eco curitiba 220

16
SHOWBIZZ: Um ano após dar à luz, Wanessa perdeu 16kg: ‘Hoje me vejo gostosa’ Pág. 10 QUINTA 02/07 Previsão do TemPo FONTE: SEXTA 03/07 SÁBADO 04/07 DOMINGO 05/07 TERÇA 30/06 QUARTA 01/07 Mín.: 8 Máx.: 17 Mín.: 9 Máx.: 18 Mín.: 12 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015 | Ano iii | edição 220 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco BRASILEIRÃO: Nikão em campo é esperança de gol contra o São Paulo Pág. 04 André Kasczeszen/APPA Novo scanner de cargas gera fiscalização mais ágil e eficiente Consumidor está pessimista. É o pior nível desde 2001 BRASIL: as perspectivas de queda na renda e de maior endividamento elevaram o pessimismo do consumidor ao maior nível em 14 anos. Pág. 03

Upload: eco-central

Post on 22-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Confira as notícias desta terça-feira.

TRANSCRIPT

Page 1: ECO Curitiba 220

SHOWBIZZ: Um ano após dar à luz, Wanessa perdeu 16kg: ‘Hoje me vejo gostosa’ Pág. 10

quinta02/07

Previsão do TemPoFonte:

SeXta03/07

SÁBaDo04/07

DoMinGo05/07

terça30/06

quarta01/07

Mín.: 8Máx.: 17

Mín.: 9Máx.: 18

Mín.: 12Máx.: 22

Mín.: 10Máx.: 19

Mín.: 10Máx.: 19

Mín.: 11Máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015 | Ano iii | edição 220 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

BRASILEIRÃO:Nikão em campo

é esperança de gol contra o São Paulo

Pág. 04

André Kasczeszen/APPA

Novo scanner de cargas gerafiscalização mais ágil e eficiente

Consumidor está pessimista. É o pior nível desde 2001BRASIL: as perspectivas de queda na renda e de maior endividamento elevaram o pessimismo do consumidor ao maior nível em 14 anos. Pág. 03

Page 2: ECO Curitiba 220

local02 Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 18.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

Guarda Municipal reforçaações no transporte coletivo

segurança

Na última sexta-feira, a Guarda Municipal realizou mais uma operação reforçada de segurança

ao transporte coletivo. Houve ação educativa no Terminal do Pinheirinho e em veículos, com passageiros de al-gumas linhas específicas que atendem a região Sul da cidade.

Nos últimos 15 dias, ações similares já fizeram abordagens a 76 linhas, dez estações-tubo e mais de 2,4 mil pessoas. Durante essas operações, seis pessoas foram detidas, por roubo, porte de substância ilícita, arma falsa e munição.

Vinte guardas e sete viaturas do nú-cleo do Pinheirinho têm atuado nessas operações, que serão em breve esten-didas a todas as regionais da cidade. O Grupo de Operações Especiais (GOE), a patrulha que atua com os cães fare-jadores e guardas à paisana também estão atuando nas ações de proteção ao transporte coletivo.

“A população tem aprovado as operações, ninguém se importa de ter a viagem atrasada em cinco ou 10 minutos para as vistorias, em prol da maior segurança”, disse o inspetor-chefe do núcleo, Adelson Lopes. “Já

chegamos a ser aplaudidos ao final de uma abordagem”, contou.

O motorista de ônibus Abraão Silva, que há seis anos atua na linha Santa Rita/ CIC e já teve a viagem interrom-pida diversas vezes pelas ações da Guarda Municipal, confirmou: “Todos os passageiros elogiam a operação, ninguém se incomoda, muito pelo contrário”, disse. “E para nós, que tra-balhamos com o transporte público, também fica muito mais tranquilo”, comentou. A dona de casa Madalena Rocha, que aguardava um ônibus para o município de Fazenda Rio Grande, ao ser informada sobre a operação pelos guardas municipais, gostou e aprovou. “Ouvimos tanta notícia ruim que aca-bamos ficando com medo de pegar ônibus, mas o trabalho da Guarda nos dá muito sossego e segurança”, disse.

Moradora de Fazenda Rio Grande, a dona de casa Romeli Pedroso utiliza frequentemente a linha que une o município ao Terminal do Pinheirinho. Ela também disse se sentir mais segura com o reforço nas ações da Guarda Municipal junto ao transporte coletivo. “Certamente os casos de roubo e van-dalismo irão diminuir com o trabalho

que eles estão fazendo”, disse.

OuTRAs AçõEsDesde o ano passado, a Operação

Presença da Guarda Municipal de Curi-tiba se repete semanalmente e ocupa terminais e estações-tubo nos horários de maior fluxo de pessoas.

No início deste ano, a Operação foi reforçada e incorporada a um pacote de medidas lançadas pela Urbs, em parceria com várias secretarias muni-cipais e com a Guarda Municipal, com o objetivo de aumentar a segurança dos passageiros e trabalhadores do transporte coletivo.

Além das ações realizadas em terminais de transporte público e estações-tubo, o pacote de medidas de segurança para o transporte cole-tivo trouxe para a Guarda Municipal uma padronização dos protocolos de atendimento.

“Em algumas situações, como fur-tos ou presença de molestadores, os guardas precisam interceptar o ônibus antes da próxima parada, por exem-plo”, informou o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frede-rico de Carvalho.

Maurilio Cheli/SMCS

Detran e autoescolas aprimoram sistema de exames práticos de direção

O Departamento de Trânsito do Paraná (De-tran) está mudando o sistema de distribuição de vagas para o exame prático de direção e, com as autoescolas, discute melhorias no projeto que já foi implantado, em fase de testes, em todo o Estado. A partir de 15 de julho, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) vão conseguir es-colher a data e o período para os testes, o que facilita a organização de agendas e o transporte dos candidatos.

“O pedido foi feito pe-los donos de autoescolas. A dificuldade era maior para empresas de cidades vizinhas às Ciretrans, com trajeto mais longo para levar o aluno e o veículo aos exames”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

COMO VAI FuNCIONARA principal mudança

no novo modelo é a adoção de um sistema digital que calcula mate-maticamente o número de vagas para cada auto-escola e faz a divisão de forma proporcional.

Antes, a distribuição de vagas era feita, em média, uma vez por mês, para cada unidade do

Detran, informando o número de processo do candidato, o dia e a hora desejada. Agora, cada autoescola poderá fazer o agendamento até às 15h do dia útil anterior ao exame. A vaga estará garantida pelo processo, de acordo com a de-manda e capacidade da empresa.

O sistema prevê ain-da uma cota mínima de exames para cada autoescola e, com isso, acabarão os encaixes de horários. O Detran dividiu também os dias de abertura de vagas por Ciretran, assim so-lucionou problemas de acesso ao sistema de habilitação, que ficava sobrecarregado e trava-va no dia de distribuição dos exames, quando os 900 CFCs do Estado en-travam no sistema.

Para a presidente da Associação dos Centros de Formação de Con-dutores do Estado do Paraná, Olga Catarina Zanoni, a mudança gera expectativas. “É neces-sário analisar se vai con-templar tudo aquilo que pedimos, mas é bom sa-ber que o Detran estará aberto para ajustes con-forme nos comunicou”, disse Olga.

Page 3: ECO Curitiba 220

Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

geral

Hospital do Trabalhador reinaugura UTI Neonatal

A Unidade de Terapia Inten-siva (UTI) Neonatal do Hospital do Trabalhador (HT), em Curiti-ba, foi reaberta nesta segunda-feira (29). A ala, que abriga oito leitos de UTI neonatal e dois de UTI pediátrica, foi inteiramente reformada com recursos do Governo do Estado e também recebeu novos equipamentos para qualificar o atendimento de crianças e bebês.

O Estado investiu quase R$ 900 mil nas melhorias, que fazem parte da estratégia da Rede Mãe Paranaense. “Com isso, garantimos uma estrutura moderna e altamente especiali-zada, permitindo que os profis-sionais do hospital continuem salvando vidas diariamente”, destacou o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Sezifredo Paz.

Em funcionamento desde 2001, a unidade é retaguarda para o atendimento de bebês de alto risco e recém-nascidos prematuros vindos da mater-nidade do hospital. Além disso, os leitos de UTI pediátrica dão suporte a crianças que dão entrada em estado grave no Pronto Socorro ou necessitam de assistência especializada após a realização de cirurgias do Centro de Atendimento Inte-gral ao Fissurado Lábio-Palatal (Caif), que funciona ao lado.

Em 15 anos, a UTI Neonatal atendeu mais de 4,8 mil pacien-tes e 80% da demanda diz res-peito a bebês recém-nascidos. Atualmente, a ala conta com 15 médicos, seis enfermeiros e 42 técnicos de enfermagem, entre outros profissionais, como fisioterapeutas.

Durante o mês de reforma, os dez leitos foram realocados em outra ala do hospital. O objetivo foi garantir o funcio-namento dos leitos, sem que houvesse a interrupção da oferta de atendimento.

O superintendente de Uni-dades Hospitalares Próprias da Secretaria da Saúde, Charles

London, afirma que o Governo do Estado tem dado grande atenção ao Hospital do Traba-lhador nos últimos anos e que os investimentos não param por aí. “Finalizamos o projeto e já estamos licitando a constru-ção do Anexo da Mulher, que será a maior obra já realizada na história do hospital desde sua inauguração, em 1947”, ressaltou.

Já previsto no orçamento de 2015, o Anexo da Mulher será uma nova ala do hospital com a vocação de oferecer atenção especializada a mães e bebês através da Rede Mãe Parana-ense. O investimento estadual será de aproximadamente R$ 10 milhões. A intenção é que as obras sejam iniciadas ainda este ano.

O espaço deve abrigar a ma-ternidade, a UTI Neonatal, en-fermarias, leitos de internação e uma série de outros setores. A abertura deste anexo fará com que o HT ganhe imedia-tamente 90 leitos, ampliando sua capacidade atual para 312 leitos.

Com a saída da maternidade para este novo prédio, o Pronto Socorro também terá sua estru-tura ampliada. “Será possível praticamente dobrar a nossa capacidade de atendimento ao trauma em emergência. Serão pelo menos 50 leitos a mais para esta área”, informou o diretor-geral do Hospital do Trabalha-dor, Geci Labres de Souza.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) durante a solenidade em comemoração aos 17 anos do Pronto Socor-ro do hospital, considerado o maior do Estado e um dos mais importantes do País.

Segundo o presidente e representante dos usuários no Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, Adilson Tremura, a população da Capital só tem a ganhar com a perspectiva de ampliação do Hospital do Trabalhador.

Venilton Küchler/SESA

Pessimismo dosconsumidores atingemaior nível desde 2001A

s perspectivas de queda na renda e de maior endivida-mento elevaram o pessimis-

mo do consumidor ao maior nível em 14 anos. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), elaborado pela Confederação Na-cional da Indústria (CNI), caiu 2,5% em junho na comparação com maio e registrou o menor nível desde junho de 2001.

Quanto menor o índice, maior o pessimismo dos consumidores. Na comparação com junho do ano passado, o índice caiu 9,5%. De acordo com a CNI, a deterioração na confiança em relação à eco-nomia é preocupante porque os efeitos ultrapassam o consumo e levam ao adiamento dos investi-mentos das empresas, dificultan-do a recuperação da economia.

A maior queda foi registrada no índice de renda pessoal, que re-cuou 12,2% de um mês para outro. O indicador de estimativa sobre a

situação financeira caiu 9,8% na mesma comparação. O índice de endividamento caiu 3,8%; e o de inflação, 0,6%. Em todos os casos, a retração no indicador demons-tra piora nas expectativas.

Elaborado em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), o Inec deste mês ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios, entre 18 e 21 de junho.

Novo scanner de cargas garante fiscalização mais ágil e eficiente

PORTO DE PARANAGUÁ

cOméRciO NAciONAl

Já está em funcionamento no cais do Porto de Paranaguá um novo scanner de cargas

que torna mais eficiente e ágil a fiscalização. Fruto de um inves-timento de R$ 15,7 milhões, o equipamento funciona como uma máquina de raio-X que faz a var-redura completa nos contêineres que passam pelo porto parana-ense. A vistoria tem sido usada, principalmente, no combate à sonegação fiscal.

As imagens escaneadas são en-viadas diretamente para o siste-ma da Receita Federal, que cruza, em tempo real, a imagem captada com os dados descritos na nota fiscal. Desta forma, o processo de fiscalização fica mais rápido e preciso. O scanner também é capaz de detectar qualquer tipo de substância ilícita ou contraban-deada, como produtos químicos e armas. A operação dura menos de um minuto. Segundo dados da Receita Federal, o processo triplica a segurança aduaneira nas fiscalizações.

Segundo o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, a aquisição dá segurança e agilidade ao porto.

“Com a nova fiscalização, vamos liberar os contêineres com total segurança e em menos tempo, barateando a logística dos clien-tes que operam por Paranaguá”, afirma Dividino. A fiscalização da Receita nos contêineres é feita por amostragem ou em cargas suspeitas de sonegação ou contrabando. Os contêineres selecionados precisam passar pelo scanner, que fica localizado em uma área sinalizada e cercada dentro da faixa portuária.

Primeiramente, o caminhão passa por uma placa que mede a radioatividade da carga. Se den-

tro do contêiner houver alguma carga, líquido ou substância com nível radioativo acima do normal, uma luz vermelha se acende e um sinal sonoro é disparado. Automaticamente, o caminhão é bloqueado e a carga fica retida para análise.

Poucos metros à frente, o ca-minhão passa por uma trave, que faz a leitura em raio-X e gera a imagem da carga na central de controle. As informações são re-passadas automaticamente para a Receita Federal, juntamente com os dados da Nota Fiscal e a placa do veículo.

André Kasczeszen/APPA

Page 4: ECO Curitiba 220

esporte04 Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

PLANETA BOLAFelipe Borges

Luz no fim do túnelO péssimo início de Brasileirão do Coritiba foi interrompido

pelo empate no Atletiba e a vitória diante do Cruzeiro, que não tiraram a equipe da zona de rebaixamento, mas apontaram que existe esperança de recuperação. O êxito diante dos mi-neiros apresentou um time muito modificado, com peças que podem fortalecer o elenco no torneio. O atacante Kléber teve uma estreia discreta, muito em função dos sete meses parado, porém deve evoluir com o decorrer dos jogos. Esquerdinha se mostrou nas duas últimas rodadas uma peça extremamente útil no meio de campo, deixando o setor bastante concorrido, com Ruy, Thiago Galhardo, Lúcio Flávio e o próprio Esquerdinha disputando apenas duas vagas.

O ataque também terá uma disputa acirrada. Marcos Aurélio, Kléber, Wellington Paulista e Rafhael Lucas brigam por dois lugares no time titular. Além disso, deve-se destacar a agra-dável surpresa do último domingo. O lateral-direito Rodrigo Ramos foi promovido das categorias de base e deu conta do recado. A tendência é que Norberto mantenha a titularidade, só que agora terá uma sombra até então inexistente. A situação alviverde ainda é preocupante, mas a apatia vista no começo do campeonato não existe mais e o aumento de qualidade e quantidade no elenco dá ao técnico Ney Franco mais material humano para acertar a equipe.

))) Rodrigo Chiamulera

O Atlético tenta se recuperar no Brasileirão enfrentando um adversário que cos-

tuma se complicar quando vem até a Arena da Baixada. Desde que o caldeirão rubro-negro foi inaugurado, em 1999, o tricolor paulista jamais venceu o Furacão. Em 13 jogos, o Atlético venceu nove vezes e aconteceram outros quatro empates. Portanto, apesar da qualidade e da boa posição do time são-paulino na tabela, não poderia haver adversário melhor para o rubro-negro voltar a ven-

cer após três jogos seguidos sem vitórias.

Para a partida diante do São Paulo, o treinador Milton Mendes terá dois importantes reforços que desfalcaram a equipe na derrota em Campinas no último domingo. Wéverton e Kadu, que estavam suspensos, estão a disposição do treinador e voltam naturalmente ao time titular.

Além disso, o chileno Vilches pode ser a novidade da equipe, mesmo que fique apenas no banco de reservas. A dúvida que Mendes tem para escalar o time fica no meio de campo. Ainda

sem encontrar um camisa 10 que se firme na posição, o técnico atleticano tem feito diversos testes e, mais uma vez, uma mudança deve ocorrer, já que Ytalo, que atuou por ali contra a Ponte Preta mais uma vez não agradou. Os concorrentes mais fortes à vaga são Felipe e Giovanni. O Furacão que deve entrar em campo terá Wéverton, Eduardo, Gustavo, Kadu e Nata-nael; Otávio, Hernani e Felipe (Giovanni); Marcos Guilherme, Nikão e Wálter. O confronto pela 10ª rodada acontece nesta quarta-feira, as 22 horas.

Atlético tenta manter tabu contra São Paulo

brasileirão

Wéverton volta para dar segurança ao sistema defensivo

Page 5: ECO Curitiba 220

Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

esporte

Marco Coelho é comentarista esportivo na Clube FM e escreve no ECO Curitiba.DE CANELA

O final de semana do fute-bol nacional foi marcado pela eliminação da Sele-

ção Brasileira da Copa América. Para muitos, nenhuma surpresa, para outros, motivo mais do que suficiente para destilar duras e severas críticas à dirigentes, comissão técnica e jogadores. Confesso que vejo um pouco de exagero e também de repetição e acrescento que o que não me causa estranheza é o fato de que além da grande e grave crise téc-nica que vivemos, a crise moral é também avassaladora.

Após a catástrofe da Copa do Mundo de 2014, muito se espe-rava de reformulação do nosso futebol, desde a alta cúpula di-retiva, como na concepção da prática em si. O que se viu foi o retorno de um técnico que se não é despreparado, é no míni-mo inexperiente para dirigir um selecionado pentacampeão mun-dial, bem como trouxe para a sua comissão técnica ex-jogadores

que mais do que incompetentes, são seus amigos pessoais. Nada demais, apenas acredito que em nosso futebol existem profissio-nais mais bem preparados para estas funções.

Em campo, uma equipe pra-ticamente igual à do vexame de 2014, “reforçada” por jogadores até aqui desconhecidos e que pouco mostraram em seus clu-bes e principalmente na seleção. Uma mistura que não deu certo, provou-se.

Refém de Neymar (foto), nosso último fora de série, craque na concepção da palavra, o Brasil não passa de uma equipe mediana, facilmente anulada por qualquer retranca de seleções sul-ame-ricanas que jogam basicamente desta forma. Se nos enfrentarem de igual para igual, seremos der-rotados, ou seja, nas próximas eliminatórias, ou calçamos as sandálias da humildade e vamos em busca de formar um time que reconhece suas limitações, ou

teremos dificuldades para chegar à Rússia em 2018.

Pelos campos do Paraná, mais uma rodada sem novidades. Jogando fora, desta vez bem, o Furacão não soube manter a vantagem adquirida e acabou so-frendo a virada frente a excelente equipe da Ponte Preta. Faltou ao Furacão um pouco de competên-cia mas também uma certa dose de sorte.

O Coritiba, nos seus domínios e com muitos desfalques, venceu a equipe do Cruzeiro, que já não tem a mesma força dos anos an-teriores e manteve a escrita de sempre fazer bons jogos em casa quando enfrenta os grandes. Pre-cisa buscar pontos fora dos seus domínios para subir na tabela.

E o Paraná, que segue na sua luta contra os problemas extra campo, buscou um ponto em Goi-ânia, ponto este que lhe mantem fora da Z4, mas que não traz conforto, já que está dela a apensa dois pontos.

PARA ONDE ESTAMOS CAMINHANDO?Arquivo Lance

Page 6: ECO Curitiba 220

gastronomia06 Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Chef & SaborPor Alexandra Gamarra

CURSO DE TECNOLOGIA E PRÁTICA CERVEJEIRAA Bodebrown sedia em julho uma nova edição do curso de

Tecnologia e Prática Cervejeira. O evento terá cinco módulos, quatro teóricos e um prático, e é realizado em parceria com o Senai de Vassouras (RJ). Os encontros discutem todo o proces-so de fabricação, da escolha do material ao envase. As aulas acontecem às sextas-feiras e sábados, de 3 de julho a 1 de agosto. Matrículas abertas. Informações: (41) 3082-6354 | www.bodebrown.com.br

FESTA JULINA DO PEqUENO COTOLENGOQuadrilha dos moradores, música sertaneja e comidas típicas

vão dar um toque de Festa Julina no já tradicional churrasco do Pequeno Cotolengo. A entrada é gratuita e parte do valor arre-cadado com a venda dos alimentos, ajuda a manter a qualidade de vida dos moradores. Participe! Dia 05 de Julho!

LOmbO REChEADOSegue a sugestão de receita

da Tirolez, uma das mais tra-dicionais marcas de laticínios do País: Lombo com Recheio Frescal Cremoso.

Ingredientes: 1 lombo suíno (cerca de 1 kg), 2 dentes de alho picados (10 g), 2 colheres (chá) de sal (8 g), ½ maço de tomilho (30 g), 1 embalagem de Creme de Queijo Minas Frescal Tirolez (220 g), 100 g

de ameixas pretas sem semente, cortadas ao meio e 2 colheres (sopa) de óleo (26 ml)

Preparo: Apoie o lombo em uma tábua e, com o auxílio de uma faca bem afiada, faça um corte no meio da peça, na horizontal, abrindo-a sem separá-la. Tempere com o alho, o sal e o tomilho. Deixe descansar por, no mínimo, 30 minutos, para que a carne fique bem temperada. Espalhe, dentro desse corte, metade do creme de queijo e as ameixas. Feche com 8 palitos e amarre com um barbante, para o recheio não sair. Em uma panela grande, aqueça o óleo e doure o lombo de todos os lados (cerca de 5 mi-nutos para cada lado). Adicione ½ xícara (chá) de água fervente, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 40 minutos, virando-o a cada 5 minutos (se necessário, adicione mais água). Na mesma panela, com o caldo da cocção, adicione o restante do creme de queijo, misturando bem para homogeneizar o molho, e deixe até levantar fervura. Espalhe o molho sobre o lombo e sirva em seguida, acompanhado de batatas ao forno.

A capital mais fria do Brasil recebe de 9 a 18 de julho o Festival de Inverno do Centro Históri-co de Curitiba. Mais de 20 estabelecimentos

da região participam do evento que reúne moda, gastronomia, cultura, serviços e bem-estar com um programa especial para a ocasião. O público poderá apreciar pratos desenvolvidos para o evento como as receitas à base de pinhão, fruto típico do inver-no paranaense, no Farnel Gastronomia Paranaense e no Jeito Mineiro. Para quem gosta de cervejas

especiais, o Jockers Pub e o Quintal do Monge ofe-recem combos especiais com cervejas artesanais. Apresentações musicais e artísticas, exposições de arte e fotografia e danças folclóricas também deixarão o festival ainda mais colorido durante o gelado inverno curitibano. A organização é da Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba. A pro-gramação completa estará disponível em breve no site da Associação: www.centrohistoricodecuritiba.com.br

Festival de Inverno no Centro Histórico

Page 7: ECO Curitiba 220

07Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

entretenimento

Page 8: ECO Curitiba 220

turismo08 Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Rios de águas límpidas reple-tos de peixes multicoloridos, enormes cachoeiras, gru-

tas, paredões rochosos e mata atlântica são apenas alguns dos encantos de Bonito. Localizada na região da Serra da Bodoquena, a menos de 3 horas de Campo Grande, a pequena cidade sul-mato-grossense oferece inúme-ras opções de esportes radicais aos seus visitantes, por isso, prepare-se, por lá só não vale ficar parado.

Devido a inúmeros acidentes geológicos, a região ao redor de Bonito tem uma grande concen-tração de calcário no solo, motivo da supertransparência da água dos rios, as principais atrações turísticas da cidade. As atividades mais cobiçadas por quem visita o local são o mergulho em cavernas com observação da fauna suba-quática e a flutuação. Usando rou-pa especial de neoprene, máscara e snorkel, o visitante se joga em rios como o Da Prata e o Formoso e deixa-se levar por águas calmas e cristalinas, observando peixes nadarem tranquilamente abaixo de seu corpo.

Outro passeio que faz sucesso entre os turistas é a visita às grutas ou cavernas de Bonito. Porém, fique atento, nesse caso é preciso mais do que vontade de conhecer, já que experiência e equipamento adequado são obri-gatórios, por isso se informe em agências de turismo locais antes de tentar se aventurar.

Bonito é um dos grandes des-taques no cenário turístico nacio-nal, especialmente quando o as-sunto é natureza. Desde meados da década de 90, quando adotou um sistema que conseguiu equi-librar visitas e conservação do meio ambiente, a cidade virou um exemplo de turismo sustentável. Por lá, a comunidade se envolve em todos os serviços oferecidos buscando a harmonia na utiliza-ção dos recursos naturais, e os turistas são obrigados por lei a pagar taxa de visita e contratar um guia credenciado para passe-ar pelas atrações turísticas locais. Tudo visando a preservação. Além das belezas naturais ao seu redor, a cidade conta com uma boa infra-estrutura com hotéis e pousadas para todos os gostos e

Bonito é rica em belezas naturais

bolsos, além de boas opções de restaurantes.

O período das chuvas, entre os meses de dezembro e março, é considerado o ideal para uma viagem a Bonito. A temporada,

marcada pela abundância de água, eleva o nível dos rios e apresenta cachoeiras caudalosas como nunca. Além disso, a ve-getação, ainda mais verde, atrai animais silvestres em busca de

alimento, tornando as atrações locais ainda mais atraentes para quem curte natureza. Já entre maio e agosto, os campos ficam mais secos, causando queimadas e afastando a fauna.

Page 9: ECO Curitiba 220

09Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

entretenimento

O espetáculo teatral “Soli-drão” realizado pela A Tração 4x4 Produções em parceria com Serafim Cia. Teatral em apenas três únicas apresen-tações no Mini Auditório do Teatro Guaíra. Escrito por Fernando Cardoso, o espe-táculo apresenta em forma de pastiche divagações em torno da solidão humana.

O homem contemporâneo aparentemente conectado em todas as mídias, interli-gado por “aparelhos inteli-gentes” deveria ter a salva-ção para dissipar uma das grandes tormentas da alma humana: a solidão. Mas na prática a situação é bem di-ferente; apesar de plugados em redes sociais, cada vez mais nossas vidas apresen-tam um vazio e cultivamos com fartura a solidão.

Ao tentar entender o mundo, as pessoas percebem que estão em conflito com sua essência humana, o que acarreta fadiga a vivência com o outro e consigo mes-mo. Explorando as obras de Friedrich Nietzsche, Clarice Lispector e Joan Miró o es-petáculo explora a solitude

da alma humana, com seus sentimentos e pensamen-tos. Através de representa-ções da psicologia, o homem depara-se diante da figura do menino e da mãe na tentativa de amenizar o so-frimento proveniente de sua incapacidade para explorar a própria solidão.

“Solidrão” transita entre conflitos e inquietações que reverberam no homem con-temporâneo. A ação torna-se o desejo para falar sobre um mundo o qual, a solidão é a verdadeira base das relações humanas. Vida, morte, amor e ódio, antíteses que fun-damentam a experiência de ser humano. Um espetáculo de Fernando Cardoso com produção executiva de Pepo Cordeiro, a companhia espera fecundar no público o desejo de vivenciar a arte teatral, e como o próprio Nietzsche afirmou: “Temos a arte para não morrer da verdade.”

SOLIDRÃODias 03, 04 e 05 de Julho,

às 20h. Valor do Ingresso. R$ 40,00 (Inteira) e R$ 20,00 (Meia).

A solidão humana é tema de espetáculo teatral curitibano

Reis do metal moderno, o Bullet For My Valentine está de volta ao Brasil, quatro

anos após bem-sucedida primeira turnê pelo país. Fenômeno do rock mundial, o grupo britânico reen-contra os fãs de Curitiba e região metropolitana, no próximo dia 10 de julho, no Vanilla Music Hall.

Neste momento, Matthew “Matt” Tuck (vocal/guitarra), Mi-chael “Padge” Paget (guitarra), Michael “Moose” Thomas (bateria) e Jamie Mathias (baixo) seguem na estrada promovendo o disco “Temper Temper” (2013) e já se preparando para o lançamento do tão aguardado novo álbum “Venom”, que chega ao mercado no dia 14 de agosto via RCA.

No repertório, os músicos devem executar as marcantes “Tears Don’t Fall”, “Waking the

Demon”, “Your Betrayal”, “Scream Aim Fire”, “All These Things I Hate (Revolve Around Me)”, “Hand of Blood”, “Hearts Burst Into Fire”, “Bittersweet Memories”, “The Last Fight”, entre outras.

Os ingressos para a perfor-mance na capital paranaense continuam à venda no site Clube do Ingresso, e nas lojas Túnel do Rock e Dr. Rock. As entradas cus-tam a partir de R $120,00 (pista estudante/promocional). Mais informações no serviço abaixo.

O Bullet For My Valentine irá gravar todas as apresentações desta turnê pela América do Sul. As imagens captadas deverão fazer parte de um próximo DVD. Após esta excursão, o Bullet For My Va-lentine vai unir forçar com Slipk-not e Lamb of God para uma longa turnê pela América do Norte.

Formada em 1998, na cidade de Bridgend, o Bullet for My Valentine é uma das principais bandas do metal contemporâneo principalmente por sempre figurar no chart da Billboard 200. Proe-minente da cena musical de Cardi-ff, é declaradamente influenciada por nomes como Metallica, Iron Maiden, Guns N’ Roses, Slayer, Judas Priest, Megadeth, Pantera, Machine Head, Testament, Stuck Mojo e Annihilator. A banda já vendeu mais de quatro milhões de álbum em todo mundo, sendo um milhão apenas nos EUA. É a banda que mais conquistou prê-mios na Kerrang!, ganhando por três vezes na categoria “Melhor Banda Britânica”, além de ter sido eleita pela própria revista Kerrang! como a 7ª melhor banda dos últimos 30 anos.

Bullet For My Valentine vem aí

Page 10: ECO Curitiba 220

showbizz10 Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 52

VDED

IGUALDADE

OITOHORAS

LIEANP

VALESUPOR

NVALISE

TAILRT

ENTIDADE

SAACEN

DCSTAS

MOEREAI

PEREGRINO

SOLNTS

SOLITARIO

Períodolegal da

jornada detrabalho

Filmeestrelado

pelaMadonna

(?) daMorte,

região daCalifórnia

Conjuntodos núme-ros reais

(Mat.)

Símbolode tempo,em Física

Produtousado emlinhas de

pipa(?)-herói: Macunaí-

ma, naLiteratura

Santa(abrev.)

Grito dedor, e àsvezes dealegria

O partici-pante deromarias

Joia pre-senteadaem bodasde prata

(?) Ange-les Lakers,equipe da

NBA

TelêSantana,

técnico defutebol

Grupo que incentiva areeducaçãoalimentarPrincípiosocial da

RevoluçãoFrancesa

Modesto; singeloCapital

alagoanado fumo

Deteriora-ções;

estragos

Alegar porhipótese Além do

mais

AutoridadeNacionalPalestinaMeridional

Cauda,em inglês

Serespiritual,evocadono Can-domblé,

comoXangô,

Oxalá ouIansã(Rel.)

600, emromanos

Finalidadedo pilão

Sílaba de"censo"Meiga;

afetuosa

Estudei novamen-te o texto

Objetoque

integra abagagem

A ele(pronome)

(?) de Deus, atraçãode Magé (RJ)

Vida (?): durabili-

dade de um aparelhoeletrônico

UT

I

L

4/dedo — tail. 5/evita. 9/solitário. 14/despretensioso.

horóscopo

Um ano após dar à luz seu se-gundo filho, Wanessa já perdeu 16 dos 20 quilos que ganhou na gestação – ela, que mede 1,59m, está com 54kg e veste manequim 38. “se não chegar aos 50kg que tinha antes, tudo bem. Talvez nunca chegarei mesmo, o corpo muda depois da gravidez. Mas quero perder pelo menos mais dois quilos”, diz a cantora. “Aos 16 anos estaria chorando, mas hoje me vejo gostosa, sou uma mulher com carne. Até gosto do meu quadril e bumbum avantajados. Ainda tem uma barriguinha que me incomoda, evito usar roupas que deixem a barriga de fora, por exemplo. E aposto no preto, que emagrece. Mas sem neuras”.

Depois de passar a adoles-cência toda atrás de dietas mi-lagrosas, Wanessa conta que só

encontrou o equilíbrio quando passou por uma reeducação ali-mentar. “Já tive muita paranoia, passava fome no colégio, botava minha saúde em risco para entrar num padrão que não é o meu. Essa ditadura da magreza me afetou demais. Nunca terei o corpo da Gisele Bündchen. Fiz todas as dietas e fui a todos os spas que você pode imaginar, mas ema-grecia e depois voltava a comer errado. Aos 19 anos fui a uma nutricionista e aprendi a comer as coisas certas”, lembra ela, que garante hoje comer de tudo, mas evita excessos.

“Meu cardápio não tem res-trição alguma. o que me faz engordar quando estou grávida é doce. Normalmente, troco fácil um chocolate por uma macarronada, mas durante a amamentação es-

tava louca por doce. Depois, essa vontade passou. Quando estou grávida, extravaso. Mas quando vejo a balança aumentando sou bem consciente, dou uma segura-da nas besteiras. claro que se vou a uma festa de criança, eu como. Mas não chuto o pau da barraca. É bem tranquilo, não passo fome nem sofro”.

Wanessa agora está mais pre-ocupada com a qualidade dos alimentos do que com as calorias. só compra orgânicos, cozinha com óleo de coco e cortou carne ver-melha, adoçantes e farinha bran-ca. “A forma como você prepara os alimentos é muito importante”, explica. “E ler o rótulo com os ingredientes também. De seis em seis meses, faço um checklist com a minha cozinheira. Vou com ela ao supermercado e anoto tudo

que ela pode comprar. Em casa, temos três fornecedores de orgâ-nicos que entregam toda semana. o preço é mais salgado, mas vale a pena, a saúde não tem preço”, diz a cantora, que leva marmita de casa quando vai ficar o dia todo fora por conta de um trabalho. “Uma boa alimentação muda tudo. Antes vivia com cólicas, meu in-testino vivia dando nó, ficava até seis dias sem ir ao banheiro”.Além da dieta equilibrada, Wanessa segue um programa de exercícios prescrito pelo educador físico Márcio Atalla. Faz pilates duas ve-zes por semana, e em outros dois dias, treinamento funcional. “con-fesso que não gosto de malhar. A única coisa que gosto é correr. Adoro fazer esteira”. com o início da nova turnê, Wanessa também queima calorias dançando.

Um ano após dar à luz, Wanessa perdeu 16kg: ‘Hoje me vejo gostosa’

Page 11: ECO Curitiba 220

11Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

nacional

Inscrições para ensino técnico começam hoje

Quem quiser concorrer a um vaga no ensino técnico pode se inscrever no Sistema de

Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisu-tec), na internet. As inscrições vão até sexta-feira (3). Para se candidatar, é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do En-sino Médio (Enem) de 2014 e não ter tirado 0 na redação.

Por meio do Sisutec, institui-ções públicas e privadas de ensino superior e de educação profissio-nal e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para participantes do Enem.

A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está pre-vista para o dia 7 de julho. A

segunda chamada deve sair no dia 14 de julho. As aulas dos cursos terão início entre os dias 3 e 31 de agosto de 2015, de acordo com o edital.

Terão prioridade no preenchi-mento das vagas os alunos de es-colas públicas e os que estudaram na rede privada, na condição de bolsista integral.

Ao fazer a inscrição, o candi-dato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. Durante o período, serão divulgadas as notas de corte de cada curso e o candidato poderá mudar as opções para as quais se inscreveu inicialmente.

No momento da inscrição, o estudante também terá que defi-

nir se deseja concorrer às vagas da ampla concorrência, àquelas destinadas aos estudantes da rede pública ou bolsistas da rede privada, ou às vagas reservadas a negros, pardos e indígenas.

As vagas remanescentes não ocupadas após as chamadas re-gulares do Sisutec poderão ser preenchidas, mediante inscrição online, por estudantes que conclu-íram o ensino médio nos últimos três anos, ou seja entre 2012 e 2014, independentemente da data de emissão do certificado. No caso das vagas remanescentes, não é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem. O período de inscrição vai de 20 de julho a 2 de agosto.

Índice que reajusta contratos de aluguel registra alta de 5,59%

Investimentos no Tesouro Direto disparam com a inflação

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que rea-justa os contratos de aluguel, registrou alta de 5,59% nos últimos 12 meses. Em junho, a variação foi 0,67% e, em maio, foi 0,41%. A variação acumulada do começo do ano até junho foi 4,33%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apre-sentou taxa de variação de 0,41%. No mês anterior, a taxa foi 0,3%. O índice rela-tivo aos bens finais variou 0,6%, em junho. Em maio, esse grupo de produtos teve variação de 0,5%.

O índice referente ao gru-po Bens Intermediários va-riou 0,36%. Em maio, a taxa havia sido 0,81%. O principal responsável por esse movi-mento foi o subgrupo ma-teriais e componentes para a manufatura, cuja taxa de

variação passou de 0,92% para 0,3%. O grupo matérias-primas brutas variou 0,24% em junho. Em maio, esse índice registrou variação de -0,6%. Os itens que mais se destacaram foram: soja (-4,07% para -0,44%), aves (-3,6% para 0,98%) e suínos (-6,18% para 6,98%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,83% em ju-nho, ante 0,68% em maio. Cinco das oito classes de despesa mostraram acrés-cimo em suas taxas. A prin-cipal contribuição partiu do grupo despesas diversas (0,87% para 5,47%). Tiveram também variação positiva alimentação (0,67% para 0,98%), transportes (0,14% para 0,28%), educação (0,44% para 0,82%) e comunicação (-0,04% para 0,25%).

A alta da inflação e a fa-cilidade cada vez maior de acesso têm provocado uma mudança no hábito de quem quer aplicar as economias. Os investimentos no Tesouro Di-reto – programa que oferece títulos públicos a pessoas físi-cas pela internet – dispararam em 2015 e bateram recorde em maio. No mês passado, as vendas de papéis por meio da modalidade somaram R$ 2,411 bilhões, o maior valor mensal da história, e pela primeira vez acima da marca de R$ 2 bilhões.

A cifra representa mais que o dobro do segundo maior volume de vendas da história, registrado em março, quando as vendas mensais tinham totalizado R$ 1,008 bilhão e ultrapassado R$ 1 bilhão pela primeira vez. O contraste é maior em relação ao ano passado, quando a média das vendas mensais foi R$ 414,8 milhões.

Em maio, o número de investidores cadastrados no programa atingiu 508 mil, acima de 500 mil pela pri-meira vez. Em 2015, cerca de 10,8 mil investidores aderiram ao Tesouro Direto por mês, contra média de 6,8 mil no ano passado. Para o professor Alexandre Espírito Santo, do Ibmec – instituição de ensino especializada em temas econômicos –, a segu-rança da aplicação, com risco praticamente zero de calote, e a inflação em alta são as principais causas do aumento do interesse no programa.

“Com a inflação ameaçan-do chegar a 9% no acumulado de 12 meses, as pessoas buscam uma forma de se pro-teger. Como a poupança, que é a aplicação mais tradicional para os pequenos investido-res, está rendendo menos que a inflação, o Tesouro Direto virou uma opção viável e atrativa”, diz o professor.

Page 12: ECO Curitiba 220

moda12 Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Fabíola MonteiroE-mail: [email protected]

Casacos estilosos e com 40% off na Charlye Madison

O inverno começou e para curtir essa estação do ano bem quentinha e estilosa, a flagship store Charlye Madison preparou uma surpresa para o público feminino: toda a coleção de casacos de lã está com 40% OFF! As peças são importadas e produzidas com lã tecnológica escovada. A loja conta com opções para as mulheres clássicas, modernas e para aquelas que têm que fazer a linha social no dia a dia. “Preparamos essa surpresa para o nosso público feminino que adora se sentir cheia de estilo e poderosa mesmo com uma roupa mais pesada como são as de inverno”, explicou o designer Charlye Madison. Saiba mais: www.charlyemadison.com

Torriton cresce no Pátio BatelO Torriton do Pátio Batel ganha dois novos espaços a partir

de hoje (30 de junho). Concebidos para proporcionar ainda mais conforto e comodidade para os clientes, o Torriton Men e o Torriton Nail são dedicados exclusivamente a serviços para homens e para cuidados com as unhas, respectivamente.

Segundo Arthur Calliari da Costa, arquiteto responsável pela ampliação, “ambos os espaços foram projetados com conceitos e design diferenciados, proporcionando uma identidade para cada um”. O Torriton Man está localizado no piso térreo do salão e dispõe de oito novas cadeiras de atendimento, com design inédito. Seguindo linguagem industrial e rústica, conta com dois materiais principais: madeira de demolição e aço envelhecido.

Acessado pelo segundo andar via um corredor escuro, o espaço tem pé direito alto e é todo decorado em branco. Para o arquiteto, “a vida e a cor do ambiente virão através das pessoas que estarão ali presentes”.

Marsalla Moda Festa Não há nada melhor do que encontrar

o vestido de festa dos seus sonhos, lindo e pronto, em um lugar seguro e de fácil acesso. Agora, as mulheres de Curitiba terão essa comodidade, com a Marsalla Moda Festa, a primeira loja exclusiva de vestidos de festa do Pátio Batel, inaugu-rada semana passada. Mais do que ofe-recer vestidos de festa em Curitiba, a loja se firma como um espaço onde sonhos se realizam, superando expectativas.

À frente da Marsalla estão os empre-sários Alcione Faoro Filho e Maria Salete Fabris, há oito anos franqueados da marca Arthur Caliman, que trazem para as clientes os mais luxuosos trajes de etiquetas desejadas, como Vivaz e Viva por Vivaz, Lourice Martinelli, Patchoulee, Mabel Magalhães e Barbara Bela.

“Temos o diferencial de trabalhar com alto padrão de acaba-mento. Além disso, a nossa loja é a melhor opção para aquela cliente que precisa encontrar tudo em um só lugar, com horário estendido, incluindo finais de semana e feriados, porque esta-mos dentro de um shopping, o mais sofisticado e completo de Curitiba”, afirma a empresária Maria Salete Fabris.

Os loiros sempre encantaram homens e mulheres. A cada tem-porada o mundo fashion aposta em novas tonalidades, mas o platinado, por exemplo, nunca saiu de moda. O que elas estão preferindo agora, principalmente nos salões de beleza de Curitiba, são os tons frios, quase cinza. O Platinum Blond, o Granny Hair ou simplesmente o cabelo bran-co ganhou muitas adeptas jovens e várias celebridades entraram na onda. Entre elas, Lady Gaga, Rihanna, Kelly Osborne, Nicole Richie e Pink. Aqui no Brasil, Ana Maria Braga e Lu Grimaldi, a Olga da novela Babilônia, estão chamando a atenção com seus novos looks.

Seja por opção fashion ou em defesa dos brancos, o grande te-

mor entre as pessoas que optam por esses cabelos é quando eles começam amarelar. São vários os fatores que deixam os fios nesse tom, desde descoloração até mesmo a água do chuveiro. E como não existem formas práticas de evitar o problema, a melhor solução é apostar em um produto que neutralize o pigmento.

A primeira dica da técnica Maria José Santos, do Centro Técnico da Keune, é para mu-lheres que adoram praticidade. O Keune Blonde Enhancing Tre-atment é um condicionador sem enxágue em forma de mousse. Ele possui pigmentos violetas que neutralizam o amarelado em cabelos loiros, descoloridos e cabelos com mechas.

))) Fabíola Monteiro

Com o frio que anda fazendo, tudo o que queremos são roupas e acessórios que

nos mantenham aquecidos. Mas, muitas vezes, nos esquecemos das mãos. As luvas são essenciais para proteger e esquentar as mãos e o corpo e ainda por cima podem acrescentar muito charme às produções de inverno.

Dê preferência aos modelos de couro, pois são mais elegantes. Pequenos detalhes e a cor escolhi-da são suficientes para expressar seu estilo. Os modelos mais longos são muito bonitos, mas exigem personalidade. Quando bem com-binadas ficam lindíssimas com ca-sacos com as mangas mais curtas, ponchos e capas.

Encare a compra de um par de luvas como um investimento. Luvas

de boa qualidade irão lhe acompa-nhar por muitos anos. Lembre-se que as luvas normalmente têm ta-manhos diferenciados; elas devem ser do tamanho certo para suas mãos, nem justas nem folgadas.

))) Etiqueta: Deve-se remover a luva da mão

direita ao cumprimentar alguém;Quando estiver à mesa, sempre

retire as luvas.

COMO UMA LUVA...

Cuidados necessários para manter o loiro platinado e o branco

Page 13: ECO Curitiba 220

13Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015www.leiaeco.com.br Eco CuritibaColuna do Pier

Espaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

Domingo que vem os alunos da Academia do Rock apresentam o Rock Hour 8, no Phoenix American Mex, a partir das 16h. A primeira edição do evento foi em dezembro de 2012, com apresentação de oito bandas. Agora, em 2015, 32 sobem ao palco do local.

Fogo amigoAo observar jornalistas criticando a crônica de outro jornalista, no caso Zeca Camargo, sobre a morte de Cristiano Araújo, começo a achar que a liberdade de imprensa está mesmo ameaçada.

NascendoEntra no ar amanhã um canal de entretenimento focado na capital paranaense, a TV Mais Curitiba. Sintonize 183 da NET.

Retorno zeroOntem o impostômetro da Associa-ção Comercial do Paraná registrou R$ 1 trilhão em tributos arrecada-dos em todo o país nas três esferas de governo. Pena que não exista um medidor oficial para saber quanto desse dinheiro foi desviado.

Um dia depois de eleita Miss Mundo Brasil 2015, Ana Luísa Castro renunciou ao título por ser casada. Somos mesmo o país da piada pronta. A paulista Catharina Choi Nunes (foto), segunda colocada no concurso, ficou com a faixa.

Divulgação

Daniel Sorrentino

Só internandoSegundo Marco Polo del Nero, presidente da CBF, Dunga vai continuar no

cargo. E nossa seleção vai continuar sem tática alguma.

Perguntar não ofende

A “mulher sapiens” Dilma Roussef resiste ou pede pra sair? Tem muito empresário acreditando na renúncia. Os outros acham que ela vai pedir pra sair.

Page 14: ECO Curitiba 220

saúde14 Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Está aquela chuva e você precisa levar seu cachorro para uma caminhada. Você não se importa e encara o tempo ruim? Se sua resposta é sim, saiba que tal atitude faz você parecer uma pessoa mais amável. Pelo menos é o que descobriu uma pesquisa: 52% dos britânicos acreditam que as pessoas com cães são mais amigáveis quando estão dando um passeio com o animal e 46% acham que an-dar com um cachorro é uma das maneiras mais fáceis de fazer amigos.

Ainda segundo o levanta-mento, 46% concordam que amar os bichinhos torna o in-divíduo mais atraente. Se for em Londres , esses números sobem para 57%. Prova disso é o caso do apresentador de TV Ben Fogle que conheceu sua esposa Marina enquanto passeava com seu cachorro:

“eu não consigo expressar os benefícios físicos, psicológi-cos e sociais de possuir um animal de estimação. Quem sabe onde eu e Marina esta-ríamos sem o nosso!”.

Pesquisa realizada pela seguradora Direct Line mos-trou que 29% dos donos de cães que possuem amigos de longa data se conhecerem durante uma caminhada com seu cachorro. De acordo com dados, 28% dos britânicos descobriram o amor pelo animal durante um momento de lazer com o bicho em um parque ou no campo.

Outra curiosidade do es-tudo aponta que mulheres não se sentem atraídas por homens que têm cães de pequeno porte e o contrário também acontece. Eles não têm atração por mulheres com cachorros de grande porte.

Os alimentos “fitness”, como barrinhas de proteína e cereais, podem prejudicar a

perda de peso. Essa é a conclusão de um estudo, que indica que os alimentos com essa descrição no rótulo podem fazer com que as pessoas comam mais deles e se exercitem menos.

Os voluntários receberam bar-rinhas de cereal com duas emba-lagens diferentes, sendo que uma apenas dizia o que era o produto e a outra continha a palavra “fitness” e uma imagem de um tênis de cor-

rida. Todos tiveram oito minutos para saboreá-los e avaliá-los. Na outra fase da pesquisa, os cientis-tas pediram que se exercitassem o quão vigorosamente gostariam em uma bicicleta depois de comer o lanche. Para aqueles que se pre-ocupavam com o peso constante-mente, o efeito da rotulagem foi significativo, levando-os a comer mais do item com a indicação “fi-tness” e gastar menos energia na fase da atividade física.

“É importante dar mais ênfa-se no monitoramento de pistas

fitness em marketing. Por exem-plo, uma marca poderia oferecer vouchers de academia ou dicas de exercícios em vez de apenas sugerir ‘fitness’ por meio de um rótulo ou imagem. Lembrar o consumidor de que o exercício é ainda necessário pode ajudar a neutralizar o efeito negativo desses alimentos com a marca de fitness”, concluíram os autores Joerg Koenigstorfer, da Universi-dade Técnica de Munique, e Hans Baumgartner, da Universidade Estadual da Pensilvânia.

Alimentos “fitness” prejudicariam perda de peso, diz estudo

Pesquisa: donos de cães são amigáveis e mais atraentes

Page 15: ECO Curitiba 220

Existe forma mais eficiente

para vender seus produtos!

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição

de “arrastão” promovido

pelo Eco Curitiba, inédito

e inovador, faz com que o

jornal seja distribuído terças e

sextas-feiras em todas as ruas

do centro da cidade, atingindo

o comércio em geral, assim

como prédios residenciais

e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Anuncie conosco, confie

na nossa estratégia para

aumentar suas vendas.

15Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

local

Page 16: ECO Curitiba 220

especial16 Curitiba, 30 de junho a 02 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba