emancipações na américa espanhola

30
Questão 1 ID 28207 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola (Umc 1999) Os movimentos de independência da América Espanhola no século XIX tiveram apoio da Inglaterra.Com esse apoio, a Inglaterra pretendia: A ( ) abrir mercados consumidores para a sua crescente produção industrial. B ( ) implantar as ideias liberais no continente americano. C ( ) cumprir os princípios intervencionistas da Santa Aliança. D ( ) incentivar o tráfico de escravos para a América Latina. E ( ) procurar auxílio militar para combater a Santa Aliança. Questão 2 ID 28181 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola (Ufsm 1999) Entre os movimentos de independência na América, convém destacar a independência do Haiti, cuja(s) peculiaridade(s) é (são) a(s) seguinte(s): I. A independência da colônia, inicialmente chamada São Domingos, decorreu da Revolução Francesa e começou quando os escravos, liderados por Toussaint, incendiaram os canaviais e expulsaram os exércitos franceses e espanhóis da região.II. Em 1806, Dessalines proclamou a independência da colônia que passou a ser chamada de Haiti, primeira nação negra independente do mundo, cujo regime político adotado foi o comunismo.III. A independência do Haiti foi feita pelos criollos, elite agrária proprietária de terras e escravos, contando ainda com a participação da massa de escravos. Está(ão) correta(s) A ( ) apenas I. B ( ) apenas II C ( ) apenas III. D ( ) apenas I e II.

Upload: marcello-rangel

Post on 02-Aug-2015

948 views

Category:

Documents


27 download

TRANSCRIPT

Page 1: Emancipações na América espanhola

Questão 1

ID 28207 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Umc 1999)  Os movimentos de independência da América Espanhola no século XIX tiveram apoio da Inglaterra.Com esse apoio, a Inglaterra pretendia:

A ( ) abrir mercados consumidores para a sua crescente produção industrial.

B ( ) implantar as ideias liberais no continente americano.

C ( ) cumprir os princípios intervencionistas da Santa Aliança. 

D ( ) incentivar o tráfico de escravos para a América Latina.

E ( ) procurar auxílio militar para combater a Santa Aliança.

Questão 2

ID 28181 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Ufsm 1999)  Entre os movimentos de independência na América, convém destacar a independência do Haiti, cuja(s) peculiaridade(s) é (são) a(s) seguinte(s): I. A independência da colônia, inicialmente chamada São Domingos, decorreu da Revolução Francesa e começou quando os escravos, liderados por Toussaint, incendiaram os canaviais e expulsaram os exércitos franceses e espanhóis da região.II. Em 1806, Dessalines proclamou a independência da colônia que passou a ser chamada de Haiti, primeira nação negra independente do mundo, cujo regime político adotado foi o comunismo.III. A independência do Haiti foi feita pelos criollos, elite agrária proprietária de terras e escravos, contando ainda com a participação da massa de escravos. Está(ão) correta(s)

A ( ) apenas I.

B ( ) apenas II

C ( ) apenas III. 

D ( ) apenas I e II. 

E ( ) apenas II e III. 

Questão 3

ID 28180 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Ufsm 1999)  No processo de ruptura do Vice-reinado do Prata com a metrópole, ocorreu a formação do Estado argentino. Nesse processo, o papel preponderante coube ao(s)

A ( ) caudilhos, ou seja, líderes políticos e chefes militares que enfrentaram os chapetones e moldaram o Estado para atender aos seus interesses.

B ( ) burgueses, visto que incrementaram a economia do Estado a ponto de torná-la competitiva e plenamente capitalista.

Page 2: Emancipações na América espanhola

C ( ) clero, especialmente no que se refere à concretização de independência segundo projeto dos padres Hidalgo e Morelos que previa a soberania plena. 

D ( ) criollos que, empolgados com os sucessos da Guerra Guaranítica, romperam os laços da dominação metropolitana.

E ( ) militares que, interessados na apropriação das terras dos índios e na nacionalização das indústrias, instalaram o regime militar na Argentina.

Questão 4

ID 28163 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Ufrrj 1999)        "Dos ricos é e foi fácil, desde a independência, o governo. Os pobres foram soldados, milicianos nacionais, votaram como o patrão mandou, lavraram a terra (...). Os pobres gozaram da gloriosa independência assim como os cavalos que em Chacabuco e Maipu avançaram contra as tropas do rei".                        (Santiago Arcos. In: GALEANO, Eduardo. "As caras e as máscaras". Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.) O texto anterior apresenta uma visão crítica da América Espanhola, a partir de sua independência política e refere-se ao fato

A ( ) de a independência da América Espanhola ter sido realizada sob a liderança da Inglaterra ("ricos"), tornando os colonos ("pobres") simples massa de manobra.

B ( ) de os pobres da América Espanhola não serem capazes de compreender o alcance do processo de independência.

C ( ) de o processo de independência ter sido liderado pelos "criollos", elite colonial sem maiores compromissos com a situação dos índios, negros e mestiços.

D ( ) de os pobres da América Espanhola lutarem após a independência por uma revolução social que acabasse com sua exploração, tendo sido, porém, derrotados.

E ( ) de a independência ter-se dado somente no campo político, já que a Espanha manteve a dominação econômica sobre as suas antigas colônias. 

Questão 5

ID 28082 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Puccamp 1999)  Relaciona-se com o processo de Independência da América Espanhola,

A ( ) a marginalização econômica dos criollos devido às discriminações metropolitanas.

B ( ) o apoio da Santa Aliança às lutas emancipadoras dos colonos americanos.

C ( ) a aliança da Inglaterra com a Espanha e Portugal para refrear os movimentos de libertação das colônias íbero-americanas.

D ( ) a difusão das teorias anarquistas e socialistas a luta contra a exploração colonialista.

E ( ) a influência das ideias liberais presentes na Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa.

Questão 6

Page 3: Emancipações na América espanhola

ID 27916 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Pucmg 1997)  Os países latino-americanos viveram processos econômicos e políticos muito próximos e às vezes simultâneos. Confirmam essa afirmativa, EXCETO:

A ( ) O fim dos monopólios coloniais no século XIX não foi capaz de promover a arrancada econômica desses países.

B ( ) Os países politicamente independentes enfrentaram a dominação econômica inglesa no século XIX.

C ( ) A independência política desses países foi fundamentada ideologicamente no liberalismo europeu.

D ( ) O grau de desigualdade social foi reduzido com a independência sob a influência do espírito liberal.

E ( ) A independência política foi liderada por setores dominantes da sociedade agrário-colonial.

Questão 7

ID 27894 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Ufpe 1998)  Sobre os processos de independência da América Latina, assinale a alternativa correta.

A ( ) A Santa Aliança não tinha o direito de intervir nas colônias portuguesas e espanholas caso elas tentassem se libertar.

B ( ) A crise do Antigo Regime está relacionada com a independência das colônias da América Latina.

C ( ) Não se pode relacionar a Revolução Industrial inglesa com a destruição dos monópolios econômicos do sistema colonial.

D ( ) As reformas administrativas, políticas e econômicas empreendidas por D. João VI evitaram as rebeliões e a independência do Brasil.

E ( ) A independência do Vice-Reino do Prata resultou na formação de quatro países: Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Questão 8

ID 27881 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Ufmg 1998)  Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola.

A ( ) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.

B ( ) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.

C ( ) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.

D ( ) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.

Page 4: Emancipações na América espanhola

Questão 9

ID 27787 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Cesgranrio 1997)  Na primeira metade do século XIX, diversos movimentos pela independência eclodiram nas colônias espanholas da América, marcando a luta de seus povos contra o domínio da metrópole Ibérica. Marque a opção que se refere, corretamente, a um desses movimentos:

A ( ) Na Argentina, os comerciantes portenhos aliados ao líder militar Manuel Belgrano extinguiram os Cabildos e as Juntas Governativas, controladas por representantes da Coroa Espanhola.

B ( ) No Chile, a forte presença militar inglesa aquartelada no norte do país impediu o avanço do movimento de independência formado por segmentos populares liderados por Bernardo O. Higgins que, derrotado, exilou-se na Venezuela.

C ( ) No México, a elite "criolla", que ocupava os altos cargos da administração colonial, aliada aos espanhóis da metrópole, proclamou Fernando VII da Espanha como Imperador do México, sobrevivendo a monarquia mexicana até o advento da Revolução Zapatista.

D ( ) No Peru, o principal centro de resistência espanhola tornou-se independente após a tomada conjunta de Lima pelos exércitos de Bolívar e San Martin, tornando-se este último o primeiro presidente perpétuo da República Peruana.

E ( ) No Uruguai, a conquista da independência não encerrou o poder personalista dos caudilhos, mas fortaleceu os segmentos burgueses atuantes em Montevidéu.

Questão 10

ID 27772 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Fatec 1997)  As antigas colônias espanholas na América Latina não conseguiram sobreviver dentro de uma unicidade política, acabando por fracionar-se em torno de polos econômicos e políticos liderados

A ( ) pelos espanhóis que, não respeitando a subida de José Bonaparte ao trono da Espanha, proclamaram a República.

B ( ) pelos índios, cansados da exploração colonial. 

C ( ) pelos mestiços que viviam explorados e que, tomando consciência da sua miséria, lideraram a formação de Juntas Governativas regionais.

D ( ) pelos "criollos" que almejavam o poder político, criando uma constelação de movimentos que não obedeciam a um comando geral, apesar dos esforços de alguns libertadores 

E ( ) pelo clero, uma vez que a Igreja no século XIX norteava-se pelo princípio de "dividir para governar". 

Questão 11

ID 27760 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

Page 5: Emancipações na América espanhola

(Unesp 1997)  "Diferente dos movimentos de libertação da segunda metade do século XX, a primeira descolonização foi feita por iniciativa dos próprios europeus, ou seja, por colonos que viviam além-mar e pouco devem aos povos nativos dominados por esses colonos."            (Marc Ferro, HISTÓRIA DAS COLONIZAÇÕES.)                       Enquadram-se na primeira descolonização acima referida as independências

A ( ) dos EUA e das colônias espanholas.

B ( ) do Brasil e das colônias africanas.

C ( ) do Brasil e do Haiti. 

D ( ) do Haiti e de Cuba.

E ( ) das colônias africanas e espanholas.

Questão 12

ID 27741 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Fuvest 1997)  Sobre o processo de independência política da América Espanhola é possível afirmar que

A ( ) diferentemente do Brasil, a longa guerra, que teve importante participação popular, fez emergir interesses sociais conflitantes.

B ( ) a Espanha, sob domínio francês, ficou de mãos atadas, sem poder intervir no combate aos rebeldes.

C ( ) a participação maciça de escravos ao lado dos rebeldes contrastou com a apatia das massas indígenas. 

D ( ) a Igreja Católica e os comerciantes abastados assumiram posições idênticas, a favor da Coroa espanhola.

E ( ) os acordos políticos, levados à frente pelas elites, garantiram aos menos privilegiados as reformas sociais pelas quais tinham lutado. 

Questão 13

ID 26704 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Fuvest 1996)  Simon Bolívar escreveu na Conhecida CARTA DA JAMAICA de 1815: "Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória." Sobre esta afirmação podemos dizer que:

A ( ) tal utopia da unidade, compartilhada por outros líderes da independência, como San Martin e O'Higgins, não vingou por ineficiência de Bolívar.

B ( ) inspirou a união entre Bolívia, Colômbia e Equador que formaram, por mais de uma década, uma única nação, fragmentada, em 1839, por problemas políticos.

C ( ) Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade, ideia posteriormente retomada por muitos políticos e intelectuais latino-americanos. 

D ( ) essa ideia, de grande repercussão entre as lideranças dos movimentos pela independência, foi responsável pela estabilidade da unidade centro-americana.

E ( ) Bolívar foi uma voz solitária, nestes quase 200 anos de independência latino-americana, ausentando-se tal ideia dos debates políticos contemporâneos.

Page 6: Emancipações na América espanhola

Questão 14

ID 26504 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Fatec 1999)  O sucesso dos movimentos de Independência na América Espanhola pode ser atribuído

A ( ) ao apoio militar emprestado pela Inglaterra à organização de milícias indígenas.

B ( ) à atuação do alto clero, descontente com as atitudes da Metrópole.

C ( ) à unidade entre "criollos" e "chapetones", que se constituíram em força decisiva enquanto oposição ao governo espanhol.

D ( )  às constantes rebeliões de escravos negros que desmoralizavam a administração espanhola.

E ( ) à insatisfação crescente dos proprietários coloniais com as restrições do Pacto Colonial.

Questão 15

ID 24720 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Fgv 2003)  No início do século XIX, a ruptura dos laços coloniais e a construção de Estados independentes deram o tom da movimentação política na América Latina. A esse respeito é correto afirmar:

A ( ) A liderança dos diversos movimentos de emancipação foi exercida por negros e mestiços e teve como modelo a Revolução do Haiti, liderada por Toussaint Louverture

B ( ) Em razão da importância geopolítica do Brasil e do impacto de sua independência, a maior parte dos novos Estados adotou a monarquia como forma de governo.

C ( ) Ameaçados de um lado pela ofensiva napoleônica de outro pelo imperialismo inglês, os líderes latino-americanos passaram à área de influência da monarquia brasileira.

D ( ) Liderados pelos chapetones, os novos Estados independentes logo puseram fim à escravidão e concederam direitos políticos à massa criolla recém-alforriada.

E ( ) Aproveitando o contexto das Guerras Napoleônicas, a elite criolla rebelou-se contra a metrópole, procurando, no entanto, preservar as bases de seus privilégios sociais.  

Questão 16

ID 24711 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Ufmg 2003)  Para a América espanhola [e, pode-se acrescentar, para o Brasil oitocentista e os Estados Unidos], o Haiti foi um exemplo e uma advertência, observados com crescente horror tanto por governantes como por governados. (LYNCH, John. In: BETHELL, Leslie (Org.). "História da América Latina". São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2001. v. 3, p. 69.) Nesse trecho, faz-se referência

Page 7: Emancipações na América espanhola

A ( ) ao subdesenvolvimento e à miséria da ilha caribenha, país mais pobre da América Latina.

B ( ) à desagregação da sociedade haitiana, reforçada pelas constantes turbulências econômicas.

C ( ) ao aumento crescente da influência dos ideais anarquistas e evolucionistas na ilha caribenha

D ( ) ao processo de independência da ilha, marcado por uma sublevação maciça de escravos negros.  

Questão 17

ID 24709 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Ufv 2003)  O domínio que as metrópoles europeias exerciam sobre as diversas colônias americanas começou a sofrer mudanças a partir da segunda metade do século XVIII. Sobre esse período, em se tratando dos processos de independência ou emancipação dessas colônias, é CORRETO dizer que:

A ( ) os movimentos de contestação ao controle metropolitano na América tiveram como consequência a libertação econômica e política das colônias, o que resultou na formação de nações americanas soberanas, semelhantes às que se conhecem hoje.

B ( ) a partilha do território espanhol na América foi desencadeada a partir da emancipação das colônias, processo conduzido pela elite "criolla", com apoio de índios, escravos e comerciantes, que teve o objetivo de manter a forma de governo monárquico.

C ( ) a Guerra dos Sete Anos teve como consequência a decretação de impostos para aumentar a arrecadação nas Treze Colônias, o que desencadeou o confronto armado, entre ingleses e colonos, conhecido como Massacre de Boston.

D ( ) a colonização de povoamento nas colônias do norte da América possibilitou o acúmulo de capital e a formação de uma elite empresarial dinâmica e autogestionada, desencadeando um processo de independência de caráter pacífico e negociado.

E ( ) as revoltas que antecederam a emancipação política brasileira envolveram membros da elite rural, classes médias urbanas e escravos, como a Confederação do Equador, a Sabinada e a Balaiada, que tinham o intuito de manter a integridade do território nacional.

Questão 18

ID 24703 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Puccamp 2002)  Considere as afirmações sobre os movimentos de independência das colônias latino-americanas no século XIX. I. A Espanha solicitou a intervenção da Santa Aliança, que representava governos absolutistas e colonialistas, para ajudar a conter o movimento emancipacionista nas suas colônias.II. Os movimentos de emancipação nos países da América Latina tiveram a participação das populações pobres, que conquistaram todas as suas reivindicações sociais e políticas.III. Os Estados Unidos da América reconheceram imediatamente a independência das colônias espanhola e portuguesa, por interesses estratégicos na região.IV. O movimento de independência das colônias foi realizado a um só tempo, motivo pelo qual foi rápido e dispensou a atuação de grandes lideranças no processo. Estão corretas SOMENTE

A ( ) I e II

B ( ) I e III

Page 8: Emancipações na América espanhola

C ( ) I e IV

D ( ) II e III  

E ( ) III e IV  

Questão 19

ID 24692 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Ufrs 2001)  A partir da segunda metade do século XVIII, o chamado antigo sistema colonial, baseado nas práticas e nos princípios mercantilistas, enfrentou uma profunda crise. Desta crise resultou um conjunto de movimentos de independência nas áreas coloniais da América Latina. Considere os seguintes elementos. I - A Revolução Industrial na Inglaterra.II - A luta pela liberdade de comércio e pela autonomia.III - O desenvolvimento socioeconômico das colônias.IV - A influência das ideias iluministas.V - A política napoleônica.VI - A rivalidade entre a elite local e os representantes da elite metropolitana. Quais dentre eles contribuíram para a emancipação das colônias e rompimento do pacto colonial?

A ( ) Apenas I e II.

B ( ) Apenas I e IV.

C ( ) Apenas I, III e V.

D ( ) Apenas II, IV e VI.  

E ( ) I, II, III, IV, V e VI.

Questão 20

ID 24672 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Pucmg 2000)  Na América Latina, após as independências políticas da primeira metade do século XIX, a consolidação e a integração dos Estados Nacionais ao mercado mundial tiveram como base:

A ( ) a economia de "plantation".

B ( ) a desenvolvimento industrial.

C ( ) o populismo nacionalista.

D ( ) a produção de ouro e diamante.

E ( ) o modelo primário-exportador.

Questão 21

ID 24666 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Uel 2000)  Leia o texto. "Para a aristocracia local, a independência foi tão-somente um meio de rearticular, em novas bases, os vínculos com o mercado europeu, sem alterar a substância e o caráter de dependência (...) Na

Page 9: Emancipações na América espanhola

verdade, a introdução do liberalismo nas relações comerciais apenas serviu à modernização das formas de controle externo. Uma vez completadas as guerras de independência, as elites locais assumiram o poder político como herdeiras da autoridade colonial e não como instrumentos de transformação."            (Luiz Roberto Lopez. "História da América Latina". Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. p. 71.) Sobre o significado e a importância do liberalismo no contexto da independência dos países latino-americanos, pode-se afirmar que essa doutrina

A ( ) estimulou a inserção social de negros e índios como cidadãos.

B ( ) foi ajustada aos interesses das elites latifundiárias.  

C ( ) garantiu a continuidade do regime monárquico.

D ( ) assegurou a independência econômica das novas nações.

E ( ) dificultou o exercício do poder dos caudilhos.

Questão 22

ID 24663 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Ufes 2000)  VenezuelaA força de Chávez Por enquanto só duas mudanças parecem acertadas: o presidente poderá se candidatar à reeleição e o país passará a se chamar República Boliviana da Venezuela, em homenagem ao libertador Simón Bolívar.            República "Época" - 2/8/99 O texto trata da atual situação da Venezuela, governada pelo ex-tenente-coronel Hugo Chávez Frias, eleito em 1998, após tentativa de golpe de estado em 1992.A homenagem ao libertador Bolívar, a que o texto se refere, deve-se à

A ( ) participação de Bolívar na consolidação da independência da Grande Colômbia, da qual a Venezuela fazia parte.

B ( ) proposta de Bolívar de efetivar a independência econômica da Venezuela, mantendo, porém, o vínculo colonial com a Espanha.

C ( ) intenção de Bolívar de fragmentar os países libertados da Espanha para melhor assegurar suas independências.

D ( ) união de Bolívar com a Santa Aliança na Europa como forma de fortalecer a autonomia dos países recém-libertados.

E ( ) ação diplomática de Bolívar nas negociações pela independência da América espanhola, a fim de manter a Venezuela livre do domínio da Colômbia.

Questão 23

ID 24660 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Ufrn 2000)  No princípio do século XIX, as colônias espanholas na América tiveram condições de deflagrar um movimento antimetropolitano que resultou na independência política dessas áreas coloniais.Vários fatores estiveram associados àquele movimento; entre eles, destaca(m)-se a(s)

A ( ) crise institucional portuguesa, que possibilitou o processo de independência brasileiro, o qual se tornou um modelo na América Latina.

B ( ) guerras travadas pelo Império Napoleônico, que alteraram o equilíbrio de forças na Europa e se

Page 10: Emancipações na América espanhola

refletiram nos domínios coloniais europeus.

C ( ) deliberações políticas do Congresso de Viena, as quais foram favoráveis à independência de colônias de nações europeias.

D ( ) Doutrina Monroe, que apregoava a independência e a autonomia política das nações latino-americanas frente aos Estados Unidos.  

Questão 24

ID 24626 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Puc-rio 2001)  Ao longo de todo o século XIX, a tensão entre forças descentralizadoras e centralizadoras caracterizou as relações políticas em boa parte das regiões latino-americanas recém-libertadas do jugo colonial. Sobre essas relações, é CORRETO afirmar que:

A ( ) o aumento das disputas regionais intensificou o caudilhismo e favoreceu a solução federalista na maioria das antigas possessões espanholas e portuguesas na América.  

B ( ) à intensificação das disputas entre os caudilhos pelo controle na região do Prata, sucedeu a consolidação do domínio dos unitários, favoráveis à centralização política e alfandegária em torno da cidade de Buenos Aires.

C ( ) a diminuição generalizada do comércio e da indústria nas regiões da América Central e Caribe decorreu das guerras fratricidas promovidas pelos republicanos ingleses.

D ( ) a crise sem precedentes que atingiu o federalismo republicano nos países andinos esteve relacionada ao surgimento aí de monarquias constitucionais e governos ditatoriais.

E ( ) nas regiões de colonização ibérica, ocorreu a intensificação dos conflitos entre republicanos e democratas, cabendo aos primeiros a defesa de um maior controle por parte do Governo federal em detrimento da autonomia dos Estados.

Questão 25

ID 24615 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Uel 2001)  "No âmbito da vida política, os Estados nacionais emergentes da luta anticolonial tiveram que enfrentar dois problemas imediatos. Por um lado, assegurar o aparecimento da sociedade de mercado, requisito fundamental para a consolidação do crescimento econômico e para a acumulação nacional da riqueza. De outro lado, a ruptura do pacto colonial requereu um novo estatuto jurídico-político, representado pelo estabelecimento de regras constitucionais que assegurassem liberdade, porém que ao mesmo tempo contivessem o assédio ao poder dos grupos locais"            (ADORNO, S. Nos limites do direito, nas armadilhas da tradição. In: COGGIOLA, O. (org.) "A Revolução Francesa e seu impacto na América Latina". São Paulo: EDUSP; Brasília: CNPq, 1990. p.184.) Os dois problemas apontados no texto referem-se ao período de formação dos Estados da América Hispânica. Entre os fundamentos que embasaram as novas regras políticas e econômicas nesse processo, considere os seguintes: I - O liberalismo, base teórica do capitalismo, que preconiza a liberdade de ação do mercado em relação ao Estado.II - O anarquismo revolucionário de Bakunin, que propõe a derrubada de todos os governos.III - O "Contrato Social", de Rousseau, que sugere um regime de igualdade jurídica oferecido por um Estado de bases democráticas.IV - A "Declaração da Independência dos Estados Unidos da América", que enunciou uma filosofia política cuja essência é a ideia de soberania popular.V - O "Manifesto Comunista", de Karl Marx e Friedrich

Page 11: Emancipações na América espanhola

Engels, que traça o desenvolvimento da sociedade de classes até o início do capitalismo moderno. Assinale a alternativa que enumera apenas elementos que influenciaram as políticas dos Estados hispano-americanos em formação.

A ( ) I, III e V.

B ( ) II, III e IV.

C ( ) III, IV e V.

D ( ) I, III e IV.

E ( ) I, IV e V.

Questão 26

ID 24582 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Ufsm 2001)  As primeiras décadas do século XIX foram marcadas pelo movimento de independência dos países da América Latina, com exceção de Cuba, que permaneceu colônia espanhola até 1898.Qual das alternativas a seguir reflete a situação desses países após a independência?

A ( ) De forma geral, não houve profundas transformações nas estruturas políticas e socioeconômicas, com exceção do Equador.

B ( ) A América Espanhola se dividiu em vários países, diferente do que aconteceu com o Brasil, em função não só das especificidades culturais, mas também da pressão norte-americana.

C ( ) Esses países podem ser caracterizados pela estabilidade política e pelo predomínio das oligarquias rurais.

D ( ) Ocorreram a desarticulação do sistema colonial, a liderança da aristocracia rural "criolla" e a subordinação à Inglaterra.

E ( ) Diante da ausência do poder político institucionalizado, surgiram os "caudillos", que preservaram o personalismo político e defenderam a modernização e a independência do capital estrangeiro.

Questão 27

ID 24577 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Ufscar 2000)  O processo de independência das colônias latino-americanas deve ser compreendido como parte das contradições e das crises do Antigo Regime. Assinale a alternativa que melhor explicita o fator que contribuiu para precipitar o referido processo.

A ( ) Democratização gradual das instituições coloniais, permitindo a crescente participação política de setores populares.

B ( ) Organização de forças militares coloniais, compostas pela população local, através do estabelecimento do serviço militar obrigatório.

C ( ) Intervenção militar dos Estados Unidos da América do Norte nas nações latino-americanas, procurando libertá-las do jugo europeu.

D ( ) Oposição dos senhores locais à abolição do trabalho compulsório nas áreas coloniais pelas elites

Page 12: Emancipações na América espanhola

ilustradas metropolitanas.

E ( ) Luta por uma reorganização comercial que permitisse um contato direto entre os produtores da América e o recém industrializado país europeu.

Questão 28

ID 24570 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Unesp 2002)  Os processos de independência das Américas espanhola e portuguesa têm em comum a

A ( ) decretação do fim do pacto colonial, em função da presença das cortes espanhola e portuguesa em terras americanas.

B ( ) ausência de lutas, evitada pela atuação decidida dos proprietários de escravos negros, que temiam revoltas como a que ocorrera no Haiti.

C ( ) conservação das casas dinásticas, apesar da ruptura com as antigas metrópoles europeias.

D ( ) fragmentação política, com significativa alteração das fronteiras vigentes na época colonial.

E ( ) preservação dos interesses da aristocracia agrária, que continuava a controlar o poder político.

Questão 29

ID 24552 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Ufrn 2002)  Conforme assegura a historiadora Nancy Priscilla Naro, O processo de formação do Estado norte-americano veio, desde cedo, acompanhado por valores democráticos que privilegiavam a iniciativa privada sem a intervenção do Estado, apenas admitida em casos excepcionais, como a guerra, a depressão econômica e outras situações entendidas como "ameaçadoras" ao sistema de produção capitalista.            NARO, Nancy P. "A formação dos Estados Unidos". 3ed. São Paulo: Atual, 1987. p. 5. O fragmento acima refere-se à colonização e ao processo de independência da América inglesa. Que comparação pode ser estabelecida entre a América inglesa e a América espanhola, no que diz respeito à colonização e à independência?

A ( ) A colonização inglesa favoreceu a prática do auto-governo, e a colonização espanhola permitiu a formação de governos autoritários.

B ( ) A colonização inglesa propiciou a instituição de um governo centralizador, e a colonização espanhola possibilitou a instalação de regimes federativos.

C ( ) A colonização inglesa originou governos instáveis, e a colonização espanhola estimulou a formação de monarquias despóticas.

D ( ) A colonização inglesa permitiu a formação de uma sociedade igualitária, e a colonização espanhola privilegiou as classes camponesas.

Questão 30

ID 24537 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

Page 13: Emancipações na América espanhola

(Ufmg 2001)  Considerando-se a formação dos Estados nacionais na América Latina, é CORRETO afirmar que

A ( ) as ilhas caribenhas de colonização espanhola, seguindo o exemplo do Continente, se emanciparam da Metrópole nas primeiras décadas do século XIX.

B ( ) os Estados emergentes mantiveram as fronteiras que separavam os Vice-Reinos e as Capitanias-Gerais, unidades administrativas do Império Espanhol.

C ( ) os novos Estados adotaram a república, com exceção do México e do Haiti, com suas breves experiências monárquicas, e do Brasil.

D ( ) os novos Estados se consolidaram lentamente, superando numerosos obstáculos, mas mantendo a ordem política e a unidade nacional.

Questão 31

ID 24532 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Fuvest 2001)  Os Estados Nacionais que se organizam depois das independências no Brasil e nos países americanos de colonização espanhola, entre as décadas de 1820 e 1880, são semelhantes quanto à

A ( ) adoção de regimes políticos e diferentes com relação às posições implementadas sobre a escravidão negra.

B ( ) decisão de imediata abolição da escravidão e diferentes com relação à defesa da propriedade comunal indígena.

C ( ) defesa do sufrágio universal e diferentes com relação às práticas do liberalismo econômico.

D ( ) defesa da ampliação do acesso à terra pelos camponeses e diferentes com relação à submissão à Igreja Católica.

E ( ) vontade de participar do comércio internacional e diferentes quanto à adoção de regimes políticos.  

Questão 32

ID 24525 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Uerj 2000)  Quinhentos anos após a Descoberta da América, constatamos que ainda há muito a se descobrir sobre o Novo Mundo, por exemplo, como resolver seus problemas. Livres das Metrópoles, os Estados Nações tentaram seguir os passos do Primeiro Mundo; quase dois séculos depois, descobre-se que a América Ibérica já está bem próxima do Quarto Mundo.            (CAPELATO, Maria Helena Rolim.  "A Redescoberta da América": 1920-1940. ln: "A Conquista da América" - Cadernos CEDES, São Paulo: Papirus, 1993.) A participação do Estado na organização das sociedades latino-americanas foi e continua sendo um de seus principais desafios.Entre as dificuldades encontradas pelas antigas colônias espanholas em sua organização como Estados independentes, está:

A ( ) a luta pelo poder entre defensores do federalismo e do unitarismo

B ( ) o rompimento entre a elite colonial e a burguesia comercial inglesa

C ( ) a disputa política entre o grupo criollo e os descendentes dos chapetones  

D ( ) o enfrentamento entre os exportadores e o setor industrial voltado para o mercado interno

Page 14: Emancipações na América espanhola

Questão 33

ID 24394 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

 (Ufsm 2003)  Sobre a história contemporânea da América (séculos XIX, XX e XXI), assinale a afirmativa INCORRETA. 

A ( ) O processo de independência da América caracterizou-se, principalmente, pela luta interna dos "criollos". Como exemplo, tem-se a ação do latifundiário Simon Bolívar, que tentou unificar os interesses das regiões e das respectivas elites através de um projeto centralizador.  

B ( ) Em todo o continente americano, o processo de independência ocorreu em dois momentos: a luta contra as metrópoles europeias e as disputas internas regionais.  

C ( ) No período imperial brasileiro, ocorreram vários movimentos de contestação à Constituição de 1824, como a Confederação do Equador, a Revolução Farroupilha e a Cabanagem.  

D ( ) A Guerra da Cisplatina ocasionou a aquisição do território do Uruguai pelo Brasil e a garantia da livre navegação pelos rios da Bacia do Prata.  

E ( ) A expansão da ação dos Estados Unidos na América Latina encontra no NAFTA e na pretensa ALCA uma tentativa de reedição dos fundamentos da Doutrina de Monroe de 1823.  

Questão 34

ID 24016 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Fuvest 2005)  Qual das afirmações seguintes, sobre o regime republicano de governo, é verdadeira?

A ( ) Na Europa, por volta de 1900, era o regime político da maioria dos países.

B ( ) O Brasil adotou esse regime político por intervenção direta dos demais países da América espanhola.

C ( ) Os Estados Unidos e o Canadá adotaram simultaneamente o regime referido.

D ( ) Como regime político, apareceu no mundo ocidental, pela primeira vez, no século XVIII.

E ( ) As ex-colônias espanholas da América adotaram tal regime político antes de sua ex-metrópole.

Questão 35

ID 24013 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Ufrs 2004)  A ocupação napoleônica na Espanha criou condições propícias aos movimentos de libertação ocorridos na América espanhola. Em relação a esses processos de emancipação, assinale a alternativa correta.

A ( ) Graças à fraqueza temporária da Espanha, as emancipações políticas ocorreram de forma pacífica, mediante negociações diplomáticas.

B ( ) As elites da América espanhola desejavam a emancipação para estabelecer monopólios mercantis, pois a

Page 15: Emancipações na América espanhola

Espanha praticava o livre comércio em suas colônias.

C ( ) Influenciada pelos princípios franceses dos Direitos Universais, a aristocracia "criolla" pretendia, com o processo de independência, promover mudanças estruturais, instaurando regimes democráticos e estendendo o voto ao conjunto da sociedade.

D ( ) Os processos de independência da América espanhola foram incentivados pela Independência americana, pela Revolução Francesa e pelo pensamento do Iluminismo.

E ( ) O latifúndio e a escravidão foram abolidos, pois foram considerados prejudiciais à modernização econômica do continente latino-americano.

Questão 36

ID 24007 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Uerj 2004)  Com o termo Caudilhismo nos referimos ao regime imperante na maior parte dos países da América espanhola, no período que vai dos primeiros anos da consolidação definitiva da Independência, em torno de 1820, até 1860, quando se concretizaram as aspirações de unificação nacional.(BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Brasília: Editora UnB, 1986.) Levando-se em consideração o período citado por Bobbio, o Caudilhismo é caracterizado, quase sempre, por:

A ( ) centralizar o poder nas mãos das elites criollas e utilizar-se do paternalismo

B ( ) disputar o poder local e defender as estruturas socioeconômicas tradicionais

C ( ) incentivar o desenvolvimento de manufaturas e defender uma maior mobilidade social

D ( ) possuir lideranças originárias de grupos étnicos discriminados e apoiar a rebelião popular  

Questão 37

ID 23997 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

 (Fuvest 2002)  O processo de modernização na América Latina (1870-1914) está associado 

A ( ) à pluralidade de partidos políticos, à ampla participação popular e à industrialização.  

B ( ) à organização sindical, à construção de estradas de ferro e à reforma agrária.  

C ( ) às reformas urbanas, ao estímulo à cultura letrada e à chegada da eletricidade.

D ( ) ao sufrágio universal, à vigência de leis trabalhistas e à expansão da criação de universidades.  

E ( ) ao poder crescente da Igreja, à limitação de capitais externos e à dinamização do sistema bancário.  

Questão 38

ID 23990 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Ufmg 2005)  Leia este trecho:... não somos índios nem europeus, mas uma espécie intermediária entre os

Page 16: Emancipações na América espanhola

legítimos proprietários do continente e os usurpadores espanhóis: em suma, sendo americanos por nascimento e nossos direitos os da Europa, temos de disputar estes aos do país e mantermo-nos nele contra a invasão dos invasores - encontramo-nos, assim, na situação mais extraordinária e complicada.            BOLÍVAR, Simón. "Carta de Jamaica", 1815. Ao escrever esse texto, o autor refere-se à situação ambígua dos

A ( ) criollos, formados na tradição europeia, mas identificados com o Novo Continente.  

B ( ) escravos negros americanos, que perderam seus laços culturais com a África.  

C ( ) mulatos libertos nascidos na América, divididos entre diferentes tradições culturais.

D ( ) cholos, indígenas educados por europeus, afastados das suas raízes identitárias originais.  

Questão 39

ID 23967 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Unesp 2004)  Bolívar, durante os anos de luta pela independência, deixara escritos cantos de louvor à liberdade e prognosticava um porvir que faria da América um exemplo para o mundo. Quinze anos depois, morria doente, desiludido e só. Poucos dias antes de sua morte, escreveu uma carta (...) em que afirmava que nem mesmo os espanhóis desejariam reconquistar a América, tal o caos instalado (...). Nosso destino, dizia ele, era ser governado por pequenos tiranos.(Maria Lígia Coelho Prado, América Latina no século XIX.) As afirmações de Bolívar

A ( ) expressam opiniões pessoais de um líder político favorável ao estabelecimento de governos anti-imperialistas.

B ( ) revelam que o peso da herança do colonialismo era maior do que supunham os heróis da independência.

C ( ) foram negadas pela experiência histórica concreta da América Latina ao longo do século XIX.

D ( ) indicam o descontentamento da elite agrária, prejudicada pela adoção de princípios liberais.

E ( ) aplicam-se somente aos países do Caribe, que não conseguiram atingir estabilidade após a independência.

Questão 40

ID 23964 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Puc-rio 2004)  Entre as transformações decorrentes das lutas de independência, nas regiões americanas, entre 1770 e 1830, estão corretas as alternativas abaixo, À EXCEÇÃO DE:

A ( ) O surgimento, de forma predominante, de governos republicanos.

B ( ) A difusão do constitucionalismo e das ideias liberais.

C ( ) A ampliação das críticas à legitimidade da escravidão.

D ( ) A redefinição das fronteiras territoriais, em relação à divisão administrativa colonial.

E ( ) A adoção do modelo federalista norte-americano na organização política dos novos Estados Nacionais.

Questão 41

Page 17: Emancipações na América espanhola

ID 21880 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Ufu 2011)  Em 1876, depois de alguns anos de rebeliões populares, resistência regional à consolidação do governo central e lutas internas entre as elites liberais, Porfírio Díaz chegou ao poder e governou a frágil nação até 1910. Díaz tinha originalmente construído sua reputação como homem do povo, especificamente como líder militar de uma aliança popular que tinha combatido e derrotado os invasores europeus. Entretanto, ele cada vez mais se imaginava um Bismarck ou Napoleão do Novo Mundo, decidido a restaurar a ordem e a estabilidade no México e buscar a modernidade e o desenvolvimento econômico através do autoritarismo. GERSTLE, Gary. “Raça e Nação nos Estados Unidos, México e Cuba, 1880-1940”. In. PAMPLONA, Marco A. e DOYLE, Don H (orgs.). Nacionalismo no novo mundo;a formação de Estados-Nação no século XIX. Rio de Janeiro: Record, 2008. A respeito do projeto de modernização do México, idealizado por Porfírio Díaz e seus conselheiros científicos, marque a alternativa incorreta.

A ( ) Alguns membros da elite porfiriana defendiam que a nação mexicana precisava incorporar de algum modo as massas indígenas, e ressuscitaram, assim, uma narrativa nacionalista sobre os astecas. 

B ( ) O ideal de embranquecimento da população estava presente nas preocupações dos conselheiros, que atrelavam a ideia de vigor nacional à necessidade de uma população predominantemente branca. . 

C ( )  O Estado porfiriano integrou as populações indígenas com o intuito de embranquecê-las a partir de políticas de incorporação que atendiam às reivindicações políticas das tribos. 

D ( )  Contingentes cada vez maiores de índios e mestiços deixavam áreas rurais isoladas em direção às regiões comerciais, industriais e de mineração, atraídos pelo projeto de modernização econômica 

Questão 42

ID 21871 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Unesp 2010)  O Haiti se tornou livre da França em 1804. Cuba libertou-se da Espanha apenas em 1898, quase um século depois. Sobre os dois processos de independência, é possível afirmar que

A ( )  a ação autonomista dos senhores de escravos determinou a precocidade da independência do Haiti e a demora na de Cuba. 

B ( )  as lutas emancipacionistas nos dois países receberam ajuda militar e financeira de países do Ocidente europeu. 

C ( )  a libertação do Haiti nasceu de uma rebelião escrava e a de Cuba contou com participação norte-americana. 

D ( )  as lavouras canavieiras das duas colônias foram totalmente destruídas durante os conflitos de independência.   

E ( ) a independência de Cuba permitiu a instalação do socialismo na ilha e a do Haiti gerou o cenário miserável da atualidade. 

Questão 43

ID 21844 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações

Page 18: Emancipações na América espanhola

na América espanhola

(Uel 2009)  Baseado nos conhecimentos sobre a formação dos Estados Nacionais americanos, assinale a alternativa correta:

A ( )  O motivo para as independências e consequente formação dos Estados Nacionais americanos pode ser encontrado na experiência política do Pacto Colonial imposto pela Inglaterra, que visava ao estabelecimento do monopólio comercial com as colônias ibéricas. 

B ( )  Os movimentos de independência que aconteceram nas diversas regiões da América hispânica contaram com a participação de camponeses, indígenas e burgueses. O resultado dessas lutas foram sentidos por todas as classes sociais envolvidas, em especial pelos trabalhadores rurais nativos, que puderam reaver parte da terra que lhes pertencia. 

C ( )  Assim que terminaram as lutas pelas independências na América hispânica, nos primeiros vinte anos do século XIX, a elite crioula assumiu o poder político das regiões recém-independentes e não empreenderam mudanças que proporcionassem a todas as classes usufruir dos resultados da emancipação. 

D ( )  A conformação dos Estados Nacionais veio em auxílio dos nativos, denominados "índios de caráter dócil", escravizados desde o período da conquista e expropriados de suas terras - ejidos. A Constituição Americana, elaborada após as independências, formalizou e legalizou o direito de todos à liberdade, à igualdade racial. 

E ( )  No período das lutas pela emancipação na América portuguesa, sobressaiu-se a figura do caudilho, líder militar e proprietário de terras, que conduziu as revoluções nas diversas regiões e contribui com a quebra da exclusividade comercial entre a metrópole e a ex-colônia.    

Questão 44

ID 21805 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Ibmecrj 2009)  Ao longo do século XIX as colônias espanholas obtiveram as suas independências, resultado principalmente:

A ( )  do apoio decisivo, inclusive militar, que receberam da França. 

B ( )  da aliança entre criollos e chapetones, fundamental para enfrentar a resistência espanhola. 

C ( )  da manutenção da escravidão, eliminando um fator de apoio à política espanhola no continente. 

D ( )  do apoio da Igreja, descontente com a adesão espanhola ao movimento reformista. 

E ( )  da insatisfação geral causada, especialmente junto à elite, da manutenção do Pacto Colonial.     

Questão 45

ID 21796 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Fgv 2009)  Na Carta da Jamaica, de 1815, [Simon Bolívar] escreveu: "Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória".            (Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, "Oficina de História - história integrada") A intenção

Page 19: Emancipações na América espanhola

de uma América hispânica independente e formando um único país, entre outros motivos, não prevaleceu em razão:

A ( ) de um acordo entre franceses e ingleses, assinado no Congresso de Viena. 

B ( )  do interesse espanhol em enfraquecer o poderoso Vice-Reinado da Nova Granada. 

C ( )  dos fortes e decisivos interesses ingleses, norte-americanos e das próprias elites locais da América. 

D ( )  da deliberada ação do Brasil, preocupado com a formação de um poderoso Estado na América. 

E ( )  das tensões entre as elites do México e Peru, que disputavam a hegemonia sobre a América.

Questão 46

ID 21678 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Uel 2008)          "A emancipação das colônias hispano-americanas, liderada pelos grandes senhores de terras e pela burguesia "criolla", encontrou apoio nos setores médios e populares, os quais, em alguns momentos, chegaram a ameaçar a estrutura de dominação de classe imposta pelo regime colonial. Entretanto, com exceção dos Estados Unidos, que implantaram um regime liberal burguês, no restante da América a independência revelou-se um fato político. Realizada a autonomia, rompidos os vínculos com as metrópoles, as classes dominantes das antigas colônias tomaram o poder e constituíram Estados Nacionais que mantiveram afastada das decisões políticas a massa da população trabalhadora (majoritariamente indígena, camponesa ou não). A estrutura colonial não sofreu qualquer alteração de peso. A Inglaterra abriu mais ainda a sua porta no continente, assegurando-se de mercados consumidores e de matérias-primas; a propriedade territorial continuou nas mesmas mãos, a despeito de algumas tentativas de líderes liberais das Guerras de Independência; a população camponesa permaneceu sob a exploração e o domínio dos seus antigos senhores.            (AQUINO, R. S. L. de; LEMOS, N. J. F.; LOPES, O. G. P. C. "História das sociedades americanas". Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 165-166.) De acordo com o texto, é correto afirmar:

A ( )  A América hispânica estava vivenciando, já há algum tempo, um maior grau de liberdade comercial em função da crise econômica metropolitana, bem como a crise política desencadeada pelo domínio francês, entre os anos de 1808 a 1813. 

B ( )  O fenômeno da emancipação política na Nova Espanha foi peculiar na América. A Revolução Mexicana foi o movimento mais representativo do descontentamento da parcela camponesa da população contra o autoritarismo e dominação da Espanha, culminando na emancipação do território do México. 

C ( )  Em toda a América hispânica e também na portuguesa, o processo de lutas pela emancipação dos diversos espaços geográ.cos que futuramente se constituiram em espaços nacionais, foi conduzido pela Igreja, que lucraria com as emancipações, agregando mais terras ao seu já rico patrimônio. 

D ( )  A participação dos Estados Unidos nos processos de independência das Américas foi de crucial importância para a adoção do Regime Republicano pelos espaços recém-independentes. 

E ( )  Após sua independência, a América portuguesa rompeu os laços com a metrópole - Portugal - e aliou-se às forças de Napoleão Bonaparte, adotando para esse espaço recém-independente os princípios da Revolução Francesa.  

Questão 47

ID 21626 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações

Page 20: Emancipações na América espanhola

na América espanhola

(Ufsm 2007)  A expulsão das tropas napoleônicas da Espanha, em 1813, possibilita a restauração do trono espanhol. Com o objetivo de restabelecer a ordem, o novo rei reprime os movimentos de emancipação política que vinham ocorrendo nas colônias americanas, desde 1810. Essas novas determinações da Metrópole abalam o quadro sociopolítico da América, gerando

A ( ) aceitação pacífica da elite criolla, tendo em vista que a desordem comercial e política ocasionada pelas revoltas seria superada.

B ( ) restabelecimento do sistema de monopólio e incremento dos polos comerciais americanos, tanto para exportação de produtos primários quanto para importação de manufaturas.

C ( ) consolidação do poder político da Coroa e controle dos grupos sociais nativos que aspiravam à independência política. 

D ( ) incremento das revoltas coloniais, em especial aquelas protagonizadas pelos trabalhadores das minas, dos campos e das oficinas de artesanato.

E ( ) revitalização e fortalecimento dos projetos independentistas, liderados por membros da classe dos grandes proprietários de terras e minas.

Questão 48

ID 21568 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Uel 2007)  Leia o texto a seguir: "A independência política e a formação dos Estados Nacionais na América Latina ocorreram a partir do rompimento do sistema colonial e foram dirigidos por setores dominantes da colônia descontentes com a impossibilidade de usufruir as 'novas vantagens' que o capitalismo do novo século lhes oferecia. Portanto, essas características peculiares distanciam o processo latino-americano do processo pelo qual a Europa passou. Além disso, aqui havia, antes da colonização espanhola e portuguesa, culturas autóctones, que se rebelaram e lutaram para sobreviver depois do impacto da chegada dos europeus. E junto a elas estavam os negros africanos, que também foram incorporados a este continente. Espanha e Portugal quiseram se sobrepor e engolir as demais culturas, num processo de homogeneização praticado por meio da língua, da religião, dos padrões econômicos. Foram vencedores em parte: essa simbiose constituiu o cimento das futuras nações latino-americanas".            Fonte: PRADO, M. L. "A formação das nações latino-americanas". São Paulo: Atual, 1994. p. 2. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que:

A ( )  As diferentes formas de conquista e exploração das colônias contribuíram para a fragmentação desse "novo mundo", denominado América, em diversas "Américas". A de colonização hispânica apoiou-se, principalmente, na servidão indígena, enquanto a portuguesa baseou-se na exploração da mão de obra escrava africana.

B ( ) Independentes, as colônias espanhola e portuguesa optaram por uma república democrática, que contemplasse em suas constituições a ideia de igualdade e liberdade para os diferentes povos que habitavam essas excolônias.

C ( )  A utilização da escravidão africana e indígena contribuiu para formatar as características das sociedades que foram constituídas nas Américas hispânica e portuguesa, em relação à prática da reciprocidade entre esses povos e ao sentimento de solidariedade entre os países no que diz respeito às práticas políticas.

D ( ) A exploração colonial originada com a conquista e colonização da América Espanhola e América Portuguesa, embora tenha acontecido em períodos diferentes, foi baseada na escravidão negra,

Page 21: Emancipações na América espanhola

aproveitando a demanda do tráfico de mão de obra vinda da África. 

E ( ) O Brasil e os países hispano-americanos configuram-se em exemplos de alteridade e prosperidade em função do projeto de colonização empreendido nesses espaços. 

Questão 49

ID 21562 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Uel 2007)  Jean Jaques Dessalines, um dos líderes da revolução do Haiti, declara: "Salvei a minha pátria. Vinguei a América... Nunca mais um colono europeu porá o pé neste território com o título de amo ou de proprietário."            Fonte: DOZER, D. M. "América Latina: uma perspectiva histórica". Tradução de Leonel Zallandro. Porto Alegre; Editora Globo; São Paulo; Edusp, 1996. P.191, 192. Baseado nesta declaração e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que:

A ( )  Após a independência, as rebeliões feitas pela população negra e mulata contra a exploração colonialista e os exércitos franceses deixaram de fazer parte do cotidiano da população haitiana.

B ( ) Dessalines, como líder revolucionário, conseguiu promover a unidade territorial do Haiti, unindo a metade oriental da ilha com a parte ocidental, que continuava escravista.

C ( ) A emancipação do Haiti deu-se em função das contradições sociais existentes nessa colônia e configurou-se num movimento de caráter político, econômico e social, visando estabelecer uma nova ordem sobre bases democráticas.

D ( ) O Haiti emancipado foi dirigido por governantes democráticos, cujos princípios assemelhavamse aos da Revolução Francesa, como liberdade, igualdade e fraternidade.

E ( )  Os negros e mulatos, mesmo sendo a maioria, não tiveram força suficiente para promover a emancipação em função da superioridade estratégica e armamentícia do exército francês. 

Questão 50

ID 21546 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

(Pucsp 2007)  As independências políticas na maior parte da América Hispânica e no Brasil aconteceram nas três primeiras décadas do século XIX. Sobre elas, pode-se afirmar que

A ( ) as independências na América Hispânica foram bastante influenciadas pela Revolução do Haiti, daí o caráter popular e anti-escravista que assumiram, enquanto a do Brasil não provocou qualquer mudança social.

B ( )  a independência do Brasil envolveu disputas políticas e combates militares de caráter localista, o chamado caudilhismo, à semelhança do que aconteceu na América Hispânica.

C ( )  as independências na América Hispânica, à semelhança do que aconteceu no Brasil, contaram com apoio militar e financeiro dos Estados Unidos, interessados em ampliar o mercado para seus produtos industriais.  

D ( ) a independência do Brasil manteve a unidade política oriunda do período da colonização, daí o temor que provocou nos vizinhos hispano-americanos, receosos de que o Império brasileiro tivesse intenções expansionistas. 

Page 22: Emancipações na América espanhola

E ( ) as independências na América Hispânica mantiveram no poder a elite criola, composta por descendentes de brancos nascidos na América, enquanto a do Brasil acarretou o banimento dos portugueses.

Questão 51

ID 21524 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

 (Pucmg 2007)  Com relação aos movimentos de emancipação política da América Espanhola a partir do século XIX, é  CORRETO afirmar que:  

A ( )  a aristocracia colonial espanhola, pelo seu poder econômico e cultural, pretendia manter o pacto colonial, considerando as vantagens competitivas que o mercado naquele momento espelhava.

B ( ) a classe social dos "criollos" dominava  e controlava toda a economia colonial, como a propriedade das terras, o comércio e a organização da cultura religiosa da época.  

C ( )  a Revolução Francesa, com seu ideário de liberdade e igualdade, potencializou a perspectiva e a ação política da classe "criolla", estimulando inclusive a criação de um Estado Nacional Republicano na América Espanhola. 

D ( )  a classe dos "criollos" era maioria na América Espanhola em relação à dos indígenas, mestiços e negros.

Questão 52

ID 21507 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Fuvest 2007)  Nas reivindicações dos movimentos políticos que levaram à independência dos países da América Espanhola, encontram-se alguns traços comuns. Entre eles, a

A ( ) proposta de igualdade social e étnica.

B ( ) proposição de aliança com a França revolucionária. 

C ( ) defesa da liberdade de comércio. 

D ( ) adoção do voto universal masculino.

E ( ) decisão de separar o Estado da Igreja.

Questão 53

ID 21473 | Disciplinas | História | 6.3) Emancipações na América espanhola, História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana

(Ufg 2007)  O processo de emancipação das colônias espanholas na América, no início do século XIX, foi marcado por lutas prolongadas contra a Coroa. As independências na América do Sul espanhola foram uma decorrência da

A ( ) direção política da elite "criolla", restringindo a participação popular aos campos de batalha. 

B ( )  interferência da Inglaterra, apoiando o projeto político de uma confederação americana. 

Page 23: Emancipações na América espanhola

C ( )  abolição da escravidão, com a crescente utilização de ex-escravos nas tropas patriotas. 

D ( ) participação norte-americana por meio do envio de soldados. 

E ( ) aliança entre Napoleão e os Bourbons, quando a França invadiu a Espanha.

Questão 54

ID 1956 | Disciplinas | História | História 06 - Os ventos liberais e a nova ordem americana, 6.3) Emancipações na América espanhola

“Há dois séculos, a Revolução de Maio, em Buenos Aires, tornou-se o ponto simbólico de um movimento que se espalharia por todo o continente e levaria ao fim do Império Espanhol no Novo Mundo.”Identifique o fator externo que influenciou de forma decisiva na emancipação das colônias espanholas na América.

A ( ) A influência e disseminação do pensamento liberal iluminista, então predominante na Europa, que se manifestou por meio das revoltas coloniais.

B ( ) A crise de poder na Espanha, decorrente da invasão das tropas napoleônicas, que desintegrou a monarquia dos Bourbons.

C ( ) O processo de independência foi desencadeado pelo projeto denominado “carlotismo”, que reivindicava o controle sobre as colônias espanholas na América.

D ( ) A Revolução Francesa e a independência dos Estados Unidos, que, ao substituir o modelo monárquico pelo republicano, debilitaram o governo espanhol no controle de suas colônias.