educarmoeducarmo - colegiocarmo.com.br · de peso e prata no arremesso de dardo; maria eduarda...

8
EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO INFORMATIVO DO COLÉGIO CARMO - CATAGUASES, MG - NOVEMBRO/DEZEMBRO 2018 10 a Cantata celebra o Natal em Prece Ação humanitária carmelita em Angola é apresentada em palestra aos estudantes Agendas do Carmo 2019 lançam, nas páginas capitulares, o conto inédito, “O Menino e o Mundo” Ações de voluntariado envolvem turmas do Ensino Médio, Fundamental e Infantil Em destaque, na última etapa do ano, os projetos de Matemática, Física, Biologia e Educação Física Página 2 Página 6 Página 7 Páginas 4 e 5 Completando, neste ano, uma década, o projeto “Cantata de Natal” reúne a comunidade educativa da escola em momento de fé e fraternidade Página 8

Upload: ledien

Post on 17-Dec-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDUCARMOEDUCARMO - colegiocarmo.com.br · de peso e prata no arremesso de dardo; Maria Eduarda Pires, prata nos 200 metros rasos. Entre os meninos, Arthur Maia conquistou o 2° lugar

E D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OINFORMATIVO DO COLÉGIO CARMO - CATAGUASES, MG - NOVEMBRO/DEZEMBRO 2018

10a Cantata celebra o Natal em Prece

Ação humanitáriacarmelita em Angola

é apresentada

em palestraaos estudantes

Agendas do Carmo2019 lançam, nas

páginas capitulares,o conto inédito, “OMenino e o Mundo”

Ações devoluntariado

envolvem turmas doEnsino Médio,

Fundamental e Infantil

Em destaque,na última etapa doano, os projetos deMatemática, Física,

Biologia eEducação Física

Página 2 Página 6 Página 7

Páginas 4 e 5Completando, neste ano, uma década, o projeto “Cantata de Natal” reúne a

comunidade educativa da escola em momento de fé e fraternidade

Página 8

Page 2: EDUCARMOEDUCARMO - colegiocarmo.com.br · de peso e prata no arremesso de dardo; Maria Eduarda Pires, prata nos 200 metros rasos. Entre os meninos, Arthur Maia conquistou o 2° lugar

EXPEDIENTE

DIRETORA ADMINISTRATIVA:Ir. Dahlia Peixoto de Rezende Filha

DIRETORA FINANCEIRA:Maria do Carmo Werneck

www.colegiocarmo.com.brfacebook.com/carmo.cataguases

EDUCARMOEDUCARMOEDUCARMOEDUCARMOEDUCARMOInformativo do Colégio

Carmo Cataguases

Jornalista Responsável:Luciana Mendonça de Melo

MTb 6475 - DRT MG

INSTITUTO NOSSASENHORA DO CARMO

Escola fundada em 1912,pela Congregação

das Irmãs Carmelitasda Divina Providência

Praça Santa Rita, 340 - Centro.Cataguases, MG.

Tel: (32) 3421-2085

DIRETORA PEDAGÓGICA:Maria Cecília QuaresmaPoyares Cardoso

COORDENADORAEnsino Fundamental I:Ana Brígida Costa Cruz Couto

COORDENADORAEducação Infantil:Denise Furtado Machado

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 20182

Em visita às obras sociais deCataguases, a Superiora Geral daCongregação das Irmãs Carme-litas da Divina Providência, IrmãDazir da Rocha Campos, esteveno Colégio Carmo, no dia 28 denovembro. Foi recebida pela Di-retora Administrativa da escola,Irmã Dahlia Rezende, que desta-cou: "A comunidade educativa doCarmo deseja manifestar-lhe gra-tidão pelos anos felizes que acom-panhou as atividades desta esco-la. Rogamos que não sejam es-quecidos e pedimos a Deus mui-tas bênçãos para a sua caminha-da, como Carmelita da Divina Pro-vidência. Saiba, Irmã Dazir, quebons frutos serão colhidos portudo que a Sra. semeou. E quere-mos contar sempre com seu apoioe suas orações."

Irmã Dazir estará concluindo,em janeiro de 2019, sua missãocomo Superiora Geral, assimcomo a Irmã Maria ImaculadaResende Pereira (foto aolado, no Carmo de Catagua-ses, com Irmã Dahlia e CecíliaPoyares). Desde 2010, IrmãImaculada conduz, como Supe-riora, a missão da Província Ma-dre Bernadete, formada pelas co-munidades de Minas Gerais,Goiás e Distrito Federal.

A comunidade educativa doCarmo agradece o forte apoioque a escola vem recebendo,através da atuação destas missio-nárias, que vêm dando continui-dade à história da congregaçãoreligiosa fundada em 1899.

Quem faz matrícu-la para o próximoano letivo recebesua Agenda doCarmo 2019. Nes-

te novo projeto, o designer e pro-fessor do Carmo, Magno Olivei-ra, apresenta um conto de sua au-toria, ilustrado com aquarelas daPedagoga e Irmã Carmelita AlenirPedrosa.

A história, inédita, intitulada"O Menino e o Mundo", é conta-da nas páginas capitulares queabrem o calendário de cada mês.

Como explica a ilustradora, "éa história do encontro consigomesmo e de sua força interior. Vi-vemos em uma época de rápidastransformações que incidem, prin-cipalmente, sobre a saúde emoci-onal de nossos jovens. As incer-tezas, o medo e a insegurança emrelação ao futuro causam angús-tia e esvaziamento interior. É ne-cessário fortalecer a autoestimae a autoconfiança. Como educa-dores, sabemos que o conheci-mento pode ser uma grande fer-ramenta para fazer brilhar a luzque temos em nós. Esta história,presente em nossa agenda de2019, pensada com todo carinho,é a história do ser humano, quebuscar encontrar, em meio às dú-vidas e incertezas, a luz que oconduz."

Agradecimento

Page 3: EDUCARMOEDUCARMO - colegiocarmo.com.br · de peso e prata no arremesso de dardo; Maria Eduarda Pires, prata nos 200 metros rasos. Entre os meninos, Arthur Maia conquistou o 2° lugar

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 2018 3

Formandos celebram a conclusãode importantes etapas da Educação Básica

As despedidas foram emocio-nantes na formatura da tur-ma que concluiu o 3o ano doEnsino Médio (foto aolado), na noite de 3 de de-

zembro, no pavilhão de eventos. Como des-tacou a Diretora Pedagógica, Cecília Poyares,diversos alunos estão na escola desde o Ma-ternal; outros, ingressaram ao longo do Ensi-no Fundamental e Médio e foram, a cada ano,fortalecendo os laços de amizade, tanto comos colegas quanto com os professores e de-mais funcionários.

Ao homenagear os colegas e os professo-res, os oradores fizeram questão de destacaruma qualidade de cada um, mostrando suagratidão pela experiência vivida e reafirman-do o que diz a música que cantam desde aEducação Infantil: “o Carmo é meu chão, eusou carmelita”.

Durante a primeira semana de dezembro,foram realizadas também as solenidades deconclusão do Ensino Fundamental II (tur-mas que concluíram o 9o ano), do Ensino Fun-damental I (turmas que concluíram o 5o ano)e da Educação Infantil (turmas que concluí-ram o 2o período). Em depoimentos marcantes,cada turma fez seus agradecimentos e rece-beu o carinho especial dos seus familiares, pre-sentes na cerimônia, assim como dos profes-sores e demais membros da equipe escolar.

A última formatura foi a da Educação Infan-til, no sábado, dia 8. O encanto das crianças, seapresentando em números musicais e fazendoseu juramento, somou-se à linda homenagemàs mães, que cantaram com seus filhos a can-ção “Céu de Santo Amaro”, de Caetano Veloso.

Page 4: EDUCARMOEDUCARMO - colegiocarmo.com.br · de peso e prata no arremesso de dardo; Maria Eduarda Pires, prata nos 200 metros rasos. Entre os meninos, Arthur Maia conquistou o 2° lugar

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 20184

O primeiro somveio das arqui-bancadas: eramas flautas dascrianças do 2º

ao 5º ano, anunciando o iníciodo espetáculo. Em seguida,com apenas 7 anos, a pequenaIsadora (foto ao lado) subiu aopalco, diante dos refletores edas centenas de pessoas quecompareceram ao ginásiopoliesportivo do ColégioCarmo, e abriu a noite de 29de novembro. Sua doce vozecoou como um mantra, anun-ciando: “Ó luz do Senhor, quevem sobre a Terra, inunda meuser, permanece em nós”.

Este foi o décimo ano em queo Colégio Carmo realizou aCantata de Natal, com a partici-pação dos estudantes da Edu-cação Infantil, Ensino Fundamen-tal I e II e Ensino Médio. O temaescolhido para 2018 foi “Natalem Prece”. Dezesseis músicasnatalinas integraram a programa-ção, que foi dividida em duaspartes. A primeira reuniu umaseleção de canções de louvor àfé Cristã. Na segunda parte, foiencenado o Auto de Natal.

O coral dos estudantes foi in-tercalado pelas vozes dos solis-

Natal em PreceNatal em Precetas e flautistas, sob regência dosprofessores de Música da esco-la, Alethea e Júnio César. As es-tudantes Danielle, do 7º ano, Ma-

ria Laura, do 2º ano do EnsinoMédio, Maria Eduarda, do 8ºano, e a professora Verônica in-terpretaram, respectivamente, ascanções “Preparação para a Pre-ce”, “Meu Menino Jesus”, “BebêJesus” e “Natal de Luz”. Os pro-fessores da escola cantaram, jun-tos, o “Pai Nosso” e foram acom-panhados, também, pela plateia,convidada a se unir ao coro.

No palco, alunas do 7º ano,com a professora Graziella, dan-çaram enquanto todos cantavam“Manda teus anjos”. O presépio

vivo foi sendo apresentado comos movimentos de crianças daEducação Infantil, representan-do, inicialmente, os carneirinhos

e outros animais do cenário na-talino, ao som de “Mary Cris-to”. Outras crianças vestidas depastores surgem em seguida.Num bailado, alunas do EnsinoMédio dançaram ao som de“Porque é Natal”.

O Auto de Natal tem seu gran-de momento com a interpretaçãoda canção “Bebê Jesus”, quandoalunos do Ensino Fundamental I,vestidos de anjos, se aproximamde Maria e José, que apresentamo bebê a todos. Os Reis Magosseguem a Estrela-Guia, indo nadireção da Sagrada Família. Noencerramento, a canção “AnoNovo” antecipou os votos da co-munidade carmelita, desejando atodos um feliz 2019.

Page 5: EDUCARMOEDUCARMO - colegiocarmo.com.br · de peso e prata no arremesso de dardo; Maria Eduarda Pires, prata nos 200 metros rasos. Entre os meninos, Arthur Maia conquistou o 2° lugar

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 2018 5

“Em todas as edições da Cantata,buscamos fortalecer, em nossosalunos, a cultura da fé, do amor

e da paz. Através das músicas,ensaiadas durante o mês denovembro, eles vão assimilando

esses valores da fé cristã e assumindouma postura de respeito e louvor

a Deus. Mais do que umespetáculo, consideramos que a

Cantata representa uma valorosaoportunidade para o desenvolvimento

emocional e espiritual de nossascrianças e adolescentes”, afirmou a

Diretora Pedagógica, Cecília Poyares,desejando a todos, em nome da

comunidade educativa do Carmo,“um Feliz Natal e um Ano Novo

abençoado!”

Os professores de Música,Alethea e Júnio César

Page 6: EDUCARMOEDUCARMO - colegiocarmo.com.br · de peso e prata no arremesso de dardo; Maria Eduarda Pires, prata nos 200 metros rasos. Entre os meninos, Arthur Maia conquistou o 2° lugar

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 20186

Os alunos do 2ºperíodo da Edu-cação Infantil,através da cam-panha “Lacre

Amigo”, conseguiram juntar,durante este ano, a quantidadenecessária de lacres para trocarpor uma cadeira de rodas. Foram100 garrafas pet de 2 litros cheiasde lacres de alumínio, destinadosà reciclagem. A cadeira será doa-da ao Lar de Idosos São Vicentede Paulo.

A campanha contou com acolaboração da comunidade edu-cativa da escola e foi conduzidapelas professoras Cíntia e Albe-nize. Para conhecer o projeto,acesse lacreamigo.com.br.

#CarmoVoluntário

A turma do 3º ano do Ensino Médio esteve, no dia 13 denovembro, no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em umavisita, pelo projeto Carmo Voluntário. Ao registrar suavivência, a estudante Maria Júlia aconselhou: “Muitos idososse sentem sozinhos e se você puder ir ao lar, só para conversar,já vai deixá-los mais felizes. O contato pode enriquecer asduas partes. O mais jovem escuta fatos do passado que eledesconhecia e, quando dá atenção ao idoso, se sente umapessoa melhor, vê que é gratificante. Já os idosos, quandotransmitem conhecimento, se sentem prestigiados eapresentam melhora na autoestima. Nas escolas, deve-seensinar a criança desde pequena sobre a importância de fazertrabalhos voluntários, visitas a asilos e principalmente sobrecomo é bom escutar os idosos.”

As avós e as crianças, juntas,na escola, para um chá e muitashomenagens. Assim foi a tarde de12 de novembro, com aparticipação das turmas do 1º anodo Ensino Fundamental. Aatividade aconteceu para oencerramento do projeto literário“Chapeuzinhos Coloridos”,desenvolvido ao longo do ano, comas professoras Elizabeth e AnaLuiza.

Chá da Vovó

As turmas de 9º ano, acompanhadas das professoras MariaTereza, Alexandra e da pedagoga Irmã Alenir, visitaram, no dia13 de novembro, a sede do projeto Superação, dosDemolays, em Cataguases. Foram recebidos pelo coordena-dor, Gilmar Vechi, que explicou as ações que vêm sendo desen-volvidas, com a participação da comunidade. Alguns alunos apro-veitaram para contribuir, cortando os cabelos e doando para aconfecção de perucas que vão atender a pacientes em trata-mentos contra o câncer.

Page 7: EDUCARMOEDUCARMO - colegiocarmo.com.br · de peso e prata no arremesso de dardo; Maria Eduarda Pires, prata nos 200 metros rasos. Entre os meninos, Arthur Maia conquistou o 2° lugar

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 2018 7

As “Paródias Geométricas” foram um sucesso nas aulas de Mate-mática, no mês de novembro. As turmas de 8º e 9º anos do EnsinoFundamental apresentaram suas canções, sob orientação da pro-fessora Rosane. No melhor estilo "Pachecão", as equipes criaramparódias para explicar diversos conceitos de Geometria. Comcriatividade, irreverência e bom humor, cantaram hits famosos comletras que falavam de polígonos, relações métricas, teoremas e ou-tros conteúdos das séries.

PARÓDIAS GEOMÉTRICASMENSÃO HONROSA NA OBMEP

Parabenizamos os estudantes Felipe Carvalho Garcia, do 9ºano, e Cecília Lacerda Dalton, do 7º ano. Eles foram premiadoscom o certificado de Menção Honrosa por seu desempenho naOlimpíada Brasileira de Matemática de 2018 (OBMEP).Integraram o total de 18.237.996 estudantes inscritos de todo opaís, de escolas do Ensino Fundamental e Médio. As cerimôniasde premiação da OBMEP 2018 ocorrerão em 2019, em data a serdefinida.

BOIANDO NA PROVA DE BIOLOGIAEXPERIÊNCIAS FÍSICASA última etapa do ano letivo foi rica em experiências de Física

para as turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. As equipesapresentaram, com a orientação do professor Gustavo, trabalhos quedemonstraram princípios científicos, com ênfase na transformaçãoenergética.

Já é uma tradição a prova de Biologia na piscina, com as turmas do2º e 3º anos do Ensino Médio. O professor Alexandre conduziu a ativi-dade avaliativa na tarde de 1º de novembro. As questões estavam lite-ralmente boiando na piscina. A atividade foi interessante para relaxare diminuir o estresse nos dias que antecederam as provas do ENEM.

O Colégio Carmo participou do II Torneio de Atletismo Escolar de Cataguases. Asprovas do Módulo I aconteceram em 29 de outubro e as do Módulo II, em 26 de novembro.No Módulo I, três estudantes conquistaram medalhas: Iuri (2º lugar no lançamento de dardo),Marcos Lavorato (2º lugar na corrida de 75 metros) e Cecília Dalton (3º lugar no arremessode peso). No Módulo II, entre as meninas, Emilly Ferraz conquistou a medalha de ouro noarremesso de dardo e a de prata no arremesso de peso; Beatriz Vieira foi ouro no arremessode peso e prata no arremesso de dardo; Maria Eduarda Pires, prata nos 200 metros rasos.Entre os meninos, Arthur Maia conquistou o 2° lugar nos 100 metros rasos, Eduardo Filho, o2° lugar no lançamento de dardo, João Vitor Casagrande, o 2° lugar no arremesso de peso.Parabenizamos nossos alunos participantes e os professores de Educação Física, João Júniore Ana Gabriela, pelos treinamentos e medalhas conquistadas.

ATLETISMO ESCOLARATLETISMO ESCOLAR

Page 8: EDUCARMOEDUCARMO - colegiocarmo.com.br · de peso e prata no arremesso de dardo; Maria Eduarda Pires, prata nos 200 metros rasos. Entre os meninos, Arthur Maia conquistou o 2° lugar

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 20188

A manhã de 28 denovembro foi ricaem aprendizagemsobre a história ea realidade social

de Angola, com a palestra da IrmãCarmelita Mellina ClementeBotelho. Ela contou aos estudan-tes do Ensino Fundamental II eEnsino Médio sobre sua missãocomo voluntária no campo de re-fugiados e no hospital de Angola,na África. Irmã Mellina passou oano de 2017 nas periferias deAngola, convivendo e participan-do da ajuda humanitária àquelesque passam por situações de ex-trema pobreza, enfrentando doen-ças como a Malária, a AIDS e adesnutrição.

A palestrante falou sobre opaís, que tem vastos recursos na-turais, como grande reservas deminerais e de água, mas as pes-soas passam sede e têm padrõesde vida muito baixos. Cerca de70% da população vive com me-nos de dois dólares por dia. A ex-pectativa de vida e a mor-talidade infantil está entreas piores do mundo. Ango-la vive sob um regime polí-tico autoritário e é conside-rado um dos países maiscorruptos do mundo, deacordo com os estudos daorganização “Transparên-cia Internacional”.

Cerca de 70 mil refugi-ados estão vivendo atual-mente em território angola-no, muitos deles, fugindodos conflitos na RepúblicaDemocrática do Congo,como informa o AltoComissariado das NaçõesUnidas para os Refugiados(ACNUR).

Questionada sobrequais características umvoluntário precisa ter paraestar apto a viver essa ex-periência, Irmã Mellinaafirmou: “O que a pessoaprecisa, realmente, é termuito amor no coraçãoe o desejo de servir, sa-bendo que você não vaireceber nada em troca evai até ser cobrada alémdas suas condições. Épreciso buscar o equilí-

Carmelita conta aos alunos sobresua ajuda humanitária em Angola

brio psicológico. Numcampo de refugiados,como o que eu fiquei,morria gente quase tododia, eram pessoas quechegavam muito debilita-das e com doenças. Nes-te campo, estavam osMédicos sem Fronteiras(atendimentos de saúde),a ONU (distribuição dealimentos), e nós, que in-tegrávamos o grupo dosMissionários Jesuítas,que dávamos um apoiopsicológico e de resso-cialização.”

A palestrante faz parteda Congregação das IrmãsCarmelitas da Divina Pro-vidência, instituição res-ponsável pelas escolasCarmo e por diversasobras sociais no Brasil e emoutros países. Natural doRio de Janeiro, IrmãMellina reside atualmenteem Belo Horizonte e veioa Cataguases especial-mente para a palestra, aconvite dos professores deHistória, Geografia e So-ciologia da escola.