edição 349 do nova odivelas

16
ODIVELAS FASHION 2010: NADINE GONÇALVES É MISS FAMÕES FUTSAL: TORNEIOS DA PÓVOA E QUINTA DO PINHEIRO Sexta-feira, 11 de Junho de 2010 // Nº 349 Ano XI Director: Henrique Ribeiro www.novaodivelas.pt | | informa ªo regional Entre Tanto Horóscopo Idosa da Póvoa vive em aflição Posto de Comando Directas Miss Famões Arraial do Pomarinho Aniversário Rotary Clube de Odivelas Credibilização da política em debate Directas Ponto e Vírgula Dualidades Mundo das Tropelias Corporation Fitness Center Fontes de Caneças Valores Torneio Póvoa Torneio Quinta do Pinheiro Torneio Arroja Torneio Tenente Valdez Grande Prémio das Patameiras Forno e Talho da Cidade Sofás Design Mariachis ao vivo na Hacienda D. Luísa Realmente! Nobres Confissões Guarda Real Flash do Reino Consilcar 2 2 3 3 4 4 4 4 5 5 6 6 6 7 8 10 11 11 12 12 12 13 14 14 15 15 15 15 16 PUB NESTE NÚMERO PUB PUB FONTES DE CANEÇAS PATRIMÓNIO ABANDONADO

Upload: henrique-ribeiro

Post on 29-Mar-2016

256 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Nova Odivelas de 11 de Junho

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 349 do Nova Odivelas

ODIVELAS FASHION 2010: NADINE GONÇALVES É MISS FAMÕES

FUTSAL: TORNEIOS DA PÓVOA E QUINTA DO PINHEIRO

Sexta-feira, 11 de Junho de 2010 // Nº 349 Ano XI

Director: Henrique Ribeiro wwwwww..nnoovvaaooddiivveellaass..pptt || informaçªo regional

Entre TantoHoróscopoIdosa da Póvoa viveem afliçãoPosto de ComandoDirectasMiss FamõesArraial do PomarinhoAniversário Rotary Clubede OdivelasCredibilização da políticaem debateDirectasPonto e VírgulaDualidadesMundo das TropeliasCorporation Fitness CenterFontes de CaneçasValoresTorneio PóvoaTorneio Quintado PinheiroTorneio ArrojaTorneio Tenente ValdezGrande Prémiodas PatameirasForno e Talho da CidadeSofás DesignMariachis ao vivona Hacienda D. LuísaRealmente!Nobres ConfissõesGuarda RealFlash do ReinoConsilcar

2

2

3

3

4

4

4

4

5

5

6

6

6

7

8

10

11

11

12

12

12

13

14

14

15

15

15

15

16

PUB

NESTE NÚMERO

PUB

PUB

FONTES DE CANEÇAS

PATRIMÓNIO ABANDONADO

Page 2: Edição 349 do Nova Odivelas

11 Junho 20102 Nova Odivelas

PalavreandoA festa dos poetas, da arte e dacultura continua a marcar pre -sença quinzenal no Centro deExposições de Odivelas. Pala -vreando, chá, palavras e scones éagora um programa da NO TVgravado ao vivo e onde todos osamantes da poesia podem parti -cipar sem inscrição prévia. Bastaaparecer e serão muito bem re -cebidos pelo apresentador Ale -xandre Oliveira. A música eas conversas também têm lugarca - tivo. Estáconvidado, a partir das 22h00apareça… Será bem-vindo.

Miss PontinhaCom início às 21h00 no Salão daJunta de Freguesia da Pontinhatem hoje lugar mais uma elimi -natória do Odivelas Fashion 2010Miss Concelho de Odivelas. O Júrivai hoje eleger a Miss Pontinha,as suas duas Damas de Honorainda a Miss Fotogenia. Paraalém dos três desfiles das 15 can -didatas o espectáculo contaráainda com a actuação dos TheNew Kids, do Grupo de Dança doAjax de Odivelas e demonstra -ções da Vivafit da Pontinha.

Miss CaneçasO Quartel dos Bombeiros Volun -tários de Caneças recebe a 3ª eli -minatória do Odivelas Fashion2010 Miss Concelho de Odivelascom a eleição da Miss da Fregue -sia de Caneças, das duas Damasde Honor e da Miss Fotogenia. Oespectáculo incluirá ainda actua -ções dos The New Kids, Grupo deDança do Ajax de Odivelas,Grupo de Hip-Hop Eclipse, Rapa -zes da Pesada, Dança do Ventre eChoque Danse.

Oportunidadesem tempo de crise

Maria Lamas vai ter lugar aWorkshop “Oportunidades emtempo de Crise” promovida pelaCâmara de Odivelas, com en -trada gratuita.

InformalidadesO programa Informalidades , da NOTV é hoje gravado ao vivo a par -tir das 22h00 no Centro de Expo -sições de Odivelas. Para além dopainel residente, António Pedro,Graça Peixoto, Miguel Ramose Miguel Xara Brasil tambémpodem participarespectadores medianteinscrição prévia. Infor -mações podem ser pedidas [email protected] .

Aprenda a pintarem vidroAteliê de Pintura de Vidro nosdias 14 e 15 de Junho na Casa daJuventude, para jovens dos 13aos 35 anos. Inscrições limitadase gratuitas. Informações pelo te -lefone 219 320 480.

Pingos do EquadorO Centro Cultural Malapostaapresenta de 09 a 30 de Junho aExposição “Pingos do Equador” deMário Láires. Para ver na Sala deEspelhos. Entrada livre.

Dança na MalapostaCom coreografia de Kuenda oCentro Cultural Malapostaapresenta este fim-de-semanao espectáculo de dança “NhaCorpu teu fado” com Ana, An -dreia, Anibal, Àlvaro, Leo,Kuenda, Piny e Sofia.Preço 10 euros sujeito a des -contos. 60’. M/6. Sexta e Sábadoàs 21h30, Domingo 16h00 noauditório.

Tardes de CinemaO Bucha e o Estica voltam às Tar -des de Cinema do Centro Cultu -ral Malaposta. Para ver dia 16 e 17na sala de cinema curtas-metra -gens de Stan Laurel e Oliver

ENTRE TANTODE 12 A 18 DE JUNHO

CARNEIROCarta Dominante: O Mundo, que significa Fertilidade .Amor: Que o Amor e a Felicidade sejam uma constante na sua vida!Saúde: Ultrapassará qualquer problema graças à sua força de vontade.Dinheiro: Sem problemas neste campo da sua vida.

TTOOUURROOCarta Dominante: A Torre, que significa Convicções Erradas, Colapso .Amor: Se falar mais abertamente acerca dos seus sentimentos, poderá ver pro -gredir a sua relação afectiva. Que os seus mais belos sonhos se tornem realidade.Saúde: Cuide da sua saúde física, faça mais exercício.Dinheiro: Com trabalho e esforço conseguirá atingir o seu objectivo.

GGÉÉMMEEOOSSCarta Dominante: O Dependurado, que significa Sacrifício .Amor: Não deixe que as más-línguas o influenciem, tenha mais confiança na pes -soa que está consigo. Que a sabedoria infinita esteja sempre consigo!Saúde: Tenha cuidado com as correntes de ar.Dinheiro: Seja cauteloso com os seus gastos.

CCAARRAANNGGUUEEJJOOCarta Dominante: 7 de Copas, que significa Sonhos Premonitórios .Amor: Estará muito sensível. Levará a mal certas coisas que lhe digam. Sejamais confiante e menos impressionável. Defenda-se pensando no Bem!Saúde: Imponha um pouco mais de disciplina alimentar a si próprio.Dinheiro: Tendência para gastos excessivos.

LLEEÃÃOOCarta Dominante: 5 de Paus, que significa Fracasso .Amor: A sua relação está a passar por um período menos positivo. Aproveite com muita sabedoria os conselhos da sua família.Saúde: Deve tentar dormir pelo menos oito horas por dia.Dinheiro: O equilíbrio financeiro faz parte da sua vida neste momento.

VVIIRRGGEEMMCarta Dominante: Ás de Copas, que significa Princípio do Amor .Amor: Procure dar atenção às verdadeiras amizades. Que a bondade estejasempre no seu coração!Saúde: Tenha mais confiança em si, valorize-se mais.Dinheiro: Cuidado com as intrigas no local de trabalho.

BBAALLAANNÇÇAACarta Dominante: 8 de Espadas, que significa Crueldade .Amor: Se tem algum problema que o está a incomodar, é tempo de o resolver.Seja humilde e aprenda a conhecer-se a si próprio. Então conhecerá o mundo!Saúde: O seu sistema imunitário está muito sensível, seja prudente.Dinheiro: Não hesite em pedir ajuda quando estiver com problemas financeiros.

EESSCCOORRPPIIÃÃOOCarta da Semana: 9 de Ouros, que significa Prudência .Amor: Se não controlar os seus acessos de agressividade, poderá fazer sofreruma pessoa que ama. Aprenda a amar-se e então saberá amar tudo e todos!Saúde: Dê mais atenção à sua saúde, não se considere intocável.Dinheiro: Período favorável para esboçar novos negócios e empenhar-se na con -cretização dos seus projectos.

SSAAGGIITTÁÁRRIIOOCarta Dominante: 5 de Espadas, que significa Avareza .Amor: Não seja tão mal humorado! Sorria! Procure ter pensamentos positivos enão deixe invadir-se por sentimentos ou pensamentos negativos.Saúde: Faça alguns exercícios físicos mesmo em sua casa.Dinheiro: Não deixe para amanhã aquilo que pode fazer hoje.

CCAAPPRRIICCÓÓRRNNIIOOCarta Dominante: Cavaleiro de Espadas, que representa um Guerreiro .Amor: Provável desentendimento com alguém que lhe é muito especial. Que aserenidade e a paz de espírito sejam uma constante na sua vida!Saúde: Não se acomode.Dinheiro: Provável descida do seu poder de compra.

AAQQUUÁÁRRIIOOCarta Dominante: 6 de Paus, que significa Ganho .Amor: Notará um afastamento da pessoa amada, mas não é nada alarmante.Com os nossos pensamentos e palavras, criamos o mundo em que vivemos!Saúde: Muito favorável, aproveite e pratique exercício físico.Dinheiro: Notará que o seu esforço a nível de trabalho será recompensado.

PPEEIIXXEESSCarta Dominante: 4 de Ouros, que representa Projectos .Amor: Diga abertamente ao seu companheiro tudo o que acha que nele é menoscorrecto. Seja o primeiro a dar o exemplo!Saúde: Relaxe um pouco mais, anda muito tenso.Dinheiro: Estabilidade financeira.

Horóscopo

SEXTA 11 DE JUNHO

AGENDA. Mais eventos em

www.diariodeodivelas.com

OUTROS DIAS

MAIS INFORMA˙ˆO À DIST´NCIA DE UM CLIQUE

PDF INTEGRAL DO NOVA ODIVELAS EM

www.novaodivelas.pt

FOLHEAR A EDI˙ˆO IMPRESSA

www.jornal.novaodivelas.pt

AS NOT˝CIAS DI`RIAS PARA LER EM

www.diariodeodivelas.com

AS NOT˝CIAS COM ROSTO PARA VER EM

www.novaodivelas.tv

+

+

+

+

Um Mundo de Comunicaçªo

SÁBADO 12 DE JUNHO

SEGUNDA 14 DE JUNHO

E AINDA...> Até 29 de Junho na Junta daPontinha: Exposição “Tintim e(em) Portugal” de Orlando Dinis.

> Até 25 de Julho na Malaposta:“O Gato das Botas” , de Terça aSexta-feira às 10h30 e 15h00 rea -lizam-se sessões para escolas(por marcação) e para o públicoem geral aos Sábados às 16h00 eaos Domingos às 11h00. Preçoúnico 5 euros. M/3.

> Até 29 de Agosto no Centro deExposições de Odivelas: Exposi -ção “As Grandes Viagens Marítimasna China” .

> Descontrai-te – Sessões deYoga: A pensar em todos os quequerem bem-estar… Terças eQuintas-feiras, das 19h às 20h30,e Sábados, das 08h00 às09h30, na Casa da Juventude.Informa - ções pelo 219320 480.

> Pedras Para a Históriado Território de Odivelas:Exposi - ção no Centro deExposições de Odivelas.

> Exposição: Grândola VilaMorena no Posto de Comandodo MFA: Informações na Divi -são de Juventude e Cultura daCMO. Telefone 219 320 800.

> Visitas ao Posto de Comandodo MFA: Às Quartas-feiras demanhã e Sextas-feiras à tardemediante marcação prévia quepode ser feita pelo telefone 219320 800.

> Bibliófilo Vai a Casa: Serviçode Empréstimo Domiciliáriopara residentes no concelho deOdivelas que por dificuldadesmotoras, visuais ou outras, nãose possam deslocar, autonoma -mente, à Biblioteca Municipal.Informações: Biblioteca Muni -

Page 3: Edição 349 do Nova Odivelas

11 Junho 2010 3Nova Odivelas

MIRANTE

O movimento cívico POSTODE COMANDO SEMPRE apro -vou o Plano Anual de Activi -dades para 2010/2011, que sepassa a transcrever.Todas as actividades do movi -mento cívico terão muito aganhar em serem implemen -tados em parceria, designada -mente com a CâmaraMunicipal de Odivelas, as Jun -tas de Freguesia da Pontinha,de Carnide e de Alfornelos eoutras instituições, associa -ções e movimentos cívicos1. Classificação patrimonialdo Posto de Comando: Reco -lher o máximo possível deassinaturas da petição on-line pela classificação patri -monial do Posto de Comandodo MFA, para apresentar naAssembleia da República noinício do ano de 2011.2. Entrevista aos operacio -nais: Proceder à recolha deentrevistas em vídeo com osoperacionais do Posto de Co -mando, para a produção demateriais didácticos destina -dos prioritariamente às esco -las: vídeos, brochuras, livro.3. Programa na Nova Odive -las TV : Garantir um pro -grama semanal na NO TVcom a duração de 3/5 minu -tos, onde se dê a conhecer aactividade do nosso movi -mento cívico.4. Conferências do Posto deComando: Promover a orga -nização do 1º Ciclo Anual de“Conferências do Posto de Co -mando”, em torno do EstadoNovo, da Resistência e do 25de Abril. O local privilegiadoda sua realização é o Auditó -rio do Posto de Comando.5. Divulgação do Posto deComando: Iniciar a divulga -ção do Posto de Comandonas escolas, associações eoutras instituições das trêsfreguesias limítrofes do Postode Comando: Pontinha, Car -nide e Alfornelos e em todo oconcelho de Odivelas.6. Memorial ao Posto de Co -mando e ao 25 de Abril: Lan -çar a discussão e oscontactos institucionais paraa concretização desta ambi -ção de longa data. Criar con -dições para a suaimplementação com partici -pação pública.A partir de agora, vão-se ini -ciar os contactos institucio -nais para estabelecerparcerias para a concretiza -ção deste programa.

Jorge [email protected]

Posto deComandoSempre

AMBIENTE. Dia Mundial foi assinalado pela Câmara e Junta de Caneças.

Reportagens na NNOO TTVV

SOLIDARIEDADE

Situação dramática na Póvoaexige desfecho rápido

aria da Conceição Cruzjá passou por muitas pro -vações na vida. Com 68

anos, vítima de poliomielite e deoutras doenças, já foi operada 46vezes e aguarda nova cirurgia àgarganta. Completamente imobi -lizada, sente-se uma «Escrava » doseu próprio apartamento no se -gundo andar, de onde só sai coma ajuda dos bombeiros, para ir aohospital. O marido pediu a re -forma antecipada para tomarconta dela, e a filha, já com duascrianças, está desempregada.Uma situação dramática a queacresce o facto de morar num pré -dio do Bairro Quinta da Quinti -nha (Póvoa de Santo Adrião),sem as mínimas condições de ha -bitabilidade.

Prédio com váriosproblemasApesar de todas as debilidades fí -sicas, Maria da Conceição Cruznão baixou os braços. Está “presa ”a uma casa que comprou à Câ -mara Municipal de Loures (CML)em 1988 – e para onde foi enca -minhada com a família quatroanos antes, na sequência dascheias que destruíram o seu lar,na Flamenga – e exige que oserros de construção e reabilita -ção da obra sejam reparados. Ne -nhum dos vários empreiteirosentretanto responsáveis pelo edi -fício resolveu ainda o problema,que refere arrastar-se desde a dé -cada de 80 .Quando o marido trabalhava in -vestiram muito dinheiro em “re -

mendos”. Arranjaram o soalho eos estores, pintam várias vezespor ano as paredes das divisõesda casa que teimam em ficar ne -gras e bolorentas, tentaram dis -farçar as rachas no tecto, eperderam a conta dos móveis eelectrodomésticos que tiveram desubstituir devido à humidade in -filtrada por todo o apartamento.Os cheiros acumulados obrigam ocasal a ter as janelas sempre aber - tas, quer faça chuva, sol, ou vento. Condiçõesque só deterio - ram oestado de saúde, já frágil, deMaria da Conceição Cruz, quenão sabe o que fazer.

«Precisa de umaintervenção urgente»Mais de duas décadas após a mu -dança de casa, o pesadelo conti -nua. Quando o problema estavasob a alçada da CML as respostasjá eram poucas, mas consideraque nos últimos 11 anos, desdeque o município de Odivelas foicriado, «A situação ainda estápior». Já se deslocou várias vezesà Divisão de Habitação da Câ -mara; ou recebeu a visita de doistécnicos municipais ; mas as solu -ções tardam em chegar e a espe -rança começa a morrer. Alega que«O engenheiro » da Câmara quemais tem acompanhado o pro -

Lina [email protected]

Imobilizada há longosanos, Maria da ConceiçãoCruz vive no Bairro Quintada Quintinha (Póvoa deSanto Adrião), numa casasem as mínimas condi -ções de habitabilidade. Ocaso arrasta-se e já moti -vou a intervenção dos ve -readores independentesna Câmara de Odivelas. Aautarquia avançou recen -temente que as obras ne -cessárias decorrem aindadurante o Verão.

M

Foto

graf

ias:

Arq

uivo

NO

empreiteiros que passam pelaobra, tendo assumido, inclusive,que a casa « Precisa de uma inter -venção urgente» até porque «Otecto pode ruir». Apesar das cons -tatações, o funcionário terá avan -çado que dificilmente haverianovidades antes do mês de Outu -bro, altura em que voltariam acontactar a proprietária .

Vereadoresindependentesreclamam soluçõesEntretanto, os vereadores inde -pendentes Paulo Aido e HernâniCarvalho já levaram o caso a três

sessões de Câmara (7 e 21 deAbril, além de 2 de Junho), nãoobtendo qualquer tipo de feed -back concreto. Na última reu -nião, Paulo Aido deixa um aviso:«Podemos estar a deixar ultrapas -sar o prazo de garantia da obra(se é que não foi já ultrapassado),e poderá configurar-se como con -traproducente intervir no edifíciopara recuperar os erros da obra(responsabilidade da Câmara deOdivelas) já em pleno Outono, noinício da época de chuvas ».Ao Nova Odivelas , o gabinete dapresidência da Câmara respondeque «Foram identificados os errosnas obras de reabilitação do edifí -cio que ocorreram há alguns anos»e que a intervenção nos espaçoscomuns do prédio e na fracçãoem causa avançam, sem mais de -longas, «Ainda durante o Verão».

«Sem pedir um tostãoem troca»A família está descrente. O “jogodo empurra” deixou as suas mar -cas e só acredita em progressosquando os vir. Mas apesar do lentoarrastar dos acontecimentos,Maria da Conceição Cruz vai en -contrando pequenos prazeres aque se agarrar. Continua a dedicar-se, dentro das suas possibilidades,aos trabalhos manuais, que ou -trora ensinou aos alunos em esco -las ou centros de dia locais , «Sempedir um tostão em troca».Sente hoje falta de trabalhar e doconvívio com outras pessoas, fri -sando que já cumpriu a sua mis -são cívica e que merece, pelomenos, melhores condições dehabitabilidade. Não deixa que odesespero a consuma (até porquea vida a tornou mais forte), masreivindica melhorias «Ou até umaindemnização» por todo o di -nheiro gasto no seu apartamento ,situado num edifício problemá -tico, sem que ninguém assumaaté agora responsabilidades. «Eunem me importava de ir para outrosítio (…) ou então que instalassemaqui um elevador», refere, acres -centando ter uma cadeira derodas eléctrica guardada num es -paço no rés-do-chão.Afirma sempre ter cumprido assuas obrigações (diz mesmo seruma das poucas, naquele edifício,a pagar condomínio), ou cultivadoa ajuda ao próximo. E tem conse -guido estar à altura dos desafiosque a vida lhe foi lançando. Massente-se cansada e quer respostas.

Page 4: Edição 349 do Nova Odivelas

11 Junho 20104 Nova Odivelas

PUB

QUOTIDIANOSDIRECTAS

PCP condena incidentesna PontinhaEm Nota de Imprensa intitulada«À falta de médicos mandaramagentes da PSP» o PCP condenao facto de os utentes do Centrode Saúde da Pontinha terem es -tado desde madrugada à esperapara marcar consulta e «Quandoo Centro abriu foram informadosde que não havia marcações ».No âmbito da acção nacional doPCP de esclarecimento e lutacontra o PEC, a organização doPCP na freguesia da Pontinha,acompanhados pelo vereador doPCP, Ilídio Ferreira e Maria daLuz Nogueira, estiveram à portado Centro de Saúde da Pontinhae extensão da Urmeira para dis -tribuir um comunicado «De de -núncia da grave situação dasaúde e dirigiram às populaçõesum apelo à indignação e luta pelodireito à saúde».Cerca de uma centena de pes -soas esperava para marcar aconsulta de que necessitava ecuja marcação é sempre no dia1 de cada mês. As pessoasaguardavam encostadas à pa -rede, em pé, algumas desde as04h 00 da madrugada. Às 08h00abriu a porta do Centro desaúde e foi dito às pessoas quenão havia marcações nesse dia.Diz o PCP que «O que aconteceuno Centro de Saúde da Pontinhae que, não é diferente de outrasunidades de saúde, é uma au -têntica vergonha e traduz o es -tado de degradação da saúde aque as politicas de direita do PSe PSD têm conduzido a saúde nonosso país»Na Nota afirma-se que «Perantea just a indignação e protesto dosutentes do Centro de Saúde, foichamada a PSP. Cerca de 10agentes da autoridade rompe -ram pelo Centro de Saúde, aper -cebendo-se de imediato que alinão tinham nada para fazer,pois o direito à indignação e aoprotesto contra o roubo do di -reito à saúde é um direito que aConstituição garante».

ODIVELAS FASHION

Nadine Gonçalves é Miss Famõesomeçou no Sábado, 05 deJunho , o Odivelas Fashion2010 com a eleição da

Miss Famões. Nadine Gonçalves,uma jovem estudante de 19 anosarrecadou o título tendo con -quistado o maior número devotos do júri do evento. AnaMendes, é a 1ª Dama de Honor,Ana Patrícia Guerreiro foi eleita2ª Dama de Honor e Bruna Costaé Miss Fotogenia.Já com 11 anos e tendo começadocomo concurso destinado a elegera Miss da Cidade, o Odivelas Fas -hion cresceu e é hoje um eventocom eliminatórias em todas assete freguesias do concelho deOdivelas, de onde saem as 21 fi -nalistas que concorrem ao títuloMiss Concelho de Odivelas. Oevento é promovido pela Photovi -deo, de Eduardo Sousa e em al -gumas freguesias, como é o casode Famões é realizado em parce -

ria com a Junta de Freguesia. ACâmara Municipal de Odivelastambém apoia o evento.Para além dos três desfiles habi -tuais das candidatas em traje ca -sual, fato de banho e traje denoite, o espectáculo contou ainda

com a brilhante actuação dos TheNew Kids , que apresentaram al -guns trabalhos originais, doGrupo de Dança do Grupo Recrea -tivo do Espírito Santo, Ajax de Odi -velas , e dos Jovens da Pesada .Como sempre acontece neste

Foto

graf

ia: E

duar

do S

ousa

evento o júri foi composto porelementos das autarquias, co -municação social e patrocinado -res. Presidiu o vice-presidente daCâmara de Odivelas, Mário Má -ximo, acompanhado por AntónioRodrigues, presidente da Juntade Freguesia de Famões. Estive -ram também no júri vários mem -bros do executivo da junta e umrepresentante da Assembleia deFreguesia. O Grupo SimprusPress esteve representado porHelena Figueira, jornal NovaOdivelas , David Braga, jornal di -gital Diário de Odive las e Henri -que Ribeiro, Web televisãoregional NO TV .Na apresentação do espectáculoestiveram os habituais AntónioJosé, substituto legal do presi -dente da Junta e Paula Barreira,funcionária da autarquia. HR

C

ASSOCIATIVISMO

om um jantar que juntou osseus membros e convidadosna Casa do Largo, em Cane -

ças, o Rotary Clube de Odivelas as -sinalou a passagem do seu 21ºaniversário, emblemando um novomembro e reafirmando os princí -pios rotários.Na mesa do evento estiveram o seupresidente António Faustino, MárioMáximo, vice-presidente e em re -presentação da edil, Susana Ama -dor, Vítor Silva, sócio número 1 doclube, Pires Manteigas, 1º presi -dente e Vítor Machado, rotário deOdivelas.Ví tor Silva e Pires Manteigas lem -braram a constituição e os primei -ros anos do Rotary Clube deOdivelas e Mário Máximo subli -nhou que os rotários «São genteque trabalha e com provas dadas nasociedade».O vic e-presidente da Câmara Mu -nicipal de Odivelas e vereador da

21 anos do Rotary de Odivelas

C

Cultura, disse que o ano de 2011em Odivelas vai ser dedicado a D.Dinis, nos 750 anos do seu nasci -mento e que a Bienal de CulturasLusófonas desse ano vai tambémlembrar o fundador da língua por -tuguesa. HR

FOLCLORE

tradição continua no Poma -rinho. No passado fim-de-semana teve lugar mais uma

edição do anual Arraial Popular doPomarinho, bairro da freguesia deOdivelas, que é já um aconteci -mento marcante do panorama cul -tural do nosso Concelho e que maisuma vez juntou ranchos folclóricosde vários pontos do país.Como sempre o ponto alto deste eventofoi o Festival de Folclore que teve lugarno Sábado à noite e que juntou nopalco os vários ranchos participantes. Opresidente da Junta de Freguesia, VítorMachado e o seu vogal Pedro Martinsestiveram presentes, bem como um re -presentante do vereador da Cultura daCâmara de Odivelas, Mário Máximo.O Festival começou com a imposiçãodas fachas desta edição em todos osestandartes dos ranchos presentes.O espectáculo abriu e fechou com osorganizadores, o Rancho FolclóricoMoleiros do Pomarinho, seguindo os

XXIII Arraial do Pomarinho

A

Ranchos Folclóricos de S. Leonardo daGalfura, da Régua; de Santa Marina deLousado, de Vila Nova de Famalicão;da Freguesia de Cepões, de Viseu e doBairro da Fraternidade, de Loures .Foi um Festival cheio de cor de ape -los às tradições regionais e nacio -nais e demonstrou na sua máximaplenitude as virtudes de colocar aspessoas, nomeadamente os mais jo -vens, a dar ênfase aos nossos cos -tumes. António Boa-Nova

Evento completo na NO TV

www.novaodivelas.tv

Reportagem tambØm na NO TV

www.novaodivelas.tv

Foto

graf

ia: E

duar

do S

ousa

Foto

graf

ia: A

ntón

io B

oa-N

ova

24 HORAS DE NOT˝CIAS

www.novaodivelas.tv

Page 5: Edição 349 do Nova Odivelas

11 Junho 2010 5Nova Odivelas

PUB

Alerta de burlasem OdivelasEm Nota de Imprensa a CâmaraMunicipal de Odivelas «Alertapara o facto de estar a chegar aoseu conhecimento um númeromuito significativo de participa -ções referente a burlas, especifi -camente na zona central deOdivelas, junto ao Centro Co -mercial Oceano.As burlas em causa processam-se da seguinte forma:Indivíduos, de diferentes idades,apresentam-se como sendo fun -cionários da Câmara Municipalde Odivelas ou dos Serviços Mu -nicipalizados, alertando os idosospara ofertas que consistem no pa -gamento de medicamentos ou deserviços diversos ao domicílio, einclusive da cobrança de taxas.Nada disto corresponde à verdade!Os serviços camarários encon -tram-se perfeitamente identifica -dos, não funcionando em plenarua ou porta a porta!A Câmara Municipal de Odive -las considera fundamentalalertar os seus munícipes paraestas situações que limitam-sea ser uma forma de extorquirdinheiro aos mais incautos,apesar dos inúmeros alertassistematicamente difundidospelas Forças de Segurança, e in -clusive pela Câmara Municipalquando promoveu as diversassessões de sensibilização no Con -celho, inseridas no Programa“Idosos em Segurança”, promo -vido em parceria com a PSP.Solicitamos aos munícipes quetenham conhecimento destasburlas que as comuniquem, deimediato, à Autoridade Policialmais próxima ».

PS assinalou diada criançaA Comissão Política Concelhiade Odivelas do PS assinalou oDia Mundial da Criança ofere -cendo bilhetes para a peça “OGato das Botas” em exibição naMalaposta às crianças da Casade Acolhimento “Rainha SantaIsabel” e da Obra do Padre Abel.Para além destas crianças o PSfoi também ao Barruncho en -tregar «Alguns miminhos» se -gundo Nota de Imprensa doGabinete de Comunicação daCPCO socialista.

DIRECTASCIDADANIA

Os políticos que não cumpremdevem ser penalizados

debate foi aberto por Ma -dalena Varela, do MOC,explicando que o objectivo

destes debates é trazer à discus -são as questões que estão naordem do dia. «As pessoas estão se -dentas de respostas».Dando início à discussão, TeresaSalvado introduziu a questão daúltima Assembleia Municipal e aconsideração do seu presidente,Sérgio Paiva, de que teria sidouma sessão indigna. Lúcia Lemosconsiderou que os problemasaconteceram porque «O Presidentenão soube conduzir dos trabalhos.A condução dele é que foi indignae não a Assembleia».Falando do tema do debate, LúciaLemos disse que apenas depois deestar há muitos anos em Odivelasse achou apta para participar navida política local «Depois de 20anos a viver e trabalhar em Odive -las já posso participar sem falar decor». A oradora considera que sãoas pessoas que fazem a sociedadee que os políticos «Não são extra -

terrestres, são pessoas da socie -dade». Para Lúcia Lemos é impor -tante perceber se os erros dospolíticos já existiam antes dessaopção ou se se tornaram menoscredíveis depois de serem políti -cos. Defendendo que as generali -zações são um erro, a oradoradisse que em todas as situaçõeshá boas e más pessoas, falandonos advogados e professores,duas profissões que exerce. «Háadvogados corruptos e professoresque não querem trabalhar mastambém há advogados honestos eprofessores que se entregam decorpo e alma à profissão. Não sepode meter tudo no mesmo saco ».Lúcia Lemos defendeu ainda quequando se tem conhecimento deque há um político menos ho -nesto deve-se dizer o seu nome enão generalizar à classe.«Há um sentimento na sociedadede que a política é suja e os políti -cos não são credíveis. Eu não pensoassim. Pode-se ser político sendo-secredível e sério» disse a oradora re -conhecendo que há pessoas quese afastam das boas práticas su -blinhando que só recentemente,após o 25 de Abril, as pessoasforam chamadas à participaçãopolítica que até ai era apenas demeia dúzia “iluminados ” e que por

isso havia uma falta de prepara -ção da população para o exercícioda política.

Paulo Aido começou por dizer quedepois do que se passou com a co -ligação decidiu ficar na vereaçãomunicipal «Para dignificar o votodas pessoas no nosso programa». Overeador independente salientouque a democracia portuguesa foiconstruída na base dos partidos,que devem continuar a existirmas defendeu que os movimentosde cidadãos i ndependentes tam -bém devem existir e ser cada vezmais e que «Os políticos devem serlivres e ter capacidade de dizer não.Quando perde essa capacidadedeixa de ser portador da verdadecom que foi eleito». Defendeu aindaque a classe política não devia serprofissionalizada. «Os sonhos detransformar a sociedade transfor -mam-se no desejo de perpetuar o

Foto

graf

ia: H

enriq

ue R

ibei

ro

emprego. Há políticos que são mo -vidos pela necessidade de garantir oemprego e não pelas necessidadesdas pessoas que os elegeram. Istonão credibiliza a política. Há valo -res que são essenciais e devem estaracima das lógicas partidárias ».Para Paulo Aido o compromissodos políticos «Deve ser sempre coma verdade. Quando os políticosnum dia contradizem o que tinhamdito no outro dia as pessoas inter -rogam-se sobre a credibilidade des -ses políticos». Dando o exemplo dofutebol onde os jogadores levamcartão amarelo ou vermelho de -fendeu a criação de um meca -nismo que também penalizasse ospolíticos sempre que não cum -pram o prometido. Continuandocom as comparações falou aindado teste de alcoolemia aos condu -tores defendendo o teste aos polí -ticos para os chamar à razão.O argumento das urnas não chegapara Paulo Aido que consideraque os eleitores também têmculpa ao voltar a por no poderpessoas que demonstraram não omerecer. «As pessoas protestam econtestam mas reelegem sempre osmesmos políticos que contesta -ram». Confessou ter tido algumaesperança nas eleições europeiase no aparecimento de novos par -tidos que acabaram por não terqualquer representatividade.Falando da sua experiência en -quanto vereador em Odivelasdisse estar a ser muito gratificantee extraordinária. «Nas autarquiasa relação com a população pode serverdadeira e acontecer mesmo.Temos procurado resolver os pro -blemas concretos das pessoas e emalguns casos temos conseguido».Depois das intervenções dos ora -dores convidados teve lugar umanimado debate com participaçãode muitos cidadãos.

Henrique [email protected]

O terceiro debate do ciclo“Odivelas e a Cidadania”que está a ser promovidopelo Movimento Odivelasno Coração, (MOC) falouda “Credibilização dospolíticos e da política” eteve como or adores Lúcia Lemos e Paulo Aido,com moderação da jor -nalista Teresa Salvado.Algumas dezenas depessoas assistiram aodebate que decorreu noPavilhão Polivalente.

Reportagem tambØm na NO TV

www.novaodivelas.tv

COMÉRCIO LOCAL. Debate do MOC a 15 de Junho.

Reportagem na NNOO TTVV e na próxima ediçªo.

«Os partidos sãoessenciais àdemocracia...Mas, há partidose partidos!»

Page 6: Edição 349 do Nova Odivelas

Ponto& Vírgula

screvo o texto desta semana logo de -pois do debate em que participei , emOdivelas , sobre a credibilização da po -

lítica e dos políticos. Debate de onde saírammuitas questões para reflectir, onde forampartilhados diversos pontos de vista e expe -riências. Grande mérito para os dois convi -dados da noite, Lúcia Lemos e Paulo Aido.No caminho de regresso , e por vir a pensarsobre a credibilização da política , lembrei-me de uma história que me relataram re -centemente.Esta história passa-se num departamentodo Ministério da Educação , algures no cen -tro de Lisboa. Que tal como muitos, senãotodos, os serviços afectos ao Estado tinhapessoas a trabalhar há anos a recibos ver -des. Pessoas que têm um local fixo de tra -balho, uma chefia, um ordenado regular eum horário a cumprir. No entanto, não têmsubsídios de férias ou de Natal, nem direitoa baixas por doença, muito menos a des -contos feitos pelo patronado (o Estado) paraa segurança social e finanças.Havia que moralizar… credibilizar o sis -tema. E “alguém” se lembrou que os recibosverdes na tão conhecida função Pública ti -nham de acabar. E realmente, praticamenteacabaram.Mas agora a questão que se impõe. Acaba -ram como? Despediram as pessoas? Fize -ram-lhes contratos? Puseram-nas nosquadros? Não. Nada disto. A solução encon -trada foi, no mínimo, engenhosa… para nãolhe chamar amoral e fraudulenta.Resolveram a questão matando dois coe -lhos de uma cajadada só: acabaram com aprecariedade no trabalho (dizem!) e incenti -varam o empreendedorismo (ironia).Como? Simples: obrigaram as pessoas queestavam a recibos verdes a… pasme-se…criar uma pequena empresa (eu diria, umanano-micro empresa, visto que algumastêm apenas uma pessoa). Ou seja, as pes -soas (o caso que me contaram trabalhavano tal departamento há uns sete anos)mantiveram o ordenado inalterado… masagora têm despesas com contabilistas e im -postos de empresa, tipo IRC e IVA e afins .Mas há mais… como são empresas , todosos anos estas pessoas têm de se candidatara prestar um serviço ao Estado. E, como estetipo de concursos demoram tempo e levammilhentos carimbos e assinaturas, as pes -soas estão a trabalhar desde o início do ano,mas só começam a receber, por vezes, lápara Maio/Junho. E mais, os retroactivosnão são logo pagos. São contabilizados e di -luídos nos restantes ordenados até ao finaldo ano.Parece um filme cómico? Mas não é.E qualquer parecença entre esta história e arealidade não é coincidência. Acontecemesmo. Se eu vi? Não. Mas acredito emquem me contou… E isto é um artigo deopinião… E não uma notícia.

Teresa [email protected]

O ponto-e-vírgula marca umapausa mais longa que a da

vírgula (para que se aprenda arespirar), no entanto menor que

a do ponto (para que não seperca a oportunidade de agir).

11 Junho 20106 Nova Odivelas

24 HORASDE NOT˝CIASwww.novaodivelas.tv

Dualidades

História fará justiça ao Almirante Rosa Coutinho.Le mbro-me bem dos tempos agitados e algumasvezes pouco ataviados do PREC, tempos de mu -

dança que favoreciam os excessos, uns necessários outrosnem por isso . Desses tempos guardo a memória em queum “assobio ” bastava para que o povo se reunisse e to -masse a iniciativa da mudança, da necessidade absolutade mudar de rumo.Apoiada pelo povo, a Revolução de Abril, democrática e na -cional, foi conduzida por militares que sem qualquer expe -riência de condução de processos políticos escreveram amais bonita página da nossa história recente. A página queinicia a Democracia em Portugal.Oficial superior da Marinha, Rosa Coutinho distinguia-sedos restantes militares de Abril, de branco, aprumado e in -variavelmente com um sorriso a marcar-lhe o rosto.Com a morte do Almirante Rosa Coutinho desaparece umadas figuras mais relevantes da Revolução de Abril e os tra -balhadores e o povo português perdem um aliado de todasas horas e um amigo de todos os momentos.Chamado a integrar a Junta de Salvação Nacional logo nanoite de 25 para 26 de Abril de 1974 - cargo para que foinomeado pelos oficiais da Marinha do Movimento das For -ças Armadas - o Almirante Rosa Coutinho desde logo assu -miu claramente o seu posicionamento no campo maisprogressista e avançado do MFA.Nomeado posteriormente presidente da Junta Governativade Angola, ele viria a desempenhar um papel fulcral emtodo o importante e complexo processo de descolonização.Intervêm nos acordos de Alvor e na madrugada de 25 deNovembro revela um enorme sentido patriótico impedindoque a Armada viesse para a rua em armas, o que poderiaconduzir o país para uma guerra civil. Portugal seria hojeum país diferente, para pior, não fora a intervenção daquelea que chamaram o “Almirante vermelho”.Até final da sua vida, o Almirante Rosa Coutinho manteveuma postura de total fidelidade aos valores e aos ideais daRevolução de Abril.Observador atento da situação internacional, sempre ma -nifestou a sua solidariedade com a luta dos trabalhadorese dos povos do mundo.Observador atento da realidade nacional, manteve umapostura de solidariedade constante com a luta dos traba -lhadores portugueses e os seus objectivos - luta que acom -panhava a par e passo, sempre tendo como referênciaorientadora a justiça social, a democracia e a liberdade con -quistadas na sequência do 25 de Abril; luta na qual partici -pava e que considerava caminho indispensável para alterara situação entretanto criada.Luta que ele via assim: «Hoje já não há medo da PIDE, dacensura, das perseguições políticas (à velha maneira...), masem contrapartida criaram-se outros medos também inimigosda liberdade: medo do desemprego, medo de não ter condi -ções para uma velhice feliz, medo de não conseguir educar osfilhos, medo de não ter acesso à saúde, todos estes medos con -tinuam a existir, e todos eles têm de ser combatidos em nomede uma liberdade que o País conseguiu com o 25 de Abril.»

A

O Almirantede Abril

António Pedro

Mundo das Tropelias

Para o Mundo das Tropelias o Dia Mundial da Criança évivido todos os dias, porém, como é tradição os dias es -peciais têm um lugar de destaque no nosso mundo, estedia não foi excepção e a alegria foi sem dúvida umaconstante.Entre o brilho do Sol e um ambiente agradável, os nos -sos alunos aguardaram ansiosamente a comemoraçãodeste dia, mas não sabiam o que os esperava. Depoisde a grande maioria estar presente o momento mágicochegou e foram distribuídas bolas pelos alunos…comose pode imaginar a brincadeira começou logo e só ter -minou ao final da tarde!Professoras e alunos partilharam momentos alegres,brincadeiras divertidas, jogos e ainda dedicatórias, poiscada bola era única e os alunos ao longo do dia foram fa -zendo questão de a personalizar solicitando aos seusamigos, um desenho, uma mensagem…Entre brincadeiras e tropelias o dia foi passando, ficamagora as memórias de mais um dia especial…

74

PUBLIRREPORTAGEM

Mais um diaEspecial…

Moralizar

E

Page 7: Edição 349 do Nova Odivelas

11 Junho 2010 7Nova OdivelasPUB

Page 8: Edição 349 do Nova Odivelas

8 Nova Odivelas 11 Junho 2010

ACTUALI DADEPATRIMÓNIO

A qualidade e a abundânciadas águas de Caneças fize -ram proliferar, na primeirametade do século XX, a suacomercialização. Multipli -caram-se as Fontes públi -cas e privadas, cinco dasquais classificadas hojecomo Imóveis de InteresseMunicipal. Mas será queeste património tem sidobem preservado? Três delasevidenciam que não.

ituadas em Caneças, são umdos ex-libris do concelho. Asfontes das Fontainhas, Cas -

telo de Vide, Passarinhos, Casta -nheiros e Piçarras [classificadascomo Imóveis de Interesse Munici -pal (IIM) em 2004], são as princi -pais sobreviventes de um períodoáureo da freguesia – outrora muitoprocurada pelas suas águas, ares efrescura dos campos – assumindohoje uma importância histórica, pa -trimonial, turística, e económica in -questionável para Odivelas.Contudo, três delas (todas em do -mínio privado), estão em elevadoestado de degradação, o que preo -cupa as entidades locais.

Roteiro das FontesA Junta e a Associação “Os Amigosde Caneças ” têm pugnado pela pre -servação das Fontes e das tradiçõesque inspiraram o filme “Aldeia daRoupa Branca” protagonizado porBeatriz Costa. Já a Câmara, quechegou a realizar actividades en -volvendo aquele patri mónio,afirma encontrar-se em negocia -

ções para adquirir a Fonte das Pi -çarras. Simultaneamente avançaque pretende criar, a médio prazo,um Roteiro das Fontes de Caneças,a integrar na Carta do PatrimónioCultural do concelho, actualmenteem preparação.O presidente da autarquia local,Armindo Fernandes, sugeremesmo a criação, numa fase pos -terior, de um percurso específicoque abrangesse as fontes dos Cas -tanheiros, Fontainhas e Piçarras,atravessando o Aqueduto dasÁguas Livres, e que culminassenum parque de eucaliptos na ur -banização Quinta do Macário (quepoderia vir a ser equipado com umcircuito de manutenção e umaárea de piqueniques).Mas o autarca reconhece queaquele sonho não é de execuçãofácil, até porque o grau de conser -vação dos três imóveis em causa ébastante diferente.

Fontainhas,Castanheirose PiçarrasA Fonte das Fontainhas,situada em domínio público, éprovavel - mente a maisantiga da freguesia (segundo olivro de actas da Câmara dosOlivais de 1888). Sofreu váriasobras de limpeza e restauro, que em1989 incluíram a criação deuma zona de merendas, parqueinfantil e instalações sanitárias. Adornada com pedra decascata e azulejos re - velando ahistória das lavadeiras, dos veraneantes, ou do carrega -mento de trouxas, é “protegida” porum enorme carvalheiro que lhetransmite uma aura especial.Nas outras duas fontes, logo ali aolado, o cenário deixa de ser idílicoe, pelo contrário, inspira cuidados.Escondida numa quinta da Socie -dade de Água de Caneças, a Fonte

sitantes. Só se pode entrar nos ter -renos onde se encontra com a au -torização dos proprietários, mas adensa mancha verde que sobressaipara o exterior ou as duas entra -das, votadas ao abandono, deixamentrever que perdeu o brilho e oambiente romântico de outrostempos. Um dos responsáve is, An -tónio Alves, refere que a Sociedade«Tem assegurado que o espaço não évandalizado» (inclusive através deuma pessoa em permanência nolocal) e que se pretende vender ohectare e meio de terreno ao sectorimobiliário. O grupo de sóciosaguarda a resposta da Câmara, fri -sando que a intenção, caso sejaaprovada uma urbanização para a

Lina [email protected]

Fontes de Caneças à espera de um plano de dinamização

S

PUB

Foto

graf

ias:

Lin

a M

anso

Page 9: Edição 349 do Nova Odivelas

11 Junho 2010 9Nova Odivelas

Fontes de Caneças à espera de um plano de dinamização

PUB

quinta, é preservar a fonte e um es -paço verde circundante.Para a Fonte das Piçarras (criadapor volta de 1898) também nãohá soluções a curto prazo. Detidapor particulares, está cercada pormuros altos e um portão de ferroque não permitem a sua desco -berta. Construída em estilo neo-manuelino e dotada de azulejosem relevo aludindo a índios, faunae flora, teme-se que não esteja aser bem estimada pelos donos.No exterior da propriedade obser -vam-se as placas de duas agênciasimobiliárias, indicadoras de queestará para venda. Ao mesmotempo, a Câmara de Odivelasafirma que ainda se encontra emnegociação com os proprietários,

tratando-se «De um processo emaberto que implicará forçosamentenovos contactos e diálogos».

Castelo de VideMaria Amélia Figueiredo vive naQuinta de Castelo de Vide, que en -cerra a Fonte com o mesmo nome.A ex-presidente da Junta de Cane -ças vive ali desde que nasceu, há72 anos, e recorda-se bem dostempos áureos, quando a fregue -sia era muito procurada comolocal de repouso e veraneio.A qualidade e abundância daságuas fez proliferar o negócio de co -mercialização. Lembra-se que aFonte, criada pelo avô e o pai (Ani -ceto Paisana e António dos SantosPaisana) era « A única que tinha al -vará para vender em barro e vidro»,e frisa que foi uma das que sobrevi - veu, em actividade, maistempo.Após o 25 de Abril de 74 o paiapresentou um projecto para avenda de água em garrafas devidro mas quando finalmente foiaprovado, muitos anos depois, jáera obsoleto.Hoje, apenas lamenta que a Fontetenha sido classificada como IIM eque não haja apoios para a recu -perar. Maria Amélia refere que«Nessa altura ( 2004) já estava emrisco de derrocada», pelo que a ini -ciativa veio fora de tempo.De facto, uma visita revela a pá -lida imagem que resta da Fonteimponente que outrora se ergueuno centro de Caneças. Metade dotelhado caiu, as paredes estão frá -geis e uma parte ameaça inclusivecair sobre a Rua do Alto do Coxo,as ervas invadiram o espaço, e nãohá acesso directo ao poço. Umimóvel em ruínas que consideradificilmente preencher os requisi -tos de «Interesse municipal».

Passarinhos

COOPERAÇÃO. Acordo com a Ilha do Príncipe trouxe estudantes

santomenses ao concelho de Odivelas. Reportagem na próxima semana.

Associação empenhadana preservação das Fontes

A Associação “ Os Amigos de Caneças” tem desen -volvido um amplo trabalho na divulgação eapelo à conservação das Fontes. Segundo a pre -sidente, Fátima Morgado, essa missão tem sidocumprida através de um jornal e site ; de algu -mas actividades, nomeadamente na Fonte dosPassarinhos (em parceria com a Câmara); e doalerta lançado às autoridades da freguesia e doconcelho para que aquele património seja pre -servado e se mantenha vivo.Fátima Morgado sublinha que já antes da co -mercialização das águas, Caneças era uma«Terra agrícola, de terrenos de semeadura, criação degado, venda de cereais, leite, hortaliças ou queijofresco para Lisboa». O comércio das águas teráiniciado no século XIX, embora sem regulamen -tação. Acrescenta que apenas no início do sé -culo XX começou a ser fiscalizado pela Junta,«Que emitia selos metálicos como comprovativos delegalidade e da qualidade das águas (analisadas re -gularmente)». Informações que adianta estareminclusive registadas em livros da historiadoraMaria Máxima Vaz, com uma vasta bibliografiasobre o concelho e as suas gentes.

A presidente da Associação “Os Amigos de Cane -ças” , afirma que o negócio das águas trouxemuitos turistas à zona, onde na década de 60ainda existiam pensões. «Há pessoas que residemcá actualmente, fruto desse tempo. (…) Era uma vidamuito natural, de convívio, perto da grande cidade».Contudo, face à concorrência de outros destinosmais perto do mar ou do aumento da diversi -dade de oferta recreativa, o campo deixou de serfoco de atracção.Acredita porém que um Roteiro das Fontes deCaneças poderia ajudar a dinamizar a fregue -sia, aproveitando memórias e vivências passa -das. Fátima Morgado acrescenta que seriabenéfico desenvolver parcerias, entre a Câmarae entidades externas a Odivelas, que dessem aconhecer este património, carregado de Histó -ria e histórias.

aquelas que estão em terreno par -ticular, a mais bem estimada. Si -tuada a meia encosta da serra, naperiferia da vila, tem uma decora -ção à base de conchas, seixos ro -lados, fragmentos de bilhas debarro e lambrim de azulejos, comdesenhos trabalhados ao porme -nor. Inaugurada em 1934, loca -liza-se nos terrenos de HelenaLapa, de 88 anos. O marido, fale -cido há menos de um ano, chegoua ser aguadeiro, e sempre conser -vou a Fonte. Helena diz que «Erauma adoração para ele» e quetodos os dias lá ia de manhã. En -volvida por árvores, ar puro, e ochilrear de pássaros, é uma dasmais convidativas. A Associação“Os Amigos de Caneças” investiumesmo no local, ajudando a res -taurar o pequeno Escritório, casaonde se faziam as contas relativasà comercialização da água.O casal Helena Lapa e AmadeuPedro chegou mesmo a propor àCâmara de Odivelas a cedência daFonte, depois de ambos morrerem,desde que a autarquia suportasseos custos de um lar para idosos atéessa altura. Mas não houve acordoe a proprietária adianta que tam -bém já não está interessada emvender a Fonte dos Passarinhos.Entretanto, a Câmara refere que acriação do Roteiro das Fontes de Ca -neças «Tem sido desde sempre umapreocupação e intenção», apesar deexistirem «Questões prévias que terãode ser solucionadas primeiro». Con -sidera igualmente a hipótese de umCentro Interpretativo para a Água,a funcionar numa das quintas.No 130º aniversário da SociedadeMusical e Desportiva de Caneças,em Março, a presidente SusanaAmador disse que aquele patrimó -nio de interesse municipal mere -ceria outro tipo de atenção depoisde se avançar com o Museu do Es -pírito Santo, em Odivelas.

Page 10: Edição 349 do Nova Odivelas

11 Junho 201010 Nova OdivelasPUB

Page 11: Edição 349 do Nova Odivelas

11 Junho 2010 11Nova Odivelas

FUTSAL

Forte da Casa e Quinta dos Lombos foramos vencedores do V Torneio do PSAAC

DESPORTI VAMENTE

om a presença de bas -tante público nas banca -das os jogos decorreram

sempre em clima de grande fair-play, realçando-se o exemplarcomportamento que todos os in -tervenientes tiveram, fazendodeste evento um exemplo decomo o desporto pode e deveser uma festa .Deixamos aqui os resultados, bem

como os vencedores dos prémiosindividuais:Infantis: Forte da Casa x Milha -rado 7-2Juniores Femininos: PSAAC xQuinta dos Lombos 0-7Infantis: PSAAC x Escorpiões 1-8Juniores Femininos: Aveiras xNova Morada 3-0

Apuramento 3º/ 4ºInfantis: Milharado x PSAAC 6-0Juniores Femininos: PSAAC XNova Morada 1-2

FinalInfantis: Fo rte Casa x Escorpiões 9-2

TORNEIOS. No DiÆrio de Odivelas resultados em cima da hora

do Torneio do Tenente Valdez e resumos diÆrios do Torneio da Arroja.

Reportagens na NNOO TTVV

Foto

graf

ia: E

duar

do S

ousa

David [email protected]

O Póvoa de Santo AdriãoAtlético Clube, organizouno Pavilhão da EscolaSecundária Pedro Ale -xandrino, o seu V Torneiode Futsal, este ano deno -minado Luís Ferreira emhomenagem a este sóciofalecido. Esta edição tevepela 1ª vez dois escalõesem competição: infantise juniores femininos.

C

Juniores Femininos: QuintaLombos x Aveiras Cima 3-0Todos os jogos foram bem arbi -trados por Fernando Botelho.

CLASSIFICAÇÃO FINALInfantis:1º- CRC Forte da Casa2º- Escorpiões3º- Milharado4º- PSAACTaça Kids.com (fair-play) - PSAACMelhor Marcador - Bryan (CRCForte da Casa)Melhor GR - Edgar (Escorpiões)Melhor Jogador - Amadeu (CRCForte da Casa)

Juniores Femininos:1º- Quinta dos Lombos2º- Aveiras de Cima3º- Nova Morada4º- PSAACTaça Kids.com (fair-play) - Avei -ras de CimaMelhor Marcadora - Sofia (Quintados Lombos)Melhor GR - Vânia (Nova Morada)Melhor Jogadora - Bruna (Quintados Lombos)

No final da competição, na tradi -cional entrega de prémios marca -ram presença a presidente daCMO, Susana Amador, o vereadordo Desporto, Hugo Martins, ochefe da Divisão de Desporto,Carlos Lérias, o presidente daJFPSA, Rogério Breia, o vogal doDesporto da JFPSA, Luís Sá e osrepresentantes da Simprus Press,Miguel Ramos e da Kids.comPedro Castanho.O PSAAC aproveitou ainda paraprestar uma pequena homena -gem em jeito de agradecimento aEduardo Sousa fotógrafo da CMOe aos funcionários da CMO, Ri -cardo, Manuela e Sónia.Nota final para os rasgados elogios

que as equipas participantes fizeramdeste torneio que teve como MediaPartner o Nova Odivelas, Diário deOdivelas e Nova Odivelas TV.A assistir ao torneio esteve Fer -nando Nobre, presidente da AMI ecandidato a Presidente da Repú -blica, mas apenas na qualidade depai da Capitã da Equipa da Quintados Lombos. Para Fernando Nobre«Estes torneios são essenciais e in -substituíveis porque são saudáveis doponto de vista físico e psíquico danossa juventude. Nesse sentido estoumuito feliz porque a milha filha par -ticipa nestes torneios e é uma ferre -nha adepta dos torneios de futsal».Mário Assunção, presidente doPSAAC disse-nos que foi commuito trabalho que se conseguiufazer este torneio que pela pri -meira vez tem equipas de forado concelho de Odivelas. Á mar -gem do torneio o dirigente anun -ciou a possibilidade da criaçãoda equipa de iniciados e a assi -natura de um protocolo com ojogador internacional João Mar -çal para a criação de uma escolade futsal no PSAAC.

FUTSAL

IX Torneio do Quinta do Pinheiro

urante dois dias a festa doFutsal jovem fez-se sem dú -vida no Pavilhão da Escola

Secundária da Ramada com estetorneio que segundo João Henri -

que, presidente do clube organiza -dor «É um dos melhores torneios defutsal jovem do país». Com uma ra -zoável assistência a todos os jogos otorneio decorreu em ambiente defesta e confraternização.A acompanhar este torneio esteve apresidente da Câmara de Odivelas,Susana Amador; o vereador do Des -porto, Hugo Martins; o vogal daJunta de Freguesia da Pontinha, Eu -génio Marques e Paulo Fernandes,treinador de futsal do SportingClube de Portugal.João Henrique, presidente doGrupo Desportivo da Quinta do Pi -nheiro disse-nos que em cada edi -ção do torneio quer sempre fazermelhor. Este ano surgiram algumasdificuldades com «Muitos pais a nãodeixarem os filhos viajar de váriospontos do país e de Espanha porcausa dos exames. A equipa espa -nhola, por exemplo, vai sair daqui ànoite e amanhã a partir das 08h00muitos dos atletas têm exames ». Odirigente disse-nos que o torneio

Foto

graf

ia: E

duar

do S

ousa

Henrique [email protected]

Realizou-se nos dias 05 e06 de Junho, no Pavilhãoda Escola Secundária daRamada o IX Torneio In -ternacional de Futsal doGrupo Desportivo daQuinta do Pinheiro quecontou com a participa -ção de 17 equipas nosescalões de Pré-escolas,Escolas, Juvenis, Inicia -dos e Juniores.

D

contou com o apoio da Junta deFreguesia da Pontinha e da CâmaraMunicipal de Odivelas e fez um«Balanço muito positivo deste torneioque culmina uma época desportivaonde muito sofremos e o torneio ésempre a festa do desporto».Equipas participantes nos vários escalões:Pré-Escolas: GD Bons Dias e GRC

Presa Casal do Rato .Escolas: Clube Atlético das Pata -meiras, Liberdade AC, GRC PresaCasal do Rato e ACSD Arroja .Iniciados: Miramar C. Valadares,Belenenses, Extremadura e LeõesP. Salvo .Juvenis: Atlético Clube de Odivelas,GD Bons Dias, Clube de Futebol “OsBelenenses”, GRC Presa Casal do Rato .Juniores: Miramar C. Valadares,Centro Ribamar, GD Quinta do Pi -nheiro e Diter Zafra .

SÁBADOJuvenis: ACO x Bons Dias 3-1In iciados: Miramar x Belenenses 3-2Escolas: Patameiras x LiberdadeAC 6-6Juniores: Miramar x Centro Riba -mar 6-2Escolas: Casal do Rato x A Arroja 2-11Iniciados: Extremadura x Leões P.Salvo 6-1Pré-escolas: Bons Dias x Casal doRato 2-1Juvenis: Belenenses x Casal

Rato 2-3Juniores: GD Qtª do Pinheirox Diter Zafra 0-5

CLASSIFICAÇÕES FINAISEscolas1º - Liberdade AC2º - ACSD Arroja3º - CA Patameiras4º - Casal do RatoIniciados1º - Miramar2º - Extremadura3º - Belenenses4º - Leões P. SalvoJuvenis1º - ACO2º - Casal do Rato3º - GD Bons Dias4º - Casal do RatoJuniores1º - Diter Zafra2º - Miramar3º - Centro Ribamar4º - Qtª . do Pinheiro

Reportagem tambØm na NO TV

www.novaodivelas.tv

Reportagem tambØm na NO TV

www.novaodivelas.tv

Page 12: Edição 349 do Nova Odivelas

11 Junho 201012 Nova Odivelas

ras, indo o 2º lugar para VeraNunes, do Benfica e o 3º lugar paraVerónica Scutaru do Clube Recrea -tivo e Desportivo ArrudenseEm veteranos 1 o vencedor mascu -lino foi José Carlos Marques doClube Recreativo e Desportivo Ar -rudense . Em veteranos 2 vitória foipara Alexandre Soares do Clube Re -creativo e Desportivo Arrudense. Ál -varo Costa, do Atumos, venceu emVeteranos 3, Paulo Quaresma, doMultiflow venceu em veteranos 4 eAugusto Cruz, do Clube Atlético dasPatameiras venceu em veteranos 5.Nos veteranos femininos, no esca -

FUTEBOL

VIII Torneio Internacionalde escolas do Tenente Valdez

DESPORTI VAMENTE

Centro Escolar Republi -cano Tenente Valdez vairealizar nos dias 12 e 13

de Junho a 8ª edição do seu Tor -neio de Futebol Escolas que desdehá quatro anos foi internacionali -zado. Os jogos vão decorrer nocampo do clube e participam 10equipas, vindas de todo o país euma de Espanha, para além doclube organizador.O torneio foi divido em quatro sériesque têm a seguinte constituição:Série A: Sporting Clube de Por -tugal; Associação Académica deCoimbra; União Desportiva e Re -creativa de Santa Maria.Série B: Sport Lisboa e Benfica;Leixões Sport Club e Centro Esco -lar Republicano Tenente Valdez B.Série C: Clube Desportivo de Ba -dajoz; Boavista Futebol Clube eCentro Escolar Republicano Te -nente Valdez A.Série D: Sporting Clube deBraga; Futebol Clube Barreirensee Clube Atlético e Cultural daPontinha.

SÁBADO10h00: Sporting X SantaMaria; Benfica X Tenente ValdezB 11h00: Badajoz X TenenteValdez A; Braga X CAC12h00: Santa Maria X Académicade Coimbra; Tenente Valdez BX Leixões16h00: Tenente Valdez A X Boa -vista; CAC X Barreirense17h00: Académica de Coimbra XSporting; Leixões X Benfica18h00: Boavista X Badajoz; Bar -reirense X Braga

DOMINGO09h30: 3º Série A X 3º Série B; 3ºSérie C X 3º Série D10h30: 2º Série A X 2º Série B; 2ºSérie C X 2º Série D11h30: 1º Série A X 1ª Série B; 1ºSérie C X 1º Série D

14h00: Apuramento do 9º e 10º e11º e 12º classificado15h00: Apuramento do 5º e 6º e7º e 8º classificado16h00: Apuramento 3º e 4ºclassificado17h00: Final

Foto

graf

ia: E

duar

do

Sous

a/Eq

uipa

do

Arr

oja

no T

orne

io d

o Q

uin

ta d

o P

inhe

iro

ATLETISMO

Clube Atlético das Patamei -ras realizou no Sábado a27ª edição do Grande Pré -

mio de Atletismo das Patameirasque mais uma vez levou a alegria dacompetição às ruas do bairro.Na prova principal de seniores mas -culinos venceu Alexi Scutaru, doClube Recreativo e Desportivo Ar -rudense, tendo Francisco Pedro daAssociação Toledo conquistado o 2ºlugar e José Moreira do Clube Re -creativo e Desportivo Arrudenseficou em 3º lugar.Nos seniores femininos venceu Bea -triz Cunha, do Atlético das Patamei -

Grande Prémio das Patameiras

O

O

FUTSAL

Primeira edição doTorneio da Arroja

Associação Cultural Sociale Desportiva da Arroja vairealizar nos dias 12 e 13

de Junho o seu 1º Torneio de Fut - sal, nos escalões deEscolas, In -fantis, Iniciados, Juvenis eJuniores. O evento é apadrinhadopelo jogador Marcão e decorreráno Pavilhão da Escola Secundáriada Ramada.Para além do clube organizadorparticipam o Alfornelos, o FutsalOeiras, o Patameiras, o ACO, oBelenenses, o Sassoeiros, o CasaPia, o Bons Dias e o Loures.

SÁBADOEscolas: 09h00: Alfornelos X Oei -ras; 09h50: Arroja X Patameiras

11h30: Patameiras X OeirasIniciados: 12h20: Arroja X Bele -nenses; 14h15: ACO X SassoeirosJuvenis: 15h00: Arroja X CasaPia; 16h00: Belenenses X Bons DiasJuniores: 17h00: Arroja X Lou -res ; 18h00: Belenenses X ACO

DOMINGOApuramento do 3º e 4º lugarEscolas: 09h00; Infantis: 09h50;Iniciados: 10h40; Juvenis: 11h30e Juniores: 12h30FinaisEscolas: 14h05; Infantis: 15h00;Iniciados: 15h50; Juvenis; 16h40e Juniores: 17h40.A cerimónia de entrega dosprémios está marcada paraas 18h40.

A

Foto

graf

ia:

Isab

el P

inhe

iro

lão 1 venceu Mónica Vieira doClube Recreativo e Desportivo Ar -rudense .A classificação por equipas foi aseguinte:1 - Clube Recreativo e DesportivoArrudense2 - Clube Atélico das Patameiras3 - Associação de Moradores Bairroda Cruz Vermelha4 - Leões Apelaçonenses5 - Associação Toledo6 - Grupo Desportivo S. Domingos7 - Odimarq Alumínios8 - Atumos9 - Multiflow

Page 13: Edição 349 do Nova Odivelas

11 Junho 2010 13Nova OdivelasPUB

Page 14: Edição 349 do Nova Odivelas

11 Junho 201014 Nova Odivelas

EMPREENDEDORES

om muitos anos noramo do mobiliário,João Peres aderiu hácerca de 15

anos ao primeiro franchisingde mobiliário em Portugal,hoje “OCAOFA” , com o intuitode revolucionar o mercado domobiliário no nosso país. Hátrês anos criou a sua própria

marca e loja Sofás Designonde o cliente pode encontrara maior exposição de sofás daregião com mais de 500 arti -gos em exposição, nos maisvariados modelos, tecidos ecores numa loja com mais de1.000 metros quadrados.Os estofos Sofás Design têmfabrico nacional e podem serexecutados por medida ou de -senho do cliente. Com profis -sionais competentes em todasas áreas da sua actividade aSofás Design garante elevadaqualidade nos sofás produzi -dos na sua fábrica que dá tam -bém manutenção aos seusclientes no excelente serviçopós venda. Também na área doatendimento Sofás Designmarca a diferença com pessoalespecializado em atendimentopersonalizado para ajuda aocliente na escolha dosofá que melhorse adapta aosseus gos -tos eneces -

sidades. Se o sofá é a peçamais importante da sua sala,do ponto de vista ergonómico,não facilite e confie em quemrealmente sabe.Trabalhando com os melhoresfornecedores de matérias-pri -mas a Sofás Design apresentaestofos de qualidade elevada ecom garantias que vão dosdois ao cinco anos conforme omodelo adquirido. Todas as es -truturas dos sofás são em ma -deira maciça, de pinhonacional tratado.Com um horário de atendi -mento que se estende aos do -mingos e feriados, a SofásDesign é de facto a melhor so -lução para quem quer quali -dade a um preço acessível,com um serviço de entrega emontagem em qualquer pontodo país.

Sofas Designum universo também em Odivelas

PUBLIRREPORTAGEM

C

Para entrar no uni -verso dos sofás nãoprecisa de procurarnem andar muito. Noconcelho de Odivelas,freguesia da Pontinhae ao lado do OdivelasParque encontra ummundo novo de de -sign e qualidade,onde os preços tam -bém surpreendem.Sofás Design tem 15anos no mercado na -cional e mais de 500sofás na maior expo -sição do concelho deOdivelas.

PUB

ODIVELAS FASHION 2010Pontinha: 11 de Junho – Salão da junta de freguesiaCaneças: 12 de Junho – Quartel dos BombeirosRamada: 26 de JunhoOlival Basto: 27 de Junho – Festas da VilaPóvoa de Santo Adrião: 01 de Julho – Festas da VilaOdivelas: 11 de Julho – Festas da CidadeFinal: 24 de Julho – Jardim da Música

Com transmissão integral em www.novaodivelas.tv MEDIA PARTNERS

Morada: Quinta das Ulmeiras,lote 5 – Armazém B - 1675 -014 Pontinha(em frente ao Odivelas Parque)Zona Industrial da PaiãTelefone/Fax: 214 794 107Telemóveis: 933 480 337933 974 325

Page 15: Edição 349 do Nova Odivelas

bista diz… No mandato anterior. A cor voltou à cara de Rogério Breiae o sorriso foi de orelha a orelha. Ah malandro presidente, isso não sefaz. Pregar sustos assim às pessoas.

omeçaram os espectáculos das Miss cá do burgo da marmelada.Cá a Ricardina andava ansiosa para ver aquelas bonitas candida -tas a desfilar na passerelle. Ai que saudades do tempo em que eu

saía à rua e tinha de vir o carro patrulha da Divisão de Trânsito paraimpedir os engarrafamentos. Mas enfim a vida é mesmo assim e agorasó desfilo no palácio para a minha Fifi, com pedigree e certificado de ha -bilitações da escola canina da Madame Kikas.Mas falemos da eliminatória primeira que como sempre foi em Famões.Confesso, sim confesso que até já me enjoa um bocadinho bater sem -pre nos mesmos mas que querem aquela dupla é mesmo de gritos, api -tos e chamadas para o 112. Já perceberam? Não? Eu explico… Osapresentadores oficiais da Miss Famões são Paula Barreira e AntónioJosé. Enganos, gafes e faltinha de jeito é o que mais aqueles senhorestêm e este ano com a agravante da contenção financeira a Paulinha aténem deve ter conseguido levar aqueles modelitos exclusivos de anos an -teriores e até ia assim com uma saita meio pindérica. Mas o To Zé arra -sou com aquele fatinho branco tipo Olá fresquinho é de fruta ou chocolate ?Acho que a plateia feminina ficou completamente pelo beicinho. Até cáa Ricardina ficou e já não tenho vida para essas coisas.Falando ainda de Famões. Esteve no júri o doutor Mário Máximo, vice-presidente da CMO com a boa presença que sempre tem. Mas se háprotocolo em sessões com presença da edilidade, em Famões não ligama essas esquisitices e vai daí convida-se o doutor para entregar a faixa deDama de Honor que a faixa de Miss estava reservada para o senhor pre - sidente Rodrigues. Que querem, se o homemé presidente é mais que o vice. «Mas é da Câmara» disse alguém. Edepois… Estamos em Famões, poderia ter sido a resposta que nãohouve. Mas as acções sobrepõem- se às palavras. Aliás, quando chamouo doutor Mário Máximo a Pauli - nha até disse: «O nossovice-presidente». A NO TV não mostrou a cara doToninho apresentador, substituto legal , mas cá a Ricardina adoravater visto.

E prontos, para a semana há mais folia. Vou gozar o feriado que o meudirector foi porreiro e deixou-me fechar a crónica à Quarta-feira. Poisé, às vezes consegue ser um tipo porreiro… Tem dias!

Maria Ricardina de Marmelo e SáViscondessa da Memória

[email protected]

SIMPRUS PRESS , COMUNICAÇÃO LDAAv. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX : 219 817 009 || NIPC: 509 172 962 || DIRECTORA GERAL: Helena Figueira [[email protected]] TLM: 966 569 857 || DIRECTOR DE INFORMAÇÃO : Henrique Ribeiro[[email protected]] TLM: 962 646 230 || DIRECTORA FINANCEIRA : Manuela Escoval || CONTABILIDADE : Adélia Santos [[email protected]] || PUBLICIDADE : [[email protected]] TLM: 966 569 857

NOVA ODIVELAS - Semanário do Concelho de OdivelasAv. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX : 219 817 009 || DIRECTOR: Henrique Ribeiro [henrique_ribeiro@ simpruspress .pt] || PUBLICIDADE : Helena Martins [publicidade@ simpruspress .pt] TLM: 966 569 857 ||DESIGN: Nuno P. Silva [[email protected]] || COLABORADORES: Eduardo Sousa, Miguel Lopes (Fotografia), Lina Manso, Sérgio Mendonça (Desporto) || COLUNISTAS: Edgar Valles, Fernando Tudela, Helena Jardim, Manuel Var -ges, Maria Máxima Vaz, Paula Paçó, Sofia Mendes, Teresa Salvado || CORRESPONDENTES: Olival Basto - Sara Sousa; Desporto - David Braga, Pedro Beato, Sandra Braga || REGISTO NO ERC: 123252 || DEPÓSITO LEGAL Nº: 105904/9 || IM -PRESSÃO: GRAFEDISPORT Impressão e Artes Gráficas, SA - Rua Consiglieri Pedroso, Casal de Santa Leopoldina Queluz de Baixo || DISTRIBUIÇÃO: Casa-a-casa Distribuidores Lda. || TIRAGEM DESTE NÚMERO: 20 mil exemplares - In terdita areprodução de textos e imagens sem o devido consentimento. || As crónicas e artigos de opinião ou de leitores são da inteira responsabilidades dos seus autores e podem não corresponder à orientação editorial do jornal.

1511 Junho 2010 Nova Odivelas

Confesso, sim confesso

stou muito contente. A doutora presidenta já acabou a baixa, vol -tou ao trabalho e no passado fim-de-semana esteve com uns lin -díssimos óculos de sol nas finais dos torneios de futsal na

companhia do vereador desportivo Q. B. Hugo Martins. Mas tambémtenho de confessar que estou a ficar “marreca ”, como dizia a minha primaHermenegilda, com essahistória da contenção. «Es -tamos em dificuldades masvamos apoiar» e outras tantasintenções similares. Masque terra esta . Até as difi -culdades em Odivelas sãodiferentes. Pois eu sei...Mas prontos apesar de tudoa doutora presidenta atéconsegue levar a água aoseu moinho e por isso olivro desta semana fala daAnita vencedora. Bom oque venceu não sei mas seique a taça já lá canta comose pode ver na capa.

alando ainda nos torneios. Na Póvoa de Santo Adrião uma sur -presa nas bancadas. Sentado muito discretamente estava o colu -nável doutor Fernando Nobre o homem da AMI a quem as

missões em África e noutros pontos do globo já não devem entusiasmarcomo há 30 anos e por isso decidiu ser o Chefe de Estado português,assim que os portugueses queiram. Pois é , por vezes esquecemo-nosque os VIP’s são pessoas como as outras com os mesmos deveres e ale - grias familiares. O doutorestava lá a ver a filha que é a capitã da equipa da Quinta dos Lombos.Claro que o jornalista presente aproveitou para a entrevista da praxe eo doutor com a humildade que sempre se lhe re -conheceu lá falou de futsal. Ah g’anda doutor. Se tiver para aí virada atévou esquecer que sou monárquica e votar para a república.

inda no torneio da Póvoa. O presidente do clube discursa e dizque a equipa sénior acabou no PSAAC e foi para o concelho deLoures por falta de apoio da… Junta de Freguesia da Póvoa. Ro -

gério Breia, presidente da junta, que se encontrava ao lado do discur -

Realmente!Pavilhão Municipalabre em SetembroOs torneios realizados noconcelho de Odivelas quecontam com a participaçãode equipas de fora e até deoutros países, como no casode Espanha, são muito im -portantes para Odivelas,considerou a presidente dacâmara, Susana Amador, àequipa de reportagem queacompanhou os torneios doPSAAC e do CDRQP. «Dão di -nâmica e visibilidade ao nossoconcelho e sobretudo dá con -fiança acrescida às direcçõesdas colectividades do concelhoque sabem que a Câmara Mu -nicipal apesar dos momentosde dificuldade nunca diz quenão e apoia estes torneios lo -gística e financeiramentecriando as condições para queestes jovens, sejam de Odive -las sejam de fora, possamparticipar e acima de tudo en -volverem-se naquilo que tema ver com o desporto e que étão nobre como o fair play esaberem que quando prati -cam desporto estão também ater mais saúde».Para a edil estes torneios sãoo culminar e a face visível deum trabalho ao longo detodo o ano, quer da Divisãode Desporto da Câmara querdos clubes e colectividades.Susana Amador anunciouque em Setembro deverá serinaugurado o Pavilhão Mul -tiusos de Odivelas, o se -gundo maior da ÁreaMetropolitana de Lisboa eque está a ser construído nasColinas do Cruzeiro, ao ladodo complexo desportivo doOdivelas Futebol Clube.«Será claramente um espaçode grande dinâmica despor -tiva, de afirmação do conce -lho em grandes campeonatose organizações nacionais e in -ternacionais. Aqui temos deter uma visão com boa ambiçãoe estratégica porque esta é anossa grande oportunidade desair de portas e de grande afir -mação ao nível do país e aonível do exterior. Neste momentotemos condições únicas que nãotivemos ao longo de todos estesanos de concelho e temos de asaproveitar». A edil disse aindaque têm sido muitos os contac -tos para a realização de even -tos no novo pavilhão, dodesporto à música .

E C

A

F

Page 16: Edição 349 do Nova Odivelas

Nova Odivelas Informação credível e completaPUB