ecos da matriz - portaldasfreguesias.com · mas onde o serviço da autoridade é exercido no...

4
E E COS COS DA DA M M ATRIZ ATRIZ Paróquias de Caminha e Vilarelho Ano L - Nº 791 - 23 a 29 de Maio 2011 A liturgia deste domingo convida-nos a reflectir sobre a Igreja – a comunidade que nasce de Jesus e cujos membros continuam o “caminho” de Jesus, dando testemunho do projecto de Deus no mundo, na entrega a Deus e no amor aos homens. O Evangelho (Jo 14,1-12) define a Igreja: é a comunidade dos discípulos que seguem o “caminho” de Jesus – “caminho” de obediência ao Pai e de dom da vida aos irmãos. Os que acolhem esta proposta e aceitam viver nesta dinâmica tornam-se Homens Novos, que possuem a vida em plenitude e que integram a família de Deus – a família do Pai, do Filho e do Espírito. A primeira leitura (Actos 6,1-7) apresenta-nos alguns traços que caracterizam a “família de Deus” (Igreja): é uma comunidade santa, embora formada por homens pecadores; é uma comunidade estruturada hierarquicamente, mas onde o serviço da autoridade é exercido no diálogo com os irmãos; é uma comunidade de servidores, que rece- bem dons de Deus e que põem esses dons ao serviço dos irmãos; e é uma comunidade animada pelo Espírito, que vive do Espírito e que recebe do Espírito a força de ser testemunha de Jesus na história. A segunda leitura (1 Pedro 2,4-9) também se refere à Igreja: chama-lhe “templo espiritual”, do qual Cristo é a “pedra angular” e os cristãos “pedras vivas”. Essa Igreja é formada por um “povo sacerdotal”, cuja missão é oferecer a Deus o verdadeiro culto: uma vida vivida na obediência aos planos do Pai e no amor incondicional aos irmãos . in Dehonianos V DOMINGO PÁSCOA

Upload: dinhcong

Post on 14-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EECOSCOS DADA MMATRIZATRIZ Paróquias de Caminha e Vilarelho

Ano L - Nº 791 - 23 a 29 de Maio 2011

A liturgia deste domingo convida-nos a reflectir sobre a Igreja – a comunidade que nasce de Jesus e cujos membros continuam o “caminho” de Jesus, dando testemunho do projecto de Deus no mundo, na entrega a Deus e no amor aos homens.

O Evangelho (Jo 14,1-12) define a Igreja: é a comunidade dos discípulos que seguem o “caminho” de Jesus – “caminho” de obediência ao Pai e de dom da vida aos irmãos. Os que acolhem esta proposta e aceitam viver nesta dinâmica tornam-se Homens Novos, que possuem a vida em plenitude e que integram a família de Deus – a família do Pai, do Filho e do Espírito.

A primeira leitura (Actos 6,1-7) apresenta-nos alguns traços que caracterizam a “família de Deus” (Igreja): é uma comunidade santa, embora formada por homens pecadores; é uma comunidade estruturada hierarquicamente, mas onde o serviço da autoridade é exercido no diálogo com os irmãos; é uma comunidade de servidores, que rece-bem dons de Deus e que põem esses dons ao serviço dos irmãos; e é uma comunidade animada pelo Espírito, que vive do Espírito e que recebe do Espírito a força de ser testemunha de Jesus na história.

A segunda leitura (1 Pedro 2,4-9) também se refere à Igreja: chama-lhe “templo espiritual”, do qual Cristo é a “pedra angular” e os cristãos “pedras vivas”. Essa Igreja é formada por um “povo sacerdotal”, cuja missão é oferecer a Deus o verdadeiro culto: uma vida vivida na obediência aos planos do Pai e no amor incondicional aos irmãos. in Dehonianos

V DOMINGO PÁSCOA

O Boletim

Paroquial está

de

parabéns!!!!!

Entramos no

ano 50 de

publicação!

Em Maio de 1959, o Reverendíssimo Padre José Passos Vaz, surpreendia a Vila de Cami-nha com o Boletim Paroquial, o qual intitulou como “ECOS DA MATRIZ”. Durante vários anos, dezenas de anos, foi um dos raros meios de comunicação, sobretudo, para os muitos emigrantes destas terras de Caminha.

A periodicidade foi variando ao longo dos anos: no início era mensal, chegou a ser bimensal e também trimestral. Agora é sema-nal.

Esteve sem ser publicado algum tempo, devi-do à morte inesperada do Pe. David Fernan-des e Pe. José Maria Gonçalves, párocos de Caminha. Isso explica a razão de só este ano se celebrarem os 50 anos de publicação e não em 2009.

A linha editorial foi variando ao longo do tem-po. Sempre com cariz religioso, esteve ao ser-viço dos caminhenses residentes e não resi-dentes. Mas também chegou a ser Boletim Arciprestal das paróquias de Caminha, Criste-lo, Moledo, Riba de Âncora, Vile, Vila Praia de Âncora e Vilarelho.

A título de curiosidade, no ano 42º de publica-ção, a assinatura anual para Portugal era de 1.000$00, para a Europa 1.500$00 e para o resto do mundo 2.500$00.

Nos tempos de hoje está ao serviço sobretudo da Igreja e, de novo, circunscrito à vida das Comunidades Paroquiais de Caminha e Vilare-lho. É distribuído gratuitamente todos os fins

de semana no final das eucaristias, ficando também disponíveis na Igreja da Misericórdia e na Matriz e através da internet em [email protected].

Não devemos nem podemos deixar passar esta efeméride sem que reavivemos a impor-tância do gesto do Pe. Vaz em Maio de 1959.

Foi a pensar nos 50 anos de publicação que se fez o convite aos artistas caminhenses para ilustrar a primeira página do Boletim, tornan-do-a original e sobretudo “nossa”! E os resul-tados excedem as expectativas.

É para assinalar esta data que hoje reproduzi-mos capa e contra-capa do número 1.

Durante este ano vamos também publicar alguns artigos que foram escritos ao longo do tempo reavivando-nos a memória para a vivência e o sentimento das gentes de Cami-nha à luz de todos aqueles que quiseram cola-borar.

Também se informa que quem desejar consul-tar todos os números do Boletim o pode fazer na residência paroquial.

Há mais ideias para assinalar este aconteci-mento, vamos tentar que elas se concretizem. Assim como também aceitamos sugestões e colaboração!

A todos os que ao longo destes anos se empe-nharam com o seu tempo e o seu saber para a concretização deste projecto, o nosso reco-nhecido obrigado!

Parabéns!!!

Recebeu este Sábado, dia 21 de Maio de 2011, o Sacramento do Baptismo, o menino Alexan-dre José Aldeia Nova dos Santos, nascido a 31 de Agosto de 2010. É filho de José Manuel Alves dos Santos e Margarida Maria Tenedório Aldeia Nova dos Santos. O Alexandre teve como padrinhos: João José Tenedório Aldeia Nova e Ana Paula Fonseca Rodrigues.

Parabéns ao Afonso…

ECOS DA MATRIZ - 50 ANOS DE PUBLICAÇÃO

VIDA CRISTÃ

Data Limite: 15 de Setembro de 2011. Prémio: O Prémio distinguirá o melhor traba-lho posto a concurso e terá um valor de 1.500 Euros. Para mais informações consulta: [email protected]

Dia 23: - José Henrique Rodrigues Tenedório; - Luís Emílio Mendonça Valadares; - Marta Veloso Magalhães

Dia 24:

- Deolinda Couto; - Lilita Maria Gomes Maciel Pereira; - Luís Miguel de Brito Mamede Alves; - Marco Artur Lourenço Fernandes; - Rosa Maria Amorim Laranjeira Pereira.

Dia 25: - Judite Maria Pires Rodrigues das Neves; - João Alberto Afonso Carvalho.

Dia 26:

- Duarte Manuel Carrasqueira; - Marisa Soares de Almeida; - António José de Oliveira Santos Rodrigues.

Dia 27:

- Dorinda dos Anjos Lourenço; - Maria Vitória Cunha; - Maria de Lurdes Quintião da Costa Pina M. Carneiro; - Mário Pires Gomes do Rego; - Custódia Ângela Barbosa.

Dia 28:

- Conceição Baptista Esteves; - Petronila Ema Rodrigues Guerreiro Silva; - Sandra Cristina C. Catarino; - Lontina das Dores Valadares; - Palmira Ferreira Gavinho.

Dia 29:

- Benedita Alvares Rocha; - Alda Maria Valadares Branco; - Ana Paula da Silva Gonçalves de Sousa; - Vera Cristina Silva Fernandes Passos; - Ana Inês Vasconcelos.

+ Realizou-se na passada Sexta feira, dia 20 de Maio , às 14:30h, na igreja da Misericórdia, o funeral do senhor João Augusto Braga de Passos.

Foi a sepultar no Cemitério municipal de Caminha.

O “Prémio VIVAHÁ-VIDA”, é um concur-so promovido pela A s s o c i a ç ã o “VIVAHÁVIDA” que apresenta aos parti-cipantes o desafio de colocar em texto, ou vídeo, ou multimé-dia, conteúdos no âmbito genérico dos objectivos da asso-

ciação, a saber: promover o respeito pela vida humana, desde o momento da concepção até à morte natural, a promoção da dignidade da pessoa, o apoio à família e à maternidade, designadamente o apoio a mães grávidas em dificuldade, e o desenvolvimento de acções de natureza educativa com vista à implementa-ção de uma verdadeira cultura da vida e à promoção da família. Para este ano foi escolhido o seguinte slogan:

Missão: Salva o bebé!

Pretende-se premiar o conteúdo (em filme, audiovisual, texto, ou simplesmente gráfico) que contribua para:

- ajudar uma mulher com dúvidas a levar a gravidez até ao fim; - estimular uma atitude de respeito e amor perante cada nova vida humana; - uma perspectiva responsável da sexualidade humana.

Destinatários: Todos os jovens com idade compreendida entre os 14 e os 25 anos inclu-sive.

ANIVERSÁRIOS PRÉMIO VIVAHÁVIDA

DIA HORA/LOCAL INTENÇÕES

Terça Dia 24

19:00 Matriz

- Almas do Purgatório - m.c. Confraria das Almas; - Maria Martins de Sousa e família; - António de Matos Gavinho, António Maria Machado e Laura Lopes Marinho Guerreiro; - António Tavares Gomes Morte, João Francisco de Matos, Maria Alves Araújo e Padre Vaz; - João Fernando de Oliveira Alvarenga,Maria Gavinho Porto, António Fernandes Porto e Maria Josefa Porto; - Carlos Alberto Rodrigues Alves de Castro.

Quarta Dia 25

08:30 Misericórdia

- João Luís Lourenço Ribeiro, avós e padrinho; - Menino Jesus de Praga; - David Menezes.

Quinta Dia 26

18:00 Agonia Eucaristia na Capela da Senhora da Agonia

Sexta Dia 27

16:00

19:00 Matriz

Eucaristia Casa de Repouso do Bom Jesus dos Mareantes

- Irmãos da Confraria Bom Jesus dos Mareantes; - Viriato José Alves dos Santos, Ilídia de Matos, Manuel Perei-ra de Matos, Alfredo Alonso dos Santos; - Fernando Ilídio Costa Alves, José Elias Gonçalves Morte, Itel-vina de Sousa Morte; - Teresa Taveira Alves.

Sábado Dia 28

19:00 Matriz

- Damião Fernandes Porto; - Rogério António Caldas Gonçalves; - António José Correia de Faria; - João Luís Lourenço Gondarém, esposa, Maria Fernanda Ribeiro, Conceição Vieira da Rocha, filhos, nora e genro; - Miguel Cruz Rodrigues (aniv.); - 1º aniv. Mike Martins da Rocha, Luís Carlos Xavier da Silva e Fernando Daniel Valadares.

Domingo Dia 29

09:00

Vilarelho

10:30 Misericórdia

12:00 Matriz

21.30 Vilarelho

- Dom da Vida; - Mike Martins da Rocha (1ª aniv.); - Amílcar Ribas Gonçalves Pereira, pais e António Joaquim Mourão; - Domingos de Jesus Preto, pais, sogros e demais familiares; - Francisco Sá, esposa e pais. Irmãos e Benfeitores da Santa Casa da Misericórdia

Povo de Deus Procissão de Velas

Todos os dias de Maio

Mês de Maria 14:00 Lar Mareantes 17:30 Agonia 18:30 Matriz

20:30 Santo António 21:00 Vilarelho

FICHA TÉCNICA

Propriedade: Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Caminha • Director: Pe. José Filipe Sá

Colaboradores: Carlos A. Martins e Alberto Fernandes • Publicação: Semanal • Tiragem: 250 Ex. Tel.: 258 921 413

E-mail: [email protected] • Site: paroquiadecaminha.com

Serviço Religioso