edição 209: 04/03/2015

12
Farmácias de Plantão Até sexta-feira (6): Farmácia Santa Cruz e Farmácia Líder QUARTA-FEIRA de março de 2015 facebook.com/folhavaleverde [email protected] 4 EDIÇÃO 209 ALERTA • Pág. 3 • Pág. 3 ESPECIAL ASSIS TEMPORADA 2015 C.Vale conta a história de suas mulheres Prefeito garante reajuste aos servidores municipais Copacol conquista pódio na primeira corrida da Fórmula Truck O prefeito de Assis C h a teaubriand, Marcel Micheletto, reajustou para todo o funcionalismo público chateaubriandense o salário em 6,41%, e garantiu o piso nacional para os professores e educadores da rede municipal de ensino. Iracema do Oeste confirma cinco casos de dengue Assessoria Paróquia Santo Antônio celebra Jubileu de Ouro em Formosa do Oeste Pagamento com aumento é efetuado aos cerca de 1.200 funcionários públicos Já na primeira etapa do ano, o piloto da equipe Copacol Tru- ck Racing, Diogo Pachenki, conquistou a quinta colocação no GP Aurélio Batista Félix, que abriu neste domingo (1º) a temporada de 2015 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Assessoria/Diocese A comunidade Santo Antônio celebra no começo deste mês de março seu Jubi- leu de Ouro. São 50 anos de evangelização para serem lembrados com todos aque- les que ajudaram a construir essa história. Dias 5, 6 e 7 (amanhã, sexta e sábado) celebrações relacionadas ao Jubileu, com início às 19h30. • Pág. 9 Mais de 75% da população do município faz parte da comunidade católica Para registrar o Dia Internacional da Mulher, oficial- mente comemorado no dia 8 de março, a C.Vale publica hoje e sábado várias histórias de mulheres que fazem a diferença. Nesta edição da Folha, conheça a nordestina Maria da Assunção de Lima, que trabalha como auxiliar de produção no abatedouro de aves da Cooperativa. Em 2015 dona Assunção completa 15 anos de C.Vale Assessoria Assessoria

Upload: folha-vale-verde

Post on 08-Apr-2016

253 views

Category:

Documents


18 download

DESCRIPTION

Folha Vale Verde - O Oeste em um grande Jornal.

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 209: 04/03/2015

Farmácias de PlantãoAté sexta-feira (6): Farmácia Santa Cruz e Farmácia Líder

QUARTA-FEIRA de março de 2015facebook.com/[email protected]

EDIÇÃO

Nº209

ALERTA

• Pág. 3

• Pág. 3

ESPECIALASSIS

TEMPORADA 2015

C.Vale conta a história de suas mulheresPrefeito garante reajuste aos

servidores municipais

Copacol conquista pódio na primeira

corrida da Fórmula Truck

O prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, reajustou para todo o funcionalismo público chateaubriandense o salário em 6,41%, e garantiu o piso nacional para os professores e educadores da rede municipal de ensino.

Iracema do Oeste confi rma cinco casos de dengue

Assessoria

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Paróquia Santo Antônio celebra Jubileu de Ouro em

Formosa do Oeste

Pagamento com aumento é efetuado aos cerca de 1.200 funcionários públicos

Já na primeira etapa do ano, o piloto da equipe Copacol Tru-ck Racing, Diogo Pachenki, conquistou a quinta colocação no GP Aurélio Batista Félix, que abriu neste domingo (1º) a temporada

de 2015 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck.

Assessoria/Diocese

A comunidade Santo Antônio celebra no começo deste mês de março seu Jubi-leu de Ouro. São 50 anos de evangelização para serem lembrados com todos aque-les que ajudaram a construir essa história. Dias 5, 6 e 7 (amanhã, sexta e sábado) celebrações relacionadas ao Jubileu, com início às 19h30.

• Pág. 9

Mais de 75% da população do município faz parte da comunidade católica

Para registrar o Dia Internacional da Mulher, ofi cial-mente comemorado no dia 8 de março, a C.Vale publica hoje e sábado várias histórias de mulheres que fazem a diferença. Nesta edição da Folha, conheça a nordestina Maria da Assunção de Lima, que trabalha como auxiliar de produção no abatedouro de aves da Cooperativa.

Em 2015 dona Assunção completa 15 anos de C.Vale

Assessoria

Assessoria

Page 2: Edição 209: 04/03/2015

Dilceu Sperafi co*

Guardadas as proporções, a elevação de tributos e tari-fas públicas através de decreto ou medida provisória, sob o argumento da necessidade de reequilibrar contas do go-verno, equivale à possibilidade do trabalhador reajustar seu próprio salário, de forma unilateral, sempre que lhe faltar dinheiro para pagar as contas no fi nal do mês.

Da mesma forma, ao agricultor, industrial, comercian-te ou prestador de serviços, poder elevar preços de seus produtos e atividades, quando houver a necessidade de aumentar as receitas para a cobertura de despesas bási-cas, sem levar em conta as regras do mercado.

Na economia globalizada, por sinal, a concorrência co-mercial não se restringe mais às empresas ou produtos, pois envolve até países, já que a tributação e custos de transporte, entre outros fatores, interferem diretamente na competitividade de serviços e bens de consumo, além de descontrolar a infl ação.

Quando o governo brasileiro, seja federal, estadual ou municipal, cria ou eleva impostos e tarifas, obriga in-dustriais e comerciantes a repassar os novos custos aos seus produtos, interferindo diretamente nas vendas e na economia local, pois os consumidores hoje têm acesso às informações e ofertas do comércio eletrônico mundial, via internet.

A tributação excessiva e a falta de investimentos em estrutura de transportes, portanto, podem trazer resul-tados inversos aos seus objetivos, seja na arrecadação de impostos ou na suspensão de investimentos públicos, pois a falta de competitividade empresarial se refl ete direta-mente na queda da movimentação econômica.

A tentativa de corrigir falhas de gestão, com a cria-ção ou aumento de impostos e cortes em investimentos em infraestrutura, salvo melhor juízo, são erros graves da administração pública, que acabam apenas penalizando a sociedade de forma injusta, sem punir os verdadeiros inefi cientes ou incompetentes.

A majoração dos preços de combustíveis, além de abu-so de autoridade e de retorno questionável, seria cômica se não fosse trágica para a economia e a população brasi-leira, pois visa cobrir rombos da corrupção na Petrobrás e contrasta com a queda dos preços do petróleo no mercado internacional.

Ainda mais quando é justifi cada com a necessidade de reequilibrar contas do governo e da estatal, sem o acom-panhamento de medidas saneadoras, como corte de des-pesas supérfl uas e revisão de sistemas de gestão compro-vadamente inefi cientes.

Diante dessa lamentável realidade, continuamos a de-fender a justiça tributária, através de verdadeira e ampla reforma do sistema de cobrança de impostos do País.

Depois de haver proposto o imposto único, defende-mos a redução das alíquotas de diversos tributos e a me-lhor distribuição da arrecadação entre a União, Estados e municípios.

Hoje o governo federal fi ca com 60% dos impostos, os governos estaduais com cerca de 20% e as administrações municipais têm de cumprir suas atribuições com pouco mais de 10% do chamado bolo tributário.

Ao mesmo tempo, União e Estados continuam re-passando obrigações e criando novos

encargos às prefeituras, inclusive na segurança pública, além da saúde, educação, assistência social, mo-radia, transporte coletivo, esporte, cultura e lazer, entre outros direitos elementares da população.

O Brasil não pode continuar com uma das maiores cargas tri-

butárias do mundo, ao mesmo tempo em oferece aos contri-

buintes alguns dos pio-res serviços públicos do planeta.

* O autor é deputa-do federal pelo Paraná (e-mail: dep.dilceuspe-rafi [email protected]).

QUARTA-FEIRA, 4 de março de 20152Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNALOpiniãoEditorial

[email protected] o per� l da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretor Geral: José Costa Diretora Financeira: Helena Miura da Costa

Reportagens: Nilson HortPolicial: Léo Silva

Editor: Nilson Hort (MTB/PR 10293)

Esporte: Dito SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Correio do Cidadão - Campo Mourão - PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

(44) 3528-2919Entre em contato com a redação:

O BRASIL QUE NÃO QUEREMOS

ACHAR-SE ESPECIAL

OS MUITOS CUSTOS E MALES DA

ELEVAÇÃO DE IMPOSTOS E

PREÇOS

encargos às prefeituras, inclusive na segurança pública, além da saúde, educação, assistência social, mo-radia, transporte coletivo, esporte, cultura e lazer, entre outros direitos elementares da população.

O Brasil não pode continuar com uma das maiores cargas tri-

butárias do mundo, ao mesmo tempo em oferece aos contri-

Existem várias formas de calcular a infl ação: uma delas que é bastante conhecida dos brasileiros é o INPC (Índice Na-cional de Preços ao Consumi-dor), que é aplicado às famílias de baixa renda que ganham até seis salários mínimos e outra é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), esse já é para famílias que ga-nham até 40 salários mínimos. Mas trocando em linguagem simples, infl ação é aumento de preços de forma desordenada, pela manhã os preços de um de-

terminado produto é um valor, à tarde muda, no dia seguinte é outro e assim sucessivamente, o que pela prática costumeira parece não está obedecendo às regras de cálculo.

Esta semana tivemos a no-tícia que a energia dos para-naenses terá um aumento de 36,40%. Não bastasse isso, as mercadorias, quando a encon-tramos nas prateleiras, também estão com valores bem acima do que normalmente é praticado. As justifi cativas são por causa do aumento de combustíveis e/

ou pela greve dos caminhonei-ros. Com isso, quem tem os pro-dutos praticam os valores que acham que devem e quem não tem, espera a volta da normali-dade.

Mas será que após tudo isso acabar, os valores vão voltar ao normal? Economistas esperam um ano difícil para a economia brasileira, em todos os setores, seja na indústria e ou no comér-cio. Já podemos ver os refl exos: o número de desempregados começa a subir, o número de empregados com carteira assi-

nada recua, a indústria está con-tratando menos, em contrapar-tida fabrica menos, e com isso vem o efeito cascata.

É necessário que os brasi-leiros façam as suas reinvin-dicações, que é direito consti-tucional, mas acima de tudo ser cauteloso ao gastar o seu próprio dinheiro: não comprar onde tem abusos. Afi nal de contas, esse é o Brasil que não queremos, pois conhecemos a infl ação e não gostaríamos que ela voltasse a assombrar os lares dos brasileiros.

Na avenida de três pistas, estava eu na segunda da direi-ta para a esquerda. A terceira pista era reservada a ônibus e táxis. Dia 23 de dezembro, trânsito caótico, fi la de aproxima-damente sete quilômetros que difi cultava a vida daquela mul-tidão de motoristas. Ao meu lado, na pista proibida, passavam os ônibus, os táxis e os que se consideram mais do que os ou-tros, folgadamente especiais, carros comuns, como os nossos.

Não resistindo à vista do espaço livre, desobedeciam a lei, ocupando pista que não lhes pertencia. Foi inventada para as emergências ou para os coletivos e para os taxistas. Entre-tanto, passavam entre cada ônibus, seis ou sete folgados. Um pouco adiante embicavam para, fi nalmente, ocupar a pista que deveriam ter usado. Assim, ultrapassaram seguramente cinco ou seis mil motoristas e fi zeram isso porque se acharam mais do que os outros; não poderiam esperar. Lembrei-me das crianças com seu famoso “- Mas mãe, eu quéio agóia”.

Motoristas, motociclistas folgados ocuparam para seu pró-prio bem o que era para o bem da coletividade. Foi com certa satisfação quando nós motoristas vimos um guarda a multar um por um. Desobedeceram, mas pagaram o seu preço. O aparelhinho registrava as placas, voltavam a obedecer à lei, mas já estavam multados. Terão aprendido? Não creio! Não devem ter feito isso pela primeira vez. Quem faz isso em geral é desobediente usual. Será multado de vez em quando, mas acha que vale a pena porque resolve sua pressa.

Sabe-se do grau de cidadania de uma pessoa quando ela não se acha mais do que as outras e passa pelas mesmas difi -culdades junto com todas. Lembro-me de um amigo que tinha o hábito de ultrapassar pela direita. Um dia na BR-116, ultra-passou duzentos veículos. O guarda viu quando ele começou e outro o parou na barreira. Ficou retido e foi multado. Só pôde retomar o seu caminho quando passou o caminhão no qual ele começara sua desobediência. Chegou quando devia chegar e, além disso, pagou a multa.

Eis o drama da falta de cidadania! Um jovem de São Pau-lo com trinta e cinco multas no prontuário trocava de carros, mas não de atitude. A situação chegou a tal ponto que o pai teve que proibi-lo de usar os carros da casa e da fi rma. Teve que, do seu salário, pagar um motorista. Aprendeu? Não! No ano seguinte, levou catorze multas. O pai exigiu, ou ele procu-rasse um psicólogo ou seria demitido da fi rma. Está fazendo terapia, por falta de cidadania. Talvez o trânsito lá fora come-ce dentro de cada casa.

NOSSA GENTEPor Gilmar Bosquette

DIVINO GONÇALVES MENDES

Nosso pioneiro entrevistado de hoje é o senhor Divino Gonçalves Mendes (pai do conhecido Soró). Chegamos à casa dele, na rua Canadá, e fomos recepcionados pela sua esposa Maria, que nos atendeu com muita atenção e simpatia. O senhor Divino, que se recupera de uma cirurgia do coração, logo apareceu para conversar com a gente, com a mesma sim-patia e cordialidade. Enquanto dona Maria começava a fazer o almoço, no sofá de sua sala, o senhor Divino nos contou uma pequena parte de sua história de vida.

Mineiro, nascido no dia 24 de dezembro de 1938, na cidade de Silvianópolis, ele veio com seus pais, Francisco Gonçalves Mendes e senhora Maria Madalena de Jesus, para o estado do Paraná, cidade de Mandaguari, quando tinha 11 anos. No Norte do Paraná, morou até o início dos anos 70. Em 1958, casou-se com dona Maria Aparecida Ala-minos Mendes e tiveram nove fi lhos, seis mulheres e três homens. No ano de 1972, mudou-se para a cidade de Formosa do Oeste, onde fi cou por um ano. O sogro do senhor Divino tinha comprado recentemente terras naquela cidade e ele também veio em busca de dias melhores na região Oeste. Quando estava em Formosa do Oeste, ele ouvia falar muito de Assis Chateaubriand, de que era uma cidade de terras produtivas e de futuro, e que muitas pessoas vieram para cá ou tinham terras aqui. Foi então que Divino comprou uma pequena chácara, de dois alqueires, na comunidade do Nice (na época Vila Nice). “Naquele tempo falava-se muito nos cinco mil (uma área próximo a Palotina) e eu queria comprar terra que fosse fora dessa área (que era a área de maior confl ito agrário da época). Aí deixei de comprar um lote de 10 alqueires que já tinha uma plantação de hortelã por 20 mil cruzeiros e acabei pagando 22 mil em dois alqueires, achando que não ia ter problemas, mas acabei fi cando no temido “Cinco Mil” do mesmo jeito. Meus vizinhos foram todos despe-jados de suas áreas e eu acabei fi cando no meio do ‘rolo’, mas acabaram me deixando fi car no lote. Depois, vendi para uma pessoa que poste-riormente vendeu para um fazendeiro que já tinha comprado a terra de todos por ali e formado sua fazenda. A Vila Nice, na época, tinha muita gente e era um povoado que possuía boa estrutura como hospital, cine-ma, farmácia, máquina de arroz, cerealista, posto de combustíveis, escri-tório e algumas mercearias”, diz ele. No início, sua chácara tinha plan-tação de hortelã, em seguida plantava-se mamona e depois soja. Após vender sua pequena propriedade, o senhor Divino começou a trabalhar com um pequeno caminhão que tinha adquirido ainda em Formosa do Oeste, quando vendeu os cinco alqueires que tinha lá para vir para Assis chateaubriand. Além de fazer frete com o caminhão, Divino começou a trabalhar com a venda de terras (picaretagem, na linguagem popular). Depois de já ter uma certa experiência com venda de terras no início dos anos 80, ele começou a trabalhar com uma empresa que vendia terras no Mato Grosso, região de Sorriso. No ano de 1980, ele conseguiu fazer seu CRECI (Certifi cado de Corretor de Imóveis) na cidade de Cuiabá (MT), e era o último ano que havia possibilidade de ter o certifi cado sem ter o segundo grau completo. Por 11 meses, ele morou em Sorriso, mas como os fi lhos não se acostumaram com o clima e as difi culdades de lá, ele voltou para Assis, mas continuou seu trabalho como corretor naquela re-gião para onde viajava sempre enquanto dona Maria cuidava dos 9 fi lhos que tinham de estudar.

A família de Divino é grande. Ele tem 7 irmãos. Os nove fi lhos dele com dona Maria lhes deram17 netos. Hoje, aos 76 anos e aposentado por idade, seu Divino mora na rua Canadá com sua esposa. Depois de uma vida inteira de trabalho e dedicação aos fi lhos, hoje ele se diz feliz por ter conseguido dar a eles uma educação e deixá-los encaminhados para a vida. Há mais de 40 anos, seu Divino e dona Maria fazem parte da “Nossa Gente” chateaubriandense.

Maria e Divino casaram-se em 1958

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Page 3: Edição 209: 04/03/2015

CotidianoFolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 4 de março de 2015 3Página

Assis

Prefeito garante reajuste aos servidores municipais“Aos professores e educadores garantimos o piso nacional; aos demais servidores aumento de 6,41%”, afirma Marcel

Da assessoria O prefeito de Assis Cha-

teaubriand, Marcel Miche-letto, reajustou para todo o funcionalismo público cha-teaubriandense o salário em 6,41%, e aos integrantes do Magistério Público, garan-tiu o piso nacional para os professores e educadores da rede municipal de ensino. Com isso, a classe educacio-nal que tinha como salário base R$ 1.697,39 no início de carreira para 40 horas, passa a receber a partir de agora R$ 1.917,78, o que significa um aumento de 13,01%. Confor-me a legislação vigente, a cor-reção do piso do magistério reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por alu-no, definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Edu-cação Básica e de Valorização dos Profissional da Educação (Fundeb).

O novo valor é mais uma conquista da classe que, re-centemente, também teve a garantia da atual adminis-tração do pagamento do piso nacional do magistério. Na oportunidade, Marcel Mi-cheletto voltou a afirmar seus compromissos com a Educa-ção. “Nossa administração está fazendo a lição de casa,

Assessoria

pois a melhora na qualidade da Educação somente pode acontecer a partir da valo-rização do magistério. Nós queremos qualidade no ensi-no de nossas crianças e isso começa pela valorização do seu quadro de professores”, finalizou.

A rede municipal conta com aproximadamente 300

profissionais, entre profes-sores e educadores infantis. Essa estrutura divide-se nos Centros de Educação Infan-til e Escolas Municipais para o atendimento de 3.500 alu-nos.

Já em relação aos demais profissionais, o prefeito Mar-cel disse que o aumento foi o reajuste da inflação. “O Brasil

vive um momento de ‘pé no freio’ e nós, nas prefeituras, não podemos ser diferentes. Por isso, aumentos o reajuste da inflação porque não sabe-mos como a economia brasilei-ra vai se comportar”, afirmou.

O pagamento foi efetuado nesta terça-feira (3) aos cerca de 1.200 funcionários públi-cos.

UniãoSicoob e Aciac

renovam parceria para realização de

projetos

Vários bairros de Assis ficarão

sem água nesta quinta-feira

Da eDitoriaNilsoN Hort

O Sicoob-Médio Oeste e a Associação Comercial, In-dustrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand (Aciac) irão realizar pelo décimo ano seguido, uma série de pro-jetos que visam fomentar o empreendedorismo no mu-nicípio chateaubriandense. Está previsto para este ano de 2015 palestras sobre educação financeira, rodadas de negócios, com a realização de cafés da manhã entre em-presários; promoções nas datas comemorativas; a vinda do Ônibus do Sicoob, que promove um trabalho voltado aos jovens estagiários do Proe; e campanhas com grupos específicos de empresários. A assinatura do termo de parceria aconteceu na sexta-feira (27), na sede da Aciac. “Queremos fomentar o desenvolvimento econômico, ge-ração de empregos, com isso, gerar mais renda e rique-za para a nossa comunidade, para que possamos ter um ambiente favorável para novos investimentos. Também vamos levar o mesmo projeto para Jesuítas, Cafelândia e também, agora, para Tupãssi, enfim, onde temos ponto de atendimento”, explica o presidente do Sicoob-Médio Oeste, José Carlos de Souza (Zezinho).

Fábio Brito

Prefeitura de Assis começa distribuir carnê de IPTUDa assessoria

Iniciou na segunda-feira

(2) a entrega dos carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2015 no município de Assis Chateau-briand. A entrega está sendo feito nas residências ou quem optar pode retirar o mesmo junto ao Departamento de Receita, na Prefeitura de As-sis Chateaubriand.

De acordo com o responsá-vel pelo departamento, Ademir Dioto, há 30 dias a Receita do Município está confeccionan-

do os carnês e se organizando, mas agora então iniciou a en-trega. Ainda segundo Ademir, a primeira parcela vence no dia 10/04. “Quem optar pelo parcelamento pode fazer em até seis vezes, com vencimen-to nos dias 10 de cada mês. Já que optar pelo pagamento à vista terá um desconto de 10%”, informa. Conforme o diretor, o IPTU este ano não teve acréscimos significativos em relação ao ano passado. “Fizemos apenas a correção da inflação, que foi de 6,41%”, encerrou.

Carnês estão sendo entregues nas residências ou pode ser retirado na Prefeitura

Assessoria

MissA de 7º diAA família de Maria de Fátima Amaral convida os parentes e amigos para a

celebração da Missa de 7º dia de seu falecimento, a ser realizada hoje (4), às 20h, na Matriz Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand.

A família enlutada agradece a presença de todos.

UtilidAde públicA

A Sanepar informa que, amanhã (5), serão executa-dos serviços de interligações de redes em Assis Chateau-briand. Os trabalhos iniciam às 13h, na Rua Presidente Costa e Silva na esquina com a Rua Independência. Du-rante a realização das interligações, o setor de distribui-ção de água ficará fechado, interrompendo o abasteci-mento nos bairros Cristo Rei, Santa Felicidade, Europa, Ivo Muller, Tropical, Jardim Paraná e Jardim Universitá-rio. A normalização do abastecimento está prevista para as 20h.

Os consumidores que não possuem caixa-d’água do-miciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessi-dades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domici-liar deve armazenar pelo menos 500 litros.

A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitan-do desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funcio-na 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Acompanhe mais informações pelo site da Sanepar www.sanepar.com.br. (Fonte: Asses-soria de Imprensa/Sanepar).

Page 4: Edição 209: 04/03/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 4 de março de 20154Página

Assis

CRAS realiza encontro de pais com mostra de oficinasDa assessoria

Buscando estreitar o rela-

cionamento entre as secreta-rias municipais e apresentar aos pais o trabalho realizado com as crianças e adolescen-tes da Oficina do Oficio e da Unidade Descentralizada do CRAS - UDC -, a Secretaria de Assistência Social de Assis Chateaubriand realizou na última semana uma reunião com os pais e responsáveis pelos os alunos no Salão de Festas da Capela São Miguel, no Jardim Progresso.

Na oportunidade, apro-ximadamente 300 pessoas, entre alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimen-to de Vínculos (SCFV) e a comunidade participaram da reunião, que contou ainda com apresentações culturais com os alunos que partici-pam das oficinas de desenho, capoeira, dança, violão, tecla-do, flauta e arte circense.

A secretária de Assistên-cia Social, Franciane Miche-letto, que esteve acompanhou a reunião e as apresentações falaram da alegria de ver “em tão pouco tempo essas belíssimas apresentações. Para nós, da Assistência, é gratificante ver esse trabalho que é feito com muito amor e carinho pelos nossos pro-fessores”. Participaram ainda das apresentações a diretora de Assistência, Janaína Hel-fenstein; a coordenadora do CRAS, Maria Aparecida Tam-parowski; o coordenador do

Secretária Franciane enalteceu a importância do trabalho da UDC

Apresentações durante a reunião lembraram a importância do combate à Dengue

CREAS, Roberto Cosme dos Santos; o secretário de Saú-de, Junior Weiller, a chefe do Núcleo Regional de Edu-cação, Débora T. Weiller; a diretora da Casa da Cultura, Rosane Marcante Vaz e ain-da a coordenadora de Ende-mias, Valéria Loth.

“Os alunos fizeram as apresentações com um cunho informativo e de aler-ta à população em relação ao combate à Dengue. Isso de-monstra ainda mais que es-tamos unidos para combater o Aedes”, informou Junior.

UDC

A Unidade Descentrali-zada do CRAS – UDC – fun-ciona desde junho no Jardim Progresso em Assis Chate-aubriand e tem como obje-

tivo ofertar os Serviços de Convivência e Fortalecimen-to de Vínculos – SCFV - que é realizado pelo CRAS para crianças e adolescentes. Com a descentralização, ocorrida em junho, não só os morado-res do Jardim Progresso, mas

também dos Jardins Bela Vista, Alvorada e Primavera estão sendo atendidos. Na UDC as crianças participam no contra turno escolar das oficinas de capoeira, dança, arte circense, desenho, tecla-do e violão.

AGO

BrAsilândiA dO sul

Aciac realiza assembleia no fim do mês

Núcleo Multisetorial encerra atividades com confraternização

Aciac: novos sócios de fevereiro

Dois importantes assuntos serão discutidos na As-sembleia Geral Ordinária (AGO) da Aciac no próximo dia 30 de março. Todos os associados estão sendo convoca-dos a participarem da AGO que terá início às 19h30 em primeira convocação e em segunda às 20h. Na oportuni-dade irão deliberar sobre:

- Prestação de contas 2014; - Implantação do Departamento de Assessoria Jurídi-

ca entre outros assuntos.

A Associação Comercial e Industrial de Brasilândia do Sul (ACIBS), em parceria com Aciac, através do Pro-grama Empreender com o Núcleo Multisetorial de Brasi-lândia do Sul realizou recentemente, o encerramento das atividades de 2014. Oportunamente realizou a confrater-nização entre nucleados, familiares e colaboradores. A consultora do Programa Empreender, Lucinéia Mestri-ner, agradeceu a presença da presidente da ACIBS, Mar-ta Cavalcante, e dos nucleados pelas ações efetuadas no decorrer do ano de 2014.

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand (Aciac) finalizou o mês de fevereiro com o ingresso de mais 11 novos sócios. Isso mais uma vez demonstra a força que a Associação Comercial possui. Pa-rabéns aos novos sócios!

Dsi-dutch Starches-Amidos, Fatinha Presentes, Euro-bras-Curtume, Belo Passo-Podóloga, Ki-Shawarma-Res-taurante, Marcenaria Corova, Academia Pratical Life, Loja Deus é Mais, Lava Car do Polaco, Alltribes Rock, E.l. Im-plementos Agrícolas (Brasilândia do Sul).

Jesuítas retorna com os cursos na Casa da Cultura

A Casa da Cultura de Jesuítas retomou as suas atividades na segunda-feira (2) com os cursos ofertados de violão, karatê, teclado, jazz, ginástica rítmica, capoeira, tambores, desenho artístico e teatro.

BOlsA FAmíliA

Famílias beneficiarias participam de reunião em JesuítasDa assessoria

Jesuítas promoveu neste mês reuniões na sede do mu-nicípio e no distrito do Carajá para marcar o início das ati-vidades de 2015 do Progra-ma Bolsa Família e Cadastro Único. O evento contou com a presença das famílias bene-ficiárias do Programa, do co-ordenador do Centro de Re-ferência de Assistência Social (Cras), Clayton Orlandine, da coordenadora do Programa Bolsa Família na Política da Assistência Social, Adineia Honório. Na oportunidade, foram realizados comunica-dos importantes referentes à gestão do programa Bolsa Família e Cadastro Único, e com a entrega de calendário das reuniões e, dos serviços ofertados no Cras.

Para a coordenadora do Programa Bolsa Família na Política da Assistência So-cial, Adineia Honório, que esteve representando a ges-

Encontro realizado na sede do município

Assessoria

Distrito do Carajá também recebe a reunião de fevereiro

tora municipal do programa, disse que o evento marca o início de atividades com os usuários em 2015. “Procu-raremos neste ano dar con-tinuidade em trabalhos que possam potencializar nossos

usuários”, ressalta.O retorno das atividades

junto aos usuários nos pos-sibilita a cada novo ano bus-car novos modos/estratégias para os trabalhos que viram ao decorrer do ano. “Enten-demos que o trabalho realiza-do intersetorial na gestão do programa e suas coordena-

ções, do Centro de Referência de Assistência Social e da Se-cretaria de Assistência Social, deva ser coeso e planejado, pois, os fatores de risco e as situações de vulnerabilidade desses usuários perpassam na grande maioria das vezes nessas instâncias”, salienta Clayton Orlandine.Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Assessoria

Page 5: Edição 209: 04/03/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 4 de março de 20155Página

Em foco

C.Vale conta a história de suas mulheresDa assessoria

Para registrar o Dia Inter-

nacional da Mulher, oficial-mente comemorado no dia 8 de março, a C.Vale vai publi-car várias histórias de mulhe-res que fazem a diferença.

As irmãs Léia e Mirian Ro-drigues Pinto começaram pra-ticamente juntas a trabalhar na cooperativa. O interesse surgiu após ouvirem uma di-vulgação de som de carro de rua. A C.Vale foi o primeiro e único emprego com cartei-ra assinada das meninas. A oportunidade de crescimento atraiu mais seis membros da família, por último o seu Ilivi-no, pai das irmãs. Só o núcleo familiar dos Rodrigues Pin-to já participou de 813 trei-namentos. “A C.Vale é uma extensão lá de casa. A coope-rativa é o lugar que acolheu e ofereceu qualidade de vida e oportunidade de crescimento para a nossa família”, afirma Mirian, que começou como auxiliar de desossa e hoje é operadora de produção.

Léia foi contratada pela cooperativa no dia 4 de outu-bro de 2005. Ela participou de 324 cursos oferecidos pela empresa, foi aluna da primei-ra turma da Escolinha de Ope-radores e hoje ocupa o cargo de coordenadora de cortes da linha 1. “Trabalhando na C.Vale consegui comprar um carro pra mim e outro pro pai, e junto com minha irmã aju-damos na reforma da casa de meus pais”, pontuou Léia que é casada com o também fun-cionário, o operador de má-quinas Eder Alexandre Soligo.

Segurança de emprego e renda

A nordestina Maria da As-sunção de Lima que trabalha como auxiliar de produção no abatedouro de aves da C.Vale, diz que conheceu no Paraná, não só o sistema cooperativo, mas uma nova oportunidade de vida. Conta que da infân-cia à adolescência a vida não foi muito fácil. Perdeu a mãe muito cedo e para sobreviver começou a trabalhar aos 6 anos na roça com o pai. Brin-quedos eram os da imagina-ção e as bonecas, de sabugo de milho.

Ela sempre acalentou o sonho de trabalhar numa em-presa promissora. Mas isso só aconteceu aos 35 anos de ida-

Em 2015 dona Assunção completa 15 anos de C.Vale

Assessoria

Irmãs coragem: Léia e Mirian

Em 10 anos, Assunção trouxe 15 sobrinhos do nordeste para trabalhar na C.Vale

Iria e Adriani Kortz (violão): emoção ao se apresentar com o cantor Da-niel

Mulheres dos Núcleos Femininos em foto histórica com o presidente da C.Vale Alfredo Lang e o cantor Daniel, em novembro de 2013

de. Em 15 anos como funcioná-ria, Assunção passou por mais de 120 treinamentos, conse-guiu comprar casa, mobília nova e carro. Conta com planos de saúde, odontológico e vale transporte oferecidos pela co-operativa. “Dia 15 de março de 2000 foi o dia mais feliz da mi-nha vida. Foi quando fui con-tratada pela C.Vale”, lembra.

Nos últimos 10 anos, a fa-mília de Assunção aumentou consideravelmente. Ela trouxe 15 sobrinhos de Santana do Ipanema, interior de Alagoas, para trabalhar no abatedou-ro de aves. Todos moram em Francisco Alves (PR). Além da oportunidade de emprego, juntos eles já participaram de mais de 1200 cursos oferecidos pela cooperativa. “Não tenho vergonha de dizer que a C.Vale me deu emprego e cidadania. Eu não sabia nem ler e escrever. Ela me ensinou. Não tinha nada. Hoje tenho casa, conforto e toda a minha família pertinho de mim. A C.Vale é tudo pra mim. Quero me aposentar aqui”, enu-mera a anfitriã dos Lima.

Mulheres da Família Kortz

Mulher, esposa, mãe, dona de casa já seriam atribuições que preencheriam o dia de qualquer pessoa. Mas elas vão além: par-ticipam do Núcleo Feminino da C.Vale, das diretorias da co-munidade, da escola, da igreja, cuidam de aviários, pintam, bor-dam e cantam. Projetos futuros: muitos! Vão deste a construção

de casa até voltar aos bancos escolares. Estamos falando das cunhadas Adriani e Iria Kortz, de Candeia, distrito de Maripá (PR).

Casadas com os associados Jair e Jairo, elas revelam que a timidez as mantinham afasta-das do convívio social. “Sofria só de pensar de ter que ir em al-gum lugar sozinha. Nem dormia à noite, sem contar que, quando saía, não conseguia conversar com ninguém, de vergonha”, lembra Iria. As mudanças vie-ram depois que começaram a participar dos cursos oferecidos pela cooperativa. “Mas a gran-de transformação mesmo foi quando entramos para o Nú-cleo Feminino. A mudança foi de mil por cento”, diz Adriani. Elas destacam que os cursos despertaram a autoconfiança e ainda ensinaram a administrar melhor os negócios da família. Outro ganho substancial foi o círculo de amizades. “Aumen-tou muito. Hoje os nossos pa-rentes falam que somos outras mulheres, e somos mesmo!”, avalia Iria, satisfeita.

Coral dos KortzNas comemorações alusi-

vas aos 50 anos da C.Vale, Iria

e Adriani fizeram parte do co-ral. Elas se juntaram a outras 64 vozes para cantar a música “Oração do Cooperado”, uma paródia da música Oração da Família do Padre Zezinho. “Sempre gostei de cantar e tocar violão. Mas cantar com o Da-niel, foi uma emoção indescri-tível. E tudo isso só foi possível graças ao Núcleo Feminino da C.Vale” relembra Adriani.

Grande famíliaNuma área de pouco mais

de cinco alqueires, os Kortz mantém cinco aviários que pro-duzem, em média, 110 mil aves a cada 45 dias. Reproduzem bezerros para comercialização e criam cabritos. Dispõem de quatro tanques de peixe para lazer, produzem soja e milho numa área de 89 alqueires na região de Iporã e ainda admi-nistram oito caminhões de cal-cário que prestam serviço para a C.Vale, em parceria com um sócio. Os negócios da família são administrados pelos ir-mãos Jairo, Jair e Jaime com apoio das esposas, filhos, mãe, sogros e cunhados. “São 14 pessoas que ajudam em tudo. Somos uma grande família”, resume Adriani.

Assis

Assistência Social encerra

primeiro curso do ano

de InformáticaDa assessoria

A Secretaria de Assistência Social de Assis Chateau-

briand, através da Oficina do Ofício, encerrou na última se-mana a primeira turma de alunos do curso de informática básica do ano de 2015. Ao todo, 22 alunos, sendo idosos e adultos, participaram das 54 horas de curso que foram mi-nistradas no início deste ano.

“Ficamos feliz primeiramente por ter os alunos, que vie-ram e se empenharam para a realização do curso. Parabeni-zamos a todos que participaram, principalmente aos idosos, que estão buscando esse aprendizado, que é a Informática. As matrículas para novos cursos já iniciaram e os interessa-dos podem estar procurando a Oficina do Ofício”, afirmou a secretária de Assistência Social, Franciane Micheletto.

Para a dona Maria Vieira dos Santos, de 55 anos, esse já foi o segundo curso que a idosa participou. “Agora, bus-quei me aperfeiçoar ainda mais um curso bem completo que contribuiu ainda mais com meu aprendizado. Consegui me dedicar bastante ao curso, por isso acredito que foi muito proveitoso”, afirmou. Já para seu Virgílio José da Silva, de 65 anos, que recém iniciou as aulas, o curso está sendo de grande conhecimento. “Para mim é muito importante ini-ciar esse curso e, hoje, sinto o tempo que perdi em não ter iniciado antes. Mas sempre há tempo para tudo na vida”, encerrou.

Vinte e dois alunos se formaram nessa primeira turma de infor-mática do ano de 2015

Maria Vieira dos Santos, de 55 anos: “Consegui me de-dicar bastante ao curso, por isso acredito que foi muito proveitoso”

Virgílio José da Silva, de 65 anos: “Hoje sinto o tempo que perdi em não ter inicia-do antes. Mas sempre há tempo para tudo na vida”

sAúdE nA EscolAGrupo de trabalho

realiza reunião para planejar ações em 2015

Da assessoria

Na quarta-feira (25), o grupo de trabalho intersetorial da Se-cretaria Municipal de Saúde de Jesuítas se reuniu no Centro de Saúde, definir estratégias de planejamento, cronograma e exe-cução das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) para o ano de 2015.

O Programa tem como finalidade contribuir para a forma-ção integral dos estudantes da rede pública da educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, na área da nutrição, psicologia, enfermagem, odontologia, entre outros.

Para o secretário de saúde José Maria, é muito importante unir saúde e educação dentro da escola, como forma de trans-formar a realidade do nosso município. “Na escola é que conse-guiremos mudar a forma de pensar das pessoas, fazendo com que, desde cedo, tenham consciência de que devem ser protago-nistas de sua saúde. Pretendemos atingir também pais e demais familiares através das ações do programa, pois somente através da sensibilização, educação e conscientização das pessoas é que conseguiremos melhorar a saúde em nosso município. Precisa-mos da contribuição de todos na construção de um futuro me-lhor”, ressalta.

José Maria enfatiza ainda que sabemos que a educação e o cuidar são importantes, mas a saúde é essencial e, o programa saúde na escola promove essa interação entre a saúde e educa-ção, para que os pais tenham conhecimento dos procedimentos ligados à saúde de seus filhos e que as crianças possam desmis-tificar questões referentes ao seu próprio estado clínico, conclui o secretário.

Encontro define estratégias do programa

Assessoria

Assessoria

Page 6: Edição 209: 04/03/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 4 de março de 20156Página

Iracema do Oeste confi rma cinco casos de dengueDA ASSESSORIA

O município de Iracema do Oeste está em alerta por conta de cinco casos confi r-mados de dengue no muni-cípio e também pelos casos suspeitos que já foram para exames. Desde o começo do ano, o setor de Endemias com parcerias está na luta para eliminar os focos de prolife-ração do mosquito transmis-sor da doença.

No sábado (21) e na quin-ta-feira (26) foi realizado um arrastão de emergência, no qual participaram os funcio-nários da Saúde, do Pátio de Máquinas e representantes da Educação, para o recolhimen-to de objetos que acumulam água, e os focos das larvas.

De acordo com a direto-ra da Saúde, Francielli M. Brambilla, agora mais do que nunca é a hora da população

se conscientizar desse proble-ma, porque a Saúde está fa-zendo a sua parte. “A dengue é uma doença muito séria, podendo levar a pessoa até a morte. Está faltando aos nos-sos munícipes um pouco mais de consciência, de entender que precisamos nos unir, para eliminar de vez os focos das larvas”, afi rmou Fran-cielli, que aproveitou para fa-lar sobre a nova lei implanta-da no município, que já está em vigor (Lei N°704/2015), no dia 30 de janeiro de 2015, e que a Prefeitura irá multar os munícipes e os responsá-veis pelos estabelecimentos, públicos ou privados, por não manterem as medidas neces-sárias básicas à manutenção de suas propriedades limpas, sem acúmulo de lixo e de ma-térias inservíveis, para assim evitar a proliferação de larvas percussoras da doença. Arrastões são realizados pela cidade

DENGUEEm virtude de sua elevada taxa de incidência e de sua morbi-

mortalidade, a dengue é hoje um problema de saúde pública e que exige vigilância intensa, principalmente nesta época do ano. Em estações quentes e com umidade elevada, as chuvas frequentes contribuem para o acúmulo de água que favorece a proliferação do agente transmissor, devendo-se estar atento quanto às mani-festações clínicas e formas de evitar a doença.

A dengue é transmitida por meio da picada do mosquito Ae-des aegypti, vetor de hábitos diurnos e que tem preferência por ambientes urbanos e intradomiciliares. A fêmea do mosquito deposita seus ovos em coleções de água parada, onde posterior-mente estes eclodem originando as larvas que evoluem em até dez dias para a forma de mosquito adulto.

O vírus da dengue apresenta quatro sorotipos, o que expli-ca porque o paciente pode manifestar a doença até quatro vezes. Uma vez infectado por um determinado sorotipo, a imunidade é permanente, e não mais se desenvolverá doença por aquele sub-tipo.

A doença pode ser transmitida por meio da picada do mosqui-to em um indivíduo doente e, na sequência, em um saudável. Isto é possível enquanto houver vírus presente no sangue, período que começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o sexto dia da doença.

A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática ou até mesmo ocasionar doença grave e potencialmente fatal. Acredita-se que esta variabilidade esteja relacionada à maior virulência de determinados genótipos, a uma resposta imune mais potente e também mais intensa na segunda vez que se adquire a doença, e a outros fatores como idade, estado nutricional e suscetibilidade genética.

A dengue clássica pode se manifestar por meio de febre alta (39° a 40°), de início abrupto, seguida de cefaleia, mialgia, prostração, artralgia, anorexia, astenia, dor retroorbital, náuse-as, vômitos, prurido e exantema. A dor abdominal pode ocorrer principalmente nas crianças, enquanto os adultos apresentam pequenas manifestações hemorrágicas, como petéquias, epistaxe, gengivorragia, sangramento gastrintestinal, hematúria e metror-ragia. A doença dura geralmente entre 5 a 7 dias. Com o desapare-cimento da febre, os outros sintomas regridem, podendo persistir por alguns dias a fadiga.

A febre hemorrágica da dengue apresenta sintomas iniciais semelhantes ao da dengue clássica, mas evoluem mais rapida-mente para as manifestações hemorrágicas, instabilidade hemo-dinâmica e choque.

Todo paciente que apresenta febre com duração máxima de sete dias acompanhada de cefaleia, dor retroorbitária, artralgia, mialgia, prostração e erupção cutânea e que resida ou tenha esta-do nos últimos quinze dias em zona de circulação do vírus é consi-derado caso suspeito de dengue e deve ser notifi cado à Vigilância Epidemiológica.

A confi rmação do diagnóstico é realizada por meio de sorolo-gias ou de detecção viral. Não existe tratamento específi co para dengue, sendo indicados a princípio apenas sintomáticos e hi-dratação. Existe um protocolo que classifi ca os casos de dengue e quais as condutas a serem tomadas em cada um. O mais im-portante, no entanto, é que a população esteja ciente de que se apresentar quaisquer um dos sinais ou sintomas citados anterior-mente, deve procurar atendimento médico. Além disso, deve-se evitar o acúmulo de água parada a fi m de impedir a proliferação do vetor.

Fonte: Dengue: transmissão, aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento. Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, 2010. http://revista.fmrp.usp.br/2010/vol43n2/Simp6_Den-gue.pdf

- Dengue: diagnóstico e manejo clínico / adulto e criança. Ministério da Saúde, 2013. http://www.pro.fm.usp.br/arquivos/dengue_diagnostico_manejo_clinico_2013.pdf

Edital

Av. Cívica, 90 - Centro Cívico. Caixa Postal 161. CEP 85.935-000 – Assis Chateaubriand – PR

Edifício Adízio Figueiredo dos Santos www.aciac.org.br

Fone/Fax (44) 3528-3000 Fundada em 22/11/1972

Declarada de Utilidade Pública pela Lei 165/74 – em 09 de setembro de 1974. Filiada:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA.

Pelo presente Edital de Convocação, o Presidente da Diretoria Executiva da Associação Comercial Industrial e Agropecuária - ACIAC, entidade representativa de classe, com sede própria nesta cidade e Comarca de Assis Chateaubriand, Estado do Paraná, à Avenida Cívica, n.º 90, Centro Cívico, nos termos e conforme determina o Estatuto Social Capítulo I Art.20 CONVOCA, a todos os associados para comparecer, na Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no próximo dia 30 de março deste ano de 2015, na sede da ACIAC, em primeira convocação às 19:30 horas, com a presença de 1/3 (um terço) dos associados quites, e, em segunda convocação, às 20:00 horas, com qualquer número de sócios presentes (§ único, art. 64), para votarem e deliberarem sobre a seguinte pauta:

Prestação de Contas 2014; Implantação do Departamento de assessoria Jurídica; Outros assuntos.

Atenciosamente Assis Chateaubriand, 02 de Março 2015

Sueli Rosália Barbieri Silva Presidente da ACIAC

GREVE DOS PROFESSORES

Assembleia da APP será hoje em Curitiba

Acontece na manhã de hoje (4) a assembleia dos professores da rede estadu-al de ensino que vai decidir pelo fi m ou não da greve de-fl agrada no dia 9 de feverei-ro. Segundo comunicado da APP Sindicato, a assembleia, que deve reunir milhares de trabalhadores, está marcada para o estádio Durival de Bri-to, a Vila Capanema, a partir das 8h30. Só a manifestação da categoria na semana pas-sada reuniu cerca de 30 mil pessoas.

No fi m de semana, a Jus-tiça do Paraná concedeu limi-nar defi nindo que os profes-sores dos terceiros anos do ensino médio retornassem ao trabalho, para evitar maio-res prejuízos aos estudantes

que no fi m do ano participam de vestibulares e do Enem. Apesar da liminar, ontem foi mais um dia sem aula na rede estadual.

Segundo a APP, o sindi-cato foi notifi cado apenas na segunda-feira (2), e o depar-tamento jurídico do sindica-to vai recorrer. Apesar disso, a orientação aos professores é que mantenham a greve.

Um folheto com orienta-ção aos pais de estudantes da rede estadual de ensino também era distribuído em terminais de ônibus da Região Metropolitana. O folheto pede que os filhos não sejam enviados para a escola nesta semana, já que a greve dos professores continua.

Nilson Hort

Em nota, a Secreta-ria de Educação lamentou que o comando de greve dos professores não tenha honrado o acordo firmado na semana passada para a

volta às aulas. “Trata-se de um claro desrespeito com as famílias e os estudantes pa-ranaenses”, diz a nota.

(Fonte: Portal Bem Para-ná).

FORMOSA DO OESTEJUSTIÇA ELEITORAL CONVOCA ELEITORES QUE NÃO VOTARAM NAS ÚLTIMAS TRÊS ELEIÇÕES

Os eleitores da Comarca de Formosa do Oeste que não votaram nas últimas três eleições têm até dia o dia 2 de maio para procurarem o Cartório Eleitoral para regularizar a situação. A convocação é da juíza Leila Morgana Cian, titular da 120ª Zona Eleitoral, através do edital 007/2015, e o eleitor que não se apresentar terá o título cancelado automaticamente após o prazo estipulado. No total são 193 eleitores, sendo 88 de Nova Aurora, 15 de Iracema do Oes-te, 50 de Formosa do Oeste e 40 de Jesuítas.

MORRE O CANTOR

SERTANEJO JOSÉ RICO

PORTAL G1

Morreu nesta terça-feira (3) o cantor sertane-jo José Rico, da dupla com Milionário, informou a assessora de imprensa Amália Barros, que é sobrinha de Milionário, em seu perfi l no Insta-gram. “O maior de todos se foi... O mito, a me-lhor voz desse país! Meu coração está despeda-çado... Muito muito triste. Obrigada por tudo, Zé Rico! Me sinto privilegiada de ter convivido um pouco com você!”, escreveu a assessora.

“José Rico Alves dos Santos foi internado ontem (3) pela manhã em Americana (SP) com complicações no coração, rins e joelho e não resistiu”, diz a página da dupla no Facebook. A causa ofi cial da morte ainda não havia sido di-vulgada ofi cialmente até o fechamento desta edi-ção.

PROFESSOR NO BRASIL PERDE 20% DA AULA COM BAGUNÇA NA CLASSE, DIZ ESTUDOO GLOBO

Uma pesquisa feita pela Organização para a Coopera-ção e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo de aula acal-mando os alunos e colocando a classe em ordem para po-der ensinar. Além disso, o estudo aponta que 60% dos professores brasileiros ouvidos têm mais de 10% de alu-nos-problemas em sua sala de aula, o maior índice entre os países participantes do estudo.

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendiza-gem (Teaching and Learning Internacional Survey, Talis, na sigla em inglês) ouviu professores de 33 países.

O estudo aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo para pôr a classe em ordem e acabar com a ba-gunça, 13% do tempo resolvendo problemas burocráticos e 67% dando conteúdo. É o país que onde o professor mais perde tempo de aula. A média dos países da OCDE é de 13% do tempo para acabar com a bagunça.

O estudo perguntou aos professores se eles têm mais ou menos de 10% de alunos problemáticos na classe. O Brasil teve 60% dos docentes apontando terem mais de 10% de estudantes problemáticos. Chile, México e Esta-dos Unidos aparecem depois. Na outra ponta, Dinamar-ca, Croácia, Noruega e Japão têm menos relatos de pro-fessores sobre alunos com mau comportamento.

Os dados foram levantados em 2013 com alunos do en-sino fundamental e ensino médio (alunos de 11 a 16 anos), mas um relatório sobre a questão de comportamento dos alunos foi divulgado este ano. No Brasil, 14.291 profes-sores e 1.057 diretores de 1.070 escolas completaram o questionário da pequisa.

A pesquisa Talis coleta dados sobre o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas de todo o mundo. O objetivo é fornecer infor-mações que possam ser comparadas com outros países para que se defina políticas para o desenvolvimento da educação.

Assessoria

Page 7: Edição 209: 04/03/2015

QUARTA-FEIRA, 4 de março de 2015 7Página

Após ordem judicial, caminhoneiros liberam PR-239 em Assis

O trecho da rodovia PR-239, que estava bloqueado desde o início da tarde de sexta-feira (27), foi liberado no início da tarde de sábado (28), de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A manifestação aconteceu no trecho que liga Assis Cha-teaubriand a Toledo, sendo que durante a manifestação, todos os caminhões que pas-saram pela rodovia foram parados pelos manifestantes e liberados apenas cargas vivas, remédios e produtos perecíveis. Apenas carros de passeio, ônibus e ambulân-cias não foram abordados. Patrulheiros rodoviários es-tiveram no local, onde após uma reunião entre motoris-tas e policiais, a pista foi li-berada.

Léo Silva

BPFron realiza a prisão de pessoas

com armas e drogas em Terra

RoxaPor volta das 12h30 desta segunda-feira (2), o

Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) realizou a prisão de três pessoas, a recuperação de um carro roubado, a apreensão de duas armas de fogo, mu-nições e drogas no município de Terra Roxa-PR. Os policiais militares do BPFron receberam a denún-cia de que em uma chácara no Bairro Acenibra, em Terra Roxa, havia um carro que poderia ser produto de roubo, sendo que no local, a proprietária, uma mulher de 74 anos, autorizou a entrada dos poli-ciais para averiguação da denúncia. Dentro de um barracão foi encontrado um veículo Honda/Civic, com placas de Palotina-PR. Consultando a placa do veículo no sistema, verificou-se que ele havia sido roubado em data de 20 de fevereiro deste ano, es-tando com alerta de roubo. Na residência, no quarto do filho da proprietária, com um homem de 42 anos foram encontrados uma espingarda marca Rossi calibre 32, com 16 munições intactas e 11 deflagra-das, uma espingarda marca Paulista calibre 36, com duas munições intactas e 15 deflagradas, uma mu-nição calibre 38 intacta e uma deflagrada, uma es-pingarda de pressão e material para recarga sendo pólvora, espoletas e chumbos. O homem informou aos policiais que as armas e as munições eram de propriedade de seu falecido pai e que o veículo era de propriedade de seu sobrinho, o qual mora na rua Olímpio Cassimiro Neto, no Parque Verde, no município de Terra Roxa. Os policiais deslocaram até o local indicado, onde estava uma mulher de 18 anos, a qual informou que o homem procurado ha-via fugido quando os policiais chegaram. Em revista na casa foram encontrados em uma mochila, vários balões de borracha e pequena quantidade de maco-nha e de cocaína, e uma balança de precisão. As três pessoas, o carro, as armas, as munições e as drogas foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Ci-vil de Terra Roxa.

BPFRON

Receita Federal realiza apreensões no fim de semana na região

Em trabalhos de rotina realizados na noite de sába-do (28), com o intuito de vis-toriar ônibus e automóveis que chegam ao país através da fronteira Brasil-Paraguai, servidores da Receita Federal abordaram quatro vans que estavam passando em fren-te ao Porto Seco de Foz do Iguaçu/PR. Dentro das vans foram encontrados nargui-lés (cachimbos de água para fumar tabaco) e vestuário sem comprovação da regu-lar de importação. Poste-riormente, na mesma noite, foi realizada a abordagem

de três ônibus carregados de mercadorias irregulares diversas, além de dois auto-móveis, sendo um VW/Gol e um Fiat/Uno, ambos trans-portando grandes quanti-dades de cosméticos. Todos os veículos e as mercadorias foram encaminhados para a sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR, visando a contagem, valoração e la-vratura dos autos de infra-ção para a aplicação da pena de perdimento. As merca-dorias apreendidas foram estimadas em R$ 290 mil. Ninguém foi preso.

Receita Federal

BPFron apreende veículos e arma de fogo na região

Por volta das 12h desta segunda-feira (2), o Batalhão de Polícia de Fronteira (BP-Fron) realizou a apreensão de dois carros, a detenção de três pessoas e a apreensão de uma arma de fogo no Anel Norte, na Vila Eletrosul, no município de Guaíra-PR.

Os policiais militares do BPFron realizavam patru-lhamento no Anel Norte, na Vila Eletrosul, no município de Guaíra-PR, quando abordaram uma residência utilizada como depósito de cigarros contraban-deados. Nos fundos da residên-cia foi encontrado um veículo GM/Zafira, placas de Marin-gá-PR, o qual estava com um rádio comunicador acoplado no painel do carro e preparado para transporte de contraban-do. Também foi encontrado um veículo Renault/Megane, sem placas, o qual havia sido rouba-do em data de 8 de novembro de 2013, estando com alerta de roubo e em seu interior estava um rádio HT.

BPFRON

Também foi encontrada uma espingarda de dois canos, sem marca ou número de série e R$ 4.374,00. Três pessoas que estavam no local, foram encaminhados juntamente com os veículos, a arma de fogo e o dinheiro para a De-legacia da Polícia Federal de Guaíra.

PRE de Iporã faz mais

uma grande apreensão de

drogaPor volta da 1h da madrugada desta terça-feira (3), a

Polícia Rodoviária Estadual de Iporã deu ordem de para-da ao veículo Hyundai/Elantra de cor preta, mas o con-dutor não obedeceu à ordem e empreendeu fuga sentido Umuarama. O acompanhamento tático foi iniciado e nas proximidades do KM 340 da PR-323, o condutor abando-nou o veículo às margens da rodovia e adentrou em um matagal existente no local. Após a abordagem foi locali-zado em cima dos bancos e no bagageiro do veículo Elan-tra de cor preta, Placas FAD-9259, seis caixas, contendo 342 tabletes de maconha, que após pesados totalizaram 284,475Kg da droga. Durante a confecção do boletim, foi encontrados sinais de adulteração no chassi do veículo e através do número do motor, foi verificado que o veículo é produto de roubo na data de 23/01/2015 na cidade de Curitiba e que as placas verdadeiras são AXQ-6527. Após a confecção da documentação no Posto Polícial, a droga e o veículo foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Iporã, para os procedimentos cabíveis.

Brandão Junior

Page 8: Edição 209: 04/03/2015

Social Entre em contato!Por

Gilmar Bosquette

Mande sua foto, recado, dica ou sugestão para [email protected]

QUARTA-FEIRA, 4 de março de 2015 8Página

Mais apoio aos educadores do ParanáA greve dos educadores paranaenses continua e a cada

dia que passa, novos seguimentos da sociedade se sensi-bilizam com a situação e apoia a greve, pois todos querem melhores condições ao sistema de ensino. Na última reu-nião do grupo de jovens JAM de Assis Chateaubriand, que ocorreu sábado (28), os jovens, após a oração fi nal, mos-traram seu apoio através da exposição de uma faixa.

Bullying contra a mulherDiscriminação contra as mulheres no ambiente de tra-

balho é muito comum hoje em dia, na verdade, percebe-se que o machismo, o medo de que a mulher se sobressaia no rendimento e ocupe os maiores cargos em qualquer em-presa faz com que alguns homens menosprezem as mulhe-res em suas ocupações. Porém, mesmo com essas difi cul-dades, todos os dias notamos maior presença e sucesso de mulheres em tudo que fazem.

Dia da mulherEu, Hérminho, poderia citar centenas de nomes de

mulheres as quais conheço e merecem um forte abraço no “Dia da Mulher”, que será comemorado no próximo dia 8. Na verdade, tais mulheres merecem abraço todos os dias, porém, como provavelmente não será possível tal ato, através deste, gostaria de expor o meu apreço e admiração por cada uma de vocês que dão o máximo para fazer do mundo um lugar de mais amor e carinho. Um forte abraço cheio de amor incondicional para minha amada mãe Ma-ria Claudia Moura, que é e sempre será minha fortaleza, e para minha namorada Adriana de Souza Gussi, que me proporciona sonhar com um futuro bom ao seu lado.

Abraços especiais para MulheresMaria Cleonice Barros Luchesi - Metalúrgica Aliança;Marly Marcusso de Brito - Escola Guimarães – Assis;Marinalva Barbosa - Escola Guimarães – Assis;Helena Miura da Costa - Grupo Vale Verde de Comu-

nicação;Florice Dias dos Reis – Tupãssi;Rosalva Aparecida de Souza Gussi - Chácara Tupãssi.

Quem completa idade nova (16 anos) hoje (4) é a Luana kamila Pacifi co, de Formosa do Oeste. A mãe Fernanda de Brito, amigos e familiares desejam muitas felicidades

Registro fotográfi co da pequena Ana Gabriely ao completar 1 mês de vida ( Foto do Zinho)

Na manhã de sábado (28), o prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da Amop Marcel Micheletto, acompanhado de seu assessor Claudenir Honório, visitou a Vale Verde FM. Primeiro, foi entrevistado por Dito Silva no programa “Municípios em Ação” e depois tomou um café da manhã com os diretores José Costa, Helena Miura da Costa e colaboradores do Grupo Vale Verde de Comunicação

No último dia 28 de fevereiro foi o dia do “sim” para o casal Mário e Daiane. A cerimônia foi na Matriz Nossa Senhora do Carmo (Foto: Val-decir Alchapar)

Hoje (4) está aniversariando o engenhei-ro cível e ex-prefeito de Assis, Victor Pestana. Recebe os parabéns de todos os amigos e familiares

Ensaio do momento em família de Ariane, Guilherme e Emanuelly no Horto Municipal Assis Chateaubriand, registrado pela lente de Sandro Generally

Um click especial de Arthur nos seus 7 meses de vida (Digital Photo)

Page 9: Edição 209: 04/03/2015

QUARTA-FEIRA, 4 de março de 2015 9Página

Paróquia Santo Antônio celebra Jubileu de Ouro em Formosa do Oeste

Da assessoria/Diocese

A Paróquia Santo Antô-nio, de Formosa do Oeste, celebra no começo deste mês de março seu Jubileu de Ouro. São 50 anos de evangelização nesta região para serem lembrados com todos aqueles que ajudaram a construir essa história.

A paróquia foi criada em 6 de março de 1965, por D. Armando Círio (em memó-ria), primeiro bispo diocesa-no de Toledo. Mas foi no dia 7 de março daquele ano que foi celebrada a primeira mis-sa como paróquia já instala-da. Na ocasião da celebração eucarística, D. Armando anunciou o primeiro pároco, Pe. Dante Possamai, na pre-sença de outros religiosos e de grande público, conforme registros da época.

Por 18 anos, a paróquia esteve aos cuidados de con-gregações religiosas, como a

Congregação dos Missioná-rios da Consolata e a Ordem dos Agostinianos Descalços. De fevereiro de 1983 a de-zembro de 1999, a paróquia passou aos cuidados do clero diocesano. De 2000 a 2004 a congregação dos Padres da Sagrada Família auxiliou na evangelização, e desde julho de 2004 os padres diocesa-nos acompanham a comuni-dade de fé em Formosa do Oeste. Atualmente, seu pá-roco é o Pe. José Aparecido Bilha. Nessa caminhada de evangelização, muitas voca-ções sacerdotais e religiosas já surgiram na paróquia, bem como uma amadureci-da liderança leiga que atua em todas as pastorais. Pelo menos 75% da população deste município fazem par-te da comunidade católica e precisam de acompanha-mento na sua fé.

A Paróquia Santo An-tônio conta hoje com nove

Primeira construção da igreja, que foi reformada, e hoje abriga alunos da rede de ensino

Arquivo/Diocese

Segunda construção da igreja, Matriz Santo Antônio Passados 50 anos, a comunidade celebra o Jubileu de Ouro

comunidades no interior, sendo registradas sucessi-vas diminuições de habitan-tes, cujo êxodo rural ainda é uma realidade. Com isso co-meça a faltar liderança para o exercício pastoral das co-munidades, segundo infor-ma o pároco. Ainda assim, os fiéis têm muitos motivos para comemorar. Afinal, uma história que remete à superação dos desafios sem-pre contando com a provi-dência divina.

“Como ato comemorati-vo, estamos desde o dia 29 de agosto do ano passado realizando celebrações fes-tivas e marcantes. A cada mês, sempre no último final de semana, é destacada al-guma realidade vivenciada nesses 50 anos, apresenta-da dentro da celebração na Matriz”, diz Pe. José Apare-cido.

Como a paróquia é dedi-cada a Santo Antônio, como padroeiro, o pároco destaca que a comunidade estende as comemorações até a Fes-ta do Padroeiro, nos dias 13 e 14 de junho deste ano.

No entanto, amanhã, sex-ta e sábado (5, 6 e 7) aconte-cerão as celebrações relacio-nadas ao Jubileu, com início às 19h30. “No dia 6, teremos celebrações na Matriz e em todas as comunidades. No dia 7 de março, sábado, estare-mos acolhendo o seminarista Vagner Aparecido Alves, que será ordenado diácono, numa

celebração festiva, às 15h, na Matriz. Ao Vagner e aos seus familiares, muito somos gra-tos por estarem participando conosco neste momento tão importante para a sua vida e a sua vocação”, salienta o pároco. “Fica o nosso convi-te a todos os que desejarem e puderem, que venham parti-cipar conosco nesses dias de júbilo”, completa. As fichas para o jantar de confraterni-zação estão sendo vendidas na secretaria paroquial.

Page 10: Edição 209: 04/03/2015

VariedadesFolhaQUARTA-FEIRA, 4 de março de 201510Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

HoróscopoPor Isabel Mueller

Você sabia?

Cruzadas Coquetel

ÁriesHoje o seu regente Urano está conjunto ao seu

planeta Vênus, ariano. Surpresas e novidades ca-racterizam os seus relacionamentos e contatos do dia a dia. Momento interessante para novos estu-dos, interesses e atitudes emocionais.

TouroO seu planeta regente Vênus está conjunto a

Urano, taurino. Forte tendência a surpresas, no-vidades e mudanças emocionais importantes. Não queira controlar tudo, pois as coisas não estão atu-almente sob o seu domínio.

GêmeosMomento de mudanças em relação as amizades

e projetos dos geminianos. Acontecimentos surpre-endentes envolvendo amigos, grupos e organiza-ções. Momento de olhar para o futuro seguindo a sua intuição.

CâncerBela oportunidade de inovação e de mudança

na carreira dos cancerianos. Pode ser auxiliado por pessoas a atingir os seus objetivos. Esteja aberto a surpresas, pois o momento atual é revolucionário e inovador.

LeãoÉ hora de mudar os seus conceitos e pontos de

vista sobre amor e relacionamento. Oportunidades de ampliar horizontes e de ser estimulado por via-gens e conhecimentos. O contato com pessoas dis-tantes está favorecido neste momento.

VirgemOportunidades fi nanceiras surpreendentes po-

dem ocorrer neste momento. Mudança visível de comportamento emocional nos virginianos. Uma nova maneira de encarar o amor e o sexo se faz ne-cessária agora.

LibraVênus, planeta regente libriano, está em con-

junção com Urano neste momento. Uma fase revo-lucionária para as relações e contatos dos librianos. Momento de se desprender de antigos padrões e de se reinventar.

EscorpiãoOportunidades interessantes de inovação no

trabalho, escorpiano. Os cuidados com a saúde e os procedimentos estéticos, que visam o bem estar, es-tão favorecidos. É hora de inovar em relação a pro-jetos e interesses do cotidiano.

SagitárioSurpresas no amor e nos relacionamentos sagi-

tarianos. Criatividade, autonomia e independência caracterizam o atual momento. Desejo de novas e revolucionárias experiências.

CaprocórnioMudanças no ambiente doméstico e familiar

dos capricornianos. Um momento em que você é estimulado a ser mais independente e autônomo. Mudanças podem ocorrer nas relações e na reali-dade familiar.

ÁquarioHoje o seu regente Urano está conjunto ao pla-

neta Vênus, aquariano. Surpresas e novidades ca-racterizam os seus relacionamentos e contatos do dia a dia. Momento interessante para novos estu-dos, interesses e atitudes emocionais.

PeixesPossibilidade de ganhos surpreendentes na es-

fera fi nanceira. É hora de buscar novas referências na expressão de suas habilidades. Cuidado com ne-gociações impulsivas e precipitadas.

Datas comemorativasDia 4: Dia de São Lúcio;Dia 5: Dia do Filatelista Brasileiro, Dia da Integração Coopera-

tivista, Dia do Hispano-Americano e Dia de São Teófi lo;Dia 6: Dia de Santa Rosa de Viterbo e Criação do Ministério da

Fazenda (1821).

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 13

DCCFUZILEIROEENFIMN

BIGUAAPISRESMAAVEAMIMORALLASCARNH

VISIONARIOTFSRIT

PELICAARURALADAAT

CAPIBARIBERASIARAL

TIRONOTADAADEPURAR

Eventocomo aFlip, emParaty

Líder dopanteãogrego(Mit.)

O mercadode ações,por seu

movimento

Órgão queampara o menorde idade

(?) Ribei-ro, autorade tele-novelas

Steve Jobs,por seu le-gado à In-formática

Couro finousado

em luvas

(?) de boi:é servida

comagrião

Centroindustrial

baiano

Mauro (?),autor da pe-ça “A Estre-la do Lar”

Mar de (?),exemplo dedesastreecológico

Percebida;observada

O de fuzilcostuma

ser mortal

Aprimorar(um

talento)

“Federal”,em DF

Filhote decoelho Guarita

(?) Lanka,país

asiático

DeusegípcioDomada(a fera)

Por fimSafira,

rubi e es-meralda

Dígrafo de“ninho”Achava

graça de

SaudaçãoromanaRezar;

suplicar

Aveaquática

que éparceira

de pesca-dores noJapão ena China

LibertinoDST que

pode levarà cegueira

A cenoura,no salpicãoRio de Per-nambuco

Últimarefeiçãodo dia

Sem igual

Unidadede vendado papel

De (?):decep-

cionante

Frequênciade rádios

(?) naval, membro da tropa de elite

da Marinha

Cerraçãotípica daAmazôniaEnfurecer

3/aru. 4/ápis. 5/aratu — biguá. 6/láparo. 7/depurar — sífilis. 10/capibaribe.

MalhaçãoQuarta-feira, 4 de março – Lo-

bão decide que Pedro enfrentará to-dos os lutadores da academia. Para proteger Pedro dos outros adversá-rios, Karina golpeia fortemente o ex-namorado. Lucrécia e Edgard para-benizam Jade pela interpretação de Julieta. Pedro garante a Delma que voltará à academia para ver Karina. Jade revela para Lucrécia e Edgard todos os seus erros e, na presença de Cobra, afi rma à mãe que não vol-tará a fi car com o rapaz. Henrique conta para Heideguer que Duca está envolvido com Nat. Bianca se afasta da Ribalta e pede ajuda a Dandara para confortar Gael.

Quinta-feira, 5 de março – Lo-bão ameaça os integrantes da Gale-ra da Ribalta. Jade tenta convencer Bianca e Duca de sua mudança. Pedro se declara para Karina, mas ela ignora o ex-namorado. Dandara incentiva os alunos a darem uma segunda chance para Jade. Sol e Wallace se oferecem para cuidar do bebê para que Jeff e Mari possam ir para a Ribalta. João sugere um pla-no para Pedro reconquistar Karina.

Sexta-feira, 06 de março – João repassa as instruções do plano com os integrantes da banda. Lírio se in-teressa por Joaquina, e Jade come-mora a boa ação. Wallace se atra-palha com Joaquim e pede ajuda a Barbara. João coloca uma câmera escondida na Academia Khan. Jo-aquina e Lírio se beijam, mas o menino foge quando ela volta a re-citar poemas. Nando fi ca preso no duto do ar-condicionado da Khan. Barbara ajuda Wallace a cuidar de Joaquim. Karina fi ca sozinha na academia e Pedro se prepara para encontrá-la.

Boogie OogieQuarta-feira, 4 de março – Elí-

sio e Beatriz descobrem a armação de Vitória para uni-los. Ricardo

decide vender a Boogie Oogie. San-dra e Rafael se reúnem com Leo-nor para acertar os detalhes de seu casamento. Augusta se desespera quando Pedro afi rma que Sandra fi cará com ele. Susana se prepara para seu julgamento. Carlota furta o passaporte de Beto. Beatriz e Elísio depõem no julgamento de Susana. Ana repreende Susana. Márcia che-ga ao tribunal.

Quinta-feira, 5 de março – Pe-dro sequestra Sandra no dia do casamento e a leva para voar. Rafa descobre o que aconteceu e corre para o aeroporto.

Sexta-feira, 6 de março – Rafael assume o rádio para ajudar Pedro a pousar. Vitória ouve a notícia na rádio e vai para lá também. Quan-do está quase chegando, a loura vê o monomotor batendo no solo quicando algumas vezes, descon-trolado. Vitória corre para o avião e vê Sandra desesperada, tentando sair pela porta emperrada, e Pedro desacordado. Ao ver a cena, a loura fi ca estática, mas tenta tirar a enfer-meira dali e não consegue. Em pâ-nico, usa um galho como alavanca para abrir a porta. Com bastante difi culdade, Vitória consegue tirar Sandra, já desacordada, do avião. Os bombeiros chegam e retiram Pe-dro do monomotor. Rafa chega gri-tando, como Sandra faz no segundo capítulo da novela.

Alto AstralQuarta-feira, 4 de março – Sa-

mantha confessa que foi ela quem denunciou Pepito. Manuel avisa a Bélgica que ela não participará mais do concurso. Bélgica inventa para Nicolas que seu pai a agride e o fotógrafo a convida para fi car em São Paulo com ele. Suzana comen-ta com Aurélia que foi seguida por alguém quando tentava incendiar a roupa de Oscar. Vicente fi ca incon-formado ao saber que Laura reatou com Caíque. Diante da chantagem emocional de Úrsula, Marcelo pro-mete voltar para casa. Manuel avisa aos fi lhos que Bélgica precisa ser en-contrada antes de Tina voltar para casa. Suzana e Aurélia encontram as roupas de Oscar na bancada da cozinha. Nicolas apresenta sua mãe para Bélgica.

QUAL É O CORRETO?( ) O novo colaborador da empresa pretende “soar” a

camisa.( ) O novo colaborador da empresa pretende “suar” a

camisa.

Na Língua Portuguesa temos as palavras “soar” e “suar”. São parecidas na pronúncia e na escrita. Mas soar signifi ca produzir som, fazer um barulho. E suar signifi ca transpirar, expelir suor pelos poros. O correto é usar: “ O novo colaborador da empresa pretende soar a camisa”.

Quinta-feira, 5 de março – Bél-gica e Tina se disfarçam e não dei-xam Nicolas perceber que se conhe-cem. Suzana desconfi a de que foi Heitor quem a seguiu e colocou a roupa de Oscar na cozinha. Tina re-vela seu segredo para Bélgica. Kitty não resiste às tentativas de sedução de Gustavo e acaba beijando o me-nino. Morgana avisa a Samantha que ela e Pepito irão para o Oriente Médio. Meire pede a Salvador que não faça nada contra Afeganistão. Samantha recebe um pedido de premonição de um sultão árabe, que lhe promete uma recompensa milionária. Marieta diz a Samantha que Maktub é uma cidade perigo-sa e tenta proibir a fi lha de viajar. Marcos observa Caíque e Laura se beijando.

Sexta-feira, 6 de março – Mar-cos se enfurece ao saber que Laura e Caíque estão juntos novamente. Tina comenta com Lúcia que Bélgi-ca está mentindo ao contar que Ma-nuel lhe agrediu. Bélgica confronta Tina. Maria Inês decide terminar o romance com Marcelo. Itália não acredita na mudança de César. Israel liga para a linha de ajuda e tenta marcar um encontro com Bia. Suzana é atacada por um homem dentro de casa e afi rma a Aurélia que foi Oscar.

ImpérioQuarta-feira, 4 de março – Sil-

viano pensa em pedir para Merival libertar Marcão. Carmem tenta fa-lar com Orville. Danielle vai para a delegacia e Bruna conta para Maria Marta. Merival pergunta se Silviano é Fabrício Melgaço. Danielle avisa a Maurílio que seu cofre estava vazio. Maria Ísis se recusa a aceitar a de-cisão de José Alfredo. Maria Marta decide ir para Petrópolis. Magnólia e Severo esperam Noely chegar em casa. Enrico pede para cozinhar com Vicente. Orville ouve o recado de Carmem e se desespera. José Al-fredo pensa na prisão de Maurílio. Marcão decide contar o que fez a mando de Maurílio. Xana é irônico com Maria Clara. Ismael manda Lorraine devolver o presente que ganhou de Silviano. Orville cons-tata a morte de Carmem e Helena acalma Salvador. Lorraine vê José

Pedro deixar o prédio de Silviano.Quinta-feira, 5 de março –

Maurílio conversa com um carce-reiro. Xana conversa com Cristina sobre Maria Clara. Amanda e José Pedro discutem. Magnólia repreen-de Severo. Orville e Helena descon-fi am da viagem repentina de Jonas. Enrico e Cláudio se despedem. Maria Clara liga para Enrico. Maria Marta se prepara para viajar para Petrópolis. Lorraine lê um bilhete misterioso que está na casa de Sil-viano. Maria Ísis aceita dormir na casa de José Alfredo. Lorraine vai até a joalheria Império com Ismael. Danielle liga para Érika. Silviano conversa com Merival sobre a pri-são de Maurílio. Maria Marta e Bri-gel chegam a Petrópolis. Maria Cla-ra mostra a José Pedro e João Lucas os desenhos da sua nova coleção. José Alfredo questiona José Pedro. José Alfredo se encontra com Maria Marta e eles descobrem quem com-prou a mansão de Petrópolis. José Alfredo desconfi a do fato da piscina da casa estar coberta.

Sexta-feira, 6 de março – José Alfredo e Maria Marta ficam extasia-dos com o que encontram na piscina. Maria Clara acerta os detalhes de seu vestido de casamento. Maria Clara e João Lucas questionam Cristina so-bre o paradeiro de José Alfredo. José Alfredo liga para Antoninho. Maurí-lio faz uma ligação misteriosa. Vicen-te faz a prova do fraque. Maria Clara diz para Maria Ísis que José Alfredo está em Petrópolis com Maria Marta. Du conversa com Maria Ísis. Magnó-lia pensa em vender o apartamento. Robertão fica feliz com a notícia que recebeu de Téo e Érika. José Alfredo e Josué saem de Petrópolis e viajam para outra cidade. Silviano vai até a joalheria Império. Xana procura por Cristina na joalheria Império. Silviano faz um pedido a Maria Marta. Silviano faz uma ligação misteriosa e viaja para Petrópolis. Salvador pinta um quadro do rosto de Orville. Cláudio conversa com Leonardo.

Fonte: www.redenoticia.com. br/novelas

* Sujeito à alteração de acordo com a edição.

ALIMENTOS QUE COMBATEM A QUEDA

DE CABELOManter uma alimentação saudável e balanceada ajuda a

melhorar a saúde, disposição e a evitar diversos problemas. Ajuda também a manter a forma, melhorar a aparência da pele e dos cabelos.

Uma das causas relacionadas à queda de cabelo é a má ali-mentação. A defi ciência de alguns nutrientes e vitaminas pode iniciar ou mesmo agravar o problema. Pessoas com uma dieta pobre em proteína têm grande probabilidade de ter queda de cabelo.

O consumo de alguns alimentos ajuda a deixar os fi os mais fortes e também a evitar a tão temida queda de cabelo.

Listamos a seguir alguns alimentos com propriedades que diminuem a queda. Consumir esses alimentos regularmente garante a boa saúde do nosso couro cabeludo.

Arroz, feijão e lentilhas: são alimentos ricos em aminoá-cidos que quando combinados dão origem às proteínas que formam o colágeno e a queratina (responsáveis pelo fortaleci-mento dos cabelos);

Soja: Melhora muito a circulação no couro cabeludo, dimi-nuindo o risco da queda de cabelo;

Alecrim: Também melhora a circulação no couro cabeludo. Além do consumo, uma boa dica é aplicar o chá de alecrim nos cabelos;

Vinagre de maçã: Ajuda na digestão da proteína, fazendo com que esta seja melhor aproveitada pelo organismo. Tam-bém pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo

Peixes e frutos do mar: São ricos em magnésio, essencial para a formação das proteínas que fortalecem os fi os;

Leite e derivados: Ricos em cálcio, evitam que os cabelos fi quem opacos e quebradiços.

Além de manter uma boa alimentação e consumir os ali-mentos acima, outra boa dica é evitar banhos muito quentes e também o uso do secador de cabelo e pranchas térmicas. Es-ses hábitos tão comuns no nosso dia-a-dia ajudam a iniciar e agravar o problema da queda de cabelo. (Fonte: http://www.superdicasdebeleza.com.br).

Dicas de Beleza

Page 11: Edição 209: 04/03/2015

FolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 4 de março de 2015 11Página

Esporte

Amador da Lifac confi rma14 times e começa em abril

Foi realizado na noite da sexta-feira (27), na Aciac, o congresso técnico do Campe-onato Amador da Liga de Fu-tebol de Assis Chateaubriand (Lifac). A entidade confi rmou a participação de 14 times, mesmo número do ano pas-sado, com a largada nos dias 11 e 12 de abril após a Páscoa. Os times foram divididos em dois grupos, jogando entre si em turno único, classifi cando os quatro primeiros para a segunda fase que dará início ao mata-mata. A tabela com-pleta será divulgada nos pró-ximos dias, com jogos prefe-rencialmente aos domingos.

Detalhes técnicosCada time pode registrar

até 28 jogadores, mas poderá usar 25 na partida. As subs-tituições seguem no total de sete por time. Registro de atleta pode ser feito até o ter-ceiro jogo do time na primeira fase. A equipe que alegar irre-gularidade de um adversário terá que entrar com recurso e pagar dois salários mínimos e o time que provocar Wx0, pa-gará multa de R$2.500,00 e fi cará um ano sem atividade.

PremiaçãoFicou aprovada a premia-

ção de R$ 20 mil, sendo R$10 mil para o campeão; R$ 5 mil ao vice; R$ 1.200 ao terceiro; R$ 800 ao quarto e premia-ções individuais de R$ 500 para o artilheiro, goleiro me-nos vazado, arbitragem, time mais disciplinado, técnico e

Dirigentes atentos aos detalhes do congresso

Dito Silva

Organizadores liderados pelo presidente Valter Tibério

dirigente.

AusênciasOs organizadores lamen-

taram as ausências do atual vice-campeão Guaíra, Tupãs-si e Cafelândia, mas come-moraram a confi rmação de times que nunca disputaram certame pela entidade.

Sócio torcedor e festa de encerramento

Na reunião, o presidente Valter Tibério anunciou dois eventos que a Lifac pretende realizar. O “Sócio Torcedor”, que vai ser a comercialização de ingressos pelas equipes com sorteio de duas motos na fi nal da competição e a “Festa de Encerramento”, com pre-sença de 30 representantes de cada time, autoridades, convidados e imprensa.

GruposGrupo A: ACEC/Assis,

Iguatu, Brasilândia do Sul, Carajá/Jesuítas, Corbélia, Iracema do Oeste e Anahy.

Grupo B: Terra Roxa, Nova Aurora, Palotina, Sil-veirópolis/Assis, Perobal, Alto Piquiri e Altônia.

SUÍÇO DA AMAUJJP DEFINE CONFRONTOS DO

MATA-MATAFoi disputada no último fi m de semana a rodada

fi nal da fase de classifi cação do 20º Campeonato Re-gional de Futebol Suíço dos Jardins Jussara e Panora-ma, de Assis Chateaubriand. Com nove partidas emo-cionantes, o certame teve 46 gols e defi niu os últimos classifi cados para a próxima fase. Foram nove jogos emocionantes e 46 gols marcados em uma rodada que defi niu as nove vagas pendentes a os confrontos da se-gunda fase.

Sábado A Secretaria de Esporte de Ubiratã garantiu a pri-

meira colocação do grupo C ao derrotar o Palmitópolis/Carajá/China Ramal Bonito por 3x2. O Atacado Sartori de Anahy também fez a sua parte e, além de garantir vaga, fi cou também com o primeiro lugar do grupo E com a vitória de 3x0 sobre a Umucampo/Clínica Ve-terinária Santa clara de Umuarama, que mesmo per-dendo, se classifi cou em segundo lugar do grupo. No terceiro confronto, Os Nap/CRV/Bazar Dourado/Akna Alevinos de Toledo mostrou que vai dar trabalho na se-gunda fase ao vencer o Salamanca de Guaíra por 2x1 e com isso fi cou com o terceiro lugar do grupo E.

DomingoNa busca por uma das vagas do grupo A, a Academia

Boa Forma/Mecânica do Toninho/Carmelo/Tonhão Jóias fez 13x0 sobre a já eliminada Viação Umuarama e ainda contou com a ajuda dos Estofados Magalhães B de Umuarama que fi cou no empate em 3x3 diante do União Jardim América de Toledo. A equipe chate-aubriandense garantiu a terceira colocação do grupo A

O Cascavel Auto Peças passou pela Gambá Arma-ções/Corinthians de Marechal Cândido Rondon por 3x0 e fi cou com a terceira vaga do grupo C. A vaga do índice técnico pertence ao Salamanca de Guaíra bene-fi ciado com a derrota dos Colchões Gowdy/Red Cicles de Toledo que perdeu para o Departamento de Esporte de Brasilândia por 3x2.

Na partida transmitida pela Rádio Jornal de Assis Chateaubriand, a Lorena Jesuítas/Café Gosto Bom venceu por 3x1 a Disdocen/Complan/Posto São José Gateway Informática L.A. Produções e terminou a pri-meira fase invicto com quatro vitórias e 12 pontos ga-nhos. Nesta chave ainda se classifi cou o Brasilândia em segundo e os próprios adversários do Jesuítas.

Melhor em CampoA promoção Rádio Jornal, Sino Pneus, Aquarela

Calçados e Jornal O Regional elegeu Douglas da Dis-docen/Complan/Posto São José/Gateway Informá-tica/L.A. Produções como o destaque do jogo. Ele re-cebeu sua camisa das mãos do José Joaquim de Assis, membro da diretoria da Amaujjp.

DesistênciaEm virtude do falecimento da avó do técnico Rob-

son de Souza do Terra Roxa, o jogo da equipe diante da Suplast programado para às 18h do sábado não foi realizado. A diretoria da equipe comunicou aos organi-zadores que não viria para a partida e que estava abrin-do mão da luta por sua vaga a próxima fase. Com isso foi decretado WxO e a Suplast que já estava classifi cada garantiu o primeiro lugar do grupo D. Também se clas-sifi caram na chave a APMAC e Estofados Magalhães A.

MUNICIPAL DE FUTSAL DE TUPÃSSI TEM JOGOS HOJE E

SEXTAAberto na semana passada no Ginásio Airton Borges

de Melo, o Campeonato Municipal de Futsal promovido pelo Departamento de Esporte de Tupãssi - categoria li-vre - segue com rodadas hoje e na próxima sexta-feira.

4ª Rodada 04/03/1519h: Desconcertadas x Salto Alto Futebol Clube - fe-

minino19h40: Vila Rural x Esporte Clube Jotaesse - mascu-

lino grupo C20h20: Sangretti/Auto E. Tchê x Digital Informática

- masculino grupo B

5ª Rodada 05/03/1519h: Máster II x Ultragas / LB Móveis - veteranos19h40: Máster I x Máster Jotaesse - veteranos20h20: Auto E. do Tchê B x São Judas Tadeu - mas-

culino grupo A

CBF divulga tabela básica do Campeonato Brasileiro

Na tarde da segunda-feira (2), a Confederação Brasilei-ra de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica do Campeo-nato Brasileiro da Série A de 2015, com a participação de dois paranaenses: Atlético Paranaense e Coritiba.

A primeira rodada do Brasileirão está programada para os dias 9 e 10 de maio. O Atlético Paranaense estreia em casa, contra o Interna-cional. Já o Coritiba visita a Chapecoense na abertura da competição nacional.

O clássico entre as duas equipes está marcado para o mês de junho, podendo acon-tecer no dia 13 ou no dia 14, com mando do Atlético.

Times que atrasarem salários perderão pontos

Na reunião, o conselho da CBF também anunciou que irá estudar a medida de per-da de pontos para as equipes que atrasarem seus salários. Para isso, os atletas deveriam recorrer à Justiça Desporti-va, e não somente à Justiça Comum, para reivindicarem seus direitos. (Fonte: FPF/Gazeta Esportiva).

Cruzeiro atual campeão

1ª Rodada dias 9 e 10 de maio

São Paulo x FlamengoPalmeiras x Atlético/MGFluminense x JoinvilleVasco x GoiásGrêmio x Ponte PretaCruzeiro x CorinthiansAvaí x SantosAtlético/PR x Internacio-

nalSport x FigueirenseChapecoense x Coritiba

Folha de São Paulo

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Page 12: Edição 209: 04/03/2015

EsporteFolhaQUARTA-FEIRA, 4 de março de 201512Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

*** O Amador da Lifac confi rmou 14 times no congres-so realizado na sexta-feira. Na última hora, como sempre, tem gente que desiste, coisa que não entendo. Deixar para desistir no dia do congresso é no mínimo falta de plane-jamento e respeito. Independente disso, será um grande campeonato com 13 municípios, R$ 20 mil em premiação e inovação começando em abril.

*** Acabou a invencibilidade de cinco jogos do Casca-vel no Paranaense. O FCC perdeu para o Londrina no Está-dio do Café por 2x0 e não tem mais a defesa menos vazada do certame. O revés pode servir de lição que futebol é bom na rede. Se tivesse aproveitado as chances perdidas, o resul-tado seria outro não só domingo como nos primeiros jogos. Próximo compromisso em casa diante do Prudentópolis.

*** Reta fi nal de preparação para o Toledo rumo à Di-visão de Acesso. Certame começa no próximo fi m de sema-na e a estreia será em casa domingo (8), às 18h30, diante do Francisco Beltrão.

*** Encerrada a fase de classifi cação, o Suíço da Amau-

jjp defi niu os últimos classifi cados e agora entra na emocio-nante etapa do mata-mata com grandes jogos.

*** Municipal de Futsal de Tupãssi tem rodadas hoje

e amanhã no Ailton Borges de Melo, com partidas no livre, veteranos e feminino.

*** A CBF divulgou a tabela do Brasileirão 2015, que começa no dia 9 de maio, novamente por pontos corridos. A novidade é que o time que atrasar salários vai perder pon-tos.

*** A eleição da Federação Paranaense de Futebol vi-rou uma grande disputa política entre Hélio Cury situação e Ricardo Gomyde oposição. Espero que o futebol do Paraná não perca depois.

*** Quarta-feira de jogos pela Copa do Brasil entre eles Maringá x Madureira, Vitória da Conquista x Palmeiras, Vila Nova x Coritiba e Rio Branco x Vasco. Às 22h tem San Lorenzo/Argentina x Corinthians e Internacional x Eme-lec/Equador pela Libertadores.

Londrina acaba com invencibilidade do Cascavel em 10 minutos

Jogando no Estádio do Café, no último domingo (1º), o Cascavel tinha como obje-tivo somar pelo menos um ponto e se manter invicto no Campeonato Paranaense. As coisas não foram do jeito que o FCC queria. Com apenas 10 minutos de jogo, o Londrina fez 2x0, acabando com a in-vencibilidade do time auri-negro e do goleiro Júnior que não havia sofria gol nos pri-meiros cinco jogos. Os gols do Tubarão foram de Dirceu aos 5 e de Celsinho aos 9 minutos da etapa inicial em duas falhas na defesa casca-velense que, até então, estava perfeita no certame. Após o revés, o Cascavel equilibrou, mas não conseguiu reverter o placar porque não conseguiu acertar a pontaria. A par-tida foi assistida por 3.693 torcedores, teve renda de R$58.430,00 e foi transmiti-da pela equipe Líder da Vale Verde FM.

O Londrina volta a campo no domingo (8), no comple-

Zagueiro Dirceu acabou com a invencibilidade de cinco jogos do Cascavel

mento da rodada em Curitiba, contra o Coritiba no Couto Pe-reira, às 18h30. O FC Cascavel joga no mesmo dia, às 16h, contra o Prudentópolis, no Es-

tádio Olímpico Regional.

Próximos jogos do Cascavel

11/03/2015 - 20h: Marin-

gá x FC Cascavel 15/03/2015 - 16h: FC Cas-

cavel x Operário 21/03/2015 - 18h30: Co-

ritiba x FC Cascavel 29/03/2015 - 16h: Foz do

Iguaçu x FC Cascavel

Futebol 2015 na Vale Verde FM e Folha Vale

VerdeOferecimento: C.Vale,

Itaipu Binacional, Probar Distribuidora de Bebidas de Cascavel, Lanchonete Sede Zero de Toledo, Terraplana-gem Eifl er de Toledo, Sin-trascoop/Fetracoop, Lojas Mais, Consultec Contabilida-de, Consultório Odontológi-co, Dr. Rangel Pitol e Dr. Ju-liano Martins, Prefeitura de Nova Aurora, AMOP e Folha Vale Verde.

ESCOLINHA DE FUTEBOL ASSIS

A Escolinha de Futebol Assis está com inscrições aber-tas. Os treinamentos acontecem na Associação Bancá-ria às terças e quintas para atletas de 5 a 7; às segundas, quartas e sextas para as idades de 8 a 11 anos, sempre das 17h15 às 18h15. Trabalho também no Verde Vale Clube destinado aos atletas de 12 a 15 aos todas as segundas e sextas, das 16h às 17h. Informações telefone (44) 9943-7655 ou nos locais dos treinos com o professor Assis.

Copacol conquista pódio na primeira corrida da Fórmula TruckDA ASSESSORIA

Já na primeira etapa do ano, o piloto da equipe Copacol Truck Racing, Diogo Pachenki, conquis-tou a quinta colocação no GP Aurélio Batista Félix, que abriu neste domingo (1º) a temporada de 2015 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Ainda em fase de ajustes para acertar o novo caminhão, a equipe comemorou o bom resultado e o primei-ro troféu da temporada na etapa de Caruaru, Per-nambuco.

Largando na sexta colo-cação, o piloto fez uma boa corrida e pulou para a quin-ta posição após problemas com o caminhão do piloto Leandro Totti, que ocupava a terceira posição e teve que parar no box.

Com esta parada, Diogo pulou para a quinta posição e se manteve nela até o fi m da corrida para subir ao pó-dio na primeira corrida do ano. “Foi uma corrida muito emocionante, com uma for-te pressão para a manuten-ção dessa posição devido à forte chegada do piloto Beto Monteiro, que me pressionou bastante durante a segunda parte da corrida mas mesmo assim consegui manter esta importante posição, que dá confi ança para o restante da

temporada”, destaca Diogo. A próxima corrida está

programada para a cidade de Campo Grande, MS, no dia 12 de abril.

Após a etapa disputada neste domingo em Caruaru, a

classifi cação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck é: 1º) Giaff one, 53 pontos; 2º) Cirino, 44; 3º) Fogaça, 38; 4º) Marques, 34; 5º) Pa-chenki, 31; 6º) Monteiro, 29; 7º) Totti, 28; 8º) Zini, 26; 9º)

Castro, 24; 10º) P. Muff ato, 22; 11º) Magnabosco, 20; 12º) Andrade, 17; 13º) Ro-drigues, 13; 14º) D. Muff ato, 10; 15º) Correa e Salustiano, 7; 16º) Mascarello, 6; 17º) Jardim, 5.