emprego experimental do bisturi elÉtrico nas … · o presente trabalho analisa na anastomose em...

9
EMPREGO EXPERIMENTAL DO BISTURI ELÉTRICO NAS ANASTOMOSES DO INTESTINO GROSSO Raul Raposo de Medeiros 1 Benedicto de Campos Vidal 2 Luiz Sergio Leonardi 3 RESUMO O presente trabalho analisa na anastomose em um plano de sutura a técnica de preparo das bocas anastomóticas que emprega o bisturi elétri- co tanto na secção das túnicas quanto na hemos- tasia dos vasos da submucosa e aquela em que se pratica a secção das túnicas com o bisturi frio, efetuando-se laqueadura dos vasos da submucosa com fio de categute 5-0. Estas duas técnicas foram comparadas à clássica sutura em dois planos. Foram operados 30 cães, 10 com cada variedade de sutura a ser analisada. Metade dos cães de cada grupo foi sacrificada no 5° dia e a outra metade no 15° dia. Os resultados histoló- gicos foram analisadoss à microscopia ótica e de polarização. À microscopia ótica procurou-se ana- lisar o grau de necrose tecidual, a reação inflama- tória, a proliferação de fibroblastos e a formação de fibras colágenas. O exame à microscopia de polarização tem como objetivo a demonstração da lise e da formação do tecido colágeno durante o processo de cicatrização, o que é possível pela birrefringência dos feixes de colágeno, demonstrá- veis pelo seu brilho contra o campo escuro dos demais tecidos. A análise do presente trabalho permite as seguintes conclusões: 1 — A análise de birrefringência à microscopia de polarização mostrou ser um excelente método de estudo, tendo em vista a possibilidade de identificação direta das fibras de colágeno, 2 A análise à macroscopia e à microscopia (ótica e de polarização) mostra haver vantagens das suturas em um plano sobre a clássica sutura em dois planos. Ocorreu necrose tecidual e reação inflamatória exsudativa mais intensas nas suturas em dois planos. 3 - Os resultados verificados pelo estudo da birrefringência nas suturas em dois planos eviden- ciou a ausência de formação de tecido colágeno no 5° dia de evolução e mínima formação de tecido colágeno no 15° dia de pós-operatório. 4 - Os resultados obtidos pelo estudo da birrefringência nas suturas em um plano mostra- ram a presença de tecido colágeno no 5°. e 15° dias. 5 A análise da birrefringência demonstrou que a formação de tecido colágeno é mais intensa e melhor orientada quando as bocas anastomóti- cas foram preparadas com o bisturi elétrico.

Upload: lemien

Post on 12-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EMPREGO EXPERIMENTAL DOBISTURI ELÉTRICO NASANASTOMOSES DO INTESTINO GROSSO

Raul Raposo de Medeiros1

Benedicto de Campos Vidal2

Luiz Sergio Leonardi3

RESUMO

O presente trabalho analisa na anastomose emum plano de sutura a técnica de preparo dasbocas anastomóticas que emprega o bisturi elétri-co tanto na secção das túnicas quanto na hemos-tasia dos vasos da submucosa e aquela em que sepratica a secção das túnicas com o bisturi frio,efetuando-se laqueadura dos vasos da submucosacom fio de categute 5-0. Estas duas técnicasforam comparadas à clássica sutura em doisplanos. Foram operados 30 cães, 10 com cadavariedade de sutura a ser analisada. Metade doscães de cada grupo foi sacrificada no 5° dia e aoutra metade no 15° dia. Os resultados histoló-gicos foram analisadoss à microscopia ótica e depolarização. À microscopia ótica procurou-se ana-lisar o grau de necrose tecidual, a reação inflama-tória, a proliferação de fibroblastos e a formaçãode fibras colágenas. O exame à microscopia depolarização tem como objetivo a demonstração dalise e da formação do tecido colágeno durante oprocesso de cicatrização, o que é possível pelabirrefringência dos feixes de colágeno, demonstrá-veis pelo seu brilho contra o campo escuro dosdemais tecidos.

A análise do presente trabalho permite asseguintes conclusões:

1 — A análise de birrefringência à microscopiade polarização mostrou ser um excelente métodode estudo, tendo em vista a possibilidade deidentificação direta das fibras de colágeno,

2 — A análise à macroscopia e à microscopia(ótica e de polarização) mostra haver vantagensdas suturas em um plano sobre a clássica suturaem dois planos. Ocorreu necrose tecidual e reaçãoinflamatória exsudativa mais intensas nas suturasem dois planos.

3 - Os resultados verificados pelo estudo dabirrefringência nas suturas em dois planos eviden-ciou a ausência de formação de tecido colágenono 5° dia de evolução e mínima formação detecido colágeno no 15° dia de pós-operatório.

4 - Os resultados obtidos pelo estudo dabirrefringência nas suturas em um plano mostra-ram a presença de tecido colágeno no 5°. e 15°dias.

5 — A análise da birrefringência demonstrouque a formação de tecido colágeno é mais intensae melhor orientada quando as bocas anastomóti-cas foram preparadas com o bisturi elétrico.