escola estadual de ensino integral doutor epaminondas...

56
Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo Professor: Daniel Bonin Barreto Disciplina: Geografia Série e turma: 8ºA Bimestre: 1 1. Justificativa do conteúdo do bimestre: No primeiro bimestre a disciplina de Geografia tratará sobre os principais períodos para a formação da economia mundial, envolvidos ao meio natural, meio social, informacional e tecnológico. Também será realizada uma análise do que é globalização e de como este processo se relaciona com a nossa vida. 2. Objetivos: Identificar as mudanças ocorridas nas civilizações e em sua forma de se envolver com o meio que o cerca Analisar o surgimento das máquinas e da sociedade da informação e sua consequência sobre as sociedades. Compreender a globalização como um processo em constante desenvolvimento em todo o mundo. 3. Conteúdos da disciplina: Representação cartográfica Visão de mundo e suas tecnologias Globalização em três tempos O meio técnico e o encurtamento das distâncias O meio técnico-científico-informacional e a globalização O processo de globalização e as desigualdades internacionais 4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1 - Ler e interpretar representações cartográficas históricas do mundo conhecido Visualizar, por meio de mapas, fenômenos geográficos resultantes da ação humana nas diversas escalas. Aplicar conhecimentos geográficos para identificar fenômenos socioespaciais representativos dos espaços globalizados Situação de Aprendizagem 2 - Visualizar, interpretar e comparar formas de representação cartográfica de fenômenos quantitativos e ordenados na escala global. Selecionar e ordenar argumentos embasados em fundamentações geográficas representativas da relação espaço-tempo Situação de Aprendizagem 3 Interpretar situações acerca das manifestações sociais da globalização a partir de textos, gráficos ou mapas. Confrontar argumentos e ideias de diferentes autores em textos que discutem as diferentes manifestações da globalização. Identificar e descrever elementos (econômicos e culturais) do processo de globalização como um fenômeno de ampliação da escala geográfica das relações humanas. Situação de Aprendizagem 4 - Identificar situações representativas do processo de globalização. Identificar no espaço geográfico a trama dos objetos que propiciam a circulação de fluxos econômicos e de informações. Identificar as novas condições geográficas vinculadas ao desenvolvimento da tecnologia de transportes e comunicação, essenciais no processo de globalização.

Upload: ngothuy

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Daniel Bonin Barreto

Disciplina: Geografia Série e turma: 8ºA Bimestre: 1

1. Justificativa do conteúdo do bimestre:

No primeiro bimestre a disciplina de Geografia tratará sobre os principais períodos para a formação da economia mundial, envolvidos ao meio natural, meio social, informacional e tecnológico. Também será realizada uma análise do que é globalização e de como este processo se relaciona com a nossa vida.

2. Objetivos:

• Identificar as mudanças ocorridas nas civilizações e em sua forma de se envolver com o meio que o cerca

• Analisar o surgimento das máquinas e da sociedade da informação e sua consequência sobre as sociedades.

• Compreender a globalização como um processo em constante desenvolvimento em todo o mundo.

3. Conteúdos da disciplina: Representação cartográfica Visão de mundo e suas tecnologias Globalização em três tempos O meio técnico e o encurtamento das distâncias O meio técnico-científico-informacional e a globalização O processo de globalização e as desigualdades internacionais

4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1 - Ler e interpretar representações cartográficas históricas do mundo conhecido Visualizar, por meio de mapas, fenômenos geográficos resultantes da ação humana nas diversas escalas. Aplicar conhecimentos geográficos para identificar fenômenos socioespaciais representativos dos espaços globalizados Situação de Aprendizagem 2 - Visualizar, interpretar e comparar formas de representação cartográfica de fenômenos quantitativos e ordenados na escala global. Selecionar e ordenar argumentos embasados em fundamentações geográficas representativas da relação espaço-tempo Situação de Aprendizagem 3 – Interpretar situações acerca das manifestações sociais da globalização a partir de textos, gráficos ou mapas. Confrontar argumentos e ideias de diferentes autores em textos que discutem as diferentes manifestações da globalização. Identificar e descrever elementos (econômicos e culturais) do processo de globalização como um fenômeno de ampliação da escala geográfica das relações humanas. Situação de Aprendizagem 4 - Identificar situações representativas do processo de globalização. Identificar no espaço geográfico a trama dos objetos que propiciam a circulação de fluxos econômicos e de informações. Identificar as novas condições geográficas vinculadas ao desenvolvimento da tecnologia de transportes e comunicação, essenciais no processo de globalização.

5. Temas transversais: Trabalho e Consumo - analisando a dinâmica da Globalização

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto (páginas 12, 16, 25, 26, 30).

• Pesquisa; leitura e análise de mapas, tabelas, gráficos e imagens; interpretação e produção (página 5, 7, 9, 10, 11, 12, 13, 15, 22, 23).

• Exercícios no caderno do aluno (páginas 6, 7, 8, 10, 11, 13, 14, 16, 17, 24, 25, 28, 29, 30).

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Leitura e análise de mapas, gráficos, tabelas e imagens (páginas 5, 7, 9, 10, 11, 12, 13, 15, 22, 23).

• Atividade em grupo (páginas 9, 21).

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa (páginas 12, 18, 19, 26, 31).

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na apresentação de temas desenvolvidos em grupos; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Matemática, Português e Ciências. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – permitir o conhecimento dos alunos acerca do que é globalização.

8. Critérios de Avaliação

• Trabalho individual e grupo - Qualidade da participação para resolução do problema,

interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo;

• Avaliação - Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e

registros para resolução das questões propostas.

• Atividades do Currículo – Qualidade da participação para resolução do problema; Envolvimento e participação nas atividades propostas – Qualidade da participação.

9. Referências Livros sugeridos: BENKO, Georges. Economia, espaço e globalização: na aurora do século XXI. São Paulo: Annablume, 2002. DREYER-EIMBCKE, Oswald. O descobrimento da Terra: história e histórias da aventura cartográfica. São Paulo: Edusp/Melhoramentos, 1992. MAGNOLI, Demétrio. Globalização: Espaço nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2004. SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2008. Sugestão de sites para pesquisa: Arquivo Nacional. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/ IBGE. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/ Filmes sugeridos: 1492 – A conquista do paraíso. Camisetas viajando.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professo: Normi Ferreira

Disciplina: Filosofia Série e turma: 1º A Bimestre: 1º 2017

1. Justificativa: Levar o aluno a refletir sobre a Filosofia e o conhecimento de seu instrumento, ou seja, a reflexão crítica, que consiste em fazer o pensamento voltar-se sobre si mesmo e sobre o mundo, de modo a

apropriar-se de experiências e engajar-se na transformação da própria vida.

2. Objetivo especifica:

• Desenvolver a capacidade por meio da construção de

uma imagem critica sobre o que pensam da Filosofia em

relação a outras disciplinas;

• Compreender o intelecto como um objeto de estudo que

pode abordar o empirismo a partir do funcionamento de

aparelhos, de rádio, da televisão ou celular;

• Fazer pequenas pesquisas para a construção de textos

filosóficos como: Ética, Política e Estética;

• Perceber que o pensamento exige treino e habilidade, e

que cabe á Filosofia ajudar a estimular o exercício de

pensar.

3. Conteúdo da disciplina: Caderno do aluno volume 01:

• Criando uma imagem critica da Filosofia; .

• Como funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao criticismo;

• Instrumentos de pesquisa em História da Filosofia;

• Áreas da Filosofia.

4. Habilidades Desenvolvidas: Aprendizagem 01 • Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão, filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador; Aprendizagem 02 • Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos; • Identificar informações em textos filosóficos; • Identificar características de argumentação em diferentes gêneros textuais; Aprendizagem 03 • Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico; • Relacionar questões atuais a questões da História da Filosofia • Praticar escuta atenta e atitudes de cooperação no trabalho em equipe; Aprendizagem 04 • Praticar negociações abrindo mão de suas propostas diante de proposta mais adequadas a objetos que beneficiem a todos; • Expressar por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto.

5. Temas transversais: O trabalho e o consumo – Associar os cinco sentidos da pessoa no cotidiano.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Auto didáticas

• Leitura e análise de texto: pg. 07, 08, 13, 14, 19, 33, 34, 35.

• Pesquisa leitura e análise de mapas, tabelas, gráfica e imagens; interpretação e produção: pg. 06, 08, 09, 15, 16, 21, 22, 23, 24.

• Exercício no caderno do aluno pg. 06, 07, 08, 09, 12, 13, 14, 15.

6.2 Atividades Didático-Cooperativas:

• Discussões em grupo e debates: pg.05, 06, 11, 18, 20, 27, 28, 29, 31,32.

• Lição de casa: pg. 10, 25, 26.

• Produção textual: pg.10, 12, 14, 21, 22, 23, 24, 36, 37, 38, 39,

40, 41.

6.3 Atividades Complementares: Serão trabalhadas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática

– Saresp, ENEM e banco de questões de vestibulares.

7. Valore a serem trabalhado na disciplina Protagonismo Juvenil: Na participação das discussões dos temas abordados, desenvolvimento e apresentação de trabalhos; Pedagogia da presença: Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional: Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, Matemática, Português e Sociologia; 4 Pilares da Educação :(conhecer, fazer, ser e conviver) apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.

8. Critérios de Avaliação

• Avaliação Bimestral: Frequência qualidade na participação no desempenho da prova

envolvimento das questões propostas;

• Debate coletivo sobre o tema previamente preparado;

• Seminário: Pertinente e qualidade dos argumentos, respeito na opinião dos colegas, oralidade;

• Lição de casa: Comprometimento com as tarefas assumindo, datas, entrega e qualidade dos

exercícios;

• Aulas expositivas: Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula;

• Trabalho em grupo: Qualidade da participação escrita e oral;

• Relatório de filme: Qualidade da participação escrita.

9.Referências do Professor: Currículo do Estado de São Paulo. Livro didático Ensino Médio: Introdução á Filosofia. Editora Moderna. Maria Lucia Arruda Aranha.

Livros sugeridos para alunos: ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. Introdução à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.Gaarder Justem. O mundo de Sofia, Tradução Leonardo Pinto Silva. São Paulo: Companhia das Letras. Sugestão de filme: Deus não esta morto 01: O filme relata a vida de um professor e aluno numa reflexão filosófica sobre religião.

Sugestão de sites para pesquisa:

Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Disponível em: WWW.almg.gov.br ; Biblioteca Virtual sobre Corrupção. Disponível em WWW.gov.br; REDE de Controle Social. Disponível em:

WWW.redecontrolesocial.emrede.org. Mundo dos filósofos. Disponível em: WWW.mundodosfilosofos.com.br.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Normi Ferreira

Disciplina: Filosofia Série e turma: 2º A Bimestre: 1º 2017

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: O papel da Filosofia é apresentar aos jovens a reflexão filosófica, assim, possibilitando o ensino da ética, da moral, da importância de atentar para as condutas cotidianas, da capacidade racional, da autonomia do sujeito, e o exercício de oralidade e escrita.

2. Objetivos:

• É fazer com que o aluno se reconheça como um ser

racional e seja introduzido ao estudo da ética como

sujeito ético, isto é , como alguém capaz de fazer escolhas

por meio de principio racional que reconhecem valores .

• Proporcionar elementos para a reflexão ética vinculado ao

tema como: Ética, Moral e Virtude;

• Compreender o elevado sentido da liberdade, identificar

seus limites e defender sua necessidade para a plena

realização da condição humana constitui passo essencial

no caminho da construção da cidadania.

• É Desenvolver a capacidade de se perceberem como

seres que pensam mostrar que há critérios de escolhas

para todas as ações humanas e a liberdade como reflexão

e prática de vida.

3. Conteúdo da disciplina: Caderno do aluno volume 01

• O eu Racional: Reconhecer-se como sujeito racional, capaz de uma autonomia de pensamento;

• Introdução á Ética: Respeitar os valores humanos e a diversidade sociocultural;

• A Liberdade: Compreender a dinâmica da liberdade e seus limites;

• Automia: Organizar idéias de modo a favorecer a investigação relacionada à construção de autonomia como em relatos e registros.

4. Habilidades desenvolvidas Aprendizagem 01 • Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária; Aprendizagem 02 • Identificar diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas; Aprendizagem 03 • Relacionar liberdade à solidariedade; Aprendizagem 04 • Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia Intelectual.

5. Temas transversais: Cidadania – trabalho voltado para o desenvolvimento do racional e da autonomia na sociedade contemporânea.

6. Estratégias didáticas:

6.1 Atividades Auto Didáticas:

• Leitura e análise de texto: pg. 07, 16, 20,21, 24, 26, 30, 31, 32, 37.

• Pesquisa leitura e análise de mapas, tabelas, gráfica e imagens; interpretação e produção: pg. 05, 06, 11, 13, 23, 29.

• Exercício no caderno do aluno pg. 08, 09, 10, 17, 18, 27, 34, 42,

43.

6.2 Atividades Didático Cooperativa:

• Discussões em grupo e debates: pg. 09, 10, 15, 16, 30, 33, 36.

• Lição de casa: pg. 18, 19, 35.

• Produção textual: pg. 13, 14, 38, 39, 40.

6.3 Atividades Complementares: Serão trabalhadas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática – Saresp, ENEM e banco de questões de vestibulares.

7. Valores trabalhados na disciplina:

Protagonismo Juvenil Na participação das discussões dos temas abordados, desenvolvimento e apresentação de trabalhos como seminário; Pedagogia da presença: Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional: Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, Matemática, Português e Sociologia; 4 Pilares da Educação :(conhecer, fazer, ser e conviver) – apresentar vários conceitos onde o

educando ira desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.

8. Critérios de Avaliação

• Avaliação Bimestral: Freqüência qualidade na participação no desempenho da prova envolvimento

das questões propostas;

• Debate coletivo sobre o tema previamente preparado;

• Seminário: Pertinente e qualidade dos argumentos, respeito na opinião dos colegas, oralidade;

• Lição de casa: Comprometimento com as tarefas assumindo, datas, entrega e qualidade dos

exercícios;

• Aulas expositivas: Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula;

• Trabalho em grupo: Qualidade da participação escrita e oral;

• Relatório de filme: Qualidade da participação escrita.

9. Referências do Professor: Currículo do Estado de São Paulo. Livro Didático: Filosofando, Introdução à Filosofia: De Maria Lucia de Arruda e Maria Helena Pires Martins. Editora Moderna.

Livro sugerido para alunos: Bosi, Ecléa. Memória e sociedade. Marcondes, Danilo. Textos básicos de ética: de Platão a Foucault. Sartre, Jean. O existenelismo é o humanismo.

Sugestão de filme: Ventos da Liberdade Direção: Ken Loach, 2006.126 min. O filme trata da história de dois irmãos que se unem na luta armada contra a força militar inglesa, para a libertação da Irlanda.

Sugestão de sites para pesquisa: UOL. Educação. Biografia resumida de René Descartes. Disponível. UOL.com. br . Http://educação. uol.com. br : Teses USP. Disponível em: www.teses.usp.br

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Normi Ferreira

Disciplina: Geografia Série e turma: 2ª A Bimestre: 1º 2017

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: Levar os alunos a compreender como ocorreu a formação territorial brasileira, destacando a importância das políticas de “integração nacional” durante os sucessivos processos que marcaram a formação do

território brasileiro.

2. Objetivos:

• Estabelecer por sua vez com a gênese das fronteiras brasileiras, enfoque complementar que nos remete a conceito básico (definição, delimitação e demarcação) e para conteúdos complementares á historia territorial do Brasil.

3. Conteúdo da disciplina: Caderno do aluno volume 01

• A gênese geoeconômica do território brasileiro;

• A gênese das fronteiras brasileira;

• Território brasileiro: do “arquipélago” ao “continente”;

• O Brasil e a economia global: mercados internacionais.

4- Habilidades desenvolvidas no bimestre Aprendizagem 01 • Ler e interpretar mapas e gráficos para extrair informações que permitam identificar singularidades e distinções das diversas etapas da formação territorial do Brasil; • Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil; • Comparar as diferentes formas de regionalização do Brasil; Aprendizagem 02 • Extrair informações implícitas e/ou explícitas em mapas e gráficos acerca da situação socioeconômica brasileira; • Estabelecer a diferenciação entre os objetivos e as funções dos diferentes organismos econômicos internacionais; Aprendizagem 03 • Ler e interpretar mapas e gráficos para extrair informações que permitam identificar singularidades e distinções acerca da participação do Brasil e de outros países no comercio internacional; Aprendizagem 04 • Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para identificar e comparar o papel de cada país no processo de integração econômica da América Latina, notadamente no Cone Sul.

5. Temas transversais: Meio Ambiente (os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental) – Analise desmatamento das coberturas vegetais durante o processo de formação do território brasileiro.

6. Estratégias Didáticas

6.1 Atividades Auto Didático:

• Leitura e análise de texto: pg. 17, 18.

• Pesquisa leitura e análise de mapas, tabelas, gráfica e imagens interpretação e produção: pg. 06, 07, 08, 09, 16,

6.2 Atividades Didáticas Cooperativas:

• Discussões em grupo e debates: pg. 12, 13, 14, 20, 21, 26, 27, 28, 34.

• Lição de casa: pg. 11, 19, 24, 33.

6.3 Atividades Complementares. Serão trabalhadas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática

– Saresp, ENEM e banco de questões de vestibulares.

22, 28, 30, 31.

• Exercícios no caderno do aluno: pg. 05, 10, 15, 23, 25, 32. • Produção textual: pg. 18.

7. Valores Trabalhados na Disciplina.

Protagonismo Juvenil: Na participação das discussões dos temas abordados. Trabalhos em grupo e individual. Pedagogia da presença: Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional: Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Matemática e Português; 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver

habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.ser e conviver) .

8. Critérios de Avaliação;

• Avaliação bimestral, Freqüência, qualidade na participação no desempenho da prova

envolvimento das questões propostas;

• Aulas expositivas: Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula;

• Trabalho em grupo: Qualidade da participação escrita e oral;

• Debate coletivo sobre o tema previamente preparado;

• Lição de casa: Comprometimento com as tarefas assumidas, data, de entregue, qualidade dos

exercícios.

9.Referência do Professor:

Currículo do Estado de São Paulo. Livro Didático de Geografia EM: Conexões Estudo da Geografia Geral do Brasil: Lygia Terra, Regina Araújo e Raul Borges Guimarães.

Sugestão de livros: Faria Sheila de Castro, A colônia brasileira: economia e diversidade. São Paulo: Moderna, 2004. Machado Lia Osório; Grupo Retis. Atlas da fronteira continental do Brasil. UFRJ, 2002.

Sugestão para o aluno sites:

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretaria/cultural/bma/, Fundação, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. www.ibge.gv.br. Biblioteca Nacional. www.bn.br. INSTITUTO Brasileiro Meio

Ambiental Recursos Naturais Renováveis IBAMA. Disponível em: www.ibama.gov.br .

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Normi Ferreira

Disciplina: Geografia Série e turma: 6ª A e B Bimestre: 1º 2017

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: É refletir a diferença entre os objetos naturais, produzidos por meio da natureza, e os objetos sociais, resultantes do trabalho humano de longa duração assim como: montanhas, vales fluviais, ou seja,

elementos da paisagem que resultaram das forças naturais. O mesmo ocorre com a noção de objetos sociais implantados pelas sociedades humanas, por meio do trabalho, tais como fábricas, prédios, portos e

campos agrícolas.

2. Objetivos:

• Introduzir o conceito de paisagem, estabelecendo a distinção entre os objetos sociais e os objetos naturais que a configuram.

• Compreender os elementos de mudança e de permanência nas paisagens do bairro ou da cidade, de modo a reforçar o caráter dinâmico desse conceito.

3. Conteúdo da disciplina: Caderno do aluno volume 01

• Leitura de paisagens;

• Paisagem e memória;

• Paisagens captadas pelos satélites;

• As paisagens da Terra;

• O mundo e suas representações.

4- Habilidades desenvolvidas no bimestre Aprendizagem 01 • Construir e aplicar o conceito de paisagem; • Descrever elementos constitutivos de uma paisagem; Aprendizagem 02 • Relacionar informações que permitam identificar os diferentes elementos constitutivos da paisagem; • Elaborar hipóteses para explicar as mudanças ocorridas na paisagem com base na observação de imagem; Aprendizagem 03 • Descrever elementos constitutivos de mudanças e permanências em uma dada paisagem; • Identificar e descrever, nas paisagens, os elementos mais duráveis e os mais suscetíveis a mudanças na temporalidade humana; Aprendizagem 04 • Interpretar e produzir textos simples acerca das transformações observáveis no tempo e no espaço; Aprendizagem 05 • Identificar, a partir de iconografias, diferentes formas de desigualdade sociais impressas na paisagem.

5. Temas transversais: Meio ambiente (os ciclos da natureza, sociedade manejo e conservação ambiental) – Trabalho voltado para a transformação das paisagens naturais.

6. Estratégias Didáticas:

6.1 Atividades Auto Didático:

• Leitura e análise de texto: pg. 16.

• Pesquisa leitura e análise de mapas, tabelas, gráfica e imagens; interpretação e produção: pg. 05, 08, 09, 10, 13, 14, 23, 25, 34,

6.2 Atividades Didáticas Cooperativas.

• Discussões em grupo e debates: pg. 18, 19, 20, 21, 28.

• Lição de casa: pg. 13, 36.

• Produção textual: pg. 05, 14, 15, 27, 28.

6.3 Atividades Complementares.

Serão trabalhadas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática

– Saresp, e banco de questões de vestibulares.

35.

• Exercícios no caderno do aluno: pg. 06, 07, 11, 12, 13, 17, 24, 26, 30, 33.

7. Valores Trabalhados na Disciplina.

Protagonismo Juvenil: Na participação da discussão dos temas abordados. Trabalhos em grupo e individual; Pedagogia da presença: Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional: Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Matemática e Português; 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver

habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.ser e conviver).

8. Critérios de Avaliação;

• Avaliação bimestral, Freqüência, qualidade na participação no desempenho da prova

envolvimento das questões propostas;

• Aulas expositivas: Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula;

• Trabalho em grupo: Qualidade da participação escrita e oral;

• Debate coletivo sobre o tema previamente preparado;

• Lição de casa: Comprometimento com as tarefas assumidas, data, de entregue, qualidade dos

exercício.

9. Referência do Professor:

Currículo do Estado de São Paulo. Livro Didático E.F. 6º Ano. Projeto Valear: Uustácio de Sere, João Carlos Moreira.

Sugestão de livros: Milton, Santos. A natureza do espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. Ed. São Paulo 2008.

Sugestão para o aluno sites:

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretaria/cultural/bma/, Fundação, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. www.ibge.gv.br. Biblioteca Nacional. www.bn.br. INSTITUTO Brasileiro Meio

Ambiental Recursos Naturais Renováveis IBAMA. Disponível em : www.ibama.gov.br.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Normi Ferreira

Disciplina: Geografia Série e turma: 8ª A Bimestre: 1º 2017

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: Nesse momento a disciplina abordará questões ligadas a juventude e ao modo de vida dos brasileiros, associando o processo de globalização, focando principalmente na difusão de informação e tecnologia – que se desenvolveu a partir da década de 1970.

2. Objetivos:

• Compreender a produção do espaço mundial como um processo econômico e político na escala da longa duração. Entretanto, a própria idéia de mundo mudou ao longo dos séculos, de acordo com as características sociais e política de cada sociedade com o conhecimento científico - tecnológicos e o efeitos da globalização.

3. Conteúdo da disciplina: Caderno do aluno volume 01

• O meio natural: o contexto do senhor dos ventos;

• O meio técnico: a força das máquinas na produção e na circulação;

• O meio técnico - cientifico e a inclusão no mundo digital;

• Análise crítica do processo de globalização.

4- Habilidades desenvolvidas no bimestre Aprendizagem 01 • Ler e interpretar representações cartográficas históricas do mundo conhecido; • Visualizar, por meio de mapas, fenômenos geográficos resultantes da ação humana nas diversas escalas; • Visualizar, interpretar e comparar formas de representação cartográfica de fenômenos quantitativos e ordenados na escala global; Aprendizagem 02 • Identificar situações representativas do processo de globalização; • Interpretar situações acerca das manifestações sociais da globalização a partir de textos, gráficos ou mapas; • Comparar dados sobre produção, circulação e consumo relativos a diferentes lugares; Aprendizagem 03 • Identificar no espaço geográfico a trama dos objetos que propiciam a circulação de fluxos econômicos e de informações; • Aplicar conhecimentos geográficos para identificar fenômenos socioespaciais representativos dos espaços globalizados; • Confrontar argumentos e idéias de diferentes autores em textos que discutem as diferentes manifestações da globalização; Aprendizagem 04 • Selecionar e ordenar argumentos embasados em fundamentações geográficas representativas da relação espaço-tempo; • Identificar e descrever elementos (econômicos e culturais) do processo de globalização como um fenômeno de ampliação da escala geográfica das relações humanas; • Identificar as novas condições geográficas vinculadas ao desenvolvimento da tecnologia de transporte e comunicação, essenciais no processo de globalização.

5. Temas transversais: Diversidade – Analise das diferentes formas de organização dos povos de diferentes regiões. Meios de comunicação de massas, publicidade e vendas.

6. Estratégias Didáticas:

6.1 Atividades Auto Didático:

• Leitura e análise de texto: pg. 16, 25, 26, 30,

6.2 Atividades Didáticas Cooperativas.

• Discussões em grupo e debates: pg. 09, 21.

6.3 Atividades Complementares. Serão trabalhadas habilidades de Língua Portuguesa , Matemática –

• Pesquisa leitura e análise de mapas, tabelas, gráfica e imagens; interpretação e produção: 05, 07, 09, 10, 11, 13, 15, 18, 19, 22, 23.

• Exercícios no caderno do aluno pg. 06, 07, 10, 11, 13, 16, 17, 24, 25, 27, 29, 30.

• Lição de casa: pg. 12, 18, 19, 26, 31.

• Produção textual: pg. 14, 17.

Saresp e banco de questões de vestibulares.

7.Valores Trabalhados na Disciplina.

Protagonismo Juvenil: Na participação das discussões dos temas abordados. Trabalhos em grupo e individual. Pedagogia da presença: Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional: Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Matemática e Português; 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver

habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.ser e conviver) .

8. Critérios de Avaliação;

• Avaliação bimestral, Freqüência, qualidade na participação no desempenho da prova envolvimento

das questões propostas;

• Aulas expositivas: Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula;

• Trabalho em grupo: Qualidade da participação escrita e oral;

• Debate coletivo sobre o tema previamente preparado;

• Lição de casa: Comprometimento com as tarefas assumidas, data, de entregue, qualidade dos

exercícios.

9. Referência do Professor:

Currículo do Estado de São Paulo. Livro Didático E.F. 8º Ano. Projeto Valear: Uustácio de Sere, João Carlos Moreira.

Sugestão de livros: Santos, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2008. Magnoli, Demétrio. Globalização. São Pulo Moderna, 2004.

Sugestão para o aluno sites: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/ secretaria/cultural/bma/, Fundação, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística www.ibge.gv.br. Biblioteca Nacional. www.bn.br. Instituto

Brasileiro Meio Ambiental Recursos Naturais Renováveis IBAMA. Disponível em: www.ibama.gov.br.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Normi Ferreira

Disciplina: Sociologia Série e turma: 1º A Bimestre: 1º 2017

1. Justificativa: Construir com o aluno através de uma atitude ou uma sensibilidade que lhe permita buscar sempre uma explicação de como e por que os fenômenos sociais ocorrem. A Sociologia é o que faz o sociólogo, perceber a especificidade do olhar na análise da sociedade; o principio do estranhamento - fazer com que o aluno perceba que o olhar da sociologia é o objeto de sua análise e seu estranhamento.

2. Objetivo Especifica:

• Desenvolver o espírito critica dos alunos e sua capacidade de

observação da sociedade desenvolver habilidade da leitura.

• Desenvolver a capacidade de interpretação de texto narrativo

ou de filme.

• A construção de um olhar sociológico sobre a realidade,

tornar o aluno consciente de que não há olhar natural, todos

os olhares são sempre construções.

3. Conteúdo da disciplina: Caderno do aluno volume 01:

• O processo desnaturalização ou estranhamento da realidade;

• O ser humano é um ser social;

• A Sociologia e o trabalho do sociólogo. .

4. Habilidades Desenvolvidas: Aprendizagem 01

• Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade; • Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral; • Iniciar a construção de um olhar sociológico sobre a realidade; Aprendizagem 02 • Desenvolver a consciência de que não há olhar natural; todos os olhares são sempre Construções; • Distinguir o conhecimento de senso comum do conhecimento científico; • Distinguir Sociologia de Filosofia e Assistência Social; Aprendizagem 03 • Compreender o papel da Revolução Industrial e da urbanização no nascimento da Sociologia; • Compreender o que faz um sociólogo.

5. Temas transversais: Pluralidade cultural - o ser humano como agente social e produtor de cultura. 6. Estratégias didáticas

6.1. Atividades Auto - didática 6.2 Atividades Didático-Cooperativas 6.3. Atividade Complementares

• Leitura e análise de texto: pg. 17, 18.

• Pesquisa leitura e análise de mapas, tabelas, gráfica e imagens, interpretação e produção. pg. 06, 07, 08, 09, 13, 16, 22, 28, 30, 31.

• Exercícios no caderno do aluno. pg. 05, 10, 15, 18, 23, 25, 32,

33.

• Discussões em grupo e debates: pg. 12, 13, 27, 34.

• Lição de casa: pg. 11, 19, 20, 24, 33.

• Produção textual: pg. 18, 34, 35.

Serão trabalhadas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática

– Saresp, ENEM e banco de questões de vestibulares.

7. Valore a serem trabalhado na disciplina Protagonismo Juvenil: Na participação das discussões dos temas abordados, desenvolvimento e apresentação de trabalhos; Pedagogia da presença: Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional: Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas geografia, Matemática, Português e Sociologia; 4 Pilares da Educação :(conhecer, fazer, ser e conviver) apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.

8. Critérios de Avaliação

• Avaliação Bimestral: Frequência qualidade na participação no desempenho da prova

envolvimento das questões propostas;

• Debate coletivo sobre o tema previamente preparado,

• Seminário: Pertinente e qualidade dos argumentos, respeito na opinião dos colegas, oralidade,

• Lição de casa: Comprometimento com as tarefas assumindo, datas, entrega e qualidade dos

exercícios;

• Aulas expositivas: Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula,

• Trabalho em grupo: Qualidade da participação escrita e oral,

• Relatório de filme: Qualidade da participação escrita.

9.Referências do Professor: Currículo do Estado de São Paulo. Livro didático Ensino Médio: Introdução á Filosofia. Editora Moderna. Maria Lucia Arruda Aranha.

Livros sugeridos: Bauman, Zygmunt. Identidade: 2005. O livro reproduz uma entrevista do sociólogo polonês em que ele discute a construção da identidade. Elias, Norbert a sociedade dos indivíduos. Rio

de Janeiro: Zahar, 1994.

Sugestão de filme: Naufrago: Conta a história de Chuck Noland, um engenheiro de sistemas correios e entregas, que vive para o trabalho.

Sugestão de sites para pesquisa:

Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Disponível em: WWW.almg.gov.br; Biblioteca Virtual sobre Corrupção. Disponível em: bvc. egu.gov.br ; REDE de Controle Social. Disponível em:

WWW.redecontrolesocial.emrede.org.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Normi Ferreira

Disciplina: Sociologia Série e turma: 2º A Bimestre: 1º 2017

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: Objetivo de tornar mais complexa a discussão, introduzindo na sala de aula o aspecto das tensões na formação da diversidade. É importante que os alunos tomem consciência do que é a construção da diversidade e disputa por poder. Levar o aluno a refletir sobre nossa diversidade socioeconômica com a análise dos dados do IBGE; construir conceitos que permitam estabelecer uma reflexão a respeito de migração, emigração e imigração.

2. Objetivos:

• Desenvolver o espírito crítico dos alunos e sua

capacidade de observação da sociedade e desenvolver

habilidade da leitura;

• Refletir sobre a diversidade sociocultural brasileira, tal

diversidade é construída muitas vezes, com base na

desigualdade de vida;

• A construção de um olhar sociológico sobre a

realidade, tornar o aluno consciente de que não há

olhar natural.

3. Conteúdos da disciplina: Caderno do aluno volume 01

• A população brasileira: diversidade nacional e regional;

• A formação da diversidade brasileira (Migração, emigração e imigração);

• Tensões na formação da diversidade.

4. Habilidade desenvolvida no bimestre Aprendizagem 01 • Refletir sobre a questão da diversidade nacional de forma crítica; • Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral; • Ler e interpretar tabelas que expressam a diversidade nacional em seus diferentes; Aprendizagem 02 • Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional; • Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração; • Desenvolver uma visão sociológica da figura do estrangeiro; Aprendizagem 03 • Compreender e operar com os conceitos de assimilação e aculturação; • Apreender o significado da relação entre estabelecidos e outsiders;

• Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira.

5. Temas transversais: Pluralidade cultural – Trabalho sobre diferentes grupos que sociedade brasileira.

6. Estratégias didáticas:

6.1 Atividades Auto- didáticas:

• Leitura e análise de texto: pg. 18, 19, 25, 27, 28, 29.

• Pesquisa leitura e análise de mapas, tabelas, gráfica e imagens; interpretação e produção: pg. 07, 08, 10, 11, 13, 14, 15, 26, 28, 37.

• Exercícios no caderno do aluno pg. 05, 09, 13, 14, 15, 29,

30.

6.2 Atividades Didático-Cooperativas:

• Discussões em grupo e debates: pg. 10, 11, 22, 23, 24, 31, 33, 34, 35, 36, 39.

• Lição de casa: pg. 16, 37, 38, 17, 18, 39.

• Produção textual: pg. 05, 37.

6.3 – Atividades Complementares: Serão trabalhadas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática – Saresp,

ENEM e banco de questões de vestibulares.

7. Valores trabalhados na disciplina: Protagonismo Juvenil: Na participação das discussões dos temas abordados, apresentação de trabalho; Pedagogia da presença: Agir como modelo a ser seguido; 4 Pilares da Educação: (conhecer, fazer, apresentar vários conceitos onde o educando ira

desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.ser e conviver) .

Educação Interdimensional: Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, Matemática, Português e Filosofia;

8. Critérios de Avaliação:

• Avaliação Bimestral: Freqüência qualidade na participação no desempenho da prova envolvimento das

questões propostas;

• Debate coletivo sobre o tema previamente preparado,

• Seminário: Pertinente e qualidade dos argumentos, respeito na opinião dos colegas, oralidade,

• Lição de casa: Comprometimento com as tarefas assumindo, datas, entrega e qualidade dos exercícios;

• Aulas expositivas: Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula,

• Trabalho em grupo: Qualidade da participação escrita e oral,

• Relatório de filme: Qualidade da participação escrita.

Referências do Professor Currículo do Estado de São Paulo, Livro Didático: Curricular: Sociologia em movimento de Afrânio Silva, Bruno Loureiro, Cássia Miranda Componente e Fátima Ferreira. Editora Moderna.

Livro sugerido: Brandão, Antonio Carlos. Movimentos culturais de juventude. Ed: reform. São Paulo 2004. Alvim. Zuleika. Imigrantes: a vida privada dos pobres do campo. In: Novais. Damatta, Roberto.

Antropologia no quadro das ciências. Rio de Janeiro Rocco, 1981.

Sugestões de filme: O povo brasileiro. Direção: Isa Grinspun Ferraz. Brasil, 2ooo. Recriação da narrativa de Darcy Ribeiro. Discute a formação do povo brasileiro, destacando nossa origem mestiça e o

singular sincretismo cultura dela resultante.

Sugestão de sites para pesquisa:

Portal do Governo Brasileiro. Disponível em: WWW.brasil.gov.br. Portal do Planalto – Presidência da República. Disponível WWW.planalto.gov.br. IBGE. Disponível em : WWW.ibge.gov.br. Site oficial do

Chico Buarque. Disponível em: WWW.chicobuarque.com.br.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Normi Ferreira

Disciplina: Sociologia Série e turma: 3º A Bimestre: 1º 2017

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: Compreender a noção de cidadania, desde as origens do termo até sua concepção moderna, discutindo como chegou á forma que conhecemos atualmente. Demonstrar que a cidadania não é um conceito

estático, mas em construção, uma vez que, embora a noção de cidadania se encontre formulada na Constituição brasileira.

2. Objetivos:

• É introduzir a noção de cidadania, desde as origens

do termo cidadão, até sua concepção moderna,

discutindo como chegou a forma que conhecemos

atualmente;

• É trazer as reflexões anteriores para o contexto

nacional, analisando, de forma sucinta, a formação

do Estado brasileiro e a constituição dos direitos

civis, sociais, políticos e humanos no país.

• É, portanto, apresentar o texto produzido pela

Assembléia Constituinte a partir da leitura de trechos

selecionados da Constituição;

• Introduzir algumas das mais importantes resoluções

promulgadas após a Constituição de 1988 exemplos:

(ECA).

3. Conteúdos da disciplina: Caderno do aluno volume 01

• O que é cidadania;

• A conquista dos direitos civis, políticos, sociais e humanos no Brasil;

• A Constituição e Cidadã;

• Direitos e deveres do cidadão.

4. Habilidades desenvolvidas no bimestre: Aprendizagem 01 • Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”; • Distinguir e reconhecer o que são direitos civis, políticos, sociais e humanos; Aprendizagem 02 • Desenvolver uma compreensão inicial sobre a relação entre a formação do Estado brasileiro e a constituição dos direitos civis, políticos, sociais e humanos no Brasil; • Analisar criticamente as condições de exercício da cidadania no Brasil ao longo da história; • Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988; Aprendizagem 03 • Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira; • Estabelecer uma reflexão crítica sobre a formalização dos direitos da cidadania e as suas possibilidades de efetivação; Aprendizagem 04 • Ler, interpretar e analisar trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto do Idoso;

• Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão.

5. Temas transversais: Cidadania (Constituição da pluralidade cultural no Brasil, o ser humano como agente social) – Estudo da Constituição brasileira; e direitos e deveres do individuo.

6. Estratégias didáticas:

6.1 Atividades Auto- didáticas:

• Leitura e análise de texto: pg. 09, 14, 15, 16, 18, 19, 20, 27, 29, 30,36, 37, 39, 40, 41, 44, 45, 46, 47, 52.

• Pesquisa leitura e análise de mapas, tabelas, gráfica e imagens; interpretação e produção: pg. 05, 06, 08, 10, 13, 17, 26, 27, 28, 33, 51.

• Exercícios no caderno do aluno pg. 05, 06, 07, 08, 11, 13, 14, 15, 17, 21, 26, 27, 29, 32, 33, 34, 38, 39, 41, 42, 48.

6.2 Atividades Didático-Cooperativas:

• Discussões em grupo e debates: pg. 21, 34, 43, 56.

• Lição de casa: pg. 32.

• Produção textual: pg. 06, 07, 08, 12, 22, 23, 48, 56.

6.3 – Atividades Complementares: Serão trabalhadas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática – Saresp, ENEM e banco de questões de vestibulares.

7. Valores trabalhados na disciplina: Protagonismo Juvenil: Na participação das discussões dos temas abordados; Desenvolvimento e apresentação do Júri popular e debate. Pedagogia da presença: Agir como modelo a ser seguido; 4 Pilares da Educação: (conhecer, fazer, apresentar vários conceitos onde o educando ira

desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.ser e conviver)

.

Educação Interdimensional: Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, Matemática, Português e Filosofia;

8. Critérios de Avaliação:

• Avaliação Bimestral: Freqüência qualidade na participação no desempenho da prova envolvimento das

questões propostas;

• Debate coletivo sobre o tema previamente preparado,

• Seminário: Pertinente e qualidade dos argumentos, respeito na opinião dos colegas, oralidade,

• Lição de casa: Comprometimento com as tarefas assumindo, datas, entrega e qualidade dos exercícios;

• Aulas expositivas: Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula,

• Trabalho em grupo: Qualidade da participação escrita e oral,

• Relatório de filme: Qualidade da participação escrita;

Referências do Professor Currículo do Estado de São Paulo, Livro Didático: Curricular: Sociologia em movimento de Afrânio Silva, Bruno Loureiro, Cássia Miranda Componente e Fátima Ferreira. Editora Moderna.

Livro sugerido. Dallari, Dalmo de Abreu. Direitos humanos e cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. Fonseca, Claudia et al. Antropologia ,diversidade e direitos humanos. ED: da UFRGS, 2004. Carvalho, Jose

Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

Sugestões de filme: Ninguém é perfeito. Direção: Joel Schumacher. EUA, 1999. Com Robert de Niro e Philip S. Hoffman, esse é um filme que tematiza a homofobia e o preconceito.

Sugestão de sites para pesquisa:

Portal do Governo Brasileiro. Disponível em: WWW.brasil.gov.br. Portal do Planalto – Presidência da República. Disponível WWW.planalto.gov.br. 2º Conferência. Nacional de Políticos Pública e Direitos

Humanos. Disponível em : http//portal.mj.gov.br.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Thiago Alves

Disciplina: Geografia Série e turma: 1 Ano Bimestre: 1

1. Justificativa do conteúdo do bimestre:

• A Cartografia teve um papel fundamental na conquista de novos territórios e no levantamento de recursos naturais, assim obtendo maiores possibilidades de extração e comercialização desses recursos.

• Nesse momento também os alunos estudarão os diferentes tipos de mapas, pois não existe mapa perfeito, todos possuem pontos positivos e negativos e cada tipo de mapa foi produzido para atender atividades humanas especificas, como, por exemplo, a projeção de Mercator foi criada para atender os marinheiros, pois em sua representação as distâncias oceânicas são perfeitas.

2. Objetivos:

• Analisar os principais conceitos, fundamentos e instrumentos da cartografia e suas aplicações no estudo do espaço geográfico.

3. Conteúdos da disciplina: Cartografia e poder Os elementos dos mapas As projeções cartográficas As técnicas de sensoriamento remoto Geopolítica do mundo contemporâneo O papel dos Estados Unidos da América e a nova “desordem” mundial Conflitos regionais e os deserdados da nova ordem mundial

4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1 - Interpretar o mapa segundo os elementos que o compõem, considerando projeção, escalas métricas e linguagem. Aplicar recursos cartográficos na leitura e na confecção de mapas, como meio de visualização sintética da relação entre realidades geográficas distintas. Analisar códigos e símbolos da linguagem cartográfica utilizando recursos gráficos de qualificação, de quantificação e de ordenação, de modo a evitar falsas imagens e erros cartográficos. Situação de Aprendizagem 2 - Reconhecer, na linguagem cartográfica e nos produtos do sensoriamento remoto, formas indispensáveis para visualizar fenômenos naturais e humanos segundo localizações geográficas. Analisar a cartografia e as imagens do sensoriamento remoto como representações que dão acesso a interpretações da realidade, mas que não são cópias da realidade. Utilizar variáveis visuais de qualificação, ordenação e movimento, de modo a evitar erros cartográficos. Identificar as funções dos produtos do sensoriamento remoto como meios para realização do geoprocessamento e da produção cartográfica. Situação de Aprendizagem 3 – Relacionar a construção de mapas às suas intencionalidades e discutir a influência da cartografia como instrumento de poder. Identificar as possibilidades de tratamento cartográfico de fatos, situações, fenômenos e lugares representativos do mundo globalizado. Analisar as raízes histórico-geográficas do conceito de geopolítica. Situação de Aprendizagem 4 -

Aplicar o conceito de ordem mundial considerando as diferentes formas de poder entre as nações. Identificar, definir e classificar as diferentes potências e superpotências e seu papel na ordem mundial. Analisar situações representativas da ordem mundial contemporâneo e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente.

5. Temas transversais: Trabalho e Consumo – enfatizando principalmente as relações de trabalho entre as nações/povos do mundo.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto (página 15, 16, 31, 41, 42, 44, 47, 52).

• Pesquisa; leitura e análise de mapas, tabelas, gráficos e imagens; interpretação e produção

• Exercícios no caderno do aluno (página 5, 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14, 1, 16, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 28, 30, 32, 33, 34, 37, 38, 43, 4, 46, 49, 1, 52, 53, 54).

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Discussões em grupo e debates;

• Leitura e análise de mapas, gráficos, tabelas e imagens (página 6, 7, 11, 12, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 29, 34, 39, 50, 53);

• Atividade em grupo (página 35, 48, 51).

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa (página 26, 30, 35, 55).

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na participação das discussões dos temas abordados; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Matemática, Português, Artes, Física, Filosofia e Sociologia. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.

8. Critérios de Avaliação

• Trabalho individual e grupo - Qualidade da participação para resolução do problema,

interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo;

• Avaliação - Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e

registros para resolução das questões propostas.

• Atividades do Currículo – Qualidade da participação para resolução do problema; Envolvimento e participação nas atividades propostas – Qualidade da participação.

9. Referências Livros sugeridos: DASH, Joan. O prêmio da longitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2002; JOLY, Fernand. A cartografia. Campinas: Papirus, 1990. BORGES, Jorge Luis. Obras completas II. São Paulo: Globo, 1999; CARPENTIER, Alejo. O Século das Luzes. São Paulo: Global Editora, 1985. Sugestão de sites para pesquisa: Atlas Historique. Disponível em: http://www.atlas-historique.net/accueil.html; Embrapa Monitoramento por Satélite. Disponível em: http://cnpm.embrapa.br. www.atividadeseducativas.com.br; https://sites.google.com/site/professorluisgeo/brincadeiras-jogos-geograficos; www.geografia7.com/jogos-dos-países. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.ambiente.sp.gov.br. Acesso em 19 set. 2009. Google Earth. Disponível em : http://earth.google.com.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Thiago Alves

Disciplina: Geografia Série e turma: 1 Ano Bimestre: 1

1. Justificativa do conteúdo do bimestre:

• A Cartografia teve um papel fundamental na conquista de novos territórios e no levantamento de recursos naturais, assim obtendo maiores possibilidades de extração e comercialização desses recursos.

• Nesse momento também os alunos estudarão os diferentes tipos de mapas, pois não existe mapa perfeito, todos possuem pontos positivos e negativos e cada tipo de mapa foi produzido para atender atividades humanas especificas, como, por exemplo, a projeção de Mercator foi criada para atender os marinheiros, pois em sua representação as distâncias oceânicas são perfeitas.

2. Objetivos:

• Analisar os principais conceitos, fundamentos e instrumentos da cartografia e suas aplicações no estudo do espaço geográfico.

3. Conteúdos da disciplina: Cartografia e poder Os elementos dos mapas As projeções cartográficas As técnicas de sensoriamento remoto Geopolítica do mundo contemporâneo O papel dos Estados Unidos da América e a nova “desordem” mundial Conflitos regionais e os deserdados da nova ordem mundial

4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1 - • Saber ver e interpretar um mapa temático procedendo a classificações, estabelecendo relações e comparações em diferentes projeções cartográficas e escalas geográficas. • Relacionar a construção dos mapas às suas intencionalidades e discutir a influência da Cartografia como um instrumento de poder. Situação de Aprendizagem 2 - • Compreender a multiplicação dos meios de sensoriamento remoto. • Entender o funcionamento e a lógica de criação humana do sensoriamento remoto, em especial a imagem de satélite. • Comparação de diferentes meios de representação da Terra. Situação de Aprendizagem 3 - Expor e discutir ideias por meio de exposição oral. • Leitura e interpretação de textos e das ideias resultantes da participação nas discussões coletivas em sala. • Relacionar conceitos. • Expressar o pensamento pela redação de textos. • Estabelecer relações a partir de diferentes escalas geográficas. • Interpretar mapas. • Elaborar mapas. • Desenvolver habilidades relativas à participação coletiva. Situação de Aprendizagem 4 - • Apresentar e discutir ideias por meio de exposição oral. • Leitura e interpretação de textos e de ideias resultantes da participação nas discussões coletivas em sala. • Interpretação de mapas de escala mundial. • Expressar o pensamento por meio da redação de textos. • Estabelecer relações com base em diferentes escalas geográficas. • Desenvolver habilidades relativas à participação coletiva.

5. Temas transversais: Trabalho e Consumo – enfatizando principalmente as relações de trabalho entre as nações/povos do mundo.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto (página 15, 16, 31, 41, 42, 44, 47, 52).

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Discussões em grupo e debates;

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e

• Pesquisa; leitura e análise de mapas, tabelas, gráficos e imagens; interpretação e produção

• Exercícios no caderno do aluno (página 5, 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14, 1, 16, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 28, 30, 32, 33, 34, 37, 38, 43, 4, 46, 49, 1, 52, 53, 54).

• Leitura e análise de mapas, gráficos, tabelas e imagens (página 6, 7, 11, 12, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 29, 34, 39, 50, 53);

• Atividade em grupo (página 35, 48, 51).

paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa (página 26, 30, 35, 55).

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na participação das discussões dos temas abordados; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Matemática, Português, Artes, Física, Filosofia e Sociologia. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.

8. Critérios de Avaliação

• Trabalho individual e grupo - Qualidade da participação para resolução do problema,

interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo;

• Avaliação - Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e

registros para resolução das questões propostas.

• Atividades do Currículo – Qualidade da participação para resolução do problema; Envolvimento e participação nas atividades propostas – Qualidade da participação.

9. Referências Livros sugeridos: DASH, Joan. O prêmio da longitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2002; JOLY, Fernand. A cartografia. Campinas: Papirus, 1990. BORGES, Jorge Luis. Obras completas II. São Paulo: Globo, 1999; CARPENTIER, Alejo. O Século das Luzes. São Paulo: Global Editora, 1985. Sugestão de sites para pesquisa: Atlas Historique. Disponível em: http://www.atlas-historique.net/accueil.html; Embrapa Monitoramento por Satélite. Disponível em: http://cnpm.embrapa.br. www.atividadeseducativas.com.br; https://sites.google.com/site/professorluisgeo/brincadeiras-jogos-geograficos; www.geografia7.com/jogos-dos-países. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.ambiente.sp.gov.br. Acesso em 19 set. 2009. Google Earth. Disponível em : http://earth.google.com.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Thiago Alves Disciplina: Geografia Série e turma: 3º Ano Bimestre: 1

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: Nesse momento será desenvolvido com os educandos algumas temáticas, como, regionalização que significa dividir o espaço terrestre ou parcelas dele (tanto o espaço mundial, país, estado, cidade etc.) em regiões ou partes que devem possuir características comuns e que podem, portanto, ser identificadas; As regiões da ONU, por sua vez, trabalha-se com as regionalizações procedentes de critérios utilizados pelo Banco Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

2. Objetivos:

• Diferenciar critérios de regionalização, como, variedade de elementos da natureza (clima, relevo, solo, vegetação etc.) e das sociedades (produção de riquezas, culturas etc.), o espaço geográfico pode ser dividido e classificado de diferentes modos em regiões ou grupos de países.

• Compreensão das principais formas de divisão e agrupamento dos países do mundo com base na mensuração ou indicação do nível de desenvolvimento ou, em outras palavras, destinadas a retratar e analisar a difusão da pobreza.

• Analisar a divisão entre países do “Norte” (ricos, desenvolvidos) e países do “Sul” (pobres, em desenvolvimento), procurando demonstrar seu significado político e econômico.

• Compreender as relações existentes entre a nova regionalização em curso do espaço geográfico mundial (multipolarização) e a reordenação ocorrida na economia-mundo, principalmente a partir do início da década de 1990, em grande parte relacionadas ao fim da bipolaridade geopolítica da velha ordem da Guerra Fria (1947-1991).

3. Conteúdos da disciplina: Regionalização do espaço mundial

As regiões da Organizac a o das Nac ões Unidas (ONU); O conflito Norte e Sul;

Globalizac a o e regionalizac a o economica;

4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1

• Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvam.

Situação de Aprendizagem 2

• Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana.

Situação de Aprendizagem 3

• Associar e interpretar mapas sobre a distribuição da riqueza mundial e o número de pessoas refugiadas para identificar as distintas assimetrias e integrações na ordem mundial;

• Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente.

Situação de Aprendizagem 4

• Aplicar e diferenciar os conceitos de ordem mundial, bipolaridade e multipolaridade;

• Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana.

5. Temas transversais: Gênero e diversidade étnico-cultural – enfatizando na diferença socioeconômica e cultural dos países africanos.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto (página 13, 24);

• Pesquisa; leitura e análise de mapas, tabelas, gráficos e imagens; interpretação e produção

• Exercícios no caderno do aluno (página 5, 7, 9, 10, 11, 12, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 32, 33, 34, 36, 37).

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Discussões em grupo e debates;

• Leitura e análise de mapas, gráficos, tabelas e imagens (página 5, 6, 8, 10, 12, 13, 14, 16, 17, 19, 21, 25, 26, 27, 28, 30, 31, 32);

• Atividade em grupo (página 11, 22, 33).

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa (página 36).

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na participação das discussões dos temas abordados, desenvolvimento e apresentação de trabalhos; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Matemática, Português, Biologia, Artes e Filosofia.

8. Critérios de Avaliação

• Trabalho individual e grupo - Qualidade da participação para resolução do problema, interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo;

• Avaliação - Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e registros para resolução das questões propostas.

• Atividades do Currículo – Qualidade da participação para resolução do problema;

• Envolvimento e participação nas atividades propostas – Qualidade da participação.

9. Referências Livros sugeridos: BENKO, G. Economia, espaço e globalização na aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec, 1996. CHOSSUDOVSKY, M. A globalização da pobreza. São Paulo: Moderna, 1999. HAESBAERT, R. (Org.). Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. Niterói: EDUFF, 1998. HAESBAERT, R. Blocos internacionais de poder. São Paulo: Contexto, 1993. (Coleção Repensando a Geografia). MAGNOLI, D. O novo mapa do mundo. São Paulo: Moderna, 1994. OLIC, Nelson Bacic; CANEPA, Beatriz. Geopolítica da América Latina. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção Polêmica). Coleção – Enciclopédias – Barça. Currículo do Estado de São Paulo – Geografia.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Thiago Alves Disciplina: Geografia Série e turma: 3º Ano Bimestre: 1

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: Nesse momento será desenvolvido com os educandos algumas temáticas, como, regionalização que significa dividir o espaço terrestre ou parcelas dele (tanto o espaço mundial, país, estado, cidade etc.) em regiões ou partes que devem possuir características comuns e que podem, portanto, ser identificadas; As regiões da ONU, por sua vez, trabalha-se com as regionalizações procedentes de critérios utilizados pelo Banco Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

2. Objetivos:

• Diferenciar critérios de regionalização, como, variedade de elementos da natureza (clima, relevo, solo, vegetação etc.) e das sociedades (produção de riquezas, culturas etc.), o espaço geográfico pode ser dividido e classificado de diferentes modos em regiões ou grupos de países.

• Compreensão das principais formas de divisão e agrupamento dos países do mundo com base na mensuração ou indicação do nível de desenvolvimento ou, em outras palavras, destinadas a retratar e analisar a difusão da pobreza.

• Analisar a divisão entre países do “Norte” (ricos, desenvolvidos) e países do “Sul” (pobres, em desenvolvimento), procurando demonstrar seu significado político e econômico.

• Compreender as relações existentes entre a nova regionalização em curso do espaço geográfico mundial (multipolarização) e a reordenação ocorrida na economia-mundo, principalmente a partir do início da década de 1990, em grande parte relacionadas ao fim da bipolaridade geopolítica da velha ordem da Guerra Fria (1947-1991).

3. Conteúdos da disciplina: Regionalização do espaço mundial

As regiões da Organizac a o das Nac ões Unidas (ONU); O conflito Norte e Sul;

Globalizac a o e regionalizac a o economica;

Situação de Aprendizagem 1 • Estabelecer a diferenciação entre os conceitos acerca da formação econômica do Brasil. • Desenvolver habilidades de leitura e produção de textos

contínuos (expositivos, descritivos e narrativos) e descontinuos (mapas). • Ler e interpretar mapas para extrair informações que permitam

identificar singularidades e distinc ões das diversas etapas da

formac a o territorial do Brasil. • Identificar dados, representações e informações encontrados em cartas e mapas, para comparar as

diferentes etapas do processo de formac ao territorial do Brasil. Situação de Aprendizagem 2 • Relacionar diferentes linguagens, como a cinematográfica e a cartográfica, para extrair informações e elaborar texto sobre a realidade mundial. • Compreender os principais critérios de regionalização do espaço mundial adotados pelo Banco Mundial e PNUD. • Diferenciar os conceitos de RNB, PIB, RNB per capita e PIB

per capita, aplicando-os na leitura e interpretaca o de mapas. • Conceituar IDH por meio do entendimento dos critérios

considerados para a elaboração desse indice. • Ler e interpretar mapa e gráfico sobre o IDH dos países do mundo. Situação de Aprendizagem 3 • Ler e interpretar mapa sobre as emissões de CO2 no mundo. • Comparar mapas para formular hipóteses. • Ler e interpretar mapas sobre migrações internacionais. • Produzir textos sobre as migrações internacionais refletindo sobre a situação dos imigrantes na Europa. Situação de Aprendizagem 4 • Leitura, interpretação e produção de textos (narrativas, textos de pesquisa, textos técnicos) e imagens (mapas, fotos, filmes). • Leitura e análise de textos argumentativos distinguindo pontos de vista diferentes. • Extração de informações implícitas e/ou explícitas de textos de diversas naturezas. • Elaboração de mapas e quadros conceituais. • Comparação de dados representados em diversas linguagens.

4. Temas transversais: Gênero e diversidade étnico-cultural – enfatizando na diferença socioeconômica e cultural dos países africanos.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto (página 13, 24);

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Discussões em grupo e debates;

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e

• Pesquisa; leitura e análise de mapas, tabelas, gráficos e imagens; interpretação e produção

• Exercícios no caderno do aluno (página 5, 7, 9, 10, 11, 12, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 32, 33, 34, 36, 37).

• Leitura e análise de mapas, gráficos, tabelas e imagens (página 5, 6, 8, 10, 12, 13, 14, 16, 17, 19, 21, 25, 26, 27, 28, 30, 31, 32);

• Atividade em grupo (página 11, 22, 33).

paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa (página 36).

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na participação das discussões dos temas abordados, desenvolvimento e apresentação de trabalhos; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Matemática, Português, Biologia, Artes e Filosofia.

8. Critérios de Avaliação

• Trabalho individual e grupo - Qualidade da participação para resolução do problema, interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo;

• Avaliação - Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e registros para resolução das questões propostas.

• Atividades do Currículo – Qualidade da participação para resolução do problema;

• Envolvimento e participação nas atividades propostas – Qualidade da participação.

9. Referências Livros sugeridos: BENKO, G. Economia, espaço e globalização na aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec, 1996. CHOSSUDOVSKY, M. A globalização da pobreza. São Paulo: Moderna, 1999. HAESBAERT, R. (Org.). Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. Niterói: EDUFF, 1998. HAESBAERT, R. Blocos internacionais de poder. São Paulo: Contexto, 1993. (Coleção Repensando a Geografia). MAGNOLI, D. O novo mapa do mundo. São Paulo: Moderna, 1994. OLIC, Nelson Bacic; CANEPA, Beatriz. Geopolítica da América Latina. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção Polêmica). Coleção – Enciclopédias – Barça. Currículo do Estado de São Paulo – Geografia.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Adriane C. D. Barros Zago

Disciplina: História Série e turma: 6º Ano A Bimestre: 1º

1-Justificativa do conteúdo do bimestre: A proposta deste bimestre é propiciar aos alunos compreensão de que ao longo da história diferentes povos colocaram-se questões sobre a natureza do tempo, cada um á sua maneira. Também tem como foco leitura, discussão, atividades propostas e pesquisas – sobre a pré-história, a evolução dos primeiros seres humanos desde a busca de alimentos até a Revolução Neolítica (com o cultivo da agricultura e criação de animais) e suas primeiras formas de comunicações até o surgimento da escrita.

2- Objetivos:

Identificar os conceitos de fonte histórica, sujeito histórico e tempo histórico. Perceber que a História é a ciência que estuda as ações humanas no tempo. Localizar acontecimentos no tempo, dominando unidades de medida; Compreender as diferentes visões a respeito da origem da vida no planeta; Analisar a relação entre o surgimento das primeiras cidades, formação do Estado e desenvolvimento da Escrita.

3-Conteúdos da disciplina:

Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao longo da história. As linguagens das fontes históricas. Documentos escritos, mapas, imagens, entrevistas. A vida na Pré-história e a escrita. Os suportes e os instrumentos da escrita.

4-Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:

Situação de Aprendizagem 1 - Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao longo da história Habilidades: • Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade, estabelecendo relações de anterioridade e posterioridade. • Reconhecer as diferentes formas histórico-sociais de marcação do tempo. Situação de Aprendizagem 2 - As linguagens das fontes históricas: documentos, mapas, imagens e entrevistas. Habilidade: • Compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a informações de natureza variada. Reconhecer as diferentes interpretações das fontes históricas. • Reconhecer a diversidade de fontes históricas como objeto pretendido de investigação do passado. • Reconhecer, em fontes documentais, a importância cultural dos períodos históricos sem escrita. Situação de Aprendizagem 3 - A vida na pré-história e a escrita Habilidade: • Identificar a existência das diferentes linguagens nas fontes históricas. Reconhecer no tempo histórico as permanências mudanças, as diferenças e semelhanças dos eventos humanos. Situação de Aprendizagem 4 - Os suportes e os instrumentos da escrita Habilidade: • Reconhecer a importância da escrita com base nos seus diferentes suportes ao longo da história. • Relacionar o poder ao domínio da escrita no processo histórico

5 - Temas transversais: Pluralidade cultural; analisaremos a pluralidade cultural na Pré- história.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e analise de texto; pág.06, 08, 09, 11, 19, 20, 22, 27,37.

• Pesquisa individual: pág.15, 23,39.

• Atividades: pág.: 09, 11, 14, 15, 17, 21, 25, 29, 31, 33, 37, 38, 40,41.

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Elaboração de cartazes;

• Pesquisas;

• Utilização da sala de informática.

6.3 – Atividades Complementares:

• Lição de casa: Pág. 07, 14, 22,38.

• Projeto leitura na história.

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Projeto Leitura na História:

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na participação das discussões dos temas abordados; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Português, Artes. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.

8. Critérios de Avaliação:

Aulas expositivas - Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula; Trabalho em grupo - Qualidade da participação para resolução do problema, interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo; Pesquisa individual com relatório - Adequação do produto ao tema proposto, estrutura do texto, coesão. Lição de casa- Comprometimento com as tarefas assumidas Data de entrega, qualidade dos exercícios, etc. Avaliação Escrita- Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e registros para resolução das questões propostas.

9- Referências: Livros sugeridos: Projeto Arribará. História sociedade e cidadania. Caderno do aluno. Caderno do professor. O Pequeno Príncipe. Aries, Philippe. O tempo da história. Baussier Sitie. Pequena história da escrita.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Adriane C. D. Barros Zago

Disciplina: História Série e turma: 6º Ano B Bimestre: 1º

1-Justificativa do conteúdo do bimestre: A proposta deste bimestre é propiciar aos alunos compreensão de que ao longo da história diferentes povos colocaram-se questões sobre a natureza do tempo, cada um á sua maneira. Também tem como foco leitura, discussão, atividades propostas e pesquisas – sobre a pré-história, a evolução dos primeiros seres humanos desde a busca de alimentos até a Revolução Neolítica (com o cultivo da agricultura e criação de animais) e suas primeiras formas de comunicações até o surgimento da escrita.

2- Objetivos:

Identificar os conceitos de fonte histórica, sujeito histórico e tempo histórico. Perceber que a História é a ciência que estuda as ações humanas no tempo. Localizar acontecimentos no tempo, dominando unidades de medida; Compreender as diferentes visões a respeito da origem da vida no planeta; Analisar a relação entre o surgimento das primeiras cidades, formação do Estado e desenvolvimento da Escrita.

3-Conteúdos da disciplina:

Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao longo da história. As linguagens das fontes históricas. Documentos escritos, mapas, imagens, entrevistas. A vida na Pré-história e a escrita. Os suportes e os instrumentos da escrita.

4-Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:

Situação de Aprendizagem 1 - Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao longo da história Habilidades: • Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade, estabelecendo relações de anterioridade e posterioridade. • Reconhecer as diferentes formas histórico-sociais de marcação do tempo. Situação de Aprendizagem 2 - As linguagens das fontes históricas: documentos, mapas, imagens e entrevistas. Habilidade: • Compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a informações de natureza variada. Reconhecer as diferentes interpretações das fontes históricas. • Reconhecer a diversidade de fontes históricas como objeto pretendido de investigação do passado. • Reconhecer, em fontes documentais, a importância cultural dos períodos históricos sem escrita. Situação de Aprendizagem 3 - A vida na pré-história e a escrita Habilidade: • Identificar a existência das diferentes linguagens nas fontes históricas. Reconhecer no tempo histórico as permanências mudanças, as diferenças e semelhanças dos eventos humanos. Situação de Aprendizagem 4 - Os suportes e os instrumentos da escrita Habilidade: • Reconhecer a importância da escrita com base nos seus diferentes suportes ao longo da história. • Relacionar o poder ao domínio da escrita no processo histórico

5 - Temas transversais: Pluralidade cultural; analisaremos a pluralidade cultural na Pré- história.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e analise de texto; pág.06, 08, 09, 11, 19, 20, 22, 27,37.

• Pesquisa individual: pág.15, 23,39.

• Atividades: pág.: 09, 11, 14, 15, 17, 21, 25, 29, 31, 33, 37, 38, 40,41.

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Elaboração de cartazes;

• Pesquisas;

• Utilização da sala de informática.

6.3 – Atividades Complementares:

• Lição de casa: Pág. 07, 14, 22,38.

• Projeto leitura na história.

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Projeto Leitura na História:

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na participação das discussões dos temas abordados; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Português, Artes. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.

8. Critérios de Avaliação:

Aulas expositivas - Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula; Trabalho em grupo - Qualidade da participação para resolução do problema, interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo; Pesquisa individual com relatório - Adequação do produto ao tema proposto, estrutura do texto, coesão. Lição de casa- Comprometimento com as tarefas assumidas Data de entrega, qualidade dos exercícios, etc. Avaliação Escrita- Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e registros para resolução das questões propostas.

9- Referências: Livros sugeridos: Projeto Arribará. História sociedade e cidadania. Caderno do aluno. Caderno do professor. O Pequeno Príncipe. Aries, Philippe. O tempo da história. Baussier Sitie. Pequena história da escrita.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Adriane C. D. Barros Zago

Disciplina: História Série e turma: 7º Ano A Bimestre: 1º

Justificativa do conteúdo do bimestre: Nesse bimestre analisaremos as principais características da Idade Média europeia através do feudalismo, fazendo um paralelo com fundamentos religiosos e sociais das Cruzadas medievais. Em seguida estudaremos a importância da Cidade para o estabelecimento e a organização das instituições sociais ao longo da história. E para fechar o bimestre veremos as manifestações artísticas através do Renascimento cultural e científico.

1. Objetivos:

• Reconhecer que a formação das sociedades

contemporâneas é resultado de interações e conflitos de

caráter econômico, político e cultural.

• Reconhecer os principais elementos conformadores das

relações sociais no cotidiano.

• Estabelecer relações entre os principais elementos que

caracterizam o processo de formação das instituições

políticas e sociais ao longo da história, aplicando

conceitos de permanência e ruptura.

2. Conteúdos da disciplina: O feudalismo em suas relações sociais, econômicas, políticas e religiosas. As Cruzadas e os contatos entre as sociedades europeias e orientais. Renascimento comercial e urbano. O Renascimento cultural e científico.

3. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1 - O feudalismo em suas relações sociais, econômicas, políticas e religiosas.

Identificar as principais características do sistema de trabalho na Idade Média europeia; • Classificar cronologicamente os principais períodos que dividem a história das sociedades ocidentais. • Reconhecer a importância das fontes iconógrafas ficas para a construção do conhecimento histórico. • Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas, responsáveis pela formação e ocupação territorial. • Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e o conhecimento da história. • Estabelecer relações entre as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de sua constituição. Situação de Aprendizagem 2 - As Cruzadas e os contatos entre as sociedades europeias e orientais • Identificar os principais fundamentos religiosos e sociais das Cruzadas medievais. • Reconhecer, a partir de diferentes referências, a importância da cultura material como fonte histórica. Situação de Aprendizagem 3 - O Renascimento comercial e urbano Habilidade: Analisar a importância da Cidade para o estabelecimento e a organização das instituições sociais ao longo da história. • Identificar os principais fatores que possibilitaram o crescimento urbano na Europa Ocidental a partir da Baixa Idade Média. • Estabelecer relações entre dados e informações contidos em documentos de variada natureza. • Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história. Situação de Aprendizagem 4 - O Renascimento cultural e científico Habilidade: • Reconhecer a importância das manifestações artísticas e literárias para o conhecimento histórico. • Identificar as principais características do Renascimento (antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo, mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica greco-

latina). • Estabelecer relações entre a invenção da imprensa na Europa ocidental e a circulação e o desenvolvimento do conhecimento em suas variadas formas

4. Temas transversais: Trabalho e Consumo – enfatizando principalmente as relações de trabalho entre as nações e povos do mundo.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto pág. 05, 07, 09, 12, 13, 14, 15, 19,26, 29, 37.

• Pesquisa individual e em grupo: 30, 31,39,

• Leitura e análise de imagem: 08 15,18.

• Exercícios no caderno do aluno: 06, 10, 11, 16, 17, 21, 23, 24,26, 27, 28,33, 34. ,

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Discussões em grupo e debates;

• Atividade em grupo: pág. 31,39.

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa 10, 11, 19,27.

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na participação das discussões dos temas abordados; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Matemática, Português, Artes. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.

8. Critérios de Avaliação Aulas expositivas - Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula;

Trabalho em grupo - Qualidade da participação para resolução do problema, interesse e

envolvimento na execução de tarefas em grupo;

Pesquisa individual com relatório - Adequação do produto ao tema proposto, estrutura do texto,

coesão.

Lição de casa- Comprometimento com as tarefas assumidas Data de entrega, qualidade dos

exercícios, etc.

Avaliação Escrita- Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e registros para resolução das questões propostas.

9. Referências: Filmes sugeridos: Merlin e a espada. O Nome da rosa. Cruzada. Livros sugeridos: História: Sociedade e cidadania. Le Goff, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média. Franco Jr. Hilário. A Idade Média – Nascimento do Ocidente. Oliveira, Antonio Carlos. O Renascimento.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Adriane C. D. Barros Zago

Disciplina: História Série e turma: 7º Ano B Bimestre: 1º

Justificativa do conteúdo do bimestre: Nesse bimestre analisaremos as principais características da Idade Média europeia através do feudalismo, fazendo um paralelo com fundamentos religiosos e sociais das Cruzadas medievais. Em seguida estudaremos a importância da Cidade para o estabelecimento e a organização das instituições sociais ao longo da história. E para fechar o bimestre veremos as manifestações artísticas através do Renascimento cultural e científico.

1. Objetivos:

• Reconhecer que a formação das sociedades

contemporâneas é resultado de interações e conflitos de

caráter econômico, político e cultural.

• Reconhecer os principais elementos conformadores das

relações sociais no cotidiano.

• Estabelecer relações entre os principais elementos que

caracterizam o processo de formação das instituições

políticas e sociais ao longo da história, aplicando

conceitos de permanência e ruptura.

2. Conteúdos da disciplina: O feudalismo em suas relações sociais, econômicas, políticas e religiosas. As Cruzadas e os contatos entre as sociedades europeias e orientais. Renascimento comercial e urbano. O Renascimento cultural e científico.

3. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1 - O feudalismo em suas relações sociais, econômicas, políticas e religiosas.

Identificar as principais características do sistema de trabalho na Idade Média europeia; • Classificar cronologicamente os principais períodos que dividem a história das sociedades ocidentais. • Reconhecer a importância das fontes iconógrafa ficas para a construção do conhecimento histórico. • Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas, responsáveis pela formação e ocupação territorial. • Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e o conhecimento da história. • Estabelecer relações entre as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de sua constituição. Situação de Aprendizagem 2 - As Cruzadas e os contatos entre as sociedades europeias e orientais • Identificar os principais fundamentos religiosos e sociais das Cruzadas medievais. • Reconhecer, a partir de diferentes referências, a importância da cultura material como fonte histórica. Situação de Aprendizagem 3 - O Renascimento comercial e urbano Habilidade: Analisar a importância da Cidade para o estabelecimento e a organização das instituições sociais ao longo da história. • Identificar os principais fatores que possibilitaram o crescimento urbano na Europa Ocidental a partir da Baixa Idade Média. • Estabelecer relações entre dados e informações contidos em documentos de variada natureza. • Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história. Situação de Aprendizagem 4 - O Renascimento cultural e científico Habilidade: • Reconhecer a importância das manifestações artísticas e literárias para o conhecimento histórico. • Identificar as principais características do Renascimento (antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo,

mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica greco-latina). • Estabelecer relações entre a invenção da imprensa na Europa ocidental e a circulação e o desenvolvimento do conhecimento em suas variadas formas

4. Temas transversais: Trabalho e Consumo – enfatizando principalmente as relações de trabalho entre as nações/povos do mundo.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto pág. 05, 07, 09, 12, 13, 14, 15, 19,26, 29, 37.

• Pesquisa individual e em grupo: 30, 31,39,

• Leitura e análise de imagem: 08 15,18.

• Exercícios no caderno do aluno: 06, 10, 11, 16, 17, 21, 23, 24,26, 27, 28,33, 34. ,

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Discussões em grupo e debates;

• Atividade em grupo: pág. 31,39.

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa 10, 11, 19,27.

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na participação das discussões dos temas abordados; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Matemática, Português, Artes. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.

8. Critérios de Avaliação Aulas expositivas - Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula;

Trabalho em grupo - Qualidade da participação para resolução do problema, interesse e

envolvimento na execução de tarefas em grupo;

Pesquisa individual com relatório - Adequação do produto ao tema proposto, estrutura do texto,

coesão.

Lição de casa- Comprometimento com as tarefas assumidas Data de entrega, qualidade dos

exercícios, etc.

Avaliação Escrita- Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e registros para resolução das questões propostas.

9. Referências: Filmes sugeridos: Merlin e a espada. O Nome da rosa. Cruzada. Livros sugeridos: História: Sociedade e cidadania. Le Goff, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média. Franco Jr. Hilário. A Idade Média – Nascimento do Ocidente. Oliveira, Antonio Carlos. O Renascimento.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Adriane C. D. Barros Zago

Disciplina: História Série e turma: 8º Ano A Bimestre: 1º

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: Nesse bimestre estudaremos o Iluminismo suas características, seus desdobramentos e influencias, tanto nas questões econômicas, quanto nas questões politicas, seus principais pensadores e sua influencia nos processos de independências de vários países, inclusive dos EUA. Estudaremos também as características referentes à exploração de mão de obra indígena no processo de colonização espanhola na América. E para finalizar o bimestre veremos as transformações significativas da revolução industrial, suas características e seus efeitos sociais.

2. Objetivos:

Reconhecer as principais influências do pensamento iluminista na organização política da sociedade ocidental Nos dias atuais. Entender o processo de independência dos Estados Unidos. Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônias europeias na América. Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história.

3. Conteúdos da disciplina: O Iluminismo. A colonização inglesa e a independência dos Estados Unidos da América. A colonização espanhola e a independência da América espanhola Situação de Aprendizagem 4 - A Revolução Industrial inglesa.

4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:

Situação de Aprendizagem 1 - O Iluminismo • Identificar os principais campos da atividade humana influenciados pelo Iluminismo. Identificar as principais características do pensamento iluminista e os valores por ele defendidos Situação de Aprendizagem 2 - A colonização inglesa e a independência dos Estados Unidos da América • Relacionar a ruptura dos EUA com a metrópole à crise do Antigo Regime. • Identificar o papel de cada grupo social no processo de independência dos EUA. • Identificar, a partir de documentos, índios e negros como excluídos após a independência dos EUA. • Identificar as influências do pensamento iluminista nos textos declaratórios da independência dos EUA. • Identificar os principais fatos e acontecimentos que podem estabelecer um encadeamento cronológico relativo ao processo de independência dos EUA. • Reconhecer os motivos que levaram os EUA a conquistar sua emancipação política. • Reconhecer, no processo de independência dos EUA, a convivência entre o ideal de liberdade política e a manutenção da escravidão. Situação de Aprendizagem 3 - A colonização espanhola e a independência da América espanhola • Identificar as principais características das formas de trabalho introduzidas na América pelos europeus. • Identificar as principais formas de resistência das populações ameríndias às relações de exploração de trabalho introduzidas pelos espanhóis. • Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças. Reconhecer a importância de analisar textos de época para melhor compreensão de temas e conteúdos históricos. • Identificar o sentido do direito de encomenda no processo de colonização espanhola, relacionando-o à catequese dos indígenas. • Identificar o sentido dos repartimentos nas colônias espanholas da América.

Situação de Aprendizagem 4 - A Revolução Industrial inglesa • Estabelecer relações entre a Revolução Industrial e o processo de urbanização e crescimento demográfico. • Estabelecer relações entre o uso de máquinas e o controle do tempo do trabalhador industrial. • Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial. • Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador industrial. • Estabelecer relações entre a exploração do trabalho infantil à época da Revolução Industrial e nas sociedades contemporâneas, inclusive no Brasil. • Identificar, a partir do estudo sobre o trabalho infantil e o da mulher, as permanências na dinâmica do processo histórico.

5. Temas transversais: Ética e Cidadania – relacionando os direitos e deveres do cidadão.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto: pág. 7, 28, 34,41.

• Pesquisa individual: pág.17,37,

• Leitura e análise de imagem: pág. 19, 27,34.

• Exercícios no caderno do aluno: pág.6, 12, 13, 14, 22, 23, 28, 29, 30, 35, 36, 40, 41,42.

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Discussões em grupo e debates;

• Atividade em grupo: pág.8.

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa: pág.: 5,31,

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na participação das discussões dos temas abordados; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Português, Artes. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.

8. Critérios de Avaliação Aulas expositivas - Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula;

Trabalho em grupo - Qualidade da participação para resolução do problema, interesse e

envolvimento na execução de tarefas em grupo;

Pesquisa individual com relatório - Adequação do produto ao tema proposto, estrutura do texto,

coesão.

Lição de casa- Comprometimento com as tarefas assumidas Data de entrega, qualidade dos

exercícios, etc.

Avaliação Escrita- Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e registros para resolução das questões propostas.

9- Referências: História sociedade e cidadania; Fortes, Luís. O Iluminismo. Karnal Leandro. Unidos e a formação da nação. Las Casas Bartolomeu de. O paraíso destruído. Decca, Edgar de. O nascimento das fabricas.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Adriane C. D. Barros Zago

Disciplina: História Série e turma: 8º Ano B Bimestre: 1º

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: Nesse bimestre estudaremos o Iluminismo suas características, seus desdobramentos e influencias, tanto nas questões econômicas, quanto nas questões politicas, seus principais pensadores e sua influencia nos processos de independências de vários países, inclusive dos EUA. Estudaremos também as características referentes à exploração de mão de obra indígena no processo de colonização espanhola na América. E para finalizar o bimestre veremos as transformações significativas da revolução industrial, suas características e seus efeitos sociais.

2. Objetivos:

Reconhecer as principais influências do pensamento iluminista na organização política da sociedade ocidental Nos dias atuais. Entender o processo de independência dos Estados Unidos. Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônias europeias na América. Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história.

3. Conteúdos da disciplina: O Iluminismo. A colonização inglesa e a independência dos Estados Unidos da América. A colonização espanhola e a independência da América espanhola Situação de Aprendizagem 4 - A Revolução Industrial inglesa.

4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:

Situação de Aprendizagem 1 - O Iluminismo • Identificar os principais campos da atividade humana influenciados pelo Iluminismo. Identificar as principais características do pensamento iluminista e os valores por ele defendidos Situação de Aprendizagem 2 - A colonização inglesa e a independência dos Estados Unidos da América • Relacionar a ruptura dos EUA com a metrópole à crise do Antigo Regime. • Identificar o papel de cada grupo social no processo de independência dos EUA. • Identificar, a partir de documentos, índios e negros como excluídos após a independência dos EUA. • Identificar as influências do pensamento iluminista nos textos declaratórios da independência dos EUA. • Identificar os principais fatos e acontecimentos que podem estabelecer um encadeamento cronológico relativo ao processo de independência dos EUA. • Reconhecer os motivos que levaram os EUA a conquistar sua emancipação política. • Reconhecer, no processo de independência dos EUA, a convivência entre o ideal de liberdade política e a manutenção da escravidão. Situação de Aprendizagem 3 - A colonização espanhola e a independência da América espanhola • Identificar as principais características das formas de trabalho introduzidas na América pelos europeus. • Identificar as principais formas de resistência das populações ameríndias às relações de exploração de trabalho introduzidas pelos espanhóis. • Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças. Reconhecer a importância de analisar textos de época para melhor compreensão de temas e conteúdos históricos. • Identificar o sentido do direito de encomenda no processo de colonização espanhola, relacionando-o à catequese dos indígenas. • Identificar o sentido dos repartimentos nas colônias espanholas da América.

Situação de Aprendizagem 4 - A Revolução Industrial inglesa • Estabelecer relações entre a Revolução Industrial e o processo de urbanização e crescimento demográfico. • Estabelecer relações entre o uso de máquinas e o controle do tempo do trabalhador industrial. • Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial. • Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador industrial. • Estabelecer relações entre a exploração do trabalho infantil à época da Revolução Industrial e nas sociedades contemporâneas, inclusive no Brasil. • Identificar, a partir do estudo sobre o trabalho infantil e o da mulher, as permanências na dinâmica do processo histórico.

5. Temas transversais: Ética e Cidadania – relacionando os direitos e deveres do cidadão.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto: pág. 7, 28, 34,41.

• Pesquisa individual: pág.17,37,

• Leitura e análise de imagem: pág. 19, 27,34.

• Exercícios no caderno do aluno: pág.6, 12, 13, 14, 22, 23, 28, 29, 30, 35, 36, 40, 41,42.

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Discussões em grupo e debates;

• Atividade em grupo: pág.8.

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa: pág.: 5,31,

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na participação das discussões dos temas abordados; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Português, Artes. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.

8. Critérios de Avaliação Aulas expositivas - Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula;

Trabalho em grupo - Qualidade da participação para resolução do problema, interesse e

envolvimento na execução de tarefas em grupo;

Pesquisa individual com relatório - Adequação do produto ao tema proposto, estrutura do texto,

coesão.

Lição de casa- Comprometimento com as tarefas assumidas Data de entrega, qualidade dos

exercícios, etc.

Avaliação Escrita- Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e registros para resolução das questões propostas.

9- Referências: História sociedade e cidadania; Fortes, Luís. O Iluminismo. Karnal Leandro. Unidos e a formação da nação. Las Casas Bartolomeu de. O paraíso destruído. Decca, Edgar de. O nascimento das fabricas.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Thiago Alves Disciplina: Geografia Série e turma: 9º Ano Bimestre: 1

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: A globalização não é um processo de simples analise de um ou dois fatores, é algo muito complexo e dinâmico, pois envolve uma série de fatores, como, por exemplo, padronização de consumo, multinacionais, tecnologias, difusão de cultura, propagandas – moda, entre outros; dessa forma, o nosso educando deve ser apropriar o máximo possível dos fatores que envolvem a globalização, assim, terão a possibilidade de aguçar o senso crítico individual e perceber de fato as intencionalidades de países, grandes corporações, política, econômica e interesses individuais.

2. Objetivos:

• Compreender o espaço geográfico mundial do ponto de vista dos aspectos políticos e sociais.

• Perceber como a globalização modificou a estrutura populacional; entender os conceitos demográficos fundamentais juntamente com a distribuição e o crescimento da população mundial.

• Analisar a atual ideologia das multinacionais;

• Compreender as características da globalização – diferenças regionais;

• Analisar as modificações que surgiram no espaço de produção e de circulação mundial, analisando a interferência dos novos fluxos de informações nas comunicações, no comércio, na estrutura produtiva, na vida econômica e nas relações sócio-políticas mundiais.

3. Conteúdos da disciplina: 1. A produção do espaço geográfico global

Globalizac a o e regionalizac a o As doutrinas do poderio dos Estados Unidos da América

Os blocos economicos supranacionais

4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1

• Aplicar conceitos de espaço geográfico, lugar, região, fazendo uso da linguagem científica de forma adequada ao nível de estudo;

• Identificar, no funcionamento da sociedade capitalista, elementos que estimulam e aceleram o processo de globalização;

Situação de Aprendizagem 2

• Identificar e caracterizar fatos, situações, fenômenos e lugares representativos do processo de globalização, nas dimensões econômicas, cultural e espacial;

• Apresentar possíveis soluções para situação-problema representativas de conflito resultante da ação de forças hegemônicas globais;

• Confrontar argumentos e ideias de diversos autores em textos que discutem as diferentes manifestação da globalização.

Situação de Aprendizagem 3

• Reconhecer, localizar, descrever e comparar fatos, problemas, fenômenos, situações, lugares que expressem as diversidades e desigualdades regionais na escala global, como meio para compreender as disparidades que as envolvem;

• Explicar e compreender causas e efeitos que permitam reconhecer a globalização como produto do funcionamento do regime capitalista, assim como analisar as condições para sua reprodução.

Situação de Aprendizagem 4

• Interpretar fatos, dados, situações, problemas ou fenômenos apresentados em forma de textos, gráficos ou mapas, para compreender as diferentes formas de expressão e manifestação social na escala global.

5. Temas transversais: Gênero e diversidade étnico-cultural – focando nos diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos países.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto (página 5, 13, 14, 1, 16, 17, 28, 33, 34, 35, 36, 37, 38).

• Pesquisa, leitura e análise de mapas, exercícios (página 6);

• Exercícios no caderno do aluno (página 5, 10, 11, 12, 15, 18, 19, 20, 23, 24, 27, 29, 31, 32, 34, 36, 37, 39, 40);

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Discussões em grupo e debates;

• Leitura e análise de mapas, gráficos, tabelas e imagens (página 9, 11, 12, 21, 22, 23, 30, 40);

• Atividade em grupo (página 7, 8, 25).

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa( 16, 17, 26, 32).

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na participação das discussões dos temas abordados, desenvolvimento e apresentação de trabalhos; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Matemática, Português, Biologia, Ciências, Artes, Filosofia e Sociologia.

8. Critérios de Avaliação

• Trabalho individual e grupo - Qualidade da participação para resolução do problema, interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo;

• Avaliação - Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e registros para resolução das questões propostas.

• Atividades do Currículo – Qualidade da participação para resolução do problema;

• Envolvimento e participação nas atividades propostas – Qualidade da participação.

9. Referências Livros e sites sugeridos: ANDRADE, Manuel Correia de. Imperialismo e fragmentação do espaço. São Paulo: Contexto, 1988. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1. GARCÍA CANCLINI, Néstor. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003. MAGNOLI, Demétrio. União Europeia: história e geopolítica. São Paulo: Moderna, 2003. Globalização: Estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2003. M ARCONDES FILHO, Ciro. Sociedade tecnológica. São Paulo: Scipione, 2001. MAGNOLI, Demétrio. União Europeia: história e geopolítica. São Paulo: Moderna, 2003. Globalização: Estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2003. M ARCONDES FILHO, Ciro. Sociedade tecnológica. São Paulo: Scipione, 2001. Coleção – Enciclopédias – Barça. Currículo do Estado de São Paulo – Geografia. Sugestão de sites para pesquisa: Fórum Social Mundial 2013. Disponível em: <http://www.fsm2013.org>. Fórum Social Mundial Temático de Porto Alegre. Disponível em: <http://www.fsmpoa.com.br>. Organização das Nações Unidas no Brasil.Disponível em: <http://www.onu.org.br>. Organização das Nações Unidas no Brasil. Disponível em: <http://www.onu.org.br>.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Thiago Alves

Disciplina: Geografia Série e turma: 1 Ano Bimestre: 1

1. Justificativa do conteúdo do bimestre:

• A Cartografia teve um papel fundamental na conquista de novos territórios e no levantamento de recursos naturais, assim obtendo maiores possibilidades de extração e comercialização desses recursos.

• Nesse momento também os alunos estudarão os diferentes tipos de mapas, pois não existe mapa perfeito, todos possuem pontos positivos e negativos e cada tipo de mapa foi produzido para atender atividades humanas especificas, como, por exemplo, a projeção de Mercator foi criada para atender os marinheiros, pois em sua representação as distâncias oceânicas são perfeitas.

2. Objetivos:

• Analisar os principais conceitos, fundamentos e instrumentos da cartografia e suas aplicações no estudo do espaço geográfico.

3. Conteúdos da disciplina: Cartografia e poder Os elementos dos mapas As projeções cartográficas As técnicas de sensoriamento remoto Geopolítica do mundo contemporâneo O papel dos Estados Unidos da América e a nova “desordem” mundial Conflitos regionais e os deserdados da nova ordem mundial

4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1 - • Saber ver e interpretar um mapa temático procedendo a classificações, estabelecendo relações e comparações em diferentes projeções cartográficas e escalas geográficas. • Relacionar a construção dos mapas às suas intencionalidades e discutir a influência da Cartografia como um instrumento de poder. Situação de Aprendizagem 2 - • Compreender a multiplicação dos meios de sensoriamento remoto. • Entender o funcionamento e a lógica de criação humana do sensoriamento remoto, em especial a imagem de satélite. • Comparação de diferentes meios de representação da Terra. Situação de Aprendizagem 3 - Expor e discutir ideias por meio de exposição oral. • Leitura e interpretação de textos e das ideias resultantes da participação nas discussões coletivas em sala. • Relacionar conceitos. • Expressar o pensamento pela redação de textos. • Estabelecer relações a partir de diferentes escalas geográficas. • Interpretar mapas. • Elaborar mapas. • Desenvolver habilidades relativas à participação coletiva. Situação de Aprendizagem 4 - • Apresentar e discutir ideias por meio de exposição oral. • Leitura e interpretação de textos e de ideias resultantes da participação nas discussões coletivas em sala. • Interpretação de mapas de escala mundial. • Expressar o pensamento por meio da redação de textos. • Estabelecer relações com base em diferentes escalas geográficas. • Desenvolver habilidades relativas à participação coletiva.

5. Temas transversais: Trabalho e Consumo – enfatizando principalmente as relações de trabalho entre as nações/povos do mundo.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto (página 15, 16, 31, 41, 42, 44, 47, 52).

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Discussões em grupo e debates;

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e

• Pesquisa; leitura e análise de mapas, tabelas, gráficos e imagens; interpretação e produção

• Exercícios no caderno do aluno (página 5, 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14, 1, 16, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 28, 30, 32, 33, 34, 37, 38, 43, 4, 46, 49, 1, 52, 53, 54).

• Leitura e análise de mapas, gráficos, tabelas e imagens (página 6, 7, 11, 12, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 29, 34, 39, 50, 53);

• Atividade em grupo (página 35, 48, 51).

paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa (página 26, 30, 35, 55).

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na participação das discussões dos temas abordados; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Matemática, Português, Artes, Física, Filosofia e Sociologia. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – apresentar vários conceitos onde o educando ira desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.

8. Critérios de Avaliação

• Trabalho individual e grupo - Qualidade da participação para resolução do problema,

interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo;

• Avaliação - Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e

registros para resolução das questões propostas.

• Atividades do Currículo – Qualidade da participação para resolução do problema; Envolvimento e participação nas atividades propostas – Qualidade da participação.

9. Referências Livros sugeridos: DASH, Joan. O prêmio da longitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2002; JOLY, Fernand. A cartografia. Campinas: Papirus, 1990. BORGES, Jorge Luis. Obras completas II. São Paulo: Globo, 1999; CARPENTIER, Alejo. O Século das Luzes. São Paulo: Global Editora, 1985. Sugestão de sites para pesquisa: Atlas Historique. Disponível em: http://www.atlas-historique.net/accueil.html; Embrapa Monitoramento por Satélite. Disponível em: http://cnpm.embrapa.br. www.atividadeseducativas.com.br; https://sites.google.com/site/professorluisgeo/brincadeiras-jogos-geograficos; www.geografia7.com/jogos-dos-países. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.ambiente.sp.gov.br. Acesso em 19 set. 2009. Google Earth. Disponível em : http://earth.google.com.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Daniel Bonin Barreto

Disciplina: História Série e turma: 9º A e 9º B Bimestre: 1

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: No primeiro bimestre estudaremos temas relacionados às primeiras décadas do século XX, no Brasil e no mundo; assim compreendendo, as transformações do imperialismo, da primeira guerra mundial, da revolução russa e das mudanças na política brasileira.

2. Objetivos:

• Compreender o que foi o Imperialismo e de que forma este acelerou a desintegração das sociedades africanas.

• Analisar as causas, o desenvolvimento e as consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

• Reconhecer os motivos que levaram à Revolução Russa.

• Identificar os principais acontecimentos no Brasil durante a Primeira República (1889 – 1930).

3. Conteúdos da disciplina: Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX Primeira Guerra Mundial (1914-1918) Revolução Russa e stalinismo A República no Brasil

4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1 - Identificar, a partir de mapas, os principais movimentos históricos de ocupação territorial. Reconhecer a importância do Imperialismo como componente essencial do processo de construção das desigualdades socioeconômicas entre o conjunto das potências capitalistas e o mundo dos países pobres. Analisar as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta. Estabelecer relações entre a expansão imperialista durante o século XIX e a necessidade de novos mercados consumidores para as potências industrializadas comercializarem sua produção industrial. Estabelecer relações entre o combate ao tráfico de escravos e os interesses das potências europeias na manutenção da mão de obra africana naquele continente. Situação de Aprendizagem 2 - Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e suas decorrências nos conflitos armados. Estabelecer relações entre os avanços tecnológicos da indústria bélica às perdas humanas ocorridas na Primeira Guerra Mundial. Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações. Relacionar o princípio de respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural às análises de fatos e processos histórico-sociais. Reconhecer a importância de valorizar e respeitar as diferenças de variadas naturezas, que caracterizam os indivíduos e os grupos sociais. Situação de Aprendizagem 3 – Relacionar as condições de vida dos trabalhadores aos movimentos

sociais por eles desenvolvidos. Reconhecer que as relações de dominação, subordinação e resistência fazem parte da construção das instituições políticas, sociais e econômicas. Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural a partir da compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades. Situação de Aprendizagem 4 - Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, reconhecendo propostas que visem a reduzir as desigualdades sociais. Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história. Identificar e caracterizar os principais movimentos de contestação ao Império e sua influência na proclamação da República no Brasil. Reconhecer as principais características dos regimes Monárquico e Republicano no Brasil. Reconhecer as principais características dos vários períodos da República no Brasil.

5. Temas transversais: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade). – na busca pela solução pacífica dos conflitos.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto (páginas 12, 13, 14, 18, 34).

• Pesquisa; leitura e análise de mapas, tabelas, gráficos e imagens; interpretação e produção (página 5, 7, 8, 17, 22, 29, 30, 31, 32, 33).

• Exercícios no caderno do aluno (páginas 6, 9, 12, 13, 14, 16, 19, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 34, 35, 36, 38, 44, 45, 46, 47).

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Leitura e análise de mapas, gráficos, tabelas e imagens (páginas página 5, 7, 8, 17, 22, 29, 30, 31, 32, 33);

• Atividade em grupo (páginas 20, 21, 39, 40, 41, 42, 43, 44).

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa (páginas 10, 11, 12, 41, 42, 43).

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na apresentação de temas desenvolvidos em grupos; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Matemática, Português e Artes. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – por meio de vários exemplos, permitir que os alunos sejam melhores indivíduos e pratiquem a tolerância para a solução de conflitos.

8. Critérios de Avaliação

• Trabalho individual e grupo - Qualidade da participação para resolução do problema,

interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo;

• Avaliação - Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e

registros para resolução das questões propostas.

• Atividades do Currículo – Qualidade da participação para resolução do problema; Envolvimento e participação nas atividades propostas – Qualidade da participação.

9. Referências Livros sugeridos: CATANI, Afrânio M. O que é Imperialismo? São Paulo: Brasiliense, 2004. HERNANDEZ, Leila. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008. HILLS, Ken. A Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Ática, 1997. REIS FILHO, Daniel A. A Revolução Russa: 1917-1921. São Paulo: Brasiliense, 1999. SEVCENKO. Nicolau. A Revolta da Vacina. São Paulo: Cosac Naify, 2010. Sugestão de sites para pesquisa: Lampião, uma viagem pelo cangaço. Disponível em: http://www2.uol.com.br/lampiao/ Wikipédia. Disponível em: www.pt.wikipedia.org/ Filmes sugeridos: A Guerra do Ópio. Diamantes de Sangue. Guerra de Canudos. Reds. Sonhos tropicais.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Daniel Bonin Barreto

Disciplina: História Série e turma: 1ºA Bimestre: 1

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: No primeiro bimestre a disciplina de História estudará sobre o surgimento da espécie humana e a organização das primeiras civilizações e cidades. Assim, trabalharemos com a Pré-história, o Egito e a Mesopotâmia.

2. Objetivos:

• Diferenciar os três períodos existentes na Pré-história.

• Reconhecer quais são as fontes históricas (documentos) para se estudar a Pré-história e de que maneira estes se relacionam com a Pré-história no continente americano.

• Compreender como se deu o surgimento das primeiras cidades em torno dos povos do Egito e da Mesopotâmia.

3. Conteúdos da disciplina: Pré-história A Pré-história sul-americana, brasileira e regional O Oriente Próximo e o surgimento das primeiras cidades Egito e Mesopotâmia

4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1 - Identificar características e conceitos relacionados às várias temporalidades históricas Reconhecer a importância de submeter à crítica o conceito de Pré-história, com base na crítica ao viés eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita Reconhecer o papel dos diferentes meios de comunicação na construção do conhecimento histórico Situação de Aprendizagem 2 - Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber Reconhecer a importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade, identificando seus diferentes suportes Identificar as diferentes linguagens das fontes históricas, para a compreensão de fenômenos histórico-sociais Situação de Aprendizagem 3 – Reconhecer a diversidade dos processos históricos e das experiências humanas Estabelecer relações espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao povoamento de diferentes espaços geográficos Comparar diferentes explicações para fatos e processos histórico-sociais Situação de Aprendizagem 4 – Identificar as principais características do processo histórico de constituição da Cidade, analisando sua importância e significados ao longo do tempo Identificar as diversidades geocronológicas das produções culturais Situação de Aprendizagem 5 – Analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de diferentes formas de regulamentação das

sociedades ao longo da história Relacionar sociedade e natureza, analisando suas interações na organização das sociedades

5. Temas transversais: Pluralidade Cultural – através do conhecimento de diferentes civilizações como o Egito e a Mesopotâmia

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto (páginas 6, 9, 10, 18, 23, 31).

• Pesquisa; leitura e análise de mapas, tabelas, gráficos e imagens; interpretação e produção (páginas 6, 7, 13, 15, 20, 26, 32, 33).

• Exercícios no caderno do aluno (páginas 5, 7, 10, 11, 13, 14, 17, 18, 19, 20, 21, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 35, 36).

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Leitura e análise de mapas, gráficos, tabelas e imagens (páginas 6, 7, 13, 15, 20, 26, 32, 33);

• Atividade em grupo (página 8).

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa (páginas 9, 14, 15, 16, 17, 22, 27, 34).

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na apresentação de temas desenvolvidos em grupos; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Sociologia, Português, Artes, Química e Biologia. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver)

8. Critérios de Avaliação

• Trabalho individual e grupo - Qualidade da participação para resolução do problema,

interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo;

• Avaliação - Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e

registros para resolução das questões propostas.

• Atividades do Currículo – Qualidade da participação para resolução do problema; Envolvimento e participação nas atividades propostas – Qualidade da participação.

9. Referências Livros sugeridos: CARDOSO, Ciro Flamarion S. O Egito Antigo. São Paulo: Brasiliense, 1996. FUNARI, Pedro Paulo. Arqueologia. São Paulo: Contexto, 2003. FUNARI, Raquel. O Egito dos faraós e sacerdotes: a vida e a morte na sociedade egípcia. São Paulo: Atual, 2011. GUGLIELMO, Antonio Roberto. A Pré-história: uma abordagem ecológica. São Paulo: Brasiliense, 1999. PINKSY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2013. Sugestão de sites para pesquisa: Fundação Museu do Homem Americano. Disponível em: http://www.fumdham.org.br/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/ Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Disponível em: www.mae.usp.br Filmes sugeridos: A Guerra do Fogo O Homem Pré-histórico – vivendo entre feras

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Daniel Bonin Barreto

Disciplina: História Série e turma: 2ºA Bimestre: 1

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: No primeiro bimestre, a 2ª série do Ensino Médio estudará sobre acontecimentos que ocorreram principalmente entre os séculos XV e XVI, tais como o Renascimento, Reforma Religiosa e o surgimento das primeiras igrejas protestantes, formação dos reinos europeus e o encontro entre europeus e os povos de outros continentes.

2. Objetivos:

• Reconhecer o Renascimento como um movimento artístico e cultural que causou muitas mudanças em sua época.

• Compreender os motivos e as implicações da Reforma Protestante de Martinho Lutero em 1517.

• Identificar as teorias dos pensadores Nicolau Maquiavel e Thomas Morus e sua relação com a formação dos reinos europeus.

• Analisar o encontro entre europeus e os povos nativos da África, Ásia e América, percebendo as principais características.

3. Conteúdos da disciplina: Renascimento Reforma e Contrarreforma Formação dos Estados Absolutistas Europeus Encontros entre europeus e as civilizações da África, da Ásia e da América

4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1 - Associar as manifestações culturais do presente aos processos históricos de sua constituição. Valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e representações em diferentes sociedades. Identificar as principais características dos modelos de representação cartográfica e artística do mundo. Identificar as principais características do Renascimento (antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo, mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica greco-latina). Situação de Aprendizagem 2 - Reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais Reconhecer que a liberdade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais representa um direito humano fundamental Identificar nas manifestações atuais de religião e religiosidade os processos históricos de sua constituição Situação de Aprendizagem 3 – Correlacionar textos analíticos e interpretativos sobre diferentes processos histórico-sociais Comparar diferentes pontos de vista sobre situações de natureza histórico-cultural, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados. Relacionar as manifestações do pensamento e da criação artístico-literária aos seus contextos históricos específicos Situação de Aprendizagem 4 – Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural a partir

da compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades Analisar os significados históricos das relações de poder entre as nações, confrontando formas de interação cultural, social e econômica, em contextos históricos específicos. Identificar as principais características do encontro entre os europeus e as diferentes civilizações da Ásia, da África e da América.

5. Temas transversais: Pluralidade Cultural e Diálogo – no tratamento da diversidade religiosa, artística e de práticas sociais.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto (páginas 7, 8, 12, 13, 16, 18, 19, 23, 31, 32).

• Pesquisa; leitura e análise de mapas, tabelas, gráficos e imagens; interpretação e produção (5, 6, 8, 9, 15, 22, 26).

• Exercícios no caderno do aluno (páginas 5, 6, 7, 8, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33).

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Leitura e análise de mapas, gráficos, tabelas e imagens (páginas 5, 6, 9, 22);

• Atividade em grupo (página 15).

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa (páginas 9, 16, 23, 30).

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na apresentação de temas desenvolvidos em grupos; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Português e Artes. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – conviver com a diversidade religiosa, cultural, política, entre outros elementos.

8. Critérios de Avaliação

• Trabalho individual e grupo - Qualidade da participação para resolução do problema,

interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo;

• Avaliação - Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e

registros para resolução das questões propostas.

• Atividades do Currículo – Qualidade da participação para resolução do problema; Envolvimento e participação nas atividades propostas – Qualidade da participação.

9. Referências Livros sugeridos: FRANCO JÚNIOR. Hilário. Cocanha, várias faces de uma utopia. Cotia: Ateliê, 1998. MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Porto Alegre: L&PM, 2006. MORUS, Thomas. Utopia. São Paulo: Martins Fontes, 2009. THEODORO, Janice. Descobrimentos e Renascimento. São Paulo: Contexto, 1997. Sugestão de sites para pesquisa: Museu do Louvre – visita online. Disponível em: http://www.louvre.fr/en/departments/paintings Filmes sugeridos: 1492 – A conquista da América Lutero

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Daniel Bonin Barreto

Disciplina: História Série e turma: 3ºA Bimestre: 1

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: Neste primeiro bimestre a disciplina de História abordará conteúdos relacionados ao Imperialismo europeu e as teorias que tratava os brancos como superiores, a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e o Nazismo e o racismo, temas situados nas três primeiras décadas do século XX.

2. Objetivos:

• Reconhecer o Imperialismo como uma doutrina que interferiu em várias regiões do planeta.

• Compreender a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) como um confronto que causou milhões de mortes, introduziu novas armas nas batalhas e alterou as fronteiras entre os países.

• Identificar o processo histórico que levou ao início a Revolução Russa em 1917

• Discutir de que maneira o Nazismo e o racismo se configuraram como ideologias preconceituosas e quais suas consequências sobre as sociedades.

3. Conteúdos da disciplina: Imperialismos, Gobineau e o racismo Primeira Guerra Mundial Revolução Russa Nazismo e racismo

4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1 - Analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais) Relacionar o princípio de respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural, nas análises de fatos e processos histórico-sociais Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre um determinado aspecto da cultura Situação de Aprendizagem 2 - Interpretar realidades histórico-sociais a partir de conhecimentos sobre a economia e as práticas sociais e culturais Estabelecer relações entre a mecanização das guerras, a desumanização do inimigo e o papel da pesquisa científica para elevar a eficácia destruidora das guerras tecnológicas Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e suas decorrências nos conflitos armados Relacionar as implicações socioambientais do uso das tecnologias de produção industrial em diferentes contextos sociais Situação de Aprendizagem 3 – Posicionar-se criticamente sobre os processos de transformações políticas, econômicas e sociais Reconhecer alternativas de intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que respeitem os valores humanos e a diversidade sociocultural Comparar as novas tecnologias e as modificações nas relações da vida social e no mundo do trabalho Situação de Aprendizagem 4 – Identificar as principais características dos regimes totalitários Discutir situações da vida cotidiana relacionadas a preconceitos

étnicos, culturais, religiosos e de qualquer outra natureza Reconhecer o papel da propaganda de massa nas sociedades históricas Reconhecer a importância de aplicar os conteúdos aprendidos na escola a intervenções solidárias na realidade, com o objetivo de garantir o respeito aos valores humanos.

5. Temas transversais: Respeito mútuo, Direitos Humanos, Cidadania – no trato com questões relativas ao racismo e ao nazismo.

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto (páginas 5,6, 8, 13, 14, 18, 22, 25, 26, 27, 32, 34, 35, 36, 40).

• Pesquisa; leitura e análise de mapas, tabelas, gráficos e imagens; interpretação e produção (páginas 10, 11, 16, 18, 19, 28, 29, 38).

• Exercícios no caderno do aluno (páginas 6, 7, 9, 13, 14, 15, 17, 18, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 32, 33, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41).

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Leitura e análise de mapas, gráficos, tabelas e imagens (páginas 10, 16);

• Atividade em grupo (páginas 19, 30, 38).

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa (páginas 12, 20, 21, 31, 39).

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na apresentação de temas desenvolvidos em grupos; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Português, Matemática. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – ser um ser humano melhor, combatendo todas as forças de discriminação.

8. Critérios de Avaliação

• Trabalho individual e grupo - Qualidade da participação para resolução do problema,

interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo;

• Avaliação - Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e

registros para resolução das questões propostas.

• Atividades do Currículo – Qualidade da participação para resolução do problema; Envolvimento e participação nas atividades propostas – Qualidade da participação.

9. Referências Livros sugeridos: HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios – 1875 – 1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX – 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. RAEDERS, Georges. O Conde de Gobineau no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. REED, John. Dez dias que abalaram o mundo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. RIBEIRO JUNIOR, João. O que é nazismo. São Paulo: Brasiliense, 1991. Sugestão de sites para pesquisa: Fotos da Grande Guerra. Disponível em: http://www.gwpda.org/photos/coppermine/index.php Memorial da África. Disponível em: http://memoria-africa.ua.pt/Catalog.aspx?q=TI%20memorial Filmes sugeridos: Arquitetura da destruição Flyboys O grande ditador

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Normi Ferreira

Disciplina: Filosofia Série e turma: 3º A

Bimestre: 1º - 2017

1-Justificativa do conteúdo do bimestre: A Filosofia tem o sentido de responder a necessidade de uma educação integral que compõe a arte e a ciência - uma forma de abordar o mundo. A Filosofia é apresentar aos nossos jovens a reflexão do tipo

filosófica e uma formação integral, assim, propondo uma abordagem relativa ao mundo da prática no contexto das contribuições da Filosofia para o entendimento do homem como um ser de linguagem, um ser

político, a sua utilidade e o seu valor.

2. Objetivos:

• Aprofundar a compreensão dos preconceitos relativos à Filosofia.

• Destacar e problematizar uma das formas mais comuns de

preconceito contra a Filosofia, qual seja, aquela que a considera

como uma atividade intelectual muito difícil e, por isso, acessível

apenas uma minoria de inteligência privilegiada;

• Refletir sobre a condição dos seres humanos, destacando a

importância de admitir sua condição de animal dotado de um

corpo que o aproxima e o distingue dos demais seres do planeta,

• Refletir sobre a condição dos seres humanos e suas características

fundamentais das linguagens e palavras.

2. Conteúdos da disciplina: Caderno do aluno volume 01

• O Preconceito em relação á Filosofia;

• Filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o exercício da cidadania;

• A condição animal como ponto inicial no processo de compreensão sobre o homem;

• A linguagem e a língua como característica que identificam a espécie humana.

3. Habilidades desenvolvidas no bimestre: Aprendizagem 01

• Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos; • Reconhecer a dimensão política do preconceito diante da Filosofia e se posicionar em relação a ela; • Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas Filosóficos; Aprendizagem 02 • Elaborar hipóteses e questões a partir das leituras e debates realizados; • Identificar a presença da Filosofia no cotidiano Aprendizagem 03 • Estabelecer a distinção entre o “filosofar” espontâneo, próprio do senso comum, e o “filosofar” propriamente dito, típico dos filósofos especialistas; • Identificar características da Filosofia como reflexão; Aprendizagem 04 • Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e língua; • Relacionar pensamento, linguagem e língua; • Identificar a importância da língua para a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar diferentes realidades.

5. Temas transversais: Ética (respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade) – Trabalho voltado para o relacionamento entre as pessoas.

6. Estratégia Didática:

6.1 Atividades Auto Didática:

• Leitura e análise de texto: pg. 06, 09, 10, 14, 15, 19, 20, 21, 24, 25, 28, 29, 30, 31, 32, 34, 35, 36, 39, 40.

• Pesquisa leitura e análise de mapas, tabelas, gráfica e imagens; interpretação e produção: pg. – 05 08, 12, 13, 18, 33.

• Exercícios no caderno do aluno pg. 05, 06, 07 10, 14, 16, 23, 27, 28, 29 30, 31, 32 ,33, 35 ,36, 38, 40, 44.

6.2 Atividades Didático-Cooperativas:

• Discussões em grupo e debates: pg. 11, 17, 27.

• Lição de casa: pg. 07, 30, 41.

• Produção textual: pg. 21, 26, 34.

6.3 Atividades Complementares: Serão trabalhadas atividades de Língua Portuguesa, Matemática/

ENEM e Saresp.

7. Valores trabalhados na disciplina

Protagonismo Juvenil: Na participação das discussões dos temas abordados, desenvolvimento e apresentação de trabalhos como seminário; Pedagogia da presença: Agir como modelo a ser seguido: Educação Interdimensional: Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Português,

Matemática e Sociologia;

4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) apresentar vários conceitos onde o educando ira

desenvolver habilidades de posicionamento individual no contexto em que vive.

8. Critérios de Avaliação

• Avaliação Bimestral: Freqüência qualidade na participação no desempenho da prova

envolvimento das questões propostas;

• Debate coletivo sobre o tema previamente preparado,

• Seminário: Pertinente e qualidade dos argumentos, respeito na opinião dos colegas, oralidade,

• Lição de casa: Comprometimento com as tarefas assumindo, datas, entrega e qualidade dos

exercícios;

• Aulas expositivas: Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula,

• Trabalho em grupo: Qualidade da participação escrita e oral.

9.Referências do Professor: Currículo do Estado de São Paulo. Livro Didático: Filosofando, Introdução à Filosofia. Editora Moderna. Maria Lucia Arruda Aranha.

Livros sugeridos: Aristófanes. As nuvens; Só para mulheres; Um deus chamado dinheiro . Aristóteles. De Anima, São Paulo: Editora 2006. CHAUI, Marilena. Introdução á História da Filosofia. Ed. São Paulo

2003. Platão, Apologia de Sócrates, Diálogos socráticos III. Ed: São Paulo 2008.

Sugestão de sites para pesquisa:

Dialética. Brasil Escola. www.brasilescola.com. Molina, Jorge. A leitura dos textos filosóficos. www.unisc.br. Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher: WWW.unifem.org.br. Instituto de

Pesquisa Econômica Aplicada. WWW.ipea.gov.br. UOL Educação. Disponível: www.educacao.uol.com.br.

Escola Estadual de Ensino Integral Doutor Epaminondas Ferreira Lobo

Professor: Daniel Bonin Barreto

Disciplina: Geografia Série e turma: 7º A e B Bimestre: 1

1. Justificativa do conteúdo do bimestre: Nesse momento a disciplina abordará com os alunos os limites territoriais do nosso país, possibilitando assim a identificação, o reconhecimento e a articulação existente entre o Brasil e os países vizinhos. Também neste momento a disciplina desenvolverá questões ligadas à formação histórica do território brasileiro.

2. Objetivos:

• Analisar os principais conceitos referentes à definição de limites territoriais.

• Compreender o processo de formação histórica do território brasileiro.

3. Conteúdos da disciplina: O território brasileiro A formação territorial do Brasil Limites e fronteiras A federação brasileira • Organização política e administrativa

4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: Situação de Aprendizagem 1 - Identificar, em mapas de divisão política, as demarcações dos Estados brasileiros. Interpretar mapas históricos para entender a dinâmica da formação do território e do estabelecimento de fronteiras. Situação de Aprendizagem 2 - Identificar, em mapas de divisão política, as principais demarcações do território brasileiro em relação à América do Sul Diferenciar e aplicar os conceitos de limite e fronteira, posicionando-se diante de situações reais Situação de Aprendizagem 3 – Identificar, a partir da leitura de textos e mapas, o processo de formação territorial e o estabelecimento das fronteiras nacionais. Ler e interpretar cartas medievais e portulanas. Situação de Aprendizagem 4 - Identificar, a partir de textos e de representações cartográficas, o processo de formação do território brasileiro e os deslocamentos e as modificações de fronteiras. Identificar, em registros histórico-geográficos, as diferentes formas de organização político-administrativa do Brasil.

5. Temas transversais: Pluralidade Cultural – evidenciando as diversas culturas da América do Sul

6. Estratégias didáticas

6.1 Atividades Autodidáticas

• Leitura e análise de texto (páginas 26, 27, 30, 36 e 37).

• Pesquisa; leitura e análise de mapas, tabelas, gráficos e imagens; interpretação e produção (página 8).

• Exercícios no caderno do aluno (páginas 7, 9, 10, 13, 16, 18, 19, 21, 23, 27, 30, 31, 36 e 37).

6.2 Atividades Didático-Cooperativas

• Leitura e análise de mapas, gráficos, tabelas e imagens (páginas 5, 6, 9, 11, 12, 14, 15, 18, 20, 21, 22, 24, 25, 28, 29, 32, 33, 34, 35);

• Atividade em grupo (páginas 16 e 17).

6.3 – Atividades Complementares:

• Pesquisas na internet, revistas, jornais, livros didáticos e paradidáticos;

• Produção e reescrita de textos;

• Resolução de exercícios – Lição de casa (páginas 7, 15, 28, 29 e 37).

7. Valores trabalhados na disciplina Protagonismo – na apresentação de temas desenvolvidos em grupos; Pedagogia da presença – Agir como modelo a ser seguido; Educação Interdimensional – Neste momento ocorrerá a ligação entre as seguintes disciplinas: Geografia, História, Matemática, Português e Artes. 4 Pilares da Educação (conhecer, fazer, ser e conviver) – possibilitar que os alunos conheçam as culturas existentes na América do Sul.

8. Critérios de Avaliação

• Trabalho individual e grupo - Qualidade da participação para resolução do problema,

interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo;

• Avaliação - Frequência, qualidade na participação no desempenho da prova, envolvimento e

registros para resolução das questões propostas.

• Atividades do Currículo – Qualidade da participação para resolução do problema; Envolvimento e participação nas atividades propostas – Qualidade da participação.

9. Referências Livros sugeridos: ANDRADE, Manuel Correia de. A questão do território no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1995; BELLUZZO, Ana Maria (Org.). Dossiê Brasil dos viajantes. Revista USP, São Paulo, n.30, 1996. CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1987. Sugestão de sites para pesquisa: Arquivo Nacional. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/ Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/ Biblioteca Mário de Andrade. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/ IBGE. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/