espaÇo de avaliaÇÃo coletiva e gestÃo democrÁtica · atende alunos do 1º ao 5º ano ... cada...

33
Realização: Professor(es) Apresentador(es): Silvia Regina da Silva Fabíola Baroni Grandini E.E. ALCIDES DA COSTA VIDIGAL Sala 8 - 1ª Sessão ESPAÇO DE AVALIAÇÃO COLETIVA E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Upload: vuonghanh

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Realização:

Professor(es) Apresentador(es):

Silvia Regina da SilvaFabíola Baroni Grandini

E.E. ALCIDES DA COSTA VIDIGAL

Sala 8 - 1ª Sessão

ESPAÇO DE AVALIAÇÃO COLETIVA E GESTÃO DEMOCRÁTICA

FocoA Equipe Gestora teve a oportunidade de realizar, com apoio dos Parceiros da Educação, uma formação com a LABOR EDUCACIONAL -PROPOSTA GEP GESTÃO ESTRATÉGICA PARTICIPATIVA, com o objetivo de alcançar uma gestão de qualidade, para a efetivação da melhoria e a eficácia da qualidade do ensino.

Foco

A proposta exige um trabalho baseado nos princípios da gestão participativa, a qual demanda conhecimentos administrativos e pedagógicos, o que requer, também, um empenho maior na formação continuada dos gestores.

Foco

Assim, necessário se faz que o gestor escolar esteja bem qualificado. Pensar na melhoria da educação, por meio de novas ações, sentindo segurança junto àsua equipe, com disposição e humildade para aprender sempre, com foco em um resultado melhor para a aprendizagem do aluno.

Contexto de Aplicação

Característica da E.E. ALCIDES DA COSTA VIDIGALAno de fundação: 1978Bairro/Cidade: JARDIM PERI PERI Região do Butantã /KM 12,5 da Rodovia Raposo TavaresAtende alunos do 1º ao 5º ano – total de 608 alunos.

Contexto de Aplicação

• A condição socioeconômica do bairro é bastanteheterogênea, pois encontram-se desde favelascomo a do Jardim Jacqueline, de onde a escolaatende a alguns alunos e, ao mesmo tempo,conjunto residenciais, em sua maioria, ocupadospor pessoas de padrão econômico muito bom.

Contexto de Aplicação

• Público alvo: PEB-I ( 1º ao 5º ano) por período de acordo com as respectivas classes;PEB-II -disciplina Artes e Educação Física;Equipe Gestora ;Pais e alunos de acordo com o cronograma que foi planejado atendendo os períodos da manhã e tarde.

• Ano/mês de aplicação:1º e 2º Bimestre de 2015.

JustificativaDiagnóstico e Relevância Inicial

O Conselho de Classe e Série Participativo nos anosiniciais, a partir deste ano, tornou-se um espaço quetem possibilitado uma análise do desempenho doaluno e da própria escola, de forma coletiva,propondo ações e intervenções para a melhoria daaprendizagem do aluno e da prática docente ,seguindo a legislação vigente (Parecer CEE Nº 67/98,de 18 de Março de 1998).

Justificativa

O motivo para desenvolver este Projeto foicumprir a legislação - o artigo 21, do Parecer nº67/98, que determina que os CCSP sejamconstituídos por todos os professores da mesmaclasse ou série e contarão com a participação dealunos de cada classe, independentemente de suaidade.

Justificativa

Nos anos anteriores, essa prática não era realizada com a participação dos alunos e pais, sendo um trabalhado fragmentado, às vezes com professores da mesma série e outras vezes, analisado individualmente junto com a Equipe Gestora. Não era um espaço bem aproveitado para discutir as diferenças de posicionamento, transcorrendo tudo numa relação individualizada e de isolamento.

JustificativaA proposta de colocar em prática esse espaço de ação e reflexão pedagógica, onde todos os sujeitos do processo educacional, de forma coletiva, discutem alternativas e propõem ações educativas eficazes, com a intenção de identificar causas e propor soluções aos problemas de aprendizagem diagnosticados no ambiente escolar foi vista, a princípio, por alguns educadores , como “ expor o professor” “os pais não irão comparecer” e “muito menos os alunos”; entretanto, apesar da importância que o conselho tem no processo educativo, nem sempre, ele é bem interpretado pelos educadores, mas alguns professores deram depoimentos de CCSP que já haviam participado e relataram como uma boa proposta.

Justificativa

A proposta foi colocada ao grupo em A.T.P.C e para saber se iria dar certo ou não, só colocando em prática; entretanto, a Direção expôs ao grupo que teria que seguir a legislação, pois a forma como estava sendo realizado não era a correta.

ObjetivoObjetivo Geral

• Reunir os professores, com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem os alunos e o processo de ensino.• Propiciar aos alunos se avaliarem, refletirem sobre suas falhas, sobre sua atuação.• Exercitar essa difícil prática que o conselho deve começar com a autocrítica dos professores.• Compartilhar estratégias de aprendizagem desenvolvidas pelo docente ao longo do bimestre.

Objetivo

Objetivos Específico do projeto

I - possibilitar a inter-relação entre profissionais e alunos; II - propiciar o debate permanente sobre o processo de ensino e de aprendizagem; III - favorecer a integração e a sequência dos conteúdos curriculares de cada série/classe; IV- orientar o processo de gestão do ensino.

Desenvolvimento/ Metodologia

No 1º bimestre foi dado início ao CCP. Para garantir a presença dos pais a escola publicou o calendário das reuniões no site da escola, murais de avisos e enviou comunicado (bilhete) aos pais.

A presença foi significativa tanto de alunos quanto de pais que, em um primeiro momento, estranharam a proposta da escola por ter medo de seus filhos serem expostos. Todavia, diante da explicação da Equipe Gestora, compreenderam a proposta, e se colocaram perguntando , questionando e muitas vezes elogiando o trabalho do professor.

Desenvolvimento/ Metodologia

A Coordenação capacitou os professores nos momentos de A.T.P.C., elaborando um roteiro de perguntas para o professor, dando um suporte para orientá-los no momento do CCP, sempre de cunho pedagógico, sendo que os alunos com problemas de comportamento ou baixo rendimento foram orientados a conversar em particular com os pais ao final do CCSP, individualmente, de modo a não expor ao grupo o problema.

Desenvolvimento/ Metodologia

Os alunos realizaram previamente uma autoavaliaçãopara refletirem sobre suas falhas e seu desempenho. As reuniões foram presididas pela Diretora, Vice-Diretora e Professora Coordenadora, cujo início era sempre precedido por um discurso delas, enfatizando a importância da participação dos alunos naquele colegiado. Feito isso, passava-se a palavra aos professores da classe e também aos especialistas (Artes e Educação Física) para que esses analisassem a turma em questão. Em seguida, os alunos e os pais também tinham o direito de se expressarem.

Desenvolvimento/ Metodologia

Nesse momento, foram socializadas as conquistas realizadas no bimestre, aprendizagens significativas, dificuldades encontradas, sugestões dos professores para sua superação, bem como desafios e metas dos grupos de alunos para o próximo período.

Desenvolvimento/ Metodologia

Além disso, representou um momento que promoveu a interação entre professores e demais representantes da equipe gestora. Uma vez que todos os presentes haviam se expressado, passava-se a divulgar os resultados de cada aluno por meio da ficha de desempenho e através do Portfólio. Com isso, tanto os alunos quanto os professores podiam e, eram incentivados pela Equipe Gestora, a manifestarem-se a respeito dos resultados obtidos no processo avaliativo.

Desenvolvimento/ Metodologia

O mais interessante de tudo isso é que os alunos presentes tinham a oportunidade de discutir suas notas com seus pais e professores, analisando e compreendo o porquê daquele resultado.

Recursos Utilizados

• Máquina fotográfica;

• Portfólios;

• Livro Ata

• Lista de presença ;

Registros

.

Registros

.

Registros

ResultadosConcepção de avaliação, produto finalÉ uma reunião avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no processo ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliar coletivamente o trabalho desenvolvido pela escola.

Resultados

Quais foram os impactos positivos na aprendizagem dos alunos?

• A equipe escolarque passou a contar com uma nova professora coordenadora, bastante comprometida com a gestão da escola, organizou o CCSP , garantindo um tempo suficiente para cada classe , de acordo com a especificidade.

Resultados

• Envolvimento dos pais em participar e não como acontecia antes nas reuniões de pais , quando estavam somente preocupados em assinar a lista de presença e ir embora rapidamente.

• É um momento em que o educador tem oportunidade de discutir, refletir e autoavaliar as práticas pedagógicas e avaliativas do processo ensino e aprendizagem de forma situada e integrada, tornado-o um espaço interdisciplinar de estudo e tomada de decisões do trabalho pedagógico da instituição como um todo.

Resultados

Quais as dificuldades e os desafios encontrados para a realização do projeto?

• Existe um questionamento que paira entre os professores: a participação dos pais nesse colegiado. Entretanto, com base nas observações feitas nos dois Conselhos de Classe e Série Participativo já realizados, percebeu-se que os educadores estão mais confortáveis, sabendo que representa um grande desafio, tanto para eles quanto para a comunidade local e que essa será uma forma de superar a fragmentação da participação dos pais nas reuniões eram geral.

Resultados

• Desafio: envolver todos os pais nesse processo, principalmente dos alunos que precisam mais de sua participação na vida escolar .

• Há professores que se organizam através de um roteiro, o que facilita a sua exposição e outros que não se preparam e não abordam pontos importantes a serem conversados com os pais e alunos.

Conclusões

O CCP deve ser visto como parte integrante doprocesso de avaliação desenvolvida pela escola enão apenas como uma reunião pedagógicadestinada a analisar o comportamento dosalunos.Trata-se de momento privilegiado para redefinirpráticas pedagógicas, com o objetivo de superar afragmentação do trabalho escolar e oportunizarformas diferenciadas de ensino que realmentegarantam a todos os alunos a aprendizagem.

Conclusões

O CCSP representa um avanço na gestão democrática , na medida em que, com ele, torna-se possível a avaliação coletiva, a partir da qual, os alunos são estimulados ao autoconhecimento, exercitando o reconhecimento de suas habilidades e dificuldades, percebendo-se, enquanto sujeitos responsáveis por seu processo de aprendizagem. Além disso, os diferentes atores da escola são convidados e tornam-se sujeitos da gestão da escola.

Conclusões

Quanto aos pais que não comparecerem ao CCP são tomadas atitudes mais consistentes por parte da escola, convocando-os para uma reunião ( com dia e hora marcada), com algum membro da equipe gestora e o professor da classe, para conversar sobre seus filhos, enfatizando seu desenvolvimento na aprendizagem e eventuais problemas comportamentais.