paróquias de caminha e vilarelho - portaldasfreguesias.com fileoraÇÃo hoje, apenas hoje,...

4
Este ano, o 13º Domingo Comum coincide com a Solenidade dos apóstolos S. Pedro e S. Paulo. A liturgia convida-nos a reflectir sobre estas duas figuras e a considerar o seu exemplo de fideli- dade a Jesus Cristo e de testemunho do projecto libertador de Deus. O Evangelho (Mateus 16,13-19) convida os discípulos a aderirem a Jesus e a acolherem-no como “o Messias, Filho de Deus”. Dessa adesão, nasce a Igreja – a comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada à volta de Pedro. A missão da Igreja é dar testemunho da proposta de salvação que Jesus veio trazer. À Igreja e a Pedro é confiado o poder das chaves isto é, de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os ensinamentos de Jesus aos desafios do mundo e de acolher na comunidade todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus ofere- ce. A primeira leitura (Atos 12,1-11) mostra como Deus cauciona o testemunho dos discípulos e como cuida deles quando o mundo os rejeita. Na acção de Deus em favor de Pedro o apóstolo que é protagonista, na história que este texto dos Atos hoje nos apresenta Lucas mostra a solici- tude de Deus pela sua Igreja e pelos discípulos que testemunham no mundo a Boa Nova da salvação. A segunda leitura (2 Timóteo 4,6-8.17-18) apresenta-se como o “testamento” de Paulo. Numa espé- cie de “balanço final” da vida do apóstolo, o autor deste texto recorda a resposta generosa de Paulo ao chamamento que Jesus lhe fez e o seu compromisso total com o Evangelho. É um texto comovente e questionante, que convida os crentes de todas as épocas e lugares a percor- rer o caminho cristão com entusiasmo, com entrega, com ânimo a exemplo de Paulo. In “Dehonianos” E E COS COS DA DA M M ATRIZ ATRIZ Paróquias de Caminha e Vilarelho Ano LII - Nº 952 - de 29 de Junho a 05 de Julho de 2014 Boletim Paroquial SOLENIDADE DE S. PEDRO E S. PAULO, APÓSTOLOS

Upload: ngoque

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Este ano, o 13º Domingo Comum coincide com a Solenidade dos apóstolos S. Pedro e S. Paulo. A liturgia convida-nos a reflectir sobre estas duas figuras e a considerar o seu exemplo de fideli-dade a Jesus Cristo e de testemunho do projecto libertador de Deus. O Evangelho (Mateus 16,13-19) convida os discípulos a aderirem a Jesus e a acolherem-no como “o Messias, Filho de Deus”. Dessa adesão, nasce a Igreja – a comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada à volta de Pedro. A missão da Igreja é dar testemunho da proposta de salvação que Jesus veio trazer. À Igreja e a Pedro é confiado o poder das chaves – isto é, de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os ensinamentos de Jesus aos desafios do mundo e de acolher na comunidade todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus ofere-ce. A primeira leitura (Atos 12,1-11) mostra como Deus cauciona o testemunho dos discípulos e como cuida deles quando o mundo os rejeita. Na acção de Deus em favor de Pedro – o apóstolo que é protagonista, na história que este texto dos Atos hoje nos apresenta – Lucas mostra a solici-tude de Deus pela sua Igreja e pelos discípulos que testemunham no mundo a Boa Nova da salvação. A segunda leitura (2 Timóteo 4,6-8.17-18) apresenta-se como o “testamento” de Paulo. Numa espé-cie de “balanço final” da vida do apóstolo, o autor deste texto recorda a resposta generosa de Paulo ao chamamento que Jesus lhe fez e o seu compromisso total com o Evangelho. É um texto comovente e questionante, que convida os crentes de todas as épocas e lugares a percor-rer o caminho cristão com entusiasmo, com entrega, com ânimo – a exemplo de Paulo.

In “Dehonianos”

EECOSCOS DADA MMATRIZATRIZ Paróquias de Caminha e Vilarelho

Ano LII - Nº 952 - de 29 de Junho a 05 de Julho de 2014

Boletim Paroquial

SOLENIDADE DE S. PEDRO E S. PAULO, APÓSTOLOS

ORAÇÃO

Hoje, apenas hoje, Procurarei viver pensando Apenas no dia de hoje, Sem querer resolver de uma só vez Todos os problemas da minha vida.

Hoje, apenas hoje, Terei o máximo cuidado na minha convivên-cia: Afável nas minhas maneiras, A ninguém criticarei, Nem pretenderei melhorar, Nem corrigir ninguém à força Senão a mim mesmo.

Hoje, apenas hoje, serei feliz na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo mas também já nes-te.

Hoje, apenas hoje, Adaptar-me-ei às circunstâncias Sem pretender que sejam todas as circuns-tâncias A adaptarem-se aos meus desejos.

Hoje, apenas hoje, Dedicarei dez minutos do meu tempo A uma boa leitura. Assim como o alimento é necessário Para a vida do corpo, Assim a boa leitura é necessária Para a vida do espírito.

Hoje, apenas hoje, Farei ao menos uma coisa que me custa fazer; E se me sentir ofendido nos meus sentimen-tos, Procurarei que ninguém o saiba.

Hoje, apenas hoje, Farei uma boa acção, E não o direi a ninguém.

Hoje, apenas hoje, Executarei um programa pormenorizado.

Talvez não o cumpra perfeitamente, Mas ao menos escrevê-lo-ei. E fugirei de dois males: a pressa e a indecisão.

Hoje, apenas hoje, Acreditarei firmemente, Embora as circunstâncias mostrem o contrá-rio, Que Deus se ocupa de mim Como se não existisse mais ninguém no mun-do.

Hoje, apenas hoje, Não terei qualquer medo. De modo especial não terei medo De apreciar o que é belo e de crer na bonda-de.

(Papa S. João XXIII)

Com a realização do “II Triatlo Longo de Cami-

nha”, organizado pela Associação de Triatlo de Caminha e pela Federação de Triatlo de

Portugal, com a colaboração da Câmara Municipal de Caminha, torna-se necessário

efectuar temporariamente o corte e condicio-namento de trânsito e estacionamento auto-

móvel, no dia 06 de Julho do corrente ano,

entre as 07:30h e as 16:00h. Na freguesia de Caminha o transito será cortado na Estrada

Nacional EN13, na rotunda junto ao Ferry-Boat, na Rua de S. João, na Praça Conselheiro

Silva Torres (Terreiro), na Rua da Corredoura, no Largo Sidónio Pais e na Estrada Nacional

EN301 em toda a extensão nos limites da freguesia de Vilarelho, o transito será tam-

bém condicionado nas freguesias de Venade,

Argela, Dem, Arga de São João, Arga de Baixo, Vilar de Mouros, Moledo e V. P. Âncora.

Mais se informa que o referido evento per-correrá também na freguesia de Covas, do

concelho de Vila Nova de Cerveira. Aproveita-se para informar que será afixado o

edital e a planta do percurso do presente corte e condicionamento de trânsito e esta-

cionamento automóvel nos locais habituais.

MIRADOURO DO CONVENTO

ALTERAÇÃO DE TRÂNSITO

ANIVERSÁRIOS Dia 29: - Ana Gonçalves Duque; - João José Moreira Clemente; - Zulmira da Cruz da Costa Braga Carrasqueira; - Mário Filipe Araújo Teixeira. Dia 30: - Filomena Correia Alves da Cruz; - Ana Maria Dantas Ribeiro Ramalhosa; - Maria Goretti Treno Gomes Rodrigues; - Maria Cristina Gonçalves Guerra; - José Manuel Calçada Rodrigues; - Maria José Martins; - André da Silva Passos Alves Barbosa. Dia 01: - Maria de Fátima G. Sobral Pereira; - Luís Filipe Gonçalves Guerra; - Simão Pedro Rodrigues Gonçalves. Dia 02: - Laurinda Cruz Teixeira; - Jone Ramalhosa da Silva; - Ricardo Oliveira Fernandes. Dia 03: - Élio Augusto Simões Favas; - Ilda da Conceição Lopes Vilarinho; - Ana Luísa Castro Ferreira Pinto; - Manuel Salvador Valadares Magalhães; - Maria Isabel Pires Lourenço; - Manuela Maria Porto Reis Lourenço; - Gonçalo Miguel Lage de Barros. Dia 04: - Marisa Alexandra Azevedo de Matos Ribas; - Carlos Daniel Capela da Silva; - Júlio Sousa Marais; - Fernanda de Jesus Rocha Porto; - Alcida Pinto Magalhães Marques; - Natália Cabanas G. Bráz; - Gonçalo Filipe Costa Varela. Dia 05: - Fernando António Serro Barrocas; - Maria de Fátima Covinha Viana; - Duarte Estêvão da Silva Carvalhosa.

A HISTORIA DA ANÉMONA SILVESTRE

Conta-se que em tempos muito antigos exis-tiu uma Ninfa das flores, cujo nome era Cló-ris; No seu jardim só entrava Zéfiro, seu ena-morado, conhecido como "Espírito do Vento do Ocidente". Nesse jardim, além da Ninfas das Flores, viviam outras lindas ninfas e entre elas havia uma muito especial, pela sua sim-patia e encantamento, que era por todos conhecida como Anémona. Um dia, Zéfiro a conheceu e passou a dar-lhe mais atenção do que dava a Clóris. Esta, ciu-menta e irritada, expulsou a bela Anémona de seu jardim para que morresse de fome e frio nas florestas selvagens. Depois de alguns dias, por felicidade, Zéfiro estava atravessando a floresta quando avis-tou a jovem Anémona, já moribunda, mas com a mesma simpatia e beleza. Imediata-mente foi até ela e converteu-a na branca e graciosa flor que nasce ao pé das árvores em tempo de primavera. Todos os anos ela flo-resce e encanta a todos com sua beleza.

Nicéas Romeo Zanchett

O POMAR Um pároco de uma aldeia tinha um belo pomar, cujas maçãs eram uma verdadeira tentação. Para que ninguém lhe tocasse, colocou, à entrada, um letreiro bem visível onde se podia ler: “Deus vê tudo”. No dia seguinte, quando ia inspeccionar os belos frutos, notou pegadas de ladrões e olhando para o letreiro viu que alguém tinha acrescentado: “Mas não acusa ninguém”.

————— BOAS PALAVRAS

Uma senhora ouve um rapaz a dizer asneiras e repreende-o: - Não tens vergonha?!... O que te diria a tua mãe se te ouvisse? - Diria: «Graças a Deus». - Não acredito, menino feio. - Diria, minha senhora! Ela é surda há mais de vinte anos.

CURIOSIDADES!

SORRIA!

FICHA TÉCNICA Propriedade: Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Caminha • Director: Pe. José Filipe Sá

Colaboradores: Carlos A. Martins e Ricardo Lagoa • Publicação: Semanal • Tiragem: 300 Ex. • Tel.: 258 921 413 E-mail: [email protected] • Site: paroquiadecaminha.com

Serviço Religioso DIA HORA/LOCAL INTENÇÕES

Todos os

Dias 08:00 Eucaristia no Convento de St. António

Quarta

Dia 02

08:30

Misericórdia

- João Luís Lourenço Ribeiro, avós e padrinho;

- António Brandão e seus familiares.

Sexta

Dia 04

19:00

Matriz

S. Isabel de Portugal

- Vetúria Jorge de Matos Esteves e Almas do Purgatório;

- Lino José Portela, pais, sogros, cunhados e sobrinhos;

- Maria de Lurdes, Jorge de Matos, Rosa Pires Longarito e António

Gomes Rego Júnior;

- Celestina Gomes;

- José Manuel Pereira Brochas, pai, avós, e tios;

- Orlando Pinto.

Sábado

Dia 05

19:00

Matriz

Santa Maria no Sábado e S. António Maria Zacarias, Presbítero

- João Ricardo Gravato (6º Mês);

- Armando José Jorge de Matos;

- Maria Celeste Gandrachão Alves, pais e família.

Domingo

Dia 06

09:00

Vilarelho

10:30

Misericórdia

12:00

Matriz

XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM

- Anair dos Anjos Gonçalves Geraldo - m. c. Confraria das Almas;

- Artur Marques Rocha - m. c. Confraria das Almas;

- João Ramos Rodrigues;

- Maria Martins Rodrigues, marido e pais;

- Domingos de Jesus Preto, pais e sogros;

- António Luís de Aragão Pereira;

- Joaquim Francisco Lourenço Vieira.

Irmãos e Benfeitores da Santa Casa da Misericórdia

Povo de Deus