entrevista ao ibef sp

1

Click here to load reader

Upload: adriana-gurgel

Post on 12-Jun-2015

164 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Entrevista ao IBEF SP

52 IBEF NEWS • Novembro 2007

Div

ulg

ação

Executivos&Empresas

“Após trabalhar em tantos países, passei a valorizar mais o Brasil”

Adriana Gurgel

Adriana Gurgel, controller da América do Sul da Sidel Group, empresa do Grupo Tetra Laval, tem uma vida agitada. Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), com MBA em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), começou a trabalhar aos 18 anos como professora

de inglês. No primeiro ano

da faculdade, nasceu seu primogênito e Adriana iniciou sua carreira na área financeira somente após os estudos. A executiva começou a trabalhar na Parfac Factoring, onde seu pai era sócio, e foi responsável pelo caixa e rentabilidade das operações.

“Meu pai foi minha referência em gestão de ne-gócios e pessoas. Mas meus ideais de desenvolvimento econômico falaram mais alto e decidi entrar no setor in-dustrial”, comenta. Após meses de procura, foi selecionada no programa de trainee da Bosch em Campinas.

Com o apoio da família, aceitou a proposta e sua vida passou a ser entre São Paulo e Campinas. “Foi um período de aprendizado. Pude ter contato com todas as áreas da empresa e diretamente com as lideranças, além de um pro-grama intenso de treinamento gerencial.”

Após 5 anos, aceitou o desafio de implantar o pla-nejamento financeiro na Tetra Pak, onde ficou por 6 anos. Com amplo conhecimento sobre os negócios da empresa,

Preferências

Palavra

Vida

Guru

Minha intuição

Personalidade histórica

Juscelino Kubitschek

Estilo Musical

Dancing

Melhor Filme

The River Wild, com Meryl Streep

Livro

A Arte da Guerra, de Sun Tzu

Esporte

Jogging

Lazer

Família, amigos e viagens

Culinária Preferida

Japonesa

País (fora o Brasil)

Suécia

Melhor cidade

Estocolmo

Férias

Praia

foi convidada a fazer parte do time local de implantação do SAP como key user de book closing. “Após um ano de trabalho, longas viagens, aprendizado e networking, concluímos a implantação com sucesso”, completa.

Na seqüência, entrou na área corporativa de implan-tação do SAP nas diversas empresas do grupo fora do Brasil. Mudou-se com os filhos Igor e Brenda para a Suécia, onde moraram por dois anos. Já como business expert em Finanças, participou da implan-tação do sistema em outros países da Europa e da Ásia.

“A oportunidade de morar no exterior foi imensurável, principalmente para meus filhos. Após trabalhar em tantos países, passei a valorizar mais o Brasil.”

De volta, a executiva trabalhou na Sidel como controller da América do Sul, onde está sendo implantada a estrutura de cluster, o que faz com que ela tenha que dividir seu tempo entre diversos países. Adriana afirma que a Sidel tem seu crescimento totalmente relacionado ao sucesso que as embalagens PET apresentam no mercado.

Para Adriana, o maior desafio desde o início de sua carreira é mudar o paradigma de que a área financeira é apenas um departamento de contabilidade. Utilizar as informações de forma estratégica e eficaz tem sido seu foco desde os

seus tempos de trainee.Quando questionada sobre

sua experiência mais marcante, Adriana destaca sua primeira apresentação na Tetra Pak, no Japão: “Tive muito receio quanto à receptividade, principalmente por ser mulher. Mas, no decorrer do workshop, percebi que o profissional é realmente valorizado pela sua capacidade e experiência”, comenta.

Nova associada do IBEF SP, Adriana participou de palestras organizadas pelo Instituto du-rante o tempo em que esteve em Campinas e São Paulo. Para ela é uma oportunidade de se manter atualizada e ampliar os relacionamentos.

Lazer – Mineira de Belo Horizonte, Adriana Gurgel afirma que seus principais programas são viagens para montanhas, praias e rios. Sempre na companhia da família e dos amigos, as atividades apreciadas pela executiva vão desde jogging até academia, cinema e leitura.

A executiva esquia com os filhos na Suécia