ediÇÃo de maio 2011

12
WWW.TWITTER.COM/JORNALOPA WWW.JORNALOPA.COM.BR ospa RE NÃO TEM P ÇO MAIO 2011 POA - EDIÇÃO 10 Não jogue em via pública! + >>> Página 09 A vida real de uma stripper virtual >>> Página 05 As piores burradas em um currículo Por que não esquecemos como se anda de bicicleta? A resposta na página 4 rma , e ret n e h Info ção nt e imento umor SEXO: CARREIRA: e a Thedy Vocalista do Nenhum de Nós falando daquilo que mais gosta. Ele faz uma análise das bandas que estão surgindo, do rock gaúcho e da extinta indústria fonográfica brasileira. Páginas Centrais música

Upload: jornal-opa

Post on 08-Mar-2016

268 views

Category:

Documents


28 download

DESCRIPTION

Jornal Opa! edição de maio de 2011.

TRANSCRIPT

Page 1: EDIÇÃO DE MAIO 2011

WWW.TWITTER.COM/JORNALOPAWWW.JORNALOPA.COM.BR

ospaRENÃO TEM P ÇO

MAIO 2011POA - EDIÇÃO 10

Não j

ogue e

m v

ia p

úblic

a!

+ >>> Página 09

A vida real de uma stripper virtual

>>> Página 05

As piores burradas em um currículo

Por que não esquecemos como se anda de bicicleta?

A resposta na página 4

rma , e ret n e h

Infoção nt e imento

umor

SEXO: CARREIRA:

e aThedy

Vocalista do Nenhum de Nós falando daquilo que mais gosta. Ele faz uma análise das bandas que estão surgindo, do rock gaúcho e da extinta indústria fonográfica brasileira.

Páginas Centraismúsica

Page 2: EDIÇÃO DE MAIO 2011

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

OPA!JORNAL OPA! - MAIO DE 2011 02

OPA COMUNICAÇÃO LDTA - CNPJ: 12040043/0001-80Correspondências: Rua Arabutan 724/302 Bairro Navegantes, Porto Alegre-RS CEP: 90240-470

E-mail: [email protected] | Fone: (51) 9282.0994 | Site: www.jornalopa.com.brEdição: Tuio Moraes > [email protected]

Redação: Evandra Jacques MTB 14.979 | Tuio Moraes | Bruna Mello | Anselmo Cunha | Revisão: Leci e Luiz Erni MoraesColaborador Especial: Willian Ceolin ([email protected] )

Contato Comercial: João Arthur Moraes | [email protected] | (51) 9282.0994

EDITORIAL\\\\\\\

DIRETO E RETO\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Como o mundo gira Desde o nosso último encon-tro aqui, no editorial, muita coisa aconteceu. Para que é jornalista, foi um mês de intenso trabalho. E isso significou mudanças – ou não – na vida de todo o mundo. Mataram o Bin Laden e os EUA estão em festa por conta disto. Então nos perguntamos como esse homem conseguiu, por tanto tempo, se esconder de uma superpotência. O cara criava gali-nhas no quintal de casa enquanto planejava mata mais americanos.Tivemos também o “casamento do século”. Kate Middleton e o Príncipe Willian roubaram a cena e milhões de pessoas ao redor do mundo se encantaram com o casório real. Esbanjaram, ao mes-mo tempo, tradição luxo e uma simplicidade típica dos que tem muito dinheiro - bem diferente daqueles que não tem, mas que-rem aparentar. Saindo da fantasia da famí-lia real, aqui no Brasil já estamos pagando R$ 3,10 pelo litro da gasolina. Um absurdo. Nessa hora até dá para sentir falta das ruas de uma cidade pequena onde se pode andar de bicicleta, carroça ou a cavalo. E, na capital tupiniquim, em meio a notícias de mortes e casa-mentos, formou-se o novo Con-selho de Ética do Senado Federal. É novo, mas a maioria dos seus in-tegrantes está com “pendências” no Supremo Tribunal Federal, al-guns até por falta de ética. Como o José Sarney, que, volta e meia, mergulha em polêmicas que ques-tionam sua própria ética.

Casamento ou morte, tudo é festa!

O casamento real, ou se preferi-rem, irreal, entre o Príncipe William e a plebéia Kate, ganhou capas de jornais, revistas e noticiários de televisão du-rante semanas. Os sites vinham poluí-dos desse sentimento inglês extrema-mente adverso à nossa realidade. Pessoas tomando banho nas fontes das praças públicas, padre dando estrelin-ha e chapéus ridículos relembrando filmes antigos, tornaram-se imagens comuns a partir dessa cobertura mun-dial, acompanhada por milhões, ou melhor, bilhões. Não consigo aceitar isso normalmente, nem participar des-sas comemorações. Presenciei colegas deslumbrados, que chegaram ao ponto de comemorar o primeiro beijo oficial entre o casal. Inclusive mensagens de fora da órbita do Planeta Terra, dese-jando sorte à nova vida dos “pombin-hos” foram enviadas. Isso mesmo, do espaço. Exaltaçõe s e mais exaltações aos monarcas ingleses. Será que nin-guém recorda do conceito de monar-quia dos tempos de escola? Cai na prova, revisão urgente galera, pois essa é a tendência ao menos por lá.

Quanto a festejada morte do líder

da “Al Qaeda”, Osama bin Laden, proporcionando discursos oportuni-stas do presidente dos Estados Uni-dos, Barack Obama, temos apenas que lamentar. Não estou com “pena” do bin Laden, mas será que esse seria o foco certo? Dúvidas e conspirações continuam ecoando por todos os la-dos, mesmo com a oficial declaração norte-americana de óbito do Osama. Aonde estaria o corpo dele? No mar? Como troféu na Casa Branca? En-quanto isso, novas ameaças são fei-tas por sucessores terroristas ainda mais radicais. Teria sido então uma execução positiva para a população mundial? Teria sido a melhor alter-nativa?

Aos meus olhos, esses fatos, se-riam apenas incentivo àquela velha política do “pão e circo”. Meu apelo, no entanto, vai à classe jornalística, que, tem tanta matéria para apurar e trabalhar, conteúdo esse que pode servir para a população. Esse é o in-tuito da informação, desviar as pes-soas da cegueira política cobrando melhorias.

Matheus Maia [email protected]

@ matheusbeck

CIRCULAMOS\\\\Com promotores:PUC-RS, IPA, ESPM, UFRGS,UNILASALE, UNIRITTER, ULBRA, UNISINOS, SENAC, FAPA, FTEC, DOM BOSCO, QI, Parcão, Redenção e Parque Germânia.

Além de mais 100 pontos fixos,entre eles cursos prévestibulares, academias, bares, DCEs das universi-dades da Grande Porto Alegre, restau-rantes, pontos turísticos, culturais e comércio em geral.Todas as sedes do CIEE-RS, Lojas X-10, Desejos e Minds Idiomas.

>> Amigos do Jornal Opa! Escre-vo este e-mail para parabenizá-los por este humilde jornal. Pelo bom humor, pelos temas trata-dos e tudo mais. Peguei um ex-emplar na loja X-10 e todo mês vou voltar lá para pegar o meu exemplar.

Tarine – Porto Alegre

>> Sobre a matéria de capa da edição de Abril quero mandar um abraço a todos do Opa! A entrevista foi muito legal e mostrou bem essa irreverência

deste poeta maluco que é o Fab-rício Carpinejar.

Madalena – São Leopoldo

>> Se cabe uma sugestão, gos-taria de ler um pouco sobre fu-tebol americano que é praticado aqui em Porto Alegre.

Marquinhos – Porto Alegre

>> GGostei muito da matéria do beijo (edição de abril).Não sa-bia que ele tinha tanta história para contar.

Ana Alicia – Porto Alegre

LEIA SE QUISER\Por Vinícius Budde

O que está acontecendo? #teconfesso

Existe algum motivo formal para você estar lendo neste exato momen-to? Não saberia dizer o porquê, talvez seja um palpite, mas seus olhos estão por costume lendo mais uma coluna de um jornal qualquer. Não sou nen-hum Santana ou Coimbra. Mas não quero apenas ocupar espaço e não ser do agrado. Acontece que isto não me satis-faz por completo, sou insaciável. Um chato! Gosto de organização, limpeza e odeio as coisas fora do lugar. Acho que depois que casei, comecei a ver a vida de outro modo. Mais simples, uma rotina. Coisas boas versus coisas ruins. O que abandonar e o que saber investir sem muita balela. Nós buscamos uma rotina tão entediante que ficamos loucos por férias, e quando estamos em férias es-tamos loucos para voltar à rotina. Ou quando há algum imprevisto ficamos fulos por sair dela. Estudar, estudar e estudar. Isso é um vício que penetra na alma e ficamos cada vez mais com fome de estudo. Parece incrível, mas não é. Claro que, existe o oposto. Não os julgo. Lancei uma iniciativa de um programa chamado “Te Confesso” no YouTube. O endereço é simples: www.youtube.com/designbudde No primeiro vídeo, até o momento tive 343 visualizações. Gostaria que você, leitor, visitasse meus vídeos e clicasse em “Gostei” para ajudar no meu pro-jeto. Se não gostar, tudo bem. Pode reprovar também! As pessoas são vazias porque não acreditam em nada, nem nelas mesmas. Depois vem falar que não acreditam em Deus, ou força superior. Por serem modernas e tudo mais. Ser moderno, não significa que a razão deve permanecer e a fé sumir. Ter fé é diferente do que acreditar em Deus. Não venho falar de religião, tão me-nos pregar alguma palavra. Mas sim, de acreditar e ter fé em si mesmo. So-mos movidos as paixões. O que eu quero neste momento é que você ganhe algo. O amor próprio. Crie fé no que faz e aposta. Óbvio que, não hesite em abandonar algu-mas idéias que te levarão a loucura ou fará você perder o emprego. A vida é assim: simples. Quanto mais você investe o tempo nela, ou em algo. Mais você se ilude que mudará com o tempo, mas na verdade você estará no mesmo lugar. Salut!

@[email protected] seu texto: [email protected]

Page 3: EDIÇÃO DE MAIO 2011

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

OPA!JORNAL OPA! - MAIO DE 2011 02

OPA COMUNICAÇÃO LDTA - CNPJ: 12040043/0001-80Correspondências: Rua Arabutan 724/302 Bairro Navegantes, Porto Alegre-RS CEP: 90240-470

E-mail: [email protected] | Fone: (51) 9282.0994 | Site: www.jornalopa.com.brEdição: Tuio Moraes > [email protected]

Redação: Evandra Jacques MTB 14.979 | Tuio Moraes | Bruna Mello | Anselmo Cunha | Revisão: Leci e Luiz Erni MoraesColaborador Especial: Willian Ceolin ([email protected] )

Contato Comercial: João Arthur Moraes | [email protected] | (51) 9282.0994

EDITORIAL\\\\\\\

DIRETO E RETO\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Como o mundo gira Desde o nosso último encon-tro aqui, no editorial, muita coisa aconteceu. Para que é jornalista, foi um mês de intenso trabalho. E isso significou mudanças – ou não – na vida de todo o mundo. Mataram o Bin Laden e os EUA estão em festa por conta disto. Então nos perguntamos como esse homem conseguiu, por tanto tempo, se esconder de uma superpotência. O cara criava gali-nhas no quintal de casa enquanto planejava mata mais americanos.Tivemos também o “casamento do século”. Kate Middleton e o Príncipe Willian roubaram a cena e milhões de pessoas ao redor do mundo se encantaram com o casório real. Esbanjaram, ao mes-mo tempo, tradição luxo e uma simplicidade típica dos que tem muito dinheiro - bem diferente daqueles que não tem, mas que-rem aparentar. Saindo da fantasia da famí-lia real, aqui no Brasil já estamos pagando R$ 3,10 pelo litro da gasolina. Um absurdo. Nessa hora até dá para sentir falta das ruas de uma cidade pequena onde se pode andar de bicicleta, carroça ou a cavalo. E, na capital tupiniquim, em meio a notícias de mortes e casa-mentos, formou-se o novo Con-selho de Ética do Senado Federal. É novo, mas a maioria dos seus in-tegrantes está com “pendências” no Supremo Tribunal Federal, al-guns até por falta de ética. Como o José Sarney, que, volta e meia, mergulha em polêmicas que ques-tionam sua própria ética.

Casamento ou morte, tudo é festa!

O casamento real, ou se preferi-rem, irreal, entre o Príncipe William e a plebéia Kate, ganhou capas de jornais, revistas e noticiários de televisão du-rante semanas. Os sites vinham poluí-dos desse sentimento inglês extrema-mente adverso à nossa realidade. Pessoas tomando banho nas fontes das praças públicas, padre dando estrelin-ha e chapéus ridículos relembrando filmes antigos, tornaram-se imagens comuns a partir dessa cobertura mun-dial, acompanhada por milhões, ou melhor, bilhões. Não consigo aceitar isso normalmente, nem participar des-sas comemorações. Presenciei colegas deslumbrados, que chegaram ao ponto de comemorar o primeiro beijo oficial entre o casal. Inclusive mensagens de fora da órbita do Planeta Terra, dese-jando sorte à nova vida dos “pombin-hos” foram enviadas. Isso mesmo, do espaço. Exaltaçõe s e mais exaltações aos monarcas ingleses. Será que nin-guém recorda do conceito de monar-quia dos tempos de escola? Cai na prova, revisão urgente galera, pois essa é a tendência ao menos por lá.

Quanto a festejada morte do líder

da “Al Qaeda”, Osama bin Laden, proporcionando discursos oportuni-stas do presidente dos Estados Uni-dos, Barack Obama, temos apenas que lamentar. Não estou com “pena” do bin Laden, mas será que esse seria o foco certo? Dúvidas e conspirações continuam ecoando por todos os la-dos, mesmo com a oficial declaração norte-americana de óbito do Osama. Aonde estaria o corpo dele? No mar? Como troféu na Casa Branca? En-quanto isso, novas ameaças são fei-tas por sucessores terroristas ainda mais radicais. Teria sido então uma execução positiva para a população mundial? Teria sido a melhor alter-nativa?

Aos meus olhos, esses fatos, se-riam apenas incentivo àquela velha política do “pão e circo”. Meu apelo, no entanto, vai à classe jornalística, que, tem tanta matéria para apurar e trabalhar, conteúdo esse que pode servir para a população. Esse é o in-tuito da informação, desviar as pes-soas da cegueira política cobrando melhorias.

Matheus Maia [email protected]

@ matheusbeck

CIRCULAMOS\\\\Com promotores:PUC-RS, IPA, ESPM, UFRGS,UNILASALE, UNIRITTER, ULBRA, UNISINOS, SENAC, FAPA, FTEC, DOM BOSCO, QI, Parcão, Redenção e Parque Germânia.

Além de mais 100 pontos fixos,entre eles cursos prévestibulares, academias, bares, DCEs das universi-dades da Grande Porto Alegre, restau-rantes, pontos turísticos, culturais e comércio em geral.Todas as sedes do CIEE-RS, Lojas X-10, Desejos e Minds Idiomas.

>> Amigos do Jornal Opa! Escre-vo este e-mail para parabenizá-los por este humilde jornal. Pelo bom humor, pelos temas trata-dos e tudo mais. Peguei um ex-emplar na loja X-10 e todo mês vou voltar lá para pegar o meu exemplar.

Tarine – Porto Alegre

>> Sobre a matéria de capa da edição de Abril quero mandar um abraço a todos do Opa! A entrevista foi muito legal e mostrou bem essa irreverência

deste poeta maluco que é o Fab-rício Carpinejar.

Madalena – São Leopoldo

>> Se cabe uma sugestão, gos-taria de ler um pouco sobre fu-tebol americano que é praticado aqui em Porto Alegre.

Marquinhos – Porto Alegre

>> GGostei muito da matéria do beijo (edição de abril).Não sa-bia que ele tinha tanta história para contar.

Ana Alicia – Porto Alegre

LEIA SE QUISER\Por Vinícius Budde

O que está acontecendo? #teconfesso

Existe algum motivo formal para você estar lendo neste exato momen-to? Não saberia dizer o porquê, talvez seja um palpite, mas seus olhos estão por costume lendo mais uma coluna de um jornal qualquer. Não sou nen-hum Santana ou Coimbra. Mas não quero apenas ocupar espaço e não ser do agrado. Acontece que isto não me satis-faz por completo, sou insaciável. Um chato! Gosto de organização, limpeza e odeio as coisas fora do lugar. Acho que depois que casei, comecei a ver a vida de outro modo. Mais simples, uma rotina. Coisas boas versus coisas ruins. O que abandonar e o que saber investir sem muita balela. Nós buscamos uma rotina tão entediante que ficamos loucos por férias, e quando estamos em férias es-tamos loucos para voltar à rotina. Ou quando há algum imprevisto ficamos fulos por sair dela. Estudar, estudar e estudar. Isso é um vício que penetra na alma e ficamos cada vez mais com fome de estudo. Parece incrível, mas não é. Claro que, existe o oposto. Não os julgo. Lancei uma iniciativa de um programa chamado “Te Confesso” no YouTube. O endereço é simples: www.youtube.com/designbudde No primeiro vídeo, até o momento tive 343 visualizações. Gostaria que você, leitor, visitasse meus vídeos e clicasse em “Gostei” para ajudar no meu pro-jeto. Se não gostar, tudo bem. Pode reprovar também! As pessoas são vazias porque não acreditam em nada, nem nelas mesmas. Depois vem falar que não acreditam em Deus, ou força superior. Por serem modernas e tudo mais. Ser moderno, não significa que a razão deve permanecer e a fé sumir. Ter fé é diferente do que acreditar em Deus. Não venho falar de religião, tão me-nos pregar alguma palavra. Mas sim, de acreditar e ter fé em si mesmo. So-mos movidos as paixões. O que eu quero neste momento é que você ganhe algo. O amor próprio. Crie fé no que faz e aposta. Óbvio que, não hesite em abandonar algu-mas idéias que te levarão a loucura ou fará você perder o emprego. A vida é assim: simples. Quanto mais você investe o tempo nela, ou em algo. Mais você se ilude que mudará com o tempo, mas na verdade você estará no mesmo lugar. Salut!

@[email protected] seu texto: [email protected]

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

GERALNOTÍC IAS RÁPIDAS E RASTE IRAS

JORNAL OPA! - MAIO DE 2011 03

Que brasileiro tem fé isso não res-ta dúvidas. Uma pesquisa mostrou que somos o terceiro país do mundo que mais crê em Deus. A maioria dos brasileiros acredita em vida após a morte. Destes, 2% acreditam que haja paraíso, mas não inferno. Já entre os que creem que existe reencarnação, os brasileiros so-mam 12%. O levantamento foi do instituto

IPSOS, realizados em 23 países.

O Facebook já ultrapassou o Orkut no Brasil, pelo menos em questão de tráfego. De acordo com o Alexa, que mede a audiência de sites no mundo inteiro, a criação de Mark Zuckerberg ocupa atualmente a quarta posição entre os mais acessados do Brasil, en-quanto a rede social do Google aparece na sexta.

A cerveja ficará 2,5% mais cara. Isso porque a AMBEV reajustou o preço de suas bebidas.

Cada brasileiro gastou R$ 54,4 bilhões com o pagamento de juros nos primeiros quatro meses de 2011, de acordo com levantamento da Feco-mercio (Federação do Comércio do Es-tado de São Paulo).

A Apple superou o Google como marca mais valiosa do mundo, pondo fim a quatro anos de liderança do serviço de buscas, segundo o estudo Millward Brown, que compila as cem marcas com maior valor do mundo.

A Microsoft comprou a empresa de telefonia pela web Skype. A em-presa de software vai pagar US$ 8,5 bilhões ao fundo de investidores Silver Lake – grupo que detém o comando da Skype.

Um Estudo apontou que distúr-bios mentais tais como depressão, psicoses e alcoolismo provocam mais pro-blemas ao brasileiro do que doen-ças cardíacas. Com isso, os brasileiros perderam mais anos de vida.

EXPRESSO \\\\\Brasil quer mais seis usinas nuclearesFukushima é passado. O governo plane-ja construir de quatro a seis usinas nu-cleares no país até 2030, de acordo com o Plano Nacional de Energia feito pela Empresa de Pesquisa Energética e pelo Ministério de Minas e Energia. Para o coordenador de comu-nicação da Eletronuclear, os acidentes na usina japonesa não vão interferir no planejamento brasileiro. Está sendo feita uma pesquisa em todo país para a definição de onde poderão ser erguidos os reatores. Deus olhai por nós.

Publicidade em redes sociais pode pas-sar dos US$ 8 bilhõesSegundo um levantamento, em quatro anos, os investimentos com publicidade em redes sociais devem chegar a US$ 8,3 bilhões, maior parte irá para o Face-book. Em 2010, o gasto com publi-cidade em redes sociais foi de US$ 2 bilhões. Para este ano, estima-se que sejam in-vestidos US$ 3 bilhões.

16 milhões em pobreza ex-trema no paísO Brasil contabiliza 16,2 milhões de pes-soas que vivem em situação de pobreza extrema, ou seja, abaixo da linha da mi-séria. A estimativa é do Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir de critérios de extrema pobreza definidos pelo Ministério do Desenvol-vimento Social e Combate à Fome. São considerados miseráveis os brasileiros com renda de até R$ 70 mensais por

pessoa da família.

ABNT tem regras novasJá estão em vigor as novas regras da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), as famosas regras que tanto enlouquecem quando se escreve um TCC. As mudanças foram aprovadas em Con-sulta Pública Nacionais no final do ano passado. Mais informações no site da associação: www.abnt.org.br

ENADE 2011 já tem data marcada O Exame Nacional de Desempenho (ENADE) deste ano vai acontecer dia 06 de novembro, a partir das 13h. Os cursos de graduação escolhidos para a avaliação são: arquitetura e ur-banismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. O exame será aplicado também em cursos técnicos, que são: alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção indus-trial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambi-ental.

A Piada Pronta do Mês:Pelo menos oito, dos quinze senadores que integram o Conselho de Ética do Senado respondem processo no Supremo Tribunal Federal. Até Renan Calheiros, que passa de réu a juiz, está no time. Vai entender!

Foto

: Div

ulga

ção

Foto: Divulgação

A prova é dada a calouros e estudantes em final do curso, todos são sorteados. O objetivo é comparar notas dos inici-antes e dos egressos para medir quanto conhecimento determinada instituição de ensino agrega ao estudante. A novidade este ano é que os universi-tários que fizeram o Enem estão dispen-sados da prova aplicada aos calouros.

Dilma quer conceder 75 mil bolsas

País já tem um carro para cada seis habitantesNo país, já há um carro para cada seis habitantes; em 2000, era um para cada 8,4 brasileiros. O fenômeno do crescimento econômico, do crédito farto e da ascensão da classe média levou a frota brasileira a registrar aumento de 61,3% em uma dé-cada, atingindo 32,4 milhões de veículos em 2010.

A presidente Dilma Rousseff infor-mou que o governo quer conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior para estudantes brasileiros, até 2014, ano final de seu mandato. O objetivo é o de formar mão de obra mais qualificada, principalmente na área de ciências exatas. “Vamos recorrer a um mecanismo que vários países do mundo já recorreram, que é

enviar brasileiros e brasileiras para fazer, de forma parcial, ou de forma completa, cursos no exterior, nas áreas de ciências, sobretudo de ciências exatas.” A presidente citou também, sem dar detalhes, a criação de um programa destinado a formação profissional téc-nica, o Pronatec.

Rio já é o filme mais rentável de 2011A Arara voou alto. A animação em 3D Rio já é o filme mais rentável de 2011. A produção dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha já conseguiu angariar um total de US$ 286 milhões (cerca de R$ 490 milhões) em bilheteria nos 67 países em que está em cartaz.

Page 4: EDIÇÃO DE MAIO 2011

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

GERALJORNAL OPA! - MAIO DE 2011 04

TWITTADAS\\\\

A Frase do Mês:“Tiririca na educação, Netinho quer comissão do direito da mulher, Renan no conselho ética. Só falta o Romário na comissão de trabalho.”

Twittado por @deeercy

Atividades Físicas: mitos e verdadesTem gente que malha, transpira e adora se mexer. Enquanto pra outros, a ativi-dade física é uma tortura. E você? Faz qual escolha? Seja qual for a sua, uma coisa é certa, fomos feitos pra se movimentar. A vida sedentária não é da nossa natur-eza. Os nossos antepassados tiveram que suar muito para não morrerem de fome. Por isso, a nossa genética nos deixa preparados pro exercício. Contamos com uma estrutura óssea e muscular adaptadas para a atividade física. Deve ser por isso que a equipe do www.qued.com.br responde tantas dúvidas sobre esportes. Se você está precisando daquela forcinha para vencer a inércia e deixar a sua genética se mostrar, te inspira nas respostas do qued.

Por que dizem que a atividade física pode nos ajudar a aprender mais? O exercício físico melhora a nossa ca-pacidade mental por dois motivos prin-cipais. Quando malhamos mais sangue chega no cérebro e com ele, mais ox-igênio para as células da massa cinzen-ta, o que nos faz aprender mais. E ainda tem mais, o exercício faz o fígado liberar uma substância, que estimula o cérebro a fazer novos neurónios, turbinado a nossa memória.

O que provoca o bem estar logo que se começa a fazer exercício? Todo o barato da atividade física vem de um coquetel de substâncias que o cor-po produz. Se você correr ou se mexer o suficiente para suar, por pelo menos 10 minutos, o seu cérebro vai ter tempo para perceber o que está acontecendo e mandar sinais. Nessa hora aparece, CORTISOL, que nos prepara pro esforço, HORMÔNIO DO CRESCIMENTO, que nos

ajuda a queimar as gorduras, ganhar massa muscular, melhorar o sistema cardiovascular, as defesas do corpo e a capacidade mental. E ainda tem PRO-LACTINA e ENDORFINA, que fazem o ex-ercício ser muito bom, sem dor e com prazer. Com tudo isso, dá para entend-er porque sentimos falta do exercício quando não se pode praticar.

Para emagrecer, é melhor au-mentar a massa muscular ou só queimar gordura? O músculo é uma máquina de con-sumo de energia, então é sempre muito importante ter músculos bem definidos e em constante trabalho. Se você exercita seus músculos vai acabar queimando gordura. Por essas razões, para emagrecer, é legal fazer exercí-cio aeróbico que vai consumir energia e também manter uma atividade de

musculação para ganhar e tonificar mús-culos. Com essas práticas associadas, seu corpo vai gastar mais energia mes-mo quando você estiver em repouso.

Por que não esquecemos como se anda de bicicleta? Por causa da memória motora, que é uma memória diferente daquela que usamos para lembrar palavras. Essa memória se desenvolve quando trein-amos repetidamente uma ação até torná-la mecânica (aquela que executa-mos quase sem pensar). Graças ao nos-so cerebelo, estrutura responsável pelo armazenamento da memória motora, nunca mais desaprendemos a andar de bicicleta.

>>> O mais revoltante nessa história do homem que ateou fogo na bandeira é a gasolina que tá 3 reais. @tiodino

>>> Fazendo palavras cruzadas - Lugar onde ficam armazenados cds como os do Restart? - Aterro sanitário. @willfarias

>>> Casamento não é para sem-pre. Se você quer algo para sem-pre, arrume uma hérnia de disco. @bomdiaporque

>>> Sandy e Suzana Vieira no #altashoras. Fala @oseginho, é merchan da Devassa? @rafinhabastos

>>> Sabe quem comia carne? Ein-stein, Van Damme e JESUS. Quem não comia: Hitler e o cara que at-ropelou os ciclistas em POA. @moskito

>>> FHC está revoltado com esse negócio de casamento Real. Na cabeça do Fernandinho, foi ele quem criou o real e nāo esses in-gleses oportunistas. @silviolach

>>> Netinho de Paula usa empre-sas fantasmas.Grandes coisas: o netinho de sarney, o netinho de FHC, o netinho do Maluf e de to-dos outros, tambėm. @politicaqpariu

>>> A tragédia de Chernobyl com-pleta 25 anos. Quem vai na festa levanta os 3 braços. @amatos30

>>> Buemba, Buemba: PAC mu-dou de nome para Programa de Atrasos para Copa. @josesimaoband

>>> Se eu fosse ladrão ia ter o apelido de Césio. Só pra galera me chamar de mal elemento. @nandoviana

TE LIGA!Programa Qual é a Dúvida? na rádio Ipanema FM. Todos os sábados às 14h30. Ouça na 94,9 FM ou no site www.ipanema.com.br

7 milhões de brasileiros estudam via internet Uma pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Apli-cada) revela que 11% dos internautas brasileiros já fizeram cursos online. De acordo com o estudo, dos 63 milhões de usuários de internet que existem no Brasil, conforme mostrou o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2009, aproximadamente 6,9 milhões estudam ou já estudaram à distância pela web. O levantamento aponta o perfil do brasileiro que faz cursos online. Em sua maioria, eles são homens com formação universitária e com renda mensal acima da média. Isso quer dizer que de todos os internautas com ensino superior, 22% já fez curso online. Dos que são da classe A, 21% estudaram de forma virtual. Além disso, de todos os homens e mulheres que navegam na internet, 12% deles e 10% delas fazem ou já fizeram curso à distância. Quando a questão é faixa etária, a pesquisa aponta que não há grandes diferenças entre as idades dos usuários que estudam pela internet. Pessoas que

têm entre 25 e 34 anos estão na pon-ta da tabela. Apenas16% delas fazem curso na web. No entanto, o número de alunos é bem distribuído entre todos os brasileiros que estão na faixa de 16 a 44 anos. De todos os usuários na região Sudeste, 12% fizeram cursos online. Mas, também neste aspecto, os núme-ros são bem parecidos. Centro-Oeste e Norte possuem índices bem próximos do primeiro colocado, com 11% e 10% respectivamente. A surpresa fica para a região Sul do Brasil, que tem apenas 9% de todos os seus internautas.

Procura A educação a distância tem con-quistado mais adeptos com o desenvol-vimento da tecnologia. A comunicação em tempo real permite contato com o conhecimento, com professores e cole-gas por meio de salas virtuais, sem pre-cisar sair de casa. Em outros países já é possível en-contrar instituições de ensino que tra-balham exclusivamente com a educação a distância. Mas, no Brasil, as escolas e universidades que trabalham com este

tipo de educação ainda mantêm cursos presenciais. Mesmo assim, o número de cur-sos não presenciais cresceu quase 20 vezes entre 2002 e 2009, saltando de 46 graduações abertas para 844 no mesmo intervalo, segundo um levantamento re-cente do MEC (Ministério da Educação). Em porcentagem, o “boom” representa 1.834% de crescimento em sete anos. A procura dos estudantes pelo modelo de ensino também cresceu muito em sete anos - subiu de 40,7 mil matrículas, em 2002, para 838,1 mil em 2009, um au-mento de 2.059%.

QUED NO OPA!

EDUCAÇÃO:

Page 5: EDIÇÃO DE MAIO 2011

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

CARREIRAJORNAL OPA! - MAIO DE 2011 05

EMPREGO \ CURSOS \ CONCURSOS \ ESTÁGIOS

Faça o que eu digo, não o que eles fizeram

Fontes estranhas, aparência bagunçada, frases de efeito, cores, mensagens íntimas e prolixidade são só alguns dos itens que profis-sionais de RH encontram diaria-mente quando analisam currículos. Confira abaixo alguns casos REAIS (por mais incrível que pareça!) que demonstram que, mesmo com todas as dicas espalhadas na internet, as pessoas ainda pecam pelo básico. Para começar, vamos lembrar de quem gosta de enviar mensagens super pessoais em cartas anexas aos currículos. Por mais que seja inte-ressante – e indicado – formular uma carta de apresentação para ser entregue junto aos currículos, deve-se tomar cuidado para não cruzar a linha entre ser simpático e ser efu-sivo. Veja abaixo um belo exemplo do que não fazer:

“Oi pessoal. E aí? Tudo bem? Estou enviando meu currículo para…” Além dos “íntimos”, há ainda os que citam frases de efeito nas cartas e nos próprios currículos. Sem falar dos que mencionam trechos bíblicos ou parafraseiam algum ilustre pen-sador. Por mais que conhecimentos gerais sejam válidos, é importante lembrar que o currículo serve para impressionar o entrevistador por meio de sua trajetória profissional, e não por qualquer outro tipo de ar-tifício. Imagine só a cara do recru-tador a ler algo como o que desta-camos abaixo:

“O homem certo se apresen-ta na hora certa, com muito prazer, pelo mesmo preço”.

Por Tuio Moraes | @[email protected]

Cursos e

>>>Direito da Publi-cidade: O Publicitário Legal, na FEEVALEO curso visa informar sobre as regras que regem a Propa-ganda no Brasil, em todos os seus veículos (inclusive na In-ternet), de forma preventiva ou orientando na solução de problemas decorrentes da sua veiculação inadequada.Período de inscrição: 11, 18 e 25 de junho de 2011.Informações: 3586-8800

>>>Oficina sobre cinema e educaçãoO Nucleo de Cinema da Funda-ção Ecarta promove a oficina ‘Cinema na escola: brinque-dos ópticos como instrumen-to pedagógico’ será realizada nos dias 14 e 15 de maio. Mi-nistradas pelas cineastas Gilka Vargas e Iara Noemi, as aulas partirão do manuseio e da confecção de brinquedos para trabalhar os princípios básicos da imagem em movimento. O objetivo é proporcionar aos participantes uma experiência lúdica de aprendizado, como um instrumento pedagógico para ser utilizado pelos pro-fessores em sala de aula. A atividade é destinada a educa-dores e demais interessados.Mais Informações: www.fundacaoecarta.org.br

>>> Excel Avançado, na UNISINOSO curso visa apresentar aos alu-nos funções e recursos avan-çados da planilha eletrônica Microsoft Excel. Realização de 23/5 a 31/5.Inscrições até 18/5 pelo fone: 3591-1122

>>> Trade Marketing, na ESPMA atividade de Trade Marketing é de fundamental importância na estrutura de gestão de em-presas dos ramos industrial, serviços e varejo. Mais informações: 3218-1400ou [email protected]

Outro tipo bastante comum é o que tenta chamar a atenção com textos demasiadamente longos e que, na verdade, não dizem muito. Na maioria das vezes, além de aná-lises com enfoques alheios à seleção, esse tipo de candidato também faz uso de frases em português arcaico e pomposo:

“Aguardando sua obsequiosa manifestação…”“Assumindo riscos, sem estar preocupado em manter o sta-tus quo… O medo, de fato, é que leva ao bloqueio da cria-tividade profissional…” Mas o que deve ser mesmo abolido são comentários jocosos e pseudo-engraçados por pessoas “espirituosas”. Talvez, tiradas como as que mostraremos logo abaixo, caíssem bem numa entrevista, caso o recrutador desse abertura para brincadeiras. No entanto elas nunca poderiam existir em um currículo/carta de apresentação:

“Minha experiência no setor

automotivo restringe-se à proporcionada pela aquisição de um veículo…” Tão sem sentido quanto forçar risadas é incluir frases com caráter poético e palavras eruditas. O uso de vocábulos rebuscados não é in-dicado nem mesmo em entrevistas, uma vez que quanto mais objetivo e claro for seu discurso melhores serão as chances de ser compreen-dido. Mas se você quiser arriscar, tome cuidado para não sair coisas como essas:

“Sou um nefelibata que em última instância almeja o simples: ser feliz.” Por mais óbvio que tudo isso possa parecer, o volume de cur-rículos com “detalhes” similares aos descritos aqui é relativamente grande.Na dúvida, siga nossas dicas e prime pelo simples. Um bom currículo deve ser objetivo, sucinto, claro e completo o suficiente para que não haja dúvidas em relação às informa-ções relevantes.

ExtensãoNÃO INVENTE MODA:

Tudo o que você não pode dizer em seu curriculum vitae

Programa de intercâmbio do Ministério da Justiça Estudantes universitários de todo país já podem se inscrever na edição 2011 do Programa de Intercâmbio da Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL) do Ministério da Justiça, realiza-do em parceria com a Subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil da Presidência da República. Nesta sexta edição, serão oferecidas 12 vagas a estudantes de Direito e áreas cor-relatas. Dez vagas serão destinadas a graduandos a partir do 5º semestre e duas a pesquisadores de mestrado e doutorado. O intercâmbio possibilita que os estudantes participem, por três sema-

nas, do trabalho cotidiano da SAL e da SAJ. Eles vão atuar no processo de dis-cussão, formulação e tramitação de leis. Os interessados devem se inscrever, por e-mail, até o dia 19 de junho. Para concorrer a uma vaga, é pre-ciso enviar a ficha de inscrição preenchi-da, o currículo e uma dissertação de até 1.000 palavras sobre o tema “Elabora-ção Normativa como Política Pública”. As informações e a dissertação devem ser enviadas para o e-mail [email protected]. No assunto do e-mail deve constar “Programa de Inter-câmbio”. O resultado com os estudantes selecionados será divulgado até o dia 05

de julho. O período do intercâmbio será de 18 de julho a 05 de agosto. As ativi-dades serão desenvolvidas no Ministé-rio da Justiça, no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional, em Brasília. O Programa de Intercâmbio é uma oportunidade para estudantes vi-venciarem a prática do direito público, particularmente do direito constitucio-nal e do processo legislativo. Também coloca os alunos em contato com estu-dos sobre temas que estejam em dis-cussão no Congresso Nacional e que sejam de interesse da SAL e da SAJ.

Page 6: EDIÇÃO DE MAIO 2011

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\JORNAL OPA! - MAIO DE 2011 06 \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\JORNAL OPA! - MAIO DE 2011 07

Por Tuio Moraes|@tuiomoraes | [email protected]

Em uma aconchegante cafeteria do bairro Bom fim, em Porto Alegre, Thedy Rodrigues Corrêa Filho, ou apenas Thedy Correa, que há 26 anos está a frente do Nehum de Nós, fala ao Jornal Opa! sobre uma das coisas que mais gosta: música.

Um músico falando de música

A minha relação com música sempre foi no mesmo grupo. Então, antes mesmo de ser Nenhum de Nós, éramos já companheiros de música. Comecei a tocar violão em 1977, mas falar de música, ouvir disco, isso foi desde que me conheço por gente. Nós tocávamos sempre juntos, o projeto do Nenhum de Nós surgiu em 1985, mas o nome veio apenas um ano depois, quando marcamos o primeiro show.

Surgiu em um dia que saímos para tomar uma cerveja. E começamos a pensar em um nome, aí prevaleceu a ideia de coisas que tínhamos em comum: nenhum de nós enxerga direito, nenhum de nós prestou serviço militar, e ficamos falando sobre essas coisas, e o “nenhum de nós” prevaleceu.

Tinha duas coisas que eu sempre quis ser: cantor e desenhista de quadrinhos. De uma maneira ou de outra eu continuo tocando os projetos de desenhos. Mas a música foi mais forte e se tornou minha atividade profissional.

Publico a tirinha que sai na revista do Inter. “O Saci, o escurinho”, sou eu que faço. Está assinada TC, é a minha “persona” desenhista.

Como foi o início da carreira musical, no Nenhum de Nós?

E porque “Nenhum de Nós”?

Sempre quis ser músico?

Nunca publicou nada?

Natural do centro de Porto Alegre, tu és filho único? Mais alguém da família seguiu a carreira artística?

Tu tens alguma formação?

Mas pretende continuar?

Falando de música, o Nenhum de Nós está lançando “Contos de Água e fogo”. O que esse novo trabalho traz?

Como tu vês a indústria fonográfica brasileira?

Tenho duas irmãs, são mais velhas e não são artistas. Na minha família, meu pai, quando bem jovem, trabalhou em rádio. Minha mãe sempre gostou de cantar, adorava música, mas ninguém seguiu carreira.

Fiz oito anos de engenharia civil, mas não me formei. Tinha um problema de frequênciaàs aulas.

Não, se eu fosse fazer alguma coisa, faria jornalismo ou letras.

É um disco bem renovado do Nenhum de Nós. A gente trabalhou com parcerias, como Fabio Cascadura, que é um m ú s i c o b a i a n o ; Frederico Lima, um músico uruguaio . Mudamos um pouco o p r o c e s s o d e composição, de arranjo. Chamamos para co-produzir o Rayz, um cara que trabalha com muita gente nova, bandas novas da cena musical gaucha. Esse disco tem uma cara mais renovada. Mais rock, só inéditas.

Essa indústria formalmente acabou. Não existe mais o que se poderia chamar de indústria, e sim uma cena. A gente regrediu. A questão de produção de discos e DVDs foi extinta. O que a gente tem hoje são pequenos focos, pequenos pontos de venda, pequenas fontes de relação o público que a inda compra com mercado, só . Vendo estatisticamente, a música saiu da indústria fonográfica e foi parar nas mãos dos produtores de

arte, os caras que trabalham com música, cantores, músicos, e na mão deles não existe enquanto indústria. Passamos por um momento de vazio na questão mercadológica, entre a música e o público.

Eu acho que precisa o artista ser fiel com seu processo. Por exemplo, o Nenhum de Nós se reúne para conversar sobre um “punhado” de canções, um conceito, e esse processo todo gera um grupo de canções de 10 ou 12 músicas, que juntas chamamos de álbum ou CD. Então é honesto com o próprio artista que aquilo exista agrupado. Aquilo é resultado de um processo e tem uma razão de ser.Não significa que ele exista fisicamente. Por exemplo, uma das propostas que eu ”to” dando ao próprio Nenhum de Nós, é que até o final de 2011, a gente coloque um grupo de canções, que tenha um certo sentido, que seria um EP, para download na internet. Dar para os fãs, quem quiser pagar, que pague.

Eu acho que o artista tem de ter uma produção mais diluída. Ou ele pode fazer diferente, ele analisa um grupo de músicas, encontra um conceito e lança um disco.Eu faço uma comparação, que pode parecer meio estranha. Se tu fores um contista, tu podes lançar um livro com todos os teus contos, ou tu pode lançar um conto por mês. Agora, um livro de romance, tu não podeslançar uma página por dia, daí vira uma novela.

Tem muitas bandas novas que estão trabalhando bem. Bandas que estão trabalhando com undergrownd de um jeito muito legal. A cena continua forte, continua rock. Vejo bandas excelentes como: Cartolas, Valentinos, Topaz, Do You Like. Bandas novas e boas promessas que vem por aí.

Tu achas que hoje em dia ainda vale a pena o artista gravar CD?

E no futuro, como tu achas que será o cenário musical?

E quanto a cena do rock gaúcho, o mercado e as bandas que estão começando. Como tu vês isso?

Opa!

Thedy

Opa!

Opa!

Thedy

Thedy

Opa!

Opa!

Thedy

Opa!Thedy

Opa!

Opa!Thedy

Opa!

Thedy

Thedy

Opa!

Thedy

Opa!

Thedy

Opa!

Thedy

bate-bolaInes Aragon/Divulgação

Divulgação

Repro

duçã

o

>>> Nome - Na certidão de nascimento está Thedy Rodrigues Corrêa Filho >>> Quem escolheu seu nome e porquê? Minha mãe para homenagear meu pai >>> Nasci na Beneficiência Portuguesa no dia 26 de julho de 1963 >>> Signo - O Zodíaco diz que sou...leão >>> Filho de...Thedy Rodrigues corrêa e Lezith Rodrigues corrêa >>> Irmão de Maria Izabel e Maria Fernanda >>> Canhoto ou destro? Destro >>> Sigo os passos de número 40 que sustenta 1,80 metros >>>Tem filhos? Quantos? UMA >>> O que faz nas horas de ócio? TRABALHO LENDO COISAS QUE ME POSSAM SERVIR DE INSPIRAÇÃO PARA ESCREVER OU PRODUZIR OBRAS DENSAS E GENIAIS >>> Quanto tempo antes de sair você começa a se arrumar? 3 MINUTOS E SEMPRE CHEGO ATRASADO >>> Qual peça de roupa querida no guarda roupa? MEU SAPATO DR. MARTENS >>> A marca de roupa do coração? TRITON E COLCCI >>> Vou dormir às 2 HS DA MANHÃ SEM meia!? >>> Comida, bebida e sobremesa que não dispensa. SALADAS, CHIMARRÃO E SÓ >>> Bandas que curte? U2, REM, OASIS, BEATLES, CERATI, CHARLY, FITO, FOO FIGHTERS, DEPECHE MODE, MORRISSEY >>> Torce para qual time de futebol? INTERNACIONAL>>> Melhor show que já viu e que já fez GUSTAVO CERATI NO GRAND REX, O DE AMANHÃ, SEMPRE.

Page 7: EDIÇÃO DE MAIO 2011

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\JORNAL OPA! - MAIO DE 2011 06 \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\JORNAL OPA! - MAIO DE 2011 07

Por Tuio Moraes|@tuiomoraes | [email protected]

Em uma aconchegante cafeteria do bairro Bom fim, em Porto Alegre, Thedy Rodrigues Corrêa Filho, ou apenas Thedy Correa, que há 26 anos está a frente do Nehum de Nós, fala ao Jornal Opa! sobre uma das coisas que mais gosta: música.

Um músico falando de música

A minha relação com música sempre foi no mesmo grupo. Então, antes mesmo de ser Nenhum de Nós, éramos já companheiros de música. Comecei a tocar violão em 1977, mas falar de música, ouvir disco, isso foi desde que me conheço por gente. Nós tocávamos sempre juntos, o projeto do Nenhum de Nós surgiu em 1985, mas o nome veio apenas um ano depois, quando marcamos o primeiro show.

Surgiu em um dia que saímos para tomar uma cerveja. E começamos a pensar em um nome, aí prevaleceu a ideia de coisas que tínhamos em comum: nenhum de nós enxerga direito, nenhum de nós prestou serviço militar, e ficamos falando sobre essas coisas, e o “nenhum de nós” prevaleceu.

Tinha duas coisas que eu sempre quis ser: cantor e desenhista de quadrinhos. De uma maneira ou de outra eu continuo tocando os projetos de desenhos. Mas a música foi mais forte e se tornou minha atividade profissional.

Publico a tirinha que sai na revista do Inter. “O Saci, o escurinho”, sou eu que faço. Está assinada TC, é a minha “persona” desenhista.

Como foi o início da carreira musical, no Nenhum de Nós?

E porque “Nenhum de Nós”?

Sempre quis ser músico?

Nunca publicou nada?

Natural do centro de Porto Alegre, tu és filho único? Mais alguém da família seguiu a carreira artística?

Tu tens alguma formação?

Mas pretende continuar?

Falando de música, o Nenhum de Nós está lançando “Contos de Água e fogo”. O que esse novo trabalho traz?

Como tu vês a indústria fonográfica brasileira?

Tenho duas irmãs, são mais velhas e não são artistas. Na minha família, meu pai, quando bem jovem, trabalhou em rádio. Minha mãe sempre gostou de cantar, adorava música, mas ninguém seguiu carreira.

Fiz oito anos de engenharia civil, mas não me formei. Tinha um problema de frequênciaàs aulas.

Não, se eu fosse fazer alguma coisa, faria jornalismo ou letras.

É um disco bem renovado do Nenhum de Nós. A gente trabalhou com parcerias, como Fabio Cascadura, que é um m ú s i c o b a i a n o ; Frederico Lima, um músico uruguaio . Mudamos um pouco o p r o c e s s o d e composição, de arranjo. Chamamos para co-produzir o Rayz, um cara que trabalha com muita gente nova, bandas novas da cena musical gaucha. Esse disco tem uma cara mais renovada. Mais rock, só inéditas.

Essa indústria formalmente acabou. Não existe mais o que se poderia chamar de indústria, e sim uma cena. A gente regrediu. A questão de produção de discos e DVDs foi extinta. O que a gente tem hoje são pequenos focos, pequenos pontos de venda, pequenas fontes de relação o público que a inda compra com mercado, só . Vendo estatisticamente, a música saiu da indústria fonográfica e foi parar nas mãos dos produtores de

arte, os caras que trabalham com música, cantores, músicos, e na mão deles não existe enquanto indústria. Passamos por um momento de vazio na questão mercadológica, entre a música e o público.

Eu acho que precisa o artista ser fiel com seu processo. Por exemplo, o Nenhum de Nós se reúne para conversar sobre um “punhado” de canções, um conceito, e esse processo todo gera um grupo de canções de 10 ou 12 músicas, que juntas chamamos de álbum ou CD. Então é honesto com o próprio artista que aquilo exista agrupado. Aquilo é resultado de um processo e tem uma razão de ser.Não significa que ele exista fisicamente. Por exemplo, uma das propostas que eu ”to” dando ao próprio Nenhum de Nós, é que até o final de 2011, a gente coloque um grupo de canções, que tenha um certo sentido, que seria um EP, para download na internet. Dar para os fãs, quem quiser pagar, que pague.

Eu acho que o artista tem de ter uma produção mais diluída. Ou ele pode fazer diferente, ele analisa um grupo de músicas, encontra um conceito e lança um disco.Eu faço uma comparação, que pode parecer meio estranha. Se tu fores um contista, tu podes lançar um livro com todos os teus contos, ou tu pode lançar um conto por mês. Agora, um livro de romance, tu não podeslançar uma página por dia, daí vira uma novela.

Tem muitas bandas novas que estão trabalhando bem. Bandas que estão trabalhando com undergrownd de um jeito muito legal. A cena continua forte, continua rock. Vejo bandas excelentes como: Cartolas, Valentinos, Topaz, Do You Like. Bandas novas e boas promessas que vem por aí.

Tu achas que hoje em dia ainda vale a pena o artista gravar CD?

E no futuro, como tu achas que será o cenário musical?

E quanto a cena do rock gaúcho, o mercado e as bandas que estão começando. Como tu vês isso?

Opa!

Thedy

Opa!

Opa!

Thedy

Thedy

Opa!

Opa!

Thedy

Opa!Thedy

Opa!

Opa!Thedy

Opa!

Thedy

Thedy

Opa!

Thedy

Opa!

Thedy

Opa!

Thedy

bate-bolaInes Aragon/Divulgação

Divulgação

Repro

duçã

o

>>> Nome - Na certidão de nascimento está Thedy Rodrigues Corrêa Filho >>> Quem escolheu seu nome e porquê? Minha mãe para homenagear meu pai >>> Nasci na Beneficiência Portuguesa no dia 26 de julho de 1963 >>> Signo - O Zodíaco diz que sou...leão >>> Filho de...Thedy Rodrigues corrêa e Lezith Rodrigues corrêa >>> Irmão de Maria Izabel e Maria Fernanda >>> Canhoto ou destro? Destro >>> Sigo os passos de número 40 que sustenta 1,80 metros >>>Tem filhos? Quantos? UMA >>> O que faz nas horas de ócio? TRABALHO LENDO COISAS QUE ME POSSAM SERVIR DE INSPIRAÇÃO PARA ESCREVER OU PRODUZIR OBRAS DENSAS E GENIAIS >>> Quanto tempo antes de sair você começa a se arrumar? 3 MINUTOS E SEMPRE CHEGO ATRASADO >>> Qual peça de roupa querida no guarda roupa? MEU SAPATO DR. MARTENS >>> A marca de roupa do coração? TRITON E COLCCI >>> Vou dormir às 2 HS DA MANHÃ SEM meia!? >>> Comida, bebida e sobremesa que não dispensa. SALADAS, CHIMARRÃO E SÓ >>> Bandas que curte? U2, REM, OASIS, BEATLES, CERATI, CHARLY, FITO, FOO FIGHTERS, DEPECHE MODE, MORRISSEY >>> Torce para qual time de futebol? INTERNACIONAL>>> Melhor show que já viu e que já fez GUSTAVO CERATI NO GRAND REX, O DE AMANHÃ, SEMPRE.

Page 8: EDIÇÃO DE MAIO 2011

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

COMPORTAMENTOJORNAL OPA! - MAIO DE 2011 09

A vida real de uma stripper virtual

Marilú, estou desesperada. Nam-oro há dois anos e meio. Sempre fui muito ciumenta. Meu namo-rado é professor de educação física, e sei bem como é o assédio da mulherada hoje em dia. Peguei umas mensagens de uma menina no celular dele, cheia de amor pra dar. Ele me disse que não pode evitar.Que ele nunca deu motivo a ela. Não sei se confio nele, será que essa cadela anda saindo com ele?

Patrícia

>>> Querida, te abre pra vida! Tu tens quase tudo nas mãos pra descobrir isso. Confiança é algo que temos que sempre primar, caso a tua com ele esteja meio desfal-cada abre o olho. A cadela, que tu disse, não iria mandar mensagem pra ele do nada, e porque ela tem o número dele? Abre os olhos, mas cuidado, se não a cadela fura teu olho!

>>> Se você tem dúvidas sexuais, quer conselhos amorosos, envie um e-mail que a Marilú responde. Sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo. [email protected]

[email protected]ú

O primeiro contato com Ná-dia, a stripper virtual, é complicado. A moça vive de suas apresentações, mas receia aparecer. Duas negativas vieram seguidas de algumas respos-tas por e-mail. Nelas, o Unicom tenta desvendar um pouco mais desse mis-tério chamado Nádia. De pedagoga a stripper, ela afir-ma ter dois filhos e ser casada há 11 anos. Uma relação aparentemente forte o bastante para sobreviver ao fato de ela se exibir para outros ho-mens, todos os dias, pela lente de sua webcam. E ainda ter o apoio do marido no novo trabalho. Na verdade, Nádia encara a profissão escolhida há um ano e oito meses como outro emprego qualquer. Da mesma forma que as modelos de revista masculina ou atrizes pornô, não consideram seus shows como prostituição, porque “apenas” aluga a sua imagem nua para quem quiser vê-la. O rosto dela permanece escon-dido para todos, até da reportagem. O mesmo acontece com o endereço e com os detalhes dessa vida miste-riosa, guardada a sete chaves num quarto-escritório ou quartel general dessa mulher que reclama apenas de precisar se manter no anonimato, es-condida, trancada. Nádia é um personagem ruivo daqueles mais reais. O tipo de mis-tério que atrai os homens e, talvez, esse seja o segredo para o sucesso do trabalho dela, capaz de pagar escola particular para os filhos, como ela conta sem mencionar valores. Dentro de sua caricatura, Ná-dia se sai muito bem. Ex-professora que virou stripper após não poder mais trabalhar fora por motivos que apenas a caixa de segredos dela sabe. Caixinha onde estão guardadas as identidades do marido, filhos, en-dereço, família. Onde não estão as suas exibições, de R$ 15 por cinco minutos a R$ 50 durante 20 minutos. Todos os shows ficam salvos no com-putador para eventuais reclamações de clientes, caso se neguem a efetuar o pagamento no sistema digital Pag-Seguro. Numa casa de duas crianças

Por Willian Ceolin| [email protected]

de 6 e 9 anos, o computador de Nádia parece ficar a salvo. Os filhos “não têm maturidade para desconfiar dis-so”. O cotidiano deles é feito de natação, fute-bol e escola. E a presença da mãe dividida entre a vida vir-tual de stripper e a real, de mãe e dona de casa, de personagem e da mulher por trás da caricatu-ra criada por ela mesma. Apesar do tom desconfiado e todo o mistério dessa mulher, ela é atenciosa com o público. Nunca deixa um comentário no blog ou um e-mail sem resposta. Como vendedo-ra, desempenha bem o papel a que se propõe. Diz fazer tudo na webcam, mas também se recusa a coisas que considera “nojentas”. Essa metamorfose ambulante, de pseudônimo forte e aparência mar-cante, consegue chamar a atenção até das mulheres. Mesmo as rivais. O sucesso da suposta professora, e dona de casa, na webcam teria causa-do problemas no início da “carreira”. Nádia reclama da concorrência. Ten-taram tirá-la do ar. No ar, ela ficou, teimosa que é. Apaixonada pela escrita, bem

informada e tão desconfiada quanto quem ouve suas histórias bem conta-das, Nádia pensa em voltar a ser pro-fessora. Os 30 anos de idade a aproxi-mam do terrível fim que sofrem todas as pessoas que vivem da beleza de seus corpos. Mas o mercado do sexo respira Nádia da mesma maneira que Nádia respira mistério. É difícil distinguir o quanto ela é real e virtual. Talvez a vida real e virtual dela se misture. Pelo menos até deixar de ser Nádia para ser uma “simples” professora, mãe de dois filhos, casada e que poderá, enfim, mostrar o rosto numa conversa de webcam ou para uma re-portagem.

O slogan do blog de Nádia é apenas o aperitivo para uma mulher misteriosa, que afirma fazer strip-tease na webcam com o consentimento do marido

Quanto vale o show!5 minutos - R$ 1510 minutos - R$ 2515 minutos - R$ 3520 minutos - R$ 5040 minutos - R$ 95 Fonte: www.prazervirtual.com

Foto: Divulgação

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

MÚSICAJORNAL OPA! - MAIO DE 2011 08

Por Tuio Moraes [email protected]@tuiomoraes

30 anos sem Bob Marley, o rei do Raggae

Foi no mês de maio de 1981, que o cantor Bob Marley morreu em um hospital em Miami, nos Estados Unidos, com apenas 36 anos de idade.Sua obra, no entanto, continua sendo ouvida e influenciando os trabalhos de inúmeros artistas em todo o planeta.Marley foi um dos responsáveis pelo surgimento do reggae, ritmo originário da Jamaica e consolidado naquele país durante os anos 60 e início dos 70. Sua carreira foi ganhando visibili-dade aos poucos. Um momento chave foi a sua contratação no início dos anos 70 pela Island Records, gravadora sedia-da na Inglaterra e criada pelo jamaicano Chris Blackwell. Em 1973, ele lançou o hoje antológi-co álbum Catch a Fire. Dois anos depois, a gravação ao vivo de No Woman No Cry , faixa do álbum Live!, impulsionou a fama de Marley pelos quatro cantos do mundo. Com letras ora de cunho político, ora de cunho romântico, aliadas a uma bati-

da irresistível e a melodias contagiantes, Bob Marley se tornou um infalível cria-dor de sucessos. Além de No Woman No Cry, canções como Three Little Birds, Get Up Stand Up, Is This Love, Buffalo Soldier e I Shot The Sheriff cativaram até mesmo quem torce o nariz para o reggae. Após a sua morte, vítima de câncer, Marley permaneceu nas paradas de su-cesso.

Legend, coletânea póstuma lançada em 1984, é até hoje o álbum mais vendido da história do reggae, com mais de 10 milhões de cópias comercializadas nos Estados Unidos e outro tanto no resto do planeta. Além disso, vários de seus filhos enveredaram com sucesso pela músi-ca, sendo Ziggy Marley o que se deu melhor.

Novo clipe do Black Eyed Peas, “Don´t Stop The Party”, cont[em imagens da passagem do grupo pelo Brasil, no ano passado. O clipe você pode conferir no canal do Opa! no Youtube. www.jor-nalopa.blogspot.com

A gravadora Warner Grup foi vendida por RS$ 3,3 bilhões. O leilão foi disputado e um dos maiores interessados era o Sony Music Group, mas quem arrema-tou foi o bilionário russo Len Bla-vatnik, que já era um importante acionista da companhia. Além do pagamento, mais de US$ 2 bilhões em dívidas e processos vêm de brinde.

Serão lançadas a partir de se-tembro canções inéditas do PinK Froyd. As faixas serão tiradas dos arquivos e integrarão uma pro-gramação de lançamentos que se estenderá por vários meses e in-cluirá conjuntos de CDs para cole-cionadores e gravações de estúdio remasterizadas.

A cantora Britney Spears é tema de edição única em quadri-nhos. A HQ de Britney irá focar em sua ascensão ao estrelato, sua vida privada e seus esforços para ser compreendida, disse Patrick Mc-Cray, que escreveu a edição. A edi-tora já publicou também biogra-fias em quadrinhos de Sarah Palin, Hillary Clinton e Barack Obama.

O Google está pronto para lançar seu serviço de armazena-mento de música que permitirá aos usuários guardar e acessar canções em qualquer lugar, similar ao apresentado pela Amazon.com em março.

EXPRESSO \\\\\

Após 40 anos, discos do Queen são reeditados O Queen faz parte de um seleto grupo, aquele que reúne as maiores bandas de rock de todos os tempos. Boa parte da responsabilidade por esse status é dos cinco primeiros ál-buns do grupo britânico, que estão sendo relançados no Brasil em versão remasterizada. A série de cinco álbuns vai de Queen, de 1973, até A Day at the Races, de 1976, e engloba algumas das mais famosas canções do quarteto liderado por Freddie Mercury. Entre as pérolas do período estão “Killer Queen”, “Bohemian Rhapsody”, “Love

of my Life” e “Somebody to Love”, que voltou recentemente às paradas graças à regravação feita pelo elenco do seri-ado Glee. Há também preciosidades menos populares, como “Keep Yourself Alive”, “Good Old-Fashioned Lover Boy” e “I’m in Love with my Car”. O pacote que volta às lojas é uma aula de como o Queen evoluiu no início (com Freddie ainda sem o famoso bi-gode) até moldar o estilo que o consa-grou. Queen, o primeiro álbum, mostra uma sonoridade muito mais pesada e

nitidamente influenciada por bandas britânicas da época. A partir do segun-do disco, Queen II, a banda já mostra mais sua personalidade, com vocais muito bem trabalhados e inspiração em ópera, como ficou consagrado em “Bohemian Rhapsody”, de A Night at the Opera (1975).

Rádio Opa! está voltandoDentro de muito em breve a Rádio Opa! estará de volta. Após alguns meses fora do ar, a emissora online pretende voltar com muita novidade. A rádio, que existe há 8 anos em Porto Alegre, pode ser ouvida pelo site www.radioopa.com.br e pelo aplicativo no Orkut. Você também pode seguir a rádio no Twitter: @radioopa.

Sandy diz não gostar de música sertanejaSERÁ O EFEITO DA DEVASSA?

Filha e sobrinha de uma das duplas sertanejas de maior sucesso do Bra-sil, Sandy resolveu abrir o jogo. A cantora de 28 anos foi ao Programa do Jô e revelou que não gosta de música sertaneja.“Não sou fã da música sertaneja. Sou fã do meu pai e do meu tio. Eu sou fã deles, mas eu não gosto do estilo da música sertaneja. Não é o meu gosto pessoal. Não faz o meu estilo, mas respeito muito, é claro”, disse Sandy.

Ingressos para o Rock in Rio estão esgotados Não há mais ingressos disponíveis para o Rock in Rio, informou a produção do evento. Ao todo, somando-se a venda ofi-cial, o lote de 100 mil bilhetes colocados à disposição do público em novembro de 2010 e a pré-venda para clientes do banco Itaú, foram vendidos 600 mil in-gressos em menos de 60 dias. A venda oficial começou pela inter-net à meia-noite do último sábado, dia 7, e os ingressos para os primeiros dois dias se se esgotaram nas 10 primeiras horas. Em menos de 40 horas, já não havia mais entradas para serem com-pradas online.

...PRA FUMACEIRA SUBIR...

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Page 9: EDIÇÃO DE MAIO 2011

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

COMPORTAMENTOJORNAL OPA! - MAIO DE 2011 09

A vida real de uma stripper virtual

Marilú, estou desesperada. Nam-oro há dois anos e meio. Sempre fui muito ciumenta. Meu namo-rado é professor de educação física, e sei bem como é o assédio da mulherada hoje em dia. Peguei umas mensagens de uma menina no celular dele, cheia de amor pra dar. Ele me disse que não pode evitar.Que ele nunca deu motivo a ela. Não sei se confio nele, será que essa cadela anda saindo com ele?

Patrícia

>>> Querida, te abre pra vida! Tu tens quase tudo nas mãos pra descobrir isso. Confiança é algo que temos que sempre primar, caso a tua com ele esteja meio desfal-cada abre o olho. A cadela, que tu disse, não iria mandar mensagem pra ele do nada, e porque ela tem o número dele? Abre os olhos, mas cuidado, se não a cadela fura teu olho!

>>> Se você tem dúvidas sexuais, quer conselhos amorosos, envie um e-mail que a Marilú responde. Sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo. [email protected]

[email protected]ú

O primeiro contato com Ná-dia, a stripper virtual, é complicado. A moça vive de suas apresentações, mas receia aparecer. Duas negativas vieram seguidas de algumas respos-tas por e-mail. Nelas, o Unicom tenta desvendar um pouco mais desse mis-tério chamado Nádia. De pedagoga a stripper, ela afir-ma ter dois filhos e ser casada há 11 anos. Uma relação aparentemente forte o bastante para sobreviver ao fato de ela se exibir para outros ho-mens, todos os dias, pela lente de sua webcam. E ainda ter o apoio do marido no novo trabalho. Na verdade, Nádia encara a profissão escolhida há um ano e oito meses como outro emprego qualquer. Da mesma forma que as modelos de revista masculina ou atrizes pornô, não consideram seus shows como prostituição, porque “apenas” aluga a sua imagem nua para quem quiser vê-la. O rosto dela permanece escon-dido para todos, até da reportagem. O mesmo acontece com o endereço e com os detalhes dessa vida miste-riosa, guardada a sete chaves num quarto-escritório ou quartel general dessa mulher que reclama apenas de precisar se manter no anonimato, es-condida, trancada. Nádia é um personagem ruivo daqueles mais reais. O tipo de mis-tério que atrai os homens e, talvez, esse seja o segredo para o sucesso do trabalho dela, capaz de pagar escola particular para os filhos, como ela conta sem mencionar valores. Dentro de sua caricatura, Ná-dia se sai muito bem. Ex-professora que virou stripper após não poder mais trabalhar fora por motivos que apenas a caixa de segredos dela sabe. Caixinha onde estão guardadas as identidades do marido, filhos, en-dereço, família. Onde não estão as suas exibições, de R$ 15 por cinco minutos a R$ 50 durante 20 minutos. Todos os shows ficam salvos no com-putador para eventuais reclamações de clientes, caso se neguem a efetuar o pagamento no sistema digital Pag-Seguro. Numa casa de duas crianças

Por Willian Ceolin| [email protected]

de 6 e 9 anos, o computador de Nádia parece ficar a salvo. Os filhos “não têm maturidade para desconfiar dis-so”. O cotidiano deles é feito de natação, fute-bol e escola. E a presença da mãe dividida entre a vida vir-tual de stripper e a real, de mãe e dona de casa, de personagem e da mulher por trás da caricatu-ra criada por ela mesma. Apesar do tom desconfiado e todo o mistério dessa mulher, ela é atenciosa com o público. Nunca deixa um comentário no blog ou um e-mail sem resposta. Como vendedo-ra, desempenha bem o papel a que se propõe. Diz fazer tudo na webcam, mas também se recusa a coisas que considera “nojentas”. Essa metamorfose ambulante, de pseudônimo forte e aparência mar-cante, consegue chamar a atenção até das mulheres. Mesmo as rivais. O sucesso da suposta professora, e dona de casa, na webcam teria causa-do problemas no início da “carreira”. Nádia reclama da concorrência. Ten-taram tirá-la do ar. No ar, ela ficou, teimosa que é. Apaixonada pela escrita, bem

informada e tão desconfiada quanto quem ouve suas histórias bem conta-das, Nádia pensa em voltar a ser pro-fessora. Os 30 anos de idade a aproxi-mam do terrível fim que sofrem todas as pessoas que vivem da beleza de seus corpos. Mas o mercado do sexo respira Nádia da mesma maneira que Nádia respira mistério. É difícil distinguir o quanto ela é real e virtual. Talvez a vida real e virtual dela se misture. Pelo menos até deixar de ser Nádia para ser uma “simples” professora, mãe de dois filhos, casada e que poderá, enfim, mostrar o rosto numa conversa de webcam ou para uma re-portagem.

O slogan do blog de Nádia é apenas o aperitivo para uma mulher misteriosa, que afirma fazer strip-tease na webcam com o consentimento do marido

Quanto vale o show!5 minutos - R$ 1510 minutos - R$ 2515 minutos - R$ 3520 minutos - R$ 5040 minutos - R$ 95 Fonte: www.prazervirtual.com

Foto: Divulgação

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

MÚSICAJORNAL OPA! - MAIO DE 2011 08

Por Tuio Moraes [email protected]@tuiomoraes

30 anos sem Bob Marley, o rei do Raggae

Foi no mês de maio de 1981, que o cantor Bob Marley morreu em um hospital em Miami, nos Estados Unidos, com apenas 36 anos de idade.Sua obra, no entanto, continua sendo ouvida e influenciando os trabalhos de inúmeros artistas em todo o planeta.Marley foi um dos responsáveis pelo surgimento do reggae, ritmo originário da Jamaica e consolidado naquele país durante os anos 60 e início dos 70. Sua carreira foi ganhando visibili-dade aos poucos. Um momento chave foi a sua contratação no início dos anos 70 pela Island Records, gravadora sedia-da na Inglaterra e criada pelo jamaicano Chris Blackwell. Em 1973, ele lançou o hoje antológi-co álbum Catch a Fire. Dois anos depois, a gravação ao vivo de No Woman No Cry , faixa do álbum Live!, impulsionou a fama de Marley pelos quatro cantos do mundo. Com letras ora de cunho político, ora de cunho romântico, aliadas a uma bati-

da irresistível e a melodias contagiantes, Bob Marley se tornou um infalível cria-dor de sucessos. Além de No Woman No Cry, canções como Three Little Birds, Get Up Stand Up, Is This Love, Buffalo Soldier e I Shot The Sheriff cativaram até mesmo quem torce o nariz para o reggae. Após a sua morte, vítima de câncer, Marley permaneceu nas paradas de su-cesso.

Legend, coletânea póstuma lançada em 1984, é até hoje o álbum mais vendido da história do reggae, com mais de 10 milhões de cópias comercializadas nos Estados Unidos e outro tanto no resto do planeta. Além disso, vários de seus filhos enveredaram com sucesso pela músi-ca, sendo Ziggy Marley o que se deu melhor.

Novo clipe do Black Eyed Peas, “Don´t Stop The Party”, cont[em imagens da passagem do grupo pelo Brasil, no ano passado. O clipe você pode conferir no canal do Opa! no Youtube. www.jor-nalopa.blogspot.com

A gravadora Warner Grup foi vendida por RS$ 3,3 bilhões. O leilão foi disputado e um dos maiores interessados era o Sony Music Group, mas quem arrema-tou foi o bilionário russo Len Bla-vatnik, que já era um importante acionista da companhia. Além do pagamento, mais de US$ 2 bilhões em dívidas e processos vêm de brinde.

Serão lançadas a partir de se-tembro canções inéditas do PinK Froyd. As faixas serão tiradas dos arquivos e integrarão uma pro-gramação de lançamentos que se estenderá por vários meses e in-cluirá conjuntos de CDs para cole-cionadores e gravações de estúdio remasterizadas.

A cantora Britney Spears é tema de edição única em quadri-nhos. A HQ de Britney irá focar em sua ascensão ao estrelato, sua vida privada e seus esforços para ser compreendida, disse Patrick Mc-Cray, que escreveu a edição. A edi-tora já publicou também biogra-fias em quadrinhos de Sarah Palin, Hillary Clinton e Barack Obama.

O Google está pronto para lançar seu serviço de armazena-mento de música que permitirá aos usuários guardar e acessar canções em qualquer lugar, similar ao apresentado pela Amazon.com em março.

EXPRESSO \\\\\

Após 40 anos, discos do Queen são reeditados O Queen faz parte de um seleto grupo, aquele que reúne as maiores bandas de rock de todos os tempos. Boa parte da responsabilidade por esse status é dos cinco primeiros ál-buns do grupo britânico, que estão sendo relançados no Brasil em versão remasterizada. A série de cinco álbuns vai de Queen, de 1973, até A Day at the Races, de 1976, e engloba algumas das mais famosas canções do quarteto liderado por Freddie Mercury. Entre as pérolas do período estão “Killer Queen”, “Bohemian Rhapsody”, “Love

of my Life” e “Somebody to Love”, que voltou recentemente às paradas graças à regravação feita pelo elenco do seri-ado Glee. Há também preciosidades menos populares, como “Keep Yourself Alive”, “Good Old-Fashioned Lover Boy” e “I’m in Love with my Car”. O pacote que volta às lojas é uma aula de como o Queen evoluiu no início (com Freddie ainda sem o famoso bi-gode) até moldar o estilo que o consa-grou. Queen, o primeiro álbum, mostra uma sonoridade muito mais pesada e

nitidamente influenciada por bandas britânicas da época. A partir do segun-do disco, Queen II, a banda já mostra mais sua personalidade, com vocais muito bem trabalhados e inspiração em ópera, como ficou consagrado em “Bohemian Rhapsody”, de A Night at the Opera (1975).

Rádio Opa! está voltandoDentro de muito em breve a Rádio Opa! estará de volta. Após alguns meses fora do ar, a emissora online pretende voltar com muita novidade. A rádio, que existe há 8 anos em Porto Alegre, pode ser ouvida pelo site www.radioopa.com.br e pelo aplicativo no Orkut. Você também pode seguir a rádio no Twitter: @radioopa.

Sandy diz não gostar de música sertanejaSERÁ O EFEITO DA DEVASSA?

Filha e sobrinha de uma das duplas sertanejas de maior sucesso do Bra-sil, Sandy resolveu abrir o jogo. A cantora de 28 anos foi ao Programa do Jô e revelou que não gosta de música sertaneja.“Não sou fã da música sertaneja. Sou fã do meu pai e do meu tio. Eu sou fã deles, mas eu não gosto do estilo da música sertaneja. Não é o meu gosto pessoal. Não faz o meu estilo, mas respeito muito, é claro”, disse Sandy.

Ingressos para o Rock in Rio estão esgotados Não há mais ingressos disponíveis para o Rock in Rio, informou a produção do evento. Ao todo, somando-se a venda ofi-cial, o lote de 100 mil bilhetes colocados à disposição do público em novembro de 2010 e a pré-venda para clientes do banco Itaú, foram vendidos 600 mil in-gressos em menos de 60 dias. A venda oficial começou pela inter-net à meia-noite do último sábado, dia 7, e os ingressos para os primeiros dois dias se se esgotaram nas 10 primeiras horas. Em menos de 40 horas, já não havia mais entradas para serem com-pradas online.

...PRA FUMACEIRA SUBIR...

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Page 10: EDIÇÃO DE MAIO 2011

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

NA BALADAJORNAL OPA! - MAIO DE 2011 10

Fotos: Diego Godolphin

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

AGENDÃODA QUERMESSE AO BAILE FUNK, SUA BALADA COMEÇA AQUI

JORNAL OPA! - MAIO DE 2011 11Anuncie seu evento > [email protected]

>Pixote | 6/05 >Roberta Sá | 6/05Onde? Teatro do Bourbon Countrywww.teatrodobourboncountry.com.br

>

Terça Insana | 20/05Onde? Teatro do Bourbon Countrywww.teatrodobourboncountry.com.br

Fábio JR | 7/05Onde? Teatro do Sesiwww.hte.com.br

>

>

>Matanza | 15/05Onde? Opiniãowww.opiniao.com.br

Marcelo Camelo | 12/05Onde? Opiniãowww.opiniao.com.br

Fotos: Divulgação

> Sublime with Rome | 18/05Onde? Pepsi On Satgewww.pepsionstage.com.br

MCFLY | 26/05Onde? Teatro Bourbon Countrywww.hte.com.br

>

>

Raimundos | 26/05Onde? Opiniãowww.opiniao.com.br

Revelação | 13/05Onde? Opiniãowww.opiniao.com.br

>

Page 11: EDIÇÃO DE MAIO 2011

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

AGENDÃODA QUERMESSE AO BAILE FUNK, SUA BALADA COMEÇA AQUI

JORNAL OPA! - MAIO DE 2011 11Anuncie seu evento > [email protected]

>Pixote | 6/05 >Roberta Sá | 6/05Onde? Teatro do Bourbon Countrywww.teatrodobourboncountry.com.br

>Terça Insana | 20/05Onde? Teatro do Bourbon Countrywww.teatrodobourboncountry.com.br

Fábio JR | 7/05Onde? Teatro do Sesiwww.hte.com.br

>

>>Matanza | 15/05

Onde? Opiniãowww.opiniao.com.br

Marcelo Camelo | 12/05Onde? Opiniãowww.opiniao.com.br

Fotos: Divulgação

> Sublime with Rome | 18/05Onde? Pepsi On Satgewww.pepsionstage.com.br

MCFLY | 26/05Onde? Teatro Bourbon Countrywww.hte.com.br

>

>

Raimundos | 26/05Onde? Opiniãowww.opiniao.com.br

Revelação | 13/05Onde? Opiniãowww.opiniao.com.br

>

Page 12: EDIÇÃO DE MAIO 2011

JORNAL OPA! - MAIO DE 2011 12

ESPORTEWWW.TWITTER.COM/JORNALOPAWWW.JORNALOPA.COM.BR

Não é só o futebol que faz a cabeça da garotadaAtleta de 12 anos treina firme para chegar ao topo do Ranking Infanto-Juvenil brasileiro de tênis.

Por Bruna Mello | Especial

Em um clube na cidade de Porto Alegre, meninos e meninasentre 9 e 16 anos praticam um esporte que, no Brasil, ainda não tem muita torcida e nem muito glamour. O Tênis é uma modalidade que envolve muito capital a nível mundial. É um dos poucos desportos que abre a porta para atletas femininos e masculinos e, é o único que tem homem e mulher na lista dos dez atletas mais bem pagos do mundo. No topo do Ranking dos melhores e mais bem pagos atletas estão, Rafael Nadal, Roger Federere M a r i a S h a ra p o va . N o c l u b e Leopoldina Juvenil, Lucca Takeda Baptista, pratica tênis profissional há mais de cinco anos. Ele já atingiu o topo do Ranking estadual Infanto-Juvenil e treina forte para conseguir se manter lá. O jovem treina em torno de quatro vezes por semana à tarde, de três a quatro horas durante o dia. Mesmo o Brasil sendo um país onde o futebol reina, Lucca acredita

que um dia o Tênis ainda vai ser um esporte bem conhecido por aqui pois nosso País tem estrutura e profissionais para isso “O Brasil tem muitos lugares para treinar e ótimos técnicos. Participei de uma competição onde tinha mais de 60 atletas da minha idade competindo também”. A paixão de Lucca pelo

esporte veio a partir dos seis anos quando descobriu que era um perna de pau no futebol. Logo partiu para natação e tênis, mas acabou optando por se dedicar ao tênis onde ele viu mais futuro. O jovem tenista participa de várias co m p e t i çõ e s d e tê n i s q u e a c o n t e c e m n o E s t a d o . N o momento ele está treinando para o

Brasileiro de tênis infanto-juvenil e também para os torneios que acontecem aqui no Rio Grande do Sul. Lucca não sonha baixo não, ele quer ganhar todos os Grands Slams como Australian Open, Roland Garros, Wimbledon, Us Open eo ATP Finals. Ele só quer ser o primeiro do mundo...vai longe esse garoto!