edição dia 17 de junho de 2011

16
Condor, 17 de junho de 2011 Ano 03 Edição 22 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com Com criação de nova Coordenadoria Regional, Paulo Sérgio Rodrigues assume função no Governo do Estado Conexão Comunidade 04 Geral 04 Prefeito é sentenciado em processo judicial junto com outros 13 condorenses Condor recebe as Missões Populares Franciscanas Concorra a 5 Hilux e a muitos outros prêmios. 100 mil brindes instantâneos. forcapremiadasicredi.com.br Quanto mais Sicredi você usar, mais chances de ganhar. Participe. CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE/MF/Nº 06/0038/2011 e SEAE/MF/Nº 05/0037/2011. Promoção válida para as cooperativas de crédito participantes. Consulte condições de contratação dos produtos participantes, bem como o regulamento completo da promoção em forcapremiadasicredi.com.br ou nas cooperativas de crédito. Produtos e serviços sujeitos à disponibilidade na sua cooperativa de crédito. Para mais informações sobre produtos e serviços, vá a uma de nossas unidades de atendimento ou acesse sicredi.com.br. Imagens meramente ilustrativas. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519. Produtos participantes: Jogo entre Combinados de Condor e Panambi vai arrecadar donativos para a Campanha do Agasalho Esportes 12 Depois de 17 anos, Escola Getúlio Vargas de Pontão dos Buenos tem novo diretor Geral 05 Na noite de ontem lideranças das comunidades católicas do interior e de Pastorais da Paróquia Santa Terezinha de Condor receberam os sete Missionários Franciscanos, entre eles os Freis Capuchinhos, que irão promover, juntamente com a comunidade condorense, as Missões Populares Franciscanas de Condor, entre hoje (dia 17) até o dia 3 de julho. Também esteve na Igreja Católica na noite de ontem o Bispo da Diocese de Cruz Alta, Dom Friedrich Heimler. As Missões Populares de 2011 tem como tema “Unidos em Cristo pela Família, Ide e Evangelizai”, objetivando mobilizar a sociedade local em torno da reflexão e da espiritualidade. As Missões iniciam hoje pelas comunidades de Esquina Beck, Pontão dos Buenos, Mambuca e Capão da Chave, onde ficam até o próximo dia 22. Já, a partir do dia 24, após as celebrações do Corpus Christi, os encontros missionários serão retomados nas comunidades de Linha Divisa, Barra do Barbosa, Colônia Cash e Bairro Bom Jesus e Matriz na cidade, seguindo até o dia 29. E no dia 3 de julho acontece o encerramento das Santas Missões em celebração festiva na Igreja Matriz. Todos os condorenses e suas famílias estão convidados a participar dos encontros.

Upload: jornal-vila-liberdade

Post on 24-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

edicao 1706 jvl

TRANSCRIPT

Page 1: Edição dia 17 de junho de 2011

Condor, 17 de junho de 2011

Ano 03 Edição 22 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com

Com criação de nova Coordenadoria Regional, Paulo Sérgio Rodrigues assume função no Governo do Estado

Conexão Comunidade 04

Geral 04 Prefeito é sentenciado em processo judicial junto com outros 13 condorenses

Condor recebe as Missões Populares Franciscanas

Concorra a 5 Hilux

e a muitos outros prêmios.

100 milbrindes

instantâneos.

forcapremiadasicredi.com.br

Quanto mais Sicredi você usar, mais chances de ganhar. Participe.

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE/MF/Nº 06/0038/2011 e SEAE/MF/Nº 05/0037/2011. Promoção válida para as cooperativas de crédito participantes. Consulte condições de contratação dos produtos participantes, bem como o regulamento completo da promoção em forcapremiadasicredi.com.br ou nas cooperativas de crédito. Produtos e serviços sujeitos à disponibilidade na sua cooperativa de crédito. Para mais informações sobre produtos e serviços, vá a uma de nossas unidades de atendimento ou acesse sicredi.com.br. Imagens meramente ilustrativas. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Defi cientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

Produtos participantes:

Jogo entre Combinados de Condor e Panambi vai arrecadar donativos para a Campanha do Agasalho

Esportes 12

Depois de 17 anos, Escola Getúlio Vargas de Pontão dos Buenos tem novo diretor

Geral 05

Na noite de ontem lideranças das comunidades católicas do interior e de Pastorais da Paróquia Santa Terezinha de Condor receberam os sete Missionários Franciscanos, entre eles os Freis Capuchinhos, que irão promover, juntamente com a comunidade condorense, as Missões Populares Franciscanas de Condor, entre hoje (dia 17) até o dia 3 de julho. Também esteve na Igreja Católica na noite de ontem o Bispo da Diocese de Cruz Alta, Dom Friedrich Heimler. As Missões Populares de 2011 tem como tema “Unidos em Cristo pela Família, Ide e Evangelizai”, objetivando mobilizar a sociedade local em torno da reflexão e da espiritualidade. As Missões iniciam hoje pelas comunidades de Esquina Beck, Pontão dos Buenos, Mambuca e Capão da Chave, onde ficam até o próximo dia 22. Já, a partir do dia 24, após as celebrações do Corpus Christi, os encontros missionários serão retomados nas comunidades de Linha Divisa, Barra do Barbosa, Colônia Cash e Bairro Bom Jesus e Matriz na cidade, seguindo até o dia 29. E no dia 3 de julho acontece o encerramento das Santas Missões em celebração festiva na Igreja Matriz. Todos os condorenses e suas famílias estão convidados a participar dos encontros.

Page 2: Edição dia 17 de junho de 2011

das copas do mundo de futebol. É uma copa só, composta por muitos jogos de futebol.

Falando nisso, já que as prio-ridades dos governos são saúde e educação, (saúde no Brasil é cala-midade pública) você já ouviu falar da construção de algum hospital nas cidades escolhidas para sede da copa de 2014, onde estão sen-do investidos bilhões do dinheiro público na construção de estádios? Com exceção do Beira-Rio, iniciati-va privada, e do Estado de São Pau-lo, que se negou a investir dinheiro do povo na copa, todos os outros são erguidos às nossas custas. O governador paulista mandou a Fifa às favas, isso antes de se revelar as falcatruas de milhões de dólares en-volvendo a compra de votos para o Blatter se manter no poder.

Opinião17 de junho de 20112

A estultice campeia solta. Não agüento mais ouvir, principalmen-te na “Rede dos Bobos”, a expressão “as olimpíadas” no Brasil. Tenho pena dos gregos. Há mais de dois mil anos mostraram ao mundo, em todas as áreas do conhecimento, que o ser humano não é estúpido por natureza. Inclusive no esporte. Até hoje não aprendemos.

No ano de 776 Antes de Cris-to, os gregos, para homenagear Zeus e outros deuses do Olimpo, organizaram um festival esportivo composto por jogos que deno-minaram Olimpíada. Depois, em 1896, o Barão de Coubertin orga-nizou uma nova versão desses jo-gos, mantendo o nome Olimpíada, original dos gregos. São hoje 20 modalidades de jogos, coletivas e individuais, que a cada quatro

falando nisso por Jorge Luiz Fripp

“AS COPAS” DO MUNDO NO BRASIL

Peço desculpas aos parcei-ros leitores por terem minhas le-tras, semana passada, enquanto Palocci despencava lentamente, caminhando sobre faixa de pedes-tre. Acontece que fui atropelado, numa trilha do cerrado. Por um filhote de dog-alemão de 70 qui-los em desabalada carreira, que me atingiu por trás e me fez voar e bater no chão com a base do crâ-nio. Resultado: um traumatismo crânio-encefálico com hematoma, por sorte fora do cérebro. Ainda grogue, tudo que consegui escre-ver foi o que não precisava de muita pesquisa, antes de ir para a ressonância-magnética. Reflexos preservados, mas preocupado com o hematoma, volto ao triste assun-to da política brasileira.

A presidente já devia ter na

manga a escolha da substituta de Palocci, porque saiu tudo no mesmo dia, ao contrário de Lula que, quando um ministro deixava a pasta, a vaga permanecia por semanas. A senadora Gleisi Hoff-mann já estava pronta para dar en-trevista mal surgira o nome dela, enquanto outros nomes cogitados pelo PT, na Câmara, ficavam per-plexos, como o líder Cândido Va-carezza e o ex-líder e ex-presiden-te da Câmara, Arlindo Chinaglia. Mais do que perplexo, irritado, ficou o senador Renan Calheiros, reclamando que o PMDB não fora consultado. É o resultado de nos-so regime jaboticaba - só tem no Brasil. Um presidencialismo que parece parlamentarismo. E não é

Depois da faixa

uma coisa nem outra. Uma jaboti-caba só pode se parecer com outra jaboticaba.

Depois veio a queda natural

daquele ministro que usa um ca-pacete peludo, Luiz Sérgio, que tinha o pomposo título de minis-tro das Relações Institucionais e foi mandado pescar. Como fora prefeito de Angra dos Reis, não estranhou virar ministro da Pesca e ficou muito feliz, como se ti-vesse sido uma pesca milagrosa. Livrou-se do apelido de garçom. Aquele que anota pedidos. E a Ministra da Pesca, que tem um temperamento de espantar peixes, virou ministra da negociação, das Relações Institucionais. Enquan-to era senadora e líder, Ideli Sal-vatti era quase uma combatente, explosiva e com pavio curto.

Não conheço a nova ministra Gleisi. Quando foi secretária do governador Zeca do PT, em Mato Grosso do Sul, ganhou fama de trator. Fico imaginando o que podem produzir esses dois tem-peramentos fortes numa reunião política de apaziguamento de âni-mos que hoje se estranham dentro do próprio PT ou, mais delicado ainda, numa reunião com o exi-gente e queixoso aliado PMDB. Dilma com certeza sabe a resul-tante porque, afinal, foi ela que juntou as duas. E no discurso para empossar ministros, olhou para o calendário, percebeu que estamos em meados de junhos, e mandou-os trabalhar.

Alexandre Garcia

OpiniãoQUEMDISSE

“Temerário é não ter a Copa”

“Nada se revela mais nocivo e mais perigoso do que a pretensão do estado de reprimir a liber-dade de expressão”CELSO DE MELLO,MINISTRO DO STF AOJULGAREM A LEGALIDADEDAS MARCHAS QUE BUSCAMA DISCRIMINALIZAÇÃO DAMACONHA

LÍDER DO GOVERNO NA CÂ-MARA, DEPUTADO FEDERALCÂNDIDO VACCAREZZA(PT-SP), SOBRE FLEXIBILIZARLICITAÇÕES DE OBRAS PARACOPA DO MUNDO

“Não troco o meu “oxente” pelo “ok” de ninguém!”“Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa

ARIANO SUASSUNA,ESCRITOR, ANIVERSARIANTEDE HOJE (1927)

Mais uma vez o município de Condor, nessa gestão, passa pela mesma situação: ter seu Prefeito com mandato cassado pela Justiça a partir de denúncia do Ministério Público. Nesse pro-

cesso, o famoso “Caso das Pranchas”, um caso envolvendo as adminis-trações de Lauro Bürgel (até 1996) e a do próprio José Francisco Candi-do (a partir de 1997). Nos autos da denúncia, a possível fraude em uma licitação, que viria a adquirir madeiras para a construção de casas popu-lares, ainda na gestão, do já falecido, Lauro Bürgel, que supostamente teriam sido usadas como favorecimentos eleitorais. Segundo relatado no processo, a licitação teria sido simulada após o período eleitoral de 1996 para justificar a aquisição das madeiras. Foram envolvidos no caso, além dos dois mandatários, outras treze pessoas foram envolvidas no proces-so, entre servidores municipais, então candidatos à Câmara Municipal e os proprietários da madeireira que forneceu o material. Dos citados como réus, apenas um foi absolvido.

Mas, algumas datas com referência a tramitação desses processos, envolvendo o Prefeito condorense, no Fórum de Panambi, chamam a atenção. Antes mesmo de janeiro de 2009, início de seu mandato atual, o prefeito Chico já recebia sua primeira condenação e seu primeiro recurso era remetido ao Tribunal de Justiça do Estado, de lá para cá, quase dois anos e meio. No último dia 2 de junho, José Francisco Teixeira Candido teve absolvição nesse processo junto a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). No entanto, alguns outros pro-cessos que citam o nome do gestor condorense também já estavam, e estão, tramitando na Vara Civil panambiense e, coincidência ou não, seis dias após sua absolvição em Porto Alegre, uma nova condenação surge em Panambi.

O Prefeito Chico ainda não se manifestou publicamente sobre mais essa sentença, porém, assim como no início de sua atual gestão já afir-mava: “Vou encerrar esse mandato como prefeito de Condor”, e deve estar ainda firme nessa assertiva. E não há dúvida de que isso aconteça. A morosidade do processo anterior serve de parâmetro para este, além de que, serão outras 13 pessoas igualmente julgadas em função dos recursos pedidos.

O que está em discussão a partir de agora é a eleição 2012. Natural candidato de situação à reeleição, Chico tem em sua sentença a suspen-são de seus direitos políticos. Ainda que acreditando na candidatura do atual Prefeito, não há como pensar nas alternativas que rodeiam as men-tes políticas do Município.

DIRETORES

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Darci Serafi m RodriguesMTE/RS - 15.063

SUPERVISÃO GERAL

Jorge Luiz FrippEDITOR CHEFE

Marcelo Fripp DIAGRAMAÇÃO

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

COMERCIAL

(55) 3379.1005 / [email protected]

CIRCULAÇÃO

Semanal/SábadosTIRAGEM

500 ExemplaresIMPRESSÃO

ITS Gráfi ca e Editora Jornalística Ltda

www.jornalvilaliberdade.com

FW Editoração LtdaCNPJ 10.643.438/0001-41

Rua Mauricio Cardoso, 26Bairro Centro - Condor

CEP 98290-000

Para quem é apaixonado por futebol, como eu, isso é um bal-de de água fria no ego da gente, como torcedor e como brasileiro. E hoje isso acontece todo dia. Por exemplo, quarta-feira passada fui assistir Penharol x Santos, decisão da Libertadores. O Santos, como re-presentante do Brasil, deveria nos encher de orgulho patriótico. E foi o que senti, até o momento em que um repórter informou que a meta-de do salário do Neymar dava para pagar toda a folha dos jogadores do Penharol e ainda sobravam uns trocados. Isso sem falar na angústia que nos causam esses mercenários da Seleção Brasileira, troteando ler-dos em campo, como nos dois últi-mos amistosos. Deixa pra lá. Acho que, no fundo, é melhor “olimpía-das” e “copas”, do que raiva.

anos, em uma cidade do planeta, encontram-se para competir por seus países. O profissionalismo tomou o lugar do espírito amador pretendido pelo Barão, descarac-terizando, em muito, o sonho dele e dos gregos.

O que quero dizer com isso é que, assim como no ano que vem, na Inglaterra, e em 2016, no Brasil, será realizada uma Olimpíada em cada um desses países. Cada olim-píada é composta pelo conjunto dos jogos olímpicos: atletismo, natação, judô, futebol, voleibol, basquete, etc. Então, quando você ouvir alguém, no rádio ou na teli-nha dizer “as olimpíadas da Ingla-terra” ou “as olimpíadas do Brasil”, pode ter certeza, esse alguém é estulto. Seria o mesmo que dizer: No ano de 2014 o Brasil será sede

Page 3: Edição dia 17 de junho de 2011

Geral 17 de junho de 20113

Depois de ter sido absolvido pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do

Rio Grande do Sul (TJRS), no dia 2 deste mês, o prefeito de Condor, José Francisco Teixeira Cândido, voltou a ser julgado por outra de-núncia e acabou sendo condenado à perda do cargo e a suspensão dos direitos políticos durante cin-co anos.

Primeiro, o Prefeito respon-deu à acusação de ordenar e efe-tuar despesas não autorizadas por Lei e também de desviar bens em proveito alheio, fatos que teriam ocorridos durante o mandato no ano de 1999, conforme a denún-cia. A 4ª Câmara do Tribunal jul-gou improcedente a acusação e absolveu o réu, arguindo a insu-ficiência de provas.

Tribunal aplica sentença contra PrefeitoApós seis dias de sua absolvição no TJRS, Chico é condenado novamente pela Justiça

E a RBS/Zero Hora tentou criar polêmica quanto à viagem do Go-vernador Tarso Genro à Coreia, enfocando o fato de ter ficado alguns dias descansando na Espanha, antes de seu retorno. Pois Tarso já tem garantido a vinda de várias empresas ao Rio Grande do Sul para pros-pectarem negócios, o que é resultado prático da viagem, além dos ne-gócios que empresários daqui realizarão naquele País. Somente para exemplificar, o Governador levou empresários em sua comitiva, para que os mesmos pudessem acertarem acordos com empresas da Coreia, como foi o caso do empresário Bruno Fockink de Panambi. Se o Go-vernador fosse sozinho, apenas com seus assessores, ainda assim vale-ria a pena a viagem pois estaria levando os produtos de nosso Estado. Mas quando ele vai acompanhado de empresários, comprova que não quer ser apenas uma estrela, mas quer um trabalho coletivo, defendido na campanha e colocado em prática agora. A Zero Hora de final de semana chegou a publicar charge que retratava o fato, dando caráter que Tarso estaria como Batisti, que teria sido “extraditado” da Coreia ou da Espanha. Ora, querer fazer sátira da viagem é tentar diminuir sua importância, numa espécie de dor de cotovelo em razão dos grandes resultados que estão advindo da viagem.

E a Folha de São Paulo, juntamente com a Rede Globo, tentaram criar desequilíbrio ao governo Dilma. Não conseguiram, pois a ava-liação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff subiu dentro da margem de erro, para 49 por cento o governo Dilma é classificado como ótimo ou bom, contra 47 por cento no levantamento realizado entre 15 e 16 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. O percentual que considera a administração da presidente regular subiu de 34 por cento para 38 por cento e os que a consideram ruim ou péssima somaram 10 por cento, contra 7 por cento no levan-tamento anterior. Três por cento afirmaram não saber, contra 12 por cento em março. Desta forma, todo o estardalhaço criado pela mídia em torno da queda de Palocci não repercutiu no desempenho do go-verno e da avaliação da Presidenta. Dilma começa a adquirir uma certa “imunidade” parecida com aquela que o Presidente Lula tinha nos oito anos de governo. Dilma se mantém forte diante da crise criada pelos grandes órgãos de comunicação que tem lá seus “interésses” como di-zia o Brizola.

PolíticaClaudio Motta [email protected]

Em outra acusação a Justiça Estadual voltou a julgar o prefeito José Francisco Teixeira Cândido e o condenou à perda do cargo e à suspensão dos direitos políticos du-rante cinco anos. A condenação é por suposta fraude num processo de licitação, mas o prefeito permanece

no cargo, pois ainda cabem recursos. A denúncia do Ministério Público do Estado apontou que a prefeitura comprou, no ano de 1996, madeira sem licitação para construir casas à população carente e, depois das eleições, simulou licitação que jus-tificasse a compra da madeira. Ou-tras 13 pessoas também denunciadas pelo MPE foram condenadas.

Em contato com a imprensa, o advogado do prefeito de Condor, Dante Eugênio Barzotto Neto, disse que a decisão cabe recurso e espera a reversão em segunda instância, a exemplo das outras ações nas quais o prefeito já foi absolvido. Barzotto relatou ainda, que a compra da refe-rida madeira foi feita antes de José Francisco Cândido ser eleito e parte da mesma foi paga após ele ter assu-mido o cargo em 1997.

Prefeito Chico deve buscar recurso

Neste sábado será realizado o Dia de Mobilização Nacional de vacinação infantil.

Crianças de 0 a 4 anos devem receber a vacinas contra a Polio-mielite e crianças de 1 a 7 anos contra o Sarampo. Segundo a coordenadora do setor de imuni-zação da Secretaria de Saúde de Condor, Suzan Lautaer, Condor tem as metas de vacinar 447 crian-ças contra a pólio e 575 contra o sarampo. “Estamos convocando as crianças para virem até o pos-to de sáude para serem vacinadas e esse ano temos uma meta bem alta, mas esperamos que todos os pais tragam seus filhos para rece-berem as doses”, convocou Suzan Lauteret.

A vacinação acontece durante todo o dia deste sábado dia 18, das 8h às 17h. Ainda, serão montados postos volantes por todo o interior do Município, conforme crono-grama de horários e localidades que segue.

Amanhã, 18 de junho, é dia de vacinar as Crianças

Tiveram início esta semana as obras de construção das 30 casas populares, destinadas à comunida-de condorense através do programa Minha Casa Minha Vida.

Conforme a Coordenadora do setor de Habitação da Secretaria da Ação Social e Cidadania de Condor, Eloá Fritsch Piasetzki, as casas estão sendo construídas pela empreiteira Marma de Porto Ale-gre, através de uma construtora da cidade de São Nicolau. “A Marma contratou uma construtora de São Nicolau, que em Condor terá como coordenador do andamento das obras, Gilberto de Moura, o Beti-nho”, explicou Eloá.

Este Projeto do Programa “Mi-nha Casa Minha Vida”, organizado pela administração condorense em abril de 2010, prevê a contrução de 30 casas, no valor de R$ 21 mil cada uma, sendo R$ 18 mil de re-

Casas populares começam a ser construídas em Condor

cursos do Governo Federal e R$ 3 mil de contrapartida do Município. Segundo Eloá Piasetzki, a contra-partida do Município está sendo aplicada através da terraplanagem ou aterramento dos terrenos onde

estão sendo realizadas as constru-ções. Conforme a Coordenadora Eloá, o prazo para a conclusão das casas é de 120 dias. Estão sendo construídas 22 casas na cidade e oito na Esquina Beck.

Pedreiros e máquinas já puderam ser vistos nos locais das obras essa semana

Page 4: Edição dia 17 de junho de 2011

17 de junho de 20114 Conexão Comunidade

No princípio, era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Ele estava no principio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez (João 1.1-3). Ho gloria!

Deus uniu-se a sua palavra. Ele fez parte de sua palavra. Deus o poderoso criador, não somente está em sua palavra, mas também da apoio a sua poderosa e santa pa-lavra. Segundo o texto acima, não se pode separar Deus de sua Santa e pura palavra. Aleluia!

Deus chamou a existência as cosias que não existiam, fazendo-as existir pela sua palavra, porem velou sobre ela para que nenhuma palavra falhasse. Deus disse, eu velo sobre a minha palavra para a cumprir(Jr 1.12.). Ainda em (Ex 15.26c) Deus falou, eu sou o se-nhor, que sara. Deus esta fazendo uma promessa.

Esta promessa permanecerá para sempre (1. Pe 1.25). A palavra é, como seu autor, eterna, invariá-vel e viva. A palavra é eterna!

A palavra de um homem é o que ele é. A palavra de Deus é o que ele é. A palavra de Deus tem mesmo tamanho dele. Deus tem o mesmo tamanha de sua palavra. Aleluia!

Quando não cremos na palavra, é descrer em Deus, que é o autor dela. Nossa atitude para com a pa-lavra determinar tudo o somos.

Quando foi dito a Maria que ela conceberia pela virtude do es-pírito santo e daria a luz aquele que

Palavra do PastorPastor Jaime Vasconcelos

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Unidade Cristã

Domingo 19h - Culto Condor /1ª Segunda do mês reuniões em Panam-bi/ 3ª Rincão dos Pinheiros: 15h Tarde da Benção, 19h30 Culto/ 5ª - 15h Tarde da Benção / 19h30 - Culto Condor/6ª Esquina Beck - Campanha da Libertação/Sábado - Templo Sede Rincão - Culto de Departamentos/To-dos os sábados às 15h45 programa na Rádio 98.5 FM

A palavra de Deus e sua autoridade

Na próxima segunda-fei-ra, 20, às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores,

o titular da recém criada Coorde-nadoria Regional da Participação Popular, Paulo Sérgio Rodrigues estará em Condor, reunido com o Conselho Municipal de Desenvol-vimento (Comude) e com os verea-dores condorenses para apresentar as funções dessa nova representa-tividade do Governo do Estado e também, convidar a comunidade condorense para participar das dis-cussões iniciais que darão forma ao Plano Plurianual (PPA) do Rio Grande do Sul. Em contato com o Jornal Vila Liberdade e com o pro-grama “Espaço Aberto” da Rádio Comunidade, o coordenador Paulo Sérgio Rodrigues falou sobre o iní-cio das discussões em torno do PPA gaúcho e ainda sobre a implemen-tação do Sistema de Participação Popular, que deverá ser uma das bandeiras do Governo Tarso Genro. Acompanhe a seguir a entrevista de Paulo Sérgio:

Jornal Vila Liberdade (JVL) – Coordenador, o que o Sistema de Participação Popular?

Paulo Sérgio Rogrigues – A gente está participando de um mo-mento fundamental para o estado do Rio Grande do Sul, que é, por iniciativa do governador Tarso Genro, de criar um Sistema de Par-ticipação Popular no Estado. Sem dúvida, por se tratar de um sistema, não é algo que se implementará da noite para o dia, vai levar um bom tempo, não mensurável agora, mas um período de vários anos. Esse Sistema não vai tratar apenas da participação popular em relação as questões orçamentárias, da onde o governo do Estado irá investir seus recursos, mas vai tratar de um conjunto de situações, estimulando a população a participar, seja atra-vés de Conselhos, seja debatendo o próprio orçamento, seja através da internet que hoje é um mecanismo fundamental de comunicação e par-ticipação. E eu (Paulo Sérgio) sou o responsável, representando o go-verno do estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria do Planejamento, a mobilizar e incentivar as lideran-ças do Corede-Norc, ou seja, onze municípios da nossa Região onde temos então, Condor fazendo parte. É uma tarefa bastante desafiadora, mas que eu vou ter a oportunidade de contribuir por estar informado de uma série de informações, que com muito carinho quero deixar todas as liderança de Condor informadas, para que nós possa fazer o desen-volvimento econômico e social que é o grande desafio do governo tarso de forma distribuída em toda a Re-gião e em todo o Estado.

JVL – E o PPA, como será for-mulado com a participação da co-munidade?

Paulo Sérgio – Para as pesso-as entenderem melhor, existe o PPA (Plano Plurianual) que é um nome

Paulo Sérgio assume Coordenadoria RegionalNova pasta da Consulta Popular vai articular participação da população no Governo

mais técnico, que em outras palavras seria um plano para os próximos 4 anos, isso é obrigação legal inclusive em nível federal, estadual e para os prefeitos também, que tem que fazer seus Planos Plurianuais. Então nós vamos construir esse planejamento de quatro anos ouvindo a comunida-de e se articulando com os técnicos, o que é uma coisa muito importante, já que com a caminhada todos vão aprendendo, pois nós não podemos fazer um plano só com os técnicos ou só com a participação popular, devem ser conjugadas as duas situa-ções, valorizando nossos técnicos e ouvindo a comunidade. Então, é para nos próximos quatro anos, a gente quer iniciar a construção do Sistema de Participação Popular, no qual será valorizando a participação de todo o conjunto da sociedade e esse é meu papel de estar hoje aqui em Condor, em Ajuricaba, em Pejuçara, em Ijuí, em Panambi, enfim, nos onze mu-nicípios, estimulando e informando, junto com os técnicos, para nós bus-car o que o Governo está propondo, que é um desenvolvimento sócio eco-nômico parelho, para nós medir bem, com números, estudos técnicos e de-pois com a participação popular para apontarmos quais são as prioridades para Região ou para Condor.

JVL – Quando deve ter início as discussões para a conformação do PPA?

Paulo Sérgio – Quero aproveitar e informar e já convidar a comunida-de e em especial as lideranças con-dorenses, que dia 28 de junho, uma terça-feira, em Ijuí, no auditório da Sede Acadêmica da Unijuí, às 19h, nós teremos então um primeiro mo-mento para iniciar a discussão em torno do Orçamento do Estado para 2012, porque toda a discussão em torno do grande Plano já foi feita, de foram popular, houve muita par-ticipação e agora vai vir a Secretaria Estadual do Planejamento, o repre-sentante do Sistema de Participação Popular que é ligado a esta Secreta-ria, para discutirem e debaterem com a Sociedade o PPA e já começar a dar o indicativo de que tipo de macroa-ções vamos ter na Região a partir do diagnóstico da Participação Popular, para dar elementos para nós come-çar a discutir o Orçamento 2012. En-tão, para dia 28 a gente está fazendo um convite para todas as lideranças, formalmente, para participarem, em parceria com o Corede, para discu-tir então as prioridades da Região e apresentar o PPA. Vale lembrar que o PPA ainda não foi aprovado na Assembleia Legislativa, mas vamos apresentar o que foi buscado junto a sociedade, que vai dar nas diretrizes, enquanto isso o PPA vai tramitar lá na Assembleia, mas para não perder tempo e já com essa base vai se dis-cutindo os elementos para o Orça-mento 2012.

JVL – Existe a possibilidade de termos a instalação da Coordena-doria da Participação Popular em Panambi?

Paulo Sérgio – Temos várias co-ordenadorias ligadas ao Governo do Estado, e por aí vai Educação, Agri-cultura, Trabalho, Saúde e outras, e nós (Coordenadoria Regional da Par-ticipação Popular), temos um forma-to de Coordenadoria. Porém, todas as coordenadorias, que já existem aqui na Região, estão sediadas em Ijuí e a gente está levantando um pleito para que a gente consiga ter uma coorde-nadoria aqui próximo, em Panambi, que é a Coordenadoria da Participa-ção Popular. Então quero dizer aqui da grande possibilidade de termos uma coordenadoria fora da sede, do pólo que é Ijuí, e isto acontecendo em Ijuí. Estamos agora, apenas vendo o detalhamento do Espaço físico, mas muito provavelmente nós teremos a Coordenadoria, a qual estarei a fren-te, sediada em Panambi.

JVL – O Coordenador tem in-formações sobre os recursos previs-tos nas Consultas Populares de anos anteriores?

Paulo Sérgio – Nesta quarta-fei-ra, 15, no Palácio Piratini, o Gover-nador Tarso Genro, em ato solene, instalou os Conselhos Regionais dos PPAs, e cada região tem quatro con-selheiros, sendo eu um deles aqui do Noroeste Colonial. Então, o próprio Governador instalou e coordenou es-ses conselhos do PPA no Rio Grande do Sul. E nessa oportunidade, o Go-vernador Tarso anunciou a aplicação do recurso da Consulta Popular, ou seja, ele explicou como será aplica-do e trago agora uma notícia para a comunidade de Condor e Região, que, por uma decisão política do Go-vernador Tarso Genro, ele vai pagar o passivo das Consultas Populares das Consultas Populares de 2004 a 2009, das quais eu recebi todas as informações e já na próxima semana eu estarei aqui informando o que foi, de fato, consolidado dessas consul-tas que não foram pagas e a forma de pagamento, mas já anunciamos que é uma decisão política do Governo, já que não há uma obrigação legal de pagar, mas valorizando toda a participação popular que aconteceu, independente de que governo estava a frente, e o Governo Tarso encon-trou uma maneira de pagar, mesmo que parcelado, o que deve estimular para que possamos desempenhar nossa função na Região, estimulan-do as pessoas a participar das futuras decisões de onde alocar os recursos do orçamento estadual na Região e certamente em Condor.

Coordenador Paulo Sérgio Rodrigues

salvaria o povo dos seus pecados, ela não compreendia como isso poderia acontecer. Aos olhos naturais, isso era impossível.

Maria nos deu o segredo do favor de Deus quando disse em (Lc 1.38). Cumpra-se em mim a tua palavra. Isso agradou muito o pai e foi feito segundo a sua santa promessa.

Você deve aprender a deixar de lado seus argumentos e a abandonar seus conhecimentos teóricos, reco-nhecendo que a “inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é su-jeita a lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”(Rm 8.7). Quero que você diga como Maria que diz cumpra-se em mim a sua vontade.

Depois de Jesus ter sido por João Batista no rio Jordão, impelido pelo espírito ao deserto, onde ficou durante quarenta dias, para iniciar seu ministé-rio na terra (Lc 4.14c). E reinar!

A primeira coisa que o povo ficar admirado e cativo sua atenção foi o fato de “Jesus falar com poder e au-toridade. Admiravam a sua doutrina. Porque? A sua palavra era com auto-ridade (Lc 4.32).

Suas palavras eram cheias de po-der. Ainda hoje, a palavra de Deus tem poder, por que ele ainda é o mes-mo. Jesus disse eu sou mesmo on-tem, hoje, e amanha. Ele será sempre o mesmo.

Creia que acontecerá o que Jesus diz. Não duvidando de coisa alguma, antes creia somente. Tudo é possível ao que crer. Creia na palavra para ser liberto e curado agora mesmo, onde estiver. Deus lhe abençoe em Cristo Jesus. Amém!

Page 5: Edição dia 17 de junho de 2011

Geral 17 de junho de 20115

PROPOSIÇÕESIndicação Indicação n°. 043/2011, (Verª. Mercedes), INDICA ao Poder Executivo efetuar serviços de patrolamento, encascalhamento e que seja passado, ainda, o rolo compactador, nas

proximidades das residências de Fernando Barbosa, Vilson Trenempol e outros, em Linha Mambuca. Deferida e encaminhado ao Executivo.Indicação n°. 044/2011, (Ver. Marcelo), INDICA ao Poder Executivo efetuar a instalação de equipamentos de iluminação pública em poste situado na esquina da Rua Osvaldo Cruz com

a Rua da Palmeira. Deferida e encaminhado ao Executivo.Indicação n°. 045/2011, (Ver. Marcelo), INDICA ao Poder Executivo efetuar obras de encascalhamento na estrada de acesso a propriedade do Sr. Francisco Prestes, em Colônia Cash.

Deferida e encaminhado ao Executivo.Indicação n°. 046/2011, (Ver. José), INDICA ao Conselho Municipal de Trânsito o estudo da possibilidade de instalação de placa de sinalização fixando horários permitidos de estaciona-

mento na Rua Bento Gonçalves no sentido da Rua 15 de Novembro até a Rua Osvaldo Cruz. Deferida e encaminhado ao Executivo.

Moção n°. 011/2011, “MOÇÃO DE PARABÉNS” ao Clube de Mães Primavera, da Linha Mambuca.Parabenizar esta entidade pela passagem dos seus 22 anos de atividades, ocorrida no ultimo dia 11 de junho do corrente, nas dependências da Igreja Católica da Linha Mambuca.Dessa forma, queremos prestar este reconhecimento a este Clube de Mães, o qual ao longo desses anos vem prestando um importante trabalho na comunidade de Linha Mambuca.Assim sendo, solicitamos que seja dado conhecimento desta a Presidente, Sra. Wilma Moresco, e extensiva a todas as demais membras da entidade. Aprovada por unanimidade.

PARECERES DAS COMISSÕESProjeto de Lei Municipal nº. 048/2011, que “Autoriza o Município conceder auxilio financeiro ao Centro Esportivo de Linha Ramada, abrir Crédito Adicional Especial no Orçamento do

Exercício de 2011 e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade com os pareceres favoráveis.Projeto de Lei Municipal nº. 049/2011, que “Autoriza o Município abrir Crédito Adicional Especial no Orçamento do Exercício Econômico-Financeiro de 2011 e dá outras providências”.

Aprovado por unanimidade com os pareceres favoráveis.

EDITAL Nº. 006/2011 - CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICAFicam convidados por este Edital todos os Vereadores com assento nesta Casa Legislativa, para participarem da AUDIÊNCIA PÚBLICA, de apresentação do Relatório de Gestão

referente ao 1° trimestre de 2011, sendo a apresentação feita pela Secretária Municipal da Saúde e Saneamento, a ser realizada dia 13 de junho do corrente, com início às 19:00 horas, na sede desta Câmara de Vereadores de Condor, sendo o convite extensivo ao público em geral.

Por nada mais constar na ordem do dia, deu-se por encerrada a presente Sessão, fi cando convocados todos os Vereadores (a) para a Sessão Ordinária, dia 20.06.2011, (segunda-feira) com início às 18:30 horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Anelise Wegner Haerter – Técnica Legislativa.

Poder Legislativo Municipal de CondorRua do Comércio, nº 1190 - Condor, RS

Telefone 3379 1322 / email: [email protected] / site: www.camaracondor.rs.gov.br

Da Síntese das Matérias Apresentadas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Condor/RS, realizada em 13 de junho de 2011:

Cléo Malheiros é o novo diretor no PontãoEscola Getúlio Vargas teve troca de diretoria com aval da comunidade

OProfessor Cléo Roberto Malheiros, que há alguns anos atuou no magis-tério em Condor, retornou ao Muni-

cípio, agora para exercer a função de gestor. Com o aval da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Malheiros assumiu a direção da Escola Estadual Getúlio Vergas, de Pontão dos Bueno, em substituição ao pro-fessor Waldir Land, que a 18 anos ocupava o cargo no educandário.

A partir da solicitação do ex diretor Waldir Land, a titular da 36ª CRE, professora Rosmari Gobbo, passou a estudar algumas possibilidades para sua função na Escola Getúlio Vargas. “Es-tamos aqui fazendo esta substituição da direção em função de que o professor Waldir Land no colocou, já no mês de maio, a sua disposição de trocar a direção da Escola e assumir suas atividades particulares”, ressaltou a Coordenadora, que ainda ressaltou um requi-sito para a função de diretor de escolas na rede estadual, “uma escola exige 40 horas semanais do profissional que assumir sua direção e nós procuramos aqui na comunida-de, conversamos com diversos professores e em função de que muitos possuem vínculos com o Município não era possível exercerem a direção, então, como o grupo aqui não preencheu os critérios, após um mês de tratativas, acabamos conversando com o professor Cléo, que foi nos pedir para retornar para Condor e então conseguimos con-ciliar as duas coisas”.

Desta forma, na manhã de terça-feira, 14, em consen-so com o a comunidade escolar da Escola Getúlio Var-gas, o Professor Cléo Malheiros assumiu, oficialmente, a função de diretor da instituição de ensino. E logo em sua chegada, Malheiros já mostrou satisfação em ser bem recebido e ter aceita a sua proposta de trabalho. “Quero agradecer a acolhida que a comunidade teve através da presidente do COM e presidente do Conselho Escolar, pois é através da comunidade que a gente vai fazer um bom trabalho, já que o objetivo do meu retorno a Con-dor é contribuir com a comunidade, é fazer com que esse trabalho que estamos projetando possa dar frutos, possa

Com toda a humildade e sinceridade, venho agradecer aos Professores, Alunos, Pais de Alunos, ao Sr. Paulo Rogé-rio Teixeira, Presidente do CMD, a Sra. Sandra Fritsch, Presidente do Conselho Escolar, aos ex-Alunos que freqüentaram a ESCOLA ES-TADUAL DE ENSINO FUNDA-MENTAL GETÚLIO VARGAS, de Linha Pontão dos Buenos, pelo apoio e confiança que depositaram na minha pessoa durante os mais de 17 anos em que estive a frente da direção deste estabelecimento de ensi-no, que muito já contribuiu, está contribuindo e ainda irá contribuir para a formação de cidadãos e o engrandecimento deste município.

Estou há mais de 26 anos trabalhando nesta escola, dos quais estive mais de 17 anos frente à direção, onde obtive muitos aprendizados e so-nhos realizados, que levarei por toda minha vida.

Dizer que valeram todas as lutas por esta escola, nas quais sempre tivemos o apoio de toda a Comunidade Escolar.

Tive a oportunidade de ex-alunos, hoje colegas, serem professores desta Escola, e como todos, defendem e se orgulham da mesma, pois é um Estabelecimento de Ensino, como os demais, que marcou a sociedade Condorense pela sua história e trajetória.

Devido ao meu retorno do vínculo profissional a rede municipal, pois estive permutando nos últimos anos, no dia 14 de junho entreguei a di-reção desta escola, e nesta data assumiu a mesma o Professor Cléo, ao qual desejo sucesso nesta importante função, que certamente terá o meu apoio, dos demais colegas e de toda comunidade escolar.

Continuarei atuando como Professor nesta escola, e com certeza, sempre atuando na defesa deste Estabelecimento de Ensino, como as de-mais Escolas do Município, pois sou Professor, profissão da qual muito me orgulho.

Tenho certeza que o Diretor que ora assumiu a direção, atuará da mesma forma, ou seja, na defesa deste Educandário e por um bom ensi-no, atitude esta esperada e que certamente terá o apoio de toda a comu-nidade escolar.

Fico eternamente agradecido pela oportunidade que tive, e a todas as pessoas que contribuíram e me ajudaram nesta importante tarefa, da qual só guardo boas recordações.

Waldir Land- Professor e ex-diretor.

NOTA DE AGRADECIMENTOA PEDIDO

Professor Cléo foi recebido pela comunidade escolar da Getúlio Vargas

fortalecer a Escola, transformá-la numa escola de refe-rência, transformá-la em uma escola em que as pessoas tenham orgulho de estudarem aqui”, apresentou o Pro-fessor Cléo.

Já num primeiro momento, Cléo Malheiros tem al-guns desafios a serem superados diante da direção do educandário de Pontão dos Buenos, como a redução do número de alunos, que vem sendo gradativo com o passar dos anos e com a situação estrutural. “Primei-ro temos que ter clareza em que proposta a Escola tem, que proposta pedagógica vamos construir para dialogar com essa realidade, de como fazer com que esse aluno que aqui está não se sinta prejudicado, e isso passa pela formação dos professores, pelo diálogo com a comunidade, pelo comprometimento de fazer com que a comunidade perceba que a escola não está desprovida de qualidade. Ainda estamos nos interan-do do espaço físico, da condição financeira, estrutural, burocrática, porque isso é um todo, porque qualidade física na escola também significado pedagógico”, des-tacou Cléo que ainda indicou caminhos para a busca de soluções, “isso passa pelo envolvimento da comu-nidade, da direção, dos professores, dos funcionários e ainda temos a ideia de fecharmos algumas parcerias pra fortalecer esse trabalho pedagógico”.

Page 6: Edição dia 17 de junho de 2011

17 de junho de 20116 Geral

Trabalhos realizados

A SMS de Condor solicita que as mulheres que agendaram o exame de

mamografia que as mesmas compareçam, na data e horário marcado, pois o não comparecimento acaba prejudicando o andamento dos exames e ti-rando a oportunidade de mulheres que necessitam realizar a mamografia anual. Caso não possam comparecer na data agendada, favor comunicar 48 horas antes, para substituir a marcação par outra pessoa. Fone de Contato 3379-1379 falar com a Enfª. Rosangela.

Mamografi as

Na quarta-feira, dia 15 de Ju-nho, no Centro de Convivência, a Secretaria Municipal da Assistência Social realizou no encerramento do Curso de Pintura e Crochê, Amos-tra dos trabalhos desenvolvidos por famílias beneficiaras do Programa Bolsa Família, custeado pelo recur-

Smas promove mostra de artesanatoTrabalhos produzidos durante realização de cursos foram expostos no Centro de Convivência

so do Índice de Gestão Descentra-lizada (IGD), recurso este, disponi-bilizado pelo Governo Federal em Parceria com o Município. Onde fo-ram desenvolvidos belíssimos traba-lhos artesanais de Pintura, Colagem em Tecido e Crochê, ministrado pela instrutora Eni Wehr. O curso de Cro-

chê ainda terá continuidade neste mês de junho, e no mês de julho terá início o Curso de Tricô. Convida-mos a todas as pessoas interessadas em fazer os Cursos, para compare-cer junto a Secretaria Municipal da Assistência Social para fazer a sua inscrição.

O setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Munici-pal da Saúde de Condor nesta semana realizou a instalação de duas placas educativas em locais onde ocorre o depósito ilegal de lixos e outros. Essa medida tornou-se necessária diante das muitas denúncias e irregularidades pelo setor iden-

Vigilância Sanitária instala placas para evitar depósitos de lixo

tificadas. Uma das placas está afixada próxima a ponte do arroio raiz, na Rua Borges de Medeiros e a outra na Rua 15 de Novem-bro próximo ao antigo moinho. A equipe espera que com esta me-dida se consiga fazer com que as pessoas se conscientizem e não joguem lixo e outros dejetos den-tro ou nas proximidades.

Lei Municipal nº 1.954/2011:“AUTORIZA O MUNICÍPIO DE CONDOR A FIRMAR CONVÊNIO COM O MUNICÍPIO DE IJUI/

RS, PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇO DE SAÚDE MÓVEL DO PROGRAMA SAMU/SALVAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Lei Municipal nº 1.955/2011:“AUTORIZA O MUNICÍPIO CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO AO CENTRO ESPORTIVO DE

LINHA RAMADA, ABRIR CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NO ORÇAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2.011 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Lei Municipal nº 1.956/2011:“AUTORIZA O MUNICÍPIO ABRIR CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NO ORÇAMENTO DO

EXERCÍCIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE 2.011 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Gabinete do Prefeito Municipal Em 15 de Junho de 2.011

Valmir Land Vice-Prefeito Municipal

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR

Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379 -1133 / Fax 55 3379 -1121

Participantes dos cursos

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com as demais Secretarias está lançando novamente a Campanha de Arrecadação de garrafas

Pet, limpas de preferência, para o Projeto de Confecção de ornamentos natalinos para o nosso município. Para tanto, pedimos a Comunidade condorense que nos auxilie nessa Campanha, entregando as garrafas no eco ponto de arrecadação: antiga COTICOL. Também Comunica a Secretaria Municipal da Educação que estão abertas as inscrições para voluntárias que queiram participar do Projeto. As interessadas deverão contatar com a coordena-dora do Projeto Marlene Keller, pela manhã na SMEC e à tarde na sede do PIM.

Garrafas Pet

Page 7: Edição dia 17 de junho de 2011

Geral 17 de junho de 20117

Foragido é preso após cair de moto em CondorDois acidente de trânsito envol-

vendo motocicletas foram registra-dos em Condor durante o final de semana.

No sábado, dia 11, por volta de onze horas da noite, foi comunica-do à Brigada Militar de Condor um acidente envolvendo uma moto, junto a Rua Osvaldo Cruz, próximo a saída para o CTG. No local, os policiais constataram que a vítima já havia sido removida ao hospital. Identificada como companheira da vítima, uma mulher que estava junto aos curiosos que observavam o aci-dente, não quis dar os dados exatos sobre a identificação do condutor da moto. Aliás, a motocicleta, com documentos vencidos, também che-gou a ser camuflada, mas depois foi

Padre e Jornalista Darci RodriguesDe olho na Realidade

[email protected]

É tempo de MissõesPois nesta sexta-feira 17 de junho a paróquia católica de Condor esta

vivenciando as missões populares. E elas são um dos métodos que temos ao nosso alcance visando retornar as origens da evangelização proposta por Jesus. Com isso não estamos dizendo que a caminhada atual da evangeliza-ção na paróquia não esta conforme o projeto do Senhor. Mas ao voltarmos aos primórdios evangelizadores significa despertar para algumas ações que estão adormecidas no contexto geral da comunidade paroquial católica.

É evidente que a retomada será realizada com métodos próprio para este nosso terceiro milênio. Também é importante ter presente que a missão evangelizadora na Igreja deve ser permanente. E quando falo em igreja es-tou me referindo a todos os seus membros, pois todos devem cumprir esse trabalho seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes (cf. Mt. 9,35-36). Ele, sendo o Senhor, se fez servidor e obediente até a morte de cruz (cf. Fl. 2,8); sendo rico, escolheu ser pobre por nós (cf. 2Cor 8,9), ensinando-nos o caminho de nossa vocação de discípulos e missionários. É por isso que somos chamados a seremos evangelizadores conforme o anuncio do Senhor. Mas porque missões populares franciscanas na paróquia de Condor visto que o projeto na diocese é as missões populares leigas?

A resposta provém de que a paróquia deve estar em continua missões, ela deve ser em todos os tempos missionária. Mas de modo especial na paróquia Santa Terezinha esse processo missionário em função de alguns conflitos foi esquecido por isso neste ano é necessário um retomar para podermos nova-mente estar em sintonia com a proposta da diocese quanto às missões. E este trabalho está contando com a colaboração dos freis franciscanos. E então o convite é para todos e o empenho e dedicação de cada membro da comuni-dade tornará decisivo para colhermos bons e duradouros frutos. E para isso ninguém pode cruzar os braços ou ficar indiferente. Todos podemos e deve-mos fazer algo para o crescimento espiritual e evangelizador da paróquia. Pois quem ama de fato a Deus vai amar a sua igreja e ao mesmo tempo irá se comprometer com ela. E neste trabalho pastoral é importante a experiên-cia pessoal com Deus cultivando uma sincera amizade com Ele, deixando-se inundar pelo seu amor e sabedoria. Pois não somos nada e não iremos fazer nada sem a graça do Senhor. É Ele que toca os nossos corações apenas so-mos instrumentos na suas mãos. Então vamos nos apaixonar por Jesus e seu evangelho e o nosso trabalho para o reino de Deus será frutoso. E toda esta caminhada ninicia na família. E nela, o marido evangeliza a esposa, ou ela a ele. Os pais evangelizam os filhos, ou talvez eles a seus pais. Os irmãos evangelizam seus irmãos. E deste ambiente missionário familiar certamente provocará mudanças beneficas nas comunidades onde estão inseridos.

E assim as missões populares franciscanas serão uma bênção e um novo caminhar em nossas familias e na paróquia como um todo. Mas isso será concretizado se houve a participação de todos. Pois o Mestre conti-nua nos convidando e qual é a nossa resposta?

AGRADECIMENTO - Em nome da paroquia Santa Terezinha agra-decemos os parlamentares condorenses Francisco Fernandes, Cleni Keller Costa e Mercedes Assmann (bancada do PDT) juntamente com os demais legisladores desta casa da bancada do PP que aprovaram por unanimidade a Moção de Parabéns ao paroco e comissão de festeiros pela realização da festa da colheita que aconteceu em 05 de junho de 2011. Nosso muito obri-gado e nos colocamos a vossa disposição embora as nossas limitações.

Tra� cante foi preso pela Brigada Militar em pousada de Panambi

A viagem do trafi cante Jor-ge Santos dos Santos, de 37 anos, de Ponta Porã/

MS à Ijuí/RS, foi interrompida pela Brigada Militar de Panam-bi que o prendeu às 10h45 desta quarta-feira, em uma pousada da cidade.

O carro do traficante, um Vec-tra, prata, placas de Ijuí – CVO 2882 - estava carregado com 52,75 kg de maconha prensada, dispostos em tijolos acondicionados em sacos plásticos, no espaço do banco tra-seiro.

A Brigada Militar chegou ao traficante através de denúncia anô-nima. Os PMs campanaram a Pou-sada Arco Iris, no centro da cidade, e na hora em que o traficante che-gou ao carro ocorreu a prisão em flagrante. Segundo o comandante da Brigada Militar, capitão Jeder-son Evandro de Oliveira Dill, a quadrilha estava sendo investigada pelo serviço de inteligência da BM de Cruz Alta há vários meses. “Re-cebemos a informação que a droga estava parada em uma pousada de Panambi. Estivemos em todos os es-tabelecimentos e postos de gasolina e conseguimos localizar o veículo. Ficamos monitorando e com auxílio da Polícia Civil, quando o homem entrou no carro, nós o abordamos e localizamos a droga”, disse.

Carga de maconha apreendida em PanambiTrafi cante com 52 quilos de maconha em tijolos foi preso pela Brigada em pousada

Jorge Santos dos Santos estaria em repouso no local e seguiria via-gem nesta manhã para a entrega da droga em Ijuí e Tupanciretã. O Ca-pitão Dill afirmou que a quadrilha não possui vínculos com Panambi e o acusado só teria entrado com a droga no município porque teria avistado uma viatura da Polícia Ro-doviária Federal em algum trecho da rodovia. “Ele estava tentando se esconder em Panambi, mas não deixamos isso acontecer. Acredita-mos que a droga seria distribuída na região, ou até mesmo na cidade”, ressaltou. Conforme Dill, a droga é proveniente do Paraná.

Na Delegacia de Polícia de Pa-

nambi foi lavrado o auto da prisão em flagrante, a apreensão do carro e da droga, e depois o traficante foi recolhido à Penitenciária Modulada de Ijuí. O delegado da Polícia Civil de Panambi, Carlos Beuter, contou que a droga foi encaminhada para o Departamento Estadual de Nar-cóticos (Denarc) em Porto Alegre onde será incinerada. “Como é uma grande quantidade de entorpecente ele não fica no município até mes-mo por uma questão de segurança”, comentou.

A Polícia, agora, vai investigar a ligação do preso com o proprietário do veículo.

recolhida pela polícia. Os policiais se deslocaram ao hospital de Condor, onde puderam recolher todos os dados da vítima, constatando que se trata-va de Tiago Pedroso de Andrade, 24 anos, fora-gido do setor judiciário. No entanto, Andrade, em função da gravidade dos ferimentos, já havia sido removido para o hospital de Ijuí. A guarnição condorense, então, fez contato com a Brigada Militar de Ijuí, que acompanhou a vítima do acidente no atendimento médico e, ainda essa semana, o recolheu à Pe-nitenciária Modulada de Ijuí assim que recebeu alta.

Outro acidente foi registrado no início da noite de domingo, 12, na localidade de Pontão dos Buenos. Por volta de 19h, Diones Alexan-dre dos Santos, 26 anos, sofreu queda com a mo-tocicleta que conduzia e sofreu ferimentos le-ves, sendo encaminhado para tratamento médico

no Hospital de Condor. No local, a Brigada verificou que a motocicle-ta acidentada também estava com licenciamento vencido e o condutor não possuía habilitação e andava sem capacete. A moto foi recolhida e o condutor, após o atendimento médico foi liberado.

Carro com placa clonada se envolve em acidenteDuas pessoas ficaram feridas

num acidente de trânsito na BR 285, próximo ao trevo de Panambi.

O fato ocorreu na tarde de ter-ça-feira, por volta das 14h30. O acidente envolveu os veículos Fiat Strada, com placas IQQ 8030, conduzido por Jaline Rodrigues Falkenberg, e um Voyage, com pla-cas IBC 7522, conduzido por Jair Correia Ledeman.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal de Cruz Alta a placa do Voyage era clonada, e du-rante análise foi identificada como pertencente a um Chevette de Santa Rosa. A placa verdadeira do veícu-lo é IBA 9524, de Porto Alegre.

Os dois condutores foram enca- minhados ao Pronto Socorro com

Voyage e Strada bateram na BR 285 em Panambi

ferimentos leves.

Tiago de Andrade

Page 8: Edição dia 17 de junho de 2011

17 de junho de 20118 GeralCaminhando às águas do Divisa

Dentro das atividades da Semana Verde, realizou-se sábado, dia 11 de junho, mais uma Caminhada

Histórica, Cultural e Ecológica de Condor. Sempre comandada pela Andréa Ebert, o trajeto desta foi um trecho do Rio Divisa, mais precisamente onde este concentra quatro quedas d’água, no Pontão da Di-visa.

O início da jornada foi a cachoeira na propriedade De Guido Hack. Lá, familiares do mesmo, liderados pela Sra. Senilda Lau-tert, juntamente com suas fi lhas, fi zeram um resgate da história deles e da cachoeira, isso tudo devidamente ilustrado com fotos levadas por elas.

A segunda cachoeira visitada foi na propriedade de Samuel Amaral. Nesta, além do proprietário, tivemos relatos históricos de Beno Strücker e Celso Araújo, todos com laços antigos relacionados ao local. Beno foi protagonista da história de uma antiga serraria que existia no local. Esta serraria, de propriedade de Washinton Luiz da Silva, o “Cavanha” deu origem a Silécia, em Canoas, que foi a primeira fábrica do Estado a exportar móveis. Os Araújo (Olindo, Nico, Olavo) também fi zeram

parte desta história.Dali os caminhantes, acompanhados

sempre pelo Samuel, foram até a terceira queda d’água, conhecida como a Cachoeira da Pinguela. Tem este nome porque existe lá, desde muitos anos, uma ponte pênsil que ser-ve de passagem para os moradores da loca-lidade, de ambas as margens do Rio Divisa. Alguns, os mais corajosos, se atreveram em atravessá-la. Coisa comum para os morado-res, foi uma façanha para os caminhantes.

A última cachoeira a ser visitada neste dia foi na propriedade de Nelson Agert, que ao recepcionar os caminhantes, contou toda a história relacionada ao local. Disse ele que a turbina exposta hoje em frente a sede da Hidropan, em Panambi, que por muitos anos moveu uma serraria junto à cascata.

Esta turbina foi a primeira a gerar energia elétrica para Condor e Panambi. Esteve por muitos anos instalada no Rio Alegre. Depois foi montada na usina do Rio Palmeira. Daí veio para esta serraria no Rio Divisa. Quando e serraria foi desativada, a Hidropan resgatou a turbina, que hoje faz parte de seu acervo histórico.

Cascata na propriedade de Guido Hack

ACI e Banrisul reúnem classe empresarial condorense

A ACI e o Banrisul de Condor promoveram na manha de ontem, dia 16, um “café da manhã de inte-gração da classe empresarial, polí-tica, religiosa e comunitária”.

Na ocasião foi apresentada ao público empresarial presente no evento, a promoção “Sócio de Ouro – ACI 21 anos”.

Também o encontro contou ainda com a apresentação de um

Classe empresarial participou de evento da ACI e Banrisul

portifólio de produtos e serviços do Banrisul.

Ainda, a ACI promoveu a entrega das três motocicletas e dos demais prêmios da Ação Entre Amigos da entidade que teve sorteio realizado no mês de maio.

No encerramento, os convida-dos foram recebidos em um café da manhã de confraternização.

Cachoeira na prorpiedade de Samuel Amaral

Cachoeira da PinguelaTurbina que estava na Cascata do Agert

Concurso da Prefeitura já tem resultado publicado

Durante todo o sábado passa-do, dia 11, mais de 400 pessoas concorreram as 10 vagas do Con-curso Público da Prefeitura Muni-cipal de Condor.

As provas foram realizadas nos turnos da manhã e da tarde na Escola Estadual Agostinha Dill.

Ainda nessa semana, quarta-feira, dia 15, a empresa que rea-lizou o concurso divulgou o gaba-rito e os nomes dos classificados. Com exceção de uma vaga para médico (que não teve procura, das duas vagas apenas um concorren-te fez inscrição), da vaga para En-genheiro Civil (que também teve apenas um inscrito, o qual foi reprovado) e para telefonista (em que houve empate de três concor-

rentes), as demais vagas já tive-ram nomes selecionados, que são: Auxiliar Administrativo de Escola - Diones Ilson Bock; Auxiliar de Administração - Luciane Knebe-lkamp Cadore; Médico - Carlos Rodrigo Lelis Lacotis; Monitor de Educação Infantil - Vanessa Ma-lheiros Lang; Servente - Debora da Silva Avila; Técnico em Infor-mática - Henrique Wammer Petri; Telefonista - Empate (Priscila Via-na Baecker, Cristina Fátima Sil-veira Castro, Elisangela Gelatti); e Operário Especializado - Vidal de Andrade. (Esses nomes são da-dos extraoficiais. As informações oficiais estão no link http://www.condor.famurs.com.br/editais/edi-tal0082011.pdf)

Page 9: Edição dia 17 de junho de 2011

Social 17 de junho de 20119

17/06 Crhissina Emig18/06 Lisete Teixeira 18/06 Jacira Fátima L. Castro18/06 Francisco Helfeldt18/06 Nilza Beuter19/06 Eliane Frantz20/06 Amanda Shen20/06 Carlos R. Alves Veriato 21/06 Eduardo Beuter

Aniversariantes da Semana

Parabéns!

As orquídeas da Dona Lori

A Dona Lori Lautert, moradora da Rua Marechal Deodoro, em frente a Madei-reira Bühring, retratou a beleza das orquídeas de seu jardim e encaminhou a foto aqui para a redação do Jornal Vila Liberdade para que o momento possa ser compartilhado com os leitores.Parabéns dona Lori pelas belas Flores.

21/06 Lilian M Keller Soares21/06 Paula Cristina Bueno21/06 Antonio E. de Jesus Lima22/06 Daniel dos S. da Silva22/06 Sirlei Fritsch22/06 Fabiane Markus22/06 Janete da S. de Oliveira 22/06 Hélio Breunig23/06 Hermina Schirmer

Foco em Arte segue caminhada de cultura

O grupo de teatro FOCO EM ARTE continua sua caminhada levando arte e cultura às pesso-as. Nesta terça-feira, 14, O Gru-po de Teatro condorense, “Foco em Arte”, esteve na Escola Mu-nicipal de Ensino Fundamental Conrado Doeth em Panambi apre-sentando mais uma de suas pe-ças teatrais,”Uma lição de vida” levando mensagens educativas para os alunos. À tarde, além da contação de história, o grupo “Vir a ser Teatro” de Ijuí, o qual tem parceria com o Foco em Arte, apresentou sua peça “Cada qual no seu tonel”.

Com uma grande diversidade cultural os alunos e professores ti-

Grupo Foco em Arte fez apresentação em Panambi

veram um dia especial na escola. O grupo Foco em Arte agradece a di-reção, professores e funcionários da escola pela recepção calorosa, pelo espaço cedido a nós e pelo almoço delicioso que nos ofereceram. Ao Vir a Ser Teatro o nosso obrigado pela participação. E assim como vocês nós do Foco em Arte também acreditamos na arte.

Fica nosso convite para aque-les que gostariam de fazer parte dessa família teatral e participar do grupo Foco em Arte. Todas as quin-tas- feiras no Centro de Convivên-cia a partir da 19h30 horas oficina e ensaio do grupo. Ou então ligue para 91663161. Você será muito bem vindo.

Page 10: Edição dia 17 de junho de 2011

17 de junho de 201110 Escolas

Visite nosso blog: http://gv-informa-tion.blogspot.com

No dia 14/06/2011 reu-niu-se o Conselho Escolar, o CPM e a Comunidade da E.E.E.F. Getúlio Vargas, com a presença da Coorde-nadora Regional de Educa-ção Rosmari Marodin Gobo, Coordenadora Adjunta Mar-lene Zimmermann, com o objetivo de participar do ato de posse do novo diretor da Escola professor Cléo Ro-berto Matick Malheiros, o qual já atuou no município de Condor e conhece a co-munidade escolar, facilitan-do o desenvolvimento do trabalho administrativo e pedagógico da escola.

POSSE DO NOVO DIRETOR DA ESCOLA

Atividades da Semana VerdeNo dia 06.06.11 a turma 61 do Ensino Fundamental Séries Finais percorreu a cidade com o objetivo de coletar litrões

PET nas residências. Ela foi dividida em grupos, os quais receberam o mapeamento da cidade e as ruas que deveriam ser percorridas por cada um. Em torno de duas horas de coleta, a turma recolheu 1211 litrões, sendo que os mesmos serão utilizados pela Secretaria de Ações Sociais na confecção de enfeites natalinos. Essa atividade foi orientada pela professora Cassiana Dallabrida Zillmer, na disciplina de Ciências.

Semana Verde nas Séries Ini-ciais do Ensino FundamentalAs turmas do Ensino Fundamental Séries Iniciais realizaram diversas ati-

vidades durante a Semana Verde, como leitura e produções textuais, assisti-ram filmes, além de atividades práticas desenvolvidas sob a orientação de suas respectivas professoras e em especial da professora Elisete Wegner Teixeira. Foram atividades como:

Plantio de sementes de girassol – turmas 21 e 41;Plantio de pinhão – turma 31;Plantio de sementes de Amor Perfeito (floreira) – turma 11.

A turma 51 teve como missão plantar e cuidar de uma árvore na-tiva adquirida dia 09.06 no Irder Unijui. Foram adquiridas mais de 15

variedades de plantas. Essas mudas foram distribuídas para os alunos plantarem em suas residências, orientados pela professora Cassiana Dallabrida Zillmer, na disciplina de Ciências.

A turma 72 em continuidade ao projeto “Ensinando a cres-cer com saúde”, o qual tem por objetivos desenvolver uma horta de forma que aproxime as crianças da convi-vência e

preservação do verde, do consumo de verduras e legumes e de uma vida mais saudável. Além disso, visa obter alimentos mais saudáveis para o consumo das crianças da Escola Mu-nicipal de Educação Infantil Sonho Feliz. Foram plantadas mudas de chás, alface, temperos, morango, beterraba, ervi-lha, cenoura e couve-flor.

Projeto Brincando e Aprendendo No dia 31.05.11 os alunos Anderson, Alef, Eduardo, Fabiane, Juline,

Letícia, Tainá e Wesley da turma 104 do Ensino Médioda Escola Agosti-nha Dill, juntamente com a professora Vanessa G. Bode realizaram uma atividade na E.M.EI. Sonho Feliz (creche), referente ao projeto escolar “Brincando e Aprendendo”, proporcionando muita descontração para as crianças enquanto aprendiam sobre a higiene bucal. Agradecemos à dire-tora da escola Luciana e aos demais professores que irão nos acompanhar durante este ano letivo.

Jogos de Interséries no Ensino Fundamental Séries Finais

Durante a semana passada transcorreram os jogos de interséries do Ensino Fundamental, com os seguintes resultados:

1º Lugar Feminino: Turma 811º Lugar Masculino: Turma 72,

A professora Ana Gracieli Novais, juntamente com um grupo de alunos da escola está realizando oficinas de teatro, sendo que, as mesmas ocorrem se-manalmente. É trabalhado atividades que desenvol-vem a expressão corporal e verbal, fazendo enquetes e peças teatrais que são apresentadas na escola.

OFICINAS DE TEATRO

Projeto de Ajar-dinamento

Na Semana Verde, a turma 62 traba-lhou no jardim com o objetivo de preser-var e embelezar a nossa escola. Foram plantadas diversas mudas de árvores e flores, pois conscientes da importância do Meio Ambiente para todos os seres vivos, sabemos que ações como estas fazem à di-ferença na vida das pessoas. Essa ativida-de foi orientada pela professora Vanessa Giacobo Bode.

Page 11: Edição dia 17 de junho de 2011

Geral 17 de junho de 201111PREVISÃO DO TEMPO

por Carolina Breunig

Fonte: Tempo Agora

CANOLA, ENTRE AS MELHORES CULTURAS DE INVERNO DO RSA canola é uma espécie ole-

aginosa, da família das crucí-feras, passível de incorporação nos sistemas de produção de grãos do Sul do Brasil. Destaca-se como uma excelente alternati-va econômica onde não se exige ativos específicos, valendo-se da mesma estrutura de máqui-nas e equipamentos disponíveis nas propriedades. Para uso em esquemas de rotação de cultu-ras, particularmente com trigo que diminuindo os problemas de doenças que afetam esse cereal (redução de inoculo de fungos necrotróficos que comprometem o rendimento e qualidade de tri-go, a exemplo do Fusarium gra-minearum e Septoria nodorum) e oportunizando a produção de

MILHO E TRIGO CAEM FORTE EM CHICAGOIncertezas sobre o futuro da economia global pesaram quart-feira desta semana nos preços das matérias-primas. A complicada situação de países

endividados na Europa, como a Grécia, e dados fracos sobre a economia dos Estados Unidos fortaleceram o sentimento de cautela dos investidores. Eles compraram dólar, tido como um porto seguro, e venderam commodities e ações, consideradas de risco. Na Bolsa de Chicago, os preços do milho e do trigo caíram com força. O contrato milho para entrega em julho recuou 3,94%, para US$ 7,2575 por bushel. O mesmo vencimento do trigo caiu 3,11% e fechou a US$ 7,0850 por bushel. Além da influência negativa de outros mercados, os dois cereais haviam avançado bastante em sessões anteriores por preocupações com as chuvas que atrasaram o plantio nos Estados Unidos e, conseqüentemente, com o volume e a qualidade da nova safra. Mas a melhora do clima permitiu um rápido avanço do cultivo. E, nos últimos três pregões, participantes do mercado embolsaram lucros. Alguns analistas esperam mais desvalorização desses grãos no curto prazo, pois a produção pode ser maior do que se previa. Além disso, os preços altos tendem a inibir a demanda. A soja foi capaz de resistir às pressões externas e fechou estável em Chicago. O plantio de soja nos Estados Unidos também atrasou, mas já está na fase final e os investidores aguardam novidades.

Fonte: O Estado de S. Paulo

óleos vegetais no inverno. Tam-bém traz benefícios para as legu-minosas, como soja (não é hospe-deira de nematóide de cisto, por exemplo) e feijão, e gramíneas, caso do milho cultivado em su-cessão aos cultivos de inverno, na safra de verão. A época de se-meadura da canola no noroeste do RS é entre os dias: 14 de abril a 20 de junho.

Além da produção de óleo para o consumo, a canola tam-bém se presta para a produção de biodiesel, inclusive grãos que sofreram excesso de chuva na colheita, seca, ou outros fa-tores que comprometeram a qua-lidade para a comercialização e, no caso do farelo de 34 a 38% de proteínas, para a formulação

de rações. Já quando falamos no preço da canola, o valor é sem-pre baseado no preço da soja, que hoje vale entre R$40 e R$46 a saca no estado. A estimativa é de que a produção no Rio Grande do Sul ultrapasse 45 mil toneladas, o correspondente a 65% de toda a produção nacional.

O Ministério da Agricultura atribuiu o aumento no cultivo ao Programa Nacional de Produ-ção e uso do Biodiesel. Na safra passada, uma unidade garantiu o plantio e a comercialização de 1/3 da produção gaúcha. Segundo a Agência Nacional de Petróleo, o país deve produzir nesse ano mais de dois bilhões de litros de biodiesel com o uso da canola.

Fonte: Jornal Correio Rural

VAGA DE EMPREGO

Precisa-se de casal para tra-balhar em granja com conheci-mento em todos os serviços. In-teressados deixar currículo com referência no Sindicato Rural de Condor.

A Hidropan promoveu no sábado, 11, a 1ª Caminha-da Ecológica. A atividade,

com início às 8h45, com saída da empresa e teve destino a PCH Rio Alegre. A iniciativa faz parte das ações de aniversário da Hi-dropan, que este ano completa 85 anos e foi destinada aos colabo-radores e seus familiares.

Usando a camiseta: “eu respei-to o meio ambiente”, mais de 30 pessoas fizeram o percurso de cer-ca de 11 quilômetros na área rural. Os participantes puderam conhecer um pouco mais do interior do mu-nicípio, contemplar belas paisagens e fazer paradas estratégicas para fotos e lanche para restabelecer as energias.

Colaboradores da Hidropan realizaram a 1ª caminhada ecológica

De acordo com a supervisora de Recursos Humanos da Hidropan, Margit Zillmer a caminhada, além de contribuir para a saúde, estimula o Turismo Ecológico e promove a

integração entre cola-boradores e familia-res, já que muitos não conheciam a PCH Rio Alegre. A caminhada teve ainda como pon-to alto, o plantio de

Grupo fez parte da caminhada comemorativa ao aniversário da Hidropan

mudas na usina em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e foi encerrado com almoço festivo.

Lázaro Schumann, um dos or-ganizadores da caminhada reforça que essa ação além de reafirmar o compromisso da empresa com o meio ambiente serviu para forta-lecer outros valores. O plantio de mudas veio simbolizar e marcar o momento.

Para o Sr. Otto Willy Knorr, diretor-presidente da empresa, mo-mentos como este devem se repetir já que teve uma grande aceitação entre os colaboradores, além de ser uma prática já consolidada em nosso município através do Depar-tamento de Turismo.

Page 12: Edição dia 17 de junho de 2011

17 de junho de 201112 Esportes

Técnico – Professor Cláudio Vicente BuenoGoleiros: Alex (Holéssia) e Tiago (Oito de Julho);Zagueiros: Gevandro Taliba (São José), Guilherme (São

José), Diogo Cadoná (Austral), Diogo (Oito de Julho);Laterais Direitos: Sandro Patudo (Oito de Julho);

Alessandro Tanaka (Holéssia);Laterais Esquerdos - Paulinho (São José), Alan (Austral);Volantes - Paulinho Albuquerque (Oito de Julho),

Cleber Jarrão Bueno (São José), Cassiano Guino (Holés-sia), Gustavo Maroso (Oito de Julho); André (Austral), Rafael Bin Laden (holéssia)

Meias – Claudinho Camilo (São José), Adriano (São José), Tiarajú (Austral), Felipe (SER Grêmio);

Atacantes – Neiton (Holéssia), Leandro Camilo (São José), Guilherme (Tertúlia), Juliano Soares (Industrial/Sport), Patrick Xitão (Holéssia).

As Festas Juninas são uma forte tradição, na qual a promoção da cultura popular está no centro da roda. Historiadores afirmam que a festividade surgiu com este nome por acontecer durante o mês de junho. Outra versão diz que a festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem a São João.

Quadrilhas, fogueiras, pipocas e bandeirinhas coloridas são alguns dos elementos que ganham espaço nas ruas, cidades e escolas no mês de junho. Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do país, é no Nordeste que as Festas Juninas ganham uma grande expressão. Em razão de longos períodos de seca na região, as festas são um momento de agradecer as raras chuvas que caem naquelas terras. As homenagens e os agradecimentos são feitos a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

A Festa Junina chegou ao Brasil através dos portugueses, no período colonial, trazendo influência de diferentes países da Europa e da Ásia. A dança marcada, que inspirou a criação da quadrilha, teria vindo da França; a tradição de soltar fogos de artifícios, da China; a dança de fitas, da Espanha e Portugal. Estas e outras expressões culturais misturadas às culturas africanas e indígenas resultaram no que hoje conhecemos como as Festas Juninas brasileiras.

JUNHO MÊS DAS FESTAS JUNINAS - Você sabia que:

Reunião com entrega de pareceresA noite de quarta-feira foi especial para a comunidade escolar da EEEF Levino Lautert. Pois, a Direção organizou a reunião de entrega de pareceres e notas aos pais ou responsáveis pelos

alunos. Possibilitou o contado direto dos pais com os professores, visando melhorar o desempenho cognitivo dos alunos, esclarecerem dúvidas sobre o processo de construção e avaliações dos mesmos. A Direção e professores agradecem sua presença.

GINCANA JUNINA NA EEEEF LEVINO: Promovendo a cultura popularA gincana tem o objetivo de integrar estudantes, professores, e divulgar esta festividade popular, oportunizando um momento de alegria na escola. As atividades serão desenvolvidas o turno da manhã no de-

correr da semana, tendo a culminância no dia 22/06.Distribuição das tarefas:• Ornamentação da sala de aula;• Desfile de um familiar caipira;• Maquete do Arraial;• Interpretação de música junina pela turma;• Apresentação da dança da quadrilha;• Buscar um significado bíblico para a fogueira de

São João;• Redigir versos em rima falando dos santos ju-

ninos.Alunos da 5ª série, orientados pela Profª Gilda, fa-

zendo a primeira tarefa da Gincana Junina.

OConselho Municipal de Desporto, Turismo e La-zer (CMD) de Condor

e o Departamento Municipal de Turismo e Lazer (Destur) de Pa-nambi, convocaram esta semana suas equipes para o Jogo da Soli-dariedade, que acontece no pró-ximo domingo, dia 19, no Campo do Grêmio Condor.

Por iniciativa do vereador con-dorense José Dias dos Santos (PP), proposta em Sessão do Legislativo Municipal, os setor responsáveis pelo desporto de Condor e Panam-

Jogo da solidariedade acontece domingoConfronto entre Condor e Panambi vai valer donativos para Campanha do Agasalho

bi, promoverão um jogo entre a Seleção do Varzeano 2011 de Con-dor (com participação somente de atletas condorenses) e de um com-binado de Panambi, no próximo domingo, dia 19, o qual terá como ingresso um agasalho. As roupas arrecadadas serão encaminhadas a Secretaria Municipal de Ação So-cial e Cidadania, que irá destinar a Campanha do Agasalho 2011.

E nesta semana o CMD de Con-dor e a Destur de Panambi divulga-ram os nomes dos seus selecionados para a disputa deste jogo. Em Con-

dor, os 22 convocados foram esco-lhidos pelo CMD e pela Rádio Co-munidade e alguns critérios foram levados em conta, como disciplina (jogadores que pouco receberam car-tões), incidência de participação em jogos do Campeonato e técnicos.

O Jogo tem início marcado para às 14h30. Um partida de volta, tam-bém com teor solidário deve ser re-alizada em Panambi com data ainda a ser divulgada. A Rádio Comuni-dade transmite a partida festiva. A seguir os selecionados de Condor e Panambi:

Técnico - Alemão do Cachorrão; Massagista – Aristides (Tidão)Goleiros: Alencar, Josemar Xerek;

Zagueiros: Jair, Vagner Preto, Marco Sovaco,

Laterais: Geferson Maninho, Flavio, Jardel,

Volantes: Otavio Vico, Fernando Lisbinski;

Meias: Anderson Kaiser, Marcelo Sabiazinho, Vinicius Mussa, Daniel Ribeiro;

Atacantes: Mauricio Chiba, Fernando Feller, He-ber Lima, Cristian Pomina.

Campeonato de Futsal começa dia 27Com a participação de 17 equi-

pes, começa no próximo dia 27 o Campeonato Municipal de Futsal 2011. Além da expectativa pelos enfrentamentos, o certame salonista também irá marcar a reinauguração da quadra do Ginásio Municipal De-omar Lautert.

Após um longo período fecha-do para as atividades desportivas em função de debilidades na quadra poliesportiva, o Ginásio Municipal Deomar Lautert volta a receber jogos a partir de segunda-feira, 20. Depois de passar por uma criteriosa refor-ma, a quadra foi redimencionada e recebeu um novo emborrachamento (material sintético do piso) e agora está pronta para receber os jogos do Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2011. E a reinauguração será justamente marcada com a aber-tura do Certame.

Em Congresso Técnico realiza-do na sexta-feira passada, dia 10, 17 equipes confirmaram participação no Campeonato. A fórmula de dis-puta será por chaves (três), sendo duas formadas por seis times e uma por cinco equipes.

Na primeira fase as equipes en-frentam-se entre si, em turno único, dentro de seus grupos. Classificam-se a fase seguinte os dois melhores de cada chave mais os dois melhores ter-ceiros colocados, que serão apontados pelo aproveitamento (desempenho percentual), já que uma das chaves

tem um time a menos.A partir da segunda fase (quartas

de final) os confrontos passam a ser eliminatórios em confronto olímpi-co, até a final. Em caso de empates, as disputas irão para prorrogações e persistindo o placar igual, para as cobranças de pênaltis.

Outra decisão regulamentar do Campeonato, definida a partir do Con-gresso Técnico, faz relação ao tempo de jogo. Diferentemente do que está previsto em regra (dois tempos de 20 minutos, cronometrados, parando o marcador de tempo a cada saída de bola), o Municipal de Salão em Con-dor será disputado em dois tempos de 25 minutos e o cronometro só para quando solicitado tempos técnicos ou por solicitação da arbitragem. Atletas reincidentes na tradicional “cera técni-ca” serão punidos com cartões.

Os jogos serão realizados três vezes por semana, às segundas-fei-ras, terças-feiras e sextas-feiras, com três jogos por noite (um de cada gru-po), com inícios marcados para as 19h, 20h e 21h.

Os times participantes são os se-guintes divididos em seus grupos:

Grupo A – Holéssia, Pumas, Ju-ventus; Assistec/JVL, Shalke/04, São José;

Grupo B – CNC/Nova Conquis-ta, Revelação, Sport, Valência, Pala-dinos, SER Grêmio;

Grupo C – Udinese, Agrinova, Lojas Marcelos, Porto, Greminho.

Condor Panambi

Jogo da Solidariedade, Rádio Comunidade às 14h30

Page 13: Edição dia 17 de junho de 2011

Geral 17 de junho de 201113

De 13 a 30 de junho, o Si-credi promove um concurso para batizar os cinco Poupedis, tradi-cionais mascotes que mostram de forma divertida os benefícios de economizar dinheiro por meio da poupança. Para participar do con-curso, é necessário acessar o site poupedisicredi.com.br e enviar as sugestões de nomes para cada Poupedi.

No site, há informações para inspirar os participantes, como a descrição de características indi-viduais dos mascotes. O verde é o líder e engraçado, o azul é educado e inteligente; o vermelho é forte e esportista, a rosa é meiga e poupa-

Cooperados vão escolher nome dos PoupedisOs autores das sugestões escolhidas para batizar os mascotes serão premiados

dora e a laranja é ágil e moderna.O concurso ocorrerá em duas

etapas e os critérios para avaliação serão criatividade, adequação à personalidade do mascote e inedi-tismo. Na primeira etapa, uma co-missão julgadora escolherá os dois melhores nomes para cada Poupe-di. Os resultados serão divulgados no site e nos endereços do Poupedi nas redes sociais: twitter @poupe-di_sicredi (twitter.com/Poupedi_sicredi), Facebook (facebook.com/PoupediSicredi), e comunidade no Orkut (orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=113769833).

Posteriormente, os seleciona-dos passarão por uma votação po-

pular, que ocorrerá entre os dias 7 e 14 de julho, na comunidade do Poupedi no Orkut (orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=113769833). No dia 18 de julho, serão divulgados os cinco vence-dores, nos mesmos canais da pri-meira etapa.

Os selecionados na primeira etapa serão premiados com uma bicicleta aro 20’’ em alumínio e cinco bonecos Poupedi. Os vence-dores da segunda etapa serão agra-ciados com uma câmera digital de 12.1 megapixels.

O concurso para escolher os nomes dos Poupedis será realizado com o Certificado de Autorização

Futebol Sete do Sesi começa amanhã com rodada em Condor

Começa amanhã o Campeonato de Futebol Sete do Sesi, etapa local do Sesi Panambi, com a participação de seis equipes, representando cinco indústrias de Panambi e Condor.

Além das panambienses Kepler Weber, Saur (dois times), Bruning e Fockink, Condor terá sua represen-tação, feita pela empresa Joscil, que nas edições de 2009 e 2010 chegou a final do certame. As equipes estão divididas em duas chaves, sendo: Chave A – Joscil, Saur “A” e Fo-ckink; Chave B: Bruning, Kepler

Weber e Saur “B”. Na primeira fase, as disputas serão dentro dos grupos, todos contra todos em turno único. Para as semifinais classificam-se os dois melhores de cada grupo.

Neste ano, a novidade do Futsete do Sesi será a disputa da primeira ro-dada, que acontecerá no Campo do Grêmio Condor, neste sábado, 18, com a realização de dois jogos: pelo Grupo B, às 13h45 jogam Kepler Weber X Bruning; e pelo Grupo A jogam Joscil X Saur “A”. A entrada é franca.

Cras reune beneficiários do Bolsa Família de Condor

No dia 7 de junho ocorreram 4 desarmes do alimentador de Condor atingindo os consumidores do mu-nicípio.

O fato ocorreu devido a falha em um dos isoladores localizado em ponto de difícil acesso e localização. Foi necessária a execução de mano-

bras para localização do defeito. De acordo com a Hidropan, profissio-nais foram direcionados à operação com o objetivo de restabelecer o for-necimento de energia o mais rápido possível.

A Hidropan lamenta o desconfor-to causado aos consumidores e refor-

Hidropan esclarece sobre interrupções de energia em Condor A Equipe de Centro de Referên-cia da Assistência Social (CRAS) através da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou nos dias 9 e 10 de junho, reunião com benefi-ciários do Programa Bolsa Família e auxilio alimentação, com o objetivo de expor o trabalho do CRAS e ouvir sugestões de interesse dos mesmos, o evento contou com a participação da Secretária Municipal da Assistên-cia Social, Lenir Bazanella e teve um público alvo de 60% dos parti-cipantes. A Coordenadora do CRAS, Assistente Social Ieda Vergara, fez a apresentação do programa referente aos objetivos e as funções do CRAS, e em seguida a Equipe de Profissio-nais do CRAS, abordou vários as-

suntos de interesse dos beneficiários entre eles:

- A importância da Alimentação, pela Psicóloga Marli Kauffmann;

- Responsabilidade dos Pais em relação aos filhos, pelo Conselheiro Tutelar Mauricio Lautert;

- Programa Bolsa Família; pela responsável pelo Programa Maria Elisete do Amaral.

De acordo com Coordenadora do CRAS Ieda Vergara todos os assun-tos abordados foram bem aproveita-dos pelo grupo, ficando marcada a próxima reunião para quarta-feira, dia 22 de junho, às 14 horas, junto ao CRAS, instalado nas dependên-cias da Secretaria Municipal da As-sistência Social.

ça o compromisso pela busca cons-tante da qualidade de seus serviços. Para isto, a empresa afirma que está investindo R$ 243.542 em manuten-ção e melhorias. Para 2012 está pre-visto o investimento de R$ 9 milhões na construção de uma nova linha de transmissão 69kV.

1º Prêmio – Djenifer Luiara Schmidt, nº 2653; 2º - Leandro Garcia, nº 1159; 3º - Izamara S. Schwantes, nº 1109; 4º - Maria Gärtner, nº 85; 5º - Ademir B. dos Santos, nº 1580; 6º - Murilo To-lentino, nº 2260; 7º - Aquiles Romeu Winter, nº 444; 8º - Altivo Pedroso,

nº 2413; 9º - Sônia Fritsch, nº 2433; 10º - Elton Sommer, nº 156; 11º - Luiz Fritsch, nº 510; 12º Carlos Klein, nº 1990; 13º - Antônio Marcos dos San-tos, nº 1730; 14º - Victor A. S. Franco, nº 93; 15º - Caio Foletto, nº 1856; 16º - Sandra Brackmann, nº 570; 17º - Jus-sara Moraes, nº 1753; 18º - Leonardo

Ganhodores da Rifa do Greminho Datsch, nº 2533; 19º - Tiarajú Beazzi, nº 474; 20º - Gederson Schmidt, nº 861; 21º - José Tolentino, nº 1622; 22º - Djenifer Vitória dos Santos, nº 1366; 23º - Vilmar Júnior, nº 885; 24º - Adria-na Santos, nº 2417; 25º - Clarinda W. Martins, nº 1780; 26º - Elizete Teixeira, nº 1763; 27º - Alexandro Zillmer, nº 93.

Page 14: Edição dia 17 de junho de 2011

Eu ví...

ClassiVila

17 de junho de 201114

VENDO Moto CG Titan, ano 95. Tratar 9123-7511.

VENDO casa de madeira para desmanche, em Pontão dos Bue-nos. Tratar 9135 3572.

ALUGO Sala Comercial na Ga-leria Prager. Tratar 3379 1303.

VENDO casa de madeira na Rua Herbert Schmidt, c/ 190m², terreno de 878m². Tratar 9169 0032 ou 9109 4700.

- Antes de co-meçá a escrevê muita bobagem, vô

porém, os que me preocupou foram os meios e aqui vai toda a ladainha que descrevi semana passada...

Mas bueno, côsa pra prosear-mos sentados, mais no tete a tete... Abraço Grande (porque tem que sê grande pra abraçá o Gringo) pro Edson!.

- Fui lá no Pontão dos Bueno essa semana, também fui na Mam-buca. No Pontão fui assisti a posse do meu amigo Cléo Malheiros como Diretor da Escola Getúlio Vargas (que seja bem vindo desde já) e na Mamabuca fui vê uma prantinha prantada por lá.

Ma o que me chamou a atenção por lá foram as condições das estra-

das. Não que tá tudo uma milhão de cento por cento. Mas as estradas tão bem boas mesmo, dá pra andá tran-quilo. O Brizola tem se esforcejado de monte.

- Vai começá o Municipal de Futsal. Aliás, na minhas contas, o gabinato vai começá com um monte de economia. Sei que foram inves-tidos 25 conto na reforma do giná-sio e que do orçamento da Smec tá saindo os cobre pra concluí a Cre-che, mas o gabinato de salão podia sê um pouquinho maiorzinho né!tem time que vai se esforcejá, se esforce-já e vai jogá só quatro jogo... quase naum vai dá graça, quando querê se acostumá, já triminô....

Que Barbaridade! por Marcelo Fripp

meçá a escrevê muita bobagem, vô

economizá um pouco e es-crevê só um pouquinho. Amigo Grin-go me escreveu essa semana (uma carta pelo telefone) discordando do que escrevi aqui na semana pas-sada. O Gringo me lembrô que no Fórum as propostas foram na linha de “buscar ações mais profundas de as escolas possam dar mais apoio às crianças”. E por aí concordo com o Edson, já diziam antes, não quero teimá pelo mérito ou pelos fi ns. Tam-bém gostei da forma por onde teve início a realização do Fórum, foi pe-los setores de Educação e Cultura,

Cruzadinha

VENDO Royale 93 – DH, Ar, Bor-dô. R$ 7.500,00. Fone: 9155.4420

O Esporte Clube Greminho realizou uma grande atividade festiva e esportiva no domingo pas-sado na Associação dos Servidores Municipais de Condor. O 3º Domingo Esportivo do Greminho reuniu centena de pessoas e escolinhas de futebol de Ijuí e de Panambi. Ao meio dia, quem esteve na Assemco pode saborear um delicioso almoço servido pelos pais dos atletas da Escolinha con-dorense. Durante a tarde, além das disputas dos amistosos entre as escolinhas do Greminho, Co-meta e ACF, também ocorreu o sorteio da Ação Entre Amigos, que contemplou 28 colaboradores. A associação de pais que coordena, os professores e os alunos do Greminho agradecem a todos que apoiaram e participaram de mais esta atividade promovida pela Escolinha.

Na Vila...Domingo de Festa e Futebol

Greminho realiza seu3º Domingo Esportivo

VENDO Chácara na Colônia Cash c/ 9,5 hectares. Tratar 9164 6691.

PRECISO de casal p/ trabalhar em granja c/ conhecimento em todos os serviços. Contato deixar currículo no Sindicato Rural de Condor c/ referência.

VENDO Casa de Alvenaria c/ 85 m², terreno c/ 382m², construção recente, junto a Rua Oscar Sauer, 11, centro de Condor. Valor R$ 78.000,00. Tratar 9175 3519.

COMPRO terreno na cidade de Condor. Tratar com Eloi.

VENDO casa de alvenaria c/ 110m², Rua Castelo Branco, esquina com a Rua 15 de Novembro. Tratar 9153 9267.

Page 15: Edição dia 17 de junho de 2011

Lazer 17 de junho de 2011 15

Bolinho de FubáIngredientes3 ovos2,5 copos (tipo requeijão) de açúcar (500 g) / 3 copos

(tipo requeijão) de fubá de milho (450 g) / 1 copo (tipo requeijão) de farinha de trigo (150 g) / 50 g de queijo par-mesão ralado / 1 copo (tipo requeijão) de óleo (250 ml) / 1 litro de leite em temperatura ambiente / 100 ml de leite de coco / 1 colher (sopa) de fermento em pó / 1 pitada de sal

coco ralado a gosto / canela em pó a gosto

Modo de Preparo E Numa tigela coloque 3 ovos e 2,5 copos (tipo re-

queijão) de açúcar e bata bem até formar um creme cla-ro. Adicione 3 copos (tipo requeijão) de fubá de milho, 1 copo (tipo requeijão) de farinha de trigo, 50 g de queijo parmesão ralado, 1 copo ((tipo requeijão) de óleo, 1 litro de leite em temperatura ambiente, 100 ml de leite de coco, 1 colher (sopa) de fermento em pó e 1 pitada de sal e bata bem.Transfira a mistura para uma fôrma redonda (30 cm de diâmetro) untada com manteiga e salpique coco ralado a gosto. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 1 h ou até ficar dourado. Retire do forno, salpique canela em pó e sirva em seguida.

SAGITÁRIO - Alguns con-tatos feitos há meses atrás podem começar a caminhar

a partir de agora com a retomada do mo-vimento direto de Saturno. O momento é bom para rever contratos com grandes empresas e se lançar na mídia.

CAPRICÓRNIO - Novos contratos e acordos de ne-gócios podem fazer parte

desta segunda quinzena de junho, com possibilidade de crescimento e estabi-lização. O momento pede responsabili-dade e organização.

AQUÁRIO - A fase é óti-ma para rever aquele pro-jeto de viagem ou mesmo

começar aquele curós que tanto de-seja. Tudo o que você construir em direção à sua carreira será bem vindo e necessário em alguns meses.

PEIXES - Esta é uma fase de mudanças e lim-peza emocional profun-

da, portanto, não tenha medo de mergulhar. O momento é ótimo para rever conceitos e deixar para trás tudo o que já não faz mais sen-tido à sua vida.

LEÃO - Saturno retoma seu movimento direto e melhora suas relações co-

merciais. Acordos e contratos que es-tavam estagnados voltam a caminhar. A fase ainda é ótima para sua carreira, com possibilidade de novos projetos.

VIRGEM - Assuntos rela-cionados às suas finanças passam por uma fase de me-

lhora com algumas mudanças importan-tes. reveja seus gastos e procure economi-zar. O momento é bom para aquisição de imóveis e fechamento de contratos.

LIBRA - Saturno retoma seu movimento e você já começa a sentir a diferença.

Tudo volta a andar em sua vida, depois de uma difícil fase de estagnação. As fi-nanças e os acordos de negócios devem ser revistos.

ESCORPIÃO - Saturno retoma seu movimento direto e sua saúde me-

lhora consideravelmente. Traba-lhos e projetos estagnados voltam a caminhar. O processo lógico fica comprometido e a intuição à flor da pele.

ÁRIES - O movimento direto de Saturno faz com que assuntos pendentes de

relacionamento fluam com mais rapi-dez. Parcerias comerciais passam pelo mesmo processo e nesta fase é possível que algum acordo seja firmado.

TOURO - O movimento direto de Saturno faz com que seu trabalho volte a

caminhar com mais rapidez. A saúde também melhora consideravelmente. O momento é ótimo para desengavetar projetos antigos.

GÊMEOS - O movimento direto de Saturno melhora seu relacionamento amoroso

e torna-o um pouco mais leve. Agora você para para pensar no que exatamente dese-ja para você e seu coração. A fase melhora consideravelmente.

CÂNCER Assuntos fa-miliares são levados com mais calma e flui-

dez depois de uma difícil fase. Ago-ra que os pingos foram colocados nos is você consegue saber exata-mente onde está pisando sem receio de errar.

Sudoku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de núme-ros. O objetivo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Cada co-luna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

Sudoku GastronomiaRECEITAS para o � nal de semana

Ingredientes 2 xícaras (chá) de açúcar cristal / 1/2 xícara (chá)

de água / 1/2 xícara (chá) de glucose de milho / 1/2 colher (café) de cremor trataro / Frutas (maçãs, uvas e morango) / Corante alimentício vermelho - dica: para acentuar a corante vermelho misture um pouco de co-rante rosa. / Água para lavagem das frutas / Álcool de cereais para passar as frutas / Palitos para espetar as frutas

Modo de PreparoNuma panela, coloque o açúcar, a água, a glucose de

milho, o corante e o cremor trataro. Misture bem e leve ao fogo sem mexer. Deixe ferver por 15 minutos até atingir o ponto de vidrado. Para saber o ponto, mergulhe uma colher com a mistura em uma xícara com água. Se fizer o barulho de “quebrar” está no ponto. Desligue o fogo e passe as ma-çãs ou as frutas de sua preferência.Antes de passar as frutas na calda, lave-as bem e seque com papel absorvente. Passe uma a uma no álcool de cereais e deixe secar. Espete as fru-tas nos palitos, no caso das maçãs em palitos de sorvete e os morangos e uvas em palitos de churrasco. Somente após as frutas estarem espetadas que devem ser passadas na calda.

Maçã do Amor

Solu

ção A

nter

ior

Horóscopo da semana

Amistosos de Futebol

Sábado 18/06Assemco14h30- Austral x Gaú-cho

Panambi13h30- Tertúlia x Fla-mengo

FredericoWestphalen(Saída às 13h30)Oito de Julho x Os-valdo Cruz

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL BICACO-RS42 vagas vagas, nível, Superior remu-neração de até R$ 1.890,16 .As inscri-ções podem ser feitas até o dia 28/06, maiores informações e inscrições no site www.plconsultorias.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA DO INCRA RS42 vagas para vários cargos, ní-vel 1º, 2º e 3º grau, remuneração de até R$ 6.276,05. As inscrições podem feitas até o dia 28/06, pelo site www.objetivas.com.br.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATAI - RS136 vagas, nível 2° grau, remune-ração de até R$ 4.425,69 .As ins-crições podem ser feitas até o dia 13/07, maiores informações e ins-crições no site www.pontuaconcur-sos.com.br.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBI-RUBÁ - RS114 vagas para vários cargos, nível 1º, 2º e 3º grau, remuneração de até R$ 5.406,95. As inscrições podem ser fei-tas até o dia 06/07, no site www.con-

Concursos

Page 16: Edição dia 17 de junho de 2011

17 de junho de 2011