jornal cidade news - edição 81

16
· CIDADE págs. 3 a 6 · Palestras no Sebrae 03 · Festa Julina no Sabsa 04 · Coluna Vida Eficiente 06 · EDITORIAL pág. 02 · Artigo · Editorial · Charge · POLÍTICA págs. 9 e 10 · Reivindicações no DAAE 09 · Coluna Boca Maldita 10 · CLASSIFICADOS págs. 7 e 8 · Imóveis 07 · Serviços e Veículos 08 · ESPORTE págs. 11 e 12 · Provas de Automobilismo 11 · Jogos Regionais 12 · Coluna Por Esporte 12 · CULTURA págs. 13 a 15 · Beetles One no SESC 13 · Coluna Anacrônicas 14 · Social 15 · Edição nº 81 · Ano 02 · ARARAQUARA · sexta-feira, 17 de julho de 2015 · Foto: Roberto Schiavon Sol com algumas nuvens. Não chove. 30 º 15 º

Upload: portal-cidade

Post on 22-Jul-2016

234 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Jornal Cidade News - Edição 81

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Cidade News - Edição 81

· CIDADE págs. 3 a 6· Palestras no Sebrae 03· Festa Julina no Sabsa 04· Coluna Vida Eficiente 06

· EDITORIAL pág. 02· Artigo· Editorial· Charge

· POLÍTICA págs. 9 e 10· Reivindicações no DAAE 09· Coluna Boca Maldita 10

· CLASSIFICADOS págs. 7 e 8· Imóveis 07· Serviços e Veículos 08

· ESPORTE págs. 11 e 12 · Provas de Automobilismo 11· Jogos Regionais 12· Coluna Por Esporte 12

· CULTURA págs. 13 a 15· Beetles One no SESC 13· Coluna Anacrônicas 14· Social 15

· Edição nº 81 · Ano 02 ·ARARAquARA · sexta-feira, 17 de julho de 2015 ·

Foto

: Rob

erto

Sch

iavo

n

Sol com algumas nuvens.

Não chove.

30º

15º

Page 2: Jornal Cidade News - Edição 81

2 | Araraquara, 17 de julho de 2015 www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

JORnAL SEmAnAL · DISTRIbUIçãO gRATUITA

15.0000 ExEmPLARES

JORNALCIDADENEWS DIREtORA: Débora Passos. JORNALIStA RESPONSávEL: Roberto Schiavon - MtB 49897. COMERCIAL: Carina vulcano. REDAÇÃO: R. Mauricio Galli, 882 · sl 34 · vila Sedenho · Cep: 14806.155 · Araraquara SP · tel.: (16) 3010.1687

IMPRESSÃO GRáFICA: Sangaletti Editora e Gráfica Ltda. R. Santa Isabel, 250 - Vila Isabel - CEP: 13570 - 790. São Carlos - SP · Tel: (16) 3368 3435

Nessa semana, entrei pela primeira vez no antigo Tropical Shopping após muitos anos, des-de que o imóvel ainda abrigava o primeiro grande centro de com-pras de Araraquara. Já tinham me falado, mas nada como con-ferir com os próprios olhos. O cenário é desolador. Parece cena de filme pós-apocalíptico, estilo Mad Max, que os próprios an-tigos cinemas do shopping exi-biam décadas atrás.

É muito estranha a sensação de andar por aqueles corredores que um dia foram tão cheios de vida, com suas choperias, restau-rantes, lojas de roupas de grife, boliche, cinemas, quiosques de doces e salgados, crianças cor-rendo, moças passeando com seus melhores vestidos e moços procurando a melhor maneira de passar seu tempo.

Sei que estou soando como um senhor de 90 anos, com suas memórias de tempos longín-quos, mas é assim que a gente, que viu aquele imóvel com vida, se sente ao ver as salas cheias de vidros quebrados, as plantas que um dia fizeram parte dos jardins invadindo os corredores, a fiação despencando de tetos e paredes e os papéis (holerites, recibos e ou-tros materiais de contabilidade de antigas lojas) jogados ao chão ou queimados por andarilhos

que ali fizeram suas fogueiras.Memórias à parte, aquele

é um problema presente e real para quem trabalha ou mora nas imediações, já que o imóvel é ocupado por pessoas que vivem de cidade em cidade e utilizam o local para dormir. O casal que o Cidade News entrevistou se mos-trou amigável e de fala coerente, mas nem sempre é assim. O pré-dio também abriga gente com problemas mentais, causados por drogas e álcool, que pode ser pe-rigosa para quem passa ali perto.

Se a Prefeitura tapou o vão sob o pontilhão da Avenida 22 de Agosto, onde foi estuprada e morta a funcionária pública Ana Cláudia Rossi, em dezembro de 2012, por que um imóvel gigante e escuro continua abandonado e com várias portas abertas para a rua?

O argumento das autorida-des é que o imóvel não se enqua-dra na Lei do Abandono, que força o proprietário a tomar medidas no prazo de 30 dias. O Código Ci-vil determina que o imóvel só se encontra abandonado quando o proprietário abre mão de sua con-servação e dois sócios do antigo shopping teriam demonstrado in-teresse em conservá-lo. Basta um passeio no prédio para se ter ideia do nível de interesse em mantê-lo. Até o casal de andarilhos que esta-va no local disse à reportagem que teve que limpar o chão antes de instalar seu colchão, pois “estava sujo demais”.

O imóvel do antigo Tropi-cal se mostra a típica situação do “elefante na sala de estar”. É bastante constrangedora, mas segue sem solução, já que nin-guém parece muito interessado em solucionar o problema.

O elefante continua na sala de estar

Preconceitose internet

JornalistaEstudante de Administração da Unesp

Roberto Schiavon

Davi Gobatto

EDITORIAL OPInIãO

Recentemente, o caso de injúrias raciais na internet disparadas contra a jornalista da TV Globo chocou grande parte do país. Não digo todo o país porque, ainda e infeliz-mente, existem pessoas que acreditam que atitudes como essas são “normais” e não passíveis de crime. O caso nos levanta duas situações drásticas as quais vivencia-mos constantemente: o pre-conceito ainda firmemente existente na nossa sociedade e como a internet, forte ins-trumento de democracia e livre expressão, se tornou em alguns casos um verdadeiro campo livre para injúrias e difamações alheias.

Apesar de séculos e sé-culos, ainda não alcançamos, seja no Brasil ou em qualquer outro país, o fim completo de qualquer tipo de preconceito. Só mudam os motivos, mas a história é sempre a mesma, seja por questão de raça, opção sexual, classe social, nacionali-dade, deficiência, entre outras características que transfor-mam a vítima do preconceito em “diferente” do que o pre-conceituoso considera como normal e, apenas por isso, se observa no direito de agredir (verbalmente ou fisicamente) ou excluir outra pessoa.

Fora o preconceito es-cancarado pelos atos que citei acima, ainda existe (e muito) o preconceito disfarçado, onde o preconceituoso nega veemen-

temente praticar e a vítima acaba tendo de fingir que nada acontece. Preconceito, seja descarado ou mascarado, é um crime que ainda infelizmente nossa tão evoluída e inteligen-te sociedade não soube acabar e, ao que podemos observar, teremos ainda uma longa jor-nada para que um dia então tenha fim.

A internet veio para transformar o mundo e nos-sas relações sociais, para melhor e para pior. Dentre o lado positivo da internet, podemos destacar a dimi-nuição das distâncias e maior rapidez para acesso a infor-mações. Mas infelizmente vemos muitos que utilizam a internet de maneira negativa, denegrindo ou insultando al-guém, seja qual for o motivo (todos eles banais, por sinal). O anonimato e comodida-de por estar de frente a uma tela e não pessoalmente traz a confiança e falta de caráter para essas pessoas realizarem estes crimes. Nesse cenário, é que vemos o preconceito mascarado que citei anterior-mente ser escancarado para todos nas redes sociais.

A internet não é um

outro mundo, como muitos pensam, mas sim uma ex-tensão da nossa vida real e, devido a essas características, vemos os casos de injúrias, difamações e total falta de ci-dadania e respeito de alguns. Seja no mundo real ou no vir-tual, ainda estamos um passo aquém para chegarmos a uma sociedade onde o respeito às diversidades prevalecerá, seja qual elas forem. Aceitar as di-ferenças do próximo é andar a caminho da cidadania.

Cobramos muito os po-líticos que nos representam, exigindo sempre ética e res-peito com o que é nosso, mas, se não formos o exemplo de cidadania necessária, nunca vamos chegar ao país mais justo e produtivo que alme-jamos. Pode parecer para al-guns que não, mas um país que aceita as diversidades di-minui os conflitos existentes e aumenta a qualidade de vida e bem estar e, consequente-mente, impulsiona nosso país para frente. Portanto, se que-remos uma cidade, estado ou país melhores, temos de cada um fazer sua parte, integran-do todos e vivendo na harmo-nia mais do que necessária.

CARTA do LEITOR

Roger mendes – JornalistaAos amigos do Jornal da Cidade News, parabéns pelo novo e atraente formato do informativo. Sucesso sempre!

[email protected]

Page 3: Jornal Cidade News - Edição 81

Araraquara, 17 de julho de 2015 | 3

www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

Agenda inclui três palestras, a partir da próxima quinta-feira (23), na unidade de Araraquara

OpORtuniDADE

Sebrae tem programação gratuita para orientar empreendedores

As palestras do Sebrae terão os temas fluxo de caixa, vendas e marketing

Foto

s: R

epro

duçã

oO Sebrae-SP Araraquara oferece, a partir da próxima semana, três eventos gratui-tos voltados a empresários que querem se atualizar sobre os as-pectos mais importante de seus negócios.

Na quinta-feira (23), das 9 às 13 horas, o Sebrae-SP oferece a palestra “Aprenda a fazer o fluxo de caixa”, que orienta sobre aspectos da gestão financeira de quem está começando um negócio, como contas a pagar e a rece-

ber, fluxo de caixa e reserva de capital de giro.

No dia 29 de julho, quar-ta-feira da semana seguinte, das 14 às 16 horas, a pales-tra “Por dentro dos custos, despesas e preço de venda” ajuda o empresário a avaliar os custos do seu negócio, se é possível aumentar as vendas, se os preços dos seus produ-tos e serviços estão adequa-dos e quanto os clientes es-tariam dispostos a pagar por eles. São questões importan-

tes para planejar, organizar e controlar as atividades fi-nanceiras, para aumentar o lucro e a competitividade da empresa.

Por fim, no dia 31 de julho, uma sexta-feira, das 10 às 12 horas, será realizada a palestra “Aumente suas vendas”, opor-tunidade para saber mais sobre marketing com destaque para a promoção de vendas.

MERCADOA retração do consumo e

a forte concorrência no mer-cado aumentam o desafio do empresário de conquistar clientes, aumentar as vendas e o faturamento da empre-sa. “O consumidor tem cada vez mais opções de compra e acesso à informação, então, apenas oferecer bons pro-dutos e serviços não basta, é preciso criar uma imagem positiva e chegar até o clien-te”, ressalta Marcelo Martho, consultor de marketing do Sebrae-SP Araraquara.

Page 4: Jornal Cidade News - Edição 81

4 | Araraquara, 17 de julho de 2015 www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

Escondidinho dE pinhão

ingrEdiEntEs

Larissa de Lázari é chef de cozinhae-mail: [email protected] · facebook:/larissadelazarieventos

· 400 g de pinhão cozido cortado em lascas· 500 g de requeijão · 300 ml de leite· 1 kg de mandioquinha· 500 g de carne-seca· 4 colh. (sopa) de manteiga· 4 colh. (sopa) de azeite

Modo dE fazEr1 - Coloque a carne-seca de molho e troque a água algumas vezes, até dessalgar a carne. 2 - Cozinhe a carne-seca, retire a gordura, desfie e reserve. 3 - Cozinhe a mandioquinha até ficar macia. Amasse para formar um purê, incorpore o leite aquecido e a manteiga. tempere com noz-moscada, pimenta-do-reino e sal. 4 - Em uma panela, refogue a cebola no azeite, adicione a carne-seca, o pinhão, a salsa e a cebolinha e deixe apurar um pouco. 5 - Em panelinhas individuais, preencha a metade com o purê de mandioquinha e disponha a carne-seca com pinhão por cima. Cubra com a outra metade do purê, coloque o requeijão e polvilhe com parmesão. 6 - Leve ao forno quente para derreter o requeijão e sirva a seguir.

DA hORtA pARA A MESA - A BiODiVERSiDADE

Rendimento: 8 porções.

SANtA ANgElINA

Sabsa promove festa julinano fim de semana

A biodiversidade está ligada diretamente à preservação da cultura no campo. O cultivo destas espécies propõe ampliar a produção e utilização deste alimento, garantindo ao consumidor qualidade e novas possibilidades para uma alimentação saudável.

Com a vida moderna, a perda da biodiversidade e técnicas agrícolas tradicionais desapareceram, predominando a produção de alimentos por meios mais rápidos e com alto lucro. torna-se portanto, a necessidade de resgatar os princípios agroecológicos para uma nova agricultura, a qual justifica a atividade do campo pelo conhecimento do ciclo natural da terra. Além de corresponder novas oportunidades aos pequenos produtores.

Este sistema permite ao cozinheiro

uma aproximação íntegra com a agricultura, que agora como nunca entende a origem do alimento, seu ciclo e a regionalidade. Do mesmo modo, deve-se combinar a agricultura com a gastronomia, que por amplos mercados geram novos produtos, obtendo assim correlação harmônica da biodiversidade.

Em considerações assumidas na atualidade na qual influencia no modelo “desnatural” do alimento, renascem condições que resgatam a particularidade do sabor de um produto, através da colheita de produtos sazonais.

Com o propósito de apoiar a biodiversidade alimentar, a coluna desta semana traz o um ingrediente destaque do inverno, o pinhão.

· 2 colh. (sopa) de salsa picada· 2 colh. (sopa) de cebolinha picada· 1 cebola ralada· 300 g de parmesão ralado grosso· Sal· Noz moscada· Pimenta do reino

A Sociedade Amigos do Bairro Santa Angelina (Sabsa) realiza na sexta (17), sábado (18) e domingo (19) sua festa julina, a partir das 20 horas, com música ao vivo todos os dias, além de barracas com comidas e bebidas típicas e o tradicional Bingão nos dias 17 e 19. As

atrações musicais programa-das para a festa são Adriano & Gaetaço (dia 17), Cris & Doug-las (dia 18) e Marcos Volpe & Nalini (dia 19).A Sabsa oferece atendimento gratuito diário a crianças e adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 6 a 14

anos, que podem permanecer até os 16 anos e depois são en-caminhados a cursos profis-sionalizantes, que são ofereci-dos de segundas a sextas, em horário extraescolar.São também realizadas ativi-dades diversificadas em áre-as como esporte, cultura, ar-

tes, música, lazer e educação, além de passeios municipais e intermunicipais, que agre-gam prática ao conteúdo.As famílias dos alunos tam-bém são acompanhadas men-salmente por meio de serviço social e psicológico, que as mantêm informadas das ativi-

dades realizadas na entidade.O evento será realizado no salão de festas da Sabsa, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 4.331, no Santa An-gelina. As reservas de mesas, que custam R$ 10, podem ser feitas na secretaria ou pelo telefone 3335-2777.

Page 5: Jornal Cidade News - Edição 81

Araraquara, 17 de julho de 2015 | 5 www.jornalcidadenewsararaquara.com.br CIDADE

O antigo Tropical Sho-pping, que foi inaugurado em 1989, sendo o primeiro sho-pping de Araraquara e região, viveu seus anos de glória na década de 90, porém, após sofrer concorrência acirrada de outros centros de compras e com a inauguração do Sho-pping Jaraguá, no início dos anos 2000, entrou em deca-dência e foi definhando até que suas últimas lojas fecha-ram as portas há aproxima-damente oito anos. Tido por quem o conheceu como re-ferência de lazer e entreteni-mento, hoje vive em meio ao abandono e a destruição.

Os funcionários de uma re-vendedora de veículos novos, que hoje é a única empresa ins-talada no local, veem o abando-no com tristeza e esperam um dia testemunhar uma solução para a questão.

“Durante o verão quase todos os funcionários contraíram den-gue. A gente só inicia a jornada de trabalho depois de passar re-pelente no corpo. O telhado do

Situação do antigo shopping segue sem solução; Prefeitura diz que pode encampar imóvel

O imóvel se tornou criadouro de mosquitos; Giovanni Nascimento, que trabalha em prédio anexo, mostra seu repelente

Com suas portas abertas, qualquer pessoa pode entrar no imóvel abandonado

ABAnDOnO

Imóvel do Tropical Shopping continua em ruínas

Abandonado desde 2007, o Tropical Shopping segue desocupado e em ruínas, apesar das tentativas de acordo entre o Ministério Público e os proprietários do imóvel. A Prefeitura também acena com apossibilidade deencampar o prédio.

Foto

s: R

ober

to S

chia

vonJosé Augusto

Chrispimshopping está todo quebrado, por isso, quando chove, o prédio fica cheio de criadouros de mos-quito, e ninguém faz nada para resolver esse problema”, disse a supervisora de vendas, Patrícia Nunes, de 45 anos.

Ela contou que trabalha na empresa há cinco anos e que nesse período não houve de-núncias de furtos ou roubos, mas sente medo, pois o local é habitado por moradores de rua que consomem drogas e subtraem fios elétricos, o que causa falta de energia e tele-fone constantemente. “Nós já tivemos várias informações sobre empresas, inclusive uma chinesa, que teriam in-teresse em comprar o prédio e transformá-lo outra vez em um local produtivo. Mas, in-felizmente, não passaram de boatos. Apesar de tudo, ainda espero ver o shopping funcio-nando outra vez, a esperança ainda existe”, concluiu a su-pervisora de vendas.

De acordo com o Código Civil, o prédio não é conside-rado abandonado, pois a lei determina que o imóvel só se encontra em situação de aban-dono quando o proprietário abre mão da conservação do patrimônio. Mas, apesar do péssimo estado de conservação, os dois sócios majoritários do empreendimento manifesta-ram interesse em conservar o imóvel.

PREFEITURA

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura afir-mou que o Ministério Público

irá propor um Termo de Ajus-tamento de Conduta (TAC) aos proprietários do imóvel, em que se comprometem a manter o prédio limpo e com segurança 24 horas. Caso os proprietários não assinem o TAC, a Prefeitura irá encam-par o local, ou seja, tomar posse do imóvel. “Cabe desta-car ainda que o Município já emitiu notificações e multas aos proprietários referentes à limpeza e conservação do imóvel”, diz a nota.

Leia mais na página 6

Page 6: Jornal Cidade News - Edição 81

6 | Araraquara, 17 de julho de 2015www.jornalcidadenewsararaquara.com.br CIDADE

Casal utiliza imóvel como moradia provisória

tROPICAl

Foto

s: R

ober

to S

chia

von

Cleber e Viviani fazem do prédio seu lar atéconseguirem passagem para Minas

Imóvel se tornou um grande alojamento para andarilhos e usuários de drogas

Casal montou seu quarto em um vão na parte de fora do prédio abandonado

José Augusto Chrispim

Apesar das dificuldades, Cleber e Viviani esperam chegar a Pouso Alegre-MG, onde existiria um programa de habitação que poderia contemplá-los com um lar. “Temos nossas brigas como qualquer casal, mas quem sabe tendo um lugar para morar, a gente consiga viver em paz”, disse Viviani.

Olá melhores leitores do universo e região! tudo bem por aí? Espero que sim sempre.

Realmente é impressionante como o ser humano anda enaltecendo cada vez mais o erro do próximo. para se sentir, talvez, menos fragilizado. Sim, tentar diminuir o outro para se sentir igualado a ele é um sinal muito grande de fraqueza. Conta uma história, o meu grande ídolo e referência Señor Abravanel – o Silvio Santos, gente – em um vídeo que está sendo divulgado pela internet, que tentarei contá-la a minha maneira.

havia uma vila de casas onde morava um senhor que falava alemão, francês, inglês e espanhol, tinha formação como técnico em eletrônica, arquiteto, era escritor e músico. um dia chegou uma pessoa procurando tal senhor. perguntava pelo que falava alemão, francês, pelo que tocava piano e ninguém sabia de quem se tratava. Até que a pessoa perguntou pelo senhor que era careca e, daí sim, responderam que o conheciam e que ele morava na casa vinte e três”. Ou seja, um sujeito que possui tantas qualidades e é lembrado somente por ser calvo?

Assim como Silvio Santos, também creio em outras coisas das quais ele fala. Acredito que o cidadão de bem que sai de sua casa de manhã para trabalhar, nunca sai com o pensamento de que vai errar, vai fazer alguma coisa para estragar seu dia e de outros. porém, erros acontecem e infelizmente são enaltecidos muito mais que os acertos do cidadão.

Ele pode fazer dez coisas e, se erra três, pronto, será condenado e condenado por esses três erros e os sete acertos se diluem e evaporam. Agora, qual o cidadão que progredirá se não recebe nenhum estímulo, somente pancadas? Salvo casos dos cidadãos que agem de má fé ou fazem suas atividades de má vontade.

E dá pra mudar? Só dá! E tem um milhão de maneiras para acabarmos com essa coisa horrível que é descreditar o próximo. Já ouviu dizer que uma flor desabrocha sem se preocupar em ser mais bonita, mais forte que a outra? Então, o caminho é por aí. Foco em você mesmo, nas suas qualidades e melhorar aquilo que você sente que deve. Lembre-se, você é capaz!

todos nós aprendemos com nossos erros, pode parecer lugar comum, mas o erro é uma dádiva pela qual devemos agradecer, principalmente se são erros contornáveis, que em situação maiores poderiam ter efeitos devastadores. não incentivo aqui o erro propositado, somente mais flexibilidade e principalmente humildade, quando alguém que se preocupa contigo, te corrigir. Ele sim está carregando a dádiva ao seu encontro.

#pazsaúdeamoreriso

sEtE para três

Bricio Loureiro [email protected]

Chamado de ‘Cracolândia’ por funcionários da revende-dora de veículos que fica ao lado, devido ao grande número de usuários de drogas que fre-quenta o local, o antigo sho-pping serve também de abrigo para os ‘trecheiros’, moradores de rua que perambulam de ci-dade em cidade, em busca de uma vida melhor. A reporta-gem conheceu um casal que vive no local há uma semana e que tem história de vida de so-frimento e dificuldades, porém, ainda mantém o bom humor e a educação.

Cleber de Oliveira Rosa, 31, natural de Sorocaba, e Viviani Cristina Pereira, 28, nascida em Bragança Pau-lista, relataram que quan-do chegaram a Araraquara tentaram se alojar na região central, mas foram aconse-lhados até mesmo pela polí-cia a procurar abrigo no an-tigo Tropical Shopping.

“A gente limpou tudo aqui e montou nosso ‘quartinho’ para tentar fugir do frio. Estamos tentando conseguir passagem para Pouso Alegre, Minas Ge-rais, mas já pedimos ajuda na prefeitura e disseram que não tem verba”, disse Cleber.

VIDA DIFÍCIL

Eles moram nas ruas há muito tempo e dizem que a falta de apoio das famílias os impede de voltar a ter uma vida mais digna. “Saí de casa com 14 anos, depois que meu pai, minha irmã e minha avó morreram. Eles eram as pesso-

as que eu mais amava, sobrou só minha mãe, que foi morar com um cara que não gostava de mim. Eu acabei indo morar na rua e nunca mais voltei”, contou Cleber.

Já Viviani teve sete filhos, incluindo dois que morreram, e não mantém contato com nenhum dos outros cinco, pois acredita que vivam nas ruas também. Depois de uma adolescência conturbada, vi-vida na casa da avó materna, ela passou por várias cida-des, até que foi atropelada em Campinas e chegou a ficar um

ano em coma. Segundo ela, depois de sair do hospital não teve mais contato com a famí-lia e passou a morar nas ruas.

Page 7: Jornal Cidade News - Edição 81

Araraquara, 17 de julho de 2015 | 7

www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

www.negociosespeciais.com.brconfidencial@negociosespeciais.com.br

Fixo:Claro:Claro: Vivo: tiM:

(16) 3214-3235(16) 98129-9868(16) 99783-9833(16) 99767-6673

(16) 98116-0555

Região Central do Estado - Imóveis locados para agências bancárias; correios; galpões de distribuiçãode grandes empresas; lojascomerciais de grandes marcas; etc.Contratos vigentes comduração de 5 a 20 anos.Rendimentos de 0,5 % a 1,0 % a.m.

Apartamento no Carmo.Novo (sem uso). 3 dorm (1 suíte) – Completo de armários embutidos. Área útil 115,70 m². Total 238,10 m².4 vagas de garagem cobertas.

Imóvel a 40 metros do HospitalSão Paulo (UNIMED). 2 frentes –Rua Carvalho Filho e Rua Ser. Antônio di Nardo – 498 m². Especial para clínicas, consultórios, labo-ratórios, farmácias e similares.

1. INVESTIMENTOSEM IMÓVEIS ALUGADOS

3. APTO 4 VAGAS- OPORTUNIDADE -

NÃO IMPORTA O TAMANHO, A REGIÃO, NEM O PERFIL DO IMÓ-VEL OU DO NEGÓCIO QUE VOCÊ PROCURA, ESTAMOS PRONTOS PARA PRESTAR UMA AMPLA ASSESSORIA, AJUDANDO VOCÊ A ENCONTRAR O QUE TANTO PROCURA, DE FORMA RÁPIDA, CON-FORTÁVEL E SEGURA, COM ÉTICA E DISCRIÇÃO.AGENDE UM HO-RÁRIO COM NOSSOS CONSULTORES ESPECIALISTAS.

NÓS VAMOS ATÉ VOCÊ!

2. ESPECIAL PARA CLÍNICA

EntidadE BEnEficiadapor Esta EMprEsa

EdU iMoVEis - Casa Adalber to Roxo – MCMv - sala , coz , 2 dor-ms , 1 wc / AS Ext. cob. 60m² a.c R$ 145.000,00 - (16) 3461-3777 - (16) 99760-2015

EdU iMoVEis - CASA SERRA AZUL – PRONtA ENtREGA – ACEItA FI-NANCIAMENtO – sala, cozinha, 3 dormit sendo 1 suite, 1 wc social , cozinha e wc com azulejo até o teto – ótimo acabamento - R$240.000,00- (16) 3461-3777 (16) 99760-2015

EdU iMoVEis - CASAS NO PRO-GRAMA MINHA CASA MINHA vIDA DIvERSOS BAIRROS - PRONtA ENtREGA- (16) 3461-3777 (16) 99760-2015

EdU iMoVEis - SANtA ROSA – UL-tIMA UNIDADE - EXCELENtE LO-CALIZAÇÃO - Casa Nova – finan-cia MCMv - (16) 3461-3777 (16) 99760-2015

EdU iMoVEis - JARDIM UNIvERSAL – MCMv- CASA NOvA / OtIMA LO-CALIZAÇÃO - R$145.000,00 - (16) 3461-3777 (16) 99760-2015

EdU iMoVEis - AGUAS DO PAIOL – MCMv - 2 QUARtOS - SALA - COZI-NHA - WC SOCIAL - A/S EXtERNA - tERRENO DE 300M² -(16) 3461-3777 (16) 99760-2015

EdU iMoVEis - BELA vIStA ll- CASA NOvA - 2 DORMS | C/ OPÇÃO DO 3º | COPA | COZINHA | SALA | WC SOCIAL | GARAGEM COBERtA P/ 2 AUtOS FINO ACABAMENtO - R$170.000,00 ACEItA NEGOCIAR

- (16) 3461-3777 (16) 99760-2015

Joca iMÓVEis - Centro per to do EEBA At 10x30 casa antiga, com 3 vagas de garagem 4 dorms, sala, copa, cozinha, 2 wc. Ótimo ponto para comércio. R$ 550.000,00 tEL: (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

Joca iMÓVEis: vila do Servidor At 10x30 garagem 2 vagas, lajotada, 2 dorms, sala, 1 wc, quintal, pintura nova, R$ 170.000,00. tEL: (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

Joca iMÓVEis- Cidade Industrial At 10x37 com 3 vagas sendo 2 cober tas, sala, copa, cozinha com AE, lavanderia,3 dorms 1 com sui-te 2 com AE 3 wcs e edícula. R$ 370.000,00. (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

Joca iMÓVEis -JARDIM Rober to Selmidei (3), 2 casas novas, At 5x25, 2 vagas de garagem, sala,-copa,cozinha, 1 wc, com blindex, 2 dorms, e pouco quintal , aceita financ R$ 140.000,00, cada casa. (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

Joca iMÓVEis: vila Xavier Proximo a Padaria Cristal At 500mt, vagas para 3 carros, 4 dorms com AE, 2 suites sala, copa, cozinha, 3 wcs. Fundo 2 dorms, 1 suite, obs saida pela outra rua. R$ 370.000,00 (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

Joca iMÓVEis- vale do Sol. At 10x25m² 3 dorms, 2 wc, Edícula,-Churrasqueira, fogão a lenha,piscina e 3 vagas.R$ 280.000,00. tEL: (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

Joca iMÓVEis- Selmidei ( 01), 3 va-gas de garagem, 3 dorms, sala,cozi-nha, wc social, área com churras-queira, mais 1 dorm no fundo com

wc e quintal calçado 285.000,00 tel (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

Joca iMÓVEis - Per to do shopping Uirapuru At 13x30 3 dorms, 1 com suite, 1 com AE, 3 vagas, edicula com suite, lavanderia e churrasq. R$ 340.000,00 tEL: (16) 99751-3335 tEL (16 98112-8149

Joca iMÓVEis - Sta Angelina. At 12x30 com 3 dorms, 3 wc, 1 suíte, sala 2 amb, sala tv, 4 vagas, sen-do 2 cober tas. R$ 340.000,00. tEL: (16) 99751-3335 tEL (16 98112-8149

Joca iMÓVEis -vila Ferroviaria At 10x25 com 3 dorms, sala, cozinha, 1 wc e quintal. OBS: lugar ótimo para montar comércio, fica pro-ximo ao campo da ferroviária.R$ 240.000,00. Rua General Marcon-des Salgado. tEL: (16) 99751-3335 tEL (16 98112-8149

Joca iMoVEis – Aguas do Paiol 5,5 x 27, vagas de garagem 2, sala, cozinha, 2 dorms,2 suites, blindex,3 wcs e quintal, obs casa nova. R$ 190.000,00 (16)99751-3335.

21199- MEndonÇa iMoVEis - RO-BERtO SEMI DEI R$ 110.000,00 dormitório,sala,w.c,área de serviço, cozinha - - 99114-9333/3332-2045

21200- MEndonÇa iMoVEis - StA CLARA R$ 170.000,00(ACEItO FIANCIAMENtO) 2 dormitórios, sala, cozinha, w.c, área de serviço e ga-ragem - - 99114-9333/3332-2045

MC21229 – MEndonÇa iMoVEis - JARDIM IGUAtEMI R$ 125.000,00 2 dormit sala.cozinha 1 quar to e WC e garagem - 99114-9333/3332-2045

MEndonÇa iMoVEis - StA AN-GELINA R$ 300.000,00- RUA HA-BIB KODOR- 4 dormit, 1 suíte, sala 2 ambientes, copa/cozinha 01 wc social área de serviço sala de cos-tura,área c churrasqueira e ampla garagem 99114-9333/3332-2045

MEndonÇa iMoVEis –J. MARIA LUIZA –R$ 120.000,00,Rua Claudio do Amaral – 2 dormit s suíte, sala,-cozinha, área de serviço e entrada p carro. F. 99114-9333/3332-2045

Page 8: Jornal Cidade News - Edição 81

8 | Araraquara, 17 de julho de 2015www.jornalcidadenewsararaquara.com.br CLASSIFICADOS

MC 21225 MEndonÇa iMoVEis – RESIDENSIAL vILA vERDE R$ 95.000,00 - 2 dormit sala.co-zinha,02 wc e vaga garagem - F 33322045 - 99114 9333

21219- MEndonÇa iMoVEis - MARIA LUIZA Iv R$ 120.000,00- R Jurandir Gonçalves (ACEItA CAR-RO COMO PAGAMENtO) - 2dor-mitórios, sala, cozinha, área de serviço, w.c, garagem – 99114-9333/3332-3045

MC 21226 – MEndonÇa iMoVEis - J tANGARA - EDICULA + SALAO COMERCIAL – pia e lavabo, e gara-gem. 99114-9333/3332-2045

MC 21227P – MEndonÇa iMoVEis - São Paulo- R$ 95.000,00- 1 dor-mit sala, cozinha01,área de serviço garagem cober ta e área de serviço f 333222045- 9 9114 9333

214 – MEndonÇa iMÓVEis - SANtA ANGELINA R$ 2.300,00 – 3 Dormitórios com armário embutido (suítes), sala 3 ambientes, copa, cozinha, área de serviço, área de lazer, w.c e garagem – 99114-9333/3332-2045

MEndonÇa iMoVEis - SÃO GE-RALDO – R$ 1.000,00- RUA ItA-LIA 4 dormit, sala,copa/cozinha, 01wc e entrada p/carro 99114-9333/33322045

MEndonÇa iMoVEis - StA ANGE-LINA -R$ 900,00 - 3dormit, sala, copa.cozinha,01 wc garagem f 33322045 – 9 9114 9333

Joca iMÓVEis- Condomínio Re-serva dos Oitis, fase final de construção, 2 vagas, 3 dorms,

1 suíte, 2 wc, com piscina, play Grond, espaço Gourmet, quadra recreativa, salâo de festas etc, R$ 340.000,00. Aceito carro como par te de pagamento. . (16) 99751-3335 tEL (16) 98112-8149

Joca iMÓVEis: Residencial Parque Atacama, Próximo ao shopping Ja-raguá, 1 vaga de Garagem, 2 dor-ms, sala, Copa, Cozinha, 1wc qua-dra recreativa, salão de festas, etc, R$125.000,00. (16) 99751-3335 tEL (16) 98112-8149

MEndonÇa iMoVEis - APtO Du-plex Ed Alure R$ 220.000,00 2 dormit suíte,sala.cozinha america-na área de serviço 1 vaga. 99114-9333/3332-2045

MEndonÇa iMoVEis - ED ROSA DE PRAtA- 3 dormit s suíte, sala, cozi-nha, 01 wc e garagem f 33322045- 9 9114 9333

EdU iMoVEis - SALÃO COMERCIAL – Av. BARROSO - R$170.000,00 - (16) 3461-3777 (16) 99760-2015

MEndonÇa iMoVEis - Barracão - ARCO IRIS 520metros quadrados, com escritório 2w.c -R$ 1.800,00 - Jardim Arco Íris -99114-9333/3332-2045

MEndonÇa iMoVEis - Ed YtA-MARAtI - 31 metros quadrados- R$ 250,00 - 99114-9333/3332-2045

MEndonÇa iMoVEis - ED RAIA- R$ 450,00 - Centro 99114-9333/3332-2045

MEndonÇa iMoVEis - SALAO CO-MERCIAL- PARQUE DAS LARANJEI-RAS escritório e wc - 33322045 – 9 9114 9333

EdU iMoVEis - terreno - Jardim Universal -311m² ao lado do Re-

sidencial Ravena - Excelente lo-calização - MURADO / PORtÃO - R$130.000,00 -(16) 3461-3777 (16) 99760-2015

EdU iMoVEis - MARIA LUIZA - tER-RENO - 2 tERRENOS tOtAL DE 360M² MURADOS - (16) 3461-3777 (16) 99760-2015

Joca iMÓVEis – Jardim São Fran-cisco na Rua Maurício Galli. At 534mt² R$ 470.000,00. Obs para comércio. tel (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

Joca iMÓVEis – vila Yamada At 330mt R$ 110.000,00 tEL: (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

Joca iMÓVEis - Condomínio Buona vitá. At 12x30. Obs: quitado, e es-criturado. R$ 140.000,00. tEL: (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

Joca iMÓVEis – Jardim Sâo Fran-cisco, 2 terrenos. At 10x25 R$ 85.000,00 cada. (16) 99751-3335 tEL (16 98112-8149

Joca iMÓVEis- Selmidei (3) At 10x25. Planta aprovada com 3 dorms, mais dependencias. R$ 80.000,00 (16) 997513335 (16) 98112-8149

Joca iMÓVEis - Cidade Jardim At 611mt² a 100 metros da por-taria do condomínio Manoela. R$ 150.000,00 tEL: (16) 99751-3335 tEL (16 98112-8149

Joca iMÓVEis - Cambuy At 10x27,5 Próximo ao Santuário R$ 110.000,00 (16) 99751-3335 tEL (16 98112-8149

Joca iMÓVEis- vale do Sol At 10,20x26,50 mt R$ 115.000,00. (16) 99751-3335 tEL (16 98112-8149

MEndonÇa iMoVEis- vila Xaver 560 ms2- F 33322045 9 9114 9333

MEndonÇa iMoVEis - ROXO 2 – R$ 55.000,00 F 33322045 – 9 9114 9333

MEndonÇa iMoVEis - J MORUM-BI 12X35- Av JOSE BONIFACIO - F 33322045 9 9114 9333

EgYdio Motors – Kia Cerato 1.6 Mec., 2010, completo, preto, gasoli-na, R$ consulte: tel. 3305.3555

EgYdio Motors – Kia Cerato 1.6 Aut., 2010, completo, prata, gasoli-na, R$ consulte: tel. 3305.3555

EgYdio Motors – Kia Cerato 1.6 Aut., 2012, completo, prata, gasoli-na, R$ consulte: tel: 3305.3555

EgYdio Motors - Renault Scenic 1.6 16v, 2009, completo, prata, DvD de teto, flex. R$ consulte: tel. 3305.3555

EgYdio Motors - GM Corsa Seda Life 1.0, 2005, básico, branco, álco-ol. R$ consulte: tel.3305.3555

EgYdio Motors - MAHINDRA CAB. DUPLA 4X4 2.2, 2013, turbo diesel, completa, branca. R$ consulte tel. 3305.3555

EgYdio Motors - Gol GIv 1.0, 2013, básico, 2 por tas, cinza, flex, R$ consulte: tel. 3305.3555

EgYdio Motors – towner 1.0 Ca-bine Dupla, 2012, básica, prata, ga-solina R$ consulte: tel. 3305.3555

EgYdio Motors – Grand Picasso C4 2.0 automatico, 2009, top, 07 lugares, gasolina, R$ consulte: tel. 3305.3555

EgYdio Motors – Corolla XLI 1.8 automatico, 2009, completo, prata, flex, R$ consulte: tel: 3305.3555

EgYdio Motors – Corolla XEI 1.8, mecânico, 2004, completo, preto, gasolina, R$ consulte: tel: 3305.3555

EgYdio Motors – towner 07 luga-res, 1.0 , 2009 , gasolina, prata, R$ consulte: tel: 3305.3555

EgYdio Motors – Kia Sorento EX 2.5 Aut. 2007, diesel, prata, 4X4 top, R$ consulte: tel 3305.3555

tEddEWorK – 2109-9900 Esta-mos recrutando: PORtADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. [email protected] [email protected]

tEddEWorK – 2109-9900 Esta-mos recrutando FISCAL DE PISO. Requisito: Experiência como fiscal de prevenção de perdas ou áreas correlatas. [email protected] [email protected]

tEddEWorK – 2109-9900 Esta-mos recrutando: ADMINIStRADOR DE OBRAS. Requisitos: Experiência na área construção civil. Ensino mé-dio completo. [email protected] [email protected]

Page 9: Jornal Cidade News - Edição 81

Araraquara, 17 de julho de 2015 | 9

www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

Vereadora cobra solução a servidores do DAAE

Segundo Edna Martins (PV), grupo reivindica valorização de plantonistas

A vereadora Edna Martins está intermediando as negociações entre servidores e autarquia

Reunião entre taxista e representantes da Prefeitura foi intermediada pelo vereador Adilson Vital

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

hORáRiOS

A vice-presidente da Câma-ra Municipal, vereadora Edna Martins (PV), recebeu em seu gabinete um grupo de servido-res do Departamento Autôno-mo de Água e Esgoto (DAEE), que integram a equipe de ma-nutenção da autarquia muni-cipal, que solicitou o apoio da parlamentar para solucionar problemas relacionados ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Essas reivindicações haviam sido apresentadas há alguns meses antes, mas os servidores alegam que nenhuma medida foi toma-da pela direção do DAAE.

A vereadora se prontificou a dar encaminhamento à solici-tação feita pelos servidores, re-latando em ofício ao prefeito e

O vereador Adilson Vi-tal (PV) intermediou na tarde desta quinta-feira (16) uma reunião na Prefeitura entre o Secretário do Governo, Aluísio Braz, o Boi; o coordenador de Trânsito e Transportes, Antô-nio Gabriel, e representantes de taxistas da periferia da cidade.

Os profissionais procuraram Vital reivindicando o remane-jamento de alguns pontos que hoje não apresentam demanda e a abertura de novos locais que são mais promissores, inclusive sugerindo opções para serem estudadas.

ao Superintendente do DAAE o trâmite dado ao caso, para que sejam tomadas as providências necessárias. O assunto também será tratado pela vereadora em reunião com o prefeito.

PEDIDODe acordo com as reivindi-

cações apresentadas, a equipe trabalha em horários diferen-tes dos demais funcionários da autarquia, em virtude da

necessidade de se garantir que o serviço prestado esteja dis-ponível à população de forma ininterrupta. “Entendemos que o cargo dos funcionários que integram a equipe de ma-nutenção de água e esgoto deva ser regulamentado no Plano de Cargos e Carreiras (PCCV) da autarquia. Atual-mente o PCCV, que discipli-na a carreira dos servidores do DAAE, permite uma pro-gressão vertical segundo o de-sempenho individual. Nossa proposta é que essa valoriza-ção ocorra também de forma horizontal, a fim de que os servidores plantonistas sejam gratificados de acordo com a produtividade dos serviços prestados”, defende Edna.

Os servidores do DAAE querem regulamentação dos cargos de equipes de manu-tenção de água e esgoto, para que sejam gratificados segun-do a produtividade de seus serviços, já que nessa função os horários são diferenciados.

Baixo movimento faz taxistas pedirem remanejamento de pontos

Eles afirmam que estão ociosos, pois em muitos locais o movimento é praticamente zero. Um deles relatou que tem que procurar locais mais cen-trais, uma vez que no bairro nunca é chamado para corridas.

Boi afirmou que “a cidade vive uma nova realidade, cres-ceu e tem outras necessidades” e vai pedir à Secretaria de Trân-sito um mapeamento para se apurar a viabilidade da solici-tação e criar um plano de ação.

Aparecido dos Santos Gri-ppa e Irineu Marcos Colombo, falando em nome dos taxistas

da região periférica da cidade, acreditam que o remanejamen-to das vagas é a solução, pois onde estão alocados não con-seguem sobreviver. “Queremos ter o nosso ponto e trabalhar no nosso ponto”.

O Coordenador de Trânsito se comprometeu a iniciar estudo para que seja feita a reconfigura-ção do setor e discutir a possibi-lidade de mudanças juntamente com o sindicato da categoria.

O parlamentar ficou satisfei-to com o resultado da reunião e vai oficializar o pedido. “Vou fa-zer uma indicação ao Executivo

solicitando esse estudo técnico, pois é certo, como pudemos verificar, que alguns pontos da

cidade não têm mais demanda, por isso considerei pertinente a reivindicação”, disse Vital.

Page 10: Jornal Cidade News - Edição 81

10 | Araraquara, 17 de julho de 2015www.jornalcidadenewsararaquara.com.br POLÍTICA

roberto schiavon é jornalista

O vereador Édio Lopes (pt) protocolou representação na Justiça solicitando apuração sobre equipamentos da Academia ao Ar Livre, que foram enviados à prefeitura para instalação em praças, mas estão abandonados no Clube Estrela. Os recursos para os aparelhos de ginástica foram obtidos com verba de R$ 150 mil, liberada pelo então deputado estadual Edinho Silva (Pt), a partir de programa da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude. As academias seriam implantadas nos bairros Cecap, Maria Luíza, Melhado, Selmi Dei e hortênsias.

Nessa semana as fotos de dois vereadores passaram a fazer parte da galeria de imagens de ex-presidentes, que fica em um dos corredores do palacete Vereador Carlos Alberto Manço. Os novos ex-presidentes da galeria são os vereadores João Farias (pRB), presidente em 2013/2014, e Jéferson Yashuda (pSDB), presidente entre setembro e início de outubro de 2014.

A Câmara Municipal aprovou na última terça-feira (14) a formação de duas comissões especiais de estudo, uma para avaliar propostas de utilização da orla ferroviária, que inclui edificações e espaços remanescentes após a retirada dos trilhos da área central da cidade, e a outra para realizar estudos sobre o período da escravidão em Araraquara.

O vereador Raimundo Bezerra (PRB) foi essa semana até a Avenida Rubens Botelho Falcão, no Jardim portugal, após receber denúncias sobre as péssimas condições do asfalto. Segundo o vereador, um dos buracos no asfalto oferece muito perigo aos moradores, já que existem diversas pedras soltas em seu interior, que são arremessadas para todos os lados quando caminhões ou carros trafegam pelo local. Ele irá pedir providências à prefeitura.

A Câmara Municipal volta a dar espaço à população na Sessão Cidadã, que será realizada no dia 30 de julho, às 18 horas, no plenário do Legislativo. Os interessados que quiserem propor projetos e ideias para a cidade podem se inscrever na secretaria da Câmara, levando RG e título de Eleitor. A Sessão Cidadã foi instituída em 2013, com previsão de ser realizada a cada três meses.

acadEMia

gaLEria

EstUdos

asfaLto

cidadania

A Mesa contou com vereadores e autoridades municipais ligadas ao tema

Câmara debate gestão de resíduos sólidos

MEiO AMBiEntE

Foto

: Div

ulga

ção

Audiência pública na quarta-feira (15) tratou de projeto que tramita no Legislativo

A busca por soluções na área de resíduos reflete a demanda da sociedade que pressiona por mudanças motivadas pelos ele-vados custos socioeconômicos e ambientais. Se manejados adequadamente, os resíduos sólidos adquirem valor comer-cial e podem ser utilizados em forma de novas matérias-pri-mas ou novos insumos.

A Câmara Municipal realizou na quarta-feira (15) uma audiên-cia pública para debater o Proje-to de Lei que institui o Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A Mesa foi formada pelo presidente da Câ-mara, Elias Chediek (PMDB), pelo vereador Donizete Simioni (PT), que propôs a audiência; por William Affonso (PDT), pre-sidente da Comissão de Desen-volvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental; Agamenon Brunetti Júnior, ge-rente de resíduos sólidos do De-

partamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE); Welington José Rocha dos Santos, gerente de Controladoria do DAAE e José Antônio Delle Piagge, se-cretário municipal de Meio Am-biente. Também participaram os vereadores Farmacêutico Jéfer-son Yashuda (PSDB), Édio Lopes (PT), Adilson Vital (PV) e Rodri-go Buchechinha (SDD) e Edna Martins, além de representantes de entidades e cidadãos em geral.

Chediek ressaltou que o Projeto de Lei está disponível no site da Câmara e aberto às contribuições da sociedade e Simioni avaliou que o projeto é complexo, pois trata de uma lei ampla. “É importante este de-bate com a sociedade, tanto pra ampliar o conhecimento sobre o tema como para receber su-gestões no sentido de aperfei-çoar o projeto, que continua tramitando na Câmara”, disse.

APRESENTAÇÃOAgamenon fez uma apre-

sentação resumida sobre o Pro-jeto de Lei e depois foi aberto o debate com os presentes. “Tra-ta-se de uma adaptação da lei federal para as especificidades locais, que inclui instrumen-tos de gestão e financiamento, metas, ações, responsabilidades compartilhadas entre o Poder Público, fabricantes e gerado-res, coleta seletiva e a criação de um Sistema de Informações, de um Núcleo de Gestão de Re-síduos Sólidos e de Fundo Mu-nicipal”, disse Agamenon.

O gerente de Resíduos Sóli-dos do DAAE respondeu a to-dos os questionamentos feitos pelos presentes sobre os mais variados temas: bolsões de entulho, educação ambiental, fontes de receita do Fundo a ser criado, funcionamento do Sistema de Informações, fis-calização, custeio, destinação, logística reversa, diagnóstico do quadro atual, embalagens, coleta seletiva e responsabili-dade compartilhada.

Page 11: Jornal Cidade News - Edição 81

Araraquara, 17 de julho de 2015 | 11

www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

Araraquara recebe evento oficial de automobilismo neste final de semana

Pinheirinho recebe Paulistade Velocidade na Terra

ADREnALinA

Foto

: Rep

rodu

ção

Mais de 40 pilotos disputam três modalidades em evento neste sábado e domingo

O Circuito de Rodas do Parque Pinheirinho tem 175 mil metros qua-drados e sua estrutura inclui rampas de aces-sibilidade para pessoas com deficiência, área de alimentação, banheiros e arquibancada.

A 2º Etapa do Campeonato Paulista de Velocidade na Terra será realizada neste sábado (18)

e domingo (19), no Circuito das Rodas, no Parque Pinheirinho, em Araraquara. Segundo os or-

ganizadores, mais de 40 pilotos de diversas cidades do estado disputarão provas nas categorias

Turismo, Kart Cross e Fórmula.O evento começa neste sába-

do, quando os competidores irão para a pista realizar os treinos li-vres. No domingo, haverá toma-da de tempo na parte da manhã e, a partidas das 12h30, está pre-visto o início das provas.

SOLIDARIEDADE

A entrada para o evento é gratuita, mas a organização pede que o público leve um quilo de macarrão, arroz ou feijão, que será doado ao Fundo de Solida-riedade do Município de Arara-quara, que repassará os donati-vos a entidades sociais da cidade.

A etapa local está sendo re-alizada pelo Automóvel Clube

do Interior Paulista, que tem sede em Araraquara, com apoio da Prefeitura, por meio da Se-cretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Fundesport, e com supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), órgão ligado à Confe-deração Brasileira de Automo-bilismo (CBA).

Equipe local é destaque emmaratonas aquáticas no Náutico

A equipe Apanara/22 de Agosto se destacou na 7ª Etapa do Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas, no dia 12, no Clube Náutico, com o 3ª lugar na prova média para nada-dores de petiz a sênior e o campe-onato na prova média para mas-ters. No individual, foram ao pódio

Guilherme dos Santos (campeão Infantil 2), Vinicius Alves (vice no Sênior), Eduardo Ortelan Neto (vice no Master A), Érica Racco (campeã Master D), Geórgia Af-fonso (campeã Master E), Débora Passos (3ª lugar Master E) e Mário José Pinto (campeão Master F).

Page 12: Jornal Cidade News - Edição 81

12 | Araraquara, 17 de julho de 2015www.jornalcidadenewsararaquara.com.br ESPORTE

nesta 2ª quinzena de julho acontece em Barretos o 59º Jogos Regionais. Araraquara terá aproximadamente 400 atletas e a cidade vem de boas campanhas, o título em 2013 e um 3º lugar em 2014. infelizmente os Jogos, no meu ponto de vista, pecam em não coibir rigidamente a prática de muitas cidades em contratar atletas somente para a competição em vez de realmente desenvolver o esporte local. A meu ver, um mecanismo ilusório que burla os princípios do esporte e da competitividade.

no encerramento do 1º turno da 2ª fase da Copa Revelar Adulto da Série Ouro o basquete Araraquara conquistou mais uma vitória. no último sábado o time araraquarense venceu fora de casa o uberaba por 80 a 79. A ABA/Fundesport lidera seu grupo com três vitórias em três jogos e foca agora seus esforços nos Jogos Regionais, enquanto aguarda a definição dos jogos do returno da 2ª fase.

A tabela das quartas de final do Campeonato paulista Feminino já está definida. As nossas Guerreiras Grenás enfrentarão o São José na Arena da Fonte em Araraquara no próximo dia 1º de agosto às 15 horas. A segunda e decisiva partida será em São José dos Campos no sábado, dia 8 de agosto, às 10 horas. Os demais confrontos serão: taubaté e Audax, XV de piracicaba e São paulo e Santos e Rio preto.

Classificados em 3º lugar em seu grupo para a próxima fase do Campeonato Paulista, os garotos do SuB15 grená disputarão a segunda fase contra o Corinthians, o penapolense e o Comercial de Ribeirão preto. A estreia será em casa no dia 1º de agosto, às 9 horas, contra o time de Penápolis.

O Sub17 também se classificou para a próxima fase do Campeonato paulista. A equipe afeana terminou em 4º lugar na 1ª fase no seu grupo e enfrentará nesta próxima etapa as equipes do Red Bull, do Guarani e do tanabi. A estreia também será no dia 1º de agosto em casa mas às 10h45 contra o Red Bull.

Jogos rEgionais

BasqUEtE

gUErrEiras

sUB15

sUB17

ricardo gomes é um fã de esportes e torcedor da ferroviária

Foto

: Div

ulga

ção

A equipe de basquete masculino ABA/Fundesport estreia nesta sexta

Araraquara disputa 26 modalidades individuais ecoletivas, em evento que reunirá 12 mil atletas

Jogos Regionais abremoficialmente nesta sexta-feira

EM BARREtOS

Os 59º Jogos Regionais serão abertos oficialmente nesta sexta (17), às 19 horas, com solenidade no ginásio do Conjunto Polies-portivo Municipal João Batista da Rocha (Rochão), em Barretos. A competição reunirá 57 cidades e 12 mil atletas, que disputarão 22 modalidades no masculino e feminino, incluindo provas para pessoas com deficiências na na-tação e no atletismo. Os jogos serão disputados até 25 de julho.

Araraquara participará em 26 modalidades individuais e coleti-vas. Nas modalidades individuais a cidade estará representada com damas, atletismo convencional e para pessoas com deficiência, natação convencional e para pes-soas com deficiência, ciclismo, karatê, taekwondo e xadrez. Nas modalidades coletivas, a cidade enviou equipes de basquete mas-culino e feminino, bocha, biribol, futebol masculino e feminino, futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino, judô masculino e feminino, ma-lha, voleibol masculino e femi-nino, tênis de mesa masculino e feminino e tênis masculino.

DESTAQUES

Entre os destaques de Ara-raquara está o futebol feminino da Ferroviária/Fundesport, cam-peão em 2013 e 2014 e que es-treia neste domingo (19), contra o vencedor do confronto entre Matão e Jaboticabal.

As Guerreiras Grenás contam com a atacante Adriane Nenê e a meia Erikinha, que estão invictas na competição. Adriane venceu os Jogos Regionais de 2007 e 2008 defendendo Franca e em 2013 e 2014 pela Ferroviária. Já Erikinha foi campeã entre 2007 e 2010 pelo

Santos e em 2013 pela Ferroviária. Outro destaque da delega-

ção de Araraquara é o time de basquete masculino da ABA/Fundesport, que faz ótima cam-panha na Copa Revelar e estreia nos Regionais nesta sexta (17), às 14 horas, contra Batatais. O segundo compromisso será no sábado (18), às 16h30, diante de Cristais Paulista.

Nesta sexta Araraquara também tem compromissos no

handebol feminino, às 10h30, contra Barretos; no basquete feminino às 13 horas, contra Rincão; no basquete masculino, às 13 horas, contra Batatais; no handebol masculino, às 14h30, contra Rincão; no futebol mas-culino, às 14h30, contra Serra-na; no vôlei de praia feminino, às 9h30, contra Serrana e às 13h30 contra Sertãozinho; e no vôlei de praia masculino, às 13h30, contra Olímpia.

Page 13: Jornal Cidade News - Edição 81

Araraquara, 17 de julho de 2015 | 13

www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

Grupo celebra músicados Beatles no SESC

FOREVER

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Rep

rodu

ção

Show gratuito da banda The Beetles One será neste domingo (19), às 16 horas

Durante o show a banda conversa com o público em inglês, tornando o clima ainda mais real. Outra pecu-liaridade do grupo é o fato de o baixista Renato Tiossi ser canhoto, assim como Paul McCartney, músico interpre-tado por ele no espetáculo.

Araraquara Rock abre nessa sexta-feira

Os primos Wesley, Renato, Carlos e Cleber formam o grupo The Beetles One

Com 15 anos de estrada, o Krisiun fecha o festival no domingo

A 15ª edição do festival Arara-quara Rock abre nesta sexta-feira (17) com shows das bandas Club America (Sorocaba-SP), Kali (Araraquara-SP), Hell Oh! (Nova Friburgo-RJ) e Maquiladora (Mogi das Cruzes-SP), que toca-rão no estacionamento da Arena da Fonte Luminosa, com entrada gratuita, a partir das 18 horas.

O festival prossegue no sába-do (18) com a banda Distraught (Porto Alegre-RS), Aneurose (Lavras-MG), Chaos Synopsis (São José dos Campos-SP), Aus-tin (Franca-SP) e Hellway Train (Belo Horizonte-MG).

O público que ao SESC Araraquara neste domingo (19), às 16 horas, terá oportu-nidade de viajar com as músi-cas e o visual do maior grupo de rock de todos os tempos, no show da banda são-carlen-se The Beetles One, conside-rada em 2012 a melhor banda cover dos Beatles no Interna-cional Beatle Week, festival realizado anualmente em Li-verpool, na Inglaterra, com dezenas de grupos do gênero.

Na ativa desde 2003, quando começaram a tocar músicas dos

Beatles apenas por diversão, os pri-mos Cleber (John Lennon), Wes-ley (Ringo Starr), Carlos (George Harrison) e Renato Tiossi (Paul McCartney) integram hoje um dos principais grupos a levar adiante o legado do imortal quarteto britâni-co, que saiu de Liverpool para con-quistar o mundo.

O show, de quase 2 horas, reproduz fielmente não so-mente a música, mas o clima, a performance, os instrumen-tos e o figurino do grupo in-glês, em ordem cronológica, retratando todas as fases do quarteto. Essa produção vale ao The Beetles One a creden-cial de único grupo brasileiro com residência na Inglaterra. Durante três anos, entre 2006 e 2008, os integrantes da banda moraram na Inglaterra, onde fizeram mais de 250 apresenta-ções em festivais e casas notur-nas, incluindo algumas onde os próprios Beatles tocaram.

No domingo as atrações são Krisiun (Ijuí-RS), Despotic Hate (Araraquara), Postura (Itabira-MG) e Paura (São Paulo-SP), no dia de som mais pesado do evento.

O Araraquara Rock é um dos mais importantes festivais de música voltados ao cenário inde-pendente do país. Com três dias de shows musicais e atividades complementares, é um dos prin-cipais eventos de fortalecimento e difusão cultural na cidade.

CONVIDADOSEntre os destaques do festival

está a banda Club America, de

Sorocaba, formada pelos irmãos Andy e Bruno Alves, que já tocou no Canadá e nos Estados Unidos, dividindo o palco com grandes nomes do rock mundial.

Outra banda convidada é a Distraught, que apresentou seu thrash metal no ano passado no festival, quando veio entre as ban-das selecionadas, e retorna para apresentar seu show completo.

Já o Krisiun traz ao festival toda a experiência de partici-pações em festivais por todo o mundo, e vai mostrar as músi-cas de seu novo disco, Forged in Fury, lançado este ano.

MUSEUUm dos pontos altos da jor-

nada inglesa foi uma apresen-tação dentro da casa de Paul

McCartney em Liverpool, onde hoje existe um museu da ban-da. As apresentações no Inter-nacional Beatles Week foram

em 2006, 2007 e 2012, quando foram considerados como des-taque entre outros 66 grupos de diversas partes do mundo.

Page 14: Jornal Cidade News - Edição 81

14 | Araraquara, 17 de julho de 2015www.jornalcidadenewsararaquara.com.br cULtUra

PROgRAmAçãO CULTURAL

ExposiÇão

Expressões: o homem, a arte e o tempo – fundação araporã – Objetos e instalações sobre arte rupestrePeríodo: Até 5 de setembroHorário: 13h00 às 17h30(segunda), 9h00 às 12h00 e 13h00 às 17h30 (terça a sexta) e 9h00 às 12h00 (sábado)Local: Museu de Arqueologia e Paleontologia – Rua voluntário da Pátria, 1484. Entrada Gratuita

genesis – sebastião salgadoPeríodo: Até 20 de setembroHorário: 13 às 21h30 (terças asextas) e 9h30 às 18 horas(sábados, domingos e feriados).Local: SESC Araraquara. Entrada GratuitaAgendamento de grupos e escolas: 3301-7528

tEatro

terremota – Bendita ciaDias: 17 e 19 de julhoHorários: 20 horas (18 de julho) e 19 horas (19 de julho)Local: teatro do SESI AraraquaraEntrada Gratuita

historioca (história com pipoca) – O Príncipe e o Dragão vaidosoDia: 18 de julhoHorário: 15 horas

Boa semana a todos. Padre Fernando Fraga. Email: [email protected]. Facebook: fernandosylvafraga. Paróquia Sr. Bom Jesus dos Milagres de Araraquara, Celebrações: Sextas às 9 e 19h30 e domingos às 7 e 19 horas,

próximo à rodoviária. Américo Brasiliense: terças às 19h30. Av. Joaquim Afonso da Costa, 619 - Centro.OUÇA O PROGRAMA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA COM O PADRE FERNANDO FRAGA

NA RÁDIO BRASIL FM 104,9 TODO DIA ÀS 6, 12 E 18 HORAS.

Padre

Fernando Fraga

Bonitas são as coisas vindas do interior, as palavras simples, sinceras e significati-vas. Bonito é o sorriso que vem de dentro, o brilho dos olhos. Bonitos são os dias de sol de-pois da noite chuvosa ou as

noites enluaradas de verão em que todos saem de casa. Bonito é procurar estrelas no céu e dar de presente ao amigo, amiga, na-morado. Bonito é achar a poesia do vento, das flores e das crian-ças. Bonito é chorar quando se sentir vontade e deixar que as lágrimas rolem sem vergonha ou medo de crítica. Bonito é gostar da vida e viver do sonho. Boni-to é ser realista sem ser cruel, é acreditar na beleza de todas as coisas. Bonito é a gente conti-nuar sendo gente em quaisquer situações, mesmo nos momentos

HÁ COISAS BONITAS NA VIDA

de dificuldade. Bonito é a gente ser a gente mesmo com erros e acertos, mas sentindo no co-ração e na alma, uma vontade incontrolável de ser sempre, sempre um caçador á procura da esperada felicidade.

O amor é paciente, benigno, não arde em ciúmes, não é soberbo.

Não é inconveniente, não procu-ra os próprios interesses, não se exaspera, não se recente do mal.

I Coríntios 134 e 5.

REFLEXÃO DA SEMANA:

Local: Museu Espaço do Boneco – Av. Feijó, 804Entrada: R$ 10 (crianças deaté 5 anos pagam R$ 5)Informações e reservas: 3397-8406 e 3214-9287OBS: A reserva é válida até 15minutos antes do espetáculo

teatrada – peripécias –cia trupe de peripéciasDia: 19 de julhoHorário: 11h30Local: SESC AraraquaraEntrada Gratuita – Retirada indivi-dual de ingresso a partir das 9h30

Música

projeto na Kombi –flashback com Vinil 78Dia: 17 de julhoHorário: 20 horasLocal: Estacionamento do SESC AraraquaraEntrada Gratuita

the Beetles one –Banda são-carlense tocamúsicas do quarteto britânicoDia: 19 de julhoHorário: 16 horasLocal: Estacionamento do SESC AraraquaraEntrada Gratuita

choro das Águas – Bandacrockodilo rock – Rock Nacional

Dia: 19 de julhoHorário: 18 horasLocal: Praça do DAAEEntrada Gratuita

araraquara rock – club america, Kali, hell oh! e MaquiladoraDia: 17 de junhoHorário: 18 horasLocal: Estacionamento daArena da FonteEntrada Gratuita

araraquara rock – distraught, aneurose, chaos synopsis, austin e hellway trainDia: 18 de junhoHorário: 18 horasLocal: Estacionamentoda Arena da FonteEntrada Gratuita

araraquara rock – Krisiun,despotic hate, postura e pauraDia: 19 de junhoHorário: 18 horasLocal: Estacionamentoda Arena da FonteEntrada Gratuita

cinEMa

sessão zoom – permanência Diretor: Leonardo LaccaDia: 20 de julhoHorário: 21h30Local: Cine LupoEntrada: R$ 2

pelo dicionário informal, “marido” é aquele que cuida da esposa e filhos. Guardião responsável pelo bom andamento e integridade de sua família. tem como sinônimos cônjuge, consorte, esposo, comparte, companheiro, etc.

tenho um colega de trabalho que é conhecido na faculdade apenas pelo apelido que ganhou ao ingressar no curso superior: Marido. na época ele era casado, um dos poucos da sua turma. Assim, foi natural que seu nome fosse substituído. Aliás, no meio acadêmico, pouca gente sabe seu nome verdadeiro: thiago.

O tempo passou, ele se separou, mas sua alcunha perdura até os dias atuais. Atualmente está na pós-graduação na unesp de Araraquara e continua a ser o Marido. Ele até já se acostumou a atender quando é chamado assim. Até no uniforme do time de futebol, o apelido sobrepujou o nome. “uma vez marido, sempre marido”, diz conformado.

Mas o fato lhe causa algum constrangimento. Ele conta que, certa vez, andava pela rua e um amigo da universidade, ao vê-lo do outro lado da rua, acenou com a mão e gritou: “E aí, Marido?” As pessoas no entorno arregalavam os olhos para os dois barbados.

Em outra situação, uma amiga fez uma selfie e postou nas redes sociais a foto a seu lado com a legenda: “Eu curtindo uma balada com o Maridão” não demoraram as congratulações das amigas. “nossa, não sabia que você tinha casado. parabéns!”

Luís zakaib é jornalista

E aí, Marido?

Page 15: Jornal Cidade News - Edição 81

Araraquara, 17 de julho de 2015 | 15 www.jornalcidadenewsararaquara.com.br CULTURA

contato: (16) 99701.3939 / [email protected]

Foto

s: H

enriq

ue S

anto

s

Wilton Lupo Neto, com a mãe Maria e as irmãs Alexandra, Helena e Andréa receberam os convidados para o coquetel de lançamento do Residencial Salto Grande Cedros do Campo

Alexandre Borsari e a esposa Leiris prestigiaram o evento da família Lupo

Daniel Munhoz, a esposa Angela e seu pai Paulo barbieri curtiram a Festa de São bento

As amigas Sandra Pereira e Juliana gil aproveitaram todas as noites de festa na Praça da Matriz para rever os amigos do Colégio Progresso, onde trabalharam por muitos anos

Fernando foi com os pais Regina e Jorge Haddad comer os doces típicos das festas populares. Ele me disse que estavam ótimos

O casal Renata e Elington Zucco com o filho Lucas, durante almoço no bar das Pedras do Clube náutico.

Page 16: Jornal Cidade News - Edição 81

16 | Araraquara, 17 de julho de 2015 www.jornalcidadenewsararaquara.com.br