edição 135

24
*** *** l berdade! ! Notícia a serviço de Mato Grosso do Sul JORNAL Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Ano 03 - Edição Nº 135 - 22 de Junho de 2014 ÓCULOS DE SEGURANÇA PARA PROFISSIONAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL MÉDICOS E DENTISTAS EXCLUSIVO! Loja 3. Av. Afonso Pena, 3220 - F: 3382-8552 Loja 4. R. Rui Barbosa, 2579 - F: 3044-0123 Loja 1. R. Cândido Mariano,2186 - F: 3383-4459 Loja 2. R. Cândido Mariano, 1715 - F: 3325-5255 Ótica Super Visão CAMPO GRANDE FECOMÉRCIO empossa nova diretoria Pág. 05 Pág. 12 Pág. 02 Pág. 22 SOLENIDADE A verdadeira mudança nas mãos de Nelson Trad Filho ENTREVISTA A vitória de Mansour e a vitória dos advogados OAB/ MS PRTB confirma Levy Fidelix para presidente da República ELEIÇÕES 2014

Upload: jornal-liberdade

Post on 22-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 135

******l berdade!

!

Notícia a serviço de Mato Grosso do Sul

J O R N A L

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Ano 03 - Edição Nº 135 - 22 de Junho de 2014

ÓCULOS DESEGURANÇAPARA PROFISSIONAISDE CONSTRUÇÃO CIVILMÉDICOS E DENTISTAS

EXCLUSIVO!

Loja 3. Av. Afonso Pena, 3220 - F: 3382-8552Loja 4. R. Rui Barbosa, 2579 - F: 3044-0123

Loja 1. R. Cândido Mariano,2186 - F: 3383-4459Loja 2. R. Cândido Mariano, 1715 - F: 3325-5255

Ótica

Super VisãoCAMPO GRANDE

FECOMÉRCIO empossa nova diretoriaPág. 05

Pág. 12

Pág. 02

Pág. 22

SOLENIDADE

A verdadeira mudança nas mãos de Nelson Trad Filho

ENTREVISTA

A vitória de Mansour e a vitória dos advogados

OAB/ MS

PRTB confi rma Levy Fidelix para presidente da República

ELEIÇÕES 2014

Page 2: Edição 135

.com.brPágina 02 - Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 l berdade!

!

André Farinha

CURSOS SUPERIORES TRADICIONAIS

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO

www.unip.br/ead

EDUCACÃO A DISTÂNCIA,

VOCÊO SUCESSO PROFISSIONAL MAIS PERTO DE

Av. Afonso Pena, 275 – Amambaí | Rua 14 de Julho, 3.114 – CentroAv. Mato Grosso, 26 – Centro

Campo Grande – (67) 3378 90000800 779 0900 • www.suafaculdade.com.br

INGRESSE NO FIES!18 meses

APÓS TERMINAR O CURSO, TEM

PARA COMEÇAR A PAGAR E 3 VEZES O TEMPO FINANCIADO

MAIS 1 ANO PARA EFETUAR O PAGAMENTO.

DAS MENSALIDADES

100%FINANCIAMENTO DE ATÉ

3,4 %TAXA DE JUROS

AO ANO

SEU CURSO POR APENAS

*Consulte condições.A CADA 3 MESES

00R$

A CADA 3 MESES

0$50, 0* AGORA,SEM RESTRIÇÃO

CADASTRAL.Conforme lei 12.801,

de 24/04/13.

Presente em todas as regiões do Brasil

Processo Seletivo 2014Transformando jovens talentos em profissionais de sucesso

Cursos com conceitos positivos no ENADE-MEC

NOVOS CURSOSEducação Física (Bacharelado/Graduação Plena)

Engenharia de ProduçãoNutrição

Serviço Social

Administração Ciências Contábeis

DireitoEducação Física (Bacharelado/Graduação Plena e Licenciatura)

Engenharia de ProduçãoNutrição

Pedagogia (Licenciatura)Serviço Social

Gerenciamento de Redes de ComputadoresGestão de Recursos Humanos

OAB/MS

André Farinha

A vitória de Mansour e a vitória dos advogados

Liderada pelo ad-vogado Mansour Karmouche, a Cha-

pa 02 venceu as eleições suplementares da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS). Re-alizada na segunda-feira (16), com mais de 11 mil advogados podendo vo-tar, pouco mais de seis mil compareceram às urnas; a vitória foi apertada, di-ferença de 207 votos, a Chapa 01, que tinha como candidato a vice-presiden-te Alexandre Bastos, obte-ve 3.095 votos, Mansour somou 3.302 e foi eleito o novo vice-presidente da seccional.

O grupo que, de certa forma, deu origem a es-tas eleições suplementares após renunciar aos cargos numa tentativa de derru-bar o mandato do presi-dente Júlio Cesar e forçar

uma eleição completa, pre-gava o voto branco e nulo dos advogados, porém, foram os grandes derro-tados do pleito. Conforme os dados fi nais divulgados pela Comissão Eleitoral da OAB/MS, estas eleições suplementares contabiliza-ram 4.702 votos na capital e 2.744 no interior, deste total, foram 290 votos em branco e 759 nulos.

Além de Mansour, que

agora ocupa o cargo de vi-ce-presidente, também fo-ram eleitos o novo secre-tário-geral; secretário-geral adjunto e diretor tesourei-ro; 13 membros titulares e 32 suplentes no Conselho Seccional; um membro titular e três suplentes no Conselho Federal e um presidente; um secretário--geral e um secretário--geral adjunto na diretoria da Caixa de Assistência

dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS).

Aposta da juventudeCom o título de “OAB

em primeiro lugar” o ad-vogado Mansour Kar-mouche apostou na força da juventude e na renova-ção da Ordem. Conforme disse para o Jornal Liber-dade, durante entrevista no dia 02 de junho, sua candidatura tinha como objetivo dar uma nova

oportunidade para a advo-cacia.

Na oportunidade, o advogado citou que o gru-po iria chegar, então caso fossem eleitos, de forma respeitosa a diretoria da OAB/MS. “Vamos che-gar de forma respeitosa, não vamos chegar lá para desafi ar ninguém, vamos chegar com a voz da advo-cacia”, comentou o vice--presidente, ainda quando

era candidato.Quem venceu? Dos onze mil que

poderiam votar, seis mil registraram presença; o total de votos favoráveis a Mansour foi maior que o número registrado por Júlio Cesar (2,8 mil votos) quando eleito presidente. Sabendo disso, Júlio deve mostrar uma postura dife-renciada daqui para frente, assim como foi visto du-rante a solenidade de pos-se dos novos eleitos, reali-zada na terça-feira (17), o presidente deve se unir ao novo vice numa tentativa de reconquistar a popula-ridade entre os advogados.

A expectativa agora, principalmente para todos os advogados sul-mato--grossenses, é para que a seccional retorne ao pata-mar de outrora, defenden-do os interesses da socie-dade e contribuindo para que o município e o estado avancem cada vez mais.

Presidente OAB/MS Julio Cézar, secretário geral Lázaro junior, e o vice-presidente da OAB/MS Mansour Karmouche

Page 3: Edição 135

Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 - Página 03.com.br l berdade!!

Política, poder e bastidoresWashington Sanches

Notícia que faz a diferença!

I M P R E N S A D E

[email protected]

Kelly Venturini, jornalista DRT/MT 067/95

Moderninho apresenta sua presença digital, na Assembleia

Afonso Pena é palco de mais um acidente na madrugada. Até quando?

O deputado estadual Paulo Corrêa (PR), que chamamos ca-rinhosamente de ‘moderninho’ fez jus ao adjetivo e reuniu no inicio da semana profi ssionais da imprensa para apresentar seu novo site, aplicativo e outras pla-taformas que juntas formam sua nova ‘presença digital’. O evento aconteceu no Plenarinho. Além de conhecer a estrutura online do parlamentar, criada especialmen-te para divulgar as ações e inte-ragir com a imprensa, os partici-

pantes assistiram a duas palestras sobre “A importância da internet para as Eleições 2014” e “Celu-lar como uma ferramenta para as eleições 2014”. O deputado, que sempre saiu na frente com relação ao uso das mídias sociais, tem uma equipe muito sintoniza-da. Diferente de alguns de seus adversários que ainda resistem a essa ‘modernidade’ o deputado conhece os benefícios de divul-gar na rede suas ações e ter um canal como esses. Muito bom!

ELEICOES 2014~

~

As convenções partidárias são reuniões feitas pelos partidos políticos, para dis-cutir ou decidir sobre a escolha dos can-

didatos aos cargos majoritário e proporcional e a formação de coligações.

Também poderão deliberar sobre a escolha de delegados ou representantes, fi xação dos valores máximos de gastos por cargo, preparação da cam-panha eleitoral, comitê fi nanceiro etc.

As convenções devem ser realizadas no perío-do de 10 a 30 de junho. O partido político poderá usar, gratuitamente, prédios públicos, desde que comunique por escrito ao responsável pelo res-pectivo local.

Por força do princípio da autonomia partidá-ria combinado com o princípio da hierarquia, os órgãos de direção nacional dos partidos políticos poderão legitimamente estabelecer diretrizes a se-rem observadas nas convenções partidárias pelos órgãos de direção estadual ou municipal para os respectivos pleitos que se seguirem.

Caso haja discordância, deliberação será reme-tida a direção nacional, que poderá ou não anular

A partir desta semana o Jornal Liberdade, estará fazendo uma série de explicações sobre as eleições. Temas como convenção partidária, coligação e chapa pura, majoritária e proporcional, primeiro turno, contagem dos votos, quociente eleitoral, registro de chapa, enfi m decifrarmos alguns termos que são colocados em pauta numa eleição.

a deliberação e os atos dela decorrentes. Signifi ca dizer que é dado ao diretório nacional a faculda-de de deliberar sobre com quais partidos poderão coligar-se os órgãos de nível regional e municipal ou em que condições devem ser feitas as coliga-ções, sob pena de anular a respectiva convenção e a coligação feita no âmbito regional/municipal e os atos dela decorrentes.

Na realização de sua convenção partidária o respectivo partido político deverá, obrigato-riamente, lavrar uma ata. Conforme a Lei n° 9.504/97, a ata da convenção deve ser lavrada em livro aberto e rubricado pela Justiça Eleitoral, po-dendo ser utilizado os já existentes.

Recomenda-se que todas as deliberações ocorridas na convenção partidária constem da respectiva ata. Também é importante consignar na ata da convenção partidária as informações que são exigidas pela Justiça Eleitoral quanto ao preenchimento e apresentação do formulário DRAP (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários). Nos termos do art. 24, da Resolução TSE nº 23.373.

A CONVENÇÃO PARTIDÁRIA

Luto Defi nido

Dar a Palavra x Diz ai, MS

Semana decisiva

Apenas observando

Faleceu na quinta-feira (19), em Campo Gran-de, a senhora Felomena Ribeiro Gonçalves, de 70 anos, mãe da vereadora Luiza Ribeiro (PPS). Ela estava internada no Hospital Miguel Couto devido a problemas pulmonares. No perfi l da ve-readora no Facebook, dezenas de mensagens de apoio foram postadas por seus seguidores.

O PT lançou há pouco tempo o site de cam-panha intitulado ‘Dar a Palavra’, como resposta a proposta da legenda adversária, o PMDB também lança o seu site de campanha, chamado ‘Diz ai, MS’. A ideia dos projetos é aproximar o cidadão sul-mato-grossense da política, oferecendo a opor-tunidade de dialogar com o candidato a Governo.

Esta semana será decisiva para todas as legen-das políticas do país, o calendário da Justiça Elei-toral determina o dia 30 de junho como data fi nal para a realização de convenções partidárias. Em Mato Grosso do Sul, os principais partidos marca-ram suas convenções para os últimos dias.

Conforme o previsto, o PR indicou o depu-tado estadual Londres Machado para ser vice de Delcídio do Amaral (PT). Está será a primeira vez, em 40 anos de vida política, que o parlamentar não irá disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS).

O ex-deputado estadual Youssef Domingos, que atualmente preside a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), não irá disputar nenhum car-go nestas eleições de 2014. Apesar de ter sido convidado pelo governador André Puccinelli (PMDB), Youssef preferiu dar continuidade a sua gestão na pasta, o mandato dele termina so-mente em 2017.

O acidente que envolveu duas jovens na noite da última quinta-feira, em Campo Grande, e que resultou na amputação do braço de uma delas, vai abrir dis-cussão sobre a falta de fi scaliza-ção nas casas noturnas do centro da cidade onde, todos sabemos, as pessoas saem na madrugada dirigindo após ingerir muita be-bida alcoólica.

Talvez seja tema de audiência publica, uma ou duas alterações em Lei mas, o que questiono nesse momento é: Alguém teve que perder um braço para que

pudéssemos voltar a discutir o tema? A Afonso Pena é palco de rachas e muita imprudência na madrugada, há muito tem-po. Inocentes, trabalhadores, que nada tinham a ver com a 'cachaçada' dos imprudentes já perderam suas vidas ali. A Lei não pode ser diferente, ou indi-ferente, para os 'inconsequentes' de classe alta.

Não vamos comentar deta-lhes sobre o acidente em respei-to a família da jovem que está hospitalizada e sofreu a amputa-ção, e fez esse pedido.

Page 4: Edição 135

“Bão memo, seria si um deputado pegasse febre aftosa... Ai nois tinha que sacrifi ca o rebanho inteiro, uai.” – Frase de um Pecuarista Mineiro sobre a cor-rupção atual no BRASIL.

O PRB sul-mato-grossense vai de pré-candidato ao Senado, o nome em tela seria do Vereador da Capital GILMAR DA CRUZ, nome bem quisto nos meios evangélicos, ele está na coligação do pré-candidato ao Governo do Estado, do ex-prefeito NELSINHO TRAD (PMDB) aonde já tem o PMDB como pré-can-didata SIMONE TEBET (PMDB) uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Belíssimo nome convocado pelo PMDB Regional, para concorrer à deputada federal o de CARLA STEPHANINI, atual Presidente da Sigla Municipal e Vice--presidente do PMDB-NACIONAL, séria e de trabalho legisferante constante.

Mais um prefeito de trabalho exemplar, o do Dr. AMAURILIO AZAMBU-JA (PMDB), do município de MARACAJÚ/MS. O mesmo é um conceituado Médico Clinico Geral, e agora se destacando em Gestão mais uma vez, bom para a sua cidade.

Embora assunto de veladas conversas indique que o Secretário de Obras e Transporte do Governador do Estado ANDRÉ PUCCINELLI (PMDB/MS), EDSON GIROTO (PR/MS) possa ser candidato a prefeito de CAMPO GRANDE/MS em 2016, com um bom número de siglas partidárias.

O que assunta em uma candidatura a deputado federal, é o valor a ser gasto em campanha, que o diga o Vereador CORINGA (PSD).

Página 04 - Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 .com.br

Editorial!l berdade!

!

OPINIÃO

COXIAS POLÍTICADr. Creginaldo Câmara

PUBLICAÇÃO DA EMPRESAGRAFICA E EDITORA LIBERDADE LTDA

CNPJ: 13.815.091.0001-65

Diretor: Washington Sanches - DRT 596/MSComercial: Ana Frazão - MTE 1024

Diagramação: Maristela CavanhaRedação: Andre Farinha - MTE 1061

Juridico: Dr. Seriberto Henrique de Almeida e Dr. Janio Herter SerraPublicidades: JL EDITORA LTDA - ME

CNPJ: 15.523.060/0001-66

EXPEDIENTE:

CONTATO: [email protected]: (67) 3043 - 0013 (67) 8472-5112

Rua Alexandre Fleming - 1746 - 79006-570 Campo Grande - Mato Grosso do Sul

www.jlnews.com.br

.com.br Acompanhe DiariamenteA noticía que faz a diferença!

A pedinte Concurso Público: O segundo fi lme da Sefaz

Foi arrastando uma das pernas que a mulher se aproximou, não chegou diretamente a mim, mas parou no sujeito que estava ao lado. Pude escutar e ver o momento em que aquela pobre senhora se encobria de vergonha, abaixava a cabeça e clamava por di-nheiro sem ao menos con-seguir se expressar em alto e bom tom.

Gorda excessivamente, trajava unicamente dois pedaços de pano para cobrir as partes intimas – que me perdoem se es-tiver errado, mas aquilo que vestia não poderia ser chamado de roupa – os re-talhos eram de cor verde escuro, o pedaço de cima tentava esconder os seios enquanto que o de baixo esforçava-se ao máximo para não deixar à mostra o sexo da mulher.

O ônibus que pegaria

já havia chegado ao termi-nal, nisso, a mulher que até então não havia tido suces-so em vossos pedidos de migalhas, cruzou a minha frente. O cabelo vermelho dela havia sido pintado recentemente, entretanto, não era visitado por uma escova há muitos anos. Ao redor, os demais usuários do transporte público a observavam em silêncio, os olhares fi rmes voltados a ela pareciam apontar o dedo e acusa-la de viciada.

Pela porta do fundo, subiu no coletivo que se-guiria para o Terminal Aero Rancho, caminhou por dentro do veículo pe-dindo dinheiro aos pas-sageiros que já estavam acomodados. De pé, me segurava no meio do ar-ticulado; ela então passou por mim pela segunda vez, sentou-se num daqueles bancos para duas pessoas

e encostou a cabeça na janela parecendo ter a certeza de que ninguém arriscaria sentar-se ao teu lado.

Enganou-se... Logo depois uma senhora, que aparenta estar na casa dos 60 anos, livre do pre-dador preconceito, igno-rou o receio de outros e sentou-se ao lado daquela mulher.

Por um curto mo-mento as duas se fi taram, uma não acreditava que alguém havia sentado ao teu lado, a outra ten-tava entender a situação da vizinha de assento. E assim permaneceram até o destino fi nal, conver-sando através de pensa-mentos dirigidos uma á outra, não trocaram uma palavra sequer, não mais se encararam e sequer despediram-se quando a mais velha desceu.

Em cartaz desde o ano passado, o concurso para fi scal de renda e agente tributário, da Secretaria do Estado de Fazenda (Sefaz), não deverá sair dos ‘fi lmes em exibição’ tão cedo. O ‘sucesso de bilheteria’ atingido no ‘primeiro longa da série’, que retratou a história de membros da banca examinadora e seus parentes ‘escondidos’ entre os candidatos, rendeu a ‘trama’ uma continuação.

Neste ‘segundo fi lme’, narra-se a suspeita de vazamento de questões, além da dispensa de licitação, sem justifi cativa, para a contratação de uma Fundação que se responsabilizou pelo certame. Personagens que tiveram papel fundamental no ‘primeiro fi lme’ permanecem ativos nesta continuação, caso do governador André Puccinelli, principal defensor do concurso público e que ‘viverá um confl ito’ com a promotora Paula Volpe, da 49ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público.

A trama irá girar em torno da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), que foi contratada pelo Governo do Estado sem a necessidade de licitação, o preço pago pelo Estado foi de R$360 mil, segundo a imprensa de Campo Grande. As provas para os dois cargos, agente tributário e fi scal de renda, foram aplicadas no mês de maio; no desenrolar do ‘fi lme’, 13 questões são anuladas na prova para fi scal de renda, o cargo oferece um dos maiores salários de Mato Grosso do Sul.

Entre os novos personagens está o estudante de uma determinada instituição de ensino preparatório para o concurso. Ele é quem registra o professor respondendo há questões que, coincidentemente, caíram na prova. A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), move uma ação contra o Estado pedindo a suspenção do certame e cobrando explicações quanto â contratação da Fapec.

O governador André Puccinelli acusa a promotora Paula Volpe de ter indicado a Fapec para a realização do concurso. Ela, no entanto, nega e afi rmará que jamais conversou com o chefe do Executivo Estadual ou al-gum representante do Estado sobre o assunto. A polêmica movimentará o ‘fi lme’, além da ameaça de cancelamento do certame. O fi nal promete ser surpreendente, apesar de já esperado por muitos.

Page 5: Edição 135

Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 - Página 05.com.br l berdade!

!

SOLENIDADE

FECOMÉRCIO Alesi Fialho, Cristina Fialho, Ana e Dijan de Barros Heitor Freire, Esacheu, Carlos Coimbra e Wilson Deslenco Marcia Rocha e Débora Possi

Marilene, Sebastião Ventania e José Alcides

Regina Ferro diretora do SESC, Adriana Corrêa, vereadora Vera Bonaldo, deputado Paulo Corrêa e o apresentador José Marques

Roberto Bigolin e Mirian Bigolin

Roberto Rech, Nair e Marta Albuquerque

Roberto Rodrigues e Luciana Aguiar

Vitor Mello diretor regional do Senac e Ana Carina

Edison Ferreira de Araújo e Luiza Araújo

Os publicitários Elvia Moraes e Nei Silveira

Dr. Ercilio da Silva e Kátia Godoi

Fabiano Lopes e Sueide Torres

Flávia Rosa, Maristela França, Célia Zanetti e Eliane Toniasso

Prefeito da Capital Gilmar Olarte, Adriana e deputado Paulo Corrêa Karen Queiroz e Dagmar Queiroz diretora-geral da Estácio de Sá

Aconteceu na quarta-fei-ra (18), em Campo Grande, a solenidade de posse da nova diretoria da Federa-ção do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomér-cio MS). O atual presidente Edison Ferreira de Araújo foi reeleito e permanecerá à frente da entidade até 2018. A cerimônia foi realizada no Buffet Grand Mere e contou com a presença de diversas autoridades políticas e em-presariais.

Na oportunidade, Edi-son Araújo agradeceu a confiança e lembrou que

nos últimos quatro anos a capilaridade do Sistema Fecomércio se multiplicou, chegando hoje a 61 muni-cípios do Estado. “Foram anos de muitos desafios e lutas, contudo, as vitórias foram maiores. Para os quatro próximos, tenho a responsabilidade de am-pliar as nossas conquistas, representar melhor o em-presário, conceber novas ações que vão ao encontro das necessidades do cida-dão, no que tange a educa-ção profissional e a qualida-de de vida”, disse, ao fazer uso da palavra.

empossa nova diretoria

Page 6: Edição 135

Página 06 - Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 .com.brl berdade!

!

COOPERVANSdo Pantanal

A CENTRAL

DE VANS DO MS

VIAGENS, ENCOMENDASE LOCAÇÃO DE VANS

AmambaiAnastácioBela Vista BonitoBodoquenaCoximDeodápolisDois Irmãos do BuritiJaraguariJardimMaracaju

Rua Barão do Rio Branco, 210 - Amambaí - Campo Grande - MS (67) 3325-1122

MirandaNioqueN. AndradinaParanaíbaR. Verde/ PatinhoR. Verde / LauroRio NegroSão GabrielSidrolândiaTrês LagoasTerenos

-Veiculos com ar-condicionado-Autorizados pela AGEPAN

-Seguro de passageiros

ATENDEMOS OS MUNICÍPIOS:

Fone:

IVINHEMABATAGUASSUDOURADOS

TRÊS LAGOAS

BATAYPORÃ

Frango Bello instala aviário no município

Prefeitura já entregou escritura a 1.600 famílias

Prefeita entrega nova remessa de óculos a famílias

Pedro Arlei entrega veículo à Secretaria de Obras

Novos equipamentos foram entregues na SAS

O município de Ivi-nhema está em pleno desenvol-

vimento após a entrega de mais de quarenta terrenos no pólo Industrial, inicia-tiva do poder público que já começa a gerar empre-go e renda a população. A primeira empresa a se instalar é a Frango Bello, que já iniciou as obras de um aviário de frango com capacidade de produção de 36 mil frangos por pe-ríodo de 43 dias.

O prefeito Eder Uilson (Tuta), juntamente com os secretários de Agricultu-ra, José Corte Real, e de Obras Osmir Filippi, esta dando suporte para que o agricultor Altemar Schul-ter, fi que amparado da estrutura necessária que o município oferece no incentivo as empresas que se instalam no município.

O aviário que está em fase de terraplanagem, fi ca localizado entre as glebas Ouro verde e Azul nas margens da BR-376. No

local será construído um barracão de 16 por 150 metros, que produzira 36 mil frangos num ciclo de 43 dias, produção que será transportada para o muni-cípio de Itaquirai aonde as aves serão abatidas no fri-gorífi co da empresa.

Varias reuniões aconte-ceram em Ivinhema, com produtores que se mostra-ram interessados no fun-cionamento da empresa. Nos encontros os agricul-tores se inteiraram da for-ma de fi nanciamento da construção dos aviários, e também a parceria fi rma-da com a prefeitura. Na parceria, a prefeitura de Ivinhema realiza o servi-ço de terraplanagem para a construção dos aviários. Segundo o agricultor Alte-mar, com o incentivo do ex-prefeito Renato Câma-ra e do atual prefeito Tuta, que deram suporte para os pequenos produtores, as reuniões saíram do papel e hoje é uma realidade no município.

Com a entrega de mais 150 escrituras na quarta-feira, a

administração do prefeito Murilo já regularizou 1.600 imóveis de diversos bairros da cidade. A meta é atingir cinco mil imóveis que esta-vam com os documentos pendentes, causando inse-gurança aos moradores.

A cerimônia de entrega, realizada no Plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal), foi presidida pelo vice-pre-feito Odilon Azambuja. Ele representou o prefeito Murilo, que viajou a Cam-po Grande.

Além de famílias con-templadas com a escritura, prestigiaram o evento os

presidentes de Associa-ções de Moradores. Os vereadores foram repre-sentados por assessores, já que não puderam com-parecer ao evento, pois participavam da sessão da Câmara.

Odilon Azambuja des-tacou o esforço da atual administração em regulari-zar esses imóveis, um pro-blema que se arrastava há anos. “O prefeito Murilo chamou seus secretários e pediu um levantamen-to de quantos imóveis de conjuntos habitacionais estavam sem escrituras e determinou que fossem regularizados o máximo possível, a custo quase zero para os moradores”.

Vice-prefeito Odilon Azambuja destacou esforço do prefeito Murilo para regularizar imóveis sem escritura

A Secretaria de As-sistência Social de Batayporã re-

cebeu, na última semana, uma série de equipamen-tos para melhorar o aten-dimento à população. Os eletroeletrônicos, divididos entre geladeira, computa-dor, monitores de led, re-tro projetor, dentre outros produtos, foram adqui-ridos através de emenda parlamentares conquista-das através dos deputados estaduais Dione Hashioka (PSDB) e Amarildo Cruz (PT).

De acordo com a pri-meira-dama e secretária de Assistência Social, Maria

Pastora, todos os equipa-mentos serão utilizados nos centros de atendi-mento à comunidade, tais como, CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referencia de Espe-cializado de Assistência Social).

A prefeita Marcia Moura (PMDB) esteve na sede

da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Orla da Lagoa Maior, na terça-feira (17), onde par-ticipou do ato de entrega de uma remessa de 237 óculos de grau a famílias de baixa renda.

O Programa de en-trega de óculos a pessoas carentes é custeado com recursos da Secretaria Mu-nicipal de Saúde e sempre avaliados pelo Conselho Municipal de Saúde, desde a consulta do oftalmolo-

gista até custeio das lentes e armações apropriadas.

A seleção das pessoas é feita pela Secretaria Muni-cipal de Assistência Social, por meio das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de São João, Interlagos, Ruth Filgueiras e Vila Pi-loto.

Nesta remessa, foram entregues 66 óculos pelo CRAS Interlagos; 58 pelo CRAS São João; 63 às pes-soas assistidas pelo CRAS Ruth Filgueiras; e 50 ócu-los aos assistidos pelo CRAS Vila Piloto.

O prefeito de Ba-taguassu Pedro Arlei Caravina,

entregou as chaves do ve-ículo Palio Fire zero Km, ao secretário Francisco Lopes Cardoso (Jr. Batata), da Secretaria Municipal de Obras.

O veículo foi adquirido pela Prefeitura com recur-sos próprios. “Estamos trabalhando para melhorar a qualidade e agilidade dos

serviços prestados, ofere-cendo condições de traba-lho. Vale lembrar que nessa administração não se for-nece combustível para veí-culos particulares, portanto é imprescindível que todas as secretarias tenham veí-culos ofi ciais para o uso no dia a dia. E a compra desse veículo só foi possível, gra-ças a economia e esforços dessa administração”, de-clarou o prefeito Caravina.

Page 7: Edição 135

Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 - Página 07.com.br l berdade!

!

CORUMBÁ

SÃO GABRIEL DO OESTE

IGUATEMI

NOVA ANDRADINA

NOVA ALVORADA DO SUL

Prefeitos se encontram para debater concessão da BR-163

Famílias carentes começam a receber geladeiras da Enersul

O município de São Gabriel do Oeste, por inter-

médio de sua Prefeitura Municipal, realizou na ter-ça-feira (17) um encontro com prefeitos das 19 cida-des cortadas pela rodovia federal BR-163. Na pauta, foram tratados assuntos referentes à concessão de recuperação, duplicação e implantação de melhorias da via. Os trabalhos de duplicação começaram em abril e a previsão fi nal é para outubro de 2015.

De acordo com o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Unirio Rolim, a reunião tinha como fi nalidade a criação de uma comissão, ou até

mesmo uma Associação, para discutir o projeto de duplicação da BR-163. “Queremos saber mais so-bre os detalhes do projeto e como vai fi car a acessi-bilidade das pessoas", as-segurou o organizador do movimento.

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte,

também esteve presente no encontro e disse que buscar o entendimento dos trabalhos de forma organizada é mais efi cien-te e satisfatório. “Nós que-remos que os serviços si-gam o curso normal, sem nenhum prejuízo para os municípios", defendeu Olarte, afi rmando ainda

que irá disponibilizar dois técnicos especializados em infraestrutura para fazer a assessoria para os prefeitos das cidades onde será duplicada a rodovia.

Também presente no evento, o deputado fede-ral Vander Loubet (PT), informou que irá convi-dar os três senadores e os oitos deputados federais de Mato Grosso do Sul para participar do próxi-mo encontro dos prefei-tos. "Devemos discutir amplamente a duplicação da BR 163. Este é um assunto que precisa de apoio dos parlamentares e os prefeitos podem ter a certeza que vamos fazer nossa parte”, fi nalizou.

Duzentas e quaren-ta famílias caren-tes estão receben-

do novas geladeiras através do Programa de Efi ciência Energética desenvolvido pela ENERSUL (Empresa Energética de Mato Gros-so do Sul) em parceria com Governo Federal e apoio da Prefeitura municipal de Iguatemi. As entregas já es-tão sendo feitas pelas equi-pes da Enersul e auxiliadas pelas equipes da Prefeitura, acompanhadas pela secre-tária municipal de assistên-cia social de Iguatemi.

O programa consiste na doação de geladeiras e

de lâmpadas fl uorescentes para consumidores de baixa renda e ainda a substituição de fi ação elétrica que não correspondam com o ob-jetivo do Programa, tudo isso, gratuitamente para o consumidor.

O “Efi ciência Ener-

gética” desenvolve a im-plementação de medidas que tenham por objetivo a conservação e o combate ao desperdício, proporcio-nando para a população de menor poder aquisitivo, oportunidade de reduzir o consumo de energia elétri-

ca. Serão benefi ciadas as famílias do programa Bol-sa Família que contemplem os seguintes requisitos:

Ser morador do bairro ou município, estar com as contas de energia elétrica em dia, a unidade consu-midora tem que ser resi-dencial, não ter indícios de fraude e ainda a unidade consumidora benefi ciada pela tarifa social de ener-gia ter geladeira usada e em condições precárias. O programa também cobri-rá, após visita e análise da Enersul a substituição de lâmpadas incandescentes por fl orescentes.

Gaby Amarantos é a grande atração da 32ª Fejuna

Prefeitura lança projeto “Todas contra as drogas”

O prefeito Roberto Hashioka con-fi rmou a progra-

mação de shows da 32ª edição da Festa Julina de Nova Andradina (Fejuna), que será realizada entre os dias 10 e 13 de julho no Parque de Exposições Henrique Martins, com entrada franca. Uma das principais difusoras do “tecnobrega”, Gaby Ama-rantos será a grande atra-ção deste ano.

Programação de shows - A abertura ofi -cial da 32ª edição da Festa Julina de Nova Andradina acontece na quinta-feira (10) com a primeira eli-minatória do concurso “Garota Fejuna”. A noite contará ainda com show da cantora Simone du

Porto, de Nova Andradi-na, e banda Santa Mônica.

A “Garota Fejuna” será defi nida na sexta-feira (11). A vencedora ganha-rá, além das premiações, um book do fotógrafo Natalho Cuer. No mesmo dia, subirão ao palco MC Solto, de Nova Andradina, e banda Fonte Luminosa. Já no sábado (12), dia do show de Gaby Amarantos, também se apresentarão o prata da casa Gabriel e Grupo MDO.

O domingo (13), últi-mo dia da Fejuna, conta-rá com shows de Flávio e Banda, também de Nova Andradina, e da dupla Ge-orge Henrique e Rodrigo, além da queima da foguei-ra e da apoteose pirotéc-nica.

Obras e operações avançam em diversas áreas do município

Quem chega à Nova Alvorada do Sul, situada a

102 km, da capital, logo percebe o ritmo de cresci-mento do município. Ape-sar das difi culdades en-contradas pela maioria das administrações do estado, a cidade consegue manter regularidade em seu pro-gresso. A administração do prefeito Juvenal Neto (PSDB) atua em várias frentes de trabalho como se verá a seguir.

Obras e infraestrutu-ra - No Bairro Vacílio Dias,

um dos mais populosos da cidade, as obras de asfalta-mento da principal via de acesso e de várias ruas já tiveram início no começo de maio e devem seguir em ritmo normal já que não são esperadas fortes chu-

vas a partir desta época do ano. Além disso, o prefeito Juvenal Neto esteve acom-panhando a construção de casas do Programa Sub 50 Minha Casa Minha Vida onde quarenta famílias se-rão benefi ciadas naquele

bairro. As escolas muni-cipais foram reformadas e pintadas oferecendo um melhor ambiente para o convívio dos alunos e dos profi ssionais da educação.

O secretário de Infra-estrutura e Obras, Irani Pereira da Silva informou que no Jardim Guanaba-ra, situado próximo ao Parque Nélson Tereré e ao Paço Municipal, foram realizadas operações de abertura de ruas, gradea-mento e reparos e as vias que já possuem residên-cias foram cascalhadas.

Ruas do Jardim Guanabara que possuem residências edifi cadas e foram cascalhadas

Projeto quer envolver as mulheres no combate às drogas

A Prefeitura de Co-rumbá, por meio da Secretaria de

Assistência Social e Cida-dania, fez o lançamento simultâneo na quarta-fei-ra, 18, à tarde, do projeto “Todas contra as Drogas” nos quatro Centros de Re-ferencia de Assistência So-cial (CRAS) localizados na área urbana da cidade.

O projeto é coordena-do pela Gerência de Polí-ticas para a Mulher e conta com a parceria da Dioce-se de Corumbá, por meio da Pastoral da Sobriedade que defende uma política antidrogas efi caz, prática e geradora de vida, sempre

trabalhando com as famí-lias sem distinção de raça, cor, profi ssão, nacionalida-de, sexo, credo religioso ou preferência política.

A gerente de Políticas para a Mulher, Cristiane Santana, explicou que o projeto tem a proposta de colocar a mulher como o eixo para a realização do programa. “Como a mu-lher é o eixo da família, queremos envolvê-la para que ela traga a família para dentro desse projeto, e as-sim trabalharmos na prote-ção das drogas e fazer com que entendam que eles não são os culpados e sim mais uma vítima”, explicou.

Page 8: Edição 135

Página 08 - Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 l berdade!

!

.com.br

BRASIL E MUNDO

Enem registra 8,7 milhões de inscrições e supera expectativa

O número de ins-critos no Exa-me Nacional do

Ensino Médio (Enem) de 2014 cresceu 21,6% em relação ao ano pas-sado e atingiu a marca de 8.721.946 inscritos. O ba-lanço fi nal das inscrições no Enem foi divulgado hoje (16) pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e pelo presidente do Insti-tuto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares.

Segundo Paim, o nú-mero de inscritos é su-perior às expectativas do governo, que era entre 8

e 8,2 milhões de inscri-ções. “Esse crescimento demonstra exatamente o que viemos falando, que há um despertar da sociedade para a questão educacional em função dos programas federais, que têm crescido”, disse o ministro.

“Triplicamos o número

de vagas nas universidades federais, ampliamos a Lei de Cotas, o Prouni [Pro-grama Universidade para Todos] vem mantendo um expressivo número de va-gas, o Fies [Programa de Financiamento Estudan-til] teve um crescimento muito grande a partir das

modifi cações recentes, são mais de um milhões e seiscentos contratos assina-dos”, acrescentou Paim.

O presidente do Inpe frisou que houve cresci-mento “expressivo” no número de inscritos nos úl-timos dois anos. “[O núme-ro de inscritos] mostra um

crescimento, especialmen-te acentuado, em termos proporcionais, nos últimos dois anos. A curva vinha crescendo e, em 2013, pas-sou a subir de uma forma acentuada”, disse Soares.

De acordo com os da-dos do Inep, do total de ins-crições, 58,11% são mulhe-

res e 41,88% homens. Os pagantes somam 26,48% e os isentos são 16,33%, que estudam na rede pública, e 57,17%, isentos com ca-rência comprovada.

A região Sudeste foi a que mais teve candidatos inscritos (35,27%), segui-da da Região Nordeste (32,99%), Sul (11,97%), Norte (10,89%) e Centro--Oeste (8,85%). São Pau-lo, com 1.324.486 inscri-tos e Minas Gerais, com 979.259, foram os estados com maior número de ins-crições no exame.

Do total de inscritos, 57,91% se declararam negros, 37,7% brancos, 2,15% amarelos, 0,62% ín-dios e 1,59% optaram por não declarar.

Agência Brasil

Dilma sanciona lei que permite porte de arma para agentes prisionais fora de serviço

Encontrados mais de 20 poemas inéditos de Pablo Neruda 40 anos após sua morte

A presidente Dil-ma Rousseff sancionou a lei

que permite o porte de arma para agentes e guar-das prisionais. O porte de arma fora de serviço, porém, é exclusivo aos servidores que trabalham no regime de dedicação exclusiva. A medida foi publicada no Diário Ofi -cial desta quarta-feira.

A presidente vetou o trecho que estendia o porte de armas fora do serviço também para agentes portuários. Ela justifi cou que a extensão da medida “ poderia re-

sultar em aumento desne-cessário do risco em de-corrência do aumento de armas em circulação, em afronta à política nacional de combate à violência e ao Estatuto do Desarma-mento.” A proposta foi aprovada pelo Congresso em maio.

Talvez seja coisa de grandes poetas, daqueles que es-

condem os seus melhores versos para que na poste-ridade possam ser encon-trados e publicados em sua memoria. Passados 40 anos desde sua morte, um grupo de revisores encon-trou mais de 20 poemas inéditos do poeta escon-didos em meio a docu-mentos e manuscritos do poeta. A descoberta foi anunciada nesta quarta--feira (18) pela Fundação Pablo Neruda e está sen-do classifi cada como o

Em defesa da libera-ção do porte para agen-tes e guardas prisionais, o ministro da Justiça , José Eduardo Cardozo, argu-mentou no projeto que a medida adéqua a legis-lação ao reconhecimento da demanda destas cate-gorias. (Fonte: O globo)

‘acontecimento literário’ mais importante dos últi-mos anos.

De acordo com as in-formações publicadas na imprensa chilena, a edi-tora Seix Barral irá publi-car os textos inéditos do imortal poeta ainda este ano, sem data prevista. Na revisão, os textos ga-nharam a classifi cação de ‘extraordinária qualidade’ e que jamais haviam sido publicados em livros, jor-nais ou revistas.

Ainda segundo a im-prensa local, os poemas foram escritos após a pu-

blicação do livro “Canto Geral”, em 1950, época considerada de grande maturidade de Pablo Ne-ruda.

Esta não é a primeira vez que o poeta, ganha-dor do Prêmio Nobel de Literatura de 1971, tem uma obra inédita desco-berta, em 1980 o livro “O Rio Invisível” foi publica-do trazendo textos escri-tos na juventude do poe-ta; e o último, até então, “Cadernos de Temuco”, publicado em 1996 e que trazia poemas e prosas da adolescência de Neruda.

ESTE É O LOCALIDEAL PRA VOCÊ.

[email protected]

Faça sua reserva(67) 3324-3485

Av. América, 1.169 - Vl. Planalto - Campo grande, MS - 79009-060

Apartamentos com ar condicionado, frigobar, TV a cabo, Internet Banda Larga, telefone e uma mini-cozinha. Além de amplo estacionamento fechado e monitorado 24 hs.Entre outros serviços, destacamos o nosso impecável café da manhã.Temos tudo pronto para você. Fique com a gente.

Page 9: Edição 135

Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 - Página 09

.com.br

Campo Grande - MS,

.com.br

.com.br l berdade!

!

Você pode ter um cabelo lindo!

8401-2421 / 9245-2208 / 3387-8433

Colocamos Mega Hair com cabelo natural, fazemos o novo método Great Lengths e todo tipo de alongamento

Daniela Palacios, Noêmia Frazão, Cristiane Ramos e Miguel Palacios

João Arnaud e Cinthya Name

Maristela Cavanha completou mais um ano de vida no dia (18/06) ao lado de seu namorado Yuri Rezende

Roberta Bastos diretora da TV Rede Brasil e Mariana Bastos

Marcelo Natureza, Guga Correa, Silvana Santos e Eduardo Fialho Paulo Buainain, Eduardo Fialho e Washington Sanches

Aniversariante

Silvana Santos e Drs Achilles Parma e Eduardo Fialho

Page 10: Edição 135

.com.brPágina 10 - Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 l berdade!

!

CÂMARA MUNICIPAL

Vereador junto com os empresários na Audiência Pública

Projeto de Lei do vereador Edson Shimabukuro

Projeto de Lei do vereador Edson Shimabukuro institui o Dia Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais

Pedra apresenta projeto que proíbe multa para quem avança semáforo de madrugada

Debate sobre Direito Eleitoral reúne acadêmicos e profissionais na Câmara

Vereador Carlão preside Audiência Pública sobre a Região Urbana do Centro e destaca interação com o Executivo

Vereadora solicita notificação a proprietários de terrenos baldios abandonados por falta de limpeza

Os vereadores aprovaram na úl-tima quinta-feira

o projeto de Lei que insti-tui a data de 10 de dezem-bro de cada ano, como o Dia Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais no município de Campo Grande. De au-toria do vereador Edson Shimabukuro (PTB), o objetivo da Lei é prote-ger os animais através de ações que estimulam a adoção, o respeito à vida, à integridade física e psí-quica dos animais, visan-do o seu bem-estar. “Pre-cisamos envolver mais a comunidade no que diz respeito aos animais, com palestras e ações efetivas”, explicou.

O projeto passa a valer a partir da publicação no

diário oficial.Shimabukuro também

protocolou outro projeto que dispõe sobre o con-trole populacional de cães e gatos na capital. O pro-jeto que está em tramita-ção prevê um trabalho permanente de controle reprodutivo de cães e ga-tos a ser realizado através de uma unidade móvel

para a castração dos cães e gatos, além de outros serviços.

De acordo com o tex-to, a unidade móvel, tan-tas quantas sejam necessá-rias, consistirá em ser um veículo itinerante que me-lhor se adéque ao projeto, que circulará por comuni-dades carentes do Muni-cípio de Campo Grande,

e procederá ao registro, encoleiramento (coleira repelente – preventiva da leishmaniose), vacinação, castração e esterilização dos animais, além de edu-cação em saúde às famílias mais carentes sobre o tra-to com os animais.

O projeto deve entrar em votação na próxima semana.

Na quarta-feira (18) o vereador Carlos Augusto

Borges (Carlão PSB) pre-sidiu a Audiência Pública sobre a região urbana do Centro que contou com a presença de comerciantes, empresários, moradores, conselheiros e lideranças. Os secretários municipais também compareceram e ouviram de perto as rei-vindicações das lideranças. Carlão ressaltou que as au-diência estão resultando em milhares de indicações, além de aproximar o Exe-cutivo das lideranças.

“Os representantes dos conselhos e demais lideranças do Centro es-

tão de parabéns pela par-ticipação e a forma como conduziram os debates, porque as demandas fo-ram explanadas de forma pontual e não como dis-curso político. Nesta hora é importante falar direto

ao secretariado e fazer as reivindicações objetiva-mente”, avaliou.

Entre as demandas apresentadas estão pro-blemas antigos como a superpopulação dos mo-radores de rua e usuários

de drogas que aproveitam os espaços vazios da ci-dade, especialmente do centro para se concentrar. O videomonitoramento na área central também foi cobrado pelos comer-ciantes, assim como a ins-talação da onda verde nas ruas do centro, pintura de hidrantes, com a devida si-nalização horizontal e ver-tical, pintura de meio-fio, colocação das placas de identificação das ruas, co-locação das placas orienta-tivas para turistas sobre os pontos turísticos da cida-de e a implementação de coleta seletiva no centro e nos bairros de Campo Grande.

A vereadora Lui-za Ribeiro (PPS) solicitou a Secre-

taria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvi-mento Urbano, que no-tifique os proprietário de terrenos no bairro Nova Campo Grande, principal-mente da rua 35, para que

providenciem a limpeza com urgência.

“Segundo o senhor Wanderlan Barbosa, mui-tos proprietários não estão fazendo a limpeza dos ter-renos baldios propiciando assim o surgimento de animais peçonhentos”, comentou a vereadora.

O vereador Paulo Pe-dra, preocupado com a segurança

da população apresentou o Projeto de Lei que proíbe a aplicação de multas por in-fração de trânsito por avan-çar o semáforo com indica-ção de sinal vermelho, entre as 21h e 6h.

De acordo com o Pro-jeto fica proibido à aplica-ção de multa por infração de trânsito, por avançar ao semáforo com indicação de sinal vermelho, no pe-ríodo que compreende às 21h (vinte e uma horas) e às 6h (seis horas). Para o parlamentar, o projeto visa garantir mais segurança aos motoristas. “À noite e du-

rante a madrugada, ocorrem com muita frequência assal-tos a veículos que param em semáforos. Sendo assim, é latente a necessidade de uma evolução legal no con-ceito de infrações de trânsi-to, no que tange o avanço à sinalização vermelha nos semáforo nesse horário, para pouparmos cidadãos de danos e risco à sua vida”, justifica o parlamentar.

Em resposta, o secretá-rio da Agetran, Jean Saliba alega que apesar de o Códi-go de Trânsito declarar que avançar sinal é infração gra-víssima, a Agetran pensará em uma melhor forma para garantir a segurança dos motoristas neste horário.

Profissionais e aca-dêmicos das áreas de comunicação e

Direito participaram, na quarta-feira (18), de uma palestra sobre Direito Elei-toral realizada pela Câma-ra Municipal de Campo Grande, através da Escola do Legislativo. Os debates foram conduzidos pelos juristas Hardy Waldschmi-dt, Newley Amarilla, pelo vereador Eduardo Rome-ro, e pelo jornalista Dante Filho, assessor do senador Ruben Figueiró (PSDB).

O objetivo da palestra, segundo Marcos Mattioli, diretor da Escola, foi apri-morar o trabalho dos pro-fissionais da imprensa e advogados, além de refor-çar a importância de uma mídia capacitada em Mato Grosso do Sul.

O debate reuniu aca-dêmicos e jornalistas da mídia impressa, televisiva e

que atuam em assessorias.Foram discutidos temas como quociente eleitoral, inovações do TSE (Tribu-nal Superior Eleitoral) para o próximo pleito e minir-reforma eleitoral de 2013. Mudanças que, conforme Waldschmidt, trazem, pelo menos, 17 alterações subs-tanciais, como a limitação da contratação de cabos eleitorais, do tamanho dos adesivos de candidatos e o fim dos cavaletes nas ruas.

Escola do Legislativo - A Escola do Legislati-vo promove, desde 2009, uma série de atividades para oferecer suporte técnico-administrativo às atividades realizadas nas câmaras municipais. Ela oferece capacitação aos parlamentares e servido-res, visando dinamizar o funcionamento do Poder Legislativo, sempre com o espaço aberto ao debate.

Page 11: Edição 135

Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 - Página 11.com.br l berdade!

!

ASSEMBLEIA LEGISLATIVARuben Figueiró

De outros tempos ...ALMS homenageia centenário da imigração japonesa na Capital

CCJR aprova projeto sobre devolução integral de troco a consumidor

Aos sons do taikô (tambor típico do Japão) e danças

japonesas, a Assembleia Legislativa de Mato Gros-so do Sul realizou, na noi-te de quarta-feira (18/6), a sessão solene homenagem ao Dia da Comunidade Japonesa e em comemora-ção aos 100 anos de Imi-gração Japonesa em Cam-po Grande.

A proponente da ses-são, a 2ª vice-presidente, deputada Dione Hashioka (PSDB), ressaltou a im-portância da homenagem à Colônia Japonesa no Es-tado. “São 100 anos de imi-gração japonesa em Cam-po Grande. Nada mais justo que a Assembléia homenagear um povo que ajudou e continua ajudan-do o desenvolvimento do nosso Estado”, explicou a parlamentar.

Para o presidente da Associação Campo-Gran-dense de Beisebol, Octa-cilio Sakai, é uma honra

ser homenageado pela Casa de Leis. “Nós deve-mos tudo à tradição, só por ela que conseguimos estar aqui. Estamos envai-decidos e tentamos passar nossa tradição tanto no esporte, como na cultura e lazer”, comentou Sakai.

Segundo o presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, Aceli-no Nakasato, é uma gran-de emoção ver a colônia japonesa sendo homena-geada pela Assembleia Le-gislativa de Mato Grosso

do Sul. “ Eu só tenho que agradecer à Assembleia e à deputada Dione por nos homenagear nesses 106 anos de imigração japone-sa no Brasil e 100 em Cam-po Grande. Todos podem ver que sou japonês, meus traços não mentem, mas meu coração é brasileiro”, falou Nakasato.

O fotógrafo Roberto Higa, que foi um dos agra-ciados, disse estar satisfei-to com o reconhecimento. “Eu faço parte da colônia desde 1970 e já fotografei vários imigrantes, famílias

e festas tradicionais. Ago-ra ser homenageado me dá uma sensação de dever cumprido. Estou muito feliz e nervoso por es-tar dando entrevista para amigos queridos, mas aci-ma de tudo feliz por estar sendo homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul”, fri-sou. Além do fotógrafo, a Assembleia Legislativa homenageou outras per-sonalidades nikkeis que se destacam e se destacaram com importantes serviços prestados à sociedade.

Homenagem a japoneses aconteceu no plenário Júlio Maia

Deputados integrantes da CCJR aprovaram quatro projetos durante a reunião

Recuperando-me de um estado gripal, resultado das estafantes atividades políti-co-parlamentares a que me impus e por não ouvir as advertências da Cléa, minha esposa, e reiteradas reco-mendações de meu médi-co e amigo, Dr. Alfredo Arruda, de que “preservar a saúde na minha idade é alongar o prazer de viver”, refugiei-me na leitura de ex-pressões e de um texto que anotei num caderninho – e deles extraí alguns sérios e outro hilário, quão satânico.

Textos cujo potencial intrínseco poderá servir como um fanal cujas luzes originais do atrito entre experiências vividas neste mundo que se não é um cão raivoso, pouco lhe falta. De-les podem surgir considera-ções capazes de produzir refl exões para as decisões que o eleitor brasileiro ha-verá civicamente de assumir em outubro próximo.

Permito-me aqui desta-car: I) De Joseph de Mais-tre: “Toda Nação tem o governo que merece”. II) De Nilo Coelho: “A ver-dade do governo não pode estar distante da realidade da população brasileira”. III) De Confúcio: “Há bom governo quando o prínci-pe é príncipe e o ministro é ministro; quando o pai é pai e o fi lho é fi lho”. IV) De Alfred de Vigny: “O melhor governo é o que se sente menos e se paga mais barato”. V) De Djalma Ma-rinho, que foi meu colega na Câmara dos Deputados, de saudosa memória: “A le-aldade tem sua hierarquia e a minha lealdade é, acima de tudo, com a minha cons-ciência e a instituição a que sirvo. Não sou um contes-tador, mas desejo ser um construtor. Se não posso – como disse o Juiz Simpson – construir a catedral, tenho muita honra em carregar o tijolo”.

São expressões que re-velam sabedoria política, de como governantes devem exercer suas altas missões, de respeito à hierarquia, de

dignidade e honradez no exercício do mandato po-pular.

Agora menciono a hi-lária que encerra uma fi na ironia que o eleitor deve ter sempre em mente no momento da escolha de seu candidato. Veio ela do âmago de uma piada mineira, retirada do livro “Travessia”, do consagra-do escritor e político mi-neiro, Ronaldo Costa Cou-to, companheiro de JK:

“A anedota é sobre o testemunho de uma velhi-nha conhecida como fofo-queira, língua solta, afi ada, atrevida, demolidora. No Júri, é interrogada pelo Promotor:

- A senhora me conhe-ce, dona Maricotinha?

- Claro, uai! Conheço-o muito bem, desde menino. Você nunca prestou. É in-competente, complexado, mentiroso, sem vergonha, traiu a Eponina, tem go-norreia crônica, mau há-lito, título protestado. É tão burro que me faz uma pergunta boba como esta!

Alarmado, o Promotor trata de desviar o assunto:

- E o Advogado de Defesa, a senhora conhe-ce?

- O Bilustrico? Conhe-ço-o desde bebê, cuidava dele para a comadre Veri-diana; ganancioso, pregui-çoso, porco, pinguço, co-varde, despreparado, mau fi lho, mau caráter, safado, tem mulher lá no puteiro. Não vale cem réis de mel coado!

O velho Juiz chama o Promotor e o Advogado de Defesa e avisa baixi-nho: - Prendo na hora quem perguntar se ela me conhece!”

As eleições estão se aproximando, os candida-tos se apresentam, o bem e o mal feitos estão claros para serem aferidos. Go-vernantes e postulantes, o clamor de indignação e protestos ganham as ruas. É momento, pois, de se refl etir o que registraram aqueles de outros tempos.

Ruben Figueiró é senador pelo PSDB-MS

Durante a reu-nião da CCJR (Comissão de

Constituição, Justiça e Re-dação), realizada hoje após a sessão ordinária, foram distribuídos dois projetos e aprovados quatro, entre eles o PL (Projeto de Lei) 008/14, do deputado Pe-dro Kemp (PT), que deter-mina a devolução integral e em espécie do troco di-retamente ao consumidor. A matéria foi relatada pelo deputado Marcio Fernan-des (PTdoB).

Uma das estratégias do comércio é a venda de produtos com centavos. Na falta de troco, balinhas são ofertadas em substitui-ção a moedas. Em muitos casos, o valor é arredonda-do e o consumidor fi ca no prejuízo.

De acordo com a pro-posta, na falta de cédulas ou moedas para elabora-ção do troco, o fornece-dor do produto deverá arredondar o valor sempre em benefício do consumi-dor. A proposição também

proíbe a substituição do troco por outros produtos não consentidos, prévia e expressamente, pelo clien-te. Já o PL 111/14 inclui no calendário ofi cial de eventos de Mato Grosso do Sul a Semana de Pre-venção à Violação de Di-reitos das Crianças e Ado-lescentes. Pela proposta da deputada estudante Iza Rezende, 16 anos, aluna do Instituto Federal de MS, e apadrinhada pelo deputa-

do Pedro Kemp, a come-moração deve ocorrer na primeira semana de julho, no período que antecede a data da sanção da lei 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Conforme a matéria, nesta data devem ser reali-zadas atividades que orien-tem adolescentes e crian-ças sobre sua condição de vulnerabilidade, além de prevenir violação contra

seus direitos.Por fi m, os parlamen-

tares aprovaram o PL 097/14, do deputado Pau-lo Corrêa (PR), que de-clara de utilidade pública estadual a Aprems (Asso-ciação de Procuradores do Estado de Mato Gros-so do Sul), e um Projeto de Resolução de autoria do deputado Felipe Orro (PDT), que trata sobre en-trega de Comenda do Mé-rito Legislativo.

Page 12: Edição 135

Página 12 - Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 .com.brl berdade!

!

ENtREvIStA

A verdadeira mudança nas mãos de Nelson Trad Filho Após cumprir dois

mandatos de pre-feito de Campo

Grande, encerrando o perí-odo com um índice de 85% de aprovação, Nelson Trad Filho (PMDB) irá tentar o Governo do Estado nestas eleições de 2014. Formado em medicina, é um político jovem e que tem como mis-são avançar nas conquistas asseguradas pelo Governo do PMDB em Mato Gros-so do Sul. ‘Nelsinho’ Trad, como é conhecido, é o nos-so entrevistado da semana. Confira a seguir:

Jornal Liberdade – Como político, o senhor tem um currículo exten-so: foi vereador por três mandatos, inclusive sen-do presidente da Câmara Municipal por dois anos; foi o deputado mais vo-tado de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2002; e mais recentemente pre-feito da Capital por oito anos. Passados 20 anos desde que disputou sua primeira eleição, é che-gada a hora de disputar o Governo do Estado?

Nelson Trad Filho - Eu penso que, este preparo, que a vida pública me pro-porcionou é um fator que vai fazer diferença na com-paração do conteúdo dos candidatos. É muito impor-tante para quem se dispõe a executar uma tarefa dentro de um governo do estado como governador ter predi-cados que o habilitem para tantos, nestas circunstâncias eu posso lhe assegurar que este passado político que a minha história compõe me dá totais condições, tanto no âmbito da sensibilidade política por ter sido vere-ador, deputado estadual e prefeito, quanto no âmbito do conhecimento adminis-trativo, no caso as atuações tanto no poder Executivo-como no Legislativo, para poder fazer um bom desem-penho frente ao governo do Estado. Além disso, nós partimos de uma Adminis-tração bem avaliada, como a do governador André Puc-

cinelli, que é elogiada até pelos nossos adversários. Nós não vamos pensar o que fazer, nós já estamos fa-zendo e queremos continuar melhorando a vida dos sul--mato-grossenses.

Ao contrário dos seus adversários, o senhor ‘ves-te a mesma cor de camisa’ do atual, inclusive, ocu-pou um cargo de secretá-rio estadual nos últimos anos. Comente para nós, como está o Estado de Mato Grosso do Sul hoje e qual o setor que carece de uma atenção maior do próximo governador?

Nelson Trad Filho -

Contra números não há argumento: o PMDB está pavimentando 3.600 km de rodovias, enquanto o PT só asfaltou 700; mais do quedobramos o número de casas, somos o Estado que mais investe em educação e o que apresenta redução nos índices de criminalida-de. Fico muito à vontade em representar um governo que é bem avaliado pela popula-ção e que tem boas práticas. É lógico que essa mudança iniciada pelo André nós va-mos prosseguir, avançando nas conquistas e nos resulta-dos. A verdadeira mudança é não parar de avançar.

Na Prefeitura de Cam-po Grande recebi do André 806 obras e entreguei com mais 1.044. Todas as obras tiveram sequência e a cidade não teve prejuízos. O meu jeito de trabalhar é diferen-te do André, mas os nossos resultados são positivos e isso é o que importa para as pessoas. Estamos vivendo tempos em que a ética e a competência têm sido mui-to cobradas e essas são nos-sas marcas.

O senhor já tem um plano de Governo? Quais são as suas propostas?

Nelson Trad Filho - Desde 2013 o PMDB vem

ouvindo o anseio da popu-lação nos Encontros Regio-nais. Depois que fui confir-mado como pré-candidato prossegui captando os an-seios da população em reu-niões de caráter local e regio-nal. Nós já temos a estrutura desse plano de governo, que está sendo complementado com a participação efeti-va dos diversos segmentos. Durante toda a campanha, e por meio da internet no programa ‘DIZ AÍ, MS”, vamos continuar captando sugestões e ideias para o programa que será registra-do e para o programa final que será apresentado nos

programas de rádio e televi-são a partir de agosto.

Ao contrário do PMDB Nacional, que manteve a dobradinha com o PT, o PMDB de Mato Grosso do Sul optou por apoiar o pré-candidato Eduardo Campos, do PSB. A que se deve esta escolha, o que foi avaliado na hora de fechar o acordo e de quem partiu a decisão fi-nal?

Nelson Trad Filho - Nós, assim como a popula-ção, entendemos que o PT, a nível nacional, já cumpriu com a sua missão. Nos úl-timos quatro anos, a presi-

Washington Sanches

Nós não vamos pensar o que fazer, nós já estamos fazendo e

queremos continuar melhorando a vida dos

sul-mato-grossenses

‘‘

Page 13: Edição 135

Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 - Página 13.com.br l berdade!

!

A verdadeira mudança nas mãos de Nelson Trad Filho

dente Dilma não conseguiu melhorar a economia, muito menos a vida dos brasileiros. As manifestações de rua tra-duzem bem esse cansaço do País que deseja continuar avançando. O caos da saúde, por exemplo, é agravado pela omissão do Governo Federal no repasse de verbas para o setor. Os municípios estão à míngua porque os benefícios fiscais dados pela União re-duzem as receitas municipais. O Brasil parou de crescer, então está na hora de mudar. Para nós, o PSDB e o PT já tiveram a sua chance. É hora de um político moderno, testado e a aprovado como

o ex-governador Eduardo Campos. Ele tem a cara do novo Brasil que nós todos esperamos. Ele tem preparo e tem mais condições de fa-zer uma excelente adminis-tração para nossa gente.

O maior programa do governo do PT é o Bol-sa Família, porém ela se considera permanente, ela não tem uma inter-rupção, o senhor acha que deveria haver um cri-tério diferente sobre es-sas programas?

Nelson Trad Filho - A ideia do Bolsa Família não é do PT, esse programa foi criado pelo Fernando Hen-

rique Cardoso e apropria-do, propagandeado pelo PT que o transformou em ferramenta política. O Bol-sa Família é importante porque garante a segurança alimentar dos brasileiros mais vulneráveis. Mas, ele não basta por si mesmo. É preciso abrir um caminho para tirar essas pessoas da dependência crônica, crian-do oportunidades e capaci-tando as famílias a usufruir de renda maior.

O Bolsa família aten-de famílias com renda per capita inferior a R$ 77,00. Essa renda precisa ser am-pliada com crescimento

econômico e capacitação profissional.

O atual governador André Puccinelli já de-clarou seu voto a Dilma Rousseff (PT), como o senhor vê esta decisão? Pode interferir, de alguma maneira, na sua campa-nha?

Nelson Trad Filho - Nem um pouco, ele já sepa-rou muito bem as coisas, a opção dele foi pessoal e ad-ministrativa. Ele já disse que não só respeita como apoia a decisão do PMDB estadu-al de marchar com Eduardo Campos.

Como está a compo-

sição de sua chapa? Já há um nome definido? Quais os critérios que se deve levar em considera-ção na hora de escolher um vice?

Nelson Trad Filho - O vice será indicado pelo PSB, partido de Campos, e deve vir da região de Dou-rados. Esperamos um nome preparado e que nos ajude a governar. Por prática, te-nho costume de aproveitar o vice na gestão porque ele fez parte da chapa e tem compromisso com o resul-tado tanto quanto o titular. E, se precisar nos substituir, tem que estar atualizado so-bre o dia a dia da adminis-tração. Nossa chapa tem a Simone, uma pré-candidata ao Senado preparada e que será fator importante na nossa vitória.

Uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal acusou o senhor, e outras sete pessoas, de irregularidades na licita-ção e na obra do aterro sanitário de Campo Gran-de. Comente para nós so-bre este episódio.

Nelson Trad Filho - Eu já disse e repito: nenhuma das 1.044 obras que reali-zamos apresenta irregulari-dades. Essa e uma denúncia eleitoreira que o Ministério Público Federal, no seu pa-pel de agente fiscalizador, está apurando. Estamos esclarecendo todas as dú-vidas e vamos deixar claro que não há nenhuma ação irregular. O aterro sanitário é uma obra complexa, que envolve muitos detalhes téc-nicos e que sofreu um atra-so de execução pela demora na liberação dos recursos, o que gerou os questiona-mentos que a nossa assesso-ria jurídica está esclarecendo ponto por ponto.

E quanto à recente acusação de realizar pro-moção pessoal em obras públicas através da fixa-ção de totens?

Nelson Trad Filho - É mais um ato de desespero dos adversários tentando criar dificuldades para a nossa campanha. Os totens marcam a inauguração de obras públicas realizadas

pela nossa gestão em Cam-po Grande. É uma prática comum na administração pública brasileira e que acontece há anos. É outra denúncia de caráter mera-mente eleitoral que nós va-mos esclarecer sem nenhum problema.

Para finalizar, o que os sul-mato-grossenses podem esperar de Nelson Trad Filho num eventual mandato de governador?

Nelson Trad Filho - Podem esperar um gover-nador inovador, com pensa-mento para frente, de olho no futuro, que será capaz de dialogar com a sociedade a todo instante, buscando o desenvolvimento de forma sustentável, protegendo o meio ambiente e, sobretudo, transformando a vida das pessoas.

O PMDB já mostrou que tem capacidade para fa-zer a mudança e nós quere-mos ampliar e avançar nesse processo de garantir a plena cidadania a cada morador de Mato Grosso do Sul. Vamos investir mais nas áreas de saúde, segurança pública e na qualificação profissional. Vamos pacificar o campo e aumentara produção de grãos e proteínas, buscando de vez uma solução para a questão indígena.

Os problemas estrutu-rais, como a construção de ferrovias serão atacados, e as questões locais de cada município vão ser tratadas pelas Gerências e Conse-lhos Regionais, nos mesmos moldes da nossa administra-ção em Campo Grande. Os sul-mato-grossenses podem esperar um governante de-terminado, que não vai adiar as soluções, nem decidir so-zinho.

Vamos ouvir a sociedade e trabalhar com a conver-gência de ideias. Trabalho muito, acordo cedo e tenho experiência de gerir com responsabilidade os recur-sos públicos.

Vou colocar tudo o que aprendi na Prefeitura de Campo Grande a serviço de um Mato Grosso do Sul ino-vador, digital, competitivo e cada dia melhor para a gente trabalhar e viver.

Page 14: Edição 135

Página 14 - Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 .com.brl berdade!

!

POLICIALMonsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova e presidente de honra da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP). É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangeli-zadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 48 livros, Cd´s e DVD´s, além de várias palestras em áudio e vídeo.

A notícia tem que ser séria

Homem corta o pescoço com motosserra na Capital

Um homem de 63 anos morreu na tarde de segunda-

-feira (16) após sofrer um acidente de trabalho. José Cesário de Melo, conhe-cido como “Seu Bigode”, cortava os galhos de uma árvore em sua residência, situada no bairro Santa Eugênia, quando perdeu o controle da motosserra e acabou cortando o pesco-ço.

O irmão da vítima, Cí-cero Cesário de Melo, de

49 anos, estava ajudando-o a realizar a poda da man-gueira e testemunhou todo o acidente. Aos bombeiros, relatou que tudo aconteceu

muito rápido e que não sabe como o irmão con-seguiu perder o controle da máquina. O irmão e ele sobrevivem realizando po-

das de árvores na cidade, possuem uma larga experi-ência no manuseio do equi-pamento.

José sofreu um corte profundo no pescoço e acabou perdendo muito sangue, após o acidente, o corpo ficou preso nos ga-lhos da árvore até ser reti-rado pelo Corpo de Bom-beiros. Ele chegou a ser resgatado com vida, mas não resistiu ao ferimento e faleceu antes de chegar ao hospital.

Em assalto, mulher reage e quase é baleada na cabeça

Uma mulher de 49 anos, de identida-de não revelada,

foi vítima de um assalto na terça-feira (17) e qua-se terminou baleada na cabeça após reagir a abor-dagem dos criminosos. De acordo com a Polícia Civil, ela estava em seu veículo seguindo pela ave-

nida Lúdio Martins Coe-lho quando, na região do bairro Taveirópolis, uma dupla a abordou em outro veículo.

O passageiro teria sa-cado o revólver e amea-çado a mulher, pedindo que a mesma entregasse a bolsa para ele. Neste mo-mento, a vítima reagiu ba-

tendo no criminoso com a bolsa, porém, o meliante puxou o gatilho da arma, por sorte, o revólver fa-lhou. Assustada, a mulher entregou a bolsa para os bandidos, que fugiram logo depois.

A recomendação da polícia é que a vítima não reaja durante ação de ban-

didos e que sempre siga as ordens do assaltante, este tipo de comportamen-to evita que uma tragédia aconteça. A bolsa da mu-lher foi encontrada por populares no mesmo dia, na região do bairro Gua-nandi, ela perdeu dinheiro, cartões de crédito e dois aparelhos celulares.

Em cinco meses, 70 toneladas de drogas foram apreendidas

Mais de 70 tone-ladas de drogas foram apreen-

didas em Mato Grosso do Sul apenas nos primeiros cinco meses de 2014. A in-formação foi confirmada na terça-feira (17) pela Se-cretaria do Estado de Jus-tiça e Segurança Pública (Sejusp), o número é bas-tante superior ao mesmo período de 2013, quando foram apreendidas 33 to-neladas de drogas.

O balanço aponta que, apenas em Campo Gran-de, foram apreendidas 14,6 toneladas de drogas, mais de 1.200 pessoas pre-sas por tráfico em todo o estado. Outra informa-ção importante é quanto o aumento na apreensão de cocaína e derivados; nestes primeiros meses de 2014 a polícia recolheu mais de 770 quilos em todo o Estado, no ano an-terior foram 470 quilos.

No mês de maio a polí-cia de Mato Grosso do Sul efetuou o maior número de apreensões de entorpe-centes do ano. Apenas o Departamento de Opera-ções de Fronteira (DOF)

apreendeu mais de 6 to-neladas de maconha no mês. Já a DENAR (Dele-gacia Especializada de Re-pressão ao Narcotráfico) apreendeu, neste mesmo período, quase 700 quilos de maconha e 38 quilos de cocaína, além de instaurar 131 inquéritos policiais contra pessoas acusadas de envolvimento com o tráfico.

Segundo a Sejusp, a Polícia Rodoviária Esta-dual (PRE) é responsá-vel por mais da metade das drogas apreendidas em Mato Grosso do Sul. Para ter uma noção deste

trabalho, nos primeiros cinco meses deste ano os rodoviários recolheram 32 toneladas de maconha e quase 200 quilos de co-caína.

A Secretaria aponta que, a marca de 70 tone-ladas de drogas apreendi-das, é resultado também das maiores apreensões já feitas no estado nos últi-mos anos. A maior delas aconteceu no dia 16 de maio, em Paranaíba, quan-do a PRE apreendeu um caminhão na rodovia MS-240 com quase 10 tonela-das de maconha escondi-da sob uma carga de trigo.

IncineraçãoA Denar pretendia in-

cinerar as drogas na terça--feira (24), no frigorífico JBS Friboi, na saída para Sidrolância, em Campo Grande. Entretanto, pro-blemas na agenda da em-presa acabaram obrigando a Delegacia a cancelar o ato, que faria parte das ce-lebrações em torno da Se-mana Nacional Antidro-gas, realizada entre os dias 18 a 26 de maio, em todo o país. A queima dos en-torpecentes foi transferida para a primeira quinzena de julho, ainda sem uma data definida.

Jesus, presença real na Eucaristia

Há cinco grandes milagres da Eucaristia, cujas provas existem até hoje, e um deles é o da cidade de Lanciano: um sacerdote tinha dúvidas a respeito da Eucaristia e, na hora da celebração da missa, depois de já ter dito as palavras da con-sagração, a hóstia que elevava transformou-se em um pedaço de carne, visível, palpável. Ele en-tão olhou para dentro do cálice e ali havia sangue vivo.

Entre lágrimas, o sa-cerdote falou ao povo de suas dúvidas e do milagre que o Senhor estava realizando. Até hoje estão guardados a hóstia tornada carne e o sangue, coagulado. Nos anos 70, muitos questio-naram se aquilo era ver-dade, e a Igreja permitiu que se fizessem exames.

A primeira consta-tação a que chegaram foi a de que se tratava

realmente de carne e de sangue humanos; o sangue era do tipo AB, o mais comum entre os judeus, e a cada dia que o examinavam tinha--se a impressão de que a carne e o sangue eram de um mesmo corpo, e aquele pedaço de carne – isso é o mais bonito – era do miocárdio, do coração.Meu irmão, na Eucaristia há um cora-ção humano, que sente, sofre, bate por nós!

Em João, capítulo 6, vemos que Jesus fez do pão o que quis, multipli-cando-o. É o que ocorre na Eucaristia, quando Deus faz do seu corpo o pão que nos alimenta e do seu sangue o vinho que nos sacia, tudo para que sejamos salvos.

“Quem come minha carne e bebe meu san-gue tem a vida eterna, e eu ressuscitarei no úl-timo dia”, diz a Palavra de Deus.

Page 15: Edição 135

.com.br Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 - Página 15l berdade!

!

EMPRESARIAL E ECONOMIA

André Farinha

Brasil cai para 5º nas vendas globais de carros

“Dia do Crédito” dará informações sobre financiamento

O mercado brasi-leiro de veícu-los caiu para a

5ª colocação nas vendas globais de abril, após so-frer queda de 11,7% em relação ao mesmo mês de 2013. Foram 279.759 unidades comercializadas ante as 316.670 de abril do ano passado. Com o recuo, o Brasil perdeu a 4ª colocação geral para a Alemanha, maior mer-cado europeu, que teve retração menor no perío-do, de 3,6%, com 291.831 emplacamentos.

No acumulado de 2014, porém, o Brasil segue como o 4º maior mercado de veículos do mundo de acordo com o balanço da Jato Dyna-mics, consultoria especia-lizada na indústria auto-mobilística. Entre janeiro e abril, foram comercia-lizadas 1.054.133 uni-dades no País contra as 1.050.849 emplacadas no mercado alemão. A Chi-na segue líder isolada no ano, com 5,1% de avanço

e 6,8 milhões de veículos emplacados nos quatro primeiros meses.

Com uma das maiores altas em 2014, os Estados Unidos vêm mostrando mês após mês que seu mercado está recuperado da crise econômica que assolou o país no fim de 2008. Em abril, os norte--americanos emplacaram 1,3 milhão de unidades. Japão também mantém a terceira colocação ge-ral, seguido por Brasil, Alemanha, Rússia, Índia, França, Grã-Bretanha e Canadá — os dez maiores mercados de veículos do planeta.

Volkswagen é líder em abril - A disputa entre os fabricantes segue agitada em 2014. Segundo o rela-tório da Jato, a Volkswa-gen foi a maior do mun-do no mês de abril, com 510.785 unidades em-placadas globalmente, superando a Toyota, que somou 504.109 modelos comercializados no perí-odo.

Uso de robôs cresce nas novas linhas de montagem

Vinte anos após a onda de investi-mentos em inova-

ção tecnológica desencade-ada pela abertura comercial do início da década de 90, seguida pela chegada de montadoras francesas e japonesas, a indústria auto-mobilística brasileira vive um novo ciclo de moder-nização com a inserção do país na rota das platafor-mas de produção globais.

Tomadas por robôs e equipamentos inteligen-tes, as fábricas que estão sendo inauguradas por montadoras novatas, ou atualizadas pelas marcas de longa data no país, são o melhor retrato do progres-so na automação industrial desse setor. Elas reúnem tecnologias que chegam

não apenas para alinhar os carros daqui aos padrões de qualidade dos merca-dos mais exigentes, mas também para melhorar a produtividade das linhas, o que tem sido considerado um dos maiores desafios da indústria com a escala-da dos custos de mão de

obra e matéria-prima dos últimos anos.

Duas décadas atrás, as montadoras empregavam quase 80 trabalhadores a cada mil veículos produzi-dos. Hoje, chegam a igual volume com menos da me-tade dessa força de traba-lho: 35 operários a cada mil

unidades.A automação é maior

nas linhas de pintura e soldagem, onde a pre-sença maciça de robôs praticamente dispensa a atuação humana. E como os equipamentos são mais eficientes, as novas fábri-cas, segundo montadoras que finalizaram investi-mentos recentes, ainda conseguem reduzir em até 40% o custo com insumos como energia e água a cada automóvel que sai da linha de montagem.

Somam-se a isso ga-nhos de ergonomia - dado o menor esforço braçal dos operários -, maior controle da produção e flexibilidade para interfe-rências nas linhas de pro-dução. (Fonte: valor)

Acontece nesta se-mana, em Cam-po Grande, o

chamado “Dia do Crédi-to”. O evento é promovi-do pelo Banco da Gente, em parceria da Prefeitura Municipal, com a finali-dade de disponibilizar in-formações sobre as linhas de financiamento á juros baixos da instituição. A data está agendada para a quarta-feira (25).

A instituição de cré-dito Banco da Gente,

mantida pela Prefeitura de Campo Grande, pro-moverá o evento na sede do Sebrae/MS, em Cam-po Grande, a entidade é a responsável pela realiza-ção do Dia do Crédito.

Segundo as informa-ções, o serviço é aberto ao público e totalmente gratuito. Para os interessa-do em participar da ação basta procurar a sede do Sebrae, situada na avenida Mato Grosso, 1.661, re-gião central da Capital

Projeto que revitaliza centro da Capital será retomado

Parado desde meados de 2012, quando a Prefeitura Munici-

pal exigiu dos comercian-tes da área central que tro-cassem a faixada das lojas, o Plano de Revitalização da Área Central de Campo Grande, ou simplesmente programa “Reviva Cen-tro”, deverá ser retomado assim que o Ministério do Planejamento, do Gover-no Federal, enviar o seu parecer. Na quarta-feira (18), comerciantes e mem-bros da diretoria da Câma-ra dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG) estiveram reunidos

com o prefeito Gilmar Olarte (PP) para debater a temática e a continuidade do projeto.

O programa municipal começou a ser executado em 2009, ainda na gestão do ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), mas ficou parado no último no. Quando assumiu o cargo, em março deste ano, Olar-te garantiu aos comer-ciantes e empresários do centro da Capital a con-tinuidade do projeto, que fora dividido em quatro etapas. “Vamos construir esse processo em conjun-to, discutindo com todas as partes envolvidas e sem mais discursos, pois o mo-

mento é de ação. E ação rápida para obtenção de re-cursos que garantam o iní-cio da execução das obras”, assegurou o prefeito.

Presente no encontro, o presidente da CDLCG, Ricardo Kuninari, expres-sou a ansiedade do seg-mento para que o projeto possa avançar. “Estamos juntos desde o início da construção desse projeto e a expectativa é ver tudo isso se concretizar. A CDL se coloca à disposição da prefeitura para estar junto neste processo e ter par-ticipação ativa nas discus-sões da revitalização, já que afeta diretamente o nosso segmento”, disse.

O “Reviva Centro” envolve mais de 90 ações estratégicas e tem a fina-lidade de proteger o patri-mônio histórico e cultural, valorizar o espaço público e a economia da região, fomentar eventos e ati-vidades de lazer, além de fortalecer a administração pública nas áreas de fisca-lização e monitoramento da Zeic/Centro.

A Orla Morena, Orla Morena 2 e Ferroviária, Praça Ary Coelho, Esta-ção Ferroviária e revita-lização do Mercado Mu-nicipal são exemplos de investimentos do Plano de Revitalização do Cen-tro.

Page 16: Edição 135

Página 16 - Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 .com.brl berdade!

!

VEÍCULOS

para pagam entos à vista

ou financiado 60xem

até

Todos nossos veículos tem vistoria veicular completae garantia de procedência

3326-5688www.vettaveiculos.com.brAv. Afonso Pena, 5800

Não beba ao dirigir

Passat Fsi V6 08/08

Cpl/Aut/Couro/10A irb/R d/Xenon/A rDig/B orb

deR$ 46.990,00 por

*R$ 44.990,00

Golf Sportline 2.0

Sandero Exp. 1.6

Q5 Ambiente 2.0 Tfsi10/11

Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/2A irb/R d/Abs

deR$ 42.990, 00

por*R$ 41.990,00

Gol G5 1.6 Power 10/11

Cpl/Cd Usb/M ilhas/Limp/D es

deR$ 28.990,00

por*R$ 27.990,00

03/03

Cpl/R d/Cd/A larm e/D esem b

deR$ 10.990,00

por*R$ 10.490,00

09/09

Cpl/Couro/Cd/R d/E strib/P rotCam b/P nNovos

Cpl/Aut/Couro/4A irb/Abs/Cd/R d/D es

Cpl/Aut/Couro/4A irb/Abs/Cd/R d/D es

deR$ 38.990,00

por*R$ 37.990,00

Corsa Sedan Pre.1.4

Ranger Cd Xlt 2.3

10/11

deR$ 54.990,00

por*R$ 53.990,00

09/10

deR$ 48.990,00

por*R$ 47.990,00

11/11

11/11

deR$

36.990,00

por*R$

35.990,00

11/11

A r/Ve

deR$

por*R$

25.990,00

A4 Ambient 2.0 Tfsi

A4 Ambient 2.0 Tfsi

Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/6A irb/R d/Abs

Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/6A irb/R d/Abs

deR$

101.990,00

26.990,00por*R$

BMW 325 I

11/12

Cpl/Aut/2A irb/Abs/Cd/R d/Limp/D es

deR$

179.990,00

por*R$

177.990,00

Fusion Sel 3.0 V6

Fusion Sel 2.5

Fusion Sel 2.3 07/07

Cpl/Aut/Couro/4A irb/Abs/Cd/R d/D es

deR$ 33.990,00

por*R$ 32.990,00

10/11

deR$

88.990,00

por*R$

86.990,00

08/08

deR$

65.990,00

por*R$

64.990,00

Azera Gls 3.3

05/06

Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/6A irb/Idrive/R d

deR$

82.990,00

por*R$

80.990,00

12/12

Cpl/Aut/Teto/M ultim /Couro/8A irb/Cd/R d/M il

deR$

92.990,00

por*R$

90.990,00

Clc 200 Sport Komp.

ASX 2.0 At

ML 350 3.0 Cdi

C3 Exclusive 1.6

Fiesta Street 1.0

Gol G2 Special

Road King Clas. 1700

BMW K 1600 Gtl

11/11

09/10

11/12

11/12

09/09

04/0409/09

09/10

11/11

06/07

06/07

09/10

13/13

11/12

Cpl/Tipt/Teto/M ultim /Cam R é/Couro/6A irb/R d Cpl/Aut/M ultim /2A irb/R d/Abs/Limp/D es

Estado 0km /Carreta A ço Galvaniz

Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/R d/Abs/Limp/D es

Cpl/Aut/Couro/2A irb/CdM p3/R d

Cpl/2A irb/Cd/D esem b

Cpl/Aut/Teto/Couro/M ultim /8A irb/R d/Abs

Cpl/Aut/Teto/M ultim /Couro/8A irb/Cd/R d/M il

Cpl/Aut/Teto/M ultim /Couro/8A irb/Cd/R d/M il

Trava/A larm e/Som

Cpl/R d18/CdM p3/Cam eraRe/Abs/Limp/D es

Cpl/Limp/D esem b

Guidão A lto/Na garantia

Cpl/2A irb/Cd/R d/D esem b/M ilha

Cpl/Aut/Couro/2A irb/R d20/Abs/M il

Top/P rotM ot/B reakLight/A poioPe

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

199.990.00

69.990,00

65.990,00

36.990,0081.990,00

13.990,0022.990,00

25.990,00 38.990,00

17.990,00 52.990,00

83.990,00

54.990,00

86.990,00

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

194.990,00

37.990,00

50.990,00

68.990,00

64.990,00

34.990,00

99.990,00

79.990,00

12.990,0021.990,00

24.990,00

16.990,00

82.990,00

53.990,00

84.990,00

BMW 320 I

BMW X5 Sport 4.4

Fit Dx 1.4 Soul Ex 1.6

Clio Sedan Exp. 1.6

Hilux Sw4 Srv 3.0 Tb

Jet Seadoo Gti 130 4-tec

Capitiva Sport 2.4

Toyota lança Etios Platinum por R$ 47.090 BMW realiza recall do modelo R 1200 GS

A Toyota anunciou na quarta-feira, 18 de junho, o lançamen-

to do Etios Platinum. Se-gundo a montadora, a série especial “agrega novos itens de série destinados a consu-midores que buscam mais conforto e sofi sticação”.

Baseada na versão XLS, a edição limitada traz grade frontal totalmente croma-da, lanternas escurecidas, moldura cromada nos faróis de neblina, friso cromado

na parte inferior do porta--malas, rodas de liga leve aro 15 (idênticas as da versão Cross), sensor de estacio-namento traseiro e bancos com revestimento de couro e imitação de couro. O mo-tor que impulsiona a novi-dade é o conhecido 1.5 16V, que entrega até 96,5 cv se abastecido com etanol. De fábrica o compacto inclui itens como ar-condicionado, airbag duplo frontal, direção elétrica, freios anti-trava-

mento (ABS) com distri-buição de frenagem (EBD), cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força, rádio CD Player com entrada USB, volan-te revestido em couro com base achatada, apliques em preto brilhante no painel e retrovisores elétricos. O Etios Platinum será vendi-do somente nas cores pra-ta e preto, ao preço de R$ 47.090 para o hatchback e R$ 49.790 no caso do sedã.

A BMW Motorrad do Brasil convo-cou os proprietá-

rios do modelo R 1200 GS, com fabricação entre maio de 2012 e julho de 2013, a comparecer a uma conces-sionária da marca e realizar, gratuitamente, a verifi cação do retentor do eixo-cardã da motocicleta e a instala-ção de uma chapa de con-tenção.

De acordo com a fa-bricante, o recall se faz ne-cessário em razão da pos-sibilidade de deslocamento do retentor, em virtude da elevação de pressão do sistema de lubrifi cação do motor. Neste caso, haveria vazamento de óleo lubrifi -cante, que poderia escorrer

para a roda traseira, com-prometendo a pilotagem da motocicleta.

Os proprietários do modelo devem entrar em contato com um dos con-cessionários autorizados da BMW para agendar a reali-zação do serviço, que pode-rá ser programado a partir do dia 18 de junho de 2014,

e o tempo gasto na realiza-ção do serviço será de apro-ximadamente uma hora. A BMW também disponibili-za o telefone 0800 707 3578 e o site ofi cial para o escla-recimento de dúvidas. Os chassis não sequenciais envolvidos são: MODE-LO DE ATÉ, R 1200 GS, Z107102, Z126913.

Juntando-se ao MINI Superleggera Vision no estande da BMW no Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2014, no último fi m de semana, estava um novo conceito de motocicleta da BMW Motorrad. Chamada de Concept Roadster, ela é sucessora da Concept Ninety, mostrada no mesmo evento no ano passado. Carplace

BMW Kinky Concept Roadster é naked de visual futurista e motor boxer

Page 17: Edição 135

Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 - Página 17.com.br

Meu espaçoARQUITETURA & DECORAÇÕES !! PorNoêmiaAnaFrazão

l berdade!

!

3349-0020Rua Joaquim Murtinho, 3100

Imobiliária

Surpreendacom estilo

Av. Coronel Antonino,2042 - Vila Lucinda

(67) 9203-0311 [email protected] A rq. Renata Z anardo

Soluções para espaços de medidas enxutasNão se sinta dentro de uma lata de

sardinha na sua própria casa! Apro-veite cada cantinho para guardar

tudo o que for preciso e lance mão de al-guns truques para fazer a área parecer maior aos olhos.

Disponha embaixo do estrado caixas de madeira ou de plástico dotadas de rodízios. Você pode, ainda, investir em uma cama que já inclua gavetões e ni-chos

Com um par do lado do outro, fi ca muito mais fácil se arrumar antes de sair de casa! Se tiver um marceneiro de confi ança, você pode encomendar uma gaveta sob medida, feita de MDF ou de compensado, com quatro rodízios.

Ao abrir, uma porta comum ocupa cerca de 80 cm dentro de um ambiente. Caso decida por um modelo de correr, você pode aproveitar essa área com prateleiras e ganhar um armá-rio, como neste projeto da Arte Toscana.

As listras do tapete de lã dão profundidade ao ambiente, en-quanto a cortina longa, pendurada rente ao teto, aumenta o pé-direito. Por ser transparente, a cortina de voal ainda deixa ver parte do terraço, expandindo a sala. (Casa abril)

Se o seu negócio é a cama box, em vez de uma cabeceira comum, escolha uma peça com espaço para acomodar o enxoval e apoiar a luminária

Page 18: Edição 135

Página 18 - Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 .com.brl berdade!

!

MS

André Farinha

Taxistas ganham o direito de fazer ‘corridas’ intermunicipais

Os taxistas de Mato Grosso do Sul ganharam o

direito de promover ‘cor-ridas’ intermunicipais, porém, a viagem é per-mitida apenas em casos considerados de urgência e emergência. Na terça--feira (17), o governador André Puccinelli, acom-panhado do diretor-presi-dente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) Youssif Domingos, assinou o de-creto que altera e acres-centa dispositivos na lei que regulamenta o serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passa-geiros. A permissão para corridas intermunicipais, embora restrita a casos emergenciais como socor-ro nas rodovias, atendi-mento a turista que esteja incluído em pacote turísti-co e em casos que exista risco, danos ou prejuízo aos passageiros, benefi -

cia diretamente há três mil taxistas de todo o estado. Para o presidente do Sindi-cato dos Taxistas de Mato Grosso do Sul (Sintaxi/MS), Bernardo Quartin, o decreto é uma grande con-quista da categoria. “Au-menta também a nossa res-ponsabilidade em cumprir as exigências, pois a fi sca-lização continua”, afi rmou Bernardo.

Desde 2011, os taxistas sul-mato-grossenses têm autorização para efetuar

“corridas” de um municí-pio para outro em caráter de urgência e emergência. O decreto assinado pelo governador agiliza o trans-porte de passageiros em casos de urgência, desbu-rocratizando o serviço, já que dispensa a necessida-de dos profi ssionais apre-sentarem o relatório de caráter de urgência para comprovar a fi nalidade da ‘corrida’ intermunicipal.

O novo decreto tam-bém altera o valor da mul-

ta aplicada aos profi ssionais que cometerem infrações previstas no inciso II, do artigo 126 (quando o taxis-ta é fl agrado dirigindo fora do perímetro urbano).

“Houve uma redução do valor da multa, que era de 100 Uferms [R$ 1,900,00] e passou para 25 Uferms [R$ 475,00]”, ex-plicou o diretor da Agepan, garantindo que a fi scaliza-ção do órgão regulamenta-dor será intensifi cada para evitar irregularidades.

Mostra de artes plásticas foi aberta na última terça-feira

Gripe A mata mulher na Capital; segundo caso de 2014

Com premiação em dinheiro para os melhores traba-

lhos expostos e entrada gratuita para o público, iníciou na terça-feira (17) o 1° Festival Municipal de Artes Plásticas de Campo Grande, que será realizado no Armazém Cultural. De acordo com a Prefeitu-ra Municipal, 119 artistas plásticos estarão expon-do três de seus trabalhos entre pintura, escultura e gravuras até o dia 17 de julho, quando se encerra a mostra.

Neste último dia de exposição, três jurados avaliarão as obras e serão distribuídas premiações para os três primeiros lu-gares de cada umas des-sas áreas, no valor de: R$ 4.000,00 para o primeiro lugar; R$ 2.000,00 para o segundo lugar; R$ 500,00 para o terceiro colocado.

Além disso, serão premia-das com R$ 500,00 outras 21 obras.

O projeto foi idealiza-do por Wenceslau Olivei-ra, César Afonso e Apres Gomes, sendo contempla-do pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) com recurso de R$ 78.362,41. Para o ar-tista plástico Wenceslau Oliveira, a mostra é neces-sária para a Capital. “Tra-balho com arte há 30 anos e junto com meus amigos decidi realizar o festival. É uma maneira de premiar e divulgar a produção de nossos artistas, uma opor-tunidade a mais para eles exporem seu trabalho. Além disso, é bom para que as pessoas possam co-nhecer melhor nossos ta-lentos e possam consumir arte, entender que é uma necessidade humana”, ex-plicou.

Olarte defende Secretaria para combater às drogas

Mais uma vez o prefeito Gil-mar Olarte

(PP) defendeu a criação de uma secretária volta-da exclusivamente para o combate às drogas e subs-tâncias ilícitas. Ao fazer uso da tribuna, na quarta--feira (18), na Assem-bleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), o chefe do Executivo Mu-nicipal anunciou que já encaminhou o projeto de criação da Secretaria Mu-nicipal de Defesa Social e Combate às Drogas para o Ministério da Justiça, a expectativa é que sejam liberados recursos para implementação das ações.

Olarte participou da abertura da 16º Semana Nacional Antidrogas, que acontece em todo o país de 18 a 26 de junho, com ações que visam o com-bate do uso de entorpe-centes. Ainda segundo o pronunciamento do pre-feito, é necessário que se faça uma ação mais “pro-

ativa do poder público no trabalho de prevenção e combate às drogas”.

Para o chefe do Exe-cutivo Municipal, toda a sociedade deve compar-tilhar o desafi o de buscar alternativas de solução. “É um problema que não diz respeito apenas à seguran-ça pública. Perpassa a edu-cação, a saúde, assistência social e a própria insti-

tuição familiar, que sofre as consequências nefas-tas disso que hoje é uma doença, da qual ninguém está livre”, observou.

Ainda segundo a fala de Gilmar Olarte, a Prefei-tura vai desenvolver ações de esporte, cultura e lazer voltadas para a juventu-de, está em planejamento a criação de núcleos nas periferias da Capital para

que sejam oferecidos aos jovens a oportunidade de desenvolver seus talen-tos esportivos e artísticos. O prefeito encerrou seu discurso ressaltando a im-portância da conclusão das Praças da Juventude nos bairros Parque do Sol e Jardim Noroeste, para que ações de combate às dro-gas possam ter início nes-tas localidades.

Mais um caso de óbito em decor-rência da Gripe

A (Infl uenza) foi registrado em Mato Grosso do Sul, de acordo com as infor-mações, uma mulher de 35 anos morreu no dia 12 des-te mês cerca de uma hora após dar entrada no Cen-tro Regional de Saúde do bairro Tiradentes. Segun-do a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), que confi rmou a morte da paciente com sintomas do vírus H1N1, informou que a vítima demorou quatro dias para procurar atendi-mento médico especiali-zado nas unidades básicas de saúde, fator este que pode ter contribuído para o agravamento da doença.

Com mais este caso, Campo Grande registra duas mortes por consequ-ência da Gripe A apenas nestes primeiros seis me-ses de 2014. No estado, o número de óbitos chega a seis, somente em Corumbá foram três vítimas fatais do vírus H1N1, o outro caso aconteceu no município de Costa Rica, o paciente con-tinha o Vírus H3N2.

Dados da Secretaria do Estado da Saúde (SES) in-dicam que, desde janeiro, foram notifi cados 272 ca-sos de gripe em MS, des-de total, 90 ocorreram na Capital, 74 em Corumbá e 27 em Caarapó. Foram confi rmados 33 casos, sen-do 23 por H3N2, nove por H1N1 e um por infl uenza.

O governador André Puccinelli, assina juntamente com a vice-governadora Simone Tebet, Youssif Domingos e o presidente do Sintaxi / MS, Bernardo Quartin Barrios.

Page 19: Edição 135

Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 - Página 19.com.br l berdade!

!

Áries (21/03 a 20/04)

Se não viajou, por que não aproveitar o feriado e curtir as coisas da sua casa, em vez de sair com amigos? Contenha sua impulsividade ao se relacionar com pessoas de outro nível so-cial.

Este feriado religioso está no jeito para você se descontrair e fazer as coisas de que mais gosta. Defenda seus pontos de vista, mas cautela com mal-entendido. Fuja de qualquer situação financeira que pode se complicar com o tempo.

Pode fazer uma certa confusão ao se relacionar com as pes-soas e, com isso, criar situação embaraçosa para você. Alguém que não via com bons olhos pode te dar uma ajuda valiosa. Ganhos financeiros em atividades ligadas ao lazer.

Não perca a chance de fazer uma viagem rápida, pois, com certeza, vai se divertir bastante. Um pouco de aventura ou um programa animado com a galera pode ser mais gostoso do que imagina. Faça de tudo para evitar desavença.

Sair da rotina e fazer um passeio diferente pode trazer mo-mentos muito gostosos, além de surpresas agradáveis. Cuidado para não se envolver em problemas de outras pessoas. Mesmo sendo feriado, vale a pena refletir sobre seu futuro profissional.

Bom dia para ficar perto das pessoas que são importantes para você. Um programa diferente vai animar o feriado e te ajudar a esquecer problema ou decepção recente. Cuidado ao se expressar.

Força astral não faltará para você conseguir algo que há mui-to tempo vem perseguindo. Se precisar fazer trabalho extra, vai dar conta do recado com facilidade. Use seu jeito conciliador para evitar atrito com pessoa que estima muito.

Bom dia para relaxar, se divertir e fazer só o que mais gosta. Aproveite o feriado para passear, se reunir com a galera ou ape-nas ficar em casa, curtindo suas coisas. Controle seu gênio para não arrumar confusão por motivo banal.

Se quiser aproveitar o dia para curtir a família e os amigos, tudo bem. Mas Júpiter pede para não se desligar de pessoas ou fatos que podem ter influência direta nos objetivos que você persegue.

Viagem rápida ou encontros com amigos vão alegrar o seu dia, mas cautela com atitudes intransigentes, pois há perigo de desentendimento. Vai se dar bem com amizades femininas, principalmente em programas ligados à música ou cinema.

Se está precisando de uma grana, esse pode ser um bom dia para trabalhar em casa ou encarar horas extras no trabalho. Suas ideias revolucionárias podem chocar algumas pessoas. Capriche ao se expressar.

Aproveite o dia para relaxar e fazer coisas que lhe dão prazer. Bom pique para sair em companhia de pessoas animadas. Use a sensibilidade ao tratar de assunto delicado em família. Com pesso-as próximas, qualquer problema será resolvido numa boa.

Touro (21/04 a 20/05)

Gêmeos (21/05 a 20/06)

Câncer (21/06 a 21/07)

Leão (22/07 a 22/08)

Virgem (23/08 a 22/09)

Libra (23/09 a 22/10)

Escorpião (23/10 a 21/11)

Sagitário (22/11 a 21/12)

Capricórnio (22/12 a 21/01)

Aquário (21/01 a 19/02)

Peixes (20/02 a 20/03)

HORÓSCOPO DA SEMANA

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 37

FAOMONITORAR

MANICUREENTRAMS

SEARACATPODREE

MOTOMRSBIRRAEB

FREUDIANAET

EELARZGELOB

IXATLCIO

ANIMAISBILHE

TERIA

Controlar(dados deaparelhostécnicos)

Númerode olhosde Argos

(Mit. grega)(?)

Stevens,cantor

britânicoBolsa de

couropara

líquidos

Animal detransporte

doslapões

Principalrio dacapitalpaulista

Tratamen-to para a

mulher ca-sada (ing.)

Teimosia tipicamen-te infantil

Destinar(verba) aum fim

específico

Nome usual de orfanatos

(?) qual: exatamen-

te igual

(?) Reich:terminouem 1945

(Hist.)Veículo

que cobrapor ban-deirada

"O (?) daTerra",

sucessode Milton

Dois dos principaisproblemas da EtiópiaVoz paraacalentar

Prefixo de "introduzir" Vazia

Integranteda políciado Bope

Letrista do clássico"Chão de Estrelas"A do homem pré-

histórico era a clava

Local devenda deingressos

Personagens comunsdas

fábulas(Lit.)

A teoriamais tra-dicional

da Psica-nálise

9, emromanos

Palavra, em francês

Terracultivada

"Em bocafechadanão (?)mosca"(dito)

Profissionalque cuidadas unhas

Verão, emfrancêsÁgua a

zero grau

3/cat — été — mot — mrs. 5/seara. 9/freudiana. 10/bilheteria. 14/orestes barbosa.

Page 20: Edição 135

.com.brPágina 20 - Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 l berdade!

!

Ousadia e charme para comemorara entrada da nova estação

FONE: 3025-7450 / 3026-2380Rua Euclides da Cunha, 1.133 - Loja 01Campo Grande - Mato Grosso do SulE-mail: [email protected]

Óculos de sol e de grau das melhores marcas

M O D APor Mary Ferreira

3026-4062Shopping Pantanal loja 60

Mary Ferreira

Roupas e acessórios para você

Modelo Emilly LimaVocê encontra estes e outros looks na loja Mistura Feminina

Page 21: Edição 135

Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 - Página 21.com.br l berdade!

!

E S T L OB E L E Z A Por Francine BitencourtPor Gracy Becker

Estas roupas você encontra na loja Cheia di Graça. Quem quiser mandar algumas sugestões de assuntos a serem falados na coluna, e-mail [email protected] ou pelo Instagran @francinebitencourt

Taylor Swift sabe divar muito bem, né? O corte no pescoço deixa o ros-to da cantora ainda mais feminino

Emma Stone cortou um pouquinho mais dos seus fi os e a gente sim-plesmente a-m-o-u o resultado fi nal

E Katie Holmes, hein? A atriz, que raramente muda o penteado, ado-tou o visual reto e despojado

Virginia Medeiros

Ligia Hans Patricia Hota Thaisa Rocha

Bruna LopesWania Figueiredo e Mariana Coppola

Katy Perry adora uma mudança ca-pilar e nunca erra. Aqui, ela mostra o bob com pontinhas verdes

A it-girl Jessica Alba é a mais nova adepta do “lob hair”: madeixas mais compridas e retinhas

Repare que as pontinhas maiores da frente deixam o penteado des-pojado, como o de Emma Roberts

Lob x bob hair: Celebridades apostam nos penteados curtinhos e despojados

Look para Copa e balada

A última chamada para o verão norte-americano é o corte de ca-belo que varia entre os ombros e o pescoço. De uns meses pra cá, celebs como Hilary Duff, Kaley Cuoco e Jessica Alba estrearam seus “lobs”, uma versão mais compridinha do já conhecido "bob". E, olha, o sucesso do novo penteado é tão grande que várias outras famosas já entraram na onda do cabelo reto e bagunçadinho. Quer ver? Confi ra beldades que estão com tudo na tendência capilar!

Olá como passaram essa semana? Na loja a semana foi uma loucura, muitas mulheres querendo looks para arrazar nos jogos da copa e outras querendo para as baladinhas que aconteceram na Cidade! Vou mostrar algumas de nossas lindas clientes que desfi -larm todas Cheia di Graça e fi zeram muito sucesso com a escolha de seus looks!

9653-8772 / 3211-7041Atendimento com hora marcada

Ateliê de unhasem acrílicos

Nail Art

francesa Enfeites 3D

Apliques

Page 22: Edição 135

.com.brPágina 22 - Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 l berdade!

!

ELEIÇÕES 2014

André Farinha

PRTB confirma Levy Fidelix para presidente da República

Como já era espera-do, o PRTB (Par-tido Renovador

Trabalhista Brasileiro) confirmou a candidatura de Levy Fidelix, 62 anos, para a presidência da República. No domingo (15), a legenda promoveu a sua convenção nacional em São Paulo (SP) e ofi-cializou a indicação, repe-tindo o nome que dispu-tou o pleito nas eleições de 2010, quando Fidelix somou 57.960 (0,06%) dos votos válidos.

Apontado como um especialista em mobilida-de urbana, Levy Fidelix defende a implantação do aerotrem, veículo seme-lhante a um metrô de su-perfície que pode ajudar a desafogar o trânsito nas principais capitais brasi-leiras. De acordo com o projeto do candidato, o veículo, semelhante a um

metrô de superfície, seria movido por condutores magnéticos.

Ao contrário de 2010, quando o partido presidi-do por Fidelix disputou o cargo sozinho, o Partido Militar Brasileiro (PMB), do astronauta brasilei-

ro Marcos Pontes e que ainda depende de regis-tro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deverá estar junto com a legen-da no pleito. O PRTB não possui nenhum re-presentante no Congres-so Nacional.

CurrículoApresentador de te-

levisão, professor uni-versitário e publicitário, o mineiro Levy Fidelix é um dos fundadores do PRTB. Fidelix é experien-te em disputar eleições desde 1992, quando fun-

dou a sigla, ele já con-correu três vezes a pre-feitura da capital paulista e duas vezes ao governo do estado. Antes de criar o PRTB (1992 a 1994), Fidelix participou da fun-dação do PL, em 1986, quando se lançou na car-

reira política - disputou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo. Depois, migrou para o PTR, onde também concorreu a um mandato de deputado fe-deral, no início dos anos 90.

Reinaldo destina R$ 1,8 milhão para saúde de 13 municípios

Treze municípios de Mato Grosso do Sul vão receber

quase R$ 1,8 milhão para a compra de equipamen-tos para a área de Saúde. O recurso é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB).

Serão contemplados os municípios de Eldora-do, Rochedo, Aquidauana, Paraíso das Águas, Miran-da, Itaporã, Tacuru, Três Lagoas, Naviraí, Selvíria, Deodápolis, Maracaju e Ri-bas do Rio Pardo. Desses, apenas Ribas do Rio Par-do é administrada por um prefeito do PSDB. O valor destinado pelo deputado Reinaldo Azambuja aos 13 municípios contemplados com verbas para aplicar no setor de Saúde já foram empenhados.

Melhoria do aten-dimento - A prefeita de Eldorado, Marta Araújo (PT), informou que a verba destinada por Reinaldo vai

contribuir com a melhoria da qualidade do atendi-mento na atenção básica no município, uma vez que vai ajudar a melhor equipar as unidades de saúde.

“Temos uma dificulda-de muito grande na área de Saúde e tudo aquilo que se conquista para o setor é de grande valia. Essa emenda do deputado Rei-naldo Azambuja veio para melhorar a qualidade do atendimento”, disse a pre-feita. Ela informou que a emenda será usada para a compra de equipamentos para o posto de central de saúde, que é pronto atendi-mento e está em reformas

e para as unidades básicas de saúde dos bairros.

O prefeito de Ribas do Rio Pardo, José Domin-gues Ramos, o Zé Cabelo (PSDB), elogiou a atua-ção do deputado Reinaldo Azambuja, que tem priori-zado suas emendas ao se-tor de Saúde.

Prioridade - Sem olhar cor partidária da adminis-tração municipal, Reinal-do tem priorizado o setor de Saúde na destinação de suas emendas parlamenta-res desde que o Pensando Mato Grosso do Sul mos-trou que essa é a priorida-de número um da popula-ção sul-mato-grossense.

Page 23: Edição 135

Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 - Página 23.com.br

!

l berdade!NUtRIÇÃOCULINÁRIA

Cueca virada

Bolachinhas de Manteiga

[email protected]

www.gbgraficaebrindes.com.br

R. Navirai, 525 - Vl. Margarida

3028-73399908-7339 / 9232-3229

LIGUE E FAÇA SEUORÇAMENTO:

Ingredientes:500 g de amido de milho5 ovos200 g de manteiga1 xícara de açúcar (chá)1 colher de fermento1 colher de essência de sua preferência (opcional)

Modo de fazer:Deixar a manteiga fora da geladeira para fi car molinha. Misturar todos os ingredientes até que solte das mãos (se precisar coloque um pouco de farinha de trigo para chegar no ponto de enrolar). Molde as bolachinhas e coloque em uma forma. Leve ao forno até dourar. Bom Apetite. (Tudo gostoso)

Ingredientes: 50 g de fermento fresco100 ml de leite morno500 g de farinha3 ovos inteiros100 g de açúcar50 g de margarina1 pitada de sal

Modo de Preparo: Dissolver 50 g de fermento em 100 ml de leite mor-no. Misture a farinha, os ovos, o açúcar, a margarina, o sal, e depois o leite e o fermento. Descanse por aproximadamente 30 minutos para crescer. Amasse e corte em retângulos e fazer um corte no meio do retângulo para virar e descansar por mais 10 minutos. Frite em óleo quente a 180°. Passar no açúcar com canela.

Conheça os tipos de maçã e os benefícios da fruta

Veja os alimentos que ajudam a baixar a pressãoInvestir em medidas simples e pode ser o sufi ciente para barrar a hipertensão e controlar seus estragos que nos fazem

É na polpa da maçã que nutrientes essenciais como

vitaminas A, B, C e E, car-boidrato (fonte de ener-gia) e potássio (importante para o coração) se con-centram. Já os compostos antioxidantes que prote-gem as células do corpo e previnem crises de asma, estão presentes na casca. É lá que também estão as fi bras, responsáveis pela sensação de saciedade e a melhora do funcionamen-to do intestino. Então, nada de descascar! Lave e esfregue bem a fruta antes de comê-la.

Além disso, estudos mostram que a maçã pos-sui uma fi bra solúvel, cha-mada pectina, capaz de diminuir o colesterol ruim e ainda combater a gastri-te e até câncer. Mas fi que de olho na quantidade: o

ideal é comer uma por dia. Como a fruta tem muita fi bra, ingeri-la em excesso pode acabar diminuindo a absorção de nutrientes. São

muitos tipos, e os mesmos benefícios.

Fuji:É fi rme e crocante. Um

pouco ácida, essa maçã vai

bem com salada de frutas, sobremesas e geleias.

Gala:Macia e bem doce, é

uma das mais ricas em antioxidantes. É um dos tipos mais consumidos no Brasil.

Red ou Argentina:Tem a polpa mais bran-

quinha e, quando está mais madura, esfarela na boca.

Verde:Tem pouco açúcar e é

bem ácida. Vai bem como complemento em pratos salgados, saladas e assados.

(Fon

te: m

dem

ulhe

r)

A cada dois minu-tos, uma pessoa morre em de-

corrência de males car-diovasculares no Brasil. Por trás do número indis-cutivelmente alarmante, muitas vezes se esconde a hipertensão, um pro-blema pra lá de traiço-eiro, porque é capaz de permanecer anos sem dar sinais. Ainda bem que, detectada precocemen-te, a situação não exige medidas drásticas. Muito pelo contrário: elas po-dem até ser saborosas, como pesquisas recentes têm comprovado ao rela-cionar certos alimentos a um menor aperto nos va-sos sanguíneos. Destaca-mos alguns companhei-ros nessa empreitada.

Suco de beterraba: Em estudos anteriores, cientistas da Universida-de Queen Mary, mostra-ram que essa receita con-seguiu derrubar a pressão em indivíduos que não penavam com o proble-ma. Agora, notaram que

o benefício é até mais ex-pressivo em quem já tem hipertensão. Dos 15 pa-cientes que participaram da nova análise, aqueles que tomaram 250 mililitros de suco de beterraba viram a pressão sistólica despencar cerca de 10 mmHg, isso signifi ca que, se uma pes-soa tem pressão de 140 por 90 mmHg, ao tomar o re-fresco a medida cairia para 130 por 90 mmHg.

Clara de ovo: Ao con-trário da gema, essa parte do alimento não tem co-lesterol. Só que essa não é sua única vantagem, como apontam pesquisadores da China. Eles descobriram que a clara tem boas do-ses de um peptídeo capaz de inibir uma enzima cuja tarefa é formar a angioten-sina, substância que con-tribui para o estreitamento dos vasos e a elevação da

pressão. A ação seria simi-lar à do captopril, medica-mento usado com a mesma fi nalidade.

Chocolate: Uma revi-são de 20 trabalhos cien-tífi cos, com mais de 800 participantes, concluiu que o doce contendo de 50 a 85% de cacau faz a pressão cair cerca de 3 mmHg. Bas-ta se deliciar com um qua-drado ou, no máximo, uma barrinha.

Uva-passa: Vem do Centro de Pesquisa em Aterosclerose e Metabolis-mo de Louisville, um ex-perimento que associou a ingestão de passas a uma redução na pressão de pes-soas pré- hipertensas. Em análise na também ameri-cana Universidade de Con-necticut, a uva natural, sem ser desidratada, se mostrou igualmente benéfi ca.

Iogurte: Um curioso

elo foi apontado por pes-quisadores da Universi-dade Tufts, nos Estados Unidos. Após avaliar os há-bitos alimentares de 2 mil pessoas por 15 anos, eles perceberam que consumir potinhos de 200 gramas de iogurte com baixo índice de gordura a cada três dias poderia reduzir em 31% o risco de desenvolver hiper-tensão. Para a nutricionista Regina Pereira, a explica-ção está no cálcio. “Na sua ausência, há aumento na concentração de vita-mina D. Isso sinaliza para o corpo que é preciso pre-servar o pouco cálcio que resta”, informa. O proble-ma é que, aí, ele adere à parede dos vasos, gerando um aumento da pressão lá dentro. Para escapar de de-sastrosas consequências, é só caprichar na ingestão de lácteos magros.

(Fon

te: m

dem

ulhe

r)

Page 24: Edição 135

Mais Liberdade para você!

O agregador de notícias moderno, prático e de fácil leitura,

que reúne todo o conteúdo veiculado diariamente.

Acessível a qualquer hora em qualquer lugar, pelo tablet ou celular.

A notícia que faz a diferença!