jornal cidade news - edição 83

16
· CIDADE págs. 3 a 6 · Oficina do Sebrae-SP 04 · Liga Cristo Rei 06 · Coluna Vida Eficiente 06 · EDITORIAL pág. 02 · Artigo · Editorial · Charge · POLÍTICA págs. 9 e 10 · Entrevista com Márcia Lia 09 · Coluna Boca Maldita 10 · CLASSIFICADOS págs. 7 e 8 · Imóveis 07 · Serviços e Veículos 08 · ESPORTE págs. 11 e 12 · Guerreiras Grenás 11 · Vôlei feminino 12 · Coluna Por Esporte 12 · CULTURA págs. 13 a 15 · Mário Alonso Quartet 13 · Coluna Anacrônicas 14 · Social 15 · Edição nº 83 · Ano 02 · ARARAQuARA · sexta-feira, 31 de julho de 2015 · Foto: José Augusto Chrispim Solo dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. 29 º 12 º Anuncie na nossa edição especial, que estará nas ruas no dia 7 de agosto. DIA DOS PAIS

Upload: portal-cidade

Post on 22-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Cidade News - Edição 83

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Cidade News - Edição 83

· CIDADE págs. 3 a 6· Oficina do Sebrae-SP 04· Liga Cristo Rei 06· Coluna Vida Eficiente 06

· EDITORIAL pág. 02· Artigo· Editorial· Charge

· POLÍTICA págs. 9 e 10· Entrevista com Márcia Lia 09· Coluna Boca Maldita 10

· CLASSIFICADOS págs. 7 e 8· Imóveis 07· Serviços e Veículos 08

· ESPORTE págs. 11 e 12 · Guerreiras Grenás 11· Vôlei feminino 12· Coluna Por Esporte 12

· CULTURA págs. 13 a 15· Mário Alonso Quartet 13· Coluna Anacrônicas 14· Social 15

· Edição nº 83 · Ano 02 ·ARARAQuARA · sexta-feira, 31 de julho de 2015 ·

Foto

: Jos

é Au

gust

o Ch

rispi

m

Solo dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto

ainda sem nuvens.

29º

12º

Anuncie na nossa edição especial, que estará nas ruas no dia7 de agosto.

DIA DOS PAIS

Page 2: Jornal Cidade News - Edição 83

2 | Araraquara, 31 de julho de 2015 www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

JORnAL SEmAnAL · DISTRIbUIçãO gRATUITA

15.0000 ExEmPLARES

JORNALCIDADENEWS DIREtORA: Débora Passos. JORNALIStA RESPONSávEL: Roberto Schiavon - MtB 49897. COMERCIAL: Carina vulcano. REDAÇÃO: R. Mauricio Galli, 882 · sl 34 · vila Sedenho · Cep: 14806.155 · Araraquara SP · tel.: (16) 3010.1687

IMPRESSÃO GRáFICA: Sangaletti Editora e Gráfica Ltda. R. Santa Isabel, 250 - Vila Isabel - CEP: 13570 - 790. São Carlos - SP · Tel: (16) 3368 3435

Sejam todos bem-vindos a mais uma edição do jornal Ci-dade News, com mais um mon-te de informações bacanas para você ler enquanto espera o seu ônibus no Terminal de Integra-ção, toma sua cerveja na Casa de Conveniência ou enquanto não chega a hora do almoço, dentro da sua casa.

Esse é o espírito da coisa: levar uma variedade razoável de informações sobre os mais diferentes assuntos, que ocu-pem somente o tempo neces-sário para que você faça um café, chegue em casa após o trabalho ou espere seu amigo chegar para aquela tão prome-tida visita.

Nessa semana trazemos um pouco do trabalho reali-zado no Centro de Ressociali-zação Feminino de Araraqua-ra, para que as reeducandas tenham oportunidade de se-guir sua vida após cumprir a pena. Em tempos em que de-bates sobre maioridade penal despertam a reflexão sobre a melhor opção entre educar e punir, ou seja, entre construir escolas e valorizar o profes-sor ou aumentar a faixa etária da população carcerária, em presídios que não oferecem as mínimas condições de re-cuperar aqueles que têm este objetivo, é sempre bom apre-sentar iniciativas positivas na área da segurança pública.

O Cidade News esteve na festa julina realizada na sema-na passada na unidade local, com a participação de deten-tas, familiares, funcionários e convidados. E conversou com a diretora técnica, Jucelia Gonçalves da Silva, que nos contou um pouco do dia a dia das moças, e das oportunida-des que elas têm de trabalhar e participar de eventos que as façam se sentir com vontade de se reintegrar à sociedade de uma forma diferente, depois que saírem da unidade. Algu-mas histórias de vida das in-ternas também nos dão ideia de quem são as pessoas que convivem lá dentro e quais são seus sonhos.

Trazemos também ma-téria sobre a partida entre Ferroviária/Fundesport e São José neste sábado, às 15 horas, na Arena da Fonte Luminosa, abrindo as quartas-de-final do Campeonato Paulista de futebol feminino. Adversá-rio já tradicional e difícil das Guerreiras Grenás, o São José tem a vantagem do empate e isso torna ainda mais impor-tante a presença da torcida no estádio, para empurrar as me-ninas em direção a uma boa vitória. A entrada é gratuita, mais um motivo para a torci-da encher as arquibancadas.

No mais, trazemos nossos colunistas, que tanto nos en-chem de orgulho, pela diversi-dade de assuntos e a leveza com que tratam a palavra escrita e as informações, a nossa agen-da cultural com os principais eventos dos próximos dias, e muito mais informações sobre os mais variados assuntos.

Obrigado a todos pela companhia em mais uma sema-na e até a próxima sexta-feira!

Desafios embusca de umfuturo melhor

Oportunidades nos nichos de mercado

Jornalista

Roberto Schiavon Diretor super-

intendente do Sebrae-SP

Bruno Caetano

EDITORIAL OPInIãO

Para o empreendedor que vive em busca de algo que o destaque da concorrência (principalmente nos dias atu-ais de crise e recessão), ex-plorar um nicho de mercado pode ser uma boa pedida.

Mas o que é exatamen-te um nicho? É um mercado dentro do mercado, formado por uma clientela com carac-terísticas - geográficas, demo-gráficas, sociológicas, etárias, etc. - e desejos semelhantes e que quer produtos ou serviços muito específicos. Essa parcela de consumidores não é atendi-da pelas grandes empresas, que não se sentem atraídas para

trabalhar em escalas menores.Para entender melhor,

consideremos o segmento de roupas e acessórios esporti-vos. Dentro dele temos os ar-tigos para futebol e como ni-cho, os varejistas que vendem camisas retrô de times.

Segundo o professor norte-americano especializado em marketing, Philip Kotler, os consumidores de nicho estão dispostos a pagar mais por algo que os satisfaça.

Tal cliente é exigente, es-pecializado no assunto de seu interesse e espera atendi-mento no mesmo nível. Essas pessoas fazem suas escolhas baseadas em valores e estilos e não em preços, portanto, oferecer-lhes tratamento de qualidade é primordial.

Quem entra nesse ramo tem de estar ciente de que lidará com número reduzido de consumidores, porém é um negócio que projeta boa lucratividade. Nesse contex-to, a internet aparece como

grande facilitadora. O e-commerce permite alcançar o público-alvo independen-temente da distância física, amenizando as limitações. No entanto, vale aqui o cui-dado básico para qualquer comércio digital: será que seu cliente está na internet? Será que o produto em questão se encaixa no mundo das com-pras virtuais?

Não é recomendável in-vestir apenas pela perspectiva de ganho financeiro. É neces-sário ter afinidade e dominar o tema, condições estratégi-cas para o relacionamento com seu público. Também é importante identificar se re-almente há potencial de cres-cimento, se há concorrência e como ela está.

O empreendedor é antes de mais nada um caçador de oportunidades e seu poder de observação possibilitará identificar quando elas sur-gem, às vezes no nicho de mercado.

[email protected]

Page 3: Jornal Cidade News - Edição 83

3 | Araraquara, 31 de julho de 2015 www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

Page 4: Jornal Cidade News - Edição 83

4 | Araraquara, 31 de julho de 2015

www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

Caldinho de mandioCa Com Chips de quiabo

ingredientes

Chips de quiabo (ingredientes)

larissa de lázari é chef de cozinhae-mail: [email protected] · facebook:/larissadelazarieventos

· 200 g de mandioca limpa em cubos · 3 dentes de alho picado · 1 cebola roxa média picada · 500 ml de caldo de legumes · 1 galho de alecrim· 1 folha de louro· 1 colher (café) de pimenta dedo de moça picada· Sal

· 3 quiabos · Sal

modo de fazer

modo de fazer

Numa panela, aqueça o azeite e doure a cebola, o alho e a pimenta. Acrescente a mandioca, o caldo de legumes, a folha de louro, o alecrim e o sal. Deixe cozinhar por 10 minutos na panela de pressão. Quando a mandioca estiver macia, retire o galho de alecrim e a folha de louro. Bata no liquidificador até ficar um creme liso.

Corte o quiabo ao meio no sentido horizontal. Retire sua polpa. Em uma assadeira, disponha os quiabos e salpique sal. Após 20 minutos o chips estará pronto.Utilize o chips para decorar seu caldo de mandioca.

CuLInáRIA CAIPIRA, uM PAtRIMônIO CuLtuRAL

Rendimento: 5 porções.

Sebrae promove oficinade motivação de equipes

A vivência caipira conserva elementos históricos da cultura bandeirante, que misturam os hábitos dos indígenas e portugueses, e assim batizam o modo alimentar do brasileiro. Esta representação consagra os alimentos, através dos costumes nas colonizações, que possuem características próprias de acordo com as etnias e regionalidade do local onde viveram.

Guiada pela memória cultural e social da alimentação caipira, a cozinha representa a simplicidade através da valorização de ingredientes típicos no campo, desde os primórdios do Brasil, como o café, o açúcar, a mandioca, o milho, as frutas, os suínos e as verduras.

Em São Paulo, as características deste ato de cozinhar inicia-se com os bandeirantes, que ao percorrerem o interior à procura de ouro, improvisavam com

ingredientes do local, como a farinha de mandioca, feijão e carne seca. Do mesmo modo, a particularidade de cozinhar os alimentos em panelas de barro ou ferro, acontece também pela ausência de recursos culinários na época da escravidão.

Hoje, regiões de sistema rural mantêm a tradição caipira com especialidades como a paçoca de carne de panela, a leitoa pururuca, a farinha de mandioca, o arroz com suã e as compotas de origem portuguesa. Assim como essas localidades, é necessário identificar as influências da cozinha caipira na culinária brasileira, permitindo desta forma, o entendimento dos futuros manifestos alimentares.

E para dialogar com a cultura caipira, esta semana aproveitamos para fazer uma receita com o ingrediente principal da roça, a mandioca.

O Sebrae-SP está com ins-crições gratuitas abertas para a oficina “Como Motivas Sua Equipe”, que será realizada na segunda-feira (03), das 19 às 22 horas, visando orientar o aprimoramento constante dos

colaboradores.“É importante que todo o em-

preendedor compreenda como criar na sua empresa um ambien-te de motivação contínua. Afinal de contas, equipes motivadas são mais dedicadas, trabalham

melhor e têm condições mais favoráveis para alcançar os resul-tados esperados. Os benefícios são muitos e os efeitos são per-cebidos por todos”, explica Karla Scalçone Romanini, consultora responsável pela oficina.

Alinhar os valores do negó-cio, ser exemplo, definir atribui-ções e responsabilidades, ofe-recer feedback dos resultados, mostrando erros e acertos, pro-mover autoconfiança e desafios constantes são alguns passos a

serem seguidos pelo empresário.As vagas são limitadas e os

interessados devem fazer suas inscrições previamente pelos te-lefones (16) 3332-3590 ou 0800-5700800. A oficina é indicada para empresários, líderes e gestores.

Page 5: Jornal Cidade News - Edição 83

Araraquara, 31 de julho de 2015 | 5 www.jornalcidadenewsararaquara.com.br CIDADE

Confraternização teve participação de reeducandas, familiares, funcionários e convidados

Jucelia gonçalves da Silva, diretora da unidade: ‘nossa missão é devolver a

dignidade às internas’

Eventos sociais e trabalho fazem parte da rotina derecuperação das detentas na unidade local

RESSOCIALIzAçãO

Capacitação e oportunidade

‘Espero arrumar emprego e cuidar da minha família’, diz detenta

Festa julina ajuda a recuperar internas do Centro de Ressocialização

O secretário municipal de Assis-tência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, relatou à reportagem que todas as internas do Centro de Ressocia-lização que trabalham em órgãos ligados à sua Pasta são bastante eficientes e

A interna Soraia Mendonça, 30 anos, que está no CR Feminino há 3 meses, foi presa em agosto de 2013, na praça de pedágio de Pitangueiras, quando tentava transportar drogas. Ela diz que entrou no mundo do cri-me por falta de opção de emprego, e porque tinha que sustentar seu filho, de 6 meses na época. Ela trabalha na fabricação de sacolas no interior do CR e aguarda transferência de sua matrícula para dar início aos estudos.

prestam serviços em diversas áreas. De acordo com ele, assim que

as internas chegaram à secretaria, receberam apoio psicológico e par-ticiparam de cursos de capacitação, que poderão ajudá-las, inclusive, a

Presa há quase dois anos, ela con-ta que teve de se acostumar à distância, já que ainda não recebeu nenhuma visi-ta. Sua mãe, que tem idade avançada, cuida de seu filho e não pode se des-locar para Araraquara. “O crime não compensa. Quando sair daqui espero arrumar um emprego para poder ajudar minha mãe e criar meu filho”, conclui.

A média de visitantes no CR Femi-nino de Araraquara é de 50 a 60 por domingo. Cerca de 40% das internas

encontrar novos empregos depois que deixarem o sistema prisional.

“uma das meninas, que trabalha na área do Cadastro Único, é a melhor funcionária que eu tenho nessa área”, diz Porsani.

vivem relação estável, outros 40% são solteiras e algumas têm filhos. Existem ainda casos de internas que se casaram depois que ingressaram no sistema prisional.

A maioria das detentas tem idade entre 20 e 30 anos e foi condenada por tráfico de drogas. Existem na uni-dade presas condenadas por crimes mais graves, como sequestro e ho-micídio, mas 90% teve envolvimento com tráfico de entorpecentes. (JAC)

Vaidosas, as detentas frequentam um salão de beleza no interior da unidade, mantido com o próprio salário. Elas também têm contato com a espiritualidade, já que um padre celebra missa no local todo primeiro sábado de cada mês e, uma vez por semana, representantes de igrejas evangélicas realizam culto religioso.

José Augusto Chrispim

Foto

: Jos

é Au

gust

o Ch

rispi

m

Foto

: Jos

é Au

gust

o Ch

rispi

m

O Centro de Ressocializa-ção (CR) Feminino de Arara-quara realizou na última sexta-feira (24) uma festa julina com a presença de reeducandas, fa-miliares, funcionários e convi-dados. A reportagem do jornal Cidade News fez a cobertura do evento, após autorização da di-retora técnica da unidade, Juce-lia Gonçalves da Silva.

Bacharel em direito e funcio-nária no sistema penitenciário há 15 anos, Jucelia ressaltou a im-portância desse tipo de atividade para as internas. “A proximidade

entre elas e a administração do presídio devolve a dignidade e favorece o trabalho de ressociali-zação”, diz a diretora.

Ela lembra que o CR Fe-minino tem como objetivo principal promover o desen-volvimento social e humano da pessoa presa, visando sua reintegração na sociedade. Para cumprir essa meta, as 96 deten-tas estudam e trabalham, sen-do que 21 delas, que estão no regime semiaberto, trabalham fora da unidade, em secreta-rias e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Já as que estão em regime fecha-do trabalham internamente na fabricação de sacolas para uma

empresa local ou na própria ad-ministração prisional.

Todas as reeducandas têm direito a um salário mínimo por seu trabalho, seja interna-mente ou nos órgãos munici-pais. Dos R$ 788 que recebem, elas ficam com três quartos e o restante é rateado entre todas as internas, para garantir os salá-rios de quem trabalha na área administrativa da unidade.

MODELO

O CR Feminino de Arara-quara, que foi inaugurado em 2004, é classificado como “uni-dade modelo” por Jucelia, que trabalha no local há três meses, após passar por outras unida-des do Estado. “Aqui a presas têm banho quente, os dormi-tórios não têm grades e ficam

com as portas abertas. Não é a toa que elas não querem voltar para os outros presídios”, relata a diretora.

Mas, para ter direito a fi-car no CR, a interna deve ser ré primária e a pena não pode ultrapassar os 10 anos. Além

disso, as cidades de origem de-las têm que ficar em um raio de no máximo 200 quilômetros de distância, para facilitar o con-vívio com a família. “O índice de reincidência no crime das internas que saem daqui é de apenas 3%”, acrescenta Jucelia.

Page 6: Jornal Cidade News - Edição 83

6 | Araraquara, 31 de julho de 2015www.jornalcidadenewsararaquara.com.br CIDADE

Liga Cristo Rei arrecada recursos para reformar sede

SOLIDARIEDADE

Foto

: Div

ulga

ção

Entidade vai melhorar espaço ocioso paraimplantação de projeto intergeracional

O prédio precisa de reforma para novo projeto da entidade assistencial

Américo Brasiliense abreinscrições para Conselho Tutelar

Olá melhores leitores do universo e região! tudo bem por aí? Espero que sim sempre.

“Quem fecha cum nóis? O bonde pisa nas nuvi no doze mola... nóis é pior que o Saddan nóis é pior que o Bin Laden... tava no fluxo avistei a novinha no grau, sabe o que ela qué?”

Dessa reprodução Frankenstein composta de várias letras de Funk, eu não consegui traduzir quase nada, mas engana-se quem pensa que esse texto está sendo feito para execrar o estilo de música. É fato que o Funk - não aquele da década de sessenta, ‘criado’ partir da soul music, com bastante ênfase nas batidas, influências do rhythm and blues, jazz e do rock psicodélico e que nasceu nos Estados unidos especialmente em Memphis e Detroit – mas sim o funk tupiniquim, incomoda muita gente, principalmente porque dizem por aí que funkeiro não usa fone de ouvido. Alguém lembra ‘meu direito termina onde começa o seu?’

Por isso eu gosto muito do Mc Cadê. Aquele que já lançou os álbuns: Mc Cadê – A Harmonia; Mc Cadê – Minha formação musical; Mc Cadê – Referências musicais de grandes compositores; entre outros. A grande diferença entre o Mc Cadê e os demais funkeiros e apreciadores do funk nacional é simplesmente o acesso. Como alguém vai saber se gosta de algo, se não o conhece?

E esse acesso, de onde viria? Ah, tem que vir da escola! não, tem que vir da mídia! não, tem que vir da família! A verdade é que ele vem de todos esses lugares. Seja em qual aspecto ou área de conhecimento, o problema nunca será ‘isso é ruim, isso é bom’ e sim, o limitante em se conhecer parte de algo, apenas uma faceta de um todo e tomá-la como referência. E hoje, com tanta fonte de informação às mãos, é no mínimo preguiça se satisfazer com tão pouca informação sobre algum conteúdo.

talvez hoje a busca pelo conhecimento em áreas como literatura, música, entre outras, num sistema educacional público falido, dependa muito mais de um esforço e interesse do aluno e uma informalização da relação aluno/professor, filho/pais, etc. uma boa conversa de corredor, às vezes, é muito mais produtiva do que aquela aula sacal e interminável. Porque daí sim, nessas trocas de conteúdos e com mais bagagem, o jovem brasileiro teria uma escolha mais genuína sobre música, literatura e demais expressões artísticas.

Porque, caso contrário, só conhecerão o álbum Mc Cadê – Meu carrão e as novinhas, que é o que importa.

#pazsaúdeamoreriso

O tema foi sugerido pela leitora tania Gottardi, aposentada e de Olímpia (SP)

mC Cadê

bricio loureiro [email protected]

A Liga de Assistência Cristo Rei está promovendo campa-nha de arrecadação de recur-sos para reforma de edifício da entidade, onde será implantado o Centro de Convivência Inter-geracional, visando o desenvol-vimento de atividades físicas e artesanais para cerca de 40 crianças, adolescentes e idosos.

A entidade foi fundada em 1948, com o objetivo de aco-lher crianças e adolescentes em situação de risco. Em 1955 foi inaugurada a Casa da Criança Cristo Rei, para atender crian-ças e adolescentes que tenham direitos violados, em regime de abrigo, como alternativa de moradia provisória e local de proteção, até que suas famílias recuperem a capacidade de re-cebê-los ou que se defina uma nova família para assumi-los.

Em 2006, a instituição im-plantou o Projeto Novos Cami-nhos, e as crianças e adolescentes foram transferidos para aten-dimento personalizado em três residências em Araraquara, com seus moradores organizados por

faixa etária e laços de consangui-nidade, conforme está previsto no Estatuto da Criança e do Ado-lescente, criado em 1992.

AMPLIAÇÃO

Em 2014 a Liga de Assis-tência ampliou sua atuação e passou a realizar trabalhos também junto a idosos, por meio de parceria com o De-partamento de Gerontologia da UFSCar, a Promotoria do Idoso e o Conselho Municipal do Ido-so de Araraquara.

Esse trabalho conjunto entre diferentes gerações iniciará em agosto, por meio de Projeto Pilo-to, em espaço ocioso onde eram atendidas crianças e adolescentes transferidos para as residências no modelo Casa Lar.

A Liga de Assistência Cristo Rei fica na Rua Dom Pedro I, 1.298, na Vila Xavier. Mais infor-mações sobre o Centro de Con-vivência Intergeracional podem ser obtidas pelo telefone (16) 3311-4277, pelo e-mail [email protected] ou no site www.casadacrianca.org.br.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Ado-lescente de Américo Brasiliense (Comcriab) está com inscri-ções abertas para escolher os membros do Conselho Tutelar de Américo Brasiliense. As ins-crições iniciaram na última se-gunda-feira (27), vão até dia 13 de agosto e podem ser feitas na Biblioteca Municipal de Améri-co Brasiliense, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Entre os requisitos para inscrição estão idade supe-rior a 21 anos, ter concluído o ensino médio até a data de inscrição, residir no municí-pio de Américo Brasiliense há mais de dois anos e expe-riência de no mínimo 1 ano na área de atendimento e/ou defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente. O candidato deverá ainda entre-gar, no ato da inscrição, origi-

nais e cópias de RG, CPF, Tí-tulo de Eleitor, Certificado de Reservista, Certidão de casa-mento ou declaração de união estável expedida por cartório e certidão de nascimento dos filhos. Após a inscrição, as etapas seguintes incluem aná-lise de documentação exigida, prova escrita e entrevista.

A Biblioteca Municipal de Américo Brasiliense fica na Rua Nove de Julho, 192, Centro.

Page 7: Jornal Cidade News - Edição 83

Araraquara, 31 de julho de 2015 | 7

www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

www.negociosespeciais.com.brconfidencial@negociosespeciais.com.br

Fixo:Claro:Claro: Vivo: tIM:

(16) 3214-3235(16) 98129-9868(16) 99783-9833(16) 99767-6673

(16) 98116-0555

Terreno murado de 1.120 m² com 30,00 mde frente. Piscina, churrasqueiras e outras benfeitorias. Próximo ao campus da UnESPe Instituto de Química. Ideal para locaçãode festas e encontros.

bairro do Carmo. novo (sem uso). 3 dorm(1 suite) - Armários embutidos. 115,70 m² de área útil. Condominio com área de lazer completa, salão de festas e cinemateca.4 vagas e garagem cobertas.

Cidade Jardim. Várioslotes planos no asfalto.

Proposta de investimento em segmento inédito e de alta rentabilidade na região.

Centro . 3 dormitórios (1 suite).Todo reformado. Armários embutidos. Sol da manhã. Área útil 124 m².

Para locação. Próximo à IESAA/T 3.000,00 m²A/C 550,00 m²

1. INVESTIMENTO E RENDA

3. APTOS 4 VAGAS DE GARAGEM

5. TERRENOS.OPORTUNIDADE

2. ESPÍRITOEMPREENDEDOR

4. APTO VILA DO SOL

6. BARRACÃO INDUSTRIAL

NÃO IMPORTA O TAMANHO, A REGIÃO, NEM O PERFIL DO IMÓVEL OU DO NEGÓCIO QUE VOCÊ PROCURA, ESTAMOS PRONTOS PARA PRESTAR UMA AMPLA ASSESSORIA, AJUDANDO VOCÊ A ENCONTRAR O QUE TANTO PRO-CURA, DE FORMA RÁPIDA, CONFORTÁVEL E SEGURA, COM ÉTICA E DISCRI-ÇÃO.AGENDE UM HORÁRIO COM NOSSOS CONSULTORES ESPECIALISTAS.

NÓS VAMOS ATÉ VOCÊ!

entidade benefiCiadapor esta empresa

edu imoVeis - Casa Adalber to Roxo – MCMv - sala , coz , 2 dor-ms , 1 wc / AS Ext. cob. 60m² a.c R$ 145.000,00 - (16) 3461-3777 - (16) 99760-2015

edu imoVeis - CASA SERRA AZUL – PRONtA ENtREGA – ACEI-tA FINANCIAMENtO – sala, cozi-nha, 3 dormit sendo 1 suite, 1 wc social , cozinha e wc com azulejo até o teto – ótimo acabamento - R$240.000,00- (16) 3461-3777 (16) 99760-2015

edu imoVeis - Casas no pro-grama minha Casa minha Vida diVersos bairros - pronta en-trega- vENHAM CONFERIR (16) 3461-3777 (16) 99760-2015

edu imoVeis - SANtA ROSA – UL-tIMA UNIDADE - EXCELENtE LO-CALIZAÇÃO - Casa Nova – finan-cia MCMv - (16) 3461-3777 (16) 99760-2015

edu imoVeis - JARDIM UNIvER-SAL – MCMv- CASA NOvA / OtIMA LOCALIZAÇÃO - R$145.000,00 - (16) 3461-3777 (16) 99760-2015

edu imoVeis - AGUAS DO PAIOL – MCMv - 2 QUARtOS - SALA - CO-ZINHA - WC SOCIAL - A/S EXtERNA - tERRENO DE 300M² -(16) 3461-3777 (16) 99760-2015

edu imoVeis - JARDIM IMPERIAL – MCMv - MURADA COM PORtÃO - PRONtA PARA MORAR vENHA CONFERIR - -(16) 3461-3777 (16) 99760-2015

edu imoVeis - Casas no parque sÃo paulo minha Casa minha Vida ultimas unidades - vE-NHAM CONFERIR (16) 3461-3777 (16) 99760-2015

JoCa imÓVeis - Próximo Av 36 At 10x30 casa antiga, com 3 vagas de garagem 4 dorms, sala, copa, cozinha, 2 wc. Ótimo ponto para comércio. R$ 530.000,00 tEL: (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

JoCa imÓVeis: vila do Servidor At 10x30 garagem 2 vagas, lajotada, 2 dorms, sala, 1 wc, quintal, pintura nova, R$ 170.000,00. tEL: (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

JoCa imÓVeis- Cidade Industrial At 10x37 com 3 vagas sendo 2 cober tas, sala, copa, cozinha com AE, lavanderia,3 dorms 1 com sui-te 2 com AE 3 wcs e edícula. R$ 370.000,00. (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

JoCa imÓVeis-JARDIM Rober to Selmidei (3), 2 casas novas, At 5x25, 2 vagas de garagem, sala,-copa,cozinha, 1 wc, com blindex, 2 dorms, e pouco quintal , aceita financ R$ 140.000,00, cada casa. (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

JoCa imÓVeis: vila Xavier Proximo a Padaria Cristal At 500mt, vagas para 3 carros, 4 dorms com AE, 2 suites sala, copa, cozinha, 3 wcs. Fundo 2 dorms, 1 suite, obs saida pela outra rua. R$ 370.000,00 (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

JoCa imÓVeis- vale do Sol. At 10x25m² 3 dorms, 2 wc, Edícula,-Churrasqueira, fogão a lenha,pisci-na e 3 vagas.R$ 270.000,00. tEL: (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

JoCa imÓVeis- Selmidei ( 01), 3 vagas de garagem, 3 dorms, sa-

la,cozinha, wc social, área com churrasqueira, mais 1 dorm no fundo com wc e quintal calçado 275.000,00 tel (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

JoCa imÓVeis- Per to do shopping Uirapuru At 13x30 3 dorms, 1 com suite, 1 com AE, 3 vagas, edicula com suite, lavanderia e churrasq. R$ 340.000,00 tEL: (16) 99751-3335 tEL (16 98112-8149

JoCa imÓVeis- Sta Angelina. At 12x30 com 3 dorms, 3 wc, 1 suíte, sala 2 amb, sala tv, 4 vagas, sendo 2 cober tas. R$ 340.000,00. tEL: (16) 99751-3335 tEL (16 98112-8149

JoCa imÓVeis- vila Ferroviaria At 10x25 com 3 dorms, sala, cozinha, 1 wc e quintal. OBS: lugar ótimo para montar comércio, fica pro-ximo ao campo da ferroviária.R$ 240.000,00. Rua General Marcon-des Salgado. tEL: (16) 99751-3335 tEL (16) 98112-8149

JoCa imoVeis – Aguas do Paiol 5,5 x 27, vagas de garagem 2, sala, cozinha, 2 dorms,2 suites, blindex,3 wcs e quintal, obs casa nova. R$ 190.000,00 (16)99751-3335.

JoCa imoVeis – São Geraldo, AT 10x25 garagem 4 carros, 3 dormw com AE, 1 suite, sala, copa, cozinha com AE, 3 wcs, fundos, 1 dorm, 1 wc e área R$ 345.000,00. Aceita casa ate 190.000,00, como par te de pagamento. tEL: (16) 99751-3335 tEL (16) 98112-8149.

fama imoVeis - REF: FA312 - vEN-DE CASA RESIDENCIAL DAMHA - 2 suítes, 2 suítes americanas, 5 ba-nheiros, 4 vagas garagem, piscina - R$ 1.500,000,00 (Um milhão e meio)- - 16. 3322-5347 - www.fa-maimob.com.br - Creci: 105598

fama imoVeis - REF: FA176 - vEN-DE CASA JD ADALBERtO ROXO I E II - 2 dorms, 1 banheiro, 1 vaga garagem - R$ 149.000,00 - 16. 3322-5347 - www.famaimob.com.br - Creci: 105598

fama imoVeis - REF: FA287 - vEN-DA CASA JD RESIDENCIAL IEDDA - 2 dorms, 1 banheiro, 2 vagas

Page 8: Jornal Cidade News - Edição 83

8 | Araraquara, 31 de julho de 2015www.jornalcidadenewsararaquara.com.br CLASSIFICADOS

garagem - R$ 137.000,00 - 16. 3322-5347 - www.famaimob.com.br - Creci: 105598

fama imoVeis - REF: FA309 - LO-CAÇÃO CASA YOLANDA ÓPICE - 3 dorms, 1 banheiro, 1 vaga gara-gem - R$ 550,00 - 16. 3322-5347 - www.famaimob.com.br - Creci: 105598

JoCa imÓVeis- Condomínio Reserva dos Oitis, fase final de construção, 2 vagas, 3 dorms, 1 suíte, 2 wc, com piscina, play Grond, espaço Gourmet, quadra recreativa, salâo de festas etc, R$ 340.000,00. Aceito carro como par te de pagamento. . (16) 99751-3335 tEL (16) 98112-8149

JoCa imÓVeis: Residencial Alcan-tara proximo a Igreja do Santo Anto-nio, antigo White Mar tins. 1 vaga de Garagem, 2 dorms, sala, Copa, Co-zinha, 1wc quadra recreativa, salâo de festas, etc, R$160.000,00. (16) 99751-3335 tEL (16 98112-8149

fama imoVeis - REF: FA262 - vENDA APARtAMENtO RESIDEN-CIAL PARQUE DOS tRILHOS - 2 dorms sendo 1 suíte, 2 banheiros, 2 vagas garagem - R$ 360.000,00 - 16. 3322-5347 - www.famaimob.com.br - Creci: 105598

fama imoVeis - REF: FA306 - LO-CAÇÃO APARtAMENtO RESIDENCIAL ALCÂNtARA vILA XAvIER - 2 dorms, 1 banheiro, 1 vaga garagem -R$ 550,00 -- - 16. 3322-5347 - www.famaimob.com.br - Creci: 105598

edu imoVeis - terreno - Jardim Universal -311m² ao lado do Re-sidencial Ravena - Excelente lo-calização - MURADO / PORTÃO - R$130.000,00 -(16) 3461-3777

(16) 99760-2015

edu imoVeis - MARIA LUIZA - tERRENO - 2 tERRENOS tOtAL DE 360M² MURADOS - (16) 3461-3777 (16) 99760-2015

JoCa imÓVeis – Jardim São Fran-cisco na Rua Maurício Galli. At 534mt² R$ 470.000,00. Obs para comércio. tel (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

JoCa imÓVeis – vila Yamada At 330mt R$ 110.000,00 tEL: (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

JoCa imÓVeis - Condomínio Buona vitá. At 12x30. Obs: quitado, e es-criturado. R$ 140.000,00. tEL: (16) 99751-3335 (16) 98112-8149

JoCa imÓVeis – Jardim Sâo Fran-cisco, 2 terrenos. At 10x25 R$ 85.000,00 cada. (16) 99751-3335 tEL (16 98112-8149

JoCa imÓVeis- Selmidei (3) At 10x25. Planta aprovada com 3 dorms, mais dependências. R$ 80.000,00 (16) 997513335 (16) 98112-8149

JoCa imÓVeis - Cidade Jardim At 611mt² a 100 metros da por-taria do condomínio Manoela. R$ 150.000,00 tEL: (16) 99751-3335 tEL (16 98112-8149

JoCa imÓVeis - Cambuy At 10x27,5 Próximo ao Santuário R$ 110.000,00 (16) 99751-3335 tEL (16 98112-8149

fama imoVeis - REF: FA301 - vEN-DE tERRENO JARDIM IMPERADOR II - 299,00m² - R$ 74.000,00 - - 16. 3322-5347 - www.famaimob.com.br - Creci: 105598

egYdio motors – Kia Cerato 1.6 Mec., 2010, completo, preto, gaso-lina, R$ consulte: tel. 3305.3555

egYdio motors – Kia Cerato 1.6 Aut., 2010, completo, prata, gasoli-na, R$ consulte: tel. 3305.3555

egYdio motors – Kia Cerato 1.6 Aut., 2012, completo, prata, gasoli-na, R$ consulte: tel: 3305.3555

egYdio motors - Renault Scenic 1.6 16v, 2009, completo, prata, DvD de teto, flex. R$ consulte: tel. 3305.3555

egYdio motors - GM Corsa Seda Life 1.0, 2005, básico, branco, ál-cool. R$ consulte: tel.3305.3555

egYdio motors - MAHINDRA CAB. DUPLA 4X4 2.2, 2013, turbo diesel, completa, branca. R$ con-sulte tel. 3305.3555

egYdio motors - Gol GIv 1.0, 2013, básico, 2 por tas, cinza, flex, R$ consulte: tel. 3305.3555

egYdio motors – towner 1.0 Ca-bine Dupla, 2012, básica, prata, ga-solina R$ consulte: tel. 3305.3555

egYdio motors – Grand Picasso C4 2.0 automático, 2009, top, 07 lugares, gasolina, R$ consulte: tel. 3305.3555

egYdio motors – Corolla XLI 1.8 automático, 2009, completo, prata, flex, R$ consulte: tel: 3305.3555

egYdio motors – Corolla XEI 1.8, mecânico, 2004, completo, preto, gasolina, R$ consulte: tel: 3305.3555

egYdio motors – towner 07 luga-res, 1.0 , 2009 , gasolina, prata, R$ consulte: tel: 3305.3555

egYdio motors – Kia Sorento EX 2.5 Aut. 2007, diesel, prata, 4X4 top, R$ consulte: tel 3305.3555

egYdio motors – Ecospor t Freest. 1.6 Mec, 2014, flex, branca, com-pleta, R$ consulte: tel: 3305.3555

teddeWorK – 2109-9900 Esta-mos recrutando: portadores de neCessidades espeCiais. [email protected] [email protected]

teddeWorK – 2109-9900 Esta-mos recrutando fisCal de piso. Requisito: Experiência como fiscal de prevenção de perdas ou áreas correlatas. [email protected] [email protected]

teddeWorK – 2109-9900 Es-tamos recrutando: auXiliar de instalaÇÃo. Requisitos: Experiên-cia em eletrônica ou instalação de alarmes. [email protected] [email protected]

teddeWorK – 2109-9900 Esta-mos recrutando: Vendedor(a). Requisitos: Experiência. Conheci-mento Word e Excel. [email protected] [email protected]

Page 9: Jornal Cidade News - Edição 83

Araraquara, 31 de julho de 2015 | 9

www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

‘Pretendo terminar meumandato’, afirma Márcia Lia

Deputada avalia pré-candidaturas e reafirma que Edinho é o nome do PT para a disputa

Deputada márcia Lia, durante visita à redação do jornal Cidade news

Foto

: Ass

esso

ria d

e Im

pren

sa

ELEIçõES MunICIPAIS

Roberto Schiavon

Para prefeito, candidatura deEdinho “qualificaria a disputa”

Em entrevista ao Cidade news, publicada em março deste ano, o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) afirmou que uma eventual candidatura de Edinho Silva (Pt) a prefeito “qualificaria a disputa”. “Se ele for candidato, é muito bom, pois será uma eleição mais forte”, declarou.

na mesma entrevista, ele defendeu a unidade de nomes que hoje estão no governo, para não haver divisão de votos, mes-

ma tese defendida pelo deputado estadual e ex-prefeito Roberto Massafera (PSDB), que na sema-na passada disse ao Cidade news que pode se candidatar a prefeito novamente em 2016, caso Edinho entre na disputa. “não há restri-ção de nomes. Se aparecerem dificuldades, eu posso ser o can-didato”, avisou.

Do lado da oposição, uma reunião realizada no dia 20 entre o vereador João Farias (PRB) e li-

deranças do PP, Pt e SDD e o ve-reador Dr. Lapena, que pode deixar o PSDB, mostram a intenção da oposição em também se unir em candidatura única.

Ainda na entrevista de Bar-bieri ao Cidade news, em março, ele afirmou que, se a oposição não contar com Edinho Silva, o nome mais forte seria o de João Farias. “É a principal liderança da oposição, o que faz as críticas mais ácidas ao governo”, avaliou. (RS)

A deputada márcia Lia (PT) disse estar “muito satisfeita” com seu man-dato, no qual vem atuando nas frentes parlamentares Pró-Agricultura Familiar e da Habitação. Ela também pleiteia recursos para o hospital Cairbar Schutell e para a Santa Casa, intermedeia demandas de servidores junto ao Iamspe e busca soluções conjuntas para a Saúde entre os pequenos municí-pios da região.

A deputada estadual Márcia Lia (PT) visitou a redação do jornal Cidade News na semana passada e falou sobre o cenário eleitoral que vem se desenhan-do para as eleições municipais de 2016. “O candidato do PT hoje é o Edinho Silva, que quer governar novamente Araraqua-ra. Essa é a vontade dele”, diz a deputada, reiterando o que de-clarou ao Cidade News na se-mana passada.

Sobre sua possível candida-tura, Márcia diz que “não está programada”, pois pretende concluir o primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Mas afir-ma não descartar a possibili-dade, se esta for a decisão da legenda. “Eu sou um soldado do partido, mas não é minha intenção. Existem outros no-mes capacitados”, reforça, ci-

tando o vereador petista Do-nizete Simioni.

Procurado pela reportagem para comentar o assunto, até o fechamento dessa edição o ex-prefeito e atual ministro Edi-nho Silva não havia respondido aos questionamentos.

NOMES

Sobre os nomes que estão colocados atualmente para a dis-puta do próximo ano, como Ro-berto Massafera (PSDB), Edna Martins (PSDB), Alusio Braz, o Boi (PMDB) e João Farias (PRB), ela diz achar importante a diver-sidade de lideranças dispostas a disputar a Prefeitura, mas res-salta que muitos dos nomes que hoje estão “tentando se descolar” do governo do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) passaram boa parte de seus mandatos de verea-dor defendendo o atual governo.

“Nomes como João Farias (PRB), Edna Martins (PSDB) e Lapena (PSDB), que hoje plei-teiam uma candidatura, deba-teram muito comigo quando eu avisava sobre problemas em questões como as Lousas Digi-tais, a Fundart e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que acabou até com gente pre-sa. Eles sempre defenderam o que o atual governo fez. Por isso, somos o único partido que tem condições de resolver os problemas que se apresentam hoje”, diz Márcia.

SAÚDE

Entre as críticas ao atual governo, Márcia diz que a ad-

ministração demorou muito tempo para resolver os proble-mas de atendimento nas Uni-dades de Pronto Atendimento (UPAs), porque não priorizou a rede básica de saúde no iní-cio do mandato. “Quando a rede básica está com proble-mas, eles estouram na Urgên-cia e Emergência, que não foi feita para tratar unha encrava-da. A falta de diálogo com os técnicos que poderiam con-tribuir também pesou para a demora na resolução dessas questões”, avalia.

Seja da situação ou da opo-sição, Márcia acredita que o próximo prefeito terá muitas dificuldades para implantar novos projetos, devido à crise financeira do município. “O endividamento aconteceu por má gestão dos recursos públi-cos”, finalizou.

Page 10: Jornal Cidade News - Edição 83

10 | Araraquara, 31 de julho de 2015www.jornalcidadenewsararaquara.com.br POLÍTICA

roberto schiavon é jornalista

na terça-feira (28), os vereadores Juliana Damus (PP), Donizete Simioni (Pt) e Rodrigo Buchechinha (SDD) foram impedidos de entrar na Central de Monitoramento por Câmeras da Guarda Civil Municipal (GCM), na Arena da Fonte Luminosa, para apuração de denúncias sobre a precariedade dos equipamentos. A denúncia teria sido feita por uma comissão de guardas municipais, que apontaram outros problemas, como falta de limpeza nos banheiros e atraso do pagamento à empresa provedora de serviços de internet usados no monitoramento.

monitoramento

O vereador Pastor Raimundo (PRB) foi nessa semana ao Jardim Santa Júlia, onde conferiu de perto um buraco de quase 100 metros de comprimento, alvo de denúncia de moradores. Com quase um quarteirão de extensão, o buraco oferece perigo aos motoristas que trafegam no local. Além do enorme buraco, o vereador constatou dois bueiros, de cerca de um metro e meio de profundidade, sem as tampas.

buraCo

O vereador Dr. Lapena (PSDB) lidera em Araraquara um movimento iniciado pelo Ministério Público Federal para implantar mudanças que aprimorem a prevenção à corrupção e à impunidade no País. Ao todo, são 20 anteprojetos que precisam de apoio da sociedade, sobre temas como aumento da pena para corrupção, agilização de processos penais e criminalização do Caixa Dois em campanhas eleitorais. Em breve, ele estará recolhendo assinaturas de apoio em seu gabinete.

CorrupÇÃo

O vereador Adilson Vital (PV) voltou nessa semana a pedir mais rigor na fiscalização de queimadas urbanas, especialmente nos bairros Parque São Paulo e Altos de Pinheiro. Ele diz receber muitas reclamações de moradores dessas duas regiões, por causa da fumaça, que prejudica principalmente crianças e idosos. Segundo o vereador, uma das queimadas chegou a atingir área de Preservação Permanente (APP) no Altos de Pinheiros.

queimadas

uma reunião iniciou nessa semana o processo de regulamentação em Araraquara dos Food trucks, nova tendência em alimentação no País, que são as lanchonetes montadas em trailers, furgões ou camionetes. O encontro teve participação do vereador Elis Chediek (PMDB) e de representantes da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Posturas, entre outros. A intenção é proibir a circulação aleatória dos veículos, evitando problemas com o comércio e o trânsito.

food truCKs

O vereador está apoiando a iniciativa em favor do ambulatório

William Affonso apoia evento para Ambulatório Veterinário

CAuSA AnIMAL

Foto

: Div

ulga

ção

Ação será realizada no dia 7, no Clube Estrela,visando aquisição de equipamento

O bingo será realizado no dia 7 de agosto, no Clube Estrela, para arrecadar recursos que serão utilizados para compra de equipamento de análise bioquímica, que vai realizar diagnósticos mais precisos. O Ambulatório Veterinário atende animais de pessoas carentes.

O vereador William Affonso (PDT) está apoiando uma ação entre amigos que será realizada no dia 7 de agosto, a partir das 19 horas, no Clube Estrela, localiza-do na Avenida José Parisi, 331. O objetivo da iniciativa é arrecadar fundos para o Ambulatório Ve-terinário instalado no Parque do Pinheirinho. Os recursos arreca-dados serão usados para aquisição de um equipamento de análise bioquímica, que custa cerca de R$ 17 mil, importante para realizar diagnósticos mais precisos para que o veterinário possa prescre-ver remédios mais rapidamente. “Os fundos arrecadados também serão utilizados para realizar exa-mes como raios-X e ultrassom e adquirir medicamentos para que possamos ajudar pessoas carentes a cuidarem de seus animais”, disse William Affonso.

O vereador ressalta que o Ambulatório Veterinário se tornou referência regional, atendendo pessoas que trazem seus cães e gatos para serem tra-tados de diversas cidades, como Américo Brasiliense, Santa Lú-cia, Rincão, Motuca, Guatapará e Boa Esperança do Sul.

As pessoas que apoiam a causa animal podem adquirir suas cartelas para participar da ação entre amigos nas entidades apoiadoras: Associação Arara-quarense de Proteção aos Ani-

mais (AAPA), Saúde Animal, Rango Animal, Animalia Farma, CedimVet, Natural Forma Aca-demia, Angela Camargo e Bruna Affonso. Para mais informações, os interessados podem ligar para o telefone 99791-1943.

AMBULATÓRIO

O Ambulatório Veterinário é um projeto social que visa atender animais de pessoas carentes cadas-tradas no programa Bolsa Famí-lia e quem ganha até dois salários mínimos. Os medicamentos serão cobrados a preço de custo. Para ter

direito ao atendimento, basta levar CIC, RG, comprovantes de renda e de residência. O atendimento é realizado dentro do Parque do Pi-nheirinho, de segunda a sexta, das 8 às 13 horas e das 15 às 17h30.

Comissão de Estudos da Escravidão faz primeira reuniãoA Comissão Especial de Estu-

dos (CEE) da Escravidão em Ara-raquara se reuniu pela primeira vez na quarta-feira (29) na Câma-ra, com a presença dos vereadores Elias Chediek (PMDB), Édio Lo-pes (PT) e Jair Martineli (PMDB), além das representantes da Comis-

são da Verdade sobre a Escravidão no Brasil - OAB, Rita de Cássia Corrêa Ferreira e Rute Corrêa Lo-frano. Também membro da CEE, o vereador William Affonso (PDT), justificou sua ausência por ter com-promisso anteriormente agendado.

As representantes da OAB

apresentaram relato de como estão sendo conduzidos os tra-balhos e disponibilizaram o cro-nograma das atividades progra-madas. Ficou definido que uma servidora do Legislativo será res-ponsável por conduzir pesquisas nos arquivos municipais.

Page 11: Jornal Cidade News - Edição 83

Araraquara, 31 de julho de 2015 | 11

www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

Para a capitã Daiane, vantagem das adversárias motiva ainda mais a Ferroviária

Ferroviária enfrenta o São Joséna Fonte Luminosa

DECISãO

Equipes começam neste sábado (01) a disputar as quartas-de-final do Paulista de futebol feminino

A Ferroviária começa a decisão nas quartas-de-finais do Estadual neste sábado, contra o São José, na Arena da Fonte Lumino-sa, com entrada gratuita. O time do Vale do Paraíba tem a vantagem do empate, mas a equipe grená busca uma vitória no primeiro jogo, para depois buscar a classificação fora de casa.

A Ferroviária/Fundesport enfrenta o São José neste sá-bado (01) na Arena da Fonte

Luminosa, às 15 horas, pelas quartas-de-final do Campeo-nato Paulista de futebol femi-

nino. O adversário, que vem se encontrando com as Guerreiras Grenás em diversas partidas

decisivas nos últimos anos, tem a vantagem do empate, já que terminou a primeira fase em segundo lugar no Grupo 2 e a Ferroviária ficou com a terceira colocação do Grupo 1. Mas as jogadoras grenás encaram esse empecilho como fator de moti-vação para se desdobrarem ain-da mais em campo.

“A vantagem do adversário faz com que a gente busque reverter essa situação o tempo inteiro, e isso vai, com certeza, nos deixar muito mais ligadas no jogo. O que é vantagem pra elas, pra nós é fator de motiva-ção”, diz a capitã Daiane.

No ano passado, os dois ti-mes se encontraram na final do Campeonato Paulista e o São José ficou com a taça. Naquela decisão, a equipe do Vale do Pa-raíba também tinha a vantagem do empate. Os dois times tam-bém se encontraram nas finais do Paulista de 2013 e da Copa do Brasil de 2014, as duas ven-

cidas pelo time grená.Desde então, os times pas-

saram por muitas transforma-ções, principalmente com a saída de diversas atletas para integrar a Seleção Brasileira permanente.

Os outros confrontos das quartas-de-finais do Estadual serão entre Audax x Taubaté, Rio Preto x Santos e São Paulo x XV de Piracicaba.

REGIONAIS

A Ferroviária/Fundesport vem da conquista da medalha de ouro nos Jogos Regionais de Barretos, na semana pas-sada, ao bater Franca por 1 a 0, com gol de pênalti marcado por Adriane Nenê. Foi o sé-timo título conquistado pela equipe no torneio, o terceiro consecutivo.

Para o treinador Leonar-do Mendes, o título foi im-portante para dar confiança às jogadoras na sequência do Campeonato Paulista. “A con-quista de um título tão valori-zado pela cidade nos dá âni-mo maior para os próximos jogos do Estadual”, avalia.

Page 12: Jornal Cidade News - Edição 83

12 | Araraquara, 31 de julho de 2015www.jornalcidadenewsararaquara.com.br ESPORTE

Motivadas pelo título conquistado nos Jogos Regionais em Barretos, as meninas do Vôlei da uniara já encaram mais um desafio. Começou na quarta-feira a seletiva para a Superliga 2015/16. O torneio que acontece no Gigantão em Araraquara tem, além da nossa uniara, a equipe de São José dos Campos e a de Valinhos. Após confrontos diretos, as duas melhores avançam para a final no dia 1º de agosto. A campeã terá assegurada uma vaga na Superliga 2015/16. Vamos incentivar nossas guerreiras, os ingressos custam R$ 2,00, crianças até 12 anos e idosos não pagam.

Começa neste sábado, dia 1º de agosto, a 2ª fase do Campeonato Paulista das categorias Sub15 e Sub17. A Locomotiva encara no Sub15 o Penapolense, às 9 horas, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. Pelo mesmo grupo, o Comercial de Ribeirão Preto enfrenta o Corinthians. A partida do sub17 afeano também será em casa, às 10h45, contra o time do Red Bull. no outro jogo do grupo, o tanabi enfrenta o Guarani. na 2ª fase os times jogarão entre si em turno e returno e as duas melhores equipes se classificarão para a 3ª fase.

também campeãs nos Jogos Regionais, as nossas Guerreiras Grenás retomam a disputa do Campeonato Paulista. neste sábado, às 15 horas, a AFE enfrenta o São José na Arena da Fonte em Araraquara, partida válida pelas quartas de final da competição. A entrada é gratuita.

no dia 9 de setembro começa a 3ª edição do Campeonato Brasileiro Feminino. na primeira fase, serão quatro grupos com cinco clubes cada. A Ferroviária, atual campeã, está no grupo 1 com o Iranduba (AM), o Pinheirense (PA), o Rio Preto (SP) e o Santos (SP). A competição terá também a participação, a partir da segunda fase, das jogadoras da Seleção Brasileira Feminina, que estão permanentemente servindo o Brasil. As jogadoras estarão à disposição dos clubes classificados para a segunda etapa do Brasileiro Feminino, mas os critérios para receber as atletas ainda não foram definidos.

seletiVa

2ª fase

guerreiras

o que Vem por aí

ricardo gomes é um fã de esportes e torcedor da ferroviária

Foto

: Jés

sica

Cam

pos

A Uniara/Afav volta à quadra nesta sexta, no gigantão, pela seletiva da Superliga

Equipe disputa no Gigantão torneio que vale últimavaga na Superliga feminina 2015/2016

Uniara/Afav enfrenta Valinhosnesta sexta-feira

SELEtIVA

A Uniara/Afav joga nesta sexta-feira (31) contra Valinhos no gigantão, às 19 horas. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do ginásio, por R$ 2,00. Crianças de até 12 anos e ido-sos não pagam. A final será jogada no sábado (01), às 14 horas.

A Uniara/Afav enfrenta a equipe do Renata Valinhos/Country nesta sexta-feira (31), às 19h30, no ginásio Gigantão, pela segunda rodada do Tor-neio Seletivo para a Superliga de vôlei feminino 2015/2016. O primeiro jogo da Uniara/Afav na seletiva seria realizado na noite desta quinta-feira (30), contra o São José dos Campos.

Última chance de se con-firmar na próxima edição da Superliga, o torneio teria ainda a participação do Maranhão Vôlei (MA), que desistiu da se-letiva. Sendo assim, a vaga está sendo disputada somente en-tre Uniara/Afav, São José dos Campos - duas equipes que dis-putaram a Superliga 2014/2015 - e o Valinhos, que participou da última Superliga B.

As atletas da Uniara/Afav estão confiantes pela medalha de ouro conquistada nos Jogos Regionais de Barretos e pela oportunidade de disputar o tor-neio seletivo diante de sua tor-cida. “É muito importante para nossa equipe conquistar essa vaga, e também para a cidade. Somos referência em voleibol para toda a região”, ressalta a treinadora Sandra Mara Leão.

A Superliga 2015/2016 ini-cia em novembro, com 12 equi-pes na edição masculina e tam-bém 12 na feminina. O torneio seletivo masculino, que tam-bém vale a 12º vaga na Super-liga, está sendo disputado em Brasília (DF), entre as equipes de São José dos Campos (SP) e São Bernardo (SP), que esti-veram na disputa da Superliga principal 2014/2015, e Apan/Barão/Cremer (SC) e Upis/Bra-sília (DF), que participaram da Superliga B 2014.

NOVIDADESO time de Araraquara encara

a seletiva com elenco renovado, que mescla atletas experientes com atletas universitárias de des-taque. Além disso, a equipe está estreando seu novo uniforme, que traz design mais moderno e também novos patrocinadores.

Entre os reforços que a equipe recebeu para a nova temporada es-tão as opostas Linda Jéssica Costa e Natasha Valente Bastos e a central Aline Cristina Santos da Silva.

Page 13: Jornal Cidade News - Edição 83

Araraquara, 31 de julho de 2015 | 13

www.jornalcidadenewsararaquara.com.br

Domingo é dia de improvisocom Mario Alonso Quartet

MÚSICA InStRuMEntAL

Foto

: Div

ulga

ção

Saxofonista Mario Alonso toca no SESC, às 16 horas, acompanhado de baterista, baixista e guitarrista

Após duas temporadas na Europa, mario Alonso volta aos palcos de Araraquara

O mario Alonso Quartet pro-mete muito improviso sobre temas de mPb, rock, choro e world music, entre outros ritmos, que serão inter-pretados por músicos que trazem na bagagem shows e gravações pelo mundo afora com grandes artistas da música instrumental nacional e internacional.

A tarde de domingo no SESC Araraquara promete muita liberdade criativa com o Mario Alonso Quartet, grupo liderado pelo saxofonista peru-ano Mario Alonso, a partir das 16 horas, com entrada gratuita. O instrumentista Mario Alon-

so - que costuma se apresentar com artistas de Araraquara, como o grupo Cambaio e o sambista Junior Barros - retor-na à cidade depois de duas tem-poradas tocando em cruzeiros pela Europa. Nesse domingo, ele toca acompanhado de Paulo

Almeida (bateria), Fabiano Nu-nes (contrabaixo) e Thiago Car-reri (guitarrista e violonista).

Nesse espetáculo, batizado de “Improviso”, a proposta dos músicos será a de deixar a ener-gia fluir sem preparo prévio, em diálogo musical sobre estilos diversos, como MPB, embola-da, choro, rock, world music e música regional, valorizando o diálogo entre os instrumentos.

MÚSICOS

Toda essa fluidez musi-cal será capitaneada com se-gurança por Mario Alonso, que começou a ter aulas com o professor Juan Quinteros, aos 12 anos, ainda no Peru, e mais tarde estudou com gran-des nomes da música brasi-leira. Formou-se em saxofone MPB-Jazz no Conservatório

Dramático e Musical de Tatuí e seus estudos incluem au-las com Russell Ferrante, do grupo Yellow Jackets, e André Marques, pianista de Hermeto Paschoal, entre outros.

O baterista Paulo Almeida estudou percussão erudita e bateria MPB-Jazz no Conser-vatório de Tatuí, tocou com ar-tistas como Trio Jabour, Vinte-na Brasileira, Grupo Barracão de Zinco e Sambelétrico, além de dividir palcos com Hermeto Pascoal, André Marques, Trio Virgulino, Simoninha, Aris-mar Do Espirito Santo, Heral-do do Monte e Vanessa More-no, entre outros.

Já o baixista Fábio Nunes, que toca desde os 9 anos, tam-bém estudou em Tatuí e trabalha como instrumentista, acompa-nhando músicos como Wagner Tiso, Bob Wyatt, Simoninha e

Tantinho da Mangueira.Finalmente, o guitarrista

e violonista Thiago Carreri já dividiu palco com artistas como Pery Ribeiro, Juarez Moreira, Heraldo do Mon-te, Pena Branca, Zé Mulato e Cassiano e Wilson Simoni-nha. Em 2010 lançou seu pri-meiro disco autoral, “Já Volto”, de música instrumental.

Page 14: Jornal Cidade News - Edição 83

14 | Araraquara, 31 de julho de 2015www.jornalcidadenewsararaquara.com.br Cultura

PROgRAmAçãO CULTURAL

eXposiÇÃo

expressões: o homem, a arte e o tempo – fundação araporã – objetos e instalações sobre arte rupestrePeríodo: Até 5 de setembroHorário: 13h00 às 17h30 (segunda), 9h00 às 12h00 e 13h00 às 17h30 (ter-ça a sexta) e 9h00 às 12h00 (sábado)Local: Museu de Arqueologia e Pa-leontologia – Rua voluntário da Pátria, 1484. Entrada Gratuita

genesis – sebastião salgadoPeríodo: Até 20 de setembroHorário: 13 às 21h30 (terças a sextas) e 9h30 às 18 horas (sábados,domingos e feriados).Local: SESC Araraquara.Entrada GratuitaAgendamento de grupos e escolas: 3301-7528

teatro

Circus – a nova tournéeCia Circo de bonecosDia: 1º de agostoHorário: 15 horasLocal: Museu Espaço do Boneco –Av. Feijó, 804

Boa semana a todos. Padre Fernando Fraga. Email: [email protected]. Facebook: fernandosylvafraga. Paróquia Sr. Bom Jesus dos Milagres de Araraquara, Celebrações: Sextas às 9 e 19h30 e domingos às 7 e 19 horas,

próximo à rodoviária. Américo Brasiliense: terças às 19h30. Av. Joaquim Afonso da Costa, 619 - Centro.OUÇA O PROGRAMA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA COM O PADRE FERNANDO FRAGA

NA RÁDIO BRASIL FM 104,9 TODO DIA ÀS 6, 12 E 18 HORAS.

Padre

Fernando Fraga

No livro intitulado “Nunca desista de seus sonhos”, o autor Au-gusto Cury tece interessantes consi-derações a respeito da capacidade humana de alterar o curso da própria história. Diz ele, em resumo, que a maior genialidade não é aquela que vem da carga genética, nem a que é produzida pela cultura acadêmica. Mas sim, aquela que é construída nos vales dos medos, nos desertos das di-ficuldades, nos invernos da existên-cia, no mercado dos desafios. Muitos sonhadores desenvolveram áreas nobres da sua inteligência, atraves-sando turbulências aparentemente insuperáveis. Suportaram pressões que poucos agüentam. Viveram dias ansiosos, sentiram-se pequenos diante dos obstáculos. Alguns foram chamados de loucos, outros, de tolos. Zombaram de alguns, outros foram discriminados. Tinham todos os mo-tivos para desistir de seus sonhos,

mas não desistiram. Quais foram seus segredos? Eles fizeram da vida uma aventura. Não foram aprisionados pela rotina. Embora não seja possível escapar da rotina, esses sonhadores passaram parte de suas vidas crian-do, inventando, descobrindo. Tiveram uma visão panorâmica da existência mesmo em tempo nublado. Foram empreendedores, estrategistas, persu-asivos, amigos do otimismo. Foram sociáveis, observadores, analíticos e críticos. Fizeram escolhas, traçaram metas e as executaram com paciência. Segundo o filósofo Kant, a paciência é amarga, mas seus frutos são doces. A paciência é o diamante da persona-lidade. Muitos discorrem sobre ela, mas são poucos os que a conquistam e colhem seus frutos. Para Plutarco, “a paciência tem mais poder do que a for-ça”. Não se pode medir um ser huma-no pelo seu poder político e financeiro. Ele pode ser avaliado pela grandeza de seus sonhos e pela paciência em exe-cutá-los. No entanto, a paciência é um dos remos que impulsiona o barco dos sonhos. O outro remo é a coragem. É necessário ter-se coragem para correr riscos e superar os obstáculos. Aque-les que têm medo jamais navegam em mares desconhecidos. E por isso mes-mo nunca serão capazes de conquistar

SEGREDOS DOS HOMENS QUE MUDARAM A HISTÓRIA

outros continentes. Os homens que transformaram seus sonhos em rea-lidade aprenderam a ser líderes de si mesmos para depois liderar o mundo que os cercava. Tinham uma ambi-ção positiva, queriam transformar a sociedade em que estavam inseridos. Foram dominados por um desejo de serem úteis para os outros. É possível destruir o sonho de um ser humano quando ele sonha para si, mas é im-possível destruir seu sonho quando ele sonha para os outros. Os ditado-res jamais conseguiram destruir os sonhos daqueles que sonharam com a liberdade do seu povo. Morrem os ditadores, enferrujam-se as armas, mas não se pode destruir os sonhos de quem ama ser livre. O esforço em direção ao ideal traçado é ônus in-transferível de cada ser. Paciência e coragem servem de ferramentas po-derosas na realização de sonhos. No entanto, acima de tudo isso há a von-tade soberana e poderosa, capaz de justificar o início de qualquer projeto, bem como de motivar-nos a seguir em frente. Pensemos nisso.

“A paciência é amarga, mas seus frutos são doces”.

Filósofo Kant

REFLEXÃO DA SEMANA:

Entrada: R$ 10 (crianças de até 5 anos pagam R$ 5). Informações e reservas: 3397-8406 e 3214-9287OBS: A reserva é válida até 15 minutos antes do espetáculo

teatrada – a rainha procuraCia do quintalDia: 2 de agostoHorário: 11h30Local: SESC AraraquaraEntrada Gratuita – Retirada individualde ingresso a partir das 9h30

músiCa

Cultura no samba – grupo aconteceDia: 31 de julhoHorário: 17h30Local: Palacete das Rosas –Rua São Bento, 794Entrada Gratuita

projeto na Kombi – folk na Kombitrio do novo folk nacional tocamúsicas autoraisDia: 31 de julhoHorário: 20 horasLocal: Estacionamento do SESCAraraquaraEntrada Gratuita

mario alonso quartet – grupo liderado por saxofonista apresenta o show ‘improvisando’Dia: 2 de agostoHorário: 16 horasLocal: SESC AraraquaraEntrada Gratuita

Choro das Águas – naquela mesa – grupo interpreta clássicos do chorinhoDia: 2 de agostoHorário: 18 horasLocal: Praça do DAAEEntrada Gratuita

Cinema

projeto emocine-se – eles VoltamDiretor: Marcelo LordelloDia: 2 de agostoHorário: 14 horasLocal: SESC AraraquaraEntrada Gratuita

Como na Canção dos beatles:norwegian WoodDiretor: Tran Anh Hung (Japão)Dia: 4 de agostoHorário: 20 horasEntrada Gratuita

O espaço hoje é do meu amigo Marcelo Henrique de Lima, o “Ilustríssimo”, um dos responsáveis por eu ter me tornado jornalista. Fizemos uma boa parceria no caderno Cartaz, no Jornal O Imparcial, na virada do século.

Marcelo Henrique de Lima (*)

Diário de Bordo: Data Estelar [-27] 02195.00Minha posição de momento é na órbita entre a Faculdade de

Odontologia e a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara. (Prá variar, a bordo da Enterprise, Sr. Spock, temporariamente

no comando.)tenho sido teletransportado semanalmente para a Faculdade,

onde seres enigmáticos vestindo branco circulam por todos os lados. Há perigo de contaminação, pois a maioria usa máscara cirúrgica o tempo todo. São fêmeas viçosas e faceiras e também machos, mas nem tanto, em número menor e aparentemente submetidos ao controle matriarcal.

Missão: Através de um acordo ‘inter-galaxial’, estou submetido a um tratamento de medicina bucal preventivo para a realização de radioterapia e quimioterapia associadas, que estão em andamento, visando ao combate da invasão de um ser alienígena maligno, chamado carcinoma de hipofaringe, que se instalou sem ser convidado em meu organismo, depois de um período frequentando a atmosfera dos planetas nicotina e Pitu Destilado, que fazem parte do aglomerados globulares de supernovas viciantes .

Sob a orientação da Profª Drª Andréia Bufalino, estou realizando procedimentos de extrações dentirrosto necessárias, raspagem odontológica, laserterapia, seguida de orientações de saúde bucal para o período de tratamento radioterápico que se estenderá em 40 sessões.

Em tempo 1: O médico da nave McCoy, o tripulante Darnell, tem me acompanhado da Enterprise durante esse período, preparados para o teletransporte para o Centro Oncológico da Santa Casa de Misericórdia da pacata civilização de ‘Aracoara’, para procedimentos rádios, quimioterápicos e afins...

Já na Santa Casa, tenho me encontrado com outros seres que, como eu, estão infectados com variações do mesmo alienígena, que possui para mais de 100 tipos identificados.

Lá pessoas oriundas de vários planetas, até galáxias, passam por procedimentos de manipulação química e radiativa visando a cura.

Coordenando os trabalhos no meu tratamento o médico Alex Porsani, acompanha a evolução do combate ao ser invasor sem tréguas.

Segundo ele, dado aos bons resultados apresentados pela terapia utilizada, logo estarei liberado para voltar à Entreprise e voltar à minha jornada nas estrelas desinfetado, porém submetido periodicamente ao acompanhamento na nave do Drº McCoy.

Em tempo 2: no comando estelar, a teráquia Andréia (minha esposa) cuida dos procedimentos ordinários para que eu tenha plenas condições de ultrapassar com êxito essa quarentena coercitiva e voltar o quanto antes para as funções a mim atribuídas, nessa jornada de interação pelo universo Infinito.

(*) Marcelo Henrique de Lima é empreendedor e jornalista precários, passando pelo tratamento de um câncer de hipofaringe. (veja mais http://migre.me/qXjyY)

meu boletimmédiCo atualizado

Page 15: Jornal Cidade News - Edição 83

Araraquara, 31 de julho de 2015 | 15 www.jornalcidadenewsararaquara.com.br CULTURA

melina belmudes e o namorado Luis Vieira, curtindo um domingo no Clube náutico

Contato: (16) 99701.3939 / [email protected]

Foto

s: H

enriq

ue S

anto

s

maria da Conceição nonino e Toni moda Francisco,

felizes com o sucesso da Festa de São bento

Dorival Delbon Filho e o genro Adeilson Saraiva prestigiaram o lançamento do Residencial Salto grande Cedros do Campo

O casal Janaina e nelson Felicio participaram do coquetel do novo Residencial Salto grande

Fabiola Santos e o amigo Pe. marcelo Souza, durante

festa julina na praça da Igreja matriz de São bento

José Roberto de Castroe o filho Roberto, durante evento no Hotel Fazenda

Salto grande

Page 16: Jornal Cidade News - Edição 83

16 | Araraquara, 31 de julho de 2015 www.jornalcidadenewsararaquara.com.br