especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 produtos e serviços cpt dispõe de uma...

48
CATÁLOGO GERAL as descargas atmosféricas e contra as sobretensões Especialistas na protecção contra

Upload: vokiet

Post on 14-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

CATÁLOGO GERAL

as descargas atmosféricas econtra as sobretensões

Especialistas na protecção contra

Page 2: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

www.cirprotec.com

Page 3: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

3

Pioneiros em protecção

A empresa

CPT é uma empresa especializada no desenho e fabrico de equipamentosde protecção contra as descargas atmosféricas e contra as sobretensões,sendo o primeiro fabricante espanhol de protectores contra sobretensões.A Cirprotec oferece pareceres técnicos e soluções adaptadas àsnecessidades do sector, quer para empresas como para particulares.

CPT faz parte do Grupo Circuitor, um holding de empresas de caráctertecnológico, que lhe permide dispôr de vários centros de desenho, fabrico,produção e laboratórios. A sede central está situada em Terrassa(Barcelona), dispondo de mais de 6.000 m2 entre oficinas, laboratóriose centro de produção.

CPT dispõe de uma vasta rede de delegações, tanto nacionais comointernacionais, com presença em mais de 40 países.

Cirprotec oferece soluções globais para aprotecção contra as descargas atmosféricas econtra as sobretensões.

Page 4: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

4

Produtos e ServiçosCPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas

na protecção contra as sobretensões e contra o efeito das descargas atmosféricas. Embusca de oferecer o melhor serviço, a Cirprotec completa a sua vasta gama de produtos,com serviços de desenho, pareceres técnicos em projectos e formação, para dar aocliente uma solução integral.

• Pára-Raios (Tecnologia PDI).

• Gaiolas de Faraday e Pontas Franklin.

• Sistemas de terra.

Protecção Interna.(Protecção de equipamentos contrasobretensões)

Protecção Externa.(Protecção contra o impacto directodo raio em estruturas e pessoas):

A Nossa

Garantia, de

Qualidade

Qualidade

Todas as gamas de produtos são desenhadas e fabricadas pela Cirprotec, seguindo as

normas internacionais como: IEC, EN, NFC, VDE, UL, IEEE, IRAM e sempre com a norma

de qualidade ISO 9001. A Cirprotec está certificada pelo BUREAU VERITAS, segundo a

norma ISO 9001 (2000).

• Protecção dos equipamentos

ligados às linhas eléctricas.

• Protecção dos equipamentos

ligados às linhas telefónicas.

• Protecção para redes informáticas.

• Protecção para linhas de rádio

frequência.

• Protecção para os equipamentos

de medição e controlo.

V-CHECK 2MR

NIMBUS

Page 5: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

5

Inovação

Desde o início a CPT tem apresentado um forte crescimento graças ao seu espírito inovador eaposta no seu desenvolvimento tecnológico, que se traduz na criação de novos produtos quecolocaram a empresa como líder tecnológico do sector.

CPT LABCPT LAB é um conjunto de laboratórios de ensaios que permitem investigar e ensaiar todos os

parâmetros que caracterizam os equipamentos destinados à protecção contra sobretensões,assim como a geração de impulsos tipo raio em tempo real. Estes ensaios permitem garantir afiabilidade e eficácia dos equipamentos de protecção e facilitam o desenho de novos produtos.

Entre outros equipamentos de ensaios electromagnéticos, o CPT LAB tem a possibilidade de geraraltas correntes tipo raio, tanto em curvas trifásicas 8/20 µs como 10/350 µs, atingindo capacidadesde descarga até 150 kA.

CPT é uma empresa que aposta na inovação e dedica grandes esforços e investimentos nofabrico de novos produtos de alta qualidade. No início do ano de 2006 iniciu-se a implementaçãodo CPT LAB, um dos laboratórios mais importantes a nível mundial em tecnologia de geraçãode sobretensões.

Graças a esta aposta constante na inovação, a Cirprotec conseguiu consolidar-se com firmezano mercado mundial de equipamentos eléctricos.

Assim, está constantemente presente nos mais distintos comités normativos nacionais einternacionais referentes à protecção contra as sobretensões e contra as descargas atmosféricascom o objectivo de impulsar e normalizar o sector.

“CPT LAB garantia de qualidade dos nossos produtos”

Page 6: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

Índice

6

Protecção Externa

1.1 O fenómeno do Raio 8-10

1.2 Princípio de funcionamento do PDI 11-13

1.3 Instalação do Nimbus 14-15

1.4 Pára-Raios 16Nimbus CPT-1Nimbus CPT-2Nimbus CPT-3Nimbus CPT-L

1.5 Acessórios 17-18

1.6 Manutenção 19LR TesterCDR-2000G-Test

PÁG.8-19

www.cirprotec.com

Page 7: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

7

Protecção Interna PÁG.20-39

PÁG.40-41

Protecção ContraSobretensões Transitórias

Protecção ContraSobretensões Transitóriase Permanentes

4.1 V-CHECK 42-43

PÁG.42-43

Protecção ContraSobretensões Permanentes

3.1 OVERCHECK 40OCKT 41

DIN V-2C / DIN 24V-G/BNV DIN V / DIN 485

Aplicações

5.1 Aplicações 44-47

PÁG.44-47

Page 8: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

8

externaProtecção

A formação de uma tempestade desenrola-se quando o aquecimento da terraprovoca uma corrente de ar ascendente. Este ar esfria progressivamente atécondensar-se com a consequente formação de pequenas acumulações. Asacumulações continuam a crescer verticalmente e acabam-se por converter numanuvem de tempestade.

Nestas condições atmosféricas, criam-se cargas eléctricas resultantes da colisãoentre partículas de água, granizo e gelo. Dentro da nuvem cria-se uma separaçãode cargas, colocando-se as negativas na base da nuvem, enquanto as cargaspositivas colocam-se na parte superior.

O centro das cargas negativas movem-se em geral na base da nuvem devido aotransporte de electrões através da gotas pesadas e o granizo, enquanto o centrodas cargas positivas movem-se até à parte superior da nuvem, devido às correntesde ar de conversão, que podem transportar facilmente as partículas mais leves decargas positivas.

Este efeito produz uma mudança semelhante, mas de polaridade oposta na superfícieda terra é aproximadamente da mesma dimensão.

O potencial dentro da nuvem é geralmente na ordem dos vários milhões de voltse o campo eléctrico pode ser superior a 5kV/m ao nível da terra, desta forma inicia-se a criação dos traçadores ascendentes desde as formas irregularees da terra oudas estruturas metálicas. (Fig.2 a)

O campo eléctrico é tão alto que se criam ao mesmo tempo pequenas descargasa partir da nuvem, chamadas lideres de passo.

À medida que estes lideres se aproximam da superfície da terra, gera-se um fluxoascendente de carga positiva até ao líder (Fig. 2 b). Quando o líder de carga e ofluxo ascendente se encontram fecha-se o circuito com uma corrente de descargaentre os 10kA e os 200kA (Fig.2 c).

O poder de descarga durante o raio pode chegar a ser de 20 GW.

Na maioria dos casos (80%) o sentido da descarga é negativo, desde a nuvem atéà terra. Mas nos restantes casos, quando o sentido da descarga é positivo, aintensidade de descarga é mais alta.

Durante a formação de umatempestade, a ionização vaiaumentanto, e cria-se umadiferença de potencial entrea nuvem e a terra, gerando-se pequenas descargas.

O fenómeno do raioFormação do raio

À medido que o campoeléctrico cai aumentando otraçador de descida vaiquebrando o campodieléctrico do ar. No final,consegue quebrar o campodieléctrico do ar, o queprovoca o impacto com otraçador ascendente nasuperfície.

Fig.2 b

Fig.2 c

Fig.2 a

Page 9: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

As mudanças de tempo devido aos fenómenos naturais e às actividades humanassão mais importantes, manifestando-se por exemplo na frequência e a intensidademais alta das tempestades no mundo inteiro. A informação estatística conhecidaindica-nos que de um modo permanente formam-se cerca de 5.000 tempestadesao redor do mundo, com o consequente perigo para bens e pessoas, edifícios,vivendas e estruturas industriais. A intensidade média de descarga de um raioestima-se na volta dos 5kA.

A densidade de raios pode variar em diferentes zonas do mundo e em váriosperíodos do ano. Na Península Ibérica, caem cerca de dois milhões de raios porano, provocando a morte a uma dezena de pessoas e centenas de animais. Asavarias e os danos causados anualmente pelo raio nas industrias podem-se quantificarem muitos milhões de euros.

Naturalmente, a orografia de cada país determina o número e a intensidade dastempestades que se produzem, risco que varia dentro do mesmo país. O conhecimentodas zonas de risco é uma informação importante para determinar com eficácia otipo de protecção contra o raio mais adequado e as características técnicas dosistema de protecção.

. Figura 1.

O fe

me

no

do

raio

9

Os efeitos de um raio podem ser gerados pala queda directa de um raio ou porcausas indirectas através de induções electromagnéticas em cabos e fios eléctricos(Fig. 1). A queda directa do raio pode ter consequências catastróficas para edifícios,estruturas industriais, antenas de telecomunicação e TV, pessoas e animais. Osdanos por causas indirectas são normalmente mais frequentes e com grandesperdas económicas.

Estatísticas

Efeitos do raio

ba

TVTV

Page 10: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

10

Os efeitos de um raio podem ser gerados pala queda directa de um raio ou porcausas indirectas através de induções electromagnéticas em cabos e fios eléctricos.A queda directa do raio pode ter consequências catastróficas para edifícios,estruturas industriais, antenas de telecomunicação e TV, pessoas e animais. Osdanos por causas indirectas são normalmente mais frequentes e com grandesperdas económicas.

A decisão de instalar um SPCR depende de parâmetros como índicecerâunico, situação da estrutura em relação a outras da vizinhança,ocupação da estrutura e consequências para as pessoas, máquinase/ou operação das empresas.

Existe um amplo

conjunto de normas

que obrigam a realizar

um ca tá logo da

n e c e s s i d a d e d e

instalar um SPCR em

função do r i sco

ceraunico, superfície

de captura do edifício,

m a t e r i a i s d e

construção, utilização

dos edifícios, etc.

Porquê instalar um Pára-Raios?

• Protecção Externa• Protecção Interna• Rede de Terras

Para fazer uma protecção eficiente, ainstalação terá de estar dotada de trêssistemas de protecção:

Normas:

Para um correcto funcionamento dos sistemas de protecção, a instalação deverápossuir um bom sistema de terras para a derivação das correntes de raio, bemcomo uma adequada equipotencialidade entre todos os sistemas de terra, querdos sistemas de protecção como dos circuitos eléctricos do local a proteger.

Page 11: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

So

luçã

o N

imb

us

11

• Fácil Instalação.

• Manutenção simples e conómica de acordo com as norma UNE 21186, NFC 17-102 e NP 4426.

• Maiores raios de protecção, maior rapidez e portanto, maior eficácia comparado com o sistema tradicional passivo.

• Maior raio de protecção.

• Máxima garantia.

• Maior robustez com materiais em aço inoxidável AISI 316 (Dupla camada).

• Componentes não desencaixáveis.

• Desenhado para suportar condições atmosféricas adversas (Chuva, neve, etc).

• Respeita o meio ambiente e a fauna.

• Desenho inovador de acordo com as novas tendências arquitectónicas.

• Certificados pelo Laboratório Central Oficial de Electrotécnia (LCOE).

• Cumpre com as seguintes normas:CTE SU 8, UNE 21186, UNE 21185, NF C 17-102, IEC 61024-1, UNE- EN 50164-1, NP 4426.

PRINCIPAIS VANTAGENS DA INSTALAÇÃO DE UM PÁRA-RAIOSNIMBUS COM DISPOSITIVO DE AVANÇO À IONIZAÇÃO (PDI)

Pára-Raios Nimbus com dispositivo de avançoà Ionização (PDI), a protecção mais eficaz

A alta tecnologia do PDI do Nimbus garante um maior raio de protecção esegurança para conduzir de forma controlada o raio à terra. Com um só pára-raios pode dispor de raios de protecção superiores a 100 m. Evite tempo ecustos de instalação utilizando Pára-Raios do tipo PDI segundo a norma UNE21186, NFC 17-102 e NP 4426.

Exija pára-raios tipo

PDI com certificado

de ensaio de acordo

com a norma UNE

21186, NFC 17-102

e NP 4426.

protecção eficazNimbus,

Page 12: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

12

O Pára-Raios Nimbus emite umtraçador ascendente em formade impluso de alta frequência, apartir da energia armazenada,quando o controlo de cargadetecta que se aproxima a quedade um raio (valor de tensãopróximo da ruptura do gradienteda atmosfera).

Criação do campo eléctrico

Quando as cond içõesatmosféricas para a formaçãode nuvens com carga eléctrica(Tempestades), o gradianteatmosférico aumenta de formarápida, criando um campoeléctrico de milhares de V/mentre a nuvem e a terra.

Controlo de carga e emissão do traçador

1

3

kv

kv

Armazenamento de energia

Durante o processo descritoanteriormente e em funçãodo campo eléctrico, o sistemaPDI do Nimbus, capta earmazena a energia daatmosfera no seu interior.

Descarga de energia

At ravés do t raçadorascendente, facilita-se umcaminho ionizado de baixaimpedância para fazer adescarga da energiaarmazenada na nuvem até àterra, através do condutor dabaixada da instalação,neutralizando o potencial deterra.

2

4

kv

kv

Princípio de funcionamentodo pára-raios Nimbus tipo PDI

Nimbus, é um pára-raios ionizante não radioactivo baseado num dispositivo electrónico.Este dispositivo electrónico é capaz de armazenar a energia existente na atmosfera,durante uma tempestade, gerando impulsos de alta tensão. Estes impulsos de altatensão criam um traçador ascendente que oferece um caminho preferencial para adescarga do raio. Este traçador garante um ponto de impacto mais alto que o sistematradicional, aumentando dessa forma a área de protecção do Sistema de ProtecçãoContra o Raio (SPCR).

A Cirprotec dispõe de um software gratuito online para determinar a necessidade deinstalar um pára-raios e o nível de protecção requerido segundo algumas normasnacionais e internacionais (segundo UNE 21286, CTE SU8, NFC 17-102 e NP 4426).

O programa permite:

www.cirprotec.com

Software Nimbus Project

Page 13: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

NP Nível I

CP

T 1

Rp (m)

2

3

4

5

6

8

60

h (m)

CP

T 2

CP

T 3

CP

T-L

10

15

20

45

NP Nível I

CP

T 1

Rp (m)

2

3

4

5

6

8

60

h (m)

CP

T 2

CP

T 3

CP

T-L

NP: Nível de protecção.

Rp: Raio de protecção.

h: Altura da pontacaptadora nimbus emrelação à superfície aproteger.

A ponta do pára-raios deve estar 2 macima do ponto mais alto da instalação.

Parâmetros de protecção Nimbus.

13

Gu

ia d

e In

stala

ção

do

Nim

bu

s

NimbusSelecção do

NP Nível I Nível II Nível III

Pára-raios CPT 1 CPT 2 CPT 3 CPT-L CPT 2 CPT 3 CPT 1 CPT 2 CPT 3

Rp(m)

2

3

4

5

6

810

15

20

4560

h (m) 17

25

34

42

43

4344

45

45

4545

24

35

46

58

58

5959

59

60

6060

32

48

64

79

79

7979

80

80

8080

23

34

46

57

58

5961

63

65

7070

30

45

60

75

76

7777

79

81

8585

40

59

78

97

97

9899

101

102

105105

26

39

52

65

66

6769

72

75

8485

33

50

67

84

84

8587

89

92

98100

44

65

87

107

107

108109

111

113

119120

NP Nível I

CP

T 1

Rp (m)

2

3

4

5

6

810

15

20

4560

h (m)

CP

T 2

CP

T 3

17

25

34

42

43

4344

45

45

4545

24

35

46

58

58

5959

59

60

6060

32

48

64

79

79

7979

80

80

8080

58

Segundo a norma NFC 17-102, a norma UNE 21186 e a norma NP 4426deve-se projectar a protecção contra o raio para três níveis:

Nível I: Nível de Segurança Máxima. É recomendado em edifícios e locais degrande afluência pública, grande número de impactos de raios por ano, zonasisoladas, etc.

Nível II: Nível de Segurança Alta. É recomendado para proteger pNível II: Nível de Segurança Alta. É recomendado para proteger pessoas eestrutura com um índice de impactos de raios por ano Médio-Baixo, zonas emnúcleos urbanos, etc.núcleos urbanos, etc.

Nível III: Nível de Segurança Standart. Recomenda-se este nível para protegeras estrutura em zonas com baixos níveis de impactos por ano, estruturashabitacionais pouco elevadas, etc.habitacionais pouco elevadas, etc.

Nota: Por segurança recomenda-se fazer o projecto com nível 1.

Tabela de selecçãopara os pára-raios Nimbus.

A seleção do PDI realiza-se a partir da sua tabela de característica, que será a que nos permitirádeterminar o modelo do nimbus que necessitamos e a que altura se deve situar, para umdeterminado raio de protecção (Rp).

Um exemplo prático obten-se da seguinte sequência de três passos, deseja-se proteger uma zona de 50m de raio, com nível de protecção I.

1 Seleciona-se na coluna de nível de proteção I, o Rp igual ou imediatamente superior (58 m).

3 A linha indica-nos a altura mínima (h) do nimbus (neste caso, mínimo 5 m).

2 A coluna indica-nos o modelo a instalar (nimbus CPT-2).

Passo 1 Passo 2 Passo 3

CPT-L

9

15

20

30

31

3232

33

CPT 1 CPT-L

23

30

43

44

4647

50

14

31

40

49

50

5354

58

20

CP

T-L

9

15

20

30

31

3232

33

10

15

20

45

58

Pára-Raios Pára-Raios Pára-Raios

33 50 58

33 50 5833 50 58

33

3333

≥2mh

Rp

Níveis de protecção

Guia de selecção

Page 14: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

14

Guia deinstalação do Nimbus

Instalação do NimbusO diagrama seguinteé um guia com osprincipais elementosnecessár ios pararealizar a instalaçãode um pára-raios.

Equipamento responsável pelo envio do traçador ascendente que ioniza o ar e criao caminho preferencial para a descarga do raio garantindo um determinado raio deprotecção. Deverá estar instalado 2m acima do ponto mais alto da estrutura dainstalação.

1 PONTA CAPTADORA

Esta peça possui a função de realizar a ligação entre a ponta captadora, o mastro eo condutor de baixada.

2 PEÇA DE ADAPTAÇÃO

Elemento extensível responsável por ajustar o raio de protecção do PDI, de acordocom a altura em relação ao telhado com que foi realizado o projecto. O mastronormalmente é formado por 2 ou 3 peças, dependendo da sua altura.

3 MASTRO

Elemento responsável pela equipotencialização entre a antena e o PDI, evitando quea antena receba uma ramificação do raio, danificando os equipamentos ligados a ela.Continua isolado em condições normais.

4 PROTECTOR DO MASTRO DE ANTENA

Elemento responsável pela fixação do mastro à estrutura. Existem diferentes tiposde fixações.

5 SUPORTE DE FIXAÇÃO DO MASTRO

Elemento responsável pela condução da energia proveniente do raio desde a pontacaptadora até à terra. Os condutores podem ser de diferentes tipos de materiais. Oscabos de cobre devem possuir uma secção mínima de 50mm2 e as fitas devempossuir a dimensão mínima de 30x2 mm.

É necessário realizar pelo menos mais uma baixada independente da estrutura. Nosseguintes casos será necessário a colocação de duas baixadas:

• Estruturas com altura superior a 28 m.

• Estruturas onde a projecção horizontal do condutor de baixada for maior que a projecção vertical.

A baixada deve ser o mais rectilínea possível, utilizando o caminho mais curto,evitando curvas ou elevações deverão ser evitadas, sendo admito uma subida máximade 40cm para proporcionar uma elevação com uma inclinação menor ou igual a 45º.Os raios de protecção não serão inferiores a 20 cm.

A baixada deve ser escolhida de forma a evitar a passagem ou a proximidade daslinhas eléctricas ou de sinal. Quando não for possível a linha deve passar pelo interiorde um tubo metálico, de modo a ter 1 m de distância para cada parte.

6 CONDUTOR DA BAIXADA

Page 15: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

PONTACAPTADORA

CONTADOR DEIMPACTOS

SISTEMA DE TERRAS EEQUIPOTENCIALIDADE

LIGADORAMOVÍVEL

MASTRO

CONDUTOR DABAIXADA

SUPORTES DABAIXADA

CALHA DEPROTECÇÃO

SUPORTE DE FIXAÇÃODO MASTRO

PEÇA DEADAPTAÇÃO

PROTECTOR DOMASTRO DE ANTENA

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

15

Gu

ia d

e In

stala

ção

do

Nim

bu

s

Responsáveis pela fixação do condutor de baixadaà estrutura. É necessária a instalação de 3 suportespor metro de cabo/fita e não devem estar em contactocom materiais inflamáveis.

7 SUPORTES DA BAIXADA

Elemento responsável pela contagem de impactosderivados pelo PDI.

Deverá ser instalado a pelo menos 2 metros do soloe por cima do ligador amovível.

Esta informação é imprescindível para a correctamanutenção do SPCR. A sua utilização não éobrigatória, mas é altamente recomendada nasnormas NFC 17102, NP 4426 e na UNE 21186.

8 CONTADOR DE IMPACTOS

9 LIGADOR AMOVÍVEL

Calha de 2m em aço galvanizado responsável pelaprotecção do condutor da baixada, evitando danosno cabo devido a impactos mecânicos.

10 CALHA DE PROTECÇÃO

Existem várias formas para realizar um sistema deterras, dependendo da construção e dos materiaisimplantados.

Deve-se ligar o sistema de terras do pára-raios aosistema de terras existente, bem como todas asmassas metálicas próximas com a finalidade deevitar-mos a diferença de potencial que pode existirdurante a descarga de um raio.

11 SISTEMA DE TERRAS E

EQUIPOTENCIALIDADE

Elemento necessário para desligar o condutor dabaixada para fazer a medição da terra.

Page 16: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

16

Nimbus pára-raios tipo (PDI)Nimbus CPT

CPT-1 77901100 42 m

CPT-2 77901200

CPT-3 77901300

57 m 65 m

Modelo Referência Nível I Nível II Nível III

58 m

79 m

75 m

97 m

84 m

107 m

Dispositivo Ionizante (PDI)

Normas:UNE 21186, NFC 17-102, NP2246.

Materiais: Aço inoxidável AISI 316

Raio de protecção para uma altura útil de 5m.

Ponta Franklin

Nimbus CPT-LDispositivo Ionizante (PDI)

Normas: UNE 21186, NFC 17102, NP 2246.

Material: Aço inoxidável AISI 316.

Material: Aço inoxidável AISI 316.

Franklin 77900400

CPT-L 77901010 30 43 49

Modelo Referência Nível I Nível II Nível III

Modelo Referência

Page 17: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

17

ra-R

aio

s e A

cessó

rios

REFERÊNCIA

77903010 Mastro de 3m. Aço Galvanizado. (1 troço de 3m)

77903110 Mastro de 6m. Aço Galvanizado. (2 troços de 3m)

* Para outros modelos não exite em consultar-nos

432

77904100 Pé de suporte para mastro fixação em telhado plano ou solo.

Jogo de suportes para embutir ou soldar de 30 cm (2 peças).77904200

Jogo de suportes em aço galv. parafusos metálicos 15 cm (2 peças).77904300

Jogo de suportes em aço galv. parafusos metálicos 30 cm (2 peças).77904400

2

3 4

1

77920200 Calha de protecção da baixada de 2m.

77912000 União de cabo até 70mm2.

77909100 Suporte em bronze para cabos de 50mm2 e 70mm2 comparafuso desenroscável M-8.

77908100 Cabo entrançado de cobre electrolítico nú de 50 mm2.

Cabo entrançado de cobre electrolítico nú de 70 mm2.77908200

77930110 Caixa visita quadrada de polipropileno 300 x 300 mm com réguade equipotencialidade incluida e 3 terminais de ligação.

Sistemas de terras

77932000 Eléctrodo de aço inoxidável 2000 x 14 mm.

Eléctrodo cobre de 300 microns 2000 x 14 mm.77932100

Acessórios

REFERÊNCIA

REFERÊNCIA

REFERÊNCIA

REFERÊNCIA

REFERÊNCIA

REFERÊNCIA

REFERÊNCIA

1

77902610 Peça de adaptação para mastro. Diâmetro de 36,5 mm.

REFERÊNCIA

Page 18: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

18

2

1 277938300 Saco de saís minerais de 5 Kg.

ADITIVOS DE MELHORA DE CONDUTIVIDADE

LOWPAT Líquido (25kg). Composto líquido de melhora decondutividade do sistema de terras.77938501

77936100 Placa de cobre de 500x500x2mm.

PLACAS DE TERRA

77931000 Terminal de ligação para cabo

TERMINAL PARA CABO

77920500 Disruptor encapsulado plástico.

DISRUPTORES

77934200 Abraçadeira latão para ligação ao eléctrodo.

Abraçadeira aço inoxidável para ligação ao eléctrodo.77934300

Abraçadeira em latão ø14mm e ø18mm (2 condutores).77934400

Abraçadeira em aço inoxidável ø14mm e ø18mm (2 conductores)77934500

21 77900015 LR TESTER

G-TEST PRINTER77900016

G-TEST77900017

3

1 23

Todos os materiais CPT foram ensaiados cumprindo com as seguintes normas:

UNE 21186 Norma que regula os pára-raios PDI.

UNE 21185 Norma que regula as pontas captadoras e os requisitos de instalação.

EN 50164-1 Norma que regula os requisitos para os componentes de ligação.

EN 50164-2 Norma que regula os requisitos para os condutores e os eléctrodos de terra.

IEC 62305 Norma que regula a protecção com pontas captadoras.

NP 4426 Norma portuguesa que regula os pára-raios PDI.

NFC 17-102 Norma francesa que regula os pára-raios PDI.

REFERÊNCIA

REFERÊNCIA

REFERÊNCIA

REFERÊNCIA

REFERÊNCIA

REFERÊNCIA

1

Page 19: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

Ma

nu

ten

ção

Tensão máxima (V)

Modelos de aplicação

Teste em circuito aberto (V/s)

Teste PDI (mA ± 10%)

Tipo de bateria

Ciclo de vida das baterias

Temperatura de operação (ºC)

Temperatura de armazenamento (ºC)

Dimensões (mm)

Peso (g)

2000

CPT1, CPT2, CPT3, CPT-L, NLP

1000

1

2 baterias PP9 9V

1000

-20 ÷ 50

-40 ÷ 125

239 x 125 x 60

710

LR TESTERReferência: 77 900 015O LR Tester é um analizador de pára-raios que efectua averificação do estado do circuito electrónico bem como o raiode protecção do pára-raios da CIRPROTEC, assegurando 100%de integridade de protecção numa instalação onde estejaminstalados estes pára-raios.

LR Tester é um equipamento portátil que incluí electrónica deúltima geração e realiza o teste ao pára-raios com dispositivo deavanço à ionização de uma forma totalmente automática.

O teste é feito em 3 passos:

Verificar o Dispositivo de Ionização do pára-raios.

Calcula o nível de protecção considerando as margens detolerância dos componentes internos do pára-raios.

Verifica a integridade do amplificador de impulsos.

Uma vez completados os 3 passos, termina o ciclo de ensaio eo equipamento informa com a palavra PASS que o teste foi positivoou ERRO caso exista alguma falha no PDI. O teste verifica queo pára-raios está correctamente ligado à rede de terra, mas nãoverifica a rede de terra. Este teste deverá ser realizado de formaseparada e com os equipamentos apropriados.

LR TESTER

2

3

1

G TESTG-TESTReferência: 77 900 0117O G Test é um telurómetro. Este é um equipamento digital controlado por microprocessadorescapaz de medir tensões residuais de terra, resistência e resistividade (método de Wenner)de uma rede de terra. A medição é realizada de acordo com a norma IEC 61557-5.O G Test é um equipamento automático e de fácil utilização. Antes de fazer a medição, oequipamento verifica se a instalação possui as condições necessárias para a sua realizaçãoe avisa o utilizador se existir alguma situação de risco. Possui uma memória com capacidadepara guardar 4.000 medidas.

Frequência de operação (Hz)

Voltímetro

Medição de resistividade - automática(kOhm)

270/1470

sim

0÷50

Medidas de Resistência - automática (kOhm) máx.

Tensão de Alimentação - bateria interna recarregável (V,Ah)

Detecção de erros de medição

Possibilidade de impressão

0÷20

12, 2.3

sim

sim

CONTADOR DE IMPACTOSCDR-2000 CONTADOR DE IMPACTOS

Referência: 77 920 102De acordo com as especificações existentes nas normas NP 4426, UNE 21186 e NF C17102, a inspecção e a manutenção são fundamentais para o correcto funcionamento do SPCR.

Durante a queda de um raio, existem forças electromecânicas de valores muito altos quepodem danificar o SPCR.

O contador é electromecânico e não necessita de fonte auxiliar de energia. Cada vez queo PDI deriva à terra a descarga de um raio, através do efeito de indução o contador incrementaem 1 unidade o seu valor. O seu ciclo de vida é praticamente ilimitado.

250

100

0÷999999

Ilimitado

IP65

Temperatura de operação (ºC)

Cor

Caixa

Dimensões (mm)

Diâmetro do furo (mm)

Peso (g)

-20 ÷ 65

Negro RAL 9004

ABS

63 x 33 x 57

19

225

19

Minima sensibilidade (A)

Valor máximo de medida (kA)

Gama de medidas

Ciclo de vida

Nível de protecção

Page 20: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

internaProtecção

As sobretensões são subidas de tensão que podem causar graves problemas aos equipamentosligados à linha, desde o seu envelhecimento precoce a incêndios ou à destruição do equipamento.

Pontos de entrada na instalaçãoQualquer condutor metálico pode ser o

canal de condução das sobretensões.Nas instalações eléctricas, as linhas dedistribuição eléctrica e a rede telefónicasão as mais propicias a receber estassobretensões, já que têm grandescomprimentos de cabos fora dosedifícios, formando uma malha deinterligação entre todas as instalações.No entanto, outras linhas como as dedados, comunicação, medição ourad io f requênc ia t ambém sãosusceptíveis às sobretensões.

REDE ELÉCTRICA LINHA TELEFÓNICA RÁDIOFREQUÊNCIA REDE DE DADOS

20

Page 21: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

O que são as Sobretensões?

21

Devido à grande infra-estrutura de distribuição que a rede eléctrica tem, este tipo de redeé muito susceptível à indução ou à condução das sobretensões transitórias. Este tipo desobretensões tem como principal causa os fenómenos atmosféricos. Através de umcontacto directo ou através de um contacto indirecto, o raio provoca um pico de tensãode kV que se espalha pela rede provocando a deterioração dos receptores.

Nas linhas da rede eléctrica podem ocorrer outro tipo de sobretensões, as sobretensõesdo tipo permanente. A rede eléctrica distribui-se num sistema trifásico com neutro. A rupturado neutro provoca uma descompensação nas tensões simples, provocando a redução davida útil dos receptores, a sua destruição completa e a possibilidade de incêndios.

Sobretensões nas linhas da rede eléctrica

Os fenómenos atmosféricos também podem induzir sobretensões transitórias na redetelefónica. Esta rede tem uma grande percentagem de ramais aéreos, formando umamalha de interligação, pelo que o grau de indução do raio nestas linhas é muito elevado.

Adicionalmente, as sobretensões atmosféricas também influenciam qualquer outro tipode linhas formadas por condutores metálicos. Devido à sua instalação, normalmentelimitada no interior dos edifícios, o grau de sobretensão é menos elevado que nas linhastelefónicas do que na rede eléctrica, mas contudo, os receptores destas linhas são muitosensíveis e têm de se proteger de maneira eficaz.

Nestas linhas não existem sobretensões permanentes.

Sobretensões TransitóriasSobretensões Permanentes

Sobretensões em linhas de correntes fracas

L1

Área de destruição

L3

-UN -20%-UN

UN

UP

U (V)

t (ms)5 15 2010

Área de destruição

-UN -20%-UN

UN

UP

U (V)

t (ms)5 15 2010

L2

-UN -10%-UN

UNUN +10%

U (V)

5 15t (ms)

20

L1

L3 L2

L21L31

L23

Sistema trifásico compensado

-UN -10%-UN

UNUN +10%

U (V)

5 15t (ms)

20

L1

L3 L2

L21L31

L23

Sistema trifásico descompensado

Page 22: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

22

sobretensõesProtector contra

De acordo com as normas IEC, dependendo da exposição da instalação àssobretensões, serão necessários DST de diferentes capacidades de descarga.

Outro ponto a ser tomado em consideração na altura de fazer a selecção doDST são os equipamentos que se querem proteger, já que o nível de protecçãodado pelo DST deverá ter um valor que o equipamento possa suportar.

De acordo com a capacidade de descarga e o nível de protecção (Up), os DSTestão divididos em 3 Tipos.

Tipo 1 Tipo 2

21 3

O descarregador actuacomo um comutadorcontrolado por tensão.Quando o valor detensão é inferior à tensãode serviço, o DST actuacomo um elemento comimpedância infinita equando o valor de tensãoé superior à de serviço,o DST actua como umelemento de impedânciazero , der ivando oexcesso de tensão àterra.

Funcionamentodo DST

Os protectores contrasobretensões transitóriasnão são capazes dep r o t e g e r c o n t r as o b r e t e n s õ e spermanentes.

Como proteger as linhas de correnteeléctrica contra sobretensões transitórias?

Page 23: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

Os nossos DST’s estão desenhados com tecnologias de MOV (varistores de oxido de zinco),descarregadores de gás e a ar (tipo via de chispas), sendo combinadas de acordo com acapacidade de descarga e nível de protecção requeridos.

A configuração ideal de um projecto de protecção contra sobretensões é conseguida coma instalação de passos de protecção, utilizando diferentes Tipos de DST’s.

Os protectores são fabricados de acordo com as normas IEC-61643-1, NFC 61-740, BS6651 e DIN VDE 0675-6.

Pro

tecto

r con

tra sobretensões

EXEMPLO DE UMA INSTALAÇÃO COM OS 3 TIPOS DE PROTECTORES

23

Tipo 3

3

QUADRO DE

ALIMENTAÇÃO

CONTADOR TIPO 1

TIPO 2QUADRO DEDISTRIBUIÇÃO

EQUIPAMENTOSSENSÍVEIS

cat. I

EQUIPAMENTOSROBUSTOS

cat. II

TIPO 3

Page 24: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

24

A família de protectores da Cirprotec é formada por uma completa gama de protectores compactos,para instalação em calha DIN. Um protector, uma vez instalado no quadro geral de alimentação,protege a montante à instalação eléctrica ligada a este. A gama está especialmente pensadapara oferecer uma protecção completa e eficiente contra as sobretensões transitórias protegendoos equipamentos e bens ligados à rede eléctrica de baixa tensão.

A gama é formada por protectores Tipo 1 de 35 kA e 100kA em curva 10/350 µs e por protectoresdo Tipo 2 com diferentes capacidades de descarga: 15 kA, 40 kA e 100 kA em curva 8/20 µs.Dependendo do tipo de instalação, local a proteger e equipamentos existentes, seleccionar-se-á o valor mais adequado (consulte a tabela de selecção).

A gama está disponível em quatro formatos: unipolar, monofásico, bifásico e trifásico.

Protectores contrasobretensões transitórias

CS2-15-230

PARÂMETROS DE UM PROTECTOR

INDICAÇÃO REMOTA INDICAÇÃO VISUAL DO ESTADO

Com Sinal

Fim de VidaVERMELHO

Sem Sinal de

Cor =

protector OK

14 11 12

OK

14 11 12

Fim de Vida

IR

Page 25: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

Re

de

elé

ctrica

25

Modos de propagaçãoda sobretensãoExistem dois tipos de propagação das sobretensões transitórias. O primeiro é a propagação em modo comum(ou assimétrico). Esta sucede quando a perturbação se dá entre os condutores activos e a terra (fase-terrae/ou neutro-terra), com risco de ruptura dieléctrica.

O segundo tipo de propagação é em modo diferencial (ou simétrico). Esta perturbação dá-se entre os condutoresactivos (fase-fase e/ou fase-neutro). Este modo afecta sobretudo os equipamentos informáticos e electrónicos.

Selectividade dos protectoresConseguir um elevado poder de descarga e um baixo valor residual no mesmo protector é irrealizável, pelaque a utilização de um único protector não assegura a protecção de toda a instalação onde existem equipamentoseléctricos muito sensíveis. Para ele devemos colocar 2 ou mais protectores de forma selectiva. O primeirodeles (P1) deve estar à entrada da instalação e os secundários (P2, P3, etc…), dependendo do Up requerido,estarão nas distribuições das linhas mais sensíveis o mais próximo possível dos equipamentos a proteger.

P1 deve-se seleccionar pelo valor do Imáx, e os protectores secundários deverão ser seleccionados paraconseguir o menor Up possível. Para conseguir a correcta actuação da selectividade dos protectores deve-se respeitar a distância mínima entre protectores (10 metros), e o comprimento indutivo que o cabo eléctricoapresenta contra as sobretensões provoca um atraso da corrente para conseguir que P1 se active primeiroe derive a maior parte da energia e os protectores secundários realizam posteriormente a função de reduziro residual desejado pelo primeiro condutor.

Nos quadros onde se centralizam os dois escalões de protecção e não existem os 10 metros de separaçãodeveremos colocar bobines de choque ou atraso para simular a distância de cabo.

MODO DIFERENCIAL: Entre condutores activos (fase, neutro).

MODO COMUM: Entre condutores activos (fase, neutro) e terra.

L

N

U

equipo

Imc

L

N U

equipo

Imd

EQUIPAMENTOSENSŒVEL 1

KV

P1. Protector de entrada da instalação: elevado poder de descarga

P2. Protector final: baixo valor residual

P1 P2

Page 26: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

26

63 A gL

Imáx Valor máximo para F1 evalor para F2 se necessário

15kA

80 A gL40kA

80 A gL100kA

Fusíveis antes da Protecção

Os protectores de sobretensões transitórias ligam-se depois do interruptor geral ou fusível (F1),em paralelo com o resto da instalação. Segundo as características do interruptor geral e daprópria instalação, a instalação de um elemento de desconexão adicional F2 (disjuntormagnetotérmico ou fusível) será obrigatória.

A instalação do desconector adicional F2 será obrigatória, quando F1 tenha uma correntenominal superior ao valor determinado. Este valor é diferente para cada protector de sobretensõese está fixado nas suas especificações técnicas. No caso das instalações em vivendas, pornorma geral, não fará falta a instalação de um desconector adicional.

Quando for necessário instalar F2, a dimensão deste também depende de cada protector desobretensões. Pode-se encontrar este valor nas especificações técnicas de cada produto.Como exemplo, pode-se ver na seguinte figura os valores para os protectores da gama CS de15 kA, 40 kA e 100 kA de intensidade máxima.

Se desejar instalar um disjuntor em vez de um fusível, os valores máximos são iguais. O poderde corte do disjuntor tem de ser superior à intensidade de curto-circuito da instalação nesse ponto.

Quando a instalação de F2 não for necessária, mas se decidir instalá-lo, o valor de F2 deveráser de intensidade nominal igual ou menor que F1. Só neste caso, pode-se optar por instalarum fusível F2, esta decisão tem vantagens e inconvenientes, o cliente poderá decidir segundoas prioridades da sua instalação.

Se o desconector F2 estiver instalado, deve estar em selectividade com o interruptor geral,desta forma quando o protector chegar ao fim de vida, F2 abrirá e evitará de desconexão detoda a instalação. Recomenda-se esta opção para instalações onde a continuidade de serviçoé prioritária.

Caso não se instale o desconector, o que faz com que se dê mais importância à protecção dosequipamentos, já que quando o protector contra sobretensões chegue ao fim de vida, ointerruptor geral abrirá, e deixará toda a instalação sem serviço, mas por sua vez a instalaçãoestá protegida contra uma segunda sobretensão.

Page 27: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

Re

de

elé

ctrica

27

* Borne de passagem

CPCLCPCLÉ uma solução chave na mão de protecção Tipo 1, utilizandoa gama PCL e bornes de passagem.Deverão ser instalados em instalações que possuem riscode um impacto directo de um raio.

PCLEstes protectores utilizam a tecnologia de spark gap epossuem a capacidade de derivar altas correntes dedescarga.Deverão ser montados em instalações que possuem riscode um impacto directo de um raio e a sua selecçãodependerá da configuração da rede eléctrica.

Protectores Tipo 1

CS1-100Os protectores CS1-100 podem funcionar como protectoresde Tipo 1 ou Tipo 2, de acordo com as normas IEC 61643-1 e EN 6163-11. Possuem um interruptor térmico para sedesligar da rede quando atingem o seu fim de vida. Sãoinstalados em Calha DIN.

Protectores Tipo 1+2

PCL

Exemplo de instala��o

Exemplo de instala��o

Rede eléctrica

• Nível de protecção baixo (Up).

• Alta capacidade de descarga.

• Não necessita de protector Tipo 2.

CS1-100

Vantagens:

35kA TT TN IT 77739600

MODELO

PCL-135L

PCL-1100N

PCL-BP*

Uc Up Iimp Configuração Referência

TT TN 77739700

- - TT TN IT 77739710

255V < 4 kV

100kA

MODELO Uc Up Iimp Referência

CPCL-1100 TF

CPCL-1100 MF

MODELO

CS1-100/120

CS1-100/120 IR

CS1-100/230

CS1-100/230 IR

Uc Up Imáx. Iimp In Referência

CS1-100N

< 4 kV77772100

77772050230/400V

77738815

77738816

77738810

77738811 275V

100kA 15kA 30kA

≤ 1,5 kV 30kA 65kA 77738814

150V

35kA (L-N)100kA (L-N)

≤ 0,9 kV

≤ 1,3 kV

IndicaçãoRemota

Page 28: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

3x 3x 3x

TNSIT

CS1-NCSD1-N

CS1CSD1

28

Protectores Tipo 2Rede eléctrica

Configuração Unipolarpara as redes TT, TN e ITAs gamas CS1 e CSD1estão desenhadas para aprotecção de redes debaixa tensão.A gama CSD1 é demódulos extraíveis.

Protector Configuração Rede Nº Pólos

UNIPOLAR

CS

CS1 TT, TN, IT MonofásicaTrifásica 1

CS2 Monofásica 2

CS4TT, TNS

Trifásica 4MO

DU

LAR

CSD

CSD1 TT, TN, IT MonofásicaTrifásica 1

CSD2 Monofásica 2

CSD4TT, TNS

Trifásica 4

D.

EX

TR

AÍV

EIS

CSPCS2P 2

CS4P

Monofásica

4TT, TN, IT

Trifásica

CS1CS1

UNIPOLAR

15kA 40kA 25kA

77705120

MODELO

CS1-40/120

CS1-40/120 IR

CS1-40/230

Uc In Imáx Icc ReferênciaIndicaçãoRemota

CS1-40/230 IR

150V77705121

77705125

77705126275V

Up

≤ 0,9kV

≤ 1,3kV

77705131≤ 1,8kV

77705130440V

CS1-40/400

CS1-40/400IR

5kA 15kA 10kA

77705105

MODELO

CS1-15/120

CS1-15/120 IR

CS1-15/230

Uc Up In Imáx Icc ReferênciaIndicaçãoRemota

CS1-15/230 IR

150V77705106

77705110

77705111275V

≤ 0,7kV

≤ 1,2kV

77705116≤ 1,8kV

77705115

420VCS1-15/400

CS1-15/400IR

MO

DU

LAR

255V 5kA 15kA 77705149

MODELO

CS1-15/N

Uc Up In Imáx Referência

275V 20kA 40kA 77705151CS1-40/N

≤ 0,85kV

≤ 1,2kV

Page 29: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

Rede eléctrica

29

CS4

20kA 40kA 50kA

77707130

MODELO

CSD1-40/230

CSD1-40/230IR

CSD1-40/400

5kA 15kA 10kA

15kA 40kA 25kA

77705211

MODELO

CS2-15/230

CS2-15/230IR

CS2-40/230

Protectores Tipo 2

CSD1

CS2

Rede eléctrica

CSD2

CS2P

Uc Up In Imax Icc Referência

CSD1-40/400IR

280V

440V

77707131

77707135

77707136* Outros modelosdispon�veis

20kA 40kA 50kA77707246

MODELO

CSD2-40/230

CSD2-40/230IR

CSD2Uc Up In Imáx Icc ReferênciaIndicação

Remota

280V77707245

CS2

Uc Up In Imáx Icc Referência

CS2-40/230IR

275V

77705212

77705241

77705242

IndicaçãoRemota

CSD1

IndicaçãoRemota

Aa séries CS2, CSD2, CS4 e CSD4está projetadas para a protecção deredes IT, TT, TN em modo comum eem modo diferencial. A série CSP estáprojetada para a proteçâo de redes IT,TT, TN em modo comun.

Configuração de 2 e 4 pólos.

CS2P

CS4

1,3kV

1,9kV

≤ 1,2 kV (L-N)≤ 1,5 kV (N-PE)

≤ 1,3 kV (L-N)

≤ 1,5 kV (N-PE)

1,5 kV

MODELO

CS2P-15/230

CS2P-15/230IR

CS2P-40/230

CS2P-40/230IR

IndicaçãoRemota

77705228

275V

5kA 15kA 10kA

15kA 40kA 25kA

77705229

77705248

77705249

≤ 1,2 kV

≤ 1,3 kV

5kA 15kA 10kA

15kA 40kA 25kA

77705421

MODELO

CS4-15/400

CS4-15/400IR

CS4-40/400

≤ 1,2 kV (L-N)

≤ 1,5 kV (N-PE)

≤ 1,3 kV (L-N)≤ 1,51,5 kV (N-PE)

Uc Up In Imáx Icc CódigoIndicaciónRemota

CS4-40/400IR

275/440V77705422

77705451

77705452

CS2 CS4CSD4

CS2PCSD2

Uc Up In Imáx Icc Referência

Page 30: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

30

Protectores Tipo 2Rede eléctrica

CSD4

CS4P

www.cirprotec.com

* Consulte-nos para outros modelos.

20kA 40kA 50kA77707451

MODELO

CSD4-40/400

CSD4-40/400IR

CSD4

Uc Up In Imáx. Icc ReferênciaIndicaçãoRemota

440V77707452

1,5 kV

* Consulte-nos para outros modelos.

275/440V

MODELO

CS4P-15/400

CS4P-15/400IR

CS4P-40/400

CS4P-40/400IR

Uc Up In Imax Icc ReferênciaIndicaçãoRemota

777054285kA 15kA 10kA

15kA 40kA 25kA

77705429

77705458

77705459

≤ 1,2 kV

≤ 1,3 kV

CS4P

CS4P

Page 31: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

Re

de

elé

ctrica

31

Rede eléctricaProtectores Tipo 3RD2-10A gama RD2 é utilizada para a protecção finade equipamentos. Está desenhada para ainstalação em paralelo e possui protecção emmodo comum e modo diferencial, e são capazesde derivar à terra correntes de 8/20 µs, e dispõede um interruptor térmico que actua quando oprotector chega ao fim de vida, sendo essainformação indicada visualmente.

DM 1-230A gama DM1 é utilizada para a protecção deequipamentos sensíveis. Possui um Filtro EMIque atenua as perturbações de alta frequênciaque podem perturbar a operação dosequipamentos ligados à rede.Está desenhada para a instalação em série comos equipamentos e oferece uma protecção em

RP2-10A gama RP2-10 está destinada para fazer aprotecção contra sobretensões transitóriasprovocadas, principalmente, pelas descargasatmosféricas e as comutações nas redes.

Um só protector, indicado para espaçospequenos.

Estes dispositivos permitem limitar estassobretensões e derivar à terra o excesso decorrente, a qual pode provocar danos nosequipamentos ou sistemas eléctricos eelectrónicos. Incluem protecção entre linhas(modo diferencial) e entre linhas-PE (modocomum), oferecendo um elevado grau deprotecção à instalação.

A gama de protectores RD2 instala-se emparalelo para a protecção de redes eléctricasde tensões nominais de 12V até 230V.Deverá ser instalado em calha DIN.Também estão disponíveis modelos comindicação remota.

modo comum e modo diferencial.O dispositivo actua em diferentes etapas dedescargas coordenadas entre si de forma aoferecerem uma menor tensão residual nasua saída, permitindo ao mesmo tempoderivar uma elevada corrente de descarga.Deverá ser instalado em calha DIN.

77704005

MODELO

RD2-10/230

RD2-10/120

RD2-10/60

Uc In Referência

RD2-10/48

275V

77704015

77704025

77704035

75V

77704055

7770404535VRD2-10/24

RD2-10/12

< 3kA

Up

< 1,2kV (L-L) , < 1,5kV (L-PE)

< 0,7kV (L-L) , < 0,8kV (L-PE)

< 0,6kV (L-L) , < 0,8kV (L-PE)

< 0,4kV (L-L) , < 0,8kV (L-PE)

< 0,3kV (L-L) , < 0,8kV (L-PE)

140V

60V

14V

< 2,5kA

< 1kA

RD2-10

DM1-230

77702800

MODELO

DM -230

Uc UP In Referência

275V < 5kA<1kV (L-N), <1.2kV (L(N)-PE)

RP2-10

77702210

MODELO

RP2-10/230

RP2-10/120

RP2-10/60

Uc In Referência

RP2-10/48

275V

77702215

77702220

77702225

70V

77702235

7770223035VRP2-10/24

RP2-10/12

< 3kA

Up

< 1,2kV (L-L) , < 1,5kV (L-PE)

< 0,7kV (L-L) , < 0,8kV (L-PE)

< 0,6kV (L-L) , < 0,8kV (L-PE)

< 0,2kV (L-L) , < 0,8kV (L-PE)

< 80V (L-L) , < 0,8kV (L-PE)

140V

60V

14V

< 2,5kA

* Consulte-nos para outros modelos com IR

< 1kA

Page 32: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

32

Rede eléctrica

DIN 24V-3A DIN 24V-3AA gama DIN 24V-3A é utilizada para a protecção fina de equipamentos. Está desenhada para ainstalação em equipamentos alimentados a 24V e oferece protecção em modo comum e mododiferencial.Deverá ser instalado em série com o equipamento e em calha DIN.

77840927

MODELO

DIN 24V-3A

Uc UP In Imáx. Referência

30V 5kA 10kA45V

NTBNTBA gama NTB é um protector compacto para atomada de corrente. Está desenhado para fazera protecção fina dos equipamentos ligados a este,podendo oferecer uma protecção combinada(eléctrica/dados e eléctrica/rádio frequência).

A instalação deste protector não elimina ainstalação de um protector Tipo 2, que deveráestar a montante do NTB para realizar umaprotecção eficiente da instalação.

Protectores Tipo 3

TM6-A

77703220

MODELO

NTB-6 ES*

NTB-15 US 77703325

NTB-15US/ADSL 77703340150VAC

77703010

MODELO

TM6-A

Uc UP In Imáx. Referência

300V 8kA16A1kV

<0.7kV

* Com filtro EMI

<3kA

Possui sinalização visual através de umLED, que indica o estado de funcionamentodo protector.

Se o protector estiver operacional, um LEDde cor verde estará aceso, se o protectorchegar ao fim de vida um LED de corvermelha estará aceso, indicando anecessidade de substituir o protector.

TM6-AA gama TM6-A é um protector compacto para6 tomadas de corrente desenhado para realizara protecção fina dos equipamentos a eleligados.

A instalação deste protector não elimina ainstalação de um protector Tipo 2, que deveráestar a montante do TM6-A para realizar umaprotecção eficiente da instalação.

Uc UP In Referência

3kA

NTB-6 ES/ADSL

NTB-16 ES*

NTB-16 ES/ADSL

NTB-16 ES/TV

255V

275V

255V

77703260

77703235

77703275

77703280

<1,2kV (L-N);

<1,5kV (L(N)-PE)

<1,1kV (L-N);

<1,5kV (L(N)-PE)

Possui sinalização visual através de um LED,que indica o estado de funcionamento doprotector.

Se o protector estiver operacional, um LED decor verde estará aceso, se o protector chegarao fim de vida um LED de cor vermelha estaráaceso, indicando a necessidade de substituiro protector.

Page 33: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

Lin

ha

s de

corre

nte

s fraca

s

33

As “linhas de correntes fracas” são todas as instalações eléctrica que não foram desenhadaspara fornecer electricidade ao receptor, mas sim para transmitir voz, dados, etc,….A gamadivide-se nos seguintes items.

Como proteger as linhasde correntes fracascontra sobretensões?

• Linhas telefónicas

Dispõe de modelos para proteger o ladodo receptor, em quadro de calha DINou em réguas Krone, R&M ou similar.

• Comunicação

Em formato DB, segundo o número defios do cabo, com formato de ligadorSub-D e para comunicações de diferentestensões.

• Radiofrequência

Para cabos coaxiais com diferentesligações e tensões.

• Medição e Controlo

Disponíveis modelos segundo o númerode cabos, com ou sem GND, especiaispara protocolo 232 e 485, e em formatosextrafinos para aplicações industriais.

• Dados (Ethernet)

Em formato unipolar ou rack de 24 paracat 5e e cat 6.

RÁDIOFREQUÊNCIA

REDE DE DADOS

LINHA TELEFÓNICA

Page 34: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

34

Linhas telefónicasAs linhas telefónicas têm de se proteger em todos os casos devido

aos equipamentos electrónicos que se ligam a qualquer tipo delinha telefónica, seja RTC, ADSL, PP ou RDSI, são muito sensíveise suportam uma tensão de choque muito baixa, já que a tensãode trabalho da linha não suporta várias centenas de volts.

Em muitas instalações encontram-se equipamentos detransmissão de dados como módems, centrais, etc. que representaum ponto de entrada directa do raio até ao resto dos equipamentosque podem causar danos. Os equipamentos do utilizador ligadosa estas linhas deveram derivar a maior parte das sobretensõesdas sobretensões induzidas nestas, pois não deve haver falhasnos equipamentos ligados em paralelo.

A Cirprotec dipõe de uma vasta gama de protectores paralinhas telefónicas e internet, que incluem protectores emdiferentes formatos para calha DIN, formato aéreo, tipo Kronee Rack 19.

Cada um dos protectores coordena selectivamente duas ou trêsetapas de protecção para poder assegurar num só protector umaelevada capacidade de descarga e uma tensão residual pequena.

Equipamentos a proteger:

• Módems• Routers

• Computadores• Centrais telefónicas

MCHGuia de fácil instalação para protecção daslinhas telefónicas em formato aéreo, comligação através de ligações RJ, o que

permite intercalá-los no próprio cabo deligação. Possui um terminal lateral paraligar à tomada de terra.

DINEsta série oferece-lhe a protecção em calhaDIN para um único par telefónico.

Estão especialmente indicados para fazer aprotecção dos equipamentos ligados à linhatelefónica em sistemas industriais.

Aplicação:

• Protector para sistemas de alarme, contadores de energia remotos, domótica, etc...

KPL e TPLEsta série de protectores oferece soluções deprotecção para linhas telefónicas contra assobretensões transitórias em réguas de cortee ligação LSA PLUS. Este protector é de fácil

instalação, pode ser de encaixe nasréguas a proteger.Aplicação:• Protector para linhas telefónicas.

MODELO

KPL-1-CG

Uc In Imáx. Pares Referência

1kAKPL-1-SG

180V1

5kA

MODELO

MCH-RDSI

Uc In Imáx. Pares Referência

2 77834010

MCH-ADSL* 778340205kA 10kA1

77834025

180V

18/56V

7VMCH-PP

* para ADSL ou RTC

MODELO Uc In Imáx. Pares Referência

DIN-ADSL* 77840115

5kA 10kA 177840120

180V

7VDIN-PP

* para ADSL ou RTC

MCH

DIN

KPL

TPL-1-CG

TPL-1-SG

5kA

1kA

2,4kA

15kA

15kA

2,4kA

77830070

77830080

77830050

77830060

Page 35: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

Me

diçã

o e

con

trolo

35

DIN V-2C

Medição e controlo

DIN V-2C

Esta gama de protectores foi projectada para a protecção de pares,protegendo entre cada condutor e a terra e entre ambos os condutores.

Indicado para comunicações ou qualquer tipo de transmissão de duaslinhas. (1 par)

DIN 24V-G

DIN 24V-G

Os protectores da gama DIN 24V-G estão especialmente projectados paraoptimizar o espaço, estes protectores têm capacidade para proteger 4 linhasde sinal ou dois pares em módulo de 7,75mm de largura.

Esta gama é indicada para a protecção de sensores, de comunicação,módulos de PLC de entrada/saída, etc.

BNV

BNV

Os protectores da gama BNV estão especialmente projectados para aprotecção de sinais analógicos ou digitais com desligação incluída.

Os protectores permitem derivar à terra as sobretensões, provenientes docabo de comunicação até ao equipamento, tanto entre linhas (mododiferencial) como entre linhas PE (modo comum), oferecendo um elevadograu de protecção da instalação.

MODELO

DIN 150 V-2C

DIN 48 V-2C

DIN 24 V-2C

DIN 12 V-2C

Uc Pares

77840925

DIN 6 V-2C

77840920

77840915

77840910

77840905

Up

< 200V

Referência

10kA

180V

5kA

ImaxIn

1

56V < 70V

27V < 40V

16V < 20V

7V < 10V

MODELO

DIN 24 V-4G1

DIN 24 V-2G2

Uc Linhas

77840545

Up

< 60 V (L-PE)

ReferênciaImaxIn

4 linhas< 120 V (L-PE)

77840565< 600 V (L-PE)

10kA30V 5kA

2 paresde linhas< 60 V (L-L)

MODELO

BNV 30

BNV 110

Uc Linhas

77850655

Up

< 45 V (L-PE)

Referência

5kA

30V

5kA

ImaxIn

277850660< 260V120V

As linhas de medi o e controlo podem ter frequentemente grandescomprimentos de cabo, passagens pelo exterior, pelo que a exposi o asobretens es muito elevada. Adicionalmente os receptores como cartas decomunica es, modems, computadores, etc s o muito sens veis e necessitamde uma tens o residual muito baixa.

Page 36: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

36

Medição e controlo

DIN VEsta gama de protecção foi especialmente projectada para a protecção desinais com alimentação a 12V ou 24V segundo o modelo, como por exemploo protocolo 232. Esta gama é indicada para a protecção de sensores, decomunicações, módulos de PLC de entrada/saída, etc.

DIN 485As redes de comunicações RS-485, muito utilizadas nas instalaçõesindustriais, com as suas características podem ter comprimentos de 1000m, o que as torna muito vulneráveis a induções.

Esta gama permite proteger redes balanceadas em configurações de 1 ou2 Pares (3 linhas para RS-485). Está projectada para ser embutida emcalha DIN, e ligação através de parafusos.

DIN 12V-8

DIN 485

MODELO

DIN 12V-3

DIN 12V-5N

Uc Pares

77840710

Up

< 45 V

Referência

16V

ImaxIn

2+GND

778407214+GND

DIN 24V-5N 778407714+GND

MODELO

DIN 485-2C

DIN 485-3

Uc Pares

77840805

Up

< 20 V (L-PE)

Referência

10kA

15V

5kA

ImaxIn

1

< 20 V (L-L)

77840810< 45V (L-PE)

16V 1+GND< 27 V (L-L)

DIN 12V-8 778407357+GND

DIN 24V-3 778407602+GND

DIN 24V-8 77840785

< 67 V

10kA

30V

5kA

7+GND

Page 37: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

NETPRO CG 1P

NETPRO CG 24P

Co

mu

nica

ção

e re

de

s de

da

do

s

37

DB HS

Comunicação

Esta gama foi desenhada para proteger os equipamentos ligados atravésda porta RS-232 em configurações de 7 e 23 linhas em instalações poucohostis onde as sobretensões esperadas são de baixo nível. Devido ao seuformato amovível, permite ligar directamente ao equipamento a proteger.A descarga à terra realiza-se através dos seu próprio invólucro metálico.

DB VHSEsta gama permite-nos proteger equipamentos ligados através de interfacesV24 e V35 com ligadores Sub-D. Projectados em formato amovível, permiteliga-los directamente ao equipamento a proteger. A descarga à terra realiza-se através do próprio involucro do protector.

NETPROA gama NETPRO oferece a protecção em redesde categoria 5 e 6. Muitas vezes as sobretensõesnas redes informáticas são originadas por induçõeselectromagnéticas geradas pela proximidade entredois cabos de rede e os cabos da linha eléctrica.

Dados

MODELO

NETPRO 100 BT

NETPRO CG 1P

NETPRO CG 18P

NETPRO 24P

Ic Linhas

77811900

77811930

77811933

77811940

A protecção das redes informáticas é necessária, pois a maior parteda informação armazena-se em computadores e em equipamentosmuito sensíveis às sobretensões. Além da perda económica de substituiros equipamentos danificados, existe uma perda de informação, queem alguns casos pode chegar a ser um valor incalculável.

DB25-12V/24HS

Equipamentos a proteger:

• Equipamentos ligados aredes LAN Ethernet.

Cat.

5.E

Referência

250A

Largura de Banda

1

618

24

100 MHz

250 MHz

MODELO

DB25-V24HS

DB25-V35-HS

Uc Pares

77820160

Up

< 25 V

Referência

0,5kA16V 0,3kA

ImaxIn

17+GND

77820165

MODELO Uc Pares

77820135

Up

< 25 V

Referência

0,5kA16V 0,5kA

ImaxIn

7+GND

7782080014+GNDDB15-12V/15HS

DB9-12V/9HS

DB25-12V/24HS 7782014024+GND

NETPRO CG 24P 778119356

5.E

Este tipo de redes tem como característica elevados comprimentosde cabo que ligam os diferentes equipamentos da instalação. Oreceptor mais comum são os cartas de comunicação, computadores,etc … todos eles são extremamente sensíveis às sobretensões.

Page 38: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

38

Rádio frequência

Normalmente as instalações de rádio frequência estão altamente expostas às sobretensões,pois o captador ou o emissor de sinal estão situados nas partes mais elevadas das instalações

Na maioria das instalações que dispõem de um sistema de emissão, recepção ou amboscom uma antena situada numa parte elevada, a qual estará fortemente exposta a induçõesde descargas do raio.

CT 10

TVCT 10 NSatélite

AmplificadorCT 10 FSatélite

ReceptorCT 10 CCTVCâmara

Objectivo da protecção:

• Equipamentos ligados a sinais de rádio frequência, como câmaras, equipamentos de rádio,satélite, TV ou CCTV.

MODELO

CT10 N

CT10 TNC TNC

CT10 UHF UHF230V

CT10 NW 60V N

77801650

77801680

77801690

77801685

Gama de protecção para transmissão e recepção de rádio frequência.Especialmente indicado para sistemas de transmissão de dados, antenasde TV e rádio, circuitos fechados de TV ou câmaras, alarmes, etc.

Uc In Imax Referência Ligador

230V 10kA 20kA

N

CT10 BNC

CT10 F

CT10 TV

CT10 CCTV

BNC

F

TV

BNC

77801660

77801655

77801665

77801670

CT 10

Page 39: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

Protecção contra sobretensões transirtórias e permanentes

39

Gu a r pida de selecci n

PERMANENTESP

Aplicação residencial e terciária

Protecçãoexterna?

Entradaaérea?

Protecção máxima Protecção intermédia Protecção standard

SIM

3P+N P+N P+N3P+N 3P+N P+N

QUADRO DEPROTECÇÃO

3xCS1-100/230CS1-100 N

CS1-100/230CS1-100 N

CS4-40/400 CS4-15/400 CS2-15/230

SIM

NÃO NÃO

CS2-40/230

• Aplicação industrial

Protecção máxima Protecção intermédia Protecção standard

SIM

3P+N P+N P+N3P+N 3P+N P+N

QUADROPRINCIPAL

QUADROSSECUNDÁRIOS

EQUIPAMENTOS

3xPCL-135 L*PCL-1100 N

PCL-135 L*PCL-1100 N

3xCS1-100/230CS1-100 N

CS1-100/230CS1-100 N CS4-40/400 CS2-40/230

CS4-40/400 CS2-40/230 CS4-40/400 CS2-40/230 CS4-15/400 CS2-15/230

CS4-15/400 CS2-15/230 CS4-15/400 CS2-15/230 RD2-10/230 (opcional) **

SIM

NÃO NÃO

* Se instalar os equipamentos directamente no quadro geral, a esta solu o tem de se adicionar um protector tipo 2.** Se o quadro estiver a uma dist ncia superior a 25 metros, o cabo passa por uma zona exterior, sendo os receptores equipamentos especialmente

sens veis, recomenda-se a instala o de uma protec o tipo 3.

TRANSIT RIASTRANSIT RIAST

Protecçãoexterna?

Entradaaérea?

Trif sica(3L+N)

Monof sica(L+N)

VCHECK 2D, 2MR VCHECK 4D OVERCHECK-T

COM religaçãoautomática

V-CHECK 2MR V-CHECK 4D OVERCHECK-T

Protecção contra sobretensões transitóriasProtecção contra sobretensões transitóriase permanentes nas redes eléctricas

Nota: A maioria dos modelos encontram-se tamb m dispon veis na vers o de m dulos extra veis (PLUGGABLE - Gama CSD)

Page 40: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

40

Protecção contrasobretensões permanentes

A protecção contra sobretensões permanentes necessita de uma estratégiade protecção diferente da que utilizamos na protecção contra sobretensõestransitórias. Em vez de derivar à terra o excesso de tensão, necessitamosde desligar a instalação da rede eléctrica para evitar que este excesso detensão chegue aos equipamentos.

Em determinadas zonas, o uso do protector é obrigatório de acordo com asnormas estabelecidas pelas companhias eléctricas.

A sobretensão permanente é o aumento da tensão com duração indeterminadae a estratégia de protecção é o corte do fornecimento eléctrico, é desligar ainstalação da rede eléctrica.

Protectores contrasobretensões permanentes

OVERCHECKOVERCHECK

TENSÃO MÁXIMA PERMITIDA

TENSÃO MINÍMA PERMITIDA

TEMPO DE ATRASO AO DESLIGAR

TEMPO DE RE-LIGAÇÃO AUTOMÁTICA

FUGA MÁXIMA PERMITIDA

NÚMERO DE RE-LIGAÇÕES

TEMPO DE ATRASO A DESLIGAR

TEMPO DE RESET DOS CONTADORES

De 1 a 60 min

De 30 a 300 mA

De 0 a 10

De 30 a 250s

De 235V a 270 V

De 180V a 210V

De 100 a 980ms (Sobretensões Permanentes)

De 30 a 60 min.

P r o t e c t o r c o n t r asobretensões para linhasmonofásicas e trifásicasc o m r e - l i g a ç ã oa u t o m á t i c a , i n c l u im a g n e t o t é r m i c omotorizado e em opçãodiferencial programável.

Page 41: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

OCKTOCKT

O corte do neutro gera um desequilíbrio do valor de tensão existentenas fases, fazendo com que alguns utilizadores possam receber umvalor de tensão muito maior do que o nominal e do que os equipamentossuportam, queimando todos os equipamentos ligados a esta rede.

O uso destes protectores é indispensável em áreas onde ocorremcortes constantes no fornecimento de electricidade e onde existemflutuações do valor de tensão fornecida pela companhia eléctrica.

A alimenta��o dosequipamentos comuma tens�o superior� que foramprojectados podegerar:

• Sobreaquecimento.

• Envelhecimento precoce.• Incêndios.

Pro

tecto

res co

ntra

sobretensões permanentes

41

Page 42: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

42

A gama V-CHECK é uma gama de protectores inovadores e fruto de um trabalhode investigação junto dos distribuidores de energia. É o primeiro protector queconsegue realizar uma protecção contra sobretensões transitórias e permanentesno mesmo equipamento.

São picos de tensão de período de tempo muito curto, que podem causargrandes danos aos equipamentos ligados à rede eléctrica, normalmentecausados pelas consequências da queda de um raio ou por comutações narede eléctrica.

permanentes e transitóriasProtecção contra sobretensões

V-CHECK DV-CHECK D

Sobretensões transitórias

Cirprotec oferece umasolução para cada instalação

(Combinada)

Protector compacto detamanho reduzido,contra sobretensõest r a n s i t ó r i a s epermanentes paralinhas monofásicas etrifásicas com actuaçãosobre o diferencial.

In UN Up Imáx Referência

77706340V-CHECK 4D 5kA 15kA230V

77706310

MODELO

V-CHECK 2D 5kA 15kA230V

≤1,5kV

≤1,5kV

Page 43: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

São aumentos de tensão de dezenas de volts. Normalmente são causados pordescompensações do neutro. Do ponto de vista da alimentação, a nossa redede fornecimento eléctrico é formada por um sistema trifásico de três fasescompensadas. Utiliza-se um quarto condutor chamado Neutro para compensarou como ponto comum para os dispositivos ligados à rede fornecida.

Ao perder por acidente o condutor de neutro ou compensador, produz-se umabaixa de tensão nas fases onde temos mais cargas ligadas, e um aumento detensão acima da suportada na fase onde temos menos cargas ligadas.

O uso destes protectores é indespensável em zonas onde ocorrem cortesconstantes do fornecimento de electricidade e onde existe flutuações do valorfornecido pela companhia eléctrica.

Sobretensões permanentes

V-CHECK 2MRV-CHECK 2MRA principal diferen�a do V-CHECK 2MR est� na re-liga��o autom�tica. Este equipamento quandodetecta uma sobretens�o permanente actua sobreo contacto interno que o Interruptor Geral Autom�tico(IGA) inclui, interrupendo o fornecimento. V-CHECK2MR permanece desligado at� os valores da tens�onormalizarem. Uma vez restabelecidos os valoresnormais de tens�o, o equipamento re-liga ofornecimento de forma autom�tica.

V-CHECK 2MR, � igual a outos dispositivos dagama V-CHECK, inclui protec��o contrasobretens�es transit�rias. Para separar da rede oelemento de protec��o quando este chega ao fimde vida, inclui um interruptor din�mico. Destamaneira, este m�dulo protector � desligado da redeel�ctrica automaticamente e os equipamentosligados � instala��o el�ctrica, continuaram a receberalimenta��o el�ctrica.

Protector compactocontra sobretensõest r a n s i t ó r i a s epermanentes paralinhas monofásicasc o m r e - l i g a ç ã oautomática e IGA de25A ou 40A.

IN In UN UP Imáx Referência

5kA 230V25A

77706255V-CHECK 2MR-40 5kA 230V40A

≤1,5kV

≤1,5kV

77706250

MODELO

V-CHECK 2MR-25 15kA

15kA

* do IGA

*

Protecção contra sobretensões perm

anentes e transitórias

43

Page 44: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

Proteção de instalações eólicas

Aplicações

44

Protecção de estações de tratamento de águasresiduais (etar) e seus consttuintes

9

10 11

8 6

7

CAIXA DEENGRENAGENS

CAIXA DECONTROLO

GERADOR

4

5

20 000 / 690 V

13

2

CAIXA DECONTROLO

PLC

MODEM

Proteção de alimentação principal

Proteção do sistema de travagem

CS1-40/400 / CS1-40/690 / CS4-40/400

CS1D-40/690 IR

RD2-24/48 IR CS2-40/230 IR

CS2-40/230 IR

Proteção sinalização de obstáculos

RD2-24/48 IR

Proteção do anemometro11

2

3

4

6

7

9

10

8

Proteção de cabine (24v/48v)

Proteção do inversor para o rotorde potência

1

5

CS1D-40/230 IR

Proteção de cabine (230v)

RD2-24/48 IR

CS1D-40/690 IR

CS4-40/400 / CS1D-40/690 IR

Proteção de cabine superiorCS2-40/230 IR

Proteção do rotor

Proteção do estator

Proteção do hub

CS2-40/230 IR

QuadroGeral de

Baixa Tensão

Quadro deControlo dos

Motores

Edifício de controlo de motores

Variador deVelocidade

Sensoresanalógicos

Reactores Biológicos

Bombamáx/min

Decantadores

Protecção de Redes Eléctricas. Tipo 1.

Protecção de Redes Eléctricas. Tipo 2.

Protecção de Redes Eléctricas. Tipo 2.

Protecção para Linhas de Medição e Controlo.

Protecção para Linhas de Alimentação. Tipo 3.

Protecção para Linhas de Medição e Controlo.

Page 45: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

2

3

4

1

5

SISTEMA DE PROTECÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES

SISTEMA DE PROTECÇÃO CONTRA DESCARGASATMOSFÉRICAS E CONTRA SOBRETENSÕES

Protecção de instalações de telecomunicações

3

1

2

4 5

Protecção combinada contrasobretensões transitórias epermanentes.Protecção transitória Tipo 2.

V-CHECK 4MR

CT 10

Protecção para redes de radiofrequência.

Protecção contra sobretensões permanentes(TOV), na entrada geral principal.

Protecção contra sobretensões transitórias. Tipo 1+2.

CS1-100/230 & CS1-100N

NIMBUS CPT-1

Protecção contra Impactos directos do raio.Ponta captadora PDI.

OVERCHECK

45

Protecção de pontos públicos de ligação à internet

Aplicações

Linhatelefónica

Linha AC

Antena

Router

Protecção das Linhas Telefónicas.

Protecção de Redes Eléctricasindicado para espaços reduzidos.

Protecção para Redes de Radiofrequência.

Page 46: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

46

Protecção de instalações fotovoltaicas

Protecção de centrais solares

PROTECÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES

CAIXA DE LIGAÇÃODE STRINGS CASA DO INVERSOR CC-CA

Inversor Contador

PROTECÇÃO CONTRASOBRETENSÕES

Page 47: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

CCTV

Informática

Linha telefónica

Internet

TV, WIFI

2

3

4

5

6

1

BTI

RTIS

GAMA CT101

Protecção para Redes de Radiofrequência

Protecção para Linhas Telefónicas.(para réguas KRONE ou R&M)

Protecção para Redes de Ethernet. Categoria 6.

GAMA CT10 CCTV

2 GAMA NETPRO

GAMA KPL y TPL3

4

5 GAMA TM6-A

6

7

Protecção para Redes de CCTV.

Protecção para Equipamentos Específicos.Tipo 3 + Linhas telefónicas.

GAMA NTB6

Protecção para Equipamentos Específicos. Tipo 3.

GAMA PTR-NTU

Protecção do ponto terminal da rede.

7

Rede local,CAT. 6

47

Aplicações

Protecção de uma instalação comumde telecomunicações

Page 48: Especialistas na protecção contra as descargas ... · 4 Produtos e Serviços CPT dispõe de uma vasta gama de produtos que solucionam as necessidades especifícas na protecção

www.cirprotec.com.pt

5008

0147

v3 D

.L.B

Dep

sito

Lega

l

CIRPROTEC, S.L.Lepant, 49 - 08223 TERRASSABARCELONA - SpainTel. +34 93 733 16 84 - Fax. +34 93 733 27 [email protected]