gazeta niteroiense • edição 81 • 2ª edição

12

Upload: gazeta-niteroiense

Post on 28-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição online • 27 de abril de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta Niteroiense • Edição 81 • 2ª edição
Page 2: Gazeta Niteroiense • Edição 81 • 2ª edição

GAZETA NITEROIENSE | Edição Online | 27 de abril de 2013 | www.gazetanit.com.br2

www.climatempo.com.br

Local ANUNCIE • 3619-1800 facebook.com/[email protected]

Palestra aborda Segurança e Direitos HumanosA OAB, através da Comissão de Direitos Humanos

e Cidadania, presidida por Valdir Costa, enfoca o tema“Segurança e Direitos Humanos: antagônicos?”, empalestra ministrada pelo delegado de polícia do Rio deJaneiro, Henrique Vianna. O evento acontece no dia 13de maio, às 18h, no auditório da entidade, com direito àcarga horária para estudantes.

Campanha Nacional de Vacinaçãocontra a Gripe é prorrogada

Para alcançar a meta devacinar 80% do público-alvo - formado por idososcom 60 anos ou mais, crian-ças de seis meses até 2anos, gestantes, indígenas,trabalhadores da área dasaúde e mulheres no perío-do de até 45 dias após o par-to - o Ministério da Saúdeprorrogou a Campanha Na-cional de Vacinação contraa Gripe até o próximo dia 10de maio. A ideia é que aspessoas aproveitem os pró-ximos finais de semana parair até os postos de saúdemunicipais. Até agora, 28%dessa população foi vaci-nada no estado do Rio deJaneiro.

O público que propor-cionalmente menos se va-

cinou durante a campanhano Rio de Janeiro é o de pro-fissionais de saúde. Atéesta manhã, apenas 19%foram aos postos de saúdese proteger contra adoença. Entre as gestantes,26% se vacinaram. Já osidosos, o índice de imuni-zação está em 28%; entre as

crianças na faixa etária dacampanha, a cobertura estáem 29%; e, entre os indíge-nas, 40%. As puérperaspertencem ao público queatingiu metade da meta, ten-do 42% já se vacinado.

“A gripe é uma doençasimples, na maioria dos ca-sos, mas que pode evoluirpara formas muito graves,principalmente em gestan-tes, crianças e idosos. Porisso a vacinação é tão im-portante. A vacina protegecontra os principais tiposde vírus da gripe de formaextremamente segura e efi-caz”, alertou o superinten-dente de Vigilância Epide-miológica e Ambiental daSecretaria estadual de Saú-de, Alexandre Chieppe.

Sindilojas oferece palestra gratuitasobre ‘Exclusão do Simples’

O Sindilojas Niterói realiza palestra gratuita nestaterça-feira (30) às 10h, sobre o tema “Exclusão do Sim-ples – Impactos e Possibilidades, Como proceder?”. Comvagas limitadas — inscrições até dia 29, pelo telefone2717-5357 —, o evento será realizado no auditório doSindicato dos Lojistas: Rua Dr. Borman 6, no Centro.

O palestrante será o professor José Miguel Rodri-gues da Silva, mestre em Ciências Contábeis (UERJ),Pós-Graduado em Administração Financeira (FGV),Pós-Graduado em Direito Tributário, especializaçãoem Fluxo de Caixa Empresarial (FGV); Professor Uni-versitário e de Pós-Graduação, CRC (Conselho Regi-onal de Contabilidade), IBEF (Instituto Brasileiro deExecutivos em Finanças), OAB.

Eleitores deNiterói farão novocadastramentoa partir desegunda-feira

Os eleitores de Niterói,na região metropolitana doRio, farão o cadastramentobiométrico, a partir dapróxima segunda-feira (29)até o dia 31 de outubro.

Para evitar filas épossível agendar oatendimento pela inter-net, em www.tre-rj.jus.br/biometria. O cadastra-mento poderá ser feitono Fórum da RegiãoOceânica, na EstradaCaetano Monteiro, emPendotiba. Para atendi-mento no Estádio CaioMartins, no bairro SantaRosa, não há necessida-de de agendamento.

Page 3: Gazeta Niteroiense • Edição 81 • 2ª edição

[email protected] | Edição Online | 27 de abril de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 3

Local [email protected]

ESTAGIÁRIOS DE JORNALISMOPrecisa-se de estagiários de ambos ossexos para atuar em WEB TV a serlançada em Niterói. Os interessadosdeverão enviar dados para:

[email protected]

Prefeitura faz ação de abordagem eacolhimento de moradores de rua

Sílvio Tendler recebe títulode cidadão niteroiense

Muito concorrida a ses-são especial realizada pelaCâmara, na última quarta-fei-ra (24), que entregou o Títu-lo de Cidadão Niteroiense aocineasta Sílvio Tendler. Apósa entrega, foi exibido odocumentário ”Jango”, umdos maiores sucessos deTendler e visto por mais deum milhão de pessoas noBrasil e no exterior.

Emocionado com a home-nagem, Tendler lembrou quefrequentou muito a cidadequando jovem. “Usei as de-pendências do Teatro Muni-cipal de Niterói como cená-rio para um de meus filmes,já gravei em Itacoatiara, deiaula na Universidade Fede-ral Fluminense. Ouvir o HinoNacional Brasileiro, que é detodos nós, no momento emque recebo esse título é mui-to gratificante”, disse Sílvio.

Ao entregar o título aocineasta, o presidente da Câ-mara, Paulo Bagueira (PPS) -autor da proposta aprovadapor unanimidade - lembrouo Projeto Espaço Cinema.“Há pouco mais de um anodemos início a exibição de fil-mes de caráter político e his-tórico justamente com um do-cumentário do Tendler: ”Osanos JK”. Fico muito felizcom a iniciativa que propus,mas faço questão de dividircom todos os vereadores. Ahomenagem é da Câmara”,enfatizou Bagueira.

Além de amigos, familia-res, estudantes e admirado-

res do cinema, estiveram pre-sentes os vereadores Henri-que Vieira, Paulo EduardoGomes e Renatinho, todos doPSOL; Bruno Lessa (PSDB);Jayme Suzuki (PSC); e Leo-nardo Giordano (PT); o secre-tário municipal de Educação,Ciência e Tecnologia, verea-dor licenciado Waldeck Car-neiro (PT); e o presidente doDiretório Municipal do PDT,Miguel Vitoriano.

Paulo Eduardo Gomeselogiou a iniciativa do presi-dente Bagueira lembrando aparticipação de Niterói nahistória política do Brasil.“Aqui foi fundado o PartidoComunista, aqui surgiu a pri-meira escola de samba doBrasil, aqui surgiu a primeiraescola de cinema e tantasoutras iniciativas. Para alémdo Sílvio Tendler os home-nageados somos todos nóscom a presença dele”, ressal-tou Paulo Eduardo.

Espaço CinemaO Projeto Espaço Cine-

ma exibe no próximo dia 22de maio ”Cidadão Boile-sen”, de Chaim Litewiski.Por conta do feriado de Cor-phus Christi será exibido napenúltima quarta-feira domês quando, normalmente,os filmes são exibidos naúltima quarta. A entrada égratuita e 49 senhas são dis-tribuídas meia hora antes doinício da sessão no hall deentrada da Câmara.

@gazetanit ASSINE a partir de R$12,

A Secretaria Munici-pal de Assistência Soci-al e Direitos Humanos deNiterói realizou nestaquinta-feira (25) umaação de abordagem eacolhimento de pessoasem situação de rua. O tra-balho ocorreu na Aveni-da Ernâni do Amaral Pei-xoto, no Centro, e na RuaTenente Mesquita, emIcaraí, e em outros pon-tos da cidade.

Ao todo, 49 pessoasforam acolhidas, entreelas uma adolescenteque estava sendo procu-rada pela família há duassemanas, uma menor deidade grávida que seráencaminhada para umabrigo e um jovem por-tador do vírus HIV que

será enviado para tratamen-to especializado.

“Estamos intensificandoas abordagens e articulan-do com as demais políticaspúblicas ações de expansãode serviços, programas eprojetos que orientem abusca da reinserção socialdessa população, como ati-vidades culturais, de educa-ção e qualificação profissi-onal” enfatizou o secretáriode Assistência Social e Di-reitos Humanos, Bira Mar-ques.

A ação contou com oapoio do Conselho Tutelar,Delegacia de Proteção daCriança e do Adolescente -DPCA, Guarda Municipal,Polícia Militar e da Clin(Companhia Municipal deLimpeza de Niterói).

I Fórum de Dança de Niterói acontece no MACComemorando o Dia

Internacional da Dança, oStudio Arte dos Pés e suadiretora Natalia Valdanni-ni, em parceria com a Fun-dação de Arte de Niterói,realizam o I Fórum de Dan-ça neste sábado (27), das10h às 12h, no MAC.

Dialogando sobre otema “Políticas Públicaspara a Dança em Niterói”,tendo como debatedoreso vereador Leonardo Gi-ordano, falando sobre aimplantação do SistemaMunicipal de Cultura nacidade, o superintenden-te administrativo da Fun-dação de Arte de Niterói(FAN), Victor de Wolf, de-batendo sobre as políti-cas já existentes e as no-vas conquistas para a ci-dade, a mestra de Ballet,Coreógrafa e Diretora do

Ballet Helfany e Jânia e daFundação Fluminense de Bal-let, com 60 anos de profissão,Helfany Peçanha, falandosobre o histórico de dança dacidade, e o bailarino, coreó-grafo e diretor da SpoudaioSCia. de Dança e Centro deDança de Niterói, FernandoAzevedo, dialogando sobreo papel das academias, gru-pos independentes profissi-

onais e amadores, a Cia. deDança oficial e o papel quedesempenham para afirmaçãoe valorização da Dança.

A mediação do eventoserá realizada pela bailarina,mestra de Ballet, coreógrafa ediretora do Studio e da Cia.Arte dos Pés, Natalia Valdan-nini, contando com o apoio doJornal da Dança e seu editorEdézio Paz, além do blog ofi-

cial Niterói Dança, que, alémde divulgar a dança em âmbi-to municipal, estadual, nacio-nal e internacional, é o res-ponsável pelo MapeamentoDança Niterói, blog que di-vulga todas as escolas, aca-demias, studios, grupos inde-pendentes, grupos e compa-nhias profissionais, entre ou-tros, organizado por NataliaValdannini.

Page 4: Gazeta Niteroiense • Edição 81 • 2ª edição

GAZETA NITEROIENSE | Edição Online | 27 de abril de 2013 | www.gazetanit.com.br4

Fundador e Diretor Responsável: Nilson Ricardo ([email protected]) • Editora: Bárbara MarquesRepórter: Alexandre Brasil ([email protected]) • Uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. MEEndereço: Rua da Conceição, 137, sala 415, Centro - Niterói - RJ - CEP 24020-085 • E-mail: [email protected]/fax: (21) 3619-1800 • Seg. a sexta, das 9h às 20h • Para anunciar: [email protected] ou ligue (21) 3619-1800Na Internet em www.gazetanit.com.br • No Twitter @gazetanit • Página no Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense.Colaboradores desta edição: Achylles Peret e Jânio Carlos. Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de totalresponsabilidade de seus autores e não traduzem necessariamente a opinião do jornal.

Copyright © 2011-2013 Gazeta Niteroiense - O jornal que todo mundo lê. Todos os direitos reservados.

[email protected]

Twitter @gazetanit

Cederj oferece mais de 6 milvagas em instituições públicas

Audiência pública na Câmara debatedescumprimento da gratuidade nos ônibus

ApaeTenho acompanhado

as notícias que esteimportante jornal de nossoestado, tem divulgado emapoio às dificuldadesenfrentadas pela nossaApae de Niterói, por estaforça dada, venho agrade-cer em nome de todas asApaes do estado do Rio, eo mais importante pelotrabalho prestado e portodas as crianças, jovens eadultos com deficiênciaintelectual e múltiplas,atendidos com grandecapacidade técnica,carinho e respeito, capaci-tando-os para a vida emtodos os ambientes.

A primeira Apae doBrasil, foi fundada no Riode Janeiro em 11/12/1954,hoje são 2.122 Apaes, emtodos os Estados e noDistrito Federal, somos omaior movimento de lutapelos direitos do defici-ente no mundo, recebe-mos pelo 3º ano consecu-tivo, pela pesquisa daRevista Seleções ReaderRidgers, como ONGconfiável e que realmenteatua em nosso país. Anossas filiadas, sãoadministradas por umaDiretoria formada porassociados voluntários evivem do apoio nosmunicípios, sendo assim,onde ocorre a falta desteapoio, por falta dacompreensão dos gover-nantes de que o poderpúblico não tem condi-ções de atender com amesma eficiência àsPessoas Com DeficiênciaIntelectual e Múltipla,principalmente os carentes.

Muito obrigado pelaatenção.

Delton Pedroso Bastos,presidente da FEAPAES-RJ

[email protected]

O vereador Renati-nho (PSOL), através daComissão de DireitosHumanos, da Criança eAdolescente, realizaráaudiência pública nestasegunda-feira (29) às18h no plenário da Câ-mara para discutir a gra-tuidade de idosos, estu-dantes da rede pública epessoas com deficiêncianos ônibus em Niterói.

“A Comissão, aolongo dos anos, vem re-cebendo denúncias dedesrespeito ao direito dagratuidade em algumaslinhas municipais. Algu-mas empresas descum-prem diariamente aConstituição Federal, oEstatuto do Idoso, a LeiOrgânica da cidade e di-versas legislações es-parsas que garantem agratuidade do transpor-te aos idosos, estudan-tes da rede pública epessoas com deficiên-cia”, afirmou Renatinho(PSOL).

Por isso, o vereador

do PSOL acredita ser neces-sário um amplo debate en-tre a população diretamenteinteressada, os empresáriosdo setor, o Poder Públicoconcedente e fiscalizador doserviço e também os traba-lhadores rodoviários quepodem estar sendo prejudi-cados por ordens arbitrári-as de seus superiores no

sentido de impedir o acessode passageiros com direitoà gratuidade.

“Esta audiência preten-de buscar um entendimentoentre estes vários setores afim de que o direito à gratui-dade seja efetivamente res-peitado em nosso municí-pio”, completou Renatinho(PSOL).

A Fundação Cederje a UniversidadeAberta do Brasiloferecem 6.328 vagaspara jovens interessa-dos em 13 cursosgratuitos à distânciaem instituições deEnsino Superior queintegram o consórcioda fundação, vinculadaà Secretaria de Ciênciae Tecnologia: Cefet,Uenf, Uerj, Uff, Ufrj,Uffrj e UniRio.

As inscrições sãofeitas somente pela

internet, na páginawww.vestibular.cederj.edu.br,até o dia 12 de maio. Ovalor da taxa é R$ 55. Noato da inscrição, seránecessário escolher o polode ensino e o curso. Adistribuição das vagaspelos 32 polos existentesem todas as regiões doEstado do Rio, querepresentam as universida-des, pode ser consultadano site www.cederj.edu.br.

Os candidatos têm aopção de escolher entre osseguintes cursos: Adminis-

tração (659 vagas); Admi-nistração Pública (437);licenciaturas em CiênciasBiológicas (871), Física(385), Geografia (240),História (250), Letras (300),Matemática (790), Pedago-gia (786), Química (276),Turismo (285); Tecnologiaem Sistemas de Computa-ção (799) e Tecnologia emGestão de Turismo (250). Aprova do Vestibular Cederjacontece no dia 8 de junhoe os aprovados iniciarão agraduação no segundosemestre letivo.

CCR Barcas lançacompromisso que garantemelhorias no transporte

O Grupo CCR, res-ponsável pelas Barcas,promete implementar umplano de ações para otransporte aquaviário doRio de Janeiro. A empre-sa reconhece os proble-mas enfrentados nestesprimeiros noves mesesde gestão, mostra o quejá foi feito e todo o pla-nejamento das entregasprevistas para o curto emédio prazo, que vão re-sultar em melhorias emaior qualidade na pres-tação do serviço.

A lista do desenvol-vimento inclui aluguelde embarcações, refor-mulação completa dasestações, evolução ope-racional para reduzir otempo de viagem e es-pecialização dos cola-boradores, visando aomelhor atendimento eacesso mais ágil às in-formações importantespara os usuários. Com o

compromisso, a conces-sionária abre o seu pla-nejamento à população epermite o acompanha-mento de cada passodesse esforço contínuo.

“Conhecemos os nos-sos desafios e estamostrabalhando sem pararcom o objetivo de garan-tir melhorias do serviçocomo um todo para o usu-ário. O Compromisso CCRBarcas é um passo defini-tivo no sentido da trans-parência e prestação decontas à sociedade, nos-sa aliada para alcançarnesta concessão o nívelde expertise que marca oGrupo CCR. Com clareza ecompetência de umaequipe preparada, quesabe o que está fazendo,cumpriremos todas asetapas deste pacto dequalidade com o usuá-rio”, afirmou o presiden-te da CCR Barcas, Mar-cio Roberto de Morais.

Geral @gazetanit ASSINE a partir de R$12,[email protected]

Page 5: Gazeta Niteroiense • Edição 81 • 2ª edição

[email protected] | Edição Online | 27 de abril de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 5

SEMPRE LIVRE... A justiçapaulista evoluiu muito...

Condenou um morador de ruaa prisão domiciliar... Como

ele vive na rua... Quandosair do fórum e pisar

na rua já estará emliberdade.

DA COMÉDIA À TRAGÉDIA...O genial WilliamShakespeare... Exerciaoutra atividade fora dospalcos... Era agiota... Eleemprestava dinheiro ajuros aos artistas e amigosde boemia.

A NOSSA BELEZA NÓRDICA... A Suécia escolheu a mais bela jovem do paíspara ser a suamiss... Quandoela apresentouos documentos... Descobriram que era uma brasileira do Maranhão.

ADORO OSENGARRAFAMENTOS...Quanto mais engarrafadasficam as cidades dopaís... Mais a Petrobrasfatura... Esta é a visãodesrespeitosa e sádicada atual presidentedaquela empresa.

ENTRE TAPAS E BEIJOS... Opresidente do Uruguaichamou a presidenta daArgentina de velha... E ela,se remoendo por dentro echeia de ódio deu o troco...Chamou-o de Panaca dosPampas.

DECISÃO GENIAL... Como a atriz FláviaAlessandra adora ver teve...Disseram-lhe... Que quem assistemuita teve fica burra... Aí eladecidiu continuar vendo a suateve... E parou de estudar.

A CARNE É FRACA... Um ex-gay quefoi curado pela igreja e se tornoupastor... Evita o convíviomasculino... Para não cair emtentação... E ter que engatarnovamente uma marcha à ré.

DESPENCOU... O líder do PPSna Câmara declarou que oPT conseguiu algo inédito...Quebrar a Petrobras... Elacaiu da 10ª para a 20ªposição... E que o pré-salserá o tumulo da empresa.

OS INGLESES... Antigamente,queimavam as bruxas na fogueira...Mas a Inglaterra de hoje é outra... E, aoinvés de queimarem MargaretThatcher... Gastaram R$ 30 milhõespara enterrá-la.

BRINCANDO DE POLÍCIA... Temquadrilha clonando viaturaspoliciais... Eles têm até oficinapara manutenção... As viaturasdos bandidos estão em melhores condições que as da polícia.

MARADONA ESTÁPODENDO... Mesmovivendo nos países

árabes... E sem voltar àArgentina há dois anos...Conseguiu gerar um filhoem Buenos Aires... Dizem

que é filho virtual, feitono Facebook.

O RATO ASSUSTA O GATO...A ex-secretária Rosemary...

Contratou bons advogados... Paradetonar o grupo palaciano de

Dilma... Que a traiu... E já se falana substituição deste grupo.

ESTÁ TUDO DOMINADO... Quase dois milhões debrasileiros participaram de um abaixo assinado

pedindo a saída de Renan da presidência dosenado... E o senado jogou tudo no lixo.

POBREZA LITERÁRIA... O bem-humorado jornal The New YorkTimes pediu a Lula para escreveruma coluna... E o The WashingtonPost convidou o genial deputadoTiririca para escrever outra.

CAÇA-FANTASMA... MarcosValério deu um cheque parapagar as contas de Lula... Ocheque foi depositado emuma conta fantasma... Eagora para pegaremo fantasma... Sóem seção espírita.

ERA MUITODOIDO... Ofundador daApple, SteveJobs... Passouanos com asala da suacasa vazia,sem móveis...E sem teronde sentaras visitas...Porquenenhum jogode sofá lheagradava.

O TREMENDÃO TREMEU... Umlivro que fala sobre a JovemGuarda... Foi proibido na justiçapor Roberto Carlos... Porque oautor... Diz que o cantor tem vozde veludo e mãos de tesouras.

CARAS NOVAS... O povo deveria elegera deputado o famoso cirurgião plásticoDr. Hollywood... Para que ele façauma plástica geral nacara dos políticos...Que estão superdesacreditados.

MARECHALAPRESIDENTA... AssimPedro Simon se referiu a jogada de Dilma para impedir a criação de novos partidos... Tudo indica que ela está insegura... E teme os outros candidatos.

Page 6: Gazeta Niteroiense • Edição 81 • 2ª edição

GAZETA NITEROIENSE | Edição Online | 27 de abril de 2013 | www.gazetanit.com.br6

Estado entrega novo MaracanãEle é um gigante de 63

anos que, após anos de re-forma, voltará a ser a casado futebol dos cariocas. Al-gumas décadas de históriachegam agora a outro mo-mento, quando a paixão dotorcedor vai conviver com amodernidade e a tecnologia.

“Assim que o Brasil foiescolhido sede da Copa de2014, o Governo do Estadoconstatou que o Maracanãde 1950 não cumpria mais osrequisitos atuais para a Copado Mundo. Tínhamos entãoduas opções: ou o recons-truíamos internamente,mantendo a sua fachada, ouele ficava fora da Copa. Aopção foi a de remodelá-lo.Nenhum brasileiro cogita teruma Copa do Mundo noBrasil sem o Maracanã” dis-se o secretário da Casa Ci-vil, Regis Fichtner.

Neste sábado (27), umevento-teste vai experimen-tar as novas instalações queserão entregues à torcidabrasileira no próximo dia 2de junho, quando a SeleçãoBrasileira jogará contra aInglaterra. O projeto de re-forma foi adequado às exi-gências da Fifa, entre aces-sibilidade, segurança, con-forto e visibilidade.

“Com o novo Maracanã,o Rio de Janeiro tem hoje omelhor estádio de futebol domundo. Ele conta um siste-ma de catracas eletrônicas deúltima geração, mais de 300câmeras de segurança, qua-tro grandes telões de alta re-solução, sistema de som im-

pecável, um moderno siste-ma de irrigação, lounges cli-matizados com mais de cemtelevisores, vestiários am-plos e confortáveis, ilumina-ção perfeita, acessos am-plos, entre outras facilida-des. O público assistirá aojogo mais perto do campo.Tudo isso sem que ele percaa sua personalidade e o seucharme” afirmou Fichtner.

Gestão do espaçoO Governo está realizan-

do uma licitação públicapara definir um parceiro pri-vado que, fiscalizado peloEstado, fará a gestão doMaracanã com padrões in-ternacionais de qualidade.“A missão principal do Es-tado é prover serviços pú-blicos essenciais, comoeducação, saúde e seguran-ça. Não lhe cabe administrarum complexo esportivo donível do Maracanã” expli-cou o secretário.

O governo estadual apro-veita a concessão para trans-formar também o entorno doestádio, prevendo a abertu-

ra de espaços para o escoa-mento do público, a monta-gem das estruturas temporá-rias da Copa e das Olimpía-das, e a construção de mu-seus, restaurantes, bares, lo-jas e estacionamento.

O Estado construirá umnovo estádio de atletismo depadrão internacional em ter-reno próximo, em substitui-ção ao Célio de Barros – quenão preenche mais as con-dições para sediar eventos–, um novo Júlio de Lamare,também de padrões interna-cionais, além de retirar daQuinta da Boa Vista um pre-sídio degradado.

Page 7: Gazeta Niteroiense • Edição 81 • 2ª edição

[email protected] | Edição Online | 27 de abril de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 7

Arnold Schwarzenegger recebe adesão do Governo do Estado à R20Ponte Rio-Niteróiserá iluminadapor lâmpadasde LED

Com a presença do atorArnold Schwarzenegger emuma cerimônia na Funda-ção Dom Cabral, na ZonaSul da cidade, o Governodo Estado fez nesta quinta-feira (25) sua adesão à R20– Rede de Regiões para aAção Climática. A ONG fun-dada por Schwarzeneggertem por objetivo desenvol-ver e implementar projetosfocados no desenvolvimen-to sustentável, com o in-centivo à economia de bai-xo carbono e de combate àsmudanças climáticas.

Dentre as iniciativas daR20, estão a identificação dasmelhores tecnologias e polí-ticas públicas e a facilitaçãode financiamento dos proje-tos de baixo carbono, além

do compartilhamento deboas práticas em programase projetos climáticos.

Ao receber das mãos doator austríaco o documentoque certifica o Rio de Janeirocomo membro da R20, o se-cretário estadual do Ambien-te, Carlos Minc – que repre-sentou o governador SérgioCabral – falou sobre dois im-portantes programas de in-centivo à economia verde: aBolsa Verde e o decreto assi-nado pelo governador Sér-gio Cabral, em 2011, que isen-ta de ICMS a produção deequipamentos de energiaeólica e solar (por células fo-tovoltaicas). Minc tambémdestacou que uma das medi-das que o Rio de Janeiroadotará será a substituiçãoda iluminação da Ponte Rio-Niterói por lâmpadas LED,que economizam energia.

O ator – que foi governa-dor do Estado da Califórnia,nos Estados Unidos – entre-gou ao secretário de Conser-vação do Município do Rio deJaneiro, Marcos Belchior, que

representou o prefeitoEduardo Paes, o Estudo deViabilidade de IluminaçãoPública da Cidade do Riode Janeiro com a Tecnolo-gia LED, elaborado pelogrupo R20 em parceriacom a Secretaria de Con-servação e a Rio Luz.

Na solenidade, Schw-arzenegger disse que de-fende duas causas: o es-porte – já que foi cam-peão de fisiculturismo ebusca incentivar a práti-ca de esporte entre cri-anças e jovens – e aquestão ambiental.

“Então, o que nós de-fendemos é a responsa-bilidade pessoal de cadaum na tentativa de salvaro planeta, de defender oclima, de não poluir a na-tureza. Estados, escolas,empresas, todas devemtomar iniciativas que ca-minhem nessa direção,sem ficar esperando peloaval do governo federal,por exemplo”, disseSchwarzenegger.

Debatetira dúvidassobre Lei dosEmpregadosDomésticos

A nova Lei dos Empre-gados Domésticos vai pre-cisar ainda de muitas expli-cações em relação à suaaplicação. Existem muitospontos a serem esclareci-dos, já que a CLT não am-para os empregados domés-ticos. Para esclarecer e tirardúvidas, a OAB de Niteróipromove um debate nestaterça-feira (30).

O importante tema serádiscutido pela juíza do Tra-balho, Maria Bernadete Mi-randa Barbosa da Silva;vice-presidente da OAB dacidade, Fernanda Tolla;presidente do Sindicatodos Empregados Domésti-cos, Neuza Alves, e as em-pregadoras Laila Garcia Vi-eira Guimarães e Érica deAndrade Bastos.

Geral @gazetanit ASSINE a partir de R$12,[email protected]

Page 8: Gazeta Niteroiense • Edição 81 • 2ª edição

GAZETA NITEROIENSE | Edição Online | 27 de abril de 2013 | www.gazetanit.com.br8

Médicos vão ao Ministério Público contra RPAUma comissão formada por dirigentes do Sindica-

to dos Médicos de Niterói, São Gonçalo e Região (Sin-med), Conselho Regional de Medicina do Estado doRio de Janeiro (Cremerj) e médicos que trabalham comcontratos temporários em Niterói, terá uma reuniãocom um promotor do Ministério Público Estadual paradenunciar esta relação de trabalho, destacando o pa-gamento efetuado através de RPA.

A decisão foi tomada em assembleia realizada nanoite desta quarta-feira (24), na sede do Sinmed, emNiterói, em conjunto com o Cremerj, a pedido dos mé-dicos que prestam serviços em várias unidades desaúde do município, sem a caracterização de vínculoempregatício.

Esta reunião foi agendada pelo presidente do Sin-med de Niterói, São Gonçalo e Região, Clóvis AbrahimCavalcanti, após receber centenas de queixas de mé-dicos que trabalham em Niterói, pelo menos há cincoanos, recebendo por RPA, sem qualquer garantia tra-balhista como férias, licença, décimo-terceiro salário,FGTS, ausência de data-base para recebimento de sa-lário e atrasos nos pagamentos.

Alice Fontanella, em concertoLirico no Centro Cultural SãoJudas Tadeu, dia 24

[email protected]

Degustação de vinho O Torna Pub Gastronô-

mico, no Jardim Icaraí, reali-za a sua 2ª Degustação de2013 neste sábado (27) às 18h.O tema da edição é “Visitan-do o Torna Pub”, e a degus-tação será orientada peloprofessor Célio Alzer (ABS-RIO). As nacionalidades dosvinhos variam entre brasilei-ra, húngara, francesa, argen-tina e italiana. As bebidasforam escolhidas especial-mente por Alzer para harmo-nizar com as “surpresinhas”culinárias da casa. A ideia éque os convidados degus-tem pequenas porções dealguns principais pratos doPub Gastronômico combina-das com vinhos seleciona-dos. Vagas limitadas.

Célio Alzer orienta degustação de vinho no Jardim Icaraí

Contrato para concurso denível médio do Detran é assinado

O Diário Oficial des-ta sexta-feira (26) publi-cou o teor do contratoassinado entre o Detrane a CKM Serviços Ltda– EPP, estabelecendoque esta empresa orga-nize a realização de con-curso público de 800vagas de provimentode cargos de nível mé-dio do Departamento. ACKM, segundo o docu-mento, tem até 15 dias,a partir de amanhã, paraapresentar proposta de

calendário da realizaçãodos eventos do certame.

Faz parte das obriga-ções da empresa contra-tada planejar, organizar erealizar o concurso e ela-borar os seus editais nor-mativos, assim como osmanuais de orientaçãoaos candidatos, os avi-sos, os comunicados edemais atos relacionadosao concurso, submeten-do-os à prévia aprovaçãodo DETRAN.

Também caberá à CKM

Serviços Ltda, além da ela-boração, aplicação e corre-ção das provas, publicarno Diário Oficial do estadoos atos e avisos obrigató-rios e, em outros veículos,as matérias que entendernecessárias para a maiordivulgação do concurso.

As 800 vagas a seremoferecidas são de assisten-te técnico, sendo 430 paraassistente técnico de trân-sito, 222 para assistentetécnico de identificação ci-vil, 112 para assistente téc-

nico administrativo e 36para assistente técnico deinformática.

A remuneração é de R$1.814,01, para uma cargade 40 horas semanais. Asprovas, como constam doedital do pregão eletrôni-ca que escolheu a empre-sa organizadora, serão re-alizadas em oito municípi-os: Rio de Janeiro, Nite-rói, Nova Iguaçu, Cam-pos, Volta Redonda, An-gra dos Reis, Teresópolise Cabo Frio.

Page 9: Gazeta Niteroiense • Edição 81 • 2ª edição

[email protected] | Edição Online | 27 de abril de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 9

Circuito ASN Cervejaria Noi / Compãode Surf tem inscrições abertas

A abertura da tempora-da de competições de surfeem Niterói está agendadapara acontecer nos dias 4 e5 de maio, nas pesadas on-das da praia de Itacoatiara,com a realização da primeiraetapa do Circuito ASN Cer-vejaria Noi / Compão deSurf 2013.

As categorias que serãodisputadas neste ano são:Open, Open Interna (só paralocais), Master (acima de35), Grand Master (acima de40), e Junior (sub-18). A ca-tegoria feminina está emstand by, e dependerá de terinscritas. As meninas inte-ressadas devem entrar emcontato com o Renato“Mundongo” Bastos, pre-sidente da ASN.

Seguindo uma determi-nação da FESERJ, as inscri-ções custam R$ 60, e para osmoradores de Niterói, devemser feitas na nova loja daWQSurf, no segundo pisodo Plaza Shopping, próximoa praça de alimentação. Osmoradores de outras cidadesdevem fazer a inscrição dire-tamente com o presidente daASN, Renato MundongoBastos, através dos telefo-nes (21) 8166-4447, 8409-3822 ou 7741-3221.

O campeão da catego-ria Open, que é aberta paratodas as idades e surfistasde outras cidades, ganhauma passagem aérea paraa Indonésia, oferecida pelaQatar Airways e AIT SurfOperadora de Turismo. Os

vencedores da Open Inter-na, Master e Junior viaja-rão para o Peru pela TacaAir Lines.

Neste ano foi introduzi-da uma nova regra para ga-nhar as passagens. Além devencer o ranking, o atletaobrigatoriamente terá quetirar fotos para divulgaçãodas marcas dos patrocina-dores que garantiram essaatrativa premiação.

Para participar doranking da ASN, o atleta teráque fazer a filiação até a pri-meira etapa, no valor deR$30, que deverá ser pagojunto com a inscrição da eta-pa. Surfistas não filiadospodem competir, mas nãopontuarão no ranking e nãodisputarão a premiação.

Page 10: Gazeta Niteroiense • Edição 81 • 2ª edição

GAZETA NITEROIENSE | Edição Online | 27 de abril de 2013 | www.gazetanit.com.br10

Arte & Espetáculo [email protected]/gazetaniteroiense

Jards Macalécomemora 70 anos nopalco do Municipal

Comemorando seus 70anos, Jards Macalé faz afesta no palco do TeatroMunicipal de Niterói nestesábado (27) às 21h, ao ladoda banda Let’s Play That.No repertório do show,além de versões apimenta-das para os grandes suces-sos, Macalé resgata “Bo-neca Semiótica”, “Pano pramanga”, “Canalha” e “Far-rapo Humano”.

Autor de clássicoscomo “Vapor Barato”, “Ho-tel das Estrelas” e “Mal Se-creto”, músicas que já fa-zem parte do repertório bá-sico brasileiro e ajudaramJards a ser conhecido porum público jovem, que vemmergulhando e pesquisan-do a sua obra. Macalé gos-tou tanto dessa movimen-tação, que depois de anosse apresentando somentecom seu violão, montouuma nova banda com músi-

cos que tem vinte e poucosanos e caiu na estrada.

Além do seu aniversá-rio, Macalé também come-mora o relançamento doseu primeiro compacto,agora em CD e com maisdez faixas bônus entre ra-ras e inéditas. A festa con-tinua com o DVD, a estreiado filme Jards (dirigido porEryk Rocha), até chegar aum novo álbum que o mú-sico começa a pensar coma sua banda.

A Banda Let’s PlayThat é formada por PedroDantas (baixo), RicardoRito (teclado), Victor Got-tardi (guitarra), ThomasHarres (bateria), LeandroJoaquim (trompete) e Thi-ago Queiroz (sopros).

Teatro Municipal de NiteróiRua XV de Novembro 35Ingresso: R$ 40nformações: 2620-1624

Page 11: Gazeta Niteroiense • Edição 81 • 2ª edição

[email protected] | Edição Online | 27 de abril de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 11

Arte & Espetáculo [email protected]/gazetaniteroiense

AliançaFrancesaexibe‘Stavisky’no Ciné-ClubJean Vigo

No dia 29, às 19h,a Aliança Francesade Niterói traz, comoem todas as últimassegundas-feiras domês, o Ciné-ClubJean Vigo, onde umfilme francês éexibido. E para o mêsde Abril, a películaescolhida foi “Sta-visky ou O Imperiode Alexandre” (1974),de Alain Resnais.

A entrada égratuita e sujeita alotação. O filme terálegenda em português.

A Aliança France-sa fica na Rua LopesTrovão 52, em Icaraí.Para mais informa-ções: 2610-3966.

‘Samba, sim’ promete agitar Icaraí Nitpress relança ‘A ondaMaldita’ em Icaraí

A editora Nit-press relança nes-te sábado (27) asua edição especi-al do livro “A ondaMaldita – Comonasceu a Flumi-nense FM”, deLuiz Antonio Me-llo. Com 256 pági-nas e um pôster-brinde na sobre-capa, o livro narraa história da emis-sora que revoluci-onou o rádio bra-sileiro e ajudou aconstruir a famosageração 80 do rocknacional. O autorestará autografan-do exemplares dolivro a partir das10h na LivrariaGutenberg de Ni-terói (Rua Cel. Moreira César 211).

O lançamento marca também o início de um projetocultural da Livraria Gutenberg para promover o livro e aleitura, todos os sábados, pela manhã. Além de lançamen-tos de livros, serão realizadas atividades poéticas, leiturasdramatizadas e contação de histórias para crianças.

Começa neste domingo(28), à 16h, o que promete serum dos eventos mais presti-giados da cidade de Niterói:o “Samba, sim”. O samba serárealizado no Clube Regatas,em Icaraí, e chega para tem-perar ainda mais a mistura dosritmos e fazer a Zona Sul dacidade tremer. Como anfitrião,o grupo Vai Por Mim recebena primeira edição, o cantorEmerson Moreno, da bandaBicho Solto, tradicional emfestas e boates da cidade.

O idealizador do “Sam-ba, Sim” é o produtor cultu-ral Diego Reishoffer. “Sem-pre tive o sonho de fazer umsamba que pudesse unirtodo tipo de público. Aque-la galera que vai ao sambade raiz, ao pop rock, no pa-godinho, na MPB e no funk.

“A gente quer é misturar tudo,fazer a galera sambar até can-sar e sair com as forças reno-vadas”, comentou.

A primeira edição do“Samba, Sim” terá ainda, nosintervalos do show, a pre-sença do DJ Felipe Vidal. Aclassificação é de 18 anos.

A banda niteroiense derock General Garrafa tem tudopara ser o nome da vez: ótimorepertório, muito talento e ca-risma de sobra. Criado no anopassado no bairro de São Fran-cisco por um grupo de ami-gos músicos que se reuniamtoda semana para andar emmotos Harley-Davidson e de-gustar cervejas artesanais, ogrupo já conta com uma agen-da de shows que aumenta acada dia. Além dos barzinhose pubs da cidade sorriso etambém da capital fluminen-se, pintam ainda contratospara festas corporativas, deaniversário e de casamento,por todo o estado do Rio.

Recém-saída do estúdio,General Garrafa acaba de gra-

var um CD de divulgação eem breve lançará seu site. Abanda é formada pelo voca-lista e guitarrista Aquiles Jr.,os guitarristas Rafael Rangele Gustavo Miguez, o bateris-ta Rodrigo Oliveira, o tecla-dista Mauricio Barros e o bai-xista Rafael, e tem como pro-posta tocar o bom, velho eautêntico rock and roll, inclu-indo no repertório desde su-cessos dos Beatles até clás-sicos do southern rock ame-ricano, num estilo bem pró-

prio: forte, mas com poesia.“Não podemos fugir às

tradições óbvias e mais im-portantes que tornaram orock o ritmo que mudou omundo, uma filosofia e umestilo de vida. Por isso, toca-mos e fazemos o nosso somcom respeito ao clássico, aoantigo e verdadeiro, sem evo-luções tecnológicas, porémsem parecer velho. Somosatuais, pois o rock pulsa bemnovo em nossas veias”, ex-clamou Aquiles Jr..

General Garrafacultua o bom evelho Rock’n’Roll

Um evento que recebessequalquer pessoa, sem pre-conceitos”, disse Diego.

Para Peralta, músico e in-térprete do grupo Vai Por Mim,o evento tem tudo para ser omelhor do samba na cidade,já que vai agregar pessoas deestilos musicais diferentes.

Page 12: Gazeta Niteroiense • Edição 81 • 2ª edição

GAZETA NITEROIENSE | Edição Online | 27 de abril de 2013 | www.gazetanit.com.br12

Ministério da Saúde vaiinvestir R$ 35 bi até 2016

As indústrias brasileiras dasaúde estão diante de uma janelade oportunidades para investiremna produção nacional de medica-mentos, especialmente os biológi-cos. De um lado, um comprador ga-rantido oferecendo uma série de es-tímulos para facilitar a produção na-cional: o Ministério da Saúde temum orçamento de R$ 35 bilhõespara aquisição de medicamentos até2016 – o maior valor já investidopelo Governo Federal. De outro, umnicho de mercado bastante atraen-te: oito biológicos estão com pa-tente vencida ou prestes a vencer.

Este cenário é similar ao queocorreu com os medicamentos sin-téticos no início dos anos 2000,quando os genéricos invadiramcom força o mercado. É chegada avez dos chamados biossimilares -cópias dos biológicos originais -,

usados como vacinas e para o tra-tamento do câncer, por exemplo.

Atualmente, o Governo Fede-ral responde por cerca de 60%das compras de biológicos nopaís. De alto custo, estes itensconsomem 43% dos gastos doMinistério da Saúde com medica-mentos, apesar de representarem5% da quantidade adquirida. “Aprodução nacional gera economiade recursos para o Ministério daSaúde, que é revertida para a am-pliação da compra de novos me-dicamentos para o SUS, aumen-tando o acesso da população”,explicou o ministro da Saúde, Ale-xandre Padilha. “Produzido naci-onalmente, o medicamento trazmaior segurança ao usuário, queterá garantido o seu tratamento,sem riscos de problemas com aimportação”, acrescentou.