edição 54 site

16
54 . JUN/14 Publicação da Arquidiocese de Belo Horizonte • Ano 5 Terço dos Homens Movimento que une gerações na vivencia da fé

Upload: arquidiocese-bh

Post on 02-Apr-2016

231 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 54 site

N°54

. JUN

/14

Publicação da Arquidiocese de Belo Horizonte • Ano 5

Terço dos Homens Movimento que une gerações

na vivencia da fé

Page 2: Edição 54 site

ESPIRITUALIDADE

São José de Anchieta, sj, que é especialmente celebrado no dia 9 de junho, foi um sacerdote jesuíta que trabalhou incansavelmente na defesa e evangelização dos povos indígenas no Brasil. O Santo nasceu no dia 19 de março de 1534, em Tenerife, região das Ilhas Canárias, um arquipélago espanhol. Iniciou seus estudos em Portugal e, no dia 1º de maio de 1551, passou a integrar a Companhia de Jesus.

Em 1553, veio para o Brasil, onde iniciou seu primeiro trabalho de catequese com os índios tupis. O Sacerdote converteu e evangelizou milhares de indígenas. Foi um defensor dos povos nativos, diante dos abusos muitas vezes cometidos pelos colonizadores. Grande poeta, escreveu um famoso poema latino dedicado à Virgem Maria, além de muitas outras obras literárias e teatrais. Entre 1577 e 1587 foi designado como superior dos jesuítas no Brasil, incentivando ainda mais o trabalho nas escolas e a catequese com as crianças. Foi um dos fundadores do Colégio São Paulo, que deu origem à maior metrópole do país, a cidade de São Paulo. É reconhecido oficialmente como o patrono da Capital Paulista. Também é padroeiro dos catequistas do Brasil.

José de Anchieta morreu no dia 9 de junho de 1597, aos 63 anos, no aldeamento de Reritiba, que deu origem ao município de Anchieta, no Espírito Santo. O Papa Francisco, no último dia 3 de abril, assinou o decreto que o reconhece como Santo. Pela dedicação ao povo brasileiro, é conhecido entre os fiéis como o “apóstolo do Brasil”.

São José de Anchieta,“apóstolodo Brasil”

Page 3: Edição 54 site

Amado e amada de Deus,

Saúde e paz

O Projeto Faço Parte, Estou na Praça das Famílias, que iniciamos no Domingo da Misericórdia, vem sendo acolhido, com grande entusiasmo, por muita gente. Ainda temos muito caminho a percorrer para alcançarmos a meta necessária e conseguirmos concluir as obras da Catedral Cristo Rei, mas confio que as adesões continuarão e, assim, será possível edificar essa Igreja-Mãe, Casa do Povo de Deus.

Peço a cada um que já aderiu a este Projeto que o apresente para amigos, parentes, pessoas próximas. Vamos trabalhar para que o grande Terço que ficará na Praça da Catedral Cristo Rei reúna muitos nomes, indicando que ali estão incontáveis gestos de amor e doação. Assim, o Terço da Catedral Cristo Rei será um caminho para a oração em família e, também, sinal da grande unidade que permitiu a construção de nossa Igreja-Mãe.

A você que tanto contribui conosco, apresento minha especial gratidão pelo apoio sempre dedicado, e aproveito para falar um pouco sobre o andamento das obras. Estamos iniciando a etapa de fundações profundas da Catedral Cristo Rei, depois de concluirmos a fase de terraplanagem e contenções. É sempre oportuno lembrar que a evolução dos trabalhos só é possível graças aos seus gestos de solidariedade e amor. Assim, se for possível, contribua também com o Projeto Faço Parte, Estou na Praça das Famílias. Faça uma homenagem àqueles que são especiais, registrando seu nome para sempre no Terço da Catedral Cristo Rei. Vamos juntos dizer “Faço Parte, estou na Praça das Famílias”.

Que Nossa Senhora da Piedade, Mãe Padroeira de Minas Gerais, interceda por você, seus familiares e amigos.

Deus abençoe sempre.

MENSAGEM DO ARCEBISPO

03

Mar

cos F

igue

iredo

Page 4: Edição 54 site

SUMÁRIO

EXPEDIENTE

Revista Faço PartePublicação da Arquidiocese de Belo Horizonte

Arcebispo metropolitano de Belo HorizonteDom Walmor Oliveira de Azevedo

Vigário Especial para a Comunicação e CulturaDom Joaquim Giovani Mol Guimarães

Coordenação da Rede Catedral de Comunicação Católica e da Campanha Faço PartePadre Fernando Lopes Gomes

CapaMarcos Figueiredo

Produção, redação, edição e diagramaçãoAssessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Belo Horizonte e Rede Catedral de Comunicação Católica

ImpressãoFumarc

Tiragem20.000 exemplares

04

02 Espiritualidade

03 Mensagem do Arcebispo

05 Santuário Nossa Senhora da Piedade

06 Adesões ao Projeto Praça das Famílias

07 A força que vem do Terço dos Homens

12 Domingo da Partilha

A equipe da Campanha Faço Parte foi recebida com todo carinho pela senhora Rosilda Soares Santos, mais conhecida entre os amigos como Rosa, e seu esposo, o senhor Wilmar Teixeira dos Santos. Eles ajudam muito a Campanha. A visita contou com a presença do padre Marcos Eurélio França, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (bairro Mantiqueira), e da Ir. Idalina Barion, da Congregação das Irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna.

Dona Rosa cultiva uma bonita devoção mariana desde criança. Ela apresentou uma música que compôs em homenagem à Nossa Senhora e também à sua mãe, Maria Fernandes. Ela disse que é “uma honra pertencer à família Faço Parte” e que fica muito feliz “em poder participar dos projetos da nossa Arquidiocese”.

Cam

panh

a Fa

ço P

arte

na minha casa

Page 5: Edição 54 site

05

A restauração da imagem de Nossa Senhora da Piedade, esculpida pelo mestre Aleijadinho em 1763, já começou. Os trabalhos estão sendo realizados na Casa dos Peregrinos Dom Silvério, que fica no Santuário da Padroeira de Minas, onde foi especialmente preparado um ateliê para receber a obra.

Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) fizeram

uma avaliação da imagem. Em seguida, a restauradora Carla de Castro Silva iniciou os trabalhos. Além da limpeza da escultura, estão sendo feitos retoques na pintura.

Em julho, quando começam as festividades do Jubileu da Padroeira, no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, serão concluídos os trabalhos.

A imagem será levada novamente para a Ermida da Padroeira, que, por enquanto, está fechada, também em razão de trabalhos de restauração.

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE

Restauração da imagem da Padroeira de Minas

Antô

nio

Már

cio

A restauradora Carla de Castro Silva desenvolve minucioso trabalho de limpeza da imagem de Nossa Senhora da Piedade

Trabalhos de recuperação da obra de Aleijadinho já começaram

Mar

cos F

igue

iredo

Page 6: Edição 54 site

CATEDRAL CRISTO REI

Adesões ao Projeto Praçadas Famílias O casal Hélio e Célia Pereira decidiu contribuir como forma de gratidão

Hélio Lúcio Pereira, aposentado, e sua esposa, Célia de Resende Pereira, aposentada, resolveram agradecer a Deus por todas as alegrias que estão recebendo ao longo da vida. Juntos há mais de 30 anos, o casal tem três filhos. A mais velha, Patrícia Resende Pereira, de 28 anos, é doutoranda em Literatura. Os dois mais jovens, Fabiana Resende Pereira, de 27 anos, e Hélio Lúcio Pereira Júnior, 25, são estudantes de medicina.

Ainda com os filhos pequenos, em 1994, Hélio Pereira foi diagnosticado com câncer e precisou passar por três cirurgias, em 1994, 1996 e 1999. Também teve que se submeter a sessões de quimioterapia e radioterapia. Diante das dificuldades, ele manteve a fé. “Olhei meus meninos pequenos e pedi a Deus alguns anos de vida”.

O aposentado conta que a fé também o ajudou a lidar com uma grande perda. O primeiro filho do casal, Cristiano Resende Pereira, nasceu com um grave problema de coração, e morreu com um ano de idade. A perda de um filho e a luta contra uma grave doença não desanimaram Hélio Pereira e sua esposa, que seguiram em frente e construíram uma bela família. “Eu recebi tanto de Deus que não posso negar apoio. A Catedral Cristo Rei é um projeto maravilhoso e vai ficar muito linda”.

Com a adesão ao Projeto Praça das Famílias, o casal vai registrar, para sempre, o sobrenome Resende Pereira no grande Terço que ficará na Praça da Catedral Cristo Rei. Também estará uma referência a Catas Altas da Noruega, município que fica na Região Central de Minas Gerais, terra natal de Célia Pereira.

Hélio e Célia estão ajudando a construir a Catedral Cristo Rei

Page 7: Edição 54 site

O Terço dos Homens ajuda milhares de pais a construírem um ambiente de paz e dignidade para seus filhos, por meio da oração. O movimento tem crescido intensamente, transformando pessoas, famílias e comunidades nos municípios que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Em Caeté, por exemplo, o Terço começou a ser rezado em 2009, na Capela da Comunidade de Santana, no Bairro Pedra Branca, onde sempre chegava um novo integrante, atraído pelos testemunhos dos participantes. A

maioria relata a conquista de mais harmonia e paz nos lares. O crescimento do movimento em Caeté foi intenso. Em pouco mais de um ano, um livro com nomes de 924 participantes foi apresentado durante o 3º Congresso Nacional do Terço dos Homens, realizado em Aparecida (SP). Hoje, segundo o coordenador do Terço dos Homens, Vanderlin Macedo, são 1781 devotos de Nossa Senhora cadastrados, que rezam o Terço toda semana. Muitos deles, de acordo com o coordenador, sonham com o dia em que poderão realizar os congressos

A presença do manto de Nossa Senhora é tradição durante a reza do Terço dos Homens

07

DOAÇÃO DE AMOR

A força que vem do Terço dos HomensMovimento cresce na Arquidiocese e sonha com os grandes encontros para a oração do Terço na Catedral Cristo Rei

Page 8: Edição 54 site

08

DOAÇÃO DE AMOR

estadual e nacional do Terço dos Homens na Catedral Cristo Rei. Afinal, um movimento tão promissor necessita de um lugar amplo, capaz de acolher todos os seus integrantes.

É a partir desse sonho que o movimento Terço dos Homens se aproximou da Campanha Faço Parte, que busca a ajuda de todos para a construção da Catedral Cristo Rei, revitalização do Santuário Nossa Senhora da Piedade e fortalecimento da Rede Catedral de Comunicação Católica. O primeiro encontro da coordenação do Terço com integrantes da Campanha foi durante gravação da oração do Terço pela TV Horizonte, no Santuário da Padroeira de Minas. Depois, no 4º Aniversário do Terço dos Homens de Caeté, celebrado no Santuário, com a presença de 2000 integrantes do Movimento, foram fortalecidos os laços

entre o Terço e a Campanha Faço Parte. Para Vanderlin Macedo, a participação de

cada devoto na construção da Catedral Cristo Rei e nas iniciativas da Igreja é uma forma

“O Projeto vai ao encontro do carisma do nosso

movimento, que é unir as famílias. Por isso, fazemos

questão de apoiar essa iniciativa, assim como

apoiamos e rezamos pelas famílias dos que participam

do Terço dos Homens”, afirma Vanderlin Macedo.

Coordenador do Terço dos Homens, Vanderlin Macedo diz que o Movimento sonha com o dia em que poderá realizar grandes encontros na Catedral Cristo Rei

Page 9: Edição 54 site

DOAÇÃO DE AMOR

de retribuir um pouco do que se recebe de Deus. “Nossas orações vêm acompanhadas de bênçãos para nossas famílias e, o mais importante: nossa fé vai passando dos pais para os filhos e os netos. Isso tem acontecido com a maioria daqueles que rezam o Terço”.

Um jeito muito especial de rezar o TerçoA Praça das Famílias, importante espaço

no conjunto arquitetônico da Catedral Cristo Rei, aproxima, ainda mais, o Terço dos Homens da Campanha Faço Parte. Dedicada às grandes celebrações, a Praça terá ao seu redor um grande Terço no qual será possível rezar com a família, com os grupos de oração e movimentos da Igreja. Em cada conta serão gravados os nomes das pessoas que se associarem a este projeto especial para a construção da Igreja-Mãe, Casa do Povo de Deus. “O Projeto vai ao encontro do carisma do nosso movimento, que é unir as famílias. Por isso, fazemos questão de apoiar essa iniciativa, assim como apoiamos e rezamos pelas famílias dos que participam do Terço dos Homens”, afirma Vanderlin Macedo.

Além de fortalecer os laços de família, os homens que rezam o Terço amparam e oram pelos que passam por situações difíceis. Foi assim com a família de Allisson Celso Peixoto. Após sofrer um acidente com a rede elétrica de alta tensão, ele passou um mês hospitalizado, em coma, e com poucas chances de sobreviver. Contudo, se recuperou e atribui ao Terço dos Homens a força espiritual para superar a adversidade. “A fé é que me trouxe de volta”, afirma Alisson Peixoto, que participa das reuniões do Terço, junto com o filho adolescente.

Hoje, mais de 80 meninos integram o movimento e são eles que rezam o primeiro e o segundo mistério, durante os encontros realizados sempre nas noites de quarta-feira. Um momento de fé e emoção, que tem seu

ponto alto com a passagem do manto de Nossa Senhora entre os integrantes. “Sob o manto de nossa Mãe, deixamos nossas lágrimas, nossos pedidos, nossos agradecimentos e também as alegrias”, afirma Vanderlin Macedo.

Um lugar para acolher Poder contar com a Catedral Cristo Rei

será muito importante para o movimento, conforme afirma o diretor espiritual do Terço dos Homens na Arquidiocese de BH, padre Lourival Felipe Soares. “Além de referência para nossa fé, em termos de espaço, a Catedral Cristo Rei será providencial. Já estamos organizando grandes eventos, e em pouco tempo, os espaços que temos atualmente serão insuficientes”.

No dia 18 de maio, os homens rezaram o

Page 10: Edição 54 site

Terço no Santuário da Mãe Rainha, em Confins. No dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, 15 de agosto, o Terço dos Homens sairá de Confins até o terreno da Catedral Cristo Rei, onde o movimento será consagrado a Nossa Senhora da Boa Viagem e, depois, seguirá de carreata pela Avenida Afonso Pena, até o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua.

No dia 30 de agosto, grupos das comunidades de fé de todo o Estado irão se reunir para rezar o Terço no Santuário Nossa Senhora da Piedade, na Peregrinação Mineira do Terço dos Homens. “Só para esse evento contaremos com a participação de milhares de devotos”, ressalta padre Lourival.

Com a intensa participação dos homens, a reza do Terço tomou a proporção familiar, constata o sacerdote. “É natural

que isso aconteça, pois o homem é aquele que primeiramente tem de se preocupar com o interior da sua casa e a oração é essa força, esse suporte que vai iluminar o caminho de todos”, afirma.

Terço da PiedadeTodas as semanas, o Santuário Nossa

Senhora da Piedade acolhe grupos do Terço dos Homens, vindos de várias dioceses. Eles chegam em romarias, em busca das bênçãos da Padroeira de Minas. “Do alto desta montanha, casa de clemência e de bondade, a Mãe Piedade derrama sobre nós testemunhos de equilíbrio, fé, sensibilidade e encorajamento. Daí, a grande necessidade que fiéis e peregrinos, em particular o movimento do Terço dos Homens, de subirem ao Santuário”, observa o pró-reitor da evangelização e pastoral do Santuário da Padroeira de Minas, padre Carlos Antônio da Silva.

Na Ermida da Padroeira, padre Carlos

DOAÇÃO DE AMOR

“Do alto desta montanha, casa de clemência e de bondade, a Mãe

Piedade derrama sobre nós testemunhos de

equilíbrio, fé, sensibilidade e encorajamento. Daí, a

grande necessidade que fiéis e peregrinos, em particular

o movimento do Terço dos Homens, de subirem ao Santuário”, observa o

pró-reitor do Santuário da Padroeira de Minas, padre

Carlos Antônio da Silva.

Page 11: Edição 54 site

DOAÇÃO DE AMOR

Para o padre Carlos Antônio da Silva, o apoio que o Movimento Terço dos Homens, de Caeté (MG), oferece à Campanha Faço Parte reflete o compromisso do grupo com a preservação da fé

conduz a oração do Terço dos Homens que é transmitido pela TV Horizonte, de segunda a sexta-feira, às 18h. A cada mês, o sacerdote reza com o grupo de uma comunidade de fé da Arquidiocese de BH. “Vejo a presença desses homens no Santuário como inspiração para que a partir dos atos devocionais, como a oração do Terço, contemplando e meditando sobre os passos da vida de Jesus, possamos vivenciar profundo sentido de conversão”.

Uma transformação do modo de viver que, segundo o sacerdote, resulta em ações de generosidade como a parceria dos integrantes do Terço dos Homens com a Campanha Faço Parte. “Percebo o apoio

desses homens a essa obra de amor como uma resposta ao chamado para sermos parceiros e solidários na importante missão de cultivar o grande tesouro que nós mineiros temos, que é a fé. E os integrantes do Terço dos Homens dão testemunho dessa realidade ajudando na preservação e manutenção do Santuário Nossa Senhora da Piedade e dos veículos de comunicação reunidos na Rede Catedral. Assumem, especialmente, o compromisso de contribuir para a construção da Catedral Cristo Rei, espaço celebrativo de encontro com a Palavra de Deus. Um lugar que envolverá todos os setores e instituições da Arquidiocese de BH no grande espírito de fraternidade e alegria do Evangelho.”

11

Page 12: Edição 54 site

12

Ministro da Palavra na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (bairro Santa Inês, em Belo Horizonte), Milton Sant’Ana Lima escreveu para a Revista Faço Parte com o objetivo de apresentar uma iniciativa solidária de sua Paróquia: o Domingo da Partilha. A partir da mobilização das comunidades de fé, são arrecadadas doações - roupas e alimentos - no início de cada mês. Milton Sant’Ana conta que a ação começou há dois anos, por iniciativa do pároco, monselhor Lydio de Miranda Murta,

e conquistou a adesão de todos os fiéis. “Muitas famílias que sofrem com a pobreza recebem os donativos”, explica.

As doações são feitas nas Missas de sábado e domingo. Durante o ofertório, os fiéis são convidados pelo pároco a depositarem nos cestos, que ficam próximos ao presbitério, o que podem doar. Geralmente, são alimentos não perecíveis. “Há crianças que vão ofertar seus ‘pacotinhos’, na companhia dos pais”, enfatiza o Ministro da Palavra, lembrando

VOCÊ É A IGREJA, A IGREJA É VOCÊ

Mar

cos F

igue

iredo

Domingo da Partilha Paróquia Nossa Senhora de Nazaré é exemplo de união e solidariedade

Monsenhor Lydio promove o Domingo da Partilha na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

Page 13: Edição 54 site

VOCÊ É A IGREJA, A IGREJA É VOCÊ

Com o apoio da comunidade, o sacerdote liderou os trabalhos de construção de um ginásio poliesportivo no bairro Santa Inês. A inauguração foi no ano passado, com Missa presidida pelo arcebispo dom Walmor

que o gesto ajuda também a ensinar aos pequeninos a importância e se ajudar o próximo. Todos os meses, são arrecadados, em média, mais de 400 kg de alimentos. As doações são encaminhadas à Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP).

Quem faz chegar o fruto da solidariedade dos fiéis às famílias é o confrade vicentino Paulo Freire. “A gente leva o alimento quatro vezes ao mês, para termos mais contato com as pessoas”, conta; e acrescenta que cada dupla de vicentinos é responsável por “apadrinhar” uma família. Sendo uma entidade filantrópica, a Sociedade São Vicente de Paulo depende de doações. Quando a

quantidade necessária não é arrecadada, os confrades precisam tirar dinheiro do próprio bolso para comprar o que falta. “Então, essa doação da Paróquia ajuda bastante”, destaca o confrade.

Gus

tavo

Ara

újo

“Há crianças que vão ofertar seus ‘pacotinhos’, na

companhia dos pais”, enfatiza o Ministro da Palavra,

lembrando que o gesto ajuda também a ensinar aos

pequeninos a importância de se ajudar o próximo.

Page 14: Edição 54 site

14

VOCÊ É A IGREJA, A IGREJA É VOCÊ

Fazer o bem contagia. Encaminhe para a Revista Faço Parte os bons exemplos de sua paróquia. Envie um e-mail para [email protected].

Mar

cos F

igue

iredo

Concretizando sonhos Há quase duas décadas na comunidade,

monsenhor Lydio é referência para os moradores da região. Conhecido por ser um homem trabalhador e muito inteligente, além de criar o Domingo da Partilha, foi o responsável por liderar os trabalhos de construção de um ginásio poliesportivo no bairro Santa Inês. Uma conquista que demorou 14 anos para se concretizar.

Construído somente com doações da comunidade, o ginásio ficou pronto no ano passado. “Almoço, festinha, doações, feijoada. Tudo isso contribuiu para que continuássemos firmes”, diz o pároco sobre a união e a colaboração de todos para o erguimento do ginásio. Mais um

exemplo de união, o recém-inaugurado ginásio poliesportivo é ponto de encontro para pessoas de todas as idades e, também, palco para jovens artistas, que utilizam o espaço para diversas apresentações. “O monsenhor Lydio colocou no coração de cada um de nós o propósito de sermos mais solidários com os nossos irmãos que necessitam de alimento ou roupa; ou, ainda, da Palavra de Deus, que é o mais importante em nossa vida”, ressalta Milton, que também integra a Campanha Faço Parte.

Mar

cos F

igue

iredo

Page 15: Edição 54 site

Santuário Nossa Senhora da PiedadeCaeté / MG

A coordenação do Terço dos Homens tem um convite especial:

a Peregrinação Mineira do Terço dos Homens.

Momento muito abençoado que será realizado no dia 30 de agosto,

no Santuário da Padroeira de todos os mineiros - Nossa Senhora da Piedade.

Acesse www.arquidiocesebh.org.br e faça a inscrição do seu grupo.

Informações: (31) 3651.6335 | (31) 3651.4695

(31) [email protected] DE MINAS PADROEIRA DE MINAS PADROEIRA DE MINAS

PADROEIRA DE MINAS

Ass

esso

ria

de

Co

mu

nic

ação

- A

rqu

idio

cese

de

BH |

Foto

: Mar

cos

Fig

uei

red

o

Page 16: Edição 54 site

Faço Parte

Estou naPraça das Famílias!

Uma obra em nossas mãos

A Catedral Cristo Rei terá uma Praça especialmente dedicada à família. No espaço, será possível realizar importantes celebrações, como a Missa da Unidade, a Torcida de Deus e muitos outros encontros que vão reunir o Povo de Deus. Faça Parte desse importante projeto e tenha o seu nome ou de seus fami liares para sempre em uma das contas do Terço da Praça das Famílias.

Fale com a gente e participe.

Mais informações: (31) 3269.3100 ou 3269.3082 | www.catedralcristoreibh.com.br

Casa do Povo de Deus

Ass

esso

ria d

e Co

mun

icaç

ão -

Arq

uidi

oces

e de

BH