eco curitiba 119

14
ESTILO: Com presença marcante nos invernos, colete de pele segue em alta QUINTA 21/06 Previsão do TemPo FONTE: SEXTA 22/06 SÁBADO 23/06 DOMINGO 24/06 TERÇA 19/06 QUARTA 20/06 Mín.: 10 Máx.: 15 Mín.: 11 Máx.: 16 Mín.: 10 Máx.: 17 Mín.: 11 Máx.: 19 Mín.: 11 Máx.: 21 Mín.: 12 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014 | Ano ii | edição 119 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Pág. 15 especialista fala sobre retorno dos inibidores de apetite ao mercado Pág. 08 Irã e Nigéria ficam no zero a zero e frustram público COPA DO MUNDO Na partida, os campeões africanos foram superiores, tiveram quase 65% de posse de bola e John Obi Mikel como o Craque do Jogo, mas pouco incomodaram o gol de Reza Haghighi. Pág. 04

Upload: eco-central

Post on 11-Mar-2016

254 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Bom dia! Confira as notícias desta terça-feira.

TRANSCRIPT

Page 1: ECO Curitiba 119

estilo: Com presença marcante nos invernos, colete de pele segue em alta

QUINTA21/06

Previsão do TemPoFoNTe:

SeXTA22/06

SÁBADo23/06

DoMINGo24/06

TeRÇA19/06

QUARTA20/06

Mín.: 10Máx.: 15

Mín.: 11Máx.: 16

Mín.: 10Máx.: 17

Mín.: 11Máx.: 19

Mín.: 11Máx.: 21

Mín.: 12Máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 17 a 19 de junho de 2014 | Ano ii | edição 119 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Pág. 15

especialista fala sobre retorno dos inibidores

de apetite ao mercado

Pág. 08

irã e Nigéria ficam no zero a zero e frustram público

COPA DO MUNDO

Na partida, os campeões africanos foram superiores, tiveram quase 65% de posse de bola e John obi Mikel como o Craque do Jogo, mas pouco incomodaram o gol de Reza Haghighi. Pág. 04

Page 2: ECO Curitiba 119

curitiba02 Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 15.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Cesar Alberto Teixeira de Oliveira - Litoral do ParanáFone 41 8511-5336 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

41 3224-4322

FDiretor-Executivo

Pierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

vandalismo

Serra Abaixo [email protected] Teixeira

ÁGUA NA BOCA

Vai descer? Então prepare-se pois já está rolando o 4º Festival de Sabores do Litoral.Promovido pela ADETUR-PR e com realização da ECOVIA, o evento é uma grande oportunidade para se conhecer melhor, através da gas-tronomia do Litoral, a diversidade da culinária parana-ense, que vai muito além do famoso barreado.

Participam desta 4ª edição do Festival 34 restaurantes de Antonina, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá e Ilha do Mel. Cada um deles vai ofere-cer 20% de desconto em um prato do menu. O evento que acontece até o dia 06 de julho, é uma forma de estimular o turismo gastronômico na baixa temporada. Prestigie!

VAI CONTRATARDepois de um tempo “fazendo água”, onde ninguém, ou

quase ninguém, aceitava ser o capitão da nau em chamas, parece que agora a atual administração do CISLIPA que gerencia o SAMU, conseguiu apagar os “focos de incên-dios”, normalizar e dar rumo ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná. Na semana passada foi re-alizado um teste seletivo para a contratação de servidores visando a operacionalização do SAMU-Litoral.

A nova gestão encabeçada pelo prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, que vem realizando diversas ações para melhoria da qualidade dos serviços,abriu 101 vagas para motoristas socorristas, técnicos em enfermagem, técnico de informática, técnicos auxiliar de regulação médica, radio operador, auxiliar de serviços gerais, assis-tente administrativo, farmacêutico, enfermeiros, médicos intervencionistas e médicos reguladores. Com isso o CIS-LIPA terá servidores públicos celetistas, para atuação nas bases descentralizadas e Central de Regulação do SAMU nos 7 municípios do Litoral.

Vale lembrar que o SAMU-Litoral, deve ser custeado de forma tripartite, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com o Governo Estadual, através da Secretaria Estadual de Saúde e Municípios.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, atente pelo número 192.

Vândalos depredam Centro e PM intervém

Índice de Preço aoConsumidor fica estável

Detran encaminha veículos leiloados para reciclagem

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do município de Curitiba dos últimos trinta dias, apresentou variação de 0,30%, ou seja, se man-teve estável em relação à taxa da mesma semana de maio, que também foi de 0,30%. Entre os grupos de produtos e serviços, a maior influên-cia esteve relacionada à queda de 2,73% em Des-pesas Pessoais, seguido das altas em Vestuário (3,17%) e Saúde e Cuida-dos Pessoais (2,03%).

Em relação aos itens pesquisados, as princi-

pais contribuições, na ordem da maior para a menor, devem-se aos pacotes turísticos nacionais (-20,42%), automóvel de passeio nacional usado (1,04%), g a s o l i n a c o m u m (-2,01%), pacotes tu-rísticos internacionais (-19,82%), medicamen-tos anti-hipertensivos (14,42%), serviços de empregada doméstica (2,58%), blusa e cami-sa femininas (6,09%), almoço e jantar – refei-ção (1,37%), vitaminas (4,68%) e calça compri-da feminina (-7,49%).

O Departamento de Trânsito do Paraná iniciou em Curitiba, a destruição de 824 ve-ículos para reciclagem. A ação é resultado do primeiro leilão de veículos deste tipo no Estado, em um projeto piloto do Detran e da Secretaria Estadual de Segurança Pública, em parceria com as Polícias Civil e Militar, Procuradoria Geral do Estado e Tribunal de Justiça do Paraná.

“Este novo modelo evita o descarte e o acúmulo de lataria nos pátios do Governo e nos ferros-velhos privados. Assim, combatemos a proliferação de mos-quitos e ratos e a possi-bilidade de contato dos materiais poluentes dos carros - como gasolina, óleo e bateria - com o solo, evitando também a contaminação das águas”, disse o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Cerca de 100 ativistas reuniram-se ontem no centro de Curitiba, na Boca Maldita, para protestar

contra a Copa do Mundo, segundo a Polícia Militar. A cidade, que recebeu Irã e Nigéria, que se enfrentaram na Arena da Baixada, não escapou aos focos de manifestações.

Os militantes seguiram em direção ao estádio, que teve a segurança refor-çada. A manifestação seguia pacífica e é acompanhada por policiais, mas em

algum momento tomou proporções violentas. Carros e lojas foram vanda-lizadas, o comércio fechou as portas por medo de saques e várias agências foram depredadas, além de algumas estações tudo. O ato foi organizado pela internet.

“Este é um momento decisivo para o povo. Ou somos coniventes ou somos combatentes quanto à Copa do Mundo no Brasil”, dizia a descrição do evento Não vai ter Copa, que teve 2,6 mil

confirmações no Facebook.A intenção dos manifestantes era

mostrar a indignação com a organi-zação do Mundial, com ênfase nas remoções de famílias para dar espaço às grandes construções e nas mortes em acidentes de trabalho em canteiros de obras da Copa: três em São Paulo, quatro em Manaus, uma em Brasília e uma em Cuiabá.

Page 3: ECO Curitiba 119

04 Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba esporte

Hulk sente dores, mas quer jogarO

atacante Hulk confirmou em entrevista coletiva na Gran-ja Comary, em Teresópolis,

na região serrana fluminense, que está em condições de jogar a segunda partida da Seleção Brasileira de Futebol pela Copa do Mundo, hoje, contra o México, às 16h, no Estádio Castelão, em Fortaleza (CE). “Dá pra Jogar, é Copa do Mundo. Estou bem”, disse o jogador.

No último treino coletivo , Hulk, ao tentar um chute de ca-nhota, sentiu dores musculares na coxa esquerda e foi substituído pelo volante Ramires. O treino começou tendo como titulares os mesmos jogadores que iniciaram a partida inaugural da Copa, contra a Croácia, na última quinta-feira (12). Com a confirmação da pre-sença do atacante, o time que vai enfrentar a seleção mexicana na terça-feira deverá ser o mesmo.

A seleção brasileira embarca na tarde deste domingo, na Base Aérea do Galeão, em voo fretado, para Fortaleza.

Felipão quer o maior aprovei-tamento possível do treino para deixar o time pronto para disputa desta terça-feira. A grande expec-

Sem dificuldade, Alemanha goleia Portugal na Fonte Nova

A Bahia pa-rece ser a t e r r a

do improvável nesta Copa do Mundo. Era a última grande estreia que fal-tava, o último grande clássi-co da primeira rodada. Depois da goleada da Holanda sobre a Espanha, mais duas potências europeias se en-frentaram na Arena Fonte Nova, com mais uma goleada surpre-endente. Com três gols ainda no primeiro tempo, a Alemanha venceu Portugal por 4 a 0 na tarde de ontem.

Como tem sido comum nesta Copa, a festa começou cedo no jogo. Aos dez minutos, João Pereira derrubou Götze na área e o juiz marcou o pênalti, sob reclamações dos portugueses. Thomas Müller fez a cobrança e colocou a Alemanha na frente, fazendo a festa no estádio Fonte Nova.

Thomas Müller comemora gol contra Portugal, na Arena Fonte Nova

Matthias Schrader/AP

tativa é quanto à condição física do atacante Hulk, que deixou o treino mais cedo, com dores musculares na perna esquerda. Essas dores já vinham incomodando o jogador desde a primeira partida da Copa, contra a Croácia, no último dia 12, no Itaquerão, em São Paulo.

Se Hulk tiver condições de jogo, Felipão deve repetir o time que entrou em campo contra os croatas: Júlio César no gol; Daniel Alves na lateral direita; Davi Luiz e Tiago Silva na zaga e Marcelo na

lateral esquerda. No meio-campo, jogarão Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar, e no ataque, Hulk, Neymar e Fred. Caso Hulk não possa jogar, Ramires deverá ser o substituto.

O último confronto entre as seleções do Brasil e do México foi no ano passado, na Copa das Confederações, também na capital cearense. O Brasil venceu por 2 a 0. Em 2012, porém, na final dos Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra, os mexicanos vence-ram por 2 a 1.

Muita correria, muita dis-posição, mas pouco futebol. Depois de 12 jogos, a Copa do Mundo de 2014 viu seu primeiro empate na tarde de ontem, em Curitiba. Os “culpados” por frear a ótima média de gols da competição foram as seleções de Nigéria e Irã, que até tentaram mudar o placar em um jogo movimen-tado, mas faltou mais capricho dos dois ataques. Pior para a torcida, que foi à Arena da Baixada esperando ver gols e saiu frustrada.

As poucas oportunidades de gol e os muitos erros dos dois lados contribuíram para o zero no placar do primeiro tempo. Foi a segunda partida nesta Copa em que os ataques passaram em branco na pri-meira etapa. Antes, foi o Mé-xico, que só conseguiu o gol da vitória contra Camarões no segundo tempo.

Nesta segunda-feira, um dos raros lances que fizeram a torcida se levantar em Curi-tiba foi aos 30 minutos, com Musa. O meia nigeriano bateu

falta de longe, surpreendendo o goleiro iraniano que, mal colocado, esticou-se todo para fazer a defesa e mandar para escanteio. Aos 33 mi-nutos, o Irã chegou perto de abrir o placar. Após cobrança de escanteio, Ghoochanne-jhad cabeceou muito bem, mas o goleiro Eneyama fez ótima defesa, salvando os africanos.

A torcida vaiou o futebol apresentado pelas equipes no segundo tempo. Apesar da impaciência do público, o jogo melhorou na segunda etapa. Os dois times busca-ram mais o gol e abriram espaços para contra-ataques. Talvez tenha sido o nervosis-mo da estreia, mas os dois times não conseguiam levar muito perigo aos goleiros. Aos 12 minutos, o nigeriano Emenike arriscou um chute da entrada da área, mas a bola foi muito longe do gol. Do lado dos iranianos, Ghoochannejhad tentou nova cabeçada na área adversária e foi mal na finalização.

Após 13 jogos, Copa vê o primeiro empate sem gols

Page 4: ECO Curitiba 119

brasil06 Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

educação

Movimento é menor que o normal para essa época do ano

aeroportos

Nos primeiros dias de Copa do Mundo, o movimento de pas-sageiros ficou abaixo do nor-

mal nos principais aeroportos do país, pelos quais passaram 434,4 mil pessoas e 3.686 aeronaves. O número está abaixo da média esperada para esta época do ano, de cerca de 500 mil passageiros por dia. O índice de pontualidade dos aeroportos das cidades que se-diaram jogos foi similar ou maior que a média internacional.

Foram considerados para a aná-lise os 20 aeroportos que atendem a 90% do movimento de passa-geiros do país. Os dois aeroportos de São Paulo, cidade que sediou a abertura da Copa, tiveram movi-

mento normal de chegadas, ontem, e de saídas, hoje. Nas 36 horas corridas, da 0h de ontem às 12h de hoje, o aeroporto de Guarulhos teve 534 chegadas programadas - com 10,8% de voos atrasados e nenhum cancelamento - e 512 partidas - com 9,5% de atrasos e nenhum cancelamento.

O Aeroporto de Congonhas teve 252 chegadas programadas, com nenhum atraso e 22,92% de voos cancelados no mesmo período. Mais 293 voos partiram de Congonhas, com 3% de atra-sos e 27,65% de cancelamentos; e o aeroporto de Viracopos, em Campinas, teve 216 chegadas previstas, com 4,2% de voos

atrasados e igual índice de voos cancelados, além de 212 partidas, com 4,25% de atrasos e 6,6% de cancelamentos.

Os dados são da Secretaria de Aviação Civil, da Infraero e da GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Guaru-lhos. O índice é melhor que o pa-drão internacional, que considera satisfatórios índices de pontuali-dade até 85%, e conta como atraso o tempo adicional de chegada ou partida superior a meia hora. Os cancelamentos frequentemente ocorrem de forma programada, por rearranjos da malha aérea, e não significam que os passageiros deixaram de viajar.

ProUni tem 50% a mais de inscritos que em 2013; maioria é mulher e negra

O Programa Universi-dade para Todos (ProUni) registrou 653.992 inscritos, segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O número representa um aumento de 50% em relação à mesma edição de 2013, quando 436.941 se candidataram.

Os cursos preferidos fo-ram as engenharias, com 166.807 inscrições. Adminis-tração recebeu 137.515, se-guido por direito (119.447), ciências contábeis (61.169) e pedagogia (56.250).

As mulheres foram maio-ria, 384.063 candidatas (59% do total). A maior parte dos candidatos é negra, 62,6%, 409.527 inscritos. Os brancos representam 34,9%; amarelos, 2,4%. Apenas 0,1%, 853 candidatos, declararam-se indígenas.

De acordo com o MEC, o programa atraiu os jovens: 392.329 (60%) dos inscritos têm entre 18 e 24 anos; 98.828 (15%), de 25 a 30

anos e 71.952 (11%), menos de 17 anos. Apenas 4% têm mais de 40 anos (26.102).

O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e par-ciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.

O estudante precisa com-provar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para bolsa parcial.

Esta edição do programa ofertou 115.101 bolsas, 28% a mais que no mesmo período do ano passado. As bolsas para engenharias quase dobraram, serão 12.362 nesses cursos. Os demais favoritos estão entre as maiores ofertas: ad-ministração (13.168), direito (7.887) e pedagogia (7.725).

Juiz libera investigações da Operação Lava Jato para CPI da Petrobras

contra a corrupção

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, determinou o compartilha-mento das provas da investi-gação da Operação Lava Jato com a CPI da Petrobras. Os parlamentares terão acesso à investigação da Polícia Federal sobre possíveis des-vios de recursos públicos na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernam-buco. O processo envolve o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef. Os detalhes sobre supostas contas bancárias secretas do ex-diretor em bancos da Suíça também chegarão aos senadores.

De acordo com o juiz, a CPI poderá auxiliar na in-vestigação. “Considerando que o compartilhamento irá instruir investigação criminal realizada pelo Congresso e de crimes apenados com reclusão (corrupção, peculato e lavagem, aparentemente) e que as provas colhidas neste feito e nos conexos podem servir eventualmente

a outras investigações, não havendo ainda princípio da especialidade a impedir o compartilhamento das pro-vas, é o caso de deferir o requerido”, decidiu Moro.

Segundo o MPF, a obra orçada em R$ 2,5 bilhões, custou mais de R$ 20 bi-lhões. A investigação indica que os desvios tiveram a participação de Paulo Ro-berto Costa, então diretor de Abastecimento, e de Alberto Youssef, dono de empresas de fachada.

Nesta semana, o Minis-tério Público da Suíça in-formou à Justiça Federal brasileira que foram desco-bertas naquele país contas bancárias no valor de US$ 29 milhões ligadas ao caso. Foram identificadas 12 con-tas em bancos suíços sob o controle de Paulo Rober-to Costa, suas duas filhas, genros e de um funcionário do doleiro Alberto Youssef. Do total, US$ 23 milhões pertencem ao ex-diretor da Petrobras, segundo o levan-tamento suiço.

Obama diz que não enviará tropas ao Iraque e estuda outras opções

internacional

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que não vai enviar forças terres-tres para o Iraque e que estuda outras opções para combater a ofensiva sunita no país árabe.

“Não vamos enviar tropas americanas de volta para o combate no Iraque, mas pedi à minha equipe de segurança nacional que prepare outras opções que possam ajudar as forças de segurança iraquianas”, acrescentou.

Em uma declaração sobre a situação no Iraque, Obama ad-

vertiu, contudo, que cabe àquele país sanar as suas divisões.

Em Londres, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, apelou aos dirigentes políticos iraquianos para “per-manecerem unidos”, em resposta ao avanço dos combatentes jihadistas, que ameaçam tomar a capital, Bagdá, depois de te-rem tomado várias províncias. “Está na hora de os dirigentes iraquianos se unirem e se mos-trarem unidos”, disse Kerry, em entrevista coletiva.

Enquanto isso, o Ministério dos

Negócios Estrangeiros da Turquia aconselhou os cidadãos turcos a abandonarem as regiões iraquia-nas diretamente ameaçadas pelos combates que entre jihadistas e o Exército, incluindo a capital. “Recomendamos aos nossos cida-dãos, para sua própria segurança, que saiam mediatamente de Mos-sul, Kirkuk, Salahuddin, Diyala, Anbar e Bagdá, onde o conflito e a insegurança são mais violentos, assim como aconselhamos que não ofereçam resistência e se rendam”, diz nota divulgada pelo ministério na internet.

Page 5: ECO Curitiba 119

Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba07

negócios

Copa e crédito maiscaro afetam vendas no Dia dos NamoradosA

s vendas no comércio bra-sileiro na semana do Dia dos Namorados caíram 0,5%

este ano na comparação com igual período do ano passado, indica levantamento da empresa de consultoria Serasa Experian. O resultado é o mais fraco dos últimos cinco anos para essa data comemorativa. Apenas em 2009, quando o indicador ficou em -1,7%, a taxa foi inferior à deste ano.

No final de semana que ante-cedeu a data (6 a 8 de junho), a atividade do comércio cresceu 1% em relação ao mesmo período do ano passado. Na cidade de São Paulo, o movimento do varejo caiu 0,6% entre os dias 6 e 12

deste mês em comparação com o mesmo período do ano passado. No fim de semana, as vendas tiveram queda de 1,7% na capital paulista em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na avaliação dos economis-tas da Serasa Experian, o fraco desempenho das vendas, além de ter coincidido com o dia de abertura da Copa do Mundo no Brasil, reflete “o encarecimento do crédito, o baixo grau de confiança dos consumidores e a inflação em patamar elevado”.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) também registrou queda nas vendas para o Dia dos Namorados, segundo dados divul-gados pela Confederação Nacional

de Dirigentes Lojistas (CNDL). No entanto, a entidade aponta queda maior, de 8,63%, na comparação entre os dias 5 a 11 de junho des-te ano e o mesmo período do ano passado. Assim como a Serasa, o SPC também atribui a redução nas vendas à abertura da Copa do Mundo e ao “atual cenário de aperto monetário e de inflação elevada”.

O Dia dos Namorados é a ter-ceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães. Os produtos mais procurados nas lojas durante este período são itens de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, joias e bijuterias.

Mais de 3,7 milhões de turistas deixarão no país R$ 6,7 bi durante a Copa

Tecnologia 3G teve picos de tráfego e congestionamento

Fifa bane Franz Beckenbauer por 90 dias

Projeções do Ministério do Turismo indicam que cer-ca de 3,7 milhões de turistas se deslocarão pelo Brasil du-rante o período da Copa do Mundo, acrescentando cerca de R$ 6,7 bilhões à economia do país. Além disso, o evento mobilizará cerca de 200 mil trabalhadores temporários.

De acordo com o Minis-tério do Turismo, a Copa, aberta ontem em São Paulo, com o jogo entre Brasil e Croácia, será a maior fonte de gastos dos turistas até 13 de julho, quando se encerra o torneio.

O ministério estima que, em média, cada um deles assista a quatro jogos nos estádios e gaste R$ 5.500 no período que passar aqui. O valor que não inclui as des-pesas com passagens aéreas e gastos feitos quando ainda no país de origem. As proje-ções têm por base as vendas de ingressos feitas até a pri-

meira semana de abril.Pelo menos metade da

população do planeta acom-panhará o torneio pela TV, pela internet ou por celu-lares e demais dispositivos eletrônicos. Serão mais de 3,6 bilhões de espectadores, número 12,5% superior aos 3,2 bilhões que assistiram à Copa de 2010, disputada na África do Sul, segundo pesquisa encomendada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) à agência Kan-tar Sport.

Segundo a agência, cerca de 2,2 bilhões de pessoas as-sistiram ao Mundial por pelo menos 20 minutos consecu-tivos, superando em 3% a audiência da edição anterior, em 2006, na Alemanha. Nes-te ano, serão 73 mil horas de transmissão de TV direciona-das a mais de 200 países. Já foram credenciados para o evento 19 mil profissionais de imprensa.

Os torcedores que fo-ram ao jogo de abertura da Copa do Mundo na Arena Corinthians, o Itaquerão, fizeram 135 mil ligações de telefonia celular e mais de 1 milhão de comunicações de dados, incluindo envios de e-mails, fotos e mensagens multimídia. De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), na partida entre Brasil e Croácia, a maior concentração foi na tecnologia 3G, que teve picos de tráfego e congestiona-mentos momentâneos.

Das 13h às 20h foram feitas 857 mil comunicações na tecnologia 3G e o pico de conexões à internet ocorreu entre as 14h30 e as 15h30, um pouco antes e durante a cerimônia de abertura. O uso da rede de dados se manteve em níveis elevados até o iní-cio da partida, às 17h. Na tec-nologia 4G, foram registradas 285 mil comunicações de dados das 13h às 20h, o que representou 26% do tráfego total de dados. No Itaquerão, que tem 68 mil lugares, a cobertura indoor (formada por rede de fibras ópticas e 337 antenas) foi reforçada com 22 antenas móveis na área externa.

A entidade alega que o alemão não quis cooperar com a investigação de cor-rupção na eleição do Catar como país-sede da Copa de 2022. Duas vezes vencedor da Copa do Mundo pela Ale-manha, uma como jogador e outra como treinador, ele tinha sido solicitado para ajudar em uma investigação do comitê de ética da Fifa.

Com 68 anos, Becken-bauer fazia parte do comitê executivo da Fifa, que votou na escolha dos países que irão sedir as próximas Copas: a Rússia, em 2018; e o Qatar, em 2022.

Beckenbauer foi capitão do vitorioso time da Ale-manha Ocidental na Copa do Mundo de 1974 e levan-tou o troféu novamente 16 anos depois como capitão do time.

Ele então coordenou o Olympique de Marselha e o Bayern de Munique, onde ago-ra é presidente honorário.

A Fifa disse que Becken-bauer ignorou “pedidos re-correntes” para ajudar em uma investigação indepen-dente sobre o processo de escolha dos países-sede dos torneios de 2018 e 2022, que está sendo liderada pelo advogado norte-americano Michael Garcia.

Desacelaração de investimentos na indústria do país deve continuar

menos dinheiro

O número de empresas que admitem ter investido mais nos últimos 12 meses, em relação aos 12 meses imediatamente anteriores caiu de 37% para 31%, do primeiro para o segundo tri-mestre do ano. Ao mesmo tempo, aumentou de 18% para 24% o percentual de empresas que de-clararam que investiram menos, na mesma base de comparação. Os dados estão na pesquisa Son-dagem de Investimentos relativa ao 2º trimestre do ano e divul-gada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas.

Em relação aos próximos 12

meses, a sinalização é da continui-dade da desaceleração dos inves-timentos, uma vez que 30% das empresas preveem investir mais e 21% programam menos que nos 12 meses anteriores. A diferença de 9 pontos percentuais entre a proporção de respostas favorá-veis e desfavoráveis é a menor da série. No primeiro trimestre de 2014, estes percentuais eram 34% e 16%, respectivamente.

De acordo com a pesquisa do Ibre, 27% das empresas indus-triais indicaram a expansão da capacidade produtiva como prin-cipal objetivo para investimentos no ano corrente. A proporção é

5 pontos percentuais inferior à prevista no ano passado e é tam-bém a menor desde 2009 (24%). Majoritária em anos de maior crescimento dos investimentos produtivos do setor industrial, a expansão da capacidade foi o objetivo mais citado nas edições das sondagens de 2007-2008 e 2010-2011. O resultado sinaliza, portanto, uma diminuição dos investimentos para este ano.

Por outro lado, a principal motivação para investimentos produtivos em 2014 foi o au-mento da eficiência produtiva, citado por 31% das empresas industriais.

Page 6: ECO Curitiba 119

moda08 Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Fabíola MonteiroE-mail: [email protected]

Fabíola Monteiro é consultora de Imagem e Moda, sendo formada em Consultoria de Imagem e Marketing de Moda. Guaduada em Direito, Fabíola redescobriu seu amor de infância pela moda e passou a se dedicar exclusivamente à esse universo.

Lomme e Estância do Lago SPA: a parceria da beleza

Depois de uma bem sucedida recepção no mercado nacional, a Lomme Cosmetique do Brasil desenvolveu uma linha especial de cosméticos para a Estância do Lago SPA & Wellness.

As duas marcas, sinônimos de bem estar, saúde e estética, uniram seu know how para criar uma rotina completa de beleza. Estes cosméticos são hipoalergê-nicos e não contém parabenos (conservantes químicos). São 12 produtos para tratamento facial e corporal elaborados com ativos rejuvenescedores e naturais com sofisticadas fragrân-cias e toque suave. Agora você pode levar o SPA para casa.

Serviço: Lomme Cosmetique: www.lommecosmetique.com.br e Estância do Lago: www.estanciadolago.com.br

Exposição fotográfica “Torcida Fashion Trends”

O“Torcida Fashion Trends” é a nova atração do Shopping Mueller e será desenvolvida por meio de uma exposição fotográfica que traz 12 blogueirase fashionistas curitibanas estampando um exclusivo e inspirador editorial de moda. As convidadas posaram para as lentes do fotógrafo Braulio Delai, tendo o shopping como cenário. O editorial prova que moda e futebol combinam, sim, já que as produções exibem uma pitada de tendências e de brasilidade nas cores e texturas.

A exposição pode ser vista até o dia 22 de junho no Piso Cinemas do shopping. A entrada é gratuita.

Headbands são novidades na Boutique Miscela

As headbands surgiram na Grécia e Roma antiga e mais tarde tornaram-se itens indispensáveis nos looks dos anos 60 e 70. Agora os itens voltaram com força total e vêm fazendo a cabeça de fashionistas e mulheres antenadas ao redor do mundo. Esses acessórios, que passaram por uma releitura, estão mais versáteis e estilosos.

A boutique Miscela, em Curitiba, aposta sempre nas prin-cipais tendências em bijuterias de luxo e trouxe headbands incríveis - das básicas às mais sofisticadas. Seja com brilhos, pedrarias ou flores, as peças garantem um up em qualquer produção, deixando a mulher ainda mais feminina e con-temporânea.

Além disso, os demais acessórios de cabelo não ficam de fora dessa tendência: tiaras, fivelas e os pentinhos também ocupam espaço nas preferências e podem complementar o visual com muita propriedade.

))) Fabíola Monteiro

O colete de pelo continua marcando presença neste outono/inverno. Por ser sempre usado como peça extra e em razão do pelo ser um

material glamouroso, este tipo de colete tem o poder de sofisticar qualquer look.

Além de ser bonito, o colete de pelo aquece e é gostoso de usar. Os modelos com cores neutras, como preto marrom e bege, são atemporais e tam-bém mais fáceis de combinar. Este tipo de colete pode ser usado em produções descontraídas, em um look para sair à noite e até para trabalhar se o seu trabalho não for formal.

Podemos encontrar opções em várias lojas e com preços para todos os bolsos. Quanto à mode-lagem, se o colete for muito volumoso pode dar a impressão de que você é mais cheinha;se você for mais baixinha, prefira um modelo que não seja tão comprido, assim suas pernas parecerão mais longas.

Um colete, três produções diferentes:

CHIC, COLETE DE PELOSEGUE EM ALTA

Casual

Trabalho

NoITE

Page 7: ECO Curitiba 119

Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba09

BRUNO [email protected]

música celta

Banda Thunder Kelt se apresentam no Jockers, hoje

PALESTRAA convite da Plaenge, Alexandre Schwartsman conduziu uma palestra para mais de 200 pessoas na Central de Apartamentos Decorados da construtora e na sequencia abriu uma sessão de autógrafos do seu livro “Complacência: entenda por que o Brasil cresce menos do que pode”.Alexandre é proprietário da consultoria Schwartsman & Associados e doutor em Economia pela Universidade da Califórnia.Alexandre Schwartsman, colunista Folha de SP e Fernando Fabian, Diretor Plaenge.

NOVA COLEÇÃO

No coquetel de lançamento da coleção Valentines, da Gappy Store, promovido

simultaneamente nas duas lojas (ParkShoppingBarigüi e Pátio

Batel) da multipartas premium, Mariana Rosa da Silva Santos

e Sandra Quirino dos Santos Zanini.

PERSONALIDADESPersonalidades foram homenageadas na mostra artefacto deste ano por profissionais que assinam seus espaços. Os ambientes projetados com ênfase no sensorial trouxeram aos convidados a experiência de para “ver e sentir” através da automação de eletrodomésticos, tecnologias sensíveis e na aplicação de tecidos em fios naturais, com texturas nobres e encorpadas. na foto Marcus Vinicius Paiva e Ingrid Moskaewski.

SUCESSORodrigo Paciornik,

Giocondo Villanova Artigas Neto, Leozinho e Gustavo Ferreira na comemoração

de 1 ano do projeto Classic Sunday no

TAJ em Curitiba.

Gab

riel T

eixe

ira

Kelly

Kne

vels

Naid

eron

Jr

Kauana Bechtloff

A partir das 20h30, o Jockers traz o show da banda Thunder Kelt. A banda toca músicas tradicionais dos países e regiões de origem celta, tais como Galícia, Bretanha, Portugal, Irlanda e Grã-Bretanha. O objetivo do grupo é difundir a cultura celta, medieval e étnica apresentando versões instrumentais e vocais de temas tradicionais dos ritmos característicos, com o uso de instrumentos típicos como as gaitas de foles, harpa, banjo, whistle, bouzouki, bandolin, bodhran, dentre outros.

Até 20h, o ingresso é R$ 12,00 e ganha um chopp 560ml. O Jockers fica na Rua São Francisco, 164, no Centro. Reservas pelo telefone (41) 3013-5164.

A banda Os Mutantes, con-siderado um dos principais grupos do rock brasileiro apresenta os seus hits eter-nos, até hoje cantado inclu-sive pela nova geração. A apresentação será no dia 14 de junho, às 21 horas. Assim como grande parte dos gru-pos dos anos de 1960, Os Mutantes foram fortemente influenciados por The Beatles, adotando inúmeros elementos musicais da banda britânica.

No entanto, os músicos brasileiros eram também mergulhados em sua cultura local, exercendo sua própria criatividade na utilização de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, assim como era feito pelo quarteto de Liverpool e pelo grupo The Beach Boys. Nesse sentido, os Mutantes foram

pioneiros na mescla do Rock and Roll com elementos mu-sicais e temáticos brasileiros. Os Mutantes iniciaram suas atividades em 1966 e até hoje são celebrados como uma das mais originais bandas de rock de todos os tempos.

O show abre com a banda Gregos e Troianos, formada no final dos anos 80, por Cláudio Souza e Ruy Kern, participaram de vários fes-tivais da época em espaços como Circulo Militar, Casa do Estudante Universitário, Parques da Cidade, sempre com repertório original e re-leituras de clássicos do rock nacional. Especialmente para esta apresentação o grupo vai apresentar músicas inéditas para a formatação do novo CD, que será lançado ainda em 2014.

Os Mutantes se mostramseu rock no Guairão

Page 8: ECO Curitiba 119

showbizz10 Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 52

STE

STREITARPRECEDI

LISAANSIA

REDERGISSOICETANAAM

JULIOVERNE

AFORISMOLINDO

SENYINELA

SOSPITMATLETA

NOGUEIRAL

SU

Unidademonetáriajaponesa

(?) Lanka,país cujacapital éColombo

Perturba-ção causa-

da pelaincerteza

A super-fície idealpara sepatinar

Notíciacolocadano muralescolar

Átomoessencialà eletróli-se (Quím.)

"(?)-field",extensãode gelo

nos polos

(?) Miran-da, canto-ra e apre-sentadora

Reza;oração

(?) arelação:tornar-se

maisíntimo dealguém

Por (?):por essemotivoEscritor

francês de"Viagemao Centroda Terra"

Belos;formosos

Sentençacomo

"Seria cô-mico, senão fossetrágico"

O oposto doyang, noTaoismoTerreno

com árvo-res que

fornecemas nozes

Por (?) de: às ocultasDoutrina que admitea existência da alma

Razão da peregrinação do herói de "Morte e Vida Severina" (Lit.)

MalhaFreira co-mo Teresade Jesus

Tempero moído apóssua retira-da do mar

O amadorsomente

podecompetirse ampa-rado por

um patro-cinador

(?)-Homem,herói das

HQs

"Militar",em PMGrama

(símbolo)

O popular "teste dopezinho" (Med.)

Juntei; acrescentei

(?) stop:parada no boxe na F1Sul (abrev.)

3/ice — pit — yin. 5/aviso. 8/aforismo. 15/triagem neonatal.

horóscopo

scheila carvalho abriu seu coração durante a apre-sentação do projeto “As sheilas sob as luzes”, em par-ceria com sheila Mello, em são paulo. A morena falou sobre a reação das pessoas após ela ter perdoado a traição do marido, Tony salles, com Kamyla simioni, ocorrida no ano passado. “É comum o casamento pas-sar por um contratempo, isso já aconteceu com a carla perez e o Xanddy. Todo mundo que está aqui erra, muita gente passa por isso e eu fui julgada por ser artista. Mas, pelo retorno que tive das pessoas, fui mais aplaudida do que julgada. hoje tudo está se perdendo, as relações são de momento, por isso fico feliz por saber que a maioria busca esse fortalecimento”.

Ela disse ainda que sua fé foi importante durante todo o processo. “sempre orei e pedi ajuda a Deus. A família é o bem de tudo”. Em entrevista em março, Tony disse que o casamento tinha voltado aos eixos. “Tem coisas que acontecem na vida da gente por um bom motivo, mas só quando passa você se toca que foi por uma boa causa. Nossa relação está mais fervorosa do que nunca”.

“Nem acreditei quando vi que ela usou logo na sequência do show”, disse Lethicia Bronstein so-bre o vestido que criou especialmente para a can-tora claudia Leitte presentear Jennifer Lopez. o vestido amarelo feito em renda chantilly e guipure e repleto de cristais swarovski clicado no corpo da popstar, o modelo custou cerca de r$ 11.800, preço pelo qual poderá sob encomenda no ateliê da estilista, em são paulo. “Desde que descobriam que o vestido era meu, não param de me ligar fazendo encomendas”, afirmou a estilista.

Apesar de não saber as reais medidas do cor-po de Jennifer, Lethicia contou com a ajuda do assessor de claudia: “como ele havia visto ela pessoalmente, pôde me ajudar a estimar as me-didas de Jennifer – o que foi fácil, já que ela tem curvas bem reais e próximas do corpo da mulher brasileira”. Um fun fact da ocasião? “Descobri que, assim como eu, ela [J.Lo] ama amarelo, por isso que escolhi o tom – não foi simplesmente por causa da copa”, revelou.

Claudia Leitte presenteia Jennifer Lopez com vestido de designer brasileira

Scheila Carvalho sobre ter perdoado traição: ‘Mais aplaudida que julgada’

Page 9: ECO Curitiba 119

Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba11

entretenimento

Até 19 de junho, o Museu Paranaense recebe a expo-sição “A Beleza da Cultura Iraniana”. Além disso, até dia 21 haverá a Mostra de Cinema Iraniano, com oito filmes que retratam a cultura do Irã. A entrada é gratuita.

A exposição é composta por imagens, tapetes, peças trabalhadas e livros que mos-tram a diversidade da arte no país – além da exibição de oito filmes na mostra de cinema.

A maior parte das mani-festações culturais iranianas no Brasil é promovida pela Embaixada do Irã, que tem o intuito de disseminar as bele-zas da cultura persa, além de trazer novos olhares para a região do Oriente Médio, que muitas vezes tem uma imagem deturpada e resumida a associações com conflitos armados.

As mostras também serão realizadas em Salvador e Belo Horizonte durante o período dos jogos da seleção iraniana.

Exposição e mostra de filmes trazem um pouco da cultura do Irã ao Paraná

As exuberantes Cataratas do Iguaçu atraem turistas de todas as partes do mundo e, muitos deles, não imaginam que o Patrimônio Natural da Humanidade é o berço de uma lenda. Este conto ganha intensidade com a descons-trução dos movimentos nas coreografias de 12 bailarinos da Companhia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea, na estreia do espetáculo “Naipi e Tarobá - A Lenda das Ca-taratas do Iguaçu”, hoje e no dia 18 de junho, às 20h30, no Teatro Guaíra.

A concepção do espetácu-lo ficou a cargo da própria Eliane Fetzer, que criou a escola de formação de bai-larinos há mais de 20 anos. Neste espetáculo, os ensaios foram conduzidos por Pris-cila Rocha e Ian Mickiewicz, que firma os mais de 15 anos de parceria existente entre eles. “Eles compreendem a minha ideia de movimento e captam o que a coreogra-

fia deve trazer, algo que é muito raro no mundo das artes”, conta a diretora Elia-ne Fezter.

As apresentações são gratuitas e contam com o incentivo do programa “O Boticário na Dança”, que promove projetos voltados para a área de dança com a intenção de contribuir com a preservação e o acesso às artes. É a primeira vez que o grupo liderado pela coreógrafa trabalha com um incentivo desse porte.

A trama retrata uma gran-de visita às raízes da cultura do nosso Estado, em cenas que ganham um tempero a mais com o confronto e o amor proibido dos prota-gonistas. Na preparação, a organização tribal se refletiu na criação dos movimentos. “Houve uma preocupação em mostrar que o homem tem mais força, tem outra atitude, e a mulher é mais submissa em uma tribo.

Cia Eliane Fetzer conta a lenda das Cataratas do Iguaçu

Já está nos cinemas o filme Amor Sem Fim, remake da obra de 1981. O romance

conta a história de Jade Butter-field (Gabriella Wilde), uma jovem superprotegida pelos pais, que

aparenta ter um futuro brilhante pela frente.

Só que ela se apaixona perdi-damente por David Elliott (Alex Pettyfer), um jovem mais humilde que tem um passado conturbado.

O relacionamento não é aprovado pelo pai de Jade, Hugh (Bruce Greenwood), que recomenda cautela à filha. Ainda assim, ela se entrega de corpo e alma à paixão por David.

Amor Sem Fim traz romance proibido para as telonas

Page 10: ECO Curitiba 119

gastronomia12 Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Panela Louca Por Aton [email protected]

Quando se procura um lugar para almoçar, jantar, ou fazer um lanche com os

filhos, logo o desejo é por um espaço que tenha recreação. Em boa parte, para que os adultos te-nham um pouco de tranquilidade para aproveitar aquele momento. Mas e você já pensou em ter um momento especial à mesa com sua criança em um restaurante? Esta é a proposta do Bistrozinho Snacks e Comidinhas Divertidas, nome simpático e convidativo de um restaurante pra lá de charmoso que encanta crianças e adultos e que foi feito para incentivar a conversa, a intimidade e a aten-ção entre pais e filhos.

Para começar o lugar é todo colorido e aconchegante. Tem me-sas baixas, mini lounges e mesas altas também. Já na chegada o jogo americano arranca sorrisos: é colorido e vem com cartela de adesivo para personalizá-lo. O couvert dá as boas-vindas: pãozi-nho assado com manteiga. Depois, é só pegar o cardápio e escolher devagar. É dividido em snacks, comidinhas e doces. Detalhe, tudo é muito bem elaborado sobretudo na apresentação: é para comer com os olhos! A preferência é para assados, integral, orgânico, ou seja, comida saudável. Mas saudável, divertida e saborosa. Tanto para as crianças quanto para os adultos. Por exemplo, as massas acompanham queijo grana padano para ralar na hora. A criança usa um mini ralador e come brincando.

Se a ideia é só fazer um lan-chinho o misto quente em forma de quebra cabeça é a pedida. Pão com queijo minas e presunto cozido. Depois de tudo, os doces

Onde comer é divertido para pais e filhos

divertem ainda mais. Jogo da memória com 10 pastilhas de chocolate belga com complemen-tos. Pode comer quem achar as duplas iguais.

Enquanto o pedido fica pronto aproveite do menu brincadeiras. Charmosos kits de atividades cui-dam do entretenimento de pais e filhos. Além disso, livros também estão à disposição. E uma horta

em uma das paredes rende um bom bate papo com os grandes espectadores.

ServiçoFica na Alameda Presidente Tau-nay, 543Abre de terça à sexta-feira das 15h às 21h30Sábados das 12h às 21h30Reservas pelo 41 3018 3034.

Abriu suas portas sexta-feira no Alto da XV a Muzik Hamburgue-ria, que tem por diferen-cial ser construída com containers. A cozinha está sob o comando da chef Jessica Muzeka e oferece entradas, ham-búrgueres, pratos quen-tes e sobremesas, além de cerveja artesanal. O horário de atendimento é de terça-feira a do-mingo, das 19 horas à meia-noite. O local con-ta com estacionamento e bicicletário grátis. Sai-ba mais no www.muzi-khamburgueria.com.br.

A criançada rala o queijo na hora, diversão certa.

InaugurouJorge Mariano

Entre os hambúrgueres estão receitas de calabresa com bacon, camarão e cordeiro

Em cinco línguas

O Happy Burger é um dos estabelecimentos gastronômicos curitibanos que mais acredita na Copa do Mundo. Para facilitar a comunicação com turistas na hora do pedido a casa imprimiu cardápios completos traduzidos em inglês, espanhol, alemão e italiano. Bela iniciativa! Tomara que o retorno aconteça. Confira também o drive-in do local, um dos poucos ainda em atividade na cidade.

10% por seu ingresso

Durante a Copa do Mundo quem apresentar seus ingres-sos na churrascaria Prime Grill ganha 10% de desconto na conta. São aceitas entradas para qualquer partida, em qual-quer cidade, no almoço e jantar, até a data da finalíssima. O estabelecimento trabalha com carnes nobres e cardápio à la carte. Na foto, a costela borboleta servida por lá.

Na torcida

O brinde à vitória do Brasil hoje con-tra o México (que assim seja) vem di-reto do bar Conver-sa Fiada, localizado no Baixo Leblon, Rio de Janeiro. Para botequeiros de verdade é indispen-sável uma visita ao bairro carioca. Com calma!

Page 11: ECO Curitiba 119

13Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

Coluna do PierEspaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

Em prol do Paraná

Na boca bem miúda fala-se que um experiente e querido advogado da cidade conseguiu reunir em um só local o governador Beto Richa, o prefeito Gustavo Fruet e o senador Álvaro Dias. Setenta por cento da amarração para as próximas eleições já estaria combinada.

Brasileiro é brasileiro

Alguns voluntários para a Copa do mundo estão ven-dendo na internet produtos que ganharam da FIFA. Uma mochila chega a custar R$ 1.000. Quem disse que eles iam trabalhar de graça?

Perguntar não ofende

Por que será que o ex-presidente Lula decidiu não ir à abertura da Copa do Mundo?

No mais...

...do ponto de vista esportivo a Copa do Mundo no Brasil está sendo um verdadeiro show! E hoje é dia de torcer pela seleção. Boa sorte para nós.

Em tempo de Copa. A russa Irina Shayk é a

namorada do portuga Cristiano Ronaldo.

Priscilla Fiedler

Estreia lotada da Arena Brahma, idealizada dentro do Bar Brahma para os clientes assistirem aos jogos com conforto, gastronomia de primeira e chope gelado. O empresário João Guilherme Leprevost, proprietário do local, conferiu o primeiro jogo do Brasil ao lado do DJ Lemmy Kilmister.

O arquiteto Marcelo Lopes estreou na 13º Mostra Artefacto com seu espaço Loft de Campo. Na foto, ladeado por Fernanda Jung e Renata Pisani.

Dennis Oliveira

Kraw Penas

Também na Mostra Artefacto a arquiteta Viviane Loyola confere o Espaço Tabriz, assinado pelas arquitetas Michele Krauspenhar e Samara Barbosa.

Divulgação

Page 12: ECO Curitiba 119

tecnologia14 Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Uma nova atualização do Skype para aparelhos mó-veis da Apple foi publicada

na última terça-feira, é a versão 5.0 que pode ser usada para iPho-ne, iPad e iPod Touch – apenas em aparelhos com o iOS 7.0.

Nesta nova versão, o aplicativo recebeu um novo design e usabili-dade intuitiva, como ao selecionar os contatos – basta deslizar o dedo para um dos lados da tela para ver seus contatos favoritos e

as outras pessoas de sua lista.O Skype 5.0 ainda possui

notificações no aplicativo para alternar as conversas com agi-lidade, além de controles para gerenciar as notificações no app. Para smartphones e tablets com Android a última atualização foi feita em 20 de maio e foram feitas apenas correções de problemas e melhorias de desempenho. Assim como em suas versões anteriores, o Skype é gratuito.

Skype é atualizado para iPhone e iPad

Skype já conta com meio bilhão de usuários ao redor do mundo

Intel melhora previsão para ano com demanda maior por PCs

O site de turismo TripAd-visor lançou nesta quinta-feira dez novos guias de cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasí-lia, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Cuiabá, Natal e Ma-naus. Os aplicativos serão gratuitos para iPhone e Android, e completam o portfólio de guias de cidades que fazem parte do Mundial, que já conta com São Paulo e Rio de Janeiro.

Os apps oferecem infor-mações em inglês sobre os destinos, incluindo avalia-

ções a respeito de hotéis, restaurantes e atrações, além de dicas que podem ser acessadas sem conexão com a internet. Os guias são sincronizados automatica-mente com o conteúdo do TripAdvisor para oferecer as últimas avaliações dos usuários.

Atualmente, os guias mó-veis de cidade do TripAdvi-sor estão disponíveis sobre 92 destinos. Segundo a em-presa, mais de cem milhões de pessoas já baixaram seus aplicativos nas plataformas Android e iOS.

TripAdvisor lança dez aplicativos de cidades-sede

COPA DO MUNDO

MERCADO

A Intel elevou sua pers-pectiva de desempenho no segundo trimestre e para todo o ano, citando deman-da mais forte que a esperada de empresas por computa-dores pessoais.

A Intel afirmou que agora espera receita de segun-do trimestre de US$ 13,7 bilhões, com uma margem

para mais ou para menos de US$ 300 milhões. Ante-riormente, a companhia es-perava faturamento de US$ 13 bilhões, com margem de US$ 500 milhões.

A empresa afirmou que espera “algum” crescimento de receita em todo 2014, ante perspectiva anterior de receita estável no ano.

Samsung lança tablets mais finos e leves que iPad

A Samsung anunciou uma nova família de tablets em um evento em Nova York na quinta-feira. Disponível em julho apenas nos Estados Unidos, a linha Galaxy Tab S tem modelos de 8.4 pole-gadas e 10.5 polegadas nas cores branco e bronze titânio. Segundo o TechCrunch, a fabricante sul-coreana planeja lançar versões adicionais com 4G.

Claramente, os novos modelos pretendem competir com o iPad: eles terão telas com Super AMO-LED, tecnologia que oferece cores mais vivas, melhores contrastes e ângulos de visão. A resolução das telas é de 2560 x 1600 pixels, o que proporciona uma qualidade superior à alta definição.

As especificações físicas da família Tab S também competem com o iPad.

Os dispositivos têm 6,6 mm de espessura, contra 7,5 mm do iPad Air. A versão de 8.4 polegadas pesa 283 g, enquanto a de 10.5 polegadas pesa 312 g. Em com-paração, a versão Wi-Fi do iPad Air tem 469.

A LG apresentou nesta semana ao mercado brasileiro o sistema webOS. A nova aplicação é a gran-de aposta da empresa sul-coreana para Smart TVs em 2014. Neste ano, 80% dos novos aparelhos Smart que a companhia vai colo-car nas prateleiras deverão ter o programa.

Para isso, a LG lançará 11 mo-delos com o webOS até o fim do ano. Atualmente, as TVs que estão no mercado são com tela de LED da série LB6500 e variam entre R$ 2.199 (39 polegadas) e R$ 9.400 (65 polegadas). Em agosto, modelos com TVs em alta-ultra definição (4K) devem chegar ao mercado com o webOS.

O sistema é simples de usar e roda suavemente com um proces-sador dual core embutido em seu hardware. Ele atua com foco na interação do usuário com as redes sociais, permitindo ao internauta utilizar o conceito da segunda tela (falar nas redes sociais enquanto vê um programa de TV) sem dei-xar de assistir o programa.

Segundo Rogério Molina, ge-

rente-geral de televisores da LG do Brasil, a ideia do webOS é que ele funcione como um sistema operacional de celular.

A plataforma é divida em três telas. A primeira permite ao usu-ário ver os aplicativos abertos, a segunda mostra quais aplica-tivos podem ser acessados e a terceira, o menu de aplicativos em uma barra de rolagem. Para Molina, este é o grande segredo do webOS.“Quando você clica no botão de menu, naquela barra de rolagem, você consegue cus-tomizar”, diz, apontando que os quatro primeiros aplicativos da barra são fixos (como Netflix, LG Store e Youtube). “O resto (os outros apps) você consegue escolher”.

A LG ainda deve disponibilizar 150 aplicativos para downloads em seu novo sistema, além de filmes que podem ser baixados na LG Store, em versões gratuitas e pagas. Molina explica que mesmo com uma vasta quantidade de apps, o foco do LG webOS são o sistema e a navegabilidade.

LG lança ‘smart TVs’ com sistema webOS por R$ 2.199

SMARt tV

Page 13: ECO Curitiba 119

Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba15

saúde

pesquisa

Os inibidores de apetite podem voltar ao mercado brasileiro. Nesta semana,

os senadores votam o projeto de decreto legislativo (PDS 52/2014) que libera a venda de inibidores de apetite para o tratamento de obesidade. A votação havia sido adiada por pedido de vista coleti-va e retorna à pauta da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Essa decisão suspende a re-solução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de outubro de 2011, que tinha in-terrompido a produção e a venda de anfepramona, femproporex e mazindol, além de criar fortes restrições à sibutramina.

O professor e cirurgião parana-ense, Caetano Marchesini - mem-bro da Federação Internacional de Cirurgia para Obesidade (IFSO), é contra a liberação. Ele explica que as substâncias têm contraindica-

ções. “A liberação de inibidores de apetite pode trazer mais pre-juízos que benefícios à saúde das pessoas. As anfetaminas e seus derivados exercem ações quími-cas sobre o cérebro e provocam excitação, insônia e falta de ape-tite”, relata Marchesini.

Segundo ele, no início os me-dicamentos promovem perda rápida de peso, mas quando suspensos, causam um efeito rebote fazendo o apetite voltar de maneira exagerada. “É muito comum os pacientes ganharem mais peso do que tinham antes de usar a droga. Além disso, seu uso contínuo provoca distúrbios psiquiátricos graves como depres-são e irritabilidade. Muitas vezes a pessoa fica excitada, eufórica e falante e com comportamento inadequado e pode desenvolver um sentimento de que está sendo perseguida”, reforça Marchesini.

Entre os efeitos colaterais dos

inibidores estão ainda, o aumento da frequência cardíaca e da pres-são arterial, arritmias, diarreias, gastrite, tremor fino de mãos e boca seca. “O maior problema que encontramos com estes medica-mentos é a prescrição inadequada e indiscriminada feita por alguns profissionais”, informa Caetano Marchesini.

Vale lembrar, que apenas a sibutramina não está proibida no Brasil, porém a comerciali-zação é bastante controlada. O objetivo é restringir o acesso para pacientes que realmente precisam. O especialista afirma que a saída para obesidade está na mudança dos hábitos de vida, no acompanhamento nutricional e na introdução da atividade física. “Mesmo dentro do am-biente de trabalho é possível mudar hábitos sedentários para hábitos mais saudáveis como, por exemplo, subir um lance de

Dia 21 de junho inicia oficialmente o inverno, es-tação com mais registros de mortalidade por doenças cardiovasculares. Segundo dados da American Heart As-sociation (Associação Ameri-cana do Coração) o número de casos aumenta em 25% nessa época do ano. “O risco de doenças cardíacas ocorre pelo contato com o frio. Nos-so coração precisa trabalhar de forma mais pesada e a consequência, se a pessoa já estiver propensa a um problema cardiovascular, ele será antecipado”, afirma o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, Dr. Osni Moreira Filho.

O frio também eleva a pressão sanguínea e pode desencadear outras doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), anginas ou arritmias cardíacas. De acordo com o cardiologista, um dos agra-

vantes é o choque térmico, ou seja, a variação súbita de temperatura. “Quando você está quente e sai no frio, acaba predispondo o cora-ção a espasmos coronários, o que pode levar ao infarto”, explica.

Para o médico, o inverno é um convite aos maus hábitos e é importante manter as mesmas rotinas saudáveis do verão. “Praticar uma ati-vidade física e ter uma dieta balanceada são fundamen-tais, mas não é necessário ser exagerado, um pouco de um alimento mais pesado não faz diferença”, comenta. O cardiologista ressalta a im-portância de comer até seis porções de frutas e verduras por dia, durante todo o ano. “Desde que as pessoas man-tenham o uso das comidas necessárias, está liberado complementar a alimentação com uma sopa ou um choco-late quente”, salienta.

Especialista fala sobre retorno dos inibidores de apetite ao mercado

obesidade

Problemas cardiovasculares são 25% mais frequentes no inverno

Um estudo feito por pesqui-sadores da Universidade de Manchester e do Instituto do Câncer, em Londres, descobriu que mesmo protetores solares com FPS 50 não protegem completamente a pele dos raios ultravioletas e dão bre-cha ao risco de câncer a longo prazo. Foi a primeira pesquisa molecular do mundo a avaliar as causas exatas do melanoma, a forma mais letal do câncer de pele e o quinto tipo mais

comum no Reino Unido, com mais de 13 mil diagnósticos anuais.

“As pessoas tendem a pensar que estão protegidas uma vez que passam protetor e acabam passando mais tempo sob o sol, consequentemente se sub-metem a maior exposição aos raios ultravioletas”, comentou a financiadora da pesquisa, do Instituto do Câncer londrino, Julie Sharp. O autor do estudo, Richard Marais, reforçou que é

importante o uso do produto de proteção, mas as pessoas precisam ter consciência de que não estão completamente protegidas de danos.

O conselho de Marais é so-mar o uso do protetor solar a outras técnicas, como chapéu e roupas mais compridas. A in-dústria cosmética negou fazer relação de que o protetor solar pode ser usado para ficar mais tempo sob o sol em campanhas de vendas para clientes.

Protetor solar não bloqueia totalmente raios UVcuidado com a pele

A libido, o desempenho sexual e até mesmo a fer-tilidade estão diretamente relacionados à alimentação. Alguns alimentos atuam de maneira positiva sobre a saú-de sexual do indivíduo, en-quanto outros podem acabar impactando negativamen-te neste quesito. Segundo Myrna Campagnoli, endo-crinologista do Laboratório Frischmann Aisengart, isto acontece porque determi-nados alimentos modulam a produção de neurotransmis-sores e hormônios relaciona-dos à sensação de bem-estar e prazer, influenciando no bom funcionamento dos ór-gãos genitais e na fertilidade. Para quem procura melhorar a saúde sexual, a dica está em manter uma alimenta-

ção saudável, equilibrada e variada, combinando certos alimentos-chave.

De acordo com a médica, são muitos os alimentos que afetam a sexualidade. Por exemplo, o consumo de ali-mentos ricos em vitaminas do complexo B (especialmente B6 e B12) como a proteína de origem animal (ovos, peixes, aves e carnes vermelhas), vegetais de folhas verdes escuras, canela, gengibre, ce-reais integrais (arroz, pães e massas), frutas (banana, maçã, abacate, morango, laranja, tâ-maras), leguminosas (feijão e lentilhas), castanhas (nozes e amendoim) e o chocolate amargo contribuem para o aumento de serotonina, dopa-mina e noradrenalina, hormô-nios ligados ao prazer.

Alimentação interfere na libido

Page 14: ECO Curitiba 119

especial16 Curitiba, 17 a 19 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba