edicao3 - 2009/2010

40
Nº3- Ano lectivo 2009/2010 Janeiro/Fevereiro 1 PáginasTantas - nº3 Março de 2010 Editorial Mais novidades, umas frescas outras não, coisas que não devem ficar esquecidas... elas aqui estão! Agora que estamos a mudar de instalações vamos todos tentar fazer da escola um lugar diferente! Mais empenho, mais atenção, mais produção e muita alegria! E não te esqueças, se queres relembrar actividades em que tenhas participado, deixar registado algum testemunho ou qualquer outra coisa, colabora no PáginasTantas, o nosso jornal de Escola! Luísa Lopes

Upload: paginas-tantas

Post on 02-Jun-2015

378 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

3ª edição do jornal PáginasTantas, no ano letivo 2009/2010

TRANSCRIPT

Page 1: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

1

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

Editorial Mais novidades, umas frescas

outras não, coisas que não

devem ficar esquecidas... elas

aqui estão!

Agora que estamos a mudar de

instalações vamos todos tentar

fazer da escola um lugar

diferente! Mais empenho, mais

atenção, mais produção e

muita alegria!

E não te esqueças, se queres

relembrar actividades em que

tenhas participado, deixar

registado algum testemunho

ou qualquer outra coisa,

colabora no PáginasTantas, o

nosso jornal de Escola!

Luísa Lopes

Page 2: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

2

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

Centenário da República –

Vamos Comemorar

Curiosidades Vem aí uma geração de rapazes

frustrados

Em quase todos os países ocidentais, os rapazes abandonam cada vez mais o ensino no final da escolaridade obrigatória. Têm capacidades para ir mais longe, mas as escolas poderão estar a avaliá-los mal, privilegiando as raparigas. Podemos estar a criar (ou já criámos?) uma geração de excluídos e uma nova classe baixa - a dos homens.

Por Clara Viana

Um calafrio: investigadores portugueses, ingleses e norte-

americanos, entre outros, têm vindo a constatar que as mudanças introduzidas nas últimas duas décadas no sistema de ensino e de avaliação dos alunos estão a contribuir activamente para afastar da escola um número cada vez maior de rapazes.

Produziu-se uma inversão. O fenómeno, que é comum à maioria dos países ocidentais, Portugal incluído, está a alargar o fosso entre rapazes e raparigas no sistema educativo. As raparigas têm hoje melhores notas e vão mais longe; os rapazes desistem, muitos deles logo no fim da escolaridade obrigatória. Nos 27 países da União Europeia, só a Alemanha mantém, no ensino superior, valores equilibrados de participação dos dois sexos.

Para o director do instituto britânico de políticas para o ensino superior (HEPI, na sigla em inglês), Bahram Bekhradnia, estamos já numa corrida contra-relógio. "Penso que corremos o perigo de estar a criar uma nova classe baixa", constituída só por rapazes, diz, depois de um estudo recente daquele organismo ter confirmado a dimensão crescente do fosso entre raparigas e rapazes, e lançado algumas pistas inquietantes sobre os motivos que explicam o fenómeno.

O problema não são os bons resultados alcançados pelas raparigas, mas as fracas classificações obtidas pelos rapazes e aquilo que isso implica: a responsabilidade da escola nesta situação, o que isto está a provocar neles e nelas, e as consequências

Page 3: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

3

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

sociais do insucesso escolar masculino. "Vamos ter uma geração de rapazes frustrados e excluídos dos sistemas escolares e profissionais por incapacidade de rivalizar com o género oposto", prevê a socióloga da educação Alice Mendonça nas respostas que enviou, por e-mail, às questões do P2.

Em países como o Reino Unido e os EUA, mas não só, a questão já entrou na agenda política. Em Portugal não. Existe investigação sobre o tema, há estatísticas à espera de serem interpretadas e... muito silêncio. Alice Mendonça sublinha, porém, que "os pais têm de ser alertados para as consequências" do que se está a passar.

Isto está a acontecer não por os rapazes se terem tornado, de repente, mais estúpidos, mas em grande medida, avisam os investigadores, por eles estarem a ser ensinados e avaliados num sistema que valoriza as características próprias das raparigas e penaliza as dos rapazes.

Zero em comportamento

Nos últimos anos, Alice Mendonça, também docente na Universidade da Madeira, centrou a sua investigação, precisamente, no insucesso escolar na perspectiva do género. Percorreu todos os ciclos escolares. Sustenta que, para os professores, na sua esmagadora maioria mulheres, o modo como as raparigas se comportam e trabalham é "mais conforme com as suas representações do bom aluno ou aluno ideal" - o que

poderá conduzir a uma "sobreavaliação" das alunas e a uma "discriminação" dos alunos.

Para a sua tese de doutoramento, a socióloga e investigadora do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, em Lisboa, Teresa Seabra analisou, por seu turno, os resultados escolares de estudantes do 2.º ciclo do ensino básico (11-12 anos). Comprovou que "os resultados dos rapazes e das raparigas se igualavam quando excluía da amostra os alunos com problemas disciplinares", o que a leva a concluir, disse ao P2, que, "como o comportamento afecta de modo significativo o aproveitamento, a pouca conformidade às regras escolares estará na base dos piores resultados dos rapazes". A "atitude", o comportamento dos rapazes, estará a comprometer irreversivelmente os resultados da sua avaliação.

Especialista em assuntos de Educação, o sociólogo francês Christian Baudelot defende que, antes de mais, aquilo que é pedido pela escola é a interiorização das suas regras, mas que estereótipos sociais ainda dominantes valorizam nos rapazes o desafio, a violência e o uso da força - um verdadeiro "arsenal antiescolar". As raparigas, pelo contrário, são socializadas na família em moldes que facilitam a adaptação às exigências escolares: mais responsabilidade, mais autonomia, mais trabalho. "Trata-se de um conjunto de competências que as torna menos permeáveis à indisciplina", observa Teresa Seabra. No ano passado, em Espanha, 80 por cento dos alunos com problemas disciplinares eram do sexo masculino.

Page 4: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

4

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

Alice Mendonça confirma que as raparigas, "mais conformes às regras escolares", ganham uma "vantagem decisiva" sobre os rapazes quando chega o momento da avaliação. Em Portugal, como também noutros países, o comportamento passou a contar para a contabilização da nota final atribuída aos alunos.

Teresa Seabra defende que se tornou indispensável lançar um debate sobre

a actual forma de avaliar. "No momento actual, a escola é chamada a avaliar também o "saber ser", mas nem sempre foi assim e não tem que assim ser", argumenta.

Vida futura afectada

"É perverso que se avaliem instâncias cognitivas com base em comportamentos. Se um aluno indisciplinado aprende, a sua aprendizagem tem de ser reconhecida", sustenta Nuno Leitão, antropólogo, mestre em Ciências da Educação e director da cooperativa A Torre, um colégio de Lisboa que tem a sua matriz inicial no Movimento Escola Moderna, que propõe uma pedagogia alternativa àquela que é comum aos sistemas oficiais de ensino.

No Reino Unido, o estudo divulgado pelo HEPI, que esteve na base do alerta lançado por Bekhradnia, dá conta de que os alunos do sexo masculino poderão estar a ser vítimas da reforma do sistema de avaliação adoptada em 1982. Antes, para a conclusão da escolaridade obrigatória, eram determinantes as

classificações obtidas nos exames finais. Depois de 1982, passou a vigorar um sistema misto, com os exames a contribuir apenas com uma parcela, sendo as outras derivadas do trabalho ao longo do ano na sala de aula e fora dela.

Após comparar os resultados antes e depois, o HEPI constatou que os rapazes começaram a ficar sistematicamente atrás das raparigas depois desta reforma. "É preciso reconhecer que o problema existe", alerta. E chama a atenção para o seguinte: "Se o fosso entre os sexos no final da escolaridade obrigatória (e as consequentes diferenças na participação no ensino superior) se deve em grande parte à mudança do tipo de exames e de avaliação - e existem provas de que esta mudança é, pelo menos, parte da razão -, então, nos últimos 20 anos, os rapazes têm alcançado menos do que eram capazes, e isso afectou a sua vida futura."

O dobro dos chumbos

Em Portugal, como em vários países, a entrada maciça do sexo feminino nas escolas e universidades é um fenómeno relativamente recente, tornado possível pela igualização das oportunidades de acesso. Hoje as raparigas são mais numerosas, valorizam mais os estudos, têm mais

êxito. "A diferença de resultados entre rapazes e raparigas tem vindo a acentuar-se, aumentando exponencialmente à medida que acrescem os ciclos de escolaridade, e atinge o seu auge no ensino universitário", refere Alice Mendonça.

Page 5: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

5

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

Logo aos 7 anos, no 2.º ano do ensino básico, há mais rapazes a ficar para trás. À entrada do segundo ciclo, no 5.º ano, as taxas de retenção masculinas têm quase duplicado as femininas. No 7.º, ano de estreia do 3.º ciclo do ensino básico, as percentagens de chumbos entre eles permanecem acima dos 20 por cento. Entre as raparigas, este é também o ano mais complicado, mas nos últimos tempos a taxa de insucesso não foi além dos 17 por cento.

No 9.º ano, o último da escolaridade obrigatória, as taxas de retenção das raparigas têm oscilado entre os 11 e os 16 por cento; as dos rapazes nunca estão abaixo dos 16 por cento e têm ultrapassado os 20 por cento.

Antes de entrar na Torre, em 1996, Nuno Leitão deu aulas no ensino oficial. Começou pelo 12.º ano, acabou no 2.º ciclo. Lembra-se de os ter à frente, alunos com 15 anos a marcar passo no 7.º ano. De como estavam magoados, encurralados: "Já não são repetentes, são resistentes à escola."

Mão-de-obra barata

Continuam a nascer mais rapazes do que raparigas (em cada 100 nascimentos, 105 são do sexo masculino). Por causa disso o seu número é superior nos primeiros anos de escolaridade. Mas, devido a taxas de retenção muito superiores às do género oposto, e também porque são largamente maioritários entre os jovens que abandonam precocemente a escola, em grande parte por causa da experiência de insucesso quando lá estão, em Portugal os rapazes começam logo a estar em minoria no 9.º ano.

Para além de ser uma resposta ao fracasso experimentado na escola, este abandono precoce, maioritário nos rapazes, é também fomentado, em Portugal, por um "mercado de trabalho que procura mão-de-obra barata (desqualificada), especialmente masculina", observa Teresa Seabra.

Pelo contrário, as raparigas vêem nos estudos "um modo de assegurar a sua independência enquanto adultas". É uma forma de emancipação. No conjunto do ensino superior, já representam mais de 50 por cento dos inscritos e ultrapassam os 70 por cento em cursos como os de Direito ou os que estão ligados à saúde. Entre os que conseguem chegar ao fim de um curso e obter uma licenciatura, 60 por cento são mulheres.

Estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) confirmam que uma pessoa licenciada tem muito mais hipóteses de vir a auferir um rendimento superior ao de uma que o não seja. Em Portugal, no caso dos homens, aquela organização situou a diferença nos oito por cento.

Num artigo publicado no jornal britânico Observer, Bahram Bekhradnia lembra outras vantagens de ter um diploma: sabe-se que "a educação superior acarreta benefícios sociais e académicos", que "uma pessoa que esteve na universidade tende a apresentar uma melhor saúde física e mental", que esta formação e experiência têm "um enorme efeito socializante".

No passado, estes benefícios foram negados à maioria das mulheres. Agora, são os homens que, "ao não

Page 6: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

6

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

irem para a universidade em tão larga escala", estão a ser privados disto tudo. "Penso que é uma verdadeira desgraça", diz Bekhradnia.

No Reino Unido, para igualar a taxa de participação feminina, teria sido preciso que, s?? no ano passado, entrassem, nas universidades britânicas, mais 130 mil estudantes do sexo masculino.

Diferentes apetências

"Se os professores não aprendem a lidar com as diferenças, os alunos acabam por chumbar. E isto verifica-se sobretudo com os rapazes", avisou, numa entrevista à Visão, o filósofo norte-americano Michael Gurian.

Para além das diferenças entre os géneros que são culturalmente induzidas, vários estudos neurológicos têm demonstrado que as raparigas têm mais apetência para a comunicação verbal e para movimentos finos, "tarefas" a cargo do hemisfério esquerdo do cérebro, que se desenvolve nelas bem mais cedo do que nos rapazes. E os rapazes têm mais apetência para tarefas visuo-espaciais, uma vez que o hemisfério direito, "construtor e geómetra", é mais activo no sexo masculino. "Têm vias e tácticas diferentes para aprender o mesmo", disse ao diário espanhol El País o neurologista Hugo Liano.

O projecto PISA, lançado pela OCDE para medir a capacidade dos jovens, de 15 anos, na literacia em Leitura, Matemática e Ciências, demonstrou, com a série de três provas já realizadas nos 32 países-membros, que os melhores resultados a Matemática tendem a ser alcançados

por alunos provenientes de famílias em que os níveis de educação e o status profissional são mais elevados. Mas, em média, foram os rapazes que apresentaram melhores resultados em Matemática e Ciências e as raparigas em Leitura.

Os exames nacionais do 9.º e 12.º ano têm, em Portugal, confirmado esta tendência. Mas no ano passado a média das raparigas nos exames de Matemática do secundário foi superior à dos rapazes. E esta inversão poderá não ser esporádica, avisa Alice Mendonça: "O aumento da discrepância na capacidade de leitura entre os sexos faz com que as raparigas comecem a ultrapassar os rapazes nestas matérias." Por enquanto, e apesar de maioritárias no ensino superior, elas continuam a ser franca minoria nos cursos de Informática, Arquitectura e nos de Engenharia Técnica.

Separá-los resulta?

Para conter a maioria feminina, em Portugal, há alguns anos, houve quem chegasse a propor a introdução de quotas para homens nas faculdades de Medicina. Em países onde o debate está lançado, há quem defenda o regresso às escolas separadas. Mas são mais os que propõem estratégias de ensino diferenciado que coabitem no mesmo espaço. Seja através de aulas separadas para as disciplinas onde as diferenças são maiores, seja através de reforços específicos de certos conteúdos pedagógicos.

Nos Estados Unidos, onde os rapazes estão a abandonar o equivalente ao ensino secundário a um ritmo superior ao das raparigas (em cerca de 30 por cento), as escolas oficiais

Page 7: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

7

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

foram autorizadas a abrir turmas diferenciadas.

No Reino Unido, as escolas do pré-escolar receberam instruções do Governo para, a partir deste mês, reforçarem os exercícios de escrita com "materiais engraçados", junto dos rapazes de 3/4 anos, de modo a reduzir as fortes diferenças entre os sexos na escrita e leitura, que se fazem sentir pouco depois, à entrada na primária.

Esta iniciativa está a ser contestada por especialistas de desenvolvimento infantil que chamam a atenção, entre outros factores, para o facto de muitas crianças, e especialmente as do sexo masculino, não terem ainda adquirido, nestas idades, as capacidades de motricidade fina necessárias ao desenvolvimento da escrita.

Alice Mendonça vê a adopção de estratégias diferenciadas nas escolas como "um novo desafio social" a que urge deitar a mão. Em Portugal, não fazem parte do programa do Governo. Resposta ministerial ao P2: "Não existe qualquer orientação expressa pelo Ministério da Educação sobre a abordagem diferenciada por género, como estratégia de aprendizagem."

O ministério lembra que a Lei de Bases do Sistema Educativo, aprovada em 1986, atribui ao Estado a responsabilidade de "assegurar a igualdade de oportunidade para ambos os sexos", e que, no ensino pré-escolar, "cada educador tem autonomia e responsabilidade para gerir o currículo", devendo "estimular o desenvolvimento da criança tendo em conta as suas características individuais".

Nuno Leitão concorda que, no geral, e não só no pré-escolar, os programas oficiais deixam um bom espaço de manobra: "É o professor quem decide, na sala de aula, a organização das aprendizagens. Pode fazê-lo optando pela que lhe dá mais jeito, mas também pode escolher, em vez disso, a que é melhor para os alunos."

Defende que os professores devem estar sensibilizados para as diferenças entre os dois géneros, mas não apoia a adopção de estratégias diferenciadas. Na sua escola, que funciona do pré-escolar ao 2.º ciclo, incentivam-se as perguntas dos alunos (uma "pedagogia preciosa"), o debate colectivo, as experiências feitas pelas próprias crianças (em vez de estarem a ver o professor a fazê-las), a curiosidade, a memorização.

"Dá-se a oportunidade aos alunos de conseguirem, de forma autónoma, construir um sentido para as coisas, que é o que eles procuram antes de mais, criando assim uma motivação intrínseca que os leva a querer saber mais."

É quase uma ilha. E não só pelo facto de não se registar ali o hiato de resultados entre raparigas e rapazes que anda a sobressaltar meio mundo. Esse hiato, frisa Teresa Seabra, é também fomentado pelos modelos veiculados pelos media: "Ser bom aluno, sendo rapaz, funciona, em alguns grupos de pares, como um handicap."

Se os rapazes passarem a interiorizar, maioritariamente, a ideia de que desafiar a escola e

Page 8: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

8

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

ser mau aluno é "normal", estarão criadas as condições para que os homens sejam, amanhã, uma nova classe baixa das sociedades desenvolvidas ocidentais.

NOTÍCIA:

A Prof. Teresa Câncio reformou-se.

Gostaria de lhe dedicar algumas linhas

de admiração por ter chegado ao fim de

uma carreira que nem sempre nos traz

grande reconhecimento mas que

certamente nos traz sempre a alegria de

ajudar e acompanhar jovens no seu

crescimento.

Apesar de ter tido pouca convivência

com a Prof. Teresa C. sinto a sua falta e

pesa-me o vazio que ela deixou. Todos

fazemos falta afinal!

XADREZ NA BIBLIOTECA

O João Reis e o Miguel Janela, do 11.º

A, foram os primeiros alunos a jogar

xadrez na biblioteca.

Vem descobrir esta actividade.

Foto e texto: Prof.ª Lurdes Fonseca

Da Matemática...

Jogo H E X

O jogo Hex foi inventado na década de 1940, pelo físico dinamarquês Piet Hein. Anos mais tarde, o matemático americano John Forbes Nash – prémio Nobel da Economia – reinventou-o pois não sabia que o mesmo já tinha sido inventado. O Hex é um jogo de tabuleiro que, semelhantemente ao jogo das Damas ou Xadrez, por exemplo, é jogado por duas pessoas. O objectivo do jogo é construir uma sequência contínua de peças até unir duas margens opostas. Ao mesmo tempo que se constrói a sequência, é indispensável impedir o adversário de o fazer. Ganha quem concluir primeiro a sequência, ou seja, quem conseguir primeiro fazer uma “linha” contínua de peças que toque nas duas margens opostas.

Page 9: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

9

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

Abaixo, passo a transcrever as regras que retirei do site www.ludicum.org: «O jogo inicia-se no tabuleiro vazio. Em cada turno, cada jogador coloca uma peça da sua cor num hexágono vazio. O jogador das pretas ganha a partida se criar um caminho que una as margens negras no diagrama, noroeste e sudeste). Por sua vez, o jogador das brancas ganha a partida se criar um caminho que una as margens brancas (no diagrama, nordeste e sudoeste). Troca de cores: O segundo jogador, no seu primeiro lance (se vir vantagem nisso) pode aproveitar o lance efectuado pelo seu adversário, impondo a troca de cores. Neste exemplo, as pretas ganham o jogo (se for a sua vez de jogar) colocando uma peça na casa g2. No âmbito do campeonato de Hex que se realizará no presente ano lectivo na nossa escola, o professor de MACS dedicou uma aula à prática deste jogo. Grande parte dos alunos, senão mesmo a totalidade, teve contacto com o jogo pela primeira vez quando o professor nos falou do mesmo. Penso que os resultados foram positivos. O jogo despertou interesse nos alunos, sendo um jogo de lógica que exige muita concentração. Foi possível observar que os alunos estiveram interessados em fazer “combates” com diversas pessoas, inclusive com o professor.

Beatriz Esteves, nº7 da turma 10º N

OFICINA DE Escrita

temática

Auto-apresentação Encostado a uma porta,

contemplo os seus movimentos, os

seus gestos e os seus tiques. Neste

momento, encontra-se a observar

um mapa-múndi; possivelmente,

está a imaginar o seu futuro na Grã-

Bretanha, rodeada por pessoas

com hábitos e costumes muito

diferentes dos do povo português,

os malditos ingleses. Talvez seja por

isso que está a ler Pride and

Prejudice (Orgulho e Preconceito)

de Jane Austen, na versão original,

e ficou fascinada com um filme que

falava da relação de amor/ódio da

autora do livro.

Fartou-se do mapa-múndi e

encostou-se a uma cadeira a ouvir

a música que passa na rádio.

Consigo ler-lhe os pensamentos;

deve estar a pensar como é que

vai começar um texto ou o que

terá de importante para escrever

no diário. Leva as mãos à cabeça,

num acto de desespero e

frustração – já deve estar a pensar

que a vida é ingrata e que não lhe

arranja motivos para escrever e

para sorrir. Está tão enganada,

basta olhar à sua volta. Fecha os

olhos e adormece. Pudera, com o

pouco que anda a dormir e com o

muito que anda a sonhar…

Enquanto dorme, eu vou

aproveitar para decifrar um pouco

mais o que vai naquela cabecinha.

Reina o mistério naquele metro e

setenta e dois de altura. Ninguém,

por muito bem que a conheça,

Page 10: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

10

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

consegue desvendar aquilo que ela

está a pensar, em determinada

altura. Guarda para si qualquer tipo

de sentimentos, não os

demonstrando com facilidade,

especialmente nos dias que correm

porque mesmo estando triste por se

ter separado dos seus dois

compinchas, não o revela a

ninguém. Mas eu sei que ela sente

a falta deles e do seu apoio

incondicional.

Penso que acordou. Será que teve

algum sonho? Teve, só que não foi

com o príncipe encantado

montado num cavalo branco.

Aquela personalidade muito fria e

racional faz com que não queira

perder tempo com questões do

foro amoroso. Tem muito para

estudar e este ano não se está a

revelar nada fácil. Enquanto que o

11º ano correu lindamente e às mil

maravilhas, tirando o exame de

Física e Química A, o 12º começa a

revelar-se problemático e instável,

com particular atenção à

Matemática. A continuar assim, e

iremos ter uma nova Geometria

Descritiva; tão depressa tira positiva

como no teste seguinte vai por ali

abaixo, surgindo as tão odiadas

negativas.

A Joana odeia mediocridade.

Não suporta a falta de esforço das

pessoas, detestando ver pessoas

inteligentes a não tirarem proveito

das suas capacidades. Vai daí, ficar

pior que estragada quando tira

uma negativa. É que as negativas

não levam a lado nenhum e, se

pretende seguir Ciências

Farmacêuticas (é verdade, depois

de ponderar tantas opções,

acabou por escolher a menos

previsível), tem que se esforçar mais

e não pode andar na brincadeira

como andou neste período, em

especial para o teste de Português.

Achou que não precisava de

estudar e foi o que se viu; para o

segundo, já se agarrou aos livros,

com unhas e dentes. Agora resta

esperar para ver se os resultados

correspondem.

Por fim, acho que ela já reparou

em mim a observá-la com um

bloco e um lápis na mão. Ficou

vermelhíssima e irritada. Odeia que

a observem fixamente. Deve ter

imaginado que estava a desenhar

o seu retrato, mas nada disso.

Quem tem jeitinho para desenhar é

ela. Só é pena não saber aproveitar

o seu tempo livre, porque já não

desenha nem escreve estórias

interessantes há tanto tempo. E

como eu adoro aquelas estórias

dela! Joana Ribeiro

Páginas perdidas

Enquanto espero vou

Escrevendo

Falando e olhando

Ocupando o tempo

Vê-lo passar

E sentindo o ar

Sinto que está frio

Os cobertores são

No mínimo convidativos.

Marisa Carrasqueira

12ºI

Lá vai ela descalça pela rua Lá vai ela, pobre criança indefesa Pela rua descalça. Já não tem pai nem mãe, Foram uns tios que tomaram conta por pena,

Page 11: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

11

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

Desde quando ainda ela era pequena. O seu choro causa-me angústia, Soluça quase roxa por um bocado de atenção. Não tem amor nem o aconchego de uma família, Não tem carinho nem um beijo de boa noite. Lá vai ela descalça pela rua, Gritando por uma luta que não é apenas a sua. E eu tenho vontade de a agarrar pela mão, Trazê-la comigo, dar-lhe um abrigo e um pedaço de pão. Lança-me um olhar enternecido que quero ser capaz de agarrar. Tão pequena e com ela traz um cruz tão grande que nem consegue carregar. Toda ela é sofrimento, condensada num pigmento de gente, Todos a vêem e não entendem que é apenas uma criança diferente. Tem um primo que a vem acalmar, Mas as lágrimas correm-lhe pela cara sem cessar. Ela afoga-se em tristeza e solidão E eu impotente não lhe posso servir de salvação.

Joana Rodrigues

12ºI

Não tem casa nem abrigo,

Nem um tecto que o abrigue da noite

fria.

O seu cobertor é um jornal,

Onde alguém num discurso bonito disse

que ia reduzir a pobreza.

Mais pobre do que ele,

Que não tem nem um cêntimo nem

carteira,

É o homem pobre de espírito, sem tom

de brincadeira.

Do egoísmo e da inveja humana,

Ninguém distingue crueldade tamanha.

É visível até aos olhos de um cego,

Mas a riqueza ao homem só serve para

lhe alimentar o ego.

Entre o homem rico e o rico homem,

Já se sabia a diferença desde ontem,

Mas é hoje que ela tem de ser atenuada

Para que amanhã não seja mais

lembrada.

O pobre que não tem um tostão para

viver,

Sobrevive da generosidade alheia,

Que tanto o rico dá como pode vender,

Porque ganhando ou roubando tem

sempre a sua barriga cheia.

Joana Rodrigues

12ºI

Apenas mais um dia

De um longo ano

Que vem por aí fora

Mas a ansiedade e expectativa

Pessoas e possíveis acontecimentos

Fazem com que eu queira

Que esse dia

Chegue e se apresente

Dizendo “é hoje”

Marisa Carrasqueiro 12ºI

Page 12: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

12

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

ESTILOS DE VIDA

SAUDÁVEL !!!!

ALIMENTAÇÃO EM TEMPOS DE GRIPE

Agora que o Inverno chegou e, com ele todas as adversidades climatéricas associadas, que nos deixam mais susceptíveis de contrair infecções, uma questão impera entre todos nós: Como preparar-se para evitar a gripe? Esta é uma questão que preocupa famílias, escolas e organizações.

Uma boa alimentação não previne os vários tipos de gripe, mas pode ajudar o organismo a reagir melhor à doença, alertam os nutricionistas. Por isso, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação do Porto elaborou um guia para ajudar os portugueses a superar a pandemia, disponível na internet. Todos vós poderão encontrar e consultar estas e outras informações, em http://sigarra.up.pt/fcnaup/noticias_geral.ver_noticia?P_nr=586.

"Uma pessoa bem nutrida está mais apta a aguentar melhor qualquer doença. Os sintomas são atenuados", explica a nutricionista Maria Daniel Almeida, uma das coordenadoras do guia "Alimentação em Tempo de Gripe". "Qualquer doença infecciosa tem tendência a espalhar-se em corpos subnutridos. Por isso, um corpo bem alimentado está mais protegido", concorda o infecciologista Fernando Maltez. Além disso, também responde melhor à vacinação, acrescenta.

A endrocrinologista, Isabel do Carmo explica que, as pessoas com distúrbios alimentares, como a anorexia, estão muitas vezes subnutridas e, por isso, mais fragilizadas. Assim, são pessoas que têm um maior risco de contraírem infecções e, consequentemente, enfrentarem um maior número de complicações. "Qualquer doença crónica ou aguda deixa as pessoas mais frágeis à gripe. São duas agressões", acrescenta Maria Daniel Almeida.

No entanto, a alimentação não previne o aparecimento de determinadas infecções, como é o caso da divulgada Gripe A, já que como referem os especialistas trata-se de uma infecção. Ou seja, por mais sumo de laranja que beba, se entrar em contacto com o vírus H1N1 é provável que adoeça. Isto porque se trata de um vírus novo, para o qual ainda não temos defesas e anti-corpos desenvolvidos.

“A gripe é uma doença que requer cuidados alimentares simples", alerta Maria Daniel Almeida. O fundamental é a hidratação. Os sintomas como: febres altas, vómitos, diarreia e tosse provocam, naturalmente, perda de líquidos, o que pode agravar o estado do doente.

Por tudo isto, durante a gripe, é essencial manter o corpo bem hidratado: recorra à ingestão de água, sumos, chá, tisanas, leite e iogurtes. E, deve beber sempre que tiver sede ou mesmo que não tenha, tentando chegar aos três litros por dia, no caso das mulheres e, perto dos quatro no caso dos homens. Por outro lado, há que ter especial atenção às bebidas que desidratam, como são os exemplos das bebidas alcoólicas e de outras muito açucaradas.

Também é importante que os doentes combatam a falta de energia e falta de apetite típicas da doença. Os doentes muitas vezes perdem o apetite, mas deixar de comer enfraquece o doente e dificulta a recuperação. Por isso devem fraccionar as refeições, comer pouco e mais vezes ao longo do dia.

E existem ainda mitos que, devem ser combatidos. Como é o caso, da ideia de que, as bebidas e comidas quentes são boas para combater as gripes. Na realidade, as comidas quentes fazem com que a pessoa transpire ainda mais e desidrate mais facilmente.

Para terminar, cito Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, elogia ideia e realça a importância de "consumir alimentos que

reforçam as nossas defesas: vitaminas

Page 13: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

13

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

e minerais. Ou seja, muita fruta e hortícolas".

Rita Antunes

Outras páginas soltas

Adoração

Acordam e recordarão…

O dia de ontem foi ontem!

Para quê aceitar um não?!

Oh dia de hoje, oh amanhã…

Procura uma resposta nos teus lábios,

um carinho nas tuas mãos.

Procura a verdade e o afecto,

encara o mundo com compreensão.

Ouve ao longe um suspiro…

Será a razão?

… Corre desesperada nessa direcção.

Louca olha para o abismo

“Acolhe-me.

Suga-me esta solidão.”

Odeia o tempo!

Passa rápido

quando quer a sua lentidão,

Lento quando pede

um momento,

um soar de compaixão.

A cair…

Apenas consegue pensar

um mundo iludido

com a sua imaginação.

O tempo atraiçoa-a

“Outra vez não!”

O fim?

Sua aparência… adoração!

Leonor Neto, 10 de Novembro 2009- 12ºA

Quem foi?

Bartolomeu de Gusmão

Pesquisa e manda para o jornal o teu

trabalho de recolha de informação

INVASÕES

http://linhasdetorres.wordpress.com/

Page 14: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

14

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

Páginas soltas

Retalhos de umas infernais idas

ao médico

É dia de levar uma vacina,

essa coisa medonha e

assustadora que se encontra

inserida numa horripilante

seringa. Tem uma agulha na

ponta, que é temida por uma

menina pequenina com cabelo

à rapazola e suspensórios. Olha

para o objecto, com

desconfiança, e sente um nó na

garganta. "Nem pense que me

vai picar, eu não vou deixar",

pensa ela para si, olhando ora

para a seringa ora para os seus

pais, que começavam a prever

uma desgraça. É então que, ao

ver a seringa cada vez mais

perto, as lágrimas começam a

correr pela cara da menina e

esta desata numa choradeira

infernal. Ninguém a consegue

acalmar, nem mesmo os pais

que pacientemente estavam ali,

naquele momento doloroso, ao

seu lado. A menina chora, a

menina grita, a menina

esperneia e olha com um olhar

feroz a enfermeira, que

aparenta um ar de bruxa má,

com direito a verruga e tudo. Se

o olhar matasse, a enfermeira já

tinha sido aniquilada há muito,

tal era a raiva que a menina dos

suspensórios nutria por aquela

bruxa. Levantando-se da

marquesa num ápice, a

pequena foge para junto dos

seus pais, adiando o dia em que

a tão receada agulha iria

penetrar a sua carne jovem e

sensível.

Passados três ou quatro anos, a

menina já não tem mais aquele

cabelo à rapazola nem usa

suspensórios; deixou o cabelo

crescer e furou as orelhas.

Cresceu e já vê o mundo com

outros olhos, excepto as idas ao

laboratório de análises, onde a

bruxa má, aquela carcaça

velha, ainda a aguarda com um

sorriso desdentado e maléfico e

com uma verruga que não

prima pela beleza. Passou

também a odiar tudo o que

envolve batas brancas e

estetoscópio ao pescoço,

devido a uma pequena cirurgia

que não o chegou a ser.

Em pleno mês de Agosto, um

sol abrasador despertava por

entre as poucas nuvens que

surgiam, convidando a umas

idas à praia com toda a pompa

e circunstância. A menina, como

a maioria dos portugueses que

se encontravam de férias, não

foge à regra e dirige-se também

à praia, não sem antes verificar

se estava tudo em ordem - o

fato de banho estava em

condições, a toalha de praia

também estava a postos, tal

como o protector solar. Só havia

uma coisa a mais: um

desconfortável cravo no braço

esquerdo, que só lhe dava

preocupações. Arreliados com a

situação, os pais pegam a

menina pela mão e consultam

um dermatologista, que apesar

de não ter semelhança alguma

Page 15: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

15

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

com a bruxa má do laboratório,

era igualmente assustador.

Aquele ar de cromo da banda,

a bata branca impecavelmente

engomada e uns óculos que

pareciam diminuir o globo

ocular, transformavam-no num

ser estranho, que não inspirava

grande confiança. Agarrando e

analisando o braço da menina,

sem dó nem piedade, lá

concluiu que se tratava de um

furúnculo, uma espécie de

erupção cutânea; tinha

portanto, um braço com

propriedades vulcânicas, capaz

de entrar em erupção. Após

reflectir sobre aquilo que

acabara de concluir, retorquiu a

solução que a frágil criança mais

temia: "essa bolinha que tens no

braço só sai daí com uma

pequena cirurgia". Ela sabia o

que isso era e sabia que existiam

anestesias, bisturis e pontos ou

agrafes envolvidos.

Chegado o dia da cirurgia, a

menina dirige-se com os seus

pais a um hospital, do mais

chique que pode existir, talvez a

instituição mais privada do país,

com todas as mordomias

necessárias para agradar ao

enfermo. Mas, nem esse luxo e

essa ostentação chegavam

para consolar e acalmar a

garota que lutava internamente

contra o seu nervosismo. Com a

aproximação da hora,

terrivelmente esperada, a família

dirige-se a uma sala onde uma

enfermeira que, tal como a

outra, de meiga não tinha nada,

pega numa seringa e manda a

menina deitar-se na marquesa e

tirar a blusa. Revoltada, já com

uma lágrima no canto do olho,

pergunta à sua mãe por que

razão é que a enfermeira se

estava a dirigir para ela com

uma seringa na mão, pelo que a

mãe lhe explica que se tratava

da anestesia. "Mas, é que, nem

pensar!", protesta a

rapariguinha, ao mesmo tempo

que chora baba e ranho. Chora,

chora, chora e insiste que não

lhe podem tocar com aquilo,

aquela coisa assustadora,

aquele objecto de tortura.

Depois de uma hora a chorar e

a protestar, os pais, já fartos de

tamanha teimosia e mimo,

regressam a casa

acompanhados pela menina e

pelo cravo, que se tornou um fiel

companheiro até ao dia em

que, após umas quantas

aplicações de água oxigenada

e muita água do mar à mistura,

acabou por cair.

Hoje em dia, a menina já

deixou de o ser e tornou-se

numa jovem quase adulta,

prestes a entrar para a

universidade e a tirar a carta. O

medo face às agulhas continua,

mas já provou que não vai voltar

Page 16: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

16

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

a chorar; seria uma vergonha se

o fizesse. Quanto às cirurgias, já

está mais calma e até nutre um

certo fascínio por blocos

operatórios, batas e bisturis.

Contudo, se puder evitar estes

dois procedimentos, fará tudo o

que estiver ao seu alcance.

Quanto mais não seja, utilizando

água oxigenada.

Joana Firmino Ribeiro Nº 13 12º D

2 de Dezembro de 2009

Texto de Reflexão Agora que é Inverno, está frio e húmido. Cheira a Natal, a chuva. Aquele cheiro a molhado, a estrada e a terra que a chuva tem, faz-me sempre lembrar o Natal. É como o cheiro de yougurt de pêssego me faz lembrar o verão, não sei explicar. E hoje cheira tão bem no meu quarto, a chuva e a frio, que decidi reflectir a partir dos cheiros. Sim, parece-me original. Quando o período começou cheirava a protector solar. Ah, como eu gosto do cheiro do protector solar. Acabou tão depressa o verão que eu nem dei por isso, e quando vim para a escola tinha acabado de chegar a casa, tinha ido acampar com os meus amigos e quando vim para casa cheirava a minha casa depois do verão. A minha casa depois do

verão cheira a “Lar, doce lar” como diz a minha irmã. O cheiro a “lar, doce lar” não é mais que a cera para os móveis e a flores, é um cheiro muito leve e muito calmo, é agradável, é familiar. No dia seguinte, vim para a escola, cheira a obras e a perfume. Toda a gente parecia ter despejado o frasco inteiro do perfume. Não, não era um cheiro particularmente agradável, admito. Agora, no último ano do secundário, a escola torna-se pequena para nós, as pessoas à nossa volta tornam-se um tanto ou quanto infantis e demasiado familiares.

E a rotina, essa cheira a café. O café pela manhã ali, no “Padeiro”, rotina de todos os dias, todas as semanas, com o mesmo grupo, a ler os mesmos jornais e a ter as mesmas conversas. Não gosto de

rotina, mas esta é uma boa rotina, a conversa é boa, o café é bom, o tempo passa. Durante o período, não senti muito este cheiro a escola porque felizmente o nosso horário permite-nos uma certa liberdade para fazermos o nosso trabalho extra-curricular e não só.. Durante este período, cheirou sobretudo a mudança, a passado e a

futuro. Tivemos um sem conta de conversas sobre a nossa infância, o infantário, a escola primária, as férias, as festas de aniversário e os que deixámos para trás. Lembrámo-nos , quer dizer lembrei-me, do cheiro às tostas mistas do bar do ciclo, do cheiro a velho da nossa primeira sala de aulas, do cheiro

Page 17: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

17

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

das minhas primeiras sapatilhas de ballet. Uma certa nostalgia no ar, as vezes, cheira a vida. Tivemos um outro sem número de conversas sobre o futuro, os sonhos de cada um, as faculdades, os carros, a independência. Compreendam-me, aqui estive a vida toda, faço o mesmo percurso todos os dias, cumprimento as mesmas pessoas, bebo o mesmo café, sento-me na mesma carteira, todos os dias, como é normal, com o tempo o cheiro torna-se enjoativo, não só para mim, para todos. E, assim, vamo-nos interrogando e desconversando sobre o que ainda não conhecemos e queremos conhecer, sobre os horizontes maiores. Necessito desenjoar, preciso do cheiro do ar fresco. Este período, cheirou a livros e a laboratórios, foi-nos dada muito maior autonomia e uma maior liberdade de escolhas. Estou feliz com o percurso até aqui, demonstro evolução. E agora, agora cheira a Natal, deve ser o melhor cheiro de todos. Este é o cheiro dos melhores momentos da vida, cheira aos meus avós e aos meus primos, à minha lareira e a bolo-rei. Estou a aproveitar com o olfacto inteiro este cheiro a natal, a vitória e a mudança. Quero aproveitar a vida assim não só com o olfacto, com todos os sentidos.

15/12/2009 Diana Branco

Nenhum olhar

Vejo-te partir.

Mas não olho…

Não posso!

Olhar era mostrar o sentir,

sofrer com a despedida!

Vejo…

Aprecio a tua saída

com um sorriso.

E como se quisesse olhar,

como se pudesse,

uma lágrima de desabafo

obriga-me a fechar os olhos.

Com a vista já limpa,

com o olhar tapado,

não vejo ninguém.

Meu amor… partiste!

Deixaste-me e eu…

O que posso dar?

Apenas…

Nenhum olhar!

Leonor Neto, 12ºA

Page 18: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

18

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

S. VALENTIM e o AMOR

DDDeeettteeessstttooo---ttteee pppooorrr ttteee aaammmaaarrr

NNNãããooo nnnooosss cccooonnnhhheeecccíííaaammmooosss hhhááá

mmmuuuiiitttooo ttteeemmmpppooo eee eeeuuu jjjááá ttteee dddeeettteeessstttaaavvvaaa,,,

pppooorrr vvveeezzzeeesss ttteeennntttaaavvvaaa jjjuuussstttiiifffiiicccaaarrr eeesssssseee

ssseeennntttiiimmmeeennntttooo qqquuueee mmmeee dddooommmiiinnnaaavvvaaa,,, mmmaaasss

eeerrraaa iiimmmpppooossssssííívvveeelll,,, eee pppiiiooorrr,,, ééé qqquuueee aaa cccaaadddaaa

dddiiiaaa qqquuueee pppaaassssssaaavvvaaa dddeeettteeessstttaaavvvaaa---ttteee cccaaadddaaa

vvveeezzz mmmaaaiiisss... PPPooorrrqqquuueee iiimmmpppllliiicccaaavvvaaasss

cccooommmiiigggooo,,, pppooorrrqqquuueee mmmeee cccooonnntttrrraaarrriiiaaavvvaaasss,,,

pppooorrrqqquuueee fffaaalllaaavvvaaasss,,, pppooorrrqqquuueee

sssiiimmmpppllleeesssmmmeeennnttteee eeexxxiiissstttiiiaaasss,,, eee aaaccciiimmmaaa dddeee

tttuuudddooo pppooorrrqqquuueee mmmeee fffiiizzzeeesssttteee aaammmaaarrr---ttteee...

EEErrraaa iiinnnsssuuupppooorrrtttááávvveeelll cccooonnnvvviiivvveeerrr

cccooonnntttiiigggooo,,, nnnaaa mmmiiinnnhhhaaa cccaaabbbeeeçççaaa eeessstttaaavvvaaa

tttuuudddooo cccaaadddaaa vvveeezzz mmmaaaiiisss cccooonnnfffuuusssooo,,, aaasss

nnnoooiiittteeesss mmmaaalll pppaaassssssaaadddaaasss,,, aaasss nnnáááuuussseeeaaasss pppooorrr

ttteee vvveeerrr eee ooo ssseeennntttiiimmmeeennntttooo dddeee óóódddiiiooo pppooorrr

gggooossstttaaarrr tttaaannntttooo dddeee tttiii...

EEE ccchhhaaammmaaammm aaa iiissstttooo aaammmooorrr???!!! AAA

tttooodddaaa eeessstttaaa dddooorrr... SSSeeerrrááá qqquuueee ooo aaammmooorrr ééé

mmmaaasssoooqqquuuiiisssmmmooo,,, ssseeerrrááá qqquuueee ééé dddeeesssppprrreeezzzooo

pppeeelllooo ooouuutttrrrooo,,, ooouuu eeerrraaa eeeuuu qqquuueee pppooorrr tttaaannntttooo

ttteee aaammmaaarrr eee nnnãããooo qqquuueeerrreeerrr,,, ooo cccooonnnfffuuunnndddiiiaaa

cccooommm uuummm ssseeennntttiiimmmeeennntttooo mmmaaauuu... NNNãããooo

cccooonnnssseeeggguuuiii pppeeerrrccceeebbbeeerrr aaatttééé aaaooo dddiiiaaa eeemmm qqquuueee

mmmuuudddaaasssttteee eee qqquuueee pppooorrr sssiiinnnaaalll mmmuuudddaaasssttteee

tttaaammmbbbééémmm aaa mmmiiinnnhhhaaa vvviiidddaaa... AAAsss nnnoooiiittteeesss eeemmm

bbbrrraaannncccooo tttooorrrnnnaaarrraaammm---ssseee nnnooosss mmmaaaiiisss bbbeeelllooosss

sssooonnnhhhooosss qqquuueee aaalllggguuummmaaa vvveeezzz tttiiivvveee eee aaasss

nnnáááuuussseeeaaasss pppaaassssssaaarrraaammm aaa ssseeerrr aaa sssaaauuudddaaadddeee eee

aaa aaallleeegggrrriiiaaa pppooorrr ttteee vvveeerrr...

SSSeeerrrááá qqquuueee ééé iiissstttooo ooo aaammmooorrr???!!! EEEssstttaaa

fffooorrrçççaaa qqquuueee mmmeee pppeeerrrcccooorrrrrreee eee qqquuueee mmmeee

dddeeeiiixxxaaa cccooommm vvvooonnntttaaadddeee dddeee ttteee bbbeeeiiijjjaaarrr,,, dddeee

eeessstttaaarrr cccooonnntttiiigggooo eee dddeee ttteee pppooodddeeerrr pppeeerrrdddoooaaarrr

pppooorrr mmmeee ttteeerrreeesss fffeeeiiitttooo dddeeettteeessstttaaarrr---ttteee eeemmm

ttteeemmmpppooosss...

EEE aaagggooorrraaa qqquuueee jjjááá nnnooosss

cccooonnnhhheeeccceeemmmooosss hhhááá aaalllggguuummm ttteeemmmpppooo,,,

aaapppeeennnaaasss pppooossssssooo dddiiizzzeeerrr qqquuueee ttteee aaammmooo eee qqquuueee

eeessstttaaa ééé rrreeeaaalllmmmeeennnttteee aaa úúúnnniiicccaaa ccceeerrrttteeezzzaaa qqquuueee

ttteeennnhhhooo aaaccceeerrrcccaaa dddooo aaammmooorrr...

Neuza Amaral

PPPrrrooojjjeeeccctttooo dddeee

SSSooollliiidddaaarrriiieeedddaaadddeee SSSoooccciiiaaalll

Os fenómenos de pobreza e

exclusão social são consequência de

vários factores e, por isso, tocam todos

os sectores da sociedade. Para combatê-

los, é necessário compatibilizar e

articular todos os esforços possíveis,

tanto a nível escolar como local.

Neste âmbito, a Escola pretende

ajudar os alunos de famílias mais

carenciadas que frequentam este

estabelecimento de ensino bem como

outros membros da comunidade escolar.

Propõe-se, assim, intervir em acções de

solidariedade social, nomeadamente,

numa campanha de recolha de bens

alimentares, donativos monetários, entre

outros.

Os objectivos deste Projecto são:

contribuir para a melhoria da

qualidade da vida escolar dos

alunos com mais dificuldades

económicas;

Page 19: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

19

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

contribuir para a melhoria da

qualidade de vida de outros

membros da comunidade

escolar;

promover o envolvimento de

todos os elementos da

comunidade educativa e local;

promover a capacidade de

interacção da comunidade com

atitudes solidárias.

Colaboradores do Projecto

Este Projecto nasceu devido à

situação muito precária de um aluno do

Curso Profissional de Informática.

Dada a sua dimensão social,

houve necessidade de integrar vários

professores e funcionários para cumprir

os objectivos propostos. Assim, os

intervenientes neste projecto são:

Coordenadora Professoras Funcionárias

Fernanda

António

Eugénia

Pestana

Célia

Gonçalves

Helena

Ferreira

Lurdes Dias

Luísa

Fachada

Margarida

Cachão

Teresa

Prelhaz

Acções desenvolvidas para angariação de

fundos

Para dar cumprimento ao

Projecto, os colaboradores encetaram

várias acções, nomeadamente:

reuniões de trabalho para

planificação das acções a

desenvolver:

- 30-09-2009

- 21-10-2009

- 28-10-2009

- 04-11-2009

- 02-12-2009

- 21-12-2009

sensibilização dos alunos através

dos Directores de Turma para a

problemática e importância da

sua colaboração com donativos;

sensibilização da comunidade

educativa, professores e

funcionários para a angariação

de donativos;

envio de correspondência a

várias entidades da comunidade

mafrense a solicitar apoio

monetário ou outros.

Estas acções tiveram como

suporte textos informativos que se

encontram em anexo, bem como a

informação sobre os donativos

recebidos.

Page 20: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

20

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

Actividades desenvolvidas

Tendo em conta os donativos recebidos,

foi possível realizar a seguinte

actividade:

entrega de cabazes de Natal a

seis famílias da comunidade

escolar no valor total de 261,30

€ (duzentos e sessenta e um

euros e trinta cêntimos).

Angariação de donativos

através de bens alimentares

e outros

Novembro e Dezembro de 2009

Data Nome

16 de Novembro –

2ª feira

Eugénia Pestana

19 de Novembro –

5ª feira

Fernanda António

23 de Novembro –

2º feira

Luísa Fachada

26 de Novembro –

5ª feira

Luísa Fachada

2 de Dezembro –

2ª feira

Margarida Cachão

3 de Dezembro –

5ª feira

Teresa Prelhaz

7 de Dezembro –

2ª feira

Ana Ribeiro

10 de Dezembro –

5ª feira

Teresa Oliveira

14 de Dezembro –

2ª feira

Helena Ferreira

17 de Dezembro – Ana Paula Luis

5ª feira

Data Nome Valor

Angariado

16 de

Novembro – 2ª

feira

Eugénia

Pestana

30 euros

19 de

Novembro – 5ª

feira

Fernanda

António

19 euros

23 de

Novembro – 2º

feira

Luísa

Fachada

12 euros

26 de

Novembro – 5ª

feira

Luísa

Fachada

12 euros

2 de Dezembro

– 2ª feira

Margarida

Cachão

10 euros

3 de Dezembro

– 5ª feira

Teresa

Prelhaz

10 euros

7 de Dezembro

– 2ª feira

Ana Ribeiro 12 euros

9 de Dezembro

– 4ª feira

Teresa

Oliveira

12 euros

14 de

Dezembro – 2ª

feira

Helena

Ferreira

11 euros

Total 128 euros

Data Nome Valor

Angariado

Dezembro Ana Gonçalves 10 euros

Dezembro Café Cerâmica 20 euros

Page 21: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

21

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

Dezembro Caixa de

Crédito

Agrícola de

Mafra1

500 euros

Dezembro Castelão 6 bolos reis

Dezembro Intermarché Desconto de

10% nas

compras

Angariação de donativos – 12ºanos

Turma Valor

Angariado

Euros

A 15,45

B -------

C -------

D 9,53

E 17,07

F -------

G 14,75

H 2,57

I 8,80

J -------

L -------

M 9,21

O3 -------

1 O dinheiro dado por esta entidade encontra-se

em poder da escola. Não foi utilizado para os

cabazes.

P3 -------

Q3 -------

Total 77,38 euros

Total de dinheiro angariado: 128 + 30 +

77,38 = 235,38 €

Valor das compras com 10% de desconto =

263,97 – 2,672= 261,30 €

Débito = 261,30 - 235,38 = 25,92 €

Alma sem título Por entre linhas escrevo o que me vai na

alma, é tanta coisa que nem sei por onde

começar, sei que quero gritar e a alguém

dizer que amo, mesmo que não conheça,

simplesmente dizer que a amo, pois

todos nós estamos de alguma forma

ligados uns aos outros.

Tantas vezes eu me questiono, como

podem as pessoas ser tão cruéis umas

com as outras, não pode ser apenas

deficiência de Cérbero, deficiências a

nível genético ou mesmo a tal teoria de

que as pessoas cruéis ou más são assim

devido aos factores que lhes são

exteriores, tal como o ambiente que que

estão inseridos.

Como, mas como se pode ser assim?

Ignorar o mal dos outros, quando nós

estamos mal, também gostaríamos de

ter apoio?

O que é que se pode fazer para chamar a

atenção das pessoas, chamá-las há

realidade e tentar mudar o mundo,

porque nada é impossível, recuso me a

acreditar nisso, que uma só pessoa não

pode mudar o mundo, vemos tantas

pessoas que sozinhas conseguiram

mudar o mundo, e sempre que o vejo

nunca é para bem, sempre para mal,

2 Valor acumulado no cartão intermarché

Page 22: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

22

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

será que somos mesmo maus por

natureza? Será que não existe o triunfo

do bem sobre o mal?

As respostas são visíveis e cada vez

mais, parece que somos maus por

natureza, não consigo encontrar

nenhuma resposta ou explicação

racional para tudo isto que acontece.

Será que não é possível sermos todos

iguais e todos difrentes, já que os nossos

objectivos são os mesmos e fisicamente

somos iguais ?

O que muda são as personalidades, a

individualidade de cada um, mesmo que

hoje o que se veja são grupos “iguais”,

parece deixar de haver a tal

individualidade, mas não é sobre isto

que quero escrever, o que eu quero

escrever, e por a minha ideia em algum

sitio, é que todos nós temos o objectivo

de ser felizes, e temos o mesmo coração

que bate e bombeia o sangue no nosso

corpo de modo a podermos viver, acho

tão fascinante o modo de como fomos

criados, tão perfeitos, tão complexos…

Para muitos estes textos que escrevo,

podem parecer confusos , embora de

certo modo sejam pois têm tanto

sentimento por entre estas palavras,

quero dizer tanta coisa que não sei por

onde começar, por isso deixo fluir,

tentado criar a minha própria escrita,

sem base ou apoio noutros textos.

Porque é que já não existe respeito

hoje em dia uns pelos outros,

porque é que tem de haver este

desacordo entre as religiões, quando

Deus é um e um só, o mesmo para todas

elas , porque é que as pessoas são

ignorantes ao ponto de abrir os olhos, o

que se deve ter é fé e religiosidade, pois

isso leva a preconceitos, e males piores,

pois ninguém é perfeito, todos erramos,

por isso o que a religiosidade quer é que

se seja perfeito, mas isso não será

possível, enquanto pensarmos da

maneira que temos vindo a pensar, que

só nós sabemos, eu sei, eu eu e mais eu,

não se dão oportunidades, não se dão ao

respeito, na minha vida eu tento ser o

melhor possível, dando me ao respeito

para que me respeitem também,

defendendo as minhas convições duma

maneira racional e com educação sem

partir para “violência verbal”, tento ser

o máximo possível humilde e ao mesmo

tempo ter a noção daquilo que sou, pois

eu tenho tantas qualidades quanto

defeitos.

Digo isto porque o que para mim é bom,

para ti pode ser mau e o que pode para

mim ser mau para ti ser bom, por isso

digo que tenho tantas qualidades quanto

defeitos.

Por causa do desrespeito pelos outros

cada vez mais vemos guerras e mais

guerras, e quando falo de guerras não

são aquelas do género da primeira ou

segunda guerra mundial, falo das

guerras travadas nas vidas de todos nós,

por causa do não haver respeito

sentimo-nos feridos interiormente e

decidimos fazer o mesmo aos outros, e

então leva a uma bola de neve, criando

uma avalanche, por isso cada vez mais

vemos desgraça, é tão estranho eu estar

sempre a pensar negativo, sempre que

escrevo são só sentimentos negativos,

não sei porquê mas tudo o que vejo no

mundo entristece-me, fazendo-me ter

vontade de escrever sobre o que vejo, e

tentar de algum modo ir fazendo mudar

as pessoas.

Limito-me a observar as atitudes e

comportamentos que nós temos, mesmo

eu me ponho a estudo, e tantas vezes

vejo falsidade, mentira, rancor, raiva,

ira, descrença em si própria, “morte”

tudo o que é mau, mas, alegro-me

quando olho para a televisão e oiço não

sei quem salvou aquela pessoa, não sei

quem impediu que algo de mau

acontecesse, alegro-me tanto

Page 23: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

23

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

quando as televisões se

enchem de boas atitudes, de

atitudes de benovelência,

tolerância, por isso não acredito

totalmente na nossa “má natureza”,

parece que ainda vai havendo alguém

com o poder sufeciente de enfrentar o

mundo, mesmo que sozinhas, para mim

os heróis são aqueles que pensam tanto

em si como nos outros, mostra carácter,

mostra coragem, ousadia para ser

diferente…

Espero um dia poder vir a provar a mim

mesmo e ao mundo que também sou

assim ou posso vir a ser assim, espero

um dia ver o sol nascer, encher o peito

de ar, e gritar de alegria, espero um dia

estar ao entardecer na praia com a brisa

a dar me nos ombros ao lado de quem

amo, e apenas dizer lhe que a amo, sem

grandes conversas, espero um dia poder

voar pelo céu estrelado, espero um dia

nunca parar de sonhar, espero, espero,

ter, e nunca deixar de ter esperança,

pois a esperança é algo que nunca, mas

NUNCA pode ser tirando de nós, é a

única coisa que nos vai mantendo vivos,

a esperança é uma coisa boa, algo que

nos alimenta…

MIGUEL ÂNGELO CASTRO OLIVEIRA

08-02-2010

12ºM

O que é para mim

Deus? Deus, tal como em quase

tudo o que nos rodeia, por

enquanto é algo abstracto, nunca

saberemos a total verdade nem

nunca ficaremos totalmente

esclarecidos, e é por isso, que para

cada um de nós há um significado

diferente de tudo, e este assunto

não é excepção.

Quando há algo que não

está a bater certo, quando estamos

ou pensamos estar perdidos,

quando já ninguém parece estar do

nosso lado, existe uma força que

nos consegue levantar. Uma força

que muitos consideram o resultado

de ter fé e acreditar, e outros

consideram uma força de vontade

interior, mas tudo isto tem uma

origem.

Para mim, existe um só Deus,

mas que está repartido por cada um

de nós, isto é, existe uma parte de

Deus bem no nosso interior, no

interior do nosso coração e mente.

Este pouco de Deus está mais

presente do que pensamos, é o nosso

juiz de valores, é a nossa consciência,

é a nossa noção de bem e mal, certo

e errado, é o poço de onde retiramos

as nossas ideias e a árvore de onde

colhemos as nossas decisões. É a

terra onde caminhamos, o ar que

respiramos, a lata de tinta com que

pintamos o mundo, é a escola da

vida. É o nosso detector de erros, é o

nosso “anjo da guarda”, é o nosso

Page 24: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

24

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

porto seguro, quando sabemos que

não temos mais nada.

Micaela Ferreira Nº11, 12ºM

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

A Lista M venceu as eleições para a Associação de Estudantes. Programa eleitoral DIRECÇãO Presidente: Ricardo Batista Vice-presidente: Joana Martinho Braço direito: Pedro Barão e Carolina Vazquez Secretário: Tiago Robalo Tesoureira: Joana Pereira Directora Cultural: Carolina Ferreira Director Desportivo: Tiago Lourenço Directora Sócio-recreativo: Alexandra Borges Directora Acção Social: Rita Pereira Directora Comunicação e Multimédia: Mafalda Santos Director Baile de Gala e Viagem de Finalistas: Paulo Jorge DEPARTAMENTOS: Departamento Sócio-Cultural Coordenador: Nádia Lourenço Realização de: •Exposições o Pintura; o Desenho; o Trabalhos Manuais (Esculturas); o Fotografia; o Literatura; o Trabalhos Plásticos; • Semana das artes; • Criação do blog com os trabalhos dos alunos; Departamento Desportivo Coordenador: João Marques Realização de: • Um torneio de (Basquetebol, Voleibol, Futebol, Badmington) em parceria com as turmas na área de desporto;

• Um torneio de cartas; • Um torneio de Xadrez; • Um torneio de Matraquilhos; • Um torneio de Snooker; • Um torneio inter-turmas; Departamento Sócio-Recreativo Coordenador: Carolina Marcelino Realização de: • Festas de final de período; • Festas temáticas ao longo do ano; • Um baile de Máscaras;

• Uma festa de fecho da campanha; Departamento Acção Social Coordenador: Bárbara Gouveia Realização de: • Palestras; • Recolhas de bens de 1ª necessidade para causas humanitárias e sua distribuição pelos sem-abrigo; • Campanha de sensibilização ao abandono dos animais; • Sensibilização contra o racismo; • Campanha de sensibilização para os diferentes tipos de descriminação social;

Page 25: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

25

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

Comunicação e Multimédia Coordenador: Francisco Moreira Realização de: • Exposições sobre as tecnologias; • Elaboração do site da associação de estudantes; • Criação de um perfil nas redes sociais mais conhecidas; • Colaboração na campanha eleitoral; • Recuperação da rádio da escola; • Realização de uma LAN party. Baile de Gala e Viagem de Finalistas Coordenador: Pedro Machado Organização da: • Viagem de Finalistas: o Andorra; o Benalmadena; • Elaboração do Jantar e Baile de Gala; • Colaboração na semana de campanha. *Pedido de sugestões aos alunos através de inquéritos realizados em cada período.*

É BOM VIAJAR É bom viajar. Eu gosto e não me

importo que o destino seja o mesmo há

17 anos. Durante cerca de três horas

sinto-me como que abandonando

qualquer coisa. Deixo a minha vida para

trás e vou em busca de outra.

A ansiedade rouba-me o sono no

momento da partida, porque sei de

antemão o que me espera lá em cima.

Não estou no meu reino mas quase.

Durante o tempo que permaneço longe

da minha vida de todos os dias esqueço-

me dela, esqueço-me de a viver.

Esqueço-me das pessoas, esqueço-me

dos lugares e até me esqueço de

momentos, porque durante a minha

viagem tudo se dissipa e aí fico eu e

apenas eu.

A única lembrança que tenho

ocorre-me através de um sonho, o sonho

que é a minha luta na vida de todos os

dias e a mesma que é ganha enquanto

durmo na cama de alguém longe daqui.

E é longe que sou feliz, porque

não penso na vida. Sorriu para a vida

porque ela me sorri. E sonho porque

estou a dormir longe do inimigo.

E na manhã, em que a chuva

bate no parapeito da janela, acordo ao

ouvir o seu toque na portada semi-

serrada. Abro os olhos a custo, porque

não me apetece ir embora. Trocava tudo

na vida para agarrar a natureza que está

do lado de fora da janela, mas tão longe

da minha casa.

O momento da partida

aproxima-se com o progredir do tic-tac

do relógio, que marca o compasso da

vida acelerada de todos os dias deixada

para trás. Em breve terei de a agarrar de

novo.

São mais três horas de viagem

de regresso. Três horas que passam

mais devagar do que as três horas da

chegada. Distância separada pelo

tempo. Distância igual que demora mais

para baixo do que para cima. Para cima

somos levados pela alegria e pela

saudade, ouvem-se risos na viagem.

Para baixo somos levados pela tristeza e

pela monotonia da vida de todos os dias,

ouve-se o silêncio aterrorizante do vazio

que preenche a estrada atrás de nós.

O outro lado da estrada espera-

nos no próximo ano, para uma nova

viagem.

Janeiro de 2010

Joana Rodrigues,12ºI

Page 26: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

26

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

ÁREA DE PROJECTO

Idadismo – Portugal e

os idosos

Idadismo é como racismo ou

sexismo, mas desta vez o preconceito

está relacionado com a idade,

nomeadamente a idade avançada.

Infelizmente, Portugal integra-se nas

sociedades industrializadas que tendem

a desvalorizar as pessoas de idade

avançada (superior a 65 anos), onde o

seu estatuto social é inferior ao das de

meia-idade (entre os 35 e os 65 anos) e

ao das jovens (entre os 18 e os 35 anos).

Ainda assim, segundo estudos europeus,

não é o pior país nesta matéria.

Em Portugal, o modo como os

idosos são tratados reflecte uma

imagem negativa do envelhecimento.

Um exemplo disso é o pictograma dos

transportes públicos ou filas de espera: a

imagem de um indivíduo curvado com

uma bengala. O termo “velhos” é

negativo porque estão-lhe sempre

associados doença, incapacidade e

incompetência. É preferível utilizar

outros termos como “idosos” ou

“seniores”, uma vez que estes englobam

aspectos negativos, mas desta vez

também positivos, como sabedoria e

tranquilidade.

Então porque existe este estigma

em relação aos mais velhos? Os

especialistas salientam três factores

mais importantes: o primeiro é o facto

da maioria destas pessoas não estarem a

trabalhar activamente, o que numa

sociedade que tanto valoriza a

produtividade se traduz numa perda de

riqueza e poder. O segundo trata-se da

questão de serem um fardo para a

sociedade, tendo o estado de assegurar o

pagamento de reformas e cuidados de

saúde, entre outros. Finalmente o

terceiro: o envelhecimento dos outros

lembra-nos a inevitabilidade do que nos

espera. Todos temem perder a

vitalidade, beleza e saúde da juventude

e muitas vezes isso traduz-se na

negligência às pessoas idosas.

Outro problema dos idosos é que

estão mais vulneráveis a sofrer

comportamentos negativos. O

preconceito está associado a

discriminação, que pode assumir-se

mais explicitamente, originando

violência, ou mais subtilmente,

negligenciando (má alimentação, falta

de limpeza, perigosas condições de

habitação, etc.). Sabe-se até que 40 mil

Page 27: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

27

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

idosos que vivem em suas casas lidam

com dificuldades na sua alimentação.

Existem outros tipos de abuso, como o

financeiro, onde se utilizam dinheiro e

bens da pessoa sem o seu conhecimento

ou autorização, ou ainda o abandono de

idosos, por exemplo nos hospitais ou

em suas casas sem qualquer tipo de

apoio. Os seus “agressores” são

principalmente pessoas próximas, como

os cuidadores, companheiros ou filhos.

Contrariamente ao que se possa pensar,

nem sempre se age intencionalmente:

muitas vezes as pessoas que têm idosos

a seu cargo simplesmente não sabem

como devem agir. Como é óbvio, toda

esta violência deixa marcas nas pessoas

de idade, não só marcas corporais mas

também diminuição da dignidade e

auto-estima de cada um.

Sendo assim, o que nos torna

diferentes dos outros países?

Mundialmente, a China tem uma longa

tradição de honra e culto às pessoas

mais velhas, onde o respeito se mantém

como um valor essencial na família e,

em muitos casos, várias gerações vivem

juntas na mesma habitação, lideradas

pelo membro mais velho. Em Portugal,

estão neste momento a ser introduzidas

grandes mudanças relativas ao

acompanhamento individual de cada

utente, quer a nível psicológico quer a

nível da sua saúde física. O Instituto de

Segurança Social lançou guias de

qualidade para os serviços sociais

essenciais para a melhoria, ainda que

gradual (devido ao aperto financeiro),

da oferta social para as pessoas idosas

no nosso país. Para além disso, já é

visível a sua grande participação em

universidades seniores.

A psicóloga Síbila Marques,

investigadora na área da acção social,

elaborou uma tese que procura

compreender como a activação de

diferentes conteúdos de estereótipo

associado ao envelhecimento pode

influenciar as percepções e

comportamentos na saúde dos idosos.

Em termos gerais, o objectivo consistia

em colocar as pessoas idosas num

“cenário” fictício em que são activadas

imagens mais positivas ou mais

negativas do envelhecimento. Os

resultados da actividade foram muito

surpreendentes: quando se utilizava um

panfleto, para apresentar uma

instituição, com uma imagem “positiva”

das pessoas idosas, os inquiridos

apresentavam significativamente mais

bem-estar, menor percepção de risco de

Page 28: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

28

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

doença e ansiedade. Desta forma, é

legítimo concluir-se que a quantidade

de estímulos (essencialmente negativos)

a que estas pessoas estão sujeitas na

sociedade actual, podem afectar o seu

desempenho. É por isso que se

consideramos as pessoas idosas

incompetentes e doentes, elas irão,

provavelmente, tornar-se incompetentes

e doentes.

Quando pediu às pessoas idosas

que realizassem uma tarefa muito difícil

(contar para trás a partir de cem em três

minutos), a investigadora confessa ter

sido afectada por pensamentos

“idadistas”, uma vez que estava

convencida de que os inquiridos não

estavam aptos para a concretizar.

Resultado: dos sessenta que

participaram, não houve um que fosse

incapaz de realizar a tarefa.

O que é facto é que fazia falta

em Portugal um Instituto de Estudos

para o Envelhecimento (IEE), como o

que acabou e ser inaugurado, uma vez

que terá um papel importante ao nível

da caracterização da realidade dos

idosos em Portugal e na mudança das

atitudes idadistas prevalecentes na nossa

sociedade. Para além de isto, a

formação nas escolas poderá ser uma

forma adequada de intervenção precoce.

Sempre que pensamos nas

viagens que não fizemos, nos livros que

não lemos, nos momentos com os netos,

no descanso que não tivemos, ocorre-

nos que, reformados, haverá tempo para

tudo isso, mas a verdade é que o que

não faltam são idosos deprimidos,

desocupados e sozinhos. O nosso

modelo social não permite assegurar

uma qualidade de vida adequada aos

cidadãos nos seus últimos anos de vida.

Até porque mesmo que queiramos

regressar ao mercado de trabalho,

encontramos sempre as portas fechas.

Somos sempre considerados demasiado

“velhos” neste mercado capitalista e

idadista.

Fazendo agora uma associação

entre jovens e idosos, como podem e

devem eles assegurar a “dignidade” da

sua velhice? Planeamento e poupança

são fundamentais desde a infância.

Contudo, identificam-se razões para a

ausência de comportamentos de

poupança dos portugueses, como é o

caso da confiança no sistema de

segurança social público - não querem

sacrificar o bem-estar presente por um

destino que ainda vem longe, o que

Page 29: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

29

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

mostra que ainda não há uma

consciência clara do problema que se

nos avizinha. Se pensarmos num futuro

negativo, temos mais dificuldade em

poupar. Se o futuro se nos afigura

positivo, mais facilmente planeamos o

nosso envelhecimento.

Como se pode ver, muitos de

nós são idadistas. Mesmo sem querer, o

perconceito está intrínseco na nossa

sociedade, é inevitável. Por isso, cabem-

nos as tarefas de actuar e pensar que

esta parte de população merece o nosso

apoio e consideração. Já chega de fechar

os olhos!

Ana Catarina Serra, Anna Carolina

Luzia, Catarina Lima, Sara Malheiro

12ºE

Um livro sobre a máquina

do pensamento

No âmbito da disciplina de Área de

Projecto, o nosso grupo (“Os Quebra-

Cabeças”), do 12º Ano Turma D,

propôs-se elaborar um livro sobre o

cérebro humano, e a deixar na

biblioteca da escola, onde trataremos

vários aspectos sobre as características

do mesmo, nomeadamente o

funcionamento, as emoções, a

inteligência e a saúde. Muitos de vós já

tiveram um primeiro contacto com o

nosso projecto, através da resposta a um

inquérito que realizámos em algumas

turmas da escola mas, desta vez, vimos

mostrar-vos um dos assuntos que

aprendemos e que irão figurar no

projecto final.

“Neurónios espelho”

Alguma vez sentiram um impulso para

imitar ou copiar o que os outros fazem?

É natural, até porque existe uma

explicação neurológica para este tipo de

comportamento. Desde pequenos que

copiamos os movimentos daqueles que

nos rodeiam, gesto essencial para

apreender comportamentos e

competências sociais básicas e receber

conhecimentos e informações.

Toda esta tendência para imitar quem

nos rodeia tem origem numa região do

cérebro onde estão alojadas as

chamadas células “neurónios espelho”.

A descoberta desta área partiu de uma

experiência em macacos, onde se

verificou que uma região do cérebro era

activada sempre que havia movimento

gestual, quer fosse com a mão ou com a

boca. O mais curioso é que esta mesma

área se activava também quando o

animal via outro realizar esses mesmos

movimentos, ou seja, simulava esse

mesmo movimento como forma de a

interpretar.

Graças a estes “neurónios espelho”,

somos capazes de interpretar o que os

outros fazem. É esta também a

explicação para o facto de o riso e o

choro, entre outras emoções, serem

contagiantes. Ao vermos outra pessoa

expressar um sentimento, nós próprios

sentimos e identificamo-nos com esse

sentimento. Esta capacidade está

intimamente ligada ao surgimento da

linguagem. Ao sermos capazes de

interpretar os gestos dos outros, ter-se-á

criado um código gestual comum e, a

partir daí, terá surgido a linguagem.

Para além da linguagem, estes

neurónios terão sido extremamente

importantes no desenvolvimento das

capacidades artísticas no Homem,

apesar de o cérebro ter o actual tamanho

há 250.000 anos, a arte e a música

Page 30: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

30

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

apenas se desenvolveram há 40.000

anos, altura em que os “neurónios

espelho” terão começado a ser

activados.

No entanto, a sua função não se fica por

aqui. Quando vemos uma pessoa a fazer

algo, no nosso cérebro activam-se os

“neurónios espelho” e a actividade

passa a ganhar sentido para cada um de

nós, com excepção da não activação da

função motora. Esta descoberta revelou-

se muito importante, uma vez que fica

demonstrado o entendimento do nosso

cérebro relativamente à actividade dos

outros e ainda entende e prevê a acção

seguinte. Esta é a razão e a causa da

nossa inteligência, ao invés da

esperteza, uma vez que somos capazes

de prever o que vai acontecer

futuramente, baseado no presente.

“Os Quebra-Cabeças” - 12ºD: Gonçalo

Bonifácio, Vanessa Barros, Marjolene Serra,

Rita Valentim

Próteses – O

mecanismo do futuro?

Hoje, por condicionalismos de vária ordem, como acidentes, problemas de saúde, deficiências congénitas, entre outras, assistimos a casos de pessoas que desenvolvem o seu percurso e projecto de vida de uma forma muito natural, com o recurso a próteses. Estas podem ser da mais variada natureza e nós, geralmente, nem sempre estamos atentos nem nos apercebemos de tal facto, face à qualidade que este equipamento tem vindo a ser colocado à disponibilidade do ser humano.

Somos um grupo de alunos do 12º ano, turma D que está a desenvolver na disciplina de Área de Projecto o tema: “Próteses”. Iniciámos o nosso projecto com alguma pesquisa, visitámos a Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Lisboa, munimo-nos de toda a informação específica e tivemos o apoio de especialistas na área. Pela pertinência desta temática, e uma vez que o futuro é uma incógnita para todos nós, pretendemos dar a conhecer à comunidade em geral, o que é possível fazer para o ser humano se tornar útil, se sentir bem consigo próprio, inserido numa sociedade que compreende perfeitamente a sua inclusão. Planificámos a criação de um blogue – “Próteses Escola Secundária José Saramago” http://protesesesjs.blogspot.com – onde vamos introduzindo toda a informação pertinente sobre esta temática e gostaríamos de vos convidar para visitarem o nosso blogue. Abordaremos os vários tipos de próteses e para apresentar o produto final do nosso projecto, realizaremos uma exposição no 3º período, com possíveis exemplares de maquetes de próteses. Pela pertinência do projecto, consideramos relevante dar a conhecer os valores e a atitude de cada um de nós para transformar esta sociedade num espaço de maior solidariedade e integração.

Page 31: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

31

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

“Os Pernas de Pau” do 12º Ano –D : David Mestre,

Guilherme Cerqueira, João Carrasqueira,

Tatiana Costa

Eficiência Energética –

Muda a tua atitude!

Actualmente, o planeta caminha a passos largos para a destruição, com a ocorrência de fenómenos atmosféricos extremos, como tempestades, secas e degelo. Estes fenómenos derivam do agravamento das alterações climáticas, que têm vindo a interferir com os ritmos naturais da Terra. Para tentar combater a gravidade destas situações, nasce a eficiência energética, que pode ser traduzida como o aproveitamento de energia de uma forma rentável, com o propósito de evitar perdas da mesma. A eficiência energética é uma das melhores formas de ajudar a reduzir as emissões de GEE (Gases com Efeito de Estufa), uma vez que usufrui o mais possível das fontes de energia renováveis, de uma forma inteligente. Ao pertencermos a um grupo de Área de Projecto cujo tema são as Alterações Climáticas e a Eficiência Energética (tendo por detrás um concurso a nível nacional que tem como objectivo principal sensibilizar a comunidade escolar para o tema, levando a cabo acções que permitirão uma maior racionalização do uso da energia eléctrica na escola), pensámos que seria correcto fazer uma breve avaliação

ao consumo energético da escola. Como tal, no passado mês de Janeiro, realizámos uma “saída de campo” (ainda na zona antiga, que incluiu os pavilhões A, C, D e F, os monoblocos e a “portaria”), na qual falámos com algumas funcionárias e observámos o estado em que se encontravam as instalações. Pudemos verificar que quanto à iluminação, as luzes exteriores encontravam----se desligadas das 8h às 17h (período de Inverno) e ligadas até às 24h, e que as luzes interiores, nos pavilhões A, C e D, estavam ligadas durante o dia, o que era completamente desnecessário já que havia iluminação natural suficiente; também as salas de aulas tinham as luzes ligadas, durante um dia de sol. O facto de a maioria dos estores se apresentarem danificados também faz com que seja necessária a luz artificial no decorrer do dia. Quanto às árvores de folha caduca, perto das janelas, aferimos que eram inexistentes, tal como o isolamento nessas mesmas janelas. A não existência de isolamento nas janelas, os estores são fechados para fornecerem uma certa protecção à comunidade escolar, nos dias mais frios, o que, mais uma vez, obriga a que a iluminação interior esteja ligada. Quando estamos em aula, numa das salas com computadores, apercebemo-nos que estes permanecem em modo stand-by, desperdiçando, desta guisa, energia, o mesmo sucedendo nos monoblocos, quando a maioria das salas de aulas tinham o ar condicionado em funcionamento, ao mesmo tempo em que as janelas estavam abertas. Quanto aos ecopontos, pudemos

Page 32: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

32

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

observar que só existiam na zona do bar e perto do portão antigo, sendo que estes últimos não eram praticamente utilizados devido à sua localização. Para terminar, averiguámos, ainda, que as torneiras das casas de banho estavam todas fechadas e que a televisão do pavilhão F se encontrava desligada - dois bons exemplos. É portanto, com base na recolha destes dados que iremos sugerir medidas e soluções que podem, e devem, ser tomadas no recinto escolar. Acerca da iluminação exterior, pensamos que não haja nada a referir, desde que os horários de Inverno e de Verão sejam tidos em conta. Já quanto à iluminação interior, é importante afirmar que ao existirem condições de luz naturais propícias e adequadas para iluminar o interior de um pavilhão, estas devem ser aproveitadas. De forma a conseguirmos aproveitar essa tal luz natural nas salas de aulas, os estores devem estar em condições e em funcionamento. Quanto ao aquecimento, as janelas devem estar isoladas, de modo a impedir que haja fuga de calor no Inverno e que entre no Verão. A calafetagem das janelas permitirá uma poupança de consumo de energia, na ordem dos 5 %. Não devemos, também, recorrer a aparelhos de climatização, como o ar condicionado, quando as portas e janelas se encontram abertas, já que estaríamos a desperdiçar a energia produzida pelo aparelho. É na parte do aquecimento que entram as árvores de folha caduca. A plantação de árvores deste tipo, perto de janelas, permitiria que no

Inverno, quando não têm folhas, a luz e o calor entrassem no edifício. Já no Verão, a sua folhagem impediria a entrada directa da luz, contribuindo para a manutenção de uma temperatura mais fresca no interior do mesmo. No que se refere às salas de aulas com computadores, deveriam ser utilizadas tomadas com várias entradas e que permitissem desligar a passagem da corrente, através de um pequeno interruptor. Ao interromper a passagem da corrente, haverá uma maior poupança de energia já que os aparelhos (neste caso, os computadores) deixam de estar em stand-by, ficando totalmente desligadas. Contudo, nem todo o nosso trabalho de investigação de dados foi negativa. Constatámos com prazer que as torneiras das casas de banho se encontravam fechadas, permitindo, assim, desperdício de água de forma desnecessária de um bem tão escasso e essencial. O mesmo sucedeu com o aparelho de televisão do pavilhão F que pudemos concluir ser uma boa prática, uma vez que este se encontrava desligado. Quanto aos ecopontos, há que mencionar que, embora a escola disponha de alguns, a sua localização não é a melhor. Face a exposto, sugerimos que, na actual sala de convívio do pavilhão B praticamente disponível, sejam colocados e sinalizados alguns ecopontos, seguindo o exemplo do ponto electrão. Estas são pequenas sugestões que poderão a tornar a nossa escola uma zona melhor e mais eficiente, a nível energético, já que ser eficiente significa gastar menos energia,

Page 33: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

33

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

nunca perdendo o conforto, condição essencial para que a comunidade escolar se sinta bem e integrada.

Joana Firmino Ribeiro, 12ºD

III Passeio Nocturno do

GJCheleiros

Terceiro passeio nocturno, e em

todos os anteriores existiram situações

de que jamais me esquecerei, este não

foi excepção.

Era 20h30 quando começamos

por nos reunir na sede do Grupo Jovens,

perto de 60 pessoas divididas por 11

grupos. O relógio deveria rondar as

21h30 quando o primeiro grupo saiu,

seguido dos outros grupos com minutos

de diferença para evitar colagens

iniciais. O meu grupo era o penúltimo,

ao sairmos tiraram a típica foto para

registo dos aventureiros, e sinceramente

não se pode chamar outro nome a quem

se mete em coisas destas.

Os primeiros metros estavam

perfeitos mas logo na primeira descida

errámos o caminho, virámos para a

esquerda em vez de virar para a direita

embora tenhamos chegado onde se

deveria passar.

Entramos para o “rio da Borrija”

(só tem água quando chove) e passamos

por uma passagem subterrânea que

existe por baixo das casas que dá

direcção ao rio, dando assim com o

primeiro ponto. Saímos do túnel e

fomos em direcção ao rio pela estrada,

entrámos num caminho de terra batida e

mais à frente estava o segundo ponto,

local em que ficamos a saber que dos

onze grupos apenas e só apenas quatro

tinham passado por ali (contando o

Page 34: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

34

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

grupo que saíra depois de nós) -

cambada de aldrabões a cortarem

caminho - subimos até às “Cardozas”

voltámos a olhar para o mapa e

encontrámos a palavra trilho, ou seja,

tínhamos de chegar a um local

designado por “Ribeira” através daí,

como vimos um trilho descemos o

monte e quando chegámos lá abaixo

qual não foi o nosso espanto, caminho

errado – volta para cima que faz bem

andar – novamente no caminho das

“Cardozas” desta acertámos com a

saída. Mais um pé dentro de

água…mais um monte para subir!

Agora o ponto a atingir era a aldeia das

Broas (uma aldeia pequena, desabitada,

situada no meio do mato a meio de uma

colina, existe também uma lenda/mito

sobre este local).

O pessoal já estava com os bafos

de fora, não tínhamos chegado a meio e

estávamos parcialmente mortos – o que

é sempre bom!

Seguindo o mapa virámos à

esquerda, onde encontraríamos um

trilho, expressão utilizada no mapa:

“não percas o trilho”, estávamos no

meio do mato, no meio do nada, com

ervas consideravelmente grandes e

tínhamos de andar a ver trilhos para

caracóis! Fomos parar nos moinhos da

Cabrela (aldeia no concelho de Sintra),

passámos campos, saltámos muros,

abrimos caminho pelas silvas, voltámos

a passar por campos, a saltar muros e a

desbravar mato! Passámos pelos

mesmos sítios e pelos outros grupos

umas dezenas de vezes! Conclusão

simples, fácil e rápida…PERDIDOS!

Depois disso cada grupo seguiu

um caminho. Apenas o primeiro, o meu

e várias pessoas de outros grupos

ficaram naquela área. Formou-se dois

grupos. Já não sabíamos a nossa

localização embora soubéssemos que

tínhamos de chegar pelo menos a meio

do monte que estava do outro lado do

vale, à nossa frente. Entretanto, alguém

Page 35: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

35

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

teve uma ideia “Vamos experimentar

descer a encosta”, tipo esperto sim

senhor não podia ter melhor ideia?! a

encosta era bastante íngreme mas como

já estávamos por tudo para pudermos

sair dali fomos em cima das costas da

proposta…sorte, sorte!

Seria assim tão óbvio?! Não

chegámos a lado nenhum e tivemos

obrigatoriamente de voltar para trás,

pois chegou a um ponto em que se

continuássemos a descer a parva e

estúpida pergunta “o que queres

fazer..morrer, morrer ou morrer?” iria

fazer sentido!

E lá andávamos nós, às voltas,

aos ziguezague, para a esquerda e para a

direita, até que surgiu novamente uma

ideia – bem melhor do que a outra sem

sombra de duvida, e que deveria ter sido

a primeira a surgir – “Vamos descer as

Broas!” sinceramente gostei desta!

Chegando relativamente ao fim da

descida das Broas demos com um

caminho que nos dava acesso onde

teríamos de ir. Quem quis desistir,

desistiu, quem quis continuar juntou-se

formando um grupo.

Saímos daquele monte e

subimos o outro, voltando de novo a

palavra “trilhos” (que raio de palavra,

por causa de trilhos, novo trilho, segue

o trilho, não percas o trilho, continua no

trilho, trilho…trilho…trilho…acabámos

perdidos) cheguei mesmo a dizer para

que quem organizou o passeio os fosse

fazer e os metesse no sítio certo.

Finalmente vimos o único posto

de abastecimento, a meio do percurso e

prestes a rifar quem fez o mapa,

comemos e bebemos (as nossas garrafas

de água estavam vazias à horas)

podíamos ali mas não era a mesma

coisa. Queríamos mostrar a todos que

apesar de termos andado perdidos íamos

chegar ao fim. Para cúmulo, faltava

ainda, meio para subir e o único

caminho possível era por um terreno

lavrado! Mesmo cansados continuámos!

À nossa frente havia mais dois

grupos, no topo cruzámos com um

grupo que se tinha enganado, unimo-nos

e fomos até à estrada principal, aí eles

desceram para Cheleiros enquanto nós

seguimos o mapa indo até Rebanque

(uma localidade).

O grupo restante, para além de

nós, também andara perdido e ao

aperceber-se mudaram de caminho para

a Rebanque, escondemo-nos para os

enganar mas não valeu de nada porque

nos viram! E ali nasceu o último grupo,

Page 36: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

36

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

constituído por doze pessoas. Seguimos

caminho mas não dando caminho

errado, quem mandou virar no sítio

antes?!... Mais uma encosta íngreme,

claro que depois do que passámos, mais

uma menos uma, a diferença era

nenhuma!

O resto do pessoal, já todo na

sede, gozava connosco pois eles

conseguiam ver-nos devido às luzes das

lanternas.

A maneira mais fácil para descer

sem cair de cabeça lá em baixo, era pôr-

nos de cócoras e ir descendo, coisa que

fiz mas deu para o torto…escorreguei e

vim por ali abaixo de rabo no chão,

cheguei viva! Atravessámos o rio e

partimos em direcção à sede do GJ.

Fomos os últimos a chegar mas

consideramo-nos como vencedores com

v grande! Andámos perdidos, ás voltas

com trilhos, “enrolados” nas silvas e

conseguimos fazer com que o percurso

fosse mais longo do que devia – que

piada!!! Aproximadamente, o passeio

tinha 13km, que segundo o organizador:

“faz-se bem em apenas 3h30minutos!”.

Enfim, com tudo isto andámos por volta

de 20km devido ás voltas

interminavelmente perdidas, desde que

saímos da sede até chegarmos foram

quase 5h!

Digam lá que não deveríamos

ganhar?!

Só rotos que ali estavam à espera

de nós! Cheguei toda feliz da vida,

quando parei tive uma bruta cäimbra na

perna, tinha dores, uns quantos

arranhões e uns picos espetados mas

além disso fiquei também com

memórias e recordações deste passeio

que jamais esquecerei.

Atribulado mas divertido e

parecendo que não, são coisas únicas,

espectaculares, começo a achar que

quando andamos perdidos tem muito

mais piada do que possamos imaginar.

Marisa Carrasqueira

12ºI

Page 37: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

37

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

NOVOS LIVROS

«Ciência é Cultura»

António Alberto Silva publica obra

onde junta a física à poesia e a

ciência ao quotidiano

“Escreva num processador de texto, navegue na Internet em consultas ou jogos de bolsa, brinque com jogos de consolas, vá leccionar aulas de cultura apoiado num quadro interactivo, nos intervalos fale ao telemóvel, apanhe um táxi e vá fazer um TAC ao hospital” é um dos parágrafos iniciais do «Ciência é Cultura − notas pendentes para a Filosofia de um professor pendente da Física», da autoria de António Alberto Silva que mais à frente afirma “Ah pois a técnica dá muito jeito”, para ilustrar a importância da ciência no nosso quotidiano. Este livro, que vai surpreendendo o leitor ao longo dos capítulos, não pretende apenas dizer que a ciência faz parte da cultura mas vai mais longe, afirmando desde a introdução que «Ciência é Cultura».

Como o próprio autor explica “pretende-se ir para além dos estereótipos da cigarra versus

formiga; de artistas criativos e livres versus cientistas produtores de salsichas de saber em programadas máquinas metodológicas”.

Beethoven , Lewis Carrol, Da Vinci, Newton, Einstein, Eco e Kundera juntam-se a António Alberto Silva para nos fazer crer na sua teoria inicial e no título desta obra.

O autor destas notas pendentes é na verdade mestrado em Física pela Universidade do Porto e doutorado em Didática pela Universidade de Aveiro. Desde 1976 que António Alberto Silva é docente do ensino superior e é autor de diversos livros a artigos, a nível nacional e internacional. No final, ainda somos surpreendidos por uma análise do livro de Hugo Monteiro, doutorado em Filosofia, que desconstrói e remete a atenção dos leitores para pormenores desta obra.

Teorias e quotidiano

António Alberto Silva, autor do livro

Page 38: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

38

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

O livro, que alterna entre metáforas, exemplos do dia-a-dia ou antigas teorias, consegue divertir ao mesmo tempo que nos obriga a pensar. «Ciência é Cultura» é sempre dirigido ao leitor e não se trata de um livro apenas para cientistas ou para intelectuais, mas sim para todos aqueles que se interessam pelo mundo que nos rodeia. Sob a chancela da Politema, Editorial do Politécnico do Porto, a obra, já disponível na biblioteca da Escola Superior de Educação, será lançada em breve para as livrarias.

NÂO É NOVO MAS VALE

A PENA LER OU RELER

Os filhos da Liberdade Autor: Marc Levy Dados biográficos do autor: Nascido a 16/10/1961 em Boulogne-Billancourt, Hauts-de-Seine (França). Fará este ano 50 anos de

existência. Nascido e criado em França, nunca abandou o país. Não obstante, criou uma empresa (1983) de gráficos de computador que englobaria o seu país natal e os EUA. Acabaria por sair da empresa em 1989, posto isto, não desistiu e acabaria por criar outra empresa, desta vez de design de interiores e construção com dois amigos, tornando-se esta uma das primeiras “firmas”/empresas neste ramo de actividade em França. Diz-se que a sua carreira começou quando escreveu um romance sobre o seu filho e o que ele poderia vir a ser um dia (If Only it Were True – 1999), resolvendo a sua irmã publicá-lo. Esse livro, foi de tal forma importante para a sua carreira, que viria a ser exibido nos grandes ecrãs por Steven Spielberg. Com tanto sucesso, desta forma, directa ou indirectamente, Marc Levy tornar-se-ia um dos autores Franceses mais lidos em todo o Mundo (Fonte: Ipsos/Livres Hebdo/Le Figaro) Este livro fala-nos sobre um grupo de meia dúzia de amigos, todos adolescentes, provenientes de França, Espanha, Itália e outros países da Europa, muito embora, o livro retrate principalmente um grupo de adolescentes que se tornaram amigos logo após se conhecerem. Curiosamente, conheceram-se com o mesmo espírito, isto é, já se conheciam, já se identificavam, já se amavam muito antes de se conhecerem fisicamente, pois, o acto de se conheceram

Page 39: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

39

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

fisicamente em nada pode ser equiparado ao espírito de revolta, justiça, indignação e angústia que todos nutriam para com a Alemanha de Hitler e para com Philipe Pétain. Embora não fossem apoiantes do General De Gaulle, lutavam todos por uma França livre e queriam terminar o que diziam ser um “governo fantoche” liderado por Pétain na sua França. Jeannot, que era Raymond, e seu irmão Claude, vêem-se “obrigados” a entrar para a Resistência, pois, sendo adolescentes judeus, a sua vida em França não tinha sido das melhores e, com a chegada de Pétain ao poder, seus pais acabariam por ser enviados para os campos de concentração nazis na Alemanha. Como tal, também eles se sentiram revoltados e “aptos” para lutar contra o futuro dos seus pais e dos milhares de outros por essa França fora. Ironicamente, a França havia sido divido em duas partes (norte e sul). A norte estava ocupada pelos Alemães e a Sul (parte livre) as condenações a comunistas e judeus, as leis contra liberdade de expressão, os condicionalismos por parte do poder à população acabariam por aumentar, acabando também a Milícia por patrulhar, constantemente, as ruas do Sul de França. Como referi anteriormente, Raymond e Claude acabariam por se juntar à Resistência, mais propriamente, à 35ªBrigada “sedeada” em Toulouse. Esta, e tantas outras, tinham por objectivo

principal combater nas ruas das cidades francesesas, lutar contra as Milícias, provocar pequenos motins, chamar a atenção da população (fugindo sempre às represálias das Milícias e mudando, constantemente, de identificação), recuperar mercadoria, passar mensagens e, se fosse esse o caso, matar um qualquer Miliciano ou um Chefe de Governo (incluindo os diferentes Ministros e os Comandantes das Milícias). Como se pode constatar ao longo do livro, esta adolescência não é,por um lado, desejável a ninguém porque todos estes jovens acabaram privados de um dos períodos mais importantes das suas vidas, a adolescência. Por outro lado, e apesar de estarem longe das famílias, longe de quem os amava, dão a entender que a sensação de luta por algo que consideramos ser benéfico para a sociedade, a constante roda vida a que estes jovens foram sujeitos, parece dar ao leitor uma sensação de invenja, pois, as emoções seriam, certamente, as sensações mais distintas e mais brilhantes da história de cada um. Nas diferentes brigadas, existiam “camaradas” franceses, polacos, húngaros, polacos, italianos, espanhóis, ou seja, apesar de Pétain e outros (nomeadamente chefes da Milícia) os considerarem apátridas, o sentimento de Francês para com os outros existia e todos confiavam nesse mesmo sentimento. Não havia discussões por serem ou não imigrantes, por serem ou não judeus, por serem pretos, brancos,

Page 40: Edicao3 - 2009/2010

Nº3- Ano lectivo 2009/2010 – Janeiro/Fevereiro

40

PáginasTantas - nº3 – Março de 2010

amarelos ou por deixarem de o ser, pois, nesse momento, nada disso importava. O que importava era o futuro do país, e era para isso que todos “trabalhavam”. “Trabalhavam” em prol do país. Outro dos sentimentos presentes no livro, é o desejo de amar. Com a confiança, e por se tratarem de adolescentes, os rapazes e raparigas que entravam nas diferentes brigadas acabariam muitos por se apaixonar, mas, por estarem dentro das diferentes Brigadas, não se poderiam apaixonar, e todos os sentimentos em redor do amor eram imediatamente “eliminados” pelo chefe da Brigada, que acabaria por os trocar de lugar ou até de cidade. Qualquer pormenor poderia comprometer o secretismo das Brigadas e da Resistência, portanto, nada poderia correr mal e todos esses “erros” teriam, necessariamente, de ser eliminados. Uma das figuras referidas, constantemente, ao longo da obra é o nome de Marcel Langer. Um jovem comunista polaco, cuja família ver-se-ia obrigada a emigrar para a Palestina por causa dos constantes ataques à integridade pessoal das políticas e dos actos anti-semitas, que acabaria por morrer na prisão de Saint-Michell (Toulousse). Todos os elementos da 35ªBrigada o admiravam devido à sua coragem e, por não ser Francês, representava o espírito de união entre os diferentes povos. Esta herança, transmitida de pai para filho (a história é contada com leveza mas com muita emoção, pois,

o pai do romancista, não conseguira até à data contar-lhe o que se passara em França durante a ocupação Nazi e durante o período da II Guerra Mundial) é-nos contada sobre um país que, também ele, foi vítima de um dos ataques mais violentos (a todos os níveis) ao povo. O livro tenta, também, descrever as condições desumanas das prisões que eram “atribuídas” aos Resistentes, aos Judeus, aos estrangeiros e a tantos outros, as condições desumanas existentes nos combois que transportavam as pessoas para os campos de concentração na Alemanha e o sofrimento diário e sentido em todo o cidadão comum no mais ínfimo pormenor do quotidiano, aquando da liberdade de expressão e de opinião. Esta é, não só uma história verídica, como é também uma história de milhares de Resistentes que ainda hoje lutam por esse Mundo fora. É, portanto, uma história de liberdade, uma história de mais uns “filhos da liberdade”.

Ricardo Farinha, 12ºI

Ficha técnica: Colaboraram nesta edição: Prof.ª Lurdes Fonseca, Beatriz Esteves, Joana

Ribeiro, Marisa Carrasqueira, Joana

Rodrigues, Rita Antunes, Leonor Neto, Diana

Branco, Neuza Amaral, Fernanda António,

Miguel Angelo Oliveira, Micaela Ferreira,

Bárbara Lourenço, Ana Catarina Serra, Anna

Carolina Luzia, Catarina Lima, Sara Malheiro,

Gonçalo Bonifácio, Vanessa Barros,

Marjolene Serra, Rita Valentim, David

Mestre, Guilherme Cerqueira, João

Carrasqueira, Tatiana Costa, Ricardo Farinha.

Coordenação: Luísa Lopes