paróquias de caminha e vilarelho - portaldasfreguesias.com · era recanto onde jesus descansava...

4
O 4º Domingo da Páscoa é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a litur- gia propõe, neste domingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus põe hoje à nossa reflexão. O Evangelho (Jo 10,1-10) apresenta Cristo como “o Pastor”, cuja missão é libertar o rebanho de Deus do domínio da escravidão e levá-lo ao encontro das pastagens verdejantes onde há vida em plenitude (ao contrário dos falsos pastores, cujo objectivo é só aproveitar-se do rebanho em benefício próprio). Jesus vai cumprir com amor essa missão, no respeito absoluto pela identidade, individualidade e liberdade das ovelhas. A segunda leitura (1 Pedro 2,20b-25) apresenta-nos também Cristo como “o Pastor” que guar- da e conduz as suas ovelhas. O catequista que escreve este texto insiste, sobretudo, em que os crentes devem seguir esse “Pastor”. No contexto concreto em que a leitura nos coloca, seguir “o Pastor” é responder à injustiça com o amor, ao mal com o bem. A primeira leitura (Actos 2,14a.36-41) traça, de forma bastante completa, o percurso que Cris- to, “o Pastor”, desafia os homens a percorrer: é preciso converter -se (isto é, deixar os esque- mas de escravidão), ser baptizado (isto é, aderir a Jesus e segui-l’O) e receber o Espírito Santo (acolher no coração a vida de Deus e deixar-se recriar, vivificar e transformar por ela). In “Dehonianos” E E COS COS DA DA M M ATRIZ ATRIZ Paróquias de Caminha e Vilarelho Ano LII - Nº 945 - de 11 a 17 de Maio de 2014 Boletim Paroquial IV DOMINGO DA PÁSCOA

Upload: haque

Post on 10-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Paróquias de Caminha e Vilarelho - portaldasfreguesias.com · Era recanto onde Jesus descansava dos seus trabalhos e, onde, como humano, pres-tou culto à amizade entre as pessoas

O 4º Domingo da Páscoa é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a litur-gia propõe, neste domingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus põe hoje à nossa reflexão. O Evangelho (Jo 10,1-10) apresenta Cristo como “o Pastor”, cuja missão é libertar o rebanho de Deus do domínio da escravidão e levá-lo ao encontro das pastagens verdejantes onde há vida em plenitude (ao contrário dos falsos pastores, cujo objectivo é só aproveitar-se do rebanho em benefício próprio). Jesus vai cumprir com amor essa missão, no respeito absoluto pela identidade, individualidade e liberdade das ovelhas. A segunda leitura (1 Pedro 2,20b-25) apresenta-nos também Cristo como “o Pastor” que guar-da e conduz as suas ovelhas. O catequista que escreve este texto insiste, sobretudo, em que os crentes devem seguir esse “Pastor”. No contexto concreto em que a leitura nos coloca, seguir “o Pastor” é responder à injustiça com o amor, ao mal com o bem. A primeira leitura (Actos 2,14a.36-41) traça, de forma bastante completa, o percurso que Cris-to, “o Pastor”, desafia os homens a percorrer: é preciso converter-se (isto é, deixar os esque-mas de escravidão), ser baptizado (isto é, aderir a Jesus e segui-l’O) e receber o Espírito Santo (acolher no coração a vida de Deus e deixar-se recriar, vivificar e transformar por ela).

In “Dehonianos”

EECOSCOS DADA MMATRIZATRIZ Paróquias de Caminha e Vilarelho

Ano LII - Nº 945 - de 11 a 17 de Maio de 2014

Boletim Paroquial

IV DOMINGO DA PÁSCOA

Page 2: Paróquias de Caminha e Vilarelho - portaldasfreguesias.com · Era recanto onde Jesus descansava dos seus trabalhos e, onde, como humano, pres-tou culto à amizade entre as pessoas

Rezar o terço: Não rezamos para Maria, rezamos com Maria

O terço põe-nos em comunhão com a Igreja em oração. Rezá-lo é fazer um exercício de solidariedade espiritual. Se estivermos deprimidos ou mesmo com insónias, é bom experimentarmos rezar o terço. É um óptimo calmante e não é tóxico. Basta pegar nas contas como quem segura na mão de Maria, de quem nos vem a certeza de que não estamos sozinhos. Jesus está perto de nós! Crianças, jovens e idosos, sábios e simples, todos podem encontrar sentido na oração. O terço é uma forma de aprender a rezar. Seria bom se procurássemos, cada dia, descobrir a sua actualidade e fazer dele uma das nossas orações predilectas. Podemos, por meio do terço, rezar pelos nos-sos amigos, parentes e também por aqueles que não são tão amigos, mas necessitam de oração. Podemos também juntar às nossas preces um gesto de promoção humana. Nos dias agitados de hoje, neste mundo em que a tecnologia cada vez mais se desenvol-ve, mas que o amor, a fraternidade, a tole-rância cada vez mais são deixados de lado, o terço é uma fonte de paz. Vamos rezá-lo para contemplar os mistérios da nossa fé!

Pe. Amadeu Nogueira

Betânia, a casa da fraternidade No tempo de Jesus, Betânia era uma aldeia sorridente, construída nas fraldas de uma colina de Jerusalém. Hoje é uma aldeiazita onde qualquer peregrino respira o ar que as suas lembranças tornam milagroso. Aquelas ruas encontram sentido só pela fé do visitan-te, pois, embora nada o testemunhe hoje, ali bateram em uníssono quatro grandes cora-ções: Jesus e Lazaro, Marta e Maria. Betânia acolheu! E tornou-se casa de amizade muito afectuosa. Betânia escutou! E tornou – se lugar onde humildade e fortaleza, fragilidade e resistên-cia, sonho e realismo se misturaram e alimen-

taram reciprocamente. Estas são realidades que dão força às nossas comunidades; a seiva secreta que faz florir o amor e onde se cultiva o diálogo autêntico e se tecem laços com os mais necessitados. Aquela Casa de Betânia era lar e tenda que iluminava o caminho e acolhia em seu inte-rior o Hóspede divino; dava abrigo aos cami-nhantes e aquecia o coração do peregrino fatigado; dava passagem à ternura da vida e gozava das maravilhas de Deus. Era como esposa adornada para o seu esposo ( Apoc. 21,2). As famílias e as nossas comunidades paro-quiais, são chamadas a ser betânias acolhe-doras e lares onde o cuidado pela vida se toca e vive na descoberta do mistério profun-do da amizade enraizada em Cristo. São sinais silenciosos do Espírito, a Presença que nelas faz memória de Jesus e que em cada uma derrama o amor em abundância. Betânia remete-nos para a fraternidade e para a amizade. É uma casa de irmãos, de amigos que cultivam a amizade, o cuidado da casa, na oração e no trabalho pela sobrevi-vência. Estes elementos estão presentes em qualquer família, onde os membros não riva-lizam entre si, mas colaboram uns com os outros. Naquela casa em Betânia, reinava um profun-do clima de amizade e um alto grau de intimi-dade. Era recanto onde Jesus descansava dos seus trabalhos e, onde, como humano, pres-tou culto à amizade entre as pessoas queri-das, que O acolhiam e estimavam. Marta e Maria viviam a espiritualidade da Aliança na adoração e no serviço. E exalavam o Perfume da paz e do amor. Em dia Mundial de Oração pelas Vocações, pedimos ao Senhor, que suscite na sua Igreja Santas Vocações de Consagração ao Sacerdó-cio e à Vida Consagrada, e que acolhendo com alegria o Dom da Vocação, vivam a mis-são de levar a Boa Nova a todos os homens de boa vontade.

MIRADOURO DO CONVENTO

Page 3: Paróquias de Caminha e Vilarelho - portaldasfreguesias.com · Era recanto onde Jesus descansava dos seus trabalhos e, onde, como humano, pres-tou culto à amizade entre as pessoas

ANIVERSÁRIOS Dia 11: - Carla Sofia da Silva Fão Carvalho; - Maria Amélia Rodrigues Soutulho Alves. Dia 12: - Rosa Maria Cunha Correia Araújo; - Olga Elisabete Eira Silva; - Maria Nazaré Vidigal Pires Oliveira Fife; - Paulo Emanuel Martins Dias; - João de Almeida Mamede Alves. Dia 13: - Joaquim Amadeu Bacião Martins de Amorim; - Belmira de Fátima Lourenço Fernandes; - Maria de Fátima R. da Rocha. Dia 14: - Ilda Ferreira da Silva; - Cíntia Rafaela de Sá Ribas. - Luís da Cruz Matos; - Elisabete da Costa Ferreira; - Evaristo Aníbal da Cruz Pereira; - Nuno Manuel Porto da L. Sobreiro; - Ana Paula Lopes Correia; - Ivânia Ferreira dos Santos; - Patrícia Isabel Cunha Azevedo; - Soraia Simões da Cunha. Dia 15: - Otília Isabel Soares; - Luís Alberto Catarino; - Pedro Miguel Gonçalves Giestal; - Pedro Alexandre Gonçalves Martins; - Domingos Manuel Torres Gonçalves; - Anabela Simão Porto Guerreiro. Dia 16: - Jorge Manuel Rodrigues do Paço; - Maria Emília Ferreira; - Alda Reis; - Rosa Maria Gonçalves Ferreira; - Jorge Alexandre Gonçalves da Silva. Dia 17: - Maria Cecília Afonso; - Maria de Fátima Gravato Rio Tinto; - Maria Emília Carrilho Pinheiro da Silva; - António Carlos da Silva Ramos; - Dialmira Martins Oliveira.

+ Faleceu no passado Sábado, dia 03 de Maio de 2014, o Senhor Artur Marques Rocha, aos 71 anos de idade. O seu funeral realizou-se no dia 04 de Maio na Igreja de Vilarelho. Foi a sepultar no cemitério da comunidade. As nossas mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos.

————— + Faleceu na passada segunda feira, dia 05 de Maio de 2014, a Senhora Maria Joaquina Lourenço Serro da Rocha, aos 72 anos de idade. O seu funeral realizou-se no dia 06 de Maio na Igreja de Vilarelho. Foi a sepultar no cemitério da comunidade. As nossas mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos.

————— + Faleceu na passada terça feira, dia 06 de Maio de 2014, o Senhor Luís Filipe Alves Pinheiro, aos 88 anos de idade. O seu funeral realizou-se no dia 07 de Maio na Igreja da Misericórdia. Foi a sepultar no cemitério de Argela. As nossas mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos.

————— + Faleceu na passada terça feira, dia 06 de Maio de 2014, a Senhora Adelaide Maria Fernandes, aos 78 anos de idade. O seu fune-ral realizou-se no dia 08 de Maio na Igreja da Misericórdia. Foi a sepultar no cemitério municipal de caminha. As nossas mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos.

Dois médicos encontram-se no bar do hospi-tal. Um médico comenta com o seu colega: - Ontem veio ter comigo ao meu gabinete um paciente com uma grande constipação. - E o que lhe aconselhas-te? - Aconselhei-o a tomar alguma coisa quen-te… - E então? - Pegou no meu sobretudo e desapareceu!

SORRIA!

VIDA CRISTÃ

Page 4: Paróquias de Caminha e Vilarelho - portaldasfreguesias.com · Era recanto onde Jesus descansava dos seus trabalhos e, onde, como humano, pres-tou culto à amizade entre as pessoas

Todos os dias do mês de Maio teremos o “Mês de Maria”: 14:00 Lar dos Mareantes; 16:30 Convento Sto. António; 17:30 Agonia; 18:30 Matriz; 21:00 Vilarelho.

FICHA TÉCNICA Propriedade: Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Caminha • Director: Pe. José Filipe Sá

Colaboradores: Carlos A. Martins e Ricardo Lagoa • Publicação: Semanal • Tiragem: 300 Ex. • Tel.: 258 921 413 E-mail: [email protected] • Site: paroquiadecaminha.com

Serviço Religioso DIA HORA/LOCAL INTENÇÕES

Todos os Dias

08:00 Eucaristia no Convento de St. António

Terça Dia 13

19:00 Matriz

Nossa Senhora de Fátima

- Dom da Vida; - Luís Filipe Alves Pinheiro (7º Dia); - Adelaide Maria Fernandes (7º Dia); - Raul da Rocha Peixoto (Aniv.) e José Pereira Lourenço (Aniv.); - Gaspar Marques Moreira Veiga; - Álvaro Fernandes Porto.

Quarta Dia 14

08:30 Misericórdia

S. Matias, Apóstolo

- Acção de Graças a Santa Rita; - Paulo Jorge Pires de lima (Aniv.) e avós; - João Luís Lourenço Ribeiro, avós e padrinho; - José Maria Silva Sousa.

Quinta Dia 15

18:00 Eucaristia na Capela de Nossa Senhora da Agonia

Sexta Dia 16

16:00

19:00 Matriz

Eucaristia na Casa de Repouso do Bom Jesus dos Mareantes - Umbelina Lourenço do Paço - m. c. Confraria das Almas; - António Martins; - Iracema Gavinho Porto, João Fernando Oliveira Alvarenga e família; - Domingos Santos da Silva Lima.

Sábado Dia 17

19:00 Matriz

- Umbelina Lourenço do Paço - m. c. Confraria das Almas; - Joana Fernandes Porto; - Armando José Jorge de Matos; - Madalena da Cunha Abreu.

Domingo Dia 18

09:00 Vilarelho

10:30 Misericórdia

12:00 Matriz

V DOMINGO DA PÁSCOA

- Manuel Maria Alves - m. c. Confraria das Almas; - Rita Nazaré Ramos Rodrigues, marido e filho; - Joana Maria Loureiro; - Manuel Joaquim de Matos, Rosalina Gomes de Matos e António Oli-veira Gomes. Irmãos e Benfeitores da Santa Casa da Misericórdia Povo de Deus