edicão nº 221 - 15/04/2015

12
Farmácias de Plantão Até sexta-feira (17): Farmácia Biocentro e Farmácia Casofarma II QUARTA-FEIRA de abril de 2015 facebook.com/folhavaleverde [email protected] 15 EDIÇÃO 221 • Pág. 9 • Pág. 12 • Pág. 5 ASSIS Atenção, empresários! FUTEBOL Saúde realiza mutirão de combate à dengue e recolhe 200 toneladas de lixo Amador da Lifac começa com 21 gols O município de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Saúde, encabeçou no último sábado (11) um mutirão de combate à dengue em quatro bairros do município: Alvorada, Bela Vista, Primavera e América. O evento contou com apoio do Exército Brasileiro – TG, Defesa Civil, Rotary Club, Igreja Adventista, Aciac, JCI, Associação de Moradores dos Jardins Primavera, Alvorada e Bela Vista. Jesuítas realiza leilão público na sexta-feira Assessoria Voluntários ‘arregaçaram a manga’ e trabalharam durante todo o sábado Foi aberto na tarde de sábado (11), em Brasilândia do Sul, o Campeonato Amador da Lifac. Foram 6 jogos com 21 gols e média de 3,5 por confronto. Competição fará uma justa homenagem a Sebastião Fantinatti, um grande baluarte do esporte de Brasilândia do Sul. Largada oficial do certame aconteceu em Brasilândia do Sul Ensino Superior Ctesop comemora 25 anos e anuncia dois novos cursos Ciências Contábeis e Gestão de Cooperativas são as novidades Para comemorar os 25 anos do Centro Técnico-Educacional Supe- rior do Oeste Paranaense (Ctesop), Faculdade de Assis Chateaubriand, a direção da instituição anuncia dois novos cursos que serão oferecidos a partir do próximo ano. Em comemoração ao Jubileu de Prata, o CTESOP realizará durante os próximos meses várias atividades alusivas à data. Nilson Hort Acontece amanhã, quinta-feira, dia 16 de abril às 7h30 na sede da Aciac, importante reunião onde o prefeito municipal Marcel Micheletto e a empresa Caravágio estarão reunidos com empresários para falar sobre a reforma da Avenida Tu- pãssi. É importante que você também compareça. • Pág. 3

Upload: folha-vale-verde

Post on 21-Jul-2016

272 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

Folha Vale Verde - O Oeste em um grande Jornal.

TRANSCRIPT

Page 1: Edicão nº 221 - 15/04/2015

Farmácias de Plantão

Até sexta-feira (17): Farmácia Biocentro e Farmácia Casofarma II

QUARTA-FEIRA de abril de 2015facebook.com/[email protected]

EDIÇÃO

Nº221

• Pág. 9

• Pág. 12

• Pág. 5

ASSISAtenção, empresários!

FUTEBOL

Saúde realiza mutirão de combate à dengue e recolhe 200 toneladas de lixo

Amador da Lifac começa com 21 gols

O município de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Saúde, encabeçou no último sábado (11) um mutirão de combate à dengue em quatro bairros do município: Alvorada, Bela Vista, Primavera e América. O evento contou com apoio do Exército Brasileiro – TG, Defesa Civil, Rotary Club, Igreja Adventista, Aciac, JCI, Associação de Moradores dos Jardins Primavera, Alvorada e Bela Vista.

Jesuítas realiza leilão público na sexta-feira

Assessoria

Voluntários ‘arregaçaram a manga’ e trabalharam durante todo o sábado

Foi aberto na tarde de sábado (11), em Brasilândia do Sul, o Campeonato Amador da Lifac. Foram 6 jogos com 21 gols e média de 3,5 por confronto. Competição fará uma justa homenagem a Sebastião Fantinatti, um grande baluarte do esporte de Brasilândia do Sul.

Largada ofi cial do certame aconteceu em Brasilândia do Sul

Ensino Superior

Ctesop comemora 25 anos e anuncia dois novos cursos

Ciências Contábeis e Gestão de Cooperativas são as novidades

Para comemorar os 25 anos do Centro Técnico-Educacional Supe-rior do Oeste Paranaense (Ctesop), Faculdade de Assis Chateaubriand, a direção da instituição anuncia dois novos cursos que serão oferecidos a partir do próximo ano. Em comemoração ao Jubileu de Prata, o CTESOP realizará durante os próximos meses várias atividades alusivas à data.

Nilson Hort

Acontece amanhã, quinta-feira, dia 16 de abril às 7h30 na sede da Aciac, importante reunião onde o prefeito municipal Marcel Micheletto e a empresa Caravágio estarão reunidos com empresários para falar sobre a reforma da Avenida Tu-pãssi. É importante que você também compareça.

• Pág. 3

Page 2: Edicão nº 221 - 15/04/2015

Por Dilceu Sperafi co*

Como o verdadeiro desenvolvimento representa a sobrevi-vência e o bem-estar da espécie humana, ele passa sempre pela preservação dos recursos naturais.

Trata-se da missão urgente e que exige a superação de grandes desafi os, como a substituição de combustíveis fósseis e também a mudança imediata de hábitos rotineiros de toda a população.

É o caso das sacolas plásticas, que trouxeram tantas facili-dades ao comércio de alimentos, aos consumidores e à limpeza doméstica, mas que, ao mesmo tempo, se tornou grave ameaça à contaminação do solo e dos mares e necessita de controle ra-dical e urgente.

Além de “inchar” muito os nossos chamados lixões, onde é depositado o lixo domiciliar das pequenas e médias cidades, as sacolas plásticas estariam formando verdadeiras “ilhas” em di-versos oceanos e já ameaçando a vida marinha.

O grande número de sacos e sacolas plásticas com que nos deparamos diariamente nas vias públicas, nos alerta que o pro-blema pertence a todos nós e sua solução depende muito de nossas decisões pessoais em favor do meio ambiente.

Para isso, podemos seguir o exemplo da União Europeia (UE), que já decidiu reduzir drasticamente até o fi nal desta dé-cada o consumo de sacolas plásticas em todo o continente.

Para isso, ministros dos países membros determinaram, no início de março último, que governos do bloco estão autoriza-dos a taxar ou até mesmo proibir a fabricação, distribuição e uso de sacolas de plástico em seus respectivos territórios.

Dentro dessa determinação, adotada em reunião realizada em Bruxelas, na Bélgica, cada país deverá estabelecer metas para reduzir o uso das sacolas de plástico, formalizando plano que vinha sendo debatidos há várias décadas.

As sacolas mais reforçadas e reutilizáveis ou as extrema-mente fi nas, usadas para embalar frutas e verduras, poderão fi car livres de taxação ou proibição, conforme decisão de cada país.

A meta da União Europeia até o fi m de 2025 é fazer com que cada cidadão consuma, em média, 40 sacolas descartáveis por ano. Em 2010, o consumo foi de 176 sacolas por habitante no continente.

Em Portugal, na atualidade, as autoridades estimam que cada morador utilize 500 sacolas por ano, enquanto na Alema-nha a média caiu para 71 sacolas por habitante, das quais 64 descartáveis.

As decisões aprovadas deverão entrar em vigor ainda neste mês de abril, após a publicação no Jornal Ofi cial da União Eu-ropeia e os governos nacionais irão defi nir medidas concretas para a execução das novas diretrizes.

Em princípio, as medidas poderão ser adotadas de forma regulatória ou também voluntária, pois o importante é que re-duza, de fato, o consumo ou uso de sacolas plásticas, pois demo-ram muito a se degradar e se incorporar ao solo.

Conforme a Comissão Europeia, a produção mundial de plástico pode triplicar até 2050, o que mostra a gravidade do problema.

Apenas na Europa, em 2010, foram produzidas 750 mil to-neladas de sacolas plásticas, o que corresponde ao peso de 625 mil carros. O mais grave é que somente 10% dessas sacolas fo-ram recicladas.

A mobilização europeia deveria servir de exemplo para todos nós, desde autoridades, legisla-

dores, lideranças, empresários e cidadãos, para que iniciemos a nossa parte na redu-ção do uso de sacolas plásticas, da forma mais efetiva e breve possível.

A sujeira nas ruas, a expansão dos lixões, a contaminação de rios, lagos e

mares e a degradação do solo, exigem nossa participação e colaboração

imediatas.

*O autor é deputado fe-deral pelo Paraná

E-mail: dep.dilceus-perafi [email protected]

QUARTA-FEIRA, 15 de abril de 20152Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNALOpiniãoEditorial

[email protected] o per� l da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretor Geral: José Costa Diretora Financeira: Helena Miura da Costa

Reportagens: Nilson HortPolicial: Léo Silva

Editor: Nilson Hort (MTB/PR 10293)

Esporte: Dito SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Correio do Cidadão - Campo Mourão - PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

(44) 3528-2919Entre em contato com a redação:

PARABÉNS, CTESOP!

OS INTÉRPRETES

DO CÉU

O USO DAS SACOLAS

PLÁSTICAS E O BOM EXEMPLO

EUROPEU

dores, lideranças, empresários e cidadãos, para que iniciemos a nossa parte na redu-ção do uso de sacolas plásticas, da forma mais efetiva e breve possível.

A sujeira nas ruas, a expansão dos lixões, a contaminação de rios, lagos e

mares e a degradação do solo, exigem nossa participação e colaboração

imediatas.

O Centro Técnico-Educa-cional Superior do Oeste Pa-ranaense (Ctesop) comemora nesta semana 25 anos de ex-celência na educação. Assis Chateaubriand e região tem histórias anteriores à existên-cia do Ctesop e histórias após a colação de grau de tantos jovens e adultos nos cursos ofertados pela instituição de ensino superior. A Faculdade representa um passo impor-

tante para aumentar o grau de escolaridade da sociedade de toda região disponibilizan-do profi ssionais qualifi cados em diversas áreas como Ad-ministração, Enfermagem, Sistemas de Informação, Pe-dagogos, Licenciatura em di-ferentes disciplinas.

O Ctesop despertou o interesse de quem sempre sonhou com um diploma de graduação, cresceu, trouxe

cursos de pós-graduação e conquistou seu espaço. Por-tanto, valiosa e pedagógica a contribuição do Ctesop no co-tidiano da sociedade do Oeste do Paraná. O Centro Técni-co-Educacional superou em muito as expectativas pela se-riedade da direção, pela qua-lifi cação do corpo docente, pelo quadro de funcionários capacitados e pela riqueza dos saberes produzidos.

Além da facilidade no pa-gamento das parcelas, dos descontos, das carências, o enfoque do Ctesop sempre foi o incentivo ao conhecimento compreendendo sempre as difi culdades fi nanceiras de quem se propõe a estudar, oportunizando o valor funda-mental da ciência e da tecno-logia para o desenvolvimento regional centrado no conheci-mento. Parabéns!

NOSSA GENTEPor Gilmar Bosquette

RAIMUNDO MARQUES DE

SOUZAA coluna “Nossa Gente” tem sido importante para

resgatar parte da história de Assis Chateaubriand. Cada pioneiro aqui entrevistado contribui para en-riquecer o acervo de informações da cidade “Morada Amiga”. Hoje nosso entrevistado é o senhor Raimundo Marques de Souza, nascido na cidade de Acaraú, esta-do do Ceará, no dia 1° de dezembro de 1936. Raimundo é um dos seis filhos de João de Souza Campos e Joa-quina Marques Ferreira. Ele tinha apenas 13 anos de idade quando por influência de amigos veio sozinho para o estado do Paraná, pois se comentava que aqui se juntava dinheiro com “rodo”. Era o ano de 1955 quan-do desceu do “pau de arara” (caminhão com capota de lona que era usado no transporte de pessoas na épo-ca), na cidade de Cornélio Procópio, região Norte do Paraná. Sem nenhuma qualificação o rapaz começou a trabalhar como “peão”, no serviço braçal na agricul-tura já que naquele tempo era tudo manual. Depois de algum tempo veio para a cidade de Goioerê. Quando solteiro por duas vezes foi para o Ceará e na terceira vez casou-se no civil com Geralda Carvalho dos Santos Souza e depois oficializou o casamento na igreja já na cidade de Goioerê. “Quando a gente se casou nós vie-mos de ônibus e a viagem durou 28 dias de Fortaleza até Goioerê, porque chovia muito e às vezes a gente ficava parado até 4 dias esperando secar a estrada. De Goioerê, Raimundo mudou-se para Ubiratã e no ano de 1970 veio em definitivo para Assis Chateaubriand, pois nos anos 60 ele já tinha vindo visitar o povoa-do que ainda se chamava Tupãssi. Aqui ele comprou uma pequena propriedade no ramal Tapé onde já era lavoura formada, se plantava feijão, milho, algodão e outras culturas. Ele lembra que a cidade começava se formar com algumas casas de comércio, uma pequena rodoviária de madeira, avenida principal sem asfalto e algumas ruas laterais, o resto era mato puro. As ter-ras férteis de Assis atraía muita gente e a população era de mais de 100 mil pessoas que trabalhavam no serviço braçal nas pequenas propriedades. “A gente morava no sítio em sistema de colônia, era uma casa ao lado da outra e todos eram amigos e se ajudavam. Naquele tempo as amizades eram sinceras e era muito gostoso. “Não tinha violência, havia mais respeito um com o outro e a gente tinha as ‘rezas’, as festas juni-nas e o fim de ano era sempre animado e as famílias se juntavam, era um tempo muito bom”, recorda. “As crianças cresciam brincando na terra e iam pra escola sem problemas. Naquele tempo não se ganhava nada dos governantes, meus filhos nunca ganharam nem um lápis, tampouco tinha merenda escolar. A gente colocava uma banana ou uma laranja no ‘embornal’ e aquilo era o lanche deles”, lembra ele. Um dos filhos de Raimundo até se formou professor de química e quan-do eram pequenos além de estudar ajudavam os pais nos trabalhos da roça. Em 2001, o senhor Raimundo mudou-se para a sede do município devido sua esposa ter tido um problema de saúde. Mas mesmo morando na cidade o pioneiro ainda tem a propriedade rural que hoje é ‘tocada’ pelos seus filhos. Hoje aposentados, ele e sua esposa Geralda vivem tranquilos e curtem os 11 netos e duas bisnetas. Além das aposentadorias o casal tem um prédio alugado e renda do sítio que é adminis-trado pelos filhos. Católicos atuantes o casal partici-pa ativamente das atividades da igreja, dona Geralda faz parte do apostolado da oração, é coordenadora de quadra e ajuda na pastoral da criança. O senhor Rai-mundo relata que foi muito bom ter vindo para Assis Chateaubriand, pois apesar de hoje em dia sua cidade no Ceará ser um local de turismo e muito bonita, aqui também ele construiu sua vida e criou sua família, por isso quer terminar os seus dias aqui na cidade “Morada Amiga”, onde a mais de 40 anos faz parte da “Nossa Gente” chateaubriandense.

Se você não é dado a leituras, não vai ler. Mas, se gosta, experimente, um dia, ler algum livro sobre as origens, o desenvolver, as doutrinas e as práticas das religiões. Vai descobrir coisas maravilhosas, mas vai descobrir, também, muita crueldade, muitas semelhanças e muita discordân-cia. Indico principalmente três livros de Karen Armstrong: Uma História de Deus, Em Nome de Deus e Em Defesa de Deus. Sugiro também o de Jacques Attali: Os Judeus, o Di-nheiro e o Mundo.

Descobrirá o porquê dos locais e objetos de culto, das roupas, da certeza de que eles estão com a última palavra e que foi a eles e não aos outros que Deus confiou a verdade verdadeira. Descobrirá o porquê dos seus livros sagrados, das pedras, arcas e tendas, dos ícones, dos fundadores e profetas, dos mártires e modelos de vida.

Descobrirá porque alguns se ajoelham, outros se ar-rastam ou se dobram, alguns se tatuam, outros se asper-gem, outros se cobrem até os pés e outros se desnudam e flagelam. Descobrirá as mãos para o alto, para baixo, em concha, os punhos fechados, as repetições infindáveis da mesma palavra ou da mesma súplica, do mesmo louvor ou da mesma passagem do seu livro.

Descobrirá promessas de futuro e garantias de céu para quem fizer a mesma coisa cada ano, cada semana, cada mês e do mesmo jeito. Mas é para quem for obediente ao que seus porta-vozes do céu dizem que é para ser.

Descobrirá os sacrifícios, de sangue ou de suor, as re-núncias e as privações, os suspiros, as lágrimas, as revela-ções, e a última palavra de ordem.

As religiões são muito parecidas no bem e no mal, nas suas afirmações absolutas e no seu dogmatismo, nas suas práticas e nas suas condenações, na sua certeza de que são a únicas e verdadeiras intérpretes do céu. Sempre acham um defeito na outra e uma qualidade a mais na sua.

Gostam muito de apontar os pecados das outras e as virtudes da sua. Os sacerdotes da outra pecam mais e er-ram mais; os seus, em geral, são ótimos. Quando erram são desculpados. Os sacerdotes dos outros, não! Alguns fazem questão de não saber o lado bom das outras religiões. Sa-bem-se, não comentam para não dar aos fiéis a ideia de que existem coisas boas fora da sua igreja. Pensam que mul-tidão sincera e milagres só acontecem nos seus locais de culto. Seus jornais, programas e revistas só falam de Deus agindo neles, ou mandando mais gente para eles porque, no seu ideário, salvar significa mandar para eles. Um joga-dor deles é campeão do mundo e eles proclamam que isso é domínio de Jesus, esquecidos que centenas de outros de outras igrejas ou religiões também foram campeões.

Os intérpretes do céu costumam ser muito radicais e proselitistas. Ou tudo ou nada, ou céu ou inferno, ou santos ou demônios, ou totalmente do grupo ou falhos para sem-pre! Se for preciso, alguns deles, como já aconteceu, ma-tam e mandam matar em nome do autor da vida. A Bíblia está cheia de histórias de heróis que mataram em nome de Javé. Também cristãos e muçulmanos mataram em nome da sua fé.

Religioso, quando aceita a fé do outro, costuma ser pessoa admirável. Quando se acha o único com direito de interpretar o céu, derrama sangue. É só chegar ao poder que ele impõe suas leis a ferro e fogo. Tudo em nome dos direitos de Deus, que, na verdade, são sua própria sede de um dia governar o mundo e fazer todo mundo pensar, orar e viver como seu grupo.

O mundo está cheio de intérpretes absolutos do céu. Ra-ramente conseguem elogiar os outros. Na sua maioria eles se acham os únicos legítimos e, modéstia à parte, os me-lhores. Excesso de fé, ou falta de humildade? Na verdade, os dois!

Page 3: Edicão nº 221 - 15/04/2015

CotidianoFolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 15 de abril de 2015 3Página

Copel

Consumo de energia elétrica cresce em Assis ChateaubriandEm quatro anos, o aumento passa de 15%

Da EDitoriaNilsoN Hort

O consumo médio mensal de energia elétrica das resi-dências de Assis Chateau-briand vem aumentando ao passar dos anos. De acordo com um relatório da Compa-nhia Paranaense de Energia (Copel), das 14.341 unidades consumidoras no município ativas em 31/12/2014, 11.192 são residências que regis-traram um consumo médio mensal de 171 quilowatts hora (kWh), com picos de 196 kWh nos meses de janeiro e novembro. Essa tendência de crescimento do uso da ener-gia nos meses mais quentes também foi registrada nos municípios da região onde as temperaturas são normal-mente mais altas. “Até certo ponto é natural um aumento do consumo de eletricida-de no verão, não só devido ao calor: temos meses de 31 dias, dias longos, férias esco-lares, mas nos dois últimos anos, o uso de condiciona-dores de ar tem resultado no aumento do consumo médio das residências, inclusive em Assis Chateaubriand”, expli-ca o assessor da estatal, Éder Dudczak. A média mensal da região Oeste é 183 kWh e a da Copel é 176 kWh.

Em comparação ao ano anterior, onde se foi regis-trado um consumo médio de 160 kWh, houve um aumen-to de 6,8%. Já em relação há quatro anos, esse crescimen-to ficou em 15,5%.

Rede de distribuição recebe melhorias para atender demandas

Nilson Hort

Veja a evolução no consumo de energia elétrica em Assis desde 2011

Economia Em tempo de constantes

aumentos na conta de ener-gia elétrica, a primeira dica para se economizar seria a eliminação de desperdícios, mediante a mudança de há-bitos, a realização de algum acordo ou pacto familiar e também a leitura dos manu-ais dos equipamentos e ele-trodomésticos, bem como o estudo de informações exis-tentes na página da Copel na Internet (www.copel.com).

A segunda alternativa, para quem quer ir mais lon-ge, e tem recursos para isso,

é a via da tecnologia, com a compra de equipamentos e eletros mais econômicos, que tenham o Selo Procel. Esse investimento se paga ao lon-go do tempo.

Entre essas possibilida-des, a mais imediata e de menor custo é a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, principalmente nos cômodos e ambientes mais utilizados na moradia. E agora estão com boas opções no mercado as lâmpadas de LED. Essas lâmpadas possuem diversas potências para tamanhos di-

ferentes de ambientes, hoje com preços ainda altos, mas em contínua redução, além de uma durabilidade muito maior.

Quem tira férias natural-mente já reduz o consumo devido à ausência de pessoas na casa, mas deve lembrar que a refrigeração continua funcionando, os equipamen-tos em stand-by idem, caso não sejam planejados os seus desligamentos.

E a observação da redução deve levar em conta o dia da leitura e o período de ausên-cia na moradia. “Agora, ne-nhuma economia é vantajosa se há perda visível de confor-to, de segurança e da produ-tividade no lar; a redução de consumo pode ser feita com eliminação de desperdícios, porém, não se recomendam maiores sacrifícios que pri-vem os moradores das faci-lidades proporcionadas pela energia elétrica”, finaliza o assessor da Copel, Éder Du-dczak.

eduCaçãoCtesop

comemora 25 anos e anuncia

dois novos cursos

Ciências Contábeis e Gestão de Cooperativas são as novidades

Da EDitoriaNilsoN Hort

Para comemorar os 25 anos do Centro Técnico-E-ducacional Superior do Oeste Paranaense (Ctesop), Faculdade de Assis Chateaubriand, que serão feste-jados nesta quinta-feira (16), a direção da institui-ção anuncia dois novos cursos que serão oferecidos a partir do próximo ano, sendo Bacharelado em Ciên-cias Contábeis, com duração em quatro anos, com 45 vagas; e Tecnologia em Gestão de Cooperativas, com dois anos de duração e 45 vagas disponíveis. As aulas serão no período noturno e o vestibular será realizado em novembro, com o dia a ser confirmado.

Em comemoração ao jubileu de prata, a faculdade realizará durante os próximos meses várias atividades alusivas à data, que ainda estão sendo definidas pela direção. Nas próximas edições, a Folha irá publicar um material especial onde irá contar a história dessa importante faculdade, que ajuda há duas décadas e meia no desenvolvimento da região.

Nilson Hort

assis

Matriz São Franciscoinveste R$ 245 mil em novo telhadoIgreja também terá troca de forro e parte elétrica

Da EDitoriaNilsoN Hort

A Matriz São Francisco de Assis iniciou no fim de semana a troca do telhado do templo, em Assis Chateaubriand. Com um investimento estimado em R$ 245 mil, as telhas de alu-mínio estão sendo substituídas por uma de mesmo material com a adição de zinco em sua composição, mais resistentes às intempéries naturais. A re-forma, que estava prevista para

Se o tempo colaborar, nova cobertura ficará pronta até o fim de semana

Padre Tonin: ‘Depois de 32 anos, a matriz recebe uma grande refor-ma’

iniciar em janeiro, foi adiada devido ao período chuvoso. O trabalho deve ser finalizado até o próximo fim de semana se não voltar a chover.

De acordo com o pároco, padre Antônio Calor (Toni-nho), depois de 32 anos, a igreja-matriz recebe uma am-pla reforma em sua cobertura. “A troca das telhas acontece devido à falta de manutenção adequada durante essas dé-cadas. Após essa melhoraria, vamos começar, a fazer uma manutenção com mais eficácia, assim para se ter uma durabi-lidade maior do material utili-zado. A telha que retiramos é totalmente de alumínio, muito boa, mas com o tempo houve o desgaste e danificação. Em dias de chuva, tínhamos mui-tos problemas com goteiras, as infiltrações estavam danifican-do toda a estrutura metálica e parte da alvenaria”, justifica o sacerdote.

Depois de trocar a cobertu-ra da igreja, a próxima etapa será a colocação de um novo forro, que ficou comprometido por causa das goteiras. Tam-bém será substituída toda a

parte elétrica da matriz. Esses reparos finais terão um cus-to estimado em mais de R$ 200 mil. Todas as melhorias deverão ser concluídas até ju-lho próximo. “Será um forro pensado na acústica, onde nos preocupamos com a qualidade do som ambiente da igreja e vamos utilizar um gesso car-tonado, todo ‘trabalhado’. Da parte elétrica ainda será feito o levantamento com medição e atender algumas exigências da Defesa Civil, como a utiliza-ção de cabo ao invés de fio, que vai gerar um gasto um pouco maior. Também temos de com-prar novas luminárias”, deta-lha o padre.

Segundo o pároco, todo o investimento na matriz será ar-cado pelos fiéis da comunidade através de campanhas e pro-moções. “A partir da próxima semana, vamos visitar várias pessoas da comunidade para levantar fundos para pagar as parcelas dos fornecedores da reforma. Temos certeza de que vamos conseguir angariar todos os recursos necessários. A comunidade sempre contri-buiu e não será diferente desta

vez”, acredita o religioso.

CelebraçõesHoje (15) não haverá a

celebração da Missa na ma-triz devido às obras. A par-tir de sábado (18), as ativi-dades da comunidade serão

realizadas no Salão Paro-quial até a finalização da reforma, término previsto para julho.

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Nilson Hort

Page 4: Edicão nº 221 - 15/04/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 15 de abril de 20154Página

Iracema

Assistência Social realiza baile para terceira idade

A Secretaria de Assis-tência Social de Iracema do Oeste, realizou na tarde de domingo (12), nas dependên-cias da Associação dos Fun-cionários Públicos, um baile para o grupo da terceira ida-de “Amigos Para Sempre”. O evento proporcionou para o grupo um momento de muita alegria e descontração. Quem animou o baile foi o cantor, Givaldir da cidade de Jesuí-tas.

De acordo com a secretá-ria de Assistência Social, Fá-tima Lemos, momentos como esse vão ser realizados com freqüência para o grupo, pelo menos uma vez por mês. “É muito gratificante poder pro-porcionar a esse grupo mo-mentos especiais como este de diversão e entretenimen-to. O grupo da terceira idade

para nós é muito especial. E tudo o que fazemos para eles,

certamente nunca irá pagar o que eles já contribuíram para

o nosso município”, afir-mou Fátima.

Curso de formação de condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros

Curso de técnica de vendas acontece na próxima semana

Promoção ‘Dia das Mães’ sorteará uma moto biz

Objetivo: Aperfeiçoar os condutores, habilitando-os a melhor condução de veículos de transporte coletivo de passageiros, de acordo com o artigo 145 do Código de Trânsito Brasileiro, e Resolução 168/2004 do Contran.

Carga Horária: 50 horas/aula.Pré Requisitos:• Ser maior de 21 anos;• Possuir Habilitação Categoria “D”ou “E”;• Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de

dirigir, cassação da CNH decorrente de crime de trânsito ou estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Conteúdo Programático: • Módulo I Legislação de trânsito (carga horária: 10 ho-

ras);• Módulo II Direção defensiva (carga horária: 15 ho-

ras);• Módulo III Primeiros socorros, meio ambiente e con-

vívio social (carga horária: 10 horas);• Módulo IV Relacionamento interpessoal (carga horá-

ria: 15 horas)Local: Sindicato Rural de Assis Chateaubriand.Material: Código de trânsito, apostila, bolsa e caneta.Certificação: Especial, emitida e controlada pelo De-

tran/PR – Anotação na CNH no campo observações.

Venha participar você também do Curso de Técnicas de Vendas

- A venda com foco no cliente;- A profissão de vendas, ontem e hoje;- O quê e para quem vendemos; - Entrevista com o cliente; - Negociação em vendas; - Fechamento e pós-venda.Local: Aciac Dias: 15 e 16 de abril das 19h15 às 23h15 Investimento: R$80,00 Interessados ligar para: 3528-3500 / 3528-3000 (Gui-

lherme Reis)

Teve início a promoção ‘Dia das Mães’ do comércio de Assis Chateaubriand que segue até o dia 9 de maio. Esta é a primeira promoção do ano de 2015, quando serão sorte-ados:

- 1 moto BIZ- 10 bônus compra – R$ 300,00- A campanha está estimada em R$ 170 mil. Serão 65 prêmios distribuídos durante este ano. O sor-

teio da promoção ‘Dia das Mães’ será no dia 9 de maio às 16h.

Edital

Prefeitura entrega cobertura da quadra da Escola Novo Amanhecer – APAE

assIs

Nova aurora

A Prefeitura de Nova Aurora entregou na nesta sexta-feira (10) a obra de cobertura da quadra esportiva da Escola Novo Amanhecer – APAE. O valor da obra foi de R$ 26.930,50 através de recurso próprio do município, a cobertura foi realizada pela empresa Pre-enge.

Participaram da cerimônia o prefeito José Aparecido de Paula e Souza, “Pecinha”, vice-prefeito José Geraldo Berta, o Presidente da APAE de Nova Aurora Eliseu Ribas, os vereadores, representantes das entidades religiosas e a diretoria da APAE.

O contentamento pela cobertura da quadra estava estampado nos rostos dos alunos, professores, pais e comunidade, pois essa obra era um anseio de todos.

Além da cobertura, a Prefeitura fez outras intervenções na escola, firmou convênio com a APAE no valor de R$85.500,00 anual, com a finalidade de repasse de verba para o fim de garantir o custeio e manu-tenção da escola e realizou a parceira para pintar o imóvel através da mão de obra.

O Presidente da APAE Eliseu Ribas em seu discurso agradeceu a atenção das autoridades. “O dia de hoje é para agradecer a atenção que o Prefeito “Pecinha” tem nos dado, os esforços do vereador Rogério e dos demais, para atender aos pedidos da nossa escola. A nossa preo-cupação é dar qualidade e acessibilidade para nossos alunos, obrigado administração municipal”.

“A realização da obra de cobertura da quadra de esportes da escola é importante para proporcionar aos alunos mais conforto e melhores condições para o desempenho das práticas esportivas, onde os mesmos ficarão protegidos do sol e da chuva” ressaltou o prefeito “Pecinha”.

O vereador Rogério Petronilho e enalteceu o trabalho da APAE. “As pessoas aqui trabalham com ética, carinho e determinação, o mínimo que podemos fazer é pedir e buscar verbas para ajudar a entidade e atender da melhor forma possível”.

O aluno Juracir agradeceu a prefeitura e a diretoria da APAE. “Quando algo de bom acontece temos que agradecer, e esse Prefeito tem feio muito por nós, essa obra vai ajudar muito, pois vamos poder vir na quadra com sol ou chuva. Obrigado prefeitura e diretoria que es-tão olhando por nós e realizando coisas boas”.

Na cerimônia os alunos da escola cantaram o Hino da APAE e após a cerimônia foi servido café da tarde.

Comitê Gestor do Programa Leite das Crianças realiza reuniãoDa assessoria

O Comitê Gestor do Programa Leite das Crianças, de Assis Chateaubriand, veiculado a Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã de ontem (14), uma reunião com os respon-sáveis para discutir o cadastro dos beneficiários do programa. Na oportunidade, esteve presente representante o Estado, An-dreia Krause, a diretora do CRAS, Maria Aparecida Melo Me-neses e a representante da Sociedade Civil, Maria Antonieta.

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Page 5: Edicão nº 221 - 15/04/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 15 de abril de 20155Página

Assis

Fumacê reforça combate ao mosquito transmissor da dengueDa assessoria

O município de Assis Cha-teaubriand recebeu na se-gunda-feira (13), três cami-nhonetes com equipamentos para a aplicação de insetici-da para eliminar o mosquito transmissor da dengue, Ae-des aegypti, o já conhecido, fumacê.

Os veículos foram libera-dos pelo Governo do Esta-do, através da 20ª Regional de Saúde de Toledo, após o município entrar em estado de epidemia.

De acordo com o chefe da coordenação da dengue da 20ª Regional, Valter Baez, o fumacê é o último recur-so que será usado no mu-nicípio. “Além do fumacê, o município vai continuar fazendo as ações que já vi-nha fazendo, esse é apenas mais um aliado no combate à dengue, mas o que pedi-mos é que a população con-tinue realizando o trabalho de limpeza”, afirmou.

Para o prefeito Marcel Micheletto, que pessoal-mente fez o pedido à 20ª Regional de Saúde, “o fu-macê é um instrumento que vem somar ao trabalho que já estamos desenvolvendo no município em relação ao combate à dengue”.

Primeiramente foram atendidos os bairros com

Assessoria

maior número de casos da doença, porém, o in-seticida para eliminar os mosquitos estándo sendo aplicado em toda a cida-de. Devido à melhor eficá-cia do produto, o mesmo é aplicado pela manhã, das 6h às 9h, e no fim da tarde, das 17h às 21h.

Pede-se algumas precau-ções aos munícipes, como cobrir os alimentos e evitar a exposição de animais e de crianças, quando o carro do fumacê estiver passando. É imprescindível que a popula-

ção abra janelas e portas para que o maior número possível de mosquitos sejam atingi-dos.

A previsão é que a apli-cação aconteça até hoje (15) dependendo das condições climáticas.

Inscrições para o cargo

de conselheiro tutelar estão

abertasDa assessoria

Estão abertas as inscrições para os candidatos interes-

sados em participar da eleição do Conselho Tutelar de As-sis Chateaubriand, que acontece no dia 4 de outubro deste ano. As inscrições iniciaram no último dia 6 e vão até dia 5 de maio e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher. Ao todo serão disputadas cinco vagas para o mandato de quatro anos. A taxa para a inscrição tem um custo de R$ 50 e remuneração mensal é de aproximadamente R$ 1.600,00

Para se inscrever é preciso ter 21 anos completos e resi-dir há mais de dois anos no município.

Para mais informações os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Assis ChAteAubriAnd

Terceira Idade realiza 1º Encontrão de 2015Da assessoria

O grupo da 3ª Idade de

Assis Chateaubriand, vincu-lado à Secretaria de Assistên-cia Social, realizou neste fim de semana o 1º Encontrão da 3ª Idade no patrimônio do Silvei-ropólis. Na oportunidade esteve participando as associações da 3ª Idade de Terra Nova, Silvei-ropólis, São Cosme e Damião, Nice, Encantado, Engenheiro Azaury, Bragantina, Esperan-ça e Clube do Vovô. O evento contou ainda com a presença da Miss 3ª Idade, Elizabeth Nunes da Silva .

De acordo com a secre-tária de Assistência Social, Franciane Micheletto, “nos bailes da Terceira Idade os idosos aproveitam as horas de domingo para passar mo-mentos descontraídos, entre amigos, momentos de lazer”, afirmou.

SESC abre inscrições para

Concurso de Fotografia

Da assessoria

O Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com as prefeituras da região Oeste e com as secretarias de Educação e Cultura está organizando uma exposição de fotos, que serão expostas nos municípios de Ouro Ver-de do Oeste, Tupãssi, Palotina, Assis Chateaubriand, São Pedro do Iguaçu e Jesuítas a partir do segundo se-mestre de 2015. Para a exposição está sendo realizado o concurso de fotos, que neste ano tem como tema “Pôr do Sol”. “A exemplo do concurso realizado ano passado, que retratava a Copa do Mundo, este ano o SESC propôs o tema Pôr do Sol, onde tanto fotógrafos profissionais como amadores podem participar enviado a foto através do email [email protected] até o dia 10 de maio. Lembrando que as fotos precisam sem fei-tas com equipamentos de alta resolução, como máquinas semiprofissionais ou profissionais”, afirmou a coordena-dora da Casa da Cultura, professora Rosanne Marcante Vaz. Para a secretária de Educação, Marineide Azevedo Dioto, essa é uma importante oportunidade para todos os amantes da fotografia. “Ano passado, na exposição da Copa tivemos duas fotos selecionadas de Assis Chate-aubriand, uma inclusive foi escolhida para fazer todo o material de divulgação. Queremos que mais participan-tes concorram”, afirmou a secretária de Educação e de Cultura, Marineide Dioto.

Ainda de acordo com o regulamento, “Sesc Talentos da Região 2015”, cada fotógrafo poderá enviar no máxi-mo três fotos que serão encaminhadas à Casa da Cultura de cada município responsável pelo envio ao Núcleo de Comunicação e Marketing do Sesc Regional em Curitiba, que fará a análise e a escolha das fotos. O fotógrafo deve-rá enviar juntamente com a foto a descrição da mesma e o nome completo. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3528-9172 ou diretamente na Casa da Cultura.

Assis

Sebrae implanta software de Gestão de Registros de AtendimentosDa assessoria

O Serviço Brasileiro de

Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) escolheu a Sala do Empreendedor de Assis Chateaubriand junto com outras salas das regi-ões Oeste e Sudoeste, para a implantação do Software de Gestão de Registros de Atendimentos. Trata-se de uma nova ferramenta que vai possibilitar o registro dos atendimentos realizados no órgão com maior agilidade e organização das informações dos Micro Empreendedores Individuais (MEIs). A implan-tação do Sistema aconteceu na segunda-feira (13), na Casa da Cultura, onde paralelo à im-plantação ocorreu a capacita-ção dos profissionais. Na opor-

tunidade esteve participando da solenidade o vice-prefeito de Assis Chateaubriand, João Aparecido Pegoraro; a consul-tora credenciada do Sebrae, Janete Felipe; a tutora da sala do empreendedor, Mariza Schimtz de Oliveira e ainda o chefe da sala do empreende-

dor de Assis Chateaubriand, Marcelo de Amorim Oliveira.

Com o novo sistema será possível emitir diversas cer-tidões, declarações do muni-cípio de forma personalizada, além de uma funcionalidade de divulgação dos serviços ou produtos dos MEIs no portal

das salas. Uma das princi-pais novidades que o novo sistema traz é um catálogo virtual no portal do software para divulgação. Com ele, a população poderá pesquisar por categorias e encontrar o produto ou serviço que está precisando.

Jesuítas realiza leilão público na

sexta-feiraA Prefeitura de Jesuítas comunica que realizará leilão

público de venda de bens móveis inservíveis à Adminis-tração, no próximo dia 17 de abril, às 9h30, no Pátio de Máquinas, na Rua São Roberto Berlamino. Os interessa-dos poderão obter o edital completo e demais informações necessárias na Prefeitura Municipal, na Rua Padre Leonel França, n° 369, no horário normal de expediente ou pelo telefone (44) 35358600.

Ao todo serão levados a leilão cinco lotes e no site do município www.jesuitas.pr.gov.br você encontra as fotos dos itens. Acompanhe agora os valores de lance mínimo para a arrematação dos bens:

- VW Santana Quantum, ano de fabricação/ modelo 1996/1996. Em bom estado de conservação. Preço mínimo: R$ 3.500,00;

- VW Santana 2000i, ano de fabricação/modelo 1995/1995. Em bom estado de conservação. Preço mínimo: R$ 3.500,00;

- Ônibus Scania 113 Cl , ano de fabricação/modelo 1991/1991. Em bom estado de conservação. Preço mínimo: R$ 25.000,00;

- Motoniveladora Caterpillar 120H, ano 1998. Em bom estado de conservação. Preço mínimo: R$ 100.000,00;

- Trator Massey Ferguson 283, 4X4, ano de fabricação 2000. Em bom estado de conservação. Preço mínimo: R$ 28.000,00

Page 6: Edicão nº 221 - 15/04/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 15 de abril de 20156Página

Fumacê reforça o combate à dengue em Tupãssi

A partir desta semana Tupãssi conta com mais um aliado no combate ao mos-quito transmissor da dengue: o Fumacê. Trata-se de uma caminhonete com o equipa-mento especial para a apli-cação de um inseticida capaz de eliminar o mosquito. O veículo foi liberado pelo Go-verno do Paraná, por meio da 20ª Regional de Saúde, após solicitações da Secre-taria Municipal de Saúde. Vários municípios da região também estão recebendo os veículos, por conta da grande quantidade de casos confi r-mados da doença.

A Secretaria já estava apli-cando inseticida em locais com maior número de casos na cidade e o Fumacê deve reforçar ainda mais o com-bate ao mosquito transmis-sor da doença. Tupãssi tem intensifi cado a luta contra a dengue com diversas ações: campanhas educativas, ar-rastões, mutirões, aplicação de inseticida, notifi cações e multas. Ainda assim, a situ-

Fumacê passou por Tupãssi no último domingo

ação da doença preocupa já que mais de 50 casos foram confi rmados no município.

“Nos últimos dias nós ti-vemos uma queda no número de notifi cações e a nossa ex-pectativa é de uma diminui-ção signifi cativa no índice de infestação devido a esse con-junto de ações. Mas temos que lembrar que a dengue se combate nos 12 meses do ano e, por isso, vamos continu-ar fi rmes e mobilizados para que a situação não fuja do controle”, explica o secretário

de Saúde, Edson Vergínio.

OrientaçõesO Fumacê deve ter vários

ciclos em Tupãssi e vai passar novamente pela cidade nos próximos dias. A secretaria orienta para que as portas e janelas das residências se-jam abertas quando o veículo passar. É recomendável co-brir os alimentos e deixar os animais de estimação longe da ação do fumacê, além de cuidar para que as crianças não fi quem na frente do in-

seticida. “A fumaça não faz mal à saúde das pessoas, mas por uma questão de preven-ção é importante tomar estes cuidados”, explica a chefe do setor de Endemias, Dahiane Locatelli.

O inseticida mata o mos-quito transmissor da doença, mas não acaba com os focos encontrados em água parada. Portanto, é importante que a população continue elimi-nando qualquer tipo de re-cipiente que possa acumular água.

CRAS DE JESUÍTAS REALIZA ENCERRAMENTO DE CURSO DE MAQUIAGEMDA ASSESSORIA

A Secretaria de Assistência Social de Jesuítas, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), re-centemente, a entrega de certifi cados do curso de Maquia-gem, nas dependências do Centro de Convivência do Idoso Moacir Micheletto. Estiveram presentes os usuários que fi zeram o curso, a secretária de Assistência Social Lucinéia Augusta Maria de Souza, o coordenador do Cras Clayton Orlandine e a instrutora do curso Rosilene Azevedo Souza.

Na oportunidade, foi realizada a entrega dos certifi ca-dos, entrega de brindes aos presentes e servido uma deli-ciosa ceia. Para a secretária de Assistência Social Lucinéia, “hoje é data de muita alegria e satisfação para nós. A entre-ga do certifi cado simboliza a realização de mais uma ação com nossos usuários e a capacitação profi ssional possibili-ta uma nova fonte de renda para a família do aluno”, disse.

De acordo com o coordenador do Cras Clayton, a oferta de capacitação profi ssional é uma das ações que devem ser oferecidas para os usuários e suas famílias através do Cen-tro de Referência de Assistência Social. Não se pode espe-rar superação de vulnerabilidades sociais sem concretizar ações que potencializem o nosso público atendido.

Alunos receberam certifi cados de conclusão do curso

Assessoria

JESUÍTAS

Profi ssionais participam de capacitação com a 10ª Regional de SaúdeDA ASSESSORIA

A 10ª Regional de Saúde de Cascavel realizou nesta segunda-feira (13), no mu-nicípio de Jesuítas, uma ca-pacitação para profi ssionais das secretarias de saúde, educação, assistência social e professores envolvidos no Programa Saúde na Esco-la (PSE), Programa Núcleo de Apoio à Saúde da Famí-lia (NASF) e no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ).

O encontro aconteceu no Centro de Saúde e as discus-sões levantadas foram minis-tradas pelas profi ssionais da 10ª Regional de Saúde Adria-na e Dione.

O programa PSE visa a integração e articulação per-manente da educação e da saúde, proporcionando me-lhoria da qualidade de vida aos estudantes, por meio de ações de promoção da saú-de, prevenção de doenças e atenção à saúde.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) tem o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica, ampliando as ofer-tas de saúde na rede de ser-

Assessoria

viços, assim como a resolu-tividade, a abrangência e o alvo das ações. Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profis-sionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas do-miciliares.

Já o PMAQ é um pro-grama que tem como obje-tivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde e funciona por meio da indução de pro-cessos que buscam aumentar a capacidade das gestões mu-

Encontro reúne profi ssionais da saúde, educação, assistência social e professores em busca de melhorias em programas ofertados no muní-cipio

nicipais, estaduais e federal, em conjunto com as equipes de saúde, no sentido de ofe-

recer serviços que assegurem maior acesso e qualidade à população.

DA ASSESSORIA

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Em-presas (Sebrae) promove a 7ª Semana do Empreendedor Individual até o próximo sábado (18). Trata-se de uma se-mana que visa capacitar, qualifi car e responder às princi-pais dúvidas dos pequenos empresários. O evento ocorre em todas as capitais e em algumas cidades do interior do país.

Em Tupãssi a semana vai contar com workshops, pa-lestras e ofi cinas. Na manhã de ontem (14) agentes pú-blicos participaram, no auditório da Câmara Municipal, de um workshop com o tema “Compras Públicas e Licita-ções” com o consultor José Altair Schimmelfennig. O vice-prefeito de Tupãssi, Ailton Caeiro da Silva, participou do evento junto com o presidente da Câmara, José Vanderlei dos Santos e a vereadora Alice de Amorim Novaes. Hoje (15), a partir das 19h, mais um workshop será realizado, também no auditório da Câmara, com o tema “Autode-senvolvimento e Sinergia de Equipe”, com a palestrante Adriane Inês Aleixo.

Amanhã (16), a partir das 19h, uma palestra para to-dos os empresários do município será realizada no Centro Cultural. O palestrante coach e consultor do Sebrae, André Ott, vai falar sobre Inovação e Tecnologia para Empresas. A partir da palestra, o município deverá discutir e encami-nhar um projeto que prevê a Lei de Inovação e Tecnologia para Tupãssi.

E na sexta-feira (17) os Micro Empreendedores Indivi-duais podem se inscrever para participar de uma ofi cina sobre “Como tirar vantagens nas compras de produtos e serviços”. Será no auditório da Câmara Municipal e as ins-crições podem ser feitas na Sala do Empreendedor.

SEMANA DO EMPREENDEDOR TEM WORKSHOPS, PALESTRAS E OFICINAS EM TUPÃSSI

Assessoria

Semana do Empreendedor está sendo realizada em Tupãssi

Por Tassiara da Silva - acadê-mica de Medicina na UEL

A escabiose, popularmente conhecida como sarna, é infecção dermatológica causada pelo ar-trópode Sarcoptes scabiei var. ho-minis. Estima-se que anualmente surjam até 300 milhões novos ca-sos, sendo endêmica em países em desenvolvimento, com uma pre-valência de até 8% da população. O risco de surtos severos e de es-cabiose complicada é elevado em instituições (orfanatos, abrigos), populações carentes e pacientes imunocomprometidos.

Como ocorre o contágio?A transmissão se dá por meio

de contato cutâneo direto, princi-palmente sexual, ou indireto (toa-lhas, lençóis), sendo que o agente consegue sobreviver até 36 horas no ambiente. O agente etiológico que infecta humanos não é capaz

de causar doença em outros ani-mais.

Quais são os sintomas?Clinicamente podem obser-

var-se pápulas (elevação rósea da pele, menor que 1 cm), nódulos, vesículas (lesão arredondada con-tendo líquido em seu interior), si-nais de escoriações e galerias que resultam da perfuração do ácaro na pele e da reação cutânea re-sultante. A distribuição das lesões varia conforme a faixa etária aco-metida. Em adultos, localizam-se nas axilas, cintura, glúteos, face interna das coxas, punho e entre os dedos das mãos. Em crianças, no entanto, o envolvimento é ge-neralizado, predominando em couro cabeludo, face, tronco e ex-tremidades, incluindo palmas e plantas. Por ser acompanhada por prurido (coceira) intensa, é muito comum a evolução da doença com infecção secundária da pele.

ESCABIOSEComo é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de escabiose é baseado no relato de prurido de aparecimento recente que piora à noite associado ao encontro das le-sões características, especialmente se outros membros da família apre-sentarem lesões semelhantes.

Como tratar a escabiose?O tratamento é feito com o

uso de escabicidas e é recomen-dado não apenas ao paciente,

mas também para os familiares, mesmo que assintomáticos, pois podem estar no período de in-cubação e serem contagiosos. É importante também desinfetar o ambiente em que o paciente vive além dos fômites, em especial vestuários, lençóis e toalhas. Os materiais não laváveis devem ser fechados em saco plástico durante pelo menos três dias. (Fonte: Escabiose – recomen-dações práticas para diagnósti-co e tratamento, 2013

http://www.scielo.gpeari .mctes.pt/scie lo.php?pi-d=S087207542013000200004&script=sci_arttext

Page 7: Edicão nº 221 - 15/04/2015

QUARTA-FEIRA, 15 de abril de 2015 7Página

PM de Assis Chateaubriand apreende 9 kg de maconha e recupera carro furtado no Progresso

Policiais militares rece-beram por volta das 12h30 da segunda-feira (13), uma denúncia relatando que um indivíduo chegou à cidade com uma mochila portando vários tipos de droga. Os mi-litares foram até a uma resi-dência no Jardim Progresso, e encontraram 8 quilos de maconha e vários objetos suspeitos de furto. Na gara-gem, localizaram uma Toyo-ta Etios Hatch sem placas e constataram no sistema

Léo Silva

Motorista foge após

atropelar mulher no

centro de assisNo domingo (12) por volta das 19h18, policiais

militares de Assis Chateaubriand foram solicitados para atender a um atropelamento na Rua Progresso, no centro da cidade. A senhora Mercedes Sae Olsen de aproximadamente 76 anos, estava varrendo a rua em frente à sua residência, quando foi atropelada por um veículo. Socorrida pela ambulância da Prefeitura Municipal, pois a equipe do Samu estava em outra ocorrência no Jardim Panorama, foi encaminhada para o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, e depois transferida para o Hospital São Lucas. Após o atropelamento o condutor do veículo empreendeu fuga não sendo localizado. Pessoas que estavam pró-ximas disseram que era um veículo cor prata, prova-velmente um Fiat/Punto.

Jhonny Cardoso

Homem é baleado na perna durante a madrugada em Assis Chateaubriand

Por volta da 00h50 da segunda-feira (13), a Po-lícia Militar foi acionada a comparecer ao Hospital Beneficente Moacir Mi-cheletto, pois deu entra-da uma pessoa vítima de dois disparos com arma

de fogo. Edimar Pazine Sarzie, disse que seguia para sua casa de bicicleta pelo Conjunto Casa Gran-de, quando um elemento, também de bicicleta, apa-receu e desferiu dois tiros acertando a coxa esquer-

da e o pé direito. Edmar saiu rolando e o agressor fugiu. O mesmo foi socor-rido por uma pessoa que passava de carro. Edimar não soube informar quem seria o agressor, ou carac-terísticas do mesmo, pois

segundo a vítima não tem desavença com ninguém que ele saiba. A equipe fez buscas no bairro e proxi-midades, mas não conse-guiu localizar o agressor. O fato está sendo investi-gado pela Polícia Civil.

Acusado de furtar

lanchonete em Tupãssi é preso

pela PM

Acusado de homicídio

será julgado hoje em Assis

Chateaubriand

Policiais militares de Tupãssi prenderam na tarde da segunda-feira (13), “C. D.S”, conhecido acusado de ter furtado uma lanchonete na Avenida Presidente Castelo Branco, no centro da cidade. De acordo com informações da vítima “E. M”., o acusado provavelmente entrou no es-tabelecimento de madrugada, furtou vários doces, balas e ainda teve a audácia de fritar salgados para comer, além de beber suco e refrigerantes. Os policiais realizaram di-ligências e localizaram “C”, em sua residência, com várias caixas de ‘Trident’, ‘Halls’ e outros objetos. Diante dos fa-tos “C. D.S”, recebeu voz de prisão em flagrante e foi en-caminhado para a 48ª DRP de Assis Chateaubriand, onde ficou a disposição da Justiça.

Está marcado para acontecer nesta quarta-feira (15) a partir das 9h no fórum da comarca de Assis Chateaubriand, mais um Júri Popular. Vai sentar no banco dos réus Elessan-dro Garcia Pinto, conhecido por Sandrinho, acusado de tirar a vida de Francisco da Silva Amorim conhecido por Chicão, morto por pelo menos três tiros nas costas em um bar na Avenida Radial Leste, no dia 11 de julho de 2012. A sessão será presidida pelo juiz Alessandro Motter, atuará na defesa do réu o advogado José Humberto Pinheiro e o advogado da família da vítima será Luciano de Souza Katarinhuk.

Na sexta-feira júri de tentativa de homicídioNa sexta-feira (17) acontecerá outro júri popular no Fó-

rum Joaquim Ignácio Dantas Ribeiro. A partir das 9h, Adão Januário da Silva será julgado por tentativa de homicídio contra Sonia Mara Pereira Proença da Silva. No dia 28 de dezembro de 2010, usando uma picareta ele desferiu vá-rios golpes contra a cabeça da vítima. O fato aconteceu na Rua José Cavalher, nº 90, no Conjunto Alvorada em Assis Chateaubriand. Vai presidir o juiz Alessandro Motter e na defesa trabalhará o advogado José Humberto Pinheiro. Até o fechamento da edição não havia sido informado o nome do promotor.

Léo SilvaMenor de 12 é agredido ao tentar jogar bola no Jardim Progresso

Por volta das 18h10 de sá-bado (11), policiais militares de Assis Chateaubriand fo-ram solicitados a se deslocar até a Avenida Industrial, nº 1914, no Jardim Progresso, para atender uma ocorrência de lesão corporal. Os milita-res foram informados pela senhora “F.A.S.F”, que seu filho de 12 anos, havia sido agredido por ‘J.B.R’. O me-nor contou que o agressor es-tava jogando futsal com ami-gos na quadra da Escola São Francisco. O menor pediu para participar do jogo e ‘J’ não deixou. Então o menor e amigos ficaram jogando bola na grama, do lado da quadra, mas a bola entrou na quadra e o menor foi pegá-la mo-mento em que “J.B.R”, junta-mente com o filho correu em direção ao menor, e o filho do agressor desferiu um chute nas pernas derrubando a ví-tima. No chão o menor foi agredido somente por ‘J’. O menor ficou com ferimen-tos no cotovelo esquerdo que provocou sangramen-to, hematomas no rosto do lado direito, nas pernas e na barriga. Depois do fato o agressor foi para sua casa e quando viu aglomeração de pessoas indignadas com sua atitude, fugiu, pulando

Léo Silva

o muro dos fundos da casa onde mora. Foram feitas buscas, mas o agressor não foi localizado. A Vítima foi conduzida a 3ª Cia e depois foi até a 48ª DRP para o preenchimento do Laudo de Lesões Corporais.

que era produto de furto em Maringá. Uma mulher que estava na casa, disse que seu irmão em companhia de mais alguns elementos, che-garam com esse automóvel durante a madrugada. Na casa do acusado foram en-contrados dois tabletes de maconha, totalizando 1 qui-lo. Quatro pessoas, sendo dois rapazes, um menor , um maior e duas mulheres foram encaminhadas para a 48ª DRP juntamente com a droga, veículo e objetos.

Page 8: Edicão nº 221 - 15/04/2015

Social Entre em contato!Por

Gilmar Bosquette

Mande sua foto, recado, dica ou sugestão para [email protected]

8PáginaQUARTA-FEIRA, 15 de abril de 2015

ProtestosEstamos acompanhando protestos que frequentemen-

te vem ocorrendo em todo território nacional. De manei-ra ampla, sabemos que a população luta por uma reforma política. Objetivo de tudo isso é ter um país mais justo, igualitário e que as condições de sobrevivência seja cada vez mais favorável. Corrupção, má distribuição de renda e crise fi nanceira são alguns fatores que precisam urgente-mente de resoluções. Jovens, leiam, estudem, entendam e de fato sejam um cidadão que saiba, politicamente, reivin-dicar pelos seus direitos.

Bullying ReligiosoBasicamente, o bullying consiste em certa perseguição

de algum nível por determinadas escolhas feitas ou por de-terminadas características nascidas com a pessoa. No caso do bullying religioso, tal escolha se dá por opções a nível espiritual a que cada pessoa tem direito.

No Brasil, esta prática se verifi cou historicamente con-tra as religiões afro-descendentes.Os negros escravos e mesmo os livres eram duramente perseguidos pelas op-ções deles de manterem suas tradições. Também se verifi -cou o bullying contra certos missionários evangélicos que buscavam expandir sua fé e arrebanhar certos membros católicos. No caso dos judeus, por muito tempo foram vis-tos como avarentos

Rotaract ClubO Rotaract Club de Assis Chateaubriand esteve partici-

pando no último sábado 11, da 40ª Assembleia Distrital do Rotary Club na cidade de Realeza-PR. Parabéns, jovens, pela busca incessante de conhecimento a fi m de desenvol-ver projetos e em prol da sociedade.

Abraços:Abraço a todos que estiveram no último sábado fazen-

do o arrastão contra a dengue em Assis Chateaubriand.Abraço ao Ary Júnior e Odilson que são os coordena-

dores do grupo de jovens JAM da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Um clique especial do casal de namorados Lucas Claro de Assis e Adriana Lemos Borges de Iracema do Oeste.

Quem esteve de aniversário ontem (14) foi o Dou-glas, de Formosa, e recebeu os parabéns dos pais Lenir e Sebastião, e do irmão Everton

Paulo Lupatelli/ Dito Silva (Vale Verde), Leandro/João Paulo/Fernanda (Copacol) e Helena

Valdemar Melato, presidente do Sindicato Rural Patronal de Assis Chateau-briand com Dito Silva, na Vale Verde FM, durante entrevista especial realizado sábado (11)

Camila Pereira Lopes aniversariou ontem (14) e recebeu os pa-rabéns do seu esposo Ricardo Ferreira, que a ama muito, dese-jando muita saúde, paz e felicidades

Andréia e Ricardo disseram o “sim” no último dia 10 na Matriz Nossa Senhora do Carmo (Foto Valdecir Alchapar)

Prestigiando a confraternização dos funcionários do Posto de Saúde de Jesuítas na sexta feira (10), o psicólogo Arley Costa e o vereador Edcarlos Grisoto de Oliveira

João Renato Costa recebe os parabéns dos amigos e familiares. Ele formou-se soldado da Polícia Militar de Santa Catarina na sexta-feira (10). Sucesso na carreira!

Ontem (14) foi dia do pequeno Adryan completar 4 anos, com os parabéns do pai Edinelson e a mãe Débora

Jovens do grupo Jurac da Paróquia São Francisco de Assis realizaram a 4ª Páscoa Solidária (5), e são gratos a todos que contribuíram para que mais esse projeto fosse concretizado!

Page 9: Edicão nº 221 - 15/04/2015

QUARTA-FEIRA, 15 de abril de 2015 9Página

Saúde realiza mutirão de combate à dengue e recolhe 200 toneladas de lixoDa assessoria

O município de Assis Cha-teaubriand, através da Secre-taria de Saúde, encabeçou no último sábado (11) um muti-rão de combate à dengue em quatro bairros do município: Alvorada, Bela Vista, Pri-mavera e América. O evento contou com apoio do Exército Brasileiro – TG, Defesa Civil, Rotary Club, Igreja Adventis-ta, Aciac, JCI, Associação de moradores dos Jardins Prima-vera, Alvorada e Bela Vista. Ao todo mais de 100 voluntários trabalharam na recolha do lixo, que iniciou por volta das 7h30 em frente ao Ginásio de Esportes Tancredo de Al-meida Neves e contou com a presença do prefeito, Marcel Micheletto; do secretário de Saúde, Junior Weiller, e ain-da de toda a equipe de Ende-mias do município.

Os voluntários percorre-ram mais de 120 quarteirões, dos 682 que o município tem, recolhendo sacolas de lixos em frente à casa dos mora-dores. “Recolhemos mais de 200 toneladas de lixo, um grande trabalho de conscien-tização foi feito e que teve um grande respaldo da popula-ção”, informou os secretários de Saúde, Junior Weiller e de Obras Públicas e Serviços Ur-banos, Juan Carlos Alves. A

Equipe que trabalhou no mutirão de combate à dengue

intenção é que nos próximos sábados mais arrastões como esse, aconteçam em outros bairros do município. “A po-pulação precisa se conscien-tizar, fazer a sua parte. Só a equipe da prefeitura, não dá conta de fazer toda essa limpeza, por isso essa união de forças. Agradeço imensa-mente a todos que colabora-ram para o sucesso do evento e que com certeza trará frutos ao município”, disse o prefei-to municipal, Marcel Henri-que Micheletto. Voluntários arregaçaram a manga e trabalharam durante todo o sábado

Assistência Social recebe

kits escolares do Provopar

Primeira dama Franciane Micheletto esteve em Curitiba participando do ato

Da assessoria A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda

Richa, e a presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski, entregaram na segunda-feira (13), na sede do Provopar, no Batel, em Curitiba, 15 mil kits escolares para crianças de 22 municípios paranaenses. Os kits fazem parte da Campanha “Volta às Aulas” e tem o objetivo de auxiliar os alunos na realização das atividades es-colares, contribuindo para seu desenvolvimento e formação.

O município de Assis Chateaubriand foi agraciado com kits que ajudarão os alunos que mais necessitam. A primeira dama e secre-tária de Assistência Social, Franciane Micheletto, esteve em Curiti-ba e recebeu das mãos da secretária Fernanda e da presidente do Provopar, Carlise, os kits. “Com certeza eles vieram em boa hora e vão ajudar algumas crianças que tanto necessitam dessa ajuda em nosso município. Nós agradecemos ao Governo do Estado, por ter olhado com carinho para Assis Chateaubriand e assim o município ser um dos 22, dentro de 399 no Estado a ser contemplado pela Campanha”, afirmou.

O programa tem como empresas patrocinadoras dos kits: UEGA - Usina Elétrica a Gás de Araucária, Compagas - Companhia Para-naense de Gás, Copel - Companhia Paranaense de Energia, Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná, Sindafep – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, APPA - Admi-nistração dos Portos de Paranaguá e Antonina e foi implantado no Paraná em 2012. Os alunos recebem uma pasta personalizada, ca-dernos, lápis diversos, borracha, régua, giz de cera, apontador, cola, para crianças de municípios de baixo IDH – Índice de Desenvolvi-mento Humano.

Municípios beneficiados:

Campo Magro, Araucária, Bom Jesus do Sul, Faxinal, Lupio-nópolis, Marquinho, Altamira do PR, Rio Bonito do Iguaçu, San-ta Lúcia, Guaraqueçaba, Associação Fênix (Curitiba), Guaporema, Godoy Moreira, Nova Santa Rosa, Pontal do PR, Joaquim Távora, Assis Chateaubriand, Jaboti, Leópolis, Pinhão, Abatiá e Figueira.

Page 10: Edicão nº 221 - 15/04/2015

VariedadesFolhaQUARTA-FEIRA, 15 de abril de 201510Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

HoróscopoPor Isabel Mueller

Você sabia?

Cruzadas Coquetel

ÁriesUm dia de grande sensibilidade e intuição aos

arianos. A conjunção de Lua e Netuno pede que você observe o que ocorre nos bastidores. Um dia muito importante para a troca de experiências e aprendizados nos relacionamentos.

TouroImportante momento de negociações e de re-

fl exão sobre os seus valores. Uma fase importante para os objetivos em que está envolvido o coração dos taurinos. Momento importante para o aprimo-ramento de conhecimentos e de propósitos pesso-ais.

GêmeosO planeta Vênus em movimento pelo seu signo

fi ca oposto a Saturno. Momento de importantes de-mandas e responsabilidades em seus relacionamen-tos. Defi nições em questões ligadas à carreira e ao desenvolvimento profi ssional.

Câncer Profundas refl exões sobre amor, relacionamen-

tos e intimidade. Deve buscar agir de forma mais equilibrada e centrada emocionalmente. Importân-cia da troca de experiências mentais e espirituais nas relações.

LeãoCuidado com a ilusão e a tendência a um exces-

so de expectativas. Uma fase oportuna para refl e-xões sobre o amor e a amizade. É importante que se desenvolva espiritualmente e se conheça mais.

VirgemFortes demandas ligadas à carreira e a família

dos virginianos. Importância de contatos e de obje-tivos relacionados ao trabalho. Momento de gran-des solicitações empáticas em seus relacionamen-tos.

LibraCuidado com a tendência à repressão emocio-

nal, libriano. É uma fase muito importante para re-fl etir sobre os ideais que você segue na vida afetiva. Agir com ética e com fl exibilidade é necessário, as-sim como ouvir sua intuição.

EscorpiãoImportantes questões emocionais e fi nanceiras

aos escorpianos. Cuidado com a tendência a um comportamento carente ou manipulador na vida afetiva. Momento de ter mais consciência de seus verdadeiros sentimentos.

SagitárioDesafi o de equilibrar a individualidade e os rela-

cionamentos. Momento de importantes aprendiza-dos em suas parcerias e relações. Fortes demandas e situações ligadas à família e as emoções.

CapricórnioOportunidade de aprimorar conhecimentos e

contatos profi ssionais. É preciso que esteja atento às entrelinhas e ao que ocorre nos bastidores. Hora de aprimoramento afetivo, na saúde e no trabalho.

AquárioMomento de fortes questionamentos sobre as

energias relacionadas ao amor e à amizade. Um dia para refl etir sobre o que você considera emocional-mente importante. O desenvolvimento de valores espirituais ajuda na evolução dos aquarianos.

PeixesLua e Netuno estão conjuntos em seu signo ca-

racterizando um dia sensível. Momento importante de defi nições no trabalho e na vida familiar dos pis-cianos. É necessário que aja mais de acordo com a sua voz interior.

Datas comemorativasDia 15: Dia Mundial do Consumidor, Dia da Escola, Dia

de São Longuinho e Dia de São Clemente Maria Hoff bauer;Dia 16: Dia da Era Espacial e Dia de São Julião de Ana-

zarbus;Dia 17: Dia de São Patrício e Dia Internacional do Marí-

timo.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 76

A plantacheia degalhos

Ritmo mu-sical de

Gabriel OPensador

Pessoa oucoisa sen-sacional

(gír.)

Acúmulode líquidoem tecido

(Med.)

Magma(?),

materialquente

Quepossui

muito zelo

A namora-da do "Va-gabundo"(Disney)

Band-(?),proteçãode feridas

"Não sepode (?)tudo na

vida" (dito)Segmento

de retaorientado(Geom.)

Prefixo de"esoforia":

interior

Órgão que usa 20% do oxigênio inaladopor uma pessoa e

possui 100 bilhões deneurônios

EscorreEncoleri-

zar; exasperar

Guiaturístico10 x 0

Naipes dobaralho

(?) Dylan,representante do

rock deprotesto

Situada entre Minase Espírito Santo, é

conderada a princi-pal bacia do Sudeste

IngridBergman,

atriz Sequiosas

Espécie deelevadoraquático

"(?) de pi-tibiribas": absoluta-mente na-da (bras.)

ConseguidoCapitão-(?):distribuíasesmarias

(?) Belo,comediante

Filhotesda ovelha

Fenômenodo invernode Bom Je-sus (RS)

Para, eminglês

Polir

Auferiganhos

ESBCICERONE

ZEROIBSARRASORAP

EIEDEMAOBTIDOOD

RAECLUSAMORNECAS

HATREEVULCANICO

MISEIUDAMAVETOR

NAIRESOCORDEIROS

2/at. 3/aid — bob — rap. 5/vetor. 6/arraso — eclusa. 9/cordeiros — vulcânico.

MalhaçãoQuarta-feira, 15 de abril – Karina

lamenta por Gael não ter assistido à sua vitória. Nat revela para Duca que conseguiu a gravação. Delma não aceita que Marcelo namore Roberta e os dois discutem. Nat descobre que sua gravação falhou e se desespera. Jade pede que Cobra se aproxime de Lucrécia. Marcelo e Delma se enten-dem e explicam a Pedro e Tomtom que, independente de seus novos relacionamentos, sempre serão uma família.

Nat aconselha Karina a voltar para casa, e a menina afi rma que só voltará quando Gael admitir que ela é uma lutadora. Marcelo procu-ra Roberta e os dois se beijam. Sol e Wallace monitoram Dalva. Cobra enfrenta Lucrécia para ter Jade de volta. Lobão confi rma para Luiz que o alvo de sua vingança é Duca. Nat decide fugir e convida Duca para via-jar com ela.

Quinta-feira, 16 de abril – Duca tenta convencer Nat a desistir de fu-gir e revelar a Lobão que eles estão juntos. Lucrécia expulsa Cobra de sua casa e Jade fi ca arrasada. Gael afi rma a Wallace que torce por ele, mesmo acreditando que o rapaz não está preparado para disputar o cam-peonato. Sol e Duca se emocionam com o estado de Dalva.

Jade dá um ultimato em Cobra. Duca descobre que não poderá pagar todas as despesas médicas de Dalva e Gael liga para Heideguer. Nat ter-mina o namoro com Lobão, que se enfurece. Gael revela a Heideguer que Nat o acusou de manipular os resultados do campeonato. Cobra pede ajuda a Edgard para agir mais educadamente. Heideguer tem con-versa séria com Lobão sobre Nat. Nat encontra o pendrive de Alan.

Sexta-feira, 17 de abril – Nat lê o dossiê preparado por Alan contra Heideguer e Lobão. Lobão surpreen-de Nat, quebra seu laptop e afi rma que irá destruí-la. Karina pede per-missão a Lobão para dormir na casa de Pedro. João e Bianca comemoram a exibição do comercial do menino. Gael avisa a Duca que Nat o procu-rou e estava transtornada.

Lobão e Luiz encontram um bi-lhete de despedida que Nat escreveu para Karina. João beija Bianca. João é reconhecido na rua por seu comer-cial e Bianca sente ciúmes. Duca e Karina encontram o bilhete de Nat e acreditam que a lutadora tenha fu-gido.

Sete VidasQuarta-feira, 15 de abril – Júlia

conta que não é irmã de Pedro e Ed-gard fi ca transtornado. Pedro con-versa com João/Miguel sobre Júlia. Júlia pede para se separar de Edgard. João/Miguel sugere que Pedro se se-pare de Taís. Isabel incentiva Luís a se dedicar mais para reconquistar os fi lhos. Branca culpa Sofi a e Luca por provocar um acidente e Esther observa a cena. Laila e Luís apoiam Júlia. Irene decide adotar uma crian-ça. Iara e Virgínia assistem a uma apresentação de Arthurzinho. Júlia conta para Elisa que se separou de Edgard. Taís volta de viagem e conta para Pedro que está grávida.

Quinta-feira, 16 de abril – Pedro fi ca tenso com a notícia da gravidez de Taís. Eriberto exige que Marta se desculpe com Júlia. Iara encon-tra Mariana dormindo no quarto de Arthurzinho e fi ca furiosa. Laila fi ca indignada quando Edgard manda que as malas de Júlia sejam deixadas na calçada. Pedro se aconselha com João/Miguel sobre seu dilema com Taís. Guida apresenta melhora e Eli-sa e Júlia comemoram. Diana obser-va os hábitos de Irene. Esther conta para Luís sobre o acidente de trân-sito de Branca. Taís tem um sangra-mento e Pedro a leva para o hospital. Marta tenta convencer Edgard a re-atar com Júlia. O médico avisa que Taís precisa de repouso e não pode ter aborrecimentos. Júlia questiona Pedro sobre sua conversa com Taís.

Sexta-feira, 17 de abril – Pedro não consegue contar para Júlia que não falou com Taís sobre eles. Laila tenta animar Júlia. Pedro pede para Bernardo não contar para Júlia sobre a gravidez de Taís. Lígia reclama de Vicente para Irene. Eriberto é soli-dário a Júlia. Marta decide contratar Laila para os próximos eventos de sua empresa. Isabel ajuda Luís a re-solver seus dilemas. Elisa tenta tran-quilizar Júlia. Marlene conta para Guida que Durval se mudou para a sua casa. João/Miguel aconselha Pe-dro. Durval compra uma grande TV para Bernardo. Diana pede para falar com Irene. Júlia fi ca angustiada ao

QUAL É O CORRETO?( ) Todos são bem-vindos a Assis chateaubriand,

nossa “Morada Amiga”.( ) Todos são bem vindos a Assis chateaubriand, nos-

sa “Morada Amiga”. Na Língua Portuguesa a palavra bem-vindo é escrita

com hífen porque o advérbio “bem”, nesse caso, passa a ter valor de prefi xo e a fazer parte do adjetivo bem-vindo. O correto é escrever bem-vindos com hífen: “Todos são bem-vindos a Assis chateaubriand, nossa “Morada Amiga”.

descobrir que Pedro não conversou com Taís. Marina pergunta se João/Miguel é o pai de Pedro e Bernardo.

Alto AstralQuarta-feira, 15 de abril – Caíque

desconfi a de que Marcos chantageou Laura é que ela se casou para proteger Bia. Laura sente a presença de Bella. Aurélia comenta com Suzana que está preocupada com a aproximação de Sueli e Azeitona. Suzana leva um sus-to ao ver Oscar em seu quarto e pede socorro a Gaby. Laura comenta com Itália que não quer que Marcos saiba de sua gravidez. Afeganistão encontra o atestado de óbito de Cidinha. Caíque diz a Laura que já sabe sobre a chanta-gem de Marcos e pede para a jornalis-ta se abrir com ele. Marcos ordena que Caíque se afaste de Laura.

Quinta-feira, 16 de abril – Marcos briga com Laura e exige que ela conte o que conversou com Caíque. Afega-nistão especula com Azeitona que Ci-dinha pode ser um fantasma. Castilho revela a Dirce que ele está morto. Mei-re evita que Dirce chegue à conclusão de que faleceu. Samantha passa mal ao saber que não ganhou o Nobel da Paz. Scarlett conta a Afeganistão e a Azeitona que trocou de nome porque testemunhou um crime. Emerson diz a Ricardo que Scarlett pode estar apaixonada por Afeganistão. Itália incentiva Laura a procurar algo que incrimine Marcos em seu consultório. Marcos e Sueli fi cam juntos no escritó-rio e Laura observa os dois.

Sexta-feira, 17 de abril – Laura ouve que Marcos tem um plano. Bia diz a Vicente que vai investigar a mor-te de seus pais. Bella fi ca mexendo com Sueli sem ser vista e ela percebe a presença de algo no consultório. Lau-ra conta para Itália que Marcos e Sueli são amantes. Débora conta para César que Itália vai prejudicá-lo na com-petição. Samantha vê Morgana pela primeira vez. Maria Inês pede para Adriana falar mais sobre o médico que cuida de Úrsula. Caíque encontra Lau-ra e ela pede que ele fi que longe. Gaby se depara com Bélgica limpando o ba-nheiro da lanchonete. Marcos pergun-ta se Laura esteve no seu consultório.

BabilôniaQuarta-feira, 15 de abril – Regina

discute com Cris. Inês compra o per-fume que Marta usava. Aderbal gosta de saber que foi procurado por um representante da Souza Rangel. Cris questiona Valdecir sobre Regina. Cris vai à casa de Vinícius e seu brinco cai no quarto do advogado sem que eles

percebam. Carlos Alberto repreende Diogo pela falta de concentração no treino. Beatriz se irrita com a indife-rença de Diogo e decide fi car com Pe-dro. Nelson faz aula de slackline com Ivan e Rafael. Sônia se aproxima de Norberto. Alice e Evandro se esbar-ram na rua. Inês copia o estilo de Mar-ta. Luís Fernando pede dinheiro em-prestado para Zélia. Inês se aproxima de Evandro, que se emociona ao sentir o perfume de Marta.

Quinta-feira, 16 de abril – Rafael se surpreende com um discurso de Laís. Evandro desconfi a da armação de Inês e acha graça. Vinícius pensa em contar para Regina que Cris o pro-curou. Consuelo entrevista uma can-didata à governanta. Paula leva Ivan para conhecer o novo apartamento. Evandro liga para Alice. Laís conta para Maria José que se encontrou com Rafael. Regina encontra o brinco de Cris no quarto de Vinícius. Estela se preocupa com o relacionamento de Teresa e Lauro. Rafael decide contar para Laís sobre sua família. Regina fi ca com Vinícius. Tadeu tenta disfar-çar o incômodo com a mudança de Paula. Norberto e Clóvis descobrem que foram assaltados. Gabi conta para Diogo que conseguiu alugar a antiga casa de Paula. Clóvis pensa em montar um negócio com Luís Fernando para transportar turistas. Evandro convi-da Carlos Alberto para uma festa em Angra. Beatriz cerca Diogo no clube. Bento derruba a TV de Paula durante a mudança.

Sexta-feira, 17 de abril – Beatriz se impressiona com o comportamento de Diogo. Bento tenta se insinuar para Paula, mas leva um fora. Olga incen-tiva Cris a não conceder o divórcio a Vinícius. Laís questiona Rafael sobre sua família. Bento pensa em comprar uma TV nova para Paula. Evandro conversa com Murilo. Vinícius afi rma a Olga que não quer reatar com Cris. Tadeu não consegue fi car com Paula. Alice é irônica com Murilo. Evandro faz elogios a Rafael e Guto fi ca furioso. Inês consegue se aproximar de Evan-dro. Clóvis incentiva Luís Fernando a transportar um casal de turistas para ganhar dinheiro. Cris diz a Vinícius que não quer mais se separar. Regina visita Paula. Guto pensa em desmo-ralizar Rafael. Inês sugere que Alice se aproxime de Guto. Diogo desafi a Beatriz.

Fonte: www.redenoticia.com. br/novelas

* Sujeito à alteração de acordo com a edição.

A NOVA MODA SÃO AS

CAMISETAS ENGRAÇADAS

Não é de hoje que a moda está cada vez mais apegada aos diferentes estilos e gostos das pessoas, tanto as mulheres quanto os homens, independentemente da idade, adoram es-tar sempre inovando, testando novos estilos, combinações, explorando novos gostos, enfi m, seguir as tendências se torna um hábito cada vez mais comum para homens e mulheres, jo-vens e crianças, mesmo que, infl uenciadas pelo gosto dos pais, aos poucos vão aprendendo a descobrir um estilo próprio, sem medo de errar!

Basta dar uma passeada pelas ruas da sua cidade e você poderá ver nas vitrines das lojas, modelos nas revistas ou, até mesmo, nas pessoas pelas ruas, o que está ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores, pessoas comuns, como eu e você, são as camisetas engraçadas, distribuídas das mais di-versas formas, seja com frases, desenhos, citações, caricaturas são diversos tipos.

Convenhamos que, com tantos modelos, fi ca muito difícil não encontrar alguma camiseta muito divertida que seja a sua cara! E o melhor de tudo é que a diversão não precisa fi car apenas por conta da camiseta, mas sim em ir se atualizando e vestir não apenas uma simples roupa, mas sim uma mensa-gem, uma emoção, um sentimento.

Elas são ótimas para sair com os amigos, ir a uma festa e dependendo até mesmo dá para ir para o trabalho. O impor-tante é ser espontâneo e divertido, como as camisetas! (Fonte: http://www.superdicasdebeleza.com.br/)

superdicasdebeleza.com.br

Page 11: Edicão nº 221 - 15/04/2015

FolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 15 de abril de 2015 11Página

Esporte

Assis

Suíço das Associações Comunitárias é aberto com 46 gols

Onze partidas abriram no sábado (11) o 19º Suíço das Associações Comunitá-rias de Assis Chateaubriand promovido pela Secretaria de Esportes. Foram 46 gols marcados com média de 4,18 por confronto. Infelizmen-te foi registrado um Wx0 do Gralha Azul B que não com-pareceu para jogar contra a Ascol/Rio Verde/Ceifasul.

Incentivo O prefeito Marcel Mi-

cheletto, entregou na sema-na passada uma bola para um dos 30 times participan-tes. A entrega aconteceu no Getan com presenças do vice-prefeito Pegoraro, pre-sidente da Câmara Natanael Ferreira, secretário Celso Luiz e dos vereadores Ma-dalena Rech, Renato Sala, Donisete Borges, Joaquim Cardoso, Francisco do Nas-cimento e Cesinha Lulu.

Resultados

Chácara do AlírioSão João Batista/DSI 1x1

Jardim Progresso BAscol/Rio Verde/Ceifasul

Como incentivo as equipes receberam bolas das mãos do prefeito Marcel, vice Pegoraro, secretário Celso, vereadores Natanael, Madalena, Renato, Donisete, Cardoso, Chiquinho e Cesinha.

Wx0 Gralha Azul B

BragantinaAmaujjp 4x1 Encantado

D´OesteBragantina/Santa Clara

1x1 AREC

AsfucaBragantino/Atlético 2x1

APMAC B/Neonn Ramal Guarani A 3x0 Ra-

mal H

Big BemNice 6x1 Ivo Muller/Tropi-

cal Terra Nova 0x7 Jardim

Paraná

AzauryAcamar 0x2 Jd. Primavera A Engenheiro Azaury 1x1 Jd.

Primavera B/L. N. Aparecida

Jardim ProgressoAPMAC A 1x5 Santa Rita

A Ramal Goia 2x5 Jd. Pro-

gresso A

Acec lança material que

será usado no Amador

Tupãssi conhece os campeões do Municipal de Futsal em jogos emocionantes

Na noite da última sexta-feira (10) o Acec realizou na Palo-tina Esportes o lançamento dos uniformes e roupa de passeio que serão usados durante o Amador da Lifac. O evento contou com presença de patrocinadores, parceiros, imprensa e convi-dados. O Acec folgou na abertura e está no grupo A que reúne Iguatu, Brasilândia do Sul, Carajá/Jesuítas, Cristalino de Vera Cruz do Oeste, Iracema do Oeste e Anahy. O Dragão aproveitou para realizar domingo (12), um amistoso contra um time for-mado por atletas africanos que trabalham na região.

Da assessoria

Não faltou emoção na fi-nal do Campeonato Munici-pal de Futsal. O público lotou o Ginásio de Esportes Ailton Borges de Melo e pôde pre-senciar partidas muito dis-putadas. A primeira final foi da categoria Feminino, com o jogo entre Desconcertadas e M.A.F. A torcida vibrou mui-to com os times e o placar foi apertado: 1 a 0 para a equipe Desconcertadas, que levou o caneco.

Na segunda final, dentro da categoria Máster, nin-guém marcou e o jogo teve que ser decidido nos pênaltis. Melhor para a equipe Borras-ca/Sperafico que venceu o Máster Jotaesse e levantou a taça. E o jogo mais emocio-nante ficou para o final: Auto Elétrica do Tchê (Tupãssi) x Esporte Clube Jotaesse, na categoria Livre. A equipe de Jotaesse vencia a partida até os dois segundos finais, mas o time de Tupãssi conseguiu buscar o empate e venceu a disputa nos pênaltis.

O campeonato também foi marcado pela organização impecável e a boa presença de público em todos os jogos. “Tivemos um recorde de tor-cida na final, mas o público esteve presente em todas as partidas e realmente surpre-endeu. Foi uma competição que trouxe de volta a força do esporte no nosso muni-cípio, especialmente depois que o Ginásio de Esportes passou por uma remodelação completa. É só o início de um

Parceiros, imprensa e convidados

Uniformes e roupa de passeio

Amistoso contra atletas africanos

CopA integrAçãoFormosa do

Oeste termina em quarto

lugar em casaTerminou no domingo (12), em Formosa do Oeste, a

primeira etapa da 18ª Copa Integração de Voleibol Femi-nino. Desde a última sexta-feira (10), oito equipes com atletas nascidas a partir de 2001 desfilaram talento na apresentação do trabalho de base realizado por esses mu-nicípios. Na classificação final, Toledo conquistou o títu-lo ao derrotar Palotina no tie-break (6/25-25/18-15/8)

As donas da casa, equipe comandada pelo técnico Antô-nio Franco (Toco) e empurrada pela boa torcida que com-pareceu ao ginásio Venceslau Ramalho Leite, terminaram em quarto lugar, resultado considerado importante visto que a maioria do time disputava pela primeira vez uma competição dessa importância.

“Foi um bom resultado, mas o mais importante foi re-ceber mais uma vez esta competição e desenvolver sem ne-nhum problema, graças ao apoio que temos da administra-ção pública”, disse o técnico.

Na primeira fase as donas casa venceram Santa Izabel do Oeste (25/21-25/13) e Foz do Iguaçu (25/21-19/25-15/7) e perderam para Medianeira (23/25-24/26) para terminar em segundo lugar do grupo. Na semifinal, a equipe voltou a perder desta vez para Toledo (18/25-6/25) e depois na decisão de terceiro lugar novamente para Medianeira em um duplo 25/22.

A levantadora Flávia foi uma das jogadoras que mais destacou na equipe e de quebra foi eleita a atleta desta-que na votação dos técnicos.

O voleibol feminino de Formosa do Oeste volta a disputar a Copa Integração de 15 a 17 de maio, em Me-dianeira. A etapa vai reunir a categoria 97 e servirá de preparação para as cidades que disputar os Jogos da Ju-ventude do Paraná (Jojup’s).

Formosa ficou em quarto lugar

Campeões da categoria livre

grande projeto de fomento ao esporte na nossa cidade”, afirma o diretor de Esportes, Paulo Santana.

Durante o evento tam-bém houve homenagens ao ex-atleta Wormir “Vagalu-me” Locatelli, que faleceu na semana passada. Foi respeitado um minuto de silêncio e o troféu dos cam-peões da categoria livre foi entregue à filha de Vagalu-me, Andressa Locatelli. A premiação foi entregue aos campeões pelas mãos do prefeito José Carlos “Cal” Mariussi, vice-prefeito Ail-ton “Ito” Caeiro, vereado-res, entre outras autorida-des que estiveram presentes no evento.

Campeões do máster

Campeãs do feminino

Page 12: Edicão nº 221 - 15/04/2015

EsporteFolhaQUARTA-FEIRA, 15 de abril de 201512Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

Começou de forma positiva o Amador da Lifac com 21 gols e média de 3,5 por partida. Abertura especial em Brasi-lândia, ótimo nível técnico, resultados equilibrados e justa homenagem ao senhor Sebastião Fantinatti que merece.

***Empate com sabor de vitória do Toledo diante do PSTC

pela Divisão de Acesso. Jogo difícil contra o vice-líder dei-xando claro que o caminho será duro para conquistar seus objetivos.

***Ótimo começo para o 19º Suíço das Associações Comu-

nitárias com 46 gols em 11 jogos e excelente média de 4, 18 por confronto. Pena que ainda tem gente que provoca Wx0.

***Legal a atividade do ACEC lançando material de traba-

lho para o Amador. Mostra organização e preparo correto para valorizar patrocinadores, parceiros e imprensa que são os grandes incentivadores.

***Noite especial para o futsal no GETAN. Hoje dois jogos

do Municipal Livre e a fi nal do Sub-40 começando às 19h15. Em Jesuítas amanhã mais uma rodada da Taça Suave Vene-no Feminino com dois jogos.

***Formosa fi cou em quarto lugar na etapa de abertura da

18ª Copa Integração de Vôlei Feminino que sediou no últi-ma fi nal de semana. Próxima etapa de 15 a 17 de maio em Medianeira.

***Emocionante a fi nal do Municipal de Futsal de Tupãssi

realizada no sábado. Grande público, bons jogos e a certeza que o certame agradou em cheio.

***Copa do Brasil e Libertadores movimentam o meio de

semana. Na Libertadores hoje jogam Danúbio/Uruguai x São Paulo e Atlas/México x Atlético/MG às 22h. Amanhã no mesmo horário Corinthians x San Lorenzo e Universi-dad Chile x Internacional.

FUTEBOL

Amador da Lifac começa com 21 gols e fará homenagem a Sebastião Fantinatti

Foi aberto na tarde de sá-bado (11), em Brasilândia do Sul, o Campeonato Amador da Liga de Futebol de As-sis Chateaubriand (Lifac). A abertura especial aconteceu no Estádio Luis Carlos Bar-bosa com presenças de vá-rias autoridades entre elas, Valter Tibério, presidente da Lifac, prefeitos Márcio Julia-no Marcolino/Brasilândia, Donizete Lemos/Iracema do Oeste, Luis Carlos Cardoso/Alto Piquiri, vereadores, im-prensa e outras lideranças. Com a bola rolando os dois times perderam muitas opor-tunidades, mas a sorte maior foi do Iracema que visitou e saiu vencedor por 2x1. Cebo-la abriu o placar para Brasi-lândia enquanto Teco e Pre-tinho viraram para o Iracema do Oeste. Competição tem a participação de 14 times e R$20 mil em premiação, fará uma justa homenagem a Sebastião Fantinatti, um

Iracema ganhou de virada com gols de Teco e Pretinho

grande baluarte do esporte de Brasilândia do Sul. A primei-ra rodada seguiu no domingo (12) com outras cinco parti-das totalizando 21 gols e mé-dia excelente de 3,5 por con-fronto. A única goleada foi do Palotina que derrotou Terra

Roxa por 5x0. Os demais jo-gos foram equilibrados.

Resultados da primeira rodada

Brasilândia do Sul 1x2 Ira-cema do Oeste

Iguatu 0x1 Anahy

Carajá 3x1 Cristalino/Vera Cruz

Palotina 5x0 Rainha/Ter-ra Roxa

Silveirópolis 2x1 AltôniaPerobal 3x2 Alto PiquiriFolgaram: Acec e Nova

Aurora

Toledo empata e segue em terceiro na Divisão de Acesso

Jogando no Estádio ‘14 de Dezembro’ no último do-mingo (12), o Toledo ficou no empate em 2x2 contra o PSTC pela sexta rodada da Divisão de Acesso do Pa-ranaense. A igualdade foi encarada como boa já que o time da casa ficou duas vezes atrás do marcador e foi buscar o equilíbrio. Ca-xambu, abriu o placar para o PSTC no primeiro tem-po, mas Tássio deixou tudo igual para o Tricolor no iní-cio da etapa final. Caxam-bu novamente aproveitou indecisão da zaga toledana, fazendo 2x1, que persistiu até os acréscimos. O gol de em-pate do Toledo saiu aos 47 em uma cabeçada fulminan-te do zagueiro Dipão. Com o resultado o time do Oeste se-gue na terceira posição com 11 pontos, mesma pontuação do Araponguense seu próxi-mo adversário.

ResultadosPato Branco 1x0 Andraus

Jogo difícil terminou empatado em 2x2

Cianorte 0x0 ACPBatel 0x1 AraponguenseToledo 2x2 PSTC

Oferecimento:C.Vale, Probar Distribui-

dora de Bebidas de Cascavel, Radial Pneus de Assis Cha-teaubriand, Lanchonete Sede Zero de Toledo, Terra-planagem Eifl er de Toledo, Sintrascoop/Fetracoop, Lojas

Mais, Consultec Contabilida-de, Consultório Odontológi-co, Dr. Rangel Pitol e Dr. Ju-liano Martins, Prefeitura de Nova Aurora, AMOP e Folha Vale Verde.

Brasilândiu abriu o placar com Cebola, mas perdeu por 2x1 Sebastião Fantinatti será o grande homenageado

Marcos Marongoni de Toledo ganhou da equipe Líder da Vale Verde FM uma camisa ofi cial do Toledo, oferecida pela Palotina Esportes

João Carlos Fonesi de Carvalho de Assis Chateaubriand é o preparador físico do PSTC e está realizando ótimo trabalho

NOITE DE DECISÃO PARA O FUTSAL DE ASSIS CHATEAUBRIAND

Uma grande festa está marcada para hoje à noite no Ginásio Tancredo Neves de Assis Chateaubriand com decisão no futsal. São três partidas que movimentarão o Municipal Livre e o Sub-40. A rodada começa às 19h15 com Vieira Farma/Fortaleza/Suplast/D. Rio Verde x Teq Print Informática pelo grupo B do Livre. Às 20h15 tem a fi nal do Sub-40 entre Rampani/Minas Gás/Fossa Assis x D. Rio Verde/JP Açougue/Fortaleza. Na sequência tam-bém pelo livre jogam GTFC x Bragantina.