elenco - 9 de março de 2014

28
Não pode ser vendida separadamente Elenco MANAUS, DOMINGO, 9 DE MARÇO DE 2014 Josi Jota, força feminina e competência Página 20 Nejmi Aziz A força de A primeira-dama do Estado do Amazonas é líder de populari- dade nas redes sociais e tem mudado a vida de milhares de amazonenses pelo alcance do trabalho social que realiza. Páginas 16 e17 Dia Internacional da Mulher

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 28-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Elenco - Caderno de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

ElencoMANAUS, DOMINGO, 9 DE MARÇO DE 2014

Josi Jota,força feminina e competência

Página 20

Nejmi AzizNejmi AzizA força deNejmi Aziz

A primeira-dama do Estado do Amazonas é líder de populari-dade nas redes sociais e tem mudado a vida de milhares de amazonenses pelo alcance do trabalho social que realiza. Páginas 16 e17

Dia Internacional da Mulher

orça feminina 20

01_28.indd 1-2 6/3/2014 19:17:54

02_27.indd 1-2 6/3/2014 19:22:47

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

RepórteresMellanie Hasimoto

DiagramaçãoAdyel Vieira

Tratamentode imagemKlinger SantiagoPablo Filard

RevisãoDernando Monteiro

CapaHeric Pereira

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

índice# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #destaques da tv(26) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

EditorGuto Oliveiragutocom.br

EditorialOntem, dia

8 de março, foi comemorado mais um Dia Internacional da Mulher. A data que foi instituída de-pois que um grupo de tece-lãs russas en-trou em greve em busca de melhores condições de vida e trabalho em marco de 1917, tendo sido esquecida e depois retoma-da na década de 60 por movimentos feministas, foi apenas um pontapé nas vitórias que seriam conquistadas nos anos seguintes. Foram conquis-tas de salários, cargos e títulos de liderança. Hoje, elas estão por todos os lados e áreas dividindo direitos e obrigações com o sexo masculino. Por isso, a Elenco deste domingo traz duas matérias que homenageiam o sexo feminino. A primeira que traz como capa a primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, destaca um exemplo de independência e modelo feminino de lutas e conquistas. A segunda traz representantes de várias categorias profi ssionais e de gerações diferentes que abordam como conquistaram seu espaço e o que pensam sobre o pano-rama de evolução social, econômica e cultural da mulher. Boa leitura!

Guto Oliveira

Colaboradores: Selma Reis, Debora Camely, Bruno Mazieri e Marcelo Guilherme

Expediente

6BOA MESAO Carnaval passou e chegou o momento de refl exão, de repensar certos valores e comportamentos e traçar metas e diretrizes para dar continuidade ao ano. A Quaresma é tudo isso e muito mais, é um tempo de muita fé e oração. Tempo de paz e de receita especial.

13TURISMOCancun é um paraíso que nasceu há mais ou menos 30 anos, quando alguém resolveu construir uma pousada numa colônia de pescadores. O caso é que a pousada foi fi cando famosa e atraiu a atenção de turistas e investidores.

4 e 5INDICACozinheiros de fi m de semana e profi ssionais que desejam adquirir ou expandir os conhecimentos gastronômicos têm boas opções de cursos neste mês de março. O Messer Núcleo de Gastronomia vai realizar cursos especiais.

20COMPORTAMENTOA cada ano elas vão chegando com seu jeito manso e feminino e roubam a cena com sua forma exclusiva de comandar. A revista Elenco selecionou algumas personalidades femininas da cidade para falar sobre essa trajetória.

Atualmente interpretando o vilão Hermes em “Além do Ho-rizonte”, Alexandre Nero será o protagonista da novela que substituirá “Em Família”

Alexandre Nero defi nitivamente conquistou o posto de artista do primeiro escalão da Rede

Globo. Tanto que seu personagem Hermes, em “Além do Horizonte”, deverá morrer antes do fi nal da tra-ma, para que o ator possa descansar sua imagem, tudo porque Nero foi escolhido para ser o protagonista de “Falso Brilhante”, novela de Aguinal-do Silva que deverá substituir “Em Família”. Na trama, que terá o início ambientado em 1989 ele será José Alfredo. Logo nos primeiros capítulos José Alfredo trairá Maria Marta, sua esposa, papel de Lília Cabral. Para fugir da vingança de Maria Marta, o personagem ganhará o mundo e numa dessas andanças, deixará de ser pobre ao descobrir uma mina de pedras preciosas. Nos tempos atuais, o personagem aparecerá de cabelos grisalhos e sempre se vestindo de preto. Uma particularidade do pro-tagonista será a mistura da língua portuguesa com a língua inglesa. Nesta fase, José Alfredo será casado com Leandra Leal.

Alexandre Nero apareceu pela pri-meira vez nas novelas fazendo o qui-tandeiro Vanderlei, em “A Favorita”, produzida e exibida pela Globo no ano de 2008. O personagem era um rapaz simples, que mal sabia ler e era apaixonado por Catarina, papel que foi de Lília Cabral. Naquela ocasião chamou a atenção do público fãs dos folhetins, mas o ator já tinha partici-pado de um dos episódios de “Casos do Acaso”, no ano anterior.

Alexandre Nero tem sua trajetória artística intimamente ligada ao tea-tro e à música; ele é o idealizador e criador da “Associação dos Compo-sitores da Cidade de Curitiba”, fun-dada em 1994 e contabiliza mais de cinquenta trabalhos em espetáculos de música, no teatro, na televisão e na dança. Em reconhecimento ao seu trabalho, ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio Jornal “O Globo” de Melhor Ator, em 2010; “Contigo TV”, em 2008, como Ator Revelação; Melhor Espetáculo no Festival de Teatro de Curitiba pela peça “Os Leões” levando o Troféu Gralha Azul, premiação de grande destaque no Estado do Paraná.

Alexandre Nero nasceu na cidade

de Curitiba, em fevereiro de 1970; foi integrante do “Grupo Fato” e quando atuava na banda “Maquinaíma” foi “descoberto” durante uma badalada apresentação em 2008, numa famosa casa noturna da capital paranaense. Ganhou contrato com a Globo e desde

a novela “A Favorita”, não parou mais de atuar, mas sem deixar a carreira de músico de lado.

Logo que encerrou o seu trabalho em “A Favorita”, ganhou o papel de Terêncio, no remake de “Paraíso”. O personagem era amigo do protago-

nista da história, Zeca, interpretado por Eriberto Leão; o ator se deu bem, tanto que ganhou um dos principais personagens em “Escrito Nas Estre-las”, também exibida na faixa das seis da tarde. Nesta história de Elizabeth Jhin, Alexandre Nero mostrou outra face do seu talento dando vida a Gilmar, o vilão da trama, sendo que anteriormente havia feito “mocinhos” que encantaram as mulheres.

Depois desta novela, continuou em cena, participando de seriados e especiais na Globo, até que foi es-calado para “Fina Estampa”; estava novamente em horário nobre e com um grande desafi o pela frente: inter-pretar Baltazar, um homem rude e que espancava a sua mulher, Celeste, vivida por Dira Paes.

Alexandre Nero novamente mos-trou o seu potencial, as cenas de violência doméstica mobilizaram a opinião pública e o personagem tornou-se melhor por conta da re-ação de Celeste, a qual se rebelou contra os maus tratos. Pode-se dizer que o autor Aguinaldo Silva decidiu colocar um pouco de humor na atuação de Nero.

Em 2012, foi convidado por Glória Perez para atuar em “Salve, Jorge”, novela na qual interpretou o perso-nagem Stênio, um advogado vaidoso que vivia às turras com sua ex-espo-sa Helô, interpretada por Giovanna Antonelli.

Agora, o talento de Alexandre Nero pode ser conferido nos capítulos de “Além do Horizonte”, novela que a Globo exibe na faixa das sete da noite. Na trama, ele vive o persona-gem Hermes, mais conhecido como o Luminoso Mestre. Hermes foi quem criou o Grupo e, mais tarde, a Comu-nidade, que une as pessoas em torno da busca da Felicidade.

Quanto à música, um dos últimos álbuns do ator foi “Vendo Amor”, lançado em 2011.

Com atuações em vários fi lmes, pode-se destacar o longa “Super Crô – O Filme”, lançado no ano passado e no qual Alexandre revive o per-sonagem Baltazar, o Zoiudo, que o consagrou em “Fina Estampa”.

Alexandre Nero é um dos grandes nomes do cenário artístico nacional. Ele é muito reservado quanto à vida pessoal; durante anos foi casado com a atriz Fabiula Nascimento, mas separou-se dela em 2011 e prefere não comentar nada sobre este assunto, ou outro que se refira à intimidade. Atualmente, ele namora a atriz Karen Brustolin.

Garotode sorte

Alexandre Nero será o protagonista de “Falso Brilhante”, a próxima novela

03_26.indd 1-2 6/3/2014 21:32:17

O Ada gastrCozinheiros de fim de semana e profissionais que desejam adquirir ou expandir os conhecimentos gastronômicos têm boas opções de cursos neste mês de março

O Messer Núcleo de Gastro-nomia vai realizar cursos que vão desde as noções

básicas e intermediária de culi-nária até a formação de Con-feitaria Básica e Confeitaria e

Panificação para Páscoa. Todos os cursos são com aula prática e degustação no final da aula. As inscrições já estão abertas e as aulas já iniciam esta semana.

Nos dias 12, 13 e 14 de mar-ço à tarde e à noite haverá o Curso de “Ovos de Páscoa”. A aula é prática e a atividade será ministrada pela chef Veroka Marques e o investimento é de R$ 150 cada curso.

O curso de Massas de Pão de Ló Básico, chocolate e mescla-da (aula prática) será no sába-do, 15, com o chef Deusvaldo

Elenco #indica(4) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014 ligado nas novelas# (25)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

18h25, na GloboSegunda O show de Hilda é um sucesso e

Toni a beija no camarim. Ela diz que só volta a ficar com ele caso se separe de Gaia. Rubens cuida de Cristina na pensão e surge um clima entre eles. Lola discute com Davi e Aurora discute com Fabrício.

Terça Odilon se muda para a pensão. Aurora

conta para Joel que está grávida. Ru-bens confirma para Lola sua gravidez. Manfred foge do delegado para não ser preso. Dália conta para Amélia e Franz sobre a fuga de Manfred. Aurora diz a Joel que quer ter o filho em Paris.

Quarta Zefinha rouba tudo o que há no cofre

da mansão e foge levando Zefinha como refém. Aderbal tenta se aproxi-mar de Hilda, mas ela elegantemente se afasta. Ernest sai de carro atrás de Manfred.

Quinta Doutor Rubens sugere que Amélia

leve Pérola para ver Ernest. Para pro-vocar Davi, Aurora diz que o filho pode ser de Fabrício. Manfred chora diante de uma foto de Ernest. Pérola visita o avô no hospital e pede que ele reaja.

Sexta Manfred chora no leito de Ernest,

que continua desacordado no hospital. Zilda, Elisa e Cristina cercam Aderbal Feitosa na pensão. Ernest sonha no-vamente com Pérola e acorda, diante de Manfred, que se emociona.

Sábado Franz pede que Amélia não saia

mais sozinha de casa. Gaia sente uma pontada na barriga, mas disfarça. Manfred segue Cristina na rua, mas desiste de abordá-la ao ver doutor Rubens por perto.

“Malhação” – 17h30 Sofia confronta Anita e afirma que

a irmã permitiu que ela ficasse com Ben. Ronaldo coloca Martin na linha em seu novo emprego. Pedro vê Tita fazendo trabalhos domésticos. Júlia diz a Anita que foi ela quem atirou Sofia nos braços de Ben. Caetano é libertado da prisão, mas exige que Abelardo não conte para Bernardete o que aconteceu. Ben e Sidney se en-frentam, mas Serguei e Meg apartam a briga. Anita acusa Sofia de querer tudo o que ela tem. Caetano pede

Zelândia em casamento e explica seu plano para enganar o seguro de vida. Sofia afirma que continuará com Ben, e Antônio ouve a conversa das irmãs.

Anita afirma a Antônio que precisa de um tempo para si mesma. Zelândia e os atores contratados por Caetano para forjar sua morte conseguem enganar a todos. Antônio guarda todo o dinheiro em seu esconderijo no bosque. Briguita incentiva Sofia a se candidatar ao trabalho em uma loja para noivas. Martin pede ajuda a Paulino para aprender a andar de

ônibus. Ben critica Sofia por tentar a vaga na loja sem ser profissional. Maura se desespera com o sumiço de seu dinheiro. Antônio marca um encontro com um jornalista. Ben pede para conversar com Anita. Ben e Martin cantam para um produtor de eventos

Meg é firme com Sidney e questiona suas intenções com Sofia. Abelardo acolhe Bernardete, que sofre pelo suposto falecimento de Caetano. Sid-ney se declara para Sofia e quase a beija, quando Ben chega. Ben e Sidney se agridem.

19h30, na GloboSegunda Tereza fica furiosa com LC. Vó Tita

vê Kleber chorando por causa de Fá-tima. Angelique disfarça a satisfação pelo desespero de Tereza. Lili tenta se manter afastada de William. LC faz intriga de Heloísa para Flávio.

Terça André decide ir com William e Lili sal-

var Marlon e Celina. Angelique e Assis convencem Tereza a aceitar a ajuda de LC. Heloísa fica aliviada com a partida do ex-marido. Priscila aparece de sur-presa no escritório de Marcelo.

Quarta Fátima enfrenta Kleber. Tereza seduz

LC. Vó Tita se surpreende com a pre-sença de Kleber em sua casa. Priscila se anima com o presente que recebe de Marcelo. Álvaro fica satisfeito com a pressa de Inês em querer se casar.

Quinta LC consegue enganar Tereza para

ficar com Angelique. Álvaro entrega os documentos do casamento para Inês assinar. Angelique não acredita que LC conseguirá tirar a fórmula de Marlon. Tereza aceita fingir que foi expulsa da Comunidade.

Sexta William se aproxima de Marlon e Lili

e André fica só observando. Priscila descobre que está grávida e fica as-sustada. Marlon, Lili, William e Celina se reencontram e todos vão para Co-munidade. Marlon percebe que Lili está sem o pingente e fica chateado.

Sábado André invade o laboratório, salva

Celina da máquina da felicidade e destrói a máquina. Marlon diz a Lili que ela está estranha com ele. Tereza e Angelique conseguem sair da sala e contam para LC o que aconteceu.

21h10, Globo Segunda Shirley provoca Helena. Miss Lau-

ren reclama do acesso dos idosos à internet. Felipe vê Gabriel fazendo fisioterapia em Benjamim e Virgílio percebe o clima ruim entre eles. Cadu se sente mal na frente de Luiza, que fica preocupada.

Terça Clara se surpreende com a presença

de Marina no jantar. Gisele se entris-tece com o discurso que Ricardo faz sobre Chica. Shirley decide levar Leto e Paulinha à casa de Laerte. Clara descobre que Cadu não pagou a conta de luz.

Quarta Todos ficam admirados com a fes-

ta que Marina organiza para Clara. Juliana liga para Jairo, mas ele trata de terminar logo a conversa. Laerte ouve Paulinha tocar violão e cantar e elogia sua voz. Guiomar tenta consolar Juliana, que sente saudade de Bia.

Quinta Vanessa diz a Marina que Cadu ficou

incomodado com a grandiosidade da festa que ela fez para Clara. Hele-na ajuda Virgílio a escolher algumas obras para a exposição. Cadu recusa a proposta de Marina de investir no restaurante.

Sexta Selma e Laerte vão para Goiânia

fazer uma avaliação da casa. Cadu passa mal enquanto corre na praia e é socorrido pelo dono de um quiosque. Luiza fica indignada ao ver que Alice sofre preconceito racial na universi-dade.

Sábado Silvia, Felipe e Gabriel inauguram seu

consultório. Benjamin e os hóspedes da casa de repouso vão ao teatro.

20h30, no SBT

Segunda No acampamento de férias, os gru-

pos seguem trilhas diferentes para completar a missão descrita no mapa que receberam. Cris filma tudo para publicar em seu blog. Matilde está sozinha no orfanato e aproveita para dormir no sofá.

Terça Valentina leva comida para Miguel

no porão do orfanato. A governanta precisa enrolar Carmen antes de sair, pois ela faz muitas perguntas. Miguel diz que encontrou uma foto dos meninos do orfanato e pergunta para Valentina se ela acha que um deles pode ser seu filho.

Quarta Beto volta para casa e diz para

Carol e Clarita que ele precisará vender tudo que comprou para pagar o valor estipulado pelo juiz. Beto diz que Tobias brigou com ele de maneira séria e disse que irá trocar de empresário.

Quinta A boneca Laura e Maria conversa

com um coelho que diz que os ho-mens que estavam derrubando as árvores também estão prendendo todos os animais. Maria leva Mili, Mosca, Binho e Dani para mostrar os criminosos.

Sexta Tobias, que está como Tomás Fer-

raz, se reúne com um novo empresá-rio. O homem diz que Tomás precisa mudar o visual para se adaptar ao gosto do público brasileiro.

SábadoNão tem exibição

04_25.indd 1-2 6/3/2014 20:51:19

BC onomia

Bentes e o investimento será de R$ 60. No domingo, 16, à tarde, o curso mais esperado em Manaus: Tortas Finas (aula prática) com o chef An-drew Schulze. O investimento é de R$ 200 e o Messer disponibilizará os insumos. É um curso de confeitaria avançada direcionado para as pes-soas que já possuem base.

Outro curso direcionado para a época será de Confeitaria e Panificação para Páscoa (aula prática) com a carga horária de 20 horas que acontecerá de 17 à 21 de março 13h às 17h com o chef Deusvaldo Bentes com um

investimento de R$ 200.O Messer é o único em Manaus

a oferecer o curso de Churrasco com o churrasqueiro Luiz Lausch-ner. São itens do curso: acender o fogo; preparar as facas de corte; descongelar carnes; corte, limpeza e tempero da carne; preparo de carne de sol; picanha – verdade e mitos; como transformar o frango em carne nobre. Esta aula é de-monstrativa, com degustação no fi nal. A aula acontece no sábado, 22, das 14 às 17h, com investimento de R$ 60. Esse curso já faz parte do calendário mensal do Messer.

indica# Elenco (5)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

Mais sobre JuliaDias atrás, Julia Lemmertz,

que tem 50 anos de idade, comentou sobre sua atual fase artística. “Posso fazer uma mulher mais nova, estou na meia-idade. Não sou uma se-nhorinha e nem uma menina”. E está dito.

Sucesso no MéxicoA novela “Avenida Brasil”, de

João Emanuel Carneiro, que foi ao ar pela Globo em 2012 já foi comercializada para 125 paí-ses e agora está sendo exibida no México. As atrizes Vera Holtz e Débora Falabella viajaram para lá para divulgar a trama, a convite da TV Azteca.

Feliz com o trabalhoDado Dolabella estava co-

tado para interpretar um neo-nazista na novela “Vitória”, a nova novela da Record, que vem sendo escrita por Cristiane Fridmann, mas teve o papel trocado e segue para Curaçao nos próximos dias a fi m de gravar suas primeiras cenas. O ator disse que está feliz em não fazer mais o vilão.

Cinema nacionalJunno Andrade será Max no

fi lme “Demente” no qual con-tracenará com Reynaldo Gia-necchini. Para esse trabalho, os dois atores terão aulas inten-sivas de bateria, uma vez que ambos os personagens serão músicos rivais, bateristas de uma mesma banda. Na vida real, Junno Andrade namora Xuxa Meneghel.

Bem diretoDurante uma coletiva do fil-

me “Caçadores de Obras-Pri-mas”, George Clooney afirmou que a França deveria devolver a “Mona Lisa”, obra de Leonardo da Vince, à Itália. O recado foi dado!

ApresentadoraE a vida continua para Gra-

zi Massafera. A ex-mulher de Cauã Reymond será a nova apresentadora do “Superboni-ta”, do canal pago GNT. Ela deve estrear na função em 7 de abril.

Melhorando “Além do Horizonte”, que che-

gou a perder em audiência para “Malhação”, começou a reagir no Ibope, nas últimas sema-nas, e já está conquistando 20 pontos.

Novo CDSerá lançado ainda este mês

o álbum “Coração a Batucar”, da cantora Maria Rita, que volta a apostar no samba, em seu novo trabalho.

Elogiada pelo marido

Julia Lemmertz não tem do que reclamar. A atriz vive um excelente momento em sua carreira sendo a protago-nista Helena, da novela “Em Família” e também na vida pessoal. O marido dela, Ale-xandre Borges, tem dito que a atriz “está arre-bentando” na trama de Manoel Carlos, além de elogiá-la como mulher.

Pisando na areia Sheron Menezzes, a Keila de “Além do Horizonte”, costuma

aproveitar seus momentos de folga para passear na praia. Não é difícil encontrar a atriz curtindo uma água de coco ou bisbilhotando as vitrines dos ambulantes que vendem bijuterias e outros mimos.

Bom exemploEm uma entrevista ao “Los Angeles

Times”, o internacional Leonardo DiCaprio disse que nunca usou drogas em sua vida, mas que oportunidades não faltaram. “Eu ia a festas e as drogas estavam lá. Existia uma tentação”, disse o ator.

SinceroBruno Gissoni atu-

almente interpreta o André, na novela “Em Família”, e dias atrás de-clarou que é muito con-servador em seus rela-cionamentos amorosos. E mais, ele disse que uma dose de machismo pode manter o equilíbrio. Tais palavras teriam decep-cionado o público fã do ator. Lembrando que ele namora Yanna Lavigne. Deixando esta fofoca de lado, sabe-se também que Gissoni é muito que-rido nos bastidores da novela e demonstra ser amigo fi el.

GB

IM

AG

EM

JOÃ

O M

IGU

EL J

R/RG

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AN

DA/

RG

GB

IM

AG

EM

SERVIÇOMESSER GASTRONOMIA

End: Rua 21, nº 663, conjunto Castelo Branco – Parque 10Info: (92) 3088-5772 E-mail: [email protected].

05_24.indd 1-2 6/3/2014 20:55:38

E chegou a Quaresma...Carnaval se foi, e na Quar-ta-Feira de Cinzas começa o mais importante período da fé crista, a Quaresma

Você acredita em Deus? Se você acredita, você acha importante a presença Dele em sua vida? E se

Ele é importante em sua vida, o que você faz por Ele? Você tira um tempo para agradecer a Ele? Ou para se renovar, pedir perdão pelos seus erros ou para ajudar o próximo? Se você costuma pedir varias coisas a Deus, o que você é capaz de fazer para agradecer?

Não estou falando aqui daquelas pro-messas que algumas pessoas fazem para conquistarem um determinado objetivo. A Quaresma não é isso.

O tempo da Quaresma é o perí-odo do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a católica, a ortodoxa, a anglicana, a luterana.

A duração da Quaresma está base-ada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos qua-renta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos

quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros signifi ca o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e difi culdades.

A prática da Quaresma data desde o século 4, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. As igrejas do Oriente ainda conservam muito esta pratica, já aqui no Ocidente, ela esta cada vez mais em desuso.

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

A Quaresma começa na Quarta-Fei-ra de Cinzas e termina no Domingo de Ramos.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que signifi ca luto e penitência. É um tempo de refl exão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e prepa-ração para o mistério pascal.

Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o

próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos.

Há várias formas de viver a Qua-resma, cada cristão escolhe, espe-cialmente aqui no nosso país, onde o catolicismo é praticado de forma menos ortodoxa, como fará sua peni-tencia. Uns escolhem não beber álcool, ou comer chocolate, ou comer doces, ou não usar maquiagem. Tem uns mais atuais tipo 40 dias sem WhatsApp, ou sem ir a balada... e por aí vai.

O importante é que você abra mão de algo que você aprecia e que apro-veite este tempo para se autoavaliar. É tempo de renunciar. É tempo de ajudar os mais necessitados. É tempo de investir em você espiritualmente, para que a cada ano se torne uma pessoa melhor.

São somente 40 dias... experimente! Tenho certeza que quando a Páscoa chegar, você se sentira realizado e em paz consigo. Temos tempo para tantas coisas menos importante, não é?

Desejo a vocês uma boa semana!

Elenco #boa mesa(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014 estética# Elenco (23)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #boa mesa(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014

Você está contente com o seu queixo?Apesar da variedade de cos-méticos existentes, às vezes é preciso um procedimento mais radical

A busca pela beleza faz parte da natureza humana e a cirurgia plástica cada vez mais se apri-

mora a fi m de satisfazer este anseio. É bom lembrar que sentir-se feliz com a imagem refl etida pelo espelho faz um bem enorme.

Por isso, a indústria cosmética se aprofunda em pesquisas e cada

vez mais novidades aparecem; não faltam cremes e maquiagens reju-venescedores.

Mas, o que seria essa tal beleza? Os especialistas em procedimentos corretivos explicam que a harmonia e a simetria são elementos fundamentais para a beleza humana, afi nal ninguém quer ter um lado diferente do outro. Milimetricamente falando não há como as partes do corpo serem iguais, mas visualmente é possível chegar a uma percepção de simetria. Muitos detalhes compõem a estética corporal e no rosto as proporções são ainda mais

evidentes. A posição do queixo, por exemplo, determina a proporcionali-dade da face.

O queixo deve tocar uma linha vertical imaginária que passa pela raiz do nariz. Se o queixo estiver à frente desta linha ou atrás, é sinal de que há alguma deformidade. A pessoa pode achar que seu nariz é grande, mas talvez o problema esteja no queixo, que pode estar posicionado inadequadamente. As alterações na posição do queixo podem ser causadas por deformidades ósseas, que surgem no decorrer do crescimento do indivíduo, ou devido a traumas, fraturas ou tumores. O queixo pode fi car avançado, chamado de retrognatismo ou retrognatia que é um tipo de má-oclusão causada pela posição mais posterior da mandíbula, que pode causar distúrbios do sono, como a apnéia do sono. O retro posto é conhecido como prognatismo (do grego pro, “movimento para a frente”, + gnathós”mandíbula”) à proeminência dos dentes em relação ao plano da face. Em animais com crânio, o prognatismo é resultado de uma hipotrofi a óssea da maxila ou hipertrofi a óssea da mandí-bula - a mandíbula é mais longa que a maxila. Existem também os desvios

laterais, o latero desvio.A cirurgia plástica é uma das al-

ternativas mais recomendadas para posicionar corretamente o queixo. A denominada mentoplastia pode alongar, encurtar, reposicionar, mo-difi car o formato ou corrigir desvios no queixo. A técnica varia conforme o problema e pode lançar mão de próteses de silicone para aumentar a região ou cortes no osso para o repo-sicionamento. A mentoplastia é pro-curada principalmente pelas pessoas que possuem o hipomentonismo ou a retrognatia, ou seja, o queixo para trás. Neste caso é feito o implante de uma prótese entre o músculo e o osso, alongando o queixo.

Na intervenção em queixos retraídos a incisão pode ser feita dentro da boca ou na prega entre o queixo e o pesco-ço para a colocação da prótese, com anestesia local. Em algumas situações é necessário cortar o osso, por dentro da boca, e tracioná-lo para frente. O osso da mandíbula é fi xado com placas e parafusos e a anestesia é geral, já que envolve outras estruturas mais complexas. O paciente deve fi car em repouso cerca de 15 dias e manter uma dieta líquida na recuperação.

Sentir-se bem em todos os momentos pode ser um verda-deiro desafi o para

algumas pessoas

SELMA REISEspecial EM TEMPO

06_23.indd 1-2 6/3/2014 21:06:04

Bacalhau de QuaresmaIngredientes1/2 k de bacalhau4 colheres (sopa) de azei-te2 colheres (sopa) de vi-nagre4 tomates3 pimentões verdes3 dentes de alho6 ovos cozidos4 cebolasCebolinha, salsa e pimenta do reino a gosto Modo de PreparoDeixar de molho o baca-

lhau por 24 horas. Tirar as espinhas e as peles. Colocar numa panela e re-gue com o azeite, vinagre, pimenta do reino, salsa, cebolinha e alho bem pi-cadinho. Levar ao fogo em banho-maria durante uns 30 minutos.Refogue rapidamente, em separado, os pimentões verdes e reserve. Corte as cebolas cruas e os toma-tes. Numa travessa grande colocar primeiro o baca-lhau, depois os tomates, os

pimentões e as cebolinhas. Leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos. Enfeite com os ovos cor-tados como preferir e com uns galhos de salsa. Sirva com arroz branco. Dica:Voce podre substituir o ba-calhau pelo nosso pirarucu seco, a parte do lombo. Dessalgue-o da mesma forma do bacalhau e você terá um maravilhoso Baca-lhau da Amazônia.

Reúna a família e ofereça uma refeição espe-cial preparada

com muito amor e carinho para

celebrar a data

Elenco #beleza(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014 boa mesa# Elenco (7)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

Divasalém da idade

Engana-se quem pensa que maquiagem é igual em todas as idades. O que valoriza uma mulher jovem pode prejudicar o visual de uma mais velha e vice-versa, por isso, cada fase pede cuidados diferentes para ressaltar a sua beleza

Você sabe como deve ser o make a partir dos 50 anos? Nesse período, as rugas e a flacidez estão mais

evidentes e há alterações do contorno facial. Os principais erros cometidos são apostar em produtos que justamente acentuam esses incômodos: os com efeito cintilante e brilho em excesso. É preciso considerar que a utilização diária de produtos de limpeza, tonificação e hidratação são itens imprescindíveis. Isso sem falar que, levando em consideração que vivemos em um país tropical, é pre-ferível optar pelos cosméticos com fator de proteção solar.

Para não erra na mão e conseguir o efeito desejado com a maquiagem, seguem oito dicas fundamentais para

mulheres na faixa dos 50 anos.

1. Para disfarçar flacidez e rugas A melhor aposta para disfarçar flacidez e rugas é maquiagem mais natural, sem excessos. Maitê Proença, de 56 anos, segue a proposta com make bem leve. Vale lembrar que alguns primers conferem o chamado efeito cinderela, que pode ajudar a levantar o visual.

2. Use primer e pó Comece a fazer a maquiagem pelo

primer, que aumenta a durabilidade da maquiagem e disfarça pequenas linhas e marcas de expressão. Ilumine as rugas, para parecerem menos profundas, e es-cureça a parte de baixo do maxilar para disfarçar a perda do contorno. Não abra mão do pó, que ajuda na durabilidade, mas prefira o translúcido, porque o compacto pode acumular nas linhas de expressão. Júlia Lemmertz, de 50 anos, mostra look leve, sem excesso de pó.

3. Aposte no corretivoUm bom corretivo na cor exata da

pele pode ajudar a disfarçar olheiras e manchas leves. Para quem tem mar-

cas intensas, há corretivos coloridos que neutralizam o problema (amarelo para incômodos na cor violeta, verde para avermelhados e lilás para amarelados). A pele da atriz Michelle Pfeiffer, de 55 anos, está uniforme, sem marcas ocasionadas por tom inadequado de corretivo

4. Tome cuidado com a sombraCorte da lista sombra cintilante,

que ressalta a flacidez e as rugas. Dê preferência para as opacas. Sombra escura levanta a pálpebra. A atriz Christiane Torloni, de 57 anos, segue à risca o conselho

5. Use o lápis de olho como aliadoO lápis pode delinear os olhos desde

que não haja uma quantidade maior de rugas na pálpebra, o que causa efeito sanfoninha. Nesse caso, a solução é es-fumá-lo, como fez a atriz Sharon Stone, de 55 anos. Lápis em baixo deixa o olho caído. O produto marrom tem efeito mais suave, o que evita erros

6. Invista no blushUm toque de blush cremoso espalha-

do na diagonal é suficiente para dar frescor à pele, que está naturalmente mais seca, e criar a ilusão de volume nas maçãs, como mostra a atriz Demi Moore, de 51 anos. A cor do blush de-pende da tonalidade da pele. Mulheres claras não erram ao utilizar blush em tons pêssego, morenas em tons terra-cota e negras em tons vinho.

7. Experimente o contorno dos lábios Contorno discreto dos lábios é uma

boa pedida para as mulheres a partir dos 50 anos. Redefinir o contorno com um lápis da mesma cor do batom, indo um tiquinho além da linha dos lábios, encobre o volume perdido. A cantora Madonna, 55 anos, aposta na dica para colorir a boca de vermelho

8. Preste atenção na cor do batomMuito brilho e cintilância tendem

a chamar atenção para pequenas rugas nos lábios. A dica é apostar em batons com efeito matte (fosco) ou cremosos. Luiza Brunet, 51 anos, usou produto fosco na cor nude.

07_22.indd 1-2 6/3/2014 21:08:54

Cerimonialista, mãe, estudante de designer e empresária, Josi Jota, proprietária da Agência Classic Hall, também concorda em afi rmar que os detalhes, dedicação, responsabilidade e preocupação com o produto fi nal, defi -nem uma característica feminina. “Não que os homens não possuam esses re-quisitos, mas talvez por historicamente as mulheres terem passado tantos anos apenas cuidando das tarefas domésti-cas e a necessidade no próprio sustento e de sua família, tenham causado essa ebulição de constantes vitórias”, acre-dita. De acordo com ela, desde cedo o valor do trabalho e os resultados disso tudo foram repassados por sua mãe, a ela e irmãs. “Acho que fi car antenada, buscar qualifi cação e aprimoramento

faz parte disso, sem disputas, so-mos todos iguais e buscamos

nosso espaço”, fi naliza.

Membro Especialista da So-ciedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) desde 1990, presidente da Sociedade Brasi-leira de Queimaduras - Regional Amazonas (2013-2014), médica cirurgiã plástica do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital 28 de Agosto desde 1991, a cirurgiã plástica Glória Buitrago acredita que o caminho para a mulher não é a competi-ção, mas sim a divisão e a soma de experiências junto com o ho-mem, para que o desempenho e o resultado do produto fi nal seja satisfatório. Para ela, tanto na medicina como em outras áreas de atuação as mulheres come-çam a se destacar, com muito esforço, abrindo mão de muitas coisas em prol da profi ssão e no caso da medicina do bem-estar e saúde do próximo. “Saber que nosso esforço gerou resultados satisfatórios é um motivo para agradecer a Deus. Na medi-cina no campo da cirurgia os homens ainda são maioria, mas começamos a não com-petir e sim dividir tarefas e atribuições da profissão”, avalia a especialista.

Sammya Curyarquiteta

Josi Jotaempresária

Elenco #seu lar(8) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014 comportamento# Elenco (21)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

Açúcar mascavo

Quer um café deli-cioso? Coloque açúcar mascavo a gosto para ferver junto com a água para o café.

Gelando a batata

Meia hora antes de fritar as batatas, coloque os pe-daços já cortados no con-gelador ou freezer. Elas ficarão secas e macias

Congelando a mandiocaRetire a casca e lave bem os

pedaços. Embale cada pedaço usando fi lme plástico e leve ao freezer. Também pode ser congelada já cozida, separada em porções.

Gelo na gorduraPara eliminar a gordura de

caldos e ensopados, basta colocar alguns cubos de gelo e mexer bem. A gordura adere aos cubos e assim é eliminada facilmente. Mas atenção, este procedimento tem quer ser rápido para que o gelo não derreta.

Mancha de canetaOs tecidos manchados

com tinta de caneta não devem ser imediatamente lavados. Antes, esfregue o local com removedor de esmalte ou álcool.

FurinhoSe você precisar de apenas

algumas gotas de limão, ao invés de cortá-lo, faça apenas um furinho com um palito. Use o que precisar e tampe o orifí-cio com o mesmo palito.

Afervente os pinhõesColoque os pinhões em uma

panela com água fria e deixe ferver. Escorra, coloque-os novamente em água fria e deixe cozinhar. Não coloque sal, senão os pinhões endure-cem. Após 40 minutos estarão cozidos e abertos.

MorangosLave os morangos sem

tirar os cabinhos e depois deixe as frutinhas alguns minutos de molho em água com vinagre.

ApimentadoSe você errou na dose da pimenta,

basta adicionar uma colherinha de açúcar na sua receita.

Molho encorpadoO molho ferveu, ferveu, está uma

delícia, mas continua ralo. Para cor-rigir isso, adicione uma colher de sopa de farinha de trigo previamente dissolvida na água. Mexa bem e cozinhe durante dois a três minutos. Se preferir, substitua a farinha por amido de milho.

Descascando a mandiocaA mandioca é nossa velha conhe-

cida. A raiz se conserva bem na ge-ladeira até por dois dias. Descasque, corte em pedaços e ponha numa tigela. Cubra com água, tampe e leve à geladeira.

SaborO café mantém o seu sabor origi-

nal se for acondicionado na garrafa térmica sem açúcar.

Mais sucoPara conseguir mais suco

do limão, mergulhe-o em água quente

por 15 minutos, antes de es-

premê-lo.

mascavoQuer um café deli-

cioso? Coloque açúcar mascavo a gosto para ferver junto com a água

cozinhe durante dois a três minutos. Se preferir, substitua a farinha por

Descascando a mandiocaA mandioca é nossa velha conhe-

Para conseguir mais suco do limão, mergulhe-o

em água quente por 15 minutos,

antes de es-premê-lo.

08_21.indd 1-2 6/3/2014 21:31:28

Liderançafeminina A discussão é antiga e às vezes pode parecer até roti-neira. Mas há alguns anos a mulher possui um importante papel na alta direção dos negócios e no comando de cargos de liderança

E o crescimento desse papel, ao que tudo indica, não parece em nenhum momento ter a

intenção de se tonar estagnado. A cada ano elas vão chegando com seu jeito manso e feminino e roubam a cena com sua forma exclusiva de comandar. No último sábado, dia 8 de março, foi comemorado mais um Dia Internacional da Mulher, e a revista Elenco deste domingo selecionou algumas personalida-des femininas da cidade, que já conquistaram há muitas décadas seu espaço, como também as no-vas líderes do chamado sexo frágil que caminham lado a lado com a força masculina, quando o assunto é administrar.

Primeira mulher a presidir o Tribu-

nal de Justiça do Estado do Amazonas, a desembargadora Marinildes Men-donça é fi gura feminina conhecida em um universo comandado por homens. A desembargadora esteve à frente de altos cargos da magistratura e fala com experiência sobre esse papel. De acordo com ela, naquele período alguma mulher ganhar destaque em determinadas áreas era mérito para poucas, mas com estudo, dedicação e apoio da família foi possível chegar aonde chegou. “Naquele momento não existia muito isso de divisão de tarefas domésticas, portanto, a dedicação e a divisão com o trabalho era mais difícil. Hoje, tanto homens quanto mulheres têm de levar o fi lho na escola ou lavar a louça depois do jantar”, destaca, res-saltando a importância da igualdade de gêneros. “O segredo é saber dosar e também defi nir aonde se quer chegar”, avalia Marinildes.

Também a primeira mulher a presidir a Fundação de Apoio às Instituições de Proteção à Pessoa com Defi ciên-cia (Fada), vice-presidente da Apae e presidente do Conselho da Mulher Executiva do Amazonas, a empresá-ria Ana Simões Montenegro é outra dessas personalidades femininas que sempre estiveram à frente do seu tempo. Uma das primeiras mulheres a dirigir no Amazonas, sua habilitação data de 1959, Ana diz que o cuidado

com detalhes, números e talvez uma maior preocupação do que os homens, pode ter ajudado neste processo. “As mulheres da minha geração agiam de outra forma, mas como eu sempre pro-curei uma maior independência sempre gostei de trabalhar, coisa que faço até hoje. Acordo cedo, abro minha empresa, vou ao banco, dirijo e gosto sempre de estar informada de tudo que está se passando no mundo. E são mulheres que pensam como nós que estão fazendo essa diferença”, observa Ana Simões, ressaltando que essa cultura tem mu-dado durante todos estes anos.

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM), e terceira mulher a assumir o cargo em 46 anos de existência da autarquia federal, a farmacêutica Ednilza Guedes acredita que a mulher tem se tornado um ícone em diversas representatividades em todo mundo, desde a área política, empresarial, na família sob diversos aspectos. Para ela, que começou a trabalhar desde muito cedo para ajudar na criação dos irmãos e investir em sua vida acadê-mica, a mulher de hoje não quer mais apenas um papel de mãe dona de casa, mas usa sua sensibilidade masculina para ultrapassar paradoxos. “Não vejo como competição mas um crescimento natural dos acontecimentos e das ne-cessidades de rotina as competências e estilos estão em outro ponto muito

além da disputa para a mulher que lidera”, acredita a far-macêutica.

Coordenadora do curso de arquitetura da Ulbra, mes-tranda em saneamento urbano e gestão ambiental pela UFPA, além de ter diversas especializações na área, a arquiteta Sammya Cury vê um alto crescimento dentro da sociedade e que a mulher, a exemplo da primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, que é considerada por ela referência na questão de liderança feminina, passa a ter cada vez mais representatividade em várias esferas. Sammya avalia esse crescimento como saudável e gradativo pois o considera como um resultado de uma luta de vários anos. “Tivemos mu-lheres fantásticas no decorrer de nossa história. Embora tenha tido uma vida de batalha, trabalhando sempre e muito para custear meus estudos e prover o sustento da família, tive como espelho minha mãe e essas mulheres.

MARCELO GUILHERMEEspecial EM TEMPO

Marinildes Mendonçadesembargadora

Glória Buitragocirurgiã plástica

Ednilza Guedespresidente do CRF-AM

Ana Simõesempresária

baby# Elenco (9)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #comportamento(20) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

Cuidados nas roupinhas

A pele do bebê é bastante sensí-vel, principalmente quando ele é recém-nascido. Por conta disso, muitas mamães de primeira via-gem fi cam preocupadas com a lavagem das roupas – principal-mente em relação a que tipo de produtos podem ser utilizados

A recomendação dos pediatras é que as roupinhas do bebê sejam lava-das com sabão de coco ou sabão

neutro no primeiro ano de vida. O motivo é evitar o contato da pele do bebê com produtos químicos, como os perfumes e

os corantes, que podem causar alergias, brotoeja ou dermatite.

Muita gente prefere fazer essa lavagem à mão, numa bacia separada, para não misturar com a sujeira mais “pesada” das roupas do restante da família, e também para preservar as roupinhas, que costu-mam ser mais delicadas.

Mas não existe regra. Se ninguém na sua família tem problema de sensibi-lidade na pele e você não nota que a pele do seu bebê empelota fácil, pode fazer um teste. Separe duas peças de roupa do bebê e lave junto com a roupa do restante da família. Observe bem o bebê quando ele vestir as roupinhas. Se o bebê não tiver nenhuma reação na

pele (ou respiratória), experimente lavar mais roupas com o sabão comum.

Caso note qualquer tipo de reação, volte para o sabão de coco ou sabão neutro até o bebê ter pelo menos 1 ano. Existe sabão de coco líquido e em pó, além do tradicional em barra. A forma líquida costuma ser mais fácil de enxaguar. É importante enxaguar bem a roupinha depois da lavagem.

Cuidado com produtos que se dizem especiais para lavar roupas de bebê. Normalmente eles têm perfumes e co-rantes e não são tão neutros quanto o sabão de coco ou o sabão neutro. Se seu fi lho sofre de dermatite, peça ao pediatra orientações mais específi cas sobre o que ele pode usar.

Pela delicadeza da pele, a rou-

pa do bebê tem que ser bem

lavada

09_20.indd 1-2 6/3/2014 21:10:31

Bossas nas alturasÉ comum que, na hora de-corar, as paredes recebam cores e revestimentos e o teto continue branco, prin-cipalmente porque o tom claro garante sensação de amplitude

No entanto, a decoração do teto vem ganhando aten-ção no Brasil e lá fora,

como diz a arquiteta Tany Mon-teiro. Para garantir harmonia no ambiente, basta seguir as dicas da profissional.

“O teto foi, realmente, esque-cido por muito tempo, mas acre-

dito que conforme a iluminação começou a tomar lugar na deco-ração da casa como um todo, o teto começou a ser notado. Dá para fazer bastante coisa com ele, dependendo do ambiente que você vai decorar e perfil do cliente”, explica Tany.

Nesse espaço, diz a arquiteta, dá para pintar de outra cor, fa-zer rasgos, colocar iluminação embutida, colocar peças de ges-so e rasgo, mas tudo depende mesmo do que você quer. O teto também pode receber cores, desenhos, texturas e até tecidos sem comprometer a decoração. “O melhor é usar revestimentos que incorporem a parede ao teto para dar efeito de continuidade ou, se usar tinta, evitar cores que criem a ilusão de que o teto é mais baixo”, diz.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

tecnologia# Elenco (19)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #decor(10) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

WhatsApp com chamadas de voz

O aplicativo de mensagens What-sApp, recém-comprado pelo Face-book por US$ 16 bilhões, ganhará chamadas de voz no segundo trimestre de 2014, anunciou Jan Koum, cofundador da empresa

Com 450 milhões de usuários mensais, 70% deles ativos diariamente, o WhatsApp e seus concorrentes KakaoTalk e WeChat têm aberto buracos nas receitas das operado-ras de telecomunicações nos últimos anos ao oferecer uma alternativa gratuita para mensagens de texto. Cada vez mais usuários de smartphones optam por esse serviço ao invés das tradicionais SMS.

“Somos movidos pela missão de que

as pessoas devem ser capazes de ficar em contato em qualquer lugar e com um custo aceitável. Nosso objetivo é estar em todos os telefones móveis no mundo”, disse Koum na feira Mobile World Congress, que acontece em Barcelona.

Koum repetiu várias vezes que a recente aquisição do WhatsApp pelo Facebook “não vai mudar em absoluto” a estratégia global da empresa e, especialmente, sua política de privacidade. Nenhuma publicidade será acrescentada ao serviço, afirmou.

Rival ganha 1,5 milhão de novos usuários em sete diasConcorrente do WhatsApp, o aplicativo

Viber começou a ser usado por 2 milhões de novos usuários brasileiros apenas no mês de fevereiro, segundo informações da

empresa. Com a alta de 20% sobre o mês de janeiro, o app agora é usado por 12 milhões de pessoas no Brasil–o WhatsApp possui 38 milhões.

Iniciada pela compra de US$ 16 bilhões pelo Facebook, o “efeito WhatsApp” levou 1,5 milhão de pessoas a começar a usar o Viber nos últimos sete dias. Anunciada há nove dias, a compra desencadeou uma onda de consu-midores preocupados com a negociação que procuraram alternativas ao app.

Nesta semana, após o anúncio que o rival permitira chamadas telefônicas entre usuá-rios ainda em 2014, o Viber contra-atacou e liberou ligações gratuitas para telefones fixo durante duas semanas. Em três dias de campanha, segundo a companhia, o app bateu seu recorde e chegou a 7 milhões de minutos em chamadas de usuários brasileiros.

10_19.indd 1-2 6/3/2014 21:16:19

Ótimo atendimento e excelente serviço

Rapidez, agilidade e con-forto fazem com que a ala feminina frequente o novo centro automotivo

Ambiente climatizado, lim-peza nota 10, conforto na sala de espera, atendimento

personalizado. Tudo que um clien-te gostaria de encontrar em um local para alinhar rodas, comprar e trocar pneus, fazer balancea-

mento. Pois agora, em Manaus, a partir do dia 12, na rua Maceió, inaugura a Pneu North com todas as pompas de estilo, com má-quinas modernas e serviços com qualidade para agradar as gregas, mas também, aos troianos.

Um exemplo é a Rampa Pantográ-fi ca, 3 D, Segunda Geração que faz o todo o processo de alinhamento em apenas 15 minutos. A Montadora e Desmontadora de Pneus 540, única até o momento em Manaus,

é a combinação perfeita entre agilidade, versatilidade, segurança e performance. Está apta a trocar pneus dos mais simples aos mais difíceis, como os blindados, low-profi lee run-fl at sem esforço e com maior segurança.

Para balanceamento, a Pneu Nor-th trouxe a System IV, um equipa-mento semiautomático, que utiliza um ciclo rápido de medição de 6 segundos e calcula com precisão o peso necessário e sua exata lo-

calização por meio de um eixo de balanceamento de alta precisão. Outra novidade será a troca de óleo que, geralmente, o motorista não lembra quando deve fazê-lo. A Pneu North faz o contato avisando da data do vencimento e quando fazer a troca. E mais outro exce-lente serviço: para quem não tem tempo, o centro automotivo terá à disposição um funcionário pronto para buscar e devolver o carro com todas as solicitações cumpridas.

SERVIÇOPNEU NORTH

Data: Funciona desde 13 de março em horário comercialEndereço: Rua Maceió, 958 - Adrianópolis

Toques especiaisTany Monteiro explica que, em uma

sala, fi ca bonito colocar um rasgo na parte do sofá e fazer uma iluminação mais quente que deixe o ambiente mais íntimo, cheio de charme. “Tudo depen-dendo do perfi l do cliente. No quarto do fi lho ou de um casal jovem, pode-se pintar o teto do quarto com uma cor que combine com a decoração ou pintar só uma parede e o teto. Independentemente do que for feito tem que ser trabalhado a iluminação junto, já que eles andam lado a lado”, completa.

Um teto decorado exige um cômodo totalmente harmônico. E, para não er-rar, a dica é que o elemento decorativo do teto - que pode ser um adesivo ou papel de parede, por exemplo - tenha uma das cores do restante do ambiente. Também vale usar os mesmos acaba-mentos em toda a decoração, pois a mistura de materiais, nesse caso, pode fi car pesada visualmente, já que todo o espaço é decorado.

Para valorizar a decoração, a ilumina-ção assume papel de destaque no am-biente, como ressalta Tany. Um rebaixo de gesso (como uma sanca) pode ser envolvido com fi tas de LED para fazer o papel de parede ‘fl utuar’ na sala. É possível, também, usar balizadores de piso, arandelas e spots (equipamentos específi cos) para destacar o teto.

Na decoração de qualquer ambien-te, é preciso lembrar da harmonia e fazer um planejamento, pois esses são os segredos para obter sucesso decorando todo o ambiente.

PONTO DE VISTA “A iluminação é importante por-

que, dependendo do que for usado no teto, um rasgo, uma cor, existem tipos específi cos de lâmpadas que vão dar a iluminação certa para o ambiente. Existem lâmpadas que são de iluminação geral, ou indireta, a mesma iluminação que é usada em um teto com a cor vermelha não será a mesma que a de um teto com a cor off white.”

Tany Monteiro arquiteta

Elenco #motores(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014 decor# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

11_18.indd 1-2 6/3/2014 21:19:44

O governador Omar Aziz foi apontado pela pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), como o governante brasileiro com maior aprovação popular. A senhora é a primeira-dama mais infl uente das redes sociais. A que se deve essa ótima aceitação? Como a senhora avalia essas vitórias?

O governador Omar Aziz faz um governo que olha as necessidades das pessoas e busca atender da melhor maneira possível as famí-lias, com investimentos que proporcionem uma boa educação para seus fi lhos, mais seguran-

ça pública, atendimento humanizado nas unidades de saúde, entre tantas

outras prioridades que valorizam a vida dos cidadãos. E esse trabalho sempre teve meu apoio em diversas ações sociais junto à nossa po-pulação, com o esforço dos servidores do Estado que desempenham com muita dedicação suas tarefas em cada lugar do nosso Amazonas. E o resultado dessa boa aceitação é esse re-torno vindo dos cida-dãos de cada canto de nosso Amazonas, que reconhecem o que te-mos feito com mui-ta responsabilidade e compromisso com a qualidade de vida do nosso povo.

Nos seus perfi s das

redes sociais, a senhora sempre procu-ra mandar mensagens positivas para os seus seguidores. De onde vem a inspiração?

Eu amo deixar mensagens que motivem as pessoas a viver uma vida com mais alegria e com fé em Deus. Acredito que todos gostam e precisam de uma simples palavra de refl exão para não desistirem de seus sonhos. Outra coisa que posto são vídeos e fotos com minha família, que sempre tem me dado força para continuar o que faço diariamente ao lado do meu esposo, o governador Omar Aziz. É importante valorizar a nossa

família e aproveitar cada momento com eles. Qual é a importância das redes sociais para

o trabalho que vocês vêm desenvolvendo? As redes sociais possuem um papel importante

em nossa atualidade, que é a praticidade de ter as informações em qualquer lugar e em diversos equipamentos digitais móveis. Assim como a mídia tradicional tem sua importância, as mídias digitais também possuem uma função essencial em nosso cotidiano, pela sua praticidade. E as pessoas têm o direito de saber o que os seus governantes estão fazendo, porque foram elas que nos colocaram nos postos onde estamos para cumprir nossos deveres.

Como tudo na vida, há quem critique a

sua forte presença nas redes sociais. Como a senhora contorna essa situação?

Vivemos em uma democracia e as pessoas têm o direito de expressar suas opiniões. E nas minhas redes sociais eu confi ro tudo o que postam. E eu busco analisar as críticas que são de uma maneira construtiva, com respeito. Mas sigo em frente para continuar o meu trabalho junto à nossa população, cumprindo a missão com o governador.

Um dos trabalhos que mais ganhou destaque foi a vacina contra o HPV, onde a senhora foi uma forte aliada para a aprovação do projeto.

A vacina contra o HPV foi uma das ações

que lutei com o governador Omar Aziz para termos solução para esse problema sério que temos em nosso Estado com o público feminino, que são os cânceres de colo uterino e de mama. Mas também estive à frente de campanhas em prol dos direitos e deveres de crianças e adolescentes, com o Dia ‘D’ de combate à exploração sexual infantojuvenil, assim como de outras áreas da saúde e da qualidade de vida para os idosos e pessoas com deficiência.

Daqui para frente, quais são os projetos

e desafi os do governo do Amazonas? Foram muitas ações que viabilizaram

benefícios e criação de oportunidades para nosso povo. E vamos cumprir com toda res-ponsabilidade o que ainda deve ser feito na gestão Omar Aziz.

A primeira-dama ressalta o amor ao tra-balho social que realiza no Estado

Querida pela população, Nejme Aziz é recebida com extremo carinho em toda parte que chega

especial# Elenco (17)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #pet(12) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

Eles também adoecemOs cães não estão livres das doenças degenerativas relacio-nadas ao envelhecimento

Muito parecido como Alzhei-mer em humanos, a disfunção cognitiva canina envolve uma

série de mudanças comportamentais e pode se manifestar a partir dos 7 anos de idade. Hoje com o aumento da expectativa de vida dos animais, os veterinários atestam maior número de pacientes com o problema.

De diagnóstico complexo, afi nal ainda não existe um exame específi co para identifi car a doença, a disfunção cogniti-va costuma assustar no início, pois muda o cotidiano de cães e tutores.

Entre as manifestações dessa doença estão desorientação do cão (envolve mo-mentos de agitação e/ou de sonolência), redução de atividade física, mudanças no padrão do sono, perda de memória visual e alteração nos hábitos de higiene. Se-gundo especialistas, além dos principais sintomas, esses animais passam a urinar e defecar em qualquer lugar, deixam de interagir com a família, trocam a noite pelo dia, entram em locais restritos da própria casa e têm difi culdade para sair deles. Em alguns casos, passam a não reconhecer mais os próprios tutores e fi cam apáticos.

Como tumores cerebrais e alguns dis-túrbios endócrinos provocam mudan-ças comportamentais semelhantes, é importante que os tutores procurem o veterinário do animal para que seja feito o diagnóstico adequado.

O tratamento pode incluir medicação e alteração na dieta – os tutores podem optar por rações ricas em antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres e, por sua vez, combatem o enve-lhecimento. Para que o animal fi que bem, no entanto, a compreensão e atenção dos tutores são ótimos tratamentos.

Confi ra abaixo algumas dicas para cuidar do seu pet:

- Não deixar o animal sozinho por longos períodos, já que eles podem fi car confu-sos ao se enfi arem em lugares restritos da casa e não conseguirem sair, como embaixo de móveis, atrás de portas.

- O u t r o cães mais jovens po-dem aju-dar os mais velhos, seja orientando es-ses animais, que às vezes estão cegos e surdos também. Por ou-tro lado, esses companheiros mais novos podem incomodar os cães da terceira idade.

- São cães que irão dormir por mais tempo, é normal – isso acontece não só pela doença, como pelo envelhecimento. O ideal é levá-los mesmo dormindo para fazer as necessidades ou recorrer às fraldas descartáveis.

- Se possível, deixar o espaço livre onde esses animais fi cam para que possam caminhar, quando desejarem. Manter a caminha higienizada e respeitar a lenti-dão nos momentos de passeio.

- Como podem ocorrer também mu-danças no apetite do animal, que troca o dia pela noite, deixe a ração disponível e a água por tempo indeterminado.

Ao alcançar a velhice eles também carecem de cuidados especiais

12_17.indd 1-2 6/3/2014 21:24:17

A dama do bemNejmi Aziz

Mais de 203 mil pessoas cur-tem sua Fan Page; no Twitter ela possui mais de 177 mil seguido-res; no Instagram tem mais de 50 mil. Os números apontam: Nejmi Jomaa Aziz, é, sem dúvida, a primeira-dama do Amazonas com maior infl uência nas redes sociais de todo o país

Com seguidores em vários países como Indonésia, Estados Unidos, Portugal, Itália e Espanha, tendo seu maior

público no Brasil, a primeira-dama par-ticipa dos programas estaduais na área de assistência social, saúde, geração de renda, educação e meio ambiente, para fortalecer a qualidade de vida das famílias amazonenses, com foco no cuidado e ge-ração de oportunidades às pessoas. Além disso, ainda encontra tempo para ser mãe dedicada dos seus três fi lhos: Emjen, Enzo e Jhoara. E mais que esposa, é a força e apoio do governador Omar Aziz.

Conhecida pelo lado solidário, a primei-ra-dama Nejmi Aziz iniciou sua trajetória social há mais de 15 anos, por meio de ações de melhoria da condição física e gerencial da instituição Abrigo Moacyr Alves. Após a eleição de Omar Aziz ao go-verno do Estado do Amazonas, Nejmi Aziz ampliou o trabalho solidário para mais de cem instituições sociais na capital e nos 62 municípios amazonenses. E não para por aí: a primeira-dama coordenou projetos de geração de renda e qualidade de vida que já benefi ciaram mais de 16 mil famílias, tanto na capital como no interior.

Na área de saúde teve forte atuação na conquista da vacina contra o HPV no Amazonas, problema sério e que afl igia o público feminino de nosso Estado. Tantas atividades e compromissos em uma única mulher? Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a revista Elenco traz uma entrevista exclusiva com Nejmi Aziz, que traça um panorama sobre sucesso e críticas, fala sobre sua forte atuação nas redes sociais, o destaque do governador Omar Aziz diante de sua administração nestes quase quatro anos de mandato e seus projetos para os próximos meses. Confi ra trechos da entrevista.

GUTO OLIVEIRAEquipe EM TEMPO

Elenco #especial(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014

Turismo

Maravilhasde um paraíso

Ao lado do governador Omar Aziz, a primeira-dama vem realizando um notável trabalho social no Amazonas

13_16.indd 1-2 6/3/2014 21:25:22

turismo# Elenco (15)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #turismo(14) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

Esse paraíso nasceu há mais ou menos 30 anos, quando alguém resolveu construir uma pousada

numa colônia de pescadores. O caso é que a pousada foi fi cando famosa e atraiu a atenção de turistas e investidores.

Hoje, dos pescadores nem o ras-tro; em compensação no lugar foi construída uma cidade com muito conforto tendo como pano de fundo a natureza mais que abençoada da Península de Yucatán, no México.

São 23 quilômetros de uma estreita faixa de terra e uma única avenida. De um lado, a vastíssima lagoa de Nichupté; e do outro, o mar do Caribe, seus recifes e suas águas azul-turquesa.

A única avenida, Kukulcán Boulevard, tem quatro pistas e abriga quase cem hotéis de primeira categoria, entre condomínios elegantes, shoppings, restaurantes, clubes de golfe, mari-nas e centros de lazer. Os jardins são belíssimos, as calçadas muito limpas, não existem buracos no asfalto e o trânsito jamais “engarrafa”. A cidade foi cuidadosamente planejada. Poderia até se dizer que é uma “cidade de proveta” feita com a única intenção de agradar aos visitantes. E conseguiu.

As praias também são limpíssimas. Todas as noites um exército invisível varre a areia e um motor de sucção limpa a água dos excessos de algas e outros dejetos.

O resultado é que ninguém fi ca fe-chado no hotel. Andar na rua é seguro, mesmo à noite quando as casas notur-nas emprestam um colorido especial à paisagem. Os restaurantes costumam funcionar até às 23 horas e discotecas e nightclubs amanhecem abertos. Os ônibus circulam à noite toda e não tem como ninguém perder o caminho de volta porque a cidade tem apenas uma avenida e tudo está nela.

Além da zona hoteleira, existe também a Velha Cancun (velha só no nome), ligada à ilha por pequenas pontes. Nesta área residem cerca de 300 mil mexicanos e estrangeiros de todo mundo que fazem as coisas funcionarem para os visitantes.

Cancun fi cou conhecida por suas praias: Las Perlas, Langosta, Tortugas, Gaiovota Azul, Chac Mool, Marlín, Ballenas e Delfi -

nes. Mas a cidade esconde tesouros his-tóricos e guarda as marcas da civilização Maia que atingiu seu apogeu por volta de 625 a 800 d.C. No quilômetro 18 da Kukulcán Boulevard estão as ruínas de El Rey. Mas é em Chichen Itzá, antiga capital de Yucatán, é que aprende sobre os maias. Esta civilização já dominavam conhecimentos sofi sticados de matemá-tica, astronomia e arquitetura. Tinham também um calendário perfeito e um sistema de escrita que lhes permitirem a narração e datação dos acontecimen-tos mais importantes de sua História, inclusive a sua inexplicável decadência social e cultural.

Ainda existem cerca de dois milhões de maias morando em aldeias próximas à Cancun. Para visitá-los é preciso circular por estradas secundárias. O seu artesa-nato pode ser encontrado em todos os centros comerciais da ilha.

Cardápio apimentadoAgora, os menos avisados precisam

tomar cuidado com a culinária local onde o chile, espécie de pimenta me-xicana, é o prato principal. No entanto, a culinária é substanciosa, variada e dá água na boca de qualquer um. Veja só: Quesadilla: tortilla de farinha de trigo com recheio de queijo; Tostada de Frango: tortilla de milho frita com feijão, alface, frango desfi ado, cebola e tomate; Enchilada: frango desfi ado com queijo; Chile Poblano: espécie de pimentão passado no ovo e na farinha e frito, recheado com queijo, molho de tomate e creme de leite; Taco de Car-ne: pura tortilla de milho com recheio de fi lé mignon picado; Feijão Charro: feijão marrom com carne de porco e pimentão picado.

Imperdível são as compras e tem milhares de opções. O grande negócio são as joias, principalmente as de prata, e artesanato inclusive de coral negro e esculturas em madeira, apesar de que a confecção destas peças tem contribuído para a destruição dos recifes de coral e desmatamento. Tapetes, ponchos, estatuetas e uma infi nidade de quin-quilharias maias estão à disposição do turista, mas é preciso fi car atento por nem tudo é tão autêntico assim.

O bom é descansar em uma rede, com a brisa do oceano batendo no rosto e admirando as lindas águas azuis

A cidade esconde tesouros históricos e guarda as marcas da civilização maia

Cancun tem 23 quilômetros de uma estreita faixa de terra e uma avenida

A Kukulcán Boulevard tem quatro pistas e abriga quase cem hotéis

14_15.indd 1-2 6/3/2014 21:27:39

turismo# Elenco (15)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #turismo(14) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

Esse paraíso nasceu há mais ou menos 30 anos, quando alguém resolveu construir uma pousada

numa colônia de pescadores. O caso é que a pousada foi fi cando famosa e atraiu a atenção de turistas e investidores.

Hoje, dos pescadores nem o ras-tro; em compensação no lugar foi construída uma cidade com muito conforto tendo como pano de fundo a natureza mais que abençoada da Península de Yucatán, no México.

São 23 quilômetros de uma estreita faixa de terra e uma única avenida. De um lado, a vastíssima lagoa de Nichupté; e do outro, o mar do Caribe, seus recifes e suas águas azul-turquesa.

A única avenida, Kukulcán Boulevard, tem quatro pistas e abriga quase cem hotéis de primeira categoria, entre condomínios elegantes, shoppings, restaurantes, clubes de golfe, mari-nas e centros de lazer. Os jardins são belíssimos, as calçadas muito limpas, não existem buracos no asfalto e o trânsito jamais “engarrafa”. A cidade foi cuidadosamente planejada. Poderia até se dizer que é uma “cidade de proveta” feita com a única intenção de agradar aos visitantes. E conseguiu.

As praias também são limpíssimas. Todas as noites um exército invisível varre a areia e um motor de sucção limpa a água dos excessos de algas e outros dejetos.

O resultado é que ninguém fi ca fe-chado no hotel. Andar na rua é seguro, mesmo à noite quando as casas notur-nas emprestam um colorido especial à paisagem. Os restaurantes costumam funcionar até às 23 horas e discotecas e nightclubs amanhecem abertos. Os ônibus circulam à noite toda e não tem como ninguém perder o caminho de volta porque a cidade tem apenas uma avenida e tudo está nela.

Além da zona hoteleira, existe também a Velha Cancun (velha só no nome), ligada à ilha por pequenas pontes. Nesta área residem cerca de 300 mil mexicanos e estrangeiros de todo mundo que fazem as coisas funcionarem para os visitantes.

Cancun fi cou conhecida por suas praias: Las Perlas, Langosta, Tortugas, Gaiovota Azul, Chac Mool, Marlín, Ballenas e Delfi -

nes. Mas a cidade esconde tesouros his-tóricos e guarda as marcas da civilização Maia que atingiu seu apogeu por volta de 625 a 800 d.C. No quilômetro 18 da Kukulcán Boulevard estão as ruínas de El Rey. Mas é em Chichen Itzá, antiga capital de Yucatán, é que aprende sobre os maias. Esta civilização já dominavam conhecimentos sofi sticados de matemá-tica, astronomia e arquitetura. Tinham também um calendário perfeito e um sistema de escrita que lhes permitirem a narração e datação dos acontecimen-tos mais importantes de sua História, inclusive a sua inexplicável decadência social e cultural.

Ainda existem cerca de dois milhões de maias morando em aldeias próximas à Cancun. Para visitá-los é preciso circular por estradas secundárias. O seu artesa-nato pode ser encontrado em todos os centros comerciais da ilha.

Cardápio apimentadoAgora, os menos avisados precisam

tomar cuidado com a culinária local onde o chile, espécie de pimenta me-xicana, é o prato principal. No entanto, a culinária é substanciosa, variada e dá água na boca de qualquer um. Veja só: Quesadilla: tortilla de farinha de trigo com recheio de queijo; Tostada de Frango: tortilla de milho frita com feijão, alface, frango desfi ado, cebola e tomate; Enchilada: frango desfi ado com queijo; Chile Poblano: espécie de pimentão passado no ovo e na farinha e frito, recheado com queijo, molho de tomate e creme de leite; Taco de Car-ne: pura tortilla de milho com recheio de fi lé mignon picado; Feijão Charro: feijão marrom com carne de porco e pimentão picado.

Imperdível são as compras e tem milhares de opções. O grande negócio são as joias, principalmente as de prata, e artesanato inclusive de coral negro e esculturas em madeira, apesar de que a confecção destas peças tem contribuído para a destruição dos recifes de coral e desmatamento. Tapetes, ponchos, estatuetas e uma infi nidade de quin-quilharias maias estão à disposição do turista, mas é preciso fi car atento por nem tudo é tão autêntico assim.

O bom é descansar em uma rede, com a brisa do oceano batendo no rosto e admirando as lindas águas azuis

A cidade esconde tesouros históricos e guarda as marcas da civilização maia

Cancun tem 23 quilômetros de uma estreita faixa de terra e uma avenida

A Kukulcán Boulevard tem quatro pistas e abriga quase cem hotéis

14_15.indd 1-2 6/3/2014 21:27:39

A dama do bemNejmi Aziz

Mais de 203 mil pessoas cur-tem sua Fan Page; no Twitter ela possui mais de 177 mil seguido-res; no Instagram tem mais de 50 mil. Os números apontam: Nejmi Jomaa Aziz, é, sem dúvida, a primeira-dama do Amazonas com maior infl uência nas redes sociais de todo o país

Com seguidores em vários países como Indonésia, Estados Unidos, Portugal, Itália e Espanha, tendo seu maior

público no Brasil, a primeira-dama par-ticipa dos programas estaduais na área de assistência social, saúde, geração de renda, educação e meio ambiente, para fortalecer a qualidade de vida das famílias amazonenses, com foco no cuidado e ge-ração de oportunidades às pessoas. Além disso, ainda encontra tempo para ser mãe dedicada dos seus três fi lhos: Emjen, Enzo e Jhoara. E mais que esposa, é a força e apoio do governador Omar Aziz.

Conhecida pelo lado solidário, a primei-ra-dama Nejmi Aziz iniciou sua trajetória social há mais de 15 anos, por meio de ações de melhoria da condição física e gerencial da instituição Abrigo Moacyr Alves. Após a eleição de Omar Aziz ao go-verno do Estado do Amazonas, Nejmi Aziz ampliou o trabalho solidário para mais de cem instituições sociais na capital e nos 62 municípios amazonenses. E não para por aí: a primeira-dama coordenou projetos de geração de renda e qualidade de vida que já benefi ciaram mais de 16 mil famílias, tanto na capital como no interior.

Na área de saúde teve forte atuação na conquista da vacina contra o HPV no Amazonas, problema sério e que afl igia o público feminino de nosso Estado. Tantas atividades e compromissos em uma única mulher? Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a revista Elenco traz uma entrevista exclusiva com Nejmi Aziz, que traça um panorama sobre sucesso e críticas, fala sobre sua forte atuação nas redes sociais, o destaque do governador Omar Aziz diante de sua administração nestes quase quatro anos de mandato e seus projetos para os próximos meses. Confi ra trechos da entrevista.

GUTO OLIVEIRAEquipe EM TEMPO

Elenco #especial(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014

Turismo

Maravilhasde um paraíso

Ao lado do governador Omar Aziz, a primeira-dama vem realizando um notável trabalho social no Amazonas

13_16.indd 1-2 6/3/2014 21:25:22

O governador Omar Aziz foi apontado pela pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), como o governante brasileiro com maior aprovação popular. A senhora é a primeira-dama mais infl uente das redes sociais. A que se deve essa ótima aceitação? Como a senhora avalia essas vitórias?

O governador Omar Aziz faz um governo que olha as necessidades das pessoas e busca atender da melhor maneira possível as famí-lias, com investimentos que proporcionem uma boa educação para seus fi lhos, mais seguran-

ça pública, atendimento humanizado nas unidades de saúde, entre tantas

outras prioridades que valorizam a vida dos cidadãos. E esse trabalho sempre teve meu apoio em diversas ações sociais junto à nossa po-pulação, com o esforço dos servidores do Estado que desempenham com muita dedicação suas tarefas em cada lugar do nosso Amazonas. E o resultado dessa boa aceitação é esse re-torno vindo dos cida-dãos de cada canto de nosso Amazonas, que reconhecem o que te-mos feito com mui-ta responsabilidade e compromisso com a qualidade de vida do nosso povo.

Nos seus perfi s das

redes sociais, a senhora sempre procu-ra mandar mensagens positivas para os seus seguidores. De onde vem a inspiração?

Eu amo deixar mensagens que motivem as pessoas a viver uma vida com mais alegria e com fé em Deus. Acredito que todos gostam e precisam de uma simples palavra de refl exão para não desistirem de seus sonhos. Outra coisa que posto são vídeos e fotos com minha família, que sempre tem me dado força para continuar o que faço diariamente ao lado do meu esposo, o governador Omar Aziz. É importante valorizar a nossa

família e aproveitar cada momento com eles. Qual é a importância das redes sociais para

o trabalho que vocês vêm desenvolvendo? As redes sociais possuem um papel importante

em nossa atualidade, que é a praticidade de ter as informações em qualquer lugar e em diversos equipamentos digitais móveis. Assim como a mídia tradicional tem sua importância, as mídias digitais também possuem uma função essencial em nosso cotidiano, pela sua praticidade. E as pessoas têm o direito de saber o que os seus governantes estão fazendo, porque foram elas que nos colocaram nos postos onde estamos para cumprir nossos deveres.

Como tudo na vida, há quem critique a

sua forte presença nas redes sociais. Como a senhora contorna essa situação?

Vivemos em uma democracia e as pessoas têm o direito de expressar suas opiniões. E nas minhas redes sociais eu confi ro tudo o que postam. E eu busco analisar as críticas que são de uma maneira construtiva, com respeito. Mas sigo em frente para continuar o meu trabalho junto à nossa população, cumprindo a missão com o governador.

Um dos trabalhos que mais ganhou destaque foi a vacina contra o HPV, onde a senhora foi uma forte aliada para a aprovação do projeto.

A vacina contra o HPV foi uma das ações

que lutei com o governador Omar Aziz para termos solução para esse problema sério que temos em nosso Estado com o público feminino, que são os cânceres de colo uterino e de mama. Mas também estive à frente de campanhas em prol dos direitos e deveres de crianças e adolescentes, com o Dia ‘D’ de combate à exploração sexual infantojuvenil, assim como de outras áreas da saúde e da qualidade de vida para os idosos e pessoas com deficiência.

Daqui para frente, quais são os projetos

e desafi os do governo do Amazonas? Foram muitas ações que viabilizaram

benefícios e criação de oportunidades para nosso povo. E vamos cumprir com toda res-ponsabilidade o que ainda deve ser feito na gestão Omar Aziz.

A primeira-dama ressalta o amor ao tra-balho social que realiza no Estado

Querida pela população, Nejme Aziz é recebida com extremo carinho em toda parte que chega

especial# Elenco (17)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #pet(12) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

Eles também adoecemOs cães não estão livres das doenças degenerativas relacio-nadas ao envelhecimento

Muito parecido como Alzhei-mer em humanos, a disfunção cognitiva canina envolve uma

série de mudanças comportamentais e pode se manifestar a partir dos 7 anos de idade. Hoje com o aumento da expectativa de vida dos animais, os veterinários atestam maior número de pacientes com o problema.

De diagnóstico complexo, afi nal ainda não existe um exame específi co para identifi car a doença, a disfunção cogniti-va costuma assustar no início, pois muda o cotidiano de cães e tutores.

Entre as manifestações dessa doença estão desorientação do cão (envolve mo-mentos de agitação e/ou de sonolência), redução de atividade física, mudanças no padrão do sono, perda de memória visual e alteração nos hábitos de higiene. Se-gundo especialistas, além dos principais sintomas, esses animais passam a urinar e defecar em qualquer lugar, deixam de interagir com a família, trocam a noite pelo dia, entram em locais restritos da própria casa e têm difi culdade para sair deles. Em alguns casos, passam a não reconhecer mais os próprios tutores e fi cam apáticos.

Como tumores cerebrais e alguns dis-túrbios endócrinos provocam mudan-ças comportamentais semelhantes, é importante que os tutores procurem o veterinário do animal para que seja feito o diagnóstico adequado.

O tratamento pode incluir medicação e alteração na dieta – os tutores podem optar por rações ricas em antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres e, por sua vez, combatem o enve-lhecimento. Para que o animal fi que bem, no entanto, a compreensão e atenção dos tutores são ótimos tratamentos.

Confi ra abaixo algumas dicas para cuidar do seu pet:

- Não deixar o animal sozinho por longos períodos, já que eles podem fi car confu-sos ao se enfi arem em lugares restritos da casa e não conseguirem sair, como embaixo de móveis, atrás de portas.

- O u t r o cães mais jovens po-dem aju-dar os mais velhos, seja orientando es-ses animais, que às vezes estão cegos e surdos também. Por ou-tro lado, esses companheiros mais novos podem incomodar os cães da terceira idade.

- São cães que irão dormir por mais tempo, é normal – isso acontece não só pela doença, como pelo envelhecimento. O ideal é levá-los mesmo dormindo para fazer as necessidades ou recorrer às fraldas descartáveis.

- Se possível, deixar o espaço livre onde esses animais fi cam para que possam caminhar, quando desejarem. Manter a caminha higienizada e respeitar a lenti-dão nos momentos de passeio.

- Como podem ocorrer também mu-danças no apetite do animal, que troca o dia pela noite, deixe a ração disponível e a água por tempo indeterminado.

Ao alcançar a velhice eles também carecem de cuidados especiais

12_17.indd 1-2 6/3/2014 21:24:17

Ótimo atendimento e excelente serviço

Rapidez, agilidade e con-forto fazem com que a ala feminina frequente o novo centro automotivo

Ambiente climatizado, lim-peza nota 10, conforto na sala de espera, atendimento

personalizado. Tudo que um clien-te gostaria de encontrar em um local para alinhar rodas, comprar e trocar pneus, fazer balancea-

mento. Pois agora, em Manaus, a partir do dia 12, na rua Maceió, inaugura a Pneu North com todas as pompas de estilo, com má-quinas modernas e serviços com qualidade para agradar as gregas, mas também, aos troianos.

Um exemplo é a Rampa Pantográ-fi ca, 3 D, Segunda Geração que faz o todo o processo de alinhamento em apenas 15 minutos. A Montadora e Desmontadora de Pneus 540, única até o momento em Manaus,

é a combinação perfeita entre agilidade, versatilidade, segurança e performance. Está apta a trocar pneus dos mais simples aos mais difíceis, como os blindados, low-profi lee run-fl at sem esforço e com maior segurança.

Para balanceamento, a Pneu Nor-th trouxe a System IV, um equipa-mento semiautomático, que utiliza um ciclo rápido de medição de 6 segundos e calcula com precisão o peso necessário e sua exata lo-

calização por meio de um eixo de balanceamento de alta precisão. Outra novidade será a troca de óleo que, geralmente, o motorista não lembra quando deve fazê-lo. A Pneu North faz o contato avisando da data do vencimento e quando fazer a troca. E mais outro exce-lente serviço: para quem não tem tempo, o centro automotivo terá à disposição um funcionário pronto para buscar e devolver o carro com todas as solicitações cumpridas.

SERVIÇOPNEU NORTH

Data: Funciona desde 13 de março em horário comercialEndereço: Rua Maceió, 958 - Adrianópolis

Toques especiaisTany Monteiro explica que, em uma

sala, fi ca bonito colocar um rasgo na parte do sofá e fazer uma iluminação mais quente que deixe o ambiente mais íntimo, cheio de charme. “Tudo depen-dendo do perfi l do cliente. No quarto do fi lho ou de um casal jovem, pode-se pintar o teto do quarto com uma cor que combine com a decoração ou pintar só uma parede e o teto. Independentemente do que for feito tem que ser trabalhado a iluminação junto, já que eles andam lado a lado”, completa.

Um teto decorado exige um cômodo totalmente harmônico. E, para não er-rar, a dica é que o elemento decorativo do teto - que pode ser um adesivo ou papel de parede, por exemplo - tenha uma das cores do restante do ambiente. Também vale usar os mesmos acaba-mentos em toda a decoração, pois a mistura de materiais, nesse caso, pode fi car pesada visualmente, já que todo o espaço é decorado.

Para valorizar a decoração, a ilumina-ção assume papel de destaque no am-biente, como ressalta Tany. Um rebaixo de gesso (como uma sanca) pode ser envolvido com fi tas de LED para fazer o papel de parede ‘fl utuar’ na sala. É possível, também, usar balizadores de piso, arandelas e spots (equipamentos específi cos) para destacar o teto.

Na decoração de qualquer ambien-te, é preciso lembrar da harmonia e fazer um planejamento, pois esses são os segredos para obter sucesso decorando todo o ambiente.

PONTO DE VISTA “A iluminação é importante por-

que, dependendo do que for usado no teto, um rasgo, uma cor, existem tipos específi cos de lâmpadas que vão dar a iluminação certa para o ambiente. Existem lâmpadas que são de iluminação geral, ou indireta, a mesma iluminação que é usada em um teto com a cor vermelha não será a mesma que a de um teto com a cor off white.”

Tany Monteiro arquiteta

Elenco #motores(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014 decor# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

11_18.indd 1-2 6/3/2014 21:19:44

Bossas nas alturasÉ comum que, na hora de-corar, as paredes recebam cores e revestimentos e o teto continue branco, prin-cipalmente porque o tom claro garante sensação de amplitude

No entanto, a decoração do teto vem ganhando aten-ção no Brasil e lá fora,

como diz a arquiteta Tany Mon-teiro. Para garantir harmonia no ambiente, basta seguir as dicas da profissional.

“O teto foi, realmente, esque-cido por muito tempo, mas acre-

dito que conforme a iluminação começou a tomar lugar na deco-ração da casa como um todo, o teto começou a ser notado. Dá para fazer bastante coisa com ele, dependendo do ambiente que você vai decorar e perfil do cliente”, explica Tany.

Nesse espaço, diz a arquiteta, dá para pintar de outra cor, fa-zer rasgos, colocar iluminação embutida, colocar peças de ges-so e rasgo, mas tudo depende mesmo do que você quer. O teto também pode receber cores, desenhos, texturas e até tecidos sem comprometer a decoração. “O melhor é usar revestimentos que incorporem a parede ao teto para dar efeito de continuidade ou, se usar tinta, evitar cores que criem a ilusão de que o teto é mais baixo”, diz.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

tecnologia# Elenco (19)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #decor(10) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

WhatsApp com chamadas de voz

O aplicativo de mensagens What-sApp, recém-comprado pelo Face-book por US$ 16 bilhões, ganhará chamadas de voz no segundo trimestre de 2014, anunciou Jan Koum, cofundador da empresa

Com 450 milhões de usuários mensais, 70% deles ativos diariamente, o WhatsApp e seus concorrentes KakaoTalk e WeChat têm aberto buracos nas receitas das operado-ras de telecomunicações nos últimos anos ao oferecer uma alternativa gratuita para mensagens de texto. Cada vez mais usuários de smartphones optam por esse serviço ao invés das tradicionais SMS.

“Somos movidos pela missão de que

as pessoas devem ser capazes de ficar em contato em qualquer lugar e com um custo aceitável. Nosso objetivo é estar em todos os telefones móveis no mundo”, disse Koum na feira Mobile World Congress, que acontece em Barcelona.

Koum repetiu várias vezes que a recente aquisição do WhatsApp pelo Facebook “não vai mudar em absoluto” a estratégia global da empresa e, especialmente, sua política de privacidade. Nenhuma publicidade será acrescentada ao serviço, afirmou.

Rival ganha 1,5 milhão de novos usuários em sete diasConcorrente do WhatsApp, o aplicativo

Viber começou a ser usado por 2 milhões de novos usuários brasileiros apenas no mês de fevereiro, segundo informações da

empresa. Com a alta de 20% sobre o mês de janeiro, o app agora é usado por 12 milhões de pessoas no Brasil–o WhatsApp possui 38 milhões.

Iniciada pela compra de US$ 16 bilhões pelo Facebook, o “efeito WhatsApp” levou 1,5 milhão de pessoas a começar a usar o Viber nos últimos sete dias. Anunciada há nove dias, a compra desencadeou uma onda de consu-midores preocupados com a negociação que procuraram alternativas ao app.

Nesta semana, após o anúncio que o rival permitira chamadas telefônicas entre usuá-rios ainda em 2014, o Viber contra-atacou e liberou ligações gratuitas para telefones fixo durante duas semanas. Em três dias de campanha, segundo a companhia, o app bateu seu recorde e chegou a 7 milhões de minutos em chamadas de usuários brasileiros.

10_19.indd 1-2 6/3/2014 21:16:19

Liderançafeminina A discussão é antiga e às vezes pode parecer até roti-neira. Mas há alguns anos a mulher possui um importante papel na alta direção dos negócios e no comando de cargos de liderança

E o crescimento desse papel, ao que tudo indica, não parece em nenhum momento ter a

intenção de se tonar estagnado. A cada ano elas vão chegando com seu jeito manso e feminino e roubam a cena com sua forma exclusiva de comandar. No último sábado, dia 8 de março, foi comemorado mais um Dia Internacional da Mulher, e a revista Elenco deste domingo selecionou algumas personalida-des femininas da cidade, que já conquistaram há muitas décadas seu espaço, como também as no-vas líderes do chamado sexo frágil que caminham lado a lado com a força masculina, quando o assunto é administrar.

Primeira mulher a presidir o Tribu-

nal de Justiça do Estado do Amazonas, a desembargadora Marinildes Men-donça é fi gura feminina conhecida em um universo comandado por homens. A desembargadora esteve à frente de altos cargos da magistratura e fala com experiência sobre esse papel. De acordo com ela, naquele período alguma mulher ganhar destaque em determinadas áreas era mérito para poucas, mas com estudo, dedicação e apoio da família foi possível chegar aonde chegou. “Naquele momento não existia muito isso de divisão de tarefas domésticas, portanto, a dedicação e a divisão com o trabalho era mais difícil. Hoje, tanto homens quanto mulheres têm de levar o fi lho na escola ou lavar a louça depois do jantar”, destaca, res-saltando a importância da igualdade de gêneros. “O segredo é saber dosar e também defi nir aonde se quer chegar”, avalia Marinildes.

Também a primeira mulher a presidir a Fundação de Apoio às Instituições de Proteção à Pessoa com Defi ciên-cia (Fada), vice-presidente da Apae e presidente do Conselho da Mulher Executiva do Amazonas, a empresá-ria Ana Simões Montenegro é outra dessas personalidades femininas que sempre estiveram à frente do seu tempo. Uma das primeiras mulheres a dirigir no Amazonas, sua habilitação data de 1959, Ana diz que o cuidado

com detalhes, números e talvez uma maior preocupação do que os homens, pode ter ajudado neste processo. “As mulheres da minha geração agiam de outra forma, mas como eu sempre pro-curei uma maior independência sempre gostei de trabalhar, coisa que faço até hoje. Acordo cedo, abro minha empresa, vou ao banco, dirijo e gosto sempre de estar informada de tudo que está se passando no mundo. E são mulheres que pensam como nós que estão fazendo essa diferença”, observa Ana Simões, ressaltando que essa cultura tem mu-dado durante todos estes anos.

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM), e terceira mulher a assumir o cargo em 46 anos de existência da autarquia federal, a farmacêutica Ednilza Guedes acredita que a mulher tem se tornado um ícone em diversas representatividades em todo mundo, desde a área política, empresarial, na família sob diversos aspectos. Para ela, que começou a trabalhar desde muito cedo para ajudar na criação dos irmãos e investir em sua vida acadê-mica, a mulher de hoje não quer mais apenas um papel de mãe dona de casa, mas usa sua sensibilidade masculina para ultrapassar paradoxos. “Não vejo como competição mas um crescimento natural dos acontecimentos e das ne-cessidades de rotina as competências e estilos estão em outro ponto muito

além da disputa para a mulher que lidera”, acredita a far-macêutica.

Coordenadora do curso de arquitetura da Ulbra, mes-tranda em saneamento urbano e gestão ambiental pela UFPA, além de ter diversas especializações na área, a arquiteta Sammya Cury vê um alto crescimento dentro da sociedade e que a mulher, a exemplo da primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, que é considerada por ela referência na questão de liderança feminina, passa a ter cada vez mais representatividade em várias esferas. Sammya avalia esse crescimento como saudável e gradativo pois o considera como um resultado de uma luta de vários anos. “Tivemos mu-lheres fantásticas no decorrer de nossa história. Embora tenha tido uma vida de batalha, trabalhando sempre e muito para custear meus estudos e prover o sustento da família, tive como espelho minha mãe e essas mulheres.

MARCELO GUILHERMEEspecial EM TEMPO

Marinildes Mendonçadesembargadora

Glória Buitragocirurgiã plástica

Ednilza Guedespresidente do CRF-AM

Ana Simõesempresária

baby# Elenco (9)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #comportamento(20) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

Cuidados nas roupinhas

A pele do bebê é bastante sensí-vel, principalmente quando ele é recém-nascido. Por conta disso, muitas mamães de primeira via-gem fi cam preocupadas com a lavagem das roupas – principal-mente em relação a que tipo de produtos podem ser utilizados

A recomendação dos pediatras é que as roupinhas do bebê sejam lava-das com sabão de coco ou sabão

neutro no primeiro ano de vida. O motivo é evitar o contato da pele do bebê com produtos químicos, como os perfumes e

os corantes, que podem causar alergias, brotoeja ou dermatite.

Muita gente prefere fazer essa lavagem à mão, numa bacia separada, para não misturar com a sujeira mais “pesada” das roupas do restante da família, e também para preservar as roupinhas, que costu-mam ser mais delicadas.

Mas não existe regra. Se ninguém na sua família tem problema de sensibi-lidade na pele e você não nota que a pele do seu bebê empelota fácil, pode fazer um teste. Separe duas peças de roupa do bebê e lave junto com a roupa do restante da família. Observe bem o bebê quando ele vestir as roupinhas. Se o bebê não tiver nenhuma reação na

pele (ou respiratória), experimente lavar mais roupas com o sabão comum.

Caso note qualquer tipo de reação, volte para o sabão de coco ou sabão neutro até o bebê ter pelo menos 1 ano. Existe sabão de coco líquido e em pó, além do tradicional em barra. A forma líquida costuma ser mais fácil de enxaguar. É importante enxaguar bem a roupinha depois da lavagem.

Cuidado com produtos que se dizem especiais para lavar roupas de bebê. Normalmente eles têm perfumes e co-rantes e não são tão neutros quanto o sabão de coco ou o sabão neutro. Se seu fi lho sofre de dermatite, peça ao pediatra orientações mais específi cas sobre o que ele pode usar.

Pela delicadeza da pele, a rou-

pa do bebê tem que ser bem

lavada

09_20.indd 1-2 6/3/2014 21:10:31

Cerimonialista, mãe, estudante de designer e empresária, Josi Jota, proprietária da Agência Classic Hall, também concorda em afi rmar que os detalhes, dedicação, responsabilidade e preocupação com o produto fi nal, defi -nem uma característica feminina. “Não que os homens não possuam esses re-quisitos, mas talvez por historicamente as mulheres terem passado tantos anos apenas cuidando das tarefas domésti-cas e a necessidade no próprio sustento e de sua família, tenham causado essa ebulição de constantes vitórias”, acre-dita. De acordo com ela, desde cedo o valor do trabalho e os resultados disso tudo foram repassados por sua mãe, a ela e irmãs. “Acho que fi car antenada, buscar qualifi cação e aprimoramento

faz parte disso, sem disputas, so-mos todos iguais e buscamos

nosso espaço”, fi naliza.

Membro Especialista da So-ciedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) desde 1990, presidente da Sociedade Brasi-leira de Queimaduras - Regional Amazonas (2013-2014), médica cirurgiã plástica do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital 28 de Agosto desde 1991, a cirurgiã plástica Glória Buitrago acredita que o caminho para a mulher não é a competi-ção, mas sim a divisão e a soma de experiências junto com o ho-mem, para que o desempenho e o resultado do produto fi nal seja satisfatório. Para ela, tanto na medicina como em outras áreas de atuação as mulheres come-çam a se destacar, com muito esforço, abrindo mão de muitas coisas em prol da profi ssão e no caso da medicina do bem-estar e saúde do próximo. “Saber que nosso esforço gerou resultados satisfatórios é um motivo para agradecer a Deus. Na medi-cina no campo da cirurgia os homens ainda são maioria, mas começamos a não com-petir e sim dividir tarefas e atribuições da profissão”, avalia a especialista.

Sammya Curyarquiteta

Josi Jotaempresária

Elenco #seu lar(8) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014 comportamento# Elenco (21)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

Açúcar mascavo

Quer um café deli-cioso? Coloque açúcar mascavo a gosto para ferver junto com a água para o café.

Gelando a batata

Meia hora antes de fritar as batatas, coloque os pe-daços já cortados no con-gelador ou freezer. Elas ficarão secas e macias

Congelando a mandiocaRetire a casca e lave bem os

pedaços. Embale cada pedaço usando fi lme plástico e leve ao freezer. Também pode ser congelada já cozida, separada em porções.

Gelo na gorduraPara eliminar a gordura de

caldos e ensopados, basta colocar alguns cubos de gelo e mexer bem. A gordura adere aos cubos e assim é eliminada facilmente. Mas atenção, este procedimento tem quer ser rápido para que o gelo não derreta.

Mancha de canetaOs tecidos manchados

com tinta de caneta não devem ser imediatamente lavados. Antes, esfregue o local com removedor de esmalte ou álcool.

FurinhoSe você precisar de apenas

algumas gotas de limão, ao invés de cortá-lo, faça apenas um furinho com um palito. Use o que precisar e tampe o orifí-cio com o mesmo palito.

Afervente os pinhõesColoque os pinhões em uma

panela com água fria e deixe ferver. Escorra, coloque-os novamente em água fria e deixe cozinhar. Não coloque sal, senão os pinhões endure-cem. Após 40 minutos estarão cozidos e abertos.

MorangosLave os morangos sem

tirar os cabinhos e depois deixe as frutinhas alguns minutos de molho em água com vinagre.

ApimentadoSe você errou na dose da pimenta,

basta adicionar uma colherinha de açúcar na sua receita.

Molho encorpadoO molho ferveu, ferveu, está uma

delícia, mas continua ralo. Para cor-rigir isso, adicione uma colher de sopa de farinha de trigo previamente dissolvida na água. Mexa bem e cozinhe durante dois a três minutos. Se preferir, substitua a farinha por amido de milho.

Descascando a mandiocaA mandioca é nossa velha conhe-

cida. A raiz se conserva bem na ge-ladeira até por dois dias. Descasque, corte em pedaços e ponha numa tigela. Cubra com água, tampe e leve à geladeira.

SaborO café mantém o seu sabor origi-

nal se for acondicionado na garrafa térmica sem açúcar.

Mais sucoPara conseguir mais suco

do limão, mergulhe-o em água quente

por 15 minutos, antes de es-

premê-lo.

mascavoQuer um café deli-

cioso? Coloque açúcar mascavo a gosto para ferver junto com a água

cozinhe durante dois a três minutos. Se preferir, substitua a farinha por

Descascando a mandiocaA mandioca é nossa velha conhe-

Para conseguir mais suco do limão, mergulhe-o

em água quente por 15 minutos,

antes de es-premê-lo.

08_21.indd 1-2 6/3/2014 21:31:28

Bacalhau de QuaresmaIngredientes1/2 k de bacalhau4 colheres (sopa) de azei-te2 colheres (sopa) de vi-nagre4 tomates3 pimentões verdes3 dentes de alho6 ovos cozidos4 cebolasCebolinha, salsa e pimenta do reino a gosto Modo de PreparoDeixar de molho o baca-

lhau por 24 horas. Tirar as espinhas e as peles. Colocar numa panela e re-gue com o azeite, vinagre, pimenta do reino, salsa, cebolinha e alho bem pi-cadinho. Levar ao fogo em banho-maria durante uns 30 minutos.Refogue rapidamente, em separado, os pimentões verdes e reserve. Corte as cebolas cruas e os toma-tes. Numa travessa grande colocar primeiro o baca-lhau, depois os tomates, os

pimentões e as cebolinhas. Leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos. Enfeite com os ovos cor-tados como preferir e com uns galhos de salsa. Sirva com arroz branco. Dica:Voce podre substituir o ba-calhau pelo nosso pirarucu seco, a parte do lombo. Dessalgue-o da mesma forma do bacalhau e você terá um maravilhoso Baca-lhau da Amazônia.

Reúna a família e ofereça uma refeição espe-cial preparada

com muito amor e carinho para

celebrar a data

Elenco #beleza(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014 boa mesa# Elenco (7)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

Divasalém da idade

Engana-se quem pensa que maquiagem é igual em todas as idades. O que valoriza uma mulher jovem pode prejudicar o visual de uma mais velha e vice-versa, por isso, cada fase pede cuidados diferentes para ressaltar a sua beleza

Você sabe como deve ser o make a partir dos 50 anos? Nesse período, as rugas e a flacidez estão mais

evidentes e há alterações do contorno facial. Os principais erros cometidos são apostar em produtos que justamente acentuam esses incômodos: os com efeito cintilante e brilho em excesso. É preciso considerar que a utilização diária de produtos de limpeza, tonificação e hidratação são itens imprescindíveis. Isso sem falar que, levando em consideração que vivemos em um país tropical, é pre-ferível optar pelos cosméticos com fator de proteção solar.

Para não erra na mão e conseguir o efeito desejado com a maquiagem, seguem oito dicas fundamentais para

mulheres na faixa dos 50 anos.

1. Para disfarçar flacidez e rugas A melhor aposta para disfarçar flacidez e rugas é maquiagem mais natural, sem excessos. Maitê Proença, de 56 anos, segue a proposta com make bem leve. Vale lembrar que alguns primers conferem o chamado efeito cinderela, que pode ajudar a levantar o visual.

2. Use primer e pó Comece a fazer a maquiagem pelo

primer, que aumenta a durabilidade da maquiagem e disfarça pequenas linhas e marcas de expressão. Ilumine as rugas, para parecerem menos profundas, e es-cureça a parte de baixo do maxilar para disfarçar a perda do contorno. Não abra mão do pó, que ajuda na durabilidade, mas prefira o translúcido, porque o compacto pode acumular nas linhas de expressão. Júlia Lemmertz, de 50 anos, mostra look leve, sem excesso de pó.

3. Aposte no corretivoUm bom corretivo na cor exata da

pele pode ajudar a disfarçar olheiras e manchas leves. Para quem tem mar-

cas intensas, há corretivos coloridos que neutralizam o problema (amarelo para incômodos na cor violeta, verde para avermelhados e lilás para amarelados). A pele da atriz Michelle Pfeiffer, de 55 anos, está uniforme, sem marcas ocasionadas por tom inadequado de corretivo

4. Tome cuidado com a sombraCorte da lista sombra cintilante,

que ressalta a flacidez e as rugas. Dê preferência para as opacas. Sombra escura levanta a pálpebra. A atriz Christiane Torloni, de 57 anos, segue à risca o conselho

5. Use o lápis de olho como aliadoO lápis pode delinear os olhos desde

que não haja uma quantidade maior de rugas na pálpebra, o que causa efeito sanfoninha. Nesse caso, a solução é es-fumá-lo, como fez a atriz Sharon Stone, de 55 anos. Lápis em baixo deixa o olho caído. O produto marrom tem efeito mais suave, o que evita erros

6. Invista no blushUm toque de blush cremoso espalha-

do na diagonal é suficiente para dar frescor à pele, que está naturalmente mais seca, e criar a ilusão de volume nas maçãs, como mostra a atriz Demi Moore, de 51 anos. A cor do blush de-pende da tonalidade da pele. Mulheres claras não erram ao utilizar blush em tons pêssego, morenas em tons terra-cota e negras em tons vinho.

7. Experimente o contorno dos lábios Contorno discreto dos lábios é uma

boa pedida para as mulheres a partir dos 50 anos. Redefinir o contorno com um lápis da mesma cor do batom, indo um tiquinho além da linha dos lábios, encobre o volume perdido. A cantora Madonna, 55 anos, aposta na dica para colorir a boca de vermelho

8. Preste atenção na cor do batomMuito brilho e cintilância tendem

a chamar atenção para pequenas rugas nos lábios. A dica é apostar em batons com efeito matte (fosco) ou cremosos. Luiza Brunet, 51 anos, usou produto fosco na cor nude.

07_22.indd 1-2 6/3/2014 21:08:54

E chegou a Quaresma...Carnaval se foi, e na Quar-ta-Feira de Cinzas começa o mais importante período da fé crista, a Quaresma

Você acredita em Deus? Se você acredita, você acha importante a presença Dele em sua vida? E se

Ele é importante em sua vida, o que você faz por Ele? Você tira um tempo para agradecer a Ele? Ou para se renovar, pedir perdão pelos seus erros ou para ajudar o próximo? Se você costuma pedir varias coisas a Deus, o que você é capaz de fazer para agradecer?

Não estou falando aqui daquelas pro-messas que algumas pessoas fazem para conquistarem um determinado objetivo. A Quaresma não é isso.

O tempo da Quaresma é o perí-odo do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a católica, a ortodoxa, a anglicana, a luterana.

A duração da Quaresma está base-ada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos qua-renta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos

quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros signifi ca o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e difi culdades.

A prática da Quaresma data desde o século 4, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. As igrejas do Oriente ainda conservam muito esta pratica, já aqui no Ocidente, ela esta cada vez mais em desuso.

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

A Quaresma começa na Quarta-Fei-ra de Cinzas e termina no Domingo de Ramos.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que signifi ca luto e penitência. É um tempo de refl exão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e prepa-ração para o mistério pascal.

Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o

próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos.

Há várias formas de viver a Qua-resma, cada cristão escolhe, espe-cialmente aqui no nosso país, onde o catolicismo é praticado de forma menos ortodoxa, como fará sua peni-tencia. Uns escolhem não beber álcool, ou comer chocolate, ou comer doces, ou não usar maquiagem. Tem uns mais atuais tipo 40 dias sem WhatsApp, ou sem ir a balada... e por aí vai.

O importante é que você abra mão de algo que você aprecia e que apro-veite este tempo para se autoavaliar. É tempo de renunciar. É tempo de ajudar os mais necessitados. É tempo de investir em você espiritualmente, para que a cada ano se torne uma pessoa melhor.

São somente 40 dias... experimente! Tenho certeza que quando a Páscoa chegar, você se sentira realizado e em paz consigo. Temos tempo para tantas coisas menos importante, não é?

Desejo a vocês uma boa semana!

Elenco #boa mesa(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014 estética# Elenco (23)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #boa mesa(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014

Você está contente com o seu queixo?Apesar da variedade de cos-méticos existentes, às vezes é preciso um procedimento mais radical

A busca pela beleza faz parte da natureza humana e a cirurgia plástica cada vez mais se apri-

mora a fi m de satisfazer este anseio. É bom lembrar que sentir-se feliz com a imagem refl etida pelo espelho faz um bem enorme.

Por isso, a indústria cosmética se aprofunda em pesquisas e cada

vez mais novidades aparecem; não faltam cremes e maquiagens reju-venescedores.

Mas, o que seria essa tal beleza? Os especialistas em procedimentos corretivos explicam que a harmonia e a simetria são elementos fundamentais para a beleza humana, afi nal ninguém quer ter um lado diferente do outro. Milimetricamente falando não há como as partes do corpo serem iguais, mas visualmente é possível chegar a uma percepção de simetria. Muitos detalhes compõem a estética corporal e no rosto as proporções são ainda mais

evidentes. A posição do queixo, por exemplo, determina a proporcionali-dade da face.

O queixo deve tocar uma linha vertical imaginária que passa pela raiz do nariz. Se o queixo estiver à frente desta linha ou atrás, é sinal de que há alguma deformidade. A pessoa pode achar que seu nariz é grande, mas talvez o problema esteja no queixo, que pode estar posicionado inadequadamente. As alterações na posição do queixo podem ser causadas por deformidades ósseas, que surgem no decorrer do crescimento do indivíduo, ou devido a traumas, fraturas ou tumores. O queixo pode fi car avançado, chamado de retrognatismo ou retrognatia que é um tipo de má-oclusão causada pela posição mais posterior da mandíbula, que pode causar distúrbios do sono, como a apnéia do sono. O retro posto é conhecido como prognatismo (do grego pro, “movimento para a frente”, + gnathós”mandíbula”) à proeminência dos dentes em relação ao plano da face. Em animais com crânio, o prognatismo é resultado de uma hipotrofi a óssea da maxila ou hipertrofi a óssea da mandí-bula - a mandíbula é mais longa que a maxila. Existem também os desvios

laterais, o latero desvio.A cirurgia plástica é uma das al-

ternativas mais recomendadas para posicionar corretamente o queixo. A denominada mentoplastia pode alongar, encurtar, reposicionar, mo-difi car o formato ou corrigir desvios no queixo. A técnica varia conforme o problema e pode lançar mão de próteses de silicone para aumentar a região ou cortes no osso para o repo-sicionamento. A mentoplastia é pro-curada principalmente pelas pessoas que possuem o hipomentonismo ou a retrognatia, ou seja, o queixo para trás. Neste caso é feito o implante de uma prótese entre o músculo e o osso, alongando o queixo.

Na intervenção em queixos retraídos a incisão pode ser feita dentro da boca ou na prega entre o queixo e o pesco-ço para a colocação da prótese, com anestesia local. Em algumas situações é necessário cortar o osso, por dentro da boca, e tracioná-lo para frente. O osso da mandíbula é fi xado com placas e parafusos e a anestesia é geral, já que envolve outras estruturas mais complexas. O paciente deve fi car em repouso cerca de 15 dias e manter uma dieta líquida na recuperação.

Sentir-se bem em todos os momentos pode ser um verda-deiro desafi o para

algumas pessoas

SELMA REISEspecial EM TEMPO

06_23.indd 1-2 6/3/2014 21:06:04

BC onomia

Bentes e o investimento será de R$ 60. No domingo, 16, à tarde, o curso mais esperado em Manaus: Tortas Finas (aula prática) com o chef An-drew Schulze. O investimento é de R$ 200 e o Messer disponibilizará os insumos. É um curso de confeitaria avançada direcionado para as pes-soas que já possuem base.

Outro curso direcionado para a época será de Confeitaria e Panificação para Páscoa (aula prática) com a carga horária de 20 horas que acontecerá de 17 à 21 de março 13h às 17h com o chef Deusvaldo Bentes com um

investimento de R$ 200.O Messer é o único em Manaus

a oferecer o curso de Churrasco com o churrasqueiro Luiz Lausch-ner. São itens do curso: acender o fogo; preparar as facas de corte; descongelar carnes; corte, limpeza e tempero da carne; preparo de carne de sol; picanha – verdade e mitos; como transformar o frango em carne nobre. Esta aula é de-monstrativa, com degustação no fi nal. A aula acontece no sábado, 22, das 14 às 17h, com investimento de R$ 60. Esse curso já faz parte do calendário mensal do Messer.

indica# Elenco (5)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

Mais sobre JuliaDias atrás, Julia Lemmertz,

que tem 50 anos de idade, comentou sobre sua atual fase artística. “Posso fazer uma mulher mais nova, estou na meia-idade. Não sou uma se-nhorinha e nem uma menina”. E está dito.

Sucesso no MéxicoA novela “Avenida Brasil”, de

João Emanuel Carneiro, que foi ao ar pela Globo em 2012 já foi comercializada para 125 paí-ses e agora está sendo exibida no México. As atrizes Vera Holtz e Débora Falabella viajaram para lá para divulgar a trama, a convite da TV Azteca.

Feliz com o trabalhoDado Dolabella estava co-

tado para interpretar um neo-nazista na novela “Vitória”, a nova novela da Record, que vem sendo escrita por Cristiane Fridmann, mas teve o papel trocado e segue para Curaçao nos próximos dias a fi m de gravar suas primeiras cenas. O ator disse que está feliz em não fazer mais o vilão.

Cinema nacionalJunno Andrade será Max no

fi lme “Demente” no qual con-tracenará com Reynaldo Gia-necchini. Para esse trabalho, os dois atores terão aulas inten-sivas de bateria, uma vez que ambos os personagens serão músicos rivais, bateristas de uma mesma banda. Na vida real, Junno Andrade namora Xuxa Meneghel.

Bem diretoDurante uma coletiva do fil-

me “Caçadores de Obras-Pri-mas”, George Clooney afirmou que a França deveria devolver a “Mona Lisa”, obra de Leonardo da Vince, à Itália. O recado foi dado!

ApresentadoraE a vida continua para Gra-

zi Massafera. A ex-mulher de Cauã Reymond será a nova apresentadora do “Superboni-ta”, do canal pago GNT. Ela deve estrear na função em 7 de abril.

Melhorando “Além do Horizonte”, que che-

gou a perder em audiência para “Malhação”, começou a reagir no Ibope, nas últimas sema-nas, e já está conquistando 20 pontos.

Novo CDSerá lançado ainda este mês

o álbum “Coração a Batucar”, da cantora Maria Rita, que volta a apostar no samba, em seu novo trabalho.

Elogiada pelo marido

Julia Lemmertz não tem do que reclamar. A atriz vive um excelente momento em sua carreira sendo a protago-nista Helena, da novela “Em Família” e também na vida pessoal. O marido dela, Ale-xandre Borges, tem dito que a atriz “está arre-bentando” na trama de Manoel Carlos, além de elogiá-la como mulher.

Pisando na areia Sheron Menezzes, a Keila de “Além do Horizonte”, costuma

aproveitar seus momentos de folga para passear na praia. Não é difícil encontrar a atriz curtindo uma água de coco ou bisbilhotando as vitrines dos ambulantes que vendem bijuterias e outros mimos.

Bom exemploEm uma entrevista ao “Los Angeles

Times”, o internacional Leonardo DiCaprio disse que nunca usou drogas em sua vida, mas que oportunidades não faltaram. “Eu ia a festas e as drogas estavam lá. Existia uma tentação”, disse o ator.

SinceroBruno Gissoni atu-

almente interpreta o André, na novela “Em Família”, e dias atrás de-clarou que é muito con-servador em seus rela-cionamentos amorosos. E mais, ele disse que uma dose de machismo pode manter o equilíbrio. Tais palavras teriam decep-cionado o público fã do ator. Lembrando que ele namora Yanna Lavigne. Deixando esta fofoca de lado, sabe-se também que Gissoni é muito que-rido nos bastidores da novela e demonstra ser amigo fi el.

GB

IM

AGEM

JOÃO

MIG

UEL

JR/

RG

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AND

A/RG

GB

IM

AGEM

SERVIÇOMESSER GASTRONOMIA

End: Rua 21, nº 663, conjunto Castelo Branco – Parque 10Info: (92) 3088-5772 E-mail: [email protected].

05_24.indd 1-2 6/3/2014 20:55:38

O Ada gastrCozinheiros de fim de semana e profissionais que desejam adquirir ou expandir os conhecimentos gastronômicos têm boas opções de cursos neste mês de março

O Messer Núcleo de Gastro-nomia vai realizar cursos que vão desde as noções

básicas e intermediária de culi-nária até a formação de Con-feitaria Básica e Confeitaria e

Panificação para Páscoa. Todos os cursos são com aula prática e degustação no final da aula. As inscrições já estão abertas e as aulas já iniciam esta semana.

Nos dias 12, 13 e 14 de mar-ço à tarde e à noite haverá o Curso de “Ovos de Páscoa”. A aula é prática e a atividade será ministrada pela chef Veroka Marques e o investimento é de R$ 150 cada curso.

O curso de Massas de Pão de Ló Básico, chocolate e mescla-da (aula prática) será no sába-do, 15, com o chef Deusvaldo

Elenco #indica(4) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014 ligado nas novelas# (25)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

18h25, na GloboSegunda O show de Hilda é um sucesso e

Toni a beija no camarim. Ela diz que só volta a ficar com ele caso se separe de Gaia. Rubens cuida de Cristina na pensão e surge um clima entre eles. Lola discute com Davi e Aurora discute com Fabrício.

Terça Odilon se muda para a pensão. Aurora

conta para Joel que está grávida. Ru-bens confirma para Lola sua gravidez. Manfred foge do delegado para não ser preso. Dália conta para Amélia e Franz sobre a fuga de Manfred. Aurora diz a Joel que quer ter o filho em Paris.

Quarta Zefinha rouba tudo o que há no cofre

da mansão e foge levando Zefinha como refém. Aderbal tenta se aproxi-mar de Hilda, mas ela elegantemente se afasta. Ernest sai de carro atrás de Manfred.

Quinta Doutor Rubens sugere que Amélia

leve Pérola para ver Ernest. Para pro-vocar Davi, Aurora diz que o filho pode ser de Fabrício. Manfred chora diante de uma foto de Ernest. Pérola visita o avô no hospital e pede que ele reaja.

Sexta Manfred chora no leito de Ernest,

que continua desacordado no hospital. Zilda, Elisa e Cristina cercam Aderbal Feitosa na pensão. Ernest sonha no-vamente com Pérola e acorda, diante de Manfred, que se emociona.

Sábado Franz pede que Amélia não saia

mais sozinha de casa. Gaia sente uma pontada na barriga, mas disfarça. Manfred segue Cristina na rua, mas desiste de abordá-la ao ver doutor Rubens por perto.

“Malhação” – 17h30 Sofia confronta Anita e afirma que

a irmã permitiu que ela ficasse com Ben. Ronaldo coloca Martin na linha em seu novo emprego. Pedro vê Tita fazendo trabalhos domésticos. Júlia diz a Anita que foi ela quem atirou Sofia nos braços de Ben. Caetano é libertado da prisão, mas exige que Abelardo não conte para Bernardete o que aconteceu. Ben e Sidney se en-frentam, mas Serguei e Meg apartam a briga. Anita acusa Sofia de querer tudo o que ela tem. Caetano pede

Zelândia em casamento e explica seu plano para enganar o seguro de vida. Sofia afirma que continuará com Ben, e Antônio ouve a conversa das irmãs.

Anita afirma a Antônio que precisa de um tempo para si mesma. Zelândia e os atores contratados por Caetano para forjar sua morte conseguem enganar a todos. Antônio guarda todo o dinheiro em seu esconderijo no bosque. Briguita incentiva Sofia a se candidatar ao trabalho em uma loja para noivas. Martin pede ajuda a Paulino para aprender a andar de

ônibus. Ben critica Sofia por tentar a vaga na loja sem ser profissional. Maura se desespera com o sumiço de seu dinheiro. Antônio marca um encontro com um jornalista. Ben pede para conversar com Anita. Ben e Martin cantam para um produtor de eventos

Meg é firme com Sidney e questiona suas intenções com Sofia. Abelardo acolhe Bernardete, que sofre pelo suposto falecimento de Caetano. Sid-ney se declara para Sofia e quase a beija, quando Ben chega. Ben e Sidney se agridem.

19h30, na GloboSegunda Tereza fica furiosa com LC. Vó Tita

vê Kleber chorando por causa de Fá-tima. Angelique disfarça a satisfação pelo desespero de Tereza. Lili tenta se manter afastada de William. LC faz intriga de Heloísa para Flávio.

Terça André decide ir com William e Lili sal-

var Marlon e Celina. Angelique e Assis convencem Tereza a aceitar a ajuda de LC. Heloísa fica aliviada com a partida do ex-marido. Priscila aparece de sur-presa no escritório de Marcelo.

Quarta Fátima enfrenta Kleber. Tereza seduz

LC. Vó Tita se surpreende com a pre-sença de Kleber em sua casa. Priscila se anima com o presente que recebe de Marcelo. Álvaro fica satisfeito com a pressa de Inês em querer se casar.

Quinta LC consegue enganar Tereza para

ficar com Angelique. Álvaro entrega os documentos do casamento para Inês assinar. Angelique não acredita que LC conseguirá tirar a fórmula de Marlon. Tereza aceita fingir que foi expulsa da Comunidade.

Sexta William se aproxima de Marlon e Lili

e André fica só observando. Priscila descobre que está grávida e fica as-sustada. Marlon, Lili, William e Celina se reencontram e todos vão para Co-munidade. Marlon percebe que Lili está sem o pingente e fica chateado.

Sábado André invade o laboratório, salva

Celina da máquina da felicidade e destrói a máquina. Marlon diz a Lili que ela está estranha com ele. Tereza e Angelique conseguem sair da sala e contam para LC o que aconteceu.

21h10, Globo Segunda Shirley provoca Helena. Miss Lau-

ren reclama do acesso dos idosos à internet. Felipe vê Gabriel fazendo fisioterapia em Benjamim e Virgílio percebe o clima ruim entre eles. Cadu se sente mal na frente de Luiza, que fica preocupada.

Terça Clara se surpreende com a presença

de Marina no jantar. Gisele se entris-tece com o discurso que Ricardo faz sobre Chica. Shirley decide levar Leto e Paulinha à casa de Laerte. Clara descobre que Cadu não pagou a conta de luz.

Quarta Todos ficam admirados com a fes-

ta que Marina organiza para Clara. Juliana liga para Jairo, mas ele trata de terminar logo a conversa. Laerte ouve Paulinha tocar violão e cantar e elogia sua voz. Guiomar tenta consolar Juliana, que sente saudade de Bia.

Quinta Vanessa diz a Marina que Cadu ficou

incomodado com a grandiosidade da festa que ela fez para Clara. Hele-na ajuda Virgílio a escolher algumas obras para a exposição. Cadu recusa a proposta de Marina de investir no restaurante.

Sexta Selma e Laerte vão para Goiânia

fazer uma avaliação da casa. Cadu passa mal enquanto corre na praia e é socorrido pelo dono de um quiosque. Luiza fica indignada ao ver que Alice sofre preconceito racial na universi-dade.

Sábado Silvia, Felipe e Gabriel inauguram seu

consultório. Benjamin e os hóspedes da casa de repouso vão ao teatro.

20h30, no SBT

Segunda No acampamento de férias, os gru-

pos seguem trilhas diferentes para completar a missão descrita no mapa que receberam. Cris filma tudo para publicar em seu blog. Matilde está sozinha no orfanato e aproveita para dormir no sofá.

Terça Valentina leva comida para Miguel

no porão do orfanato. A governanta precisa enrolar Carmen antes de sair, pois ela faz muitas perguntas. Miguel diz que encontrou uma foto dos meninos do orfanato e pergunta para Valentina se ela acha que um deles pode ser seu filho.

Quarta Beto volta para casa e diz para

Carol e Clarita que ele precisará vender tudo que comprou para pagar o valor estipulado pelo juiz. Beto diz que Tobias brigou com ele de maneira séria e disse que irá trocar de empresário.

Quinta A boneca Laura e Maria conversa

com um coelho que diz que os ho-mens que estavam derrubando as árvores também estão prendendo todos os animais. Maria leva Mili, Mosca, Binho e Dani para mostrar os criminosos.

Sexta Tobias, que está como Tomás Fer-

raz, se reúne com um novo empresá-rio. O homem diz que Tomás precisa mudar o visual para se adaptar ao gosto do público brasileiro.

SábadoNão tem exibição

04_25.indd 1-2 6/3/2014 20:51:19

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

RepórteresMellanie Hasimoto

DiagramaçãoAdyel Vieira

Tratamentode imagemKlinger SantiagoPablo Filard

RevisãoDernando Monteiro

CapaHeric Pereira

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

índice# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 9 de março de 2014Elenco #destaques da tv(26) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 9 de março de 2014

EditorGuto Oliveiragutocom.br

EditorialOntem, dia

8 de março, foi comemorado mais um Dia Internacional da Mulher. A data que foi instituída de-pois que um grupo de tece-lãs russas en-trou em greve em busca de melhores condições de vida e trabalho em marco de 1917, tendo sido esquecida e depois retoma-da na década de 60 por movimentos feministas, foi apenas um pontapé nas vitórias que seriam conquistadas nos anos seguintes. Foram conquis-tas de salários, cargos e títulos de liderança. Hoje, elas estão por todos os lados e áreas dividindo direitos e obrigações com o sexo masculino. Por isso, a Elenco deste domingo traz duas matérias que homenageiam o sexo feminino. A primeira que traz como capa a primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, destaca um exemplo de independência e modelo feminino de lutas e conquistas. A segunda traz representantes de várias categorias profi ssionais e de gerações diferentes que abordam como conquistaram seu espaço e o que pensam sobre o pano-rama de evolução social, econômica e cultural da mulher. Boa leitura!

Guto Oliveira

Colaboradores: Selma Reis, Debora Camely, Bruno Mazieri e Marcelo Guilherme

Expediente

6BOA MESAO Carnaval passou e chegou o momento de refl exão, de repensar certos valores e comportamentos e traçar metas e diretrizes para dar continuidade ao ano. A Quaresma é tudo isso e muito mais, é um tempo de muita fé e oração. Tempo de paz e de receita especial.

13TURISMOCancun é um paraíso que nasceu há mais ou menos 30 anos, quando alguém resolveu construir uma pousada numa colônia de pescadores. O caso é que a pousada foi fi cando famosa e atraiu a atenção de turistas e investidores.

4 e 5INDICACozinheiros de fi m de semana e profi ssionais que desejam adquirir ou expandir os conhecimentos gastronômicos têm boas opções de cursos neste mês de março. O Messer Núcleo de Gastronomia vai realizar cursos especiais.

20COMPORTAMENTOA cada ano elas vão chegando com seu jeito manso e feminino e roubam a cena com sua forma exclusiva de comandar. A revista Elenco selecionou algumas personalidades femininas da cidade para falar sobre essa trajetória.

Atualmente interpretando o vilão Hermes em “Além do Ho-rizonte”, Alexandre Nero será o protagonista da novela que substituirá “Em Família”

Alexandre Nero defi nitivamente conquistou o posto de artista do primeiro escalão da Rede

Globo. Tanto que seu personagem Hermes, em “Além do Horizonte”, deverá morrer antes do fi nal da tra-ma, para que o ator possa descansar sua imagem, tudo porque Nero foi escolhido para ser o protagonista de “Falso Brilhante”, novela de Aguinal-do Silva que deverá substituir “Em Família”. Na trama, que terá o início ambientado em 1989 ele será José Alfredo. Logo nos primeiros capítulos José Alfredo trairá Maria Marta, sua esposa, papel de Lília Cabral. Para fugir da vingança de Maria Marta, o personagem ganhará o mundo e numa dessas andanças, deixará de ser pobre ao descobrir uma mina de pedras preciosas. Nos tempos atuais, o personagem aparecerá de cabelos grisalhos e sempre se vestindo de preto. Uma particularidade do pro-tagonista será a mistura da língua portuguesa com a língua inglesa. Nesta fase, José Alfredo será casado com Leandra Leal.

Alexandre Nero apareceu pela pri-meira vez nas novelas fazendo o qui-tandeiro Vanderlei, em “A Favorita”, produzida e exibida pela Globo no ano de 2008. O personagem era um rapaz simples, que mal sabia ler e era apaixonado por Catarina, papel que foi de Lília Cabral. Naquela ocasião chamou a atenção do público fãs dos folhetins, mas o ator já tinha partici-pado de um dos episódios de “Casos do Acaso”, no ano anterior.

Alexandre Nero tem sua trajetória artística intimamente ligada ao tea-tro e à música; ele é o idealizador e criador da “Associação dos Compo-sitores da Cidade de Curitiba”, fun-dada em 1994 e contabiliza mais de cinquenta trabalhos em espetáculos de música, no teatro, na televisão e na dança. Em reconhecimento ao seu trabalho, ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio Jornal “O Globo” de Melhor Ator, em 2010; “Contigo TV”, em 2008, como Ator Revelação; Melhor Espetáculo no Festival de Teatro de Curitiba pela peça “Os Leões” levando o Troféu Gralha Azul, premiação de grande destaque no Estado do Paraná.

Alexandre Nero nasceu na cidade

de Curitiba, em fevereiro de 1970; foi integrante do “Grupo Fato” e quando atuava na banda “Maquinaíma” foi “descoberto” durante uma badalada apresentação em 2008, numa famosa casa noturna da capital paranaense. Ganhou contrato com a Globo e desde

a novela “A Favorita”, não parou mais de atuar, mas sem deixar a carreira de músico de lado.

Logo que encerrou o seu trabalho em “A Favorita”, ganhou o papel de Terêncio, no remake de “Paraíso”. O personagem era amigo do protago-

nista da história, Zeca, interpretado por Eriberto Leão; o ator se deu bem, tanto que ganhou um dos principais personagens em “Escrito Nas Estre-las”, também exibida na faixa das seis da tarde. Nesta história de Elizabeth Jhin, Alexandre Nero mostrou outra face do seu talento dando vida a Gilmar, o vilão da trama, sendo que anteriormente havia feito “mocinhos” que encantaram as mulheres.

Depois desta novela, continuou em cena, participando de seriados e especiais na Globo, até que foi es-calado para “Fina Estampa”; estava novamente em horário nobre e com um grande desafi o pela frente: inter-pretar Baltazar, um homem rude e que espancava a sua mulher, Celeste, vivida por Dira Paes.

Alexandre Nero novamente mos-trou o seu potencial, as cenas de violência doméstica mobilizaram a opinião pública e o personagem tornou-se melhor por conta da re-ação de Celeste, a qual se rebelou contra os maus tratos. Pode-se dizer que o autor Aguinaldo Silva decidiu colocar um pouco de humor na atuação de Nero.

Em 2012, foi convidado por Glória Perez para atuar em “Salve, Jorge”, novela na qual interpretou o perso-nagem Stênio, um advogado vaidoso que vivia às turras com sua ex-espo-sa Helô, interpretada por Giovanna Antonelli.

Agora, o talento de Alexandre Nero pode ser conferido nos capítulos de “Além do Horizonte”, novela que a Globo exibe na faixa das sete da noite. Na trama, ele vive o persona-gem Hermes, mais conhecido como o Luminoso Mestre. Hermes foi quem criou o Grupo e, mais tarde, a Comu-nidade, que une as pessoas em torno da busca da Felicidade.

Quanto à música, um dos últimos álbuns do ator foi “Vendo Amor”, lançado em 2011.

Com atuações em vários fi lmes, pode-se destacar o longa “Super Crô – O Filme”, lançado no ano passado e no qual Alexandre revive o per-sonagem Baltazar, o Zoiudo, que o consagrou em “Fina Estampa”.

Alexandre Nero é um dos grandes nomes do cenário artístico nacional. Ele é muito reservado quanto à vida pessoal; durante anos foi casado com a atriz Fabiula Nascimento, mas separou-se dela em 2011 e prefere não comentar nada sobre este assunto, ou outro que se refira à intimidade. Atualmente, ele namora a atriz Karen Brustolin.

Garotode sorte

Alexandre Nero será o protagonista de “Falso Brilhante”, a próxima novela

03_26.indd 1-2 6/3/2014 21:32:17

02_27.indd 1-2 6/3/2014 19:22:47

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

ElencoMANAUS, DOMINGO, 9 DE MARÇO DE 2014

Josi Jota,força feminina e competência

Página 20

Nejmi AzizNejmi AzizA força deNejmi Aziz

A primeira-dama do Estado do Amazonas é líder de populari-dade nas redes sociais e tem mudado a vida de milhares de amazonenses pelo alcance do trabalho social que realiza. Páginas 16 e17

Dia Internacional da Mulher

orça feminina 20

01_28.indd 1-2 6/3/2014 19:17:54