edição 212

24

Upload: asemana-news

Post on 11-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

De 08 a 15 de dezembro

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 212
Page 2: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 20112 - /GERAL

Diretor: Sérgio Dal GalloJornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A SEMANA

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - Curitiba

Redação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG

Fone: (41) 3627-1997 / 9162-6192

[email protected]

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

Jornal A SEMANA LtdaCNPJ: 08.707.885/0001-75

Tiragem: 25 mil/mêsImpressão: Editora O Estado do Paraná S/A

O jornal é distribuído na RMC

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

Fazenda Rio Grande, Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais,Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha, Campo do

Tenente, Agudos do Sul, Piên, Tijucas do Sul, Campo Largo, CampoMagro, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e Colombo

DATAS

EXPEDIENTE

www.asemananews.com.br

REFLEXÃOEDITORIAL

Parcialmente nublado comchuvas e trovoadasMáx.24º - Mín. 15º

Instável

Máx.21º - Mín. 16º

Pancadas de chuvaisoladas a tarde

Máx.26º - Mín. 15º

FATOS

Atleticano atépara cair tem estilo!

Pancadas de chuvafraca a moderadaMáx.22º - Mín. 17º

Pancadas de chuvaisoladas a tarde

Máx.28º - Mín. 16º

Já se viu coisa pior! Após a queda do time para a tão temidasérie “B” do Campeonato Brasileiro, teve time que ficou literal-mente sem lenço, sem documento, sem estádio e seus jogadorese dirigentes sem paz. Em tempos passados a Capital de todos osparanaenses foi palco de uma cena lamentável, onde torcedo-res do arqui-rival rubro negro paranaense destruíram seu pró-prio estádio e tudo o que viam pela frente depois que o apito finalrevelou que seu time havia caído para segunda divisão. Contu-do, não foi esta a cena que se viu no último domingo...

Na última rodada do Brasileirão 2011 pudemos vivenciaruma forma diferente de torcer e de ser torcedor. É que enquantoo Coxa lutava por uma vaga na Taça Libertadores da América oFuracão, de ouvido em outros dois jogos, buscava a sua perma-nência na serie “A” do brasileirão. Entretanto, apesar de todo otemor de que algo pior poderia vir das arquibancadas, o que seviu na Arena da Baixada no último domingo foi um verdadeiroespetáculo da torcida. Ao invés de quebra-quebra (como ocor-reu na casa do Coritiba Footbol Clube há poucos anos atrás)ouvia-se ecoar nos quatro cantos do estádio mais moderno dasAméricas um hino de estímulo ao furacão...

É claro que o Clube Atlético Paranaense não caiu para asegunda divisão no último domingo, mas sim ao longo de todo oCampeonato Brasileiro. A cada jogo, a cada rodada o torcedoratleticano observava que alguns dos jogadores que a sua in-competente diretoria contratara como reforços - não queremosaqui generalizar -, apenas reforçavam a folha de pagamento,nada mais! Os tais “cascudos”, como Antonio Lopes, o TécnicoAtleticano rebaixado gostava de chamá-los, nada faziam paramudar o quadro do time na tabela de classificação.

E foi justamente a conformação de que apenas um milagresalvaria o Atlético juntamente com a paixão pelo time que fez comque a torcida fizesse um belo show como pouco se viu. Ao invésde xingar e partir para a pancadaria ouvia-se gritos de guerra eestímulos para que seus jogadores não parassem de lutar, mes-mo que nada mais estivesse em disputa, senão lavar a alma dosatleticanos. Aliás, apenas o que estava em jogo era uma vitóriasobre o seu maior rival na última rodada, que tiraria o sonhodestes de disputarem a Libertadores da América.

Hoje o time Clube Atlético Paranaense tem apenas a suaincomparável torcida que caiu no último domingo, porém con-tinua em pé, apoiando o seu time. O presidente deixará ocargo este mês e queira Deus seguido pelo treinador e grandeparte do elenco que consentiu que a marca CAP caísse para asegunda divisão, os quais dizem em alto brado não terem nadacom isso.

A torcida atleticana caiu de categoria em uma disputa, porémsua marca cresceu na forma brilhante de saber torcer!

Nobre, fiel e amigo leitor deste periódico acredito que vocêestá estranhando a forma do desenrolar do nosso papo de hoje,por sairmos do habitual. Digo-lhe, todavia, que sou Atleticano etenho orgulho de dizer que também caí de pé. Certifico, ainda,que a marca Clube Atlético Paranaense jamais ficará desassisti-da em seu alto comando, pois num futuro muito próximo estaráassumindo uma nova diretoria para envergar com dignidade aliderança deste que não merece ter em suas rédeas pessoasque não saibam vestir sua camisa com amor...

Em reforço ao meu parecer futebolístico digo que hoje mededico somente nas horas mais vagas do meu lazer para doarum cadinho de mim ao meu Rubro Negro. Outrora até parte damais fanática torcida Atleticana eu fiz e por algum tempo até pre-sidente fui. Hoje, no entanto, me volto e digo ao meu coração deque não vale a pena doar-se a mercenários que vivem e jogampor dinheiro e não por amor ao futebol ou a camisa que estãovestindo. Foram-se os tempos em que tínhamos o privilégio dever “jogadores”. Hoje se eles ainda existem são muito poucos.

Quero, no entanto, nesta minha participação dizer apenasque Atleticano até pra cair tem estilo. Meu maior desejo e vejoque da nação atleticana não é de esmorecer, mas sim de dizerque no ano que vem seremos campeões da Série “B”, no anosubseqüente, campeões da serie “A”, doa a quem doer, poiscaímos de pé. Até mesmo na verba da televisão desfrutaremosda mesma monta de cifras destinada aos bam-bam-bans da se-rie “A”, mesmo disputando a serie “B”...

Caímos, porém estamos de pé! Um forte abraço e digacomigo àquilo que ainda podemos e não tem primeira nem se-gunda divisão que nos impeça, basta querer e tê-lo em seucoração: “ Viva o Senhor Jesus”.

Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. Aformiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes otamanho dela. A formiga a carregava com sacrifício. Ora a arrasta-va, ora tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tomba-va, fazendo cair também a formiga. Foram muitos os tropeços,mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a obser-vei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, quedevia ser a porta de sua casa.

Foi quando pensei: "Até que enfim ela terminou seu empreen-dimento". Na verdade, havia apenas terminado uma etapa. A folhaera muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que aformiga a deixasse do lado de fora para, então entrar sozinha. Foiaí que disse a mim mesmo: "Coitada, tanto sacrifício para nada."Lembrei-me ainda do ditado popular: "Nadou, nadou e morreu napraia."

Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saíramoutras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenospedaços. Elas pareciam alegres na tarefa. Em pouco tempo, agrande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos peda-ços e eles estavam todos dentro do buraco. Imediatamente mepeguei pensando em minhas experiências. Quantas vezes desa-nimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades? Talvez, se aformiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teriacomeçado a carregá-la.

Invejei a força daquela formiguinha. Naturalmente, transformeiminha reflexão em oração e pedi ao Senhor:

Que me desse à tenacidade daquela formiga, para "carregar"as dificuldades do dia-a-dia. Que me desse à perseverança daformiga, para não desanimar diante das quedas.Que eu pudesseter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardoque, às vezes, se apresenta grande demais.

Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros oêxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário. Pediao Senhor a graça de, como aquela formiga, não desistir da cami-nhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar decabeça para baixo; mesmo quando, pelo tamanho da carga, nãoconsigo ver com nitidez o caminho a percorrer.

A alegria dos filhotes que, provavelmente, esperavam lá den-tro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer e superar todas asadversidades da estrada. Após meu encontro com aquela formiga,saí mais fortalecido em minha caminhada. Agradeci ao Senhor porter colocado aquela formiga em meu caminho ou por me ter feitopassar pelo caminho dela!

A Formiga09/12/2007 - Um terremoto de 4,9 graus na escala Richteratingiu a cidade de Itacarambi, em Minas Gerais. Jesiqueli Oliveirada Silva, 5 anos, tornou-se a primeira vítima de terremoto no Brasil.

10/12/1938 - Começaram as filmagens de ... E O Vento Le-vou. Como a atriz que interpretaria Scarlett O’Hara ainda não tinhasido escolhida, a primeira cena filmada foi a do incêndio de Atlanta,que não exigia um close da personagem.

11/12/1930 - O Banco dos Estados Unidos em Nova Yorkentrou em falência por causa da "Grande depressão", gerada pelaquebra da bolsa, em 1929.

12/12/1994 - O Supremo Tribunal Federal absolveu, por cin-co votos a três, o presidente Fernando Collor e seu tesoureiroPaulo César Farias do crime de corrupção passiva.

13/12/1968 - O presidente Costa e Silva assinou o Ato Institu-cional nº 5, que dava a ele poderes absolutos e suspendia garan-tias constitucionais. O Congresso Nacional foi fechado.

14/12/1918 - Pela primeira vez as mulheres votaram e tive-ram o direito a se candidatar a cargos políticos numa eleição diretabritânica.

15/12/1994 - O Senado aprovou o projeto de lei que permitiu aentrada de TVs a cabo no Brasil.

No Paraná, o protesto ocorrerá em Curitiba no Palácio Igua-çu, Praça Nossa Senhora da Salete às 19h.

Os participantes reivindicam a que a Corrupção passe a serconsiderada Crime Hediondo, Voto Aberto no Congresso, a cons-titucionalidade da ficha limpa e revogação do aumento abusivosalarial de 61,7% dos Parlamentares , entre outros.

É hora do povo se unir e protestar contra os últimos aconteci-mentos em nosso país.

Movimento nacional intitulado Dia do Bastaprotesta contra a Corrupção nesta sexta-feira,

dia 9, em todo o Brasil

Dia do Basta

PIADASAluno de Direito ao fazer prova oral:- O que é uma fraude?- É o que o senhor, professor, está fazendo - responde o

aluno.- O que é isso! Explique-se!!Então diz o aluno:- Segundo o Código Penal, “comete fraude todo aquele que se

aproveita da ignorância do outro para prejudicá-lo...”****

Depois de passar por vários exames, o paciente recebe odiagnóstico da junta médica que o assistia:

— O senhor precisa fazer um transplante de cérebro!

— Transplante de cérebro?— Sim, e já arranjamos três doadores. O primeiro é um enge-

nheiro que morreu há duas horas atrás, a família está querendo 50mil pelo cérebro dele.

— Cinqüenta mil?— O segundo é um cientista que morreu pela manhã, a família

está querendo 80 mil pelo cérebro dele.— Oitenta mil?— O terceiro é uma mulher que acaba de falecer. O marido

está pedindo 200 mil.— Duzentos mil?! Por que tão caro?— Porque está novinho, nunca foi usado!

Page 3: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011 DESTAQUE / - 3www.asemananews.com.br

Gestão Chico Santos baterecorde na geração de emprego

Consumo Sustentável

Fernando Camargo - VicePresidente do Partido Verde de

Fazenda Rio Grande/Pr.

A imensidão do Brasilainda faz muita gente imagi-nar que todos os recursosnaturais do nosso País sãoinesgotáveis. Um grande en-gano. Se não abrirmos osolhos e ficarmos bem aten-tos às nossas atitudes, po-deremos passar por sériase graves dificuldades e aindacomprometer a sobrevivên-cia das gerações futuras.

Não é à toa que muitagente - técnicos, especialis-tas, estudiosos e governos detodas as partes do mundo -

está preocupada com o futurodo nosso planeta. O Ministériodo Meio Ambiente, por meioda Secretaria de Desenvolvi-mento Sustentável e o InstitutoBrasileiro de Defesa do Con-sumidor - IDEC colocam oassunto em discussão e dãoas dicas para que todos pos-sam iniciar a mudança.

Talvez você já tenha ou-vido falar de Consumo Susten-tável. Não chega a ser umaexpressão nova. Mas, sevocê não sabe o que ela signi-fica, vamos lá: Consumo Sus-

tentável é saber usar os recur-sos naturais para satisfazer asnossas necessidades, semcomprometer as necessida-des e aspirações das gera-ções futuras. Ou seja, valeaquele velho jargão popular:saber usar para nunca faltar.

E isso não exige um gran-de esforço, somente mais aten-ção com o que está ao nossoredor, no nosso ambiente. Nor-malmente, não nos preocupa-mos com a quantidade de águaque utilizamos ao escovar osdentes, quando tomamos ba-

nho ou no momento de lavar alouça ou o nosso carro. Porabsoluta desatenção, ao sair-mos de um cômodo não apa-gamos a luz, ou vamos acen-dendo todas as lâmpadas, dei-xando para trás um rastro lumi-noso. Nem nos tocamos emrelação ao consumo de papel,seja em casa, seja no nossolocal de trabalho. Usamos meiafolha de papel, erramos e joga-mos no lixo, mesmo que o ver-so esteja limpo e passível deutilização. E assim por diante.

Tudo isso acontece por-

que sequer nos preocupamoscom a origem daquilo que nosé vital. Para piorar, não nosdamos conta de que todos osnossos desperdícios têm im-pacto no nosso bolso. E, maisgrave ainda, nunca paramospara pensar que este nossocomportamento displicente vaiacarretar prejuízos gravespara os nossos descendentes.Eles vão se ressentir dos re-cursos naturais.

Ao mesmo tempo em queestaremos reduzindo ou elimi-nando o desperdício, vamos

economizar muito dinheiro.Quem sabe, não conseguiremosaté melhorar a nossa rendamensal, se fizermos pequenasmudanças nas nossas atitudes?

Destino de novas empre-sas, algumas delas de grandeporte, Fazenda Rio Grandepassa a se desvincular do rótu-lo de ser exclusivamente "cida-de-dormitório". Se nos últimosanos os moradores dependiamtão somente das ofertas de tra-balho na vizinha Curitiba, agoraesse cenário está mudando.Isso pode ser percebido, porexemplo, através dos númerosde empregos gerados na cida-de durante o período da gestãodo prefeito Chico Santos.

Dados da Secretaria Mu-nicipal de Indústria e Comércioapontam que mais de 4000 no-vos empregos foram criadosnos últimos três anos, períodoem que a atual gestão trabalhouintensamente na captação denovas empresas e na valoriza-ção da política de geração derenda para o morador fazen-dense. Ou seja, desde quandoassumiu o cargo em 2009, oprefeito Chico Santos priorizouo trabalho junto às empresas jáexistentes e aos novos pontoscomerciais e indústrias que seinstalaram na cidade para quea mão de obra local fosse valo-rizada no momento da contra-tação de empregados.

A coordenadora da Agên-cia do Trabalhador, Irani Apare-cida dos Santos, relembra quefez diversas visitas nas empre-

Prefeito Chico Santos,presidente da Sumitomo e o intérprete Marcio

Prefeito Chico Santos durante solenidaderecente do anúncio da vinda da Plastilit para Fazenda Rio Grande

sas para estreitar a relação ecaptar novas vagas. "Fizemosvárias visitas e conseguimos aparceria de muitas empresasque passaram a valorizar maiso nosso trabalhador", recordoua coordenadora.

E esse trabalho rendeu fru-tos rapidamente. Basta compa-rar os dados registrados naAgência em relação ao núme-ro de carteiras assinadas em2008 e 2009. No ano de 2008, aAgência contribuiu para a efeti-vação de 800 trabalhadorescom carteiras assinadas, en-quanto em 2009, esse númerotriplicou para 2400 carteiras.

"Aumentou 300% a mais. Con-seguimos manter isso em 2010e neste ano, tivemos um resul-tado ainda melhor e já atingimos5000 trabalhadores com cartei-ra assinada", comemora a co-ordenadora Irani dos Santos.

Esse expressivo resulta-do é fruto também das melhori-as na Agência do Trabalhadorque conquistou um espaço físi-co mais amplo, com um maiorquadro de funcionários, melho-ria no atendimento de trabalha-dores, agilidade no prazo deconfecção da carteira de traba-lho, além de manter cursos epalestras para a capacitação

profissional. "Houve investimen-to na qualificação do trabalha-dor, na esfera estadual e muni-cipal, além de melhorias no aten-dimento com mais funcionári-os, agência mais ampla, quatropostos avançados pela cidade euma sala de Teleconferência queé considerada a melhor do Para-ná. Tudo isso, somado ao au-mento da industrialização do mu-nicípio trouxe um grande avançona melhoraria da oferta de em-prego para nosso trabalhador",resumiu a coordenadora.

E o balanço positivo nãopara por aí. Se considerar a vin-da da gigante Sumitomo e da

Plastilit, entre outras empresas,a geração de emprego deveser recorde na cidade nos doispróximos anos.

A implantação da Plastilit,uma das cinco maiores em-presas do ramo de tubos econexões, com investimentosna ordem de R$ 33 milhõesna cidade, deverá proporcio-nar a geração de 550 empre-gos diretos.

A gigante japonesa Sumi-tomo, fabricante da marcaDunlop, entre eles os pneusFalken e Goodyear, deve ge-rar 3000 empregos em plenofuncionamento. "É a transfor-mação de cidade dormitóriopara cidade industrializada. Ea expectativa é que tenhamosmais de 10 mil empregos nosdois próximos anos, incluindoa Sumitomo e a Plastilit, além

de outras empresas que jáadquiriram áreas na cidade.Com o apoio do Estado, esta-mos trabalhando para impul-sionar a economia de nossacidade e valorizar cada vezmais a geração de renda paranosso trabalhador", comentouo prefeito Chico Santos.

Obras

As obras para a instalaçãoda fábrica da Sumitomo Rub-ber estão a todo vapor. Na últi-ma quarta-feira, Ikuje Ikeda,presidente da empresa, visitoua área em que será erguida afábrica, ao lado do prefeito Chi-co Santos, do secretário de In-dústria e Comércio, Eloi Kuhne o intérprete e assessor Mar-cio. A previsão é de que a pro-dução na fábrica comece nosegundo semestre de 2013.

Dimas Rodrigues

Page 4: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011www.asemananews.com.br4 - / FAZENDA RIO GRANDE

ANTENADOEspaço do leitor. Participe: [email protected]

Festas e formaturas encerram o ano doColégio Dom Bosco FRG com gala e glamour

Alerta e prevenção do HIV

Quinta-feira, 1 de dezembro foi comemorado o Dia Mun-dial de Combate a AIDS. Com intuito de minimizar o precon-ceito e levar informação sobre as doenças sexualmente trans-missíveis, o setor de Vigilância em Saúde de Fazenda RioGrande juntamente com as unidades de saúde se mobiliza-ram realizando atividades educativas com distribuição de pan-fletos e preservativos à comunidade.

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde, NelcelíGarcia, essas atividades confirmam a preocupação da Se-cretaria da Saúde com as causas sociais. "Reivindicamosatravés deste trabalho, a causa cidadã. Temos um sonho, queé transformar a sociedade pela educação", destacou.

As Unidades de Saúde que estiveram empenhadas nacampanha foram: Canaã, Eucaliptos, Gralha Azul, Iguaçú, Na-ções, Pioneiros, São Sebastião, Sta. Maria, Sta Terezinha eVila Marli.

Que vida boa...

Está terminado o ano legislativo nas Câmaras da região ea vereança curte férias de quase três meses. Um assessorparlamentar de Fazenda Rio Grande disse que o recesso vaiaté meados de março. Vida boa essa de vereador!

Cadê a transparência?

Falando em vereador, Pedro Paulo Pedroski, oPepaki(PSDB), que corre o risco de ser punido por ter troca-do de partido recentemente(PRB para o PSDB), exibia naúltima quarta-feira, um celular comprado pela Mesa Diretora.Ao ser indagado por um jornalista de plantão sobre o limite deligações que tinha direito, limitou-se em dizer: "não sei de nada,não falo nada, pois não quero me comprometer". Estranhaessa resposta, pois ao omitir qualquer informação, Pepakiesconde a transparência que defendeu ao longo dos últimosmeses. Pepaki participa das últimas reuniões, pois em 2012,o atual secretário municipal de Defesa, Beto Rocha volta aocupar a cadeira.

Ministro no Jardim Europa

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo estará nopróximo dia 19 de dezembro em Fazenda Rio Grande paraparticipar da solenidade de entrega dos 501 apartamentos noJardim Europa. A obra teve recursos do programa do gover-no federal Minha Casa, Minha Vida, da Caixa EconômicaFederal, além da parceria da Cohab-Curitiba com a PrefeituraMunicipal.

O início do mês de dezem-bro foi repleto de festejos noColégio Dom Bosco FRG. Trêsformaturas, uma festa de encer-ramento e uma grande baladafecharam com chave de ouro oano letivo de 2011.

No dia 1º de dezembro asturmas de 3º ano do ensinomédio e 9º ano do ensino fun-damental realizaram suas for-maturas no Salão Nápoles doRestaurante Madalosso emSanta Felicidade. Convidados,alunos, pais, professores, co-ordenadores, diretores e auto-ridades, como o prefeito de Fa-zenda Rio Grande, Chico San-tos, participaram da festa, repletade discursos emocionantes,homenagens, um maravilhosojantar e muita música, que in-vadiu a madrugada.

Dois dias depois, os alu-nos do Ensino Fundamental I,

Festa de fim de ano do Colégio Dom Bosco Fazenda

do 1º ao 5º ano, brindaram seuspais e convidados com umagrande festa de encerramentono salão da Ideal Eventos. En-tre as apresentações, muitoscomes e bebes, além de músi-ca e diversão.

Na mesma noite de sába-do, os alunos do Ensino Fun-

damental II e Ensino Médio par-ticiparam de uma festa no mes-mo salão da Ideal Eventos.Batizada de I Balada Dom Bos-co Fazenda, a festa marcou oencerramento do ano letivo econtou com DJ, iluminação es-pecial, gelo seco e uma grandevariedade de músicas. Segun-

do Aline Uhdre, aluna do 2º anodo ensino médio, a festa foi "le-gal e muito bem organizada. Asmúsicas não repetiram e deupara dançar bastante." Aline dis-se ainda que espera mais fes-tas como essa em 2012.

Já no dia 08 de dezembro,o salão principal do Posto 22recebeu a festa de formaturados alunos do 5º ano do EnsinoFundamental. Mais uma vez afesta foi marcada pela organi-zação e receptividade da equi-pe Dom Bosco Fazenda. Paise convidados ficaram emocio-nados em muitos momentos.

O Colégio Dom Bosco Fa-zenda, com muito carinho e orgu-lho, parabeniza a todos os forman-dos por esse momento de con-quistas. E ainda deseja a toda acomunidade de Fazenda Rio Gran-de e Mandirituba, um feliz Natal eum 2012 repleto de vitórias.

O Supermercado Condorde Fazenda Rio Grande, atra-vés de seu gerente Paulo reali-zou no último dia 27 de novem-bro uma confraternização como Projeto Amigos da MelhorIdade. A comemoração contoucom aula de ginástica feita porum personal training, distribui-

Amigos da Melhor idaderecebem homenagem doCondor Supermercados

VereadorMárcioWozniackemdiscursoincentivaações emprol damelhoridade

ção de brindes e em seguidaum delicioso café da manhã.

Estiveram presentes na ce-rimônia o prefeito Chico Santos,secretários Eloi Kuhn e Alcione acoordenadora do projeto Amigosda Melhor Idade, Marlene Figuei-ró, além do vereador Márcio Wo-zniack que intermediou a ação.

A partir des-ta sexta-feira, dia9, a AssociaçãoComercial e In-dustrial de Fazen-da Rio Grande(ACINFAZ) dis-ponibilizará o Pa-pai Noel para vi-sitar as lojas as-sociadas e queparticipam daCampanha de natal "SorteGrande".

O objetivo é alegrar os co-merciantes com o espírito na-talino, atrair o público para aloja e divulgar a campanha.Durante sua estadia na loja, obom velhinho distribuirá balase presentes (estes disponibili-

Lojas associadas da Acinfazreceberão visita do Papai Noel

zados pela pró-pria loja) para ascrianças, alémde tirar fotos.

Neste perío-do, o Papai Noeltambém estaráacompanhandoa exposição doVoyage (carro aser sorteado nacampanha) nas

principais ruas e avenidas dacidade. Para receber a visitadele, a empresa deve entrar emcontato com a ACINFAZ. Osdias disponíveis são quintas,sextas, sábados e domingos domês de dezembro, com o iní-cio das 09 ás 17 horas e tem aduração de uma hora.

COMPRAR, VENDER OU ALUGAR. ANUNCIENOS CLASSIFICADOS. LIGUE: 3627.1997

Page 5: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011 www.asemananews.com.br RMC / - 5

Alegria e uniãocom o ônibus natalino

Luciano Ducci anuncia mutirãopara asfaltar mais de 300 ruas

A unidade entre o Criadore o ser humano. Num mundomarcado muitas vezes pela de-sunião e desigualdade, é horade mostrar a importância daunião entre os homens em prolde uma vida melhor, seja emnosso interior, no ambiente detrabalho, na escola, ou na soci-edade em geral.

Mas esta união entre oshomens só é possível se antes oser humano conhecer a si mes-mo, suas necessidades, limita-ções e virtudes.

E para que cada pessoaconecte-se consigo mesmo énecessário ter uma unidade como Criador. Afinal, ele conhece arealidade de cada um.

Essa é a mensagem desteano do Ônibus Natalino da Le-blon, que já percorre as ruas deFazenda Rio Grande levandoalegria, brilho e acima de tudonão apenas uma festa, mas uma

Grupo Leblon Transporte de Passageiros leva brilho especial e uma

mensagem de amor e esperança com o ônibus de Natal

mensagem ao ser humano, queé tão carente de carinho e boaspalavras.

Uma boa mensagem podefortalecer até os ossos, dar saú-de física, mental e espiritual

E por onde o ônibus passa,o sentimento verdadeiro do Na-tal é despertado. Crianças sorri-em e adultos voltam a ter acessoao seu lado puro e infantil. Acre-ditem, todos têm esse lado, masele muitas vezes fica escondido,encoberto pelas lutas do dia adia. O ônibus todo colorido e ilu-minado, que já é tradição emFazenda Rio Grande, traz umcoral especial, de funcionáriosda Leblon que através das mú-sicas e das mensagens veemno Ônibus Natalino a oportuni-dade de falarem a todos os pas-sageiros e comunidade em ge-ral um MUITO OBRIGADOPOR MAIS UM ANO DE LUTASE CONQUISTAS.

O veículo, movido a diesel,gerador e acima de tudo pormuito alegria, já está em circula-ção desde o dia 05. Ele faz otrajeto de cada linha da Leblon eda Nobel.

Acompanhe as datas:dia 09 - Nações Idia 10 - Sta. Teresinha Ipêdia 11 - Nações IIdia 12 - Sta. Teresinhadia 13 - Gralha Azuldia 14 - Sta. Mariadia 15 - Jardim Venezadia 16 - EstadosO ônibus sempre vai às

ruas no início da noite. Balas sãodistribuídas às crianças que re-tribuem com uma das maioresbelezas feitas por Deus: o sorri-so puro infantil.

Adamo Bazani, jornalistada Rádio CBN, especializado

em transportes.

Ônibusnatalino daempresaLeblon levaalegria poronde passa

Foto: Thiago Reis Sarruf

A Prefeitura de Curitiba vaicomeçar em janeiro um amplomutirão de asfalto em mais 328ruas e avenidas nas regionaisdo Boqueirão, Santa Felicida-de, Boa Vista, Cajuru e Portão.Serão pavimentados 156,06quilômetros de asfalto novo numinvestimento que chega aos R$40 milhões.

"Esse é um mutirão em 328ruas que tinham o antigo anti-pó e que vão receber asfaltodefinitivo. São ruas considera-das secundárias, mas muito im-portantes aos bairros e aosmoradores que serão atendi-dos com o asfalto novo", disseo prefeito Luciano Ducci.

O mutirão - adianta o pre-feito - não faz parte da frente detrabalho, em parceria com oGoverno do Estado, que tam-bém começa no primeiro trimes-tre e que será feito com quatrorecicladoras em 168 ruas quefazem parte dos itinerários dotransporte coletivo.

"No total, as duas frentesde trabalho, através do mutirãoe das recicladoras, vão asfaltar266,25 km de 496 ruas e ave-nidas nas oito grandes regiõesde Curitiba num investimentoque alcança R$ 85 milhões",adianta Ducci.

Para se ter uma ideia da

dimensão das obras de pavi-mentação que serão executadaspela prefeitura, os 266,25 km queserão asfaltados em 2012 com-preendem a distância entre Cu-ritiba e Guarapuava - uma dasprincipais cidades do centro-suldo Paraná. A distância entre asduas cidades é de 257 km.

RegionaisO mutirão, que integra o

Programa de Recuperação daMalha Viária de Curitiba, come-ça em janeiro pelo Boqueirão evai asfaltar 56 km de 120 ruasda região, atendendo os conjun-tos Eucaliptos, Tiradentes, ÉricoVeríssimo, Araucária, Jardim Pa-ranaense, Moradias Belém, VilaHauer, Boqueirão e Xaxim.

Na regional Santa Felicida-de, 42 ruas vão receber 20,1km de asfalto novo nos bairrosButiatuvinha, Vista Alegre, Cam-

po Comprido, Seminário, San-to Inácio, São João, São Braz,Mossunguê, Campina do Si-queira e Santa Felicidade.

Na Boa Vista serão asfalta-das 37 ruas, num total de 20 qui-lômetros, nos bairros Tingui, Atu-ba, Bacacheri, Pilarzinho, SantaCândida, Barreirinha, São Lou-renço, Boa Vista e Bairro Alto.

Cinquenta e nove ruas -39,99 quilômetros - receberãoasfalto novo na regional doCajuru. Os bairros atendidosserão: Uberaba, Guabirotuba,Jardim das Américas e Cajuru.

Na regional do Portão, 70ruas, num total de 19,79 quilô-metros, vão receber asfaltonovo. As vias estão situadas noNovo Mundo, Parolin, ÁguaVerde, Campo Comprido, Fa-zendinha, Portão, Guaíra,Fanny e Lindóia.

A Prefeitura de Curitiba vai começar em janeiro um amplomutirão de asfalto em mais 328 ruas e avenidas

Page 6: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011www.asemananews.com.br6 - / PARANÁ

Crédito imobiliário do Bancodo Brasil chega a R$ 7 bi

A carteira de crédito imo-biliário do Banco do Brasil(BB) atingiu R$ 7,02 bilhõesno dia 25 de novembro. Ovolume representa um au-mento de 105% em relaçãoao registrado em dezembrode 2010 (R$ 3,42 bi), de acor-do com informações divulga-das hoje pela instituição.

Em nota, o Banco do Bra-sil informou que, para o próxi-mo ano, deverá ser mantido oritmo crescente de contrata-ções e liberações de opera-ções. Dessa forma, a perspec-tiva é de que a carteira de cré-dito imobiliário atinja R$ 13,5bilhões até dezembro de 2012.

O banco também estimaque chegará a 97 mil unida-des habitacionais financiadasdentro do Programa MinhaCasa, Minha Vida até o finalde 2012. Para a faixa 1 do pro-grama, destinado a famíliascom renda bruta até R$ 1,6mil, a previsão é de que o BBcomece a financiar imóveisenquadrados nessa faixa apartir de 2 de janeiro.

Ligue para a Casa Fácil

e verifique como você pode

participar da segunda fase

do programa Minha Casa

Minha Vida. Contato: 3627-

7800 ou 3627-5656.

A produção da indústriaparanaense cresceu 1% emoutubro em relação ao mêsanterior, 1,4 ponto percentualacima da média nacional, quefoi de 0,6% negativo. De janeiroa outubro, o crescimento foi de5,2%, o terceiro melhor desem-penho entre os estados pesqui-sados. Os dados foram divul-gados nesta quarta-feira (7),pelo Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, na com-paração com o mesmo mês doano passado, o avanço da in-dústria do Paraná foi de 13,4%e, no acumulado dos 12 me-ses, o crescimento é de 5,5%.

O IBGE registrou retração

Produção industrial cresce1% no Paraná em outubro

em sete dos 14 estados pes-quisados. "Temos a expectati-va de que o bom ambiente paranegócios estabelecido com ogoverno Beto Richa, somadoàs políticas que vêm sendo de-

senvolvidas para indústrias dediferentes portes e setores, con-solidem ainda mais a economiae o parque industrial paranaen-se", disse o secretário da In-dústria, Comércio e Assuntos

do Mercosul, Ricardo Barros.Acumulado

O crescimento de 5,2% noano foi puxado principalmentepelo setores automotivo e derefino de petróleo. Impulsiona-da pela produção de cami-nhões, a indústria de veículosautomotores registrou cresci-mento de 26%. Refino de petró-leo e produção de álcool(13,5%); máquinas, aparelhose materiais elétricos (17,4%);produtos de metal (10%) e ma-deira (8%) também tiveram altade janeiro a outubro.

Na outra ponta, foram regis-tradas quedas nos setores de edi-ção e impressão (-14,5%) e demáquinas e equipamentos (-5,3%)

O governador Beto Richaassinou na última quarta-feira(7), em Maringá, região Noro-este, um protocolo que incluium investimento de R$ 150 mi-lhões da Spaipa - Indústria Bra-sileira de Bebidas no progra-ma de incentivos ParanáCompetitivo. A empresa está

Investimento de grande porte em Maringárecebe benefícios do Paraná Competitivo

ampliando a fábrica que man-tém no município. Com o au-mento da capacidade de pro-dução, a unidade vai gerar 100novos empregos diretos e 400indiretos.

"É um sólido investimen-to, resultado do ambiente favo-rável que construímos, da es-

tabilidade política, respeito jurí-dico e diálogo franco e abertocom investidores e com a po-pulação", disse Richa. Ele afir-mou que o governo estadualabriu dezenas de negociaçõescom empresas interessadasem investir no Paraná nesteano. A exemplo desta empre-

sa, outras estão nos procuran-do. Negociamos incentivoscom 70 grupos empresariais,com previsão de investimen-tos de mais R$ 12 bilhões", afir-mou o governador. "Até ago-ra, já temos confirmados in-vestimentos de R$ 9 bilhões",completou.

O avanço da indústria do Paraná foi de 13,4%e, no acumulado dos 12 meses, o crescimento é de 5,5%

Page 7: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011 www.asemananews.com.br QUATRO BARRAS / - 7

Quatro Barras recebe autorização para novoprograma de pavimentação do Paraná Urbano

Unidade da Borda doCampo vai receberacademia da saúde

Quatro Barras deve re-ceber mais uma etapa do Pro-grama Paraná Urbano, doGoverno do Estado. Na ma-nhã desta terça-feira (6), oprefeito em exercício, EdisonWilmar Repinoski; o deputa-do Francisco Buhrer; o presi-dente da Câmara, vereadorOlair Ribeiro Lago (Laio), e osecretário de PlanejamentoUrbano e Obras, CleversonSantos Fortes, estiveram reu-nidos com o secretário deEstado do DesenvolvimentoUrbano, Cezar Silvestri, queautorizou uma nova etapa doprograma para Quatro Bar-ras, deve beneficiar os bair-

Secretaria do Desenvolvimento Urbano autorizou estudo para nova etapa

do programa, que deve beneficiar os bairros Borda do Campo e Colônia Maria José

Durante reunião na SEDU, da esq. à dir., o prefeito em exercício,Edison Wilmar Repinoski; o deputado Francisco Buhrer; o

secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri; opresidente da Câmara, vereador Olair Ribeiro Lago (Laio); e osecretário de Planejamento Urbano, Cleverson Santos Fortes

ros Borda do Campo e Colô-nia Maria José.

"Foi uma conversa bas-tante produtiva e o secretário nossinalizou boas possibilidadespara recebermos o programa.Temos concentrado todos osesforços neste sentido, porqueinvestir em pavimentação traznão só infraestrutura à cidade,como também qualidade de vidaàs pessoas", disse Edison.Depois de autorizada a etapa doprograma, agora começam aanálise técnica, os estudos e aelaboração dos projetos, quevão reunir o corpo técnico daPrefeitura e os técnicos daSEDU.

O prefeito de QuatroBarras em exercício, Edi-son Wilmar Repinoski, as-sinou na tarde desta quar-ta-feira (7) a liberação do13º salário para os servi-

Prefeito em exercício libera13º salário para servidores

de Quatro Barrasdores da Prefeitura Munici-pal. Nos próximos dias, oquadro de funcionários daadministração pública rece-berá a etapa integral do pa-gamento.

Prefeito emexercício,EdisonWilmarRepinoski,assinouliberação do13º

Começaram nesta se-mana as obras para implan-tação da primeira academiade saúde de Quatro Barras,que está chegando à Unida-de Básica de Saúde da Bor-da do Campo. O projeto fazparte do Programa Promo-vendo a Saúde, do Ministé-rio da Saúde, e será ape-nas o início de um processode modernização das uni-dades que a Prefeitura já dáandamento.

O secretário da pasta,Dr. Julio Lopes, explica quea implementação das acade-mias vai permitir a junção damedicina curativa e preventi-va, dando um novo conceitoao sistema de saúde. "Esta-mos começando na Bordado Campo, mas com a pro-posta de expandir este mo-delo para as demais unida-des, que terão a junção doPrograma Promovendo aSaúde e a Atenção Básica àSaúde, oferecida nos consul-tórios. O prefeito Loreno To-lardo tem enfatizado a impor-tância deste modelo que pri-oriza, sobretudo, a qualidadede vida das pessoas", disse.

O prefeito em exercício,Edison Wilmar Repinoski,lembrou que a área da saúdeé uma das que mais vem re-cebendo investimentos hoje."Temos dado grande atençãoa esta área, porque sabemossua importância. A ColôniaMaria José está recebendosua primeira Unidade de Saú-de, estamos construindo aUnidade de Pronto Atendimento24 horas e reformando a Uni-dade da Borda do Campo,além de termos ampliado aUnidade do Jardim MeninoDeus. Tudo isto para garantirmais infraestrutura e comodi-dade à população", explicou.

Obra em andamento

A equipe da Secretaria deInfraestrutura, que está reali-zando as obras para instala-ção da academia, fez na tardedesta terça-feira (6) a mediçãoe definição do local onde seráconstruída a base. Trabalhamna obra os funcionários Valde-nei João Dambroski, OsvaldoPereira, José Oscar de Assise Anderson Pires, com a co-ordenação de Gerson José daCruz Jesus.

Page 8: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011www.asemananews.com.br8 - / PINHAIS

Mais de 30% dos alunos dopré-vestibular gratuito foram

aprovados na UFPRExatamente um ano após

o início dos trabalhos da Guar-da Municipal nas ruas de Pi-nhais, o prefeito Luizão Goulartinaugurou na última terça-feira,dia 6, o novo módulo da Guar-da, no bairro Maria Antonieta.Este é o primeiro dos três pos-tos previstos para entrar emfuncionamento e atender a co-munidade. Além da unidade ins-talada na praça Maria Antonie-ta, a Prefeitura está construindomódulos na Avenida Iraí, entreos bairros Weissópolis e Var-gem Grande e também na Ave-nida Jacob Macanhan, entre osbairros Atuba e Jardim Claudia.

Durante a inauguração, oprefeito enfatizou o bom mo-mento que vive a cidade devi-do ao trabalho da Guarda Mu-nicipal. "Reduzimos muito oíndice de criminalidade em Pi-nhais. É claro que precisamosevoluir cada vez mais nestetrabalho, mas já é evidente agrande transformação que estacorporação trouxe para a se-gurança da nossa cidade",comentou. Luizão disse que aimplantação do módulo na pra-ça da Maria Antonieta foi es-tratégica. "Aqui na Maria Anto-

Prefeitura inaugura módulo daGuarda Municipal no Maria Antonieta

nieta, tivemos a infelicidade deacompanhar o fechamento daCompanhia da Polícia Militarem 2008, por isso, assumimoso compromisso de trazer asegurança mais próxima dapopulação", completou.

Com viaturas de pequenoe grande porte, equipamentostecnológicos, armamento defogo e treinamentos qualificados,a Guarda Municipal de Pinhaisestá amplamente preparadapara efetuar o policiamento pre-ventivo, monitorar os espaçospúblicos do município e contri-buir com o trabalho das políciasCivil e Militar. "A Guarda Muni-cipal de Pinhais tem um prepa-

ro surpreendente, contribui efe-tivamente com o nosso traba-lho, hoje me sinto muito maistranqüilo em exercer minha fun-ção como juiz", destacou JoséOrlando Bremer, juiz da Co-marca de Pinhais.

Para a construção dos trêsmódulos da Guarda Municipal,a Prefeitura de Pinhais investiuaproximadamente R$100 mil.Segundo o superintendente daGuarda, José Arildo de Olivei-ra, os guardas ficarão no postofixo para atender a comunida-de. "A idéia é estar próximo dapopulação. Além do atendimentona unidade fixa, continuaremosnossos trabalhos de rondas

estratégicas pelas regiões", in-formou.

A instalação da unidadeanimou os moradores do bair-ro Maria Antonieta. Para Bru-nislaw Waleki, morador há maisde 40 anos do bairro esta açãocomplementa um novo mo-mento que vive a região. "Nos-so bairro vem se desenvolven-do muito. Onde havia o postoabandonado da Polícia, a pre-feitura construiu o Centro deAssistência Social, onde tinhaum posto de saúde abandona-do, a prefeitura construiu umCentro de Tratamento para usu-ários de drogas, agora esta es-trutura no coração da MariaAntonieta para oferecer maissegurança para nós. Então, nãotem como não ficar contente",disse.

Participaram da inaugura-ção o prefeito Luizão Goulart, ojuiz da Comarca de Pinhais,José Orlando Bremer, o co-mandante do Destacamento daPolícia Militar de Pinhais, Te-nente Marcos, os vereadoresMarinho, Silvio Star, GilbertoHartkopf e Zé Francisco, secre-tários municipais e comunida-de em geral.

No dia 29 de novembrofoi divulgado o resultado da pri-meira fase do processo sele-tivo da UFPR para 2012, noqual foram aprovados 29 alu-nos do cursinho pré vestibu-lar "Mais" de Pinhais. O nú-mero de aprovados corres-ponde a mais de 33% dos 87alunos que concluíram o cur-so este ano. Lembrando queem 2010, foram sete aprova-ções na primeira fase.

"Esta é uma grande vitó-ria para o município e para osjovens, por ser um curso to-talmente gratuito e com quali-dade como de um curso par-ticular", comemorou a secre-tária de Educação Rosa Ma-ria de Jesus Colombo.

O cursinho Pré-VestibularMais foi implantado em 2009 como objetivo de incentivar, ajudar, eproporcionar uma oportunidadepara os jovens do município in-gressar no ensino superior. Comprofessores especializados ematerial didático de primeira, osjovens aprendem com qualidadee sem custo algum. A Prefeituradá essa oportunidade, e os jovensvêm mostrando o quanto é im-portante investir na educação eno futuro da população.Agora,para os alunos aprovados, o pró-ximo desafio é enfrentar a 2ª faseque acontecerá nos dias 11 e 12de dezembro. Além da Federal,outros alunos do cursinho Maisobtiveram êxito em vestibularesde outras faculdades.

Cursinho Mais oferecido pela Prefeitura de Pinhaisproporcionou festa para muitos alunos que passaram na

primeira fase da UFPR

Além da unidade na praça Maria Antonieta, a Prefeitura estáconstruindo módulos na Avenida Iraí e também na Jacob Macanhan

Page 9: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011 www.asemananews.com.br MANDIRITUBA / - 9

Produtora dá calote e shows com Daniel eRick Sollo são cancelados em Mandirituba

Os shows com os canto-res Rick Sollo e Daniel, progra-mados pela empresa Sol Pro-dutora para a cidade de Mandi-rituba no próximo fim de sema-na foram cancelados na últimahora. O motivo seria o supostocalote de um dos proprietáriosda empresa, que teria embolsa-do em torno de R$ 200 mil reais.Somente com a locação de umespaço na festa, o proprietáriodo parque de diversões infor-mou que pagou à empresa, an-tecipadamente, R$10 mil reais."Sem os shows anunciados,com certeza o movimento vaicair e meu prejuízo será enor-me", calcula o parqueiro, quenão quis se identificar.

Já na quarta-feira, dia 7,surgia rumores de que Danielnão se apresentaria, por contade não ter recebido os 50% exi-gidos antecipadamente peloshow. O cantor Rick Sollo tomou

O funcionário da produtora, Leandro, no momentoque era levado pela polícia para a delegacia de Fazenda Rio Grande

conhecimento do assunto e tam-bém cancelou a apresentação.As pessoas que investiram parainstalar barracas no parque paraa venda de bebidas e comidas,ao tomarem conhecimento doscancelamentos, foram tirar sa-

tisfações com Leandro, que se-ria funcionário de Marcelo Flau-zino, um dos proprietários da SolProdutora. O carro de Leandrofoi avariado e recolhido ao pátioda Polícia Rodoviária Federal. Orapaz foi detido pelos locatários,que chamaram a polícia. Lean-dro foi conduzido para a delega-cia de Fazenda Rio Grande,mas não quis falar com a im-prensa.

Marcelo um dos proprietá-rios da produtora, informou pormeio de um advogado, que os

shows foram cancelados devi-do o fracasso da venda de in-gressos e camarotes. Segundoele, foram adquiridos de formaantecipada apenas 82 ingressose apenas quatro camarotes. Apolícia de Fazenda Rio Grandeentrou na investigação. O pro-dutor se apresentaria no final datarde da última quinta-feira emFazenda Rio Grande para pres-tar depoimento. A prefeitura deMandirituba se isenta do fato, poisapenas cedeu as instalações doparque de rodeios para a festa.

Machadinho participa deaudiência com ministra

Gleisi HoffmannO prefeito Machadinho

participou na quinta-feira (01),em Brasília, de uma audiên-cia com a ministra-chefe daCasa Civil, Gleisi Hoffmann,acompanhado do DeputadoToninho Wandscheer e umacomitiva de prefeitos da re-gião metropolitana de Curiti-ba (RMC).

Na pauta do encontro,foram discutidos assuntosde interesse da RMC como

a duplicação da BR116, pas-sarelas na rodovia para ga-rantir maior segurança aospedestres e a melhoria doacesso aos comércios deMandirituba e região.

O prefeito Machadinhocomentou a importância daboa relação com o deputadoToninho, com a ministra Glei-si e o governo federal paraproporcionar melhorias paratoda a região.

Prefeito Machadinho e a ministra Gleisi Hoffmann

Page 10: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011www.asemananews.com.br10 - / RMC

Page 11: Edição 212

PALIO 2008 1.4, Attractive, 4ptmodelo novo, completo, ar/dh, vi-dro/trava rodas, placa A, branco,excelente. R$ 26.200,00 ou FINAN-CIO 100%. Fone: 3329-6601 - Au-tomóveis Curitiba.

PALIO celebration 2008, pre-to, ar quente, limpador e desemba-çador. Financiamos sem entrada ate60x. Confira! Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

PALIO ED 1997, Placa A.R$7.990,00, 48 X s/ent. Veiculo derepasse 41-3079-8866/3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHAFIAT ZERO KM FONE 3627-2627.

PALIO EX 2001, Placa A, pre-to. R$ 11.900,00 ou 60 X s/ent., 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO EX Fire, 2006, azul,flex. R$ 17.500,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

PALIO EX, 1997, verde, gas.R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

PALIO EX, 1998, gas., cinza,4 portas. R$ 11.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO EX, 2006, 4 portas,azul. R$ 19.500,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

PALIO fire 2003 4 portas, Dir.hid., vd. El., limp., des., rodas, Emexc. estado de conservação, 41-

3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO FIRE 2003 azul 2 por-tas rodas de liga, vidro e trava elétri-ca R$ 13.900,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

PALIO fire 2004, branco, es-tado de zero. Financia até 60x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

PALIO f i re 2004, Prata,limp., des., rodas. 60X s/ent.Em exc. estado de conservação,41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO FIRE 2009 prata, arcondicionado, direção hidráulica, vi-dro e trava elétrica R$ 22.900,00.Fone 3627-2627 Automóveis Pionei-ros.

PALIO weekend 2000, Pint.Met., dir. Hid., vd. El., pára-choquepers. Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO weekend ELX 1.3,2002, Placa A, Ar cond., dir. hid., vd.El., prata. 60X s/ent. Em exc. estadode conservação, 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO, 2008, completo - ar.Sem entrada + 60X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

SIENA 2003, prata, gasolina,vidros elétricos, carro em excelenteestado. Financia ate 60x, sem entra-da. Confira! Fone: 3608- 1000 Rotta8 Veículos.

SIENA EX, 2002, bordo, ga-

solina. R$ 16.900,00. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

TEMPRA 1993 azul 8 válvu-las R$ 5.800,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

UNO 2008 Flex prata KITGNV. R$ 15.900,00 ou 60 X 499,00sem entrada. Fone 3627-2627 Auto-móveis Pioneiros.

UNO 2010 flex economy bran-co. R$ 16.500,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

UNO EX, 1999, vermelha, 4portas. R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

UNO fire 2003, 60 X s/ent.Em exc. estado de conservação,41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

UNO fire 2005 4p, flex, placaA, ar quente, limpador e desemba-çador, alarme, excelente estado. Fi-nanciamos até 60x sem entrada.Confira! Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

UNO fire 2005, Placa A,vermelho. 60 X s/ent., limp.,des., pára-choque pers. Emexc. estado de conservação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

UNO fire 2008, vermelho, pla-ca A, baixo km em estado de zero.Financia até 60x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO Fire 2p, 2003, branco,gasolina. 60X sem entrada. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO fire, 2004, gas., 4 portas,prata. R$ 14.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

UNO Mille Fire 1.0, 2003,prata, gasolina. 60X sem entra-da. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO Mille, 2003, álcool. R$11.500,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

UNO SX 1998 4p azul, carroem excelente estado, e super pro-moção. Financiamos até 48x. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

ESCORT 1.6 GLX 1996,Pint. Met., R$ 6.990,00. 36 X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT Ghia 1993, Dire-ção hidráulica. R$ 4.900,00. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.ESCORT GL 1.8 93 1.8 álcool

cinza motor AP R$ 6.600,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

ESCORT GL 1997 4 portas,Placa A, pint. Met., dir. hid. R$9.900,00, Em exc. estado de con-servação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

FIESTA 2009 prata, único dono,4 portas, vidro e trava elétrica limp edesemb. R$ 24.900,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIESTA 4 portas 2002, PlacaA, prata, ar cond., 60 X s/ent., Emexc. estado de conservação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

FIESTA Street 1.0, 2003, ver-melho, gasolina. R$ 14.900,00.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

KA 1999, Prata. R$ 7.990,00ou 48 X s/ent. Veiculo de repasse.4 1 - 3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

KA 2009, branco, placa A, vi-dros elétricos, ar quente, limpador edesembaçador. Financia até 60x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

KA GL 2000, Pint. Met., ro-das. Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

KA GL 2005, prata, ar quente,desembaçador e limpador, placa A.Excelente estado. Confira! Financi-amento até 60 x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

KA Image 2001, Placa A, pint.Met., dir. hid., vd. El., limp., des.,60 X s/ent., Em exc. estado de con-servação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA sedan advantage2009, Prata, ar cond., dir. hid., vd.El., TR. El., AL., CD. R$32.900,00.60Xs/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA sedan confort 2005flex, Pint. Met., rodas, ar cond., dir.hid., vd. El., pára-choque pers.R$27.900,00. 60Xs/ent. Em exce-lente estado de conservação, 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 ,www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA sedan GL 2000,Placa A, dir. hid., vd. El., rodas,Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA Sedan, 2002, álcool.R$ 18.500,00. Fone: 3604-6258 - Fa-

zenda Automóveis.

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHACHEVROLET ZERO KM FONE3627-2627.

CELTA 2001, Placa A, pra-ta. R$ 13.900,00 ou 60 X s/ent.,Em exc. estado de conservação,41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 2008, Placa A. 60 X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 2009 preto, ar quente,limpador e desembaçador. Carro emestado de 0km. Confira! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA 4 p 2003, Prata, vd.El., para choque pers. 60X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 4 p 2009, Prata,pára-choque pers. 60X s/ent. Emexc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA life 2009, 1.0, 4 portas,prata, flex, completo. Sem entrada.60X. R$ 599,90. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

CELTA spirit 2007 prata 2p, arquente, desembaçador e limpador,veículo de procedência. Financia até60x sem entrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

CELTA VHC 2005 prata, arquente, desembaçador e limpador,baixo km. Financia até 60x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

CELTA VHC, 2003, 4 portas,rll. R$ 16.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CELTA, prata 2004, Pra-ta, ar q., limp. des. 60 X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA 2001, Placa A, 60X s/ent., pára-choque pers. Emexc. estado de conservação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA 4 por tas 2000,Limpador, desembaçador, pára-choque personalizado. 48X s/ent. Em exc. estado de conser-vação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA classic 1.6 2004, Pla-ca A, ar q., des., pára-choque pers.60X s/ent. Em exc. estado de con-servação, 41-3079-8866 /3014-8867

www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA C l a s s i c 2 0 0 4 ,Placa A, pára-choque pers.,Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA Hatch 1.8, 2005,Flex, azul. Sem entrada 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Hatch Gl 1.6, 1998,prata, gasolina. R$ 14.900,00.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Hatch GL, 1.6, 1998,prata, 4 portas, trava, alarme limpa-dor e desembaçador ytraseiro, arquente, rll, 4 pneus novos. Entrada+ 60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan 2002, Pint.Met., ar cond., dir. hid., vd. El.,para choque pers., 60 X s/ent.,Em exc. estado de conservação,41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA sedan 2003, branco,placa A, excelente estado. Financiaaté 60x sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA sedan classic 1.6 su-per 2005, Ar cond., dir. hid., vd. El.60X s/ent. Em exc. estado de con-servação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA sedan super 1998,Placa A, para choque pers. Emexc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA super 4 portas 1997,Placa A, vd. El., limp., des. Emexc. estado de conservação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA Wagon Gl 1.6, 1999,azul, gasolina. Sem entrada, 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Wagon, 2001, gas.,prata, air bag, vidro, ar quente. R$14.800,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

CORSA wind 1.0 2p, 2001, cin-za, gasolina. Sem entrada. 60X deR$ 489,00. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

KADET Sport 1996, Dir.hid., vd. El., R$7.990,00. 48 Xs/ent. Veiculo de repasse. 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

MERIVA 2003, Placa A, prata,ar cond., dir. hid., vd. El., TR. El.,pára-choque pers., CD. 60Xs/ent.

09 a 15 de dezembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 11

Page 12: Edição 212

Motor paraautomóvel

várias marcas, apartir de R$

1.000,00, comgarantia de 3 meses

e km livre. AutoPeças Nações.

Fone: 3627-5218

09 a 15 de dezembro de 2011www.asemananews.com.br12 - /CLASSIEm excelente estado de conserva-ção. 41-3079-8866/3014-8867,www.vancarmultimarcas.com.br

MERIVA joy, 2006, flex, exce-lente estado. R$ 28.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PRISMA joy 1.4 econoflex,vermelho, placa A, trio elétrico, arquente e desembaçador, estado dezero. Super oferta R$ 25.800,00. Fi-nancia até 60 x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PRISMA Max, 2010, flex, pra-ta. R$ 26.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

SUPREMA GLS 1996 cinza2.2 4 cil. Oferta! R$ 9.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

VECTRA GT 2.0, 2008, flex,preto, completo, ar digital, rll. Sementrada 60X. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

ZAFIRA elegance 2008, com-pleta, airbag, automática, excelenteestado, top de linha. Financia até 60x.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

FOX 1.6, Plus, 08, prata, 4pt,placa A, completo, ar/dh, trio elétri-co, air bag duplo, alarme, excelente.R$ 27.900,00 ou FINANCIO 100%.Fone: 3329-6601 - Automóveis Cu-ritiba.

GOL 1.0 2002, Placa A, prata,60 X s/ent., Em exc. estado de con-servação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL 1.6 4p confor t l ine2001, Placa A, dir. hid., limp.,des., pára-choque pers. 60X s/ent. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHAVOLKSWAGEM ZERO KM FONE3627-2627.

GOL 1.6 power 2003 cinza 4portas direção hidráulica ar condicio-nado R$ 19.900,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

GOL 1.6 power 2008, branco,4 portas, direção hidráulica, ar con-dicionado. R$ 22.900,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL 2001 2p, ar quente limpa-dor e desembaçador, placa A, finan-cia sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL bola 1996, rodas, veiculode repasse. R$ 6.900,00. 48 X s/ent. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL CLI 1.6 1996, Pint. Met.,dir. Hid. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas 2000, Ver-melho, rodas, pára-choque pers. 48Xs/ent. Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas 2001,Pint. Met., limp., des. 60X s/ent. Em exc. estado de conser-vação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas 2002, PlacaA, prata, pára-choque pers., 60 X s/ent., Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas plus 2005,

Prata, ar cond., pára-choque pers.60X s/ent. Em exc. estado de con-servação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G4 2006, Placa A,60 Xs/ent., Em exc. estado de conser-vação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G4 4p 2006, branco, car-ro em excelente estado. Financia ate60x sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL G4, 4 portas 2006, PlacaA, dir. hid., ar cond., vd. El. 60X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL GIV 09, 4pt, prata, arcondicionado, vidro/trava limp/des,placa A. R$ 21.600,00 ou Financio100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

GOL GIV 1.0 Flex 2008 bran-co, 4 portas vidro e trava elétrica R$18.900,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

GOL GIV 1.0 Flex 2009 bran-co, 4 portas ar condicionado e dire-ção hidráulica R$ 20.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL MI 1998, Placa A,rodas,48X s/ent . , Em exc.estado de conservação, 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

GOL MI, G3, 2002, gas., im-pecável, rll. R$ 13.800,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL PLUS 8V 4P, 2006, ver-melho, flex. Vte, ldt, direção hidráu-lica e alarme. 60X sem entrada. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL special 2001, PlacaA. R$11.990,00 ou 60 X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOLF Flash 1.6, 2006, preto,flex, completo com couro e rll. 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOLF Mi 1.6, 2001, preto,gasolina, completo. Entrada +60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

LOGUS wolfsburg 1995, Pla-ca A, vermelho, dir. hid., vd. El.,rodas. Veiculo de repasse. 41-3079-8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

PARATI 1.6 Confortline 2000,Vermelha, dir. hid., vd. El. 48X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PARATI GL, 1.8, 1993, gas.,bordo. R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PARATI Turbo 1.0, 2001, pre-ta, gasolina, completa com rll. Entra-da + 60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

QUANTUM CLI 1.8, 1996,prata, gasolina. R$ 10.900,00. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SANTANA 2.0 2000 GNV,dir. hid. R$ 12.900,00. Veículode repasse. 48 X s/ent. 41-3079 -8866 /3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

SANTANA 2003 GNV, PlacaA, pint. Met., dir. hid., vd. El., pára-choque pers. R$ 15.900,00. 60X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

SANTANA, 2003, 4 portas,cinza, álcool. R$ 18.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

CIVIC EX, 1998, preto, gasoli-na, completo com rll. Entrada + 48X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CLIO 2007, bege, hiflex, placaA, conjunto elétrico, ar quente, de-sembaçador e limpador, estado dezero km. Super oferta. Confira! Fi-nanciamos até 60x sem entrada.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CLIO 4 portas 2001, PlacaA, vermelho, ar cond., pára-choque pers. 60 X s/ent. Emexc. estado de conservação 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CLIO 4 portas 2004, PlacaA, pint. Met., ar cond., des., pára-choque pers. 60 X s/ent. Emexc. estado de conservação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CLIO EXP. 1.6 16v 2005 Ha-tch 4 portas preto, ar cond. Dir. hi-dráulica, vidro e trava R$ 19.900,00.Fone 3627-2627 Automóveis Pio-neiros.

CLIO RL 1.6 1998 4 portas,Placa A, dir. hid., manual. Emexc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

IBIZA 2001, Pint. Met., dir.hid., vd. El., 60 X s/ent., Emexc. estado de conservação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

MEGANE Sedan RT 1.62001, Placa A, d i r. h id . , arcond., vd. El.,60X s/ent. Emexc. estado de conservação,41 -3079 -8866 /3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

MERCEDES C230K 1997 blin-dado, Pint. Met., ar cond., vd. El.,tr. El., rodas, manual, chave copia,Em exc. estado de conservação,41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 2001, Placa A,pint. Met., 60 x s/ent., Em exc. es-tado de conservação, 41-3079-8866/ 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 2003, Placa A,limp., des., vd. El.,60 X s/ent., Emexc. estado de conservação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 sensation1.4 2008 flex, placa A. Excelenteestado. Financia até 60x sem en-trada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

SCENIC 1.6 2003 cinza com-pleta R$ 19.900,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

SCENIC RT 1.6 2001, PlacaA, pint. Met., ar cond., vd. El., dir.Hid., Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

TWINGO 1999, Placa A, limp.des., p. ch. Pers. 60X s/ent. Emexc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

BLAZER, XLT, bordô, 4.3, 97/97, GNV, direção, vte, alarme ldt.Entrada + 48X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

CAPTIVA Sport AWD, 3.6 6cc24v, 2010, gasolina, preta, completamais banco em couro caramelo.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Pick-up 1.6 97 cinzacapota marítima ótima R$ 10.400,00.Fone 3627-2627 Automóveis Pio-neiros.

CORSA P ick -up 2002 ,Placa A, rodas. 60X s/ent. Emexc. estado de conservação.41 -3079 -8866 /3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

DOBLO HLX 09, 7 lugares,branca, ar/dh vidro/trava, placa A,excelente. R$ 38.900,00 ou Finan-cio 100%. Fone: 3329-6601 - Auto-móveis Curitiba.

ECOSPORT XLT, 2006, flex,completa. R$ 30.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

F1000 1988 dupla vermelhaMWM turbo R$ 23.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO 2007 furgão brancaFIRE FLEX R$ 21.500,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO 2009 Fire Flex fur-gão amarela R$ 23.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO Furgão, 06, branca,placa A, ótima IPVA/11 pago. R$19.500,00 a vista ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

KOMBI 09, envidraçada, combancos, placa A, excelente estado.R$ 27.500,00 ou FINANCIO 100%.Fone: 3329-6601 - Automóveis Cu-ritiba.

KOMBI 09, Furgão, branca,placa A, excelente. R$ 23.500,00 ouFINANCIO 100%. Fone: 3329-6601 - Automóveis Curitiba.

KOMBI 2008 1.4 flex furgãoamarela R$23.500,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

KOMBI carroceria, 1979, todaprova. R$ 6.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

RANGER XLT, 2.5, 1999, cin-za, cabine dupla, completa, R$28.000,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

S-10 01, prata, dupla, gasoli-na, ar cond/dh vidro/trava, rodas,sto Antonio, capota, protetor, estribolateral, excelente. R$ 29.900,00 ouFINANCIO. Fone: 3329-6601 - Au-tomóveis Curitiba.

S-10 1998 GNV, Ar cond., dir.hid., vd. El. R$17.900,00. 41-3079-8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 ,www.vancarmultimarcas.com.br

SAVEIRO 09, 1.6, branca, pla-ca A, IPVA/Lic. 2011 pagos, prote-tor. R$ 21.900,00 ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

SAVEIRO 1.6 FLEX, 2008,branca, protetor de caçamba. R$20.900,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

STRADA 08, branca, fire, flex,placa A, IPVA/11 pago. R$19.900,00 a vista ou 60x565,00 S/ENTRADA. Fone: 3329-6601 - Au-tomóveis Curitiba.

STRADA CE trecking 2009,Pint. Met., dir. Hid. 60X s/ent. Emexc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

STRADA WORKING 1999,Placa A, Em exc. estado de conser-

AUXILIAR DE MECÂNICO MAS

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA MAS

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA MAS

ATENDENTE DE BALCÃO MAS

AUXILIAR DE DEPÓSITO MAS

AUXILIAR DE ESTOQUE MAS

AUXILIAR DE PRODUÇÃO MAS

AUXILIAR DE PRODUÇÃO MAS

Atenção Maiorde 65 anos

Se você ainda nãose aposentou(Mesmo semcontribuição).

Nos procure: (41)3022-4503

ATENÇÃOQuem recebe ourecebeu Auxílio

Doença do INSSpode ter dinheiro a

receber.Nos procure: (41)

3022-4503

Interessados comparecer naAgência do Trabalhador de FRG -Rua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13has 17h munidos de documentos

SEU MELHOR NEGÓCIO ESTÁ AQUI!ANUNCIE 3627-1997 | 9162-6192

AUXILIAR DE PRODUÇÃO MAS

BORRACHEIRO MAS

CALDEREIRO SERRALHEIRO MAS

FISCAL DE CAIXA MAS

JARDINEIRO MAS

JATEADOR MAS

LUBRIFICADOR MAS

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINA

INDUSTRIAL MAS

MECÂNICO MONTADOR MAS

MOTOBOY – MOTO PRÓPRIA MAS

MOTORISTA CARRETEIRO – HAB – E MAS

OPERADOR DE CAIXA MAS

OPERADOR DE EMPILHADEIRA MAS

PADEIRO MAS

PEDREIRO MAS

PINTOR DE ESTRUTURAS METÁLICASMAS

SELECIONADOR DE RECICLÁVEIS MAS

SERRALHEIRO MAS

SERVENTE DE PEDREIRO MAS

SERVIÇOS GERAIS MAS

TÉCNICO QUÍMICO INDUSTRIAL MAS

AUXILIAR DE PRODUÇÃO FEM

AUXILIAR DE PRODUÇÃO FEM

CAIXA FEM

CORRETOR DE IMÓVEIS FEM

EMPREGADA DOMÉSTICA FEM

OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS FEM

REPOSITOR DE MERCADORIAS FEM

SERVENTE DE LIMPEZA FEM

SERVIÇOS GERAIS FEM

VENDEDOR INTERNO FEM

VENDEDOR INTERNO FEM

VENDEDOR PRACISTA FEM

AJUDANTE DE MOTORSITA INDF

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO INDF

ATENDENTE DE LANCHONETE INDF

AUXILAR DE COZINHA INDF

AUXILIAR ADMINISTRATIVO INDF

AUXILIAR DE PRODUÇÃO INDF

AUXILIAR ODONTOLÓGICO INDF

COZINHEIRO GERAL INDF

FISACL DE LOJA INDF

FRENTITA INDF

OPERADOR DE EMPILHADEIRA INDF

OPERADOR DE CAIXA INDF

PINTOR DE EDIFÍCIOS INDF

RECEPCIONISTA INDF

SERVENTE DE LIMPEZA INDF

SUB-GERENTE INDF

TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

INDF

vação, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

TOWNER 0KM pick-up cabi-ne estendida ar condicionado R$28.900,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

TOWNER 0KM pick-up cinzaR$ 24.900,00. Fone 3627-2627 Au-tomóveis Pioneiros.

TOWNER 0KM van furgão R$28.900,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

CBX 250 twister, 2008, amare-la, gasolina. R$ 7.500,00. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

DT 200 - para trilha, preta. R$2.500,00 - Fone 9907-5409, falar comMarco.

HONDA CBX 200, ano 01,preta. R$ 3.700,00. Naza Moto Fone3627-6868.

Yamaha YBR, 2006, preta. R$2.900,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis

Page 13: Edição 212

02 a 08 de setembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 11

Page 14: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011www.asemananews.com.br14 - /CLASSI

Page 15: Edição 212

a rua Jacarandá, 208, sl 04, paratratarmos sobre a regularizaçãodo mesmo. Não ponha em ris-co o seu patrimônio. Tel: 3627-2037 ligue para agendar um ho-rário.

CASAS EM ALVENARIA - 03Quartos - 55,00m2 - Bairro IGUA-ÇÚ - "AVERBADA", próximo aRAIA e ótimo espaço de terreno nosfundos. R$ 108.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA - 02Quartos - 48,00m2 - Bairro ESTADOS -"AVERBADA", próximo a BR 116, li-nhas de ônibus, Supermercado. R$85.000,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAI-XA (Use seu FGTS). IMÓVEIS CON-SULT - 3604-7878 / 9986-4699 Creci13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA, comlaje - 02 Quartos - 46,00m2 - BairroSANTA TEREZINHA - "AVERBA-DAS", próximo ao Posto MIME e Co-légio CUNHA PEREIRA. R$97.000,00 Quitada ou Ent. + Financ.CAIXA (Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Cre-ci 13.363 www.imoveisconsult.com.br

gu, 260 - Condominio fechado MA-RIA RAQUEL - R$78.000,00 - JJAIMÓVEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

EUCALIPTOS - Vendemos áre-as comerciais e industriais localizadas naAvenida Araucária centro de FazendaRio Grande - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

NAÇÕES - Sobrado contendo230,00m² - 4 quartos sendo 1 suite -localizada na Rua Venezuela -R$290.000,00 - JJA IMÓVEIS - cre-ci 16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA- Área de3.600,00 m2,(residencial/comercial) emuma região nobre, com asfalto, calçada,já com estudo de frações R$380.000,00– IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA -CRECI- 1564-J FONE: 3627-1002 –8417-7720 - www.panakol.com.br

GRALHA AZUL - Casas com52,00m2, 02 dormitorios, sala,coz + depexcelente localização, pequena entrada,utilize seu FGTS - PLANO MINHACASA MINHA VIDA - Casas a partirde R$85.000,00. IMOBILIARIA PA-NAKOL LTDA - CRECI-1564-J - Fone:3627-1002 - www.panakol.com.br-

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2 dorm.,

sala, coz, bwc, área de serviço e ga-ragem, próx. Supermercados Boza.Utilize se FGTS-PLANO MINHACASA MINHA VIDA. Casas a partirde R$90.000,00. Imobiliária PanakolLTDA - CRECI 1564-J- FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCIALNOVA ERA - Casa com 50,00,00m2,02 dormitorios, sala,coz + área deserviço externa, BWC, excelente lo-calização. Pequena entrada, utilizeseu FGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$90.000,00. IMO-BILIARIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

SANTA TEREZINHA - RESI-DENCIAL TALINE - Casas com63,00,00m2, com laje, 03 dormitorios,sala,coz + área de serviço externa exce-lente localização, asfalto, colegio, utilize seuFGTS - PLANO MINHA CASA MI-NHA VIDA - R$110.000,00 IMOBILIA-RIA PANAKOL LTDA - CRECI-1564-J -Fone: 3627-1002 - www.panakol.com.br-

MMD INCORP. E PARTI-CIPAÇÕES LTDA, CRECI J0158, convida você cliente emsituação de inadimplência ref.ao lote situado no Jd. Santa-rém I e Santarém II, a compa-recer em nosso escritório sito

BR 116 - Excelente área co-mercial contendo 18.858,00m², loca-lizada na beira da BR 116 centro deFazenda Rio Grande - JJA IMÓVEIS- creci 16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

BR 116 - Área localizada ao ladodo shopping de Fazenda Rio Grande,contendo 12 lotes, metragem:4.320,00m² - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA - Áreacontendo 7.000,00m² própria paraconstrução de condominio - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Residência con-tendo 130,00m² e terreno 12x40 - R$150.000,00 - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

GRALHA AZUL - Excelenteresidência contendo 300,00m² e ter-reno com 3.313,00m², localizado naAvenida Portugal - Condominio dosNobres - R$ 450.000,00 - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Terreno conten-do 307,00m² localizado na Rua xin-

09 a 15 de dezembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 15

CASAS EM ALVENARIA - 02Quartos, - á partir de 40,00m2 - BairroJD CANAÃ - "AVERBADAS",COM LAJE, ótimo acabamento, pró-ximo ao CONDOR, a poucos me-tros da BR. Á partir de R$ 100.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MI-NHA VIDA". IMÓVEIS CONSULT- 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA - 02Quartos - 46,00m2 - Bairro GRALHAAZUL (Jardim Palmeira) - "AVERBADA".R$ 85.000,00 Quitada ou Ent. + Financ.CAIXA (Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 / 9986-4699 Cre-ci 13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA - 02Quartos, imóvel de ESQUINA - 51,00m2- Bairro IGUAÇÚ - "AVERBADA", próxi-mo ao SUPERMERCADO ASSIS. Ápartir de R$ 96.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS). "MI-NHA CASA, MINHA VIDA". IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA - 02Quartos - 51,00m2 - Bairro NAÇÕES -"AVERBADA", próximo ao Supermer-cado BOZA. R$ 93.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seu FGTS).

"MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 /9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA - 02e 03 Quartos - á partir de 43,00m2 -Bairro GRALHA AZUL - "AVERBA-DAS", Av. Albatroz, ônibus na frente.Á partir de R$ 80.000,00 Quitadas,ESQUINA p/ R$ 99.000,00 Quitadaou Ent. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). "MINHA CASA, MINHAVIDA". IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 45,00m2 - BairroSANTA TEREZINHA - "AVERBA-DAS", próximo ao Posto MIME eColégio CUNHA PEREIRA. R$88.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CENTRO/EUCALIPTOS -FAZENDA RIO GRANDE linda casa2qts, averbada, condom. fechado semtaxa, semi-nova, estacionamento, ruatranqüila, asfaltada, ótimo p/ investir.Financia. R$75mil. 3248-3030www.varnierimoveis.com.br c15442.

Page 16: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011www.asemananews.com.br16 - / SEGURANÇA

Homem completamente nu édesovado em cava na Fazenda Iguaçu

Cobrador reagea assalto e leva

tiro no rostoPor volta da 17 horas da

segunda-feira, dia 5, a políciamilitar foi acionada para isolaruma área sob a ponte velha naFazenda Rio Grande, diante dalocalização de um cadáver, queestava nu e três tiros no tórax. Aperícia esteve no local e acredi-ta que o rapaz, com corpo tatu-ado, estava no local desde asprimeiras horas do dia. O cor-po foi levado para o InstitutoMédico legal e permaneciasem identificação.

A polícia acredita que o

homem foi morto por vingança."Quem sabe a vítima tenha seenvolvido com alguma mulhercomprometida e acabou mortopor isso, mas é apenas umadedução e não afirmação", dis-se um policial no local. Por seruma área desabitada onde ocorpo foi desovado, a investi-gação não conseguiu ouvir tes-temunhas que pudessem daralgum tipo de informação. Ocrime é investigado pela dele-gacia de Polícia de Fazenda RioGrande. Homem morto estava completamente nu

Um homem, que per-manecia sem identificaçãono Instituto Médico Legal, foiassassinado a facadas per-to das 4 horas da terça-feira(6), na esquina das ruasSeringueira e Juazeiro emFazenda Rio Grande. In-vestigadores estiveram nolocal e conseguiram poucasinformações. A vítima levoutrês facadas e agonizou an-tes de morrer.

O policial militar Silvaconta que moradores ou-viram gritos na madruga-da e chamaram a polícia.

Desconhecido éassassinado a facadas

na madrugada em FRGO SIATE foi acionado, maschegando ao local, os socor-ristas nada puderam fazer,pois o desconhecido já esta-va em óbito. Os golpes atin-giram o homem na altura dotórax. Curiosos acompanha-ram o trabalho da perícia,mas ninguém soube dar ne-nhuma informação sobrequem seria a vítima e nemsobre a autoria e a motiva-ção do crime, afirmou o poli-cial. A investigação sobreesse crime está na respon-sabilidade da delegacia deFazenda Rio Grande.

O cobrador de umaempresa de transportecoletivo de Fazenda RioGrande, que faz a linhaJardim Veneza, foi alve-jado com um tiro no ros-to, numa tentativa de as-salto por volta das 19h30da terça-feira, dia 6. A ví-tima passou pelo ProntoAtendimento Municipal eem seguida foi levada parao hospital de Campo Lar-go onde ficou internada.

O motorista VilmarIbner, 42 anos, disse quetrês elementos embarca-ram no ônibus no pontoperto da balança e quan-do arrancou o coletivo ou-viu um disparo. Ao olhar,viu que o cobrador JaderSilvio Junior, 20 anos es-

tava ferido. Desesperado,levou o veículo até o termi-nal onde pediu socorro. OSIATE levou a vítima inici-almente ao Pronto Atendi-mento de Fazenda RioGrande e devido ao feri-mento, acabou sendotransportada para o hospi-tal de Campo Largo. A Polí-cia Militar fez patrulhamen-tos pela região em buscados assaltantes, mas nãoconseguiu prendê-los. Vil-mar iria depor na delega-cia para dar informaçõesdetalhadas da tentativa doassalto. Depois que Jaderfoi socorrido, o ônibus doJardim Veneza foi recolhi-do à garagem da empresa,fato que prejudicou o traba-lho pericial.

A Guarda Municipal deFazenda Rio Grande, contaagora, com um efetivo de 54agentes de segurança. Na noi-te da última segunda-feira (5)aconteceu a solenidade de for-matura de 25 GMs, entre ho-mens e mulheres, que conclu-íram o curso no 17º Batalhãode Polícia Militar em São Josédos Pinhais.

Criada para guardar o pa-trimônio público e reforçar a se-gurança junto a Polícia Militar,segundo o prefeito Chico San-tos, a guarda municipal vem di-versificando seu atendimento acomunidade com ações educa-tivas sobre o trânsito e principal-mente zelando e guardando osprédios públicos e contribuindopara a segurança do cidadãofazendense. "Com certeza, a ci-dade fica mais protegida comestes novos agentes", resumiuo Chefe do Executivo.

Além dos familiares dosformandos, do prefeito Chico

Guarda Municipal aumentaefetivo em Fazenda Rio Grande

Santos, prestigiaram a forma-tura o Coronel Amaral, do 6ºComando Geral, Major Zanata,subcomandante do 17º Bata-lhão de Polícia Militar, TenenteVanson, coordenador do Cur-so, deputado federal Fernando

Francisquini e do Secretário deDefesa Beto Rocha.

José João Teófilo, pai deSimone Fernandes Teófilo, dis-se que nunca pensou que a fi-lha seria guarda municipal."Nunca sonhei com isso, mas

ela está feliz e tenho certeza deque desenvolverá um bom tra-balho na segurança da cidade",comentou José, que disse queSimone recebeu integral apoioda família. "É um dia feliz paratodos", finalizou.

Formatura de 25 GMs, entre homens e mulheres, que concluíramo curso no 17º Batalhão de Polícia Militar em São José dos Pinhais

Page 17: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011 www.asemananews.com.br - 17

Page 18: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011www.asemananews.com.br18 -

Fabiano Henrique Ribeiro da Silva ..... 12

Gabriel Ribeiro Baptista ...................... 15

Izabela Gonçalves dos Santos ........... 15

Bruna Gabrieli Gusso ........................ 16

Ronaldo Ramos Lima ........................ 18

Funcionários:

Caue .................................................. 08

Aniversariantes dasemana Colégio

DOM BOSCO FRG

ÁriesNão fique na dependência

dos demais para desenvolver assuas tarefas. Aproveite o perío-do para colocar suas atividadesem dia. É um bom momento paraentrar em contato com pessoasque estão distantes. Demonstremais carinho à sua cara-metadee o romance vai ser beneficia-do.

TouroMantenha o foco em seus

objetivos profissionais. Não de-sanime se os resultados não fo-rem imediatos. Seja paciente econquistará aquilo que deseja.Em casa, o seu bom humor vaicontagiar o pessoal. A dois, o cli-ma é de ternura e sensualidade.

GêmeosSe pretende diversificar

seus negócios, invista suas ener-gias em algo que tenha retornogarantido. Em casa, faça a suaparte para mandar a tensãoembora e viver momentos agra-dáveis em família. Seu charmeestará em alta, use-o quandoestiver ao lado da sua cara-me-tade.

CâncerTrabalhos em grupo são os

mais indicados. Parcerias e as-sociações prometem trazer bonsresultados para sua carreira.Você estará esbanjando carinhoe atenção aos familiares. Mante-nha a discrição de sua vida pes-soal para não se envolver emfofocas.

LeãoNo trabalho, é melhor adi-

antar tarefas e finalizar pendên-cias. Marte está em sua Casa doDinheiro, sinalizando que é tem-po de organizar suas finanças.Ouça seus familiares com aten-ção e não vai se arrepender.Para não se sobrecarregar, peçaajuda ao pessoal.

VirgemOs astros enviam boas

energias para que trabalha emcasa ou por conta própria. Aoterminar uma atividade, confiraantes de passar para a próxi-ma. Reserve um tempo para

estar entre seus parentes, elesvão cobrar sua atenção.

LibraNo campo profissional, o se-

gredo do sucesso está em fazero que gosta. Se quer aumentarseus rendimentos, siga em fren-te! Diferenças de opinião podemsurgir em seu lar, mas serão su-peradas rapidamente. Nos as-suntos do coração, é tempo deresolver pequenos conflitos.

EscorpiãoMomentos de tensão não

estão descartados no trabalho.Mas respire fundo e siga em fren-te, pois poderá ter bons lucros.Em família, será preciso um pou-co de jogo de cintura. Aproxime-se do pessoal e dê mais carinhoa eles.

SagitárioÓtimo momento para se ali-

ar a quem tenha os mesmos ob-jetivos que você no campo pro-fissional. Cuidado com a impulsi-vidade na hora de gastar. Noromance, é tempo de definições.Relações desgastadas podemse romper.

CapricórnioSe pretende comprar algo

de valor, excelente período paracomeçar seu pé-de-meia. Osastros enviam energias positivasno contato com seus parentes.No amor, seu charme está emalta e vai resolver qualquer con-flito que surgir.

AquárioNão tenha pressa em co-

lher os frutos do seu trabalho.Faça o que é de sua responsa-bilidade e os resultados virão.Passe mais tempo com o pesso-al de casa e curta os momentosao lado deles. A dois, se desejacarinho e atenção, ofereça omesmo ao seu par.

PeixesCumpra com suas ativida-

des sem depender dos demais,seja em casa ou no trabalho. Odiálogo é a melhor forma de con-ciliar interesses e resolver con-flitos. Na área sentimental, ami-zade e companheirismo vão for-talecer o romance.

HORÓSCOPO

Aniversariante da semana

Professores, coordenadores e direção prestigiarama primeira Balada DOM BOSCO FAZENDA

Neste domingodia 11 quemcompleta maisum ano de Vidaé a Natiely Bispoda AcademiaSculptor, querecebe osParabéns dairmã Dani Bispo.Felicidades!

Page 19: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011 www.asemananews.com.br SOCIAL / - 19

Page 20: Edição 212

Projeto do vereador RicardoMiranda prevê cursinhopré-vestibular gratuito

09 a 15 de dezembro de 2011www.asemananews.com.br20 - / POLÍTICA

Ministro Paulo Bernardo e deputado Toninhoparticipam da entrega de unidades habitacionais em FRG

Está confirmado: o mi-nistro das Comunicações,Paulo Bernardo (PT) estaráem Fazenda Rio Grande, nodia 19 de dezembro parainaugurar e entregar as 501unidades habitacionais doJardim Europa.

A informação é do depu-tado estadual Toninho Wan-dscheer (PT), que tambémmarcará presença no even-to, junto com o prefeito da ci-dade e demais autoridades.

A obra, sendo 458 sobra-dos e 43 casas, custou R$22 milhões e foi financiadacom recursos do PAC doGoverno Federal, através doPrograma Minha Casa, Mi-nha Vida. As unidades habi-tacionais foram construídaspela Cohab Curitiba. As uni-dades residenciais contamcom infraestrutura de rede deágua, esgoto, energia elétri-ca, iluminação pública e ruasasfaltadas.

Ministro das Comunicações, PauloBernardo e deputado estadual Toninho Wandscheer

O deputado estadual To-ninho Wandscheer (PT)aproveitou sua ida a Brasíliae participou de uma reuniãona ANTT (Agência Nacionalde Transportes Terrestres),no dia 01 de dezembro,acompanhado dos prefeitosMachadinho, de Mandirituba,Neco Prado, de Quitandinhae Celso Wenski, de Campodo Tenente.

Na ocasião, eles foramrecebidos por um dos direto-

Acessos viários da BR-116

res da ANTT, Mario Rodri-gues Jr e trataram dos aces-sos viários da BR-116. Há al-

gumas semanas, manifestan-tes da cidade de Areia Bran-ca dos Assis, realizaram uma

paralisação na rodovia, emprotesto pela instalação deguard rail, que fechou váriosacessos aos comércios lo-cais destes municípios.

A ANTT acordou com osprefeitos, que enviará aindaesta semana, um pedido àConcessionária OHL, res-ponsável pelas obras da du-plicação na rodovia BR-116,para que determine imedia-tamente a readequação dosacessos.

Um projeto de iniciativado vereador de Fazenda RioGrande, Ricardo Miranda(PT) prevê a oferta de cursi-nho pré-vestibular destinado aestudantes de baixa renda. Aproposta apresentada no anopassado foi aprovada em ple-nário recebeu posteriormenteveto do Executivo, mas nesteano, essa negativa foi derru-bada e a proposta já poderiavirar realidade.

A ideia já é realidade emoutros municípios brasileiros,como em Pinhais, na RMC,onde nesse ano, mais de

30% dos alunos que freqüen-tam as aulas foram aprova-dos na primeira fase do vesti-bular da Universidade Fede-ral do Paraná(UFPR). "O pro-jeto foi aprovado, mas depoisrecebeu o veto do prefeito.Contudo, o veto foi derrubadonovamente na Câmara, masaté hoje não foi colocado emprática. É um grande projetoque vem dando certo em ou-tras cidades e com certeza iriabeneficiar muitos estudantesfazendenses de baixa rendaa ingressar na universidade",disse Miranda.

Projeto pode beneficiar centenas de estudantesfazendenses de baixa renda se for colocado em práticaw w w . a s e m a n a n e w s . c o m . b r

Toninho Wandscheer em reunião na ANTT

Page 21: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011 www.asemananews.com.br BRASIL / - 21

Crescimento do Brasil A cópia local de erros da crise mundialA retomada do crescimen-

to no Brasil foi muito breve. Osincentivos do governo brasileiropara a recuperação da econo-mia após a crise de 2008 foramretirados e a economia parou. Eo pior é que a inflação continuaalta, para os padrões mundiais.Nada comparável aos temposda inflação descontrolada, masainda acima das metas do atualgoverno.

Se não forem feitos sériosajustes nas despesas da má-quina pública, o crescimento nãovoltará. Enquanto isso não é fei-to, o governo vai tomando pe-quenas medidas "bandaids"para ganhar tempo, e não fazero que tem que ser feito.

Foi dessa maneira que acrise na Europa aumentou. Sóquando a situação se tornou in-sustentável é que os governoseuropeus começaram a se me-xer. Aqui não vai ser diferente. Ogoverno brasileiro só vai fazergrandes mudanças quando asituação econômica ficar preta.Até lá, a estratégia é fazer pe-quenas mudanças, para ficartudo como está.

Logo não teremos anosmuito brilhantes de crescimentoeconômico à frente. Pelo menos,não no curto prazo. A economiabaseada em exportações para aChina vai continuar expandindo afronteira agrícola e a infraestruturade transportes. Com isso o Brasilgera dólares suficientes para pa-gar as suas contas.

As perspectivas de médioe longo prazo são bem melho-res. Pois as receitas da produ-ção do petróleo do pré-sal co-meçarão a aumentar daqui a unsdez anos. Enquanto isso aindanão acontece, alguns setores jáestão em franco crescimento,como a produção de equipa-mentos para a indústria do pe-tróleo.

Os estaleiros estão compedidos fechados para os próxi-mos 5 anos. Para acelerar oprocesso produtivo eles estãoterceirizando a produção de vá-rias partes dos equipamentosdos navios, alguns estão tercei-rizando partes estruturais dosnavios. Com essa estratégia,várias indústrias de Minas Ge-rais estão participando da cons-trução dos navios. O que é umefeito surpreendente. Imaginarque Minas seria um pólo de de-senvolvimento de navios.

O desenvolvimento de no-vas fontes de produção de ener-gia elétrica também vai muitobem. O Brasil está construindoduas grandes hidroelétricas naAmazônia e usinas térmicas apartir do bagaço da cana-de-açú-car. Mas o mais surpreendenteé a construção de um grandeparque eólico em várias regiõesdo Brasil, com destaque para onordeste, a um preço competitivocom as hidroelétricas.

Outra indústria que estánum momento de grandestransformações é a aeronáutica.

A Embraer está num momentode escolher um novo segmentode aviões, os de 150 a 200 luga-res. A entrada nesse segmentovai aumentar em algumas ve-zes o tamanho da nossa indús-tria aeronáutica. Muitas empre-sas fornecedoras vão ser cria-das, e as atuais aumentarãomuito de tamanho.

Esse avanço industrial éconsequência de um avançotecnológico muito importante. Nosetor de petróleo, no aeronáuti-co nós estamos na ponta da tec-nologia, com grandes oportuni-dades de exportações de equi-pamentos.

O desafio é expandir essacapacidade de exportação paraoutros setores da economia. Aintegração da indústria com asuniversidades é fundamentalpara a geração de novas opor-tunidades. O ITA e a Embraer éum ótimo exemplo. A dificuldadeé o tempo de gestação dessaintegração. Uma ajuda do gover-no seria muito benéfica paraacelerar esse desenvolvimento.

Resumindo o Brasil vaipassar essa crise com algunsarranhões. A parte mais fraca danossa nação é a capacidadeprodutiva do governo, que émuito baixa. Ele sofre de umagrande incompetência produtivae está aguardando uma grandemovimentação popular para semexer. Até lá ficará empurrandoas coisas com a barriga.

Por César Graça

Apesar do momentoeconômico do Paraná serbom, as perspectivas demédio e longo prazo nãosão tão boas. O crescimen-to econômico deve cair, fru-to do esgotamento do mo-delo de exportações decommodities agrícolas.

O porto de Paranaguáperderá muito do seu brilho.Décadas de estagnação eminvestimentos e o desenvol-vimento de outras alternati-vas levará à perda de gran-de quantidade do volumeexportado. Ele deixará deser o maior porto exporta-dor de soja. Vários outrosportos brasileiros logo esta-rão em melhores condiçõesque Paranaguá.

O crescimento da in-dústria também deverá di-minuir. A agroindústria temum potencial limitado decrescimento no mercadointernacional. Por mais in-tenso que seja o crescimen-to da nossa agricultura, aprodução de equipamentosnão será tão grande assim,mesmo que os equipamen-tos sejam exportados.

Outro setor que podecrescer um pouco é o auto-mobilístico. Várias montado-ras instaladas no estado apre-sentaram os seus planos deaumento de produção. O

problema é o crescimento daindústria de autopeças, que temdificuldade de competir com osprodutos importados. Hoje essaindústria automobilística depen-de muito da importação para semanter competitiva.

Ou seja, o Paraná está re-fém de um modelo de cresci-mento que está se esgotandorapidamente. O setor industrialparanaense tem dificuldade decompetição no mercado interna-cional. Sem grandes vendas nomercado internacional, as em-presas paranaenses não terãogrande capacidade competitiva.

É preciso uma estratégiade renovação. O desafio é sercompetitivo internacionalmente,e para que isso ocorra é ne-cessário um grande avançotecnológico, capacidade que asuniversidades paranaensesnão ainda tem. Mas essa falhapode ser revertida através deesforços coordenados entre ogoverno, as universidades pa-ranaenses e as empresas lo-cais. É preciso um planejamen-to estratégico mais ousado.

Já o Rio de Janeiro e SãoPaulo tem escolas que desen-volvem tecnologias de ponta.Dois exemplos que estão mu-dando o quadro de competitivi-dade internacional são o do pe-tróleo no pré-sal e o aeronáuti-co. O Paraná está à margemdos dois setores de produção

com maiores expectativas decrescimento.

Mesmo assim é possí-vel pegar uma carona comesse crescimento. Minas Ge-rais está participando ativa-mente da produção de navi-os, apesar de ser um estadosem nenhum estaleiro. O Pa-raná poderia incentivar asempresas locais a participa-rem na produção de peçaspara o mercado industrial dopetróleo e aeronáutico. Essaqualificação é um grande de-safio para as empresas locais.Mas com o auxílio do gover-no e das universidades essatarefa ficaria mais acessível. Eseria um passo intermediáriopara o desenvolvimento denovas tecnologias de ponta.

Resumindo a crise mun-dial vai chegar ao Paraná, mascom certo atraso. Ela poderáser bastante atenuada se açõescoordenadas de desenvolvi-mento de novas oportunidadesindustriais forem desenvolvidas.Existem modelos de desenvol-vimento de tecnologia que po-dem inspirar a construção demodelos próprios. O que é pre-ciso é uma postura proativa.

Não é preciso copiar oserros dos governos da Euro-pa e dos Estados Unidos quesó tomam decisões quando acrise já está instalada. É pre-ciso se antecipar.

Page 22: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011www.asemananews.com.br22 - / MUNDO

Países ricos tentam contornar criseECONOMIA

César Graça -Economista

Agora está bem claro quea crise mundial é para valer.Que os problemas financeirosnos países desenvolvidos sãobastante sérios e que vai levarum grande tempo para conser-tá-los.

Deixar que os bancos fi-zessem o que queriam, semum controle meticuloso do Ban-co Central dos Estados Unidos(FED), levou a economia nor-te-americana a um grande im-passe. A solução está pela me-tade. A regulamentação do novosistema bancário ainda não foifeita. Não por que não se saibacomo fazê-lo. O problema écomo absorver o grande rom-bo no sistema bancário atual.

Se as leis que regulamen-tam o sistema bancário brasi-leiro fossem aplicadas ao nor-te-americano, a maioria dosbancos norte-americanos esta-riam falidas. Eles não suporta-riam uma marcação a merca-do, por exemplo. Que implicana contabilização dos ativosbancários pelo valor de merca-do todos os dias.

Para dar tempo para umajuste, o FED está fazendo deforma gradual. Enquanto isso aeconomia dos Estados Unidosestá muito fraca. Não tão ruimcomo a da Europa, mas o seucrescimento vai ser muito peque-

A Europa começa finalmente a fazer as reformas e o desafio dos

norte-americanos é como absorver o grande rombo no sistema bancáriono nos próximos anos. É possívelque leve mais de 10 anos para osbancos norte-americanos se recu-perarem.

Enquanto isso a Europa co-meça finalmente a fazer as refor-mas. As soluções são muito du-ras, redução do gasto e aumentodos impostos. A população logose dará conta que momentosmuito difíceis estão por vir. As re-voltas populares devem aumen-tar e o desespero também.

Não existe uma saída fácilda crise. É preciso muito san-gue frio para reequilibrar ascontas públicas e retomar ocrescimento econômico. Umnovo time de líderes, muito maiscompetentes que os anteriores,está assumindo o controle dasituação.

O segundo passo é repen-sar as regras que regem aUnião Europeia. A tendência éde fortalecer o poder central dacomunidade. Os países devemperder ainda mais a sua auto-nomia fiscal. As punições paraos abusos serão mais duras, e oacompanhamento mais direto. AUnião Europeia caminha para acriação de uma federação dosseus estados membros.

Muitos comentaristas fa-zem comparações com o iní-cio dos Estados Unidos, na épo-ca da independência, quando as

colônias perderam a sua indepen-dência e criaram um poder cen-tral forte e, em consequência, nas-ceu uma nação muito forte.

Este parece ser o resulta-do da crise econômica euro-peia, o nascimento de umagrande nação europeia. Umnovo tipo de estado transnacio-nal. Que foi a solução encontra-das pelas ex-colônias britâni-cas na América para a sua so-brevivência.

Enquanto isso a integraçãonos países latinos da Américaavança a passos de tartaruga.Após mais uma reunião dospaíses latino-americanos naVenezuela, grandes promessase poucos fatos. Na realidade pa-rece que a integração anda paratrás. Os conflitos nas alfânde-gas do Brasil e da Argentinademonstram que a integraçãoeconômica é só oratória. Tudoainda está por fazer.

A relação como os outrospaíses da Americana Latinacaminha da mesma maneira.A construção de uma refinariano Brasil em conjunto com aVenezuela não avança. A refi-naria em Pernambuco estásendo construída só com o ca-pital da Petrobras. O acordo foifeito em 2005, mas até agora aPDVSA não integralizou a suaparte, ou pelo menos, o que

deveria ter feito.As relações latino-ameri-

canas estão na fase de gran-des discursos e poucos fatosconcretos, como a Europa es-tava há tempos atrás. Ou seja,os atuais líderes não estão à al-tura da missão.

Para o Brasil o que temfuncionado é a exportação de

commodities para a China,esse sim é o grande motor donosso crescimento. A nossaprodução agrícola cresce emfunção do aumento dos preçosinternacionais e das exporta-ções para a China.

A infraestrutura de expor-tação ainda continua muito defi-ciente, mas algumas ações já

começam a serem implanta-das. É provável que os portosexportadores de minério de fer-ro se transformem logo em pon-tos de exportação de commo-dities agrícolas. O que devedesafogar Paranaguá e Santos.

O Brasil cresce porqueestá mais ligado à China, que àEuropa e aos Estados Unidos.

ECONOMIA E SEUS REFLEXOS• Traços de radiação provenientes da usi-

na nuclear de Fukushima, danificada pelo terre-moto e pelo tsunami ocorridos em março no Ja-pão, foram encontrados em latas de leite em pópara bebês da fabricante Meiji. O anúncio fazcrescer a lista de alimentos contaminados peloacidente nuclear, mas foi a primeira vez em que aradiação foi encontrada nesse tipo de produto.

• Milhares de manifestantes ocuparam aPraça Vermelha, em Moscou, para contestar avitória do partido Rússia Unida, do premiê Vladi-mir Putin, nas eleições de domingo, 4 de dezem-bro. O maior protesto antigoverno em muitos anosreuniu entre 5 mil e 10 mil pessoas. Houve cho-que com a polícia em frente ao comitê eleitoral e300 pessoas foram presas.

• O Banco da Inglaterra (BOE, na siglaem inglês) introduziu nova linha de liquidez emlibras para lidar com as pressões nos mercadosfinanceiros, uma vez que se intensifica a crise dadívida soberana europeia.

• O presidente da França, Nicolas Sarko-zy, afirmou quinta-feira, 7 de dezembro, que aEuropa não terá uma segunda chance caso nãoconsiga chegar a um acordo para mudanças notratado da União Europeia, aumentando a inte-

gração e a disciplina fiscal.• O presidente francês comentou que séri-

os erros foram cometidos quando o euro foi im-plantado, porque alguns países não estavamprontos para se unir à união monetária e agorasofrem as consequências disso.

• A Embraer levará o projeto de remotoriza-ção, troca do motor por uma nova geração maiseconômica, de seus jatos regionais para aprova-ção pelo Conselho de Administração no final de2012.

• Os novos E-Jets terão economia de com-bustível de pelo menos 15 por cento em relaçãoaos atuais e devem incluir uma versão alongadado Embraer 195, ampliando sua capacidade domáximo de 122 para até 132 passageiros.

• Fora a remotorização, a outra opção quefoi abortada pela fabricante brasileira era o de-senvolvimento de uma aeronave nova para dis-putar o mercado de 130 a 160 assentos.

• A Companhia Nacional do Abasteci-mento (Conab) informou quinta-feira, 8 de de-zembro, que a produção nacional de grãos paraa safra 2011/12 deve alcançar 159 milhões detoneladas, declínio de 2,4% em relação a últimasafra.

Page 23: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011 www.asemananews.com.br ESPORTE / - 23

Karateca conquista duas medalhas de ourono Torneio Internacional Interclubes

A karateca Amanda Del-gado Gussão trouxe duas me-dalhas de ouro do II TorneioInternacional Interclubes, quereuniu atletas de toda a Améri-ca Latina nos dias 25 e 26 denovembro em Santiago, noChile. Amanda foi campeã nascategorias Katá individual e Ku-mite, repetindo os resultadosobtidos no I Torneio Interclubesde Karatê Do Tradicional, reali-zado em 2009 em Cuiabá, quan-do a atleta também conquistououro nas duas categorias.

"Não esperava trazerduas medalhas de ouro, por-que os campeonatos interna-cionais costumam ser bastan-te competitivos. Foi uma expe-riência diferente, conheci oChile e também novas pesso-as", contou. Amanda é faixamarrom, tem 15 anos e treinadesde os 8 no Clube de Cam-po Santa Mônica. "Só tenho a

Atleta conquistou o ouro nas categorias Katá individual e Kumite

agradecer o patrocínio da Bri-tanite e o apoio da Prefeiturade Quatro Barras, que apói-am a modalidade", disse.

O secretário de Cultura,Esporte e Lazer, FernandoCunha, parabenizou a atletapelos resultados. "Certamen-te é um orgulho para o municí-pio poder apoiar uma atleta de

alto nível a exemplo da Aman-da, que vem conquistando su-cessivas medalhas. O karatêé uma modalidade de grandeexpressão na região Sul, eQuatro Barras já detém váriostítulos. Incentivar a modalidadeé uma das políticas que o pre-feito Loreno Tolardo não abremão", contou.

Page 24: Edição 212

09 a 15 de dezembro de 2011www.asemananews.com.br24 - / ESPORTE

Fonte e fotos: Site Terra

Atlético sócontrata após eleições

Fórmula 1:FIA divulga regulamento e anuncia testes no meio da temporadaNa última quarta-feira, o Conselho Esportivo Mundial da Federação In-

ternacional de Automobilismo divulgou muitas mudanças no regulamento daFórmula 1 para a temporada de 2012. A principal é uma sessão de testescoletivos marcada para o meio do ano. Até 2011, a única possibilidade eratreinar com jovens em Abu Dhabi. Os Grandes Prêmios não poderão ultrapassar quatro horas deduração, contando as interrupções, por causa de chuva ou algum outro incidente. Quando umacorrida for suspensa, os carros que estiverem no pit lane vão se realinhar no grid nas suas respec-tivas posições. As mudanças também beneficiaram os retardatários. Quando o safety car entrar napista, eles vão para o fundo do grid e retomam a volta dos líderes. Agora, os pilotos poderão utilizartodos os conjuntos de pneus desde a sexta-feira. Antes, eram permitidos apenas três jogos.

Rumo a 2012:Sem patrocínio, velocista britânico se põe à venda na internet

Apesar de ser um dos principais nomes do atletismo britânico e uma espe-rança para a Olimpíada de Londres 2012, James Ellington vem passando pordificuldades financeiras e, para tentar prolongar a carreira, decidiu inovar. O atletacolocou-se à venda na Internet. Tentando encontrar algum auxílio, Ellington, 26anos, apelou para o site eBay, que é um dos principais polos de comércio virtual da

Grande Rede. Ele pede, no mínimo, 30 mil libras exterlinas (R$ 83,9 mil), sendo que 50% seriampara cobrir gastos profissionais (como a contratação de uma comissão técnica) e a outra metadefuncionaria como seu salário.

Futebol:Palmeiras recebe seleção italiana feminina de futebol na AcademiaO elenco do Palmeiras está de férias desde a última segunda-feira,

mas a Academia de Futebol continua movimentada. Enquanto seus joga-dores curtem o descanso, o Verdão recebeu esta semana a seleçãoitaliana feminina de futebol. A equipe está no Brasil para a disputa doTorneio Internacional Cidade de São Paulo, que começou na última quintafeira, no estádio do Pacaembu. A preparação da equipe foi realizada nas instalações do Palmeiras.

Futebol Internacional:Klinsmann ensina brasileiros e dá detalhes sobre "fábrica de talentos"

Principal atração do Footecon 2011, fórum de futebol realizado anualmenteno Rio de Janeiro, o alemão Jürgen Klinsmann falou ao publico na últimaquarta-feira e deu lições sobre como uma Seleção anfitriã de Copa do Mundodeve se comportar. Atual treinador dos Estados Unidos, Klinsmann foi o co-mandante da Alemanha no Mundial 2006 e acabou com o terceiro lugar na

ocasião. Sua palestra foi acompanhada com atenção por Mano Menezes.Brasil 2014:Ministro sobre álcool em estádios: "daqui a pouco vão banir bebida do carnaval"O ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), comparou nesta quar-

ta-feira a venda de bebida alcoólica em eventos como o Carnaval com apossível comercialização de cerveja em estádios de futebol. Além disso,ele ironizou o fato de a liberação ou restrição à venda de bebidas serdeterminada conforme a conveniência de autoridades privadas ou do go-verno ou de acordo com a pressão de corporações. "Daqui a pouco, pelamarcha da posição de certas corporações, vamos terminar banindo a bebida alcoólica do Carnaval.Não duvido que se marche por esse caminho. Durante partida de futebol não pode ter bebida edurante o show da Madonna pode ter?", indagou. "É preciso que se decida. É preciso que sepondere. É preciso que esses critérios sejam balizados com equilíbrio. Não estou aqui defendendonenhuma opinião porque não sou especialista nem na área de segurança pública, nem de saúdepública nem de lazer. É preciso que o Congresso Nacional, que tem capacidade de representar eacolher as diversas preocupações da sociedade, leve em conta essas questões, e não apenasporque haveria uma disputa, natural do capitalismo, entre patrocinadores e promotores", defendeu.Atualmente, o Estatuto do Torcedor, de 2003, proíbe o acesso e a permanência de torcedores combebidas de teor alcoólico em atividades esportivas.

O atacante Anselmo, arti-lheiro do Atlético-GO teria des-pertado interesse do Coritiba.O jogador que não chegou aum acordo para renovar como clube goiano, após se valori-zar ao marcar 12 gols no Bra-sileirão, poderia chegar ao Altoda Glória como opção no ata-que no lugar de Bill que voltaráde empréstimo ao Corinthians.

Além dele, outro nomeespeculado é de Caio, jovemgoleador do Botafogo. O Grê-mio também estaria na brigapelo jogador.

Rebaixado à Série B,mesmo com a vitória na últimarodada sobre o rival Coritiba, oAtlético calcula prejuízos com odescenso e já projeta uma tem-porada de muito trabalho em2012. Em meio a um climaquente nos bastidores, com aseleições da diretoria marcadapara o próximo dia 18, o clubecomeça a se preparar psicolo-gicamente para enfrentar umano em que terá que mandarseus jogos fora da Arena, emrazão de obras no estádio paraa Copa e ainda, de perder ex-posição na mídia e muito pro-vavelmente de ter dividendoscom a queda na receita dossócios do clube.

O baque financeiro seráamenizado em razão da ma-nutenção do que o clube ga-nha com a TV. As cotas detelevisão ainda irão garantirR$23 milhões de reais noscofres do clube e essa quan-tia só será reduzida, se o time

permanecer na segunda divi-são em 2013.

Entra e sai

Enquanto não se definequem comandará o time - Ma-rio Celso Petraglia, da chapaCap Gigante é o favorito a ven-cer o pleito - o clube não deverácontratar nenhum jogador (oque é uma boa notícia para otorcedor atleticano, pois o pró-prio presidente, Marcos Malu-celli admitiu que neste ano "con-tratou mal").

Por outro lado, o clube jádispensou boa parte dos joga-

dores que estavam encostadosem outros times e na Baixada,pouco produziram e contribuí-ram na medíocre campanhaatleticana. São eles: o volanteWendel, Cléber Santana, o go-leiro Márcio, o lateral direitoWagner Diniz, o zagueiro Fa-brício, os volantes Kléberson eos atacantes Rodriguinho e Ada-ílton. O lateral e volante Marce-lo Oliveira que pertence ao Co-rinthians também deixou o clu-be, embora tenha sido um dosdestaques da equipe no segun-do turno.

Dimas Rodrigues

Coritiba podetrazer atacante

do Botafogo Com o fim do Brasileirão, omais equilibrado desde o início dadisputa por pontos corridos, aCBF premiou na última segun-da-feira, os melhores jogadoresdo campeonato. O zagueiroEmerson, do Coritiba que con-corria ao prêmio de melhor za-gueiro pelo lado esquerdo, ficouem terceiro lugar, mas entrou naseleção dos melhores apontadospela redação do jornal A Sema-na. Confira as duas seleções:

Seleção (CBF): Jefferson(Botafogo), Fágner (Vasco),Dedé (Vasco), Réver (Atlético-MG), Cortês (Botafogo), Ralf(Corinthians), Paulinho (Corinthi-ans), Diego Souza (Vasco), Ro-

Com algumas injustiças, CBFpremia os melhores do Brasileirão

naldinho (Flamengo); Neymar(Santos) e Fred (Fluminense).Técnico: Ricardo Gomes/Cris-tóvão Borges (Vasco)

A seguir, a seleção do Cam-peonato Brasileiro 2011 eleita pelaredação do jornal ASemana:Fernando Prass (Vascoda Gama); Mariano (Fluminense),Dedé (Vasco) e Émerson (Coriti-ba), Juninho (Figueirense); Ralf(Corinthians), Paulinho (Corinthi-ans), Diego Souza (Vasco), Thia-go Neves (Flamengo); Neymar(Santos) e Borges (Santos) - Téc-nico: Ricardo Gomes/Cristovão(Vasco da Gama). Revelação:Wellington Nem (Figueirense) eDeivid(Atlético Paranaense).

O atacanteRodriguinhovoltou aoFlu. NoAtlético foipoucoutilizado erendeu bemabaixo doesperado