edicão nº 222 - 18/04/2015

12
Farmácias de Plantão Até sexta-feira (24): Farmácia Confiança e Farmácia Paraná SÁBADO de abril de 2015 facebook.com/folhavaleverde [email protected] 18 EDIÇÃO 222 20º REGIONAL DE SAÚDE CONFIRMA 153 CASOS DE DENGUE E MAIS DE 600 SUSPEITOS EM ASSIS • Pág. 5 • Pág. 4 • Pág. 9 Jesuítas Obras de pavimentação asfáltica continuam em ruas do município Várias ruas do município de Jesuí- tas estão recebendo pavimentação asfál- tica e pedras irregu- lares. Os avanços de infraestrutura tem sido também uma das prioridades da atual administração. Muitas ruas recebem a benfeitoria Assessoria Expectativa é de boa safra de milho em Assis Folha Rural Debate Com condições climáticas favorá- veis até o momento, a expectativa é de que a produção do milho safrinha deste ano seja boa assim como foi em 2014, em Assis Chateaubriand. Apesar de a área cultivada ter dimi- nuído de 66 mil hectares para 65 mil em 2015, a produção deve ter um aumento de 5%. Estimativa é que sejamcolhidas neste ano 230 sacas por alqueire Nilson Hort Alunos da rede municipal de ensino de Assis recebem uniformes Inédito O prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Henrique Micheletto, entregou na noite de sexta-feira (10), de forma inédita, os kits de uniformes escolares aos alunos da rede municipal de ensino de Assis Chateaubriand. A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Tancredo de Almeida Neves e reuniu aproximadamente seis mil pessoas, entre pais e crianças Autoridades e comunidade escolar da rede municipal prestigiaram o evento • Pág. 3 Tupãssi inicia discussão sobre lei de inovação e tecnologia Terminou nesta sexta-feira (17) a Semana do Em- preendedor em Tupãssi. O evento contou com oficinas, palestras e workshops para os micro e pequenos em- presários da cidade. Um dos destaques da semana foi a palestra de André Ott sobre inovação e tecnologia que abriu uma discussão acerca do tema, e que promete ser bastante ampla no município. Valdecir Alchapar

Upload: folha-vale-verde

Post on 21-Jul-2016

268 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edicão nº 222 - 18/04/2015

Farmácias de PlantãoAté sexta-feira (24): Farmácia Confi ança e Farmácia Paraná

SÁBADO de abril de 2015facebook.com/[email protected]

EDIÇÃO

Nº222

20º REGIONAL DE SAÚDE CONFIRMA 153 CASOS DE DENGUE E MAIS DE 600 SUSPEITOS EM ASSIS

• Pág. 5

• Pág. 4

• Pág. 9

Jesuítas

Obras de pavimentação asfáltica continuam em ruas do município

Várias ruas do município de Jesuí-tas estão recebendo pavimentação asfál-tica e pedras irregu-lares. Os avanços de infraestrutura tem sido também uma das prioridades da atual administração.

Muitas ruas recebem a benfeitoria

Assessoria

Expectativa é de boa safra de milho em Assis

Folha Rural

Debate

Com condições climáticas favorá-veis até o momento, a expectativa é

de que a produção do milho safrinha deste ano seja boa assim como foi

em 2014, em Assis Chateaubriand. Apesar de a área cultivada ter dimi-

nuído de 66 mil hectares para 65 mil em 2015, a produção deve ter um

aumento de 5%.

Estimativa é que sejamcolhidas neste ano 230 sacas por alqueire

Nilson Hort

Alunos da rede municipal de ensino de Assis recebem uniformes

Inédito

O prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Henrique Micheletto, entregou na noite de sexta-feira (10), de forma inédita, os kits de uniformes escolares aos alunos da rede municipal de ensino de Assis Chateaubriand. A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Tancredo de Almeida Neves e reuniu aproximadamente seis mil pessoas, entre pais e crianças

Autoridades e comunidade escolar da rede municipal prestigiaram o evento

• Pág. 3

Tupãssi inicia discussão

sobre lei de inovação e tecnologia

Terminou nesta sexta-feira (17) a Semana do Em-preendedor em Tupãssi. O evento contou com ofi cinas, palestras e workshops para os micro e pequenos em-presários da cidade. Um dos destaques da semana foi a palestra de André Ott sobre inovação e tecnologia que abriu uma discussão acerca do tema, e que promete ser bastante ampla no município.

Valdecir Alchapar

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Page 2: Edicão nº 222 - 18/04/2015

SÁBADO, 18 de abril de 20152Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNALOpinião

[email protected] o per� l da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretor Geral: José Costa Diretora Financeira: Helena Miura da Costa

Reportagem policial: Léo Silva

Reportagem geral: Nilson Hort (MTB/PR: 10293)Editor(a) chefe: Isabella Bessegatto

Esporte: Benedito Leal da SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Correio do Cidadão - Campo Mourão - PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

Editorial(44) 3528-2919

Entre em contato com a redação:

VEDE MINHAS MÃOS E MEUS PÉS: SOU EU MESMO!

DE VOLTA À BARBÁRIE

MILHO ‘SAFRINHA’

QUAL É O CORRETO?( ) O colaborador da Vale Verde comprou uma casa

para se livrar do pagamento do aluguel.( ) O colaborador da Vale Verde comprou uma casa

para se livrar do pagamento do aluguer. Quando existem alternativas de pronúncia e escrita,

não se deve fi car corrigindo as pessoas que falam ou es-crevem diferente da gente. Na Língua Portuguesa pode-se escolher falar ou escrever pagamento do aluguel ou do pa-gamento do aluguer, as duas formas são aceitas. Para as palavras aluguel e aluguer existem escolhas de pronún-cia e escrita. Pode-se usar aluguel e aluguer que as duas formas estão corretas.

A cultura do milho, espe-cialmente a “safrinha” neces-sita da chuva e da tempera-tura em bom nível, e pelo que tudo indica, mais uma vez, os proprietários rurais terão boa produção. Alguns agricultores plantam milho para engordar o gado e os porcos, e conseguem manter a atividade, ainda ven-

dem a produção para as coo-perativas ou para o comércio local. Portanto, na região, há oferta de milho no mercado, enquanto em muitos municí-pios, falta milho para aqueles que dependem da produção alheia. Apesar do milho “sa-frinha” sempre depender de fatores climáticos, pode-se di-

zer que Assis Chateaubriand e região não tem preocupação com a falta de milho para as atividades de avicultura e sui-nocultura, principalmente no sistema de integração de ra-ção que não pode parar, isso, graças ao grande cultivo do cereal na região Oeste do Pa-raná, em duas safras: normal

e safrinha.O agricultor vem desenvolvendo e aumentan-do a cada ano a “safrinha”, e aguarda com ansiedade uma boa colheita, tem muita espe-rança da melhora nos preços praticados para cobrir os cus-tos de sua produção e deixar uma margem para viver com dignidade.

No Evangelho deste domingo, os discípulos que iam a Emaús contam aos outros discípulos o que aconteceu com eles no cami-nho: como eles reconheceram a presença do Mestre Ressuscitado no momento em que Ele partiu o pão.

Desta vez Jesus se manifesta a todos reunidos no Cenáculo em Jerusalém. Ele os encontra desanimados, com medo e dúvi-das; chegam a pensar que se trata de um fantasma! Não podemos julgá-los. A situação os leva a este comportamento. Além disso, eles ainda não fizeram o encontro pessoal com o Ressuscitado. Até agora só ouviram falar o que aconteceu com os outros. O reco-nhecimento de Jesus Ressuscitado não se dará mais através do seu rosto, de suas palavras, mas, especialmente, através dos si-nais do seu amor: os estigmas (a marca dos pregos), a partilha do pão, símbolo da Eucaristia. Porém, Jesus não é um fantasma, Ele é real, Ele tem um corpo. Jesus tem consciência da dificuldade dos apóstolos em aceitar esta nova realidade de sua presença. Os apóstolos não conseguem compreender o que significa a ressurrei-ção. Por isso, Jesus vai se manifestando aos poucos, no contexto da vida deles.

A maior lição que podemos aprender hoje é que o mesmo Jesus caminha conosco. Ele conhece nossas fraquezas e preocupações diante do mal que nos circunda. Semelhantes aos discípulos, nos-sa tendência é nos fechar, trancar nossas portas e tentar nos pro-teger. Queremos ficar dentro de nossas comunidades, longe das dificuldades do mundo.

O Senhor se aproxima, ajuda-nos a enfrentar nossos medos e nos convida a ser suas testemunhas. Como aos discípulos, suas primeiras palavras são uma mensagem de paz. Quando a amargu-ra e ansiedade querem tomar as nossas forças, Ele nos tranquiliza e nos dá coragem. A paz que Ele traz nos dá vida nova.

Essa bela experiência dos apóstolos e nossa, quando nos reu-nimos em comunidade para ouvir a Palavra de Deus, comer do seu corpo e do seu sangue, é bem retratada nesta música: “Dá-nos um coração, grande para amar. Dá-nos um coração, forte para lutar. Homens novos criadores da história, construtores da nova huma-nidade, homens novos que vivem a existência, como risco de um longo caminhar! Homens novos lutando em esperança, caminhan-tes sedentos de verdade, homens novos sem freios nem cadeias, homens livres que exigem liberdade! Homens novos amando sem fronteiras, não havendo mais raça nem lugar, homens novos ao lado dos mais pobres, partilhando com eles teto e pão”!

Neste instante nasce a fé no Ressuscitado e Ele confia aos seus discípulos à missão de ir e anunciar: “Então Jesus abriu a inteli-gência dos discípulos para entenderem as Escrituras”, e lhes dis-se: “Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso” (Lc 24,45-48). Esta respon-sabilidade também é nossa e nos foi dada no dia de nosso Batismo: como os apóstolos, depois do dia de Pentecostes, tornaram-se ar-dentes e corajosos anunciadores da boa-nova de Jesus Cristo, nós devemos continuar esta missão.

Nesta Páscoa somos convidados a renovar nossas vidas e de nossas comunidades cristãs. Todo domingo é dia de festa e de ale-gria. Como aconteceu com os apóstolos, Jesus está no centro da comunidade reunida em seu nome. É ali que renovamos nossas forças. Precisamos desse momento. Vivemos em um mundo que perde o rumo, que é capaz do melhor e do pior e está procurando desesperadamente a direção certa a tomar. É neste mundo que so-mos enviados para ser testemunhas do amor e da alegria de Deus.

Neste dia peçamos ao Senhor Ressuscitado: abra nossos cora-ções para entender as Escrituras. Faz de cada um nós testemunhas e mensageiros do amor que há em vós. Amém.

Dom João Carlos Seneme, cssBispo de Toledo

Há quem ache que é civilização, mas é barbárie. Tam-bém os nazistas achavam um avanço o seu Nacional Socia-lismo, que provocou milhões de mortes e jogou a Europa no magno confl ito 1939-45.

A ser verdade a notícia veiculada em nota pequena pela Folha de São Paulo em 24 de fevereiro de 2012, na Ingla-terra já se faz aborto impunemente, mesmo quando o mo-tivo é o sexo do bebê. Se os pais não quiserem menina ou menino, porque não queriam um daquele gênero, podem abortá-lo. Alimento ou roupa com algum defeito se troca no supermercado ou na loja, mas fi lho feto se mata porque nascer menina ou menino é defeito. Não veio de acordo com a encomenda.

A meu ver, a notícia mereceria manchete garrafal de primeira linha, para mostrar até que ponto chega um lai-cismo exacerbado que faz de tudo para escapar à tutela do cristianismo. Este ainda acha que sexo tem consequências e que fi lho concebido deve ser parido!…Hoje, em não pou-cos ambientes ditos culturais, fi lho concebido é apenas feto e ainda não se tornou fi lho. Para eles, fi lho concebido e não querido deve ser extraído. E chamam a isso de avan-ço cultural.

Na Roma pagã, se o pater-familiae, dono absoluto da vida e da morte dos seus familiares e escravos decidisse não assumir o fi lho por ele gerado simplesmente não o er-guia do chão. Havia casos em que a criança era colocada num cesto e exclaustrada da casa para ser adotada. Na ida-de média muitas famílias abastadas, capazes de abandonar o fi lho bastardo, mas incapazes de o matar, colocavam a criança rejeitada e sem linhagem numa portinhola de con-ventos que os criavam como fi lhos de Deus.

Hoje, alguns governos subsidiam o aborto, em favor da mulher que não quer ser mãe, mas não deve correr o ris-co de morrer ao matar o feto que ela não considera como fi lho. O raciocínio é: “destrua-se o feto indesejado e salve-se a mãe que não o deseja”. E não falta quem, valendo-se a mídia, acuse as igrejas cristãs que defendem o feto de insensíveis ante tantas mortes de mulheres causadas por aborto mal feito. Não deixa de ser questão de saúde públi-ca, mas a possível dor do feto também é questão de saúde pública e, em muitos casos, de sanidade mental. Ou o leitor não acha insano que os pais abortem um feto por não ser do sexo encomendado?…

Priorizaram o direito da mãe não mãe e secundarizam o feto, eles que seguramente não foram secundarizados… Se estão lutando pró aborto é porque não foram abortados…

NOSSA GENTEPor Gilmar Bosquette

ANTONIO NAKASAWA

No mês de maio serão comemorados os 50 anos da colônia japonesa em Assis Chateaubriand. E mui-tos descendentes de japoneses fazem parte da “Nos-sa Gente” chateaubriandense. Por isso, hoje, nosso entrevistado é um desses personagens importantes da colônia japonesa em Assis, o senhor Antônio Nakasawa. Um homem de 70 anos de idade com boa saúde e muita disposição. De família grande, Anto-nio é um dos dez fi lhos do senhor Gumpei Nakasawa e da senhora Hatsuo Nakasawa. Ele nasceu dia 17 de março de 1944, na cidade de Adamantina, estado de São Paulo. No ano de 1954, a família mudou-se para Santa Isabel do Ivaí, lugar onde seu pai com-prou uma propriedade e começou a plantar café. A família trabalhava unida, pais e fi lhos iam juntos pra roça. No ano de 1962, o senhor Antônio conhe-ceu Assis Chateaubriand, que na época ainda cha-mava-se Tupãssi e era distrito de Toledo. Naquele ano, ele e alguns amigos foram de ônibus de Santa Isabel até a cidade de Porto Rico e depois desceram de barco até Guaíra onde conheceu as “Sete Quedas” e as terras por lá. Também passaram por Palotina e Toledo, mas as terras que mais agradaram foram daqui. Então ele e um amigo acabaram reservando alguns lotes urbanos no pequeno povoado, outros compraram terrenos em Goioerê e Ubiratã. Na-quele ano de 62, por coincidência, Assis também só tinham 62 casas construídas, e poucas casas de comércio, lembra ele. Dois anos depois, no ano de 1964, quando Antônio tinha 17 anos, a família Naka-sawa veio para Assis Chateaubriand. Naquele ano o pequeno povoado de Tupãssi tinha cerca de 20 famí-lias de japoneses morando aqui. Assim que chegou aqui, foi servir o exército na cidade de Foz do Iguaçu e depois voltou a trabalhar com a família em uma máquina de arroz montada na saída para Carajá, em uma chácara, onde benefi ciavam arroz e compravam e vendiam cereais. Como não tinha energia elétrica, a máquina de arroz era tocada com motor a diesel, a eletricidade só chegou nos anos 70. No caminhão que tinham, levavam produtos agrícolas para Ma-ringá e aproveitavam para trazer “frete” de telhas, pois muitas casas eram construídas no distrito que começava a tomar forma de cidade. No ano de 1966, a família de Antônio teve a oportunidade de ver a grande festa de emancipação do município no dia 20 de agosto de 1966, quando aqui estiveram mui-tas autoridades e o jornalista Assis Chateaubriand Bandeira de Melo que deu nome a nova cidade do Oeste. No ano de 1971, Antônio casou-se com a se-nhora Aparecida Kioko Nakasawa. Depois de muito trabalho e dedicação, a família resolveu investir na agricultura, já que o ramo de cerealista começou a fracassar. A família então se dividia nos trabalhos das duas atividades. Com o passar dos anos os ir-mãos acabaram indo pra outras cidades e aqui fi ca-ram somente Antônio e mais um irmão. No ano de 1987, morou por pouco mais de dois anos em Brasí-lia, pois tinha terras em Barreiras, estado da Bahia, porém acabou vendendo as terras e voltando para Assis Chateaubriand. O senhor Antônio Nakasawa e família sempre participaram da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Assis Chateaubriand (Acenbac) e ele até foi presidente por várias vezes da entidade. Todo ano trabalha no restaurante japonês na festa do município “Expo Assis”, onde também por vários anos foi coordenador da barraca. Há tem-po, Nakasawa é jogador de baseball, atuando pelo time de Assis Chateaubriand, que foi várias vezes campeão pela Liga Oeste, que disputa a nível esta-dual e até nacional. Jogou também em equipes que hoje são formadas por jogadores de várias cidades. “Antigamente cada cidade tinha seu time forte por-que tinha bastante japoneses, hoje pra fazer um time tem de recrutar dois ou três jogadores de cada cida-de”, diz ele. Mesmo aos 70 anos de idade, Antônio sempre é convocado para a seleção da Liga Oeste e até de outras regiões e disputa competições por todo Brasil. Recentemente ele foi campeão brasileiro em Caldas Novas - Goiás, atuando pela Liga Oeste. Para manter a forma física, o senhor Antônio faz cami-nhadas e pequenas corridas pelas ruas da cidade. Outra modalidade muito apreciada pelos japoneses é o gateball e Assis também já foi destaque na mo-dalidade pelo Brasil afora. O senhor Antônio sempre foi muito ativo, nos anos 90 montou um ferro velho na saída para Toledo, onde compra e vende ferra-gens em geral e sucata. Hoje além da aposentadoria dele e da esposa, ele tem renda de aluguéis e do ferro velho que ele mesmo administra. Hoje com os fi lhos todos formados, ele e a esposa Aparecida, curtem os 7 netos e vivem rodeados de amigos que fi zeram em mais de 50 anos morando em Assis Chateaubriand, fazendo parte de “Nossa Gente”.

Page 3: Edicão nº 222 - 18/04/2015

Folha CotidianoSÁBADO, 18 de abril de 2015 3Página

InédIto

Alunos da rede municipal de ensino de Assis recebem uniformes

Da assessoria “Enquanto eu for pre-

feito, nenhum pai, ne-nhuma mãe que tenham seus filhos estudando nas nossas escolas municipais precisará pagar por uni-forme nesta cidade”, foi com esse discurso emo-cionado, que o prefeito de Assis C h a t e a u b r i a n d , Marcel Henrique Miche-letto, entregou na noite de sexta-feira (10), de forma inédita os kits de unifor-mes escolares aos alunos da rede municipal de Ensi-no de Assis Chateaubriand. A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Tan-credo de Almeida Neves e reuniu aproximadamente seis mil pessoas, entre pais e crianças.

Na oportunidade esteve presente o prefeito muni-cipal, Marcel Micheletto; a primeira dama, Franciane Micheletto; o vice-prefeito, João Aparecido Pegoraro; o administrador Geral e de Finanças, João José Gue-des; a secretária de Gover-no, Marlene Coleto Lopes; a secretária de Educação, Marineide Azevedo Dio-to; o secretário de Espor-tes, Celso Pommerening; o presidente da Câmara de Vereadores, Natanael Ferreira e os vereadores: Francisco do Nascimento, Vera Pestana, Renata Sala, Joaquim Cardoso, Cesinha Lulu, Luiz Quemel, José Kulkamp e Donisete Bor-ges. Participaram da sole-nidade ainda diretores das escolas e dos Cmeis, pro-fessores, pais e alunos.

Ao todo foram entregues 3.496 kits composto por jaqueta, uma calça, uma bermuda para os meninos e shorts saia para as me-

ninas e duas camisetas de manga curta. O município investiu R$ 450.000,00 para conseguir atender toda a demanda municipal, que abrange as 14 escolas e mais quatro Centros de Educação Infantis (Cmeis).

Na oportunidade o pre-sidente da Câmara Muni-cipal de Vereadores, Na-tanael Ferreira que no ato falou em nome de todos os vereadores presentes, lembrou que a grande har-monia existente hoje entre os poderes proporcionam momentos importantes como estes. “Parabéns ao prefeito Marcel Michelet-to pelo esforço em prol da Educação do município e à secretaria de Educação pela dedicação”, disse.

Para a secretária de Edu-cação, Marineide Azevedo Dioto, “é um dia histórico para Assis Chateaubriand. O kit traz segurança, iden-tidade, igualdade e acima de tudo uma certa econo-mia para as famílias cha-teaubriandeses. Todas as crianças, independente se na família tiver um, dois ou doze filhos como temos, to-dos receberão o uniforme, que passa a partir de agora a ser obrigatório em nos-sas escolas e Cmeis. Isso representa um olhar social que a administração muni-cipal está tendo com Assis Chateaubriand”, afirmou.

Já o prefeito Marcel Mi-cheletto destacou esse re-curso não como gasto, mas como investimento. “Assis Chateaubriand vem cami-nhando de uma maneira fantástica, fiquei emo-cionado em ver o Ginásio de Esportes lotado, casa cheia. Nós estamos doando os uniformes de forma iné-dita a todas as crianças da

Uniforme oportunizará igualdade às crianças

Mais de seis mil pessoas prestigiaram o eventoAutoridades prestigiaram o evento que lotou o Ginásio de Esportes

Em nome de todos os pais, a mãe Audrey, que tem seis filhos, sendo três na rede municipal de ensino recebeu o uniforme das mãos do prefeito e das autoridades presentes

Prefeito Marcel discursou emocionado: “Enquanto eu for prefeito, ne-nhum pai, nenhuma mãe que tenham seus filhos estudando nas nossas escolas municipais precisará pagar por uniforme nesta cidade”

Alunos do Encantado D´Oeste receberam os uniformes das mãos do prefeito e de toda a comitiva da prefeitura

Alunos de Terra Nova também receberam os uniformes na tarde de quinta-feira (16)

Os alunos da Capoeira e da Arte Circense, da UDC, serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência Social abrilhantaram ainda mais a noite com um show de apresentações

rede municipal de ensino, isso demonstra o respeito com o dinheiro público que estamos tendo. Eu tinha esse compromisso com a população de proporcionar o uniforme o que faz com que todas as crianças se-jam vistas de forma iguali-tária em nosso município”, afirmou o prefeito.

Marcel lembrou ainda que ação conseguiu aten-der a todos os alunos e que a padronização do vestu-ário é muito importante pois facilita a identificação dos alunos, além de digni-ficar cada aluno proporcio-nando a igualdade.

Para os pais, o uniforme representa uma boa econo-mia. “O uniforme vêm em boa hora. Além de ser uma economia para nós pais, vai distinguir os alunos que estão na escola. Nunca teve uma ação como essa. O prefeito Marcel está de pa-rabéns”, disse a mãe Luiz Lourenço, do Encantado D´ Oeste, que tem um filho na rede municipal de Ensino.

InteriorAlém das escolas da

sede, as cinco escolas do interior do município e mais o Cmei Edson Albu-querque, de Bragantina, também estão recebendo

os uniformes escolares. Na quinta-feira (16) à tarde a administração municipal esteve na Escola Dr. Pau-lo Pimentel, no Distrito de Encantado D´Oeste, entregando os uniformes aos 112 alunos e ainda na quinta-feira os 57 alunos da Escola Santa Terezinha, em Terra Nova, também receberam os uniformes. Já na sexta-feira (17) foi à vez dos alunos da Escola Nice receber os uniformes.

Hoje

Neste sábado (18), serão retomadas as entregas dos uniformes. A primeira esco-la a visita será a Escola Mu-nicipal Manoel Ribas de En-genheiro Azaury, seguidos da Escola Ney Braga de Bra-gantina e Escola Rural Rui Barbosa de Silveirópolis.

AssIs

Saúde participa de Congresso em Foz

Da assessoria O secretário de Saúde de

Assis Chateaubriand, Junior Weiller e os diretores Valter Aparecido Souza Cordeiro e Andréia Bonani, participaram nesta semana em Foz do Igua-çu, do I Congresso Regional Centro-Oeste, Sudeste e Sul e XXXI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde. Com o tema Gestão do SUS e o Modelo de Atenção à Saúde: os Municípios e as So-luções, o encontro reúne ges-tores e profissionais de saúde de dez estados brasileiros das três regiões envolvidas.

Na oportunidade, o secre-

tário de Saúde de Assis Cha-teaubriand, Junior Weiller, destacou a importância da participação, bem como a tro-ca de experiências com outros secretários. “É um momento de troca de conhecimento e acima de tudo de reflexão so-bre o trabalho que estamos re-alizando, bem como os avan-ços e metas que ainda temos que cumprir”, destacou.

O Paraná participou do Congresso com estande com a distribuição de materiais grá-ficos dos programas da Secre-taria de Estado da Saúde.

A organização é compar-tilhada pelos Conselhos Es-taduais e Nacional de Secre-

tarias Municipais de Saúde. A Secretaria de Estado da Saúde e a Organização Pan-

Americana da Saúde são apoiadores dos dois congres-sos.

Page 4: Edicão nº 222 - 18/04/2015

Folha Cotidiano SÁBADO, 18 de abril de 20154Página

Assis

Falta de pagamento do Governo Federal atrasa obras na Avenida TupãssiAciac realiza reunião com prefeito e representantes da Caravaggio para prestar esclarecimentos aos empresários

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand (Aciac) recebe quase que diaria-mente diversas ligações de empresários que solicitam esclarecimentos sobre a revi-talização da Avenida Tupãs-si, tendo em vista o atraso da obra, pavers fora de nível e meio fio de má qualidade.

Sendo assim, a presidente da Aciac, Sueli Rosália Bar-bieri, solicitou ao prefeito, Marcel Micheletto, uma reu-nião de esclarecimentos. Para tanto, na manhã de quinta-feira (16), o engenheiro Isra-el Devechi, os representantes da Caravaggio, Jorge Teixei-ra e Lauro Galvão e o prefeito Marcel, se fizeram presentes na sede da associação e pres-taram diversos esclarecimen-tos.

Segundo informações, a obra deveria estar com 70% executada e apenas 40% está concluída. Isso se deve ao fato do Governo Federal através do Ministério das Ci-dades não ter repassado os recursos à Caixa Econômica, que é o órgão que o municí-pio tem o contrato de repasse e que fiscaliza as obras. Nesse

Prefeito Marcel Micheletto ressalta a importância da reunião para esclarecer dúvidas sobre a obra

Nilson Hort

sentido, a empreiteira dimi-nui o ritmo da obra por que não recebe, não tem como pagar o fornecedor e o for-necedor segura o repasse de materiais. Hoje, a emprei-teira está com R$ 600 mil de serviços executados sem ainda receber. Devido a esse impasse do Governo Fede-ral, ou seja, a falta de paga-mento fez com que o ritmo da obra diminuísse.

Segundo Lauro Galvão, da

empresa Caravaggio, a Pre-feitura tem cumprido com a sua contra partida, mas que o problema está com o Go-verno Federal que não tem feito o pagamento. “Quanto aos pavers que apresentarem problemas e aos meios fios de má qualidade iremos refazer todo o serviço. O prazo do contrato com a empreiteira é dia 22 de junho de 2015, mas com esse atraso de recursos, não será possível executar.

Portanto, será feito mais um aditivo de prazo e a expecta-tiva é encerrar até o mês de novembro”, detalhou Lauro.

A expectativa é que o Go-verno Federal regularize a situação. Sueli Barbieri acre-dita que os esclarecimentos prestados aos empresários, ajudará os mesmos a enten-derem muitas dúvidas, mas espera que o mais breve o possível a obra seja concluí-da.

Empresários acompanharam atentamente os esclarecimentos e tiraram dúvidas.

Presidente da Aciac, Sueli Barbiéri, atende reivindicações de empresá-rios e realiza reunião de esclarecimentos sobre a reforma da Avenida Tupãssi.

AciAcPromoção ‘Dia das Mães’ sorteará uma moto Biz

Teve início a promoção ‘Dia das Mães’ do comércio de Assis Chateaubriand que segue até o dia 9 de maio, finali-zando com o sorteio às 16h. Essa é a primeira promoção do ano de 2015, quando serão sorteados:

- 1 moto Biz;- 10 bônus-compra no valor de R$ 300;A campanha está estimada em R$ 170 mil. Serão 65

prêmios distribuídos durante este ano. Realização: Aciac. Apoio: Sicredi, Sicoob, Rony Motos, Slaviero e Prefei-

tura Municipal de Assis Chateaubriand.

JesuítAs

Obras de pavimentação asfáltica continuam em ruas do municípioDa assessoria

Nas últimas semanas, várias ruas do município de Jesuítas estão recebendo pavimentação asfáltica e pe-dras irregulares, realizadas pela empresa vencedora do processo licitatório Empresa Cascavelense de Engenharia e Construções Ltda (Ecec).

As obras iniciaram na rua Padre Donizete em frente ao Posto de Saúde e nas ruas Papa São Martinho, Traves-sas 2, 3 e 4, próximas a Apae. E nesta semana, estão sendo realizadas em parte da aveni-da Padre Inácio de Azevedo e na Papa Pio I, próxima a Es-cola Municipal Padre Felipe Sierra Ruiz.

Na continuidade dos tra-balhos, além dessas, outras ruas receberão as obras, como as ruas João Gomes, Alberti-no Santos Marçal e Papa São Lino, pedras irregulares nas ruas Santo Alexandre, Papa Pio I e Santo Ambrósio, e no distrito do Carajá pavimenta-

Obra na rua Padre Donizete, em frente ao posto de Saúde

ção poliédrica nas ruas Iporã, Iverã Maringá, Presidente Epi-tácio e Marabá.

Os avanços de infraes-trutura tem sido também uma das prioridades da atu-al administração. Segundo

o prefeito Osvaldo de Souza, reforço que estamos acele-rando e buscando cada vez mais investimentos em me-lhorias da qualidade de vida da população e um dos prin-cipais eixos desse avanço são

as obras de pavimentação em nosso município. “Temos o compromisso de conquistar e trazer recursos e obras para Jesuítas. Isso significa muito mais qualidade de vida”, dis-se o prefeito.

A rua Papa São Martinho também recebe o asfaltoNesta semana os trabalhos foram na avenida Padre Inácio de Azevedo, melhorando a realidade de vida da população

irAcemAServidores municipais participam de palestra motivacionalDa assessoria

Os servidores municipais de Iracema do Oeste, na terça-fei-ra (14), participaram nas dependências da Câmara Municipal, de uma palestra motivacional para todos os departamentos. O evento teve como principal objetivo capacitar os funcionários de uma forma dinâmica sobre um bom relacionamento no trabalho, abordando vários temas como: o controle emocional; o segredo do atendimento; ética e trabalho; o serviço público e o funcionário; e a valorização das pessoas.

Quem ministrou a palestra foi o professor e escritor, Hugo Bustamante, da cidade de Maringá, que com muita reflexão abor-dou sobre vários assuntos direcionados a um bom relacionamento, seja ele profissional ou familiar. A palestra foi realizada por seto-res, e a cada setor, Hugo discorreu sobre as dificuldades e a reali-dade vivida diariamente em cada departamento e apresentou uma proposta de encarar o dia-a-dia com mais prazer e alegria, valori-zando o profissional como peça indispensável para a administra-ção como um todo. Durante o evento, além de muita descontração, houve quem se emocionou ao fazer uma reflexão sobre a vida.

De acordo com o prefeito Donizete Lemos, a valorização do funcionário é imprescindível para uma boa gestão. “ A adminis-tração é composta de pessoas e cabe a nós valorizar e motivar esses profissionais, que tanto vem fazendo para o nosso município, para que assim a população possa usufruir de um bom atendimento”, afirmou o prefeito.

Momento da palestra com os servidores do Centro de Saúde

Page 5: Edicão nº 222 - 18/04/2015

Folha Cotidiano SÁBADO, 18 de abril de 20155Página

20º Regional de Saúde confirma 153 casos de dengue em Assis e mais de 600 suspeitosDa assessoria

A 20º Regional de Saúde de Toledo emitiu na quinta-fei-ra (16), um novo boletim que confirmou 153 casos em Assis Chateaubriand e mais 668 casos suspeitos, número 20% a mais

que a última semana, quando o mesmo número apontava para 127 casos confirmados.

De acordo com o secretá-rio de Saúde, Junior Weiller, a chegada nessa semana do fumacê no município, deve ajudar no combate a endemia.

“Estamos trabalhando pesada-mente desde janeiro em rela-ção ao combate a Dengue. Fi-zemos um belíssimo trabalho, junto à comunidade na última semana, que foi um grande mutirão e essa semana a vinda do fumacê deve ajudar a dimi-

nuir os números da Dengue em nosso município. O fumacê ficou até quarta-feira pela ma-nhã no município e nos próxi-mos dias deve retornar a Assis Chateaubriand realizando o trabalho em todas as residên-cias do município”, disse.

TupãssiProfessores

participam de capacitação sobre

dificuldades de aprendizagem

Tupãssi convoca artesãos para

reunião e deve promover feira em

breve

Da assessoria

Os professores da rede municipal de ensino, em Tu-pãssi, participaram na manhã de ontem (17) de uma ca-pacitação sobre dificuldades de aprendizagem. Durante o encontro, foram trabalhados temas relacionados às difi-culdades de leitura, escrita, entre outros. Estiveram pre-sentes educadores infantis e professores que lecionam até o quinto ano do ensino fundamental.

“Trouxemos uma fonoaudióloga de Cascavel para tra-balhar estes temas importantes com os professores, que estão em uma classe que deve estar sempre atualizada, não tem como parar, porque tudo na área da educação vem se modificando. Por isso temos uma formação conti-nuada, sempre com estudos e discussões sobre as melho-res maneiras de se trabalhar com os estudantes”, explica a coordenadora geral da Educação em Tupãssi, Silvana Flores.

Os alunos foram dispensados das aulas nos Centros de Educação Infantis e nas escolas municipais nesta sexta-feira. No período da tarde, os professores participaram de um conselho de classe em suas respectivas unidades de educação. O objetivo é discutir o andamento das aulas e o nível de aprendizado.

Assessoria

Assis

JesuíTAs

Comissão se reúne para discutir Plano Municipal de Educação

Reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada

Da assessoria A Comissão Municipal

que discute o Plano Muni-cipal de Educação de Assis Chateaubriand se reuniu na sala de reuniões da prefeitura municipal, na última quarta-feira (15), onde apresentou as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação, bem como a elaboração do docu-mento base. O Plano precisa reunir informações qualita-tivas e quantitativas do mu-nicípio, da área educacional, além de criar metas e ações a serem desenvolvidas nos próximos dez anos em Assis Chateaubriand. “Através da Lei nº 13.005/2014 que con-templa 10 diretrizes, 20 me-tas e mais de 180 estratégias, essa Comissão tem a missão de diagnosticar a nível de município quais são as nos-sas peculiaridades, as nossas dificuldades e estudar saídas

com base em leis, em progra-mas de governo e fazer então esse planejamento para que o município atenda essas metas e é isso que estamos fazendo.

Nessa terça-feira começamos a elaboração desse documen-to base, que nos norteará”, afirmou a secretária de Edu-cação, Marineide Azevedo

Dioto.A Comissão se reúne men-

salmente e é composta por 20 membros ligados a Educação do município.

Da assessoria

Recentemente, foi reali-zada nas dependências da Secretaria de Assistência Social, a reunião do Conse-lho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescen-te, e na oportunidade, foi apresentado e aprovado o Plano Municipal de Aten-dimento Socioeducativo do Município de Jesuítas.

Esse Plano é um instru-mento de garantia e defesa de direitos, em cumpri-mento com as indicações do Sistema Nacional de Atendimento Socioedu-cativo (Sinase), onde pre-tende criar, fortalecer e implantar um conjunto ar-ticulado de ações e metas, para assegurar a proteção integral à criança e ao ado-lescente que tenha prati-cado ato infracional e que lhe foi designado medida socioeducativa.

O Plano Municipal de Atendimento Socioeduca-tivo de Jesuítas foi cons-truído a partir das dis-cussões realizadas pela Comissão – Plano Muni-cipal de Atendimento So-cioeducativo, responsável pela elaboração e instituí-da pelo Decreto Municipal nº 010/2015 através de oito encontros.

Segundo apresidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tereza Lour-des Faria Della Valentina, o conselho tem papel funda-mental na efetivação da po-lítica municipal dos direitos da criança e do adolescente, devendo o mesmo fiscalizar, orientar e controlar as ações executadas no município

Encontro aprova o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo

Assessoria

com este público.De acordo com o presi-

dente da Comissão de Ela-boração Clayton Orlandine, durante todo o período de elaboração do plano bus-cou-se alcançar a primazia de possibilidades existentes em nosso município. Neste período,foram verificados aspectos conceituais, situ-acionais e de execução em nosso município, buscando assim verificar e identifi-car todas as possibilidades de trabalho com o público atendido.

Para a secretária de As-sistência Social Lucinéia Augusta Maria de Souza, so-mente o trabalho articulado e sério entre as instâncias que atendem este público, possibilita atingir os melho-res resultados possíveis. A secretaria de assistência so-cial não medirá esforço para que o plano seja implemen-tado e executado da melhor forma possível.

Será realizada no dia 23 deste mês, próxima quinta-feira às 19h, uma reunião com todos os artesãos de Tu-pãssi. Na ocasião, vai ser apresentado o projeto da ‘Feira de Artesanato’ que será realizada no município. O encon-tro será no auditório do Centro Cultural e é importante a participação de todos os artesãos residentes na cidade e distritos.

Page 6: Edicão nº 222 - 18/04/2015

Folha CotidianoSÁBADO, 18 de abril de 2015 6Página

Mutirão de Combate à Dengue segue pelos distritos de TupãssiAção passa por Palmitolândia na próxima quarta-feira

O Mutirão de Combate à Dengue continua em Tu-pãssi, agora nos distritos. Esta semana o trabalho foi realizado em Jotaesse e uma grande quantidade de entu-lhos foi retirada de terrenos e imóveis em geral. E agora o município convoca os mo-radores de Palmitolândia para realizarem a retirada de todos os galhos, entulhos e recipientes que acumulam água parada de suas resi-dências. O Mutirão irá pas-sar pelo distrito na próxima quarta-feira (22). E nos dias seguintes, também em Bra-siliana. Os moradores serão avisados dos dias de limpeza.

“Nós pedimos aos mora-dores que se antecipem e já realizem a retirada de todos os entulhos até a próxima quarta-feira. Muitas vezes al-gumas pessoas deixam para a última hora e acabam pre-judicando o trabalho de re-colhimento”, explica o secre-tário de Urbanismo, Marcos

Farias.

Fumacê neste sábado em Tupãssi

Tupãssi também conta com o Fumacê, que está re-forçando o combate à den-gue no município. Ele vai passar novamente na cidade na tarde deste sábado (18). A secretaria orienta para que as portas e janelas das

residências sejam abertas quando o veículo passar. É recomendável cobrir os ali-mentos e deixar os animais de estimação longe da ação do fumacê, além de cuidar para que as crianças não fi-quem na frente do insetici-da. “A fumaça não faz mal à saúde das pessoas, mas por uma questão de prevenção é importante tomar esses cui-

dados”, explica a chefe do setor de Endemias, Dahiane Locatelli.

O inseticida mata o mos-quito transmissor da doen-ça, mas não acaba com os focos encontrados em água parada. Portanto, é impor-tante que a população con-tinue eliminando qualquer tipo de recipiente que possa acumular água.

Prefeito Marcel decreta ponto facultativo na segunda-feira

Tupãssi inicia discussão sobre lei de inovação e tecnologia

Da assessoria

O prefeito Marcel Micheletto, através do decreto 166/2015, declarou como ponto facultativo, segunda-feira (20), véspera de feriado, às repartições públicas. Porém, a Unidade Básica de Saúde Maria Efigênia Ferracini Campos e o CIASP, no Jardim Progresso, estarão funcionando em sistema de plantão, das 8h às 12h e das 12h30 às 17h30. A coleta de lixo e os serviços urbanos também serão efetuados. Já o Paço Municipal estará fechado, voltando a funcionar na quarta-feira (22).

Da assessoria

Terminou nesta sexta-feira (17) a Semana do Empreendedor em Tupãssi. O evento contou com oficinas, palestras e workshops para os micro e pequenos empresários da cidade. Um dos des-taques da semana foi a palestra de André Ott, sobre inovação e tecnologia, que abriu uma discussão acerca do tema que promete ser bastante ampla no município.

A administração municipal, por meio da Divisão de Indústria e Comércio e Sala do Empreendedor, vai promover um debate com a sociedade civil organizada e lideranças da indústria, co-mércio e agricultura, com o objetivo de criar uma lei de incentivo à inovação e tecnologia.

“Nós vamos promover essa discussão para descobrir quais são as grandes necessidades da nossa cidade na área. São essas necessidades que vão ser base para o projeto de lei que será enca-minhado para a Câmara Municipal”, explica o chefe da divisão e agente de desenvolvimento, Válter Martins.

Palestra sobre inovação e tecnologia foi realizada em Tupãssi

Assessoria

TupãssiConfira o que abre e o que fecha no feriado de TiradentesDa assessoria

Na próxima terça-feira (21) comércio e repartições públicas de Tupãssi estarão fechados por conta do feriado de Tiradentes. Será recesso em diversos locais na segunda-feira (20) e o municí-pio vai manter os serviços essenciais para a população em regime de plantão. Confira tudo o que abre e fecha no feriado:

ComércioDe acordo com informações da Associação Comercial de Tu-

pãssi (Aciatu) os estabelecimentos devem funcionar normalmen-te na segunda e fecham na terça-feira, voltando ao atendimento normal a partir da próxima quarta-feira (22).

Bancos

As agências bancárias irão abrir normalmente na segunda, fechando somente na terça-feira. Os bancos retomam o expe-diente normal, das 10h às 15h, na próxima quarta-feira.

Escolas

Todas as escolas municipais estarão sem aulas até a terça-feira de feriado, assim como os centros de educação infantil. Já as escolas estaduais terão aulas normalmente na segunda-feira.

Secretarias

As secretarias municipais estarão somente de plantão no pe-ríodo.

Prefeitura

A prefeitura de Tupãssi não terá atendimento ao público e volta ao horário normal de atendimento, das 8h às 17h, a partir de quarta-feira.

Cras

O Centro de Referência da Assistência Social também vai es-tar de recesso e volta na quarta.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar vai atender em regime de plantão. O tele-fone é (44) 9979-0609.

Coletas

As coletas de lixo estarão suspensas e voltam a partir da pró-xima quarta-feira.

Plantão

Tupãssi vai manter todos os serviços essenciais para a popu-lação. O Hospital Municipal estará de plantão, com médicos e enfermeiros, para atender emergências.

Maripá comemora seus 25 anos com entrega de mais de 1 milhão em obrasDa assessoria

O município de Maripá, por meio das Secretarias de Saúde e Viação, Obras e Ser-viços Públicos, realizou na terça-feira (14) a entrega de R$ 1.182.553,43 em obras para a comunidade maripa-ense. A solenidade de entrega ocorreu na UBS – Unidade Básica de Saúde do Distrito de Candeia.

Segundo o prefeito An-derson, este é um momento especial para Maripá, que completa seus 25 anos de emancipação político-ad-ministrativa. “Em comemo-ração a essa data, além das atividades culturais que esta-mos desenvolvendo durante a semana, temos a oportuni-dade de entregar para a po-pulação diversas obras que vem em benefício de toda a comunidade, tanto da sede como dos distritos”, relata. Maripá comemora seus 25 anos com entrega de mais de 1 milhão em obras

Iracema se prepara para a 9° Conferência Municipal de Saúde

Os servidores munici-pais da saúde de Iracema do Oeste participaram na quarta-feira (15), nas de-pendências da prefeitura, de uma reunião referente à 9º Conferência Munici-pal de Saúde, prevista para acontecer no município no mês de maio, com o tema: “Saúde de qualidade para os munícipes de Iracema do Oeste”. Na reunião, o assunto discutido foi à de-finição de êxitos temáticos e um levantamento da saú-de no município. A última conferência foi há dois anos, na qual se definiu as metas da saúde que estão sendo empregadas.

O principal objetivo dessa ação é traçar metas para os próximos anos. É a base que o Governo mu-nicipal usa para o planeja-mento da saúde, analisando o que se pode melhorar nes-se setor, levando em conta, qual esta sendo a carência e as maiores dificuldades en-contradas.

De acordo com o prefei-to Donizete Lemos a saúde é uma das prioridades em seu governo. “Precisamos ter um olhar clínico para a saúde e é o que estamos fazendo. Essa conferência

Momento da reunião para a preparação da 9º Conferência

certamente será algo mui-to importante para nós, porque a partir dessa ação, os nossos munícipes pode-rão usufruir de uma saúde de qualidade”, salientou o prefeito.

Page 7: Edicão nº 222 - 18/04/2015

SÁBADO, 18 de abril de 2015 7Página

Assis

Réu condenado a 2 anos e 3 meses em regime semiaberto

Acusado de matar “Chicão’’ é condenado a mais de 16 anos de prisão em Assis Chateaubriand

Foi realizado nesta sexta-feira (17), no Fórum Joaquim Ignácio Dantas Ribeiro, o terceiro júri popular de abril da Comarca de Assis Chate-aubriand. Adão Januário da

Silva, foi julgado por tenta-tiva de homicídio contra Sô-nia Mara Pereira Proença da Silva. No dia 28 de dezembro de 2010, usando uma picare-ta ele desferiu golpes contra

a cabeça da vítima. O fato aconteceu na Rua José Cava-lher, nº 90, no Conjunto Al-vorada. Os jurados decidiram pela condenação do mesmo a dois anos e três meses de pri-

são em regime semiaberto. A sessão foi presidida pelo juiz Alessandro Motter, na defesa trabalhou o advogado José Humberto Pinheiro e o pro-motor foi Sérgio Segurado.

Foi condenado a 16 anos e 6 meses de prisão em regi-me fechado, o réu Elessandro Garcia Pinto, conhecido por “Sandrinho”, acusado de ti-rar a vida de Francisco da Sil-va Amorim popular “Chicão”, morto por pelo menos 3 tiros nas costas em um bar na Ave-nida Radial Leste, no 11 de junho de 2012. O julgamento realizado na quarta-feira (15) começou às 9h encerrou-se às 17h30. Amigos, familiares e conhecidos da vítima lo-taram o salão do Júri e ves-tiram camiseta branca com uma homenagem a vítima, mas a sessão foi tranquila sem manifestações. O Júri foi presidido pelo juiz Alessan-dro Motter. O advogado José Humberto Pinheiro, atuou na defesa do réu, na acusação atuou o promotor Ivandeci José Cabral auxiliado pelo-advogado Luciano de Souza Katarinhuk, contratado pela família da vítima.

O crimeFrancisco da Silva Amo-

rim de 25 anos, morreu no

Léo Silva

hospital após ser alvejado por disparos de arma de fogo, por volta das 20h15 de uma segunda-feira, em um

bar no Jardim Panorama. O rapaz estava jogando ba-ralho, juntamente com um colega, quando chegou um

elemento e efetuou quatro disparos de arma de fogo contra a vítima, acertando dois tiros.

Menor é vitima de roubo no

centro de Assis Chateaubriand

Mulher fica ferida após ser

jogada de carro em movimento

em Assis Chateaubriand

PM recupera objetos furtados e apreende arma de fogo em Assis Chateaubriand

Na quinta-feira (16), por volta das 13h policiais mi-litares foram acionados para atender uma situação de roubo no centro de Assis Chateaubriand. A vítima de 16 anos, relatou que transitava pela Avenida Tupãssi, quando se aproximou um rapaz de bicicleta trajando camisa do Corinthians listrada, de bermuda cinza escu-ra e de posse de uma faca pediu que a vítima passasse o celular. O elemento levou um celular da marca Moto-rola modelo Moto G de cor preta. Buscas foram realiza-das, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Por volta das 23h11 da quinta-feira (16), a equipe da Polícia Militar foi informada via 190 que havia uma mu-lher às margens da Rodovia PR-239, próximo a Garapeira do Zé saída para Toledo, pedindo por socorro. Ao reali-zar patrulhamento, os militares localizaram “K.D”. Ela relatou que seu ex-marido “É. M.S”., havia lhe agredido jogando-a para fora do veículo em movimento. A vítima apresentava vários hematomas pelo corpo e um corte profundo no joelho. Foi socorrida pelo SAMU e encami-nhada para o Hospital Beneficente Moacir Micheletto. A ocorrência foi encaminhada para a 48ª DRP de Assis Chateaubriand.

Policiais militares e ci-vis de Chateaubriand foram acionados por volta das 10h de ontem (17), e deslocaram-se até a Chácara Tupãssi, no Contorno Norte. No local, uma das vítimas desconfiou de um elemento e os poli-ciais foram vistoriar a casa, e localizaram vários objetos furtados da casa, entre eles, relógios, dinheiro, joias vídeo game, entre outros furtados de uma propriedade rural, no Ramal A. Na residência, os militares também locali-zaram um revólver calibre 32 e uma espingarda de pressão que foram apreendidos. Após as buscas o elemento fugiu tomando rumo ignorado e foi preso mais tarde. Uma ado-lescente de 17 anos relatou que convive com o mesmo,

Léo Silva

Acidente entre Ônibus e Sandero no

Centro de Assis Chateaubriand

Na sexta-feira (16) por volta da 18h30, a Polícia Mili-tar foi solicitada a comparecer na Avenida Tupãssi, pro-ximidades da Paróquia São Francisco de Assis, para dar atendimento a um acidente de trânsito. Foi uma colisão traseira envolvendo Renault Sandero Exp16, placas NXY-9162 conduzido por “A.A.M.G” e o Mercedes Bens/0 371RSE (ônibus), placas JYB-7017 conduzido por “A. C. H”. Houve apenas danos materiais de pequena monta nos veículos. Os envolvidos foram orientados a registrar pela internet, através do sistema “Bateu”. No mesmo dia foram registrados mais dois acidentes no perímetro ur-bando, sendo que em um deles uma pessoa saiu com feri-mentos leves e foi encaminhada ao Hospital Benecifente Moacir Micheletto.

Carlos Corujinha

Léo Silva

foi encaminhada para a sede da 3ª CIA, juntamente com os objetos, para prestar es-

clarecimentos. Na região do furto, já foram registra-dos outros casos e até furto

de veículos. Moradores pe-dem providências às auto-ridades.

Page 8: Edicão nº 222 - 18/04/2015

Entre em contato!Mande sua foto, recado, dica ou sugestão para [email protected]

SÁBADO, 18 de abril de 2015 8Página

Aviso ParoquialMatriz Nossa Senhora do Carmo:- Missa no sábado às 19h30;- Domingo, Santa Missa às 8h e também às 19h30Matriz São Francisco de Assis:- Sábado, missa às 19h30 e no domingo às 8h.

Feira de Pães e CucasSábado, às 20h30, logo após a Santa Missa, em frente a

matriz, acontece a feira de pães e cucas do Seminário. No domingo (19), também após a missa da manhã, continua a feira de pães e cucas. O pão vai ser vendido por R$ 4,00 e a cuca, no valor de R$ 10,00.

Clube Olímpico - ToledoHoje (18), o Clube Olímpico de Toledo será palco de

mais um bailão. A noite será animada pela banda “Os Vi-brantes do PR”. O baile tem início às 23h45. Durante a noite, refri, água, Skol e Itaipava lata à R$ 2,00. Ingressos antecipados nos tradicionais pontos de venda. Mais infor-mações: (45) 3378-1441.

Cine Panambi - Toledo- Velozes e Furiosos. Sessões: Sábado, domingo, segun-

da, terça e quarta às 15h30, 19h e 21h30. Classifi cação in-dicativa 12 anos;

- Insurgente. Sessões diariamente às 21h20. Classifi ca-ção indicativa 12 anos;

- Cinderela. Sessões: Sábado, domingo, segunda, terça e quarta às 16h e 19h20. Classifi cação livre.

Social

Registro de 2 aninhos de Ana Carolina no último dia 12/04/2015 pela lente de Valdecir Alchapar

Alessandro Bertachini e Valéria Manchine Troice disseram o “sim” no último dia 11/04/15‏, com registro da L’amore

Um clique especial dos 3 anos de Lais (Digital Photo)

Nataly e Valter uniram-se pelo sagrado laço do matrimônio no último dia 11/04/2015, em Palmitolandia. Felicidades ao casal (Foto do Zinho)

Quem completou idade nova ontem (17) foi à empresária Vanusa Berga-mim. Recebe os parabéns de todos os familiares e amigos

Momento especial para Adriele e Diego. Casamento re-alizado no dia 11/04/2015, em Cafelândia (Digital Photo)

No sábado (11) o Lions Club de Assis Chateaubriand comemorou 45 anos. Um jantar festivo reuniu leões, familiares, autoridades e convi-dados

Page 9: Edicão nº 222 - 18/04/2015

SÁBADO, 18 de abril de 2015 9Página

Expectativa é de boa safra de milho em Assis ChateaubriandProdução deve ser 5% maior que em 2014DA EDITORIANILSON HORT

Com condições climáticas favoráveis até o momento, a ex-pectativa é de que a produção do milho safrinha deste ano seja boa assim como foi em 2014, em Assis Chateaubriand. Apesar da área cultivada ter diminuído de 66 mil hectares para 65 mil em 2015, a produção deve ter um aumento de 5%. O cultivo de milho corresponde a 90% da área cultivada no município. A produção no município chateau-briandense no ano passado foi de 6 milhões de sacas.

De acordo com o chefe do escritório local da Emater, João Carlos Taschetto, as lavouras estão sendo muito bem conduzi-das. “Agora não tem mais o que fazer por parte dos agricultores. É só rezar para o tempo colabo-rar para se ter uma boa colheita. Em nossas primeiras estimati-vas de produção, acreditamos que teremos um acréscimo de 5% na produção. Número ainda prematuro porque temos milhos em todas as fases. Temos uma perspectiva de que em julho, o produtor terá a produção garan-tida. O pico da colheita será no referido mês e começo de agos-to”, acredita.

Estimativa é que sejam colhidas neste ano 230 sacas por alqueire

Taschetto assegura que as pragas não vão dar mais pro-blemas nas lavouras. “Tivemos no início uma questão séria com percevejo. Não houve per-das com isso, mas os produto-res tiveram prejuízo devido à

quantidade de veneno aplica-do, sendo algumas doses sem necessidade. Essa praga só cau-sa dano econômico até os pri-meiros 15 dias após o plantio e depois do milho estiver germi-nado, não afeta mais a cultura. A folha da planta pode até ficar com uma má aparência, no en-tanto, na primeira chuva, tudo volta ao normal. Teve produtor que, a cada três dias, aplicava veneno sem necessidade”, co-menta.

Nesta safra de inverno hou-ve um pequeno aumento na área cultivada de trigo. “A área plantada é insignifi cante. Com relação ao ano passado, aumen-tou um pouco por ter um custo de produção menor. O produtor tem colhido bem e mesmo ven-dendo barato, tem uma boa lu-cratividade” detalha.

Manejo de pragas de sojaO escritório local da Emater

divulgou nesta semana os re-

sultados do manejo de pragas e doenças de soja. De acordo com Tachetto, pelo terceiro ano consecutivo não houve apareci-mento de ferrugem asiática em Assis Chateaubriand. “Fizemos o trabalho aqui em duas lavou-ras, com a leitura de lâminas para verificar a existência da ferrugem asiática duas vezes por semana e depois em labo-ratório. Não constatamos a pre-sença da doença. Quem aplicou veneno para combater a ferru-gem em Assis, jogou dinhei-ro fora. Em manejo de inseto, lagarta e percevejo, nas duas áreas monitoradas, cada pro-dutor aplicou veneno somente uma vez, mas na nossa visão não haveria necessidade. Per-cebemos que as lagartas nas-cem, ficam por certo período na lavoura e morrem por do-enças. O ataque de percevejo marrom tem diminuído muito também no nosso município”, finaliza Taschetto.

Chefe do escritório local da Emater, João Carlos Taschetto: “Agora só depende de condições climáticas para uma boa safra se concretizar”

JESUÍTASMÁQUINA DE

COLHER CAFÉ ESTÁ À DISPOSIÇÃO DE AGRICULTORES

Programa de calcário benefi cia agricultores de Brasilândia do Sul

FERTILIDADE DO SOLO

POR EDISON TRICHES

Chegou recentemente e logo foi exposta no pátio da unidade da Copacol de Jesuítas a colheitadeira de café, que irá facilitar e agilizar os trabalhos dos cafeicultores do município. Várias áre-as já estão sendo colhidas pelo equipamento. Para poder utilizar a colheitadeira, os produtores precisaram adequar os espaça-mentos das plantas de acordo com a compatibilidade da máqui-na. Trabalho esse que já foi planejado com os produtores, pela Copacol, Prefeitura e Emater. Os agricultores que ainda não so-licitaram os serviços da colheitadeira podem entrar em contato com a Copacol de Jesuítas ou Emater, que também oferecem assistência para o serviço de adequamento.

Que quiser adequar o espaçamento compatível com a meca-nização também podem procurar a assistência na Emater ou na Copacol. Também estão disponíveis mudas no viveiro munici-pal. “A máquina vai fi car à disposição dos produtores. Já temos alguns inscritos, mas qualquer um pode nos procurar e vamos organizar por estrada e por maturação da lavoura, a Prefeitu-ra vai disponibilizar máquina para adequar alguma coisa nas propriedades. Os produtores terão que providenciar terreiros, pois vai ser muito café em pouco tempo”, ressalta o engenheiro agrônomo na Emater, Roberto Natal Dal Molin.

A colheitadeira vai fi car mais 50 dias no município e poderá trabalhar dois ou três turnos, até 20 horas por dia. (Fonte: ono-vooeste.com.br)

Edison Triches

Projeto vai atender 79 produtores ruraisDA ASSESSORIA

Com incentivo do Governo de Estado está sendo desenvolvido em Brasilândia do Sul o Progra-ma “Fertilidade do Solo”, atra-vés da Secretaria de Agricultura Municipal, que tem à frente da pasta, Alex Cavalcante. De acor-do com o secretário, 79 produto-res rurais foram contemplados e cada um está recebendo 7.500 kg de calcário dolomítico, que é um produto que possui maior concentração de óxido de cálcio e magnésio. “O calcário será uti-lizado para corrigir a acidez do solo e ao mesmo tempo em que faz essa correção, ele também fornece cálcio e magnésio, que são indispensáveis para a nutri-

ção das plantas”, destaca. A aplicação do calcário aumen-

ta a disponibilidade de elementos nutrientes para as plantas e permi-te a maximização dos efeitos dos fertilizantes, e consequentemente o aumento substancial da capaci-dade produtiva da terra. A entrega está sendo realizada na propriedade e sem custo do transporte ao agri-cultor que se encarrega apenas de aplicar o produto no solo. Ainda se-gundo o secretário Alex Cavalcante, no programa está sendo investido cerca de R$ 88 mil.

O prefeito Marcio Marcolino ressaltou que este programa é uma espécie de complemento quando o assunto é agricultura. “Este é um programa que vem somar com ou-tros projetos que temos nesta área.

O agricultor não pede muito, ape-nas as estradas em boas condições, pontes bem conservadas e preços em seus produtos. Sabemos que nos produtos não podemos interfe-rir nos preços, mas quanto às estra-das e pontes e outros benefícios, nos desdobramos para atende a todos

os produtores rurais que merecem sem dúvidas”, afi rmou Marcio. O prefeito ainda lembrou-se das casas rurais, poços artesianos e projetos de incentivos à bacia leiteira e pecu-ária em geral, além de outros pro-gramas desenvolvidos pela secreta-ria de Agricultura do município.

Assessoria

VACA ‘DÁ À LUZ’ A BEZERRAS

TRIGÊMEAS EM NOVA AURORA

PORTAL G1

Uma vaca tem chamado a atenção de moradores do distrito de Marajó, em Nova Aurora. A Pretinha, como é chamada pelo agricul-tor José Garcia, ganhou fama de ser uma boa reprodutora. Isso porque depois de três crias de gêmeos, agora ela teve uma cria de bezerros tri-gêmeos - todas fêmeas.

“Quando eu percebi que eram três eu falei, ‘Meu Deus, mas será?’. Até hoje, nunca ouvi falar que uma vaca deu três bezerros na mesma cria aqui na região. Aí fi quei curioso, queria saber se todos seriam per-feitos”, se emociona.

Duas bezerras são de cor clara e a terceira é da cor da mãe. O veteri-nário Bruno de Biaz explica que as bezerras da cor clara foram geradas a partir do mesmo óvulo, por isso são diferentes da outra que é preta.

O veterinário afi rma que a genética de Pretinha faz com que a vaca tenha gestações múltiplas. “Esse animal tem uma pré-disposição gené-tica, por isso, tantas criações raras”, comenta Biaz.

As bezerras trigêmeas estão saudáveis e cada dia mais fortes. E o leite de Pretinha, que antes complementava a alimentação da família de Garcia, agora é todo das bezerrinhas. “A Pretinha é uma relíquia do pasto”, constata José Garcia.

O produtor rural fi cou tão emocionado com o nascimento dos be-zerros trigêmeos, que decidiu ‘batizar’ os animais com os nomes das fi lhas Camila, Jéssica e Suzana. “Eu fi quei feliz, porque tenho muito orgulho do meu pai. Eu amo meu pai, e se essa foi a forma que ele en-controu para nos homenagear, fi co muito feliz”, diz Jéssica Garcia.

Reprodução/G1

Page 10: Edicão nº 222 - 18/04/2015

ClassificadosFolhaSÁBADO, 18 de abril de 201510Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

Veículos

Imóveis

Empregos

Fipal•AssisChateaubriand

•AvenidaBrasil,nº521,telefone:(44)3528-3376.

Interlagos •AssisChateaubriand

•AvenidaTupãssi,nº4105,telefone:(44)3528-8500.

Juliano Vendi

Brasil Car Veículos•Toledo

•RuaSãoJoão,1362-Centro•(45)3278-3024

•AstraAdvantage4P,2006-2007-prata,completo.Valor:R$25.000,00

•ClassicLS2008,preto,VE-TRV-AL.Valor:R$15.000,00

•Palio,1997,vermelho,básico.Valor:R$9.000,00

•S-10Executive4x2,2011-prata-diesel,completa.Valor:R$66.0000,00

•VectraColection,2005-2005-cinza,com-pleto.Valor:R$24.000,00

LoCaçãoCaSaS

•PalioFireEconomy2011-2012-4portas-vermelho-flex-DH.OFERTA

•PalioFireEconomy2013-2014-2P-bran-co-flex-básico.OFERTA

•Polo2.0Sportline,2011-2012-prata-flex-completo.OFERTA

•SienaEL2010-prata-flex-DH.OFERTA

•UnoMilleEconomy2009-2010,4P-bran-co-flex-básico.OFERTA

•R$360.000,00–AvenidaCataratasdoIguaçu,JardimParaná.Casacom150,00m²deáreacons-truída,sendo3quartos,sala,cozinha,wcsocial,lavanderia,edículacombanheiro,garagem,portãoeletrônico,cercaelétrica.Terrenocomáreatotalde

600,00m².

•R$175.000,00–Rua03,JardimMônaco.Casacom70,00m²deáreaconstruída,sendo2quartos,sala,cozinha,WC,lavanderiaegaragem.Terrenocom

áreatotalde250,00m².

•R$440.000,00–RuaEstadosUnidosesquinacomruaColômbia,JardimAmérica.Casacom230,00m²deáreaconstruída,1suíte,2quartos,saladeestar,saladejantar,saladetelevisão,WC,escritório,cozinha,dispensa,lavanderia/quartodedespejo,sistemadealarmeecâmera,4arcondicionados,

churrasqueiraegaragem.

•R$220.000,00–RuaGraceKelly,JardimCarolina.Sobradocom195,00m²deáreaconstruída,sendo3quartos,sala,cozinha,2banheiros,churrasqueira,

lavanderiaegaragem.

•R$85.000,00–TerrenoruaIugoslávia,JardimEuropa11,25x40=450m²

•CasanaruaPresidenteKennedy,Centro,com140,00m².Sendo2quartos,1suíte,banheiro,sala,copa,cozinha,lavanderia,dispensaegaragem.

R$1.000,00

•CasanaruaEstadosUnidos,noJardimAmérica,com150,00m².Sendo3quartos,2salas,cozinha,2

banheiros,garagempara2carros.R$724,00

•CasanaruaOlavoBilac,noJardimAraçá,com70,00m².Sendo2quartos,sala,cozinha,banheiro,

lavanderiaegaragem.R$500,00

•ApartamentonaAvenidaTupãssi,nojardimAmé-rica,com120,00m².Sendosuíte,2quartos,2salas,

cozinha,2banheiros,lavanderia.R$700,00

•R$700.000,00-TerrenosaídaparaToledocom3.687m²

•R$125.000,00–TerrenonoJardimUniversidade15x40=600m²

•Punto20141.4flex-completoúnicodono-com17.000kmR$40.800,00

•VoyageG620131.0TREND-R$33.500,00

•FiatUnoEVOVivace1.08v-4P-Flex-completoR$31.200,00

•Fusiondel20122.5,automático-únicadona-completoR$59.900,00

•Hiluxsw4,20133.04x4-automático-completaR$159.000,00

Page 11: Edicão nº 222 - 18/04/2015

SÁBADO, 18 de abril de 2015 11PáginaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

Toledo joga hoje pela Divisão de Acesso

A partida do Toledo pela sétima rodada do Paranaen-se da Divisão de Acesso que estava marcada para amanhã foi antecipada para hoje (18), a partir das 20h no Estádio dos Pássaros em Arapongas con-tra o Grêmio Araponguense. O jogo será transmitido pela equipe Líder da Vale Verde FM. Os dois times somam 11 pontos na terceira posição, mas o Arapongas leva vanta-gem nos critérios de desem-pate e pode garantir vaga se vencer o confronto. O Toledo precisa somar pontos já que a sequência da tabela é compli-cada com outro jogo fora de casa contra o Andraus.

Araponguense x Toledo

Oferecimento:C.Vale, Probar Distribui-

dora de Bebidas de Casca-vel, Radial Pneus de Assis Chateaubriand, Lanchonete Sede Zero de Toledo, Terra-planagem Eifl er de Toledo, Sintrascoop/Fetracoop, Lo-

Toledo unido para conseguir bom resultado

jas Mais, Consultec Contabi-lidade, Consultório Odonto-

lógico, Dr. Rangel Pitol e Dr. Juliano Martins, Prefeitura

de Nova Aurora, AMOP e Fo-lha Vale Verde.

ENCERRADO MUNICIPAL DE

FUTSAL SUB-40 DE ASSIS

COPA ASSIS TEM NOVOS JOGOS

HOJE

Na quarta-feira (15), no Getan, encerrou-se o Cam-peonato Municipal de Futsal Sub-40 da Secretaria de Esportes de Assis Chateaubriand. A decisão foi bastante equilibrada entre Depósito Rio Verde/JP Açougue/For-taleza e o Rampani/Minas Gás/Auto Fossas Assis, que empataram no tempo normal em 4x4. Nas penalidades, vitória do Rio Verde por 2x1 garantindo o primeiro lu-gar. Na terceira posição fi cou China/Ramal Bonito/Pon-to da Economia, quarto: Móveis Santa Clara/Bragantina e quinto: Mercado Sorriso/Baterias Elidir. Vitor Hugo terminou a disputa como goleiro menos vazado. A pre-miação foi entregue pelo secretário Celso Luiz Pomme-rening que na oportunidade representou o prefeito Mar-cel Micheletto.

Campeão

Vice

Goleiro menos vazado

Na reta fi nal para a fase de classifi cação, a 16ª Copa Assis de Futebol, que é uma promoção da Secretaria de Esportes de Assis Chateaubriand, segue hoje, sábado, com nove partidas em Brasilândia do Sul e Umuarama pelas categorias mirim, infantil e juvenil. A cada rodada o certa-me vai defi nindo os classifi cados para a segunda fase que será disputada toda em Assis no sistema eliminatório.

Classifi cadosNo mirim Centro de Futebol Alternativo de Cascavel

no grupo A, Medianeira e Canecão/Sadia no B, São Cris-tóvão/Cascavel e Assis Chateaubriand no C. Na categoria infantil já garantiram vaga: Centro de Futebol Alternativo de Cascavel no grupo A, Medianeira e Marechal no B, Ter-ra Roxa e São Cristóvão/Cascavel no C. No juvenil estão confi rmados no mata-mata: Centro de Futebol Alternativo de Cascavel no A, Marechal e Cafelândia no B e São Cristó-vão/Cascavel e Assis Chateaubriand no C.

Programação sábado 18/04/15 no mirim, infantil e juvenil

13h45: Brasilândia do Sul x Genoma/La Salle/Toledo13h45: São Jorge do Patrocínio x Iporã13h45: Umuarama x Altônia

Dia 25/04/1513h45: Altônia x São Jorge do Patrocínio13h45: Iporã x Perobal

Nove jogos acontecem hoje à tarde

ASSISSEGUNDA RODADA MOVIMENTA SUÍÇO DAS ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS

O 19º Suíço das Associações Comunitárias de Assis Chateau-briand, promovido pela Secretaria de Esportes em parceria com o Departamento de Assuntos Comunitários, segue hoje, sába-do (18), com a realização da segunda rodada. O certame foi aberto no último fi nal de semana com 46 gols marcados, com média de 4,18 por confronto.

Programação sábado 18/04/15

Guarani14h45: Ivo Muller/Tropical x Terra Nova16h: Jd. Paraná x Ramal Guarani B

Ramal X14h45: AREC x Amaujjp 16h: Encantado x Jardim Sheila

Silveirópolis16h: Silveirópolis x São João Batista/DSI

APMAC14h45: Santa Rita A x Ramal Soipê16h: Jd. Progresso A x APMAC

Ramal Pimenta 14h45: Ramal H x APMAC B 16h: Ramal Guarani A x Ramal Pimenta

Chácara Vieira 14h45: Jd. Primavera x Acamar 16h: Jd. Primavera A x Jd. Araçá

ASSIS ENCERRA FASE MUNICIPAL

DOS JOGOS ESCOLARES

Iniciada na segunda-feira (13) e encerrada ontem (17), a fase municipal dos 62º Escolares do Paraná em Assis Chateaubriand, contou com a participação de 28 equipes de escolas públicas e particulares no fut-sal, vôlei e handebol. As disputas foram nas classes A, de 15 a 17 anos e B, de 12 a 14 anos. Os classifi cados de Assis Chateaubriand disputam a regional em Tu-pãssi de 22 a 28 de maio. A promoção é do Governo do Estado através da SEET, Secretaria de Estado, do Esporte e do Turismo em parceria com os Núcleos Regionais de Educação e prefeituras.

Classifi cados a fase regionalFutsal Feminino A: Colégio Estadual Teotônio Vi-

lelaFutsal Feminino B: Colégio Estadual Teotônio Vi-

lelaHandebol Feminino A: Colégio Estadual Chateau-

briandense Voleibol Masculino A: IFPRVoleibol Feminino A: Colégio Estadual Chateau-

briandenseHandebol feminino B: Colégio Estadual Guima-

rães RosaHandebol masculino B: Colégio Estadual Guima-

rães RosaHandebol masculino A: Colégio Estadual Chateau-

briandenseFutsal masculino A: Colégio Estadual Chateau-

briandenseFutsal masculino B: Colégio Estadual Guimarães

Rosa

A disputa movimentou a semana

Colégio Chateaubriandense classifi cado para a regional

Dito Silva

Organização

AMISTOSOS DE ACEC, NICE E AROEIRA

Acec25/04/15: Sucan x ACEC

Nice 18/04/15: Aliança x Nice 25/04/15: Francisco Alves x Nice

Aroeira 18/04/15: Aroeira x Asfuca 26/04/15: Aroeira x Umuarama

Page 12: Edicão nº 222 - 18/04/2015

SÁBADO, 18 de abril de 2015 12PáginaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

Seis jogos amanhã (19), às 15h30, movimentam a se-gunda rodada da Taça Sebastião Fantinati da Lifac, com destaque para as estreias de Acec fora contra Anahy e Nova Aurora em casa reinaugurando o Fonsecão diante de Perobal. Também jogam Vera Cruz x Brasilândia, Ter-ra Roxa x Alto Piquiri, Palotina x Palotina x Silveirópolis e Iracema x Iguatu.

Jogo difícil para o Toledo hoje (18), às 20h, no Está-dio dos Pássaros, contra o Araponguense pela Divisão de Acesso. Precisa pelo menos empatar para continuar bri-gando por um lugar no G4. Transmissão da equipe Líder da Vale Verde FM.

Brasilândia x Genoma/Toledo, São Jorge do Patrocí-nio x Iporã e Umuarama x Altônia jogam hoje à tarde pela Copa Assis nas categorias mirim, infantil e juvenil.

Guarani, Ramal X, Silveirópolis, Apmac, Ramal Pi-menta e Chácara Vieira recebem os 11 jogos da segunda rodada do Suíço das Associações Comunitárias de As-sis.

Foi encerrada ontem (17), a fase municipal dos Jogos Escolares em Assis. Classificados vão para a regional de 22 a 28 de maio em Tupãssi. Na próxima semana tem o Piá Bom de Bola de Futebol.

Final de semana de emoções nos campeonatos estadu-

ais. Hoje às 16h tem Grêmio x Juventude e às 18h30 Bo-tafogo x Fluminense. Amanhã às 16h jogam Corinthians x Palmeiras, Vasco x Flamengo, Inter x Brasil, Atlético x Cruzeiro e Coritiba x Londrina. Às 18h30 tem Santos x São Paulo e às 19h, Operário x Foz do Iguaçu.

REGIONAL

Segunda rodada do Amador da Lifac tem estreias de Acec e Nova AuroraDA EDITORIABENEDITO LEAL DA SILVA

A bola rola neste domingo (19) para a segunda rodada do Campeonato Amador da Lifac/Taça Sebastião Fantinati de Fu-tebol com a realização de seis partidas marcando as estreias de ACEC e Nova Aurora que en-frentam Anahy e Perobal ven-cedores de seus compromissos iniciais. Nova Aurora inclusive vai reinaugurar o Estádio Fon-secão que foi todo remodelado principalmente o gramado que recebeu tratamento especial. Para quem perdeu é momento de triunfar enquanto os vence-dores tentam mais três pontos para continuar na ponta da clas-sifi cação. A expectativa é que o certame tenha ótimos jogos e muitos gols repetindo a rodada inaugural que anotou 21 gols com média de 3,5 por partida.

Programação domingo 19/04/15, às 15h30Cristalino/Vera Cruz do

Oeste x Brasilândia do SulIracema do Oeste x IguatuAnahy x ACECRainha/Terra Roxa x Alto

PiquiriNova Aurora x PerobalPalotina x SilveirópolisFolgam: Carajá e Altônia

Homenagem No ano passado, a pro-

moção homenageou o saudo-

Sebastião Fantinati, o homenageado, foi visitado nesta semana pelo presidente da Lifac, Valter Tibério

Com organização e confi ança, Acec estreia em Anahy

so deputado federal Moacir Micheletto e agora prestará justa homenagem ao des-portista Sebastião Fantinati de Brasilândia do Sul. Mora em Brasilândia desde 1962 e atualmente é diretor de In-dústria e Comércio. Trabalhou como professor no fi nal da dé-cada de 70 e no início de 1980 passou a treinar as categorias de base iniciando uma longa trajetória no esporte passando pelo cargo de diretor de espor-tes de 2004 a 2008.

“Sinto-me honrado em receber a homenagem e são nestes momentos que percebemos o quanto te-mos amigos espalhados no

meio esportivo. Agradeço de coração ao presidente da LIFAC Valter Tibério e toda

diretoria da Liga por lem-brar da minha pessoa”, dis-se Sebastião.