editorial e artigo de opinião

18
REDAÇÃO Professor Maurício Divino Nascimento Lima

Upload: mauricio-divino-lima

Post on 17-Feb-2017

59 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Editorial e artigo de opinião

REDAÇÃO

Professor Maurício Divino Nascimento Lima

Page 2: Editorial e artigo de opinião

EDITORIAL;TEXTO DE OPINIÃO;CARTA ARGUMENTATIVA;E ocasionalmente:NOTÍCIA E RESUMO;

Quais são os gêneros textuais exigidos pela UFU??!!

Page 3: Editorial e artigo de opinião

O quê?!! Eu pensei que a prova só exigisse dissertações...

Page 4: Editorial e artigo de opinião

Na verdade, editorial, texto de opinião, e carta argumentativa são tipos dissertativos. No entanto, é preciso esclarecer a diferença entre eles, pois cada um tem uma característica peculiar de acordo com sua função e público alvo. E essas características específicas nós chamamos de gênero ou modalidade textual.

Page 5: Editorial e artigo de opinião

Jura?! Eu não sabia... Chega de papo furado, e vamos ao que interessa, quero saber qual deles devo escrever na minha prova.

Page 6: Editorial e artigo de opinião

EditorialO editorial é um tipo de texto utilizado

na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente.

Logo, os acontecimentos são relatados sob a subjetividade do repórter, de modo que evidencie a posição da mídia, ou seja, do grupo que está por trás do canal de comunicação, uma vez que os editoriais não são assinados por ninguém.

Page 7: Editorial e artigo de opinião

Assim, podemos dizer que o editorial é um texto mais opinativo do que informativo.

O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.

Pelas características apontadas, podemos dizer que o editorial é um texto: dissertativo, pois desenvolve argumentos baseados em uma ideia central; crítico, já que expõe um ponto de vista; informativo, porque relata um acontecimento.

Page 8: Editorial e artigo de opinião

Como se trata de um texto jornalístico, normalmente é escrito em terceira pessoa (singular), usa linguagem objetiva, com estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução apresenta o acontecimento ou a notícia que motivou a arguição, e o desenvolvimento os pontos de vista. A conclusão traz uma análise das provas, mas dispensa a solução, deixando-a por conta do leitor. O título é opcional.

Page 9: Editorial e artigo de opinião

Texto de opinião

O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.

Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.

Contudo, em vestibulares, a assinatura é desnecessária, uma vez que pode identificar a autoria e desclassificar o

Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas.

Page 10: Editorial e artigo de opinião

Como dito anteriormente, a linguagem é objetiva e aparecem repletos de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor.

Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às ideias.

Geralmente, é escrito em primeira pessoa (plural), já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa (singular).

Page 11: Editorial e artigo de opinião

Eba!! Estou entendendo.

Page 12: Editorial e artigo de opinião

Carta ArgumentativaPode-se dizer

que a carta argumentativa é, na verdade, uma dissertação endereçada a alguém em especial.

O texto também conta com as mesmas estruturais do editorial e do artigo, mas emprega o discurso direto.

Estrutura

Local e data; (Não abrevie)VocativoTextoDespedida

(Não assine)

Page 13: Editorial e artigo de opinião

E agora, já sabe qual gênero qual escolher?

Ainda há alguns tópicos que são importantes comentar.

Page 14: Editorial e artigo de opinião
Page 15: Editorial e artigo de opinião
Page 16: Editorial e artigo de opinião

Evite:Expressões de

ordem:“Muda Brasil, precisamos nos conscientizar”;

Expressões adverbiais de tempo:

“Atualmente, desde os primórdios da existência, já se foi o tempo, nos dias atuais”;

Ditos populares:“O direito de um

termina quando começa o do outro, amemos o próximo como a nós mesmos, um pé atrás e outro na frente”

Page 17: Editorial e artigo de opinião

Você está pronto para escrever, escolha o gênero que mais lhe agrada, e prepare-se para vencer!

EDITORIAL TEXTO DE OPINIÃO

Page 18: Editorial e artigo de opinião

REFERÊNCIASBRAGA, Marcelo. Redação: Teoria e Prática. 2ªed. Rio de Janeiro/RJ: Elsevier, 2012.SANTANA, Luiz Claudio Machado de. Curso de Redação. Rio de Janeiro/RJ: Editora Ciência Moderna, 2009.BRASIL ESCOLA. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-editorial.htm>. Acesso em 28 mar 2016 às 23h39min.EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 04/2016. Disponível em: <http://www.ingresso.ufu.br/sites/default/files/anexos/procsel/20162/PS20162_Edital.pdf>. Acesso em 29 mar 2016 às 17 h 39 min.MANUAL DO CANDIDATO. Disponível em: <http://www.ingresso.ufu.br/sites/default/files/anexos/procsel/20152/PS20151_Manual_Candidato.pdf>. Acesso 29 mar 2016 às 16 h 27 min.MUNDO EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm>. Acesso em 29 às 16 h 00 min.