edição 2015

16
Para sua surpresa, o teste rápido fez uma revelação bombástica, dessa vez deu negativo 2 Soropositivo repete teste e dá negativo ENSINO INTEGRAL EM SEIS ESCOLAS A escola Luiz Marques Pinto é uma das unidades que passa a oferecer ensino integral 4 Divulgação/PMCI Cobra, apanha e vai para cadeia Francilino e Cassiano foram agredidos e encaminhados ao DPJ de Cachoeiro página 15 ESPECIALISTA DIZ que instituto mente SOBRE VIOLÊNCIA ÚLTIMO DIA DE SALÃO DE ARTES Xilogravura, litografia, fotografia, telas e esculturas, entre outras formas de expressão visual, dão vida a V Salão de Artes Levino Fanzeres 7 Divulgação/PMCI Os movimentos são similares ao do tênis convencional. Observadores menos atentos, no entanto, podem até achar que é frescobol por conta da semelhança das raquetes TÊNIS DE PRAIA: a onda do verão página 10 Divulgação "Divulgar o aumento de homicídios com os números na íntegra não é adequado”, disse Marco Aurélio 15 Jackson Soares

Upload: jornal-fato

Post on 29-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Espírito Santo de FATO

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 2015

Para sua surpresa, o teste rápido fez uma revelação bombástica, dessa vez deu negativo2

Soropositivo repeteteste e dá negativo

ENSINO INTEGRALEM SEIS ESCOLAS

A escola Luiz Marques Pinto é uma das unidadesque passa a oferecer ensino integral

4

Divulgação/PMCI

Cobra, apanha evai para cadeia

Francilino e Cassiano foram agredidose encaminhados ao DPJ de Cachoeiro

página 15

ESPECIALISTA DIZque instituto menteSOBRE VIOLÊNCIA

ÚLTIMO DIA DE SALÃO DE ARTES

Xilogravura, litografia,fotografia, telas e esculturas,

entre outras formas deexpressão visual, dão vida

a V Salão de ArtesLevino Fanzeres 7

Divulgação/PMCI

Os movimentos são similares ao do tênisconvencional. Observadores menos atentos,no entanto, podem até achar que é frescobol

por conta da semelhança das raquetes

TÊNIS DE PRAIA:a onda do verão

página 10

Divulgação"Divulgar o aumento de homicídios com os númerosna íntegra não é adequado”, disse Marco Aurélio

15

Jackson Soares

Page 2: Edição 2015

ES DE FATO, DOMINGO,30 DE JANEIRO DE 2011GERAL2

SOROPOSITIVO HÁ 16 ANOSrepete teste e dá negativo

LUCIANA MAXIMO

É quase uma novela de hor-ror, cujo final feliz pode estarcom os dias contados para adona de casa R. B. S, 40 anos,residente em uma localidadeno município de PresidenteKennedy. Há 16 anos a donade casa fez um exame deHIV que demonstrou que elahavia sido contaminada pelovírus que pode levar ao desen-volvimento da Aids.

Desesperada, não teve al-ternativas a não ser convivercom o vírus e aceitar a ideiade limitar sua vida a um co-quetel diário de medicamen-tos para impedir o surgimentoda temida doença.

Entretanto, como sonhar nãoé impossível, R. aceitou o de-safio de participar da Campa-nha de Prevenção à Aids rea-lizada no município no final de2010, semana que antecede aCampanha Mundial de Com-bate à doença.

Para sua surpresa, o teste rá-pido fez uma revelação bom-bástica, dessa vez deu negati-vo. O resultado devolveu à dona

de casa a esperança de poderse livrar do coquetel e sonharcom a possibilidade de ter umavida normal, uma vez que háainda muito preconceito contraos portadores do HIV.

Sem dormir há dias, desde afeliz notícia dada por uma en-fermeira que foi à sua casa es-pecialmente para informá-la,Ela começou a viver um dra-ma de novela, com capítulossurpreendentes. Pois, o examedesapareceu, nem sequer che-gou à sua mão.

Entre o sonho de ter sido pre-senteada com um milagre di-vino, já que atualmente pesaquase 90 quilos e não sentenada, a dona de casa come-çou a viver um pesadelo semfim, uma vez que foi orienta-da a repetir o teste para obtera contraprova.

Quanto a isso, sem problemas.Desde que ela tivesse em mãoso tão sonhado papel com o re-sultado negativo. R. não confiano laboratório de Análises Clí-nicas de Presidente Kennedy.Ela quer o exame que está empoder da secretária Municipalde Saúde, a médica Rosangela

Traváglia Teixeira.Insistentemente, por telefone,

mais de 20 ligações foram fei-tas para celular da médica queresponde pela pasta, para asede da Secretaria, e para oFundo Municipal de Saúde.Mas não foi possível marcaruma entrevista para tentar es-clarecer o estranho fato rela-tado pela dona de casa.

Na tarde de quinta-feira, areportagem foi pessoalmente àsede da Secretaria da Saúde.A subsecretária nos colocouem contato com Rosangela portelefone. Ela garantiu ser nor-mal o procedimento, de segu-rar o exame até que seja reali-zada uma contraprova. Segun-do Rosangela, existe uma ori-entação do Ministério da Saú-de para casos desse tipo.

"Antes de entregar o exameao paciente, um médico e umpsicólogo tomam conhecimen-to do resultado e, a partir deentão, fazem contato com apessoa para prepará-la. Pois, hácasos em que o paciente nãotem condições psicológicas deaceitar um resultado positivo",disse a secretária de Saúde.

Fizeram outro sem colhero sangue e deu positivo

A novela da da dona de casa vai seenveredando por um texto repletode ambiguidades. Segundo o aposen-tado W, V, de 63 anos, companheirode R. há 20 anos, que também é soropositivo, a mesma enfermeira queinformou sua esposa sobre o resul-tado do teste, disse posteriormenteque o laboratório já havia providen-ciado outro exame e que este, porsua vez, teria dado positivo.

W. informou, no entanto, que essesegundo exame foi feito sem a auto-rização da sua mulher e que nemmesmo outra amostra de sangue foicolhida, fato que o deixa ainda maispreocupado com os procedimentosadotados pelo laboratório.

O aposentado, diante de tantasdúvidas, tem apenas uma certeza, ade que tem algo muito grave aconte-cendo. "Eles não querem entregar o

exame que deu negativo. Como fa-zem outro sem amostra e dá positi-vo? Minha mulher está ficando doi-da e eu ainda seguro a ponta da cor-da. Depois que a imprensa tomouconhecimento do caso eles nos cha-mam para conversar. Eu não tenhonada com isso, o exame é de R., deveser entregue a ela, e ela faz o quequiser", frisou.

Na semana passada, a enfermeiraentrou em contato com a reportageme disse que o exame já estava disponí-vel para R., mas não conseguia entrarem contato com a dona de casa.

A enfermeira, que pediu para nãoter o nome divulgado, afirmou quecorre o risco de ter o contrato res-cindido. Ela informou que a ordempara se fazer o outro exame semcolher amostra da paciente partiuda secretária de Saúde.

Dona de casa não aceita maisFAZER O EXAME EM KENNEDY

A dona de casa R. B. S ressaltou,porém, que não pretende fazer ou-tro exame no laboratório em Kenne-dy porque perdeu a confiança. Eladisse que só quer ter o exame emmãos. "O exame me pertence, nãoentendo os motivos da secretária deSaúde não querer entregar nem mes-mo uma cópia", afirmou.

Desesperada, indignada, enlouque-cendo com a informação da enfermei-ra de que o teste havia dado negativo,R. não consegue dormir mais à noite,não está se alimentando e acabou atéentrando em conflito com o marido,com quem vive há 20 anos.

Entre o sonho de não ter o vírus ea dúvida de ter sido curada por ummilagre divino, paira a preocupaçãode, não sendo soropositivo, ter to-mado o coquetel de remédios paraevitar a Aids em vão durante todoesse tempo.

"Eu só quero o meu exame. Nãovou fazer outro. Por que ela não quer

me entregar? Estou enlouquecendo.Já juntei todos os remédios em umasacola para enterrar, ou jogar bemlonge de mim. Nossa, estou feliz etriste ao mesmo tempo. Há 15 anosvenho fazendo o tratamento. A en-fermeira foi à minha casa e me disseque o teste deu negativo. Eles que-rem que eu faça outro exame emKennedy, mas eu não vou fazer lá,disseram que vão enviar a amostra aCachoeiro. Mas eu não acredito ne-les, não confio mais. Por que nãome entregam o resultado do teste?O exame não é meu? Eu não queromais tirar sangue, só quero o negati-vo. Que laboratório é esse? Por queela se recusa a me entregar? Algumacoisa de errado tem aí. Por que aenfermeira abriu meu exame sem aminha presença e entregou a ela?Quando fazemos exame assim, sóum médico e um psicólogo têm aces-so. Eles querem fazer outro de qual-quer maneira", questiona R.

Secretária nega, diz não ter conhecimento e culpa bioquímicoPor telefone, a secretária de Saúde

negou que tivesse dado esta ordemao laboratório e que jamais daria umaorientação desta. Ela ressaltou quea cautela em reter o exame se deupor outras questões e que a orienta-ção do Ministério de Saúde é reali-zar outro teste, colhendo outraamostra, com intuito de compararos dados, ainda mais no caso de R.,que já faz o acompanhamento hámais de 15 anos.

Rosangela ressaltou também quenão é a primeira vez que tem pro-blemas com o bioquímico respon-sável pelas análises e que já foi ins-taurado processo administrativocontra ele, uma vez que toda a equi-pe do Pronto Atendimento Tancre-do Neves já fez diversas denúnciassobre o profissional, inclusive comextenso relatório que já se encontranas mãos do prefeito. "Já pedi o

afastamento dele, ele não atende aosnossos anseios. Esse problema nemera para estar acontecendo se ele ti-vesse feito o papel dele. Já estou satu-rada das coisas que ele anda fazendo.Ele devia ter chamado o paciente, co-locado os fatos, solicitado outra amos-tra para comparar os dados, pedidoum CD4, mas não, ao invés de resol-ver os problemas, cria problemas. Esseteste feito na campanha é só uma tria-gem, caso detectado resultado positi-vo, então, pode-se fazer um acompa-nhamento de perto, uma investigaçãomuito maior, no entorno do paciente.Desde o ano passado que peço outroprofissional, agora está nas mãos doprefeito a decisão", salientou.

Para a secretária, a situação não pre-cisava tomar esta proporção. "Nãotenho problema em entregar o exame.Quero uma comprovação para ter cer-teza. Seria irresponsabilidade entregar

o exame a ela sem realizar a contra-prova, não é que eu não creia emmilagres, seria maravilhoso se a curaexistisse. Mais ainda não temos essacerteza, infelizmente. Se der negati-vo vamos comemorar. Tudo vai aca-bar bem", disse.

Oportunamente, Rosangela infor-mou que a decisão de não entregar oexame a paciente se deu também porcautela, uma vez que a dona de casapoderia suspender os medicamen-tos por conta própria acreditandona possibilidade de estar curada.

Quanto à decisão em afastar o bio-químico responsável pelo laborató-rio, a secretária se restringiu a afir-mar que a competência dele não estáem jogo, uma vez que ele é profissi-onal de outras credenciadas institui-ções, "no entanto, é uma pessoa dedifícil relacionamento humano e nãoatende aos requisitos".

Cura da Aids é sucesso, mas nãopara todos, dizem especialistas

O anúncio de que um paciente comAIDS foi curado foi recebido comalegria pelas publicações especializa-das internacionais. Contudo, a maio-ria destacou que o tratamento a que onorte-americano Timothy Ray Bro-wn foi submetido só pode ser repeti-do em casos muito especiais. Brownfoi curado depois de passar por doistransplantes de medula de um doa-dor que possui uma mutação que otorna imune à AIDS. Suas células nãopossuem a proteína CCR-5, que per-mite que o HIV infecte as células dedefesa do organismo.

Tantas variáveis fizeram com que arevista britânica New Scientist res-saltasse o trecho da pesquisa do mé-dico alemão Gero Huetter, responsá-vel pelo tratamento, onde fica claroque a cura se aplica, por enquanto,apenas a Brown. "Notem as palavrascruciais 'a cura foi conquistada nestepaciente'", escreveu o periódico. "Em-bora seja uma notícia fantástica paraBrown, ainda está longe qualquer tra-tamento em larga escala para as mi-lhões de pessoas infectadas pelo ví-rus em todo o mundo", concluiu arevista. Fonte: Revista Veja

A reportagem esteve no Laborató-rio Municipal de Análises Clínicasde Presidente Kennedy para conver-sar com o bioquímico Luis Carlos Bi-calho, mas ele havia acabado de sairdevido ao término de seu horário detrabalho.

Por telefone, falou rapidamente ealegou que as informações são con-traditórias. Assegurou que não houve

erro algum e que testes rápidos comoo que foi feito não podem servir dereferência, ainda mais num caso comoo da dona de casa.

"O exame não é de diagnóstico, é umteste rápido, não é referência para nada.Caso dê negativo é preciso refazer,assim como quando o resultado é po-sitivo. É uma forma de realizarmosuma triagem", disse.

Sobre a acusação de ter sido feitooutro exame sem colher sangue da donade casa e o resultado ter dado positi-vo, Luis preferiu não comentá-la, dis-se que falaria apenas pessoalmente.

O bioquímico frisou que já encami-nhou a amostra de R. ao laboratóriode Referência em Doenças Sexual-mente Transmissíveis, e que aguar-da o resultado.

Não há erro e as informações não procedem, diz bioquímico

Secretária promete entregar exameRosangela foi à casa de R. pesso-

almente e prometeu entregar o exa-me no decorrer da semana. Ficouacertado de que a dona de casa vaipoder pegar o teste que deu negati-

vo na sede da Secretaria de Saúde.R. disse à médica que não mais

fará nenhum exame em Kennedymesmo havendo a troca de profis-sional.

Page 3: Edição 2015

3SOCIALES DE FATO, DOMINGO,30 DE JANEIRO DE 2011

Reflexão

O Paradoxo do Nosso TempoNós bebemos demais, fumamos demais,gastamos sem critérios,dirigimos rápido demais, ficamos acordados atémuito mais tarde,acordamos muito cansados, lemos muito pouco,assistimos TV demaise rezamos raramente.Multiplicamos nossos bens, mas reduzimosnossos valores.Nós falamos demais, amamos raramente, odiamosfreqüentemente.Aprendemos a sobreviver, mas não a viver;adicionamos anos à nossa vidae não vida aos nossos anos.Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldadeem cruzar a ruae encontrar um novo vizinho.Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.Fizemos muitas coisas maiores, maspouquíssimas melhores.Limpamos o ar, mas poluímos a alma;dominamos o átomo, mas não nosso preconceito;escrevemos mais, mas aprendemos menos;planejamos mais, mas realizamos menos.Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.Construímos mais computadores para armazenarmais informação,produzir mais cópias do que nunca, mas noscomunicamos menos.Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta;do homem grande de caráter pequeno;lucros acentuados e relações vazias.Essa é a era de dois empregos, vários divórcios,casas chiques e lares despedaçados.Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moraldescartáveis,das rapidinhas, do sexo sem compromisso,dos cérebros ocos e das pílulas "mágicas".Um momento de muita coisa na vitrine e muitopouco na dispensa.Uma era que leva essa carta a você, e uma eraque te permite dividiressa reflexão ou simplesmente clicar 'delete'.Lembre-se de passar tempo com as pessoas quevocê ama,pois elas não estarão por aqui para sempre.Por isso, valorize o que você tem e as pessoasque estão na sua vida.(Autor - George Carlin)

"Se me contar eu falo pro mundo!!!"

Adeus, janeiro de 2011O último final de semana de janeiro reuniu

muita gente nas praias do sul do estado. Apartir de terça-feira, a rotina recomeça e acidade inicia seu ritmo de normalidade. Mas,como o carnaval este ano será no mês demarço, fevereiro promete muitas emoções.

ENTRE ELASDe cara nova e com muitas promessas, o

programa ENTRE ELAS estréia a temporadade 2011, na próxima terça-feira. O primeiroprograma do ano abordará o tema - 'Eu mesupero todos os dias' - A entrevistada será ajuíza Marília Mignone. Vale conferir. O EN-TRE ELAS vai ao ar todas as terças e quin-tas-feiras, das 20 às 21 horas, na TV Sul.

Marcelo GarruthO fotógrafo e produtor Marcelo Garruth co-

memorou seu aniversário, na última sexta-feira, em Marataízes. Ao lado da esposa Le-tícia, dos filhos e de toda família festejou maisum ano de muitas vitórias. Parabéns.

Célia FerreiraQuem comemorou ontem, 29, mais um ano

de vida e de muitas realizações, é a jornalis-ta Célia Ferreira, assessora de imprensa daCâmara Municipal. À querida amiga as nos-sas felicitações e votos de muito sucesso.

Muitas viagens, grandes aventurasO período de verão para Maria Fernanda,

da Don Quixote Turismo, está uma loucura!A empresária divide-se entre a residênciade praia em Marataízes e sua agência deviagem, em Cachoeiro, onde finaliza os pre-parativos para a viagem a Nova York, naSemana Santa, e à Disney, em Julho. Muitagente está animadíssima.

De olho na EstatuetaO tapete vermelho está quase pronto e,

direto de Hollywood, acabam de sair as indi-cações para o Oscar deste ano. O docu-mentário "Lixo Extraordinário", dirigido pelabritânica Lucy Walker e pelos brasileirosJoão Jardim e Karen Harley, que retrata otrabalho de Vik Muniz em um lixão do Rio deJaneiro, está concorrendo na categoria me-lhor documentário. Ótima notícia, não?

Diretamente do Oscar...Ao contrário do Globo de Ouro, premia-

ção que consagrou "A Rede Social" comoo campeão absoluto, no Oscar, o filme "ODiscurso do Rei" conseguiu o maior nú-mero de indicações, 12 no total, em anún-cio transmitido pela internet e pela ABCnesta terça-feira. A cerimônia de entregarola só dia 27 de fevereiro.

Coisas do rei....Em sua 7ª edição, o Projeto Emoções em

Alto Mar, no qual Roberto Carlos se apre-senta para fãs e admiradores em um cruzei-ro, estará pela primeira vez no Porto do Riode Janeiro para o tradicional encontro doartista com a imprensa. No dia 14 de feverei-ro, o Rei concederá uma coletiva a bordo donavio, seguido de um show, no Píer Mauá,na zona portuária da cidade. O navio, debandeira italiana, está com as cabines esgo-tadas. Serão quatro noites, de 12 - partindodo Porto de Santos - a 16 de fevereiro - comchegada no mesmo local - no TransatlânticoCosta Serena. Um luxo!

No sambódromoEnquanto isto em Cachoeiro, muita gente

já conseguiu uma fantasia para desfilar naBeija-Flor, escola que vai homenagear o ReiRoberto Carlos. O último casal que come-mora a futura estréia no sambódromo, éRonaldo-Marilene Depes.

Unimed mantém CertificaçãoNotícia fresquinha, que nos enche de or-

gulho - E com grande satisfação que adiretoria da Unimed Sul Capixaba comu-nica que após mais uma auditoria de Ma-nutenção, a cooperativa continua Certifi-cada pela norma ISO 9001:2008. A manu-tenção dessa Certificação confirma que osistema gerencial voltado para a qualida-de, alcançou seus objetivos.

Gente bacana e solidáriaNa agenda dos casais bacanas e elegan-

tes Celso Gonçalves-Denise Vieira e Sebas-tião Ventury Baptista-Tânia Pirama Baptista,a solidariedade está sempre em alta. Apesardo céu azul e do sol que convida ao banhode mar, neste fim de semana, deixaram suascasas em Marataízes e foram a Salvador,Bahia, onde participam de uma reunião doRotary Internacional. Eles têm compromissocom o próximo e muita solidariedade.

Mandando bemRodrigo Coelho, com apenas poucos dias

de atuação frente à secretaria de Estado deAssistência Social e Direitos Humanos já co-meça a mostrar todo seu talento e ocuparespaços importantes na mídia. A verdade éque existe uma grande lacuna na área soci-al deixada pelo ex-Governador Paulo Har-tung, que foi muito competente em algumasáreas, mas deixou outras bem fragilizadas.Rodrigo Coelho chegou com vontade, já estámostrando serviço e é uma grande promes-sa para o governo Casagrande.

No verão, é fácil...Mesmo em janeiro, com todo sol, mar, la-

zer e férias, é fácil, muito fácil, extremamen-te fácil falar com Regina Monteiro. Ligue:(028) 9988-2211, ou acesse:[email protected] outwitter.com/colunistaregina, ou seja mais umamigo do Facebook. Desejo a todos os lei-tores uma semana repleta de paz, saúde emuitas felicidades.

Querido casal - A jornalistaCláudia Sabadini e seu esposo,

o publicitário André Ferrari

A amiga e jornalista Célia Ferreiraaniversariou ontem, sábado (29).

Desejamos um ano de muitasrealizações. Felicidades!

O competente fotógrafo e produtor, Marcelo Garruth, aniversariouna última sexta-feira, 28. A data foi comemorada em família.Desejamo-lhe todas as felicidades do mundo... Ele merece!!!

A chiquéééérrima empresária,Maria Thereza Vianna, curte o

verão em Marataízes e a bonitonaRegina Carlette, no balneário de

Iriri. Em comum, a grandeamizade, a devoção religiosa

e os óculos das Óticas Cachoeiro.Um luxo!!!

A escritora Marilene Depes,apresentadora do Programa ENTREELAS, recebe o carinho da amigae odontóloga, Dra. Sandra Moura

Amigas queridas! Estilosas einteligentes - Regina Grafanassi,Sâmia Creimer e Mirtes Machado

Page 4: Edição 2015

4 GERAL ES DE FATO, DOMINGO,30 DE JANEIRO DE 2011

Sergio DamiãoVelhas e novas paixões

Sentado à mesa,observava sem jul-gamento os que pas-savam à sua frente.As luzes das lojas bri-lhavam, ofuscandoseus olhos já cansa-dos pelo tempo. Com a visão pas-seou e retornou aos dias que asluzes nas lojas de departamentoeram outras, sem intensidade enem tão brilhantes. As roupas nãoeram coloridas, as moças apresen-tavam-se com mais tecidos e aspernas não aparentavam tanta be-leza, mas o pouco que aparecia,encantava bem mais e despertavapaixão avassaladora.

Observava os casais, jovens ain-da. Não reconhecia os jovens desua cidade. Efeito, talvez, do feria-do escolar, com os jovens retor-nando à casa do pai. Ou quemsabe, seja o crescimento da suacidade, pensou. Os casais exala-vam paixão. As trocas de carícias,os sussurros ao pé do ouvido, nãodeixavam dúvidas, estavam ena-morados e apaixonados.

Sentado permanecia, perdia anoção do tempo. Minutos, horas,não importava, pois, se alegravaem observar os enamorados e astrocas de olhares. Alegrava-se comas coisas ditas e, principalmente,as que não são ditas, mas, os olhostransmitem com a rapidez de umflash de luz. Lembrou-se de seuscarnavais. Afinal, também trocaraos mesmos olhares que ora ob-servava pelos cantos do recinto,corredores e lojas.

De repente assusta-se: Era ela,sua namorada da adolescência.Vinha ao seu encontro, passos fir-mes, sorriso largo. A imagem pou-co a pouco se aproximava. Cabe-los soltos, o mesmo olhar, mesmosorriso. Estanhou a cor dos cabe-los, devia ser a ação do sol, imagi-nou. Com a imagem se aproximan-

do, seu corpo es-tremecia, asmãos suavam umsuor frio. Tantosanos que isto nãoacontecia... Per-maneceu sentado,

não arriscava levantar-se, temia otremor nas pernas. Ela continuavavindo ao seu encontro. Percebiacerta malícia em seu olhar. Emcima da mesa os vários copos decerveja. Era isso, a bebida... Elaconhecia sua fraqueza.

Continuava sem a noção do tem-po. O tempo que para ela, era comose não tivesse existido. Um estadode transe permanecia. Ela se apro-ximava cada vez mais rápido. Ao seaproximar percebeu que não se en-contrava sozinha, um rapaz a acom-panhava. Os traços do rapaz não lheeram estranhos. Caminhavam con-versando, alegres, felizes. Em seuestado de transe, uma pitada de ciú-me. São tantos anos, será que...

Mesmo no estado em que se en-contrava, preocupou-se com aaparência. Ela nada mudara, era amesma de anos atrás, com a ex-ceção dos cabelos. E ela: O quepensaria dele? Dos cabelos bran-cos, das pequenas rugas que tei-mavam em manterem-se em tor-no dos olhos, dos músculos quenão se encontravam tão rígidos,dos olhos... Ajeitou-se na cadeira,pelo menos na postura retornariacomo o antigo cavalheiro. Esque-ceu-se dos novos enamorados,dos novos apaixonados. Preocu-pou-se com seu coração.

Em fim: Ela se aproximava, elesentia-se rejuvenescido. Ela seaproximava, ele se alegrava. Pou-co a pouco, reconhecia a velhapaixão de outros verões. Ao seaproximarem, ele reconhecia o ra-paz. Ao se aproximarem, ele re-conheceu o seu filho. Era sua novae velha paixão.

Sergio Damião Santana Moraes

ENSINO INTEGRALEM SEIS ESCOLAS

Cachoeiro de Itapemirim vaiaumentar a oferta de educaçãointegral em escolas municipaisneste ano. Mais duas unidadesde ensino vão passar a atenderalunos por mais tempo, comacompanhamento pedagógico eatividades culturais, esportivase de lazer. Com isso, serão seisas escolas da rede municipalcom esse regime educacional.

As unidades que começam aadotá-lo este ano são a "LuizMarques Pinto", no bairro Ae-roporto, e a "Florisbelo Neves",no Novo Parque. Desde o anopassado, "Anacleto Ramos", nobairro Ferroviários, "DesdedithBaptista", no Alto Coramara,"Julieta Deps Tallon", no Zum-bi, e "Gércia Ferreira Guima-rães", no Village da Luz, já ofe-recem ensino integral.

Para implantar o regime inte-gral nas escolas, a SecretariaMunicipal de Educação recor-reu ao programa Mais Educa-ção, do Ministério da Educação,que disponibiliza recursos parao desenvolvimento das ativida-des nas unidades.

"Cada unidade vai atender100 alunos que se enquadramnas situações de risco social,trabalho infantil ou que preci-sam melhorar o desempenhoescolar. Depois de cumpriremo período diário convencionalde estudos, esses estudantestêm mais atividades. São au-las de disciplinas como línguaportuguesa e matemática,mas também de capoeira, fut-sal, vôlei, fanfarra, informáti-ca, judô e dança", explica a se-cretária municipal de Educa-

ção em exercício, Joana D'arcCaetano.

São mais de sete horas deatenção para esses alunos, trêsa mais do que o período esco-lar normal. As atividades sãodesenvolvidas no ambiente dasescolas e também em espaçosdas comunidades e da cidade,como quadras e parques.

"Cada escola avalia comopode usar os espaços que seubairro oferece para as ativida-des dos alunos, para que elesnão fiquem todo o tempo na ins-tituição. A proposta da educa-ção integral também é que hajainteração dos estudantes coma comunidade em que vivem",explica a coordenadora. Asaulas na rede municipal de edu-cação de Cachoeiro têm iníciono dia 7 de fevereiro.

Seis creches vão ampliar atendimento este ano

A escola Luiz Marques Pinto, no bairro Aeroporto, é umadas unidades que passa a oferecer ensino integral

Seis creches da rede muni-cipal de ensino de Cachoeirotambém vão dedicar mais tem-po e atenção a seus alunos apartir deste ano. Elas já funci-onam em período integral, das7h às 17h20, e vão ampliar em40 minutos os seus horários deatendimento. A mudança visa

beneficiar pais e alunos, além deatender a uma reivindicação his-tórica das comunidades.

As escolas são a "Profa. Idali-na Cunha Moares" e a "Gover-nador Eurico Vieira de Resen-de", que ficam no bairro Zumbi,a "Irmã Margarida", no MonteBelo, a "Sirda Rocha dos San-

tos", no Abelardo Machado, a"Zilda Soares Moura", no Vi-llage da Luz, e a "Zilma Coe-lho Pinto", no Ferroviários.

Mais de 70% das crechesmunicipais de Cachoeiroatendem seus alunos emperíodo integral, das 7h às17h20.

Divulgação/PMCI

Page 5: Edição 2015

5POLÍTICAES DE FATO, DOMINGO,30 DE JANEIRO DE 2011

PROGRAMAS PARAquem tem "fome social"

Os problemas sociais do mu-nicípio de Cachoeiro de Ita-pemirim estão cada vez maissupridos pela variedade deprogramas voltados ao exer-cício de cidadania e promoçãoda inclusão social. E, com osapoios do governo federal, es-tadual e municipal, muitas fa-mílias estão melhorando suaqualidade de vida.

A família é o foco de todasas ações de assistência soci-al. A secretaria de desenvol-vimento social, Nilcéia Pizza,explica que não basta apenasresolver uma situação emer-gencial, como a fome ou a po-breza, e sim, assistir a famíliaem um todo, analisando seusproblemas e principalmente,suas causas.

Ações de melhoria de habita-ção, agricultura, integração so-cial e saúde são algumas dostrabalhos realizados em conjun-to atingir os objetivos dos pro-gramas. "Nesse sentido, esta-mos articulando ações e progra-mas, não só da assistência so-cial, mas envolvendo outrassecretarias para erradicar ouminimizar a pobreza do muni-cípio", explicou a secretaria.

As famílias de baixa renda domunicípio, além de contaremcom dezenas de programas as-sistenciais voltados a educação,saúde, cidadania, também tra-balham pela inclusão social. Umexemplo são os Centros deReferência de Assistência So-cial (CRAS), que semanalmen-te atendem cerca de 100 cri-

anças até 6 anos. No local, tan-to as crianças quanto as famíli-as recebem apoio social, assis-tência e psicológica e suas fa-mílias ainda ganham cestas bá-sicas todos os meses.

Em cachoeiro, o CRAS atuaem quatro pontos: Alto União,Burarama, Jardim Itapemirime Village da luz. A previsão éque ainda este ano, mais umbairro seja contemplado como programa, o Alto Village.Para isso, a secretaria adianteque esta levantando recursospara que o programa seja im-plantado ainda este ano.

Eleonora Maria de Jesus, játeve a oportunidade de rece-ber auxílios tanto federais emunicipais. "Recebia o bene-fício Bolsa Família. A renda ea cesta básica ajudaram muitoa criar meus filhos", disse.Hoje, ela conta que não utilizamais o serviço, mas ainda par-ticipa de programas como oTarifa Social, com descontosnas conta de água e energia, eo CRAS, que lhe proporcionourealizar um curso de capacita-ção profissional.

FOMEO acesso regular e permanen-

te a alimentos de qualidade, emquantidade suficiente, é um di-reito de todos os cidadãos. Omunicípio possui três progra-mas de segurança alimentar enutricional implementados pelaprefeitura. O Restaurante Po-pular, Banco de Alimentos eCozinha Comunitária foram

aprovados pelo governo fede-ral e seus projetos estão sendoregularizados para a implemen-tação, segundo a secretaria, ain-da este ano.

Para a construção do Restau-rante Popular, o Ministério deDesenvolvimento Social(MDS) disponibilizou o repas-se R$ 1,4 milhão e para o Ban-co de Alimentos R$ 450 mil.Ainda há a contrapartida daprefeitura que é de 10% des-ses valores. Para a CozinhaComunitária o repasse é de R$250 mil e a contrapartida domunicípio é de R$ 50 mil.

O preço da refeição no Res-taurante Popular, que será ins-talado no bairro Basiléia, devevariar entre R$ 1,50 à R$ 2,00.Cerca de mil refeições devemser servidas diariamente nohorário de almoço. Além disso,a Cozinha Comunitária seráimplementada em Itaóca, comserviços de palestras e oficinasvoltadas a nutrição. O progra-ma pretende servir 250 refei-ções diárias no distrito.

Já o Banco de Alimentos, queestará localizado no Aeropor-to, será um centro de arreca-dação de alimentos considera-dos impróprios para a comer-cialização, mas adequados aoconsumo. Doados ao banco,esses alimentos vão ser trata-dos, limpos e distribuídos parafamílias de baixa renda cadas-tradas nos programas. O Ban-co deve contar com o apoio deórgãos como o Incaper, Ibama,Idaf e a Receita Federal.

Projetos para 2011Além do Restaurante Popular,

Banco de Alimentos e CozinhaComunitária, as hortas comuni-tárias ou agroecológicas temprevisão para ser implantadasainda este ano. "Ao todo, serãocinco hortas, que se utilizarão doadubo orgânico do galinheiro,que ficará no centro da horta",disse a secretaria.

Um Centro de Referência daJuventude, instalado na Praça deFátima, também está nos proje-tos da pasta para este ano. Se-gundo Nilcéia Pizza, já foram ar-recadados R$ 200 mil reais poremenda parlamentar, para o es-paço que abrigará ações na áreacultural aos jovens.

"O objetivo é manter os servi-ços que já existem fortalece - lose compor outros", afirmou a se-cretária, ao reafirmar que o focoprincipal dos projetos são a fa-mília, a qualificação profissio-nal, a inclusão e a abordagemsocial, que não havia em ges-tões anteriores.

GOVERNOUm novo comitê do Sistema de

Gestão do Plano Estratégico doGoverno do Estado foi instala-do nesta semana pelo governa-

dor Renato Casagrande. O co-mitê cuidará do eixo Empregabi-lidade, Participação e ProteçãoSocial e é composto pelas se-cretarias de Estado de Assistên-cia Social e Direitos Humanos;Saúde; Cultura; Esporte e Lazer;Controle e Transparência; Eco-nomia e Planejamento; além daProcuradoria Geral do Estado.

O foco principal é propor açõespara o enfrentamento à pobrezae gerar oportunidades para me-lhorar a qualidade de vida do ci-dadão capixaba. Para isso, o co-mitê vai trabalhar quatro áreas es-senciais que são: garantia da ci-dadania, rede de proteção soci-al, enfrentamento à pobreza egarantia de oportunidade.

Algumas ações deverão serestabelecidas para atender es-sas áreas. Por exemplo, fortale-cer o programa Rede CulturaJovem nas regiões de vulnera-bilidade e implementar projetosde fomento da atividade cultu-ral; ampliar os programas decapacitação de mão de obra; in-centivar o empreendedor; forta-lecer os programas de seguran-ça alimentar; incentivar a cria-ção de cooperativas a associa-ções produtivas.

A secretária Nilcéia Pizza falou das ações de sua pasta

Beatriz Caliman

Page 6: Edição 2015

6 SOCIAL ES DE FATO, DOMINGO,30 DE JANEIRO DE 2011

Page 7: Edição 2015

Cachoeiro de Itapemirim, Domingo, 30 de janeiro de 2011. Edição 149

Divulgação

TÊNIS DE PRAIA: A ONDA DO VERÃO

Último dia de salão de arÚltimo dia de salão de arÚltimo dia de salão de arÚltimo dia de salão de arÚltimo dia de salão de ar testestestestes

Xilogravura, litografia, foto-grafia, telas e esculturas, entreoutras formas de expressão vi-sual, dão vida a V Salão deArtes Levino Fanzeres.

As 20 obras selecionadas paraesta edição da mostra compe-titiva estão expostas na SalaLevino Fanzeres, no PalácioBernardino Monteiro, desde oinício de novembro.

Quem ainda não conferiu temapenas mais uma chance. Ama-nhã é o último dia da exposição.O horário de visitação é das 8hàs 18h. A entrada é franca.

O tema desta quinta ediçãodo Salão de Artes é "A Cida-de Sou Eu". O objetivo foi fa-zer com que os artistas reve-lassem, por meio de suas

obras, o modo como se rela-cionam com a cidade em quevivem, segundo o secretáriomunicipal de Arte e Culturaem exercício, Genildo Haute-questt Filho.

A mostra reúne trabalhos deartistas capixabas de renome etambém de iniciantes (veja lis-ta no quadro). As obras sãoavaliadas e selecionadas poruma comissão formada por crí-ticos de arte e artistas plásti-cos.

Os três primeiros colocadosrecebem prêmios em dinheiro.São eles: 1º lugar - Rafael Ara-újo, com a obra "Velha". 2º lu-gar - Larissa Rové, com "A ci-dade sou eu". 3º lugar - JúlioTigre, com "Quara Cinza".

VISITAÇÃOAté o fechamento da edição,

quase 600 pessoas já tinham vi-sitado a exposição. "Estamosrecebendo muita gente de fora,cariocas, paulistas e até estran-geiros, pessoas que vêm fazernegócios na cidade", divulgaGenildo.

PRÓXIMA EDIÇÃOAs Inscrições para a sexta edi-

ção do Salão de Artes estãoprevistas para serem abertas nodia 14 de fevereiro, no site daPrefeitura Municipal(www.cachoeiro.es.gov.br).

A Sala Levino Fanzeres volta aabrir também no dia 14, com umanova exposição. Mais informa-ções serão divulgadas em breve.

Estreia comédia"Micos 2", do grupoPersonalidades Cia.Teatral, que retrata

vexames homéricosde atrapalhado trio

Ailton Tadeu Costa (AiltonCosta) - Obra: Do Barro virouOuro

André Magnago Alves - Obra:Sem título

Catarina de Cássia Zambe Cos-ta (Catarina Zambe) - Obra: Col-cha de retalhos

Dário Eustáquio Dias de Abreu(Dário Dias) - Obra: Devoção

Felipe Gaspar Pinapho - Obra:Mudanças

Izabel Cristina de A. Bastos(Icabastos) - Obra: Ao cair danoite

Júlio Cesar da Silva (Júlio Ti-gre) - Obra: Quarta cinza. Sub-merso

Júlio Cesar da Silva (Júlio Ti-gre) - Obra: Quarta cinza. MAES

Larissa da Rosa Roveré (Laris-sa Roveré) - Obra: A cidade soueu - Escultura, instalação e inte-ratividade, 2010

Lucimar Barros Costa (LucimarCosta) - Obra: Descobridor

Lucio Volpini - Obra: Eu sobrea cidade

Maria Inez Furtado de MattosFraga (Inez Mattos) - Obra: Amassa

Mariana de Araújo Reis Lima(Mariana Reis) - Obra: Sem Título

Raphael Genvino de Araújo(Raphael Araújo) - Obra: Velha

Raphael Genvino de Araújo (Ra-phael Araújo) - Obra: Sem título

Thaís Ferreira Apolinário -Obra: Sem título

Vinícius Guimarães Carvalho deOliveira (Vinícius Guimarães) -Obra: Insisto

Pio Jorge Pedrini (Pio Jorge) -Obra: Somos nós

Maria Helena Nemer Salles(Helena N Salles) - Obra: A Bor-boleta Amarela / O Cajueiro / OConde e o Passarinho / O Reló-gio da Sala de Jantar

Romilda Ferreira País Barreto(Romilda País) - Obra: NossosTesouros bem guardados!

Lista dos artistas selecionadosFotos: Divulgação/PMCI

Quem ainda não conferiu tem apenas mais uma chance - amanhã é oúltimo dia da mostra das obras selecionadas para o V Salão de

Artes Levinos Fanzeres, em exposição desde novembro

Page 8: Edição 2015

8 SOCIAL ES DE FATO, DOMINGO,30 DE JANEIRO DE 2011

Marina Pedrada

AGENDA

De parabéns a Unimed Sul, encabeçada pelo Dr. Pedro Scarpi (C)

pela nova conquista do Certificado pela norma ISO 9001:2008

Camilo Cola Neto, ladeado por Wander Siqueira (E) e

Nuno Mirinha, no Nativos, em show do Celso Blues Boy

Antonio Carlos de Freitas Jr. (E) ao lado do seu mano Leonardo (com o

filho dele, Gabriel) e Mariana (cunhada); a filha Rafaela e esposa Juliana

Fabiana Maria Braga

01 > REGISTROS - Hoje é Dia Naci-onal das Histórias em Quadrinhos / Diada Saudade e Não Violência, mas em1978 o pacifista Mahatma Ghandi eraassassinado na Índia, aos 78 anos. /Nesta data, em 1969 Beatles faziam oúltimo show, antes da separação / NaSanta Missa de hoje celebra-se o IVDomingo do Tempo Comum. / Santos:Jacinta de Mariscotti; Savina; Barsimeu;Martinha e Hipólito. / Dia Mundial doHanseniano.

02 > PARABENS - Coluna cumpri-menta os aniversariantes de HOJE (30/01) - Murilo, filho de Marta Jorge e Car-los Figueiredo Neto / Niver de casa-mento de Terezinha e Guido GiovanniZanchetta (62 anos: Bodas de Telurita)/ Famosos: atores Gene Hackman (81);Vanessa Redgrave (74) e Otavio Au-gusto (66) * AMANHÃ (31/01), Dia daSolidariedade e Dia Nacional dos Mági-cos - Leverson de Freitas, editor da re-vista Se7e Dias / DM Terezinha Santos/ Anete, Sra. Moacyr Fardim / Advoga-do Dr. Aldhair Fonseca Filho / Dr. Evan-dro Coelho de Lima / CaL Fabiana MariaBraga (Loja Fabiana) / Niver de casa-mento de Maria José - Ayrton Monteiro.

03 > CACHOEIRO TOP - A Coopera-tiva de Laticínios SELITA em 2010 bateuseu recorde de vendas, atingindo a ci-fra de R$ 200 milhões, um faturamentoque mostra a força da empresa e a ca-pacidade dos homens que a dirigem,sob o comando de José Onofre Lopes.// A Central de Abastecimento de Cacho-eiro (Ceasa Sul) registrou um aumentode 20% na comercialização de hortifru-tigranjeiros em 2010. Da média em 2009que era 26 mil toneladas, saltou para 32mil. // Unimed Sul Capixaba comunicaque após mais uma auditoria de Manu-tenção, a cooperativa continua Certifi-cado pela norma ISO 9001:2008.

04 > SOCIEDADE - MARCELA e AN-DRE casam-se dia 19 próximo em Gua-rapari, unindo, respectivamente, as fa-mílias de Tânia - Eros Moura e Ivete -Oswaldo Fernandes. // Foi das maismarcantes a recepção, no Palácio An-chieta, pelo Governador Renato Casa-grande, a ilustre família da Sra. WandiraCampos Moreira. viúva do Dr. AdelsonMoreira, filha do ex- Governador doEstado Dr. Aristides Campos. // Em Ma-rataízes, bom dia para CLs CarlinhosFarias e Sérginho Malheiros!

DAQUI & DALI - Drs. Dair José Bre-gunce de Oliveira e Telêmaco Antunesde Abreu Filho são os dois novos De-sembargadores do ES. // Em Marataí-zes, Marilene e Luiz Carlos Tófano jáse preparam para os desfiles do "Blo-co da Saudade". // Adquira sua camisada Escola de Samba "Beija Flor" naOpção Turismo (Galeria Belas Artes),com a nossa filhada CaL CarminhaCasteglione (3511-2155).

Divulgação Elyan

Wellinton Santiago

Nosso destaque TOP Associação comercial, I

de Cachoeiro (ACISCI

O jovem empresário NELSON DE

da esposa Francielli, nos

Álbum de Família

Wallace/HG2

Cachoeiro´s

Page 9: Edição 2015

TEMPERATURA MÁXIMA

Paula F. Mirinha

Otelma Azevedo

Nos elegantes salões da "Ilha Que é Uma Delícia":

Ana Cristina Soeiro (E) e Flávia Cola

No "point" do Sabor da Praia, plena Pérola do Sul a

presença de Fernando Carvalho Gomes e Rutinha Melo

Dos jovens talentos na política: deputado Glauber Coelho

(E) e Julio Ferrari, Presidente da Câmara de Cachoeiro

Começa terça-feira, 20h00, pela TVSul, canal 13 de Cachoeiro, a tem-porada 2011 do programa "EntreElas" com apresentação e produ-ção de Marilene Depes e ReginaMonteiro. // Grupinho de rotaria-nos, sempre reunido: casais San-dra - Fernando Leal; Camila - Flá-vio Misse; Suzana - Igor Thomé eLeverson Freitas e sua noiva Deni-se. // De parabéns a Carolina MirandaPenaforte, pela sua recente formaturaem Medicina (pediatria): ela é filha dosnossos queridos amigos, radicados emVargem Alta, Cely Miranda - Waldemi-ro Penaforte (Mirim). // Nossa diletaamiga, a cinegrafista Edith, Sra.Paulo Beleza, entrando em mereci-do período de férias na TV-Sul. //Camisas de Beija Flor de Nilópolis po-dem ser adquiridas na Opção Turis-mo. // Em Iriri, hoje, na Praia da AreiaPreta, 14h00, show de marchinhascom a banda "Folias do Amor". //Em Piúma, hoje, Frei Zeca e banda esábado próximo, show da "Têmperodo Mundo", banda do Magno Malta. //Tendo em vista a inauguração doabrigo "Vila Aconchego" e tambémo desfile de dezenas de cachoei-renses na Beija Flor, este ano, nãoteremos o tradicional baile de car-naval promovido pelo casal Mari-lene - Ronaldo Depes em Marataí-zes. // Ana Raquel e Cleide Prado,gente nossa, dedicadas integrantes daequipe da Briefing Publicidade, sem-pre ligadas na coluna. // Sábado pró-ximo (05) Assembléia Festiva doLions Clube CACHOEIRO, em Ma-rataízes. // Lá na Perola do Sul, napraia central, hoje às 20h00 tem showdo cantor David Babim. // Em Itaipava,logo mais, apresentação do grupo Fas-cinasamba. // Clarimundo Amorim, o"Mundo", e família curtindo as de-lícias de Iriri, em sua aprazível vi-venda de veraneio. // Amanhã fortís-simo "parabéns prá você" na Loja Fa-biana, pelo niver de sua titular a CaLFabiana Maria Braga. // E nem che-gou ainda o carnaval e já tem pedi-dos de reservas para o Baile deGala do Caçadores, dia 26 de ju-nho com a Big Band TUPY. // Nissofalando, o Presidente do CCC CL Clau-dio Guimarães e Cal Beth Martins de-vem também desfilar na Beija Flor. //No Lions Clube Frade e a Freira osnomes do CL Nelson Costa Filho(SOMCAR) e DM Rita de Cássia jáestão definidos para a presidênciano Ano Leonístico 2011/2012, composse em junho próximo. - NossoBOM DIA ESPECIAL para eles, di-letos colegas de leonismo e efeti-vos incentivadores deste espaço.// ELYAN PEÇANHA (28) 9222.4621.

Heron

HG-2

Ronald Ayres/7D

HG-2

Felipe Rodrigues

LINE o Presidente daIndustrial e de ServiçosI), RUBERVAL ROCHA

OLIVEIRA FILHO, acompanhado

salões da Princesa do Sul

Wallace Hull/HG2

Célia Ferreira

9SOCIALES DE FATO, DOMINGO,30 DE JANEIRO DE 2011

´s TOP LINE

Page 10: Edição 2015

10 CULTURA ES DE FATO, DOMINGO,30 DE JANEIRO DE 2011

BEACH TENNIS AGITA VERANISTASOs movimentos são similares

ao do tênis convencional. Ob-servadores menos atentos, noentanto, podem até achar queé frescobol por conta da seme-lhança das raquetes.

Mas trata-se do beach tennis,esporte criado na Itália na dé-cada de 80. E introduzido noEspírito Santo há três anos porEduardo Lema.

Lema, que é professor de tê-nis há mais de 20 anos, tam-bém ministra aulas do novo es-porte em sua academia em Ca-choeiro de Itapemirim.

Segundo ele, o beach tennispode ser jogado, além da areia,na grama, saibro e no cimento,os tipos de pisos nos quais sepratica o tênis convencional.

O tamanho da quadra, expli-ca Lema, segue o padrão dade vôlei de praia. Aos finaisde semana em Marataízes, opoint dos praticantes é a Praia

Central, em Frente ao PraiaHotel.

Adolescentes, adultos, e mui-tas crianças, se aglomeram nolocal para jogar a partir do finalda tarde. "Apesar de ser umesporte de competição, é mui-to agradável, não há impedi-mentos quanto à faixa etária esexo. Pais e filhos, homens emulheres, podem praticar jun-tos que sempre dá jogo", res-salta o professor.

Lema preside a FundaçãoEspírito-Santense de BeachTennis, entidade fundada porele em 2008, e, além de Cacho-eiro e Marataízes, levou o es-porte também para Vila Velhae Guarapari.

REGRAS EEQUIPAMENTO

O tênis de praia pode serdisputado em simples ou emdupla e é jogado com raque-

te e bola padronizadas. Asraquetes não possuem cordae são feitas de materiaiscomo kevlar, grafite e carbo-no. Medem, no máximo, 30cm de largura e 55 cm decomprimento.

Já a bola parece com a detênis, porém é despressuriza-da (soft). A rede, quando ojogo é disputado na areia, tem1,70 m de altura. O objetivode cada praticante é devol-ver a bola recebida - sem to-car no chão e com apenasuma raquetada - para o cam-po adversário.

O jogo segue praticamente amesma contagem do tênisconvencional, com cada pra-ticante sacando durante umgame inteiro.

As principais categorias são:simples feminina, simples mas-culina, dupla feminina, duplamasculina e dupla mista.

Esporte jogado em quadra de vôlei de praia com movimentos semelhates ao do tênisconvencional e tabém parecido com o frescobol chama a atenção em Marataízes

Torneio em MarataízesO professor Eduardo Lema

organiza uma competição nocondomínio Village Marataízesno próximo dia 19. O torneio

será somente para duplas, nascategrias masculina (A, B), fe-minina e mista. Incrições pelotelefone 28 9955 2736.

Page 11: Edição 2015

ES de Fato, Domingo, 30 de Janeiro de 2011

MARATAÍZES - TEMPORADACIDADE NOVA

Alugo apartamento térreo com 3 quar-tos, sala, copa, banheiro, cozinha, áreade serviço (fechada), varanda, garagem(interna) para 2 automóveis. Tel: (28)9985-7080._________________________________________Alugo casa com 3 quartos, 2 banheiros,sala, copa, cozinha, varanda e gara-gem, no bairro Alto Novo Parque, próxi-mo ao Supermercado Polonini, tratar comRamalho pelo telefone: 9956-2187.__________________________________________

MARATAÍZESReserva quinzenal, apartamentos com2, 3 e 4 quartos, próximo à praia, mobi-liados. Muito barato. Contato (28) 3532-3209._____________________________________

MARATAÍZESAluga-se casa duplex com 3 quartos,garagem, próximo a praia. Bairro Cida-de Nova. Reserva (28) 3532-3209.______________________________________

MARATAÍZESAluga-se casa com 2 quartos. Bairro Ci-dade Nova. Reserva quinzenal (28)3532-3209._______________________________________Aluga-se uma casa no Bairro Costa eSilva, com 2 quartos, copa, sala, cozi-nha, área de serviço e garagem paradois carros. Valor R$ 300,00 (mensais).Falar com Lucidéia (28) 3518-4740 /(28) 9969-3115.__________________________________________Alugo um apartamento na cidade novaMarataizes (rua da igreja católica), com2 quartos, suíte, sala, cozinha, terraçocom ampla área de serviço, vaga de ga-ragem para dois carros, varanda comvista para o mar, à 50 metros da praia.Obs: rua calçada. Tel: 3521-4417.__________________________________Aluga-se uma sala comercial na RuaBernardo Horta, 304, 1º andar, bairroGuandu. Tratar com a Senhora Mariadas Graças. Tel: (28) 3522-6849.______________________________________Alugo apartamento de um quarto e de-mais dependências com mobília (opcio-nal), próximo ao Hospital Evangélico/De-tran/Receita Federal. Tel: (28) 9885-1480/ 9945-4629 / 9884-6900 / 3517-2636._____________________________________

ALUGO APARTAMENTOBairro Monte Cristo, dois quartos, sala,cozinha varanda, banheiro, área deserviço. Tratar: Jair (28) 9985 2341______________________________Alugo um galpão grande na entrada daVila Rica. Contato pelo telefone 3521-4417.___________________________________Alugam-se apartamentos no centro, ruaAlziro Viana, com 2 e 4 quartos e demaisdependências. Tratar (28) 3522-3517.__________________________________Aluga-se casa na Rua Coronel Borges, nº04, com 3 quartos. Tratar (28) 3522-3517.__________________________________MARATAÍZES - Apartamentos com 2,3 e4 quartos todas as dependências. Bair-ro Cidade Nova, aluguel mensal ou anu-al. Tratar (28) 3522-5069.__________________________________________Alugam-se salas comerciais, na rua Mo-reira, Independência. Tel: 28 3522-2969 ou 3515-1670.

Ambos os sexos, nível médio,universitário, pós graduação oudoutorado. Curriculum através dosite: www.empregar.xpg.com.br

VAGA DE EMPREGO

MARATAÍZES

Vende-se uma casa em com 3 quartos,sendo 1 suíte, 1 banheiro social, cozi-nha, área de serviço, garagem e quintal.Tel: (28) 9962-0022 / (28) 9271-8345.______________________________________Vende-se no Belvederi, em Marataízes,logo na chegada perto do Centro, aolado da torre da Telemar, uma casa comregistro e escritura com tudo pago, comuma suíte, sala, cozinha, fogão a lenha,varanda, quintal para construção, ár-vores e toda com cobertura de telha porR$ 40.000,00. Tel: 3532-2610_________________________________________Vende-se uma casa em Marataízes, logona entrada em Belvederi com 3 quartos,sala de visita, sala de jantar conjugada,cozinha, 2 suítes, 1 banheiro e gara-gem para 2 carros, pronto para mudar,ônibus circular na porta e documentosem dia. R$ 85.000,00. Tel.: 3532-2610._________________________________________________Vendem-se móveis para salão de bele-za, 3 cadeiras hidráulicas "KIXIKI", sen-do 1 reclinada, 2 carrinhos auxiliares"IKESAKI", 1 lavatório com aquecedor"DOMPEL", 2 cadeiras de manicure, 1estufa, 1 mocho, 1 maca de madeira comgaveteiro para estética. Contato (28)3511-0692/ (28) 9988-9696._________________________________________

BARRA / MARATAÍZESVendo uma casa simples de laje. 1ºpavimento 6 cômodos, com quintal,sem garagem, na Barra de Marataí-zes. Próximo da praia. Tel: (28) 9974-5209 (Chico / Terezinha).________________________________________Vende-se apartamento em constru-ção com previsão de término em dez/2011. Ed. Mikonos - 3º andar - aptº 303- Bairro: Gilberto Machado - 3 quar-tos, lindo, área de lazer comum compiscina na cobertura. Tel.: 3522-5609/ 9883-1663 - Luciana._______________________________________

MARATAÍZESVENDE-SE LOTES COM FINANCIAMENTODE ATÉ 62 X, NO CENTRO DE MARATAÍ-ZES. TEL: (28) 9962-0022 / 9271-8345.______________________________________

MARATAÍZESVENDE-SE 4 LOTES NA CIDADE NOVA,PRÓXIMO A PREFEITURA NOVA. TEL:(28) 9962-0022 / 9271-8345.________________________________________

MARATAÍZESVENDE-SE 3 CASAS PRÓXIMO AO CEN-TRO DE MARATAÍZES. TEL: (28) 9962-0022 / 9271-8345.

____________________________________Vende-se um imóvel rural com 80.900m², perto do centro de Vargem Alta. Tel.(28) 3521-0410 / 9981-7876._____________________________________Vende-se um galpão de 1200 m² em Ita-óca (Pedra), distrito de Cachoeiro deItapemirim-ES, no Centro, rua AdemarCosse. E mais dois lotes laterais com 400m² com água, energia, esgoto, telefone,calçamento e documento. Tel: (28)3522-4528 (das 8h30 às 11h00).___________________________________________

MARATAÍZESVende-se uma casa com 2 quartos, sala,cozinha grande, varanda que serve degaragem para dois carros. Rua Proje-tada, s/nº, Nova Marataízes (antigo Ar-perge 2). Distância de 350 m da praia.Tel: (28) 9885-8413.______________________________________Vende-se uma propriedade rural com30 alqueires, nascente, casa e curral,em Palmeiras, município de Muqui. Tel.9959-1638.___________________________________

OPORTUNIDADESVendo sítios e chácaras na região deCachoeiro. Sítio com 5 alqueires, forma-do; chácara de meio alqueire e sítio de6 alqueires. Tenho outros imóveis ru-rais no sul do estado. Contato: Gilberto(27) 9986 2827 [email protected]._______________________________________Vendo terreno no bairro Gilberto Ma-chado, ótima localização, 400m², escri-turado, aceito oferta. Fone (28) 9959-7979.___________________________________Vendo um apartamento em Marataízes, lo-calizado na Cidade Nova (rua da igrejacatólica), com 2 quartos, uma suíte com va-randa de vista para o mar, banheiro soci-al, sala, cozinha, ampla área de serviçono andar de cima, 2 vagas de garagem,ótimo preço, R$ 66.000,00. Telefones9254-4848 ou 9904-6822 ou 3521-4417.________________________________Vende-se uma propriedade rural com 4alqueires, no lugar Estação de Soturno.Valor R$ 90.000,00. Tel: (28) 9959-1638._____________________________Vende-se imóvel no bairro Valão, com 2pavimentos. 1º Pavimento - 2 quartos,sala, cozinha, banheiro e garagem. 2ºpavimento - faltando acabamento. Tel:(28) 3511-0657 / (28) 9959-1638._______________________________________Marataízes 03 casas com garagem, jar-dim, murada, por R$120.000. Cel: (28)92738313. Motivo: mudança.____________________________________Vende-se uma casa no bairro Amarelocom 2 quartos, sala, cozinha, banheiro,2 áreas de serviço e quintal. Tratar notelefone 3522-8861.______________________________Vende-se uma área de 600 metros, com50 metros de fundo e 12 de frente. Nelaa uma casa de 7 cômodos, garagem para2 carros, terraço com 3 cômodos. Ficalocalizada no Distrito de São Joaquim.Contato 9903-8370.____________________________________________Vende-se uma casa no bairro Corama-

ra com 2 quartos, sala, copa, cozinha euma área. Ótima localização, perto doponto do ônibus. Preço a combinar.Fone: 9901-2333 falar com Marcelo._________________________________________Vende-se imóvel com 4 (quatro) mora-dias, quintal, mais ponto com área paragaragem, com 196m², no valor de40.000,00 reais, localizado no bairroBasiléia. Interessados procurar Arthurno Tel: 3511-7319/ 9962-0933.__________________________________________Vende-se propriedade rural, 8 alquei-res, na Br 101, município de Mimoso doSul. Interessados ligar para tel: 3521-2737 / 9959-1638.__________________________________________Vende-se um terreno próximo ao DE-TRAN, rua João Monteiro, com 245m²com escritura. Contato: (28) 9938-2421.___________________________________________Vende-se um sítio localizado no córre-go da prata, município de Castelo, com18 mil pés de café produzindo, 2 casas,terreiro de cimento para café e nascen-te, contatos (028) 3522-0039 / 3522-4670 / 9881-0976.__________________________________________Terreno de 20 x 40 (800 m²) próximo aLagoa de Siri, em Marataizes, a 50 metrosda praia, asfalto na porta. Somente inte-ressados 9923-6754 e falar com Cássio._________________________________________Vende-se casa no Coramara. Tel. 3517-1089 / 9884-4818, falar com Nilcimar.___________________________________________Vende-se um terreno no Agostinho Si-monato, 340m² com IPTU em dia. Falarcom Rosana 3518-9087 ou 9955-5083._______________________________________________Vende-se um ponto comercial na LinhaVermelha, no Ibitiquara (entre o Tiro deGuerra e o Detran). Interessados ligardas 12h00 às 22h00 para o fone (28)9919-5221.__________________________________________Vendo um sobrado, 2 residências, 2 ga-ragens e um terraço. Rua Coronel Lo-bato, s/nº, Em frente à lavanderia em Mu-qui. Tel: (28) 3554-1332.__________________________________________Vendo terreno na rua Aroldo Pastro -Basiléia. Tratar Fone: (28) 35222-7530._________________________________Vende-se chácara em Bebedouro, a 1KM de Córrego dos Monos, Cachoeiro,com 2 alqueires de terra e quatro litros,4 nascentes, 4 lagoas, 20 % da áreaarborizada e com plantação de euca-lipto. Contato: 3511-8880.__________________________________________Vendo lote no KM 90 c/ 850m², 22 me-tros de frente ótima topografia, vistamaravilhosa, troco por carro, moto,sítio ou casa na praia. R$ 60.000,00.Contato 9938-7588/ 3521-2410._________________________________________Vendo apto no IBC c/ 03 qts, suíte, sala02 ambientes, coz., área de serviço,garagem, varanda, terraço c/ box deserviço, piso todo em granito. Prédio

novo. R$ 120.000,00. Contato 9938-7588/3521-2410.______________________________________Vendo um apartamento na avenida Jo-nes dos Santos Neves, nº 66, próximoao Perim Supermercados. Com 3 quar-tos, sala grande, copa, cozinha, áreade serviços com banheiro. (sem taxa decondomínio). Ótimo preço! Contatos notel: (28) 3521-4417 ou 9254-4848.

Vende-se uma Frangueira Multiuso comcapacidade de 70 quilos, semi-nova. R$1.500,00 . Tel: (28) 9974-5209.__________________________________________Vendo geladeira, fogão, armário, sofá,mesa com 4 cadeiras, rack e mesa decentro. Contato: (28) 9271-2414______________________________________Vende-se uma manta térmica corpo inteiro.R$ 400,00 tratar (28) 3521-3902 (Márcia).__________________________________________Vende-se um aparelho de vácuo esté-tico. R$ 2000,00 até em 10X no cheque.Tratar (28) 3521-3902 (Márcia)._______________________________________

AULAS DE REDAÇÃOPara aprimoramento pessoal, vestibu-lares e concursos. Aulas personaliza-das, com melhora expressiva na inter-pretação e desenvolvimento de textos.(28) 3511-7080 / 9905 1903._______________________________________Vende-se Contener 20 litros de NitrogênioLiquído HCN-20, vem com 6 copos no valorde R$ 1.500,00 (que pode ser utilizado pralaboratório de fertilização de animais). Falarcom Gina (28) 9985-9592 ou 3522-9544._____________________________________Vende-se Balança Balmak Antropome-trica capacidade 150 kg no valor de R$300,00. Falar com Gina (28) 9985-9592ou 3522-9544.__________________________________Vendo balcão vidro temperado, 4 mts,tipo farmácia, R$ 1.000,00 e vidros deprateleira, 20 cm por 80 cm, com can-

ALUGA-SE LOJA35 m2 c/ mezaninoexcel. localizaçãono 2º piso Shop.

Cachoeiro. Aluguel acombinar. (28) 9916-6886

ALUGA-SE LOJA50 m2 c/ sobreloja

Galeria Ed. Primus centroCachoeiro Aluguel a

combinar. (28) 9916-6886

VILLAGE MARATAIZESLOTES EM CONDOMINIO FECHADO - ÓTIMA OPORTUNI-

DADE DE TER SUA CASA NA PRAIA COM SEGURANÇA OANO INTEIRO. VILLAGE MARATAIZES A 250 METROS DA PRAIA,TOTAL INFRA-ESTRUTURA - PORTARIA 24 HORAS, PISCINA,CAMPO SOCIETY,SQUASH,SAUNA,SALÃO DE FESTAS.

VENDAS D&C IMÓVEISWWW.DEC-IMOVEL.COM.BR

28-3511-388528-9976-0700

OPORTUNIDADETRABALHO A PARTIR DE

CASA. ÓTIMOS GANHOS,COM TREINAMENTO. CON-TATO (28) 3522-0189 / (28)9968-6955 / (28) 9917-6257.

toneiras, R$ 20,00. Tel.: 9956-9005,falar com Cristina ou Emerson._______________________________Ofereço-me para trabalhar de chur-rasqueiro e cozinheiro. Precisandoé só ligar. Tel. (28) 9967-9596 / 9274-7508. Falar com Chiko._________________________________________Vende-se ou troca-se uma máquina deSorvete Expresso Soft Italianinha, semi-nova, único dono, com nota fiscal, no va-lor de R$ 15.000,00. Contato 9926-5677ou 3521-1804, falar com Luciano.____________________________________Vendo um par de alianças, ouro 18 qui-lates, novas, com garantia. Tratar (28)3522-4692.______________________________________

TIAGO ALVESSonorização & Eventos

Tudo para sua festa, casamento, pa-lestras e eventos em geral. Contato:tiagoalves_eventos@ hotmail.com.Tel. 9946-8894 ou 3511-8077.

Vende-se um Gol 96 (bolinha), motorAP, 1.8, em bom estado de conserva-ção. Documentação em dia. Com di-reção hidráulica, vidro elétrico, tra-va, alarme. Contatos: 9924-7328 /9965-5415 / 3521-8874._______________________________________Vende-se um Corsa Classic, segundadona. Ano 02, modelo MOD 03, comple-to, por R$ 17.000,00 mais prestações.Tel: (28) 3521-1665 ou 9253-2564._____________________________________Vende-se moto Honda CG 150 Titan Ks,gasolina - ano 2006/2007 - cor vermelha,preço: R$ 3.800,00. Tratar com Varlei. Tel:(28) 3518-3941 / (28) 9917-9243.______________________________________________Vende-se um Corsa 2003, completo,preto, documentação em dia, 86 kmsrodados, 4 rodas 15, com 4 pneusnovos, kit chenon. Preço a combinar.Tel. 9925-8249 ou 3539-3095.____________________________________________Vende-se uma Twister, preta, com 15mil km rodados, documentação em dia,2007. Valor R$ 7.500,00. Falar com Neino telefone 9986-6510.______________________________________Vende-se uma CB 500, ano 01/01, do-cumentação ok, revisada, pneus novos,R$ 12.300,00. Tel. (28) 9886-2552.___________________________________Vende-se um carro Corsa Sedan,branco, com 4 portas, trava e alarme,1.0, em ótimo estado, 2001, em con-servação. Tel. 9882-9791.___________________________________________Vende-se uma MB 1313, ano 75, Con-tato: (28) 9985-6039 / 3522-0039._________________________________Vende-se uma XTV 125 E, ano 2006/2007, venda abaixo da tabela. Tel: (28)9963-0111._______________________________________________Moto Honda Twister 2005/2005 cor prata,linda. Documento em ordem, só ligar. Inte-ressados: 9923-6754 e falar com Cássio._______________________________________Vende-se um Gol, 98, completo (excetovidro elétrico), branco, duas portas, 1.8,motor AP, roda 15. Tel. 9923-9390 ou3539-3095.

MONTE SUA LANCHONETE!!!Vendo (preço de ocasião) uma amassadei-

ra para 7 quilos, uma fritadeira para sete li-tros, estufa, molheira (hot dog), geladeira ecilindro manual. Interessados ligar para 3511-4986. Falar com Daniela ou Wanderson.

CELULAR 2 CHIPS E-71D E S B L O Q U E A D O ,

BLUTTHOT, TV ANA-LÓGICA, FM, QUADRI-BAND, 2 CÂMERAS, VÁ-RIAS CORES, APENAS R$149,00 UNIDADE, ATA-CADO: R$ 99,00 (MÍNI-MO 10 PEÇAS). TEL: (28)9967-8022.

Page 12: Edição 2015

12 CLASSIFICADOS ES DE FATO, DOMINGO,30 DE JANEIRO DE 2011

Page 13: Edição 2015

13CLASSIFICADOSES DE FATO, DOMINGO,30 DE JANEIRO DE 2011

Page 14: Edição 2015

14 CLASSIFICADOS ES DE FATO, DOMINGO,30 DE JANEIRO DE 2011

CASAS

AUT - 3143 - NOSSA SE-NHORA DA PENHA - casa comterreno de 200m², parte de cimac/ 03 qts sendo 01 suíte, WCsocial, copa, sala, cozinha, terra-ço c/ suíte. Parte de baixo c/ 03qts, copa, cozinha, WC social,sala, quintal, área de serviço, ga-ragem p/ 02 carros. Ver fotos nosite. - R$ 100.000,00

AUT – 3154 – MARIA ORTIZ- casa c/04 qts, 02 suítes, salãosocial, sala de TV, DCE, chur-rasqueira, varanda, hidromassa-gem, aquecedor central, piso emgranito, terraço com telhado colo-nial, toda em armário embutido.R$ 280.000,00

AUT - 3181 - AEROPORTO- casa duplex, 1º pavimento: ga-ragem p/ vários carros, área delazer coberta c/ banheiro, piscinafaltando acabar, varanda, cozi-nha, sala de estar, sala de jantar,03 qts, 02 suítes, closet, WC so-cial, área de serviço, armáriosem todos os qts e na cozinha, 2ºpavimento: salão grande faltandoacabamento, terraço colonial c/02 banheiros, terreno c/ 623m²,área construída 350m². Ver fotosno site. - R$ 210.000,00

AUT – 3189 – AGOSTINHOSIMONATO - casa muito bemlocalizada, terreno c/ 480m², c/03 qts, garagem p/ 04 carros, salade jantar, sala de estar, cozinha,despensa, escritório, toda em gra-nito, persianas, lustres, toda re-baixada em gesso, terraço colo-nial c/ 120m², área de lazer c/piscina, churrasqueira, playground, fogão de lenha, quintal.Aceito carro, imóvel de menorvalor.R$ 220.000,00

AUT – 3198 – INDEPENDEN-CIA – casa duplex; terreo c/ pon-to comercial; andar superior c/ 3qtos,sendo uma suite,1 vaga degaragem,box noterraço,sala,copa.,cozinha,areade serviço,piso todo emgranito,janelas em esquadrias dealuminio,apartamento nos fundos.– R$350.000,00. TROCO PORIMOVEL DE MENOR VALOROU CARRO!

APARTAMENTO

AUT – 3451 – SANTO ANTO-NIO AUT - 3451 - prédio 02 pavi-mentos: 1º pavimento c/ 02 qtos,sala, copa, cozinha, área de servi-ço e garagem; 2º pavimento c/ 03qtos, sala, copa, cozinha, terraço,varanda e área de serviço. R$200.000,00. Vende - se separado.R$ 210.000.00.

AUT – 3645 – AMARAL - apto c/03 qtos sendo 01 suíte,armáriosembutidos, closet, sala, copa, cozi-nha, WC social, area de serviço,terraço c/ churrasqueira e WC,garagem.R$ 185.000,00.

AUT – 3737 – IBITIQUARA - pré-dio de 05 andares sendo 02 quitine-tes por andar.R$ 380.000,00

AUT-3913-AQUIDABAM - Pré-dio c/ 03 pavimentos 1º pav., térreoc/ 02 qtos, sala, copa, coz., WC,área de serviço, dispensa.2º pav.,03 qtos, sala, copa, coz.,WC, áreade serviço, varanda.3º pav., 03qtos, sala, copa, coz., Wc, área deserviço. R$ 120.000,00.

VENDO SEPARADO.AUT-3961-AEROPORTO - Pré-

dio c/ 03 pavimentos, 1º pav, 03qtos, 02 salas, copa, coz., Wc so-cial, área de serviço, 2º pav., 03qtos sendo 01 suíte, sala, copa, coz.,WC social, área de serviço, 3º pav.,03 qtos sendo 01 suíte, sala de es-tar e jantar,coz., Wc social, área deserviço.R$ 310.000,00

TERRENOS

AUT – 5166 – AQUIDABAN -Área de terreno medido 150m². R$27.000,00

AUT – 5167 – AEROPORTO -lote com uma casa em obra faltandoa lage, e faltando acabamento, comsala, 3 qtos, cozinha e garagem.R$25,000,00

AUT – 5258 – AQUIDABAN -AREA DE TERRENO MEDINDO200M² C/ UMA CASA NO TER-RENO R$ 40.000.00

AUT –5268- OTTON MARINS -terreno com 264m² c/escritura.R$180.000.00

AUT – 5283 – BNH - TERRENOC/1.480M²,TOTALMENTE PLA-NO-COM ESCRITURA R$:700.000.00

SITIOS/CHACARAS

AUT – 5466 –VENDINHA -

24.200m²,4.500 pés de caféirrigados,peixeiro,1 casa novac/4qtos,sala,copa,cozinha,wcsocial,area de serviço,102m²c o n s t r u i d o s , t e l h a d ocolonial,tulha com 2 divisões,a1 . 5 k m d a c i d a d e . R $210.000.00

Aut – 5728 – ITAPEMIRIM -AREA C/ 55.660M²

AUT – 5729 – CACHOEIRA DOCAIADO - AREA DE LAZERCONTENDO 53.520M²,C/ 2 CA-CHOEIRA,4 CHALÉS, RESTAU-RANTE, BAR EE S T A C I O N A M E N T O . R $850.000.00

AUT – 5775 – FLORESTINHA -sitio com 6 alqueires c/18.000 pésde café,5.000 eucalypto,2 nascen-tes R$ 420.000.00

AUT – 5168 – VARGEM ALTA- Sítio de 02 alqueres c/ 3.800pés de café, 5.000 pés de bana-na, chácara c/ laranja, abacate,limão, cana, 02 nascentes, cor-rego d’água que passa no meiodo sítio (todo cercado), 40% demata e 01 casa c/ 02 qtos,sala,copa, coz., WC social, área deserv. e varanda. R$ 150.000,00

IMÓVEIS COMERCIAIS

AUT-3905-NOVA BRASÍLIA -Ponto comercial em funcionamen-to, funcionando uma padaria econfeitaria á 17 anos no mercadoc/ todos os equipamentos, ótimasinstalações, ótima clientela, óti-mo faturamento, confluência c/avenida, 03 ruas de acesso p/vários bairros, negócio de opor-tunidade. R$ 260.000,00

AUT – 3966 – BNH - Galpão c/180m² c/ base p/ 04 andares. R$250.000,00

AUT – 3990 – CORAMARA -Área de 2.100m² c/ estrutura p/ 03lajes, projeto de 04 apartamentos porandar medindo 270m² cada apto. R$800.000,00

AUT – 4001 – NOVA BRASÍLIA- Ponto comercial c/ terraço, gara-gem p/ 03 carros, cozinha, 02 WC,sala de reunião, c/ escritura. R$100.000,00

AUT – 4061 – VILA RICA - Lojae sobreloja c/ todo maquinário p/pizzaria, restaurante e lanchonete c/90m². Base p/ 02 Aptos frente p/ 02ruas. R$ 110.000,00

Aut: 5352- Marataizes-Arpege -Apto c/ sala, 02 quartos c/ varanda, 01banheiro social, copa, cozinha e ga-ragem. Na segunda quadra da praia.Escritura do terreno. R$ 40.000.00

Aut: 3523-Marataizes-Xodó- Aptono 2º andar, c/ 02 quartos, WC, sala,copa, cozinha, área de serviço, gara-gem, varanda de frente p/ o mar, pisoem granito. Escritura do terreno. R$70.000.00

Aut: 5362- Marataizes-CidadeNova- Apto c/ sala, varanda, 02 quar-tos sendo uma suíte, 01 banheiro so-cial, copa, cozinha e garagem. Reci-bo de compra e venda. R$ 42.000.00

Aut: 5677- Marataizes-Centro-Prédio c/ 03 pav. Sala, varanda, 05suítes c/ closes e varanda, 01 banhei-ro social, copa, cozinha, área de ser-viço e garagem p/ 05 carros. Escriturado terreno e prédio averbado. R$220.000.00

Aut: 5393- Marataizes-Centro-Prédio de 04 pav. C/ sala, varanda, 05quartos sendo 02 suítes, copa, cozi-nha, 07 banheiros, área de serviço,área de lazer, garagem. Escritura doterreno. R$ 120.000.00

Aut: 5050- Itapemirim- Itaipava-Dois aptos c/ sala, varanda, 02 quar-tos, 01 banheiro social, copa, cozinha,área de serviço e estacionamento,vendem-se separados R$ 40.000.00cada. R$ 80.000.00

Aut: 5858- Itapemirim- Itaoca 02aptos faltando acabamento - c/sala, 02quartos, WC social, copa, cozinha, áreade serviço, varanda e garagem. Duasquitinetes - c/ sala, 01qto e wc.c/gara-gem. R$40.000,00 cada apto e R$30.000,00 cada quitinete, vende se-parado. Recibo de compra e venda.

AUT: 5036-Itapemirim - Itaipavaapto com sala, varanda, 03 quartossendo 01 suíte, WC social, copa, cozi-nha, área de serviço e 02 vagas degaragem. Escritura do terreno. R$110.000.00

Aut: 5892- Itapemirim –Itaoca- UmPrédio de 02 Pavimentos. C/ 04 aptose uma casa nos fundos, ambos c/sala,varanda, 02 quartos, banheiro social,copa, cozinha, área de serviço e ga-ragem. Vende separados. Escritura doterreno. R$ 195.000.00

Aut: 5673- Marataizes -Barra-Casa no 2² andar, c/ varanda, sala, 03quartos sendo uma suíte c/ closet ebanheira, banheiro social, copa, co-zinha, área de serviço, terraço todocoberto c/ churrasqueira, fogão a le-nha e banheiro. Escritura do terrenoe casa averbada. R$ 135.000.00

Aut: 5388- Marataizes- Belvede-re- Casa c/ sala, 02 quartos, banheirosocial, cozinha, área de serviço equintal. Escritura do terreno. R$45.000.00

Aut: 5697- Marataizes- Cidade

Nova-Casa de 02 pav. 1º c/ sala, varan-da, 03 quartos, banheiro social, copa,cozinha e garagem. 2º c/ sala, varanda,02 quartos, corredor, banheiro social eárea de serviço toda azulejada. Recibode compra e venda. R$ 120.000.00

Aut:5698- Marataizes- Cidade Nova-Casa de 2 pav. 1º c/ sala, 02 quartos, ba-nheiro social, cozinha, área de serviço egaragem p/ 03 carros. 2º C/ sala, varan-da, 03 quartos, banheiro social, copa, co-zinha e área de serviço. Escritura do ter-reno. R$ 120.000.00

Aut: 5400- Marataizes-Duas Barra-Casa c/ sala, varanda, 02 quartos sendouma suíte c/ close, copa, cozinha. Recibode compra e venda. R$ 24.000.00

Aut: 5230- Marataizes-Barra- Casae ponto de comércio, c/ sala, 01 quarto,02 banheiros, 02 cozinhas, área de ser-viço e garagem p/ 02 carros. Recibo decompra e venda. R$ 80.000.00

AUT: 4215-Piuma-Monte Agha-Casac/ 02 quartos sendo 01 suíte c/ Blindéx,sala, copa, cozinha, WC social, lavabo,área de serviço, churrasqueira. Semi mo-biliado. Escritura do terreno. R$110.000.00

Aut:5878-Piuma Mote Agha- 02 Casas,1º c/ sala, varanda, 02 quartos sendo umasuíte, copa, cozinha, área de serviço egaragem, 2º Sala, varanda, 02 quartossendo uma suíte, copa, cozinha, área deserviço, terraço e garagem. R$ 170.000.00

Aut: 5843-Piuma- Monte Agha-Casac/ sala, varanda, 02 quartos, banheirosocial, copa, cozinha, área de serviço,garagem e quintal. Escritura do terreno.R$ 50.000.00

Aut: 5671- Piuma- Monte Agha- 02aptos 1º c/ sala, varanda, 02 quartos sen-do uma suíte, banheiro social, copa, co-zinha, área de serviço e garagem. R$45.000.00. 2º c/ sala, varanda, 02 quar-tos, banheiro social, copa, cozinha, áreade serviço e garagem. R$ 50.000.00.Recibo de compra e venda. R$ 95.000.00

Aut: 5391- Piuma Monte Agha- Casac/ sala, 02 quartos, banheiro social, cozi-nha, área de serviço e um terreno me-dindo 470 m². Recibo de compra e ven-da. R$ 17.000.00

Aut: 5679- Marataizes-Lagoa Funda-Lote medindo 300 m². Recibo de comprae venda. R$ 7.000.00

Aut: 5681- Marataizes- Candinha-Um lote todo murado medindo 360 m²15x24. R$ 20.000.00. Com escritura

Aut:5399- Marataizes- Areia Ne-gras-Terreno medindo 200 mº todo mu-rado c/ poste, energia e fossa. Com es-critura. R$ 60.000.00

Aut: 5449- Marataizes-Belo Horizon-te-Terrreno medindo 240 m². Com escri-tura. R$ 20.000.00

Aut: 5389 Marataizes- Acapulco-Lote todo murado medindo 200 m². Es-critura do terreno. R$ 10.000.00

Aut: 5034-Piuma-Monte Agha-casaduplex c/ 190 m² de pav. Para a inferior

garagem p/ 03 carros toda avaran-dada, área de ventilação externa,jardim, copa, cozinha. 2º pav. Sala,03qtos sendo 01 suíte, wc social,varanda, cozinha área deserviço,R$ 150.000.00

Aut: 5906-Marataizes-Barra umprédio c/ 3 andares sendo 02 ap-tos c/4 qtos sendo uma suíte, varan-da, sala, banheiro social, copa, co-zinha, área de serviço e um salão,vai restaurantes com 180m² no tér-reo. Escritura do terreno. R$600.000.00

AUT. 5038-Martaizes-Nova Ma-rataizes- Prédio c/ 04 apto: 1º apto,2º, 3º c/ 03 quartos, 01 wc, sala,copa, cozinha e área de serviço. 4ºapto duplex c/ sala, quarto, cozi-nha, 01 wc. Espaço p/ estaciona-mento, c/ vários carros. R$110.000.00

Aut: 5882-Marataizes-BarraPrédio c/ 03 pav. 1º andar c/ sala,qtr, cozinha banheiro, 2º sala, 02quartos, copa, cozinha, banheiro eterraço. Escritura do terreno, R$50.000.00

AUT: 5806- Marataizes-CidadeNova Bar c/salão, cozinha, 02 wcsocial e área livre. R$ 100.000.00

Aut: 5906-Marataizes-Barra umprédio c/ 3 andares sendo 02 aptosc/4 qtos sendo uma suíte, varanda,sala, banheiro social, copa, cozinha,área de serviço e um salão, vai res-taurantes com 180m² no térreo. Es-critura do terreno. R$ 600.000.00

AUT. 5038-Martaizes-Nova Ma-rataizes- Prédio c/ 04 apto: 1º apto,2º, 3º c/ 03 quartos, 01 wc, sala,copa, cozinha e área de serviço. 4ºapto duplex c/ sala, quarto, cozi-nha, 01 wc. Espaço p/ estaciona-mento, c/ vários carros. R$110.000.00

Aut: 5882-Marataizes-BarraPrédio c/ 03 pav. 1º andar c/ sala,qtr, cozinha banheiro, 2º sala, 02quartos, copa, cozinha, banheiro eterraço. Escritura do terreno, R$50.000.00

AUT: 5806- Marataizes-CidadeNova Bar c/salão, cozinha, 02 wcsocial e área livre. R$ 100.000.00

Aut: 5444-Marataizes -Barra-Casa e ponto de comercio funcio-nado uma padaria c/ balcão, frigo-rifico e todo maquinário e casa de02 salas, varanda, 02 quartos, 02banheiros, cozinha, área de servi-ço e terraço coberto. Recibo decompra e venda. R$ 200.000.00

Aut: 5445- Marataizes- CidadeNova-Casa e ponto de comercio c/sala, varanda, 02 quartos, 03 ba-nheiros, copa, cozinha, área de ser-viço, garagem p/ 03 carros e meiolote ao lado. Escritura do terreno.Escritura do terreno. R$ 160.000.00

Page 15: Edição 2015

15POLÍCIAES DE FATO, DOMINGO,30 DE JANEIRO DE 2011

Desde 14 de março de 2003

Jornal Espírito Santo de FATO - CNPJ.: 06056026000138 (28) 3515-1067 [email protected] Bernardo Horta, 81, sala 101, Guandu, CEP 29.300-782 - www.jornalfato.com.br

Diretor Geral - Wagner [email protected]

Editor - Roney [email protected]

Departamento Comercial -Lília Argeu

Editorador -Wagner Gomes Lopes

Repórteres - Marcos Leão,José Rubens Brumana, Beatriz

Caliman, Jackson Soares eWanderson Amorim

Jornalista Colaborador - ElyanPeçanha, Regina Monteiro

e Célia Ferreira

Colaboradores - Evandro Moreira;Moacyr Duarte; João Bicalho

Curcio; Marilene Depes; SergioDamião; Higner Mansur, ValquiriaRigon Volpato e Raphael Santana

Para especialista institutoMENTE SOBRE VIOLÊNCIA

Cachoeiro está com índice de violência abaixo de municípios como Presidente Kennedy,Afonso Cláudio, Itapemirim e Serra, com média de 25,8 mortes a cada 100 mil habitantes

Um balanço estadual divulgouque o município de Cachoeiro deItapemirim teria ultrapassado omunicípio da Serra, e seria a ci-dade mais violenta do Estado.Os dados estatísticos divulgadospelo O Instituto Jones dos San-tos Neves (IJSN), em parceriacom a Secretaria de SegurançaPública e Defesa Social (Sesp)contradizem a opinião de quemmora na cidade.

Um deles é Marco AurélioBorges, professor de Sociolo-gia e Antropologia e Coordena-dor do Grupo de Estudos emCultura, Violência e Cidadania,do Centro Universitário SãoCamilo - ES. Para ele, os da-dos são mentira. "Divulgar oaumento de homicídios com osnúmeros na íntegra não é ade-quado. É necessário que se façaum cálculo do número de mor-tes a cada 100 mil habitantes,assim chegamos aos númerosreais", explicou o professor.

Nesta linha de pensamento,Cachoeiro está com índice deviolência abaixo de municípioscomo Presidente Kennedy,Afonso Cláudio, Itapemirim eSerra, com média de 25,8 mor-tes a cada 100 mil habitantes.Jaguaré lidera o índice estadu-al, é o extremo do absurdo, se-gundo o professor, com 109,2

homicídios pela mesma propor-ção. O norte do estado é ocampeão de crescimento eco-nômico e de desenvolvimento,porém, também ostenta os mai-ores números e mais altas ocor-rências de âmbito violento.

"Tráfico de drogas, o fácilacesso ao armamento e a faltade recurso e estrutura das áre-as de periferia estão diretamen-te ligadas ao aumento dos ho-micídios, pois são áreas vulne-ráveis. É preciso repressão, tra-balhos preventivos da Polícia etambém de conscientizaçãopara minimizarmos os númerosda violência", colocou Marco.

NÚMEROSEm coro ao professor, o de-

legado da Polícia Civil Eduar-do Martelo disse acreditar queos trabalhos de prevenção pos-sam trazer resultados satisfa-tórios. "Quando deleguei emVila Velha, nós fazíamos umtrabalho preventivo nos bair-ros e bares nas áreas de mai-or risco. Conseguimos diminuiros números relacionados à vi-olência", ressaltou, explicandoainda que cada local tem suaparticularidade e que cadacaso tem sua causa individual.

Ainda segundo o delegado,existem homicídios provocados

pelo tráfico, que são os mais co-muns, mas também há aquelespor alcoolismo, brigas passio-nais, desentendimentos em ba-res e etc...a cultura de cadacidade é diferente, e isso tam-bém influencia nas políticas detratamento para esses núme-ros", finalizou Martelo.

Mas numa consideração ge-ral, constando os índices denatalidade e homicídios, há umaqueda no balanço geral no Es-tado, em relação aos últimosanos. Em 2010, comparativa-mente a 2009, dos 78 municípi-os capixabas 35 registraramredução do número de homicí-dios, 32 registraram aumento,e 11 registram estabilidade.

Para o secretário de Seguran-ça Pública e Defesa Social,Henrique Herkenhoff, ainda éprematuro afirmar os motivosque justifiquem a queda dos ín-dices, mas uma série de medi-das serão adotadas pela Sesppara permitir que a tendênciade queda seja mantida. "Preci-samos aprofundar a análise doscasos para descobrir a motiva-ção real de cada crime. Mas,paralelo a esse estudo, vamospotencializar as ações já exis-tentes para que possamos ob-ter melhores resultados", afir-mou o secretário.

Cobra, apanha e vai para cadeiaA cobrança de uma dívi-

da acabou em discussão ebriga em uma empresa demármore localizada emSanta Maria do Frade. Ofato aconteceu no início danoite de sexta-feira (28),quando Francilino Andre eCassiano Nicoli acompa-nhados de quatro amigosforam até a empresa cobraruma dívida ao proprietárioArione Adelino.

No local, Francilino, Cassi-ano e amigos foram recebi-dos pelo filho do suposto de-vedor. O grupo, que estava

armado, fez ameaças aosproprietários. As discussõesresultaram em uma brigaquando pai e filho reagiramcontra os cobradores. O fi-lho do dono da empresa ligoupara a polícia ao chamar opai. Além disso, um grupo defuncionários da empresa en-volveu-se na briga para de-fender os patrões. Os quatroamigos que acompanhavamos cobradores acabaram fu-gindo. Francilino e Cassianoforam agredidos e encami-nhados ao Departamento dePolícia Judiciária.

"Divulgar o aumento dehomicídios com os númerosna íntegra não é adequado”,

disse Marco Aurélio

Jackson Soares

Page 16: Edição 2015

16 LITORAL ES DE FATO, DOMINGO,30 DE JANEIRO DE 2011

SOM ALTO ESTÁ PROIBIDO EM MARATAÍZESA emissão de ruídos de qual-

quer espécie, vindos de restau-rantes, bares, casas de shows,está sendo coibida em Marata-ízes. Uma equipe da Secretá-ria de Agricultura e Meio Am-biente, percorre diariamente obalneário munida de um deci-belímetro, aparelho que medeo volume do som.

De acordo com o secretárioda pasta, Luis Cláudio Soares

Carros de som, bares e restaurantes estão sujeitos a multas de até R$ 10 mil pela poluição sonora

Sad, os ruídos não podem su-perar os 65 decibéis em nenhummomento da noite ou do dia. APrefeitura também doou doisdecibelímetros para a PM queestá atuando em conjunto coma fiscalização municipal.

As multas podem chegar aR$ 10 mil. Segundo o secre-tário, os estabelecimentos po-dem ter seus alvarás suspen-sos pelo Poder Público, caso

reincidam no excesso. Os fis-cais estão concentrando suasfiscalizações entre os bairrosdas Areias Negras e CidadeNova e num posto de gasoli-na no centro, locais que sãoinvadidos por carros de som,mesmo seu proprietário colo-cando cartazes proibindo es-ses desagradáveis sons quepoluem sonoramente a tran-qüila Pérola Capixaba.

A estratégia montada pela9º Companhia Independente,sediada em Barra do Itape-mirim, em Marataízes, é paranão dar trégua aos infratoresque tentaram fazer da praiaCentral um estacionamento eparticular e também em pos-síveis delitos contra banhis-tas. Até quadriciclos são uti-lizados no patrulamento.

O policiamento foi reforça-do. Duplas de policiais patru-

Segurança reforçada no litoral

lham diariamente as praias dobalneário de Marataízes e Ita-pemirim. Com esse reforço ain-da com o suporte de motos eviatura, a Operação Verão temconseguido bons resultadoscom apreensões de drogas eprisões de assaltantes.

O mineiro Leonardo VianaSalles disse que se sente pro-tegido e a sensação de segu-rança é latente. "Sempre vejoa polícia agindo em Marataí-

zes", afirma.Para a aposentada Shirlei

Barreto de moradora do bal-neário a polícia agiu rápidoprendendo um meliante queaterrorizava as mulheres usan-do uma moto para cometerseus assaltos. Desde que co-meçou a ronda ostensiva nãose presencia carros e motos depessoas sem comprometimen-to com a lei estacionando seusveículos nas areias da praia.

CRISTIANO BAIENSE

Na manhã desta sexta-feira umveiculo Corolla, pilotado peloempresário Mateus Machado,subiu nos blocos de cimento (ge-los baianos) afixados no inicioda Avenida Simão Soares na Bar-ra, para impedir o trânsito rumoà Praia Central, a partir daqueletrecho. É o terceiro acidentecom as mesmas característicasnesta semana. Segundo testemu-nhas, o motorista não viu a pla-ca que proibia aquela manobra.Ele vinha da praia e tentava virara esquerda da via. Com as mu-danças ocorridas recentementeno trânsito, o local está confu-so. Alguns comerciantes se sen-tem prejudicados com o desviodo tráfego de veículos da áreacomercial para um trecho resi-dencial.

Motoristas também se queixamdas mudanças ocorridas no trân-sito, principalmente na AvenidaSimão Soares, onde existe umsinal inoperante. Na via forampostos gelos baianos e sinaliza-ção de mão única.

Segundo o proprietário do Pos-to Ipiranga, Diones Vieira, asmudanças só atrapalharam e con-fundiram os motoristas. "Quan-do encosta um caminhão paraabastecer aqui tem que fazer ummonte de manobra para sair ouentrar no posto o que ele julgadesnecessário caso o semáforofuncionasse" disse Diones.

Já o comerciante Mauro Sil-vestre está revoltado. "Desdemeado do ano passado que nãovejo mais esse sinal funcionar,não seria mais fácil utilizar oque já existe ao invés de con-fundir a gente".

O secretário de Segurança eTrânsito de Marataízes, Marcos

Duarte Gazzani, discorda dequem reclama. "É fácil opinarquando se está de fora. Precisa-mos de solução. O semáforo nãoé responsabilidade da prefeiturae sim do DER. Por seis mesestentamos sem êxito solucionar oproblema junto ao órgão respon-sável e não obtivemos sucesso,então esta foi à solução que en-contramos, visto que na alta tem-porada o fluxo de veículos au-menta muito e como estava nãopodia ficar".

DESAFIOGazzani disse ainda que aten-

deu a um pedido da Policia Mili-tar e que o acidente foi um fatoisolado de imprudência. "Sinali-zamos a pedido da PM. Cabe aela fiscalizar. Essa sinalização nãofoi feita de qualquer maneira enem do dia para noite. Convo-camos por mais de uma vez asociedade para discutir o assun-to e não compareceu ninguém.Me apresentem soluções técni-cas, vamos partir para um em-bate. Vamos sentar e conversarsobre o assunto. Estou aberto àopinião, desde que seja para me-lhorar. Não sou secretário deuma pessoa só. Defendo a inte-resses coletivos e não individu-ais. Quanto ao que ocorreu hoje(sexta-feira) isso foi imprudên-cia do condutor. O desafio a pelomenos apresentar a sua carteirade motorista", disse.

O secretário falou ainda a res-peito dos pontos ônibus, que temsido motivo de polêmica no mu-nicípio, já que é comum moto-ristas estacionarem carros nes-tes locais. "Após o Carnaval ire-mos fazer modificações nos pon-tos dos coletivos e pedimos quea sociedade em geral venha dis-cutir o assunto conosco".

Trânsito divide opiniões em Marataízes

Fotos: José Rubens Brumana