edição 48 do jornal vale vivo

8
Não jogue este impresso em vias públicas / Compartilhe com seus amigos O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. Cora Coralina GENTE QUE FAZ Uma dama que dedicou sua vida aos mais necessitados, Mariazinha Pinto Antunes, um exemplo que nos faz refletir sobre o que realmente vale em nossas vidas. Sua postura e humildade nos faz pensar que grandes personalidades nascem da vontade de servir. Ela demonstra em suas atitudes a luz de um anjo que vive entre nós, Lorena deve a esta mulher o eterno agradecimento por seu trabalho! A homenagem aqui prestada é apenas um ponto em sua vasta biografia, iluminada por várias obras realizadas, em destaque o SOS. Mulher de grande respeito no cenário social de Lorena fez- se conhecida por sua bondade e amor dedicados aos menos abastados de nossa cidade. O valor de seus atos está na atenção que teve durante toda a vida com os esquecidos pelo destino, sua voz macia sempre foi aconchego aos que a ela recorriam. Com sua vontade de servir, fez de sua vida um ato de solidariedade ao próximo. Um verdadeiro anjo em forma de mulher. José Nicodemos Mariazinha Pinto Antunes Um anjo em forma de mulher ONG Reflorestar é Viver presente no aniversário de São Paulo Saúde em Lorena é tema de reunião entre o Prefeito Fábio Marcondes (PSDB) e o Deputado Estadual Padre Afonso (PV) Página 03 Cachoeira Paulista Canção Nova promove encontro com temática ambiental Página 07 Aparecida Márcio Siqueira inicia mandato com Projeto rejeitado pelo Legislativo Página 04 Potim Município está entre as 100 melhores Secretarias de Assistência Social do Brasil Página 05 Lorena Senador Eduardo Suplicy realiza palestra na Câmara Municipal Página 03 Cachoeira Paulista Inaugurada escola de idiomas Wizard em Cachoeira Paulista Página 06 Divulgação Altiery Monteiro - Fotografia CARNAVAL 2013 O folião tem muita opção nesta festa do povão

Upload: jornal-vale-vivo

Post on 30-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 48 do Jornal Vale Vivo

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 48 do Jornal Vale Vivo

Não

jogu

e es

te im

pres

so e

m v

ias

públ

icas

/ C

ompa

rtilh

e co

m s

eus

amig

os

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

GENTE QUE FAZ

U m a d a m a q u e dedicou sua vida aos mais necessitados, Mar iaz inha P into Antunes, um exemplo que nos faz refletir sobre o que realmente vale em nossas vidas.

S u a p o s t u r a e humildade nos faz pensar que grandes personalidades nascem da vontade de servir. Ela demonstra em suas atitudes a luz de um anjo que vive entre nós, Lorena deve a esta mulher o eterno agradecimento por seu trabalho! A homenagem aqui prestada é apenas um ponto em sua vasta biografia, iluminada por várias obras realizadas, em destaque o SOS.

Mulher de grande respeito no cenário social de Lorena fez-se conhec ida por sua bondade e amor dedicados aos menos abastados de nossa cidade.

O valor de seus atos está na atenção que teve durante toda a vida com os esquecidos pelo destino, sua voz macia sempre foi aconchego aos que a ela recorriam. Com sua vontade de servir, fez de sua vida um ato de solidariedade ao próximo.

Um verdadeiro anjo em forma de mulher.

José Nicodemos

Mariazinha Pinto Antunes

Um anjo em forma de mulher

ONG

Reflorestar é Viver presente no aniversário de São Paulo

Saúde em Lorena é tema de reunião entre o Prefeito Fábio Marcondes (PSDB) e o Deputado Estadual Padre Afonso (PV)

Página 03

Cachoeira Paulista

Canção Nova promove encontro com temática ambiental

Página 07

Aparecida

Márcio Siqueira inicia mandato com Projeto rejeitado pelo Legislativo

Página 04

Potim

Município está entre as 100 melhores Secretarias de Assistência Social do Brasil

Página 05

Lorena

Senador Eduardo Suplicy realiza palestra na Câmara Municipal

Página 03

Cachoeira Paulista

Inaugurada escola de idiomas Wizard em Cachoeira Paulista

Página 06

Div

ulga

ção

Alti

ery

Mon

teiro

- Fo

togr

afia CARNAVAL 2013

O folião tem muita opção nesta festa do povão

Page 2: Edição 48 do Jornal Vale Vivo

O comentário acirrado sobre a tragédia em Santa Maria-RS nos traz à baila a certeza da fragilidade do sistema de fiscalização dos empreendimentos comerciais, principalmente de Casas Noturnas e afins.

Infelizmente tem-se o hábito de esperar tragédias como esta acontecer, para o poder público se mobilizar e fazer cumprir a legislação (e não deixar o seu na reta). É governo estadual intensificando a fiscalização, é município ordenando tolerância zero e por aí vai.

A impressão que se tem é que o poder econômico e o “jeitinho brasileiro” falam primeiro, depois a prevenção.

Opinião 31 de janeiro a 14 de fevereiro de 201302 Jornal Vale Vivo

EditorialDom Bosco, ao contrário do que muitos pensam,

tinha um temperamento classificado como “colérico”. No entanto, consciente do seu temperamento difícil, determinou-se a “domá-lo” com o auxílio da graça de Deus, além de toda sua luta pessoal e seu esforço contínuo.

Ele era muito dirigido por Deus através de seus sonhos. Num deles, um personagem o levou a uma linda plantação. Rapidamente, porém, as folhas foram murchando e a plantação perdeu todo o seu viço. Diante do olhar interrogativo de Dom Bosco, o personagem mandou que ele se aproximasse. Foi quando viu nas folhas uma espécie de ferrugem e perguntou: “O que é isso?” O personagem respondeu: “A murmuração. Ela é como uma praga. Espalha-se rápido e põe tudo a perder. Ela mata a vida de qualquer comunidade”. Novamente questionou Dom Bosco: “O que fazer agora?”. E o homem respondeu: “Com a murmuração não há outro jeito. É preciso exterminar”. Então, ele sentiu ecoar nos seus ouvidos as palavras: “É preciso exterminar!” e acordou. Foi a partir daí que ele começou a aplicar o ensinamento de que precisamos sempre: “Pensar bem de todos, falar bem de todos e querer bem a todos”.

Cantinho da ReflexãoEnsinamentos de Dom Bosco sobre a murmuração

Eis o que deve ocupar os nossos pensamentos e as nossas conversas: tudo e somente o que é verdadeiro, justo, nobre, puro, virtuoso e louvável. Dessa forma, “A paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus” (Fl 4,7). Se a gente semeia jasmim, colhe jasmim. Mas se nós semearmos urtiga e insistimos nisso, não podemos esperar flores. Nossas palavras

são como sementes. O que falamos, semeamos. Que Dom Bosco nos inspire e que Nossa Senhora

Auxiliadora seja a nossa intercessora!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas AbibF u nd ad o r d a C o mu nid ad e

Canção Nova e presidente de honra da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP). É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios d e c o m u n i c a ç ã o n a a ç ã o evangelizadora da Igreja Católica,

na América Latina. Autor de 48 livros, Cd´s e DVD´s, além de várias palestras em áudio e vídeo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Canção Nova / FJPII

ExpedienteJornal Vale Vivo

CNPJ: 13.463.982/0001-08 Lorena - SP

Departamento Comercial: Ricardo Mendes (12) 8103-

0489Jornalista Responsável:

Maria A.F.B. Matias MTB:68.138

Diagramação: Rafael Gomes de Andrade

As opiniões e conceitos emitidos nos artigos assinados, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

(12) 9186-3127 / 8140-1119Tiragem:

5.000 exemplaresDistribuição quinzenal

nas cidades: Lorena, Aparecida,

Cachoeira Paulista, Canas, Guaratingetá, Piquete,

Potim e Roseirawww.jornalvalevivo.com.br

[email protected]

Soluções simplistas: a “porta” que devemos evitar!

* Felipe Aquino

Os capítulos 5,6 e 7 de São Mateus são com q u e a “ c a r t a m a g n a ” da evangelização. Ali o evangelista sintetizou a d o u t r i n a c r i s t ã , especialmente a moral. Essa tem como base o princípio, a “dignidade humana”, pois o homem é imagem de Deus. Essa moral fixa que “os meios não justificam os fins”, não se pode fazer o bem por um meio mal. Por isso, Jesus manda “entrar pela porta estreita”. Não se pode, por exemplo, usar um dinheiro roubado para fazer caridade com ele.

H á s e m p r e d u a s maneiras de solucionar um problema. Muitos erros e sofrimentos acontecem porque queremos dar soluções fáceis e rápidas para problemas difíceis. Q u a n t o m a i s f á c i l o problema, tanto mais difícil será a sua solução, pois não há solução fácil quando o problema é difícil. Mas estamos cheios de “soluções fáceis”, que, em vez de solucionarem os problemas, os tornam ainda mais graves.

H á s e m p r e d u a s maneiras de solucionar um problema: a primeira será “fácil”: improvisada, r á p i d a , c ô m o d a , s e m sacr i f íc ios , imoral . A segunda será “difícil”: demorada, planejada, árdua e dispendiosa. A

segunda maneira de se resolver um problema será eficaz e duradoura; a primeira, inócua e falsa. É fáci l , por exemplo, retirar o pobre da rua, é difícil retirar a miséria do pobre e promovê-lo. É fácil limitar o número de nascimentos, esterilizar homens e mulheres em massa como se fossem animais; assim como é fácil distribuir pílulas, camisinhas, oferecer o aborto, a eutanásia... e uma série de “soluções fáceis e rápidas”, desumanas e imorais. É mais difícil ensinar as pessoas sobre o emprego moral do sexo e o valor da castidade.

A sabedoria popular já aprendeu que “o barato sai caro” e que “a pressa é inimiga da perfeição”. A Igreja não cai nessa cilada. As soluções sérias são eficazes e duradouras;

geradas no sofrimento, na oração, na paciência, nas lágrimas, no diálogo, na compreensão, entre outros. Mas, o homem moderno é apressado, materialista, consumista e hedonista, quer resolver todos os problemas de maneira rápida, com soluções imediatistas, atropelando o tempo, a moral , os costumes, a Fé e o próprio Deus. Por fim, ele se dá conta que correu em vão.

Acostumado a lidar com as coisas, a técnica e as máquinas, o homem de hoje se esquece de que ele é dotado de um alma transcendente e imortal. O Papa Beato João Paulo II nos ensinou que as soluções propostas por Cristo, para os graves problemas da humanidade, são difíceis, mas jamais decepcionam. Jamais eu vi alguém chorar porque viveu os preceitos

do Evangelho, mas eu já vi muita gente chorar porque não quis vivê-los. Então, entrai pela porta estreita, é a porta da vida!

* Felipe Aquino é professor de física e matemática, autor de mais de 70 livros e apresentador dos programas “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos” na TV Canção Nova e “No Coração da Igreja” , na Rádio Canção Nova. Em julho deste ano recebeu o título de “Cavaleiro da Ordem d e S ã o G r e g ó r i o Magno”, concedida pelo Papa às pessoas que se destacam, no seu trabalho, em prol d a e v a n g e l i z a ç ã o , em defesa da fé e o desenvolvimento da Igreja Católica.

Rua Lulu Meyer, 319 - Vila Zélia - Cep: 12606-110Lorena - SP

(12) 3157-3749 - (12) 9785-1958 - PRÓXIMO AO SUPERMERCADO DIA

ARTIGO

Dvulgação

Page 3: Edição 48 do Jornal Vale Vivo

31 de janeiro a 14 de fevereiro de 2013 03Jornal Vale Vivo

PolíticaLegislativo em ação

Vereador Breno Anaya levanta a bandeira da Educação e Esporte

O nobre Edil começou o m a n d a t o c o m a preocupação com os jovens e os menos favorecidos, apresentando Indicação a o E x e c u t i v o p a r a que se crie curso pré-

vestibular, além de cursos preparatórios, ambos para candidatos de baixa renda e gratuitos. A medida, segundo o Vereador, é p a r a p r o p o r c i o n a r oportunidades melhores p a r a e s s e s j o v e n s concorrerem a concursos públicos, vestibulares, bem como ao mercado d e t r a b a l h o . A n a y a , a p r e s e n t o u a i n d a , Indicação ao Prefeito, para a realização de Olimpíada Escolar Municipal, pois como já participou deste tipo de Olimpíada, ressalta a importância da prática de esportes, bem como a união e o espírito de equipe desenvolvido entre os alunos.

Distribuição de remédio na Farmácia Popular

para a populaçãoP r e o c u p a d o c o m

o d e s l o c a m e n t o d e moradores dos bairros distantes da Farmácia Popular no município, que muitas vezes chegam para pegar um remédio e não encontram, Dogão do São João apresentou Indicação ao Prefeito, para estudar a possibilidade de d isponib i l i zar um farmacêutico para visitar os bairros mais distantes, v i s a n d o f a c i l i t a r a distribuição de remédios aos moradores que tem dificuldades para irem até a Farmácia Popular. O Vereador, preocupado também com os idosos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida,

indicou ao Executivo, estudos sobre o número de vagas de estacionamento no município, a princípio mal distribuídas.

Acessibilidade é a preocupação do Vereador Dr. Guilherme Marcondes

Segundo o Vereador Guilherme Marcondes, autor da Lei, o objetivo

é proporcionar melhoria de vida, garantir conforto e , p r i n c i p a l m e n t e , s e g u r a n ç a n a acessibilidade de todos nas calçadas de Cachoeira Paulista. Em especial, p a r a p e s s o a s c o m deficiência, mobilidade r e d u z i d a t e m p o r á r i a , obesos, gestantes e idosos.

“A calçada ideal deve ser conservada, segura e livre de obstáculos. Ela deve ter uma faixa de percurso livre, uma faixa de serviço p a r a i m p l a n t a ç ã o d e equipamentos urbanos e rampas, ambas com s i n a l i z a ç ã o p o d o t á t i l para garantir e facilitar a circulação de pessoas”, ressalta o Vereador.

m d o s a s s u n t o s mais sérios e de maior urgência em Lorena é a saúde,

e a fim de resolver os problemas que o setor enfrenta, o Prefeito Fábio Marcondes tem buscado p a r c e r i a s . N a m a n h ã dessa quinta-feira (24), Fábio reuniu-se com o Deputado Estadual Padre Afonso Lobato (PV), e do vereador Ferla (PSDB), para tratarem do assunto.

Na ocasião Marcondes teve a oportunidade de expor detalhadamente a s i tuação em que se encontra a saúde na cidade. “A situação é crítica, foram deixadas muitas dívidas, e é um setor que não pode esperar” desabafou Marcondes, que destacou também, a necessidade de reequipar e adequar o Pronto Socorro.

O d e p u t a d o P a d r e A f o n s o , m o s t r o u - s e bastante sensibilizado c o m o p r o b l e m a d o s lorenenses e colocou-se à disposição das lideranças da cidade e, ao longo de toda manhã, fez contatos importantes solicitando, juntamente com Fábio

Fábio Marcondes busca parcerias em prol da saúde

Prefeito recebe Dep. Padre Afonso e expõe a situação da cidade

Cachoeira Paulista

Prefeito Fábio Marcondes (PSDB) e o Deputado Estadual Padre Afonso (PV)

Marcondes, investimentos para Lorena.

“ V a m o s e n v i a r recursos, tanto para o município quanto para o Pronto Socorro, tivemos a o p o r t u n i d a d e d e intermediar verbas; nós fizemos algumas pontes com a Casa Civil, com o próprio Governador Geraldo Alckmin” afirmou o Deputado que, inclusive,

cobrou duas ambulâncias j á s o l i c i t a d a s p a r a o governo do Estado.

Foi acertado que será feito um levantamento detalhado pra definir as prioridades quanto aos equipamentos necessários.

“Essa cidade passou por grandes conf l i tos políticos, o que tornou a administração bastante e n f r a q u e c i d a e t e m

d e c i s õ e s s é r i a s p r a tomar, para colocar a administração no eixo. Agora é hora de olhar pra população, e Fábio é muito corajoso. Peço a Deus que lhe dê condições de superar esse momento e fazer uma excelente a d m i n i s t r a ç ã o p a r a que a população possa usufruir disso” finalizou o Deputado Padre Afonso.

Bastidores

U

E as redes sociais continuam bombando...um dos assuntos que rendeu comentários essa semana, foi a resposta da Presidência da Casa de Leis de Lorena sobre um requerimento de um cidadão lorenense...em suma, falta regulamentação local da Lei 12.527/2011, é aguardar.

Não ganhou a eleição para Prefeito na cidade vizinha, mas tem ganhado notoriedade em Lorena. O ex-vereador, que tem freqüentado a Casa de Leis no município, parece que já conhece bem a cidade, seus problemas e ainda sugere soluções fáceis e rápidas.

O burburinho que se ouvia na Casa de Leis em Lorena, durante a visita do Senador Suplicy era o déficit de vereadores da própria casa, haja vista que além do Presidente da Casa e o Vereador Pe. Coelho, somente os vereadores Guedes e PM Souza estiveram presentes. Até o chefe do Executivo foi prestigiar o Senador.

Como se não bastasse a tentativa de mudança administrativa pelo executivo em Aparecida, o assunto agora é uma verba, a princípio destinada à readequação da Feira e que teria sido utilizada para pagamento dos funcionários. Resolveu um problema e criou outro. Parece que vem uma CEI na Câmara.

Na noite de terça-feira, 29, o Senador Eduardo Suplicy esteve, a convite do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, na Câmara Municipal de Lorena para proferir uma palestra aos presentes, intitulada “A Renda Básica de Cidadania”.

Com os assentos do plenário praticamente o c u p a d o s e m s u a total idade, o Senador f o i r e c e b i d o p o r

Senador Eduardo Suplicy realiza palestra na Câmara

Municipal de Lorenasimpatizantes do Partido d o s T r a b a l h a d o r e s , p o l í t i c o s , m u n í c i p e s e algumas pessoas das cidades vizinhas.

A l é m d o p ú b l i c o presente, o Prefeito Fábio Marcondes, o Presidente da Casa de Leis, Luiz Fernando, os Vereadores Guedes, PM Souza e Pe. Coelho ouviram atento a p a l e s t r a d o i l u s t r e representante do povo no Senado Federal.

Durante sua fala, Suplicy presenteou o Prefeito Fábio Marcondes com um exemplar de seu livro “Renda de Cidadania - A Saída é pela Porta”, que irá este ano para a 7ª edição.

Um marco na história do município de Lorena, a visita de um político dessa envergadura.

Eduardo Suplicy

Jorn

al V

ale

Vivo

Divulgação

Page 4: Edição 48 do Jornal Vale Vivo

31 de janeiro a 14 de fevereiro de 201304 Jornal Vale Vivo

PolíticaDeputada Aline Corrêa destaca oportunidades para municípios com até 50 mil habitantes

A d e p u t a d a f e d e r a l A l i n e Corrêa participou, n e s t a s e g u n d a -

feira, 28, da abertura do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília e elogiou as palavras da presidenta Dilma Rousseff em favor da ação conjunta entre governo federal e municípios para que o “Brasil seja um país muito mais justo e desenvolvido”.

A p a r l a m e n t a r progressista se reuniu com dezenas de prefeitos p a u l i s t a s . T o d o s destacaram o anúncio de R$ 66,8 bilhões de recursos federais para investimentos em diferentes áreas, como saneamento, pavimentação e mobilidade nas cidades brasileiras.

“Vocês terão, logo no início do mandato, ainda neste ano de 2013, em torno de 66,8 bilhões

d e r e c u r s o s n o v o s para investimentos em di ferentes áreas . São R$ 35,5 b i lhões para

obras de saneamento, p a v i m e n t a ç ã o e m o b i l i d a d e u r b a n a , selecionadas no final de

2012. (…) São recursos novos. Além disso, hoje abrimos nova seleção para investimentos, que somaram mais R$ 31,3 bilhões. Também aqui não há tempo a perder, e será necessário elaborar os projetos o mais rápido possível”, detalhou Dilma.

A deputada Aline Corrêa destacou as oportunidades para municípios com até 50 mil habitantes, que poderão concorrer a, no mínimo, mais 135 mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. “Os prefeitos terão acesso a construção de quadras poliesport ivas, com a queda das ex igências para qualificação, de 500 alunos para 100, e também poderão se habilitar para a construção de creches o f e r e c i d a s e m 2 0 1 1 e que ainda não foram contratadas”, acrescentou Aline.

Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, Ministro das Cidades e a Deputada Federal Aline Corrêa

A

O início do mandato de Fábio Marcondes em Lorena marca também, o início de novos tempos para o Fundo Social de S o l i d a r i e d a d e , a g o r a presidido pela Primeira Dama, Maria Cláudia Diniz Marcondes.

O F u n d o S o c i a l d e Solidariedade do Estado foi criado em 1968, e em Lorena no ano de 1983 de acordo com a lei nº 1484. É um órgão ligado ao Gabinete do Prefeito e visa desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população. A função de presidente é exercida pela esposa do prefeito ou por pessoa de sua livre indicação.

Para atuar no cargo, a primeira dama relatou que vem se preparando a o l o n g o d o s a n o s . “Tenho aprimorado os conhecimentos sobre o papel do Fundo Social d e S o l i d a r i e d a d e d o E s t a d o , c o m o também os programas, projetos e campanhas disponibilizados para os municípios, e o que me motivou profundamente a assumir a presidência d o F u n d o S o c i a l d e Solidariedade de Lorena, foi a possibil idade de poder fazer a diferença na vida de tantas pessoas, já que vivemos numa cidade pequena, porém com grande parcela da população muito humilde e c a r e n t e . E u c o m o representante e presidente, anseio desenvolver ações e articular movimentos nesse sentido” disse Maria Claudia.

S o b r e o s d e s a f i o s

Primeira Dama assume o Fundo Social de Solidariedade

Na noite de segunda-feira, dia 21 de janeiro, os vereadores da Câmara de Aparecida se reuniram, e x t r a o r d i n a r i a m e n t e , para votação de Projeto de Lei do Executivo que unificaria as Secretarias d e A d m i n i s t r a ç ã o e Planejamento, e separaria Turismo de Comércio, Indústria e Serviços.

O Projeto foi reprovado por 5 votos a 3, já que não há necessidade do voto do presidente. “Esse projeto era apenas de mudança na

A P r e s i d e n t e d o C O D I V A P , C o n s ó r c i o d e D e s e n v o l v i m e n t o Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira, e prefeita de Cruzeiro, Ana Karin Andrade, esteve presente, do dia 28 a 30 de janeiro, no “Encontro de Prefeitos e Prefeitas”, que aconteceu em Brasília/SP.

O evento que conta com inúmeras palestras de cunho esclarecedor, tendo por objetivo reunir p r e f e i t o s d e t o d o o país e colocá-los a par dos projetos e ideias do governo para o decorrer do ano.

A abertura do evento contou com a participação d a P r e s i d e n t a d a República, Dilma Rousseff, que recebeu com muita presteza a Presidente do CODIVAP.

D u r a n t e o e v e n t o A n a K a r i n , e m n o m e de todas as prefeituras c o n s o r c i a d a s t e v e o p o r t u n i d a d e d e s e e n c o n t r a r c o m dirigentes importantes c o m o o M i n i s t r o d a s C i d a d e s , A g u i n a l d o R i b e i r o , M i n i s t r a d o Meio Ambiente, Izabella T e i x e i r a , M i n i s t r a d o D e s e n v o l v i m e n t o Social, Tereza Campelo, Minis tra de Re lações I n s t i t u c i o n a i s , I d e l i S a l v a t t i , M i n i s t r o d a Saúde, Alexandre Padilha, Ministro da Educação, A l o i z i o M e r c a d a n t e , Ministra Chefe da Casa C i v i l d a P r e s i d ê n c i a

Maria Cláudia Diniz Marcondes nasceu em Guaratinguetá, mas desde pequena, visitava os avós e tias em Lorena. Em uma dessas visitas conheceu o marido, Fábio Marcondes.

“Passei bons momentos de minha infância e adolescência nesta cidade. Dia 30 de janeiro, fez seis anos que meu filho Tito nasceu aqui, e isto sem dúvida nenhuma fez com que Lorena se tornasse minha cidade do coração” contou Claudia Marcondes.

Formada em Turismo e Hotelaria, pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí),em Santa Catarina. Claudia relatou que sempre acompanhou seus pais que participam ativamente de trabalhos sociais, e isso tornou-se para sua família, uma atividade natural.

“Sou muito grata ao Fábio por permitir, através da sua vida política, que eu possa desenvolver esse trabalho junto ao Fundo Social de Solidariedade e ter a possibilidade de fazer a diferença na vida de muitas pessoas.” Concluiu a Primeira Dama.

1ª Dama Maria Cláudia Diniz Marcondes

a serem enfrentados, a primeira dama pontuou, que para a gestão do Fundo Social de Solidariedade de Lorena desenvolver-se, é necessário, reconquistar a credibilidade da opinião pública com relação aos serviços prestados por um órgão do município, já que é preciso articular ações e parcerias com a iniciat iva privada e sociedade civil, para a redução das desigualdades sociais, o que segundo ela, acontecerá através da transparência do trabalho e prestação de contas dos

projetos desenvolvidos, ações que a Pr imeira Dama pretende implantar e f e t i v a m e n t e e c o m seriedade.

“As expectativas são muito positivas e o maior intuito é tornar o Fundo Social de Solidariedade de Lorena mais consistente, no sent ido de que os projetos e programas tenham continuidade para que os nossos objetivos s e j a m a l c a n ç a d o s , e toda a população de Lorena seja envolvida ou contemplada com nosso t r a b a l h o ” a f i r m o u a

Primeira Dama, que para execução dos projetos, contará com o apoio das Secretarias do Município, Órgãos Governamentais, I n i c i a t i v a p r i v a d a e sociedade civil.

C o n h e ç a a l g u n s projetos:

• O f i c i n a s p a r a capacitação profissional, tendo como foco a geração de renda e a inserção no mercado de trabalho da população em situação de vulnerabilidade.

• C a m p a n h a d o Agasalho;

• Promover encontros e capacitar voluntariado, para auxílio em campanhas e i n s e r ç ã o d e s t e e m entidades sociais;

• Reformando sonhos: projeto de reforma de moradias de famí l ias humildes em condições precárias;

• I n c e n t i v a r e proporcionar condições d i g n a s p a r a i d o s o s participarem do JORI ( J o g o s R e g i o n a i s d o Idoso);

• Promover 1º Baile de aniversário de Lorena, com finalidade beneficente;

• Fomentar ingressos solidários em eventos esportivos e culturais do município;

• R e a l i z a r a l m o ç o solidário de Natal;

• Realizar Campanha de Consc ient ização e Prevenção contra o câncer de mama.

• Articular a participação d a s a s s o c i a ç õ e s d o s artesãos locais e entidades sociais que atuam nessa área no Revelando São Paulo e festas do calendário municipal.

Márcio Siqueira inicia mandato com Projeto rejeitado pelo Legislativo

Tentativa de mudança na estrutura administrativa da Prefeitura não foi aceita

pela maioria dos Edisestrutura da Prefeitura, mas os vereadores, em sua maioria, acharam por bem recusar e manter o Projeto aprovado no final de 2012”, afirmou o presidente do Legis la t ivo , Paul inho Feroz.

O Projeto aprovado em dezembro de 2012, a que fez referência Feroz, criou a estrutura organizacional apresentada hoje pela Prefeitura de Aparecida, c o m 1 1 S e c r e t a r i a s , Gabinete do Prefeito e Procuradoria Geral.

Paulinho Feroz Presidente do Legislativo de Aparecida

Ana Karin participa de encontro em Brasília

d a R e p ú b l i c a , G l e i s i Hoffmann, Ministro do Turismo, Gastão Vieira, Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo e o Senador Antônio Carlos (PR).

E m a u d i ê n c i a , s e encontrou também com o v i c e - p r e s i d e n t e d a República, Michel Temer, onde o convidou para participar do encontro mensal de prefeitos do CODIVAP.

O vice-presidente do CODIVAP, Jonas Polydoro, p r e f e i t o d e R o s e i r a também esteve presente no evento, onde buscou junto a Presidente do Consórcio melhorias para as cidades.

A presidente Ana Karin fez um balanço sobre sua participação no evento, “A correria foi muito grande, mas o resultado altamente positivo, conforme nossa m e t a , n a s p r ó x i m a s reuniões do CODIVAP contaremos com presenças importantes do governo federal que trarão muitas oportunidades às nossas cidades.”

Conf ira as fotos do evento em facebook. com/codivap.consorcio

Ana Karin e Presidente Dilma

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Page 5: Edição 48 do Jornal Vale Vivo

31 de janeiro a 14 de fevereiro de 2013 05Jornal Vale Vivo

Cidades

C o m a c h e g a d a d a estação chuvosa de verão no território brasileiro, a Prefeitura de Aparecida intensifica os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da Dengue, A e d e s A e g y p t i , c o m o objetivo de instruir a população para evitar c a s o s d a d o e n ç a n o município.

A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida realiza desde segunda-feira (28 de janeiro), ações de prevenção contra o m o s q u i t o e m t o d a a cidade. Os agentes da vigilância epidemiológica contarão com a ajuda dos agentes comunitários das UBS e PSF dos bairros- U n i d a d e s B á s i c a s d e Saúde e Postos de Saúde da Família - na vistoria das casas, orientando cada morador sobre os cuidados que devem tomar para não acumularem água em recipientes que possam servir de criadouro ao mosquito da dengue.

Outra ação da vigilância é a aplicação do “fumacê”, que consiste no uso de substâncias químicas ( i n s e t i c i d a s ) p a r a o controle químico do vetor

Aparecida InformaAção jovem está com

inscrições abertasSã 14 vagas no CRAS

Itaguaçu e 12 no CRAS Vila Mariana.

Podem se inscrever jovens de 15 a 24 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental, Médio ou o EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Os interessados devem p r o c u r a r u m a d a s unidades do CRAS para realização de entrevista e cadastro.

O P r o g r a m a A ç ã o Jovem oferece bolsa de

R$ 80,00 por mês. Os jovens que fazem parte do Projeto participam de atividades esportivas, aulas de dança, palestras e d u c a t i v a s e c u r s o completo de informática.

O CRAS Itaguaçu fica localizado à Rua Itacolomi, 613. Telefone: 3105-4006.

O CRAS Vila Mariana f i c a l o c a l i z a d o à R u a M i n e r v i n a R o s a , 3 6 . Telefone: 3105-0714.

As inscrições podem ser feitas até 15 de fevereiro.

Secretaria de Segurança Pública e Trânsito em novo endereço

A S e c r e t a r i a d e S e g u r a n ç a P ú b l i c a e Trânsito está atendendo em novo endereço. A

nova sede está localizada à Rua Zezé Valadão, 1302 - Aroeira. Telefones: 3105-6110 e 3105-1367.

Projeto Guri está com inscrições abertas

O pólo de Aparecida do Projeto Guri está com inscrições abertas para a matrícula no primeiro semestre de 2013. As vagas são para crianças de 6 a 18 anos e as aulas são totalmente gratuitas.

Há vagas para aulas de teclado, violino, viola

c l á s s i c a , v i o l o n c e l o , contrabaixo, Iniciação Musical e Canto Coral.

O Projeto Guri f i ca localizado à Rua Pedro Maria Felippo, 219 - Vila Mariana. As vagas são limitadas e a criança não precisa ter instrumento musical.

Município intensifica trabalhos de prevenção contra a Dengue

nas fases larvário e adulto. Essa ação também será realizada como auxílio no controle do mosquito.

A Secretaria de Saúde explica que embora haja pedidos, a intensificação do fumacê não deve ser realizada devido ao possível d e s e n v o l v i m e n t o d e resistência às substâncias químicas por parte do mosquito. Dessa maneira, é necessário um intervalo de tempo considerável para que o produto volte a ser aplicado. Como a última passagem do produto pelos bairros foi em novembro, u m a n o v a a ç ã o e s t á programada para o final de janeiro/início de fevereiro.

A V i g i l â n c i a Epidemiológica reforça que a colaboração da população n o s p r o c e d i m e n t o s preventivos é indispensável no combate à Dengue. Assim, retirar água em excesso dos vasos de plantas, garrafas, pneus e demais objetos que possam vir a acumular líquido no período das chuvas, assim como tampar as caixas d’água e sempre vistoriar os quintais e varandas à procura do mosquito transmissor é essencial.

A P r e f e i t u r a d e Guaratinguetá informa que os pedidos de ISENÇÃO do IPTU 2013 poderão ser feitos até o dia 15 de fevereiro.

O atendimento está sendo realizado, desde 21 de janeiro, no piso térreo da Secretaria de Justiça e Cidadania, à Praça Homero Ottoni, nº 173, das 12h às 17h.

A pessoa interessada deve apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de rendimento, comprovante de residência e carnê de IPTU-2013 (folhas 03 e 06).

Tem direito a 100% de isenção:

- A p o s e n t a d o s e pensionistas que ganhem

Guara InformaSecretaria de Esportes promove Oficina

de Treinamento em QualidadeA Prefeitura Municipal

de Guaratinguetá, através da Secretaria de Esportes, realizará, no período de 4 a 8 de fevereiro, sempre às 14h, um programa de palestras, chamado “Oficina de Treinamento em Qualidade”.

O e v e n t o é a b e r t o a o s p r o f e s s o r e s d e e d u c a ç ã o f í s i c a d a Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria de Educação, colaboradores, prestadores de serviços e agentes comunitários, ligados às Associações de Bairros da cidade.

As palestras acontecerão no Centro de Capacitação de Professores, à Praça

Condessa de Frontin, 76 - Centro - Guaratinguetá.

As inscrições devem ser realizadas no dia e local do evento.

Segue programação:D i a 0 4 / 0 2 - “ A

atividade física desportiva e a qualidade de vida”.

D i a 0 5 / 0 2 - “ A l i m e n t a ç ã o - t r e i n a m e n t o e suplementação”.

D i a 0 6 / 0 2 - “ A importância da avaliação no início da temporada”

D i a 0 7 / 0 2 - “ A avaliação biomecânica na atividade desportiva”.

D i a 0 8 / 0 2 - “ O s legados socioculturais dos mega eventos da década”.

Abertas inscrições para os Projetos Esperança e Renascer

O F u n d o S o c i a l d e Solidariedade da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, agora sob a Presidência da Dra. Regina Lucia Moreira dos Santos, ampliou as atividades que compõe o Projeto Social Esperança, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O projeto incluiu no seu programa de atividades, o plantio de mudas, noções sobre horta, hidroponia, atividades físicas, palestras, a c o m p a n h a m e n t o d e assistente social e de monitora . Com essas providências, o Projeto E s p e r a n ç a g a n h o u m a i s c o n s i s t ê n c i a , proporcionando maiores o p o r t u n i d a d e s d e conhecimento e ocupação útil para os adolescentes.

O projeto é voltado para adolescentes de 14 a 17 anos e as inscrições poderão ser feitas na Sede do Fundo Social à Rua Sargento

Baracho, número 78, no horário das 13 às 19 hs.

Outro programa social é o Renascer que tem o intuito de resgatar a auto-estima e estimular o convívio em sociedade, das pessoas da 3ª. Idade.

Os participantes do projeto voltado para a 3ª. Idade, realizam terapia ocupacional por meio de atividades físicas e artesanais, em 9 núcleos distribuídos nos seguintes bairros: Cecap, Tamandaré, Campo do Galvão, Figueira, Jardim do Vale, São Bento, Santa Clara, São Manoel e no Fundo Social.

Informamos também que o recadastramento do Projeto Renascer-Grupo de Terceira Idade estará acontecendo no período de 24 de Janeiro a 05 de fevereiro, com as assistentes sociais na sede do Fundo Social de Solidariedade. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 3122 - 4030.

Pedidos de Isenção de IPTU podem ser feitos até 15 de fevereiro

até dois salários mínimos e t e n h a m u m ú n i c o imóvel, com até 150 m² de construção.

- Todas as pessoas que recebam até dois salários mínimos e possuam um único imóvel com até 70m² de construção.

- Para quem ganha acima de dois salários mínimos ou não possua renda e tenha um imóvel com até 70m² de construção, o desconto será de 50%.

V a l e l e m b r a r q u e h á n e c e s s i d a d e d e formalizar esse pedido anualmente, mesmo para os contribuintes que já obtiveram o benefício em anos anteriores.

Cachoeira InformaTrânsito do município

mais seguro

N a m a n h ã d o d i a 2 8 ( s e g u n d a - f e i r a ) a S e c r e t a r i a M u n i c i p a l d a T r â n s i t o i n s t a l o u a s l o m b o - f a i x a s n o cruzamento das Ruas Orris Benedito Barbosa com a Avenida Coronel Domiciano.

A medida emergencial

foi tomada para evitar acidentes ocorridos no local.

Segundo o chefe de G o v e r n o , A l e x a n d r e Bueno, a Prefeitura estuda instalar semáforos no local também, porém a principal prevenção é o respeito à sinalização de trânsito.

Prevenção antes da festa de Carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo, no dia 07 de fevereiro, um evento de prevenção para o carnaval 2013, que será realizado na Praça Prado Filho em Cachoeira Paulista e terá como tema “A vida é

melhor sem AIDS. Proteja-se.” No local a equipe estará realizando um trabalho de conscientização, dando orientações sobre drogas, DST (Doenças sexualmente transmissíveis) e fazendo a distribuição de preservativos.

Mercado de Trabalho em evidência

O Fundo Social informa que conquistou o prêmio ‘’Sustentabilidade Social’’, que foi concedido para as 100 melhores Secretarias de Assistência Social do Brasil. A premiação veio através das ações p r a t i c a d a s e m p r o l d a p o p u l a ç ã o m a i s necessitada, de apoio e e s c l a r e c i m e n t o s , buscando proporcionar melhor condição humana e social.

“Estou muito contente por nosso trabalho ter s i d o r e c o n h e c i d o . É um prêmio de extrema i m p o r t â n c i a p a r a o

A S e c r e t a r i a d e D e s e n v o l v i m e n t o Econômico promove a partir de 01 de Fevereiro de 2013, o cadastramento das Empresas Loca is no banco de dados do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). A Diretora do PAT irá pessoalmente visitar as empresas com o mínimo de 02 funcionários, no intuito de realizar esta tarefa como demonstração clara de que

o desenvolvimento está chegando a Cachoeira Paulista para ficar.

O próximo passo da Prefeitura será o “Mutirão do Desempregado”, a ser realizado na Praça Prado Filho com data e horário a definir.

Estas duas ações em conjunto proporcionarão condições para interligação dos dados do PAT e assim alavancar a oferta de empregos no município.

Potim fica entre as 100 melhores Secretarias de

Assistência Social do Brasilmunicípio. Aproveito p a r a p a r a b e n i z a r o prefeito da cidade, Benito Thomaz, que sem seu apoio e trabalho não teríamos conseguido”, ressaltou a Presidente do Fundo Social, Zenilda Gomes.

O troféu será entregue para Potim no 3° Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, que acontecerá nos dias 15 a 17 de março em Florianópolis-SC.

Para mais informações entrar em contato pelos telefones: 3112 1603 ou 3112 11 19.

Funcionários trabalham na instalação de lombo-faixa

Divulgação

Page 6: Edição 48 do Jornal Vale Vivo

31 de janeiro a 14 de fevereiro de 201306 Jornal Vale Vivo

Vale em Foco

Os Serviços:Serviços de terraplanagem;

Aterros e desaterros;Escavação em geral;Execução de taludes;

Demolição;Raspagem e regularização de terrenos;

Transporte de terra;Remoção de entulho;Limpeza de terrenos;

Serviços de drenagem (galerias de águas pluviais);Locação de máquinas e caminhões.

Inaugurada escola de idiomas Wizard em Cachoeira Paulista

Maria Elisabeth Carvalho de Almeida

i n a u g u r a ç ã o a c o n t e c e u n a segunda- feira, 7 de janeiro, das 8

às 14 horas, e ao longo da semana recebeu a visita de mais de cem pessoas, que foram conhecer a escola e sua metodologia.

A Wizard Idiomas existe há 26 anos e está na cidade de Lorena desde 1992, contando com uma equipe de professores qualificados, sendo que alguns deles com mais de 20 anos de serviços prestados à escola, que agora também lecionarão na cidade de Cachoeira Paulista.

O diferencial da Wizard está em sua metodologia, criada por Carlos Wizard Martins, presidente da rede de Wizard Idiomas e fundador do grupo Multi, uma multinacional brasileira, líder mundial no ensino de idiomas. A técnica de ensino utiliza o processo

Cerca de 100 pessoas foram prestigiar a escola e conhecer os cursos oferecidosde neurolinguística, que incentiva o aluno a falar o idioma desde a primeira aula, possibil i tando a prática da conversação, l e i t u r a , e s c r i t a e compreensão auditiva em um curto período de tempo. Alfabetizar o aluno no idioma escolhido é o nosso foco. É a única escola da região que leciona além dos tradicionais i n g l ê s e e s p a n h o l , o s i d i o m a s : a l e m ã o , chinês, francês, italiano, japonês e português para estrangeiros.

O curso de idiomas é ministrado nas seguintes modalidades: CLASS, com duas horas/aula semanais; E X E C U T I V E , c u r s o ministrado na empresa para profissionais com necessidades específicas; V I P , d i r e c i o n a d o para pessoas que não dispõem de muito tempo livre e precisam de um aprendizado acelerado, com aulas individuais e personalizadas; ENGLISH FLEX, que possui aulas

f lex íve is e de acordo c o m a n e c e s s i d a d e e disponibilidade do aluno; TOP ENGLISH, curso com até 5 horas semanais, com previsão de conclusão do curso em 16 meses ininterruptos. A escola possui material altamente didático, com proposta pedagógica para atender alunos em todas as faixas etárias: Tots - crianças de 4 a 7 anos; Kids - crianças de 7 a 10 anos; Teens para adolescentes entre 11 e 14 anos e o Adults. As salas de aulas contam no máximo com 10 alunos por turma e não misturando diferentes faixas etárias. Além disso, a escola oferece para os alunos que já possuem conhecimento no Inglês alguns módulos específicos como, preparatório para vestibular e concursos diversos , cert i f icação T O E F L à q u e l e s q u e pretendem desenvolver p r o f i s s i o n a l m e n t e a t i v i d a d e s n a á r e a acadêmica em outros países, certificação TOEIC sol ic i tada por muitas empresas e universidades.

De acordo com Vania Tisseo Jannuzzelli, sócia proprietária das escolas de Lorena e Cachoeira Paulista, a cidade foi muito receptiva. “Minha expectat iva é que a população venha conhecer nosso método de ensino e que a escola tenha até o meio do ano 100 alunos matriculados, já que a cidade é promissora. Estamos otimistas” diz Vania.

Salientando que a Wizard Idiomas é a maior rede de franquias no segmento de ensino de idiomas do Brasil. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising e do Instituto Franchising. A empresa é a primeira no ramo educacional e a terceira no geral em número de franquias. São mais de 1400 escolas no Brasil e exterior.

Pedro Vieira um dos responsáveis das unidades e a coordenadora pedagógica E v e l y V i e i r a , e s t ã o confiantes. “A expectativa é m u i t o s a u d á v e l , estamos surpresos com a r e c e p t i v i d a d e d o s munícipes de Cachoeira P a u l i s t a , q u e e s t ã o gostando da nossa técnica de ensino bem como do material didático, nossa proposta é proporcionar u m a p r e n d i z a d o c o m qualidade em todos os idiomas.

A escola de idiomas W i z a r d d e C a c h o e i r a Paulista está localizada à Praça Prado Filho, 49- Centro. Telefone: (12) 3103- 1652. Fachada da Wizard em Cachoeira Paulista

Os proprietários Vania Tisseo Jannuzzelli e Pedro Vieira

A

Plantão PolicialPolicia Militar apreende grande quantidade de drogas em Lorena

N o b a i r r o J a r d i m P r i m a v e r a , a p ó s d e n ú n c i a a n ô n i m a , Policiais Militares ao aproximarem de um veículo para averiguação. Os indivíduos ao notarem a viatura, empreenderam fuga, sendo perseguidos pelas equipes policias, abandonando o veículo e adentrando em um m a t a g a l , n ã o s e n d o localizados.

O s P o l i c i a i s a o averiguarem o veículo, e n c o n t r a r a m e m seu interior , vários “ependorfs” (pequenos frascos) com “cocaína”, e ao realizarem buscas n a e d i f i c a ç ã o , q u e p e r m a n e c e u a b e r t a e a b a n d o n a d a p e l o s indivíduos, localizaram grande quantidade de

substancia entorpecente (“maconha”, “cocaína em pó” e “lança-perfume”).

No total foram apreendidos:

39 Kg (trinta e nove quilos) de “maconha”;

8,3 Kg (oito quilos e trezentos gramas) de “cocaína” em pó;

318 “ependorfs” com

“cocaína” em pó, já prontos para comercialização;

01 (um) veículo e 04 (quatro) celulares, bem como outros objetos de interesse para investigação policial.

A o c o r r ê n c i a f o i conduzida a Delegacia da Policia Civil, onde os objetos foram apreendidos.

Latrocínio em Cachoeira Paulista é desvendado pela Polícia CivilUm latrocínio (roubo

s e g u i d o d e m o r t e ) ocorrido na madrugada do dia 12 de janeiro deste ano, onde vitimou a Sra. Amair de Jesus C h a c o n F e r r e i r a , d e 59 anos, empresária,

c o nh e c id a na c id ad e , encontrada morta em casa, foi esclarecido pela equipe de investigadores do Delegado Dr. Mario Celso. O suspeito inicial era o namorado da vítima, que após investigação,

foi confirmado como sendo A.M.L, 32 anos, q u e a p ó s o c r i m e , também levou o carro da vítima. O indivíduo está foragido e ainda é procurado por outros crimes.

Page 7: Edição 48 do Jornal Vale Vivo

31 de janeiro a 14 de fevereiro de 2013 07Jornal Vale Vivo

Vale em FocoPelo quinto ano consecutivo ativista presenteia a “Terra da Garoa”

or mais um ano, o ativista Luiz Bettoni, da ONG Reflorestar é Viver, esteve na

cidade de São Paulo, mais precisamente na Avenida Paulista, distribuindo aproximadamente 500

m u d a s d e á r v o r e s à população da Terra da Garoa, como é conhecida a capital do estado.

Para comemorar os 459 anos do município, Bettoni preparou as mudas com as mensagens, que é a

característica peculiar desse trabalho e com o apoio do Posto Arco Íris e o Dr. Rogério Barbosa de Guaratinguetá, partiu para mais essa missão, na defesa do planeta.

O ativista conta que

apesar das dificuldades e n c o n t r a d a p a r a a realização desse trabalho, s e n t e - s e g r a t i f i c a d o quando vê uma pessoa, seja criança ou adulto, levando uma muda para plantar em algum lugar e finaliza: “Este ano de 2013 estarei completando 200 mil mudas de arvores p r o d u z i d a s e d o a d a s através de mensagens que estão espalhadas em varias cidades do Brasil.”

O a t i v i s t a f o i reconhecido pelo trabalho em um vídeo muito criativo intitulado “Existe amor no aniversário de SP”, Direção de Elka Andrello e Marina Previato, pelo q u a l B e t t o n i f a z u m agradecimento especial, juntamente com a equipe da empresa Planeta Terra Demencia Criativa de São Paulo. Uma produção Guia da Semana e ObaOba e apoio Catraca Livre.

Confiram o vídeo no link:

http://www.you tube. com/watch? feature =player_e mbe dde d&v =5syg6 FcZMZU

PMajor Marcos de Castro

Simanovic, da Pol íc ia Militar do Estado de São Paulo, especializado em policiamento e educação ambiental, participará do encontro

No próximo domingo (3/02), a Canção Nova realiza o Kairós “Que a terra bendiga ao Senhor”, em Cachoeira Paulista (SP). O evento propõe uma ref lexão sobre a importância da natureza e o cuidado quanto à preservação ambiental a partir da ótica da Igreja. São esperadas cerca de três mil pessoas.

À s 8 h 2 0 , p r o f e s s o r F e l i p e A q u i n o , a p r e s e n t a d o r d o s p r o g r a m a s “ E s c o l a da Fé” e “Pergunte e R e s p o n d e r e m o s ” , n a TV Canção Nova, falará sobre a natureza como criação divina. Major M a r c o s d e C a s t r o Simanovic, da Pol íc ia Mil i tar do Estado de São Paulo, especializado e m p o l i c i a m e n t o e e d u c a ç ã o a m b i e n t a l , fará uma palestra com o t e m a E d u c a r p a r a u m m u n d o n o v o - A e d u c a ç ã o a m b i e n t a l

O 2 3 ° B P M / I d a n d o continuidade à melhoria de sua gestão pela qualidade realizou a inscrição de 06 (seis) iniciativas sociais por ele desenvolvidas junto ao Instituto Sou da Paz (http://www. soudapaz. org/), cujo objetivo é o de influenciar a atuação do Poder Público e de toda a Sociedade frente à violência, implementando p r o j e t o s n a s r e g i õ e s e c o m o s p ú b l i c o s m a i s a f e t a d o s p e l a violência, assessorando Governos na elaboração

Quatro Projetos finalistas do 23ºBPM/I recebem visita de pesquisadores do Instituto Sou Da Paz

e i m p l e m e n t a ç ã o d e Políticas de Segurança e mobilizando a Sociedade sobre o tema.

Foram ao todo inscritos 60 (sessenta) projetos, onde a Unidade participou com percentual de 10% do 5° Prêmio Polícia Cidadã (Boas prát icas devem p r o p a g a r n o h t t p : / /www. souda paz. org/premiopolicia/), sendo este prêmio abrangente a todo o Estado de São Paulo e não somente à cidade de São Paulo, como foram os anteriores. Todos os

Projetos foram avaliados por uma Comissão de prof iss ionais na área de Segurança Pública, delas restando 20 (vinte) Projetos finalistas, onde o Batalhão continuou a participar com 04 (quatro) Projetos finalistas (20% do total).

Na data de 22 de janeiro d e 2 0 1 3 , a U n i d a d e recebeu duas equipes de Pesquisadores do Instituto Sou da Paz, para apreciação prática das iniciativas, sendo assim destacadas suas visitas:

As Pesquisadoras Érica Ribeiro Silva e Danielle Regina de Oliveira avaliaram as iniciativas “Canelinha de Ouro” de Guaratinguetá e “União e Inteligência contra as Drogas e a Violência” de Piquete.

O s P e s q u i s a d o r e s Danilo Alberto e Leda Vasconcellos avaliaram as iniciativas “Fragilidade S o c i a l ” e “ O p e r a ç ã o conjunta com diferentes ó r g ã o s E s t a d u a i s e Municipais”, ambos de Cruzeiro.

O Sou da Paz aposta no potencial dos municípios e assessora as Prefeituras na realização de diagnósticos da violência, na construção de planos de prevenção e n a i m p l e m e n t a ç ã o destes planos. Além disso, realiza oficinas, encontros e seminários de formação para estimular os governos municipais a assumir esse papel.

Ao f inal , serão três projetos escolhidos em todo o Estado, além de um projeto escolhido por meio de Votação Popular no site do Instituto Sou da Paz.

Todos os Projetos foram avaliados por uma Comissão de profissionais na área de Segurança Pública

Canção Nova promove encontro com temática ambiental

como instrumento de evangelização, às 10h10.

A programação deste d i a t a m b é m i n c l u i o momento de adoração seguido da bênção do Santíssimo Sacramento. Amissa de encerramento será presidida pelo bispo da Diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni dos Santos, às 14h30. Durante a celebração acontecerá a ordenação diaconal dos seminar is tas Euzébio das Graças Costa Muniz, 35 anos, e João Marcos Polak, 36 anos. Eles serão diáconos da Diocese a serviço da Comunidade Canção Nova.

ServiçoEvento Kairós - Tema:

“Que a terra bendiga ao Senhor”

Data: domingo, 3 de fevereiro de 2012

Local: Canção Nova Endereço: Rua João

Paulo II, s/nº - Cachoeira Paulista/SP

Entrada: GratuitaMissa de encerramento:

haverá ordenação diaconal dos seminaristas Euzébio das Graças Costa Muniz e João Marcos Polak, da Comunidade Canção Nova.

O Coral Maria de Nazareh de Lorena está reiniciando suas atividades, com formação de repertório, aula de vocalise, percepção musical e adaptação de novos coralistas.

Reinício : 06 de FevereiroLocal : Casa da Cultura em LorenaDias : Quartas e Quintas feirasHora : Das 19h:45 às 21h:45

O Coral não tem nenhum vínculo político ou preconceito religioso. Seu objetivo é fazer cultura através do canto coral.

Participe!Esperamos você!

Através da música,Muita emoção,Mais amigos!

Convite

União e Inteligência contra as Drogas e a Violência de Piquete

Divulgação

Altiery Monteiro - Fotografia

Reflorestar é Viver em mais uma ação educativa

Page 8: Edição 48 do Jornal Vale Vivo

26 de outubro a 08 de novembro de 201208 Jornal Vale Vivo

Cultura

s m e m b r o s d a D i r e t o r i a , d o C o n s e l h o Administrativo, do Conselho Fiscal e

convidados do Instituto de Estudos Valeparaibanos, se encontraram para a reunião geral de 2013, realizada no dia 26 de janeiro, em sua sede, no Centro UNISAL. Teve como pauta o relatório das atividades realizadas no ano de 2012 e a elaboração do plano anual da administração para 2013, oportunidade esta,

Reunião Geral do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV)

que o Instituto completará seus 40 anos de existência. Para conhecer sua história e suas atividades, tais como o “I Salão Valeparaibano de Desenho de humor - G r a n d e s E s c r i t o r e s do Vale do Paraíba” , “Prêmio Valeparaibano de Literatura” e “XXVII Simpósio de História do Vale do Paraíba”, visite o novo site: http://www.iev.org.br/

Membros e convidados do IEV

Alexandre Marcos Lourenço Barbosa

A Prefeitura, por meio Assessoria de Cultura e Eventos irá realizar o “Potim Folia 2013, Carnaval da Alegria”, de 08 a 12 de fevereiro na Praça da Matr iz , com blocos de embalo e Baterias de Escolas de Samba de Guaratinguetá. A entrada é franca.

Segundo o Prefeito Benito, o Potim Folia 2012 foi um sucesso e o deste ano será ainda melhor. “No ano passado muitas pessoas de fora v i e r a m p r e s t i g i a r o

Vale salientar que a Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista em parceria com a ABECAP (Associação de Blocos e Escolas de Samba de Cachoeira Paulista), apesar de poucos recursos financeiros estão, por amor ao Carnaval cachoeirense, fazendo o possível para termos um Carnaval maravilhoso, seguro e divertido, porém modesto.

Assessoria de Cultura irá realizar o “Potim Folia, Carnaval da Alegria” nosso carnaval e tenho certeza que em 2013 nosso público será ainda maior”, ressaltou.

Segue a programação:08/02 - Sexta - feira às

21h00: Escolha da Rainha Gay e Rainha do Carnaval 2013.

0 9 / 0 2 - S á b a d o à s 15h00: matinê com som mecânico;

A partir das 21h00: Bater ia da Esco la de Samba Bonecos Cobiçados e Blocos de Embalo: Tô Na Lama e Loko é Poko.

10/02 - Domingo às

16h00: matinê com som mecânico;

A partir das 21h00: Bateria da Escola de Samba Embaixada do Morro e Bloco de Embalo Vô Num Vô.

11/02 - Segunda - feira às 16h00: matinê com som mecânico;

A partir das 21h00:

Mestre Bolinho e Bateria Show e Blocos de Embalo: Num Guenta Porque Veio e Os Vira Lata.

12/02- Terça - feira às 16h00: matinê com som mecânico;

A partir das 21h00: Bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Campo do Galvão.

PROGRAMAÇÃO “CARNAVAL DA VIRADA 2013”PREFEITURA DE CACHOEIRA PAULISTA - SP

SEXTA-FEIRAAbertura do Carnaval 2013 - GRUPO IMPÉRIO DO

SAMBA (CDHU) SÁBADO - à partir das 21:30 hsMONOBLOCO DO SÃO JOÃO EM PARCERIA COM

BLOCO UNIDOS DA VILA BLOCO FOLIÕES DA FIEL EM PARCERIA COM O

BLOCO ALEGRIA DO POVO BLOCO DA MARGEM (SÉRGIO) E APÓS O

ENCERRAMENTO BLOCO BEIJA OU PASSA DOMINGOBLOCO ALEGRIA DO POVO EM PARCERIA COM

BLOCO UNIDOS DA VILA BLOCO FIEL TORCIDA (NARCISO) SEGUNDA-FEIRABLOCO DA RAIA - PUXADO PELA BATERIA DO

GRUPO IMPÉRIOS DO SAMBA TERÇA-FEIRADESFILE DE TODOS OS BLOCOS QUE PASSARAM

PELA AVENIDA DO SAMBA ENTREGA DOS TROFÉUS DE PARTICIPAÇÃO PARA

TODAS AS ESCOLAS OBS.: NO DIA 01 DE FEVEREIRO ACONTECERÁ

NA CERVEJARIA CHALITA GRITO DE CARNAVAL E LÁ ACONTECERÁ O CONCURSO PARA ESCOLHA DA RAINHA DO CARNAVAL, RAINHA GAY E PRINCESA DO CARNAVAL. AS INTERESSADAS EM PARTICIPAR DO CONCURSO ENTRAR EM CONTATO COM A COMISSÃO DE CARNAVAL NA PREFEITURA MUNICIPAL.

O