escola estadual dr. josÉ marques de oliveira 2018 … · 05. as propriedades que são...

6
Roteiro de Estudo: Pretende-se por meio deste revisar os conteúdos principais vistos ao longo do ano letivo de 2018 de modo a desenvolver subsídio à correta execução da Avaliação de Estudos Independentes que realizará posteriormente. Ao conteúdo destinado ao Plano de Estudos Independentes seguem os tópicos de desejável domínio: Reconhecer os diferentes tipos de transformação; Interpretar as propriedades físicas específicas, como Ponto de Fusão, Ponto de Ebulição, Densidade, Massa Específica, etc.; Reconhecer e interpretar as Leis Ponderais: Lei da Conservação das Massas e das Proporções Constantes; Compreender que o equacionamento de reações químicas não se dá somente para manutenção de massas e sim de quantidades de matéria (mol); Reconhecer o desenvolvimento da Química a partir das teorias atômicas e do desenvolvimento do conhecimento científico; Reconhecer a constituição das matérias: átomos, partículas subatômicas, número atômico, número de massa; Reconhecer as relações entre átomos: Isótopos, Isóbaros, Isótonos e Isoeletrônicos. Trabalho de Estudos Independentes 01. A Tabela abaixo traz os pontos de fusão e ebulição, em ºC, sob pressão de 1 atm, de alguns materiais. Com base nas informações da tabela, assinale a alternativa que indica quais materiais estão no estado de agregação LÍQUIDO à temperatura ambiente (cerca de 25ºC) a) Água, álcool etílico e ácido acético; b) Água, álcool etílico, ácido acético e amônia; c) Água, álcool etílico, ácido acético e oxigênio; d) Água, ácido acético, amônia e acetona; e) Água, álcool etílico, ácido acético e acetona. 02. A tabela abaixo apresenta as propriedades físicas das substâncias obtidas na pressão de 1 atmosfera. ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA 2018 Trabalho de Estudos Independentes Nome Turma 1º___ Data __/__/___ Nota Disciplina Química Prof. Fábio Matos Supervisão Valor 30,0

Upload: lyxuyen

Post on 20-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Roteiro de Estudo:

Pretende-se por meio deste revisar os conteúdos principais vistos ao longo do ano letivo de 2018 de modo a desenvolver

subsídio à correta execução da Avaliação de Estudos Independentes que realizará posteriormente.

Ao conteúdo destinado ao Plano de Estudos Independentes seguem os tópicos de desejável domínio:

• Reconhecer os diferentes tipos de transformação;

• Interpretar as propriedades físicas específicas, como Ponto de Fusão, Ponto de Ebulição, Densidade, Massa

Específica, etc.;

• Reconhecer e interpretar as Leis Ponderais: Lei da Conservação das Massas e das Proporções Constantes;

• Compreender que o equacionamento de reações químicas não se dá somente para manutenção de massas e sim

de quantidades de matéria (mol);

• Reconhecer o desenvolvimento da Química a partir das teorias atômicas e do desenvolvimento do

conhecimento científico;

• Reconhecer a constituição das matérias: átomos, partículas subatômicas, número atômico, número de

massa;

• Reconhecer as relações entre átomos: Isótopos, Isóbaros, Isótonos e Isoeletrônicos .

Trabalho de Estudos Independentes

01. A Tabela abaixo traz os pontos de fusão e ebulição, em ºC, sob pressão de 1 atm, de alguns materiais. Com base nas informações da tabela, assinale a alternativa que indica quais materiais estão no estado de agregação LÍQUIDO à temperatura ambiente (cerca de 25ºC)

a) Água, álcool etílico e ácido acético; b) Água, álcool etílico, ácido acético e amônia; c) Água, álcool etílico, ácido acético e oxigênio; d) Água, ácido acético, amônia e acetona; e) Água, álcool etílico, ácido acético e acetona. 02. A tabela abaixo apresenta as propriedades físicas das substâncias obtidas na pressão de 1 atmosfera.

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA – 2018 Trabalho de Estudos Independentes

Nome Nº Turma 1º___ Data __/__/___ Nota

Disciplina Química Prof. Fábio Matos Supervisão Valor 30,0

Sobre essas substâncias, quando submetidas à pressão de 1 atmosfera, são feitas as seguintes afirmativas: I. Quando aquecido à temperatura de 50 ºC, o fenol se encontrará no estado líquido. II. O nitrato de alumínio é um sólido mesmo quando se encontra na temperatura de 70 ºC. III. A massa, em gramas, de 1 L de benzeno será a mesma de 1 L de fenol. IV. A massa da mistura de 150 mL de água com 150 mL de etanol será 300 g. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS: a) Apenas I e II. b) Apenas I e III. c) Apenas II e III. d) Apenas II e IV. e) Apenas III e IV. 03. A imagem abaixo representa o modelo cinético molecular dos diferentes estados de agregação das moléculas da água.

De acordo com esse modelo, no estado físico sólido, as moléculas estão a) agitadas. b) distantes. c) espessas. d) livres. e) organizadas. 04. Assinale a alternativa que contém um exemplo de uma transformação física e uma transformação química, respectivamente: a) Queima do papel e solidificação da água. b) Dissolução do NaCl em água e fotossíntese das plantas. c) Respiração dos seres vivos e queima da madeira. d) Evaporação da água dos mares e a quebra de um vidro. e) Derretimento do aço e explosão da panela de pressão.

05. As propriedades que são características de cada substância se denominam propriedades específicas da matéria. O açúcar quando entra em contato com a água se dissolve. Esse fato permite afirmar que trata -se de uma propriedade: a) química b) física c) físico-química d) organoléptica e) físico-química-organoléptica 06. Em relação à matéria e a mudanças de estado físico, assinale a opção correta. a) As partículas de substâncias sólidas interagem pouco entre si. b) Quando a amostra de uma substância sofre um processo de resfriamento, suas partículas passam a se mover mais livremente, com maior velocidade. c) Os processos de fusão de um sólido e vaporização de um gás podem ser compreendidos em função da redução da liberdade de movimento das partículas componentes dessas substâncias. d) O estado físico é uma condição específica de uma amostra da matéria que é descrita em termos de sua forma física, do volume, da pressão, da temperatura e da quantidade de substância presente. e) As partículas de uma amostra de gás apresentam distância desprezível ent re si e restrição de movimentos. 07. O cientista francês Antoine Lavoisier que viveu no século XVII é o autor de uma das mais importantes leis relativas as reações químicas, a chamada “Lei de conservação das massas”. Com relação a essa lei podemos afirmar: a) numa reação química, as massas dos produtos são sempre a metade da massa dos reagentes. b) numa reação química, não existe relação entre as massas dos reagentes e dos produtos. c) numa reação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. d) numa reação química, as massas dos produtos são sempre o dobro das massas dos reagentes. e) numa reação química, a soma massas dos produtos é sempre inversamente proporcional à soma das massas dos reagentes. 08. Objetivando estudar a Lei Ponderal de Lavoisier, um estudante realizou o experimento esquematizado a seguir, em que o líquido do frasco A corresponde a uma solução aquosa de ácido sulfúrico (H 2SO4) e o sólido contido no frasco B representa uma amostra de carbonato de sódio (Na2CO3).

Ao final do processo o estudante notou, pela leitura no visor da balança, que a massa resultante era diferente da massa inicial. No contexto do experimento, essa situação foi verificada porque a) houve excesso de um dos reagentes empregados, o que não é previsto pela Lei de Lavoisier. b) é necessário que o sistema seja fechado, o que não ocorreu no experimento realizado pelo estudante. c) os reagentes devem se encontrar na mesma fase de agregação, o que não ocorreu no experimento realizado pelo estudante. d) a Lei de Lavoisier não é válida para reações efetuadas em soluções aquosas. e) a Lei de Lavoisier só é válida nas condições padrão de temperatura e pressão. 09. Antoine-Laurent Lavoisier (1743-1794) estudou as reações de combustão e calcinação de materiais, constatando que, muitas vezes, o produto final tinha maior massa que o produto antes da combustão. Percebendo a participação dos gases da atmosfera nesses processos químicos, isto o levou a formular a lei que atualmente leva seu nome. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o que postula essa lei. a) A energia cinética dos gases é constante em um processo químico. b) A massa é conservada durante uma reação química. c) Ocorre a expansão dos gases quando submetidos a altas temperaturas. d) A energia térmica total presente em uma reação química é constante. e) Nenhuma das alternativas anteriores. 10. (UNESP) Numa viagem, um carro consome 10kg de gasolina. Na combustão completa deste combustível, juntamente a presença de O2 presente na atmosfera e na condição de temperatura do motor, formam-se apenas compostos gasosos. Considerando-se o total de compostos formados, pode-se afirmar que os mesmos

a) pesam mais que 10kg. b) pesam exatamente 10kg. c) pesam menos que 10kg. d) são constituídos por massas iguais de água e gás carbônico. e) não têm massa. 11. (Fuvest-SP) Quando 96 g de ozônio se transformam completamente, a massa de oxigênio comum produzida é igual a: a) 64 g. b) 80 g. c) 48 g. d) 96 g. e) 32 g. 12. (UEL-PR) 46,0 g de sódio reagem com 32,0 goxigênio formando peróxido de sódio. Quantos gramas de sódio serão necessários para obter 156 g de peróxido de sódio? a) 32,0 b) 78,0 c) 69,0 d) 92,0 e) 23,0 13. Uma das alternativas para diminuir a quantidade de dióxido de carbono liberada para a atmosfera consiste em borbulhar esse gás em solução aquosa de hidróxido de sódio. A reação que ocorre pode ser representada da seguinte forma: dióxido de carbono + hidróxido de sódio → carbonato de sódio + água Sabendo que 44 g de dióxido de carbono reagem com o hidróxido de sódio, formando 106 g de carbonato de sódio e 18 g de água, qual é a massa de hidróxido de sódio necessária para que o gás carbônico seja totalmente consumido? a) 80 g. b) 62 g. c) 112 g. d) 20 g. e) 106 g. 14. Considere a combustão completa de dois mols de um dos compostos presentes na gasolina, o octano (C8H18). Qual a quantidade mínima em mol de gás oxigênio, O2, necessária para esse processo ocorra formando gás carbônico, CO2, e água, H2O? a) 4,25 b) 17 c) 8,5 d) 25 e) 68 15. No ano de 1913, três manuscritos de autoria do físico dinamarquês Niels Bohr iriam estabelecer as sementes para a descrição quantitativa da estrutura eletrônica de átomos e moléculas. Esses trabalhos pioneiros de Bohr iriam impactar a química em diversos aspectos fundamentais, tais como: a estrutura eletrônica dos elementos e sua relação com o conceito de valência; a relação entre periodicidade e configuração eletrônica; e os princípios básicos da espectroscopia. Ao contrário da maioria dos físicos da época, Niels Bohr interessou -se em problemas mais diretamente relacionados com química. As ideias de Bohr foram fundamentais para descrever a tabela periódica dos elementos químicos em função da configuração eletrônica dos átomos. O legado histórico de Bohr é visível até hoje e seu modelo planetário do átomo, embora totalmente superado, ainda é utilizado rotineiramente em livros -textos de química como uma introdução a uma visão física da estrutura dos átomos. Essa lembrança histórica e a contribuição à descrição atômica dos elementos químicos fazem parte do legado do Niels Bohr à química. J. M. Riveros (editorial). O legado de Niels Bohr. In: Química Nova, v. 36, n.° 7, 2013, p. 931-932 (com adaptações). Quanto ao postulado para o átomo de hidrogênio apresentado pelo modelo teórico para a estrutura eletrônica de átomos proposto por Bohr, que se baseia no modelo planetário introduzido por Rutherford, assinale a alternativa correta.

a) Nas órbitas estacionárias, o elétron possui níveis de energia diferenciados, realizando movimento ao ganhar ou perder energia. b) O elétron gira ao redor do núcleo em órbitas (níveis de energia) elípticas de raios variados, denominadas de órbitas cinemáticas. c) Para o elétron saltar para um nível mais externo, ocorre a absorção de energia em quantidade suficiente para promover esse salto. Ao retornar a seu estado fundamental, o elétron libera a energia abso rvida na forma de fótons. d) Um elétron se move em uma órbita ao redor do núcleo sob influência da atração de cargas entre o elétron e o núcleo, emitindo energia enquanto permanece na mesma órbita. e) A passagem do elétron de uma órbita estacionária para outra é quanticamente proibida, mesmo quando ocorre absorção ou emissão de energia. 16. O modelo para o átomo proposto por Thomson está representado abaixo.

(http://www.explicatorium.com/images/modelo-Thomson.jpg. Acesso em 03/01/2016) Com esse modelo, Thomson interpretou a) a indivisibilidade da matéria. b) a natureza elétrica da matéria. c) a emissão de cores do teste de chama. d) o núcleo atômico. e) a radioatividade. 17. “Uma série de experiências sob a direção de Ernest Rutherford, em 1911, forneceu uma ideia mais clara sobre a natureza do átomo. Essas experiências foram conduzidas por Johannes Geiger, físico alemão que trabalhava com Rutherford e Ernest Marsden, um estudante em Cambridge. Eles bombardearam uma lâmina fina de ouro com partículas alfa. Com uma tela fluorescente, observaram o grau de espelhamento das partículas alfa. A maioria delas atravessava a lâmina com alteração na direção. Algumas, entretanto, eram for temente refletidas. Os números relativos de partículas alfa refletidas a diferentes ângulos eram contados. Por análise matemática das forças envolvidas, Rutherford demonstrou que o espalhamento era causado por uma carga central de grande volume, carregada positivamente e situada no interior do átomo de ouro.” (Adaptado de Masterton, 2009.) Sobre o núcleo central descoberto por Rutherford, analise as afirmativas a seguir. I. Possui uma carga positiva de valor igual ao total da carga negativa dos elétrons nas camadas externas do núcleo. II. É responsável por mais de 99,9% da massa do total do átomo. III. Possui um diâmetro equivalente a apenas 0,01% do diâmetro do próprio átomo. Se o átomo pudesse ser estendido para cobrir esta página, o núcleo seria praticamente invisível sob a forma de um pequeno ponto cerca de 10 vezes menor do que o ponto que termina essa frase. Estão corretas as afirmativas a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) Nenhuma das assertivas

18. Preencha as lacunas do seguinte quadro, supondo que cada coluna representa um átomo neutro:

Considerando o quadro acima, assinale a afirmação FALSA. a) Rutênio tem 44 prótons e polônio tem 125 nêutrons. b) Polônio tem 84 prótons e rádio tem 88 elétrons. c) Rádio tem 138 nêutrons e rutênio tem número de massa 145. d) Ouro tem número de massa 197 e lutécio tem número de massa 175. e) Rádio tem 88 prótons. 19. Na tabela periódica, diversos elementos aparecem com uma massa atômica contendo uma parte fracionária, como o carbono (12,0107 u) e o hidrogênio (1,00794 u). Assinale a alternativa que apresenta a correta justificativa para esse fato. a) A massa atômica leva em consideração a massa dos elétrons do átomo. b) A massa atômica leva em consideração a diferença de massa entre os prótons e os nêutrons no núcleo atômico. c) A massa atômica leva em consideração a massa do núcleo, ponderada pela ocorrência dos diferentes isótopos daquele elemento. d) A massa atômica é considerada como sendo a massa de 12 gramas de carbono dividida pelo número de Avogrado. e) Por que assim seria mais difícil

20. Considerando-se a seguinte reação, que envolve íons do átomo de cobre : Cu2+ (aq) + e- → Cu+ (aq), assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o número de prótons, elétrons e nêutrons da espécie iônica de cobre produto dessa reação. a) 28, 27 e 34 b) 28, 28 e 34 c) 29, 28 e 34 d) 29, 29 e 63 e) 30, 29 e 63

Au Po Lu