edição 56 do jornal vale vivo

8
GENTE QUE FAZ Um Doutor de coração Não jogue este impresso em vias públicas / Compartilhe com seus amigos Jornal Vale Vivo Dr. Alvaro Augusto Dr. ALVARO AUGUSTO, carinhosamente conhecido como Dr. Guto, homem de fina educação, inteligência ímpar e acima de tudo, possuidor de uma sensibilidade inigualável. Falar deste cidadão é reconhecer o trabalho prestado a população, motivo de orgulho para Lorena e região, fonte de inspiração aos estudiosos...Tem-se nele, um homem iluminado pela sabedoria divina! Sua competência já salvou muitas vidas, trata- se de um homem que está sempre solícito, atencioso e amável (talvez seja este o seu segredo para ser tão querido e admirado por seus pacientes). Ainda que possua suas dezenas de títulos, consolidando o doutor de grande expressão que é, Dr. Guto possui a maior de todas as qualidades do ser humano: humildade e sinceridade para com todos. Deus permita que seu exemplo seja seguido por muitos, que seus atos continuem transbordando respeito e amor ao próximo e que sua luz de sabedoria nos ensine que o que vale mesmo é a simplicidade de se viver e servir ao outro. A seus familiares fica o reconhecimento da população, em especial de todos que ele ajudou a ter uma vida melhor! José Nicodemos I Fórum da Pessoa com Deficiência Página 06 Câmara Municipal de Lorena abre mais uma CEI “Tudo o mais no casamento é transitório, mas as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar.” Rubem Alves Prefeito João Luiz presta conta dos primeiros 133 dias de governo Colocar as contas em dia foi o grande desafio ao assumir a Prefeitura Página 05 Dia do Desafio 2013 Você se mexe e o mundo mexe junto Veja quem a sua cidade irá desafiar no próximo dia 29 de maio: Aparecida X Rio Verde - Equador Cachoeira Paulista X Tupiza - Bolívia Canas X Conselheiro Mairinck - Brasil Guaratinguetá X Masaya - Nicarágua Lorena X Limom Centro - Costa Rica Piquete X Sorata - Bolívia Potim X Teolândia - Brasil Roseira X Capão Bonito do Sul - Brasil “A humildade venceu o medo” Sindicato dos funcionários municipais de Lorena sob novo comando Página 05 Página 03

Upload: jornal-vale-vivo

Post on 26-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 56 do Jornal Vale Vivo.

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 56 do Jornal Vale Vivo

GENTE QUE FAZ

Um Doutor de coração

Não

jogu

e es

te im

pres

so e

m v

ias

públ

icas

/ C

ompa

rtilh

e co

m s

eus

amig

os

Jornal Vale Vivo

Dr. Alvaro Augusto

Dr. ALVARO AUGUSTO, c a r i n h o s a m e n t e conhecido como Dr. Guto, homem de fina educação, inteligência ímpar e acima de tudo, possuidor de uma sensibilidade inigualável. Falar deste cidadão é reconhecer o trabalho prestado a população, m o t i v o d e o r g u l h o para Lorena e região, fonte de inspiração aos estudiosos...Tem-se nele, um homem iluminado pela sabedoria divina!

Sua competência já salvou muitas vidas, trata-se de um homem que está sempre solícito, atencioso e amável (talvez seja este o seu segredo para ser tão querido e admirado por seus pacientes).

A i n d a q u e p o s s u a suas dezenas de títulos, consolidando o doutor de grande expressão que é, Dr. Guto possui a maior de todas as qualidades do ser humano: humildade e sinceridade para com todos.

Deus permita que seu exemplo seja seguido por muitos, que seus atos continuem transbordando respeito e amor ao próximo e que sua luz de sabedoria nos ensine que o que vale mesmo é a simplicidade de se viver e servir ao outro. A seus familiares fica o reconhecimento da população, em especial de todos que ele ajudou a ter uma vida melhor!

José Nicodemos

I Fórum da Pessoa com Deficiência

Página 06

Câmara Municipal de Lorena abre mais uma CEI

“Tudo o mais no casamento é transitório, mas as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar.”

Rubem Alves

Prefeito João Luiz presta conta dos primeiros 133 dias de governoColocar as contas em dia foi o grande desafio ao assumir a Prefeitura Página 05

Dia do Desafio 2013Você se mexe e o mundo mexe juntoVeja quem a sua cidade irá desafiar no próximo dia 29 de maio:Aparecida X Rio Verde - EquadorCachoeira Paulista X Tupiza - BolíviaCanas X Conselheiro Mairinck - BrasilGuaratinguetá X Masaya - NicaráguaLorena X Limom Centro - Costa RicaPiquete X Sorata - BolíviaPotim X Teolândia - BrasilRoseira X Capão Bonito do Sul - Brasil

“A humildade venceu o medo”

Sindicato dos funcionários municipais de Lorena sob novo comando

Página 05

Página 03

Page 2: Edição 56 do Jornal Vale Vivo

Rua Lulu Meyer, 319 - Vila Zélia - Cep: 12606-110Lorena - SP - Fones: (12) 3157-3749 - (12) 3301-2084 - (12) 9785-1958 - PRÓXIMO AO SUPERMERCADO DIA

Um alento aos portadores de Câncer

A partir de 23 de maio, passou a valer a lei sancionada no ano passado pela Presidenta Dilma Rousseff, que determina um prazo máximo de 60 dias para que pessoas com câncer iniciem o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Há ainda a possibilidade da participação de clínicas privadas, que poderão ser credenciadas ao SUS, tudo no intuito de auxiliar no tratamento dessa doença crônica.

Esperamos, e os pacientes mais ainda, que essa determinação não fique apenas no papel e que o Sistema Único de Saúde possa fazer cumprir, pois não basta ter vontade, tem que ter ação.

Opinião 24 de maio a 06 junho de 201302 Jornal Vale Vivo

EditorialNos Atos dos Apóstolos (At 2,4) está claro

que todos os que estavam no cenáculo em Jerusalém “ficaram cheios do Espírito Santo”. Também hoje, Deus está investindo o próprio Espírito Santo para trazer de volta os seus filhos.

Trata-se de um grande apelo à conversão, apresentada na profecia de Joel: “Convocai para um jejum, reuni a assembleia, ajuntai na casa do Senhor, vosso Deus, as autoridades com todos os cidadãos do país, a fim de clamarem ao Senhor: Ah! Que dia! De fato, o dia do Senhor está próximo” (Jl 1, 14-15a). Lembre-se que o Senhor sabe exatamente como somos. Ouvimos, nos emocionamos e até nos abalamos, mas depois tudo passa. O apelo que Ele nos faz hoje é urgente! Jesus quer salvar os seus filhos e trazê-los de volta, pois “o dia do Senhor está próximo”. Por isso, o Senhor derrama suas graças, para que os dons do Espírito Santo se manifestem de forma concreta. Ele quer nos levar à coragem apostólica, à ousadia na

Cantinho da ReflexãoUm convite de Deus

evangelização.Deus precisa de pessoas cheias do Espírito Santo,

em todos os lugares, porque esta é a única maneira do nosso coração ser transformado. O Senhor quer renovar essa nação, quer realizar curas, milagres e prodígios. Por isso, o convite de hoje

é: “Esforcemo-nos por conhecer o Senhor: Sua chegada é certa como a aurora” (Os 6, 1-3).

Sua vinda é certa como o sol da manhã; então, esforcemo-nos por conhecê-lo. Você aceita este convite?

Seu irmão,Monsenhor Jonas AbibF u n d a d o r d a C o m u n i d a d e

C a n ç ã o N o v a e p r e s i d e n t e d e honra da Fundação João Paulo I I , m a n t e n e d o r a d o S i s t e m a Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP). É um dos

religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 48 livros, Cd´s e DVD´s, além de várias palestras em áudio e vídeo.

ExpedienteJornal Vale Vivo

CNPJ: 13.463.982/0001-08 Lorena - SP

Departamento Comercial: Ricardo Mendes (12) 8895-1500

Jornalista Responsável: Maria A.F.B. Matias

MTB:68.138Diagramação:

Rafael Gomes de Andrade As opiniões e conceitos emitidos nos artigos assinados, não representam

a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

(12) 9186-3127 / 8140-1119Tiragem:

5.000 exemplaresDistribuição quinzenal

nas cidades: Lorena, Aparecida,

Cachoeira Paulista, Canas, Guaratingetá, Piquete,

Potim e Roseirawww.jornalvalevivo.com.br

[email protected]

1º Seminário de Sustentabilidade supera expectativas e lota auditório Pasin

O evento organizado pelo Commam de Lorena recebeu cerca de 227 pessoas

A a ç ã o o c o r r e u n a quarta- feira, 15 de maio, d a s 8 h 3 0 à s 1 7 h , n o auditório Pasin, na Fatea- Faculdades Integradas Teresa D’Ávila e contou com a presença de 227 pessoas, em sua maioria, alunos da ETEC- Padre Carlos Leôncio da Silva.

Com o tema “A cidade e seu entorno”, abordou assuntos como: Despertar da consciência ecológica, com o sociólogo Ocílio José de Azevedo Ferraz; A importância da várzea

em tempos de mudanças c l i m á t i c a s , c o m o e n g e n h e i r o M a r c e l o M a n a r a ; I m p a c t o s s ó c i o - a m b i e n t a i s d o monocultivo industrial d o e u c a l i p t o , c o m o defensor público Wagner Giron La Torre; Extração minerária em área de várzea, com o Professor Me. Luiz Eduardo Corrêa de Lima; Intervenções em áreas de várzea, com o a d v o g a d o L i n c o l n Delgado, especialista em direito ambiental e gestão de recursos hídricos.

O Conselho Municipal d e M e i o A m b i e n t e (COMMAM) foi criado em

14 de dezembro de 2006, é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador das questões que afetam o meio ambiente em Lorena e t e m c o m o o b j e t i v o assessorar a gestão da Polit ica Municipal do Meio Ambiente. Qualquer c i d a d ã o q u e d e s e j a r fazer parte dos grupos de trabalho do Commam, deve se inscrever em uma reunião ordinária, que ocorre na ultima terça- feira de cada mês na Casa da Cultura de Lorena, às 17h.

O p r e s i d e n t e d o Commam, Luiz Cobianchi fala sobre a importância

do interesse dos jovens por questões voltadas ao meio ambiente “É de suma importância a participação dos jovens para despertar a consciência de preservação d o m e i o a m b i e n t e e também da cidadania, hoje muito pouco exercida por eles. A qualidade de vida de futuras gerações depende das ações de conservação ambiental realizadas pela população mais jovem” diz Cobianchi.

A Casa da Cultura de Lorena está localizada à rua Viscondessa de Castro Lima, 10- Centro.

Por Elisabeth Carvalho de Almeida

CLICK PERFEITOCLICK PERFEITOPor um fio

Page 3: Edição 56 do Jornal Vale Vivo

24 de maio a 06 junho de 2013 03Jornal Vale Vivo

Política

Os Serviços:Serviços de terraplanagem;

Aterros e desaterros;Escavação em geral;Execução de taludes;

Demolição;Raspagem e regularização de terrenos;

Transporte de terra;Remoção de entulho;Limpeza de terrenos;

Serviços de drenagem (galerias de águas pluviais);Locação de máquinas e caminhões.

TRIBUNA LIVRETem muito demagogo nessa Tribuna

aqui, batendo no peito de santinho com o crucifixo na mão, falando de Deus, de Deus, de Deus, de limpeza, de transparência, mais sujo do que pau de urubu, nem pau de galinheiro

não é, com parente empregado em outra prefeitura, esse nepotismo cruzado e vem

querer pagar de santinho aqui, negativo, é para limpar, vamos limpar

Vereador Luizão ao fazer uso da Tribuna Livre em Sessão do dia 20 de maio sugerindo a averiguação dos gastos em outras administrações da Casa de Leis

“Legislativo em ação

LorenaEm apenas 05 meses de vereança, capitão

Elton participa da 2ª Comissão Especial de Inquérito da Câmara Municipal de Lorena

Vereador de primeiro mandato, capitão Elton t e m s u r p r e e n d i d o o s bastidores da política com seu modo próprio de agir: fala pouco na tribuna, m a s “ d á o r e c a d o ” . Ideal izador de vár ias proposituras e projetos de lei, alguns polêmicos c o m o a c o n c e s s ã o d e s u b v e n ç ã o f i s c a l municipal às empresas que contratarem egressos do s is tema pr is ional , no sentido de readaptá-los à sociedade, Elton tem envidado esforços conjunto com demais vereadores, para trazer novamente, a prosperidade e tranquilidade social para Lorena e seu povo.

C o m o d i s s e e m entrevista ao jornal - “entrei na política em decorrência dos 28 anos de serviços como policial, defendendo a sociedade paulista ...agora, com as prerrogativas da função de vereador, quero continuar

lutando pela legalidade e moralidade dos serviços públicos à disposição da população lorenense”.

E m 0 5 m e s e s d e trabalhos, o vereador que é também presidente da Comissão de Justiça e Redação da câmara, atuará noutra Comissão Especial de Inquérito.

Em meados de fevereiro deste ano, o vereador foi procurado por taxistas da associação que representa a classe trabalhadora, dando conta de diversas irregularidades praticadas pela gestão municipal anterior, que prejudicaram s o b r e m a n e i r a t o d o s taxistas. Após minuciosa a p u r a ç ã o d o s f a t o s , capitão Elton vislumbrou cometimento de infrações administrativas e penais, cometidas pelo ex prefeito, Paulo Neme e o ex secretário d e t r â n s i t o , M a r c e l o Pazzini, solicitando assim, abertura da pr imeira CEI da atual legislatura. O relatório da “CEI dos tax is tas” , como f icou conhecida, foi concluído e m 0 9 / 0 5 / 1 3 e s e r á apresentado em plenário da Câmara Municipal e m 2 7 d o c o r r e n t e m ê s , p a r a a p r o v a ç ã o dos demais vereadores e e n c a m i n h a m e n t o ao Ministério Público E s t a d u a l e P o d e r Judiciário, em relação aos crimes de Improbidade Administrativa e Abuso de Autoridade, apurados

na comissão parlamentar, em desfavor de Paulo Neme e Marcelo Pazzini, enquanto funcionários p ú b l i c o s m u n i c i p a i s . Na “CEI dos taxistas”, o vereador capitão Elton foi o presidente dos feitos.

Na sessão do dia 20 do corrente mês, o vereador padre Coelho formalizou pedido de abertura de outra CEI, a segunda da nova turma de vereadores, para apurar indícios de irregularidades nos bens patrimoniados da Câmara Municipal de Lorena, além de apurar indícios de favorecimento à empresas que prestaram serviços a o P o d e r L e g i s l a t i v o local, ocasião que o ex vereador Élcio Vieira Jr, era presidente da “Casa do Povo”. Na composição dos membros desta CEI, padre Coelho tornou-se membro nato porque solicitou sua abertura e os demais foram sorteados entre 15 vereadores disponíveis. Muitos “edis” escusaram da obrigação de atuar na investigação dos fatos, alegando diversos motivos, entre eles o partidário, c o n t u d o , o c a p i t ã o Elton quando sorteado, aceitou de pronto mais e s s a e m p r e i t a d a e m sua carreira política. A “CEI dos patrimônios”, apelidada nos bastidores, está nas responsabilidades d e i n v e s t i g a ç ã o d o s vereadores padre Coelho, PM Souza e Capitão Elton.

A Prefeitura do Município de Potim, no uso de suas atribuições legais, CONVOCA o candidato classificado no Concurso Público para preenchimento de vaga, sob o Regime da Consolidação do Trabalho, conforme listagem abaixo, a comparecer no dia 28/05/2013 as 14:30 horas, na Praça Miguel Correa dos Ouros, 101, centro, Potim, SP, para fins de encaminhamento para exames admissionais e entrega dos documentos:

CONCURSO 2011Cargo: EnfermeiraClass. Inscrição Nome13 000000032964 Francimare de Azevedo Silva14 000000033532 Nicoli Aparecida do Prado Ribeiro

Cargo: Técnica de EnfermagemClass. Inscrição Nome24 000000034584 Lucilene Rodrigues da Conceição25 000000034540 Alessandra Martins Amaro dos Santos

O candidato deverá comparecer no dia e horário marcado, de posse do documento de identidade.O candidato classificado somente tomará posse no cargo após aprovação no exame médico.O não comparecimento do candidato no dia e horário designado implicará sua eliminação do Concurso.

Potim, 21 de maio de 2013

BENITO CARLOS THOMAZPrefeito Municipal

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Desde o dia 20 de maio, Renato Rosseti passou a ocupar o cargo de Secretário de Saúde do município de Cachoeira Paulista.

Novo Secretário de Saúde

Page 4: Edição 56 do Jornal Vale Vivo

24 de maio a 06 junho de 201304 Jornal Vale Vivo

Cidades Potim inaugura SAMU para comemorar aniversário de emancipação

s homenagens e c o m e m o r a ç õ e s c o m e ç a r a m n a sexta-feira (17),

com missa em Ação de Graças na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus. Em seguida aconteceu a comemoração cívica, com desfile da Banda Militar do CAVEX de Taubaté, inauguração do SAMU, entrega da premiação dos vencedores da Gincana Estudantil e apresentação do Corpo de Bombeiros de Guaratinguetá.

Estiveram presentes autoridades do município e autoridades políticas da região e do estado. Em sua fala o prefeito Benito Thomaz enfatizou a i m p o r t â n c i a d a inauguração do SAMU, além dos esforços para o f e r e c e r o m e l h o r atendimento de saúde para a população. “Potim está crescendo a cada dia. São muitas conquistas e melhorias na qualidade d e v i d a d o s n o s s o s munícipes”, disse.

Gincana estudantil

Prefeito Benito, autoridades e equipe do SAMU de Potim

A 1ª Gincana Cultural e Pedagógica de Potim contou com a participação das escolas municipais, que agitaram os alunos, entre os dias 13 e 16 de maio, com arrecadação de alimentos (em prol do Fundo de Solidariedade), provas de conhecimentos gerais, show de talentos e

campeonato de soletração. O equilíbrio marcou a competição deste ano, com um empate na primeira colocação, entre as escolas Geraldo Alckmin e Amador Galvão César. Em segundo ficou a escola Dito Carita e em terceiro a escola Judith Siqueira Weber.

O a n i v e r s á r i o d a

cidade contou também com culto em Ação de Graças com a presença d e d i v e r s o s c a n t o r e s gospel e pregadores das comunidades evangélicas do município, na Praça da Bíbl ia; e um bai le d o F u n d o S o c i a l d e Solidariedade, no Lar Monsenhor Filippo.

ANo próx imo d ia 28

de maio, das 9h às 12h, acontecerá no Auditório M a r i a S e a b r a , a “Conferência Municipal da Cidade de Potim”, onde serão discutidos, j u n t a m e n t e c o m a população, os problemas d e i n f r a e s t r u t u r a , s a n e a m e n t o , habitação, mobilidade, acessibilidade urbana, aplicação dos programas g o v e r n a m e n t a i s , transporte público e plano diretor.

No evento, a lém de discutir os problemas,

Prefeitura realizará “Conferência Municipal de Potim”

serão definidas e dadas as prioridades a serem colocadas em prática com o Conselho Municipal e órgãos responsáveis. “A “Conferência Municipal” faz parte das discussões das prioridades municipais e estaduais para a política de desenvolvimento urbano no período de 2014 a 2016”, disse Cléber Gonçalves, Diretor de Planejamento do município. O Auditório Maria Seabra é localizado a Avenida Rio Grande do Sul, nº 43, no bairro Jardim Alvorada. Para mais informações ligar 3112-9200.

No período de 6 a 12 de maio de 2013, o efetivo incorporado no corrente ano realizou o EBCFAE/2013, na cidade de Caçapava-SP. Esta atividade teve por objetivos aperfeiçoar e d e s e n v o l v e r n o s executantes , a lguns

Efetivo variável do 5º Batalhão de Infantaria Leve de Lorena (5º BIL) participa do Estágio Básico do Combatente de Força de Atuação Estratégica (EBCFAE)

atributos básicos da área afetiva do Combatente Aeromóvel, tais como: rusticidade, coragem, iniciativa e tenacidade, além de aprimorar o espírito de corpo, o sentimento de cumprimento de missão e a mística da tropa Aeromóvel.

Divugação

Page 5: Edição 56 do Jornal Vale Vivo

24 de maio a 06 junho de 2013 05Jornal Vale Vivo

CidadesPrefeito João Luiz faz balanço de seu governo à população

Da Redação

o último dia 13 de maio, no Auditório “ V e r e a d o r Leonardo P into

Ribeiro”, em Cachoeira Paulista, o Prefeito João Luiz fez uma explanação dos primeiros 133 dias de governo.

C o m a p r e s e n ç a d a população, equipe de g o v e r n o , v e r e a d o r e s , l íderes re l ig iosos e a imprensa local e regional, o chefe do execut ivo, em quase duas horas de apresentação, mostrou a situação deixada pela administração anterior e o que já foi feito em benefício do município.

A t r a v é s d e s l i d e s apresentados a todos o s p r e s e n t e s , f o r a m detalhadas as condições de cada secretaria, as deficiências, as melhorias realizadas e os planos para os próximos meses.

“ A p ó s a e l e i ç ã o , 7 de outubro, não houve p o s s i b i l i d a d e d e u m governo de transição, portanto isso ocasionou um certo atraso para que nós pudéssemos cuidar das coisas da prefeitura”, iniciou a apresentação o Prefeito João Luiz.

Restos a pagarN a s e q u ê n c i a , o s

números apresentados, encontrados no dia 02 de fevereiro, mostraram o que viria pela frente. No caixa, míseros R$ 29.239,00, mas o débito da Prefeitura ultrapassava a cifra de R$ 14 milhões, inc lu indo sa lár ios de 2012 atrasados, dívida de mais de um milhão com a empresa de coleta de lixo, quase meio milhão com plantões médicos, linhas telefônicas cortadas e com dívidas, entre outros.

E o s p r o b l e m a s estruturais seguiram na mesma proporção, como carros e ambulâncias s u c a t e a d o s , m ó v e i s estragados e entulhos em

Entre os problemas encontrados, as dívidas herdadas são as grandes barreiras

vários departamentos, tudo demonstrado aos presentes através de fotos.

U m a d a s d e s p e s a s e n c o n t r a d a e q u e c a u s o u b u r b u r i n h o entre os presentes foi o demonstrativo de gastos c o m c o m b u s t í v e l n o s primeiros quatro meses de 2012, comparado com o m e s m o p e r í o d o d a atual administração. Em 2012, o valor gasto de janeiro a abril foi de R$ 1.608.069,13, enquanto no mesmo período deste

ano o gasto foi de apenas R$ 175.614,70, totalizando uma economia de R$ 1.432.454,43 aos cofres públicos.

Ainda de acordo com o chefe do execut ivo, as contas estão sendo colocadas em dia, tais como folha de pagamento d o s f u n c i o n á r i o s , fornecedores, bandeirante energia, telefônica entre outros.

Cobrança de taxas municipais

Outro item polêmico,

c i t a d o p e l o p r e f e i t o João Luiz, foi o Código T r i b u t á r i o , a p r o v a d o em 2011, mas que não fo i apl icado em 2012 e p a r a n ã o i n c o r r e r e m i m p r o b i d a d e administrativa, a atual administração teve de aplicar o código, o que gerou aumento de taxas: “O Código Tr ibutár io Municipal foi aprovado em 2011 e engavetado em 2012, sem fazer cobrança nenhuma e quando nós entramos , qua l era a

lei tributária existente? E s s a q u e f o i v o t a d a e m 2 0 1 1 , ” r e s s a l t o u João Luiz e completou: “Nós não aumentamos n a d a , é u m c ó d i g o tributário elaborado na administração anterior em 2011 e que no ano de 2012 ficou engavetado, tinha-se a ordem de não se cobrar”.

Outra perda para o município, segundo o atual chefe do executivo, foi a máquina Patrol , a d q u i r i d a n a g e s t ã o

anterior, tendo sido paga 32 parcelas no valor total de R$ 875.000,00, mas que devido a fa l ta de pagamento (desde maio de 2012) no total de R$ 293.000,00 (referente a 10 parcelas), a máquina foi recolhida.

Casas do Conjunto Habitacional Cachoeira Paulista D1 e do PACEm relação as casas do

CDHU, as obras serão retomadas em Julho e as casas serão entregues parce ladas , conforme combinado com o CDHU: “ E s s e a n o n ó s t e m o s condições de entregar as primeiras 50 casas, já urbaniza o local, as pessoas já passam a morar e em 2014 continuamos até finalizar a entrega de todas”, disse João Luiz.

No Jardim da Fonte, das 24 unidades do PAC, apenas 12 foram iniciadas e estão inacabadas e as outras 12 nem começou ainda, sendo que 80% do total da obra já foi pago: “A Prefeitura tinha que desembolsar apenas uma contrapartida de R$ 9.000,00, como já gastou o dinheiro, a nossa contrapartida, hoje sai em R$ 290.000,00”, ressaltou o Prefeito.

Segundo o chefe do executivo, as realizações são poucas perante tantos problemas não resolvidos na última década, porém são muitas realizações para 133 dias.

João Luiz f ina l i zou dizendo acreditar no apoio da população e na parceria c o m o s V e r e a d o r e s , juntamente com a sua vice-prefeita Dadá para realizar um bom governo e encerrou lembrando um trecho da Bíblia citado por um Pastor em um culto que participou: “Esdras, Capítulo 10, Versículo 4, Levanta-te, este negócio é seu , nós es taremos contigo, portanto sê forte e age” e foi ovacionado por todos os presentes.

N

Casas do PAC que foram pagas 80% e apenas 50% foram construídas e ainda sem finalização

Público presente aplaude, com louvor,a prestação de contas feita pelo Prefeito João Luiz

Após várias batalhas judiciais, eleição acontece e Chapa “Humildade e Trabalho” vence com folga.

Na sexta-feira (17) , aconteceu no prédio da Justiça do Trabalho em Lorena, a tão disputada e esperada eleição para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitura.

Depois de idas e vindas, em meio a denúncias de irregularidades da administração anterior do Sindicato e várias medidas

Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitura Municipal de Lorena sob novo comando

judiciais, a “novela” da eleição sindical teve um capítulo final feliz na opinião dos sindicalizados, com a vitória democrática da Chapa 2, presidida por Francisco Carvalho.

Segundo Chiquinho, como é conhecido, “A humildade venceu o medo. Foi histórico, cento e trinta a trinta. A humildade e o trabalho escreve a primeira página de um novo tempo para o funcionalismo de Lorena”.

O novo Pres idente ,

i n c a n s á v e l , j á e s t á trabalhando para cumprir o seu plano de governo e promete de imediato uma nova sede para o Sindicato, bem posicionada, para melhor atender o sindicalizado e promete resgatar o valor da entidade junto ao servidor e devolver ao mesmo tudo aquilo que ele tem direito.

“ N o s s a m e t a é u m t r a b a l h o v o l t a d o a o servidor. Agora o trabalho vai vencer a inoperância”, finaliza Chiquinho.

Após o resultado da eleição, sindicalizados erguem o novo

presidente em comemoração à vitória

Div

ulga

ção

Jornal Vale Vivo

Page 6: Edição 56 do Jornal Vale Vivo

24 de maio a 06 junho de 201306 Jornal Vale Vivo

CidadesCidade de Cachoeira Paulista realiza o 1º Fórum da Pessoa com Deficiência Física

O evento contou com palestras e apresentações artísticas de instituições voltadas à assistência dessas pessoasElisabeth Almeida

Fórum ocorreu na sexta- feira, dia 17 de maio, das 14h às 20h15

na Câmara Municipal de Cachoeira Paulista, tendo como objetivo discutir os problemas encontrados por esses cidadãos e promover soluções para facilitar a vida dos munícipes. Contou com a presença do prefeito da cidade, João Luiz do Nascimento; o presidente da câmara, Marcelo Nunes de Oliveira; o deputado estadual, Marco Aurélio de Souza e Luíz Carlos, da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência Física.

O evento contou com a palestra da presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Silmara Ferreira, abordando o tema “A pessoa com deficiência e seus direitos”; a coordenadora do Programa de Apoio à pessoa com deficiência (PADEF), Marinalva da Silva Cruz, referindo- se à “Emprego, trabalho e renda para a pessoa com deficiência”; o deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar pela Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de São Paulo, M a r c o A u r é l i o , q u e explicou sobre “Políticas públicas voltadas á pessoa com deficiência”.

A ação contou também c o m a p r e s e n t a ç õ e s artísticas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cachoeira Paulista; da Associação Braços Abertos ( A B A ) d a c i d a d e d e Cruzeiro e o encerramento com a mostra musical da Orquestra da Igreja Assembleia de Deus, de Cachoeira Paulista.

E l i a n e S a l o m ã o , secretária de Assistência Social, revela que será implantada na cidade de Cachoeira Paulista, um Conselho para a Pessoa Portadora de Deficiência e paralelo a isso será montada uma Coordenadoria de Assunto da Pessoa com Deficiência, o que já é um passo para depois ter uma

Secretaria voltada para o assunto, desenvolvendo projetos para a melhoria da qualidade de vida do portador de deficiência física no município, na questão da acessibilidade e motivação e direitos.

O a r t i s t a p l á s t i c o , Edmilson Pereira da Silva Júnior, é deficiente e expôs suas obras no 1º Fórum da Pessoa com Deficiência, e destaca o quanto ações como esta são importantes para a conscientização da população, para ele o preconceito é pequeno, perto do que já foi um dia, mas é preciso mostrar à sociedade que as pessoas com deficiência física são normais.

M a r c o A u r é l i o d e Souza, deputado estadual, fala sobre a questão das dificuldades encontradas p e l o s p o r t a d o r e s d e deficiência. “Na parte arquitetônica e legislativa e s t a m o s e v o l u i n d o bastante, mas a mente das pessoas tem muito que avançar, por que ainda tem muita gente com barreiras internas contra esta parte da população, sendo que no Brasil cerca de 45 milhões de pessoas tem deficiência, sem contar os temporários, mediante

a algum tipo de acidente; e não precisamos passar por isso para entender a situação do outro, basta s e c o n s c i e n t i z a r d e que a sociedade é para todos” afirma o deputado “Parabenizo também o presidente da câmara, pois esta é uma casa onde deve- se fazer discussões políticas e visualizar soluções, para cumprir suas funções em prol da sociedade”.

Em entrevista o prefeito de Cachoeira Paulista, João Luiz do Nascimento fala dos projetos voltados às pessoas portadoras d e d e f i c i ê n c i a . “ N ó s apresentamos à população durante o período eleitoral, um programa de governo qu e c o n t e m p l a t o d a s as políticas públicas e naturalmente abrange também os direitos das pessoas com deficiência física” conta o prefeito “Nosso olhar tem que ser cuidadoso para atender a todos da sociedade, ajudar essas pessoas na questão da acessibilidade, conscientizá-las sobre seus direitos e incentivá-las, a exemplo do Edmilson Junior, que é deficiente físico e está expondo aqui seu trabalho em biscuit e pintura”.

O

Na parte arquitetônica e legislativa estamos evoluindo

bastante, mas a mente das pessoas tem muito que avançar, por que ainda tem

muita gente com barreiras internas contra esta parte da população, sendo que no Brasil cerca de 45 milhões de

pessoas tem deficiência...

“Deputado Estadual Marco Aurélio (PT-SP) durante entrevista ao Jornal Vale Vivo

Prefeito João Luiz e Vereadores recebem a Bíblia em Braile doada pela Sociedade Bíblica do Brasil das mãos do Sr. Humberto Joaquim Marciti

APAE de Cachoeira Paulista fez uma emocionante apresentação

Jornal Vale Vivo

Page 7: Edição 56 do Jornal Vale Vivo

Agora também venda de aparelhos de ar-condicionado, várias marcas e modelos

24 de maio a 06 junho de 2013 07Jornal Vale Vivo

Classificados

Sobrado - Rua Gal. Homero Florenzano - Parque Tabatinga Área de Terreno: 250 m² - Área Construída: + ou - 150 m²Valor: R$ 270.000,00

Casa - Rua Jovino Luis dos Santos - Santa Edwirges3 dorms (1ste), sala, escritório, wc, copa, cozinha americana, área de serviço, gar. p/3 carros, edícula.Área de terreno: 360m² - Área Construída: + ou - 200 m²Valor: R$ 250.000,00

Casa - Rua Pref. Jovino de Aquino (rua 12) - Vila Nunes2 dorms, sala, cozinha, wc, área de serviço, quintal, banheiro nos fundos e garagem.Valor: R$ 130.000,00

Casa (Nova) - Rua Rio Grande do Sul - Industrial2 dorms, sala, cozinha, wc, área de serviço e garagem descoberta.Valor: R$ 130.000,00

Terreno medindo 6 X 35 - Rua Pernambuco - IndustrialValor: R$ 60.000,00

Terrenos medindo 10 X 25 - Bº do Bom Jesus - Silveiras/SPValor: 25.000,00

AV. Papa João XXIII, 211 - Jd. Margarida - Lorena/SP - CEP: 12604-090Tel.: (12) 3125-4812 - [email protected]

CHEGOU A POMADA QUE VOCÊ ESTAVA PRECISANDO!

Alivinex SEBO DE CARNEIRO (lanolina)Em Extratos Vegetais de: Arnica, Copaíba, Mastruz, Andiroba, Arruda, Salsa Parrilha e Confrei

USADA CONTRA: DORES MUSCULARES, DORES LOMBARES, ARTRITE, ARTROSE, ETC.

Você encontra nas melhores farmácias da região.

Tel. Contato: (12) 9625-9624

Anuncie [email protected]

“As lágrimas de Mukhtar Mai”, codinome que significa “grande irmã respeitada” em urdu, o idioma oficial do Paquistão

Tenho lido muito coisa no campo de estudos do gênero e sempre sou surpreendida por uma perspectiva diferente ou uma reflexão inovadora, muito embora alguns desavisados questionem se ainda é necessário tratar da questão feminina no mundo de hoje. Sim, mais do que nunca. No Brasil também, todos os dias, mulheres são estupradas, violentadas, espancadas, assassinadas, muitas vezes por seu próprio companheiro. E a Justiça é tão falha, quanto às violações dos direitos humanos no Paquistão; na maior parte do caso, acaba em impunidade.

No caso da estudante de 18 anos da Universidade de São Paulo (USP) em Lorena, que foi currada em uma república por três colegas, “a USP afirmou que ainda não tomará nenhuma atitude contra os estudantes”.

Acredito que os três estudantes deveriam ser banidos da Universidade pelo ato bárbaro que praticaram, para que sirva de exemplo aos desavisados, onde no país de desvalores e de impunidades, um Campus Universitário, que forma profissionais capacitados para o futuro, exercite a autoridade como Instituição que também valoriza a educação de valores, respeito, caráter e sobretudo, formação de cidadãos, já que na Família, isso não é mais ensinado. Ou a instituição USP, corre o risco de ficar também desacreditada no Brasil, se atitude severa nenhuma for tomada. Será que a vítima estuprada por seus colegas acadêmicos, terá que conviver com eles na mesma Universidade? Se assim for, no Brasil, em pleno século XXI, as leis não são diferentes das leis arcaicas e insanas do Paquistão.

Regina Rousseau

A paquistanesa Mukhtar Mai ouviu, na presença de mais de 100 homens, a sentença que o Conselho de sua aldeia acabara de lhe impor: um estupro coletivo. Integrante de uma casta inferior, Mukhtar fora até lá apenas para pedir clemência para o irmão mais jovem. Era ele o réu no julgamento. Estava prestes a ser condenado à morte por ter se envolvido com uma mulher de um clã superior. O líder tribal - que era o chefe do tal clã - ignorou o pedido de Mukhtar, então com 28 anos, e ordenou a punição. Ela foi imediatamente arrastada por quatro homens armados. Eles a agarraram pelos braços

e puxaram suas roupas, o xale e o cabelo. Indiferentes a seus gritos e súplicas, levaram-na para dentro de um estábulo vazio e, no chão de terra batida, violentaram-na, um após o outro.

A tragédia de Mukhtar t e r i a v i r a d o a p e n a s mais um episódio sem consequências na longa história de violações dos d ire i tos humanos no Paquistão. O que mudou seu destino foi uma reportagem, publicada em um jornal da região, contando sua história. A notícia correu mundo, e as autoridades locais se viram forçadas a agir. A polícia a procurou em casa. E ela, numa

atitude corajosa, não recuou diante da oportunidade d e d e n u n c i a r s e u s agressores. Foram levados a julgamento os quatro estupradores e outros dez responsáveis pela sentença ilegal. Embora comum no cotidiano das pequenas aldeias paquistanesas, esse tipo de violência é crime segundo as leis do país. Uma decisão de segunda instância absolveu cinco dos acusados. Mukhtar recorreu, e atualmente o caso tramita na Suprema C o r t e d o P a q u i s t ã o . Mukhtar não desafiou apenas o poder local em Meerwala, um vilarejo de agricultores distante 600 quilômetros da capital do

Paquistão, Islamabad, onde quase não há comércio e que só recentemente passou a ter energia elétrica. Ela iniciou um movimento que contesta a condição feminina em seu país e questiona hábitos ancestrais como a jirga, conselho tribal que a condenou ao estupro. Em alegações de desonra, a solução encontrada muitas vezes é impor vergonha à família, por meio de suas mulheres. Elas também são usadas como moeda de troca - duas meninas podem ser dadas a um clã

Chama o Clóvinho: (12) 9774-1031

Serviço com seriedade.

Pensou em Fretes e Mudanças

An

un

cie

aqu

i!!

com

erci

al@

jorn

alva

levi

vo.c

om.b

r

rival para compensar um homicídio, por exemplo. No caso de Mukhtar, tratou-se de um episódio inédito de estupro coletivo.

Embora o Corão, o livro sagrado dos muçulmanos, ensine que, aos olhos de Alá, homens e mulheres são iguais, em algumas culturas o fundamentalismo distorceu essa visão. E produziu s i tuações que chocam o Ocidente, como meninas proibidas de frequentar a escola, mulheres impedidas de trabalhar ou condenadas

a penas de apedrejamento. As mulheres reagem de maneira submissa a atos de violência. Encaram isso como se fosse destino. Ainda que movida pela revolta, Mukhtar apostou na educação como forma de mudar a realidade em seu país. Na sua e na de outras meninas na mesma situação. Ela aprendeu a ler e escrever, abriu outras três escolas e começou a dar apoio a mulheres vítimas de violência. Seu maior inimigo passou a ser o obscurantismo.

Divulgação

Page 8: Edição 56 do Jornal Vale Vivo

24 de maio a 06 junho de 201308 Jornal Vale Vivo

Cultura

• sábado 16h : Concerto Didático Músico Brasilis Duração 55 MinEntrada Livre

• sábado 18h : Vila Tarsila Cia DruwDuração 60 MinEntrada Livre

Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do inicio dos espetáculos

Sujeito a lotação do local

Espaço Vivarte GuaratinguetáLocal: Rua Guaranis, 121 - PedregulhoFone: (12) 3128-7772 e 3128-7777

Guaratinguetá recebe o Projeto ProAc ICMS - Teatro de Qualidade com entrada gratuita

www.temporadajovem.com.brContato: 11 3666.1234 / 11 [email protected]

Programação artística - 08 de junho de 2013 - ENTRADA FRANCA

35ª Romaria de Cavaleiros de Cachoeira Paulista reuniu centenas de cavaleiros

o Sábado (18/05) a c o n t e c e u a tradicional Romaria de Cavaleiros, que

partiu da Quadra Coberta de Cachoeira Paulista, à s 0 9 h , c o m d e s t i n o à A p a re c i d a o n d e o s cavaleiros receberam uma benção especial. A Romaria reuniu cavaleiros do Vale do Paraíba, Sul de Minas e do Sul Fluminense.

O w o r k s h o w , direcionado a guitarristas e demais músicos, será na sexta-feira (31/05) no Clube Literário em Cachoeira Paul is ta , a partir das 19h.

O s i n g r e s s o s e s t ã o sendo vendidos no valor

Instituto Musical Trilha Sonora traz o guitarrista Guthrie Govan pela primeira vez ao Brasil e em única apresentação no Vale do Paraíba

de R$ 50,00, podendo ter descontos na compra d e p a c o t e s d i r e t o n a Trilha Sonora.

S e g u n d o A l e x a n d r e A l v e s , d o I n s t i t u t o Musical Trilha Sonora, haverá este ano ainda, m a i s t r ê s e v e n t o s

i n t e r n a c i o n a i s , a s e r e m d i v u l g a d o s oportunamente.

Instituto Musical T r i l h a S o n o r a , a mais completa loja de instrumentos musicais e Escola de música licenciada pela EM&T

no Vale do Paraíba.

Endereço: R Dr. Bernardino de

Campos, 464, Centro, Cachoeira Paulista/SP

Tel (12) 3103 3312 Nextel: 122*74646 www.imts.com.br

N

A amiga Thata Triska paticipou da Romaria

Fotos: Divulgação