empresas

1

Click here to load reader

Upload: fundacao-edp

Post on 25-Jun-2015

76 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Nas áreas abrangidas pelas novas barragens do Sabor e Tua a Fundação EDP e a EDP estão a desenvolver projetos inovadores para inverter a desertificação das zonas rurais, ajudando a criar atividades sustentáveis ao nível da produção, gestão e comercialização. Com um investimento de 6,6 milhões de euros foram criadas 111 empresas, com 186 novos postos de trabalho.

TRANSCRIPT

Page 1: Empresas

Tiragem: 14200

País: Portugal

Period.: Semanal

Âmbito: Economia, Negócios e.

Pág: 16

Cores: Cor

Área: 28,16 x 20,61 cm²

Corte: 1 de 1ID: 47253977 19-04-2013

“Desde 2006 as exportações do setor agrícola e agroalimentar crescem a um ritmo duas vezes superior ao das impor-tações. Enquanto a indústria decresceu 15% entre 2006 e 2011 a agricultura e agroalimentar subiu 1%” – revelou Peter Higgs no seminário Empreender no Setor Agroalimentar que decorreu na Régua, por iniciativa da Fundação AEP.

Enquanto Portugal exporta 18% da produção agrícola a Irlanda exporta 46% e a Alemanha exporta 25%. “A rentabili-dade em Portugal é a mais baixa da Euro-pa” – destacou Peter Higgs.

No nosso país a indústria agroalimen-tar representa 14 mil milhões em vendas anuais, ou seja, 4,5% do PIB e emprega 16% da população ativa, num total esti-mado de 500 mil pessoas.

Alavancar o negócio agrícola

“A alimentação e energia representam cerca de 80% da dependência externa do nosso país” – afirmou André Rente no se-minário promovido pela Fundação AEP. Nas áreas abrangidas pelas novas barra-gens do Sabor e Tua a Fundação EDP e a EDP estão a desenvolver projetos ino-vadores para inverter a desertificação das zonas rurais, ajudando a criar atividades sustentáveis ao nível da produção, gestão e comercialização.

Com um investimento de 6,6 milhões de euros foram criadas 111 empresas, com 186 novos postos de trabalhos que estão a gerar um volume de negócios anual de 11,6 milhões de euros. André Rente esti-

ma que no espaço de 10 anos, os negócios gerados ultrapassem os 100 milhões de euros, o que representa uma alavancagem de 25 vezes sobre o investimento inicial.

Outro dos projetos apoiados pela Fun-dação EDP é a Organização de Produ-tores do vale da Vilariça que envolve 20 produtores, 50 postos de trabalho, a pro-dução de 10 mil toneladas de fruta e qua-tro milhões de euros em vendas anuais.

Novo modelo de desenvolvimento local

Na comparação com a situação que existia das décadas de 50 e 60, altura em que foi construída a maioria das barra-gens no Norte do país a sociedade civil está mais organizada e melhor informada. Mas há falta de cultura empreendedora nas populações.

Para André Rente, os recursos finan-ceiros não são o fator crítico. “Se hoje o país está perto da falência foi porque nos últimos 35 anos tivemos dinheiro a mais” – referiu.

Aldeias de Portugal apostam na comunicação virtal

O projeto Aldeias de Portugal, apresen-tado no seminário da Fundação AEP por Paulo Costa, é uma iniciativa empresarial baseada na comunicação viral. O projeto conta com centenas de milhares de se-guidores em Portugal e no estrangeiro e visa a promoção e desenvolvimento rural através da preservação e valorização do

património cultural existente. Destinada a comercialização de produtos e serviços tradicionais, pretende ser uma referência cultural e também empresarial.

João Caetano aposta nos vinhos

Depois vários anos de atividade nas ener-gias renováveis, João Caetano decidiu tor-nar-se produtor de vinhos, por paixão. Op-

tou pela região do Douro comprando em 2009 a Quinta da Mieira, na sub-região de Foz Côa. A sua exploração tem vinhas ve-lhas e Rabigato, a casta endógena da zona.

Cominando o entusiasmo, a escolha de bons colaboradores e a aposta na quali-dade, começou a produzir vinhos que se evidenciaram ao serem distinguidos com vários prémios.

SEMINÁRIO EMPREENDER NO SETOR AGROALIMENTAR

Fundação EDP já ajudou a criar mais de 100 empresas