edição 10 do jornal vale vivo

4
19 de agosto a 1º de setembro Edição 10 Ano I Circulação Quinzenal Distribuição Gratuita Confira na Internet a versão eletrônica do Jornal no endereço: Confira na Internet a versão eletrônica do Jornal no endereço: Confira na Internet a versão eletrônica do Jornal no endereço: Confira na Internet a versão eletrônica do Jornal no endereço: Confira na Internet a versão eletrônica do Jornal no endereço: www.issuu.com/jornalvalevivo www.issuu.com/jornalvalevivo www.issuu.com/jornalvalevivo www.issuu.com/jornalvalevivo www.issuu.com/jornalvalevivo Lixo continua alarmando população de Lorena apesar das campanhas realizadas para conscientização Lixo continua dominando o cenário da cidade, empobrecendo o município, trazendo prejuízos à saúde e ao meio ambiente. População cobra ações do Poder Público, pois a cidade corre risco de uma nova epidemia de Dengue, segundo informações da Vigilância Sanitária. Página 04 Projeto leva apoio e lazer Projeto leva apoio e lazer Projeto leva apoio e lazer Projeto leva apoio e lazer Projeto leva apoio e lazer à população de Lorena à população de Lorena à população de Lorena à população de Lorena à população de Lorena Crianças em oficina de pintura Projeto Capelania na Rua, reúne vários seguimentos da sociedade civil organizada, Faculdades e Prefeitura, com o intuíto de levar auxílio, prestação de serviço, orientação em vários assuntos, lazer e saúde à população. O Projeto teve sua primeira edição no último dia 15 de agosto e promete continuar em outros bairros da cidade de Lorena. Página 04 Prefeitura realiza obras estruturais na cidade, para atender antigas solicitações de moradores. Entre as obras estão pavimentações, construção de pontes, quadras poli-esportivas e casas populares atra- vés do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento. Cachoeira Paulista beneficia população com várias obras Página 04 Campeonato Paulista e do Vale de Tênis de Mesa Neste sábado (20/08), será realizado a 3ª Etapa Regional Paulista de Tênis de Mesa, no Colégio Delta em Lorena. No domingo (21/08), acontecerá a 5ª Etapa do Ranking do Vale de Tênis de Mesa na cidade de Arujá. I SEMINÁRIO SOBRE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DAS TERMELÉTRICAS Evento aberto ao público, busca esclarecer os impactos de uma Usina Termelétrica na região. Página 04 Grupo portugues estuda construção de shopping em Lorena Página 03 C.E.M.E.P. de Aparecida oferece cursos profissionalizantes gratuitos Página 04 “Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos.” (Eduardo Galeano)

Upload: jornal-vale-vivo

Post on 19-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 10 do Jornal Vale Vivo.

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 10 do Jornal Vale Vivo

19 de agosto a 1º de setembroEdição 10 Ano I

Circulação QuinzenalDistribuição Gratuita

Confira na Internet a versão eletrônica do Jornal no endereço: Confira na Internet a versão eletrônica do Jornal no endereço: Confira na Internet a versão eletrônica do Jornal no endereço: Confira na Internet a versão eletrônica do Jornal no endereço: Confira na Internet a versão eletrônica do Jornal no endereço: www.issuu.com/jornalvalevivowww.issuu.com/jornalvalevivowww.issuu.com/jornalvalevivowww.issuu.com/jornalvalevivowww.issuu.com/jornalvalevivo

Lixo continua alarmando população de Lorena apesardas campanhas realizadas para conscientização

Lixo continua dominando ocenário da cidade,empobrecendo o município,trazendo prejuízos à saúde eao meio ambiente.

População cobra ações doPoder Público, pois a cidadecorre risco de uma novaepidemia de Dengue,segundo informações daVigilância Sanitária.

Página 04

Projeto leva apoio e lazerProjeto leva apoio e lazerProjeto leva apoio e lazerProjeto leva apoio e lazerProjeto leva apoio e lazerà população de Lorenaà população de Lorenaà população de Lorenaà população de Lorenaà população de Lorena

Crianças em oficina de pintura

Projeto Capelania na Rua, reúne vários seguimentos da sociedade civil organizada,Faculdades e Prefeitura, com o intuíto de levar auxílio, prestação de serviço, orientaçãoem vários assuntos, lazer e saúde à população.

O Projeto teve sua primeira edição no último dia 15 de agosto e promete continuarem outros bairros da cidade de Lorena.

Página 04

Prefeitura realiza obras estruturais na cidade, paraatender antigas solicitações de moradores.

Entre as obras estão pavimentações, construção depontes, quadras poli-esportivas e casas populares atra-vés do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.

Cachoeira Paulista beneficiapopulação com várias obras

Página 04

Campeonato Paulista e doVale de Tênis de Mesa

Neste sábado (20/08), será realizado a 3ª EtapaRegional Paulista de Tênis de Mesa, no Colégio Deltaem Lorena.

No domingo (21/08), acontecerá a 5ª Etapa doRanking do Vale de Tênis de Mesa na cidade de Arujá.

I SEMINÁRIO SOBRE IMPACTOSSOCIOAMBIENTAIS DAS TERMELÉTRICAS

Evento aberto ao público, busca esclarecer osimpactos de uma Usina Termelétrica na região.

Página 04

Grupo portugues estuda construçãode shopping em Lorena

Página 03

C.E.M.E.P. de Aparecida oferececursos profissionalizantes gratuitos

Página 04

“Somos o que fazemos, mas somosprincipalmente o que fazemos

para mudar o que somos.”(Eduardo Galeano)

Page 2: Edição 10 do Jornal Vale Vivo

19 de agosto a 1º de setembro22222

EditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialTermelétrica ou termoelétrica como alguns preferem falar. É indiferente, ambas

estão corretas, o que não pode ser indiferente é a maneira como todos tem queacompanhar o desenrolar desta discussão a nível regional. Os órgãos envolvidos,cada qual com o seu argumento, tenta esclarecer e dirimir as dúvidas que "pairam"no ar.

As audiências públicas e seminários continuam acontecendo e pelo visto ocaminho ainda é longo até uma definição.

De qualquer forma, a participação da população é de suma importância. Hojevivemos o Estado de Direito, que já aboliu à muito tempo as monarquias absolutas(onde o rei pensava: "O Estado, sou eu") e também às ditaduras, onde a autoridadefrequentemente viola os direitos fundamentais. Portanto, todos devem acompanhare participar dessa discussão.

ExpedienteJornal Vale Vivo

CNPJ: 13.463.982/0001-08Lorena - SP

Departamento Comercial:Ricardo Mendes

Assessoria e revisão:Maria Auxiliadora Matias

Diagramação:Rafael Gomes de Andrade (12)

9186-3127 / 8140-1119Tiragem:

5.000 exemplares

Distribuição quinzenalnas cidades:

Lorena, Aparecida,Cachoeira Paulista, Canas,

Guaratingetá, Piquete,Potim e Roseira

[email protected]

INDICAÇÃO Nº 037/2011Considerando que é dever do vereador acompanhar, fiscalizar e ajudar a administração pública municipal.

Considerando que a Passagem dos Estudantes é muito utilizada, principalmente pela nossa população.Pelos considerandos, indico ao senhor Prefeito Municipal Marcos de Oliveira Galvão para que seja refeita a pintura da frase: "Dê preferência aos ciclistas", no citado local, nos

dois sentidos. Esta medida proporcionará maior segurança aos usuários.Plenário vereador João Caltabiano, 08 de agosto de 2011.

Vereador Joel PolydoroAutor da Indicação

Vereadora Marlene Pereira de Siqueira Silva Vereador José Roberto da PalmaVereador Claudinei Ramos

INDICAÇÃO Nº 038/2011Considerando que a partir do mês de setembro, inicia-se o período de maiores incidências de chuvas, e a chegada da primavera, estação das flores.Considerando que existem vários pontos em nosso município que necessitam de revitalização.

Pelos considerandos, indico, ao Executivo Municipal para que providencie o plantio de flores ao longo do canteiro da rua Major Vitoriano no centro da cidade e todas as praçasdo município, além das rotatórias na entrada, proporcionando assim um melhor visual, embelezando nossa querida cidade de Roseira.

Plenário vereador João Caltabiano, 08 de agosto de 2011.Vereador José Augusto Coelho Pereira

Autor da Indicação Vereador Claudinei Ramos Vereador Francisco de Assis Moura Vieira

Vereador João Vilaça Guimarães Vereador Edson Chagas RodriguesVereador José Roberto da Palma Vereador Espedito Duarte Rodrigues

REQUERIMENTO Nº. 095/2011Senhor PresidenteREQUEIRO a Vossa Excelência, na forma regimental e depois de ouvido o Plenário, solicitar ao EXMO SR Prefeito Municipal de Roseira, MD Marcos de Oliveira Galvão, através

da Secretaria Municipal de Administração, relação nominal das obras paralisadas, por falta de repasse das parcelas dos recursos públicos correspondentes, Governos Federal e Estaduale, relação da obras autorizadas pelos Governos Federal e Estadual, que aguardam a liberação de recursos para a sua execução, para fins de esclarecimento da opinião pública.

Plenário Vereador João Caltabiano, 08 de Agosto de 2011.Vereador Edson Chagas Rodrigues

Líder do PMDB - Autor do RequerimentoVereador Claudinei Ramos Vereador Francisco de Assis Moura Vieira

Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador José Roberto da Palma Vereador Espedito Duarte Rodrigues

REQUERIMENTO N° 096/2011Considerando que além de fiscalizar e cobrar do Executivo Municipal, também é dever do vereador auxiliar a administração na busca de recursos junto aos governantes para o

desenvolvimento da cidade e bem estar da população.

Considerando que nossa Unidade Mista de Saúde possui um aparelho de ultrassonografia que atende 200 pessoas por mês o qual vem passando por manutenções, limitandoassim certo tipo de exame.

Considerando que diante dos avanços tecnológicos atuais, novos aparelhos tem impressionado o mundo da medicina, proporcionando melhor qualidade e satisfação do serviçooferecido a população.

Considerando que para estar acompanhando a evolução desses serviços, se faz necessário a aquisição de um novo e mais moderno aparelho de ultrassonografia.Pelos considerandos, requeiro, ao Dep. Est. Dr. Luís Carlos Gondim, para que interceda junto ao Governador do Estado a liberação de recursos para aquisição de um aparelho

de ultrassonografia com doppler para melhor atender ainda a nossa população roseirense.Plenário vereador João Caltabiano, 08 de agosto de 2011.

Vereador José Augusto Coelho PereiraAutor do Requerimento

Vereador Claudinei Ramos Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador João Vilaça Guimarães Vereador Edson Chagas Rodrigues

Vereador José Roberto da Palma Vereador Espedito Duarte Rodrigues

MOÇÃO Nº. 027/2011 Na última semana do mês de Julho de 2011, comemoramos o dia da Padroeira Nossa Senhora Sant'Ana, onde tivemos a oportunidade de reverenciar com grande entusiasmo durante

toda a festa.No dia 31 de Julho aconteceu o encerramento com a missa solene celebrada pelo nosso pároco Pe. José Ferreira às 09:00 horas e após, saindo da matriz uma grande carreata com

os andores da Padroeira N.S Sant'Ana e São Joaquim pelos bairros da cidade com grande participação da população, contando esta com o apoio à frente, da Polícia Rodoviária Federalsob o comando do Inspetor José Francisco Leite, que acompanhou toda a carreata, a qual transcorreu com toda segurança.

E, pelo acima, apresento Moção de Parabenização ao Inspetor da Polícia Rodoviária Federal da 8ª Delegacia de Cachoeira Paulista José Francisco Leite, pelo apoio que dispensoua carreata da Padroeira Nossa Senhora Sant'Ana.

Que desta se dê conhecimento à 8ª Delegacia da PRF de Cachoeira PaulistaPlenário vereador João Caltabiano, 08 de agosto de 2011.

Vereador João Vilaça GuimarãesAutor da Moção

Vereador Claudinei Ramos Vereador José Augusto Coelho Pereira

Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador José Roberto da Palma Vereador Espedito Duarte Rodrigues

PROJETO DE LEI Nº 16/2011, DO EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE AUTORIZA OPODER EXECUTIVO A ABRIR CRÉDITO ESPECIAL. (APROVADO)

20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Roseira realizada no PlenárioVereador João Caltabiano em 08 de Agosto de 2011

As opiniões e conceitos emitidos nos artigos assinados, não representam aopinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Dias atrás tive a oportunidade de presenci-ar e ser público-alvo de uma ação de educaçãopara o trânsito no centro de Cachoeira Paulista,e pude observar como é importante que açõessejam realizadas pela Prefeitura e iniciativa pri-vada, em conjunto com órgãos como PolíciaRodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Ci-vil.

Chamou a atenção um fato positivo: o inte-resse da população por esse tipo de ação e oapoio das instituições públicas, a receptividadeda maioria dos condutores e a postura dosagentes envolvidos; e também chamou a aten-ção um fato negativo: alguns con-dutores, em sua minoria, mesmodiante do evento, não usavam cin-to de segurança ou não davampreferência para pedestres na fai-xa de travessia.

É salutar continuar taisações, para que o mau costumede desinteresse pelas normas detrânsito seja convertido em apoioao trânsito seguro, onde ao in-vés de termos alguns que não seinteressam, tenhamos todos oscidadãos envolvidos nessa ne-cessidade social que é o trânsi-to seguro.

Ações são necessárias,Ações são necessárias,Ações são necessárias,Ações são necessárias,Ações são necessárias,e se forem coletivas, melhore se forem coletivas, melhore se forem coletivas, melhore se forem coletivas, melhore se forem coletivas, melhor

Por outro lado, o evento foi em CachoeiraPaulista, mas entendo que os demais Municí-pios da nossa região podem intensificar açõeseducativas no trânsito e quem sabe fazê-lasintegradas, pois o crescimento e a educaçãode um povo não se faz apenas em uma locali-dade, ainda mais no caso do Vale Histórico,onde nossa população é integrada, onde semora em uma cidade e se trabalha em outra,além de outras situações.

Assim teríamos a tranquilidade de, sejaonde for, termos condutores conscientes, comuma atitude interessada, inclusive incentivan-

do as ações educativas, e umapopulação que exerce sua cida-dania, atraindo e cativandoaqueles que por aqui passamem visita, e mais importante,sendo exemplo para nossas cri-anças que amanhã serão oscondutores e pedestres respon-sáveis pela manutenção de tudoque podemos construir.

João Bosco RibeiroJoão Bosco RibeiroJoão Bosco RibeiroJoão Bosco RibeiroJoão Bosco Ribeiro(Torrada) Engenheiro e(Torrada) Engenheiro e(Torrada) Engenheiro e(Torrada) Engenheiro e(Torrada) Engenheiro eSuperintendente daSuperintendente daSuperintendente daSuperintendente daSuperintendente daPolícia RodoviáriaPolícia RodoviáriaPolícia RodoviáriaPolícia RodoviáriaPolícia RodoviáriaFederal em São PauloFederal em São PauloFederal em São PauloFederal em São PauloFederal em São Paulo

21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Roseira realizada no PlenárioVereador João Caltabiano em 15 de Agosto de 2011

REQUERIMENTO Nº 097/2011Considerando que devemos fiscalizar e auxiliar a administração pública municipal.Considerando que nosso município, leva todo lixo da cidade, para outra cidade, e até trazendo um custo para nosso município, sendo que podíamos reciclar, mas cabe ao Executivo

de ter a iniciativa, ou a Secretaria da Promoção Social, poderia estar angariando fundos com a reciclagem do lixo.E, pelos considerandos, requeiro ao Executivo senhor Marcos de Oliveira Galvão, que nos informe:• Onde é depositado o lixo da Unidade Mista de Saúde, uma vez que este tipo de lixo não pode ser depositado no mesmo lugar do lixo orgânico;• Desde quando começou a pagar esse serviço;• Qual é o seu custo.Plenário vereador João Caltabiano, 15 de agosto de 2011.

Vereadora Marlene Pereira de Siqueira SilvaAutora do Requerimento

Vereador Joel Polydoro Vereador José Roberto da PalmaVereador Claudinei Ramos

MOÇÃO Nº. 028/2011 Senhor PresidenteApresento Moção de Pesar, aos Familiares de Jorge Teixeira Madruga, pelo seu falecimento ocorrido no dia 06 de Agosto de 2011, irmão do Vereador licenciado, Nelson Teixeira

Madruga, deixando a lembrança de um cidadão simples, que nos cumprimentava com um olhar sereno, quando transitava pelas ruas da cidade, comercializando seus produtos caseiros,produzidos a partir do milho verde.

Disse Jesus:"Eu Sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso."João 11:25-26Plenário Vereador João Caltabiano, 15 de Agosto de 2011.

Vereador Edson Chagas RodriguesLíder do PMDB - Autor da Moção

Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador Claudinei Ramos Vereador João Vilaça Guimarães

Vereador Joel Polydoro Vereador José Roberto da Palma Vereador Espedito Duarte Rodrigues Vereadora Marlene Pereira de Siqueira Silva

MOÇÃO Nº. 029/2011 Senhor PresidenteApresento com satisfação, Moção de Parabenização ao Policial Militar Claudio Barbosa Cruz, como reconhecimento público, por ter no dia 11 de Agosto de 2011, na sede do

5º BPMI na cidade de Taubaté, durante solenidade Policial Militar, na presença de autoridades, amigos e familiares, sido condecorado, com a Medalha Valor Militar, por 20 (vinte) anosde serviços prestados a Polícia Militar do Estado de São Paulo, sem sofrer sanções disciplinares, ficando desta forma, demonstrado o compromisso profissional do Policial Militar,dignificando e enaltecendo a instituição policial, que é voltada para a segurança da População Paulista, motivo de alegria e orgulho para toda a Comunidade Roseirense, em ter um deseus filhos, se destacando pela disciplina e profissionalismo, numa instituição que vela pelos princípios da lealdade e do espírito público de bem servir a População.

Que se dê conhecimento, aos Senhores Comandantes do CPI-1 - São José dos Campos, 5º BPMI - Taubaté e 5ª Cia PM - Taubaté.Plenário Vereador João Caltabiano, 15 de Agosto de 2011.

Vereador Edson Chagas RodriguesLíder do PMDB - Autor da Moção

Vereador Claudinei Ramos Vereador Francisco de Assis Moura VieiraVereador José Augusto Coelho Pereira Vereador José Roberto da Palma

Vereador Espedito Duarte Rodrigues Vereador João Vilaça GuimarãesPROJETO DE LEI Nº 13/2010, DO EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ENTIDADE QUE ESPECIFICA. (APROVADO)

Page 3: Edição 10 do Jornal Vale Vivo

19 de agosto a 1º de setembro 33333

m grupo de investidores portugueses estiveram reu-nidos em Lorena, para avaliação da viabilidade daimplantação de um shopping na cidade. Será feitoum estudo de geomarketing em até 90 dias, onde

poderá apontar a melhor região do município para a cons-trução do empreendimento.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico deLorena, vem trabalhando neste projeto há alguns meses,conseguindo agora trazer este grupo investidor para co-nhecer a cidade. Cabe salientar que poderão ser gera-dos mais de dois mil empregos diretos com a implantaçãodo empreendimento.

Este estudo conta com a participação do arquiteto por-tuguês Mario Sua Kay,que também esteve em Lorena naocasião. O arquiteto foi responsável pela construção doShopping Dolce Vita Coimbra, empreendimento que ga-nhou o prêmio de melhor construção arquitetônica emCannes, no ano de 2006.

Em função da estagnação econômica européia, o gru-po está buscando expandir seus negócios e Lorena é um

Investidores portugueses estudamconstruir shopping em Lorena

Foto: Mario Sua Kay, arquiteto premiado em Cannes

U

dos possíveis locais escolhidos para tal implantação. Essegrupo é responsável pela implantação de mais de 15shoppings em toda a Europa.

Após a realização deste estudo o grupo empreende-dor enviará o projeto à Prefeitura, que poderá avaliar ascondições e as melhorias que serão apresentadas paraLorena com a vinda de um shopping.

Divulgação

O que são drogas? Droga é qualquer substância com ca-pacidade de alterar ou modificar as funções corporais, assensações, e o estado de espírito ou as percepções senso-riais ( visão, audição, tato, paladar, olfato) pode ser consumidapor injeção, tragada ou engolida.

Drogas lícitas (legais): o álcool, cigarro ou alguns medi-camentos.

Drogas ilícitas (ilegais): maconha, cocaína e heroínas den-tre outros.

Cada caso deve ser orientado individualmente, pois nemtodos tem a mesma capacidade de tolerar os efeitos.

O alvo principal dos efeitos é o cerebro.Recentemente, cientistas descobriram que as alterações

produzidas pela droga no cérebro são especialmente sériasaos jovens ( o sitema nervoso deles esta se desenvolvendo)e isso ocasiona comprometimento no amandurecimento fisi-ológico desses jovens, diminuindo a capacidade dememorização, percepção e dificuldade em aprender, princi-palmente os conteúdos escolares.

Por isso esses jovens devem ser ajudados dentre suasverdadeiras necessidades, pois o motivo pelo qual um usaalguma droga não é o mesmo que conduz o outro a usar, portanto não podemos dar sal para matar a sede.

Para próxima edição estaremos orientando sobre os pro-cedimentos que devem ser realizados para alguns casos deuso de drogas, como por exemplo o alcoolismo na adoles-cência e etc.. Fabiene Faustino - Coordenadora Pedagógica do projeto Qual é o Grilo?Beatriz Azzolini - Psicóloga do projeto Qual é o Grilo?Facebook - Qualeogriloyahoo.com.br

DRDRDRDRDROGOGOGOGOGASASASASAS

Page 4: Edição 10 do Jornal Vale Vivo

19 de agosto a 1º de setembro44444

www.reflorestareviver.org.brwww.reflorestareviver.org.brwww.reflorestareviver.org.brwww.reflorestareviver.org.brwww.reflorestareviver.org.br

Lixo continua alarmando população de Lorena apesardas campanhas realizadas para conscientização

á exatos 30 dias (conforme matéria na edição 7 do JornalVale Vivo), aconteceu um mutirão de limpeza na cidade deLorena, as margens da linha férrea, na Vila Geny e Vila

Nunes, com o intuíto de conscientizar a população a respeito dosmalefícios que o descarte irregular do lixo acarreta.

Na ocasião, o Grupo Lorenenses Contra a Dengue, com a aju-da de voluntários, parceiros e a MRS Logística fizeram este traba-lho, com a remoção de uma quantidade grande de dejetos, dosmais variados tipos.

No último dia 15 de agosto, outro evento, também realizado no

mesmo local, pelo Grupo Limpa Lorena, retirou novamente muitolixo das margens da linha férrea.

A equipe do Jornal Vale Vivo, percorreu algumas áreas da cida-de, a pedido da população, e pode observar que muito ainda temque ser feito para mudar este quadro em que; apesar das fotosmostradas na edição 7 do Jornal; a maioria destes locais aindapreservam o mesmo lixo, senão com mais quantidade ainda.

Há de se louvar as iniciativas destes grupos e voluntários, queincessantemente buscam a melhoria para a cidade, mas a popula-ção tem que fazer a sua parte.

Existe a preocupação da Vigilância Sanitária, de um novo surtode dengue no município, quando entrar o período das chuvas,pois o mosquito da dengue, utiliza qualquer local com água para-da para criadouro, quer seja uma sacola plática, uma embalagemde margarina, de leite e até mesmo uma tampinha de garrafa pet.

Todos estão alarmados com tamanha sujeira, colocando emrisco a saúde e bem estar dos munícipes, além de denegrir a ima-gem da cidade perante outras pessoas que visitam ou trabalhamem Lorena.

Algo tem que ser feito e urgente.

H

Em Cachoeira Paulista, a Prefeitura municipal está executandouma série de obras estruturais que além de garantir benefícios,proporcionam qualidade de vida para a população. Entre elas es-tão as pavimentações no Jardim da Fonte, no bairro Embauzinho,sentido zona central do bairro para a Rodovia SP-Nesralla Rubez,que vai para Cruzeiro. Esta obra em especial, vem atender umaantiga solicitação dos moradores daquele bairro que sofrem com apoeira e doenças respiratórias no tempo seco, e com o barro in-transitável do tempo de chuva.

Segundo o secretário municipal de Governo, Darcy Barbosa, oprefeito Fabiano Vieira determinou a execução de outras obrasestruturais como as pontes da zona rural (ponte do Carlão e ponteda Usina), sendo que na primeira já estão construídos os pilaresde sustentação.

"A estrada onde estão das pontes, ainda não está totalmentepavimentada, pois estamos aguardando a aceitação e liberação deverbas por parte do Governo Estadual. A reconstrução destaspontes é de vital ajuda para os moradores pois garantirá uma boaacessibilidade a cada comunidade rural no período chuvoso" dis-se Darcy.

O secretário destacou ainda que a Prefeitura está construindoduas quadras poli-esportivas: A primeira na escola municipal IvoneCipólli Ribeiro - no Jardim Europa, e a segunda na Chácara doMoinho, junto à área municipal na Rua Pref. Agostinho Ramos.

"Estamos ainda construindo no Jardim da Fonte, 24 casas atra-vés do PAC -Programa de Aceleração do Crescimento. Essas ca-sas vão tirar 24 famílias que moram em situação de risco no bairroTurma 26, às margens do Rio Paraíba. Há ainda a construção de170 casas através da CDHU, obra esta que fará nascer um novobairro para a cidade", salientou Darcy Barbosa.

Prefeitura está realizandoobras estruturais e construindo

quadras poliesportivasO Projeto Capelania na Rua teve sua 1ª edição dia 15 de agosto no

bairro Vila Geny nas imediações da Paróquia Cristo Rei.O Projeto teve a coordenação do Pastor/Capelão Ricardo Solano

da Igreja Assembléia de Deus Belém do Pará - Campo Lorena, em par-ceria com a UNIPAS - UNIÃO Internacional de Pastores e CapelãesVoluntários;

Doutores da Natureza; Lorena pela Vida; Lorena contra a Dengue;Limpa Lorena; COMAD - Conselho Municipal de Combates SobreDrogas; Prefeitura de Lorena (SIJUC, Esportes, Saúde ); FATEA eUNISAL e apoio da FAMA Petróleo.

O Projeto levou à população orientação na área de direito, consul-ta com advogado - Dr. Marcos Wanderley Rodrigues, consulta com

Projeto leva apoio e lazer à população de Lorenaestagiários de psicologia da UNISAL, Pare de Fumar, consulta e trata-mento de acupuntura com Pr. Ricardo Solano e equipe , orientação desaúde, enfermagem ,verificação de pressão arterial, teste de glicosecom a equipe de estagiários da enfermagem da FATEA, com a coorde-nação da Professora Mara, orientação espiritual, recreação infantil comcama elástica, rua de lazer da Secretaria de Esporte e Lazer, desenho,corte de cabelo feminino e masculino, coordenado pela Carol e preven-ção contra a dengue realizada pela equipe da secretaria de saúde.

"Em breve contaremos com a parceira do PAT e União Anti-Alcoó-lica Brasileira." Ressalta Pr. Ricardo Solano.

O Próximo Capelania na Rua será sábado, 03 de Setembro das 9 às13:00hs no bairro Parque Rodovias.

C.E.M.E.P.- Centro Municipal de Ensino Profissionalizante oferece nove cursos de agosto a dezembroFuncionando em perfeita sintonia com o C.E.J.A. - Centro Educacional do

Jovem Aprendiz, o CEMEP - Centro Municipal de Ensino Profissionalizante -esta sediado no Espaço "Vereador Milton Alves Fonseca", local do antigo CIFAC.

Com o intuíto de preservar nossos jovens, livrando-os do ócio perigoso esuprimindo as lacunas de cultura, esporte e lazer para nossa juventude, CEJA eCEMEP, oferecem atividades extra curriculares, assim como EnsinoProfissionalizante para jovens de ambos os sexos.

No período de agosto a dezembro de 2011, o CEMEP estará ministrando aosjovens, os seguintes Cursos Profissionalizantes, totalmente gratuitos:

AUXILIAR DE ESCRITÓRIO: de segunda a quinta feira, das 19:00 às22:00 horas;

CONTABILIDADE: de segunda a quinta feira, das 19:00 às 22:00 horas;DESENHO ARQUITETÔNICO COM CAD: de segunda a quinta feira,

das 19:00 às 22:00 horas;ESTÉTICA E BELEZA: de segunda a quarta feira, das 19:00 às 22:00 horas;LÍNGUAS: INGLÊS: de março a dezembro - Módulo I e Módulo II, todas

as segundas e quartas, das 19:00 às 22:00 horas;ESPANHOL: de março a dezembro - Módulo I e Módulo II, todas as

segundas e quartas, das 19:00 às 22:00 horas;GUIA DE TURISMO REGIONAL: de agosto a dezembro - de segunda a

quinta feira, das 19:00 às 22:00 horas;MARKETING: de agosto a outubro - todas as terças e quintas, das 19:00 às

22:00 horas;REDAÇÃO: de agosto a outubro - todas terças e quintas, das 15:00 às 18:00

horas.Os interessados estão convidados a conhecer os Cursos oferecidos e inscre-

verem-se para a turma de 2012.O CEMEP, funciona no Complexo Municipal Profissionalizante (antigo

Mercadão).

Em frente ao Bairro Cecap, todo tipo de lixomisturado com sobras de obra

Apesar da placa na árvore, alertando daproibição, muitos pneus abandonado no local

Bairro cabelinha, vidros, calçados e até umvaso sanitário no local

Passagem na linha férrea entre Vila Geny eVila Nunes