eco curitiba 152

16
Capital recebe feira e exposição nacional de artigos funerários Medida para ampliar crédito terá alcance limitado, criticam tributaristas QUINTA 16/10 Previsão do TemPo FONTE: SEXTA 17/10 SÁBADO 18/10 DOMINGO 19/10 TERÇA 14/10 QUARTA 15/10 Mín.: 10 Máx.: 15 Mín.: 11 Máx.: 16 Mín.: 10 Máx.: 17 Mín.: 11 Máx.: 19 Mín.: 11 Máx.: 21 Mín.: 12 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014 | Ano ii | edição 152 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco SHOW: Zezé Di Camargo & Luciano, no Guaíra, na quinta e sexta-feira belezA Angélica conta que deve sua pele bonita à disciplina Pág. 10 Pág. 11 Pág. 11 Pág. 06 Pág. 07 Só um susto ! Novo exame descarta suspeita de ebola no Paraná Pág. 11 Irreverentes, Velhas Virgens confirmam apresetação em festival curitibano

Upload: eco-central

Post on 05-Apr-2016

244 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Confira as principais notícias desta terça.

TRANSCRIPT

Page 1: ECO Curitiba 152

Capital recebe feira e exposição nacional de artigos funerários

Medida para ampliar crédito terá alcance limitado, criticam tributaristas

QUINTA16/10

Previsão do TemPoFoNTe:

SeXTA17/10

SÁBADo18/10

DoMINGo19/10

TeRÇA14/10

QUARTA15/10

Mín.: 10Máx.: 15

Mín.: 11Máx.: 16

Mín.: 10Máx.: 17

Mín.: 11Máx.: 19

Mín.: 11Máx.: 21

Mín.: 12Máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 14 a 16 de outubro de 2014 | Ano ii | edição 152 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

show: Zezé Di Camargo & Luciano, no Guaíra, na quinta e sexta-feira

belezA

Angélica conta que deve sua pele bonita à disciplina

Pág. 10

Pág. 11

Pág. 11

Pág. 06 Pág. 07

Só umsusto!

Novo exame descarta suspeita de ebola no ParanáPág. 11

Irreverentes, Velhas Virgens confirmam apresetação em festival curitibano

Page 2: ECO Curitiba 152

curitiba02 Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 18.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

Prefeitura de Curitiba lança Programa de Prevenção ao Suicídio

A Secretaria Muni-cipal da Saúde lançou o Programa de Pre-venção ao Suicídio. O programa terá como foco a capacitação dos profissionais da saúde, melhoria do acolhi-mento dos pacientes e acompanhamento sistemático das pes-soas que já cometeram alguma tentativa pré-via de tirar a própria vida ou que apresen-tam algum transtorno mental. Também está prevista a instalação de um plantão técnico 24 horas.

As mortes por suicí-dio ocupam o terceiro lugar entre as mortes violentas no Brasil, ficando atrás dos ho-micídios e acidentes de trânsito. Em Curitiba, nos últimos 10 anos, a taxa média de suicídio tem ficado em torno de 4,6 por 100 mil habitantes, mas a esti-mativa é que as tenta-tivas sejam 20 vezes mais frequentes que os casos consumados.

De acordo com o di-retor do Departamento de Saúde Mental da Secretaria, Marcelo Kimati, os Centros de

Atenção Psicossocial (Caps) e as unidades de saúde – que contam com suporte de psicó-logos e psiquiatras dos Núcleos de Apoio do Saúde da Família (Nasf) – são portas de entrada para o acompanhamen-to dos indivíduos com este perfil. “Iniciamos hoje um amplo pro-cesso capacitação de profissionais de saú-de, envolvendo mais de 500 pessoas. Estas capacitações envolvem a atenção primária, os profissionais dos Nasfs e a rede de urgência e emergência. Teremos com isso uma ampla rede de acolhimento de casos de risco e tentativa prévia de suicídios”, explica.

Plantão

A intenção da Secre-taria da Saúde é am-pliar as estratégias de abordagem, criando, a partir de dezembro, um plantão técnico de atendimento qualifica-do para acolher casos de risco de suicídio em ambiente protegido e com a presença de psiquiatra, todos os dias, incluindo fins de

Moradores ajudam Prefeitura a definir obras em áreas de risco

A Secretária Municipal de Obras Públicas está realizando obras de contenção de taludes, limpeza do Rio Belém e reformas em passarelas e pontes na Regional do Boqueirão

A Secretária Municipal de Obras Públicas está realizando obras de contenção de taludes, lim-

peza do Rio Belém e reformas em passarelas e pontes na Regional do Boqueirão. A decisão sobre onde in-tervir levou em conta as avaliações e solicitações da administração regio-nal, da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e de lideranças e mora-dores de área de risco, que compõem o Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitária (NUPDEC).

Desde o início do ano passado, os moradores dessas regiões de risco participaram de treinamento de defesa civil para ajudar no trabalho de defesa da área. Dessa forma, eles ajudam como monitores da situação do rio.

“Com base nas informações da po-pulação e questões técnicas, foi feita a

recuperação das margens e a melhoria do fluxo das águas, para contenção e a reconstituição das margens. Assim haverá mais segurança aos morado-res do entorno”, explica o diretor do departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria, Wilson Machado.

Um dos casos ocorreu com o fluxo das águas no Ribeirão dos Padilhas, no Xaxim, que causou a desestabili-zação das margens e deu início a um processo erosivo próximo à ciclovia e a pista de rolamento.

No Boqueirão foram concluídas as limpezas do Rio Belém (no trecho en-tre Ruas Bley Zornig e Rio Iguaçu, para minimizar os impactos das chuvas na região. Também foi feita, em 2014, a limpeza dos canais extravasores e acumuladores junto à linha férrea no Boqueirão e na Vila Pantanal.

Elias Saade Filho, de 64 anos,

faz parte do NUPDEC. Morador do Boqueirão há mais de 40 anos, ele vivenciou a canalização de água e esgoto e as cheias do Rio Belém. Elias conhece bem os principais pontos de alagamentos e funciona como um monitor da situação para a Prefeitura. Essa orientação permite à Prefeitura de Curitiba direcionar a limpeza de áreas mais críticas do Rio Belém. “A limpeza é primordial, pois ajuda a dar vazão pelos canais em épocas de chuvas. Essa limpeza é importante para evitar estragos nos dias de chuvas prolongadas ou fortes” destaca o morador.

Outras obras em fase de conclusão na regional são a galeria de águas pluviais e as caixas de captação na Rua Diogo Mugiatti. A implantação pretende minimizar os problemas de alagamentos frequentes no bairro.

Page 3: ECO Curitiba 152

Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

paraná

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição

de “arrastão” promovido

pelo Eco Curitiba, inédito

e inovador, faz com que o

jornal seja distribuído terças e

sextas-feiras em todas as ruas

do centro da cidade, atingindo

o comércio em geral, assim

como prédios residenciais

e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Anuncie conosco, confie

na nossa estratégia para

aumentar suas vendas.

Para capacitar funcioná-rios e ampliar as possibilida-des de negócios, a Associação dos Fornecedores e Fabri-cantes de Artigos Funerá-rios (Affaf) vai promover a Exponaf 2014, Exposição de Nacional de Artigos Funerá-rios, que será realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, no Expotrade, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com o presidente da Affaf, Celso Moraes, é necessário melho-rar a relação entre o setor e o público. “Hoje existe uma barreira, um tabu. Queremos quebrar isso”, disse.

A Exponaf 2014 contará com pelo menos 50 exposi-tores, de todas as regiões do Brasil, que vão apresentar desde produtos tradicionais, como coroas de flores, velas e castiçais, até o que há de mais moderno e inovador no mercado, como carros de luxo adaptados, caixões de madei-ra nobre, urnas especiais e pu-xadores de ouro, entre outros produtos e serviços. “Algumas empresas trabalham melhor o cerimonial do velório e do

sepultamento para que as fa-mílias tenham maior conforto e se sintam um pouco mais aliviadas. Hoje tem chuvas de pétalas de rosa, revoada de pombos, máquinas de café expresso e até canja durante a madrugada”, contou.

Além da feira de negó-cios, a Exponaf conta com um ciclo de palestras com grandes nomes do mercado funerário nacional e interna-cional, como o professor Luiz Marins, que vai expor ideias para agregar valores no setor funerário, e o palestrante espanhol Leonardo Malavé, que discutirá a formação do profissional funerário. “As palestras foram colocadas na programação para agregar conhecimento e aprendizado. E é um diferencial também para atrair mais público. Certamente é uma das feiras do setor mais ricas em conte-údo”, avaliou. A programação ainda oferece, no domingo, dia 19, visitas técnicas a capelas e crematórios da capital. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.exponaf.com.br.

Curitiba recebe exposição nacional de artigos funeráriosParaná mantém

tendência de queda

homicídios dolosos

O número de homicídios do-losos caiu no primeiro se-mestre deste ano no Paraná

no comparativo com o mesmo período de 2013. O Estado re-gistrou 1.302 casos em 2014, contra 1.323 no ano passado. Os dados divulgados nesta quinta-feira (09/10) são do Relatório Estatístico Criminal, elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria de Estado da Segu-rança Pública.

O secretário estadual da Se-gurança Pública, Leon Grupen-macher, afirma que o resultado comprova a tendência de queda no índice de homicídios dolosos (aqueles com intenção de matar) verificado no Paraná nos últimos anos. Em 2013, o ano fechou com 2.572 vítimas de homicídio dolo-so, uma redução média de 18% em relação ao ano anterior.

“Temos quedas expressivas

em grandes regiões do Estado. É um resultado muito significa-tivo e que demonstra o combate permanente aos crimes contra a vida”, afirma o secretário Gru-penmacher. “Nas localidades em que houve alterações, já foi determinada a intensificação e um realinhamento nas ações das unidades policiais”, ressalta.

O secretário destaca o reforço no policiamento ostensivo com a formatura de 2.200 policiais militares em setembro e a desig-nação de delegados para todas as comarcas do Estado. “Todos estes profissionais estão atuando para que possamos avançar ainda mais no combate à criminalidade e ga-rantir mais segurança aos parana-enses”, afirma Grupenmacher.

O relatório mostra que nos pri-meiros seis meses de 2014 houve redução de homicídios em 16 das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública do Estado.

Antonio Costa

Page 4: ECO Curitiba 152

04 Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba esporte

Segundo exame negativo descarta suspeita de ebola no Brasil

sem risco

O Ministério da Saúde in-formou ontem que deu nega-tivo o resultado do segundo exame feito no paciente com suspeita de ebola. O Instituto Evandro Chagas, em Belém, confirmou que o homem de 47 anos, procedente da Gui-né, não tem o vírus.

Segundo o ministro, Ar-thur Chioro, os critérios para a alta do paciente serão analisados pela equipe médi-ca do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio, onde está internado. As pessoas que tiveram con-tato com ele, e que ficaram em observação, foram libe-radas do monitoramento.

O ministro disse que as medidas de prevenção da doença permanecem iguais. “Todas as medidas de pre-venção e de vigilância em relação ao ebola permane-cem. Ao mesmo tempo que passamos tranquilidade à população, entendemos que se trata de uma enfermidade de risco pequeno, mas que não podem ser descartadas

as medidas de prevenção”, avaliou o ministro.

O homem natural da Gui-né chegou ao Brasil no dia 19 de setembro. Em Casca-vel, o africano sentiu febre no dia 8 de outubro, e no dia seguinte procurou uma Unidade de Pronto-Atendi-mento. Ministério da Saúde foi acionado e o paciente transferido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, onde per-manece em observação.

Foram feitos dois exames de sangue no paciente, um no dia em que o ministério foi avisado da suspeita e outro 48 horas depois. É o procedi-mento indicado pela Organi-zação Mundial da Saúde para confirmação ou descarte de um caso da doença.

A Guiné é um dos países da África Ocidental onde há uma epidemia de ebola. No país, pelo menos 1.350 pes-soas foram contaminadas e 778 morreram com a febre hemorrágica, desde o come-ço do ano.

))) Rodrigo Chiamulera

Os quatro jogos que definirão os semifinalistas da Copa do Brasil 2014 acontecem

nesta semana. Na quarta-feira três confrontos definem os pri-meiros classificados, e na quinta a partida entre Santos e Botafogo fecha a fase de quartas de final da competição. Considerado o caminho mais curto para a Liber-tadores da América, o torneio, que já protagonizou inúmeras zebras, desta vez tem apenas dois times de fora da elite nacional, a dupla potiguar ABC e América, que, le-vando-se em conta os resultados da ida, devem ficar pelo caminho já nesta semana, enquanto que as demais equipes ainda têm chan-ces claras de avançarem de fase e conquistarem o título do segundo campeonato mais importante do país. Botafogo e Flamengo, San-

tos e Corinthians e Atlético-MG e Cruzeiro ainda estão vivos na disputa.

Os três jogos desta quarta-feira têm inicio às 22 horas. Quem parece estar mais próximo da classificação é o Flamengo. O time carioca venceu o América, fora de casa, na partida de ida e precisa de apenas um empate jogando no Maracanã. Porém, os rubro-negros sabem que devem ficar atentos às armas da equipe potiguar, já que este mesmo América, após levar 3 a 0 do Fluminense em casa, foi ao Rio e goleou o adversário por 5 a 2, realizando umas das maiores façanhas de sua história. Já em Natal, o rival do Mecão, ABC, tenta reverter a vantagem cruzeirense conquistada no primeiro jogo.

O placar em si não chega a as-sustar, já que uma vitória simples leva o jogo para os pênaltis e um triunfo por dois ou mais gols de

diferença classifica os potiguares, porém, o problema maior é en-frentar a melhor equipe do país que, apesar de alguns tropeços recentes, tem provavelmente o elenco mais qualificado do Brasil. Para finalizar a noite de quarta, o duelo mais esperado da roda-da deve acontecer no Mineirão, aonde o Galo terá que reverter um placar de 2 a 0 a favor do Corinthians para seguir vivo na competição.

A dúvida para esta partida fica por conta das voltas de Diego Tar-delli para os mineiros, e Gil e Elias para os paulistas. Na quinta-feira o Botafogo vai até o Pacaembu precisando vencer o Santos por dois ou mais gols para avançar de fase. O vencedor pega Cruzeiro ou ABC, enquanto a outra semi final será formada por Flamengo ou América contra Corinthians ou Atlético-MG.

Semana decisivana Copa do Brasil

Ainda dúvida para a partida, Rodrigo Pimpão tenta repetir façanha realizada contra o Fluminense

Page 5: ECO Curitiba 152

Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

esporte

[email protected] Felipe Borges

PLANETA BOLA

Último passoO renascimento do Londrina passou por várias etapas

e chega ao seu ápice no próximo domingo. A equipe pode perder por até um gol de diferença para o Anapolina que carimba o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Essa reviravolta na história do clube passa diretamente pela figura de Sérgio Malucelli, que assumiu o comando do Tubarão e em pouco tempo pode conquistar a tão sonhada subida de divisão.

Nunca escondendo de ninguém que seu trabalho no Londrina era um negócio, através da venda de jogadores, Malucelli construiu uma base sólida para seu objetivo. Investiu em estrutura, montou bons times e os resultados vieram, tanto para o clube, quanto para o empresário. Já em 2013, a equipe brigou até o fim pelo título estadual, que viria neste ano, encerrando um jejum que durava desde 1992. Agora, com uma campanha invicta, sendo dispara-do o melhor desempenho da Série C, os comandados do técnico Claudio Tencatti podem escrever mais uma bonita página na história do clube. Na parte dos negócios, Malu-celli também comemora os bons números. Joel, atualmente emprestado ao Coritiba, já tem negociação encaminhada com o futebol alemão. O lateral-esquerdo Wendell fez uma ponte no Grêmio antes de ser vendido para o Bayer Leverkusen, enquanto o volante Bruno Henrique assinou com o Corinthians.

Caso o acesso realmente aconteça, será um merecido prê-mio para uma cidade do tamanho e com a importância que Londrina tem. É também uma nova chance para o futebol do interior do Paraná, tão abandonado nos últimos anos. Que a Série C não seja o último objetivo do Tubarão, que trilha um caminho muito bem desenhado e tem potencial para se firmar na Série B e eventualmente até participar da elite nacional.

Domingo (19/10)09h00 - Copa PetrobrasLargada (30 minutos de prova + 1 volta) 09h45 - 09h55 - Ação Seu Carro Nas Pistas 09h55 - 10h35 - Visitação aos boxes 11h10 - Mercedes-Benz ChallengeLargada (45 minutos de prova + 1 volta) 12h47 - F3 BrasilLargada (30 minutos de prova + 1 volta) 14h05 - Copa PetrobrasLargada (30 minutos de prova + 1 volta)

Copa Petrobras tem etapa em em CuritibaA Copa Petrobras de Marcas se

aproxima do final da temporada e o Autódromo Internacional de Curitiba recebe a penúltima rodada dupla de 2014 no dia 19 de outubro. Com Pedro Piquet já definido como campeão, a Fórmula 3 Brasil também disputa sua penúltima etapa no au-tódromo paranaense. O Mercedes-Benz Challenge correrá a sexta prova do ano no AIC.

Encerrou no último sábado, a 6ª edição da Copa Santa Cata-rina Internacional de Tênis, em Itajaí, com a definição do título de simples feminino e masculino. Dois paranaenses foram des-taque na competição. Nathalia Gasparin levou o título nos 16 anos feminino simples e duplas, válido pelo calendário da Cosat e Gabriel Roveri Sidney, obteve o vice-campeonato nos 18 anos masculino de simples, que pontua pelo ranking da ITF.

O paranaense Gabriel Sidney, embalado pelos bons resultados alcançados nas últimas disputas do Chile, Uruguai e Londrina Ju-niors Cup, decidiu o título com o paulista Igor Marcondes, cabeça de chave 2. Por 6/2 6/2, Marcon-des conquistou o título em Santa Catarina.

Em simples, Nathalia Gasparin venceu Julia Konishi por 6/3 6/2. Em duplas, Nathalia e Julia foram parceiras na conquista do título na chave feminina dos 16 anos.

Paranaenses são destaque na Copa Santa Catarina

Nathalia Gasparin

fatura título nos 16 anos e Gabriel Sidney

é vice nos 18 anos

Paul McCartney confirma primeiro mega show do estádio do Palmeiras

O ex-Beatle Paul McCartney confirmou nesta segunda-feira, através de seu site oficial, o que se especulava há algumas sema-nas: será uma das estrelas dos eventos de inauguração do Allianz Parque, o renovado estádio do Palmeiras. O britânico tocará em São Paulo em 25 de novembro, uma terça-feira. A expectativa é que a arena seja utilizada em sua capacidade máxima para o concerto, com público superior a 55 mil pessoas. Ainda não há in-formação sobre preços e data de início para a venda dos ingressos. Será a segunda visita de Paul a São Paulo desde 2010, quando fez dois shows no Morumbi.

Page 6: ECO Curitiba 152

negócios06 Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) celebra 25 anos de atuação com muitas

conquistas em prol do desenvol-vimento do empreendedorismo, reconhecida como a primeira incubadora do Paraná e a quinta do país. Atualmente, cerca de 50 empresas que já foram incubadas ainda estão presentes no mercado e contribuem com aproximada-mente 1.300 postos de trabalho diretos.

Inaugurada em 4 de setembro de 1989 dentro do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), hoje conta com 1500 m² de área construída para utilização pelos empreendimentos incubados. Além da infraestrutura, oferece uma série de serviços e atividades disponíveis a toda sociedade, tais como o laboratório de prototipa-gem e os Workshops abertos ao

público. Inovar para empreender sem-

pre foi o principal objetivo da Incubadora. Prova disso foi a es-colha por Gina Gulineli Paladino, que atualmente é presidente da Agência Curitiba de Desenvolvi-mento, para gerenciar a Intec no início da década de 1990, quando o setor de tecnologia ainda era visto como um universo mas-culino. “Aprendi muito e o meu crescimento profissional e pessoal foi ímpar. Sei que servi de inspira-ção e abri também oportunidades para que outras mulheres entras-sem neste mercado”, diz.

Gina lembra que na época, quando assumiu a gestão, os desafios eram grandes, mas a vontade de fazer com que a Intec se tornasse um exemplo no que se diz respeito a uma incubadora, era maior ainda. “Assumi com a

vontade e dedicação de ajudar a Intec a ter uma sede própria, com um projeto inovador e que se tornasse referência nesta área. Por meio desta ação, conseguimos ampliar a capacidade de incuba-ção e oferecer uma infraestrutura melhor. De lá para cá, nos tor-namos referência e tenho muito orgulho em dizer que fiz parte desta história”, comenta.

Para o atual diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, as incuba-doras têm o papel de compartilhar conhecimento com os empre-endedores nas fases iniciais do negócio, quando existe muito conhecimento sobre o produto e a tecnologia, mas pouco sobre o mercado e os processos necessá-rios para operar uma empresa. “É nesse ponto que a incubadora tem um papel crucial, pois reduz o risco do negócio e aumenta a

chance de sucesso”, destaca. Felix ressalta ainda que entre

as principais conquistas da Intec nos últimos anos está o prêmio concedido pela Associação Na-cional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) de Melhor Incubadora do país em 2010, ano que tam-bém ganhou como a melhor da Região Sul. “Este é o resultado de muito trabalho. A incubadora busca estar sempre moderna em seus processos, com uma equipe competente e selecionando os melhores empreendedores. Acre-ditamos em nossas metodologias de gestão e por isso sempre po-demos melhorar. Assim o nosso legado se projeta no futuro de maneira muito positiva e pode-mos vislumbrar ainda grandes serviços para sociedade parana-ense e nacional”, diz.

Incubadora Tecnológicado Tecpar celebra 25 anos

Paraná recebe comitiva da província chinesa de Cantão

O Paraná recebeu uma comi-tiva liderada pelo parlamentar Zhu Chuanin, a comitiva reuniu-se com o secretário da Indús-tria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, e técnicos do governo, para ini-ciar negociações sobre acordos bilaterais.

“Há um interesse mútuo de estreitar as relações comerciais e ampliar os negócios, em espe-cial, entre pequenas e médias empresas”, disse Monteschio. Será criado um grupo de tra-balho formado por técnicos do Estado e da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) e com representantes chineses e da Câmara Brasil/China. “Temos muitas áreas para avançar. Queremos ampliar os negócios em si, mas também buscamos parcerias nas áreas de tecnolo-gia e inovação, infraestrutura, turismo, agricultura entre ou-tras”, disse o secretário.

Page 7: ECO Curitiba 152

Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba07

brasil

PR: Portos movimentam 35,4 milhões de toneladas de cargas

Os portos de Paranaguá e An-tonina movimentaram 35,4 milhões de toneladas de

produtos, de janeiro a setembro de 2014. O volume se manteve estável em relação ao mesmo período de 2013.

Entre os destaques, as expor-tações de soja, em grão e farelo, seguem registrando alta. Ao todo, o Porto de Paranaguá exportou 7,4 milhões de toneladas de soja, o que representou alta de 5% em

relação ao volume exportado no mesmo período do ano passado. Foram 4,1 milhões de toneladas de farelo, uma alta de 4% no com-parativo com o mesmo período de 2013.

O número de contêineres des-tinados à exportação aumentou 10% em relação ao mesmo perí-odo do ano passado. Foram 283 mil TEUs movimentados, ante os 258,3 mil exportados até setem-bro, em 2013.

Nos importados, os fertilizan-tes seguem liderando a movimen-tação. Foram 7,5 milhões de tone-ladas do produto, até setembro, o que representou alta de 5% em relação a 2013.

A movimentação de carga geral também foi destaque. Até setembro, foram movimentadas 7 milhões de toneladas de pro-dutos, 6% a mais do movimen-tado no mesmo período do ano passado.

Duplicação entre Curitiba e Colombo está com 50% da pavimentação concluída

infraestrutura

burocracia

A duplicação da Rodo-via da Uva (PR-417), entre Curitiba e Colombo, está com 50% dos serviços de pavimentação concluídos. As equipes estão trabalhan-do na construção de três muros de contenção e no pavimento. Serão duplicados 6,5 quilômetros.

Além dos serviços no pavimento, as equipes co-meçaram a trabalhar na construção das calçadas. “Estamos com três frentes de trabalho, para agilizar o andamento da obra”, afirma o engenheiro do Departa-mento de Estradas de Roda-gem (DER-PR), Mário Antônio Faraco. “A obra está com 80%

da terraplanagem concluída e 50% do pavimento pronto”, explica.

O engenheiro alerta que motoristas e pedestres que trafegam pela região devem ficar atentos às sinalizações para evitar acidentes.

A obra é realizada pelo Governo do Estado e repre-senta investimento de R$ 35 milhões. A conclusão de toda a duplicação está prevista para o segundo semestre de 2015.

Além dos 6,5 quilômetros de novas pistas duplicadas, a rodovia terá canteiro central, calçadas com rampas de acesso, ciclovia, iluminação e semáforos.

Medida para ampliar crédito terá alcance limitado, criticam tributaristas

Um dos pontos da Medida Provisória 656, a atualiza-ção dos valores de perdas das instituições financeiras para a devolução de tributos terá efeito limitado para estimular o crédito, avaliam tributaristas. Segundo eles, o fato de a medida só valer para novos casos de inadim-plência reduziu o alcance do incentivo.

O ressarcimento de Im-posto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um direito de empresas que, após a venda de um produto, recolheram os tributos, mas não receberam o dinheiro do comprador. “A própria legislação reconhece que, se um credor pagou os impos-tos de uma venda, mas não recebeu totalmente o pa-gamento [do cliente], pode pedir os tributos de volta no ano seguinte”, explica o advogado tributarista Erik Bezerra.

A recuperação dos tribu-tos, no entanto, não é sim-ples. Na maioria dos casos, a empresa tem de esperar o atraso no pagamento passar de um ano para pedir a de-volução. Mesmo assim, para créditos de maior valor, a empresa precisa provar para a Receita Federal que entrou na Justiça para cobrar a dívida. Quando se trata de operações de crédito com garantia de bens físicos,

como financiamento de ve-ículos, o prazo de espera aumenta para dois anos.

Em tese, qualquer empre-sa credora tem direito ao ressarcimento, mas, na prá-tica, apenas as instituições financeiras são abrangidas pelo benefício. Até agora, para operações de crédito abaixo de R$ 5 mil, o banco precisava esperar a inadim-plência passar de seis meses e era dispensado de cobrar a dívida na Justiça. Para ope-rações de R$ 5 mil a R$ 30 mil, o prazo de espera subia para um ano, também sem a necessidade de entrar na Justiça contra o cliente.

Para créditos acima de R$ 30 mil, o banco tinha de cobrar do cliente na Justiça e esperar um ano de atraso para pedir a devolução do IR a da CSLL corresponden-tes à operação. Quando a operação está vinculada a bens físicos, a instituição tinha de esperar dois anos e entrar na Justiça, inde-pendentemente do valor da dívida.

A medida provisória atu-alizou os valores, inaltera-dos desde 1996. Os limites subiram de R$ 5 mil para R$ 30 mil no primeiro caso (seis meses de espera sem neces-sidade de entrar na Justiça) e de R$ 30 mil para R$ 100 mil no segundo caso (um ano de espera sem recurso à Justiça).

Page 8: ECO Curitiba 152

moda08 Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Fabíola MonteiroE-mail: [email protected]

Fabíola Monteiro é consultora de Imagem e Moda, sendo formada em Consultoria de Imagem e Marketing de Moda. Guaduada em Direito, Fabíola redescobriu seu amor de infância pela moda e passou a se dedicar exclusivamente à esse universo.

Ricardo Almeida: Verão 2015Com o aumento das temperaturas, os homens enfrentam

o desafio: como ficar bem vestido usando menos roupas e acessórios? Resolver esta questão foi o ponto de partida para Ricardo Almeida criar sua nova coleção. O estilista se apoderou daquilo que mais conhece: modelagem,corte e tecidos de quali-dade e desenvolveu um conjunto leve e fresco para a estação. A marca está disponível em Curitiba na Maison Capoani.

A coleção continua dividida em três linhas: alfaiataria, casual e acessórios, mas percebe-se que os critérios que as separam se tornam mais tênues. Para Ricardo, no Verão 2015 a grande inovação vem da mistura. Combinar diferentes es-tilos, cores e padronagens, criando algo novo e inusitado é sua grande aposta.

Inspirada na luz de um dia de Verão, a cartela de cores tem o azul como cor predominante, podendo ser encontrado em muitas nuances: desde as mais claras e discretas até às escuras e vibrantes. Limão, coral, vermelho e roxo trazem vibração para a paleta. Ficou confuso em como combiná-las? Ricardo dá algumas ideias: “Gosto do vermelho e jeans, cria um navy moderno. Outra cor interessante com vermelho é o roxo. O limão funciona bem com marinho e azul claro, e a vibração do azul piscina pode ser quebrada com azul marinho e ferrugem”.

Em toda a coleção é possível perceber o cuidado de Ricardo e a sua preocupação em inovar, seu objetivo é aprimorar sem-pre a experiência de se vestir. A Maison Capoani fica na fica na Rua Comendador Araújo, 906, Batel. Fone (41) 3023-5353.

Cuidados para os cabelos das criançasOutubro é o mês das crianças e

o cabeleireiro Wanderley Nunes, proprietário do salão de beleza W Crystal, em Curitiba, tem dicas espe-ciais. Afinal, elas também merecem receber muita atenção na hora de cuidar dos cabelos, pois seus fios são muito delicados. A primeira orientação é que eles sejam cortados regularmente, pelo menos a cada três meses.

Algumas crianças ficam apreensi-vas com as tesouras, mas quando o cabeleireiro dedica todo o seu cari-nho neste momento, elas se sentem mais seguras. O maior segredo, diz Wanderley, é ter tranquilidade e tornar o momento do corte uma aventura prazerosa. Ele recomenda o uso de linhas de produtos capilares específicas para crianças. “São cosméticos com pH balanceado e com ingredientes suaves.”

E é importante estar sempre atento aos efeitos dos pro-dutos. “Tente favorecer e realçar as características naturais dos cabelos da criança.

))) Fabíola Monteiro

Os batons vermelhos passaram a fazer parte do dia a dia de muitas mulheres. Mas, para conquistar uma boca verme-lha linda, é bom prestar atenção em algumas dicas.

O primeiro passo é experimentar vários tons de vermelho para descobrir qual combina mais com o seu tom de pele. Também é importante levar em conta em qual ocasião você irá usar o batom vermelho, já que uma maquiagem para festa é totalmente diferente de uma maquiagem para o trabalho. Os tons mais abertos/claros fazem a boca parecer maior - aposte se você tiver lábios finos - enquanto os tons mais escuros “afinam” os lábios. Na hora de passar o batom, comece pelo contorno dos lábios, pois fica mais fácil acertar o traço e evita que o batom escorra. Se por acaso borrar, não esfregue; limpe a pele com demaquilante ou passe um pouquinho de base por cima. Lembre-se de levar o batom escolhido com você para retocar sempre que for preciso – boca desbotada compromete a aparência.

))) Fabíola Monteiro

Elas começaram a aparecer devagarinho e agora estão em todos os lugares. As

alpargatas – como também são chamadas as espadrilhas sem salto - são um modelo de sapato que combina lona e solado de corda.

Apesar de serem bem mais antigas, desde que apareceram em um desfile de Yves Saint Lau-rent na década de 1960são sinô-nimo de simplicidade e elegância para os dias mais quentes.

As alpargatas não são uma unanimidade, mas tornaram-se desejadas por muitas mulheres em razão do seu conforto e estilo

descolado.Atualmente, a variedade é

bem maior. Inclusive, o modelo não é mais feito somente de lona; existem versões em couro e renda, por exemplo. São uma boa alternativa às sapatilhas e ficam lindas com vestidos, saias, shorts e calças na altura dos tornozelos.

DESEJO DE VERÃO: ALPARGATAS

DICAS PARA UMA BOCA VERMELHA LINDA

Page 9: ECO Curitiba 152

Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba09

BRUNO [email protected]

PROGRAMA SEMPRE MAIS 2Rosana Simões Malucelli (direita), Joana D’Arc Brugnolo Jacoski e Renata Sguario

Divulgação

NOVA COLEÇÃODia 16 de outubro a marca carioca Mara Mac inaugura a primeira loja em Curitiba, no ParkShopingBarigüi, piso 2, loja 271. No evento, que tem início às 17 horas, os convidados poderão conhecer os detalhes da coleção Verão 2014/2015 chamada “Raízes do Norte”, inspirada na riqueza e na diversidade da fauna e da flora dessa região do país.

Para uma loja inserida no segmento de móveis e design, o relacionamento com profissionais de arquitetura e decoração é essencial. Pensando nisso, a Artesanal Mais realizou na semana passada o Café Sempre Mais, um evento exclusivo para profissionais selecionados. O objetivo foi explicar o novo programa de incentivo da loja, o “Sempre Mais”. A campanha visa também criar novos laços e fortalecer a parceria entre a loja e os arquitetos, decoradores e designers. Durante o evento, Danielle Bragagnolo (dir.), Joana D’Arc Brugnolo Jacoski, Olga Bergamini e Karin Neitzke (esq.) comentam a ação.

PROGRAMA SEMPRE MAISGerson Lima

Gerson Lima

Page 10: ECO Curitiba 152

showbizz10 Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

EDIÇÃOESPECIAL

QUADRINHOS

CLÁSSICOS

ANOS 40 E 50

LIVRO 2NAS BANCAS

E LIVRARIAS

Um lindoquebra-cabeçaGrátis!

BANCO 34

CTMBABADEBOIIQTERANLUGUBREA

LIBIOIOLESOLETTNTBESOTOE

CONSTERNARLSECABRSATIRIASEEIOERTS

LIONDARTRREILEAR

BOXATOTEABROLHOS

Animal co-mo o Fule-co, símboloda Copa

AdrianNewey,

projetistada F1

(?) John,cantor

de “YourSong”

Símbolodo con-

junto va-zio (Mat.)

Berílio(símbolo)

A maiorescolaZen doJapão

O quadrocomo

“Fuga”, deKandinsky

Ficarprostradopela dor

Interjeiçãoque expri-me nojo(bras.)

Prefixo donome deestradasfederais

Excitaçãosexual

masculinamórbida(?)-O:

líder dos Thunder-

Cats

NereuRamos,político

brasileiro

Ouvido,em inglês

Gargalha-das, no

internetês

Drama deShake-speare

(?)contínuo:imedia-tamente

Pronomeoblíquoátono

(Gram.)

CanoasesportivasProteção

(fig.)Canal daTV a caboVerbo do

infiel

Deixar,em inglêsTreino no

teatro

PossuirMomentomáximo

do futebol

Réu, emespanhol(?) Tatum,pianista

Parque Nacional Ma-rinho dos (?): situa-

se a 70 km de Carave-las, no litoral baiano

Raio(abrev.)

Caixa, eminglês

Cor de uniformesmilitares

Ian Holm, em “OSenhor dos Anéis”

Termoscontábeis Engano Hiato de “boate”

Armas enterradas no solo durante a guerracivil em Angola, causaram milhares de

mortes e mutilações

Palmeiranativa da

MataAtlântica

Triste;soturno

Naciona-lidade deMuammar

Kadafi, líder mortoem 2011

E C A

3/box — ear — let — lol — reo. 4/lion — soto. 8/abstrato. 9/satiríase.

horóscopo

No ar na TV desde os 13 anos, Angé-lica já está mais do que acostumada a viver sob o olhar do público. Ao longo da carreira, a apresentadora - que atu-almente está à frente do “Estrelas” - já comandou diversos programas, é dona do hit “Vou de táxi”, atuou como atriz e mudou o corte de cabelo um boca-do de vezes. Apesar da passagem de tempo, uma coisa não mudou: a pele de pêssego. Aos 40 anos e prestes a fazer aniversário (ela completa 41 anos em novembro), a apresentadora atribui a pele boa à disciplina.

“por estar na TV desde pequena, sem-pre me cuidei. sigo à risca tudo o que a minha dermatologista, Karla Assed, recomenda. sou muito branca e evito pegar sol, então o filtro solar é essencial na minha vida. Não saio de casa sem

passar protetor com Fps 70 no rosto e Fps 30 no corpo”, conta ela.

No quesito disciplina entra também a rotina de beleza de Angélica. “o segre-do é limpar a pele sempre. Não durmo de maquiagem de jeito nenhum e faço um ritual quando acordo e antes de dormir com vários produtos. E muita água termal, sou viciada. Faço alguns tratamentos para manchas com laser também.”

para apresentadora, a pele de pês-sego é resultado do cuidado com a ali-mentação também. “sou supersaudável. Lá em casa só compro alimentos orgâ-nicos e sem glúten. Também não entra carne nem frango, só peixe. E levo uma marmitinha quando vou trabalhar o dia todo para não comer nenhum besteira”, completa.

Giovani, da dupla com Gian, anuncia que vai gravar CD solo

Giovani, da dupla com Gian, anunciou no Instagram o de-sejo de seguir carreira solo. Aos seguidores, ele escreveu: “sempre coloquei muito amor nas músicas que passaram pela minha voz. Quero levantar novos voos, novas direções, novos desafios de vida, voar com liberdade para realizar um grande sonho. Estou inves-tindo todo meu amor em um novo projeto de vida, que cada acorde das músicas, cada verso das canções irá representar mi-nha paixão pela música. Estou gravando um novo cD sozinho que a partir de janeiro estará em todas as lojas do Brasil e rádios. Fazer o que a gente ama e trabalhar pelo o que

faz nosso coração bater forte é a melhor coisa dessa vid ! Fiquem com Deus todo mundo . projeto abençoado . Um sonho sendo realizado.

No final de setembro Gian sofreu um AVc e ficou interna-do no hospital Albert Einstein, em são paulo. Em entrevista ao EGo, Gian contou que teve alguns aborrecimentos com Zezé Di camargo, que falou mal de Tati Moreto, sua mulher, no Instagram. Após o episódio, o assessor do sertanejo disse que os dois eram grandes amigos.

o empresário da dupla não foi encontrado para dizer se Gian e Giovani irão se sepa-rar.

Aos 40, Angélica revela segredo dapele perfeita: ‘Sou muito disciplinada’

Page 11: ECO Curitiba 152

Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba11

entretenimento

Esqueça tudo o que você já viu com Zezé Di Camargo e Luciano. “Sonhos de Amor”,

turnê que traz os dois filhos de Francisco e Helena a Curitiba dias 16 e 17 de outubro, retrata a nova realidade musical dos artistas. O espetáculo pode ser considerado uma inovação na carreira de 23 anos da dupla, que sempre se destacou por shows de qualida-de. A apresentação acontece no Teatro Guaira com produção da CWB Brasil.

Com a concepção de um es-petáculo high tech, “SONHOS DE AMOR” prima por uma megaes-trutura, que traz cenografia em painéis de LED curvos e fragmen-tados com efeitos visuais em 3D. Para se ter uma ideia, foram quase três meses para montar o show. Para cada música foi criado um roteiro técnico visual, desenvol-vendo efeitos digitais, sincroni-zando iluminação e som. “Tudo isso em um sincronismo perfeito, algo jamais visto e apresentado por um artista do nosso mercado

fonográfico”, afirma Fernando Gomes, produtor executivo da ZCL, escritório da dupla.

A reestreia de “SONHOS DE AMOR” aconteceu no Citibank Hall de São Paulo, em janeiro deste ano com ingressos esgotados. Para montar o repertório, Zezé Di Camargo e Luciano recorreram à pura intuição. Afinal, desafio foi selecionar 30 músicas numa lista com centenas de hits. O roteiro re-serva a apresentação de algumas canções encontradas no novo CD “Teorias de Raul”. Das mais an-tigas, destaque para “Tô solteiro/Tô na pista”, “Mentes tão bem”, “Sonhos de amor” (que batiza a turnê), “Eu sou o seu amor e você é a minha vida” e “TEORIAS”. Das atuais, “Flores em Vida”- uma das mais executadas nas rádios de todo o Brasil.

A ver e ouvir, em clima de flash back, tem “Eu não faço amor por fazer”, “Pra Mudar a minha vida”, “Menina Veneno”, “A ferro e fogo”, “Como um anjo”, “Pra não pensar em você”, “Nosso amor é ouro”,

¨Cada volta é um recomeço”, “Na Hora H”, “Telefone mudo”/ “Ain-da ontem chorei de saudade”, “Antes de voltar pra casa”, “Pior é te perder”, “Diz pro meu olhar”, “Coração está em pedaços”, “Tarde demais”, “Sem Medo de Ser Feliz”, “Pare”, “Dou a vida por um beijo”, “Você vai ver”, “Mexe que é bom”, “Menina veneno” e “Pão de mel”. Claro que ainda tem os clássicos “É o amor” e “No dia em que saí de casa”.

Para cada música, há um cená-rio e iluminação únicos com efeitos que não cabem em explicação. É para ver e ouvir. Os ingressos es-tão à venda pelo Disk Ingressos e variam entre R$ 100 e R$ 200, va-lores meia entrada. Meia entrada é válida para válida para estudantes com carteirinha, pessoas acima de 60 anos, professores e doa-dores de sangue. A classificação é livre. Venda de ingressos: Disk Ingressos – quiosques shoppings Mueller, Estação e Palladium; call center 41 3315 0808 ou site www.diskingressos.com.br

Resgatar a essência do rock tocado nos pubs do Hemisfério Norte, nos bares de estrada – iden-tificados em filmes americanos – e nas pequenas casas de show, onde aconteceram as melhores e mais intimistas apresentações do verdadeiro rock’n’roll de raíz. Este é o conceito do Pub Rock Fest, que em sua primeira edição, chega a Curitiba. Com realização do Crossroads e da Punch Produ-ções, no próximo dia 24 de outubro, o festival, que reúne bandas de rock autorais da cena nacional e internacional, traz para o palco do Trésor Even-tos, a partir das 22h30, os canadenses do The Real Mckenzies, que fazem sua estreia em solo brasileiro, e os irreverentes Velhas Virgens, que trazem na bagagem a turnê do novo disco, “Todos os Dias a Cerveja Salva Minha Vida”, e aproveitam para gravar o DVD desse mesmo trabalho. Antes da capital paranaense, o Pub Rock Fest passa por Porto Alegre.

“A emoção de poder assistir bandas autorais ao vivo é singular. Sentir a vibração dos instru-mentos, se jogar nas letras e principalmente entender a atitude que uma banda autoral manifesta em seu trabalho é uma experiência única. Diferente de outros eventos de música do país, o Pub Rock Fest foi criado com a temática “rock de pub” para um público especial – fãs do movimento musical mais duradouro da história, que costumam frequentar bares”, afirma Giba Andrade, da Punch Produções.

Com 27 anos de estrada, a banda mais des-bocada, divertida e irreverente do Brasil, as Velhas Virgens chegam a Curitiba com a turnê de lançamento do seu novo álbum, “Todos os Dias a Cerveja Salva Minha Vida”, o 14º da carreira, e aproveitam para gravar o DVD desse trabalho

no palco do Trésor Eventos. O grupo que tem à frente Paulão (vocal e gaita) e Cavalo (guitarra), conta ainda na formação com Tuca Paiva (bai-xo), Roy Carlini (guitarra), Simon Brow (bateria) e Juliana Kosso (vocal). No repertório do show, além das novas “Balada para Charlie Harper” e “Ninguém Beija como as Lésbicas”, as Velhas prometem um passeio pelos clássicos da carreira, como “Vampiro”, “Abra Essas Pernas”, “Cafajeste” e “Toda Puta Mora Longe”. Essa turnê tem dois novos integrantes na longa lista de personagens encarnados em outras excursões: o boxeador Kid Marreta e a pistoleira Matadora de Aluguel.

Zezé Di Camargo & Luciano:“Sonhos de Amor” no Guaíra

Pub Rock Fest traz Velhas Virgens a Curitiba

Page 12: ECO Curitiba 152

gastronomia12 Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Alexandra Gamarra nas cozinhas de sua terra natal e nas festas em família foi onde aprendeu o bom gosto pela culinária, e fez disso profissão. Há 6 anos está à frente do programa de televisão Chef e Sabor, um verdadeiro roteiro gastronômico das delícias do Paraná.

Chef & SaborPor Alexandra Gamarra

Festival Disco Xepa No dia mun-

dial da alimen-tação, 16 de outubro, será rea l i zado o primeiro Disco Xepa de Curi-tiba. O even-to que une gastronomia e música tem por objetivo conscientizar a população da extensão e dos impactos do desperdí-cio de comida. O Disco Xepa será realizado no Ceasa Curi-tiba, no bair-ro Tatuquara, das 9h às 16h e contará com a presença de chefs renoma-dosque farão porções de refeições com alguns dos milhares de toneladas de frutas, verduras e legumes que vão para o lixo diariamente. Mais informações nos sites www.centroeuropeu.com.br e www.slowfoodbrasil.com.

Noite dos Chefs

Em sua 8ª edição, a Noite dos Chefs acontece amanhã (15), às 19h30, no Graciosa Country Club, e vai contar com um time de renomados chefs de cozinha escalados pelo chef Fabiano Marcolini. Toda a renda será revertida para as atividades de assistência em saúde e pesquisa científica do Complexo Pequeno Príncipe.

Ingressos e informações pelo telefone (41) 2108-3873.

Natureza japonesa

Logo mais, às 19h30 acontece na Adega Brasil Delicatessen uma degustação com os melhores Sakes e Whiskies Japoneses.www.adegabrasil.com.br

Com tanta diversidade, basta escolher a que mais gosta para fazer uma sobremesa

colorida e saborosa para receber amigos e familiares. A Isabela, marca de massas e biscoitos da Região Sul que completa 60 anos neste ano, sugere uma deliciosa receita com biscoitos e uvas para preparar como sobremesa.

Além de saborosas, as frutas possuem diversos benefícios de acordo com as suas cores. As frutas de cor verde, como é o caso da Uva Itália, contêm doses generosas de complexo B, cálcio e potássio. “O potássio é indispensável para a contração e relaxamento muscular e preserva a elasticidade das artérias do

coração”, afirma a nutricionista Alessandra Godoy, da Equilibrium, consultoria da Isabela.

Já a Uva Rubi também é alta-mente nutritiva por ser fonte de licopeno e vitamina C. “O consumo de frutas vermelhas ajuda na pre-venção do câncer e colabora para o tratamento do estresse”, finaliza a profissional.

Brasil, um país rico em frutas tropicais

INGrEDIENtEs:2 embalagens de biscoito Maizena Isabela100g de castanha do para1 xícara (chá) de manteiga ou margarina em temperatura ambienteraspas de chocolate a gosto CrEmE DE ChoColAtE:2 envelopes de gelatina incolor sem sabor2 latas de leite condensado2 latas de creme de leite2 xícaras (chá) de chocolate em pó4 colheres (sopa) de rum

PArA DECorAr:uvas Itália e Rubi, sem sementes, cortadas ao meio moDo DE PrEPAro:- Leve ao processador o biscoito, castanha do para e bata até obter uma farofa.- Despeje numa tigela funda, junte a manteiga ou margarina e amasse bem com os dedos para ligar tudo.- Forre o fundo de uma forma desmontável (25cm de diâmetro).- Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 10 minutos ou até que as beiradas comecem a pegar cor e reserve.- Dissolva a gelatina em 6 colheres (sopa) de água fria, leve ao banho-maria ou microondas e deixe aquecer sem ferver.- Bata no liquidificador, o leite condensado, creme de leite, chocolate em pó e o rum.- Acrescente a gelatina dissolvida e deixe bater mais um pouco.- Despeje o creme de chocolate sobre a massa, espalhando bem com a ajuda de uma colher.- Leve à geladeira por 3 horas.- Retire a torta da geladeira, desinforme, decore por cima com as uvas Itália e Rubi, as raspas de chocolate e sirva a seguir.

Rendimento: 15 porçõesCalorias por Porção: 452 kcalMaiores informações acessem www.isabela.com.br

Torta de uva com chocolate

Chef Iracema Bertoco

Page 13: ECO Curitiba 152

Tiro no péComo assim “Governo Novo, novas ideias”? Quer dizer que a própria presidente Dilma admite que está tudo errado em seu governo?

Foi atropeladaDepois de receber o apoio de Renata Campos, esposa de Eduardo Cam-pos, não restou caminho à Marina diferente do que confi rmar o apoio a Aécio Neves. Seria muita traição ao ex-governador de Pernambuco ela escolher o caminho contrário.

Para registroO comediante Tiririca, o deputado mais votado do Brasil, teve 100% de presença no atual mandato, só

que não subiu à Tribuna, quer dizer, não falou em plenário nenhuma vez. Deve ter espiado muito ou dormiu.

Rasgaram a LeiNa feira gastronômica do Alto Juve-vê (bairro que não existe no mapa, é mais uma invenção particular com fi m comercial), no fi m de semana que passou, foi inacreditável a falta de educação de alguns motoristas, que estacionaram seus carros em cima da grama, impossibilitando até as crianças de brincarem no local.

Como todos perguntamO horário de verão começa no próximo domingo, dia 19, a partir da 0h, quando seu relógio deve ser adiantado em uma hora.

13Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

Coluna do PierEspaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

A atleta curitibana Priscila Cavilha, que conta com apoio da academia Companhia Athletica Curitiba, disputa a partir de sexta-feira o Campeonato Mundial de Fisiculturismo e Fitness/IFBB 2014, na categoria Women’s Phsyique, no Canadá.

Foi-se o tempo das Patricinhas. A empresária Roberta Kronland e a advogada Roberta De Rosis lançaram no começo do mês o site Guia das Robertinhas. Para acessar, www.guiadasrobertinhas.com.

Tay Gomes no coquetel de

lançamento da nova coleção da

multimarcas premium Gappy Store, no

ParkShoppingBarigüi.

Naid

eron

Jr.

Page 14: ECO Curitiba 152

Comprar um SSD (Solid-State Drive, ou Unidades de Estado Sólido) pode ser uma boa opção de upgrade para o seu computa-dor. Dependendo do seu uso, a máquina se tornará mais rápida. Porém é preciso ficar atento na hora de comprar uma unidade de estado sólido. A pouca informa-ção do produto, e a diferença de preço quando comparado a um disco rígido tradicional, podem assustar alguns consumidores. Para não errar na compra, o ideal é observar velocidade de escrita e leitura, quantidade de operações de entrada e saída por segundo (IOPS) e quantos terabytes podem ser escritos (TBW). Há SSDs com especificações mais ou menos elevadas em relação a esses aspectos, o que pode influenciar o preço.

A capacidade de armazena-mento está diretamente ligada ao uso que o usuário faz do com-putador. É importante verificar a quantidade de dados que se uti-liza antes de comprar um modelo com pouca capacidade, só para

economizar no preço.“Primeiramente, é necessário

analisar o tamanho do sistema operacional com os arquivos e programas instalados” explica Le-onardo Lucio, analista de suporte técnico do Grupo de Recursos Tecnológicos da fabricante de componentes de informática Kingston. “Depois, é preciso ob-servar as intenções futuras do usuário em relação a armazenar mais documentos e instalar mais aplicativos. Fazendo essa analise, o usuário consegue mensurar o tamanho ideal do SSD que

precisa.”Os SSDs levam vantagem sobre

os HDs por não possuírem par-tes mecânicas, oferecendo uma velocidade de dados bem maior. Porém, a velocidade de transfe-rência está relacionada ao preço. Não adianta trocar o SSD se o res-tante da máquina tiver problemas. O usuário não verá os benefícios dos drivers sólidos se a placa de vídeo estiver fraca, por exemplo. A percepção de velocidade dos SSDs também está ligada com a vida útil e a confiabilidade do computador como um todo.

SSD: o novo método de armazenamento mais seguro

tecnologia14 Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Apple prepara lançamento de novos produtos no dia 16

A Apple enviou um convite à imprensa para o próximo evento da empresa que deve anunciar novas versões do iPad Air e iPad Mini. O evento está marcado para o dia 16 de outubro evem com a mar-cação “It’sbeenway too long” (do inglês, “demorou demais”), segundo o Mashable.

Os dois aparelhos devem vir com o mesmo processador do iPhone 6 e iPhone 6 Plus, o A8, um chip mais rápido que o atual A7. O iPad Mini poderá vir com 9.7 polegadas e o Air com 12.9 polegadas.

Também é esperado que uma nova geração de compu-tadores da linha iMac sejam apresentados com o novo sistema operacional, OS X Yosemite. O programa já foi apresentado durante a con-ferência de programadores da Apple em junho.

Brasil tem 23,46 mi de acessos de banda larga em agosto

O Brasil encerrou agosto com 23,46 milhões de aces-sos a banda larga fixa, uma adição de 47.575 acessos na comparação com julho, informou nesta terça-feira a Agência Nacional de Teleco-municações (Anatel).

A América Móvil, que reúne Claro, Embratel e NET, manteve a liderança do mercado e aumentou a sua participação, como vem ocorrendo desde o início do ano, para 30,75 por cento em agosto, ante 30,44 por cento em julho.

A Oi continuou em se-gundo lugar, com 27,87 por cento do mercado, mas manteve a tendência de queda verificada neste ano. Em julho, a Oi tinha 27,91 por cento do mercado.

O terceiro lugar ficou com a Telefônica, que opera a marca Vivo, com 18,52 por cento, um recuo ante parti-cipação de 18,70 por cento em julho. Assim como a Oi, a Vivo também tem perdido participação no mercado desde o início do ano.

Smartphones e celulares estão se multiplicando a uma velo-cidade cinco vezes maior do

que a raça humana, que tem cres-cido a uma taxa de duas pessoas por segundo

Há mais dispositivos móveis no mundo do que seres humanos. De acordo com informações do jornal The Independent, o número de aparelhos móveis ativos está em torno de 7,22 bilhões atual-

mente. Já o número de pessoas está entre 7,19 bilhões e 7,22 bilhões.

Um dado a ser considerado é de que aparelhos como tablets, smartphones e celulares estão se multiplicando a uma velocidade cinco vezes maior do que a raça humana, que tem crescido a uma taxa de duas pessoas por segundo – cerca de 1,2% anualmente.

Isso não significa que todas as

pessoas possuam um aparelho móvel. Estudos indicam que me-tade da população mundial não possui celular.

Embora o número de dispo-sitivos móveis ativos indique que uma parcela significativa de pessoas esteja usando mais de um aparelho, o dado aponta que tem crescido o número de aparelhos que se conectam com outras má-quinas, como carros.

Um aplicativo de locali-zação que indica a direção para o caixa eletrônico mais próximo. Essa é a ideia do app de busca para tablet e celulares do Banco 24 Horas, uma rede de caixas que atende clientes de 40 bancos com mais de 16 mil terminais.

O app funciona com o usuário podendo efetuar a busca por meio de en-dereço, CEP ou por proxi-midade. Ele ainda mostra a rota do lugar que o usuário

está até o banco, por meio de um mapa.

O aplicativo também oferece busca para defi-cientes visuais que uti-lizam caixas eletrônicos para atender suas neces-sidades.

A ferramenta é gratuita e funciona para tablets e smartphones com os sistemas iOS e Android, podendo ser baixada por meio das lojas de aplicati-vos Apple (AppStore) e do Google (Google Play).

Número de aparelhos móveis já supera o de pessoas no mundo

Aplicativo para celular acha caixa eletrônico para usuário

Page 15: ECO Curitiba 152

Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba15

saúde

Nos últimos anos o núme-ro de pessoas obesas cres-ceu em todo mundo e, com elas, vieram os problemas relacionados ao coração. Sim, a obesidade o afeta diretamente, sendo uma das grandes responsáveis por doenças cardiovasculares.

O indivíduo obeso desen-cadeia uma série de altera-ções chamada de Síndrome Metabólica. A insulina, res-ponsável pela retirada do excesso de glicose da cor-rente sanguínea e deposição de tecidos, passa a ter sua função diminuída obrigando o pâncreas a aumentar sua excreção, elevando seus níveis no sangue. “A Síndro-me Metabólica é composta por obesidade central com aumento da circunferên-

cia abdominal, aumento de triglicerídeos, glicemia de jejum, hipertensão arterial e diminuição do colesterol HDL. A associação desses problemas eleva o risco para doenças cardiovasculares, maior causa de mortalidade o mundo.”, explica Valdir Lippi Jr, cardiologista cre-denciado da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresa-riais.

Os fatores são prejudi-ciais ao coração e o risco se torna ainda maior quando somados ao sedentarismo, obesidade abdominal central (circunferência abdominal), histórico familiar de diabe-tes e hipertensão arterial. Acidente vascular cerebral e infarto são algumas das lesões que podem ocorrer.

Se você teve um dia ruim, nada melhor do que um sorvete ou uma pizza pra te fazer sentir

melhor, certo? E se você comesse uma cenoura? A sensação seria a mesma? A resposta de um estudo americano é que sim, comer um pedaço de pizza, uma cenoura, ou mesmo não comer nada melhoram o seu humor e te fazem sentir melhor da mesma forma.

A pesquisa feita pela Univer-sidade de Minnesota realizou o estudo com estudantes. Primeiro eles citaram algumas de suas ‘comidas de consolo’, depois as-sistiram a um filme triste, o que causou neles um desconforto e um

humor ruim. Nesse momento uma parte do grupo comeu ‘comidas de consolo’, outra parte comeu outros alimentos e ainda houve aqueles que não comeram nada. O resul-tado em todos os estudantes foi o mesmo: aos poucos o humor deles melhorou independente do que comeram ou se não comeram.

A pesquisa mostra que, ao contrário do que as pessoas acreditam, esse tipo de comida não provoca nenhum efeito no humor, e não proporciona maior conforto. “Essas ‘comidas de con-solo’ não oferecem mais conforto do que qualquer outro alimento. As pessoas estão dando crédito à

essas comidas por uma sensação proporcionada também quando não se come nada”, comentou o pesquisador Traci Mann.

Os pesquisadores admitem que os resultados são limitantes, uma vez que não foram feitos estudos a partir do humor do dia-a-dia das pessoas. O professor de nu-trição da Universidade de Cornell explica que “nós procuramos por uma solução mágica para nossos problemas, e a ideia de que pode-mos nos sentir melhores depois de comer algo nos encanta, mas, na verdade, essa sensação de conforto não tem relação com a comida em si”.

A dor afeta 80% da po-pulação mundial e 30% so-frem seus efeitos de forma crônica, tornando-se um problema de saúde pública, segundo números divulgados no XV Congresso Mundial da Dor em Buenos Aires. No en-contro, que reúne 4.000 es-pecialistas do mundo todo e que se estenderá até sábado, advertiu-se que o percentual de pessoas afetadas pela dor aumentará, devido à expec-tativa de vida maior.

“Quando estudei medici-na, se uma pessoa sentia dor de barriga, ia a um gastro-enterologista. Se tinha dor muscular, ia a um traumato-logista e assim se pensava que, ao curar a doença, a dor desaparecia”, lembrou o médico espanhol Fernando Cerveró na conferência.

No entanto, quando “a dor não passa ou existem dores que não têm um ponto espe-cífico, então não é mais um sintoma, mas uma doença em si”, disse o especialista,

presidente da Associação Internacional de Estudo da Dor (IASP, segundo a sigla em inglês).

Para Cerveró, o reconhe-cimento da dor como doença foi um dos avanços mais im-portantes dos últimos anos e compreende várias facetas: a médica, a psicológica, a social e a ambiental, segundo o comunicado.

“Atualmente, milhões de pessoas morrem todos os anos sentindo algum tipo de dor moderada ou severa, sem acesso ao tratamento adequado da dor”, afirmou o especialista Srinivasa N. Raja, presidente do Comitê do Programa Científico.

Um dos temas dos ex-positores no Congresso são os últimos estudos em moléculas para encontrar medicamentos que não pro-duzem efeitos colaterais em tratamentos oncológicos e métodos para medir obje-tivamente a dor através de imagens cerebrais.

Consumo de álcool aumenta em dias de exercícios

Um estudo envolvendo pessoas de várias idades concluiu que es-tamos inclinados a consumir mais álcool nos dias em que nos exer-citamos. A equipe da Northwes-ternUniversityFeinbergSchoolof Medicine, em Chicago, Estados Unidos, pretende agora fazer in-vestigações mais detalhadas para entender melhor essa aparente relação. Os participantes foram convidados a usar seus smartpho-nes para relatar, diariamente, suas atividades físicas e a quantidade de álcool ingerida. “De segunda a quarta, as pessoas tendem a fechar as comportas”, disse o chefe do es-tudo, David E. Conroy. “Mas assim que começam as atividades sociais do fim de semana, na quinta-feira, aumenta a atividade física e o consumo de álcool”.

“Atividade física insuficiente e consumo de álcool estão vincula-dos a muitos problemas de saúde. E a ingestão excessiva de álcool tem muitos custos indiretos tam-bém”, disse Conroy, especializado em medicina preventiva.

A Lei 12.802/2013 garante que toda mulher possa realizar a ci-rurgia de reconstrução da mama, pelo SUS, após a mastectomia. A cirurgia visa resgatar a autoesti-ma da paciente após o tratamento do câncer. “A reconstrução mamá-ria pode ser realizada no mesmo momento da retirada do seio ou posteriormente, dependendo do caso”, explica a Paula Giordani Colpo, cirurgiã plástica da Clínica da Pele Annia Lourenço.

Segundo a especialista, o mo-mento certo para a reconstrução mamária depende de fatores clí-nicos e psicológicos. “Infelizmente nem todas as pacientes subme-tidas à mastectomia possuem condições clínicas para serem submetidas à reconstrução ma-mária. Por exemplo, em pacientes em estágio muito avançado da doença no qual a reconstrução implique em riscos anestésicos e cirúrgicos devido ao tempo prolongado do procedimento, a reconstrução não é indicada”, explica a especialista.

O acompanhamento psico-

lógico da paciente também é importante para o procedimento da reconstrução mamária. “O paciente deve entender o seu diagnóstico e no que consiste o tratamento. É muito importante apresentar expectativas realis-tas com relação ao resultado da reconstrução da mama e da sua imagem corporal.”

A reconstrução de mama é re-alizada através de várias técnicas de cirurgia plástica com o objetivo de reconstruir, restaurar ou repa-rar a mama operada e também de melhorar a qualidade de vida da paciente, ajudando a recuperar a sua autoestima.

Pizza e cenoura provocam mesma sensação de conforto, aponta estudo

30% da população mundial sente dor crônica

Obesidade é fator de risco e compromete a saúde do coração, afirma especialista

Reconstrução mamária resgata a autoestima de mulheres que fizeram remoção da mama

Page 16: ECO Curitiba 152

especial16 Curitiba, 14 a 16 de outubro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba