independência da américa espanhola 2013

46
Independência da Independência da América Espanhola América Espanhola

Upload: fred-sodre

Post on 03-Jul-2015

2.231 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Independência da américa espanhola 2013

Independência da Independência da América EspanholaAmérica Espanhola

Page 2: Independência da américa espanhola 2013

Bolívar, grande líder das Bolívar, grande líder das independências americanas. independências americanas.

Page 3: Independência da américa espanhola 2013

► Processo de emancipação das colônias Processo de emancipação das colônias espanholas no continente americano espanholas no continente americano durante as primeiras décadas do século durante as primeiras décadas do século XIX,resulta das transformações nas XIX,resulta das transformações nas relações entre metrópole e colônia e da relações entre metrópole e colônia e da difusão das idéias l iberais trazidas pela difusão das idéias l iberais trazidas pela Revolução Francesa e pela Revolução Francesa e pela independência dos EUA. independência dos EUA.

► Recebe influência também das mudanças Recebe influência também das mudanças na relação de poder na Europa em na relação de poder na Europa em conseqüência das guerras napoleônicas.  conseqüência das guerras napoleônicas. 

Page 4: Independência da américa espanhola 2013

► Durante o século XVIII, a Espanha reformula Durante o século XVIII, a Espanha reformula aspectos de seu pacto colonial. A suspensão do aspectos de seu pacto colonial. A suspensão do monopólio comercial da Casa de Contratação de monopólio comercial da Casa de Contratação de Sevilha dá maior f lexibi l idade às relações Sevilha dá maior f lexibi l idade às relações comerciais entre metrópole e colônia. Mas, ao comerciais entre metrópole e colônia. Mas, ao mesmo tempo, procura impedir o mesmo tempo, procura impedir o desenvolvimento das manufaturas coloniais e desenvolvimento das manufaturas coloniais e combate o contrabando inglês. Essas medidas combate o contrabando inglês. Essas medidas contrariam os interesses da elite colonial, os contrariam os interesses da elite colonial, os criollos (descendentes de espanhóis nascidos na criollos (descendentes de espanhóis nascidos na América), que l ideram a maioria dos movimentos América), que l ideram a maioria dos movimentos emancipacionistas. Eles são considerados emancipacionistas. Eles são considerados inferiores pela eli te e proibidos de ocupar cargos inferiores pela eli te e proibidos de ocupar cargos públicos, civis ou militares.  públicos, civis ou militares. 

Page 5: Independência da américa espanhola 2013

► As guerras travadas pelo Império Napoleônico As guerras travadas pelo Império Napoleônico alteram o equilíbrio de forças na Europa, que se alteram o equilíbrio de forças na Europa, que se reflete nos domínios coloniais. Em junho de 1808, reflete nos domínios coloniais. Em junho de 1808, Napoleão Bonaparte invade a Espanha, destrona Napoleão Bonaparte invade a Espanha, destrona o rei Carlos IV e seu respectivo herdeiro, o rei Carlos IV e seu respectivo herdeiro, Fernando VII. Impõe aos espanhóis um Fernando VII. Impõe aos espanhóis um rei  francês, seu irmão, José Napoleão (José I). rei  francês, seu irmão, José Napoleão (José I). Na América, os cabildos (inst ituições municipais Na América, os cabildos (inst ituições municipais que são a base da administração colonial), sob que são a base da administração colonial), sob comando dos criollos, declaram-se f iéis a comando dos criollos, declaram-se f iéis a Fernando VII e desligam-se do governo de José I. Fernando VII e desligam-se do governo de José I. Passam a exigir ainda maior autonomia, l iberdade Passam a exigir ainda maior autonomia, l iberdade comercial e igualdade com os espanhóis.  comercial e igualdade com os espanhóis. 

Page 6: Independência da américa espanhola 2013

► Com a restauração da Monarquia após a derrota Com a restauração da Monarquia após a derrota de Napoleão, a Espanha passa a reprimir os de Napoleão, a Espanha passa a reprimir os movimentos emancipacionistas. Diante dessa movimentos emancipacionistas. Diante dessa situação, a eli te criolla decide-se pela ruptura situação, a eli te criolla decide-se pela ruptura com a metrópole. Conta com a aprovação da com a metrópole. Conta com a aprovação da Inglaterra, que, interessada na l iberação dos Inglaterra, que, interessada na l iberação dos mercados latino-americanos para seus produtos mercados latino-americanos para seus produtos industrializados, contribui mil i tar, f inanceira e industrializados, contribui mil i tar, f inanceira e diplomaticamente com as jovens nações. O diplomaticamente com as jovens nações. O Paraguai proclama a independência em 1811 e a Paraguai proclama a independência em 1811 e a Argentina, em 1816, com o apoio das forças do Argentina, em 1816, com o apoio das forças do general José de San Martín. No Uruguai, José general José de San Martín. No Uruguai, José Art igas l idera as lutas contra as tropas Art igas l idera as lutas contra as tropas espanholas e obtém vitória em 1811.  espanholas e obtém vitória em 1811. 

Page 7: Independência da américa espanhola 2013

► No entanto, a região é dominada em 1821 pelo No entanto, a região é dominada em 1821 pelo rei dom João VI e anexada ao Brasil, sob o nome rei dom João VI e anexada ao Brasil, sob o nome de Província Cisplat ina, até 1828, quando de Província Cisplat ina, até 1828, quando consegue sua independência. San Martín consegue sua independência. San Martín organiza também no Chile a luta contra a organiza também no Chile a luta contra a Espanha e, com o auxíl io do líder chileno Espanha e, com o auxíl io do líder chileno Bernardo O''Higginsjump: BAHFF, l iberta o país Bernardo O''Higginsjump: BAHFF, l iberta o país em 1818. Com isso, alcança o Peru e, com a em 1818. Com isso, alcança o Peru e, com a ajuda da esquadra marít ima chefiada pelo oficial ajuda da esquadra marít ima chefiada pelo oficial inglês Lord Cockrane, torna-se independente do inglês Lord Cockrane, torna-se independente do país em 1822. Enquanto isso, no norte da país em 1822. Enquanto isso, no norte da América do Sul, Simón Bolívar atua nas lutas América do Sul, Simón Bolívar atua nas lutas pela l ibertação da Venezuela (1819), da Colômbia pela l ibertação da Venezuela (1819), da Colômbia (1819), do Equador (1822) e da Bolívia (1825).  (1819), do Equador (1822) e da Bolívia (1825). 

Page 8: Independência da américa espanhola 2013

► Em 1822, os dois líderes, Bolívar e San Em 1822, os dois líderes, Bolívar e San Martín, reúnem-se na cidade de Martín, reúnem-se na cidade de Guayaquil, no Equador, para discutir o Guayaquil, no Equador, para discutir o futuro da América hispânica. Bolívar futuro da América hispânica. Bolívar defende a unidade das ex-colônias e a defende a unidade das ex-colônias e a formação de uma federação de repúblicas, formação de uma federação de repúblicas, e San Martín é partidário de governos e San Martín é partidário de governos formados por príncipes europeus. A tese formados por príncipes europeus. A tese de Bolívar volta a ser discutida no de Bolívar volta a ser discutida no Congresso do Panamá, em 1826, mas é Congresso do Panamá, em 1826, mas é rejeitada.  rejeitada. 

Page 9: Independência da américa espanhola 2013

► Em toda a América hispânica há participação Em toda a América hispânica há participação popular nas lutas pela independência, mas a popular nas lutas pela independência, mas a elite criolla se mantém hegemônica. No México, elite criolla se mantém hegemônica. No México, no entanto, a mobil ização popular adquire no entanto, a mobil ização popular adquire contornos de revolução social: a massa da contornos de revolução social: a massa da população, composta de índios e mestiços, população, composta de índios e mestiços, rebela-se ao mesmo tempo contra a dominação rebela-se ao mesmo tempo contra a dominação espanhola e contra os criollos. Liderados pelos espanhola e contra os criollos. Liderados pelos padres Hidalgo e Morelos, os camponeses padres Hidalgo e Morelos, os camponeses reivindicam o fim da escravidão, a divisão das reivindicam o fim da escravidão, a divisão das terras e a abolição de tributos, mas são terras e a abolição de tributos, mas são derrotados. derrotados.

Page 10: Independência da américa espanhola 2013

► Os criollos assumem a l iderança do movimento Os criollos assumem a l iderança do movimento pela independência, que se completa em 1821, pela independência, que se completa em 1821, quando o general Itúrbide se torna imperador do quando o general Itúrbide se torna imperador do México. O movimento pela emancipação propaga-México. O movimento pela emancipação propaga-se pela América Central (que havia sido anexada se pela América Central (que havia sido anexada por Itúrbide), resultando na formação da por Itúrbide), resultando na formação da República Unida da América Central (1823-1838), República Unida da América Central (1823-1838), que mais tarde dá origem a Guatemala, que mais tarde dá origem a Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e El Salvador. Honduras, Nicarágua, Costa Rica e El Salvador. O Panamá obtém independência em 1821 e a O Panamá obtém independência em 1821 e a República Dominicana, em 1844. Cuba República Dominicana, em 1844. Cuba permanece como a últ ima possessão espanhola permanece como a últ ima possessão espanhola no continente até a Guerra Hispano-Americana. no continente até a Guerra Hispano-Americana.

Page 11: Independência da américa espanhola 2013

► Ao contrário da América portuguesa, que mantém Ao contrário da América portuguesa, que mantém a unidade territorial após a independência, a a unidade territorial após a independência, a América espanhola divide-se em várias nações, América espanhola divide-se em várias nações, apesar de tentativas de promover a unidade, apesar de tentativas de promover a unidade, como a Grã - Colômbia, reunindo Venezuela e como a Grã - Colômbia, reunindo Venezuela e Colômbia, de 1821 a 1830, a República Unida da Colômbia, de 1821 a 1830, a República Unida da América Central e a Confederação Peru-América Central e a Confederação Peru-Boliviana, entre 1835 e 1838. A Boliviana, entre 1835 e 1838. A fragmentação polít ica da América hispânica pode fragmentação polít ica da América hispânica pode ser explicada pelo próprio sistema colonial, uma ser explicada pelo próprio sistema colonial, uma vez que as diversas regiões do império espanhol vez que as diversas regiões do império espanhol eram isoladas entre si. Essa situação favorece eram isoladas entre si. Essa situação favorece também o surgimento de l ideranças locais fortes, também o surgimento de l ideranças locais fortes, os caudilhos, dif icultando a realização de um os caudilhos, dif icultando a realização de um projeto de unidade colonial.projeto de unidade colonial.

Page 12: Independência da américa espanhola 2013
Page 13: Independência da américa espanhola 2013

►   A CRISE DO SISTEMA COLONIALA CRISE DO SISTEMA COLONIAL► O fim do Antigo Regime nas últ imas O fim do Antigo Regime nas últ imas

décadas do século XVIII foi conseqüência décadas do século XVIII foi conseqüência das transformações ideológicas, das transformações ideológicas, econômicas e polít icas produzidas pelo econômicas e polít icas produzidas pelo I luminismo, pela Revolução Industrial, pela I luminismo, pela Revolução Industrial, pela independência dos Estados Unidos e pela independência dos Estados Unidos e pela Revolução Francesa. Estes Revolução Francesa. Estes acontecimentos, que se condicionaram e acontecimentos, que se condicionaram e se influenciaram reciprocamente, se influenciaram reciprocamente, desempenharam um papel decisivo no desempenharam um papel decisivo no processo de independência da América processo de independência da América espanhola.espanhola.

Page 14: Independência da américa espanhola 2013

► As elites da América colonial encontraram As elites da América colonial encontraram na fi losofia i luminista o embasamento na fi losofia i luminista o embasamento ideológico para seus ideais autonomistas. ideológico para seus ideais autonomistas. A luta pela l iberdade polít ica encontrava A luta pela l iberdade polít ica encontrava sua justif icativa no direito dos povos sua justif icativa no direito dos povos oprimidos à rebelião contra os governos oprimidos à rebelião contra os governos tirânicos e á luta pela l iberdade econômica tirânicos e á luta pela l iberdade econômica na substituição do monopólio comercial na substituição do monopólio comercial pelo regime de l ivre concorrência.pelo regime de l ivre concorrência.

► ““A Revolução Industrial Inglesa: Viu-se a A Revolução Industrial Inglesa: Viu-se a necessidade de substituir o monopólio necessidade de substituir o monopólio comercial por l ivre concorrência”.comercial por l ivre concorrência”.

Page 15: Independência da américa espanhola 2013

► Por esta época a Revolução Industrial inglesa inaugurava a Por esta época a Revolução Industrial inglesa inaugurava a era da indústria fabri l e da produção mecanizada. A era da indústria fabri l e da produção mecanizada. A exportação das mercadorias inglesas exigia a abertura dos exportação das mercadorias inglesas exigia a abertura dos mercados americanos ao l ivre comércio e esbarrava nos mercados americanos ao l ivre comércio e esbarrava nos entraves criados pelo pacto colonial. O monopólio entraves criados pelo pacto colonial. O monopólio comercial favorecia apenas as metrópoles que lucravam comercial favorecia apenas as metrópoles que lucravam duplamente revendendo os produtos coloniais à Europa e duplamente revendendo os produtos coloniais à Europa e as manufaturas inglesas às suas colônias. Esta polít ica as manufaturas inglesas às suas colônias. Esta polít ica monopolista, entretanto, prejudicava tanto a burguesia monopolista, entretanto, prejudicava tanto a burguesia inglesa quanto as eli tes coloniais, e, assim, o inglesa quanto as eli tes coloniais, e, assim, o desenvolvimento do moderno capitalismo industrial desenvolvimento do moderno capitalismo industrial acelerou a crise do antigo sistema colonial mercanti l ista. E acelerou a crise do antigo sistema colonial mercanti l ista. E a quebra do pacto colonial e sua substituição pelo l ivre a quebra do pacto colonial e sua substituição pelo l ivre comércio só poderia se fazer através da independência das comércio só poderia se fazer através da independência das colônias em relação às antigas metrópoles. colônias em relação às antigas metrópoles.

Page 16: Independência da américa espanhola 2013

► ““ A independência dos Estados Unidos e a A independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa aceleraram o f im do sistema Revolução Francesa aceleraram o f im do sistema colonial luso-espanhol”.colonial luso-espanhol”.

► A independência das treze colônias e a formação A independência das treze colônias e a formação dos Estados Unidos, primeiro país soberano do dos Estados Unidos, primeiro país soberano do Novo Mundo, tornaram-se o exemplo e a fonte de Novo Mundo, tornaram-se o exemplo e a fonte de inspiração para os movimentos latino – inspiração para os movimentos latino – americanos que lutavam pela emancipação americanos que lutavam pela emancipação polít ica e pela ruptura do pacto colonial. O polít ica e pela ruptura do pacto colonial. O regime republicano, baseado no pensamento regime republicano, baseado no pensamento i luminista, exerceu enorme fascínio sobre a i luminista, exerceu enorme fascínio sobre a aristocracia “criolla” da América Espanhola.aristocracia “criolla” da América Espanhola.

Page 17: Independência da américa espanhola 2013

► O maior impacto veio, entretanto, da Revolução O maior impacto veio, entretanto, da Revolução Francesa, cujas conseqüências se f izeram sentir Francesa, cujas conseqüências se f izeram sentir tanto na Europa quanto na América. A ascensão tanto na Europa quanto na América. A ascensão de Napoleão Bonaparte, a imposição da de Napoleão Bonaparte, a imposição da supremacia francesa à Europa e o supremacia francesa à Europa e o estabelecimento do Bloqueio Continental contra a estabelecimento do Bloqueio Continental contra a Inglaterra desferiram um golpe de morte no Inglaterra desferiram um golpe de morte no decadente sistema colonial ibero-americano. A decadente sistema colonial ibero-americano. A invasão de Portugal pelos franceses rompeu o invasão de Portugal pelos franceses rompeu o pacto colonial luso-brasileiro e acelerou a pacto colonial luso-brasileiro e acelerou a independência do Brasil, ao mesmo tempo em independência do Brasil, ao mesmo tempo em que a ocupação da Espanha por Napoleão e a que a ocupação da Espanha por Napoleão e a imposição de José Bonaparte como rei do país imposição de José Bonaparte como rei do país desencadearam as lutas de independência nas desencadearam as lutas de independência nas colônias da América espanhola. colônias da América espanhola.

Page 18: Independência da américa espanhola 2013

► A CONJUNTURA HISPANO – AMERICANAA CONJUNTURA HISPANO – AMERICANA► No início do século XIX, quando ocorreu o No início do século XIX, quando ocorreu o

choque entre a Revolução Industrial choque entre a Revolução Industrial inglesa e a Revolução Francesa, o império inglesa e a Revolução Francesa, o império colonial espanhol na América estava colonial espanhol na América estava dividido, em termos administrativos, em dividido, em termos administrativos, em quatro vice-reinados e quatro capitanias quatro vice-reinados e quatro capitanias gerais.gerais.

► ““A administração colonial: vice-reinados e A administração colonial: vice-reinados e capitanias gerais. Os entraves do capitanias gerais. Os entraves do monopólio comercial”.monopólio comercial”.

Page 19: Independência da américa espanhola 2013

► Os vice-reinados existentes eram Nova Espanha Os vice-reinados existentes eram Nova Espanha (México e parte do território atualmente (México e parte do território atualmente pertencente aos Estados Unidos), Nova Granada pertencente aos Estados Unidos), Nova Granada (Colômbia e Equador), Peru e Prata (Argentina, (Colômbia e Equador), Peru e Prata (Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai). As capitanias gerais Uruguai, Bolívia e Paraguai). As capitanias gerais eram Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile. Os eram Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile. Os cargos de vice-rei e capitão-geral eram exercidos cargos de vice-rei e capitão-geral eram exercidos por representantes da Coroa vindos diretamente por representantes da Coroa vindos diretamente da Espanha, como o eram igualmente todos os da Espanha, como o eram igualmente todos os altos postos da administração colonial. Desta altos postos da administração colonial. Desta forma, o aparelho polít ico-administrat ivo colonial forma, o aparelho polít ico-administrat ivo colonial era dominado e monopolizado por espanhóis era dominado e monopolizado por espanhóis natos. natos.

Page 20: Independência da américa espanhola 2013

► A economia colonial baseava-se na exportação A economia colonial baseava-se na exportação de matérias-primas e, portanto, era dependente de matérias-primas e, portanto, era dependente do mercado externo monopolizado pela metrópole do mercado externo monopolizado pela metrópole através do pacto colonial. A mineração baseava-através do pacto colonial. A mineração baseava-se na extração de ouro e prata e estava se na extração de ouro e prata e estava concentrada no México e na Bolívia. A agricultura concentrada no México e na Bolívia. A agricultura tropical desenvolveu-se na América Central e nas tropical desenvolveu-se na América Central e nas Anti lhas, com base no sistema de “plantation”, ou Anti lhas, com base no sistema de “plantation”, ou seja, grandes propriedades monoculturas, seja, grandes propriedades monoculturas, trabalhadas por escravos. A pecuária trabalhadas por escravos. A pecuária concentrava-se principalmente no México e no concentrava-se principalmente no México e no vice-reinado do Prata. O comércio era praticado vice-reinado do Prata. O comércio era praticado nas grandes cidades portuárias, como Buenos nas grandes cidades portuárias, como Buenos Aires, Valparaíso, Cartagena e Vera Cruz. Aires, Valparaíso, Cartagena e Vera Cruz.

Page 21: Independência da américa espanhola 2013

► A Espanha exercia o monopólio comercial A Espanha exercia o monopólio comercial entre suas colônias e a Europa, o que entre suas colônias e a Europa, o que afetava os interesses econômicos da elite afetava os interesses econômicos da elite colonial, obrigada a vender, a baixos colonial, obrigada a vender, a baixos preços, seus produtos à metrópole e dela preços, seus produtos à metrópole e dela comprar, a altos preços, as manufaturas comprar, a altos preços, as manufaturas importadas. O mesmo acontecia com os importadas. O mesmo acontecia com os comerciantes e industriais ingleses, comerciantes e industriais ingleses, forçados a aceitar a intermediação da forçados a aceitar a intermediação da Espanha e impedidos de vender Espanha e impedidos de vender diretamente as suas mercadorias à diretamente as suas mercadorias à América. América.

Page 22: Independência da américa espanhola 2013

► O fim do monopólio comercial interessava, assim, O fim do monopólio comercial interessava, assim, tanto à elite colonial como à burguesia inglesa, à tanto à elite colonial como à burguesia inglesa, à medida que ambas aumentariam seus lucros com medida que ambas aumentariam seus lucros com a adoção do l ivre comércio. Esta convergência de a adoção do l ivre comércio. Esta convergência de interesses foi um fator decisivo para a vitória do interesses foi um fator decisivo para a vitória do movimento de independência hispano-americano.movimento de independência hispano-americano.

► ““ A sociedade colonial: brancos, mestiços, índios A sociedade colonial: brancos, mestiços, índios e negros. Os confl itos entre a aristocracia ‘criolla’ e negros. Os confl itos entre a aristocracia ‘criolla’ e os ‘chapetones’.”.e os ‘chapetones’.”.

Page 23: Independência da américa espanhola 2013

► Por essa época a sociedade colonial era formada Por essa época a sociedade colonial era formada por uma população de dez milhões de habitantes, por uma população de dez milhões de habitantes, divididos em diversas classes sociais. Os divididos em diversas classes sociais. Os brancos constituíam cerca de três milhões e brancos constituíam cerca de três milhões e trezentos mil e classif icavam-se em chapetones e trezentos mil e classif icavam-se em chapetones e criollos. Os chapetones, perto de trezentos mil, criollos. Os chapetones, perto de trezentos mil, eram os espanhóis natos que, monopolizando o eram os espanhóis natos que, monopolizando o poder polít ico, dominavam os altos cargos da poder polít ico, dominavam os altos cargos da administração colonial. Os criollos, cerca de três administração colonial. Os criollos, cerca de três milhões, eram descendentes de espanhóis milhões, eram descendentes de espanhóis nascidos na América e formavam a elite nascidos na América e formavam a elite econômica e intelectual da colônia, à qual econômica e intelectual da colônia, à qual pertenciam os latifundiários, comerciantes, pertenciam os latifundiários, comerciantes, profissionais l iberais e membros do baixo clero. profissionais l iberais e membros do baixo clero.

Page 24: Independência da américa espanhola 2013

► A contradição entre a estrutura econômica, A contradição entre a estrutura econômica, dominada elos criollos (part idários do l ivre dominada elos criollos (part idários do l ivre

comércio) e a estrutura polít ica, controlada pelos comércio) e a estrutura polít ica, controlada pelos chapetones (defensores do monopólio chapetones (defensores do monopólio

metropolitano), foi também um dos fatores metropolitano), foi também um dos fatores importantes do processo de independência.importantes do processo de independência.

► Os mestiços, descendentes de espanhóis e Os mestiços, descendentes de espanhóis e índios, eram cerca de cinco milhões e índios, eram cerca de cinco milhões e dedicavam-se ao pequeno comércio e ao dedicavam-se ao pequeno comércio e ao artesanato, enquanto os índios, mais de dez artesanato, enquanto os índios, mais de dez milhões, constituíam a mão-de-obra explorada na milhões, constituíam a mão-de-obra explorada na mineração e na agricultura. Os negros, perto de mineração e na agricultura. Os negros, perto de oitocentos mil, concentravam-se principalmente oitocentos mil, concentravam-se principalmente nas Anti lhas e formavam a mão-de-obra escrava nas Anti lhas e formavam a mão-de-obra escrava uti l izada nas plantations tropicais.uti l izada nas plantations tropicais.

Page 25: Independência da américa espanhola 2013

► Embora sendo esmagadora minoria, eram Embora sendo esmagadora minoria, eram os criollos e os chapetones que os criollos e os chapetones que dominavam e determinavam a condução dominavam e determinavam a condução das relações econômicas e polít icas das das relações econômicas e polít icas das colônias hispano-americanas e era a eles colônias hispano-americanas e era a eles que interessava a l igação com a metrópole que interessava a l igação com a metrópole ou o rompimento de laços com ela. Assim, ou o rompimento de laços com ela. Assim, a guerra de independência caracterizou-se a guerra de independência caracterizou-se por ser uma luta entre os criollos, por ser uma luta entre os criollos, apoiados pela Inglaterra, e os chapetones, apoiados pela Inglaterra, e os chapetones, apoiados pela Espanha, pelo domínio do apoiados pela Espanha, pelo domínio do aparelho polít ico-administrativo. aparelho polít ico-administrativo.

Page 26: Independência da américa espanhola 2013

► A elite colonial, dividia-se em:A elite colonial, dividia-se em:   

CriollosCriollos  – eram descendentes de espanhóis  – eram descendentes de espanhóis nascidos na América. nascidos na América. 

ChapetonesChapetones  – eram pessoas nascidas na  – eram pessoas nascidas na metrópole e que possuíam todos os privilégios e metrópole e que possuíam todos os privilégios e

ocupavam os altos cargos administrativos. ocupavam os altos cargos administrativos. Camada intermediariaCamada intermediaria  – era formada por  – era formada por

comerciantes, advogados, médicos, professores, comerciantes, advogados, médicos, professores, artesões, etc. artesões, etc. 

Camada dominadaCamada dominada  – era formada pela grande  – era formada pela grande maioria da população. maioria da população.

Page 27: Independência da américa espanhola 2013

► A GUERRA DE INDEPENDÊNCIAA GUERRA DE INDEPENDÊNCIA► O processo de independência hispano-O processo de independência hispano-

americano dividiu-se, grosso modo, em americano dividiu-se, grosso modo, em três fases principais: os movimentos três fases principais: os movimentos precursores (1780 – 1810), as rebeliões precursores (1780 – 1810), as rebeliões fracassadas (1810 – 1816) e as rebeliões fracassadas (1810 – 1816) e as rebeliões vitoriosas (1817 – 1824).vitoriosas (1817 – 1824).

► ““Os movimentos precursores da guerra de Os movimentos precursores da guerra de independência: revoltas de Tupac Amaru e independência: revoltas de Tupac Amaru e de Francisco Miranda”.de Francisco Miranda”.

Page 28: Independência da américa espanhola 2013

► Os movimentos precursores, deflagrados Os movimentos precursores, deflagrados prematuramente, foram severamente reprimidos pelas prematuramente, foram severamente reprimidos pelas autoridades metropoli tanas. Ainda que derrotados, autoridades metropoli tanas. Ainda que derrotados, contribuíram para enfraquecer a dominação colonial e contribuíram para enfraquecer a dominação colonial e amadurecer as condições para a guerra de amadurecer as condições para a guerra de independência travada posteriormente. A mais independência travada posteriormente. A mais importante dessas insurreições iniciou-se no terri tório importante dessas insurreições iniciou-se no terri tório peruano em 1780 e foi comandada por Tupac Amaru. peruano em 1780 e foi comandada por Tupac Amaru. Essa rebelião indígena mobil izou mais de sessenta mil Essa rebelião indígena mobil izou mais de sessenta mil índios e só foi totalmente esmagada pelos espanhóis em índios e só foi totalmente esmagada pelos espanhóis em 1783, quando foram igualmente reprimidas outras 1783, quando foram igualmente reprimidas outras revoltas no Chile e na Venezuela. Inspirado no exemplo revoltas no Chile e na Venezuela. Inspirado no exemplo dos Estados Unidos, o criol lo venezuelano Francisco dos Estados Unidos, o criol lo venezuelano Francisco Miranda l iderou, a part ir desta época, vários levantes e Miranda l iderou, a part ir desta época, vários levantes e se tornou o maior precursor da independência hispano-se tornou o maior precursor da independência hispano-americana. americana.

Page 29: Independência da américa espanhola 2013

►Após os Estados Unidos, a segunda Após os Estados Unidos, a segunda independência da América foi independência da América foi realizada pelos escravos realizada pelos escravos trabalhadores das plantations que, trabalhadores das plantations que, em 1793, através de uma insurreição em 1793, através de uma insurreição popular contra a elite branca popular contra a elite branca libertaram o Haiti.l ibertaram o Haiti.

► ““As rebeliões de independência As rebeliões de independência fracassadas: a falta de apoio da fracassadas: a falta de apoio da Inglaterra e dos Estados Unidos”.Inglaterra e dos Estados Unidos”.

Page 30: Independência da américa espanhola 2013

► Em 1808, a ascensão de José Bonaparte ao trono Em 1808, a ascensão de José Bonaparte ao trono da Espanha ir ia desencadear a guerra de da Espanha ir ia desencadear a guerra de independência na América espanhola, devido aos independência na América espanhola, devido aos desdobramentos polít icos daquela situação. Na desdobramentos polít icos daquela situação. Na Espanha, o povo pegou em armas contra a Espanha, o povo pegou em armas contra a dominação francesa; na América, os criol los dominação francesa; na América, os criol los pronunciaram-se pelo “ lealismo” e se colocaram pronunciaram-se pelo “ lealismo” e se colocaram ao lado de Fernando VII, herdeiro legít imo de ao lado de Fernando VII, herdeiro legít imo de Coroa espanhola. Os criollos, entretanto, Coroa espanhola. Os criollos, entretanto, evoluíram rapidamente do “lealismo” para evoluíram rapidamente do “lealismo” para posições emancipacionistas e, em 1810, posições emancipacionistas e, em 1810, iniciaram a luta pela independência. iniciaram a luta pela independência.

Page 31: Independência da américa espanhola 2013

► O fracasso das rebeliões iniciadas em 1810, foi consequência, O fracasso das rebeliões iniciadas em 1810, foi consequência, em grande parte, da falta de apoio da Inglaterra, que em grande parte, da falta de apoio da Inglaterra, que empenhada na luta contra a França napoleônica, não pôde empenhada na luta contra a França napoleônica, não pôde fornecer ajuda aos movimentos de independência l iderados fornecer ajuda aos movimentos de independência l iderados pela aristocracia criolla. Os Estados Unidos, que possuíam pela aristocracia criolla. Os Estados Unidos, que possuíam acordos comerciais com a Junta de Sevilha, também não acordos comerciais com a Junta de Sevilha, também não forneceram qualquer ajuda aos rebeldes hispano-americanos. forneceram qualquer ajuda aos rebeldes hispano-americanos. Em 1816, os movimentos emancipacionistas, isolados Em 1816, os movimentos emancipacionistas, isolados internamente e sem apoio internacional, foram internamente e sem apoio internacional, foram momentaneamente vencidos pelas tropas espanholas.momentaneamente vencidos pelas tropas espanholas.

► ““A vitória do movimento de independência: apoio da Inglaterra A vitória do movimento de independência: apoio da Inglaterra e dos Estados Unidos. A doutrina Monroe”.e dos Estados Unidos. A doutrina Monroe”.

Page 32: Independência da américa espanhola 2013

► Após a derrota de Napoleão e 1815, a Inglaterra, Após a derrota de Napoleão e 1815, a Inglaterra, l iberta da ameaça francesa, passou a apoiar l iberta da ameaça francesa, passou a apoiar efet ivamente as rebeliões de independência na efetivamente as rebeliões de independência na América, que se reiniciaram em 1817 e só América, que se reiniciaram em 1817 e só terminariam em 1824 com a derrota dos terminariam em 1824 com a derrota dos espanhóis e a emancipação de suas colônias espanhóis e a emancipação de suas colônias americanas. Naquele ano Simon Bolívar americanas. Naquele ano Simon Bolívar desencadeou a campanha militar que culminaria desencadeou a campanha militar que culminaria com a l ibertação da Venezuela, da Colômbia e do com a l ibertação da Venezuela, da Colômbia e do Equador e, mais ao sul, José de San Martín Equador e, mais ao sul, José de San Martín promovia a l ibertação da Argentina, do Chile e do promovia a l ibertação da Argentina, do Chile e do Peru. Em 1822 os dois l ibertadores encontraram-Peru. Em 1822 os dois l ibertadores encontraram-se em Guayaquil, no Equador, onde San Martín se em Guayaquil, no Equador, onde San Martín entregou a Bolívar o comando supremo do entregou a Bolívar o comando supremo do exército de l ibertação. exército de l ibertação.

Page 33: Independência da américa espanhola 2013

► O processo de independência tornou-se irreversível O processo de independência tornou-se irreversível quando, em 1823, os EUA proclamaram a Doutrina Monroe, quando, em 1823, os EUA proclamaram a Doutrina Monroe, opondo-se a qualquer tentativa de intervenção mil i tar, opondo-se a qualquer tentativa de intervenção mil i tar, imperialista ou colonizadora, da Santa Aliança, no imperialista ou colonizadora, da Santa Aliança, no continente americano. Em 1824, os últ imos remanescentes continente americano. Em 1824, os últ imos remanescentes do exército espanhol foram definit ivamente derrotados pelo do exército espanhol foram definit ivamente derrotados pelo general Sucre, lugar-tenente de Bolivar, no interior do general Sucre, lugar-tenente de Bolivar, no interior do Peru, na Batalha de Ayacucho. Ao norte, a independência Peru, na Batalha de Ayacucho. Ao norte, a independência do México fora realizada em 1822 pelo general Iturbide, do México fora realizada em 1822 pelo general Iturbide, que se sagrou imperador sob o nome de Agustín I. Um ano que se sagrou imperador sob o nome de Agustín I. Um ano de pois, foi obrigado a abdicar e, ao tentar retomar o de pois, foi obrigado a abdicar e, ao tentar retomar o poder, foi executado, adotando o país o regime poder, foi executado, adotando o país o regime republicano. Em 1825, após a guerra de independência, republicano. Em 1825, após a guerra de independência, apenas as i lhas de Cuba e Porto Rico permaneceram sob o apenas as i lhas de Cuba e Porto Rico permaneceram sob o domínio espanhol. domínio espanhol.

Page 34: Independência da américa espanhola 2013

► AS CONSEQÜÊNCIAS DA INDEPENDÊNCIAAS CONSEQÜÊNCIAS DA INDEPENDÊNCIA► Em 1826, Bolivar convocou os representantes dos países Em 1826, Bolivar convocou os representantes dos países

recém-independentes para participarem da Conferência do recém-independentes para participarem da Conferência do Panamá, cujo objetivo era a criação de uma confederação Panamá, cujo objetivo era a criação de uma confederação pan-americana. O sonho boliviano de unidade polít ica pan-americana. O sonho boliviano de unidade polít ica chocou-se, entretanto, com os interesses das oligarquias chocou-se, entretanto, com os interesses das oligarquias locais e com a oposição da Inglaterra e dos Estados locais e com a oposição da Inglaterra e dos Estados Unidos, a quem não interessavam países unidos e fortes. Unidos, a quem não interessavam países unidos e fortes. Após o fracasso da Conferência do Panamá, a América Após o fracasso da Conferência do Panamá, a América Latina fragmentou-se poli t icamente em quase duas dezenas Latina fragmentou-se poli t icamente em quase duas dezenas de pequenos Estados soberanos, governados pelas de pequenos Estados soberanos, governados pelas aristocracia criolla.aristocracia criolla.

► Outros fatores que interferiram nessa grande divisão Outros fatores que interferiram nessa grande divisão polít ica foram o isolamento geográfico das diversas polít ica foram o isolamento geográfico das diversas regiões, a compartimentação populacional, a divisão regiões, a compartimentação populacional, a divisão administrativa colonial e a ausência de integração administrativa colonial e a ausência de integração econômica do continente. O pan-americanismo foi vencido econômica do continente. O pan-americanismo foi vencido pela polít ica do “divida e domine”.pela polít ica do “divida e domine”.

Page 35: Independência da américa espanhola 2013

► ““ À emancipação e divisão polít ica latino-americana segue-À emancipação e divisão polít ica latino-americana segue-se nova dependência em reação à Inglaterra”.se nova dependência em reação à Inglaterra”.

► Assim, entre as principais consequências do processo de Assim, entre as principais consequências do processo de emancipação da América espanhola merecem destaque: a emancipação da América espanhola merecem destaque: a conquista da independência polít ica, a consequente divisão conquista da independência polít ica, a consequente divisão polít ica e a persistência da dependência econômica dos polít ica e a persistência da dependência econômica dos novos Estados. O processo de independência propiciou novos Estados. O processo de independência propiciou sobretudo a emancipação polít ica, ou seja, uma separação sobretudo a emancipação polít ica, ou seja, uma separação da metrópole através da quebra do pacto colonial. A da metrópole através da quebra do pacto colonial. A independência polít ica não foi acompanhada de uma independência polít ica não foi acompanhada de uma revolução social ou econômica: as velhas estruturas revolução social ou econômica: as velhas estruturas herdadas do passado colonial sobreviveram à guerra de herdadas do passado colonial sobreviveram à guerra de independência e foram conservadas intactas pelos novos independência e foram conservadas intactas pelos novos Estados soberanos.Estados soberanos.

Page 36: Independência da américa espanhola 2013

► Assim, a divisão polít ica e a manutenção das Assim, a divisão polít ica e a manutenção das estruturas coloniais contribuíram para perpetuar estruturas coloniais contribuíram para perpetuar a secular dependência econômica lat ino-a secular dependência econômica lat ino-americana, agora não mais em relação à americana, agora não mais em relação à Espanha, mas em relação ao capitalismo Espanha, mas em relação ao capitalismo industrial inglês. As jovens repúblicas lat ino-industrial inglês. As jovens repúblicas lat ino-americanas, divididas e enfraquecidas, americanas, divididas e enfraquecidas, assumiram novamente o duplo papel de fontes assumiram novamente o duplo papel de fontes fornecedoras de matérias-primas essenciais fornecedoras de matérias-primas essenciais agora à expansão do industrial ismo e de agora à expansão do industrial ismo e de mercados consumidores para as manufaturas mercados consumidores para as manufaturas produzidas pelo capitalismo inglês. produzidas pelo capitalismo inglês.

Page 37: Independência da américa espanhola 2013

►   ConclusãoConclusão► O desfecho do processo de independência da O desfecho do processo de independência da

América Espanhola no entanto, não signif icou a América Espanhola no entanto, não signif icou a radical transformação da situação sócio-radical transformação da situação sócio-

econômica vivida pelas populações lat ino-econômica vivida pelas populações lat ino-americanas. A dependência econômica em americanas. A dependência econômica em

relação às potências capital istas e a manutenção relação às potências capital istas e a manutenção dos privi légios das elites locais f izeram com que dos privi légios das elites locais f izeram com que

muitos dos problemas da antiga América muitos dos problemas da antiga América Hispânica permanecessem presentes ao logo da Hispânica permanecessem presentes ao logo da

História lat ino-americana.História lat ino-americana.► Um exemplo disso foi à elite criolla que durante o Um exemplo disso foi à elite criolla que durante o

processo de independência se viu tão empenhada processo de independência se viu tão empenhada pelas idéias i luministas, evidenciando que pelas idéias i luministas, evidenciando que

desejava a igualdade, mais não para todos.desejava a igualdade, mais não para todos.

Page 38: Independência da américa espanhola 2013
Page 39: Independência da américa espanhola 2013
Page 40: Independência da américa espanhola 2013
Page 41: Independência da américa espanhola 2013

Outra RealidadeOutra Realidade► Caudilhos: representantes das contradições polít icas vividas na Caudilhos: representantes das contradições polít icas vividas na

América Latina América Latina

Page 42: Independência da américa espanhola 2013

► Os processos de independência dos países Os processos de independência dos países latino-americanos, em princípio, acenavam para a latino-americanos, em princípio, acenavam para a instalação de governos l iberais e da democracia instalação de governos l iberais e da democracia na América. O atraso colonial seria f inalmente na América. O atraso colonial seria f inalmente abandonado pelas promessas de felicidade e abandonado pelas promessas de felicidade e igualdade tão fortemente disseminadas pelo igualdade tão fortemente disseminadas pelo ideário i luminista. A França e os Estados Unidos ideário i luminista. A França e os Estados Unidos transformaram-se em modelos de uma outra transformaram-se em modelos de uma outra possível conjuntura social, polít ica e econômica possível conjuntura social, polít ica e econômica para as recém formadas nações americanas. Os para as recém formadas nações americanas. Os antigos entraves do desenvolvimento seriam antigos entraves do desenvolvimento seriam superados com a modernização, a ampliação dos superados com a modernização, a ampliação dos direitos polít icos e a justiça dos órgãos direitos polít icos e a justiça dos órgãos representativos.  representativos. 

Page 43: Independência da américa espanhola 2013

► No entanto, a origem desses movimentos de No entanto, a origem desses movimentos de independência mostrava que as novas independência mostrava que as novas instituições polít icas a serem instaladas no instituições polít icas a serem instaladas no continente ofereciam uma possibil idade bem continente ofereciam uma possibil idade bem diferente. As democracias e constituições aqui diferente. As democracias e constituições aqui elaboradas não foram consequência da ampla elaboradas não foram consequência da ampla part icipação polít ica de diferentes camadas part icipação polít ica de diferentes camadas sociais. A elite criolla capitaneou o f im do pacto sociais. A elite criolla capitaneou o f im do pacto colonial em vista das vantagens econômicas colonial em vista das vantagens econômicas oferecidas pelas grandes nações industriais oferecidas pelas grandes nações industriais européias. Os almejos das populações menos européias. Os almejos das populações menos favorecidas f icavam em um plano subalterno favorecidas f icavam em um plano subalterno controlado pelo “fosso polít ico e ideológico” que controlado pelo “fosso polít ico e ideológico” que colocou as elites lat ino-americanas em situação colocou as elites lat ino-americanas em situação privi legiada. privi legiada. 

Page 44: Independência da américa espanhola 2013

► A grande maioria da população vivia à parte das A grande maioria da população vivia à parte das implicações de uma ampla democracia. O poder implicações de uma ampla democracia. O poder era inst ituído pelas leis e legit imado pelos era inst ituído pelas leis e legit imado pelos governos, porém, o seu centro decisório ainda governos, porém, o seu centro decisório ainda estava atrelado a uma realidade sócio-econômica estava atrelado a uma realidade sócio-econômica eminentemente agro-exportadora. A eminentemente agro-exportadora. A impessoalidade e a igualdade de diretos das impessoalidade e a igualdade de diretos das repúblicas aqui criadas ainda conviviam com o repúblicas aqui criadas ainda conviviam com o desmando dos grandes proprietários, que desmando dos grandes proprietários, que colocavam seus interesses acima das leis, das colocavam seus interesses acima das leis, das constituições e do Estado. Dessa forma, os constituições e do Estado. Dessa forma, os antigos laços de dependência vividos no interior antigos laços de dependência vividos no interior da colônia pareciam somente ganhar uma nova da colônia pareciam somente ganhar uma nova roupagem.  roupagem. 

Page 45: Independência da américa espanhola 2013

► Nesse contexto, ganhou proeminente força Nesse contexto, ganhou proeminente força a f igura do caudilho. Descendente da elite a f igura do caudilho. Descendente da elite colonial criolla, o caudilho usou de seu colonial criolla, o caudilho usou de seu poder econômico para o alcance das poder econômico para o alcance das instituições polít icas e, instituições polít icas e, consequentemente, de seus interesses consequentemente, de seus interesses pessoais. O desrespeito e o abuso às pessoais. O desrespeito e o abuso às instituições o permitiam até mesmo criar instituições o permitiam até mesmo criar milícias que não reconheciam nenhum milícias que não reconheciam nenhum poder colocado acima de sua ganância. poder colocado acima de sua ganância. Dono de terras, ainda tinha o apoio – Dono de terras, ainda tinha o apoio – espontâneo ou coagido – de uma espontâneo ou coagido – de uma população desprovida de meios para população desprovida de meios para sublevar-se contra o desmando e a sublevar-se contra o desmando e a opressão do caudilho.  opressão do caudilho. 

Page 46: Independência da américa espanhola 2013

► Tendo uma relação ambígua com os poderes, o Tendo uma relação ambígua com os poderes, o caudilho somente reconhecia as inst ituições que caudilho somente reconhecia as inst ituições que estivessem harmoniosamente submetidas à estivessem harmoniosamente submetidas à manutenção de seus privi légios. Transformando-manutenção de seus privi légios. Transformando-se em um tipo de experiência polít ica observável se em um tipo de experiência polít ica observável em toda a América Latina, o caudilhismo foi um em toda a América Latina, o caudilhismo foi um fenômeno histórico vivenciado em países como fenômeno histórico vivenciado em países como Argentina, Brasil, Chile, Hait i e Peru. Mesmo Argentina, Brasil, Chile, Hait i e Peru. Mesmo usando da força para preservar-se, o fenômeno usando da força para preservar-se, o fenômeno caudilhista não resistiu às transformações do caudilhista não resistiu às transformações do tempo. Ao longo do século XX, os fenômenos de tempo. Ao longo do século XX, os fenômenos de industrialização, urbanização e imigração industrialização, urbanização e imigração européia enfraqueceram o poder de atuação dos européia enfraqueceram o poder de atuação dos caudilhos. caudilhos.