção ilusória da percepção ou da realidade que a tudo controle da mente que seremos capazes de ajudar a livrar o mundo da ilusão. consome, maya ou samsara. Assim a pessoa 'normal', na visão dessa elite Esta parte cabe a nós.mística, é considerada “adormecida” ou “imersa no sonho”. Por outro lado, tendo em vista o próprio caráter evolutivo implícito em

Qualquer mortal em sã consciência sabe que a ilusão é uma séria todas as coisas, a transformação genética da raça humana, e seu conseqüente ameaça à nossa evolução. Do ponto de vista espiritualista ela nos aprisiona no aprimoramento, anda a passos largos. Estudiosos, a exemplo de Arthur Powell, plano mental, ficamos envolvidos com nossas formas-pensamento o que, no início do século 20, anunciavam a psicologia da criança da nova raça praticamente, nos impede o contato com nossa consciência superior. Ou seja, a manifesta no senso de justiça, criatividade, generosidade, compaixão, tolerância ilusão nos bloqueia o acesso à intuição, à verdade pura. É a intuição que revela o às diferenças, espírito de síntese embutido e intuição desenvolvida. Dizem até verdadeiro Ser e que induz a um estado de percepção espiritual. Não por acaso, que muitos baixinhos nascidos em todo o mundo são portadores de um DNA determinados setores de grandes empresas atualmente privilegiam as aprimorado. Com toda certeza, já podemos reconhecer alguns desses mulheres pelo seu alto teor intuitivo. exemplares entre nós.

Ao longo dos anos, o campo de idéias gerado por teologias antigas e o Como bem afirma Alice Bailey: “A humanidade sempre progrediu de pensamento irrefletido de diversos grupos mundiais, por exemplo, produziram estágio a estágio de iluminação. Estamos hoje no caminho de uma civilização o mundo de ilusão e os estados mentais que ainda mantêm a humanidade muito melhor do que o mundo jamais conheceu. Em direção a condições que prisioneira dos conceitos e pensamentos errôneos. garantirão uma humanidade muito mais feliz, que verá o fim das diferenças

A escritora e pesquisadora neoteosófica inglesa Alice Bailey, um dos nacionais, das distinções de classe (sejam baseadas na hereditariedade ou no mais respeitados nomes do Ocultismo científico, cujo trabalho permanece atual status financeiro) e que assegurarão a todos uma vida mais rica e mais plena”.

Sandra Bithencourt

8 - Informativo da Casa de Francisco de Assis - Setembro 2009

CASA DE FRANCISCO DE ASSIS

DEMONSTRATIVO FINANCEIRO

Valores em Reais Referentes a Janeiro-Julho 2009

Receitas Totais %

Mensalidades 57.692,00 13,49%Doações 171.623,53 40,12%Bazar 62.453,60 14,60%Cantina 42.022,35 9,82%Eventos Beneficentes 42.644,90 9,97%Diversos 21.989,95 5,14%Repasses do Municipio 29.388,86 6,87%

Total 427.815,19 100,00%

Despesas Totais %

Salario / Férias 156.901,65 37,04%13º Salario 1.133,07 0,27%Encargos Sociais 43.633,51 10,30%Rescisões 15.806,96 3,73%Prestação Serviços 26.099,55 6,16%Vale Transporte 35.308,40 8,33%Plano Saúde 25.653,68 6,06%Concessionárias 22.728,50 5,37%Alimentação 13.383,49 3,16%Cantina 16.644,71 3,93%Eventos Beneficentes 7.510,80 1,77%Diversos 51.025,94 12,05%Invest./Constr./Reformas 7.794,98 1,84%

Total 423.625,24 100,00%

Deficit/Superavit 4.189,95

ASSIM SERÁ, SE QUISERES...*

Tudo que quiseres ora ao Pai Celestial e ele te proporcionará. Cria dentro de ti os caminhos que quiseres percorrer; mas cria com amor e jamais com agressão, pois só com harmonia encontrarás a Paz e nesta Paz encontrarás o caminho que tanto procuras.

Junto a ti se encontra sempre o anjo do Senhor, ávido para te transmitir a saúde, a tranqüilidade, mas abra teu coração para ele, pois ele espera por ti, espera o teu passo rumo aos braços dele.

Meus irmãos, a fonte de água cristalina está em vossas mãos, para matar a vossa sede, bebei-a. Não esperem a revolta chegar.

Irmã Angélica

*Psicografada por Celi Bomfim em 15/03/1989

BazarSão Francisco de Assis

Rua Pinheiro Machado, 17Loja B – Laranjeiras – RJ

Todas as doações vendidasno bazar revertem para as

obras sociais daCasa de Francisco de Assis

ATENDIMENTO TERAPÊUTICO E SOCIAL

TESTE DE CONHECIMENTO

A partir desta edição do Clara Palavra, você poderá testar seus conhecimentos gerais.

Perguntas

1 - Stradivarius é a marca famosa de que instrumento musical?2 - Como é chamado o fenômeno do aumento de volume de um corpo devido ao seu aquecimento?3 - Qual foi o costureiro que lançou as manequins negras no mundo da moda?4 - Qual a característica associada à raposa?5 - Qual o coletivo de papel?6 - Quem era a mãe de D. João VI, conhecida como “Rainha Louca”?7 - Como é chamado o fenômeno urbano de duas cidades que se encontram devido ao seu crescimento?8 - Qual é a capital da Holanda?9 - Qual o nome pelo qual ficou conhecido o pintor Emiliano Cavalcanti de Albuquerque Mello?10 - Como é conhecida popularmente a doença chamada escabiose?

Odontologia 25Medicina 6Psicologia 19Fonoaudiologia 16Jurídico 2Assistência Social 31Enxovais de bebê 6Bolsa de Alimentos 41

Julho 2009

1 - Violino; 2 - Dilatação térmica; 3 - Paco Rabanne; 4 - A esperteza, no sentido pejorativo; 5 - Resma; 6 - Dona Maria I; 7 - Conurbação; 8 - Amsterdã; 9 - Di Cavalcanti; 10 - Sarna

Respostas