eco curitiba 191

14
QUINTA 12/03 Previsão do TemPo FONTE: SEXTA 13/03 SÁBADO 14/03 DOMINGO 15/03 TERÇA 10/03 QUARTA 11/03 Mín.: 15 Máx.: 25 Mín.: 16 Máx.: 27 Mín.: 16 Máx.: 29 Mín.: 17 Máx.: 29 Mín.: 18 Máx.: 30 Mín.: 18 Máx.: 29 eCo Curitiba Curitiba, 10 a 12 de março de 2015 | Ano iii | edição 191 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco RUIVA: Giovanna Lancellotti fala do novo visual e afirma que ficou aliviada ao ver o resultado Pág. 10 Técnica reduz 70% da dor no tratamento da cárie Pág. 15 VIAGENS tEcNoloGIA Alta do dólar deve mudar perfil do turista brasileiro e valorizar turismo interno Pág. 08 Venda de Pcs tem queda de 26% no Brasil em 2014, para 10,3 milhões Pág. 14 Supremo envia autorização para Polícia Federal investigar políticos Na semana passada, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, já havia solicitado ajuda à Coreia do Sul, Japão e Holanda, para conseguir ouvir testemunhas que estão fora do Brasil. Confira na pág. 03

Upload: eco-central

Post on 08-Apr-2016

237 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Confira as principais notícias desta semana.

TRANSCRIPT

Page 1: ECO Curitiba 191

QUINTA12/03

Previsão do TemPoFoNTe:

SeXTA13/03

SÁBADo14/03

DoMINGo15/03

TeRÇA10/03

QUARTA11/03

Mín.: 15Máx.: 25

Mín.: 16Máx.: 27

Mín.: 16Máx.: 29

Mín.: 17Máx.: 29

Mín.: 18Máx.: 30

Mín.: 18Máx.: 29

eCo CuritibaCuritiba, 10 a 12 de março de 2015 | Ano iii | edição 191 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

ruiva: Giovanna Lancellotti fala do novo visual e afirma que ficou aliviada ao ver o resultado Pág. 10

Técnica reduz 70% da dor no

tratamento da cárie

Pág. 15

VIAGENS tEcNoloGIAAlta do dólar deve mudar perfil do turista brasileiro e valorizar turismo interno

Pág. 08

Venda de Pcs tem queda de 26% no Brasil em 2014, para 10,3 milhões

Pág. 14

Supremo envia autorização para

Polícia Federal investigar

políticosNa semana passada, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, já havia solicitado ajuda à Coreia do Sul, Japão e Holanda, para conseguir ouvir testemunhas que estão fora do Brasil. Confira na pág. 03

Page 2: ECO Curitiba 191

curitiba02 Curitiba, 10 a 12 de março de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 18.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

mais qualidade no serviço

Curitiba vai monitorar frota de táxis em tempo real

Contribuintes com dívidas podem aderir ao Refic a partir desta segunda-feira

O Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs, que já reúne o monitoramento do trânsito e

do transporte coletivo, agora passa a acompanhar o serviço de táxi. Inau-gurado pelo prefeito Gustavo Fruet, o CCO do Táxi vai permitir o monitora-mento da frota do serviço em tempo real, o que representa mais segurança para taxistas e passageiros e maior eficiência no sistema. O lançamento faz parte da programação de aniversário de Curitiba, que completa 322 anos no dia 29 de março.

Operadores e fiscais do táxi pode-rão conferir em tempo real se as deter-minações do regulamento implantado em 2013 estão sendo cumpridas. Entre elas, a obrigatoriedade do veículo estar em operação no mínimo 12 horas por dia e de que 100% da frota esteja em circulação nos horários de pico.

O monitoramento será feito por operadores e fiscais no mesmo espaço do CCO da Urbs. Como acontece no transporte coletivo, também no CCO do Táxi serão gerados relatórios contínu-os das atividades registradas, o que é uma importante ferramenta de gestão. Nesta sexta-feira começarão a ser monitorados 400 táxis, número que, até o fim da próxima semana, chegará a 1.920. A intenção é chegar aos 3 mil táxis até o fim deste mês.

De acordo com o prefeito Gustavo Fruet, por ser um tradicional serviço dos centros urbanos, há uma expecta-tiva muito grande da população com a qualidade do sistema de táxi. “Agora, com a nova tecnologia, o usuário que chamar o táxi pode ter a segurança de que o veículo está sendo monitorado. Por outro lado, a Prefeitura poderá verificar se a lei aprovada pela Câma-ra Municipal está sendo cumprida”, disse.

Os carros serão monitorados por

GPS, e o CCO unifica os sistemas já utilizados pelas sete centrais de táxi de Curitiba, que reúnem quase 65% dos taxistas da cidade. Para a próxi-ma etapa, os demais motoristas serão convidados a instalar o equipamento em seus carros, sem necessidade de se associar a centrais.

“Para as centrais, esse sistema é interessante porque a Urbs poderá dimensionar os pontos de táxi de acordo com a demanda e avaliar locais estratégicos que hoje não são atendidos”, afirmou o presidente da Associação das Centrais de Táxi de Curitiba e Região Metropolitana, Jul-cimar Zambon.

Com a utilização de bancos de dados já existentes e software desenvolvido pela própria Urbs, o CCO do Táxi está sendo implantado sem custos para o Município ou para os taxistas. “O monitoramento pelo CCO é resultado de uma parceria entre as centrais e a Urbs que nos dá condições de melho-

rar a qualidade do serviço”, disse o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva.

O evento de inauguração teve a presença do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, do verea-dor Felipe Braga Côrtes, e de represen-tantes de centrais de rádio táxi.

EvOLuçãOA inclusão do táxi no controle ope-

racional feito eletronicamente é mais uma novidade viabilizada pela decisão do prefeito Gustavo Fruet de implantar uma nova política de serviço de táxi em Curitiba. A mudança começou ainda em 2013, com a realização, em junho, de uma audiência pública que contou com mais de 2,5 mil participantes para definição das diretrizes dessa nova política. Em agosto, o prefeito assinou decreto que modernizou a atividade, a começar pela criação de um regime único para novos e antigos taxistas.

Maurilio Cheli/SMCS

Empresas ou pessoas físicas que possuam dívidas fiscais junto à Prefeitura de Curitiba (ISS e IPTU) poderão re-gularizar as pendências aderindo ao Programa de Recuperação Fiscal de Curitiba (Refic 2014). O novo prazo para a adesão começou ontem e vai até o próximo 27. O projeto de lei que institui o Refic 2014 foi aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba.

O programa permiti-rá aos contribuintes em débito com o Município parcelar os valores em até 12 vezes, sem juros, ou em até 10 anos, com juros variáveis confor-me o número de parce-las escolhido. Também é possível optar por um prazo maior, de até 120 vezes, com juros variáveis entre 0,4% e 1,20% ao mês, confor-me o número de par-celas escolhido. Haverá atualização monetária da dívida, até o dia do início do parcelamento O benefício vale para dívidas inscritas ou não em dívida ativa.

Para aderir ao Refic 2014, o contribuin-te pode comparecer

pessoalmente na sede da Prefeitura (Palácio 29 de Março, Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico), entre 8h e 18 horas. O processo também poderá ser feito pela internet, por meio da página oficial da Prefeitura, no en-dereço www.curitiba.pr.gov.br.

Os devedores ins-critos em dívida ativa, com processos em exe-cução judicial, deverão se dirigir à Procurado-ria Geral do Município (Rua Álvaro Ramos, 150, Edifício Pery Mo-reira, Centro Cívico).

A lei, de autoria da Prefeitura, permite o parcelamento de pen-dências relativas ao IPTU inscritas na dívida ativa ou do ISS, devido até 30 de setembro de 2014, e outros débitos de natureza tributária e não tributária.

Um dos benefícios para quem aderir ao Refic e pagar as parce-las pontualmente é a possibilidade de solici-tar certidões positivas de débito (com efeito negativo), a partir do pagamento da primeira parcela.

Page 3: ECO Curitiba 191

Curitiba, 10 a 12 de março de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

paraná

EQUIPE PRINCIPAL DO RUBRO-NEGRO INICIA PREPARAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS JOGOS

O elenco principal do Atlético Paranaense se reapresentou na ma-

nhã desta segunda-feira (9), no CAT Alfredo Gottardi, e iniciou os preparativos para a partida contra o Operário. O jogo contra o Fantasma, válido pela oitava rodada do Estadual 2015, está marcado para às 22h desta quarta-fei-ra (11), no Germano Krüger, em Ponta Grossa.

O grupo rubro-negro ini-ciou o expediente de hoje (9) por volta das 9h30. Os atletas que atuaram durante a maior parte do compromis-so contra o J. Malucelli, no último sábado (7), fizeram um trabalho na academia, complementado por uma atividade no gramado. O

restante do elenco participou de um treino coletivo, orien-tado pelo técnico Claudinei Oliveira.

Nesta terça-feira (10), o Furacão faz o último trei-namento antes da partida contra o Operário. O expe-diente acontece no período da tarde, às 15h30. Depois dele, os relacionados para o confronto contra o Fantas-ma embarcam para Ponta Grossa.

Depois do duelo contra o Fantasma, o Rubro-Negro retorna a Curitiba. A reapre-sentação está prevista para a manhã de quinta-feira, quan-do os atleticanos iniciam os preparativos para enfrentar o Maringá, sábado (14), na Arena da Baixada.

Bruno Baggio/Site Oficial

O Coritiba agora se pre-para para enfrentar o Rio Branco, nesta quinta-feira (12), às 19h30, no Couto Pe-reira. Os ingressos para este jogo começam a ser vendidos a partir das 10h de terça, nas bilheterias do estádio.

Os ingressos comprados pelo Futebol Card com cartões da promoção Itaucard podem ser adquiridos com 50% de desconto, sendo um ingresso por CPF. Nas compras pela in-ternet, são aceitos os cartões de crédito com bandeira Visa, Itaucard e Mastercard. Coxa e Espaço Torres proporcionam ingressos a R$40 na Curva da Mauá

O Espaço Torres, sofistica-do centro de convenções que recebe os principais eventos

de Curitiba, é novamente parceiro do Coxa para este jogo no Couto Pereira. Isso porque proporciona que a torcida coxa-branca assista à partida desta quinta-feira com o ingresso promocio-nal a R$40. Para adquirir as entradas, basta ir até a bilheteria do estádio e ga-rantir seu lugar para apoiar o Coritiba em busca de mais uma vitória.

O Coxa faz uma promo-ção que sócios da Mauá e Arquibancada podem trazer crianças de até 12 anos ao estádio gratuitamente. Para isso, é preciso acessar o site www.sociocoxabranca.com.br, preencher os dados da criança e imprimir o vou-cher.

Ingressos para Coxa x Rio Branco já estão à vendaContribuintes com dívidas podem

aderir ao Refic a partir de hojeEmpresas ou pessoas físicas

que possuam dívidas fiscais jun-to à Prefeitura de Curitiba (ISS e IPTU) poderão regularizar as pendências aderindo ao Programa de Recuperação Fiscal de Curitiba (Refic 2014). O novo prazo para a adesão vai até o próximo 27. O projeto de lei que institui o Refic 2014 foi aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba.

O programa permitirá aos con-tribuintes em débito com o Muni-cípio parcelar os valores em até 12 vezes, sem juros, ou em até 10 anos (120 vezes), com juros vari-áveis entre 0,4% e 1,20% ao mês, conforme o número de parcelas escolhido. Haverá atualização

monetária da dívida, até o dia do início do parcelamento. O benefí-cio vale para dívidas inscritas ou não em dívida ativa.

Para aderir ao Refic 2014, o contribuinte pode comparecer pessoalmente na sede da Prefei-tura (Palácio 29 de Março, Aveni-da Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico), entre 8h e 18 horas. O processo também poderá ser feito pela internet, por meio da página oficial da Prefeitura, no endereço www.curitiba.pr.gov.br.

Os devedores inscritos em dívi-da ativa, com processos em exe-cução judicial, deverão se dirigir à Procuradoria Geral do Município (Rua Álvaro Ramos, 150, Edifício

Pery Moreira, Centro Cívico). A lei, de autoria da Prefeitu-

ra, permite o parcelamento de pendências relativas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) inscritas na dívida ativa ou do Im-posto sobre Serviço (ISS), devido até 30 de setembro de 2014, e outros débitos de natureza tribu-tária e não tributária.

Um dos benefícios para quem aderir ao Refic e pagar as parcelas pontualmente é a possibilidade de solicitar certidões positivas de débito (com efeito negativo), a partir do pagamento da primeira parcela. O pagamento poderá ser feito nos nove bancos da rede credenciada da Prefeitura.

Paraná reduz homicídios e atinge meta estabelecida para o período

O Paraná fechou o ano de 2014 com uma taxa de 22,6 homicídios para cada 100 mil habitantes. Com este índice o Estado atingiu a meta, projetada em 2011, de chegar a 2014 com uma taxa máxima de 22,85 homicídios para cada 100 mil habitantes.

O índice de homicídios é usado mundialmente para medir eficácia de políticas públicas adotadas para diminuir a violência. A que-

da do número no Paraná é fruto dos investimentos do Governo do Estado nas unidades policiais para o combate aos crimes contra a vida. “Conseguimos cumprir nossa meta para tentar garantir a maior tranquilidade possível aos paranaenses. Mas o ideal é que nenhuma morte violenta ocorra. Este é o desafio diário de nossos policiais”, diz o secretário da Segurança Pública e Adminis-

tração Penitenciária, Fernando Francischini.

Os dados de 2014 mostram a uma redução de 57 assassinatos, na comparação com 2013. Foram 2.515 ocorrências em 2014 e 2.572 em 2013.

A queda ocorreu depois de ou-tro importante recuo, registrado em 2013. Naquele ano, o índice despencou 18% em comparação a 2012.

STF pede para Polícia Federal investigar políticos

Lava Jato

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), começou a enviar à

Polícia Federal (PF) as autoriza-ções de diligências solicitadas pela Procuradoria-Geral da República para apurar se os políticos mencio-nados nos inquéritos da Operação Lava Jato estão envolvidos em irregularidades. As autorizações foram assinadas sexta-feira (6), quando o ministro abriu inquérito para investigar 49 pessoas citadas nos depoimenos de delação pre-miada do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Os procedimentos que serão adotados não foram divulgados para não atrapalhar as apurações. Em investigações criminais, os procuradores pedem que a PF abra inquérito para averiguar os indícios de autoria, além da quebra de sigilo fiscal e telefônico. Os acusados também podem ser chamados para ser ouvidos pelos delegados. A PF tem prazo de 30 dias para concluir

o inquérito, que pode ser prorro-gado por igual período. De acordo com o Código de Processo Penal, após o cumprimento das diligên-cias, a Procuradoria da República, responsável pela investigação, decidirá se há elementos para for-malização do pedido de abertura de uma ação penal no Supremo.

No STF, caberá ao ministro Teori Zavascki julgar eventual pedido da PGR, que será julgado pela Segunda Turma da Corte. No caso dos presi-dentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e da Câmara dos Depu-tados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ambos citados pelo doleiro Alberto Youssef, o julgamento será feito pelo plenário do Supremo.

A Segunda Turma poderá abrir a ação penal ou arquivar a de-núncia, caso os ministros en-tendam que não há elementos que comprovem a culpa dos 49 acusados. Se a denúncia for acei-ta, testemunhas de defesa serão chamadas para se manifestar no processo. Após essa fase, os acu-

sados apresentam defesa prévia e são julgados pelos ministros. Se forem condenados, não haverá cumprimento imediato da pena, pois caberá recurso. Em caso de absolvição, a Procuradoria poderá recorrer da decisão.

Apesar do prazo para conclu-são do inquérito policial, não há definição para o julgamento de uma eventual ação penal. Na Ação Penal 470, o processo do mensa-lão, a Corte levou sete anos para concluir o julgamento.

Para cumprir as diligências au-torizadas pelo Supremo, a Polícia Federal aumentou o número de policiais da Diretoria de Investi-gação e Combate ao Crime Organi-zado, que trabalha em inquéritos criminais que tramitam no STF.

Em nota, a polícia diz que o gru-po é integrado por servidores com experiência no combate à lavagem de dinheiro, desvio de verbas públicas e crimes financeiros, mas não informa o número de agentes destacados para as investigações.

Page 4: ECO Curitiba 191

04 Curitiba, 10 a 12 de março de 2015www.leiaeco.com.brEco Curitiba esporte

DE CANELAMarco Coelho é comentarista esportivo na Clube FM e escreve no ECO Curitiba.

Copa do brasil

MUITO A MELHORARFinal de semana mais uma vez infelizmente não

empolgou. Com os resultados da sétima rodada, JMa-lucelli manteve a liderança, agora seguido por Coritiba e Operário de Ponta Grossa. Londrina cai para a quarta posição e Atlético retorna ao grupo dos que disputarão o descenso.

Sábado, JMalucelli enfrentou a equipe principal do Atlético, num jogo bem disputado, com boas chances de gols para os dois lados, mas que terminou no zero a zero. A equipe caçula do futebol paranaense mostra equilíbrio e regularidade enquanto os rubro negros estão à procura de um padrão de jogo. Segunda partida que a equipe não consegue vencer e tão pouco marcar gols. Preocupa.

Já no domingo o Tricolor de Vila Capanema venceu mais uma fora de casa e assumiu a quinta colocação com o mesmo número de pontos do terceiro. Mais que subir na tabela, o importante é a sequencia de vitórias. Se os problemas extra campo persistem, dentro dele a coisa parece tomar novos rumos. Vitória na próxima quarta pode selar a classificação à próxima fase.

Encerrando a rodada, o jogo que definiria o vice líder do torneio. Coritiba e Londrina se enfrentaram num do-mingo à noite de chuva e pouco público no Alto da Glória. Com um time muito burocrático e cheio de volantes, o Coritiba mostrou mais uma vez que a contratação de um camisa 10 é de fundamental importância para a evolução da equipe.

Se em alguns setores o time evoluiu com as contra-tações feitas, no de criatividade, com as perdas de Alex e Robinho, a coisa anda muito mal. Frente à “medrosa” equipe do Londrina, o Coritiba só chegou ao gol adver-sário graças ao esforço individual de Wellington Paulista e as bolas alçadas na grande área. Pouco para um time com a grandeza do Coxa. A vitória saiu pela desatenção defensiva do Tubarão, num pênalti inquestionável e bem cobrado pelo avante Coxa Branca.

A rodada que começa amanhã poderá definir muita coisa. Paraná recebe o Foz, vitória o coloca de vez na próxima fase, assim como na quinta o Coxa frente ao Rio Branco. Já o Atlético irá a Ponta Grossa enfrentar a boa equipe do Operário. Derrota rubro negra, ascende luz amarela e o coloca em situação complicada. JMalucelli enfrenta o Nacional, último colocado e pode confirmar a liderança, aliás Nacional e Prudentópolis já estão no grupo que disputará a degola.

Tite chega a 15 jogos de invencibilidade contra rivais paulistas pelo Corinthians

Na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo no último domingo (08), pela oitava rodada do Paulistão Itaipa-va 2015 - Série A1, o técnico Tite atingiu duas marcas expressivas. Além de igualar a maior série in-victa pelo Corinthians, o treinador chegou à marca de 15 jogos sem perder para os rivais paulistas.

O último resultado negativo do

treinador em clássicos aconteceu em dezembro de 2012, na derrota por 3 a 1 contra o São Paulo, na última rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Após a derrota, o Timão conquistou o bi do Mundial de Clubes da FIFA. Desde então, o treinador alvine-gro não sabe o que é perder para os rivais.

Page 5: ECO Curitiba 191

Curitiba, 10 a 12 de março de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

[email protected] Felipe Borges

PLANETA BOLA

esporte

Boa fase do Tricolor

A crise paranista, até então restrita à parte financei-ra, ganhou um novo elemento recentemente. Uma ala dentro do clube chegou a pedir a renúncia do presidente Rubens Bohlen. Com todos os ingredientes na mesa para que o desempenho dentro de campo fosse afetado, eis que o time reage e supera momentaneamente os pro-blemas. Não é para soltar fogos ou acreditar que está tudo resolvido, é apenas um alívio para o torcedor que nem lembrava mais como era essa tranquilidade.

Sem dinheiro, o Paraná aposta em jogadores desco-nhecidos ou na base, que com a presença dos experien-tes Marcos e Lucio Flavio tem o respaldo necessário para crescer e amadurecer. A torcida já entendeu a situação do clube e que é preciso paciência. O título paranaense pode até acontecer em uma eventualidade, mas não é a tendência. Dar sequência ao time atual é fundamental para que a equipe chegue ao Campe-onato Brasileiro com uma base mais estável e tenha chances de acesso, o que mudaria completamente o cenário tricolor. Com a diretoria fica o papel de não deixar os compromissos atrasarem, o que poderia prejudicar o desempenho, novela que já acompanha o time há anos.

Cristian Rodríguez é o novo reforço do GrêmioO

meio-campista Cristian Rodríguez, 29 anos, desembarca em Porto Alegre nesta terça-feira, às 10h40,

no aeroporto Salgado Filho. O uruguaio pertence ao Atlético de Madrid, mas estava emprestado ao Parma, da Itália. Experiente e polivalente, já atuou pela meia, ataque e até lateral. No ano pas-sado, fez parte da seleção uruguaia que disputou a Copa do Mundo, no Brasil.

“Cebolla” Rodríguez, como é conheci-do, tem um currículo vitorioso. De todos os clubes onde atuou, não levantou taça apenas no Benfica. Debutou em 2002 pelo Peñarol, onde sagrou-se campeão uruguaio do ano seguinte. Em 2005, iniciou trajetória pelo futebol europeu. Sua primeira parada foi o Paris Saint-Germain, da França. Em sua primeira temporada no clube parisiense, con-quistou a Copa da França. Na temporada seguinte, foi transferido para o Benfica, onde permaneceu pouco tempo. Porém, foi no Porto onde despontou mundial-mente. Foram quatro temporadas com dez títulos: três ligas, três copas, três supercopas e uma UEFA Europa League. Atuou em 122 jogos, marcando 17 gols. A passagem destacada por Portugal cha-mou a atenção do Atlético de Madrid, que anunciou o uruguaio para temporada de 2012/2013. Pelo clube do Vicente Cal-derón, foi campeão espanhol, campeão da Copa do Rei, campeão da supercopa da Espanha e campeão da Supercopa da Europa.

Além de levar a Celeste Olímpica às oitavas de final do Mundial do ano passado, Cristian Rodríguez foi campeão da Copa América de 2011, na Argentina, defendendo a seleção uruguaia.

Page 6: ECO Curitiba 191

turismo06 Curitiba, 10 a 12 de março de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Em rincões como a pacata Maragogi, os movimentos de moradores e turistas são di-

tados por dois elementos: o sol e a tábua de marés. A luz forte deixa a água do mar ainda mais cristalina e realça o recorte da barreira de corais que mancha aqueles tons esverdeados únicos. As piscinas naturais são o melhor cartão de visita desse destino no litoral norte de Alagoas.

Em geral os visitantes chegam à região para o day-use, ou seja, provenientes de grupos que saem de Maceió ou Porto de Galinhas (Pernambuco), para passar o dia no local. Tempo insuficiente para ver o que há de melhor.

Maragogi faz parte da Costa dos Corais, uma Área de Proteção Ambiental (APA) criada em 1997 que compreende 13 municípios ao longo de seus 185 km, entre o norte de Alagoas e o sul de Pernambuco. Mas a fama vem mesmo das galés de Maragogi, impressionantes pis-cinas naturais cercadas por exten-sas faixas de corais.

O turismo que desenvolve a economia local permite o contato

direto com os recifes de corais, rochas imensas, ao mesmo tempo rígidas e delicadas, formadas por organismos com esqueleto calcário. Os corais são bastante sensíveis ao aquecimento global e à poluição. Alguns cuidados são tomados para reduzir os danos à vida marinha. Nas piscinas, por exemplo, é proi-bido usar nadadeiras e alimentar os peixes.

Nos horários de maré baixa é possível mergulhar com snorkel ou cilindro. A segunda opção inclui o acompanhamento de guias, a cinco metros de profundidade, o que permite enxergar pontos distantes e ainda intocados dos recifes co-ralinos. Peixinhos escondidos em grutas, anêmonas, corais-cérebro e algas multicoloridas.

Em terra firme, o centrinho des-se município tem como principal destaque a orla de dois quilômetros com bares, restaurantes e lojinhas. No circuito off-Maragogi, não deixe de fazer uma visita a Japaratinga, a 10 km de distância e com litoral mais recortado. Menor do que a vizinha famosa, a cidade apresenta um ritmo ainda mais relaxado.

A principal atração turística de Maragogi é, sem dúvida, a visita às piscinas naturais, conhecidas como “Galés”. Mas as praias tam-bém reservam muitas belezas. Um passeio de bugue por elas pode ser encantador e divertido. O mergulho conduzido, que não exige conheci-mento prévio do praticante, é uma boa forma de explorar o fascinante mundo subaquático local.

Duas praias de mar agitado são as vizinhas Boqueirão e Barreiras do Boqueirão, frequentadas por surfistas no inverno (de junho a agosto). Recomenda-se consultar os moradores sobre as vastas forma-ções de recifes e suas respectivas distâncias da orla. Entre outubro e novembro, Maragogi realiza o Fes-tival de Velas, etapa da Copa Brasil de Windsurfe. Vale a pena conferir ainda o Projeto Aribama, responsá-vel por uma ação de preservação do peixe-boi e pela produção de artesanato.

Maragogi e Japaratinga são daqueles lugares gostosos de des-cobrir, garantia de agenda lotada de boas experiências e de férias cheias de recordações.

Com alta do dolar, turismo interno sai

altamente favorecido. Maragogi, localizado no norte de Alagoas,

deve ser uma das cidades que mais

receberão turistas no Nordeste brasileiro

Maragogi

Com a alta do dólar, é tendência natural que o brasileiro, que estava batendo recordes de viagens aos Estados Unidos, passe a valorizar o turismo interno. O setor de hotelaria, deve ser um dos poucos que ganham com a alta da moeda americana.

Page 7: ECO Curitiba 191

moda08 Curitiba, 10 a 12 de março de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Fabíola MonteiroE-mail: [email protected]

Fabíola Monteiro é consultora de Imagem e Moda, sendo formada em Consultoria de Imagem e Marketing de Moda. Guaduada em Direito, Fabíola redescobriu seu amor de infância pela moda e passou a se dedicar exclusivamente à esse universo.

A temporada de verão vai chegando ao fim e é preciso dar atenção especial aos

cabelos e à pele do rosto e do corpo. A exposição excessiva ao sol, vento, areia, água do mar e cloro da piscina prejudicam a pele e os cabelos. Mesmo que os danos não sejam tão visíveis, alguns cuidados são necessários.

Para recuperar os cabelos recomenda-se o uso de um sham-poo antirresíduos que promove uma limpeza profunda e elimina resquícios de outros produtos que tenham ficado nos fios. Mulheres loiras também devem fazer uso de produtos com pigmento vio-

leta para evitar ou retirar o tom esverdeado ou amarelado dos cabelos.

A hidratação é a etapa mais importante. Você pode fazer no salão ou em casa, usando produ-tos específicos para o seu tipo de cabelo. A frequência vai depender do estado do seu cabelo; quanto mais danificado, mais frequentes devem ser as hidratações.

Quando o estrago for grande e os cabelos estiverem muito resse-cados e/ou com pontas duplas, o ideal é cortar um pouco. O cabelo ficará mais bonito e os fios volta-rão a crescer saudáveis.

Já em relação à pele do rosto e

do corpo, hidratação é a palavra de ordem. Capriche no hidratante após o banho. Isto também vai ajudar o bronzeado durar um pouco mais. Se necessário, utilize produtos especiais para as áreas mais ressecadas como pés, coto-velos e joelhos.

O protetor solar continua sen-do imprescindível mesmo quando o tempo estiver nublado ou a tem-peratura baixa. Passe nas áreas que ficarão expostas e reaplique durante o dia. Se após os exces-sos de verão surgirem manchas ou pintas na pele, procure um médico dermatologista para que ele examine.

PELE E CABELOSPEDEM ATENÇÃO APÓSTEMPORADA DE VERÃO

O jeans está sempre se reinventando e desta vez ele surge em uma opção ainda mais confortável. Chamado de “jeans-moletom” ou de “soft denim”, a nova versão parece jeans por fora (inclusive com diversos tipos de lava-gens), mas por dentro é macia como um moletom.

O soft denim já começa a aparecer em calças, bermudas/shorts e jaquetas para homens e mulheres. Para elas, a calça em jeans-moletom é uma boa alternativa à legging.

A VERSATILIDADE DO JEANS + O

CONFORTO DO MOLETOM

VR valoriza o smokingSeguindo uma

tendência interna-cional e pensando nos eventos for-mais que crescem no Brasil, a grife apresenta novida-des na cartela de produtos.

Os consumido-res masculinos de Curitiba já sabem agora aonde achar smoking de quali-dade e bom gosto. As lojas VR na ci-dade, localizadas no Pátio Batel, Pa-rkshoppingBarigüi e Crystal, acabam de receber a no-vidade.

O traje chega para completar a cartela de produtos da marca. Destinado a eventos formais e noturnos, o smoking é composto por casaco preto – com lapela em cetim da mesma cor -, gravata borboleta e a faixa na cintura.

Promoção às segundas-feiras

O Torriton acaba de lançar pacotes imperdíveis, válidos somente para a unidade Presidente Taunay às segundas-feiras e com agendamento prévio.

Para serviços de pé, mão, hidratação, lavado e escova, o valor é R$ 107. Para mão, hidratação, lavado e escova, R$ 77. E para escova, lavado e hidratação, R$ 59. Al. Pres. Taunay, 321 – Batel |41 3091-8686.

Page 8: ECO Curitiba 191

showbizz10 Curitiba, 10 a 12 de março de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 65

LEB

GRAVADORA

OMEGAIR

ORORFEB

ARDILLEI

INOCUOR

IMACULADO

PARLAES

EATAM

CARRUAGEM

MATREIRO

ALASAV

PACMARE

PARANORMAL

(?)-3, óleode peixes benéfico ao

coração

Força mi-litar dos

pracinhas(sigla)

(?) Com-parato,

roteiristabrasileiro

(?) Seca:proíbe oconsumode álcool

Açúcaroriginárioda Guiana

(?) déco,estilo doEmpireState

Formaçãotípica do

baléclássico

Ferir deleve

Peça deuso ou dedecoração

da casa

Veículodas

princesas(Lit. inf.)

De (?) paralá: de umlado parao outro

Braço, eminglês

(?)vermelha,fenômenooceânico

Atividade queresponde por cercade 70% do consumode água no mundo

Suas capi-tais são

Boa Vistae Macapá

Empresada indús-tria fono-gráfica

Ouro, emespanholAstúcia;sutileza

Primeiro presidenteoperário

(BR)

Que nãotraz danosIsento demanchas

(?)-Qaeda,guerrilha

Tomeiatitude

Muito ex-periente

O poder como a cla-rividência

"(?)-man",jogo de vi-deogame

Suave;delicadoAquecer

um pouco Moeda do Camboja

Insetos transmis-sores da doença de

Chagas (bras.)

Frequênciade rádio

Sem rumo

P A R

3/arm — art — oro. 4/leve — riel. 8/demerara. 10/paranormal.

horóscopo

Giovanna Lancellotti tro-cou os fios castanhos pelos ruivos. A transformação, obra do hairstylist Anderson cou-to, foi para a vilã Bélgica, da novela “Alto Astral”, que que-ria copiar a personagem Gabi, vivida por sophia Abrahão. A atriz diz que adorou o resultado, mas que antes es-tava um pouco apreensiva. “Quando eu vi que ficou bom e que todos gostaram, fiquei aliviada. Não sabia se ia ficar bem com essa cor de cabelo. Então, estava com um pouco de medo.” Apesar disso, ela diz que toparia fazer qual-quer outra transformação para uma personagem. “Eu

acho que é pra isso que eu escolhi essa profissão.”

A mudança radical não fez Giovanna se sentir tão diferente, porém ela diz que muitas pessoas comentaram que ela ficou mais mulherão. “A gente que se vê todo dia no espelho acaba não perce-bendo a transformação. pra mim continua sendo a mesma coisa, me deixou um pouco diferente, claro, mas nada que tenha mudado minha fisionomia ou o jeito que eu me sinto. Mas quando eu es-tou arrumada e maquiada, me acho mais mulherão porque o cabelo tingido me faz parecer mais velha.”

Grávida de seis meses, Fernanda Machado teve uma surpresa no início da semana ao descobrir, por meio de uma ultrassonografia 4D, que espera um menino. A atriz, que está moran-do nos Estados Unidos com o marido, robert riskin, acaba de passar uma temporada no Brasil. “Fiz uma ultra nos EUA que mostrava menina. Fui para o Brasil filmar ‘A menina índigo’ e repeti o exame para ter certeza antes de anunciar a gravidez. Ele ainda estava escondendo o ‘pipi’ pelo jeito. Foi uma baita surpresa depois de dois meses chamando-o de sophia, mas estamos muito felizes porque está tudo bem com o nosso Lucca e isso é o que mais importa”, explica ela.

Fernanda diz que teve enjoos e sentiu muito cansaço nos três primeiros meses: “Estou tendo uma gravidez tranquila. Fiquei cheia de energia neste segundo trimestre de gravidez, o que foi perfeito, já que estava no Brasil filmando”.

A atriz quer ter o filho nos EUA e, depois que ele estiver com a va-cinação completa, voltará ao Brasil. “E assim será nossa vida: um pouco em cada lugar”.

Ela conta que não descuida do cor-po durante a gestação, mas procura ficar tranquila em relação a isso. “Eu estava controlando mais o peso no período do filme, mas confesso que agora dei uma relaxadinha, embora continue me exercitando.

Grávida de 6 meses, Fernanda Machado descobre que espera menino e fala de peso: ‘Sem paranoia’

Giovanna Lancellotti fala do novo visual e afirma que ficou aliviada ao ver o resultado

Uma mudança que ela teve que fazer foi no jeito de se vestir. “Esse tom é mais difícil de combinar, algumas roupas não ficam tão boas. Estou preferindo cores mais neutras, como preto e branco, que são coringas.” Após a novela, a atriz diz que pretende manter a cor, pelo menos até a próxima personagem.

Page 9: ECO Curitiba 191

Curitiba, 10 a 12 de março de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba11

entretenimento

Existe forma mais eficiente

para vender seus produtos!

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição

de “arrastão” promovido

pelo Eco Curitiba, inédito

e inovador, faz com que o

jornal seja distribuído terças e

sextas-feiras em todas as ruas

do centro da cidade, atingindo

o comércio em geral, assim

como prédios residenciais

e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Anuncie conosco, confie

na nossa estratégia para

aumentar suas vendas.

Page 10: ECO Curitiba 191

gastronomia12 Curitiba, 10 a 12 de março de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Chef & SaborPor Alexandra Gamarra

Alexandra Gamarra nas cozinhas de sua terra natal e nas festas em família foi onde aprendeu o bom gosto pela culinária, e fez disso profissão. Há 6 anos está à frente do programa de televisão Chef e Sabor, um verdadeiro roteiro gastronômico das delícias do Paraná.

Considerado, há mais de uma década, referência para al-moço de negócios, o res-

taurante Caffe Milano está com uma série de novidades no bufê servido no almoço. A casa locali-zada no Batel, em Curitiba, passou por uma recente reforma para aumentar ainda mais o conforto dos clientes. O bufê foi remode-lado, com o dobro de opções de saladas, novos pratos quentes, diversos cortes carnes prepara-dos na churrasqueira e no grill e inúmeras opções de sobremesas - tudo oferecido “à vontade” por um valor fixo.

Além de algumas opções no bufê, as carnes são oferecidas nas mesas pela equipe de garçons. Além dos cortes tradicionais, como mignon, picanha, filé ar-gentino e costela, o restaurante

possui outras preparações espe-ciais, que variam de acordo com o dia da semana. Nas estações “quente” e “fria”, sabores das co-zinhas mediterrânea e brasileira completam o menu, que é servido de domingo a domingo, a partir do meio-dia.

Nos finais de semana, o car-dápio fica ainda mais completo e especial, tornando-se uma boa opção para almoços de família ou uma reunião de amigos. De segunda a sexta, executivos que preferem uma opção rápida em um ambiente confortável podem aproveitar as delicias da casa enquanto fecham negócios ou se reúnem com colegas de trabalho. Outra facilidade são os pacotes com preços promocionais para convênios com empresas.

A casa dispõe de diversas op-

ções de sucos naturais, além de uma carta de vinhos diversificada, com mais de 30 rótulos. O sistema de atendimento é bufê livre, com sobremesas inclusas. De segunda a sexta, as três estações (saladas, pratos quentes e sobremesas) saem a R$ 30,00 por pessoa. Acrescentando a opção das carnes assadas e grelhadas, o valor passa para R$ 40,00. Nos finais de se-mana e feriados o menu completo custa R$50,00.

O Caffe Milano também fun-ciona à noite para eventos de até 130 convidados, mediante reserva.

Serviço:Almoço de Segunda a Sexta das

12h00 às 15h00 / Sábados, Do-mingos e Feriados das 12h00 às 15h30 (jantar mediante reserva)

Páscoa 2015

Qual será a nova tendência de doce para a páscoa? Doceiras se preparam para a época mais doce do ano e prometem usar muita criatividade e novidades deliciosas. O que pos-so adiantar é que o brigadeiro de colher continua em alta. E quando o assunto é recheio, O Famoso Bri-gadeiro faz questão de cumprir o

conceito à risca! O Meio Ovo de Brigadeiro não se limita a uma camada cremosa. São 120g de puro brigadeiro em uma deliciosa casquinha de chocolate e você pode escolher entre os recheios: Alpino, Confeti, Sensação, Nutella, Negresco, Prestígio e Ao leite belga. Uma tentação!

Os pães de que mais gosto

O renomado panificador Rogério Shimura lançou esta semana em São Paulo o livro “Os Pães de que Mais Gosto”, onde reuniu suas 40 receitas favoritas. No livro, ele ensina receitas dos principais tipos de pães, como baguete, pão de torresmo, focaccia, pão de cará, de mandioquinha, de ervas, de batata, de aveia e muitos outros. Aguardem! Logo estará disponível nas principais livrarias de Curitiba.

Festival Brasileiro da Cerveja A DUM Cervejaria participará do Festival Brasileiro da Cerve-ja com oito rótulos e grandes novidades neste ano. O evento acontecerá em Blumenau de 11 a 14 de março, no Parque Vila Germânica. Com isso, a cervejaria curitibana pulará de 3 chopes em 2014 para 8 em 2015. Entre as grandes novidades, estão edições especiais da premiada Petroleum, cada uma envelhecida em um tipo diferente de barrica, anteriormente utilizadas para cachaça. Elas serão vendidas em chope e num kit com quatro garrafas – uma da tradicional e três que repousaram em dife-rentes madeiras, pelo valor de R$100.Site: www.dumcervejaria.com.br

Caffe Milano temnovidades no almoço

Restaurante amplia bufê e apresenta opções inéditas no menu

Page 11: ECO Curitiba 191

13Curitiba, 10 a 12 de março de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

Coluna do PierEspaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

Cansou de apanharPSDB saiu de trás do muro. Vide o posicionamento do partido agora em seu espaço gratuito no horário eleitoral.

Nunca venderam tantoAs diversas manifestações que aconteceram no Cen-tro Cívico durante o mês passado e começo de março incrementaram as vendas do comércio na região. Do dono da lotérica ao proprietário do restaurante, estão todos rindo à toa. O que para uns é problema, para outros é solução.

Impossível fiscalizar tudoTem tanta área de Estar na cidade que a fiscalização não vence. Em muitos bairros onde o estacionamento é regulamentado, é possível parar sem cartão, nunca aparece ninguém para multar.

Vale conferirA Editora InVerso promove amanhã, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium, um bate-papo e sessão de autógrafos do livro “As sutilezas e o ób-vio da comunicação corporativa”, da especialista em Marketing e Comunicação Organizacional, Sulamita Mendes.

Perguntar não ofendeSe os professores decidiram pelo fim da greve ontem, por que só vão voltas às aulas na quinta-feira?

O empresário paranaense Pedro Joanir Zonta encabeça chapa única para presidir pela terceira gestão a Apras - Associação Paranaense de Supermercados. A posse da nova presidência está prevista para o dia 16 de abril, durante jantar de encerramento da Mercosuper – Feira e Convenção Paranaense de Supermercados.

Kauana Bechtloff

Babi Rossi posando para foto no TAJ Curitiba, local recheado de mulher bonita.

Page 12: ECO Curitiba 191

tecnologia14 Curitiba, 10 a 12 de março de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

O Brasil teve 10,3 milhões de computadores pessoais vendidos em 2014, queda de 26 por cento na comparação com o ano ante-rior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela consulto-ria IDC Brasil, que prevê queda de 3 por cento das vendas em 2015. Do total vendido, foram 4 milhões de desktops (queda de 31 por cento) e 6,4 milhões de notebooks (queda de 22 por cento), sendo 29 por cento comercializados para o mercado corporativo e 71 por cento para o consumidor final.

Segundo a IDC Brasil, os resul-tados foram afetados pela Copa do Mundo, eleições e alta do dólar. “Tradicionalmente, março é um mês muito positivo para o mercado de PCs, porém, o Car-naval adiado fez com que o 1º trimestre fosse muito negativo em vendas”, disse em nota o analista de pesquisas do IDC Brasil, Pedro Hagge.

“Logo em seguida houve a Copa do Mundo e os varejistas focaram em outras categorias de produtos. As incertezas em relação às elei-ções e a volatilidade da moeda norte-americana também contri-buíram para o mau desempenho em 2014”, completou.

No quarto trimestre, foram vendidos cerca de 2,7 milhões de PCs, queda de 25 por cento sobre o quarto trimestre de 2013 e alta de 3 por cento na comparação com o terceiro trimestre de 2014. Des-se total, foram comercializados 966 mil desktops e 1,7 milhão de notebooks. Na comparação com o período de outubro a dezembro de 2013, houve queda de 29 por cento em desktops e 21 por cento no mercado de notebooks.

Os números do trimestre vie-ram de acordo com as projeções da IDC Brasil. “Os volumes do quarto trimestre têm sido cada vez mais afetados pela Black

Friday. Os varejistas estão com-prando e estocando os produtos já em setembro e a tendência é não termos mais um quarto trimestre forte como em anos anteriores”, afirmou Hagge. O analista citou também o ritmo fraco da econo-mia, a escassez de crédito, infla-ção e a alta do dólar, que acaba gerando repasse de preços ao consumidor.

Para 2015, a IDC Brasil espera queda de 3 por cento do mercado de PCs no Brasil. “A alta do dólar vai dificultar a recuperação. Isso já se pode notar nas lojas, onde os produtos estão de 15 a 20 por cento mais caros do que 6 meses atrás”, disse Hagge. Para o ana-lista da IDC Brasil, o consumidor brasileiro é muito sensível a pre-ços e, isso, aliado à instabilidade econômica e a adoção de outros dispositivos, fará com que o mer-cado de PCs no Brasil termine este ano em baixa.

O aplicativo de compartilha-mento de fotos Instagram vai permitir mais anúncios

em seu aplicativo para smartpho-nes e tablets, no mais novo passo do serviço detido pelo Facebook para expandir suas receitas com publicidade.

O novo recurso de “anúncios carrossel” permitirá que as marcas publiquem diversas imagens, que os usuários podem ver passando o dedo pela tela do telefone.

A ideia, de acordo com uma publicação no blog oficial do Ins-

tagram nesta quarta-feira (4), é similar às campanhas publicitárias de várias páginas encontradas em revistas impressas. Uma empresa automobilística, por exemplo, pode destacar características diferentes de um carro novo e incluir um link para mais infor-mações sobre o produto.

O recurso estará disponível inicialmente nos Estados Unidos para um conjunto limitado de parceiros de publicidade, disse o Instagram. O serviço de fotos, que o Facebook adquiriu em 2012 por

US$ 1 bilhão de dólares, tem 300 milhões de usuários mensais.

O novo serviço marca o mais recente passo no esforço do Instagram de posicionar seu serviço móvel como um canal de marketing online. A rede social introduziu anúncios com fotos no final de 2013 e lançou anúncios em vídeo no ano passado.

Os executivos da empresa têm enfatizado que os anúncios serão incorporadas a um ritmo comedi-do, com foco principal do Insta-gram em impulsionar usuários.

A Microsoft anunciou uma prévia do novo Office 2016 para computadors Mac. A nova versão é movida pela nuvem, com isso será possí-vel acessar os documentos a qualquer momento, de qual-quer lugar e em qualquer dispositivo.

Semelhante às novida-des recentes do Office para Windows 10 e do Office para Android, o Office 2016 for Mac compartilha a experi-ência dos PCs, mas também

é totalmente projetado para tirar vantagem dos recursos únicos do Mac, como o scroll bounce (rolagem elástica).

Os novos apps oferecem suporte completo à tela de retina com centenas de gráficos melhorados, modo tela cheia para experiências imersivas nativas e até re-cursos Mac.

O novo Office for Mac inclui versões atualizadas do Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook.

Google agora quer ser seu barman e dar dicas de drinques

Venda de PCs tem queda de 26% no Brasil em 2014, para 10,3 milhões

Para aumentar lucro, Instagram permite mais anúncios em app

Microsoft lança prévia do Office para computadores Mac

Depois das geladeiras, dos carros e do ar-condicionado, agora é a vez da sua bebida entrar para a internet das coisas, que conectará todos os produtos. A fabricante de bebidas Diageo, deten-tora da marca de whisky

O Google adicionou recei-tas de bebidas e coquetéis em seu sistema de buscas. Ao efetuar busca por “Marti-ni”, por exemplo, a página de buscas da empresa america-na disponibiliza o resultado com as instruções de como deve ser feito o drinques.

Além da informação de verbete do Wikipedia, outras subseções aparecem, como os ingredientes alcóolico (neste caso gin), os ingre-dientes adicionais, prepa-ração, como é servido, os enfeites básico e como ele deve ser colocado no copo depois de misturado.

A opção ainda não foi dis-ponibilizada para português.

Para procurar uma receita, a pessoa deve no campo de buscas do Google “how do i make (na tradução livre, como eu faço) e o nome da bebida).

Mesmo a nossa caipirinha pode ser achada no sistema de buscas, porém com ins-truções apenas em inglês.

Os engenheiros do Goo-gle explicaram que a firma já possui um histórico de dicas de pratos de comida. Mas nos últimos meses, eles perceberam um aumento nas buscas por receitas de bebidas. Os coquetéis mais procurados em 2015 no Google são Moscow Mule, Margarita e Blood Mary.

Johnnie Walker cria ‘garrafa inteligente’ para seu whisky

Johnnie Walker, apresentou sua primeira “garrafa inte-ligente” (do inglês “smart bottle”) para o modelo Blue Label, com envelhecimento em barril de carvalho por 21 anos.

Ele é um substituto do código QR e foi apresentado na feira de tecnologia mó-vel Mobile World Congress 2015 (MWC), que acontece em Barcelona, Espanha. O engradado recebeu uma nova etiqueta com tags (marcações) impressas com Near Field Communication (NFC).

Criada pela empresa Thin Film, a tecnologia permi-te ao usuário de qualquer smartphone com NFC ver o estado da garrafa ao en-costar o gadget no produto. Desse modo, o consumidor poderá conferir se a garrafa já foi aberta, se ela está re-almente fechada e lacrada, além de enviar informações promocionais da Diageo para seus clientes.

Page 13: ECO Curitiba 191

Curitiba, 10 a 12 de março de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba15

saúde

Um estudo realizado no Brasil demonstrou que em 41% das mulheres que têm diabetes foi detectada do-ença isquêmica do coração (DIC) – tipo que mais mata mulheres na América Latina. Além disso, são, frequente-mente, doenças silenciosas: 50% das mulheres analisadas no estudo tinham DIC sem apresentar as clássicas dores no peito, chamado angina típica, o que é considerado um sinal de alarme impor-tante. “É impressionante, como normalmente não havia queixa de angina típica. Fato que nos faz pensar sobre no-vas estratégias na avaliação de pacientes sem sintomas típicos, para prevenirmos de forma mais eficaz infarto do miocárdio e morte súbita”, avalia o cardiologista nuclear João V. Vítola, responsável pela condução do estudo.

Os dados foram proces-sados com base em 10 anos

de registros de exames de 41.671 pacientes da Quanta Diagnóstico e Terapia, em Curitiba. Entre esses pacien-tes, 44,7%, cerca de 18.600, são mulheres. O estudo foi publicado no mês de feverei-ro na revista científica Cur-rent Cardiovascular Imaging Reports, que apresenta avan-ços internacionais na área de diagnóstico por imagem em medicina cardiovascular. “Por meio do exame diagnóstico SPECT MPI (Tomografia com-putadorizada por emissão de fóton único com cintilografia de perfusão miocárdica), são demonstrados quais as vari-áveis mais úteis para identifi-car pacientes com maior risco de infarto ou morte súbita e orientar a prevenção e o tratamento mais adequado para pacientes que vivem nessa parte do mundo”, afir-ma Vítola, que também é o diretor da Quanta Diagnósti-co e Terapia.

Em busca de um tratamento alternativo para a cura da cárie que visasse mais

praticidade e, principalmente, menos dor para o paciente, o dentista Izio Mazur, em parceria com técnicos do Laboratório de Robótica da Universidade Fe-deral do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolveram uma técnica que promete acabar com até 70% do sofrimento na cadeira do dentista.

O método, chamado Allumi-najet, consiste na substituição de brocas por jatos de ar. “Um equipamento emite um fino jato controlado de cristais (óxido de alumínio) abrasivos que são capazes de perfurar o dente e re-mover as cáries”, diz Izio. Segun-do o especialista, a percepção de

dor é reduzida, ou até eliminada em alguns casos, devido ao fato de não haver o zumbido irritan-te das turbinas de alta rotação, aquecimento, trepidação ou pressão sobre o dente. “Como o equipamento não encosta no elemento dentário a sensação é de apenas um ar batendo no dente”, diz o especialista.

Além de reduzir a dor, a suavidade do Alluminajet não permite que ocorra inflamação no nervo dentário. “Além disso, esse método tem uma excelente aceitação das crianças e/ou dos pacientes portadores de fobias à alta-rotação em geral”, diz Izio. E, apesar de o foco desse tratamento ser a remoção da cárie, ele também pode realizar outras funções. “Pode ser usado

para aumentar a adesão dos materiais restauradores dentais e na limpeza dos dentes em geral”, diz o especialista, que revela que esse tratamento já é uma realidade no mundo e em alguns consultórios brasileiros.

Com o desenvolvimento de técnicas cada vez mais moder-nas para substituir as brocas no tratamento de lesões dentais, o futuro desses motorzinhos pode estar ameaçado? Izio acredita que não. “Realmente há uma tendência na odontologia em se descobrir novas técnicas que re-duzam o atrito e a invasão den-tal, mas acredito que as brocas serão sempre necessárias, ainda que para outros procedimentos que não sejam a remoção de cáries”, diz o especialista.

Açúcares, gorduras e até o sódio dos alimentos não são os “vilões” da saúde, se forem consumidos em quantidades moderadas, como explicou o en-docrinologista Marcio Mancini, chefe do grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hos-pital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O médico desmistifica a re-lação entre a presença desses componentes nos alimentos com o aumento do peso e de algumas doenças, como diabe-tes e hipertensão. “É possível comer de tudo e ser saudável. Não é necessário cortar da alimentação o açúcar e a gor-dura. O importante é que esses elementos sejam consumidos de uma maneira equilibrada”, explicou Mancini.

Quanto aos doces, o médico também ressalva que não é exatamente o açúcar o causador do ganho de peso, pois a maioria deles também contem gorduras em excesso. Assim como afir-mam nutricionistas e especia-listas em saúde e bem-estar, o endocrinologista reforçou que a dieta equilibrada e a prática re-gular de atividades físicas são a grande solução para um “balanço energético ideal”, responsável pela manutenção do peso.

Um grupo de cientistas russos da Universidade Politécnica de Tomsk (UPT) concluiu neste mês os testes de laboratório de uma substância que poderia curar o alcoolismo, segundo o inventor do remédio Vi-ktor Filimonov. “Os resultados dos testes em animais foram positivos. 70% dos ratos submetidos ao teste e que previamente foram trans-formados em viciados em álcool, mostraram um desejo menor de beber após receber o tratamento”, assegurou o cientista.

O composto foi descoberto na hora de elaborar outro remé-dio, que já é comercializado nas farmácias, desenvolvido pelo laboratório da UPT para aliviar as convulsões que sofrem os epilépti-cos. No transcurso da pesquisa, os cientistas se deram conta de que o princípio ativo poderia também ajudar as pessoas que sofrem adições narcóticas, já que estas, da

mesma forma que a epilepsia, afe-tam o sistema nervoso central.

Após consultar outros especia-listas médicos da Universidade, entre eles especialistas em psi-quiatria, os cientistas começaram sua pesquisa e agora acham que sua descoberta pode ter futuro. “Acho que na Rússia a demanda deste tipo de remédio pode ser bastante alta”, como uma alter-nativa para os tratamentos para curar o alcoolismo, reconheceu Filimonov.

Além disso, a grande vantagem que apresenta em comparação com outros remédios similares que já estão no mercado, são os poucos efeitos colaterais que provoca. O remédio foi desenvol-vido com o Instituto de Pesquisa Científica da Saúde Mental da Academia Russa das Ciências Mé-dicas, que também fica na cidade siberiana de Tomsk.

Pesquisa revela: falta de vitamina D pode piorar o controle do diabetes

Um estudo revelou que a falta de vitamina D pode piorar o controle da glice-mia (açúcar do sangue) em indivíduos com diabetes. A endocrinologista Myrna Campagnoli, do Laboratório Frischmann Aisengart, uma das responsáveis pela pes-quisa, explica que os casos de insuficiência e deficiência de vitamina D vêm aumentando mundialmente nos últimos anos, e que muitos estudos vêm demonstrando uma forte associação entre os níveis de vitamina D e fatores de risco metabólico, como diabetes e obesidade.

“Os baixos níveis de vi-tamina D podem predispor à intolerância à glicose, altera-ção da secreção de insulina e, consequentemente, ao Diabe-tes Mellitus do tipo 2 (DM2). Nos pacientes já diabéticos, a insuficiência pode dificultar o controle glicêmico”, explica a

Dra. Myrna. Ela ainda diz que o motivo para isso acontecer é que existem receptores de vitamina D em várias células e tecidos do nosso corpo, inclusive nas células do pân-creas que produzem a insuli-na e nos músculos. A falta de vitamina D pode dificultar a produção e liberação da insu-lina, bem como atrapalhar a utilização periférica do açú-car, interferindo no controle da glicose.

Segundo a médica, o le-vantamento de dados foi feito com 253 pacientes entre setembro e dezembro de 2014. “Medimos os níveis de vitamina D, glicemia e insulina. Detectamos que 66,3% dos pacientes diabéti-cos apresentavam reduzidos níveis de vitamina D e, nos indivíduos com pior controle glicêmico, observamos mais de 90% de hipovitaminose D”, confirma.

Pesquisa brasileira comprova: mais de 40% das mulheres com diabetes sofrem doenças do coração

Técnica brasileirareduz 70% da dor notratamento da cárie

Remédio que promete curar alcoolismo é descoberto na Rússia

Açúcar e gordura não são “vilões” da dieta, defende especialista

Page 14: ECO Curitiba 191

especial16 Curitiba, 10 a 12 de março de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba