edição 76ª

16
Jornal W Z ANO VI 76ª edição - 2016 - Gratuito Noticias com Credibilidade Sua mais nova opção em rádio web - baixe o app D’PONTA e ouça Av. Maestro João Luiz do Esp. Santo nº 220 (61) 3642-2400 Formosa Goiás PISO & CIA Telhas de cimento TECOM Cobertura com qualidade Revestimento cerâmico e porcelanato Dando valor à vida Página 08 Pode isso? Página 15 Colégio Visão Preferencial ou Cara de Pau? Igreja Católica Ielson Szervinski tomou posse como novo administrator do Poder Executivo em São João D’ Aliança, após a Câmara Municipal ter aprovado requerimento de afastamento de Atos Ferronato por supostas irregu- laridades e improbidade admi- nistrativa e medidas ja foram tomadas. Ielson Szervinski é o novo prefeito de São João D’ Aliança Página 04 Clero e Leigos, ovelhas de um só Pastor Entrevista: ‘‘Estamos dando a volta por cima’’ Em entrevista concedida ao jornal Ponta a Ponta o prefeito de Formosa Itamar Barreto, falou sobre os três anos de sua administração frente ao Poder Executivo e suas expectativas para 2016. Páginas 10/11 Os principais benefícios de comer peixe, estão muito alem do sabor que é leve , do preparo rápido e que permite variados pratos ou por trazer sempre a mesa uma paz que inspira partilha e unidade com um toque de elegância. Peixe: Aliando sabor e valores nutritivos Delegacia da Mulher DEAM - Formosa apresentou relatório sobre suas atividades e fechou 2015 com saldo positivo. Esportes: Bosque Formosa apresentou novo elenco para 2016 Foto: Página 14 Página 15 Páginas 12/13

Upload: macielfsa

Post on 26-Jul-2016

228 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Publicação mensal do jornal pontaaponta

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 76ª

Jornal

W

Z

ANO VI 76ª edição - 2016 - GratuitoNoticias com CredibilidadeSua mais nova opção em rádio web - baixe o app D’PONTA e ouça

Av. Maestro João Luiz do Esp. Santo nº 220 (61) 3642-2400 Formosa Goiás

PISO & CIATelhas de cimento TECOM

Cobertura com qualidade

Revestimento cerâmico e porcelanato

Dando valor à vida

Página 08

Pode isso? Página 15

Colégio Visão

Preferencial ou Cara de Pau?

Igreja Católica

Ielson Szervinski tomou posse como n o v o a d m i n i s t r a t o r d o P o d e r Executivo em São João D’ Aliança, após a Câmara Municipal ter aprovado requerimento de afastamento de Atos Ferronato por supostas irregu-laridades e improbidade admi-nistrativa e medidas ja foram tomadas.

Ielson Szervinski é o novoprefeito de São João D’ Aliança

Página 04

Clero e Leigos, ovelhas de um só PastorEntrevista:

‘‘Estamos dando a volta por cima’’

Em entrevista concedida ao jornal Ponta a Ponta o prefeito de Formosa Itamar Barreto, falou sobre os três anos de sua administração frente ao Poder Executivo e suas expectativas para 2016.

Páginas 10/11

Os principais benefícios de comer peixe, estão muito alem do sabor que é leve , do preparo rápido e que permite variados pratos ou por trazer sempre a mesa uma paz que inspira partilha e unidade com um toque de elegância.

Peixe: Aliando sabor e valores nutritivos

Delegacia da Mulher

DEAM - Formosa apresentou relatório sobre suas atividades e fechou 2015

com saldo positivo.

Esportes:

Bosque Formosa apresentounovo elenco para 2016

Foto:

Página 14

Página 15

Páginas 12/13

Page 2: Edição 76ª

A Guarda Municipal de Formosa-GO completou dia (29/12/2015) 29 anos de criação.

Nesta data tão especial, não só para a instituição, mas para toda a sociedade Formosense, o Jornal Ponta a Ponta homenageia a todos os integrantes desta organização civil cuja missão é, além de proteger os bens, serviços e instalações municipais, e a todo tempo prestando relevantes serviços ao cidadão formosense. Criada em 1986, sendo assim a mais antiga do estado de Goiás. A quase três décadas esses valorosos homens e mulheres trabalham sem pestanejar para garantir a tranquilidade de toda comunidade. Alem de desempenhar com maestria sua função, dão apoio, inclusive, às ações da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, nas nossas escolas e apoio no trânsito. Pela dedicação apresentada por todos os componentes dessa valorosa corporação, pela história construída ao longo desses vinte e nove anos de existência, a nossa mensagem é de muito obrigado.

Expediente: Diretora: Zilma de MeloSRT-GO -02818Editor ResponsávelWaldemar MacielSRT-GO 2432

Colaboradores:Layane LopesTen: ColtoRevisãoProf. Cláudio de MeloSite: www.pontaaponta.com.br

Distribuição:Formosa - CabeceirasFlores de GoiásVila Boa - Planaltina-DFAlvorada do NorteMatéria assinada é de responsabilidade do autor.

Uma publicação da WZ Editora e Publicidade

Rua 16 nº 1316, bairro Formosinha - Formosa

Goiás.

Bala na AgulhaPor Paulo de Tarso

IMOBILIÁRIA JORGEJorge Eduardo Bittar

Creci 4511-goi

Rua José Viana Lobo, 350 - CentroCep- 73801-270 -Formosa-Gowww. imobiliariajorge.com.br

Telefax (61) 3631-1050celular (61) 9978-1050E-mail - [email protected]

A mais de 35 anos, fazendo clientes,fazendo amigos.

Ponta@Ponta 76ª edição - 2016 pag. 02

Editorial

Jornalista Zilma de Melo

Mais uma edição chega as mãos dos nossos leitores, razão de muito orgulho para toda a equipe do jornal impresso Ponta a ponta, Facebook Ponta@ponta Site e Rádio WEB D'Ponta. Ser mediador entre os acontecimentos e o nosso público é razão de muita satisfação para nós. Cada palavra, frase e parágrafo que descrevemos, estamos focados em oferecer informações precisas, sem uso de artifícios sensacionalistas ou ocultação de fatos. Embora seja da nossa vontade ilustrar nossas páginas somente com informações alegres e de sucesso, temos o dever de relatar fatos e situações de tristeza e algumas até mesmo de indignação, pois é nosso dever oferecer o nosso melhor, trabalhar sempre voltados para o jornalismo sério e comprometido com a fidelidade ao descrever os fatos. Sabemos que não somos os únicos a exercer este oficio, mas trazemos no mais profundo do nosso ser a certeza de que cada um dos nossos leitores entre os milhares que temos espalhado por todo o mundo é um ser único, pessoal especial. Saber que estamos entre os profissionais da comunicação, de receber a sua atenção, suas críticas na verdade nos faz sentir que de alguma forma estamos no seu cotidiano temos uma parceria. Por esta razão queremos mais uma vez reiterar que no que depender da equipe Ponta@ponta tudo continuará como tem sido, parceiros para longas datas. Pois estar com você leitor , ouvinte e/ou internauta e sempre um orgulho para nós de Ponta a ponta.

BALA NA AGULHA

Ultimamente, tenho recebido muitos convites para ir pra igreja.

Estou precisando mesmo. Ando bebendo muito, xingando muito e ganhando pouco. Estou fazendo um levantamento das igrejas que possam me acolher. Pensei primeiro na Universal. O principal motivo, não foi a campanha da prosperidade, mas a impressão de que lá, ninguém morre. Você já viu velório na Universal? Pois é. Eu também não! Pensei também na Igreja adventista. Pra quem bebe como eu, ficar impedido no sábado irá ajudar muito, mas, a Igreja que me sinto mais atraído neste momento é a das Testemunhas de Jeová. Eles não doam sangue nem prestam serviço militar. Sinceramente, com este governo que aí está, não sinto a menor vontade de dar o sangue pelo meu país e muito menos pegar em armas para defender a Dilma, o PT e o Brasil que eles estão inventando. Também cogitei em voltar às origens e me abrigar na Igreja Católica. Mas não sei que diabos aconteceu; mal pensei em voltar, o bispo da Diocese começou a transferir padres e, ouvi dizer que quer por fim a uma das missas mais populares da cidade. Me bateu aquela paranóia: será que o bispo já soube das minhas intenções? Será que sou uma ovelha indesejável no cercadinho da paróquia? Mal consegui dormir. Me lembrei da profecia de Nelson Rodrigues que disse: “o Brasil ainda vai ser o maior país ex-católico do mundo”. Só depois desta reflexão consegui dormir. Os motivos do bispo eu não sei, mas vou bater em outras freguesias. Vou continuar procurando uma Igreja para acalentar minha alma complicada. Confesso que não gostaria de ser meu pastor. Acho que só Deus me suportaria. Pensando bem, é melhor eu me preocupar menos com igrejas e mais com aquele que é o dono delas, mesmo porque, volta e meia Ele aparece de surpresa e se depara com uma porta na cara. Qualquer hora Ele volta, e cobrará com a ordem de despejo.

Fica declarada Emergência em Saúde Púb l i ca no Município de Formosa -

Goiás, pelo período de 180 (cento e oitenta) dias, em razão do risco de epidemia de Dengue, potencial epidemia de Febre Amarela e da possível introdução dos vírus Zika e Chikungunya no território goiano, bem como da alteração do padrão de ocorrência de microcefalias no Brasil. Fica estabelecido o dia 21 de Janeiro de 2016 como dia 'D" para a realização do mutirão de combate ao mosquito Aeds Egypt.

Nota à comunidade

Guarda Municipal: 29 anos de lutas

Waldemar MacielJornalista

Page 3: Edição 76ª

Ponta@Ponta 76ª edição - 2016 Pag. 03

Sugestão O poder educacional deveria colocar militar graduado como diretor nas escolas de alto risco como experiência, para ver a diferença e o respeito para com os professores. Outra sugestão, colocar câmeras em todas as salas de aula com uma central de monitoramento 24 horas. Assim a secretária de ensino via tudo sem precisar deslocar-se de colégio em colégio.Enoque (Baratão)-----------------------------------------------------------------------------------Parabéns a equipe do jornal por abrir este espaço para o leitor, é um ato de muita coragem, pois muitos não irão gostar desta página, principalmente aqui em São João.São João d' AliançaMarcelo Dias de Almeida E-mail

Ola amigos do Ponta! Onde esta o projeto de Lei que os vereadores Emilio do Raio X, Antonio Faleiro e apoiados por Domingos Filho apresentariam para reduzir o salário dos vereadores de Formosa. Será que esqueceram...? Nós não vamos esquecer.Maria Rita da Conceição

Maciel! Poderiam fazer uma reportagem sobre o lixo que o pessoal está jogando na saída para o Itiquira, pois ali seria apenas para colocar entulho onde havia voçoroca, e o que estamos presenciando, são caminhões carregado de lixo (até móveis e lixo doméstico) sendo depositados no local. Onde está a Secretaria de Meio Ambiente ou a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de vereadores para fiscalizar e punir os infratores.Gilson Antunes Pereira

Ola pessoal do Ponta a Ponta, fiquei feliz por terem colocado esse espaço para podermos expressar nossa opinião, deixo aqui minha sugestão. Para mim um grande erro é citar o nome dos policiais que estão sempre coibindo os malfeitos das pessoas indisciplinadas, porque não usa só o numero da matricula para não colocar em risco a vida dele e de seus familiares. Enoque. (Baratão)

Sou moradora a mais de 10 anos da Rua 29 no Setor Bosque e fico muito triste em ver um patrimônio como o Centro Olímpico que serviria para atender os nossos jovens atletas sendo totalmente depredado. Peço ao senhor prefeito que faça uma forcinha e termine essa valiosa obra.Obrigada por abrirem esse espaço para nós.Rosa Cândida Rhisten

Amigos do Ponta a Ponta! Eu já comecei a pagar o lote que comprei no jardim panorâmico. Tenho que continuar pagando? Porque a juíza disse pra não fazer nada lá.

O gerente de vendas da imobiliária disse pra continuar pagando. Mais estou com medo de perder o dinheiro. O que faço?José CarlosVia E-mail

Espaço para o LeitorEspaço reservado para o leitor sugerir, criticar, elogiar, fazer pedidos.

Nos reservamos o direito de analisara matéria antes de divulga-la.

O s G r u p o s C h a n g e Generation, Salve e Coletivo Vivarte realizaram mais uma ação voluntária de amor e d e d i c a ç ã o a o p r ó x i m o .

O "Natal Solidário" contou com doações e trabalho de várias pessoas que dedicaram seu tempo a transformar o Natal de cerca de 300 famílias na Vila Marilac levando amor e a legr ia . O even to fo i realizado no domingo (20).

“Levamos doação de comida, roupas, brinquedos, sapatos, kit de escovação, pipoca, cachorro-quente, pula-pula e pintura de rosto. Também tivemos palestra, malabarismos, exames feitos por enfermeiras, aplicação de flúor e show da banda Noção Roots”. “Foi gratificante perceber em cada olhar de gratidão, em cada sorriso espontâneo, o quanto fazer o bem torna-se um prazer contagiante e imensurável”, complementa um participante da ação.

Os grupos Coletivo Vivarte, Salvee Change Generation realizam

Ação Voluntária

A Presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou na terça-feira (29) decreto fixando em R$ 880,00 o valor do salário mínimo que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2016. O reajuste agrega à inflação do período uma valorização real, relacionada ao índice de p r o d u t i v i d a d e d a e c o n o m i a brasileira, e beneficia diretamente 48 milhões de trabalhadores e aposentados, urbanos e rurais, de todo o Brasil.

O n o v o a u m e n t o d á c o n t i n u i d a d e à p o l í t i c a d e valorização do salário mínimo, formalizada por Lei em 2007, que garantiu um aumento real de 76% no seu valor entre 2003 e 2015. Em 2016, segundo dados do Dieese, o reajuste representará um incremento de renda na economia brasileira de R$ 51,5 bilhões.

J á o aumen to pa ra o s beneficiários da Previdência Social que ganham acima do salário mínimo será calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano de 2015, percentual

divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em de janeiro de 2016.

Segundo o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, o Brasil é um dos poucos países que assegura a valorização do salário mínimo. “Diante do cenário econômico adverso que enfrentamos hoje, essa é uma boa notícia para começar o ano. O governo federal continuará investindo na valorização do salário mínimo nos próximos anos, uma cond ição impor t an te pa ra a re tomada do crescimento da economia, garantindo emprego e renda e preservando o poder de compra da população”, afirmou Rossetto. (Ascom/MTPS)

Salário Mínimo R$ 880.00

Mande seu sua sugestão [email protected]

Cássio Roberto

Page 4: Edição 76ª

Ponta@Ponta 76ª edição - 2016 Pag - 04

APÓS DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO E DESVIO DE RECURSOS, ATOS

FERRONATO É AFASTADO E IELSON SZERVINSKI ASSUME A PREFEITURA DE

SÃO JOÃO D’ALIANÇA.

O prefeito de São João D'Aliança, Atos Antônio Ferronato foi afastado pela Câmara Municipal, que deu posse ao vice-prefeito, Ielson Szervinsk, no exercício do cargo de prefeito. O fa to ocor reu no último dia do ano, 31 de d e z e m b r o , q u a n d o o s vereadores realizaram sessão extraordinária para deliberar sobre o recebimento de denúncia de corrupção e desvio de recursos públicos. Sob a presidência do vereador Enivaldo Caldeira de Melo, o Nil, a denúncia foi lida na presença de todos os vereadores: Adenilson Santos, Albino de Oliveira, Celino de Sousa, Cleonice Ferreira, Ednei Crisóstomo, Evenilson Ferreira (Paraíba), Nelton Antônio e Rones Cândido. A p ó s a l e i t u r a d a denúncia, o presidente Nil Melo colheu o voto de cada um dos vereadores, e a cada voto, a vibração de cerca de trezentos visitantes, que gritavam palavras de ordem “fora corrupto”. A denúncia foi recebida pelo placar de 08 (oito) votos Sim e 01 (uma) abstenção e, em seguida, os vereadores apresentaram ao presidente um requerimento de afastamento do prefeito Atos Ferronato, pelo prazo de noventa dias, que também foi aprovado pelo mesmo placar.

Na sessão que afastou o prefeito Atos Ferronato, os vereadores deram posse à Ielson Szervinski, que era o vice-

prefeito, como o novo prefeito do município. Segundo informações, no dia (01), o ex-prefeito Atos não quis repassar as chaves da prefeitura ao novo prefeito e, sem poder entrar, o chaveiro foi chamado para destruir a fechadura e abrir o órgão público aos n o v o s g e s t o r e s e n a presença da Polícia Militar, a porta foi "aberta" para início das atividades do novo Executivo.

Na segunda-feira (4), o prefeito Ielson Antônio Szervink, informou a comunidade sobre a s medidas de austeridade

tomadas por ele durante o final de semana. Segundo o prefeito, foi cortado mil reais no salário de cada secretario e três mil reais no

salário do prefeito, que era de R$ 18.000,00, disse ainda que permaneceram os contratos com f o r n e c e d o r e s d e g ê n e r o s alimentícios. Os novos secretários que foram anunciados pelo prefeito são o Pastor Sérgio, na Adminis-tração; Moisés Fernandes, Saúde; Manteiga, Viação e Obras; Tião Moraes, Esportes; Vereador Paraíba, Setor de Maquinário municipal; Kiko de Faria, na Educação; Deorlando Duarte, Comu-nicação e eventos; e Isabel Szervinski, na pasta de Ação Social e Cidadania. A pasta de agricultura, transporte e outros setores estratégicos serão escolhidos em breve, Oclair Martins, assumiu a chefia do serviço de limpeza pública e já iniciou um grande mutirão de limpeza na cidade. Para o prefeito Ielson, os compromissos serão honrados, as contas serão pagas, inclusive o pagamento para os ex-comissionados, ex-contratados e ex-secretários municipais . "Diferentemente do que vinha ocorrendo, a partir de hoje a prefeitura volta a funcionar em período integral e está aberta à comunidade" . Comple tou Ielson.

T o d o o t r a b a l h o desenvolvido pelos vereadores de São João D'Aliança, contou com um diferencial, a assessoria de Amauri Pinho, ex-prefeito de Vila Boa, palestrante, e autor do livro “Como cassar um prefe i to c o r r u p t o e a f a s t á - l o imediatamente”, editado em 2013, e com lançamento do seu segundo livro “Direito Eleitoral: As inelegibil idades e Suas Lacunas” , p rev i s to para o próximo mês de maio. Com vasta experiência na área, Amauri tem sido requisitado para prestar assessoria em vários Estados do

Brasil e, no Nordeste Goiano, n o t a b i l i z o u - s e p o r s e r o responsável pelo afastamento e posterior cassação do prefeito e do v ice-prefe i to de Vi la Boa,

o c o r r i d o e m 2 0 1 2 , quando ambos foram afastados no mesmo dia, e cassados após quarenta dias. Também na região, foi contratado para atuar em Flores de Goiás, onde o prefeito havia assumido em janeiro de 2013, e após um mês, Amauri cumpriu o contrato ,

conseguindo decisão judicial para que o prefeito e o vice-prefeito deixassem seus cargos, que o presidente da Câmara assumisse a chefia do Poder Executivo e que

f o s s e r e a l i z a d a e l e i ç ã o suplementar, o que ocorreu em 7 de julho de 2013. Conversando com nossa reportagem Amauri diz que, “Nossa missão em São João D'Aliança foi bastante facilitada pelo brilhante trabalho dos advogados Edimundo Borges Júnior e Júlio Monteiro, pelos servidores da Câmara Municipal e, especialmente, pela seriedade dos vereadores”, ressaltou Amauri Pinho.

Matéria na íntegra no site www.pontaaponta.com.br

Ielson Szervink tomando posse

Waldemar MacielJornalista

Com informações da assessoria da Câmara

Page 5: Edição 76ª

PONTAAPONTA - JORNALISMO SÉRIO A SERVIÇO DA COMUNIDADEAnuncie conosco (61) 9818-6960 - E-mail: [email protected]

Ponta@Ponta 76ª edição - 2016 Pag. 05

Eleito por unanimidade de seus pares, o vereador Edmundo Nunes Dourado

(Mundim) tomou posse na manhã do dia 04 de janeiro, em sessão s o l e n e n o P l e n á r i o A r t h u r M a g a l h ã e s F i l h o , c o m o presidente da Câmara de Verea-dores de Formosa, para o ano de 2016.

Ele recebeu o bastão do vereador Jurandir Oliveira, que presidiu a casa no último ano e passa o mandato após realizar um trabalho de resgate da imagem do legislativo municipal, com ações de reapro-ximação do povo.

A l é m d e M u n d i m n a presidência, foram empossados os demais integrantes da mesa d i r e t o r a , c o m p o s t a p e l o s vereadores Nélio Marques de Almeida (Vice-Presi-dente), Jorge Gomes da Mota (1º secretário), Emilio Torres de Almeida (2º secretário) e Jesulindo Gomes de Castro (3º Secretário Em entrevista ao Jornal Ponta a Ponta, Mundim falou do orgulho e da responsabilidade em assumir o legislativo municipal. “É um grande orgulho para mim

assumir essa função pela segunda vez , e esse mesmo orgulho não diminui o tamanho da responsa-bilidade que tenho pela frente, para

conduzir os trabalhos de uma e s f e r a d e p o d e r t ã o b e m representada hoje, cada cabeça é um mundo cheio de ideias e

pensamentos que iremos tentar por em prática, tudo com muita responsabilidade, respeito e fé em Deus”, disse Mundim. Entre várias autoridade que registraram presença na sessão solene de posse, o prefeito Itamar Barreto que em sua fala disse “Fiquei satisfeito com a escolha, pois tenho a certeza que faremos uma parceria que, antes de mais nada, reverterá em benefícios para o município e seus cidadãos”, declarou o chefe do Executivo. O d e p u t a d o e s t a d u a l Ernesto Roller lembrou da importância do Poder Legislativo e agora com o presidente da casa sendo de seu par t ido ,” Isso demonstra ter uma organização política, um firme propósito de exercer a administração pública formosense e com o compromisso de fazer com que a cidade melhore, demonstra a força política, mas o mais importante é saber que temos mais instrumentos para fazer aquilo que nós entendemos ser o melhor caminho para alcançar o obje t ivo, que é melhorar a qualidade de vida do povo de Formosa’’. Concluiu o deputado.

Mundim assume pela 2ª vez a presidência da Câmara Municipal de FormosaWaldemar Maciel

Jornalista

VELHA GUARDA volta ao comando do PMDB em Formosa

A escolha do nome ex vereador Cleomar Pereira d e A r a u j o p a r a

presidência do PMDB Formosa (ocorrida a poucos (meses) é sem dúvida um enriquecimento para o partido, o pmdbista é militante há mais de 40 anos, tem um caráter invejável, detentor de uma vasta amizade com grande parte da população formosense. H o m e m d e r e s p e i t o , seriedade e lealdade partidária, Ve io do an t igo MDB, saboreou as glória e chorou as derrotas, em todos os altos e baixos sofridos pelo partido. Cleomar sempre se manteve

firme, inabalável com os ideais e compromissos de f i l iado e militante. O nome de alguém com potencial de tal envergadura é mesmo a pessoa indicada para estar a frente do partido. Representará respei to , serie-dade e especialmente será um chamarisco para atrair velhos ex-companheiros que estão afastados por divergência dentro do partido. Na visão de alguns enten-didos em política partidária aqui do município, para o PMDB foi antes de tudo um ganho de potencial para atrair o ingresso de novos membros.

Embora sabendo que este guerreiro não seja de estar subindo nas tamancas, ele terá que providenciar algumas sandálias da marca “humildade” para calçar os pés de alguns que se consideram donos do partido e que estão usando saltos

muito altos sob a marcha do “ já ganhou”, se esquecendo que eleição é soma de votos na urna. Não existe o melhor ou o diferente, a autoridade máxima, o poder da decisão esta com o votante, O eleitor.

Cleomar Pereira de Araújo

Atende convênio Ipasgo

Page 6: Edição 76ª

Ponta@Ponta 76ª edição - 2016 Pag. 06

ROTA POLICIALFonte:16º BPM

Por volta das 13h27min de quarta-feira (06/01), uma equipe da Polícia Militar composta pelo Cabo Ailton e Cabo C. Santos deslocou à Rua Visconde de Porto Seguro, no Centro de Formosa, onde a vítima, um homem de 32 anos de idade, comunicou que duas p e s s o a s n ã o i d e n t i f i c a d a s ingressaram na Farmácia e furtaram aproximadamente 30 unidades de perfumes. Com as características dos autores do crime, os policiais intensificaram o pa t ru lhamento conseguindo localizar um dos suspeitos que já se encontrava no Setor Pampulha, que d u r a n t e a a b o r d a g e m f o i i d e n t i f i c a d o c o m o P I T E R PEREIRA DE CARVALHO de 22

anos de idade, sendo com ele encontrado alguns dos produtos do furto. Diante do fato, PITER que foi prontamente reconhecido como sendo um dos autores do delito, foi apresentado na Delegacia, onde foi autuado em flagrante. PTER possui passagens pela prática de furto.

CPT prende foragido da justiça durante abordagem no Bairro Formosinha

Às 19h21min de sábado, a equipe da CPT composta pelo Sargento Danilo, Cabo J. Neto, Cabo Almeida e Cabo Henrique, quando em patrulhamento pela Rua 22 no Bairro Formosinha em Formosa, visualizou uma pessoa bastante conhecida no meio po l i c i a l , i den t i f i cada como EDILSON FRANCISCO ALVES de 42 anos de idade. Ao realizarem a a b o r d a g e m , o s p o l i c i a i s constataram que contra DIU, como é mais conhecido, havia um mandado de prisão em aberto, expedido pela

comarca de Formosa. Diante da situação, DIU foi conduzido à Delegacia onde foi apresentado.

Dupla é presa pela CPT por furto e receptação

No sábado, a equipe da CPT composta pelo Sargento Danilo, Cabo J Neto, Cabo Almeida e Cabo Henrique, após receber informações sobre a autoria do furto de uma bicicleta o c o r r i d o n o ú l t i m o d i a 23/12/2015, no Colégio José Décio em Formosa, os policiais conseguiram identificar e abordar um adolescente de 15 anos de idade, que durante a entrevista acabou confessando aos policiais a autoria do furto, e revelou em seguida que havia vendido o produto do ato infracional pelo valor de R$ 50,00 a MAYCON PEREIRA COSTA de 23 anos de

idade. Em seguida a equipe da CPT deslocou ao endereço de M A Y C O N o n d e e l e f o i encontrado, juntamente com a bicicleta furtada. Ambos os envolvidos foram apresentados na Delegacia de Polícia.

CPT prende dupla com drogas no Centro de Formosa

Por volta das 17h25min,

de quinta-feira (31/12), uma

Guarnição do CPT, composta

pelo Sargento Danilo, Cabo J.

Neto, Cabo Rodrigo e Cabo

G i l v a n e , q u a n d o e m

patrulhamento pela Rua Emílio

Povoa, Centro de Formosa,

visualizou um veículo com dois

indivíduos em atitude suspeita,

e s t e s fo ram abordados e

identificados como Bruno

Humberto Mariano da Costa (25 anos

de idade) e Gabriel Mariano de Deus

Barbosa (31 anos de idade), porém ao

realizar uma busca pessoal foi

localizado em poder do segundo uma

porção média de uma substância

aparentemente maconha, ato continuo,

foi feito uma busca veicular, onde foi

encontrado mais uma porção grande

da mesma substância, uma balança de

precisão, além de pertences dos

mesmos. Diante do fato, estes foram

detidos e juntamente com o material

encontrado apresentados à Autoridade

P o l i c i a l c o m p e t e n t e pa ra a s providências cabíveis.

PM prende dupla com arma de fogo acusada de roubo no Jardim Califórnia

Na tarde de quinta-feira(31), uma equipe da PM composta pelo Sargento Caixeta e Cabo Silmar fazia p a t r u l h a m e n t o p e l o J a r d i m Califórnia em Formosa, quando se deparou com MELNIK ADIVANIR RIBEIRO DE SOUSA de 21 anos e MAYCON DOUGLAS PEREIRA DE SOUSA de 21, ambos na via pública em atitude suspeita. Ao submetê-los a abordagem, os policiais encontraram em poder de MELNIK durante busca pessoal, uma pistola calibre 765 carregada com 03 munições intactas e com MAYCON a quantia de R$ 100,00 e um aparelho celular. Ainda durante os procedimentos no local da abordagem, os policiais foram

comunicados por uma testemunha de um roubo comet ido em uma residência naquelas imediações, tendo os policiais se dirigido imediatamente para o local, onde confirmaram com a vítima, uma jovem de 22 anos, que ambos os abordados teriam invadido a casa dela e com emprego de uma arma de fogo teriam subtraído um celular e a quantia de R$ 100,00. Diante do fato, os acusados, a arma de fogo e os p r o d u t o s d o r o u b o , f o r a m apresentados na Delegacia onde foram autuados em flagrante. MELNIK possui passagem por receptação. MAYCON DOUGAS por furto, roubo e porte ilegal de arma de fogo.

Jovem foi preso pela prática de furto

em comércio no Centro de Formosa

Page 7: Edição 76ª

Ponta@Ponta 76ª edição - 2016 Pag. 07

DESTAQUE Jornalista

Waldemar [email protected]

Uma criança de 1 ano e cinco meses foi salva de um engasgamento pelos policiais militares Sargento Natal, Cabo Albernaz, Cabo Silmar e Soldado Silveira O caso aconteceu na segunda – feira (21) dentro de uma loja de tecidos no centro da cidade. A mãe, clientes e funcionários tentaram desengasgar a criança que já estava ficando pálida quando o gerente da loja chamou os militares que em aproximadamente 1 minuto conseguiram reanimá-la. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a mãe contou que havia dado remédio para a filha e em seguida a amamentou. Após algum tempo ela percebeu que a criança estava com o corpo mole e a partir daí teve início o sufoco. C â m e r a s d e s e g u r a n ç a d a l o j a registraram a movimentação e a tentativa em vão das pessoas que ali estavam presentes em reanimar a criança. Logo em seguida as imagens mostraram os policiais entrando no local, pegando a menina e a colocando no chão já com os procedimentos de primeiros socorros, conseguindo desobstruir as vias aéreas da criança. Pouco tempo depois um dos policiais levanta com a criança reanimada e entrega para mãe.

Ação Policial salva bebê que estava se engasgando em loja

MAIS UMA PUJANTE FORMATURA PROERD EM PLANALTINA GO

A c o n t e c e u d i a (18/12/2015), no Salão da Casa Paroquial em Planaltina-GO a pujante festa de Formatura do PROERD 2ª Turma/2015.

O evento combinou com o encerramento das atividades escolares do município e mais 963 alunos crianças e adolescentes foram certificadas por ter recebido a instrução. Abrilhantou o evento várias autoridades do município dentre eles o Prefeito Municipal Eles Reis, Secretária Municipal de Educação Professora Luziene Lopes Gomes, Sargento Eber (Coordenação Proerd da PMDF), Sr. Lázaro Socorro – Assessoria de Educação, Cabo Durães e Cabo Edivaldo – Facilitadores do Proerd do 21º BPM, Sr. Gilmar José – Secretaria de Administração, Sr. Nivaldo Vale Tavares – Secretário de Obras, Sr. João Neto – Secretário de Finanças, Professora Doraci de Souza – Superintente Técnico Pedagógica, familiares e varias outras autoridades civis e militares, bem como do

Subcomandante do 21º BPM o Capitão Josué Cardoso da Silva, que no ato representava o Sr. Major PM Renato Heder Pereira Fleury – Comandante do 21º BPM.

Em sua fala a Secretaria de Educação agradeceu e parabenizou a Polícia Militar pelo importante e essencial programa, destacando a dedicação dos Policiais Militares Facilitares que além de transmitir os sábios conhecimentos, tornam verdadeiros amigos dos alunos pois cuidam muito bem de todos eles e ensinam com amor as crianças. O Prefeito Eles Reis destacou a importância do PROERD nas

escolas, pois muitas crianças s ã o a l c a n ç a d a s c o m a mensagem positiva de dizer “NÃO AS DROGAS” e também os reflexos positivos no seio familiar de cada uma. Parabenizou o Comando do 21º BPM pela parceria e se colocou a disposição para a continuidade do programa n o s p r ó x i m o s a n o s . F i n a l i d a d e , o C a p i t ã o

Cardoso (que também é facilitador PROERD) agradeceu a todos pelo voto de confiança na Polícia Militar e no PROERD, destacando que os Policiais Proerd são verdadeiros profissionais comprometidos com a segurança pública e a doutrina do programa, enfat izando que a atividade do Proerd é uma das principais “atividade fim” da Polícia M i l i t a r , p o i s “ E D U C A R A S CRIANÇAS E TER A CERTEZA DE NÃO PRECISAR PUNI-LOS Q U A N D O T O R N A R E M ADULTOS”, contribuindo assim para a construção de uma sociedade

mais jus ta , saudável e fe l iz . Agradeceu também ao apoio recebido da corporação, em especial ao Sr. Coronel Sílvio Benedito Alves – Comandante Geral da PMGO e ao Sr. Coronel Vitor Dragalzew Jínior – Chefe do Estado Maior Estratégico da PMGO e da Major Cláudia Lira – C o o r d e n a d o r a E s t a d u a l d o PROERD, pois são verdadeiros motivadores das ações do Centro de Polícia Comunitária, no qual o PROERD faz parte. O Capitão C a r d o s o a i n d a f e z e s p e c i a l agradecimento aos Sargentos Cleber e Lasliane (Coordenação PROERD Goiânia) e Cabo Jair (Proerdiano da 34ª CIPM-Alexânia) que deslocaram d e G o i â n i a e A l e x â n i a , respectivamente, para prestigiar e abrilhantar o evento. Finalmente, desejou a todos um Feliz Natal, Boas Festas e um ano de 2016 coroado de muita paz, saúde e prosperidade. VIVA O PROERD!

Fonte: Josué Cardoso da Silva – Capitão PM

A arte de servir ao próximo, de fazer algo positivo, algo de bom em prol de outros, não é um pensamento tão distante. Muitos de nós, quantas vezes já esteve diante do pensamento de que muito poderia ser feito pelo próximo, mas falta o meio de dar o pontapé inicial.

Depende do referencial

Quantos adultos e crianças impossibilitados de locomover-se, outros que o fazem com ajuda de aparelhos. Claro que ao saber que um andador, uma cadeira de rodas, uma ou duas muletas podem tornar a vida de muitos, menos sofrida. São coisas que fazem o coração bater mais forte, um nó na garganta, um aperto no peito, nessas horas parece que só nos resta sonhar com o ganhar muito dinheiro para ajudar a todos que necessitam. Acorda! Todos podem mais que imaginam, basta ser mais zeloso com o que chamam de lixo. ISSO É VERDADE… “Uma tampa, uma só tampinha pesa menos de dois gramas e pode fazer toda a DIFERENÇA! PONTAMPINHA iniciou como uma campanha soc io - amb ien t a l do Jo rna l Pontaaponta. Hoje, contamos com a Rádio WEB DPONTA, onde são divulgados nossos parceiros e colaboradores que nos ajudam a fazer a diferença, alguns comércios locais e escolas estão unidos neste projeto. É muito simples:

PONTAMPINHA consiste em retirar do meio ambiente latinhas, lacres de latinhas e tampas plásticas em geral, sejam elas de garrafas pets, refrigerantes, água, iogurte, xampu, amaciantes, etc. Com o valor obtido da venda às recicladoras compramos ou reformamos Cadeiras de Rodas, Andadores e Muletas e emprestamos aos necessitados. Mas se ainda for pouco diante do muito que gostaria de contribuir,vai uma dica.As latinhas e tampinhas, assim como os demais artigos recicláveis só tem dois destinos. Se reciclados construir, se jogados poluir.

Projeto Social

Page 8: Edição 76ª

Ponta@Ponta 76ª Edição 2016 Pag. 08

Dando valor à vidaPor Zilma de Melo

Jornalista e Licenciada em Biologia

Os principais benefícios de se comer peixe estão muito além do sabor que é leve, do preparo rápido e que permite variados pratos ou por trazer sempre a mesa uma paz que inspira partilha e unidade com um toque de elegância. A arte de incluir o consumo de peixe ao cardápio semanal representa o consumo de um alimento de fácil digestão, envolve melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e aumentar as reações anti-inflamatórias e melhorar a imunidade do organismo. Rico em ômega 3, que é um componente importante para todos estes processos. Além destes benefícios, o peixe também oferece fácil digestão no nosso organismo, desenvolve melhora da memória, a concentração, previne doenças cardiovasculares e promove reações anti-inflamatórias do organismo, por ser o peixe rico em ômega 3, que é um componente importante para todos estes processos.

Outro fator importante para o consumo regular de peixes é o fato de que eles são em geral riquíssimos em proteínas, essas fundamentais para a formação da pele, cabelos e unhas e são aproveitadas quase integralmente pelo organismo. A considerável quantidade de vitamina D e Cálcio, contida no peixe promove fortalecimento dos ossos. muito indicado para idosos em geral, especialmente para os acamados, por tomar pouco sol e pouco exercitarem. Por ser fonte de vitamina B12, o consumo do peixe e muito importante para idosos, crianças e gestantes, evitando e até combatendo a anemia. Existem alguns peixes que em uma mesma espécie se agrega rica fonte de ômega,3, 6 e 9 e conduz à proteção contra a hipertensão, combate do colesterol ruim, redução dos níveis de triglicerídeos, equilíbrio da glicose, ajuda a manter a saúde reprodutiva masculina e feminina, acalmar a TPM, amenizar a irritabilidade, ondas de calor, suor e ansiedade”.

Todas as formas de preparo de peixe são muito saborosas, no entanto quando frito o peixe, assim como todos os demais alimentos fritos, se torna saturado, o que é prejudicial à saúde.

Associar peixes a verduras e legumes agrega muitos benefícios à saúde por Com um pouco de bacalhau, alguns tomates e uma cebola doce você pode fazer uma deliciosa salada pra acompanhar seus pratos ou comer nos dias de regime.

As Casas do Peixe a cada semana tem uma novidade. Nossas lojas no Bairro Formosinha, Saída para o Itiquira em frente a Caça & Pesca e uma na saída norte. Quer ver a diferença? É só ir Lá...Fone: (61) 3642-4268

Salada de Bacalhau com Legumes

Ingredientes200 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado; 1 cebola média, cortadas em pequenos pedaços 2 cenouras com sal e levemente cozidas,150 kg de Vagem com sal e levemente cozidas 3 colheres de vinagre de uva 2 ou 3 folha de alfavaca ou alecrim cortadas finasAlgumas folhas de cebola cortadas finas3 colheres (sopa) azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo

Escorrer bem o Bacalhau, cebola, vagem e cenouras;

Juntar tudo em uma tigela;

Regar com o vinagre de uva e o azeite de oliva extra virgem, se preferir pode acrescentar uma pitada de sal e está pronto .

Muito indicada para servir como prato único no jantar (dispensa acompanhamento líquido) para quem prefere uma refeição leve e saudável a noite. Ideal para ajudar na perda de peso.

.Salada de Tilápia desfiada

IIngredientes250 g de tilápia sem espinha; 10 folhas de agrião;10 folhas de alface;10 folhas de rúcula;

1 Cebola media cortada em rodelas; 3 colheres de azeite de oliva extra virgem; Suco de 2 laranjas ; sal a gosto; 1 pitadinha de Canela em pó; Modo de preparo:Colocar na tigela as tilapias já cozidas com sal a gosto e desfiadas;Juntar com as cebolas cortadas em rodelas e o azeite;As folhas já rasgadas de Alface,rúculas e agriãoJuntar aos ingredientes já contidas na tigela, misturar todos;Regar com o suco de laranja e a canela em pó. Servir como prato único para um jantar leve e saudável,. Excelente para ajuda a melhorar a digestão e promover sono tranqüilo.

Peixe ensopado com purê de inhame

2 panelas, tamanho médio;1 recipiente para reservar a água do inhame;Água para o cozimento; 1 kg do peixe em postas ou filé (sua preferência);50 kg de inhame descascados;6 Tomares maduros cortados em cubos;2 cebola cortadas em cubos;2 colheres de azeite ou óleo vegetal;6 dentes de alho descascados e amassados;1 pimentão vermelho;1 maço de cheiro verde cortado;1 pitada de açafrão;½ copo de leite desnatado;Sal a gosto;1 pitada de gengibre em pó;1 pitada de nós moscada.

Modo de preparoColocar em uma panela a água, os inhames cortados, tampar e deixar cozinhar;Após cozidos, deixar esfriar, retirar os inhames e reservar a água do cozimento;

EnsopadoLevar ao fogo outra panela e nela adicionar uma colher de azeite, 4 dentes de alho amassados, cubos de cebola, açafrão e sal a gosto e deixar corar;Em seguida colocar os peixes e com uma colher espalmada ir virando-os cuidadosamente até corar;Adicione, em seguida, os pimentões vermelhos cortados e os tomates em cubos; refogar mais alguns minutos e ir adicionando aos poucos a água que foi usada para cozinhar os inhames até cobrir os peixes, colocar o gengibre em pó e a nós moscada, conferir o sal, deixar cozinhar tampado por mais 15 minutos em fogo brando . Após desligar o fogo adicionar o cheiro verde. Purê de inhame

Amassar os pedaços de inhames até criar aspecto de creme e reservar;Em uma panela aquecida e mantendo em fogo baixo, adicionar: 1 Cebola ralada; sal a gosto; 2 dentes de alho bem amassado; 1 colher de óleo vegetal. Deixar corar e colocar o creme dos inhames, mexendo sempre; adicionar o leite aos pouco e continuar misturando os ingredientes com a panela em fogo brando por 5 minutos. Desligar e servir como acompanhamento ao ensopado de peixe. Prato para ser servido como almoço, podendo acompanhar com arroz integral e vinho branco seco.

Cuidados e Dicas na hora de comprar, limpar e conservar o Peixe.

Cuidados - Se você fizer a opção por peixe fresco, observe na hora da compra se ele está armazenado corretamente, caso ele estiver fora do gelo, exposto ao sol e a insetos a compra não é recomendável.

PEIXES E SEUS VALORES PARA A NOSSA SAÚDE.

Page 9: Edição 76ª

Ponta@Ponta 76ª Edição 2016 Pag. 09

Zilma de MeloJornalista

É muito comum ouvir pessoas reclamando das ruas, praças e calçadas sujas, mas esta é uma realidade que para mudar depende do despertar de cada um, de cada uma para o não sujar e nem entulhar a cidade. Jogar lixo ou entulho nas calçadas, contribuindo ativamente para a construção de nichos aos invasores ( ratos, baratas,

mosquitos e tantos outros), ou seja, fazer do seu meio uma extensão do aterro sanitário. Partindo do princípio de que a primeira impressão é a que fica, nos remete ao provérbio que diz: “É pelo que posso ver que imagino o que está oculto”. O zelo com a frente da casa revela a higiene do

interior dela. As fotos que estão sendo exibidas nesta edição são da Avenida Cristalina, Anel viário e algumas ruas da cidade de Formosa, mas será que se a imagem retratada fosse da sua rua e justamente a frente da sua casa, o cenário seria muito diferente?

PENSE FORMOSA!!!

Está faltando bom senso!

Page 10: Edição 76ª

Ponta@Ponta 76ª Edição 2016 Pag. 10

Uma parcela considerável desta

comunidade deixou a igreja-berço,

fidelizando-se em outras denominações

religiosas. Quase todos os desertores

alegam falta de acompanhamento e

amparo junto ao catolicismo. No entanto

segundo estatística, a Igreja Católica de

Formosa ainda detém a maior população

de cristãos da cidade. Basta tomar como

referência a grandiosidade da Festa do

Divino Espírito Santo que é organizada

por pastorais e movimentos da Igreja,

sob a orientação do Clero local. São

milhares de foliões e folionas em giros

em todo o Município, tanto na zona

rural, quanto na urbana. É a cor vermelha

avivando a fé, trazendo a chama da

esperança por dias melhores. A festa

também é ponto de encontro de ex-

moradores, que nesta época retornam a

cidade para louvar a Deus, cumprir

votos e aproveitam para rever velhos

amigos e parentes e matar as saudades.

A festa da Divina Misericórdia

também vem atraindo e fazendo

seguidores, pois a família católica

fo rmosense é , em sua maior ia ,

Carismática. A igreja Católica de

Formosa passou por um longo período

sem bispo na Diocese. No dia 22 de

novembro de 2014, a lacuna foi

preenchida por Dom José Ronaldo

Ribeiro que assumiu como bispo local,

foi um dia de festa, paróquias vizinhas e

até algumas mais distantes vieram

contemplar o novo líder católico

formosense. Um ano e dois meses

depois foi tempo suficiente para uma

grande parcela da sociedade ver o

descontentamento dos leigos da

sociedade católica se manifestar: ao que

parece “súditos de um rei ditador com

poder absoluto sobre seu povo. Ação

totalmente contradi tór ia ao que

d e t e r m i n a o P a p a F r a n c i s c o ,

representante maior do Clero” que em

todos os seus pronunciamentos convoca

a igreja ao ajuntamento de ovelhas para o

rebanho do bom Pastor.

Certamente o Papa assim age

por estar em comunhão com Jesus que

disse aos apóstolos: “Apascenta as

m i n h a s o v e l h a s ” . Q u a n d o o s

paroquianos das Igrejas de São Vicente

de Paulo e Nossa Senhora Imaculada

Conceição questionam as transferências

dos Padres Pedro, Joaquim e Dilmo, não

se trata de liderados que reclamam por

seus lideres, mas sim por obras que estão

em andamento com sucesso e que

dependem de continuidade: homens

que atenderam o chamado para ajuntar

ovelhas e que em pouco tempo

arrebanharam muitas, lideres espirituais

que visitam os doentes, que sabem ouvir

e falar, respeitando cada paroquiano.

Pastores que conhecem realmente seus

rebanhos e chamam cada ovelha pelo

nome.

Em particular o Padre Pedro que

vai deixar obras humanas e físicas sem

concluir, pois embora tenha trabalhado

incansavelmente, dois anos e onze meses

é um período muito curto para procurar

e arrebanhar ovelhas,curando feridas, as

conduzindo ao caminho certo, pois a

Messe é grande e o espaço de tempo

para o operário foi pouco.

Fica, ainda, uma dúvida: na

transferência desses padres, novos

padres deverão substituí-los.

Qual seria, então, a razão para

essas transferências?

Nossa comunidade está sentindo a saída do pároco, e isso nos preocupa e tenho certeza de que haverá declínio na paróquia. Não foi fácil para Padre Pedro conseguir trazer esse povo ir para as missas, muita gente vai deixar de frequentar a igreja, pois acreditamos no trabalho desse homem que é de Deus. Outra coisa que foi feita, que nossa comunidade achou um erro enorme, foi terminar com a missa da segunda feira (Missa Carismática na Catedral, celebrada por padre Joaquim), embora eu não frequentasse muito, mas já era algo especial, muita gente daqui terminava seu trabalho mais cedo para participar dessa missa

A juventude perde muito com as mudanças executadas por nosso bispo, pois tanto na Catedral como na São Vicente o jovem estava participando e recebendo o apoio espiritual dos padres, eram nossos espelhos, e agora? A maneira que eles vinham tratando os jovens, falando a nossa língua e mostrando-nos os caminhos a serem seguidos em busca de Deus, mostrando a nós a importância de ser católico. Nunca tinha sido feito um trabalho voltado aos jovens, eles nos ensinavam como buscar outros jovens para dentro da igreja, Padre Pedro fala sobre Deus de forma simples, ampla verdadeira. Em minha opinião foi uma decisão precipitada dos nossos lideres maiores, pois a igreja católica é um pouco falha na condução de buscar as ovelhas, principalmente as que estão desgarradas, neste caso os jovens, faltou calor humano, faltou nos ouvirem, não se preocuparam em saber nossa opinião, apenas fizeram.

O trabalho implantado por nossos padres, principalmente por Padre Pedro, foi uma renovação fantástica. Buscar jovens para assistir missa e participar dos eventos promovidos, foi uma maneira bonita de mostrar-nos o caminho do bem. Hoje, aos dezoito anos, eu vejo que a valorização que o jovem tem por parte desses padres, é enorme. Tenho muito receio de que esse trabalho, que foi podado drasticamente, traga consequências ruins para o catolicismo formosense. Nosso receio é que todo esse trabalho que foi arduamente construído venha a se perder e falta que eles vão fazer será enorme.

A comunidade católica ( São Vicente de Paulo) vem crescendo muito, um exemplo claro é minha família que voltou a freqüentar a igreja a mais ou menos 2 anos, buscando o amparo na fé e isso fortaleceu minha vontade em participar mais dos eventos e missas, pois já havia pensado em desistir de tudo, mas o apoio recebido por parte de nosso pároco me fez repensar e continuar participando de um grupo forte na fé e continuar trabalhando nas obras da igreja. Outra coisa percebi um enorme crescimento e participação da juventude, tanto nas missas, eventos promovidos, pastorais e movimentos. Sinceramente, espero que essas mudanças radicais não venham paralisar essas atividades e projetos iniciados.

Hoje graças a Deus nós assim, como muitos casais da paróquia São Pedro e São Paulo, somos casados no religioso, antes não tínhamos qualquer problema em não havermos recebido este sacramento, mas quando o padre Pedro veio para nossa paróquia com os encontros e mesmo a forma com que ele falava chamando a comunidade para se assumir como igreja, resolvemos formar uma dupla e participar da pastoral da musica, e ele sempre nos falando da importância da matrimonio na vida do casal e logo anunciou o primeiro casamento comunitário da paróquia. Nós e mais 14 casais que viviam juntos há mais de 5 anos nos casamos. Foi muito bonito, tudo muito bem organizado, um sonho de casamento. Continuamos na musica, subindo ao presbitério para cantar o salmo, nossos filhos estão sendo criados dentro dos preceitos da fé católica. O padre Pedro ficou tão pouco tempo como nosso pároco e fez tanto, Ele sabe arrebanhar somente o período de tempo é que foi curto. Minha família e eu pertencemos a esta igreja desde quando era capela, quando foi elevada a paróquia foi para nós a realização de um sonho. Tenho irmãs que não moram em Formosa, mas devolvem parte do dízimo aqui por gratidão ao quanto é bem aplicado a renda da paróquia. A nossa festa de São Vicente é muito linda e padre e fieis rezam e trabalham em conjunto. Os jovens são mui to in t eg rados aos movimentos da igreja e das capelas. Não é ser seguidor de padre, mas servir a Deus com um orientador espiritual fiel e muito mais fácil.

Alceu Cândido

Ítalo Guia

Larissa Gonçálves

Rodrigo e Elisângela

Adalto

Lucas Pereira

Clero e Leigos: Ovelhas de um só PastorZilma de MeloWaldemar MacielJornalistas

A cidade de Formosa já esteve entre as oito maiores cidades do estado de Goiás em religiosidade, fé e tradição católica, no entanto hoje não mais ostenta o mesmo posto.

Page 11: Edição 76ª

Ponta@Ponta 76ª Edição 2016 Pag. 11

Eu, como paroquiano da São Vicente de Paulo, vejo com tristeza a saída do Padre Pedro. Há dois anos e poucos meses, quando ele assumiu, a capela havia acabado de ser elevada a paróquia eu fazia parte do Conselho, e tínhamos uma maneira de trabalhar. Padre Pedro chegou e implantou uma nova filosofia de trabalho que obteve melhor êxito, não em obras do espaço físico, a preocupação dele sempre foi maior mesmo com a obra espiritual. A forma de tratamento por ele oferecida aos fieis é mesmo cativante. Sou membro ativo desta paróquia e vejo que mudou muita coisa para melhor e tenho a convicção e esperança que os projetos implantados por Padre Pedro irão continuar.

A saída dos Padres foi uma surpresa para nós, principalmente do Padre Pedro, isso nos surpreendeu porque ele vinha desempenhando um grande trabalho espiritual aqui, razão de todos nós ficarmos nos perguntando o porquê da mudança. É como nós comentamos “em um time que está ganhando por que mexer?” Então, é isso que eu acho, mas vamos confiar e colocar nas mãos de Deus. A comunidade entende que o outro padre que vem para cá, dizem que é um excelente padre. E acho que a igreja é o povo e não vamos deixar de ir à igreja por conta de um padre ou do bispo, em minha opinião a igreja é um todo, não é porque um bispo chega e logo quer fazer aquela mudança radical. Acho completamente errado, porque ele também é novato em nossa comunidade. Não é novato? Ele tinha que ouvir o povo, certo? Ouvir a comunidade para depois decidir alguma coisa, pois acredito que o bispo não faz nada sem os padres, pois os mesmos já estão com uma longa caminhada aqui, por isso também deveriam ser ouvidos. Pois o bispo depende do padre, que depende da comunidade que formam um todo, um conjunto, não é? Vamos colocar nas mãos de Deus para que com essas medidas tomadas nossa comunidade não venha a ser destruída. Vamos confiar. Vandirley Gonsaga Olha, estamos com um diretor espiritual muito bom aqui e precisamos da presença dele em nossa comunidade, pois com a chegada deste padre muitos colegas meus, que não frequentavam as missas, começaram a vir participar não só das missas, mas também dos trabalhos implantados e desenvolvidos aqui. Lamentamos essa atitude tomada por nosso bispo, pois sem sequer ouvir a comunidade mudou tudo, nosso receio é que as pessoas que foram resgatadas para a fé católica desistam, pois perderam o pastor que estava lhes guiando, é difícil quando sem explicação ou justificativa se perde alguém. Nossa igreja tem muita gente recém convertida, que se sentirá novamente solta, sem saber o que ocorreu de fato. Raissa Esses pastores que estão saindo de nossa comunidade vão fazer muita falta, pois eles implantaram um novo modelo de arrebanhar, principalmente para nós jovens. Estavam começando um alicerce sólido na Catedral, Paróquia São Vicente e Capelas, agora com essa mudança tão rápida, ao meu ver sem motivos justos, esse alicerce poderá ruir.

Parte da pastoral do Dízimo esteve reunida com o b i s p o e r e l a t a m o s a i m p o r t â n c i a d a q u e l a comunidade carente ter um bom pastor. O Papa Franc isco falou reiteradas vezes, “temos que ir a periferia buscar as ovelhas perdidas” e ali onde estamos é uma área periférica, pobre, onde a igreja, com a presença deste sacerdote tem desempenhado um excelente trabalho na busca deste rebanho, como é possível notar a diferença entre o antes e o agora, a igreja está totalmente lotada, jovens participando dos trabalhos, pais preocupados em que os filhos permaneçam, levando a palavra de Deus, e isso nos estimula a continuar buscando o melhor para nossa família. Foram relatados ao bispo vários fatos que estavam acontecendo ali, como por exemplo, famílias que estavam sendo assediadas por pastores evangélicos, mas o pároco imediatamente deslocou-se até essas pessoas e conseguiu trazê-las de volta para a igreja católica, e é isso que precisamos, um padre que se preocupa com seu rebanho, que desempenha o papel do bom pastor. Assim como as mudanças que estão sendo implantada na Catedral Imaculada Conceição. A verdade é que o descontentamento é geral com caminho que a igreja católica está tomando aqui em Formosa. Relatamos também sobre o decréscimo do catolicismo em nosso município, com relação aos evangélicos. Enquanto os evangélicos cresceram 15% o catolicismo permanece com 45%, em uma cidade de 112 mil habitantes, segundo o ultimo senso do IBGE em 2010. Temos que repensar: ter um bom líder, que possa conduzir a comunidade, sendo exemplo para arrebanhar novas pessoas para a fé Cristã é essencial. Porém, com os descaminhos que estamos percebendo, com as medidas que estão sendo tomadas, sem que a comunidade seja ouvida, a situação é preocupante. Acredito ainda que nossos lideres maiores (CNBB) devem ter mais cautela ao escolher as pessoas para comandar esse rebanho, para que decisões como essas que foram tomadas (que não sabemos quais foram os motivos) não venham a prejudicar a caminhada dos fieis. Vale lembrar que já tivemos bons lideres em Formosa, pessoas que sabiam comandar um rebanho sem o uso do cajado. O leigo engajado, hoje, é quem realmente leva a igreja à frente. Como aceitar que na hora das resoluções importantes estejamos de mãos atadas? Um verdadeiro líder conduz, ouve e analisa antes de agir. Nada que ocorrer vai abalar nossa fé, mas não podemos deixar aqueles que foram designados para serem representantes de Pedro não cumpram seu papel! É inadmissível que sendo o Brasil um país democrático, a igreja tenha um regime à parte, onde somente um tem direito à palavra e decisões, cabendo aos demais apenas a obediência. Estaria a igreja de Formosa criando um regime à parte? O próprio Papa Francisco prega a democracia dentro da igreja, prova disso é que todos estão participando, discutindo e realizando essa mudança para melhor. Desde o mais pobre ao mais rico, todos têm o mesmo valor perante a igreja. Para o papa todo o mundo é igual. Coisa que não percebemos quando nos reunimos com o bispo, pois em Formosa está acontecendo diferente.

Com a presença do padre Pedro houve muitas mudanças, tanto na parte física quanto na material e principalmente na espiritual. A igreja foi se enchendo e agora vocês podem ver a grandeza dela. Não sabemos se o outro padre vai conseguir manter esse pessoal que estava desgarrado e hoje está aqui. Pelo que estamos ouvindo, vai haver uma regressão e muitos deixarão a igreja. Por mais que o outro seja bom, irá demorar para conseguir a confiança do povo.

Luiz Carlos Alves

Vandirley Gonsaga

José Cardoso

Eudimar e Ditinha

Vagner e Alciléia

Mudanças preocupam a comunidade católicaZilma de MeloWaldemar MacielJornalistas

Page 12: Edição 76ª

Ponta@Ponta 76ª Edição 2016 Pag. 12

Em entrevista concedida ao jornalista Waldemar Maciel, o prefeito de Formosa Itamar Barreto falou sobre os três anos de sua administração frente ao Poder Executivo e suas expectativas para 2016.

Ponta: Itamar; O que mudou e o que foi conquistado nesses três anos de mandato? Itamar Barreto: Bem Maciel, quando a agente assume uma prefeitura, assume com muita dificuldade, eu assumi uma cidade arrasada, arruinada, pegamos uma cidade decré-pita. Não que o prefe i to anterior tenha culpa é que ele também pegou a crise, essa mesma crise que é nacional, estadual e municipal, que atingiu a todos, neste período, primeiro você tem que fazer projetos e depois buscar dinheiro, captar recursos no tesouro nacional e do estado, assim fizemos, e as obras começaram a chegar. As primeiras a chegar foram na área de educação, qua t ro e sco la s g randes , p r o j e t o s p i o n e i r o s , q u e estamos construindo e vamos inaugurar esse ano, uma em Santa Rosa, reformamos a escolinha anterior naquele distrito, outra no Setor Bela Vista e duas no Parque Lago e vamos construir três novas c r e c h e s e m o b i l i a m o s , contratamos profissionais para inaugurar mais quatro creches que foram construídas na administração anterior.

Ponta: Notamos algumas mudanças na área de saúde, o que realmente foi feito para m e l h o r a r a s a ú d e n o município?

Itamar Barreto: Na área de saúde, reformamos a UPA, a Policlínica, o CAPs, o Centro de Reabilitação, estamos melhorando o SAMU, Posto de Santa Rosa, do Bezerra , ampliando o posto do JK e em parceria com o estado estamos

construindo o AME (Ambu-latório Medico de Especia-lidades) que vai oferecer ao cidadão vinte especialidades, em frente ao Colégio Militar es tamos const ru indo um Centro de Reabilitação dos mais modernos do estado e vamos construir um outro CAPs, próximo a esse Centro, o projeto já esta pronto, o dinheiro já esta empenhado, só falta a licitação para iniciar as obras, na Vila Carolina estamos construindo um mini-hospital, uma obra que virá atender as necessidades do daquele setor e adjacências, é uma obra muito importante para a comunidade.

Ainda na saúde, Maciel! Na rede pública, talvez a nossa seja a melhor do estado, o povo reconhece isso, você não vê na imprensa, em rádios , na internet, aquelas reclamações que havia.

Como falta de médicos, ambulâncias, enfermeiros (as) e de medi-camentos. Nada disso. Limpeza de nossas unidades são um exemplo, nós compramos uma máquina, que somente o Hospital Sarah Kubitschek tem para evitar infecções, então o nosso hospital está bem equipado.

Nossa secretária Aline é vigilante é muito preocupada c o m o a c o l h i m e n t o d a s pessoas, que quando procuram o h o s p i t a l j á c h e g a m f r a g i l i z a d o s , a l i s ã o recepcionados, acolhidos num ambiente que sem duvida n e n h u m a , m i n i m i z a o sofrimento das pessoas.

Maciel, 96% de nossa população, isso significa quase 100 mil pessoas precisam de nossa rede pública de saúde e ainda atendemos várias cidades do nordeste goiano e até do D i s t r i t o F e d e r a l , e m levantamento recente, na área

de ortopedia, a Secretaria de Saúde constatou que foi atendido, em determinado período, mais de 70 cidades, inclusive quatro do DF, de forma que Formosa es tá preparada para atender nossa gente.

Ponta: Poderia citar algumas reformas que foram feitas e que s e r ã o d e u t i l i d a d e s a comunidade.

Itamar Barreto: Sim! Entre tantas posso te falar que revitalizamos a Praça Rui B a r b o s a , r e f o r m a m o s o Estádio Municipal Diogão e todas as secretarias também receberam reformas. Maciel! Apesar da crise executamos muitas obras e reformas no município.

Ponta: Quais os projetos e perspectivas para o futuro?.

I tamar Barreto: Temos projetos importantes, posso citar como exemplo o Parque linear ao longo do córrego Josefa Gomes, revitalizar a Lagoa dos Santos, a Lagoa Feia, onde será colocado internet, Laguinho do Abreu (da Vovó) , r ev i t a l i za r a Avenida Califórnia, av. Isper Gebrim. São obras importantes que o povo começa a ver.

Ponta: No setor educacional o que foi feito?

Itamar Barreto: Além de melhorar consideravelmente a qualidade de ensino no muni-c íp io , nossa competente secretária e vice-prefeita Argen t ina Mar t ins , e s t a promovendo as reformas de nossas escolas que estavam sem condições de uso em sua parte hidráulica, elétrica e

alvenaria, mesmo com uma e q u i p e p e q u e n a , e s t a real izando um excelente trabalho.

Ponta: Observamos que as ruas e avenidas de Formosa e s t ã o r e c e b e n d o l a m a asfaltica.O que mais o senhor poderia falar à sociedade, o que a secretaria de transportes está fazendo?

Itamar Barreto: A secretaria de transporte, que tem a frente nosso amigo Eduardinho de P a i v a , a d q u i r i u v á r i a s máquinas, aliás, se você reunir os quatro últimos prefeitos, não compraram juntos, em termos de máquinas, equipamentos e tratores o que nós compramos nesta gestão para atender a comunidade urbana e rural. Trocamos os semáforos antigos, colocamos o sistema temporal moderno, que foi apoiado pela população. Ou seja, onde existia uma cidade arruinada hoje temos uma cidade arrumada, inteira, organizada e funcionando tudo na sua plenitude. Na área de pavimen-tação, estamos fazendo asfalto novo no Setor Bela Vista, Parque Vila Verde, Setor Santa Barbara, Jardim América, Setor Santa Rosa, realizamos o recapeamento no centro da cidade, nas avenidas Ângelo Chaves, Senador Coimbra, Av. 06, Av.Califórnia e já estamos c o m a o b r a c o n t r a t a d a , convênio assinado com a Caixa Econômica para fazer o recapeamento, reconstrução e construção de várias ruas e avenidas em Formosa. Na verdade Maciel , estamos reconstruindo a cidade.

Waldemar MacielJornalista

Entrevista com o Prefeito Itamar Barreto

Page 13: Edição 76ª

Ponta@Ponta 76ª Edição 2016 Pag. 13

Ponta: Na Promoção Social! O que poderia nos falar? Itamar Barreto: Além do trabalho de atendimento as famílias, procurando sempre atender aos menos favorecidos, colocando eles sempre em primeiro lugar. Maria Helena, juntamente com a equipe da Secretaria de Promoção Social v e m d e s e m p e n h a n d o u m excelente trabalho, tanto na área urbana, quanto na rural, está fazendo um trabalho que nunca foi feito antes, pois não podemos esquecer nossa população do campo, que só alunos têm mais de 2.000 e estão chegando aqui na área do Cangalha e Maltizaria mais de 2.000 famílias, ou seja, mais de duas mil pessoas que teremos que cuidar, com saúde, escolas, transporte e merenda escolar, e isso o município não recebe recursos adicionais. P o n t a : C o m o o P o d e r Executivo está enfrentando essa crise, ou Formosa não tem esse problema?Itamar Barreto: Sim! Sabemos e enfrentamos, mas estamos atentos a crise, a maioria das cidades estão com mais de quatro meses de atraso com o pagamento do funcionalismo, enquanto aqui nós pagamos o 13% salário e o pagamento do funcionalismo dia 23 do mês de dezembro, enquanto outras cidades não pagaram nem o salário do mês de dezembro, de forma que nossa administração está sendo um exemplo, estamos dando a volta por cima. Quando assumimos, a Celg chegou até a cortar a energia das secretárias, inclusive da prefeitura por falta de pagamento de alguns anos em atraso, atualizamos o pagamento e hoje pagamos em dia, Celg, Saneago. Realizamos alguns cortes na folha, deixamos de dar aumentos para prefeito, vice-prefei ta , comissionados e secretários. Enfim categoria nenhuma teve aumento em 2015.

Ponta: O que poderia ter sido feito e não foi possível devido à crise que o município enfrenta?I t a m a r B a r r e t o : O q u e lamentamos é não ter dado

aumento ao funcionalismo, para o gari,que realiza um trabalho magnífico, professores enfim, todos eles. Mas isso é um direito deles, é como se fosse uma poupança. Quando melhorarem as contas da prefeitura, eles vão receber os direitos e também os atrasados. Quero aproveitar e p e d i r d e s c u l p a s a o funcionalismo, pois estou de passagem na prefeitura e eles irão continuar, são vocês que tocam a máquina e realmente mereciam um salário melhor, infelizmente as condições do município não são boas, e não adiantava dar aumento e não p a g a r s a l á r i o s , p o r i s s o preferimos manter o emprego e salários em dia de todos.Ponta: Meio ambiente! O que esta sendo feito, o que podemos esperar?Itamar Barreto: Hoje estamos com todas as secretarias em perfeito funcionamento. A secretaria de Meio ambiente, agora neste mês de janeiro vai r e a l i z a r o l i c e n c i a m e n t o a m b i e n t a l , q u e r e m o s regionalizar o atendimento aqui em Formosa, é uma forma para facilitar o acesso das cidades de Cabeceiras, Vila Boa, Mimoso, Alvorada, Flores de Goiás e outras cidades ao licenciamento a m b i e n t a l , p a r a q u e n ã o precisem deslocar–se para Goiânia para tirar uma licença ambiental. Já vencemos todas as etapas que exige a legislação, já

realizamos o concurso exigido por lei para fiscais e técnicos, exemplo, zootecnista,arquiteto, agrônomo, engenheiros. Vamos fazer uma reunião dia 12 com a equipe de meio ambiente por determinação do secretário Vilmar Rocha que está muito interessado, ele quer viabilizar isso e para atender o nordeste goiano e Formosa será a sede dessa grande secretaria de meio ambiente, vou repetir, nós conseguimos dar a volta por cima e estamos com uma cidade que é exemplo. Ponta: Itamar; A Praça Rui Barbosa foi reformada e hoje foi transformada em um cartão postal da cidade, a que se deve isso?

Itamar Barreto: A Praça Rui Barbosa que encanta a todos jovens, crianças e adultos que este ano tem o nome de praça encantada e o festejo natalino realizado ali encanta a todos. Parabéns aos servidores de todas as secretarias e a equipe de p r o m o ç ã o s o c i a l s o b a coordenação da Maria Helena, da Educação Argentina, da Tereza e todos os ou t ros secretários sem exceção alguma f izeram um trabalho com dedicação, com amor, com zelo, pois esse trabalho na praça tem sido exemplo para todo o Brasil, por que aqui passam pessoas de todos os estados e levam essa recordação da nossa cidade.

Ponta: Na sua opinião o

q u e f a l t a p a r a F o r m o s a d e s t a c a r- s e n o c e n á r i o nacional?

Itamar Barreto: O que nos falta é setor de indústria e a b a s t e c i m e n t o p a r a q u e possamos gerar mais emprego, mais renda para a cidade. Formosa precisa gerar mais riqueza. Nós temos hoje um débito mensal de mais de R$ 700.000,00 , a cidade não tem terra para plantio e nem um setor de industrias para abrigar grandes industrias. Nós estamos introduzindo a cultura do turismo porque a natureza foi generosa com o município de Formosa, com várias cachoeiras, grutas, cavernas e nós estamos estruturando sob o comando da competente secretaria Rosana para que daqui para frente consigamos implementar mais o turismo e conseguir trazer para Formosa turistas de fora e principalmente de Brasília que tem um elevado poder aquisitivo e p r e c i s a m o s a t r a i r e s s a população para Formosa.

Ponta: Em 2016, o que a comunidade formosense pode esperar do prefeito Itamar Barreto?

I t a m a r B a r r e t o : Primeiramente quero agradecer ao meu povo e dizer que estarei s e m p r e t r a b a l h a n d o incansavelmente dia e noite, não medire i es forços , sempre procurando dar melhores dias a sociedade formosense.

Agradeço tambem aos nobres vereadores da base, que apoiaram nossos projetos na Câmara Municipal, sem o apoio deles não conseguir íamos r e a l i z a r o q u e e s t a m o s implantando em Formosa.

N o m a i s e u q u e r o agradecer esse espaço, e desejar a toda a população de Formosa um ano de paz, prosperidade e saúde para todos. “A vida é curta, ninguém nasceu para sofrer e ser i n f e l i z e u q u e r o d e s e j a r prosperidade e felicidade a todos os formosenses.”

Um grande abraço a todos

Continuação

Feliz ano novo

‘‘ Com honestidade e trabalho estamos dando a volta por cima’’

Dando a volta por cima

Page 14: Edição 76ª

Ponta@Ponta 76ª Edição 2016 Pag. 14

Curiosidades da Ciência

A C o m i s s ã o d e C o n s t i t u i ç ã o e J u s t i ç a e d e

Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, proposta que transforma, para todos os efeitos legais, o portador de de f i c i ênc i a aud i t i va unilateral (perda de audição em um dos ouvidos) em pessoa com deficiência. A medida está prevista no Projeto de Lei 1361/15, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). O texto segue para análise do Senado.

O objetivo é assegurar a o d e f i c i e n t e a u d i t i v o unilateral acesso a direitos já assegurados às pessoas com deficiência, como a reserva de vagas em concursos públicos e a Lei de Cotas 8213/91), que determina a contratação de percentuais var iados de pessoas com deficiência por

empresas, proporcionalmente ao número de empregados.

A p e r d a a u d i t i v a unilateral, embora constitua uma deficiência auditiva, hoje não se enquadra na definição técnica, que assegura ao deficiente auditivo acesso aos direitos concedidos às pessoas com deficiência.

Atualmente, o Decreto 5 2 9 6 / 0 4 r e s t r i n g e a deficiência auditiva à perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida p o r a u d i o g r a m a n a s frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.

Câmara Federal amplia direitos de pessoas com deficiência auditiva unilateral

A Delegacia da Mulher de Formosa-GO, através de sua Delegada Fernanda Lima,

vem a público apresentar o Balanço Anual de 2015 para população:

Ao todo, foram instaurados 548 inquéritos policiais, relacionados a crimes de violência doméstica contra a mulher e crimes contra crianças e adolescentes do Município.

F o r a m c o n c l u í d o s 3 0 7 Inquéritos policiais, os quais foram remetidos ao Poder Judiciário. Ainda, foram cumpridos 15 Mandados de Prisão envolvendo crimes de violência doméstica contra a mulher e 07 (sete) Mandados de Prisão envolvendo crime de estupro de vulnerável (abuso sexual infantil), totalizando 22 (vinte e duas) prisões em 11 (onze) meses de trabalho. A Delegada Fernanda Lima parabeniza sua equipe, composta pelos Agentes Egídio e Washington, pelas escrivães Arllena, Andréia e Cristina, além da estagiária Yohana e psicóloga Iesca.

“O trabalho em equipe é fundamental para prestação de um serviço público de qualidade. A DEAM Formosa tem demonstrado a cada dia o compromisso para com a população f o r m o s e n s e , l e v a n d o a c a b o importantes investigações e prendendo agressores e estupradores, a fim de

promover uma cultura de paz na sociedade e de não tolerância à violência” – ressalta a Delegada. Ainda, destaca-se o trabalho de conscientização desenvolvido pela Delegada junto à comunidade, através do Projeto UNIÃO FEMININA - JUNTAS SOMOS MAIS.

Referido Projeto realiza ações no Município, como uma Feijoada B e n e f i c e n t e ( r e a l i z a d a e m setembro/2015), a Marcha da Mulher pelo fim da Violência Doméstica (em novembro/2015), além de palestras freqüentes em escolas e órgãos p ú b l i c o s p a r a d i s s e m i n a r o conhecimento da Lei Maria da Penha, levando a efeito o disposto no art. 8°, inciso V da Lei 11.340/06.“Somente através da parceria Polícia C iv i l e Comun idade podemos combater o problema da violência doméstica. A prevenção, através de ações educativas e culturais, é de suma importância e integra a Política Nac iona l de En f ren tamen to à Violência contra a Mulher” – ressalta a Delegada Fernanda Lima.

Delegacia da Mulher de Formosa fecha o ano de 2015 com saldo positivo

No dia (13/12), a ASA - Ação Solidária Adventista - da Igreja Adventista de Formosa, promoveu a alegria de várias famílias carentes doando cestas básicas, através do projeto Mutirão de Natal, no Setor Sul. Participaram do evento o Pastor Sandro Costa, pastor da Igreja Adventista na cidade de Formosa, o líder da Igreja Adventista do Setor Sul, Azeniltom Cardoso, a líder da ASA do Setor Sul, Jocelina dos Anjos, a líder da ASA da igreja central Jesuíta e vários membros das igrejas adventistas do Setor Sul, Setor Bosque e Central. Esteve presente também, abrilhantando o evento a fanfarra do Clube de Desbravadores Órion, da igreja Central de Formosa. Foram atendidas 40 famílias carentes do Setor Sul que foram previamente cadastradas. As famílias representadas por uma grande maioria de mulheres ficaram muito felizes e agradecidas pelas doações que receberam.

ASA realiza Ação Comunitária

Pessoas obesas não são necessariamente mais tristes do que as pessoas magras, mas elas certamente sofrem mais situações de bullying e humilhações durante a vida. Uma pesquisa da University College London indicou que as pessoas acima do peso podem ficar mais tristes se emagrecerem. Por incrível que pareça, o processo de emagrecimento traz um grande sofrimento para os gordinhos, que são obrigados a abrir mão de comidas que gostam e de pequenos prazeres na alimentação. O estudo publicado no Reino Unido comprovou que as dietas podem deixar muitas pessoas infelizes, correndo o risco de até entrar em depressão. Isso acontece porque a perda de peso não traz felicidade automática. Ao contrário, as pessoas que são obrigadas a emagrecer por questões de saúde, por exemplo, têm uma tendência a se sentirem tristes.Vivemos hoje uma realidade na qual a indústria da publicidade aponta que precisamos ser magros para sermos felizes. Mas, às vezes, as pessoas compram essa ideia, fazem de tudo para emagrecer e acabam se decepcionando.

Ao mesmo tempo que a obesidade pode ter um potencial devastador para a autoestima das pessoas, a perda de peso também pode ser prejudicial. Por isso, todo processo de emagrecimento deve ser acompanhado por equipe multidisciplinar, com médicos, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos.

Brigando com a balança O preconceito com os gordinhos pode levar a problemas de saúde mental. O deboche e a exclusão são devastadores, e há também uma forte tendência à gordofobia na sociedade. Por esses motivos, muitas pessoas acima do peso vivem brigando com a balança para tentar emagrecer. Mais do que a preocupação com a saúde física das pessoas gordas, a sociedade precisa começar a discutir os impactos emocionais das piadas sem graça e dos comentários invasivos e ofensivos. As pessoas acima do peso não são mais tristes do que as pessoas magras, mas enfrentam mais desafios e precisam ser emocionalmente mais fortes. Para isso, é fundamental manter a autoestima e a autoconfiança.

Pessoas obesas são mais tristes que as magras?

Fonte: www.sóciencias.com.br

Page 15: Edição 76ª

Ponta@Ponta 76ª Edição 2016 Pag. 15

PODE ISSO?L. Lopes

Um dia desses nas andanças e filas do cotidiano, estava no Supermercado Brettas e deparei-me com uma cena no mínimo, questionável.

A fila de atendimento preferencial estava gigantesca e repleta de pessoas que não faziam jus a tal atendimento e muitas até com garrafas de bebidas alcoólicas em mãos. O mais engraçado é que a partir desse dia, comecei a observar se aquele havia sido ou não um fato isolado.

Estive em outra oportunidade no Banco Itaú, onde existem três cadeiras para os atendimentos prioritários, onde as pessoas precisam aguardar serem vistas para então serem atendidas, quando não, outras pessoas que não têm nada preferencial estão usando daquelas cadeiras.

O pior que vejo no caso do banco, é que boa parte dos aposentados e pensionistas de nossa cidade recebem ali e não existe nenhum tipo de política interna para os dias de pagamento. Logo, o preferencial vira normal e precisa aguardar tanto quanto os outros.

Em outra vez, vi uma mulher que estava se passando por grávida, somente para usufruir do atendimento preferencial, quando na verdade não estava gestante.

Desde outubro de 2000, todas as empresas foram obrigadas a se adequar a Lei 10.048, que ins t i tu iu a pr ior idade de a tendimento, demarcando e reservando parte dos atendimentos e vagas a pessoas que necessitam de seus serviços. Inclusive já falei aqui no pode isso sobre a falta de respeito com as vagas destinadas à portadores de necessidades especiais. O problema é as empresas fazem o que mandam a lei, mas geralmente não verificam se as pessoas que estão nas filas preferenciais são ou não as que a lei contempla.

O que podemos ver dia após dia é a falta de respe i to de muitos, e quando digo muitos, são muitos mesmo; pois ser um dos que utilizam do t í t u l o d e preferencial não é uma regalia e sim uma necessidade, s e j a e l a momentânea ou permanente.

O fato é que esse tipo de conduta é uma forma de corrupção, pois usa-se de um direito que não lhe é devido. Como podemos então cobrar só

do governo, se no nosso dia a dia não somos exemplos? Quem se sentir ofendido então, que comece a passar óleo de peroba na CARA DE PAU e continue pegando a fila errada.

Preferencial ou Cara de Pau?

Argentina Martins reuniu-se com convocados do concurso da prefeitura

A vice-prefeita e secretária de Educação, Argentina Martins, realizou na tarde de segunda-feira (4) uma reunião de boas-vindas aos novos convocados do Concurso Público – Edital n. 001/2014.

Argentina iniciou o discurso lamentando a crise socioeconômica vivenciada pela Prefeitura de Formosa. Hoje o município faz parte do G-100, os cem municípios com maior fragilidade socioeconômica no país.

Em sua explanação frisou “Fui várias vezes no MEC”, diz. “Hoje nós podemos convocar novos funcionários. Foi realizado o concurso e desejamos que todos assumam o concurso. Eu sei o quanto é importante um concurso. Estamos convocando hoje 50 professores de educação infantil, 3 de geografia, 2 de educação física, 3 de matemática, 2 de história, 1 de inglês, 1 de ciências e 30 de higiene e a l i m e n t a ç ã o ” , i n f o r m a .

Explicou também o motivo do quantitativo “Essa quantidade está dentro do nosso orçamento. Mas não significa que não iremos convocar mais. É o nosso desejo que a educação seja muito bem servida. Vamos continuar trabalhando”, Finalizou.

apresentou time para 2016

O Bosque Esporte Formosa apresentou o time para o prefeito Itamar Barreto e à comunidade no Auditório da Prefeitura de Formosa na manhã desta segunda-feira (4).

Os jogadores foram recepcionados pelo chefe do executivo local que declarou o apoio pessoal, uma vez que a Prefeitura não pode apoiar financeiramente times. Em entrevista Itamar informou “Os jogadores estão concentrados em um prédio de minha p ro p r i e d a d e e vo u co n s e g u i r alimentação para todos. É uma ajuda importante. O futebol é importante. O futebol é uma paixão do povo

brasileiro. Nós vamos fazer um excelente campeonato. Temos um estádio que é um dos melhores da região. Acredito que o Cassiano terá mais tranquilidade para tocar o time este ano”, destaca.

V á r i a s a q u i s i ç õ e s aumentaram o número de craques no time. O destaque deste ano é a categoria de base que foi implantada.

Bosque Formosa

Com informações e fotos de Aldimar Nunes

Page 16: Edição 76ª

Ponta@Ponta 76ª Edição 2016 Pag. 16

Gente que faz Nossa homenagem aos do Colégio VISÃO

Foi no ano de 1990 quando um casal de professores, ele matemático e ela pedagoga visitaram a cidade de Formosa Goiás a convite de amigos... Era para ser apenas mais um passeio, mais uma cidade que conheceriam, passariam alguns dias, conheceriam os pontos turísticos, tirariam algumas fotos com os filhos para compor o álbum da família e retornariam. Tudo seria simples assim, não fosse a paixão pela educação. Ao sair de Centralina-MG, o destino já havia planejado, o céu havia dado o aval, tudo estava sendo sacramentado e tudo conspirava a favor do crescimento educacional de Formosa. Aquele casal de educadores já não estava apenas em viagem temporária, aquela estadia era o início de uma belíssima história, digna de um belo livro pedagógico. Formosa passaria a ser sua segunda terra natal. Na bagagem que aqueles dois jovens professores traziam, havia uma grande experiência de trabalho, jeito novo, diferente de f a z e r a e d u c a ç ã o f l u i r , t u d o c o m responsabilidade , empreendedorismo e amor pela arte de educar. Ao desembarcar em Formosa um novo tempo surgiu. Tinham dois filhos e aqui tiveram o terceiro. Hoje, o casal e os três filhos, juntamente com a população que deposita a educação dos seus ao Colégio formam a conhecida Família Visão. Q u a n t o à c o n t r i b u i ç ã o p a r a o crescimento econômico de emprego e renda, eles são vistos como grandes empresários formosense do ramo da educação, mas José Luiz e Elizabeth se vêm mesmo como os genitores de uma numerosa família, A FAMILIA VISÃO. Depois de uma vida de sucesso, seguem tranquilos, pois sabem que fazem e sempre fizeram a diferença na educação em Formosa. A FAMÍLIA VISÃO.

Zilma de MeloJornalista

O COLÉGIO VISÃO SEMPRE FOI PALCO, CENÁRIO, PASSARELA E REFERÊNCIA PARA INÚMEROS PROFISSIONAIS QUE POR ALI PASSARAM

FAMÍLIA

VISÃO

FAMÍLIA

COM

VISÃO