edição nº 81 - novembro/2012

8
Ano VIII - Nº 81 - Novembro de 2012 Distribuição Gratuita Ainda nesta edição: Almoço da Amizade na Savisc A Sociedade Amigos da Vila São Caetano (Savisc) promove no dia 25 de novembro (domingo), a partir das 12h, em sua sede na Praça Simões Lopes Neto, 89 (ao lado do Hospital Espírita), o Almoço da Amizade. No cardápio, coxa e sobrecoxa, massas, polenta e sobremesa, com a animação musical de Luiz Lima. Ingressos a R$ 16,00 podem ser reservados com Daniel (8413.4680) e Nilton (3336.7625). A comunidade se reuniu em almoço festivo, dia 11 de novem- bro, no salão de festas da Paróquia da Ascensão da Igreja Episcopal Anglicana, para comemorar os 25 anos de sacerdócio do padre Enri- que Illarze. Estiveram presentes convidados e amigos, num encontro de alegria e emoção. (Pág. 4) 25 anos de sacerdócio de padre Enrique A N U N C I E CCBG premia campeões de futebol (Página 3) Exercícios na 3ª idade repercutem no cérebro (Página 7)

Upload: nosso-bairro

Post on 08-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Edição de Novembro/2012 do Jornal Nosso Bairro. A publicação circula nos bairros Alto Teresópolis, Cavalhada, Glória, Medianeira, Nonoai e Teresópolis, em Porto Alegre (RS).

TRANSCRIPT

Page 1: Edição nº 81 - Novembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 81 - Novembro de 2012

Ano VIII - Nº 81 - Novembro de 2012 Distribuição Gratuita

Ainda nesta edição:

Almoço da Amizade na SaviscA Sociedade Amigos da Vila São Caetano (Savisc) promove no dia 25 de novembro

(domingo), a partir das 12h, em sua sede na Praça Simões Lopes Neto, 89 (ao lado doHospital Espírita), o Almoço da Amizade. No cardápio, coxa e sobrecoxa, massas, polentae sobremesa, com a animação musical de Luiz Lima. Ingressos a R$ 16,00 podem serreservados com Daniel (8413.4680) e Nilton (3336.7625).

A comunidade se reuniu em almoço festivo, dia 11 de novem-bro, no salão de festas da Paróquia da Ascensão da Igreja EpiscopalAnglicana, para comemorar os 25 anos de sacerdócio do padre Enri-que Illarze. Estiveram presentes convidados e amigos, num encontrode alegria e emoção. (Pág. 4)

25 anos de sacerdócio de padre Enrique

A

N

U

N

C

I

E

• CCBG premiacampeões defutebol (Página 3)

• Exercícios na 3ªidade repercutem nocérebro (Página 7)

Page 2: Edição nº 81 - Novembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 81 - Novembro de 2012

comunidade do bairro Teresópolis se associaà alegria dos organizadores da novena deNossa Senhora da Saúde, padroeira da paró-

quia de mesmo nome. Haverá várias missas festivas,inclusive com a presença da cantora Isabela Fogaça,além de procissão luminosa e motorizada durante osdias da novena, culminando com um almoço festivo.Moradores estão sendo convidados a ornamentar suascasas para a passagem da santa, numa profissão defé e demonstração de muita alegria e emoção.

A editora

Jornal Nosso Bairro é um informativo do bairro Teresópolis eadjascências, com periodicidade mensal e distribuição gratui-ta, editado pela Oficina de Comunicação.

Contatos editoriais e publicitários:Fones - 51 3336.1862 / 9143.1546E-mail - [email protected] Social: www.facebook.com/jornalnossobairro

Jornalista Responsável:Eliana Freitas Mainieri - MTB 4665/RS

Estagiário de Jornalismo: Alysson Freitas Mainieri

Projeto Gráfico e Design:José Francisco Alves - Fone - 51 9941.5777

Comercialização Publicitária:Oficina de Comunicação

Impressão: Zero Hora

Tiragem: 10.000 exemplares

Distribuição: gratuita

Os artigos e colunas assinados são de inteira responsa-bilidade de seus respectivos autores.

02

A

Festejando

Nossa Senhora

As festas de fim de ano se aproximam, e junto delasos riscos de comprometerem a sua imagem construída du-rante uma caminhada dentro da empresa em que você tra-balha. São momentos de alegria e descontração, mas épreciso ter cuidado para não exagerar e passar vergonhajunto dos amigos, familiares e colegas de trabalho, poiseste momento pode deixar marcas irreparáveis.

Festa de confraternização não é motivo para co-meter excessos, mesmo no momento de descontração épreciso estar atento aos modos, pois o profissional temuma imagem a zelar. "Mulheres precisam cuidar princi-palmente com decotes e roupas curtas demais mesmoque a festa seja em um lugar mais descontraído", e ouso de bebida deve ser muito controlado neste momen-to. "Vale a máxima do 'se beber, não dirija. Além dofator de risco ao volante, a bebida pode relaxar a pes-soa a ponto dela falar algumas 'verdades' que jamaisdiria se não estivesse embriagada".

Esse é o momento de se falar sobre assuntos ame-nos, sem ser desagradável; conversas sobre futebol, semcriticas a times adversários, filhos ou esportes. Qual-quer assunto agradável é bem vindo, portanto, religiãoe política devem ser deixados para outra ocasião. Deixeos assuntos internos da empresa para serem tratadosdentro do âmbito dela mesma, pois a ideia da festa éintegrar os funcionários, e não causar constrangimen-tos ou desavenças no grupo.

Faça das festas de final de ano da sua empresaexcelente oportunidade para se socializar, principalmen-te com colegas de outros setores. "Conversar com cole-gas de ambos os sexos ajuda a evitar comentários mali-ciosos", faz com que você se torne uma pessoa simpá-tica e sem outros interesses, além de passar a imagemde que você é um modelo de ótimo colega de trabalho.Além de manter sua conduta, você estará garantindo obem estar de seus colegas, e isto vai repercutir na suaimagem dentro da empresa.

Boas festas de fim de ano!

Soyla Cidade – Cerimonialistawww.facilitareeventos.com.br

Boas maneiras em

festas de final de ano

Nosso VídeoProduções Digitais

Educação

Marista Assunção

promove 3º Encontro

Família e Escola

No sábado, 10 de novembro, no auditório do ColégioMarista Assunção, ocorreu o 3º Encontro Família e Escola. Oevento, gratuito e aberto à comunidade, teve por objetivofazer uma reflexão sobre temas atuais que envolvem o rela-cionamento entre pais e filhos.

Nesta 3ª edição, o tema abordado foi a Exposição nasRedes Sociais, com a proposta de refletir sobre o impactodos conteúdos postados em redes sociais, como Facebook eTwitter. Também foram apresentadas, a partir de exemploscotidianos, dicas e alertas para as armadilhas da Internet,vício em computador e ciberbullying. Os palestrantes con-vidados foram Tiago Luís Rigo, especialista em MarketingEstratégico pela ESPM, graduado em Comunicação Social –Jornalismo, atuando com Instituições de Ensino há sete anos.Atualmente, coordena o Núcleo de Conteúdo da Assessoriade Comunicação e Marketing da Rede Marista de Colégios eUnidades Sociais, e Lidiane Amorim, Doutoranda em Comu-nicação Social pela PUCRS, possui Mestrado em Comunica-ção pela mesma universidade e graduação em ComunicaçãoSocial, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal deSanta Maria. Desde 2007 atua na Rede Marista, atualmenteé Assessora de Comunicação Corporativa.

A Associação dos Ex-Alunos do Colégio Cruzeiro doSul continua se reunindo mensalmente e programando açõesque não deixam morrer a história da tradicional escola,que em 2012 comemora seu centenário. Dia 15 de setem-bro foi realizado o Jantar-Baile anual, no Salão Versaillesdo Teresópolis Tênis Clube, festejando o Dia do Ex-Aluno.O Colégio Cruzeiro do Sul foi fundado no longinquo dia 3de maio de 1912, pelo Missionário Norte Americano, Rev.Dr. Willian M.M. Thomas, acreditado pastor da Igreja Epis-copal Brasileira. No jantar desse ano acorreram aproxima-damente 200 pessoas, as quais na sua grande maioria,dançaram e se divertiram até a madrugada. Embora a es-cola tenha encerrado as suas atividades em 2003, perma-nece viva nos corações de seus ex-alunos, lembrando aspalavras do Hino do Colégio:

"E lembremos mais tarde saudosos, / sob o céu doBrasil sempre azul, / que aprendemos a ser virtuosos / noColégio Cruzeiro do Sul".

Homenagem de ex- alunos

ELIA

NA

MA

INIE

RI

Editorial

DIV

ULG

ÃO

DIV

ULG

ÃO

DIV

ULG

ÃO

ANUNCIE

33361862

Page 3: Edição nº 81 - Novembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 81 - Novembro de 2012 03

E-mail: poa.acbt@gmail.comwww.portalteresopolis-acbt.blogspot.comwww.facebook.com/poa.acbt

A ACBT NO BAIRRO TERESÓPOLIS

01) A (in)segurança no bairro - Já faz algum tem-po que estamos notando um aumento da inseguran-ça no bairro. Assaltos em frente a bancos a pessoasque acabaram de fazer saques, ou a pessoas que che-gam de carro a seus lugares de trabalho e são ataca-das na via pública, e roubadas. Nesse sentido, na Av.Ludolfo Boehl tem acontecido esse tipo de situa-ção. Não temos mais policiamento ostensivo e issodeixa o espaço cidadão do bairro, livre para que mal-feitores o ocupem, e nós, vizinhos, soframos asconsequências. E a Brigada Militar, que não aparecepor nenhum lado. Somos cientes que assalto na ruanão dá manchete nos jornais, sabemos também daendêmica falta de pessoal e/ou de viaturas, mas pe-dimos a sensibilização dos Comandos da BM para fa-zerem sua parte perante essas situações.

02) Falecimento de antigo comerciante do bairro- O Sr. Rogério Victorino da Cunha (*7/7/58 e +29/10/12) faleceu após longa e penosa doença. Antigocomerciante no bairro, estabelecido com uma Lojade Persianas na Av. Teresópolis, perto da Av. LudolfoBoehl (Loja Dois Irmãos), e apoiador do trabalho daACBT no bairro, junto com sua irmã, a Sra. Jussara daCunha Parussini, quem também é membro da ACBT efaz parte de seu Conselho Fiscal. A Diretoria da ACBTfaz chegar por este meio à viuva e filhos de Rogériosuas condolências por tão grande perda.

03) Lixo Descartável - Na edição anterior forampassadas dicas sobre resíduos de óleo de cozinha.Nesta edição serão tocados os temas de LâmpadasFluorescentes e de Pneus. As lâmpadas devem serdevolvidas para as lojas que as comercializam, pre-ferencialmente onde foram adquiridas. Em nossobairro, no Supermercado Nacional aceitam-se fluo-rescentes que ele depois encaminha para seu desti-no final. A Técnica em Meio Ambiente (CREA-RS180649) e vizinha do bairro, Srta. Fernanda Giordani,destaca com muita clareza e fundamento os cuida-dos que devemos ter com relação às lâmpadas fluo-rescentes e seu descarte consciente. O mesmo émuito regimentado devido à presença de mercúrionas mesmas. Este é um metal pesado, cancerígenoe de efeito cumulativo no organismo. Por isso, es-sas lâmpadas não devem ser quebradas nem arma-zenadas em qualquer lugar. A lei estabelece quefabricantes, vendedores e consumidores são igual-mente responsáveis pelo correto e consciente des-carte delas, e que o mesmo deva ser feito por em-presas licenciadas. O positivo no seu uso é um con-sumo menor de energia, mas lembremos que umasó fluorescente pode contaminar 20.000 litreos deágua! Para mais esclarecimentos, contactar a Srta.Giordani, que como Técnica em Meio Ambienteserá capaz de nos auxiliar da melhor forma. Seue-mail é: [email protected]. Quanto aPneus: podem ser devolvidos em qualquer umadas capatazias do DMLU. Para saber a mais pertode você, é preciso ligar para o 3289-6979.

04) Paróquia da Na. Sra. da Saúde - Em 16 denovembro começam os preparativos para a cele-bração da Padroeira da Paróquia Na. Sra. da Saúde,com o início da novena. Nesse dia, a celebração daSanta Eucaristia, às 20 horas, será prestigiada peloCoral Docemar, do bairro, junto com o Grupo Jo-

vem de Cordas. Como é usual, além da preparaçãoespiritual para a festa mariana, haverá um almoçofestivo comunitário. Esta coluna deseja sucesso nasfestas patronais dessa paróquia de nosso bairro.

05) Coral Docemar - Foi um sucesso o Encontro deCorais no Vale Véneto, do qual participou nosso Co-ral Docemar, que já faz alguns anos está em nossobairro, e é dirigido pelo Maestro Iraní Mariani. Co-meça no fim do ano um período de apresentações:Paróquia Medianeira, Lar das Irmãs da Congregaçãode Santa Catarina, Paróquia de Na. Sra. da Saúde,contando com a presença dos jovens músicos do Gru-po de Cordas Juvenil. Desejamos sucesso nas suasapresentações. O Coral funciona na Av. Ludolfo Boehl, 405, e tem ensaios nas segundas e quintas, às 19horas. Interessados em fazer parte, apresentar-senesses dias e horário para falar com o regente docoral.

06) Almoço Mensal na SAVISC - No domingo, 25 denovembro, ao meio –dia, acontecerá um galeto comsalada, boa música de Luiz Lima e amizade na sededa Savisc, à Praça Simões Lopes Neto, em nosso bair-ro. Convidamos o pessoal a participar, já que esteserá o último almoço deste ano, e desejamos à Asso-ciação irmã sucesso na sua promoção.

07) Conservatório Palestrina - Funciona na Av.Ludolfo Boehl , 325, para ensinamento de músicaem diferentes instrumentos. Contatos no local oupelo site: [email protected].

08) Almoço Jubilar na Paróquia Episcopal daAscensão - No domingo, 11 de novembro, foi re-alizado um galeto festivo no Salão da ParóquiaEpiscopal de nosso bairro, mais uma parceria daACBT com essa Instituição, que já vem de váriosanos e que tem sido de benefício para todos. Nafesta aproveitou-se a ocasião para celebrar o Ju-bileu de Prata sacerdotal de seu Pároco, o Pe. En-rique Illarze, oasb. Foi um momento de distensão,de encontro, de boa música, de amizade, deecumenismo em ação: algo que nosso bairro pre-cisa, e com urgência. O salão estava cheio deamigos e conhecidos, que prestigiaram o evento ecumprimentaram ao Pe. Enrique: o Pe. Padilha daParóquia Católico-Romana, a Junta Paroquial e aComissão de Damas da Paróquia da Ascensão, asDiretorias da ACBT e da SAVISC, o Dep. CassiáCarpes com sua esposa, o Regente do Coral Docemare sua esposa, comerciantes, profissionais e bonsamigos. Nos foi pedido pelo Padre Enrique agra-decer a todos/as os que fizeram isso possível, essebom momento comunitário em nosso bairro.

09) Estúdio de Gravação - Lembramos aos nossosleitores da presença de um estúdio profissional degravação em nosso bairro: FLYAUDIO, à Av. LudolfoBohel, 325. Nele existem também cursos de áudio euma produtora de áudio. Seu site: http://www.flyaudio.com.br/. Fones: 3227.2398 ou3317.1717.

Enrique Illarze, Jornalista. MTB/RS: 15335

Coluna ACBT

Comunidade

Diretoria do CCBG premia

vencedores do 2º Campeonato

Ruy Barbosa de Futebol

2º Campeonato RuyBarbosa de Futebol,iniciado em 27 de maio,

reunindo sete equipes de vetera-nos (mais de 40 anos) da regiãoGrande Glória, teve encerramentofestivo dia 28 de outubro, no Cen-tro Comunitário do Bairro Glória(CCBG). A diretoria do CCBC,organizadora do evento, atravésdo presidente Luiz Brigadiano, edos diretores Mario Gomes, VilmarPires, Plauto Soligo, RobertoD’Lima e Vivaldo Teixeira, entre-gou a premiação dos classificadosdo 1º ao 4º lugar.

Na rodada final jogaram o 1ºcontra o 4º lugar e o 3º contra o 2ºlugar, sagrando-se campeã a equipePorto Masther. Em 2º lugar ficou aequipe Os Metralhas; em 3º Garotosda Glória, e em 4º Academia da Gló-

ria. Participaram do Campeonato ain-da as equipes Ponto 40, Jardim Eu-ropa e Graciliano Ramos, esta últi-ma sendo destacada por participarde 14 jogos, vencendo dois e semnunca faltar, cumprindo com o ob-jetivo principal de participar.

Os classificados receberam tro-féus e medalhas, inclusive para oGoleador (Paulo Cesar Poeg – Os Me-tralhas) e Goleiro Menos Vasado(Adroaldo “Aranha” – Garotos da Gló-ria). O evento teve o apoio da Se-cretaria Municipal de Esportes, re-creação e Lazer (SME), que patroci-nou 6º medalhas, e de Bruno Roth(Farmacolândia- Av. Oscar Pereira).

Na parte da tarde teve prosse-guimento o 3º Campeonato ForçaLivre. Entre as metas da atual dire-toria do CCBG estão a construção decanchas de bocha e de vôlei.

O

FO

TO

S:

JOR

GE E

UC

LID

ES

Porto Masther - 1º lugar

Os Metralhas - 2º lugar

Page 4: Edição nº 81 - Novembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 81 - Novembro de 201204

A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Especial dos Direitos Animais(Seda), realiza no próximo dia 6 de dezembro o 3º Fórum de Debates sobre Políticas deProteção aos Animais. O evento inicia-se às 14 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa(Praça Marechal Deodoro, 101 – 3º andar), com as presenças do prefeito José Fortunati, daprimeira-dama Regina Becker, do secretário Urbano Schmitt, e dos presidentes do Parla-mento gaúcho, Alexandre Postal, e da Câmara de Vereadores, Mauro Zacher.

Entre os palestrantes está o ex-deputado e um dos fundadores do Partido Verde,Fernando Gabeira, e o médico-veterinário Alexander Biondo, professor da UniversidadeFederal do Paraná (UFP) e dos Departamentos de Patobiologia da Universidade de Illinois(EUA) e de Patobiologia Comparada da Universidade de Purdue (EUA).

Serão debatidos temas como as competências dos poderes públicos com os DireitosAnimais, os mutirões de esterilização de cães e gatos e as experiências nos abrigos deanimais nos Estados Unidos que podem ser implementadas no Brasil. As inscrições para oFórum já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] informações pelo telefone (51) 3289.3664.

Abertas as inscrições para

Fórum de Proteção aos Animais

No próximo dia 5 de dezembro, o Pro-grama de Inclusão Produtiva de Conduto-res de Veículo de Tração Animal e de Veí-culos de Tração Humana (VTAs e VTHs, ou,como são popularmente conhecidos, car-roças e carrinhos) receberá um impulso sig-nificativo para oferecer melhores condiçõesde vida e de trabalho às pessoas que atu-am na área de reciclagem de resíduos sóli-dos. Na data, será assinada a parceria en-tre Prefeitura de Porto Alegre e Banco Na-cional de Desenvolvimento Econômico eSocial (BNDES). Com a parceria, a iniciati-va receberá um aporte de recursos de R$18 milhões nos próximos quatro anos, sen-do 50% do valor de responsabilidade decada uma das duas instituições.

O programa também passará a ter novadenominação: Todos Somos Porto Alegre –Programa de Inclusão Produtiva naReciclagem. A estimativa é de 1,8 mil famí-lias sejam beneficiadas com a iniciativa,sendo 1,2 mil famílias de carroceiros,carrinheiros e catadores, mais 600 famílias

vinculadas a unidades de triagem, num to-tal de 5,4 mil pessoas. Além de cumprir oque está determinado pelo decreto 16.638,de 9 de março de 2010 – que prevê a retira-da gradativa de carroças e carrinhos de Por-to Alegre –, a ação pretende principalmen-te combater um dos últimos redutos damiserabilidade na cidade, ligada ao setor dereciclagem de resíduos sólidos.

Com o Todos Somos Porto Alegre, aPrefeitura e os parceiros – o programa jáconta com a participação de Braskem – atu-am para assegurar qualificação profissionale inserção no mercado formal de trabalho,além de oferecer garantia de direitos aoscondutores de VTAs e VTHs para qualificar agestão e operação das unidades de triagem.O programa já está em andamento desde2010, quando foi regulamentado. No mo-mento, está sendo realizado o cadastramentode trabalhadores e famílias contempladaspela ação. Também já tiveram início as açõesde qualificação profissional, traduzidas prin-cipalmente pela oferta de cursos.

Programa de redução de carroças

e carrinhos recebe recursos

Comunidade

DIV

ULG

ÃO

Padre Enrique Illarze: 25 anos de sacerdóciocarisma de padre EnriqueIllarze levou cerca de 200pessoas ao almoço come-

morativo aos seus 25 anos de sacer-dócio, dia 11 de novembro, no sa-lão de festas da Paróquia da Ascen-são, da Igreja Episcopal Anglicana,no bairro Teresópolis. Foram inúme-ros abraços, presentes e manifesta-ções de carinho da comunidade queo acolheu há quase 10 anos. Entreos convidados estavam o bispoHumberto Maiztegui, uruguaio comoo padre Enrique, que assumirá a pa-róquia no próximo ano; o padre Le-andro Padilha, da Paróquia NossaSenhora da Saúde; o deputado esta-dual e morador do bairro, CassiáCarpes; o presidente e o vice-presi-dente da Associação Comunitária doBairro Teresópolis (ACBT), respecti-vamente Nei Colombo e PedroPandolfo, e o presidente da Socie-dade Amigos da Vila São Caetano(Savisc), Daniel Flores, e outros.

O trabalho desenvolvido porpadre Enrique em sua paróquia eentre a comunidade, e a necessi-dade de continuidade desse tra-balho foram destacados duranteo almoço, que culminou com o pa-rabéns a você e o corte do bolo,que teve também teve o patrocí-nio do padre Padilha.

Um militar quevirou sacerdote...

Nascido em 17 de janeiro de1945, em Montevidéo (Uruguai),Enrique Illarze foi o único filho docasal Fausto Enrique e Maria JuanaIllarze, já falecidos. Sua trajetória

profissional teve início numa fábri-ca de têxteis, onde ingressou comooffice-boy e após uma interrupçãopara passagem pelo Exército (em1970 graduou-se como subtenentena arma da Artilharia e lecionoucomo instrutor de Topografia e Le-gislação Militar), ao retornar pas-sou por funções administrativas,além de fazer cursos de aperfeiçoa-mento nas áreas de métodos, pro-dutividade, seguridade industrial,legislação trabalhista, custos e re-cursos humanos. Paralelamente fa-zia o curso de Direito na Universida-de de La República, em Montevidéo,onde graduou-se e recebeu o títulode Doutor em Direito e Ciências So-ciais. Esses cursos técnicos, mais ode Direito, o levaram a cargos dechefia nessas áreas.

Com pais católicos e tendo es-tudado em colégio de padres, com24 anos passou a frequentar a igrejade forma eventual, descompromis-sada, mas foi somente em 1987 quesaiu da empresa têxtil para ingres-sar no sacerdócio, sendo ordenadosacerdote por Dom Richard Cutts, naCatedral de São João Batista, emBuenos Aires, com 42 anos de ida-de. E em meados de 1988 partiu parafazer aperfeiçoamento em Teologia,no Seminário St. John's, na cidadede Nottingham, no centro da Ingla-terra, onde ficou até fins de 1989.

Em seu roteiro de viagens comosacerdote voltou à Inglaterra, em1992, 1995 e 1998, esteve na Fran-ça, Bélgica, Espanha e Algarves, echegou até Cingapura, em 1995.Retornou a Montevidéo e ficou como

padre ajudante na Catedral daSantíssima Trindade, em Montevidéo,até julho de 1992, quando veio parao Brasil. Em 1° de agosto de 1992recebeu a carta de obediência dobispo Dom Gastal, para assumir aÁrea Sul-Catarinense, com matriz emAraranguá e atendendo a duas co-munidades nessa cidade, mais a Pa-róquia de Páscoa, em Praia Grande;a Missão do Divino Salvador, em Tor-res, e a Missão da Santa Cruz, emFlorianópolis. Permaneceu lá até fe-vereiro de 1998 e deixou grandesamigos, dentro e fora da Igreja.

DiversificaçãoEm 1° de março de 1998, pa-

dre Enrique Illarze assumiu a Paró-quia da Benção Divina, em São Fran-cisco de Paula, e a Missão de SãoPedro, em Canela, onde permane-ceu até fevereiro de 2003. “Foramcinco estupendos anos de trabalho,não só dentro da Igreja, mas emtoda a cidade de São Xico:ecumenismo com as Igrejas Católi-ca e Luterana, presidente do Con-selho Comunitário de Assistência aoPresídio da cidade, fiz parte do Con-selho Municipal da Saúde, fui Cape-lão do Presídio, professor voluntáriode Espanhol para o Presídio e paraas escolas isoladas da rede munici-pal de ensino, além de desempenhara rotina na vida de um padre: mis-sas, reuniões, cursos de bíblia, cele-brações comunitárias”, revela.

Durante seu trabalho em SãoFrancisco de Paula, ele realizouMestrado em Teologia, especializan-do-se em Liturgia. Em março de 2003

foi nomeado para a Paróquia da As-censão, em Porto Alegre, onde estáatualmente e atende também, se-manalmente, como Capelão no Me-nino Deus Residencial Senior (RuaBarbedo, 251). Durante o tempo emPorto Alegre continuou estudando,e em 2006/7 fez a Pós-Graduaçãoem Arte Sacra, na PUC, e em 2010iniciou o Doutorado em Teologia, naFaculdade Luterana de São Leopoldo(EST), onde em fevereiro defenderásua tese doutoral. “Uma grande res-ponsabilidade foi a da presidênciado Conselho de Ensino Religioso doRS, cargo ocupado de 2003 a 2009,e que o levou a viajar por todo oEstado realizando cursos e pales-tras sobre esse tema. Na Dioceseda Igreja Anglicana coordenou asComissões de Liturgia e Música,Ecumenismo e atualmente a de Ar-quitetura e Arte Eclesiástica.

No bairro Teresópolis, integra

o Conselho Fiscal da Associação Co-munitária do Bairro Teresópolis(ACBT), desde sua chegada ao bair-ro. Também integra o Coral Docemar,na Av. Eng. Ludolfo Bohel, 425, re-gido pelo Maestro Iraní Mariani, des-de 2007. Acostumado a seguir re-gras e limites desde muito jovem,padre Enrique Illarze é um homemalegre e brincalhão, que adora cine-ma, leitura, e ouve música clássicadesde que acorda até a hora de dor-mir. Por onde passa faz vários ami-gos, que promete visitar em visitasocasionais ao Brasil após o segundosemestre do próximo ano, quandoao 68 anos, por norma da Igreja,deixará de ser pároco para voltar aMontevidéo e voltar a viver no pe-queno apartamento que ládeixou,tendo que se reambientare seu país de origem, já que hojese considera “um estrangeiro noBrasil e no Uruguai”.

O

ELIA

NA

MA

INIE

RI

Page 5: Edição nº 81 - Novembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 81 - Novembro de 2012 05

Culturais

os meses de novembro e dezembro, oCentro de Referência do Teatro de Bo-necos do RS (CRTB-RS) oferece diver-

sas opções em oficinas, com experientes pro-fissionais da área. A oferta inclui a oficina dedramaturgia, com Jorge Rein; letramento e (re)significação de imagens, com Charles Kary;workshop de teatro de sombras, com a Cia.Teatro Lumbra / Clube da Sombra e a oficinade bonecos em espuma com Dênis Moreira.

Todas as atividades ocorrerão na Ciade Arte, Rua dos Andradas 1780. Inscri-ções: na portaria da Cia de Arte, e-mail:

Centro de Referência do Teatro de Bonecos recebe inscrições para oficinas na á[email protected] -eFace: Semana Teatro Bonecos.

Confira, a seguir, o calendáriode oficinas oferecidas pelo Centro deReferência do teatro de Bonecos paraos próximos meses:

* OFICINA DE DRAMATURGIAPARA TEATRO DE BONECOS, com Jor-ge Rein - Dias 10, 17 e 24 de novem-bro, sábados, das 14h às 18h. Indi-cado para adultos interessados no as-sunto. Duração: 12h. Investimento R$ 100,00;

*TEATRO DE SOMBRAS, LETRAMENTO E

(RE) SIGNIFICAÇÃO DE IMAGENS,com Charles Kary - Dias 10,17 e 24de novembro, sábados, das 14h às18h. Indicado para adultos interes-sados no assunto, professores, in-teressados em noções básicas dedesenho. Duração: 12h. Investi-mento R$ 100,00;

* WORKSHOP DE TEATRO DESOMBRAS com a Cia Teatro Lumbra/ Clube da Sombra -Dia 28 de no-

vembro, quarta, das 19h às 22h. Indicadopara adultos interessados no assunto. Du-

ração: 3h. Gratuito;* OFICINA DE BONECOS EM ESPUMA PARA

TEATRO DE BONECOS, com Dênis Moreira - Dias1º, 8, 15 e 22 de dezembro, aos sábados, das14h às 18h. Indicado para crianças e adoles-centes. 10 vagas. Duração: 16h. InvestimentoR$ 100,00.

Para mais informações acesse: http://centrodereferenciadeteatrodebonecosrs.com

Realização:Centro de Referencia de Tea-tro de Bonecos do Rio Grande do Sul e Fundode Apoio à Cultura do Governo do Estado doRio Grande do Sul (FAC).

N

DIVULG

AÇÃO

Page 6: Edição nº 81 - Novembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 81 - Novembro de 201206

Até o final do ano o Inmetro irá publicarportaria que estabelece novas regras para afabricação de centrífugas de roupas com capa-cidade para até 10 quilos. Com a regulamenta-ção, o consumidor terá acesso, por meio daetiqueta do instituto que será fixada noeletrodoméstico, a informações sobre a efici-ência energética do aparelho. Desta forma,poderá levar em conta na hora da compra o quanto o equipamentoconsome de energia, além da marca e preço.

As centrífugas são para quem não tem máquina de lavar outem tanquinho em casa. O aparelho serve como complemento, paracentrifugar as roupas, retirando o excesso de água e fazendo comque sequem mais rápido ao irem ao varal.

O texto da portaria está disponível para consulta no site doInmetro até o dia 25 de novembro, para que consumidores, fabri-cantes e lojistas enviem críticas e sugestões. Para participar, cliqueaqui. Todas as sugestões serão analisadas e, se consideradas perti-nentes, acolhidas pelo instituto.

De acordo com o coordenador do Programa Brasileiro deEtiquetagem (PBE) do Inmetro, Marcos Borges, o pedido de regula-mentação para as centrífugas de roupas partiu dos próprios fabri-cantes, para que os modelos produzidos no Brasil tenham uma dife-renciação em relação aos importados. Mas não foi só isso. A medidasegue uma tendência do instituto, que vem certificando eletrodo-mésticos para que trabalhem mais com menos energia e se tornemmais seguros. Recentemente, foram anunciadas regulamentações paraas máquinas de lavar roupas e fornos e fogões a gás.

— O Inmetro é uma parabólica e está sempre atento às neces-sidades dos consumidores, entidades de defesa do consumidor efabricantes, além do Procel (Programa Nacional de Conservação deEnergia Elétrica da Eletrobras). E eles sinalizaram que este equipa-mento também necessita de regulamentação.

Segundo Marcos Borges, para receber o selo do Inmetro e estarno mercado a centrífuga terá de passar por ensaios de segurançaelétrica - não poderá oferecer risco de choque, superaquecimento ecurto circuito aos consumidores -, informar quanto consome de ener-gia elétrica em relação ao trabalho que faz - em quilowatts por ciclo- e o consumo quando está no modo stand by - em quilowatts/hora-, ou seja, conectada à rede elétrica, mas desligada.

— Em média, o gasto mensal na conta de luz com umeletrodoméstico em stand by varia entre R$ 1 e R$ 2 — alerta ocoordenador do Inmetro.

A partir da publicação das novas normas, o que deve ocorrerno final deste ano, os fabricantes e importadores terão 24 mesespara se adequar e passar a fornecer ao comércio apenas centrífugascom a etiqueta do Inmetro. A partir disso, os comerciantes terãomais seis meses para escoarem os estoques antigos. Desta forma, aaplicação das novas normas devem chegar ao consumidor, de mododefinitivo, apenas em julho de 2015.

(Fonte: O Globo)

Centrífugas de

roupas terão o

selo do Inmetro

Fique Alerta!Direitos do consumidor

“O aluno-aprendiz de esco-la técnica tem direito de contaro período destinado à aprendi-zagem como tempo de serviçopara fins previdenciários’. Esse foio entendimento unânime da Sex-ta Turma do Superior Tribunal deJustiça (STJ).

O segurado do INSS que pre-tende a aposentadoria e que es-tudou em escola técnica ou agrí-cola, bem como os que foram alu-no-aprendiz do SENAI, têm direi-to a integrar esse tempo na con-tagem para a aposentadoria, so-licitando junto ao INSS a inclu-são deste período. Caso o segu-rado já esteja recebendo o bene-fício da aposentadoria ou pensãopor morte, pode buscar a revisãodo valor deste benefício bemcomo as diferenças dos últimoscinco anos. Cabe salientar que a

viúva pensionista, assim como afamília pensionista de seguradofalecido que era aluno aprendiz,também têm direito a essa inclu-são de tempo.

Porém, deve-se observar aterminologia e diferenciar aluno-aprendiz de empregado-aprendizpara não ter o direito negado peloINSS, uma vez que e o Institutonão reconhece o tempo de aluno-empregado. Aluno aprendiz éaquele que estuda na própria es-cola onde aprende, já o aluno-em-pregado é aquele que estuda nainstituição, mas trabalha em umaempresa vinculada a escola.

A comprovação de vínculocomo aluno aprendiz depende daépoca que a atividade foi exer-cida. Porém, para facilitar, o INSSaceita uma certidão que compro-ve o vínculo empregatício e re-

tribuição pecuniária à conta doOrçamento da União. Essa certi-dão de vínculo com a escola deveser solicitada na própria institui-ção de ensino ou, também, naSecretaria de Educação.

Caso haja a negativa doINSS, o segurado tem direito abuscar a tutela judicial junto aJustiça Federal, juntando a cópiado processo administrativo nega-do pelo Instituto. O direito derecorrer judicialmente contra oINSS é garantido pela legislaçãoa todo e qualquer aposentado oupensionista, bastando procurar umadvogado especializado. Se infor-me, garanta seus direitos!

(Fonte: Dra. Letícia PintoLauxen, OAB/RS 82.035,

Email: [email protected],Fone: 51 8405.5602)

A aposentadoria do aluno-aprendiz

Tele não pode terceirizarcall center, diz TST

m decisão tomada recente-mente, o TST (Tribunal Supe-rior do Trabalho) considerou

que as empresas de telefonia mó-vel não podem terceirizar seus ser-viços de call center. A decisão foitomada diante do pedido de um fun-cionário terceirizado da Claro que,ao se desligar da empresa, exigiuque fosse incorporado à operadorapara conseguir receber direitos tra-balhistas. Por unanimidade, os mi-nistros do TST entenderam que oatendimento aos clientes da ope-radora faz parte da atividade-fim daempresa e que, portanto, o funcio-nário deveria ser incorporado.

Segundo o ministro Freire Pi-menta, a legislação vigente não au-toriza as empresas de telecomuni-cações a terceirizar esse serviço."Levado às suas últimas conse-quências [a terceirização] acabariapor permitir que essas [empresas]desenvolvessem sua atividade em-presarial sem ter em seus quadrosnenhum empregado, e, sim, ape-nas, trabalhadores terceirizados. A

boa prestação desse serviçopassa, necessariamente, peloatendimento a seus usuáriosfeito por meio das centrais deatendimento", ressaltou o mi-nistro, em seu voto.

O novo entendimento vainortear futuras decisões do TSTem casos semelhantes. Para otribunal, a terceirização, emgeral, é feita para que as com-panhias tenham menos custos e paraque ela se omita de efetuar paga-mentos, como o da contribuição aoFGTS (Fundo de Garantia do Tempode Serviço). De acordo com oSindtelebrasil, entidade que repre-senta as operadoras de telefonia,atualmente todas as operadorasterceirizam o serviço de call center.

'Retrocesso' Para o diretor-executivo da

organização, Eduardo Levy, a de-cisão do TST representa um "retro-cesso". "Há um engano profundoem considerar atendimento ao cli-ente como atividade-fim. No mun-

do todo a indústria do call centeré pujante", afirma o dirigente."Empresas de todos os setores fa-zem isso porque buscam especia-lização, melhora do serviço e gan-ho de escala", conclui Levy. Eledisse ainda que, como cabe recur-so da decisão no STF (Supremo Tri-bunal Federal), decisões como essasempre serão questionadas até aúltima instância.

Procurada pela reportagem, aClaro informou que não tomou co-nhecimento da ação e que, portan-to, não se manifestaria.

(Fonte: Folha de São Paulo)

E

DIVULG

AÇÃO

Fique atentopara o novo

e-mail do [email protected]

ANUNCIE

Page 7: Edição nº 81 - Novembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 81 - Novembro de 2012 07

Saúde

Atividade física na terceira idade pode

prevenir encolhimento do cérebroatividade física regular na terceiraidade pode ajudar a evitar o enco-lhimento do cérebro e outros sinais

associados à demência, revela um novo es-tudo. A pesquisa foi feita pela Universidadede Edimburgo, na Escócia, e analisou dadosde 638 pessoas com 70 anos que foram sub-metidas a exames cerebrais. Os resultadosmostraram que aqueles que eram fisicamen-te mais ativos tiveram menor retração docérebro do que os que não se exercitavam.

Por outro lado, os que realizavam ati-vidades de estimulação mental e intelectu-al, como fazer palavras cruzadas, ler um li-vro ou socializar com os amigos, não tive-ram efeitos benéficos em relação ao tama-nho do cérebro, constatou o estudo, publi-cado na revista Neurology.

DeterioraçãoA ciência já provou que a estrutura e

funcionamento do cérebro se deterioram como passar dos anos. Também são inúmeros osregistros na literatura médica de que o cé-rebro tende a encolher com o envelhecimen-to. Tal encolhimento está ligado a uma per-da de memória e das capacidades cerebrais,dizem as pesquisas.

Os estudos têm mostrado que as ativi-dades sociais, físicas e mentais podem con-tribuir para a prevenção desta deterioração.No entanto, até agora não tinham sido rea-lizadas amplas pesquisas com imagens ce-rebrais para observar essas mudanças na es-trutura do cérebro e seu volume.

Segundo o estudo, que levou três anospara ser concluído, o médico Alan Gow esua equipe pediram aos participantes quelevassem um registro de suas atividades di-árias. No final desse período, quando com-pletaram 73 anos, os participantes passa-ram por scanners de ressonância magnéticapara analisar as mudanças no cérebro.

Depois de levar em conta fatores comoidade, sexo, saúde e inteligência, os resul-tados mostraram que a atividade física es-tava "significativamente associada" com amenor atrofia do tecido cerebral. "As pesso-as de 70 anos que fizeram mais exercíciofísico, incluindo uma caminhada, várias ve-zes por semana, apresentaram uma retraçãomenor do cérebro e outros sinais de enve-lhecimento da massa cerebral do que aque-les que eram menos ativos fisicamente",explicou Grow. "Além disso, nosso estudonão mostrou nenhum benefício real no ta-manho do cérebro com a participação ematividades mental e socialmente estimulan-tes, como observado por imagens emscanners de ressonância magnética duranteos três anos de estudo", acrescentou.

Segundo o pesquisador, a atividade fí-sica foi também associada a um aumento novolume de massa cinzenta. Esta é a parte docérebro onde se originam as emoções e per-cepções. Em estudos anteriores, essa regiãoestá relacionada à melhora da memória decurto prazo. Quando os cientistas analisaramo volume de substância branca, responsáveispela transmissão de mensagens no cérebro,

descobriram que as pes-soas fisicamente ativastinham menos lesõesnessa área do que as quese exercitavam menos.

CausasEmbora estudos

anteriores já tenhammostrado os benefíciosdo exercício para pre-venir ou retardar a de-mência, ainda não estáclaro os motivos porque isso acontece. Ospesquisadores acreditam que as vantagensda atividade esportiva podem estar ligadasao aumento do fluxo de oxigênio no san-gue e de nutrientes para o cérebro.

Mas uma outra teoria é que, como océrebro das pessoas encolhe com a idade,elas tendem a se exercitar menos e, assim,acabam tendo menos benefícios. Seja qualfor a explicação, dizem os especialistas, osresultados servem para comprovar que oexercício físico é beneficio para a saúde."Este estudo relaciona a atividade física àredução dos sinais de envelhecimento docérebro, sugerindo que o esporte é uma for-ma de proteger a nossa saúde cognitiva",disse Simon Ridley, da entidade Alzheimer'sResearch no Reino Unido. "Embora não pos-samos dizer que a atividade física é o fatorcausal deste estudo, nós sabemos que oexercício na meia idade pode reduzir o ris-

co de demência futura", acrescentou. "Vaiser importante acompanhar tais voluntári-os para ver se essas características estru-turais estão associadas com maior declíniocognitivo nos próximos anos", disse. "Tam-bém será necessário mais pesquisas parasaber detalhadamente sobre por que a ati-vidade física está tendo esse efeito bené-fico", afirmou.

Já o professor James Goodwin, da or-ganização Age UK, que financiou a pesqui-sa, disse: "Este estudo destaca novamenteque nunca é tarde para se beneficiar dosexercícios, seja uma simples caminhada parafazer compras ou um passeio no jardim",concluiu. "É crucial que, se o fizermos, per-manecer ativo à medida que envelhecem",acrescenta.

(Fonte: BBC Brasil)

A

A população brasileira consome duasvezes mais sal em relação à quantidade reco-mendada, e grande parte vem de alimentosindustrializados. Pesquisa divulgada pela Agên-cia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),em 16 de outubro, mostra que os campeõesem alto teor de sódio são o queijo parmesãoralado, o macarrão instantâneo, os embutidos(mortadela) e o biscoito de polvilho.

O queijo parmesão ralado lidera o ranking,com teor médio de 1.981 miligramas de sódiopor 100g do produto. Nas colocações seguin-tes, aparecem o macarrão instantâneo e amortadela. O biscoito de polvilho tem quanti-dade média de 1.092 miligramas do ingredi-ente para cada 100g. O queijo ricota, muito

Pesquisa revela alta concentração de sódio na alimentação dos brasileirosconsumido em dietas, também apresentou al-tas variações de sódio entre as marcas avalia-das. Ao todo, foram analisados 496 alimentosde 26 categorias. Os alimentos industrializa-dos representam 20% da dieta alimentar.

Atualmente, o brasileiro consome, emmédia, 11,75g de sal e 4,7g de sódio, quan-do o recomendado é 5g e 2g, respectivamen-te, sendo que o sódio representa aproxima-damente 40% da composição do sal. O go-verno e representantes da indústria e dos su-permercados firmaram acordo, iniciado em2011, pela diminuição progressiva do sódionos alimentos. A partir de 2013, produtoscom menos sódio já deverão estar disponí-veis no mercado. “Existe a mentalidade de

que tudo que é bom engorda ou faz mal. Umamudança de hábito é complicada, mas podeser feita gradualmente. E é esse o objetivoda Anvisa. O acordo vai ajudar a reduzir aospoucos a quantidade de sal nos produtos”,disse José Agenor Álvares, diretor deMonitoramento e Controle da Anvisa.

De acordo com o nutricionista e pes-quisador da Universidade de São Paulo (USP),Rafael Claro, a população está mais preocu-pada com a perda da qualidade de vida doque riscos de sofrer doenças devido ao con-sumo de sal. O excesso de sódio na alimen-tação eleva o risco de doenças do coração,obesidade e diabetes, por exemplo. “Anti-gamente, as pessoas sofriam de hiperten-

são aos 70 anos. Hoje, há casos aos 25 anos.”Em nota, a Associação Brasileira das In-

dústrias da Alimentação (Abia), que respon-de por 70% do setor, informou que não “teveacesso aos resultados do monitoramento doconteúdo de sódio nos alimentos processa-dos no período 2010-2011”. “No que diz res-peito especificamente à redução de sódio,foram estabelecidas pelo Ministério da Saú-de e Abia, até o momento, metas de reduçãopara nove categorias de alimentos, que de-vem resultar na retirada de mais de 20 miltoneladas de sódio dos produtos até 2020,”disse a associação.

(Fonte: Agência Brasil)

DIVULG

AÇÃO

Page 8: Edição nº 81 - Novembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 81 - Novembro de 201208

Comunidade

Missa de Ação de Graças celebra

170 anos de Congregação

emoção marcou o aniversário dos 170 anos defundação da Congregação das Irmãs da DivinaProvidência, comemorado com uma Missa na

Igreja Nossa Senhora da Glória, no dia 3 de novembro. AMissa foi ordenada pelo Bispo Referencial da Vida Reli-giosa no Brasil, Dom Jaime Spengler, acompanhado peloPe. Antônio Lorenzatto, Frei Adelino Pilonetto e o Pe.Paulo. A homenagem contou com as presenças das Ir-mãs da Congregação da Divina Providência, da Direção edos funcionários do Hospital e pessoas da comunidade.

Durante a celebração, Dom Jaime ressaltou aimportância de “olhar a nossa origem, o ponto departida e agradecer o dom da vida ao Pe. Eduardo

Michelis, que em 3 de novembro de 1841, na Alema-nha, mesmo sem condições financeiras, mas com muitafé, criou a Congregação das Irmãs da Divina Provi-dência, para cuidar de meninas órfãs”. As Irmãs daDivina Providência fizeram uma bonita apresentaçãocom o Coral. Após a homenagem, as Irmãs oferece-ram um coquetel aos convidados.

O aniversário também foi comemorado com umaMissa de Ação de Graças, no Auditório doProvincialado, realizada no dia 1º de novembro, or-denada pelo Pe. Cláudio Damé. Ao longo da celebra-ção as Irmãs receberam homenagens dos funcionári-os do Hospital e da comunidade 1º de Maio.

A

Novena de Nossa

Senhora da SaúdeA novena de Nossa Senhora da Saúde, na paróquia da Praça

Guia Lopes, no bairro Teresópolis, terá muitos momentos de emoçãoe agradecimento. Dia 21 de novembro, por exemplo, na missa das20h, estará presente a cantora Isabela Fogaça, e na sequência have-rá Procissão Luminosa pelas ruas do bairro. No dia 25, após a missadas 9h, será realizada procissão motorizada, seguida de almoço fes-tivo com costelão, salsichão, farofa, arroz, maionese e saladas di-versas, a R$ 22,00. Mais informações na secretaria paroquial.

DIV

ULG

ÃO

Desfile de modas abre

temporada de piscinasUm desfile de modas da loja Ritmus, com a produção de Henrique

Leques e a participação de alunos de seu Curso de Modelos, marcaráa abertura oficial da temporada de piscinas do Teresópolis TênisClube. O desfile ocorrerá em volta da piscina, com entrada francaaos sócios do clube, dia 24 de novembro, a partir das 19h30min.

1.000 cartões devisita coloridos -brilho - a partir

de R$ 75,00

1.000 cartões devisita coloridos -brilho - a partir

de R$ 75,00

F.: 51 3336.1862 / 9143.1546

BEA

TRIZ

AR

JO/A

GÊN

CIA

SEI

VA