equilibrando os chakras com mantras

8

Click here to load reader

Upload: cavilanova

Post on 11-Aug-2015

38 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Equilibrando Os Chakras Com Mantras

MANTRAS

Mantras são sons sagrados e dotados de grande força energética, que nos ajudam a entrar em estado de meditação e a realizar os nossos objetivos. O idioma dos mantras é o sânscrito, a língua sagrada dos Hindus. Permitem-nos atingir um estado de superconsciência e viver bem as nossas vidas, desfrutando de saúde, tranquilidade e equilíbrio.

Segundo os Hindus, um mantra deve ser repetido 8 ou 108 vezes, que é o número de contas que tem um Japamala, quanto melhor a pronúncia, melhor será a eficácia de cada mantra.

Algumas vezes são muito curtos, um pequeno verso comportando algumas sílabas e com um sentido muito claro. Outras podem consistir numa extensa combinação de sílabas, aparentemente desprovidas de sentido. Os "sons - semente", formados de uma única sílaba e que terminam quase sempre por uma nasal, como o m ou n, constituem mantras ainda mais complexos e enigmáticos. Dentro desta categoria, o mantra mais conhecido é OM (AUM), palavra que se diz, conter a chave do universo.

Sugestão para quando for entoar mantras, poderá acender um incenso da sua preferência e sentarem-se com a coluna reta, mantendo as pernas separadas, com as mãos pousadas sobre as pernas, palmas para baixo, e os olhos cerrados suavemente. Inspire profundamente pelo nariz e, ao expirar, entoe o mantra escolhido.

O mantra OM, é bastante usado, por ser uma representação cósmica do universo em movimento e totalidade, seu significo nos remete ao absoluto, ao supremo, a Brahma = Deus, uma vez desenhado torna-se um Yantra que é a representação gráfica de um mantra, o seu desenho. O mantra OM, compõe-se da trindade cósmica. A,U,M tendo o som “O” o resultado da fusão cósmica de A e U. Quando você entoa esse mantra entra em sintonia com as energias cósmicas, energias de curas que estão espalhadas em todo universo.

Om Mani Padme Hum Esta frase, em sânscrito significa _ Da Lama nasce a flor

do lótus. Apesar de termos um corpo físico que limita os nossos

poderes, uma mente muitas vezes confusa e emoções desconcertadas, trazemos uma essência divina dentro do coração. E, tal qual a flor do Lótus, nascida no lodo, desabrocha branca e resplandecente, também nós podemos tornar-nos puros

Page 2: Equilibrando Os Chakras Com Mantras

de alma e coração. Ajuda a alcançar a iluminação. Deve ser recitado a vida inteira, pois ajuda o espírito a encontrar o caminho certo depois da morte.

OM TARE TUTTARE TURE SOHA Este mantra produz modificações no nosso interior e em

todo o universo à nossa volta.

EQUILIBRANDO OS CHAKRAS COM MANTRAS:

Os Chakras são centros de concentração da energia cósmica vital no nosso corpo sutil, a nossa áurea e suas camadas. Embora nosso corpo sutil possua vários Chakras, exitem sete Chakras principais, são matriz de energia que recebem também as vibrações cósmicas e telúricas. Esses centros fazem com que nós interagimos com o nosso meio físico e com o mundo espiritual. O plano Cósmico. Chakras é derivado do sânscrito significa centro de energia, roda. Cada Chakra recebe vibrações cósmicas de um planeta, sendo os sete planetas da astrologia tradicional. Para estimular os Chakras você deve durante a sua meditação concentrar a energia neles enquanto entoa os mantras, que são sons vocálicos terapêuticos. Os mantras entram em sintonia com a harmonia das esferas, os sons naturais do Cósmo.

Chakra Muladhara: Conhecido como Chakra da raiz ou básico, situa-se próximo a base a espinha dorsal, sua cor vibra tons em vermelho, seu mantra é LAM ,nota musical Dó.

Page 3: Equilibrando Os Chakras Com Mantras

Chakra Swadhistana: Conhecido como Chakra umbilical, localiza-se perto do órgãos sexuais, sua cor sãos os tons de vermelho-laranja, seu mantra é VAM, nota musical Ré.

Chakra Manipura:Conhecido com plexo solar, situa-se próximo ao umbigo, sua cor vibra laranja -amarelado, seu mantra é RAM, nota musical Mi.

Chakra Anahata: Conhecido como o Chakra do coração, por localizar próximo ao coração, sua cor vibra amarelo e verde, seu mantra é YAM com a nota Fá.

Chakra Vishuda: Conhecido com o Chakra da garganta devido a sua localização, vibra a cor verde azulada, azul celeste. Seu mantra é HAM, com a nota Sol.

Chakra Ajna: Conhecido como o Chakra da terceira visão, o terceiro olho, por localizar entre as sobrancelhas – dá-nos visão espiritual. Sua cor é azul escuro – roxo, seu mantra é OM, com a nota Lá.

Chakra Sahasrara: Conhecido como o Chakra da Coroa, por localizar no topo da cabeça, vibra a cor roxo-violeta e branco em pessoas muito evoluídas há também a tonalidade dourada, seu mantra é SHAM, com a nota Si.

EQUILIBRANDO OS CHAKRAS COM ENERGIAS E ALIMENTOS:

Chakra Básico: Para equilibrar esse Chakra, devemos observar e sentir Sol nascente ou poente ou então sentar e sentir a terra. Os alimentos que nos ajudam a alinhá-lo são os ricos em carotenóides: acerola, cereja, maçã, melancia, morango, tomate, etc.

Chakra Umbilical: O contato com a natureza que devemos ter para alinhar o Chakra umbilical é observar a Lua, principalmente quando estiver cheia, e sentir as águas, sejam naturais ou do próprio banho. A alimentação ideal para seu equilíbrio é a ingestão de muitos líquidos, frutas e hortaliças como a abóbora, tangerina, damasco, cenoura, mamão, laranja.

Chakra Esplênico ou do Plexo Solar: A harmonia desse Chakra pode ser conquistada através da observação da luz solar e de campos amarelos, como os de trigo ou de girassóis. Os alimentos que o equilibra são aqueles ricos em amidos e carboidratos, como por exemplo, batatas inglesas, bananas, abacaxi, milho e melão.

Chakra Cardíaco: Este Chakra pode ser equilibrado com passeios em meio a campos verdes ou com a observação de

Page 4: Equilibrando Os Chakras Com Mantras

flores cor-de-rosa. Folhas, legumes e frutas verdes, como o alface, o abacate, o kiwi e o limão, ajudam a alinhar esse Chakra.

Chakra Laríngeo: Outra forma de equilibrá-lo é a observação do céu azul e o reflexo do céu na água. Se você comer todos os tipos de frutas, das mais variadas cores, também estará alinhando-o.

Chakra Frontal: Observe o céu noturno e sentirá esse Chakra estar cada vez mais equilibrado. Os alimentos responsáveis por sua harmonia são aqueles ricos em vitamina B, como framboesa, figo, uva roxa, jabuticaba, amora. Também se recomenda a ingestão de chás refrescantes, como os de hortelã e menta.

Chakra Coronário: Para equilibrar este centro energético, responsável por nosso contato com o divino, devemos observar o horizonte e/ou chegar ao alto de uma montanha. Podemos, também, comer alimentos ricos em vitamina B e flavonoides, como aipim, alho, banana, cebola, graviola, pera, entre outros.

MUDRAS

Os Mudras são gestos feitos com as mãos que nos sintonizam com frequências específicas do Universo. Muito utilizado por praticantes de Yoga e de algumas artes marciais, como o Ninjutsu, essas ferramentas nos auxiliam a reencontrar o equilíbrio, agindo como antenas canalizadoras de energia para todos os aspectos de nosso Ser.

Seu funcionamento é muito simples. Cada um dos dedos de nossas mãos está relacionado com um dos 5 elementos: o dedo mínimo se relaciona à água, o anular à terra, o dedo médio ao éter,o indicador representa o ar e o polegar, o fogo. Ao combinarmos os dedos e colocarmos eles em determinadas posição, conquistamos uma grande variedade de opções para conectar o microcosmo (as pessoas) com o macrocosmo (Universo), atingindo, assim, o equilíbrio.

SEQUÊNCIA DE MUDRAS PARA EQUILIBRAR OS CHAKRAS

Como vimos, os Mudras são gestos que agem como selos energéticos, nos permitindo sintonizar com vibrações específicas no Universo. A sequência de mudras à seguir traz equilíbrio para o Sistema de Chakras. Esta é uma prática de quinze minutos, aproximadamente dois minutos por mudra e uma pequena pausa entre eles. Esta é uma versão condensada de uma de nossas

Page 5: Equilibrando Os Chakras Com Mantras

práticas, que tem de três a cinco mudras para cada Chakra, assim como cantos e a visualização do Chakra. Encontre uma posição sentada firme, confortável, mantendo a coluna ereta e os olhos fechados suavemente.

Esteja presente em seus sentimentos e sensações ao longo da prática. Mantenha cada mudra por 5 – 10 respirações. Enquanto estiver fazendo o mudra, repita a si mesmo a afirmação dada para este mudra. Comece juntando as palmas em frente ao coração, em Anjali Mudra (atmanjali). Após cinco respirações, entoe o mantra OM e dê início a sua prática.

Primeiro Chakra:Muladhara - Foco: base do corpo, períneo.Afirmação: “Eu estou sempre seguro, enraizado e

protegido no centro do meu ser”.Bhu Mudra: gesto da Mãe Terra. Coloque as pontas dos

dedos indicador e médio no solo, pressionando gentilmente contra a terra, enquanto que os outros dedos se curvam naturalmente para dentro da palma da mão, sendo segurados pelo polegar. A palma da mão esquerda descansa no joelho esquerdo.

Segundo Chakra: Swadhisthana - Foco: quatro dedos abaixo do umbigo.Afirmação: “Eu fluo com o ritmo da vida e estou

totalmente aberto para a bondade ao meu redor”.Yoni Mudra: gesto do ventre. Entrelace os dedos para

dentro, na frente do baixo abdômen. Estenda o dedo indicador direito e esquerdo, tocando as pontas dos dedos. Faça o mesmo com os polegares.

Terceiro Chakra:Manipura - Foco: Esplênico (Pâncreas).Afirmação: “Eu alinho minhas energias pessoais e

encontro meu lugar no mundo”.Matangi Mudra: gesto da deusa da transformação.

Entrelace os dedos em frente ao plexo solar. Estenda os dedos médio, pressionando um contra o outro.

Quarto Chakra:Anahata - Foco: coração energético no centro do peito,

levemente à esquerda.Afirmação: “Eu expando as fronteiras de meu

coração para aceitar a mim mesmo, os outros e o mundo como eles são”.

Padma Mudra: gesto da flor de lótus. Junte as palmas das mãos em frente ao coração. A função deste mudra é abrir o

Page 6: Equilibrando Os Chakras Com Mantras

coração sutil, diminuindo a tensão sobre este órgão e nos auxiliando a expandir a caixa torácica. Ele também auxilia a alinhar o Chakra cardíaco. Mantenha a base das palmas juntas, assim como as pontas dos polegares e dedos mínimos. Estenda os outros dedos, como se fosse uma flor desabrochando.

Quinto Chakra: Vishuddha - Foco: gargantaAfirmação: “Eu estou totalmente purificado em

minha verdade interna e pronto a reconhecer e compartilhar minha vocação com os outros”.

Shunya Mudra: gesto do pleno. Descanse as costas das mãos nos joelhos. Pressione a ponta do dedo médio dentro da palma da mão, na raiz do polegar. Segure o dedo médio com o polegar e estenda os dedos restantes.

Sexto Chakra:Ajna - Foco: ponto entre as sobrancelhas.Afirmação: “Eu me entrego a cada oportunidade

que a vida me dá de presente para clarificar minha visão e verdade interna”.

Jnana Mudra: gesto do conhecimento. Este mudra equilibra os dois hemisférios do cérebro, acalmando e realinhando o sistema nervoso. Descanse as costas das mãos nos joelhos. Junte as pontas dos polegares e indicadores, estendendo os outros dedos.

Sétimo Chakra:Sahasrara (todos os Chakras inclusos) - Foco: a

coroa da cabeça. Na inalação, leve a respiração da base do corpo até o topo da cabeça e na exalação, do topo da cabeça para a base do corpo.

Afirmação: “So Ham, Eu sou... Brahman, Consciência de Unidade... sempre presente”.

Hakini Mudra: gesto da totalidade, completitude. Junte a ponta de todos os dedos, mantendo um espaço entre os dedos. Coloque as mãos em frente ao plexo solar.

OUTROS MUDRAS

Brahma Mudra

Page 7: Equilibrando Os Chakras Com Mantras

Essa posição das mãos acelera o metabolismo, estimulando a digestão de gorduras e reduzindo o tecido adiposo em excesso. Para utilizá-lo, basta unir as mãos em punho, envolvendo os polegares, com as palmas viradas para cima. Ele deve ser colocado em frente ao plexo solar.

Mandala MudraEste mudra, também conhecido como Mudra do Vazio,

facilita a nossa integração com o Universo, expandindo a ação de nossos Chakras frontal e coronário. Para fazer esse mudra, que é muito utilizado em processos meditativos, basta repousar os quatro dedos da mão direita sobre os da mão esquerda, unindo os polegares para formar um círculo.