electromagnetismo

9
Electromagnetismo Experiências mostraram que um campo magnético pode ser gerado não apenas por ímãs, mas também por correntes elétr icas e hoje atribui se o magnetismo dos ímãs a existência de micro correntes no seu interior. Desta forma, a origem de qualquer campo magnétic o é atribuída as cargas elétricas em movimento. ELETROMAGNETISMO É o ramo da Física que estuda as interaç ões elétricas e magnéticas em conjunto.

Upload: rui-pedro

Post on 21-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ELETROMAGNETISMO ­ É o ramo da Física que estuda as interações elétricas e magnéticas em conjunto

TRANSCRIPT

Electromagnetismo

Experiências   mostraram   que   um campo   magnético   pode   sergerado não apenas por ímãs, mas também por correntes elétricas e hojeatribui se o magnetismo dos ímãs a existência de micro correntes no seuinterior. Desta forma, a origem de qualquer campo magnético é atribuídaas cargas elétricas em movimento.ELETROMAGNETISMO   É o ramo da Física que estuda as interaçõeselétricas e magnéticas em conjunto.

Íman

O íman, é um objecto que provoca um campo magnético á sua volta.

Um íman permanente é feito de um material ferromagnético. Um íman é um dipolo, tem sempre dois polos, "norte" e "sul".

Por definição, o polo sul de um íman é o que é atraído pelo polo norte magnético da Terra.

Se um íman for dividido ao meio, obtêm-se dois ímanes menores, cada um com um polo norte e um polo sul.

Um eletroíman é um íman que se baseia em campos magnéticos gerados por cargas em movimento. Ou seja, uma peça de liga de ferro, com um fio enrolado, por onde corre energia elétrica.

Magnetismo terrestre

A superfície terrestre possui um campo magnético que pode ser dividido em dois componentes : o vertical e o horizontal, sendo que uma agulha magnética é atraída tanto para os polos magnéticos da terra como para o interior do globo.

A força de atração é equivalente a distância que o local se encontra do polo, sendo que quanto mais perto o local esteja do polo maior será a força de atração.

Bússola

O norte magnético, para onde a agulha aponta, não se situa exactamente no Pólo Norte definido pelos meridianos. A maioria dos mapas contem meridianos, que são linhas norte-sul. Estas passam pelo Pólo Norte geográfico. Os meridianos são representados por linhas finas geralmente a preto.

A declinação existe porque o pólo norte e o pólo magnético não coincidem. Esta declinação varia consoante o local do mundo. Em certas zonas do Canadá ultrapassa os 40 graus, mas, por exemplo, na Escandinávia ela é desprezável. Os mapas modernos utilizados para fins lúdicos e para a orientação, são impressos com os meridianos corrigidos para a declinação, e para o norte magnético.

Em Portugal, a declinação é de cerca de 7º

Experiência de oerstedFoi no ínicio do século XIX (em 1820) que o físico

dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851) descobriu, através de uma experiência que realizou, Experiência de Oersted, que um fio retílineo conduzindo corrente elétrica gera à sua volta um campo de indução magnética.

A sua experiência foi feita da seguinte maneira:Primeiramente coloca-se um fio condutor retilíneo ligado a

uma bateria, inicialmente com a chave aberta para que não haja fluxo de corrente elétrica, e uma bússola com a agulha pararelelamente abaixo do fio, como a figura.

Fechando-se a chave veremos que a agulha da bússola irá girar, e invertendo o sentido da corrente veremos que a agulha irá girar para o sentido oposto.

Desta maneira Oersted provou que um fio condutor percorrido por corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético, cujo o sentido depende do sentido da corrente

Faraday

Faraday foi principalmente um experimentalista, e de fato, ele foi descrito como o "melhor experimentalista na história da ciência", embora não conhecesse matemática avançada, como cálculo infinitesimal. Tanto suas contribuições para a ciência, e o impacto delas no mundo, são certamente grandes: suas descobertas científicas cobrem áreas significativas das modernas física e química, e a tecnologia desenvolvida baseada em seu trabalho está ainda mais presente. Suas descobertas em eletromagnetismo deixaram a base para os trabalhos de engenharia no fim do século XIX por pessoas como Edison, Siemens, Tesla e Westinghouse, que tornaram possível a eletrificação das sociedades industrializadas, e seus trabalhos em eletroquímica são agora amplamente usados em química industrial.

Como chega a eletricidade ás nossas casasEm 1883 surgiu a primeira usina termo elétrica e em 1889 a primeira hidroelétrica, porém isso não fez com que a energia elétrica chegasse nas ruas rapidamente, assim, as casas ascendiam apenas algumas lâmpadas e logo depois vieram os bondes elétricos.Nos dias de hoje a energia elétrica é muito importante em nossas residências, pois é através dela que podemos assistir televisão, tomar banho quente, iluminar nossas casas e etc.A energia elétrica é muito importante nos dias de hoje, pois é ela que proporciona o conforto, bem estar, segurança e lazer para a sociedade. A energia permite o funcionamento de bancos, hospitais, industrias, escolas, semáforos e todo o sistema de comunicação; portanto é impossível imaginar a vida moderna sem a energia elétrica.A energia elétrica pode ser produzida através de diferentes fontes, porém no Brasil ela na maioria das vezes vem das usinas hidrelétricas, que utilizam as quedas d’água dos rios para gerar eletricidade. Depois de produzida, a energia elétrica vai para as cidades através das linhas e torres de transmissão de alta tensão. Essas linhas e torres são aquelas nas estradas, que levam a energia pôr longas distancias.

Quando a eletricidade chega as cidades, ela passa pelos transformadores de tensão nas subestações, que diminuem a voltagem. A partir daí, a energia elétrica segue pela rede de distribuição, onde os fios instalados nos postes levam a energia até a sua rua. Antes de entrar nas casas a energia ainda passa pelos transformadores de distribuição (também instalados nos postes) que rebaixam a voltagem para 127 ou 220 volts. Em seguida ela vai para a caixa do medidor de energia elétrica, o relógio de luz. E ele que mede o consumo de energia de cada residência. Durante todo esse percurso a energia elétrica esta sujeita a interrupções, provocadas por raios, ventos, tempestades, galhos de árvores e etc. São essas coisas que são responsáveis pelas interrupções do fornecimento de energia nas residências. Esse trajeto da energia elétrica desde as usinas ate as residência aparece na ilustração abaixo: